e a construção do Complexo de Templos exclusivos para os ... · e a construção do Complexo de...

7

Transcript of e a construção do Complexo de Templos exclusivos para os ... · e a construção do Complexo de...

Esta edição especial do informativo ASTRÉA NEWS tem, como objetivo principal, comunicar, ao Povo Maçônico, mais algumas realizações da profícua administração do Supremo Conselho, sob a direção do Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°,

em cumprimento ao Projeto de revitalização de sua sede.

Gradualmente, ao longo de sua administração, vem sendo entregue etapas de obras de reforma e construção de suas dependências, seguindo o calendário, anteriormente, previsto. Nesta etapa, foi inaugurado o pórtico de entrada, o novo muro no entorno da sede, a estátua do “Aprendiz” e as novas instalações da Biblioteca Maçônica “De Campos Ribeiro”, que, ora, reinicia suas atividades, reabrindo ao público maçônico.

Tais realizações vem transformando o Complexo Administrativo do Supremo Conselho em um dos mais belos e modernos do mundo, o que nos enche de orgulho de pertencer a esta egrégia instituição.

Em ato contínuo, nova etapa já se encontra em andamento, com a demolição dos templos antigos e a construção do Complexo de Templos exclusivos para os Graus Inefáveis, Capitulares, Filosóficos e Administrativos, além de um Templo exclusivo para Ordens Paramaçônicas.

Para frente e para o alto, caminhemos sempre!

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 02

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 03

O Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, através das gestões 1998-03 / 2003-

08 / 2008-13 / 2013-18, sob a profícua administração Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, não tem medido esforços para a modernização de sua sede, que ocupa uma área de mais de 13. 300 m², no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O fruto desse hercúleo trabalho tem se traduzido em um dos mais belos e modernos Complexos Administrativos dentre os Supremos Conselhos do Mundo, os quais fazem parte da Muito Respeitável Confederação Mundial dos Supremos Conselhos do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Desde o início de sua administração, o Soberano Grande Comendador tem envidado esforços para dignificar, ainda mais, as instalações da sede do Supremo Conselho, à altura de sua importância e de sua tradição de mais de 18 séculos, cuja história se confunde com a própria história de nossa pátria.

O projeto de revitalização das instalações se iniciou com a conclusão da construção do amplo Auditório Soberano Grande Comendador de Honra Venâncio Igrejas, com capacidade para cerca de 700 pessoas, tendo como particularidade, suas poltronas removíveis, possibilitando sua adequação para a realização dos mais variados eventos, em especial, a de Investiduras ao Grau 33º, quando a presença maciça dos Irmãos excedem a capacidade do Templo do Grau 33º, o que vem tornando-se comum com a adesão acentuada de Irmãos, dando continuidade aos estudos no Rito mais praticado no Brasil.

A imponência do prédio que comporta o Complexo Administrativo, com cerca de 2.000 m², destaca-se por sua arquitetura moderna, com amplas salas, atendendo às necessidades tecnológicas da atualidade, possibilitando a excelência do atendimento a quase uma centena de Regiões Litúrgicas, distribuídas por todo o território nacional. Ainda, junto a esse Complexo, destaca-se o Mall, entrada principal da sede, abrigando a Galeria de Bustos, em bronze, dos Soberanos Grandes Comendadores, nobres Irmãos que tiveram a honra de comandar os destinos do REAA no Brasil.

O projeto de revitalização, também, envolve a construção de um novo prédio exclusivo, que comportará os Templos para cada Alto Corpo, sendo um para os Graus Inefáveis (4-14); um para os Graus Capitulares (15-19); um para os Graus Filosóficos (19-30); um para os Graus Administrativos (31-32); além de um templo exclusivo para as Ordens Paramaçônicas, DeMolay, Filhas de Jó e Estrela do Oriente.

O Templo exclusivo para a realização das Investiduras ao Grau 33º, com mais de 500 m², foi entregue em dezembro de 2012. Uma bela obra com capacidade para mais de 200 lugares. Em sua área externa, as ruas foram pavimentada com bloquetes de cimento; em seu entorno, foi edificado um novo muro de alvenaria, metade em gradil, com mais de 300 metros, que cerca toda a área da sede. Internamente, recebeu um gramado, com projeto paisagístico e iluminação específica em tom âmbar, destacando, ainda mais, a beleza arquitetônica dos prédios.

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 04

O antigo prédio, com 560 m², que abrigava a antiga sede administrativa já está sendo projetado para preservar a história do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil, com a futura criação do Museu do REAA, obra que deverá ter início após a conclusão do Complexo

de Templos dos Altos Graus, reunindo tradição e modernidade.

Com o Plano de Obras e Reformas em estágio adiantado, o Soberano Grande Comendador, sabiamente, dispensa especial atenção, também, para um Projeto Cultural, a fim de estimular o estudo e a pesquisa. Em um primeiro momento, criou o Informativo Virtual ASTRÉA NEWS, a fim de dinamizar a informação das atividades do Supremo Conselho, atualmente, em sua 26ª edição. A REVISTA ASTRÉA, voltando a sua formatação original,

passa dedicar especial atenção para a publicação de matérias de cunho doutrinário, com assuntos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Cumprindo a rotina de entrega de obras e reformas, no dia 1º de outubro de 2013, o Soberano Grande Comendador inaugurou o novo pórtico de entrada do Supremo Conselho e o novo muro em alvenaria no entorno da sede, o qual possibilita que a imponência arquitetônica de sua sede possa ser contemplada, também, pelos transeuntes.

No mesmo dia, também, foi inaugurada a estátua, “O APRENDIZ – O Homem em Busca da Perfeição”, localizada na entrada principal da sede, ao lado dos mastros das bandeiras, personificando o constante trabalho maçônico de se autolapidar, o que se espera de um iniciado em nossos augustos mistérios, a fim de edificar a Grande Obra do Senhor dos Mundos, do Grande Arquiteto do Universo. A bela estátua foi uma gentil doação da Grande Loja Maçônica do Paraná, ofertada pelo seu Sereníssimo Grão-Mestre, o Poderoso Iraci da Silva Borges, 33º.

O Soberano Grande Comendador ressaltou sua inestimável amizade de longos anos com o Sereníssmo Grão-Mestre, agradecendo-o pela demonstração de carinho e pela excelente relação de amizade entre o Supremo Conselho e a Grande Loja do Paraná. Em suas palavras, o Sereníssimo Grão-Mestre, disse que a Grande Loja do Paraná doou, a cada Loja Símbólica jurisdicionada, uma estátua idêntica, tendo, agora, a honra de poder ofertar ao Supremo Conselho, tão expressivo monumento, representando a mais alta estima e consideração entre as egrégias instituições.

Em ato contínuo, o Soberano Grande Comendador inaugurou a fachada externa do Novo Templo do Grau 33°, com fixação da “Águia Bicéfala”, símbolo do Supremo Conselho.

No aspecto cultural, nessa mesma oportunidade, o Soberano Grande Comendador, por sua iniciativa, concretiza uma grande aspiração dos Irmãos estudiosos e pesquisadores com a reativação da Biblioteca Maçônica “De Campos Ribeiro”, em suas

novas e moderníssimas instalações, ocupando a parte frontal do Complexo Administrativo, ao lado da entrada principal, ambígua à Galeria de Bustos dos Soberanos Grandes Comendadores.

Enfatizando dar mais qualidade ao aprendizado nos Altos Graus, o Soberano Grande Comendador buscou dignificar as instalações da Biblioteca. Triplicou sua área, passando de 42 m² para 125 m². O local recebeu tratamento e controle climatizado e sistema de desumidificação, 24h/dia, a fim de se manter a longevidade do acervo. O assoalho, antes, em tábuas corridas foi, totalmente, substituído por porcelanato de alto padrão branco, o mesmo que fora utilizado no interior do novo Templo do Grau 33º. No espaço cultural, além da biblioteca, recebeu uma Videoteca com equipamentos de última geração, o que possibilitará a exibição de vídeos maçônicos educativos, a fim de facilitar a elucidação de assuntos antes pesquisados no acervo da biblioteca.

Também, recebeu uma ampla e confortável Sala de Leitura, com sofás e iluminação especial, além de mesas de reuniões para pesquisas em grupo e box reservados para pesquisas individuais, com Wi-Fi. Foram adquiridas novas estantes para o acervo, expositores de revistas e estantes específicas para o acervo de CD/DVD e fotografias. Foi criada a Oficina do Livro, com a aquisição de um scanner específico para

digitalização de livros e revistas, onde poderão ser digitalizadas, entre outras, obras raras, para facilitar o acesso ao público maçônico, sendo seus originais preservados, a fim de compor o acervo do Museu do Rito, que futuramente, será criado.

O acervo, ainda, em fase de expansão, foi, totalmente, catalogado por uma empresa especializada em biblioteconomia. Quanto ao acervo, atualmente, o Supremo Conselho está na fase de aquisição de novos títulos, junto às editoras maçônicas, a fim de complementá-lo.

As divisórias internas são em vidro liso translúcidos, suas paredes brancas e piso branco, possibilitam, junto à iluminação interna, a claridade perfeita ao ambiente.

O usuário poderá dispor de um terminal de computador exclusivo para acessar o acervo, localizando pelo autor, título ou tema, facilitando a escolha do livro para suas pesquisas. O site

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 05

do Supremo Conselho reservará um espaço com a listagem completa e atualizada do acervo, a fim de facilitar os usuários.

Quando da inauguração das novas instalações da Biblioteca Maçônica “De Campos Ribeiro”, em homenagem à memória de seu ilustre patrono, foi inugurado o espaço “Memorial De Campos Ribeiro”, onde se poderá ter acesso a biografia do nobre Irmão, sua foto, exemplares de suas Obras Literárias, teses de mestrado e doutorado em que o mesmo te sido citado, devido sua enorme contribuição à cultura.

O patrono, o saudoso e Poderoso Irmão José Sampaio de Campos Ribeiro, 33º, foi Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico para o estado do Pará e o, então, território do Amapá (1972-78). Sua obra, assim como detalhes de sua vida profana e maçônica poderão ser acessados em seu memorial, inclusive por vídeo.

O Supremo Conselho, na pessoa do Soberano Grande Comendador, teve o carinho de convidar os familiares do patrono da Biblioteca, que estiveram presentes representados por sua filha Mirtes De Campos Ribeiro, suas Sobrinhas Sandra Regina e Agnes.

A inauguração desse espaço cultural, ora aberto ao público maçônico, como imprescindível apoio ao estudo e à pesquisa, era uma antiga aspiração do Soberano Grande Comendador, a fim de exaltar a cultura e atender a explícita necessidade de um

local apropriado, onde nossos Irmãos pudessem realizar suas pesquisas. A Biblioteca estará aberta ao público maçônico, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (21) 3369-8000 ramal 224 Irmão Feitosa - Grande Bibliotecário, ou com o Irmão Ademir.

Ainda, complementando tal projeto cultural, estamos em via da criação da Biblioteca Virtual, o que possibilitará aos irmãos dos demais estados do Brasil, ter acesso a um acervo virtual, onde poderá baixar material de pesquisa para confecção de suas Peças de Arquitetura.

Estiveram presentes ao memorável evento a Alta Administração do Supremo Conselho composta pelos Poderosos Irmãos Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º- Soberano Grande Comendador;

Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º - Lugar Tenente Comendador; Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33º - Grande Ministro de Estado, 33º; Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º - Grande Secretário Geral do S.I.; Maurício Soares, 33º - Grande Tesoureiro; Carlos Antônio Deveza, 33º - Grande Secretário do Interior; Sérgio Antônio Medeiros Vieira, 33º - Grande Secretário

de Interior Adjunto; José Alves de Alencar, 33º - Grande Guarda dos Selos; Francisco Feitosa da Fonseca, 33º - Grande Bibliotecário, além do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, Poderoso Irmão Iraci da Silva Borges, 33º, acompanhado do Poderoso Irmão Luiz Maçaneiro, 33° - Grande Secretário Adjunto para Ações Sociais da GLP.

Fechando o marcante evento, foi oferecido um ágape fraternal, reinando um clima de descontração e alegria, pela concretização de mais uma etapa de grandes e importantes realizações que, em muito, engrandecem nossa augusta Ordem e, em especial, destacam a profícua administração do Supremo Conselho do rito mais praticado no Brasil.

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 06

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 07