Dossier

19
Escola Secundária de Albufeira Disciplina de Português Fernando Pessoa Fernando Pessoa Ano Lectivo 2011/2012

description

Dossier Temático sobre Fernando Pessoa 2011

Transcript of Dossier

Page 1: Dossier

Escola Secundária de Albufeira

Disciplina de Português

Fernando PessoaFernando Pessoa

Ano Lectivo 2011/2012

Page 2: Dossier
Page 3: Dossier

ÍndiceÍndice

Page 4: Dossier
Page 5: Dossier

IntroduçãoIntrodução

Fernando Pessoa é uma das maiores

Page 6: Dossier
Page 7: Dossier

(…)(…)

Hé-lá as ruas, hé-lá as praças, hé-la-hó la foule! Hé-lá as ruas, hé-lá as praças, hé-la-hó la foule! Tudo o que passa, tudo o que pára às montras! Tudo o que passa, tudo o que pára às montras! Comerciantes; vadios; escrocs exageradamente bem-vestidos; Comerciantes; vadios; escrocs exageradamente bem-vestidos; Membros evidentes de clubes aristocráticos; Membros evidentes de clubes aristocráticos; Esquálidas figuras dúbias; chefes de família vagamente felizes Esquálidas figuras dúbias; chefes de família vagamente felizes E paternais até na corrente de oiro que atravessa o colete E paternais até na corrente de oiro que atravessa o colete De algibeira a algibeira! De algibeira a algibeira! Tudo o que passa, tudo o que passa e nunca passa! Tudo o que passa, tudo o que passa e nunca passa! Presença demasiadamente acentuada das cocotes; Presença demasiadamente acentuada das cocotes; Banalidade interessante (e quem sabe o quê por dentro?) Banalidade interessante (e quem sabe o quê por dentro?) Das burguesinhas, mãe e filha geralmente, Das burguesinhas, mãe e filha geralmente, Que andam na rua com um fim qualquer, Que andam na rua com um fim qualquer, A graça feminil e falsa dos pederastas que passam, lentos; A graça feminil e falsa dos pederastas que passam, lentos; E toda a gente simplesmente elegante que passeia e se mostra E toda a gente simplesmente elegante que passeia e se mostra E afinal tem alma lá dentro!E afinal tem alma lá dentro!(Ah, como eu desejaria ser o souteneur disto tudo!)(Ah, como eu desejaria ser o souteneur disto tudo!)(…)(…)[Ode Triunfal, Álvaro de Campos][Ode Triunfal, Álvaro de Campos]

Page 8: Dossier

~

Fernando Pessoa criou em 1925 um roteiro turístico da cidade de Lisboa, Fernando Pessoa criou em 1925 um roteiro turístico da cidade de Lisboa, inicialmente escrito em inglês e intituladoinicialmente escrito em inglês e intitulado Lisbon: what the tourist Lisbon: what the tourist should see, should see, cujo objectivo era dar a conhecer a sua amada cidade. O cujo objectivo era dar a conhecer a sua amada cidade. O texto original possui mais de cem verbetes com locais indicados pelo texto original possui mais de cem verbetes com locais indicados pelo escritor e dicas de como os aproveitar ao máximo. escritor e dicas de como os aproveitar ao máximo.

Com este guia Pessoa pretendia demonstrar que viajar é muito mais do Com este guia Pessoa pretendia demonstrar que viajar é muito mais do que ver paisagens e monumentos, é o conhecer de uma nova cultura e que ver paisagens e monumentos, é o conhecer de uma nova cultura e um poderoso instrumento de reflexão e pensamento. um poderoso instrumento de reflexão e pensamento.

Page 9: Dossier

““Percorram a Praça dos Restauradores e decidam alugar um Percorram a Praça dos Restauradores e decidam alugar um tremtrem, , um automóvel ou um um automóvel ou um «side-car»«side-car».”.”

Esta é uma das sugestões de Pessoa neste seu guia que nos faz Esta é uma das sugestões de Pessoa neste seu guia que nos faz recuar ao século XX, onde nas ruas se vêm as senhoras de chapéu recuar ao século XX, onde nas ruas se vêm as senhoras de chapéu cloche e os senhores de chapéu alto, eventualmente de lunetas, e cloche e os senhores de chapéu alto, eventualmente de lunetas, e na malinha uns binóculos para a ópera da noite. na malinha uns binóculos para a ópera da noite.

Page 10: Dossier

''O turista que tenha tempo de sobra não deve deixar ''O turista que tenha tempo de sobra não deve deixar de subir a este grande castelo, construído num alto de subir a este grande castelo, construído num alto de onde se domina uma ampla vista do Tejo e de de onde se domina uma ampla vista do Tejo e de grande parte da cidade. O castelo tem três portas grande parte da cidade. O castelo tem três portas principais, conhecidas como da Traição, de Martim principais, conhecidas como da Traição, de Martim Moniz e de S. Jorge. Todas elas são muito antigas. O Moniz e de S. Jorge. Todas elas são muito antigas. O próprio castelo é assaz notável”.próprio castelo é assaz notável”.

Page 11: Dossier

““A Torre de Belém, vista do exterior, é uma magnífica jóia de pedra e é com A Torre de Belém, vista do exterior, é uma magnífica jóia de pedra e é com espanto e crescente simpatia que o estrangeiro observa sua peculiar beleza. espanto e crescente simpatia que o estrangeiro observa sua peculiar beleza.

É renda, e da mais perfeita, no seu delicado trabalho de pedra, que É renda, e da mais perfeita, no seu delicado trabalho de pedra, que branqueia ao longe, dando imediatamente nas vistas a quem vem a bordo branqueia ao longe, dando imediatamente nas vistas a quem vem a bordo

dos barcos que entram no rio. O interior é igualmente belo, e dos varandins dos barcos que entram no rio. O interior é igualmente belo, e dos varandins e terraços tem-se uma vista do rio e do mar, lá ao fundo, que não esquece e terraços tem-se uma vista do rio e do mar, lá ao fundo, que não esquece

facilmente”.facilmente”.

Page 12: Dossier

““Chegamos agora a maior das praças de Lisboa, a Praça do Comércio, outrora Chegamos agora a maior das praças de Lisboa, a Praça do Comércio, outrora Terreiro do Paço, como é ainda geralmente conhecida; esta é a praça que os ingleses Terreiro do Paço, como é ainda geralmente conhecida; esta é a praça que os ingleses conhecem por Praça do Cavalo Negro e é uma das maiores do mundo. É um vasto conhecem por Praça do Cavalo Negro e é uma das maiores do mundo. É um vasto espaço, perfeitamente quadrado, contornado, em três dos seus lados, por edifícios espaço, perfeitamente quadrado, contornado, em três dos seus lados, por edifícios de tipo uniforme, com altas arcadas de pedra. (...) O quarto lado, ou lado Sul, da de tipo uniforme, com altas arcadas de pedra. (...) O quarto lado, ou lado Sul, da praça é bordejado pelo Tejo, muito largo neste sítio e sempre cheio de praça é bordejado pelo Tejo, muito largo neste sítio e sempre cheio de embarcações”.embarcações”.

Page 13: Dossier

Estes são alguns excertos da sua obra. As propostas de Fernando Pessoa são inúmeras, passando pelo Aqueduto das Águas Livres, até ao Palácio das Necessidades.

Esta obra tem um estilo seco e demasiado extenso não fazendo dela uma das suas maiores referências mas no entanto é um dos guias mais comprados por turistas na Casa de Fernando Pessoa. Fazendo jus à sua criação, é um guia cuja língua original é a inglesa (com tradução para português de Maria Amélia Santos Gomes), a pensar nos estrangeiros e no que devem saber acerca desta cidade.

Page 14: Dossier

““Sobre sete colinas, que são outros tantos pontos de Sobre sete colinas, que são outros tantos pontos de observação de onde se podem desfrutar magníficos observação de onde se podem desfrutar magníficos panoramas, espalha-se a vasta, irregular e multicolorida panoramas, espalha-se a vasta, irregular e multicolorida massa de casas que constitui Lisboa. Para o viajante que massa de casas que constitui Lisboa. Para o viajante que chega por mar, Lisboa, vista assim de longe, ergue-se como chega por mar, Lisboa, vista assim de longe, ergue-se como uma bela visão de sonho, sobressaindo contra o azul vivo uma bela visão de sonho, sobressaindo contra o azul vivo do céu, que o sol anima. E as cúpulas, os monumentos, o do céu, que o sol anima. E as cúpulas, os monumentos, o velho castelo elevam-se acima das massas das casas, como velho castelo elevam-se acima das massas das casas, como arautos distantes deste delicioso lugar, desta abençoada arautos distantes deste delicioso lugar, desta abençoada região.”região.”

Fernando PessoaFernando Pessoa, O que o Turista deve ver, O que o Turista deve ver

Page 15: Dossier

“Os Mistérios de Lisboa or What the Tourist Should See”

“Os Mistérios de Lisboa or What the Tourist Should See” é um filme realizado por José Fonseca e Costa no ano de 2009. Foi feito a partir de trechos escolhidos do guia de Fernando Pessoa e de excertos de poemas de Álvaro de Campos dando a conhecer uma cidade tanto familiar como desconhecida, à qual se chega e da qual se parte pelo Tejo, sempre presente, sombrio e luminoso. A cidade que Pessoa tanto amava, aparece nestas imagens não como uma cidade estática e sem evolução mas também repleta de recantos e vielas preenchida de segredos e da sua luminosidade.

http://www.youtube.com/watch?v=WMg4OQYnFnE&feature=player_embedded

Page 16: Dossier

Fernando Pessoa, o amante de Cinema

Já foi referido Fernando Pessoa como um homem dos “sete ofícios”. Sabe-se que se interessa por diversas áreas entre as quais a astronomia, a física, a filosofia, a poesia, entre muitos outros, tendo ele em si mesmo uma enorme fonte de inspiração e criatividade. Já era sabido que Pessoa foi autor de vários argumentos cinematográficos mas hoje conhece-se a existência de documentos que revelam que o autor tinha vários projectos acerca de pôr a funcionar uma produtora cinematográfica (a Ecce Film) e uma empresa que poderia substituir a Sociedade de Propaganda Portugal (a Cosmopolis).

Patricio Ferrari e Cláudia Fischer publicaram Argumentos para filmes, onde se reúnem seis argumentos de Pessoa e cujo objectivo desta publicação é o estudo do espólio de Fernando Pessoa. Os seis argumentos que agora se publicam, dois deles inéditos, abordam temas reconhecíveis na obra pessoana, desde as trocas de identidades, às viagens em grandes navios onde as personagens procuram preciosidades inexistentes.

Escritos em vários idiomas os argumentos são curtos, mas suficientes para confirmar um interesse do autor pelo cinema que parece contradizer o desprezo assumido na sua correspondência e em algumas notas críticas. Afinal, quando Pessoa refere o consumo massificado e a falta de dimensão artística e vital no cinema, está a referir-se a um determinado tipo de filmes e não à arte cinematográfica em geral.

Page 17: Dossier

Figura 1 – Esboços de logótipos da Ecce film, elaborados por Fernando Pessoa.

Page 18: Dossier

Figura 2- Manuscritos sobre a criação de uma empresa cinematográfica;Figura 3- Manuscritos sobre os objectivos da Cosmopolis.

Page 19: Dossier

“Minha pátria é a língua portuguesa.”

Bernardo Soares, in Livro do Desassossego