Download 15312-7 dicas infalíveis para cativar pessoas[2]-134230-3

17
7 Dicas infalíveis para cativar pessoas 2015

Transcript of Download 15312-7 dicas infalíveis para cativar pessoas[2]-134230-3

7 Dicas infalíveis para

cativar pessoas

2015

PrefácioSempre me considerei uma pessoa privilegiada. Fui uma criança muito desejada.Ao longo de minha vida foi-me oferecido não só pelos meus pais mas também pormeus primos e primas mais velhos muito amor, atenção e carinho.

Ao longo da minha vida conheci muitas pessoas que foram verdadeiros mestres,que ampliaram muito a minha visão de mundo.

Fazendo um balanço de minha trajetória profissional, verifico que, por razões quedesconheço, sempre estive à frente do meu tempo. Temas atuais, como inclusão egamificação, faziam parte do meu cotidiano já nos inícios da década de 1980.

A qualidade do relacionamento interpessoal como fator constituinte do sujeito e,também, preponderante na construção de vidas extraordinárias sempre foi umadas questões defendidas por mim.

Com o amadurecimento estabeleci como meu propósito de vida o COMPARTILHAR conhecimentos, porque acredito que o compartilhar é a únicadivisão que fortalece, uma vez que concentra em partes menores as qualidades dotodo.

E mais uma vez estou compartilhando algo que aprendi e que me tem valido muito nos relacionamentos sejam eles pessoais e/ou profissionais

ÍndiceDireitos autoraisPrefácioSobre o AutorIntrodução1º Antecipe-se!2ºSorria! Sorria!3º Ti@, não!4º Olho no Olho!5º Abra os ouvidos!6º Elogie, sempre!7º Empodere!Mensagem final

Direitos autorais

Autor : Yara PratesEditor: Yara PratesCopyright © 2014

Sobre o AutorYara Prates. Pedagoga, especialização em Psicopedagogia Clínica (EscuelaPsicopedagogica de Buenos Aires); Master Coach (International Association ofCoaching Institutes).

Administradora com mais de 20 anos de experiência em gestão de pessoas.

Ministra, cursos, palestras, treinamentos em congressos internacionais no Brasil e América do Sul.

Foi gerente de treinamento em empresalíder do mercado de telecomunicações.

Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Business e Master Coaching.

Certificação como Analista em Assessment DISC, ASSESS e SIX SECONDS.

Docente convidada em cursos de pós-graduação. Autora de cursos presencias e em EAD, foi consultora técnica da Coleção ABC Primeiros Passos Ed. SALVAT, professor-autor do SENAC.

Artigos publicados em revistas científicas e coautora dos livros ProjetosPedagógicos e A Elite do Coaching no Brasil.

Membro emérito da SLAC - Sociedade Latinoamericana de Coaching (desde 2006).

Membro Titular (desde 2004) e do Conselho Nacional da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia (Conselheira eleita de 2004 a 2013).

Sobre o AutorMembro da Diretoria Executiva daABPp gestões 2005/2007 e 2008/2010. Faz parte do time de articulistas do Mural do Coach. Recebeu os prêmios: CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA no Congresso III EDUCRESCE – Educação para o crescimento; TÍTULOCOMPANHEIRO PAUL HARRIS da Fundação Rotária Internacional; DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO PROFISSIONAL– Rotary Club de SãoPaulo - Vila Guilherme; CERTIFICADO DE MÉRITO COMUNITÁRIO – do SESC e da Prefeitura Municipal de São Paulo; DIPLOMA DE HONRA AOMÉRITO – Assembleia Legislativa ESP.Idealizadora e realizadora do PsicoPedagogia.ConEncontro da Psicologia e da Educação 2015 que reuniu 40 palestrantes e mais de 10 000 inscritos.

http://lattes.cnpq.br/5448995617358326

IntroduçãoAo nascer somos um feixe de possibilidades que são desenvolvidas em contato como meio e, principalmente, com o adulto responsável pelo cuidado com o recém nascido. O que equivale dizer que para se tornar humano o homem necessita de outro ser humano.

Esse fato é comprovado, científicamente, com a existencia dos chamados meninos-lobos. Desde tempos muito remotos se tem noticias de crianças que, por razões que se desconhecem, perderam-se ou foram abandonadas por sua familia de origem e

foram adotadas por animais tendo crescido com eles: lobos, ursos, macacos. Todas elas foram capazes de sobreviver com indivíduos de outras espécies, assimilando seus comportamentos, postura, expressão e as habilidades de seus adotantes.

No campo da literatura Rudyard Kipling nos trouxe Mogli, o menino que tinha como amigos macacos e ursos. Edgar Rice Borroughs brindounos com Tarzã, o rei dos macacos.

Portanto, baseando-nos na mitologia ou na ciencia, podemos afirmar, sem sombra de dúvida que o ser humano, só adquire as características de humanidade no convívio com humanos. O relacionamento é o que nos humaniza e nos faz melhores. A vida de relação com os nossos pares é o diferencial evolutivo que permitiu à nossa espécie tornar-se dominante no nosso planeta.

São componentes do relacionamento a sociabilidade, a cooperação e a

solidariedade. Se a humanidade se desenvolveu através de relacionamento, cada indivíduo, de per si, poderá ter uma vida extraordinária se desenvolver relações extraordinárias.

O relacionamento é o que nos constitui como sujeitos de nossa própria história.

Neste e-book oferecemos as 7 dicas para cativar pessoas e iniciar relacionamentos extraordinários que podem proporcionar vidas extraordinárias.

r

12 3

54 6

7

1. Antecipe-se!

.

Seja o primeiro a dizer olá, bom dia, ou qualquer outra forma de saudação adequada ao momento quando se encontrar com outra pessoa. Parece fácil, mas não é; para tanto, é preciso superar o medo de sermos ignorados.

2. Sorria! Sorria!

.

Sorria sempre. Sorrir é uma das melhores maneiras de conseguir que alguém se mostre receptivo a você. O sorriso precisa ser sincero e refletir o prazer do encontro.

Você já percebeu como o sorriso de uma criança mobiliza todos que estão à sua volta? Até mesmo os corações mais empedernidos?

O verdadeiro sorriso se estende aos olhos.

3. Ti@, não!

.

Chame seu interlocutor pelo nome. Isso indica interesse e é um sinal de respeito. Se você não for íntimo acrescente o pronome de tratamento adequado. Mas, por favor, elimine a palavra "tia" ou "tio" se não houver esse grau de parentesco.

Olhe nos olhos do outro. Os olhos são o espelho da alma. Sua boca pode dizer palavras mentirosas, mas seus olhos não mentem nunca. Por isso a troca de olhares encurta o caminho para o coração do seu interlocutor.

4. Olho no Olho!

Escute de verdade. Lembre-se que ouvir é fisiológico, depende do funcionamento doaparelho auditivo, permite apenas a aprensão/compreensão de vozes e sons.

Evite ficar esperando uma pausa na fala do outro para falar o que te interessa.

Escutar refere-se ao aprender/compreender o que vem colado no discurso, aentonação, o não-dito, os silêncios.

É o resgate da essência do outro, através de sua fala, a força vital que engendra nossa singularidade.

5. Abra os ouvidos!

Enquanto o outro fala,

preste atenção

Elogie sinceramente. Nunca deixe de aproveitar a oportunidade de dizer algo bom sobre a outra pessoa, seja no ambiente familiar ou profissional. Lembre-se, ninguém é tão ruim que não tenha nada para ser destacado como positivo.

.

6. Elogie sempre!

Concentre-se na metade cheia do copo!

7. Empodere!

Trate a todos como se pertencessem à realeza. Sejam

eles das classes A, B,……………………, Z.

Aprenda com os cães, eles tratam a seus donos como se

fossem reis. Fazem festas à sua chegada. Lambem suas

mãos quando recebem um pequeno afago.

Mensagem final

O exercício dessas sete dicas infalíveis trazem benefícios incalculáveis. Fazem-nos acumular uma fortuna em capital social, capital esse que, na atualidade, está sendo muito valorado.

Queremos acompanhar seu sucesso, compartilhe conosco seus progressos

[email protected]