Doçura na DoSE certa · o mesmo poder adoçante do refinado, porém é um produto mais caro”,...

2
44 100% SAÚDE CERTA DOÇURA NA DOSE O açúcar mascavo é um alimento integral que conserva os nutrientes da cana-de-açúcar e não possui aditivos químicos. Por isso, é mais saudável do que o refinado Texto ISA NAOMI N o cafezinho, em bolos, tortas, chás... O açúcar está presen- te no nosso dia a dia e há quem não consiga viver sem ele. O açúcar cristal e o refinado são os mais utilizados na culinária brasileira. Porém, existem outros diversos tipos, alguns mais nutritivos. “O açúcar mais saudável é aquele em sua forma mais natural, o do tipo mascavo, que preserva vitaminas e mi- nerais originais da cana-de-açúcar”, afirma a nutricionista Patrícia Davi- dson. Considerado um alimento inte- gral, o açúcar mascavo conserva seus nutrientes e não passa por nenhum processo de refinamento. Saiba mais sobre esse e outros tipos de açúcares, como e quanto consumir.

Transcript of Doçura na DoSE certa · o mesmo poder adoçante do refinado, porém é um produto mais caro”,...

Page 1: Doçura na DoSE certa · o mesmo poder adoçante do refinado, porém é um produto mais caro”, acres-centa a nutricionista. É mais escuro e mais grosso que o açúcar refinado

44 • 100% Saúde

certaDoçurana DoSE

O açúcar mascavo é um alimento integral que conserva os nutrientes da cana-de-açúcar e não possui aditivos químicos. Por isso, é mais saudável do que o refinadoTexto ISA NAOMI

no cafezinho, em bolos, tortas, chás... O açúcar está presen-te no nosso dia a dia e há quem não consiga viver sem

ele. O açúcar cristal e o refinado são os mais utilizados na culinária brasileira. Porém, existem outros diversos tipos, alguns mais nutritivos.

“O açúcar mais saudável é aquele em sua forma mais natural, o do tipo mascavo, que preserva vitaminas e mi-nerais originais da cana-de-açúcar”, afirma a nutricionista Patrícia Davi-dson. Considerado um alimento inte-gral, o açúcar mascavo conserva seus nutrientes e não passa por nenhum processo de refinamento. Saiba mais sobre esse e outros tipos de açúcares, como e quanto consumir.

Page 2: Doçura na DoSE certa · o mesmo poder adoçante do refinado, porém é um produto mais caro”, acres-centa a nutricionista. É mais escuro e mais grosso que o açúcar refinado

100% Saúde • 45

atEnção ao conSumo“Pessoas com diabetes devem ter cuidado ao consumir açúcar. Podem

ingerir o mascavo, porém numa porção mínima, pois é igualmente absorvido pelo sangue e eleva a glicemia da mesma forma que o refinado”, alerta a nutricionista Lilian Speziali.

Quem pretende perder peso também não deve exagerar no consumo. O mascavo adoça tanto quanto o refinado, por isso também deve ser consumido em pequenas quantidades. A ingestão exagerada de qualquer tipo de açúcar aumenta o risco de osteoporose, cãibras, cólicas menstruais, queda da imunidade e, principalmente, causa o diabetes tipo 2.

ConsulTorias: lilian speziali, nutricionista/ Patrícia Davidson, nutricionista / FoTo: Glow images/latinstock

nutritivo E naturalO mel é o adoçante natural mais

antigo utilizado pelo homem e é uma ótima opção para substituir o açúcar em sucos, chás, café, salada de frutas... Rico em nutrientes, tem diversas propriedades terapêuticas, dependendo da flor de origem. O mel de eucalipto, por exemplo, ajuda no combate a problemas respiratórios, como tosse e dor de garganta. Ele ainda ajuda na digestão e funciona como bactericida.

Possui menos calorias que o açúcar e tem o mesmo poder adoçante, além de vitamina C, ferro, cobre e fósforo, entre outros nutrientes. Diabéticos só podem consumi-lo com orientação médica, já que o mel possui carboidratos simples, que elevam a glicose no sangue rapidamente. Também é contraindicado para crianças menores de 2 anos, pois pode possuir uma bactéria que o organismo dos pequenos ainda não é capaz de combater.

o DocE intEgral“O açúcar mascavo apresenta algu-

mas vantagens nutritivas em relação ao refinado. Obtido da cana-de-açúcar, não passa pelo processo de branqueamento (adição de produtos químicos e refino), o que faz com que seus nutrientes sejam preservados”, explica a nutricionista Lilian Speziali.

Por isso, esse tipo de açúcar apresenta coloração que vai do amarelo ao marrom escuro, textura úmida e cristalizada e sabor mais forte, com traços do melado de cana. Ele possui cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, entre outros nutrientes.

Mas nem por isso você deve con-sumir o mascavo em maior quantida-de. Ele exige os mesmos cuidados de consumo de qualquer outro açúcar. Por apresentar a mesma quantidade de calorias do açúcar refinado, o mascavo também não deve ser consumido em excesso por quem está acima do peso.

“A quantidade diária tolerada de açúcar varia de pessoa para pessoa e vai até 10% do valor calórico total da dieta. Assim, em uma dieta diária de 1500 calorias, pode-se consumir 150 calorias de açúcar, o equivalente a 1/2 colher (sopa)”, indica Lilian.

tipoS DE açúcar• Refinado: é o mais consumido pela

população brasileira, o conhecido açú-car branco. “São as chamadas ‘calorias vazias’, pois servem somente para au-mentar os níveis de glicose no sangue e levar ao ganho de peso”, comenta a nutricionista Patrícia Davidson. O açúcar refinado não fornece nenhum tipo de nutriente ao organismo e recebe aditivos químicos, como o enxofre, para que o produto final apresente brancura e gosto agradável.

• Cristal: “Em seu processo de refi-namento, é retirado praticamente 90% dos minerais, apresentando as mesmas propriedades do açúcar refinado”, ex-plica Patrícia. É geralmente utilizado em receitas culinárias, como em tortas e bolos, pois apresenta cristais grandes e transparentes que são de difícil dis-solução em líquidos.

• Light: o açúcar refinado é com-binado com algum tipo de adoçante artificial, como o aspartame e a sacarina. “Dê preferência a marcas que escolhem como adoçante a sucralose, pois é o único que não traz prejuízos à saúde”, recomenda Patrícia.

• Orgânico: não utiliza ingredientes artificiais nem agrotóxicos. “Essa é a grande vantagem do açúcar orgânico, que conserva alguns nutrientes e tem o mesmo poder adoçante do refinado, porém é um produto mais caro”, acres-centa a nutricionista. É mais escuro e mais grosso que o açúcar refinado e, por ser 100% natural (não é utilizado nenhum tipo de produto químico na produção), além de preservar a saúde, também protege o meio ambiente, pois não agride a terra e o ar com adubos ou agrotóxicos.