Do Tratado de São João Eudes, Presbítero, Sobre o Admirável Coração de Jesus - 19 Ago 10

2
DO TRATADO DE SÃO JOÃO EUDES, PRESBÍTERO, SOBRE O ADMIRÁVEL CORAÇÃO DE JESUS (LIBRO 1, 5: OPERA OMNIA 6, 107. 113-115) SEGUNDA LEITURA – 19 Agosto FONTE DE SALVAÇÃO E DE VIDA VERDADEIRA Peço-te que penses que nosso Senhor Jesus Cristo é realmente a tua Cabeça e que tu és um de Seus membros. Ele é para ti como a cabeça para com os membros; todo o seu é teu: o Espírito, o Coração, o Corpo, a Alma e todas as suas faculdades, e tu deves usar de tudo isso como de algo próprio, para que, servindo-O, O louves, O ames e O glorifiques. Quanto a ti, és para Ele como o membro para co a Cabeça, pelo qual Ele deseja intensamente usar de todas as tuas faculdades como próprias, para Servir e Glorificar o Pai. E Ele não é para ti só isso que dissemos, senão que, além disso, quer estar em ti, vivendo e dominando em ti à maneira que a Cabeça vive nos Seus membros e os governa. Quer que tudo o que há n’Ele viva e domine em ti: o Seu Espírito no teu espírito, o Seu coração no teu, todas as faculdades da Sua Alma nas tuas, de modo que em ti se realizem aquelas palavras: “glorificai, mm verdade a Deus com o vosso Corpo, e que a Vida de Jesus se manifeste em vós. Igualmente, tu não só és para o Filho de Deus, senão que deves estar n’Ele como os membros estão na cabeça. Tudo o que há em ti deve ser enxertado n’Ele, e d’Ele deves receber a Vida e ser governado por Ele. Fora d’Ele não acharás a Vida verdadeira, já que Ele é a única fonte de Vida verdadeira; fora d’Ele não acharás senão morte e destruição. Ele há-de ser o Único princípio de toda a tua actividade e de todas as tuas energias; deves viver d’Ele e por Ele, para que em ti se cumpram aquelas palavras: “Nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e se morremos, morremos para o Senhor; na vida e na morte somos do Senhor”. Para isto Morreu e Ressuscitou Cristo: para ser Senhor de vivos e de mortos. És, portanto, uma só coisa com Jesus, do mesmo modo que os membros são uma só coisa com a

description

19 de Agosto - São João Eudes, Presbítero (Memória)

Transcript of Do Tratado de São João Eudes, Presbítero, Sobre o Admirável Coração de Jesus - 19 Ago 10

Page 1: Do Tratado de São João Eudes, Presbítero, Sobre o Admirável Coração de Jesus - 19 Ago 10

DO TRATADO DE SÃO JOÃO EUDES, PRESBÍTERO, SOBRE O ADMIRÁVEL CORAÇÃO DE JESUS

(LIBRO 1, 5: OPERA OMNIA 6, 107. 113-115)

SEGUNDA LEITURA – 19 Agosto

FONTE DE SALVAÇÃO E DE VIDA VERDADEIRA

Peço-te que penses que nosso Senhor Jesus Cristo é realmente a tua Cabeça e que tu és um de Seus membros. Ele é para ti como a cabeça para com os membros; todo o seu é teu: o Espírito, o Coração, o Corpo, a Alma e todas as suas faculdades, e tu deves usar de tudo isso como de algo próprio, para que, servindo-O, O louves, O ames e O glorifiques. Quanto a ti, és para Ele como o membro para co a Cabeça, pelo qual Ele deseja intensamente usar de todas as tuas faculdades como próprias, para Servir e Glorificar o Pai.

E Ele não é para ti só isso que dissemos, senão que, além disso, quer estar em ti, vivendo e dominando em ti à maneira que a Cabeça vive nos Seus membros e os governa. Quer que tudo o que há n’Ele viva e domine em ti: o Seu Espírito no teu espírito, o Seu coração no teu, todas as faculdades da Sua Alma nas tuas, de modo que em ti se realizem aquelas palavras: “glorificai, mm verdade a Deus com o vosso Corpo, e que a Vida de Jesus se manifeste em vós. Igualmente, tu não só és para o Filho de Deus, senão que deves estar n’Ele como os membros estão na cabeça. Tudo o que há em ti deve ser enxertado n’Ele, e d’Ele deves receber a Vida e ser governado por Ele. Fora d’Ele não acharás a Vida verdadeira, já que Ele é a única fonte de Vida verdadeira; fora d’Ele não acharás senão morte e destruição. Ele há-de ser o Único princípio de toda a tua actividade e de todas as tuas energias; deves viver d’Ele e por Ele, para que em ti se cumpram aquelas palavras: “Nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e se morremos, morremos para o Senhor; na vida e na morte somos do Senhor”. Para isto Morreu e Ressuscitou Cristo: para ser Senhor de vivos e de mortos. És, portanto, uma só coisa com Jesus, do mesmo modo que os membros são uma só coisa com a Cabeça e, por isso, deves ter com Ele um só Espírito, uma só Alma, uma só Vida, uma só vontade, um só Sentir, um só Coração. E Ele deve ser o teu Espírito, o teu Coração, o teu Amor, a tua Vida e Tudo o teu. Todas estas grandezas do cristão têm a sua origem no Baptismo, são aumentadas e corroboradas pelo Sacramento da Confirmação e pelo bom emprego das outras Graças comunicadas por Deus, que na Sagrada Eucaristia encontram o seu melhor complemento.

RESPONSÓRIO Rm 14, 9. 8. 7

R. Para isto morru Cristo e retornou à Vida, para ser Senhor de vivos e de mortos. * Pois tanto na vida como na morte somos do Senhor.V. Nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e se morremos, morremos para o Senhor.R. Pois tanto na vida como na morte somos do Senhor.