Dragmag14 Hi Res

45
1 www.dragteam.info

Transcript of Dragmag14 Hi Res

Page 1: Dragmag14 Hi Res

1www.dragteam.info

Page 2: Dragmag14 Hi Res

2 www.dragteam.info

FICHA TÉCNICA

Edição Trimestral

Coordenação:Maiszoom

Redacção:Briosa

Daniel445JuizdidiNomia

NumericoPrincflowers

Unhas de gatoMogui

KimondaCivicforever

Paginação:Twix

Revisão:Toze58

Participação Especial:LegoTroia

Este é o terceiro número deste ano da revista Dragmagazine.Até ao momento, este foi o mais difícil de concretizar por várias razões.

No entanto procuramos manter a linha dos números anteriores com conteúdos para o agrado de todos.E ao agrado de todos nem sempre é fácil de ir ao encontro.O mais difícil nem é escrever, mas sim saber o que o público pretende.

Somos uma comunidade já com uns milhares de elementos, mas poucos são os que fazem feedback ao que escrevemos.Dizer que se gosta ou não se gosta não chega. É necessário que nos digam o que gostaram ou não gostaram concretamente.Não pensem que é fácil escrever sobre os tapetes de arraiolos, ou sobre as características de um computador.Mas se essas informações forem úteis, é com o maior dos agra-dos que o fazemos. No entanto se estes ou outros assuntos não vão ao encontro dos leitores, então os nossos esforços são inglórios e por isso pedimos que nos digam para que possamos ir ao encontro dessas novas ideias.

Pelas razões que apontei logo no início, queria nesta edição sau-dar de forma especial quem participou nesta edição.

Bem hajam e bom trabalho.

EDITORIALPor: Maiszoom

Page 3: Dragmag14 Hi Res

3www.dragteam.info

ÍNDICE

Satélite- Ubuntu Bionacle - Linux para todos ................................................................................... 04- VU+DUO Receptor SAT HD ............................................................................................... 07- Alinhamento de antena .......................................................................................................... 10

Jogos- Kane & Lynch 2: Dog days ..................................................................................................... 12- Jogos Online ............................................................................................................................. 14

High tech- Escolha comprar ou montar um novo computador ........................................................ 17

Lazer e passatempos- Mercado online ....................................................................................................................... 21- Tendências para o Outono-Inverno 2010/11 .................................................................... 23- Os convívios Dragteam ........................................................................................................ 28

Culinária- Roteiro gastronómico ........................................................................................................... 29

Ambiente- Como poupar na iluminação e no meio ambiente ........................................................... 33

Artigos de opinião- Ponto de arraiolos .................................................................................................................. 36- Lei da nacionalidade ............................................................................................................... 39- Chinesices ................................................................................................................................ 41

Quadras em verso ................................................................................................................ 44

Colaboradores Dragmagazine ....................................................................................... 47

Page 4: Dragmag14 Hi Res

4 www.dragteam.info

Nota da redacção

Embora este não sendo um projecto DragTeam mas sim de um dos seus membros, a DragMagazine achou por

bem pedir ao seu autor, membro Lego, que nos desse a “cheirar” este seu projecto.

Deixamos aqui o resultado.

Introdução

Ubuntu Bionacle, é um sistema operativo baseado no Ubuntu 10.04 da Canonical, http://www.ubuntu.com/ .

O que colocamos para fazer a diferença entre o original e o Ubuntu Bionacle, foi pré-configurar este sistema operativo com tudo o que é necessário para ter um media center e ao mesmo tempo, um receptor alternativo de satélite. Exemplo disso foi integrar de raiz o xbmc (aplicação media center) e o vdr (servidor multimédia).

Com este sistema, além de se poderem ver filmes, ouvir musica, ver filmes do youtube, o Ubuntu Bionacle está preparado para receber canais de tv por satélite, tendo uma placa que o permita fazer.

Para quem é cliente de alguma empresa fornecedora de conteúdos multimédia, como a meo, a zon ou a tv cabo, é possível substituir a box oficial por este sistema, vendo assim os canais subscritos através do média center Ubuntu Bionacle.

Instalação do sistema operativo.

Agora que está apresentado o sistema, vamos começar por explicar os passos da instalação.

1. A primeira coisa a fazer é realizar o download do Ubuntu Bionacle que pode ser feito no site www.dragteam.info.

2. Depois, verificar se o download foi realizado sem erros.

A melhor forma de o fazer é correr o programa md5 e verificar se o resultado é: ab832d1ff5178a2a3e76e74b99d03501.

3. Se o resultado for o esperado, gravar um dvd com o ficheiro descarregado.

4. Após a gravação do dvd, instalar o sistema operativo como qualquer outro saído da canonical.

NOTA: Para evitar actualizações durante o processo, deve desligar a internet nesta etapa. As actualizações devem ser feitas mais tarde, depois de tudo instalado e com êxito.

Instalação e configuração de um cartão local

Para colocar a funcionar um cartão local, basta ter um leitor de cartões no pc e configurar os programas que estão já instalados.

A imagem abaixo, mostra a interface principal das configurações possíveis no sistema.

SATÉLITEUBUNTU BIONACLE – LINUX PARA TODOSPor: Lego

Page 5: Dragmag14 Hi Res

5www.dragteam.info

SATÉLITEUBUNTU BIONACLE – LINUX PARA TODOSPor: Lego

Outra interface disponível, é a que permite configurar a ferramenta (newcs) para leitura de cartões e tem o aspecto da imagem abaixo.

Para quem costuma usar proxy, tem também a possibilidade de o fazer configurando a ferramenta como imagem abaixo.

A interface é simples e intuitiva, onde ferramentas como a Cccam, Oscam, Mbox estão presentes e prontas a ser configuradas. Qualquer dúvida nas configurações devem ser colocadas no fórum www.dragteam.info a fim de serem respondidas, caso a caso, já que cada um terá as suas dificuldades e o seu sistema de leitura.

Deixamos no entanto aqui algumas informações sobre as funcionalidades dos botões disponíveis:

Page 6: Dragmag14 Hi Res

6 www.dragteam.info

SATÉLITEUBUNTU BIONACLE – LINUX PARA TODOSPor: Lego

Últimas configurações

Quem tem placas gráficas nvidia, depois de instalado o sistema vai deparar-se com um ecrã preto no arranque do sistema. Isto acontece porque vai ser necessário instalar os drivers específicos para a nvidia.

E é difícil? Não. O próprio sistema vai solicitar para activar os drivers restritos, bastando confirmar a mensagem que aparece e o Ubuntu Bionacle instala esses drivers automaticamente.

Qualquer mensagem que passe do que foi aqui descrito, deverá ser colocada no fórum www.dragteam.info, para que possa ser analisada e respondida convenientemente.

Drivers para as placas, skystarhd2, skystar2 e as hauppauge nova-s2 e 4000 já se encontram instaladas.

Outros drivers necessários devem ser instaladas como habitualmente num sistema Linux. Como cada pc tem o seu hardware, não podemos prever todas as situações que possam aparecer durante a instalação. Por isso voltamos a informar que temos porta aberta no fórum para responder ás situações que aparecerem e não tenham resposta nas soluções até aqui apresentadas.

Com todo o sistema configurado, devemos agora proceder às actualizações necessárias.

Conclusão

E pronto. Tendo o sistema todo configurado e dúvidas tiradas, basta premir o comando da televisão e do média center e desfrutar os serões chuvosos com programação quente ou tardes quentes e programação refrescante.

Bom proveito e esperamos que este Ubuntu Bionacle, não seja mais um sistema operativo mas sim o sistema operativo de eleição.

Anexos

Remote temporário

Esta é sem dúvida a maneira mais simples de qualquer pessoa poder ajudar alguém com este sistema.

Ao clicarem no “remote”, vai aparecer uma janela que com

a opção “habilitada”. É criada uma permissão temporária de assistência remota. Ao ser “Desabilitada” quer pelo botão quer com o fecho do navegador, esta permissão acaba de imediato.

Aqui só têm de configurar uma porta que esteja aberta no router. Podem, “Desabilitando”, mudar a porta e a senha para qualquer uma. Depois só tem de dar essa informação à pessoa que querem que tenha acesso e está feito. Assistência remota em progresso…

NOTA: Se quiserem tornar esta opção definitiva (remoto permanente), usem o vnc do sistema e não o do botão “remote”.

Remoto permanente

Sistema => Preferências => Área de trabalho remota

E o vosso PC daí em diante ficará com o vnc activo, na porta 5900.

Page 7: Dragmag14 Hi Res

7www.dragteam.info

VU+DUO RECEPTOR SAT HD DVB-S2 HD PVR ENIGMA2Por: Troia

SATÉLITE

Vu+Duo Receptor SAT HD DVB-S2 HD PVR Enigma2

Como se sabe o VU+DUO é um receptor Sat HD DVB-S2 PVR que só poderá ter um bom desempenho dependendo do hardware que tem dentro, da sua qualidade e dos drivers e software, como se de um PC se tratasse. Que o é! Tem um CPU, Memória, HDD, Gráfica, Bios etc…

Comparação de hardware entre duas máquinas Dreambox e a Vu+Duo Sat HD DVB-S2 PVR

Page 8: Dragmag14 Hi Res

8 www.dragteam.info

VU+DUO RECEPTOR SAT HD DVB-S2 HD PVR ENIGMA2Por: Troia

SATÉLITE

O que pode fazer um VU+DUO com Enigma2 Linux Open Source (livre)

1º- Ver canais Satélite, em SD e HD.

2º- Gravar canais Satélite SD e HD, ou vários em simul-tâneo.

3º- Ver um canal e gravar outro canal.

4º- Ler cartões de vários operadores, directamente em duas slots de leitura, ou por duas CAM Interface

5º- Fazer CS (partilha de cartões por rede) de vários ope-radores.

6º- Montagem por rede, internet ou FTP, de Scripts, Skyns, Plugins, Logo Boot, Emuladores.

7º- Trabalhar conforme o gosto ou necessidade com: Scripts, Skyns, Plugins, Logo Boot, Emuladores etc.

8º- Ler multimédia com o codecs para áudio e vídeo exis-tentes em Enigma2.

Page 9: Dragmag14 Hi Res

9www.dragteam.info

9º- Passar entre Vu+Duo com HDD montado interna-mente e o PC ou vice-versa por FTP os filmes gravados.

10º- Ver na internet filmes, música, etc. (You Tube)

11º- Trabalhar bem com antenas Sat fixas ou motorizadas, DiseqC-1.0, 1.1, 1.2 USLAS ou não, etc.

12º- Trabalhar e editar bem listas de canais e um bom scan de canais.

13º- Boa navegação pelos vários menus, com boa sensibi-lidade e alcance do comando.

14º- Baixar pela net scripts, skyns, plugins, logoboots, keys, emuladores, e actualizações de software, etc.

15º- Ter boa velocidade em rede por FTP, NAS etc.

16º- Fazer isto tudo de uma forma estável e com fluidez.

17º- Flash (montagem) de imagens por USB da parte da frente que é um espectáculo.

18º Ter um CPU rápido HD DVB-S2. A Vu+Duo tem o BCM7335 a 405 Mhz AVC-compliant video decoder for MPEG-4 Parts 2 and 10, MPEG-2, VC-1, ATSC, DivX, Xvid

De mais não me recordo agora. Acham pouco? Pois o Vu+Duo faz isto tudo e muito bem podem crer. Isto tudo em Enigma2, onde se tem de saber trabalhar por FTP e Telnet, na Rede, bem alguns conhecimentos de Enigma2 (Linux). Mas com o tempo a queimar pestanas se vai en-trando nele... Espero que esta informação simples res-ponda a muitas dúvidas… Se subsistirem, não hesitem em usar o fórum.

VU+DUO RECEPTOR SAT HD DVB-S2 HD PVR ENIGMA2Por: Troia

SATÉLITE

Page 10: Dragmag14 Hi Res

10 www.dragteam.info

ALINHAMENTO DE ANTENAPor: Briosa

SATÉLITE

Costumamos dizer que, qualquer que seja a ins-talação que se vai fazer, a primeira coisa

a atender é ler as instruções que, normamlmente, acompanham

o material que vamos usar.

Para muitos, alinhar uma antena e ver os primeiros canais via satelite, é o passo mais excitante de um iniciado nes-tas andanças!

P o -demos dividir

este serviço em duas partes: ajuste e afi-

nações na antena e acompa-nhamento visual dentro de casa,

sempre preferivel ao acompanhamento junto da antena, uma vez que, por vezes, temos problemas com os cabos

que aí não são detectados. Para este ultimo passo a utiliza-ção de uns walkie-takies será útil. Claro que, ao contario da utilização de um monitor junto da antena que permite que apenas uma pessoa possa fazer o serviço, aqui terão que ser duas...

Na maioria dos casos são utilizadas apenas antenas fixas e direccionadas para um satelite, o que torna mais simples o seu alinhamento. Os angulos de elevação e azimute po-derão ser facilmente encontrados num simples programa “DishPointer” que se encontra na net e que nos dá os va-lores certos em conformidade com o local onde estamos.

Devemos testar sempre o material que vamos usar para verificar que se encontra em boas condições, e ter sem-pre a preocupação de desligar os aparelhos da corrente eléctrica quando se ligam ou desligam cabos a eles conec-tados. Como hoje em dia todos (ou quase todos) os receptores tem um indicador de força de sinal, esta informação será preciosa para sabermos exactamente a posição da antena/lnb que melhor signal obtém. De salientar que devemos,nestes casos, testar sempre canais de polarização vertical e horizontal, bem como altas e baixas frequências, para conseguirmos o melhor compromisso da posição da an-tena e do lnb.

Com uma montagem de antena rotativa pretende-se ter acesso a todos os satélites colocados na chamada Cintura de Belt (Clarke Belt), a cerca de 36.000 quilometros da Terra, que possam ser captados do local onde nos encon-tramos, pelo movimento giratório da antena. Isto exige um posicionador e um braço actuador ligado à antena.

De salientar que esta ligação do braço actuador ou mo-tor, poderá ser feita quer “atacando” a antena no senti-do este/oeste, quer oeste/este, dependendo essa fixação, normalmente, se pretendemos alcançar mais satelites a

Vamos hoje falar um pouco do alinhamento da antena, tema que frequentemente levanta algumas dúvidas, e que certamente não ficarão todas aqui dissipadas.

Page 11: Dragmag14 Hi Res

11www.dragteam.info

ALINHAMENTO DE ANTENAPor: Briosa

SATÉLITE

Este ou a Oeste. A instalação da base que segura a antena, bem fixa e perfeitamente perpendicular e o pré-ajustar dos dois ângulos fundamentais ao bom desempenho e ga-nho da antena, são os passos mais importantes. O ângulo principal da linha central, tem uma escala de movimento de, aproximadamente, 90 graus. A antena gira lateralmente em torno desta linha central. A forma mais simples de se conseguirem os valores correctos dos angulos será usar o Satellite finder com calculador de norte magnético, azi-mute e elevação. Neste caso basta a introdução dos va-lores da posição do satelite, latitude e longitude para se conseguir todos os dados necessarios. Devo dizer que, na minha opinião pessoal, mesmo com estes valores, será conveniente fazer ligeiras correcções, uma vez que nor-malmente existem pequenos desvios na ordem de 1 ou 2 graus.

As pequenas incorrecções mais frequentes são: angulo de elevação demasiado baixo, ou demasiado alto, alinhamen-to norte/sul demasiado a este ou oeste, ou a conjugação destes erros. Principalmente os reajustamentos norte/sul deverão ser feitas em pequenos passos de movimento, 1 ou 2 milimetros, de rotação da antena em relação à co-luna de suporte, o que se consegue mais facilmente com um ligeiro alivio dos parafusos de fixação e empurrando ligeiramente a aba da antena, de um ou outro lado. Puxar a antena está contra indicado, quer por não permitir mo-vimentos tão precisos, quer por ser mais fácil danificar a antena.Vamos finalmente colocar a antena a girar e fazer os ul-timos reajustamentos, chamados de sintonia fina. Coloca-

mos, por exemplo, num determinado canal do Hispasat (30ºW) e, com um medidor de sinal ou com a informação da força de sinal dada pelo receptor, anotamos essa infor-mação.

Vamos fazer girar a antena para este, por exemplo Astra2/Eurobird (28,2ºE), e aí procedemos de igual modo, esco-lhemos um canal e anotamos a força de sinal. Regressa-mos ao ponto de partida e conferimos se mantivemos o mesmo ganho de sinal. Voltamos aos 28,2ºE e repetimos a operação. Caso os valores se mantenham, significa que o “arco” está correcto e a antena bem afinada. Quanto maior for a distância entre os satélites considerados para teste, mais fácil será esta afinação final. Em alguns casos apenas se necessita de pequeníssimos ajustes no referi-do angulo de alinhamento norte/sul, e muito raramente também no ângulo de declinação. Se em qualquer destes satelites, a força de sinal aumentar pelo simples facto de empurrarmos ligeiramente a antena para cima ou para baixo, isto significa que o arco ainda não está perfeita-mente correcto.

Aqui chegados, espera-nos a aventura, o desconhecido, a procura dos satélites, novos, velhos, já em órbita inclinada, e os milhares de novos canais que se nos deparam pela primeira vez. O Mundo nas nossas mãos!

É este o fantástico mundo satélico!

Page 12: Dragmag14 Hi Res

12 www.dragteam.info

JOGOSKANE & LYNCH 2: DOG DAYSPor: Daniel445

Kane & Lynch 2: Dog Days é quase uma sequela no sentido literal da palavra. Desta vez o cenário é completamente novo, tendo sido deslocado para Xangai, onde mora agora Lynch, o elemento calvo com cabelo comprido que anda sempre com um par de óculos escuros na cara, juntamente com a sua grande paixão.

Como é óbvio, uma vez criminoso, para sempre criminoso e Lynch continua associado ao mundo do crime, como um dos capangas de um traficante de armas. Prestes a realizar uma das maiores transacções de armas de sempre para África, Lynch pede a Kane que o venha visitar a Xangai e o ajude a concretizar o negócio para o seu patrão.

Claro que os problemas não tardam a aparecer, sendo que durante um ajuste de contas, a dupla mata uma mulher inocente, que revela ser na realidade a filha de um dos mais poderosos e influentes criminosos de Xangai, e após saber disto, Kane e Lynch, passam a ser um alvo a abater para todo o tipo de criminosos da cidade.

E é assim que arranca este jogo de acção intensa no já confirmado estilo de acção na terceira pessoa, com a câmara localizada nas costas da personagem. Vão usar muitos objectos e partes do cenário como cobertura durante os tiroteios que podem ocorrer em sítios tão diversificados como uma auto-estrada, um bairro de lata e até um restaurante típico chinês. Vão poder usar vários tipos de armas, que vão desde a pistola à caçadeira e cada uma oferece maior utilidade dependendo do local onde se encontram.

Por vezes podem ainda contar com a presença de aliados que se juntam a vocês consoante o enredo decorre, mesmo assim não contem com uma ajuda por aí além oferecida por estas personagens.

De onde vem a maior ajuda na evolução do jogo, é com o jogo a pares, sendo difícil ultrapassar os níveis em single mode. A história mantém sempre juntos Kane e Lynch, por isso é muito melhor e mais simples ter sempre duas pessoas a controlar cada um dos dois criminosos. Não só torna o jogo ligeiramente mais fácil, como ainda permite ressuscitar o colega quando este cai ao chão inanimado, é

Page 13: Dragmag14 Hi Res

13www.dragteam.info

JOGOSKANE & LYNCH 2: DOG DAYSPor: Daniel445

divertido e funciona bem, embora possa ser algo confuso quando jogam em ecrã dividido, pois jogar online com alguém que conheçam permite ter o ecrã completo o que aumenta a emoção e o envolvimento no jogo.

Tudo isto podia funcionar muito bem se Kane & Lynch 2: Dog Days não tivesse alguns problemas de colisão. Por mais que uma vez inimigos escondidos atrás de cobertura, não morriam ou sofriam danos apesar dos tiros acertarem

nas partes do corpo visíveis e de fora. Além disso, alguns inimigos variavam entre humanos normais e esponjas de balas. Isto faria sentido se estivessem a vestir um colete à prova de bala, o que não é verdade, pois alguns andam em tronco nu e conseguem absorver quase tantas balas como como um tanque. Mesmo assim isto varia de cenário para cenário, havendo alguns onde pelo menos o primeiro problema se nota menos.

Por estranho que pareça, o ponto alto de apresentação de Kane & Lynch 2: Dog Days não está ligado de forma alguma aos gráficos, mas sim aos pormenores estéticos. A câmara é uma recriação de uma Handycam (câmara de mão), dando a sensação de que o jogador é quem está a acompanhar a acção no local com uma câmara oculta. Isto resulta em efeitos

granulados devido à falta de luz e desfocagem da imagem, com movimentos bruscos, ou quando a personagem sofre danos físicos. Pode ser incomodativo e confuso por vezes, mas não deixa de ter um bom efeito na acção e até ajuda a encobrir as falhas no trabalho gráfico que não é de todo muito bom.

Existem porém pormenores muito bons, como a interacção com os cenários que fazem saltar pedaços

de parede ou levantar cortinas de madeira cada vez que são trocados tiros nessa direcção. Estranhamente surgem algumas faixas de censura em algumas situações com conteúdo sexual ou violência. Se no conteúdo sexual era previsível, na violência, como Headshots, é muito estranho que isso aconteça.

Por fim, falta falar do trabalho sonoro aplicado em Kane & Lynch 2: Dog Days, que apesar de não ser genial a nível de música, é muito bom no que toca a vozes, especialmente no caso de Kane e Lynch, que oferecem linhas de diálogo sólidas, interessantes e até divertidas por vezes, criando alguma empatia pelas personagens e a sua situação no mínimo... complicada.

Page 14: Dragmag14 Hi Res

14 www.dragteam.info

JOGOSJOGOS ONLINEPor: Daniel445

Como anunciado na anterior DragMagazine durante o mês de Junho decorreu o evento de E-competições XL-Party.

Sem grandes surpresas não faltaram equipas interessadas em participar neste evento., havendo mesmo equipas formadas apenas para a sua participação.

Para além de alguns problemas fora do recinto principalmente causadas por rivalidades entre algumas das equipas presentes, o evento correu sobre rodas.

Nesta edição da XL havia alguma expectativa em relação a que equipas conseguiriam o pódio principalmente nas competições de Counter-Strike 1.6 e Source.

Também dentro das actividades, puderam ser testados simuladores de voo e de racing cars, que os fabricantes e vendedores quiseram mostrar e demonstrar. Nas áreas envolventes, houve também actividades de exterior, em que os acompanhantes das equipas não deixaram de participar.

O que não era de todo esperado, era que a equipa Exotic Island conseguisse arrecadar 1º lugar em todas as competições em que decidiu participar. Dito isto ficam aqui os 3 primeiros lugares das competições mais esperadas:

MEO Fibra - Counter Strike Source (5vs5)1º Lugar - Exotic Island

2º Lugar - Fragmasters Sapphire

3º Lugar – Karma

Asus ROG - Counter Strike 1.6 (5vs5)1º Lugar - Exotic Island

2º Lugar – Paranoids

3º Lugar – Defs

Panda Security COD 4 (5vs5)1º Lugar - Exotic Island COD4

2º Lugar - eXact esports

3º Lugar - Phantoms cod4

Gamesquad Power Series COD MW2 (5vs5)1º Lugar - Exotic Island COD4

2º Lugar - Karma

3º Lugar – Expletus

SPEED-LINK ProFun - Call of Duty 21º Lugar - Exotic Island COD4

2º Lugar - hardLINE

3º Lugar - phantoms cod2

Page 15: Dragmag14 Hi Res

15www.dragteam.info

JOGOSJOGOS ONLINEPor: Daniel445

Entrevista: JurI dos Fragmasters Sapphire

Daniel: JurI durante a XL Maia ouve bastantes surpresas sendo uma delas a falta de um elemento na vossa equipa, havendo também sempre tanta gente a tentar formar uma equipa de ultima da hora foi difícil conseguir um elemento que conseguisse “tapar” o buraco deixado?

JurI: Foi um pouco pois só soubemos que nos faltava um colega quando já estávamos na XL, tivemos de “agarrar” num grupo que lá estava e fazer as provas cá fora, mas mesmo com este imprevisto conseguimos uma boa posição, e um elemento novo para a equipa.

Daniel: Na final a tua equipa foi desqualificada por incumprimento das regras, tendo sido tu um dos culpados por esta desqualificação, sentes que podias ter tido mais cuidado?

JurI: Bem nós já tínhamos chegado à final e tendo já cumprido mais do que nos tínhamos proposto para

conseguir e também enfrentando uma equipa em tão boa forma como os Exotic eu usei o Bhop (bunny hop – saltar consecutivamente aos “S” o que permite ganhar mais velocidade) para tentar ganhar alguma vantagem.

Daniel: Em relação ao desempenho da segurança, sabendo que na XL Pombal houve alguns roubos a segurança foi reforçada, achas que foi demasiado ou que podia ter sido melhor?

JurI: Desta vez houve alguma dificuldade em se conseguir entrar visto que tínhamos de registar, praticamente todas as peças dos pc’s o que foi um bocado complicado para as equipas que só chegaram em cima da hora, mas pelo menos desta vez não houve material roubado e tínhamos zonas para deixar os ratos, teclados e headphones em segurança.

Daniel: Obrigado JurI, é pena que estejas com pressa, mas numa próxima oportunidade conversaremos melhor.

Page 16: Dragmag14 Hi Res

16 www.dragteam.info

JOGOSJOGOS ONLINEPor: Daniel445

PC Mooding e Lan Zona Underground

Page 17: Dragmag14 Hi Res

17www.dragteam.info

HIGH TECHESCOLHA: COMPRAR OU MONTAR UM NOVO COMPUTADORPor: Mogui

Introdução

Escolher um novo computador para comprar, ou ad-quirir o material para a sua montagem não é uma tarefa fácil. Um dos principais factores é o facto de ser um investimento de certa forma elevado. De-pois, existe um factor não menos importante, a vida útil do compu-tador, dado que o mes-mo irá acompanhar-nos durante algum tempo. Geralmente é afirmado que a vida útil de um computador são 3 anos, o que não corresponde à verdade, pois depen-dendo das tarefas que ao computador estão desti-nadas assim pode ser a vida útil do mesmo. Um exemplo prático é por exemplo os computa-dores de um serviço pú-blico, que com determi-nadas tarefas, como por exemplo processamento de texto e envio de cor-reio electrónico, podem ter uma vida útil de 8 ou mais anos.Com isto, torna-se de máxima importância ponderar qual a finalida-de do novo computador pois consoante as tarefas que lhe são destinadas assim terá que ser o investi-mento. Por exemplo, é obrigatório que um compu-tador que tem um papel de servidor careça de um maior investimento do que um simples computador pessoal destinado às tarefas do dia-a-dia.

Escolha do hardware

A primeira coisa a ter em conta é que não há nenhum componente de hardware mais importante do que o outro, apesar de normalmente se dar maior impor-

tância à velocidade do processa-dor e à quantidade de memória RAM. Não há nada mais errado do que isto! Senão pensemos: o que faz um processador Core i7 e 8 GB de RAM numa motherbo-ard de gama baixa? A resposta é simples, faz pouco ou nada, dado que a motherboard não terá ca-pacidade de aproveitar todos os recursos do hardware instalado.

Uma pergunta pertinente: Qual a finalidade do novo computador?

- Uso pessoal com navegação na Internet, entretenimento (jogos, música e filmes)- Media center- Gamer…

Enfim temos aqui uma panóplia incrível de opções e é justamen-te da resposta a esta pergunta que partimos na aventura de es-colher um novo computador.

Como escolher então o nosso novo computador? Que aspectos temos que ter em conta?

Vamos então abordar apenas o essencial, deixando a escolha de teclados, ratos e monitores ao gosto de cada um.

Como escolher então o nos-so novo computador?Que aspectos temos de ter em conta?

Page 18: Dragmag14 Hi Res

18 www.dragteam.info

HIGH TECHESCOLHA: COMPRAR OU MONTAR UM NOVO COMPUTADORPor: Mogui

Processador

Este, sendo o “cérebro” da máquina, é um dos itens que mais influenciam no seu desempenho. A esco-lha de um processador deve ser feita observando as actuais necessidades, bem como as futuras. Para apli-cações básicas, como reprodução de vídeo e áudio, acesso à internet, jogos leves e programas de escritó-rio, não é necessário adquirir processadores de topo.

Para estes casos, processadores de gama media são suficientes. Por exemplo, um utilizador mais exigente pode optar por um Core i7 da Intel, enquanto um menos exigente pode ficar pelo Core i3.É importante reter que os processadores precisam de coolers (uma espécie de ventilador) para manter a temperatura de funcionamento moderada e con-sequentemente obter um melhor rendimento. Por isso, certifique-se de que o processador que está a adquirir vem acompanhado de um cooler apropriado, o que quase sempre acontece. No caso de ser um utilizador mais exigente pode comprar um cooler à parte, tendo que para isso ter em atenção qual o socket (encaixe) do processador.

Placa-Mãe (motherboard)

Este é um item de extrema importância. Afinal, é a peça que interliga todos os outros dispositivos do computador. A primeira coisa a ter em atenção na escolha de uma é o socket necessário para o nosso processador bem como as memórias que são supor-tadas.

Existem no mercado muitas motherboards das mais variadas marcas. O ideal é apostar forte neste com-ponente e escolher uma placa que nos ofereça a pos-sibilidade de fazer algumas expansões. Por exemplo, devemos escolher uma motherboard que nos permi-ta fazer upgrades à memória RAM ou colocar mais uma placa pci, o que quase de certeza vai acontecer durante a vida útil do computador. Aqui, e tendo em conta o processador escolhido deixo ao critério do utilizador final qual a marca e modelo a escolher, com dois conselhos: escolham entre Gigabyte e Asus por uma questão de qualidade do produto e de assistên-cia, e, evitem motherboards com gráficas onboard.

Page 19: Dragmag14 Hi Res

19www.dragteam.info

HIGH TECHESCOLHA: COMPRAR OU MONTAR UM NOVO COMPUTADORPor: Mogui

Onboard? Offboard?

Quando se diz que um computador tem placa grá-fica onboard significa que sua placa-mãe possui esse dispositivo de expansão integrado. Por exemplo: há placas-mãe que possuem placa de vídeo, placa de som, placa de rede e outros já “embutidos”, sendo que o convencional é que estes dispositivos venham em placas separadas.

A questão é que, à primeira vista, placas-mãe onbo-ard são viáveis, pois o comprador não precisará de comprar os dispositivos que já vêm com ela. Por ou-tro lado, o desempenho de placas onboard é geral-mente menor, uma vez que o processador acaba por ter que executar tarefas que eram destinadas aos dis-positivos em questão. Geralmente, quando o disposi-tivo integrado é uma placa de rede ou uma placa de som, o desempenho não é tão afectado, uma vez que tais itens não requerem muito processamento. No entanto, o mesmo não ocorre com modems e placas de vídeo integrados. Este último requer, inclusive, um espaço significativo da memória RAM.Tendo em conta o que escrevi anteriormente o vere-dicto final é: se forem utilizadores mais exigentes fu-jam das onboard. O desempenho para além de sofrí-vel nalguns casos, é menos amigo do bolso do que ao início parece, dado que muitas vezes uma avaria num dispositivo onboard implica a troca da motherboard.

Memória RAM

A principal questão quando se fala em memória RAM é a sua quantidade. Para correr Sistemas Operativos como o Windows Seven e as últimas versões do Li-nux com o mínimo de eficiência, é necessário pelo menos 1 GB de RAM. No entanto, para correr al-gumas aplicações e jogos, o mínimo recomendável é 2 GB, principalmente se o sistema operativo usado for o Windows, dado que no Linux não se sentirão grandes dificuldades.

Quanto aos tipos de memória, são sempre preferí-veis os padrões mais comuns. Evite o uso de tecnolo-gias de memória difíceis de encontrar, porque nestes casos, o valor da memória e da motherboard a usar aumentam consideravelmente.Aqui o aconselhável é ficar pela DDR3 (Double Data Rate version 3). A quantidade de memória aconselhá-vel neste momento é, no mínimo, 4 GB. Para utiliza-dores mais exigentes torna-se imperativo ter valores acima dos 4 GB.

Disco rígido – Hard Disk (HD)

Page 20: Dragmag14 Hi Res

20 www.dragteam.info

HIGH TECHESCOLHA: COMPRAR OU MONTAR UM NOVO COMPUTADORPor: Mogui

Existem discos rígidos para todos os gostos e feitios.Na escolha de um disco rígido, deve-se considerar não só a capacidade, mas também a velocidade de rotação dos discos, que são medidas em RPM (rota-ções por minuto).Discos rígidos no padrão PATA (Parallel Advanced Technology Attachment) - também conhecidos como IDE - trabalham com rotações de 5.400 RPM e 7.200 RPM. Os discos no padrão SATA (Serial Advanced Technology Attachment) também trabalham a 7.200 RPM mas essa taxa pode ser maior futuramente dado que é possível obter um melhor rendimento da tecnologia SATA.

Os discos com interfa-ce SCSI (Small Computer System Interface) - uma tecnologia de acesso mais rápida, mas também mais cara - normalmente estão disponíveis nas velocidades de 10.000 RPM e 15.000 RPM, e são normalmente mais utilizados nos servi-dores. Quanto maior a taxa de rotação dos discos rígidos, mais rapidamente o processador conseguirá interpretar os dados neles contidos.

É importante verificar qual o interface (IDE, SCCI ou SATA) que a motherboard que temos suporta, antes de comprar um novo disco, sendo que neste momen-to o padrão mais usado é o SATA.A capacidade do disco já varia de utilizador para uti-lizador, mesmo os mais exigentes podem não optar por um disco de grande capacidade, dado que o uso de discos externos permite aliviar muito a carga dos discos internos dos computadores.Assim aconselho no mínimo 500 GB de disco.

Drive de CD/DVD

Este é um dispositivo que não é considerado fulcral mas é difícil imaginar um PC sem este dispositivo.Também a este nível existe uma grande quantidade de dispositivos no mercado.

Temos:CD-ROM - serve apenas para ler CDs;CD-RW (gravador) - serve para ler e gravar CDs e CD-RWs;CD-RW + DVD-R (combo) - serve como leitor de

CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;DVD-RW (gravador) - lê e grava CDs, as-sim como lê e grava DVDs.Hoje em dia, é re-comendável ter um dispositivo que leia e

grave, tanto CDs quanto DVDs, pois o custo destes aparelhos está bastante acessível, comparando com o praticado há ainda 2 anos atrás.Se tivermos os olhos postos no futuro pode-se apos-tar no Blu-Ray, se bem que aqui a factura será clara-mente superior.

Hoje em dia, é recomendável ter um dispositivo que leia e grave tanto CDs quanto DVDs

Page 21: Dragmag14 Hi Res

21www.dragteam.info

MERCADO ONLINEPor: Princflowers

LAZER E PASSATEMPOS

Globalmente o mercado das compras online está acrescer, tornando-se uma das mais populares formas de compra.

Segundo um estudo recente da Nielson, mais de 85% da população mundial cibernauta, utiliza a internet para efec-tuar uma compra; e mais de 50% desses compradores se tornaram fãs e são consumidores recorrentes das lojas online, comprando pelo menos uma vez por mês.

O crescimento que se verificou neste últimos 2 anos – aproximadamente 40% - das compras via internet, mostra-nos que a internet não é mais um nicho de mercado para os amantes de tecnologia, mas sim mais uma possibilidade de se efectuar uma compra para todo o público em geral.

À medida que as nossas vidas vão se enchendo de de-safios, tarefas profissionais e pessoais e ficando cada vez com menos tempo, mais a busca pela comodidade e con-veniência da internet vai crescendo, sendo a forma mais rápida de procura e compra de produtos.

As compras pela internet são um verdadeiro fenómeno, se olharmos para uma Coreia do Sul em que 99% da po-pulação já fez uma compra pela internet, logo seguidos da Alemanha, Inglaterra e Japão em que 97% da população já usou a internet para comprar um produto ou serviço.No outro extremo está por exemplo o Egipto em mais de 67% da população online nunca fez uma compra pela internet, seguida do Paquistão com 60% de cibernautas que nunca fizeram compras.

Os utilizadores da internet mais frequentes, como no caso da Coreia do Sul, compram recorrentemente pela inter-net. Os números desse mesmo estudo apontam que 79% dos utilizadores de internet na Coreia do Sul compraram neste último mês, seguidos da Inglaterra e Suiça.

Na Europa a percentagem está um pouco abaixo – 59% dos utilizadores da internet compraram no último mês.Em Portugal a percentagem de compradores está tam-bém a crescer embora tenha ainda um longo caminho a percorrer. Do estudo efectuado, em cada 10 portugueses utilizadores da internet, 8 disseram que já tinham efectu-ado compras via internet, e 34% destes referem, inclusi-vamente, que compraram no último mês, o que se revela uma frequência de interessante. Neste aspecto estamos longe do ranking europeu que coloca na liderança a Ingla-terra com 76% que dizem ter comprado no último mês, seguidos da Suiça com 67% e França com 66%.

As compras pela internet são um factor da vida moderna.

Já comprou alguma vez pela internet?

Page 22: Dragmag14 Hi Res

22 www.dragteam.info

MERCADO ONLINEPor: Princflowers

LAZER E PASSATEMPOS

As empresas estão cada vez mais a recorrer à internet e até mesmo a redes sociais para promover e dinamizar o seu negócio, uma vez que existem cada vez mais inte-ressados em não perderem tempo no trânsito, filas de supermercado ou caixas de pagamento para efectuarem as suas compras.

Em Setembro, um importante grupo espanhol de roupas, acessórios e sapatos lançou a sua loja online e prevê que o seu crescimento seja 4% no primeiro ano. Cada vez mais este sector recorre às vendas online, porque o cresci-mento da população compradora está cada vez maior. O grupo das Roupas, Acessórios e Sapatos está em segundo lugar do ranking das categorias mais vendidas no mundo.

Os livros lideram o ranking das categorias mais vendidas levando-nos a acreditar que os cibernautas para além do computador também gostam de ler. Contudo as catego-rias estão cada vez mais alargadas e encontramos em ter-ceiro lugar os Vídeos/DVDs/Jogos, seguido dos bilhetes de avião, equipamento electrónico, brinquedos e até mesmo acessórios para automóveis.

Em Portugal, tal como no resto da Europa, os produtos que mais se compram online são os Livros (38%) segui-do dos bilhetes de avião (24%) equipamento electrónico (21%) e bilhetes de espectáculo (21%). A mercearia tem vindo a ganhar terreno também neste ranking, em que 8% dos portugueses afirma já ter efectuado compras para a sua dispensa no mundo online.

Se ainda somos dos países com menor percentagem de consumidores a comprarem online, já temos, no entanto, enraizado o hábito de pesquisar informação sobre os pro-dutos que queremos comprar. Com efeito, sete em dez utilizadores referem ter utilizado a Internet para esse fim na última semana em que foram inquiridos.

Modos de pagamento das compras pela internet

Os cartões de crédito são de longe o meio mais comum de pagamento das compras online – 60 por cento dos consumidores online a nível mundial usaram o seu cartão de crédito numa compra recente, enquanto um em cada quatro consumidores online escolheu o método PayPal.

Enquanto os consumidores online Latino-Americanos e Asiáticos têm também mais propensão para usar cartões de crédito em detrimento de qualquer outro meio de pa-gamento, os cartões de débito são, no entanto, muito mais populares entre os consumidores online do Reino Unido (59%) e dos Estados Unidos (40%).

Em Portugal a grande diferença nesta opção deve-se á introdução da transferência bancária que ocupa o segun-do lugar das preferências dos portugueses, seguindo do pagamento contra entrega, onde 30% dos portugueses continua a preferir pagar quando recebe a mercadoria.

Se pretende ter um negócio, ou se já tem e não tem site online, é esta talvez uma altura para pensar se não valerá a pena dedicar-se a analisar estes números e considerar esta hipótese de desenvolvimento para a sua empresa. O mercado está em franco crescimento, a população em ge-ral está cada vez mais propensa a compras online e, se não se acompanha o novo mercado, a nova geração poderá correr o risco de ficar para trás. Pondere os prós e os contras e mantenha-se na linha da frente.

Page 23: Dragmag14 Hi Res

23www.dragteam.info

LAZER E PASSATEMPOSTENDÊNCIAS PARA O OUTONO-INVERNO DE 2010/11Por: Juizdidi

Nesta edição da DragMagazine, vamos mostrar aos nossos leitores(as), algumas ideias dos criadores de moda feminina e masculina para o Outono/Inverno que se avizinha.

Nas côres e tons rosa, azul, camel, verde, vermelho, laranja, prêto e beije, a casa MARNI mostra uma elegância mais contemporânea, com vestidos em forma cónica e de baixo volume, shorts e calças midi, principalmente em lã e algodão, de estampados floreados em tecidos encorpados/fortes mas fluidos em geometria.

Os colares grandes, sapatos perfurados e luvas grandes, são algumas das propostas para os acessórios desta casa.

Page 24: Dragmag14 Hi Res

24 www.dragteam.info

LAZER E PASSATEMPOSTENDÊNCIAS PARA O OUTONO-INVERNO DE 2010/11Por: Juizdidi

A criadora da Bottega Veneta tem como ponto de partida os anos 80, mas apela ao contemporâneo, com ombros destacados, muitas peles, nas côres prêto, azul, beije, rosa, bordeaux, castanho e verde, em que o fosco e o brilhante combinam perfeitamente.

Os acessórios propostos, são bolsas com aplicações metálicas em grandes formas, botas em couro e acamurçadas, e luvas sem dedos.

Page 25: Dragmag14 Hi Res

25www.dragteam.info

LAZER E PASSATEMPOSTENDÊNCIAS PARA O OUTONO-INVERNO DE 2010/11Por: Juizdidi

A Missoni propõe um espírito hippie, com um pouco de punk e grafismos etno-tribais, com túnicas em crochet multicoloridas, numa colecção de malhas de lã, que tem como principais côres o cinza, beije, rosa, bordeuax, castanho, azul, verde e o coral.

Os colares e golas grandes fechadas com ziperes, as bolsas, sapatos e botas em malha, são as propostas para os acessórios.

Page 26: Dragmag14 Hi Res

26 www.dragteam.info

LAZER E PASSATEMPOSTENDÊNCIAS PARA O OUTONO-INVERNO DE 2010/11Por: Juizdidi

Na moda masculina para o mesmo período, desde o mais clássico ao mais casual, aqui mostramos algumas sugestões e também uns dos acessórios principais que são os sapatos.

Page 27: Dragmag14 Hi Res

27www.dragteam.info

LAZER E PASSATEMPOSTENDÊNCIAS PARA O OUTONO-INVERNO DE 2010/11Por: Juizdidi

Page 28: Dragmag14 Hi Res

28 www.dragteam.info

LAZER E PASSATEMPOSOS CONVÍVIOS DRAGTEAMPor: Dragteam

Como é do conhecimento geral, o fórum tem apoiado a organiza-ção de encontros de puro conví-vio entre os seus membros.

Muitos se lembrarão do “Krasy em Vila Franca de Xira”, da “Porca em Castanheira de Pêra”, do “Natal em Espinho”, do “Leitão na Mealhada” e do “Natal em Leiria”.

Houve ainda outros encontros, mais regio-nais, que, dado o fomentar das amizades que se vão consolidando nestes convívios, são excelentes de acontecer. E vêm comprovar que a virtualidade do fórum, pode cimentar relações e amizades de continuidade.

O exemplo disso, foi o reunir 6 ou 7 des-tes amigos e seus convidados, e combinar uma almoçarada improvisada em cerca de 2 semanas, onde acabamos de juntar um gru-pinho de “velhos” amigos, mais uma vez, e desta volta na Figueira da Foz.Fomos brindados com uma mariscada, se-guida de mais um leitão à maneira, com vi-nhos à descrição… (rsrsrs)No fim o membro Aviuges e sua Aviuga, adoçaram-nos a boca com um petisco que só de lembrar faz água na boca, os famosos Viriatos.

Não poderíamos ter terminado sem primei-ro molhar as gargantas com o extenso areal da Figueira como horizonte e um sol que teimou em fazer-nos companhia durante toda a tarde.

Não fosse o relógio continuar com o seu trabalhar rotineiro, ainda por lá estaríamos a estas horas. Mas como o tempo passa sem-pre mais rápido quando estamos bem acom-panhados, o sol fugiu, e com a sua ausência veio uma aragem característica da beira mar, que nos fez meter as lembranças de mais um bom momento na memória de quem lá esteve e partir cada um com seu destino.

Os enormes agradecimentos, desta vez ao Briosa, pela excelente organização, como já vai sendo apanágio destes eventos, ficam en-tregues, bem como ao Aviuges pela iguaria com que nos brindou.

Uma coisa deveras importante que sai des-tes encontros, é que vai ficando logo “alinha-vado” o próximo. Assim, ficamos já a saber que vamos ter Natal no norte do país, e já andamos em sérias negociações para ter uma Páscoa Sadina… A ver vamos…

Gostava de agradecer em especial a todos os que se têm envolvido na organização dos eventos já mencionados, conscientes do tra-balho e dispêndio de energias que isso signi-fica. Mas como as vantagens de criar novos amigos e fomentar velhas amizades, umas virtuais, e outras nem por isso, superam as “dores de cabeça”, compensa sempre.

OBRIGADO, em nome de todos.DragTeam

Page 29: Dragmag14 Hi Res

29www.dragteam.info

CULINÁRIAROTEIRO GASTRONÓMICOPor: Nomia

OUTUBRO – Melões, uvas em plena maturação. Surgem os últimos figos. Altura de fazer a última marme-lada. Aparecem as castanhas

Marmelada

Ingredientes:2 kg de marmelos1,3 kg de açúcarÁgua q.b.2 paus de canela½ limão, casca1 pitada de sal

Retire a pele e sementes aos mar-melos. Parta-os em quartos. Leve-os ao lume, numa panela de pressão. Cubra com água, junte os paus de canela, casca de limão e uma pitada de sal. Depois de começar a ferver, deixe cozer cerca de 10 minutos, até que fiquem macios. Escorra os mar-melos, passe-os pelo passe-vite. Leve ao lume, com o açúcar, mexendo de vez em quando para que o açúcar se dissolva e a marmelada ganhe ponto. Está pronta, quando atingir o ponto de estrada. Deite em tacinhas e deixe secar com uma tampa de papel vege-tal embebida em aguardente.

NOVEMBRO – Época de dióspiros, laranjas, tangerinas, ananases e romãs.As couves substituem os legumes mais exuberantes do Verão.

Bolo de Dióspiros com Nozes

Ingredientes:1 gema250 g de açúcar2 colheres (sopa) de manteiga (derretida e arrefecida4 dióspiros (bem maduros e sem pele)1 colher (chá) de canelaRaspa de ½ laranja grandeRaspa de ½ limão grande¼ colher (café) de sal300 g de farinha2 colheres (chá) de fermento em pó½ chávena de nozes picadas1 clara

Bate-se a gema e adicionam-se pro-gressivamente todos os ingredientes até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, mistura-se a farinha e o fermento. Por fim introduzem-se as nozes. Junta-se a clara batida em cas-telo e envolve-se com uma colher de pau. Leva-se a cozer no forno a 180º, em forma untada e polvilhada com fa-rinha, durante uma hora.

DEZEMBRO - Surgem em abundân-cia alhos franceses, aipos, couve-flor, couve portuguesa, couve brócolo, etc. Época de todos os frutos secos.

Creme de couve flor, alho françês e caril

Ingredientes:400 g couve-flor1 cebola média picada2 colheres (sopa) de azeite1 alho francês médio (só parte branca)25 cl de água25 cl de leite1 colher (sopa) de caril ou q.b.Sal e pimenta moída q.b.20 g amêndoas laminadas

Separe a couve-flor em raminhos. Lave e escorra. Limpe o alho francês e corte em rodelas. Reserve. Refogue a cebola picada no azeite até ficar transparente. Junte o alho francês e a cebola e envolva bem. Regue com a água e o leite. Tempere com caril e sal. Deixe cozer em lume brando por 20-25 minutos. Torre as amêndoas em seco numa frigideira anti-aderente. Reserve. Triture a sopa com a varinha, polvilhe com as amêndoas e sirva.

Page 30: Dragmag14 Hi Res

30 www.dragteam.info

CULINÁRIAROTEIRO GASTRONÓMICOPor: Nomia

1 a 3 Outubro 2010

VIII Festival Gastronómico do Chícharo - Alvaiázere

O já tradicional certame terá esta pe-culiar leguminosa (Chícharo) como ingrediente principal.

2 a 10 Outubro 2010

IV Festival Gastronómico do Achigã - Vila de Rei

Festival que valoriza a herança histó-rica e a arte de bem cozinhar o achigã.

15 a 17 Outubro 2010

Sabores de Ansião - Ansião

O queijo, o mel, os enchidos, a doça-ria e o azeite são alguns dos produtos promovidos.

15 a 17 Outubro 2010

Festa da Queijada de Pereira Montemor-o-Velho

Dá a conhecer o doce conventual cujas origens se perdem no tempo e do qual já em 1513 o rei D. Manuel revelava ser um petisco que agradava ao seu paladar real.

15 a 17 Outubro 2010

“Sabores da Época em Terrasdo Demo” Vila Nova de Paiva

Caldo de Abóbora com leite e Papas de Farinha com Costela são as igua-rias a provar.

30 e 31 Outubro 2010

IV Feira do Pão Caseiro e Bolo Finto - Proença-a-Nova

Este evento dá conhecer os diversos tipos de pão: Broa, pão de centeio, pão com chouriço, pão com sardinha e bolo finto.

30 Outubro a 7 Novembro 2010

IV Mostra Gastronómica do Me-dronho e da Castanha - Oleiros

Esta mostra realiza-se nos vários es-tabelecimentos aderentes onde são confeccionados pratos à base de Me-dronho e Castanha.

13 Novembro 2010

II Festival do Negalho da Bairra-da - Enxofães - Cantanhede

O evento pretende destacar esta iguaria gastronómica regional, o nega-lho. A base principal deste prato é o bucho de cabra (velha), mas o traço diferenciador está no recheio – pois aqui o bucho é enchido com carne de vaca, carne de porco, chouriço e de-mais condimentos.

8 a 12 Dezembro 2010

“Vivó Porco” - Miranda do Cor-vo

Delicie-se com os sabores da gas-tronomia à base da carne de porco, como por exemplo o sarrabulho, o bucho, os enchidos e o leitão.

10 e 11 Dezembro 2010

IV Feira das Filhós e CoscuréisProença-a-Nova

Apresenta a confecção das saborosas filhós.

5, 12, 19, 26 Dezembro 2010e 2 Janeiro 2011

Festival do Saber e dos Sabores da Sopa de Sicó - Penela

Permite aos visitantes descobrir sa-bores e saberes da terra, saboreando a Sopa de Aferventado, a Sopa de Al-meirões, a Sopa de Chícharo, acom-panhadas de broa, queijo Rabaçal e vinho.

Page 31: Dragmag14 Hi Res

31www.dragteam.info

CULINÁRIAROTEIRO GASTRONÓMICOPor: Nomia

S. MARTINHO E O MAGUSTO

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no 11 de Novembro, dia de São Martinho.

São Martinho, também conhecido por S. Martinho de Tours, nasceu na Hungria, em 316 ou 317. Filho de um oficial romano, com educação Cristã, alistou-se no exér-cito aos 15 anos tornando-se num general. Abandonou o serviço militar aos 40 anos e ingressou na vida religiosa. A sua intensa actividade pastoral valeu-lhe a alcunha de Apóstolo das Gálias. Morreu em Candes, França, no dia 11 de Novembro do ano 297.

Diz a lenda que um dia, de regresso a casa, debaixo de tempestade, encontrou um mendigo que lhe pedia esmola.

Como não tinha esmola para lhe dar, dividiu o seu man-to vermelho, espesso e quente, com um golpe de espada. Devido ao gesto de solidariedade, Deus fez desaparecer a tempestade e no céu surgiu um sol de verão.

Diz-se que Deus, desde daí, cessa por alguns dias o tem-po frio e o céu enche-se com um sol quente, o chamado “Verão de São Martinho!”

Aliado aos festejos do dia de S. Martinho está também o tradicional magusto (do latim magnus ustus, «grande fo-gueira, queimado», que hoje designa só as castanhas assa-das), tradição ainda mais antiga.

Os magustos começavam no dia 28 de Outubro, dedica-dos a S. Simão e duravam até ao 11 de Novembro. Nesses dias decorriam os magustos familiares, onde se assavam as castanhas na lareira numa panela furada, e se fazia a

Page 32: Dragmag14 Hi Res

32 www.dragteam.info

CULINÁRIAROTEIRO GASTRONÓMICOPor: Nomia

prova do vinho novo.

Depois de assadas as castanhas, era formada a “confraria”, constituída sobretudo por rapazes que, com tochas de pa-lha acesas, andavam pelas ruas a cantar e a tocar ferrinhos, adufes e tambores, já tocados pela bebida, chamando a atenção das raparigas e passando pelas várias adegas.

Hoje, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas e batata doce, mata-se o porco, bebe-se vinho novo, água-pé, jeropiga e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta da fogueira ao ar livre, onde são assadas as castanhas direc-

tamente na brasa.

À medida em que se percorre o país, as comemorações do São Martinho vão sofrendo alterações, mas as casta-nhas e vinho, estão sempre presentes.

Nas Beiras os rapazes andam em fila pela aldeia a ‘furar as adegas’, para provarem o vinho novo e também aí se conhecem as “procissões dos bêbedos”.

Diz o ditado popular “no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”.

No concelho de Foz Côa, os rapazes percorrerem todas as ruas da povoação com campainhas e chocalhos das ca-bras e ovelhas, acordando toda a gente.Em Vila do Conde, as castanhas comem-se com roscas de pão de trigo e nozes. Em Fafe, assam-se em fogueiras que se acendem no meio da rua, e o vinho circula em cântaro.Em muitas regiões rurais do país, nomeadamente no no-roeste, a festa anda associada à matança do porco.No sul o costume não apresenta este carácter de genera-lidade, mas assinala-se em várias partes.

No S. Martinho cumpra a tradição coma castanhas e tenha o copo de vi-nho à mão

Page 33: Dragmag14 Hi Res

33www.dragteam.info

AMBIENTECOMO POUPAR NA ILUMINAÇÃO E NO MEIO AMBIENTEPor: Numerico

Como poupar na iluminação e no meio ambiente.

Nestes tempos de crise económica e em que se começa a dar cada vez mais importância ao meio ambiente, a iluminação é uma área em que é possível poupar nas duas vertentes, e em que cada um pode participar de forma a maximizar a eficiência energética do seu lar, sem ao mesmo tempo perder a qualidade a que estamos habituados.

Neste momento existem basicamente dois produtos diferentes em alternativa às tradicionais lâmpadas incandescentes e de halogéneo:

- Lâmpadas fluorescentes compactas ou normais, habitualmente conhecidas por lâmpadas “económicas”.

- Lâmpadas de Leds, cada vez mais comuns e com uma maior variedade para as diversas utilizações.

Ainda existe uma certa retracção na hora de comprar, uma vez que o preço deste tipo de lâmpada é bem mais elevado. Mas não podemos avaliar a compra olhando só para o preço na hora de pagar, se não vejamos o seguinte:

- Uma lâmpada “económica” chega a consumir 5 vezes menos que uma lâmpada incandescente.

- Uma lâmpada “económica” pode durar 10 vezes mais que uma lâmpada incandescente.

Lâmpadas incandescentes

Lâmpadas de halogéneo

Lâmpadas economizadoras de energia (fluorescentes compactas)

Lâmpadas economizadoras de energia (fluorescentes normais)

Page 34: Dragmag14 Hi Res

34 www.dragteam.info

AMBIENTECOMO POUPAR NA ILUMINAÇÃO E NO MEIO AMBIENTEPor: Numerico

- Uma lâmpada de leds chega a consumir 15 vezes menos que uma lâmpada incandescente.

Perante isto poderemos perguntar se as lâmpadas de leds são assim tão económicas, porquê é que não as usamos em todo o lado?

Enquanto as chamadas lâmpadas “económicas” podem ter uma utilização praticamente generalizada, embora já exista um grande avanço nessa área, as lâmpadas de leds ainda não, principalmente devido a um problema que têm a ver com a forma como a luz é dispersa pela lâmpada.

Enquanto as lâmpadas incandescentes e “económicas” conseguem dispersar a luminosidade praticamente em todas as direcções, nas lâmpadas de leds isso ainda não é possível, dispersando a luz num ângulo muito menor.

Existe já um leque bastante variado onde se podem utilizar as lâmpadas de leds sem qualquer perda de qualidade, deixo aqui alguns a título de exemplo.

- Iluminação decorativa (montras por exemplo).

- Iluminação exterior, quer pública quer privada.

- Iluminação de piscinas.

- Semáforos de controlo de trânsito.

No meu caso pessoal, eu tinha 14 lâmpadas já das “económicas” de 9W cada no exterior e jardim da minha casa, substitui todas por lâmpadas de leds de 3W sem prejuízo na qualidade da iluminação. Como ficam acesas durante toda a noite, a poupança de energia eléctrica já foi suficiente para amortizar o custo de aquisição, para além de não me preocupar em substitui-las, pois nunca se “fundiu” nenhuma.

Lâmpada de leds

Lâmpada de leds

Lâmpada de leds

Page 35: Dragmag14 Hi Res

35www.dragteam.info

Outro exemplo pessoal que posso testemunhar é o seguinte: Eu tenho uma pequena piscina onde tinha instalado 3 projectores tradicionais de 300W cada, substitui por 3 de lâmpadas de leds de 20W cada e posso garantir que a iluminação da piscina não perdeu nada com a troca, antes pelo contrário.

Como escolher uma boa lâmpada “económica” ou de leds

Existe ainda um pouco a ideia que para comprar uma boa lâmpada basta ver o consumo em Watts que está escrito

na embalagem, o que não corresponde à verdade. Mais importante que isso deve-se ter em atenção a classe económica a que pertence (A, B, C, etc..), bem como a intensidade de luz em lúmens e ainda, consoante a utilidade que lhe pretendemos dar, luz quente ou luz fria.

AMBIENTECOMO POUPAR NA ILUMINAÇÃO E NO MEIO AMBIENTEPor: Numerico

Page 36: Dragmag14 Hi Res

36 www.dragteam.info

I- História

A história do ponto de Arraiolos, perde-se na noite dos tempos. Seguramente na idade média, este ponto já era utilizado, pois existe pelo menos um exemplar de um ta-pete na catedral de Astorga em Espanha que é datado do século XII.Se bem, que o denominado ponto de Arraiolos, só tenha adquirido esse nome no séc. XV ou XVI quando come-çou a ser feito em Arraiolos, este é conhecido por outros nomes ou pelo menos foi, conhecido em datas anteriores, por ponto de cruz curto e comprido, cruz oblíqua, ou cruz eslava.O que sabemos é que este ponto foi largamente difundido pelos árabes na península ibérica. De resto, a sua técnica de fabricação, bem como da técnica decorativa, quanto a regras e princípios, tem origem na pérsia. Quanto aos desenhos em si, já é outra a sua origem. Estes, no seu as-pecto mais tradicional, inspiram-se em cenas da natureza.

II Material necessário

Agulha de lã, meadas de vários tons de lã para tecer, sera-pilheira, um desenho e um alicate (opção).O que importa aqui sublinhar é que tenham em atenção a 2 ou 3 coisas que são importantes.

1º- O desenho, recomendo que comecem por um dese-nho simples e pequeno, como por exemplo uma almofa-da ou um pequeno quadro. Não comecem logo a querer fazer tapetes! Lembrem-se que o ponto de Arraiolos em si é constituído por vários pontos, e até estas técnicas se-rem dominadas, requer prática. Se começam por um tape-te ou algo de tamanho grande, de certeza que o 1.º revés na feitura desencoraja, levando ao abandono do mesmo.

2.ª – A escolha da serapilheira, é importante, porque o ponto em si é construído sobre 2 fios verti-cais e horizontais da serapilheira. Cada ponto tem o mesmo núme-ro de fios do tecido que foram abrangidos por cada um dos pon-tos anteriores:

Ou seja a forma de tecido de serapilheira, que todos conhecemos, é compacta. Ao iniciar um trabalho em Ar-raiolos, se nos enganamos na contagem dos fios, posso garantir que o desenho não vai bater certo e fica desen-contrado, implicando que se desmanche todo o trabalho já realizado até ao sítio onde o engano se verificou.Contudo há uma solução mais fácil para a tela de serapilheira com os fios já contados (deci-métri-ca), que a torna muito mais fácil de trabalhar, e evita enganos na realiza-ção do trabalho. Se bem que o preço seja mais caro que a tradicional, vale a pena a sua utiliza-ção, pois os enganos na feitura dos desenhos com este tecido são raros.

3.ª Recomendação, a lã. Quando a comprarem recorram a uma casa que venda meadas de pura lã ou novelos. De preferência numa casa especializada em trabalhos deste género ou então numa retrosaria. Os tapetes de Arraiolos não se compadecem com fibras sintéticas ou com uma mistura de ambas, só mesmo lã pura.

III – Pontos de Arraiolos

Como já foi dito, o ponto de Arraiolos compreende em si vários pontos:A-Ponto de encher os desenhos e o fundo do tapete:

Começa-se com um ponto cruz e segue-se este diagrama. Este é de longe o ponto mais simples de realizar.

ARTIGOS / OPINIÃOPONTO DE ARRAIOLOSPor: Unhas de gato

Page 37: Dragmag14 Hi Res

37www.dragteam.info

O aspecto final deste ponto fica ilustrado nesta ultima figura.

Este é o aspecto final deste ponto, do direito e do avesso. Seja feito da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, o ponto é sempre executado da mesma maneira.

B-Ponto de Arraiolos Vertical de baixo para cima

C-Ponto de Arraiolos de cima para baixo

D-Ponto de Arraiolos diagonal da esquerda para a direita

E-Ponto de Arraiolos diagonal da direita para a esquerda

Este ponto é muito utilizado no contorno de desenhos. As mesmas regras deste ponto, aplicam-se para os pontos da direita para esquerda.

São estes essencialmente os 3 tipos de pontos (ho-rizontal, vertical e oblíquo) que se utilizam nos ta-petes de Arraiolos.

Contudo, e sublinhe-se, os tapetes ou qualquer outro bordado de Arraiolos, não se reduz unicamente à aplica-ção destes pontos que agora enunciamos. Temos outras pequenas regras que são importantes, e que se devem aplicar.

1.ª Quando se inicia qualquer ponto de Arraiolos, inicia-se por um ponto cruz. Deve-se deixar uma pequena ponta de fio que irá ser coberta pelos pontos subsequentes. No verso dos tapetes ou de qualquer trabalho de Arraiolos não existem pontas ou nós. Da mesma forma, quando se termina a carreira do desenho daquela cor ou parte de um desenho, não se deixa o fio à solta. Passa-se para o avesso, passando a agulha com o fio no meio dos pontos. Por isso é que recomendo um alicate pois é mais fácil de a puxar, saindo depois passado uns 5 cm, correndo no meio dos pontos, com o restante do fio, e corta-se. Desta forma, o Arraiolos não apresenta remates, nem nós.

São pois as regras mais básicas dos tapetes de Arraiolos. A sua execução em si tem outras regras, que se podem desde já adiantar um pouco mas que serão especificadas mais tarde.

ARTIGOS / OPINIÃOPONTO DE ARRAIOLOSPor: Unhas de gato

Page 38: Dragmag14 Hi Res

38 www.dragteam.info

A feitura de tapetes, almofadas, etc. começa na cercadura exterior do tapete ou da almofada. Ou seja, tratando-se de, por exemplo, um desenho rectangular, como é o caso dos tapetes, ou quadrado, no caso das almofadas, tem de se fazer a cercadura completa. Só depois de esta estar totalmente feita se passa para o centro do tapete ou da almofada. A mesma regra se aplica ao contorno dos dese-nhos ou das formas.

Como se pode aqui ver, começa-se pelo contorno, depois preenche-se o interior da forma, e só no final o fundo.

A título de curiosidade, sabem distinguir um ver-dadeiro Tapete de Arraiolos, de um que não é?

Muitas vezes vemos, tapetes que supostamente são de Ar-raiolos, a serem vendidos a preços verdadeiramente im-batíveis. Estes preços, em comparação com uma qualquer casa em que a venda seja original, são literalmente uma verdadeira pechincha. Pois é, uma das maneiras para se ver se são ou não dos legítimos, é verificar o canto deles do lado do avesso, os legítimos são iguais a isto.

Ou seja, o canto do tapete tem de fazer mesmo canto do direito e do avesso, ficando o canto na diagonal. Se não faz não é de Arraiolos.

Por outro lado não esquecer que, quanto mais cores o tapete tiver, mais o encarece. Implica mais dificuldade na execução dos desenhos, porque estes são mais comple-xos em função da quantidade de cores existentes.

Projecto: Almofada

Aspecto final do trabalho.

ARTIGOS / OPINIÃOPONTO DE ARRAIOLOSPor: Unhas de gato

Page 39: Dragmag14 Hi Res

39www.dragteam.info

ARTIGOS / OPINIÃOLEI DA NACIONALIDADEPor: Unhas de gato

Lei da nacionalidade

Sobre esta matéria, aplica-se a lei 2/2006 de 17 de Abril.

Essencialmente, são cidadãos portugueses (nacionalidade originária):

A) Aqueles que nascem em território nacional, sendo um dos progenitores português.

B) Os que nascem em território estrangeiro, e que um dos progenitores se encontre ao serviço do estado português.

C) Os que nascem em território estrangeiro, sendo filhos de um progenitor de nacionalidade portuguesa, desde que o seu nascimento seja inscrito no registo civil ou que declarem querer ser portugueses.

D) Os que nascem em território português, mesmo que filhos de cidadãos estrangeiros, desde que um dos pais apesar de estrangeiro tenha aqui nascido e aqui resida.

E) Os filhos de cidadãos estrangeiros que não se encontrem ao serviço do respectivo estado de origem e que declarem que querem ser portugueses, desde que no momento do seu nascimento um dos progenitores resida cá legalmente há pelo menos 5 anos.

F) Os indivíduos que nasçam em território português, que não possuam outra nacionalidade.

Presumindo-se à partida, que nasceram em território nacional, todos os recém-nascidos que foram aqui expostos = abandonados.

São estas as condições para se ser considerado à partida como cidadão nacional.

Contudo existem outras formas de adquirir a nacionalidade, que não seja através da nacionalidade originária:

Aquisição de Nacionalidade:

1- Pelos filhos menores ou incapazes, se um dos pais adquirir entretanto a nacionalidade portuguesa, podem também adquirir a nacionalidade mediante declaração.

2- Por casamento, o cidadão estrangeiro desde que esteja casado, há mais de 3 anos com um cidadão nacional, adquire a cidadania portuguesa mediante declaração feita enquanto o casamento durar.

3- Se o casamento for anulado ou declarado nulo, esta aquisição de nacionalidade, não fica prejudicada se o cônjuge estrangeiro estiver de boa-fé. Ou seja, desconhecer que o casamento que contraiu tinha vícios de ordem legal à luz do nosso ordenamento jurídico.

4- União de facto, o estrangeiro(a) que há mais de 3 anos viva com um cidadão nacional, e note-se que a união de facto para ser verificada é em tudo idêntico à situação do casamento, ou seja implica uma vivência em conjunto como se de marido e mulher se tratasse, cama, mesa e habitação, pode adquirir a cidadania portuguesa, sendo a única especialidade, que esta tem de ser declarada pelos tribunais em processo próprio. Reconhecimento da união de facto – Acção Cível.

5- Outro caso, é quem tenha perdido a nacionalidade portuguesa em virtude de declaração feita por tutor ou pelos pais, enquanto a declaração/situação de incapacidade vigorava.

A título de explicação, a incapacidade verifica-se essencialmente em duas grandes situações, para ser simplista;

- Em função da idade, até aos 18 anos ou até sermos emancipados, temos uma capacidade limitada de reconhecimento da relevância jurídica das nossas declarações:

- 2ª Situação situa-se nas circunstâncias em que a pessoa está por si própria:

- Por ter deficiência mental relevante ou;

- Numa situação de abuso de álcool, de drogas, ou;

- Porque não se sabe governar em termos financeiros (prodigalidade), sendo aquilo que vulgarmente se diz um “mãos largas”.

Nestes casos o que se verifica, é que enquanto a incapacidade durar, os nossos pais ou os tutores dos incapazes declarados como tal em tribunal, tem a capacidade jurídica de dizer qual a nacionalidade que o menor ou o incapaz terá.

Contudo a nacionalidade pode ser novamente adquirida, quando os menores se tornam maiores ou o tribunal no caso do incapaz decrete que cessou a

Page 40: Dragmag14 Hi Res

40 www.dragteam.info

ARTIGOS / OPINIÃOLEI DA NACIONALIDADEPor: Unhas de gato

incapacidade, nesse caso apenas terão que declarar que querem a nacionalidade que foi renunciada pelos pais ou tutores.

Também se adquire a nacionalidade portuguesa, por todos os adoptados plenamente por cidadãos nacionais

Como é que a nacionalidade é concedida

O governo português concede a naturalização portuguesa desde que, os seguintes requisitos sejam todos verificados. A falta de alguns impede o processo de naturalização:

1- Serem maiores ou emancipados em face da lei portuguesa.

2- Residirem legalmente, há pelo menos, 6 anos no território nacional.

3- Conhecerem suficientemente a língua portuguesa, a suficiência do conhecimento é avaliado através da prestação de uma prova realizada em estabelecimento de ensino ou em estabelecimento credenciado e mediante inscrição no seguinte endereço:

http://www.provalinguaportuguesa.gov.pt.

4- Não terem sido condenados com transito em julgado da sentença, pela prática de crimes com pena de prisão igual ou superior a 3 anos nos termos da lei portuguesa.

A naturalização é ainda concedida no caso de filhos de estrangeiros, menores nascidos no território português, se estes preencherem:

3) - Conhecimento suficiente da língua portuguesa;

4) - Não condenação por crimes de moldura igual ou superior a 3 anos nos termos da lei penal portuguesa desde que no momento do pedido se verifique uma destas condições:

a) Um dos progenitores, resida aqui legalmente há pelo menos 5 anos.

Ou

b) O menor tenha aqui, concluído o 1.º ciclo do ensino básico.

Verificando-se que uma destas condições está preenchida, verifica-se o exigido em termos legais para o menor poder vir a adquirir a naturalização portuguesa.

Poderá o governo conceder ainda a nacionalidade portuguesa:

- A indivíduos maiores, com dispensa dos outros requisitos, quando estes já tenham tido e perderam-na, e nunca tenham adquirido outra nacionalidade.

- Esta também é concedida a quem tenham nascido no estrangeiro, que sejam maiores e não tenham sido condenado por crime de moldura igual ou superior a 3 anos, se estes tiverem pelo menos um ascendente até ao 2.º grau (avós) na linha recta, de nacionalidade portuguesa que não a tenham perdido.

- O mesmo se poderá aplicar a menores cá nascidos, filhos de estrangeiros, com dispensa de

2) - A residência legal, se estes cá permanecerem habitualmente cá, em pelo menos nos 10 anos anteriores ao pedido de naturalização.

- Poderá ainda o governo conceder a nacionalidade, a indivíduos maiores com dispensa dos 2) e 3), residência legal e conhecimento suficiente da língua portuguesa, aos indivíduos que não sejam apátridas (sem país), mas que tenham tido a nacionalidade portuguesa e sejam considerados como descendentes de portugueses, aos membros de comunidades de ascendência portuguesa e a estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes ao estado português ou à comunidade nacional.

O pedido de naturalização é feito a pedido do interessado junto dos serviços competentes (SEF), ou por decisão do ministro da justiça. Em ambos os casos, este processo e respectivos documentos necessários a este, estão isentos de imposto de selo.

Estes são alguns indicativos do que é necessário para se adquirir a nacionalidade, sobretudo porque se assiste a numerosas ideias preconcebidas sobre este tema.

Sublinho que se trata de uma visão geral do assunto, que servirá de guia para as situações em causa. Cada caso é um caso.

Page 41: Dragmag14 Hi Res

41www.dragteam.info

ARTIGOS / OPINIÃOCHINESICES....Por: Briosa

Quem tem acompanhado as notícias da nossa imprensa, nos últimos dias, terá certamente tido conhecimento dos movimentos grevistas dos trabalhadores chineses, reinvindicando melhores salários e melhores condições de trabalho. Não nos vamos pronunciar sobre a justiça ou injustiça desta luta, mas habituados que estamos, ao longo dos tempos, décadas seguramente, às “compras nos chineses”, começámos a pensar se os nossos “negócios” não estariam a chegar ao fim...

E lá se iriam as nossas “Dreambox”, os “Rolex”, os “Omega” e muitas outras maravilhas da técnica chinesa.

Numa recente passagem por aquele território, tive oportunidade de constatar as maravilhas que, na verdade, os chineses conseguem produzir, em réplicas de modelos, normalmente não ao alcance do comum dos mortais, devido à exorbitancia dos seus preços.

E não apenas as “dreambox” de 100 euros, os “Rolex”, “Pateck Philip” ou ”Omega” de 25 euros, cópias fiéis dos modelos originais, mas tambem os Iphone a que nem sequer falta o símbolo da Aple, por 30 euros. Ou os incríveis DVDs a 90 centimos (!!) e Blue-Ray a €1,30!!!

E não se pense que tudo isto é de menor qualidade!

Nos relógios, as máquinas são normalmente de uma marca muito conhecida, mas com um mínimo de qualidade, para dar garantia de um correcto funcionamento do modelo, onde a preocupação de seguir os pormenores do original são uma constante.

Nos Iphones, substituem o cristal do LCD por um plástico menos sensivel ao contacto, mas funcional mesmo assim.

Os DVDs, tem, por regra, naquilo que até ao momento me foi dado ver, boa qualidade de audio e video, tendo, em alguns raros casos, problemas de legendas. Não vêm em embalagens normais de DVD? Não de facto. São apresentados em bonitos saquinhos de plastico, tendo no seu interior a cópia fiel da capa, bem como eventuais anexos que o original também possua.

Mas será que podemos exigir mais por um euro!!?? Os chineses, na sua infinita paciência, são na verdade perfeccionistas, naquilo que, na minha opinião, melhor sabem fazer: copiar originais.

E recordo um anúncio que vi numa das lojas: “The real fake watches” (As verdadeiras cópias de relógios)! Humor refinado até na China...

Page 42: Dragmag14 Hi Res

42 www.dragteam.info

ARTIGOS / OPINIÃOCHINESICES....Por: Briosa

É claro que tudo isto só é possivel na China, onde se vive e trabalha durante as 24 horas do dia, onde às 4 ou 5 horas da manhã vamos ao supermercado fazer compras ou gastar uns trocos no Casino. Não é apenas um Continente diferente, é toda uma cultura, um modus vivendi que nos causam alguma confusão nos primeiros contactos.

Fala-se que será já a maior potência mundial, mas se não for, se-lo-á em breve, queremos acreditar.

E visitar a China não é apenas ver a Grande Muralha ou o Exército Terracota. Há uma pequena cidade, Zhuhai, muito curiosa. Situada junto à fronteira com a RAEM (Região Administrativa Especial de Macau), esta pequena cidade tem a curiosidade de ter os seus subterrâneos convertidos em espaço comercial, quase no género das nossa feiras, onde se pode encontrar de quase tudo, e, principalmente, as “ Real Fake “... Visita obrigatoria para quem se deslocar para aquelas paragens e queira ficar “com os olhos em bico “...

Mas falar da China implica necessariamente falar de Macau, RAEM (Região Administrativa Especial de Macau), que pertenceu a Portugal durante mais de 400 anos. Desde meados do sec. XVI até há cerca de 10 anos atrás. E à chegada logo se dá conta da presença portuguesa, todas as ruas, por norma, tem nome Português.

E na nossa opinião, por aqui se fica a prova da presença de Portugal naquela região chinesa. Como foi possivel estarmos mais de 400 anos naquele local e não haver NINGUÉM, salvo a meia duzia de portugueses que aí trabalham, a falar português? Mais complicado se torna ao verificarmos que tambem não falam qualquer outra lingua para além do chinês (mandarim ou cantonês)! Inglês? Podemos encontrar meia duzia de jovens na área comercial.

Mas não deixaria de ser o local ideal para um estágio português! Não, não estamos propriamente a referirnos a Paulo Bento e à selecção nacional. Seria mais o governo de Portugal!

Na verdade, segundo informação do governo local, se não tivesse receitas nos próximos quatro anos, não teria problemas de tesouraria! Quatro anos! Quando nós, provavelmente, já teremos gasto o que iremos receber nesse tempo!

Page 43: Dragmag14 Hi Res

43www.dragteam.info

ARTIGOS / OPINIÃOCHINESICES....Por: Briosa

Em Macau não há subsídio de desemprego... porque não há desemprego! Estima-se que haja cerca de 2% da população activa que esteja em “desemprego flutuante”. Hoje não tem, amanhã já tem.

Macau, a Las Vegas do Oriente, vive essencialmente dos casinos. As ilhas de Taipa e Coloane estão agora ligadas por terra, através de uma zona chamada Cotai, onde irão nascer mais casinos e mais habitação e comércio.

Os investimentos são principalmente americanos, além, claro, dos de Staney Ho. Cadeias como a MGM, Winn, etc. estão em força em Macau. Mas, segundo nos dizem, os seus investimentos naquela RAEM são obrigatoriamente com dinheiros locais! Ou seja, os americanos não levam o dinheiro da America para Macau. Para aí investirem, necessitam de fazer empréstimos na banca local, sendo que os bancos da China e de Macau tem que estar presentes no consórcio! E das receitas dos casinos pagam 46% ao governo! Assim se justifica a “folga orçamental” que o governo tem.

Macau seria, do nosso ponto de vista, a solução para muitos dos nossos jovens... mas os 14.000 quilometros de distância colocam algumas barreiras, apesar de termos encontrado alguns licenciados recentes a trabalhar aí, e de vários anúncios a pedir profissionais portugueses, nas areas do ensino, advocacia, etc.

Macau, terra das Patacas...

Page 44: Dragmag14 Hi Res

44 www.dragteam.info

QUADRAS EM VERSOQUADRAS

JARDINEIROS HÁ MUITOS...SEUS PALERMAS !

Tantos satélites andam no arE neles abundam tantos canais,Tudo fazemos para os captarE todos juntos não são demais.

Com as antenas bem alinhadasE os LNB’s bem apertados,Nem as ventanias desvairadasNos deixam desgovernados.

Os sinais por nós captadosEntram nas caixas milagrosas,Mesmo estando codificadosExistem voltas frutuosas.

Tudo fazemos para conseguirDesbloquear o bloqueado,No fim ficamos a sorrirCom um objectivo alcançado.

Há quem não ache muita graçaAos métodos por alguns usados,Mas esses são de uma raçaQue gostam de andar recheados.

Exploradores matreiros e engenhososQue estudaram bem o mercado,Mas não passam de uns dolososCom um esquema autorizado.

Só não arrecadam o que não podemOu aquilo que não conseguem,Eles bem que tentam e corremPara alcançar o que perseguem.

São algumas pessoas formadasQue mais parecem vira-latas,Fazem-me rir às gargalhadasQuando dizem que há piratas.

Esta guerra do gato e do ratoEstá longe de ter um final,Todos fazem de gato sapatoPara que alguém acabe mal.

Mas até lá, é ir regandoO jardim por nós plantado,Hajam águas e vento brandoQue o canteiro já está criado.

civicforever

BUSCA DE TEMA

... Mesmo ao lado da casa.Cai a pinga do telhadoCom o coração em brasaBem permaneço baralhado!

... E assim é enganadaA amargura bem latenteNa sensação enamoradaDe um momento presente...

Divagando na imensidãoProcuro o fio à meadaEncontro incompreensãoFica a alma despedaçada

Oh musa vem inspirarVem deleitar meu momentoCamuflar este acre esgarVem alegar meu sentimento.

Por mais que em mim busqueUma claridade, uma aberturaSó encontro luz que fusqueCreio chegada a minha altura

Tal é a forte solidãoMesclada nesta turbaQue nem a pseudo ilusãoMe motiva e perturba

Levantai-vos poetas famososExultem as musas vossasAcordai faunos silenciososDerramai versos e prosas

Para que eu possa citarPlagiando a obra vossa Algo para bem rimarE que não sirva de troça

A este leitor que me lêProcurando enfim, perceberOu tentando ver se vêO sentido deste escrever

Que o maizoom encomendouNum assomo de fotocinePra dizer que poesia publicouEm mais uma DragMagazine!

kimonda

Page 45: Dragmag14 Hi Res

45www.dragteam.info

COLABORADORES DRAGMAGINE

Briosa

Costal

Daniel445

Fox

Juizdidi

Kimonda

Maiszoom

Mogui

Nomia

Numerico

P@Z@x

Phenom

Princflowers

Toze58

Twix

Unhas de gato

Valek

X 5

Zenet

A administração agradece o empenho que todos os membros têm dedicado ao fórum e à Dragmagazine em particular. A todos os nossos parabéns reconhecidos e, mais uma vez, o nos-so agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho que têm vindo a desempenhar.

DragTeam

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário.”Albert Einstein