E aconteceu que, abençoando-os Ele (Jesus), se apartou...

16
Boletim Formativo e Informativo Ano 13 Número 77 Março-Abril-Maio 2000 "E aconteceu que, abençoando-os Ele (Jesus), se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-O eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus" (Lucas 24:51-53)

Transcript of E aconteceu que, abençoando-os Ele (Jesus), se apartou...

Bole

tim

Form

ati

vo

eIn

form

ati

vo

Ano

13

Núm

ero

77

Març

o-A

bri

l-M

aio

2000

"E aconteceu que, abençoando-os Ele (Jesus), se apartou deles efoi elevado ao céu. E, adorando-O eles, tornaram com grande júbilopara Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando ebendizendo a Deus" (Lucas 24:51-53)

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

Ficha TécnicaPeriódico bimestral visando ainformação e edificação do Povo deDeus.

Email

SUSTENTADO ATRAVÉSDE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

Propriedade:

Director: CARLOS ALVESEditor: SAMUEL PEREIRA

Redactor: JOEL PEREIRA

Administração:

[email protected]

Colaboradores Regulares:

Impressão:

Copyrights:

Reg.Min.JustiçaDepósito Legal:Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar: 150 $ 00

Comunhão das Igrejas dos Irmãos emPortugal (CIIP).

..

Email: [email protected]

Email: [email protected]

Av.João de Deus, 14864500 Espinho PORTUGAL.Tel. 22 7343652; 227115086

Manuel Ribeiro António CalaimJayro Gonçalves Arnold Doolan

Samuel Oliveira.

R.Areal, 4528-S. J.Ver. Tel.056-312037

© Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada.

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. À Comissão de Publicações doDeprtamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades dasAssembleias dos Irmãos.

sob n.º 280.21.402/88.

:

GRáFICA MONUMENTO

Os artigosassinados são da responsabilidadeindiv idual . Os ar t igos que nãocorrespondam à linha doutrinária einformativa deste jornal, não serãopublicados.

Ig. Palhal............. 03 Ig. Alto Maia......... 10 Ig. Monte Arco.............. 18Ig. Brito............... 04 Ig. Aveiro.............. 05 Ig. Valadares................ 1,5Ig. Silvalde......... 05 Ig. Alumiara.......... 04 Ig. Amial....................... 03Ig. Tovim Meio... 02 Ig. Pardilhó........... 05 Ig. Carrascal................ 05Individuais........ 33,5

2

www.come.to/refrigerio.pt

Ficha Técnica

Se tem acesso à Internet, visite-nos noendereço acima referenciado. Além dosartigos publicados na presente revista,encontrará dezenas de artigos de"Refrigério's" anteriores.Se pretender enviar-nos algumamensagem, use o formulário ali existenteou remeta-nos um emai l para:[email protected].

finançasfinançasOfertas recebidas para sustento do Refrigério até ao dia 13.5.2000, asquais agradecemos.Valores em contos. Saldo Actual: 120c. Neg.

CARLOS ALVES

Sentimos o dever de continuar aestimular os queridos leitoressobre este tema, pois recebemos

algum encorajamento por parte de algunsirmãos.

Um irmão, com mais de 80 anos, deleita-se mesmo com esta idade emtestemunhar do seu Senhor. Conta-nosele que, desde que adquiriu a suaprimeira Bíblia, logo Deus o começou ausar para levar almas à salvação. Na suaterra havia três rapazes que estudavamnum Seminário católico para seremordenados sacerdotes daquela igreja.Porém, pela graça e misericórdia doSenhor, ele foi usado para lhes mostrar ocaminho da salvação e o erro da religião.Resultado: um doutorou-se e casou maistarde; outro empregou-se num Banco e oterceiro tornou-se num industrial demobiliário.

Havia ainda um padre, natural da Serrada Estrela, com quem o nosso irmão tevemuitas controvérsias sobre a religiãocatólica e a Bíblia. Há uns quinze anoseste padre informou-o que tinha deixadode ser padre e que era agora professor.

Um certo fabricante e vendedor demalhas de senhora a quem este amadoirmão, repito, que tem mais de 80 anosevangelizou, agora salvo tambémevangeliza os seus próprios clientes,graças a Deus!

Fomos convidados recentemente aministrar a Palavra no aniversário de umanossa igreja ali para os lados da regiãocentro. A Casa de Oração, emborapequena, encheu-se e foi para nós demuita consolação e benção termosouvido o testemunho de várias irmãs,recordando o que passaram quandocinquenta anos passados um casal

começou ali a testemunhar do Senhor. Asdificuldades eram muitas, a perseguiçãoera feroz, mas o testemunho que oscrentes davam evangelizando erapoderoso, graças ao Senhor!

Como dissemos, no número anterior,temos um passado digno e brilhante.Temos ainda muitos amados e queridosirmãos e irmãs que têm muito que contar.Temos queridas irmãs e irmãos com 60,70, 80 e até 90 anos que vale a pena ouvi-los. Suas histórias fazem-nos chorar. Oque sofreram ao ouvirem e receberem oEvangelho. Como a vida foi difícil para semanterem firmes e fiéis ao Senhor. Mascomo o Senhor lhes deu a vitória.Verdadeiros milagres o Senhor operoupara os proteger e sustentar, glória sejadada a Ele!

A nossa juventude precisa de ouvir taistestemunhos. Os jovens precisam deconhecer a história do Movimento dosIrmãos. Todos precisamos de serrecordados que o Senhor é o mesmo eque Ele, em momentos de crise espiritual,sempre levantou homens e mulherespara mudarem as coisas, para levantarsem povo e criar um avivamentoespiritual.

"Eis os milhões que em trevas tãomedonhas, jazem perdidos sem umSalvador!

Quem, quem irá as novas proclamandoque Deus, em Cristo salva o pecador?

Portas abertas, eis por todo o mundo!Crentes em Cristo, firmes avançai, E semtemor, unindo as vossas forças, daescravidão os povos libertai!

Todo o poder o Pai me deu na terra comolá no Céu! Ide, pois, anunciai o Evangelhoe eis-Me convosco sempre!" H.C. nº 411

EDITORIAL

O que faz FALTA (2)

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

03PERSPECTIVAS

HORÁCIO SANTIAGO

Fazei tudo sem murmuraçõesnem contendas; para que vostorneis irrepreensíveis e

sinceros; filhos de Deus inculpáveisno meio de uma geração pervertidae corrupta, no qual resplandeceiscomo luzeiros no mundo (Filipenses2:14-15)

Na Grécia antiga havia um jogochamado "Carreira de tochas".

Este jogo acontecia sempre á noite.Cada integrante de uma mesmaequipa devia percorrer uma certadistância com uma tocha acesa eentão passá-la ao que o sucedia. A

equipa ganhadora era a primeira queconseguia chegar ao final sem que atocha se apagasse. Devia ser ume s p e c t á c u l o p i t o r e s c o eimpressionante ver todas aquelasluzes sendo passadas rapidamente naescuridão.

Também desde o principio docristianismo, cada geração de crentestransmite á geração seguinte a tochada fé.

Hoje essas luzes brilham em muitaspartes do mundo e elas constituem otestemunho que cada crente dá do seuSenhor.

Os que amam o Senhor acima de tudoe obedecem aos seus ensinos. Atravésde seu comportamento e de suaspalavras, podem reflectir algo dEle,que é a "Luz do mundo" (João 8:12).

Os que constantemente olham com fépara o ponto de chegada da corrida:

Jesus glorificado, é o autor da fé.Sejamos um desses vencedores!

Quais são os corredores cujas tochasdão luz mais intensa?

Quais são os corredores vitoriosos nacarreira cristã?

As Tochas

Envelhecer com animação

Aduração da nossa vida é

de setenta anos, e se alguns,pela robustez, chegam a

oitenta anos, o melhor deles écanseira e enfado, pois passarapidamente e nós voamos" Salmo90:10

Já nos tempos bíblicos se associava áterceira idade a canseira e o enfado.

De facto, com o avanço da idade aspessoas sofrem de uma diminuição geraldas suas capacidades, tornando-semuito vulneráveis, cada vez maisdependentes e, ao constatarem que o"tempo não volta a trás" entram muitasvezes em depressão e em "enfado".

Os idosos têm a necessidade de verva lo r i zadas a sua exp ressão ,criatividade, iniciativa, bem como ascapacidades, elasticidade e força queainda lhe restam. Eles precisam de ajudapara exe rc i t a r todas as suaspotencialidades no tempo livre que têmem excesso.

Valorizando os seus utentes, aAssociação "Vida Nova"- Lar de Idosos,tem promovido, dentro do seus recursosfinanceiros e humanos, diversasactividades para ocupação dos temposlivres como por exemplo: ginástica,trabalhos manuais, jogos, passeios,visitas a exposições, vídeos, intercâmbiocom outros lares e participação eminiciativas promovidas pela Câmara

Municipal de Estarreja, Santa Casa daMisericórdia de Estarreja, etc.

Para enriquecer todas estas actividades,á semelhança do ano passado, o Lar"Vida Nova", candidatou-se a umprojecto de animação que intitulamos" " e que foiaprovado e apoiado pelo InstitutoPortuguês da Juventude. Assim desde odia 1 de Março do corrente ano,contamos com " Jovens Voluntários paraa Solidariedade" que tens comoobjectivo participar na "animação" dosnovos utentes, com a frequência de 10horas semanais durante 6 messes.Contrariamente ao que o leitor possapensar, os idosos conseguemsurpreender-nos com aquilo que aindapodem fazer, criar, aprender e ensinar.

Por isso, Prezados Leitores colaboremconnosco nesta cruzada: Se têmmaterial útil para trabalhos manuais queposam ou desejem ofertar (por exemplo:lãs, tintas, tecidos, pincéis, arame,alicates, cola, papel, cartão, etc.); seconhecem lugares que possamos visitar(com baixos custos para o Lar);actividades em que podemos participar;jogos que podemos fazer ou usar; ououtras ideias para "animar", nósficaremos muito gratos pela vossa ajudae intervenção.

"Envelhecer com animaçãoÉ pôr corpo e mente em acção

Alegrar o coração do anciãoCom a vossa colaboração!"

(Lar Vida Nova)

Envelhecer com animação

Teve lugar no dia 25 Março 2000,em Pardilhó, uma reunião dosCorpos directivos do Lar sendo factos mais salientes osseguintes:Aprovado o relatório e Contas da Gerência de 1999.Informações sobre a inscrição do Lar no PIDAC.O Lar comporta 10 utentes estão 28 a aguardar oportunidadepara entrar.É necessário realizar a 2ª fase das Obras mas os 520 associadosno presente são um numero ainda baixo.Todos os interessados em ajudar podem-se inscrever-se comuma quota mensal de 500$00.Escreva-nos: LAR VIDA NOVA - Rua das Agras-15 -3860-Pardilhó.Próximas reuniões em Pardilhó nos dias 20 de Maio e 16 deSetembro pelas 17 horas.la

rvi

da

no

va

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

TESTEMUNHO4

JOÃO ARTUR CORREIA

Amados irmãos:oje mesmo -23 Março 2000-encontrei um colega daSiderurgia Nacional, mais novo

que eu em idade e na empresa, que medisse: "Há anos que não te via; jáestou reformado há 3 anos, com o

ordenado inteiro, e vivo bem e semproblemas".

Há 13 anos aceitei a chamada divinapara deixar aquela empresa e o meutrabalho secular, não trazendo umescudo de indemnização, não tendo areforma por inteiro ou parcial, nãotendo uma vida desafogada no mundosecular, mas tendo em contrapartida,uma consciência feliz por saber queajudo espiritualmente os outros,coopero com o Senhor na Sua Obra,quer na Igreja local em Almada(Castelo) quer na União Bíblica.Disponível para servir Quem se deupor mim. O pão de cada dia não me temfaltado, tenho uma família numerosaque ora por mim com fidelidade (afamília da União Bíblica e da Igrejalocal ) , tenho visto e sent idoverdadeiros milagres em mim, nafamília e na obra a que tenhodevotado. Sou feliz, muito feliz, porqueestou na "industria das almas" e não nado aço, como um colega a mim sere fe r i u quando abandone i aSiderurgia. Ao percorrer o país nasvisitas ás congregações locais,enr iqueço o meu "patr imónioespiritual" e conheço o quanto vale afamília de Deus. Não há dinheiro quepague toda a riqueza espiritual, e atématerial... que Deus me tem concedidopelo Seu favor.

Problemas? Dificuldades? Na família efora dela? Certamente a começar pelaminha fragilidade e imperfeiçõesmúltiplas. Mas confio n'Aquele que emmim começou a boa obra e que, dia adia, a vai aperfe içoando atéao grande Dia. A minha capacidade

vem d'Ele.

Sinto-me felicíssimo por redigir notasdiárias na revista do Hoje, na U. B., pordirigir campos bíblicos de jovens eadultos e ver a presença do Senhorentre nós, por pregar e dirigir os

louvores Aquele que é meu Senhor.

Que mais quero, senão que gostariade realizar muito e muito mais para oSenhor? O aprofundar da Palavra deDeus tem sido para mim umpreciosissimo tesouro. Colocar aoserviço da Igreja local o conhecimentoe as experiencias adquiridas na U. B.,e vice-versa, tem sido uma manancialde valor incalculável para a minhacarreira cristã.

Ver como Deus abre ou fecha portas,ver como Deus resolve problemas quepara mim eram de muito difícilresolução, ver como Deus (no Seutempo e no Seu horário) envia asolução inesperada em voluntários ouem finanças para o desenvolvimentodo ministério, ver como enriqueço na fépelo que me acontece no dia a dia dotrabalho, é ver, afinal, o Amor, a Graçae a Fidelidade do Senhor em minhavida.

Não estou arrependido por O servir,pelo contrário, tenho um cântico degratidão ao meu Deus pela Sua vitóriaem mim. Convertido aos 15 anos pelaPalavra de Deus no Carrascal,chamado pelo Senhor para a Obra aos47, espero gastar o resto da vida paraAquele que deu toda a Sua vida paraeu ser feliz eternamente.

Dedicadamente ao dispor de todos,

No Amor de Cristo.

João Artur C. Correia

H

estudos bíblicos da Igreja local, portocar ao orgão, ou no acordeão, os

Por tudo isso, e apesar de não estarreformado com o ordenado por inteiro(como poderia estar se estivesse aservir uma empresa passageira),posso dizer, a todos os leitores que,dar a Deus o que a Ele pertence-tempo, saúde, dinheiro, capacidades,talentos, dons, etc., etc.,- é a melhordecisão que se pode tomar aquandoda Sua chamada.

testemunho pessoal

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

05RETOQUES

DIVERSOS

Confissões Não Católicas reclamamigualdade

Temperamento

Carta de um escritorafricano anónimo

AAliança Evangélica Portuguesa (AEP) criticou a

"discriminação de que são alvo as igrejas não católicasrelativamente ao ensino religioso nas escolas

portuguesas".A propósito do 1º Encontro Nacional de Alunos e Professores deEducação Moral Religiosa Evangélica, que decorreu em 20 deMarço 2000, em Lisboa, na Aula Magna da Reitoria daUniversidade de Lisboa, sob o lema "Um olhar sobre o futuro". RuiSantos, secretário-executivo da AEP, defendeu "total igualdadede direitos para todas as confissões religiosas" em Portugal.""Apesar de a lei permitir o ensino de outras religiões nas escolas,a discriminação continua, porque os professores católicos nãopagam IRS e, por outro lado, é exigido às confissões não católicasque as turmas tenham um mínimo de dez alunos", Os Evangélicosao fim de dez anos a ensinar nas escolas portuguesas, têm,actualmente, mil alunos em 124 turmas, em 61 escolas por todo opaís, instruídos por 41 professores.Em Portugal desde 1921, mas com estatuto só a partir de 1935, aAEP congrega cerca de 600 igrejas, num total de 1.500 locais deculto, estimando-se os seus fiéis em cerca de 250 mil.

Orapaz que tinha um temperamento

muito ruim. Umdia o pai deu-lhe umsaco com pregos e disse-lhe que toda

vez que perdesse a sua paciência, deveriamartelar um prego na parede da casa.No primeiro dia enfiou 37 pregos na parede.Mas em algumas semanas, ele foi aprendendoa controlar o seu temperamento e o número depregos mar te lados por d ia reduz iugradativamente.Ele descobriu que era mais fácil controlar o seutemperamento do que martelar todos aquelespregos na parede.Finalmente chegou o dia em que não perdeu apaciência nenhuma vez. Então ele alegrementeinformou seu pai.E... o pai sugeriu que, agora, ele deveria retirarum prego por cada dia que conseguissecontrolar seu temperamento.Ele assim fez e verificou que a parede ficoudiferente: tinha grandes buracos criados pelaremoção dos pregosQuando abres a boca contra teu Irmão, deixascicatrizes exactamente como estas. Quandofalas de coisas que não tens a certeza sujas aparede do edifício, que é a IgrejaNão importa quantas vezes pedes desculpa, oburaco vai ficar lá .Um ferimento verbal é tão ruim quanto umferimento físico. (Adaptado por Samuel Pereira)

Meu irmão branco...

Quando eu nasci, eu era negro.Quando eu cresci, eu era negro.Quando eu vou ao sol, eu sou negro.Quando eu estou com frio, eu sou negro.Quando eu estou com medo, eu sou negro.Quando eu estou doente, eu sou negro.Quando eu morrer, eu serei negro.

E você Homem Branco ?Quando você nasceu, era rosa.Quando você cresceu, era branco.Quando você vai ao sol, fica vermelho.Quando você fica com frio, fica roxo.Quando você esta com medo, fica branco.Quando você fica doente, fica verde.Quando você morrer, ficará cinza.

Depois de tudo isso, Homem Branco, vocêainda me chama de homem de cor ?

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

MÚSICA6

EDGAR DE ALMEIDA

Este o hino que ficou mais gravadona história, dentre os inúmerosescritos pelo Sr. WilliamCowper,

um ing lês , nasc ido em Grea tBerkmpstead, Hartfordshire, a 26 denovembro de 1731.

Apesar de vir de uma família muitodistinta, seu pai era pastor e seu tio,ministro da justiça, contudo teve umavida bem acidentada. Perdeu sua mãe aos seis anos de idade e aos dez anosfoi mandado para um colégio interno,onde os meninos maiores muito omaltrataram. Ele era muito tímido. É elequem diz: "Quase todos os dias euestava no gancho"; e vivia uma vidahorrível e cheia de desapontamentos.

Quando Cowper se tornou homemescreveu uma poesia chamada"Tirocínio", na qual ele retracta bem oque um menino como ele sofre nessescolégios internos; e, as crueldadesrecebidas por ele, tornaram-no capaz deenfrentar mais tarde outras dificuldades.

Alguns anos mais tarde ficou doentementalmente e aí tornou-se mais difícilos estudos para a profissão de advogadoou juiz que por longos anos procurousem conseguir.

Nessa constante e longa luta Cowperpensou que seria impossível ser salvo.Mas, em julho de 1764, sentado nojardim de sua casa e lendo as Escrituras,foi impressionado pelas palavras de

O Espírito Santo actuou em seu coraçãoatravés daquelas maravilhosas palavrase, ali mesmo, rendeu-se a Cristo, sendosalvo dos seus pecados. é ele mesmoquem conta o que aconteceu:

É assim mesmo. No momento em quecremos no Evangelho da nossasalvação, passamos da morte para avida. Não leva anos, meses ou dias, parasermos salvos. No momento queolhamos para Cristo, com fé, somosfeitos filhos de Deus! (João 1:12). Foiisso que trouxe paz e alegria na alma deWilliam Cowper.

Quando já tinha 34 anos de idade e tendosido restaurado daquela enfermidademental, uns amigos levaram-no para suacasa e lá, com outro amigo, JoãoNewton, escreveu e compilou várioshinos, formando um hinário chamado"Olney Hymn". Além dos 64 hinos dosquais era composto o referido hinário,William Cowper escreveu muitas outraspeças mediante as quais foi consideradoentre os primeiros na poesia inglesa.

Além disso ele lutou muito pela causados pobres e dos escravos: até osindefesos animais entraram nas suaspoesias! Era, também, muito interessadoem Missões Cristãs, como deve ser todoverdadeiro cristão.

Assim, entre os inúmeros hinos escritospor ele está o que hoje focalizamos econta-se a seguinte história, muitointeressante, a respeito dele:

O Sr. Cross tinha um vizinho descrente,para o qual devotou grande interesse,

pois estava enfermo. Tentou, por váriasvezes, visitá-lo para falar-lhe da sua vidaespiritual, mas sua mulher, instruída pelomarido, recusava sempre a visita dealguém que desejasse falar-lhe dereligião. Mas este amigo não desanimouem suas tentativas e logo encontrou umasaída.

Na vizinhança havia uma jovem cuja vozera mansa e expressiva. O Sr. Cross lhedisse: "Mabel, gostaria de cantar o hino'Há uma fonte sem igual' junto àquelajanela onde se encontra um homemenfermo?" Mabel ficou tão feliz em poderfazer aquele serviço para o Senhor e, oresultado foi que a esposa do vizinhoenfermo ofereceu -lhe um lindo buquê deflores e, em poucos minutos, ela foiconvidada a entrar no quarto; colocandoo buquê sobre a mesa, começou a cantaro hino para o enfermo. Linha após linha,o hino foi entoado com toda a ternura quelhe era própria.

O enfermo ficou tão emocionado queperguntou à moça onde havia aprendidoaquele hino e ela respondeu que foi naEscola Bíblica do Sr. Cross. O enfermopediu, então, que o Sr. Cross viesse e lhefalasse. O que se passou, então, pode-se dizer em uma palavra: "Foi como umtição tirado da fogueira".

O Sr. Cowper foi ter com Cristo no dia 25de abril de 1800, com 69 anos de idade,deixando muita saudade.

E o hino aparece nos "Hinos e Cânticos"com o número 29, na excelente traduçãodo também saudoso irmão StuartEdmund Mc Nair.

A música é do famoso e apreciado cantore compositor Ira David Sankey.

Romanos 3:24-25 "Porque todospecaram e destituídos estão da glória deDeus; sendo justificados gratuitamentepela sua graça, mediante a redençãoque há em Cristo Jesus, ao qual Deuspropôs como propiciação, pela fé, no seusangue, para demonstração da suajustiça por ter ele na sua paciência,deixado de lado os delitos outroracometidos;"

"Não seicomo, mas num momento, recebi poderpara crer e o Sol da Justiça brilhou emmeu coração. Vi claramente a suficiênciado sacrifício feito por Cristo; o perdãoatravés do Seu sangue; a completa eampla justificação".

Histórico

inosdos

Há uma fonte sem igual, que nos abriu Jesus;Um secular manancial, que nasce ali na cruz.

Foi amor, divino amor, fiel, veraz, sem fim,Aquele amor que ao Salvador

Levou à cruz por mim.

Fonte sem igual

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

7NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS

Departamento Missionário

________________________

FarinhasApartado 1422636 902 Rio de Mouro

________________________

João e Ruth Vogel (MPC)Av Chaby Pinheiro, 3-4D2725 - 265 Mem Martins

________________________

Rui Pedro, Sandra, DanielFreireR.Prf. Guilherme AssunçãoLote 3 - 2 Esq. 2640 488 Mafra

N

A

ão cesses de falar deste livro da leiantes medita nele dia e noite paraque tenhas cuidado de

então, farás prosperar o teu caminho e serábem sucedido. (Josué 1:8)

Amados no Senhor, saudações no nomedo Senhor.

É interessante olhar para esta promessa deDeus a Josué e extensiva a todos nós:Farei prosperar o teu caminho e serás bemsucedido, mas tem uma condição.

Porque nós queríamos fazer segundo avontade de Deus, desde Setembro temosvindo a pedir a Deus o plano para África.Conforme íamos orando recebemos 3cartas de Angola e 3 de São Tomé pedindopara voltar. Ambos os países pediamtreinamento para líderes. Não queríamosagir por preferências, mas segundo avontade de Deus. O Senhor respondeu deuma forma interessante, trazendo tambémum jovem muito dedicado ao Senhor quedeseja acompanhar-nos. Assim querendoDeus estaremos em Angola para ministraraos líderes, durante os meses de Julho eAgosto.

Na ultima carta que vos escrevemosmencionamos que tínhamos sonhos quequeríamos ver realizados, já não são todosque estão por realizar. Damos graças aoSenhor pela possibilidade de uma novasala de cultos nem Vila Verde. Por favor orepor cada crente naquela aldeia e pelotestemunho de cada um.

Às Quintas feiras temos um grupo deestudo Bíblico na nossa casa. Temos vindoa estudar acerca de vida familiar. O Luís e aDina fizeram uma decisão por Cristo. Orepor eles cada dia, há muita oposição emuita luta. Eles estão a ler a Bíblia e a virsemanalmente, mas ainda não estão muitomotivados a ir à igreja.

A Dona Dores começou a encontrar-secom a Léta às Segundas feiras à tarde,começaram a estudar a Bíblia e ela aceitou

Jesus. Tem vindo a crescer espiritualmentemas há vínculos com o passado queprecisam ser quebrados. Ore por ela. Eladeseja ardentemente que o seu maridoaceite Cristo. Ore para que ele possa verJesus através da sua esposa.

Estamos tão gratos ao Senhor pelo irmão/ãorar por nós. Mas precisamos de muitosmais intercessores que estejam dispostosa orar diariamente por nós. Pedimos aoirmão/ã que se tem amigos fieis na oraçãodê-lhes uma cópia desta carta para queorem por nós. Gratos no Senhor.

aula de EMRE (Educação Moral eReligiosa Evangélica) ia começar,quando reparei que um aluno tinha

escrito no quadro - - e estafrase serviu como ponto de partida.

- perguntei.-

. - Foi a resposta e continuei: -- . - É

Esta questão preocupou-me, não sónaquela aula, mas em todo o meu trabalhocomo professor da disciplina de EMRE,naquele Escola pública. São somente dezalunos inscritos na EMRE, com algunsvisitantes de vez em quando, mas é umaEscola com mais do que 1 100 alunos, umaEscola, como há muitas na mesma área etambém em todo o país. Somos umapequena minoria, com uma mensagempoderosa, porém temos que redescobriresta mensagem no seu contexto original.Toda a história tem um começo e um fim, eassim também é com a Bíblia, a história deDeus com a humanidade, e é isto o que émaravilhoso no contexto escolar... Comesta base queremos chegar até a vinda doMessias prometido, ou seja à vida, aoensino, à morte e à ressurreição de Jesus.

Neste contexto histórico, as perguntascruciais da existência humana: P

? recebem asrespostas certas e a frase,

, fazsentido.

Na EMRE tenho tanto alunos evangélicos,como outros, e assim tenho a oportunidadede ajudar aos alunos crentes acompreender o ensino da Bíblia, dumamaneira que os capacita a enfrentar oensino da escola pública como cristãos, epara que eles possam viver a suaconvicção com compromisso, neste meioescolar desorientado; como também deensinar a Bíblia cronologicamente aosinteressados na fé cristã, para que possamentender o porquê da vida e da obra deJesus Cristo. É o meu primeiro ano deensino entre os adolescentes e jovens do2º e 3º Ciclo, e tem sido uma experiênciagratificante, porque a escola é o sítio ondeeles convivem maioritariamente.

fazersegundo tudo quanto nele está escrito;

Deus é amor

Deus é amor, sim, mas porque?Porque Ele deu o seu filho para morrer por

nós Sim, eporque? Porque somos pecadoresverdade, mas será que os vossos colegas eos vossos professores aqui na Escolaestão a perceber estas verdades? - Não! -Então, como podemos comunicar-lhes oque está escrito na Bíblia? -

orqueexistimos? Para onde vamos

Deus é amor,porque Ele enviou o Seu filho para morrerpor nós, porque somos pecadores

"Prossigo para o alvo, para o prémio dasoberana vocação de Deus em CristoJesus."

er que o Senhor me tem abençoadona vida pessoal e ministério, é umlugar comum, numa carta de oração;

no entanto, tudo muda quando falamos darealidade da nossa vida e temos bempresentes as obras de Deus em nós eatravés de nós. Este é o quarto ano de umsonho chamado OLÍMPICOS.

O Senhor o fez existir, tornar-se realidade ecomeçar a crescer. É apenas um dosinstrumentos que Deus pode usar na Suavasta obra, e partilhado por mim, ao quereratingir o alvo principal da minha vida:LEVAR A CRISTO MUITAS VIDAS,ANTES DE SEREM MARCADAS PELOPECADO E ENSINAR-LHES A PALAVRAE DEUS DE UMA FORMA PROFUNDA EPRÁTICA.

L

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIPSecretário Executivo: Secretário Adjunto: Tesoureiro:

Apartado 131, P-2725 MEM MARTINS FUNDO MISSIONÁRIO BNU - SINTRA: 99 03 210 0176143

ANTÓNIO CALAIM AUGUSTO POÇAS ALBERTO MANAIANARCISO CAMPOS, JOAQUIM SANTIAGO, RUI OLIVEIRA, DANIEL CARVALHO, PAULO CARVALHO, CARLOS ANTUNES,

ROMANA DIAS, CATARINA ALVES, ANABELA CANELAS, LUDOVINA SANTOS

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS8

Departamento Missionário

Este ano começou repleto de desafios.David West, o Director da Palavra da VidaPortugal, lançou alguns. Creio que Deustudo fará conforme o Seu propósito.Entretanto, cabe-me a mim fazer a minhaparte, aquela que Ele deseja que eu faça.Para já, para este ano, há que consolidar osministérios existentes, fortalecer a basepara crescer. Deus tem sido fiel ao longodestes 9 anos em que estou na P.V. Duranteeste tempo pude ver muitas crianças,jovens e adultos entregarem as suas vidasao Senhor e muitos tomando decisões queos levaram ao campo missionário.Nesteano que terminou, vimos o Senhor a operarde uma forma incrível, durante asactividades que realizamos ao longo doano, o Senhor tocou o coração de 78pessoas para o receberem como Salvador e12 disseram que estavam dispostas asegui-lo onde quer que Ele os levasse.

AméIia Sanos (lgreja Evangélica BoasNovas) lgrejaEvangélica das Torcatas)

imos através desta dar-vos aconhecer um projecto no âmbito deajuda espiritual e social em

Moçambique em colaboração com um casalde missionários. Deus tem vindo colocar hájá algum tempo o desejo de irmos aMoçambique, mas este desejo aumentoudevido à situação catastrófica em que o paísse encontra actualmente. 0 casal demiss ionár ios (S imão Mucache eNtombyenkosi ) tem um orfanato com 40crianças que estão a aprender a ler eescrever a língua portuguesa, ouvemdiariamente a palavra de Deus, aprendemmecânica, costura e agricultura.

0 objectivo do casal é prepará-los para umfuturo melhor, tanto espiritualmente comoprofissionalmente. 0 nosso objectivo éapoiá-los na área do ensino durante 2meses, ensinar bordados, trabalhar naagricultura, na construção de novas casas,pregação da palavra de Deus, visitaspessoais, fazer acampamento com ascrianças e estamos certos que seremosúteis em outras áreas.

Queremos estar disponíveis para servir etambém para mostrar o amor pelos nossosirmãos na fé e pelo nosso próximo. Assimdepois de darmos a conhecer um poucodeste projecto, gostaríamos de pedir ovosso apoio a nível financeiro e espiritual.

Colocamo-nos ao vosso inteiro dispor paraqualquer esclarecimento através dotelefone 91 9061401 ( AméIia Santos).

Pretendemos enviar uma carta para asigrejas e visitá-las para expor melhor onosso projecto. Gratos desde já pela vossacolaboração, subscrevemo-nos comelevada estima e consideração.

. 1 CORINTIOS 1:24

rezados Irmãos no Senhor Jesus -Saudações muito fraternais para vósno precioso Nome do Senhor Jesus,

nossa esperança e Glória.

...Quanto ao trabalho do Senhor nesta área,con t inuamos na brecha, lu tandodiariamente pelo seu desenvolvimento,nesta verdadeira luta contra as trevas,usando esta verdadeira espada que é aPalavra de Deus, na esperança dealcançarmos a vitória por nosso SenhorJesus Cristo.

No dia de Páscoa tivemos em Sangalhos oCongresso, com crentes do centro e donorte num programa elaborado, tendo comomensageiros da Palavra,os nossos amadosIrmãos Walter Alexander e Joel Pereira,além dos grupos corais de Sangalhos eSilveiro, e os grupos de jovens de Paredesdo Bairro,Moita e Gafanha da Nazaré.

Connosco a presença do Senhor peloEspírito Santo, contando portanto com asricas bênçãos do Alto, alegrando o nossocoração.

raças a Deus estamos todos bem desaúde. Recebemos o chequereferente à oferta de Natal. Temos

apreciado a fidelidade e carinho dos irmãospara connosco. Sua cooperação c oraçõesajuda-nos a transpor barreiras e avançarcom o trabalho em Portugal. Este mês, pelagraça de Deus, reiniciamos as obras norancho. Elas estiveram paradas duranteuma boa temporada, mas precisávamoscontinuar porque o prazo do processo daCâmara estava a findar. Tenho trabalhadojunto com dois outros irmãos.

No que se refere às iniciativas deevangelização, temos apoiado um trabalhoda igreja local que semanalmente édesenvolvido em duas prisões. Reiniciamosas idas à Chamusca, onde uma vez por mêstemos compromisso. E um trabalho emparceria com a lgreja do Entroncamento.Temos planeada campanha em Vila Real deSanto António, Fátima e verão. Além dissotemos feito uma série de ar livres no próprioCartaxo. Aos sábados a Nilvana, junto comoutras irmãs da igreja estão a desenvolverum trabalho com crianças. E assimseguimos nós, com grandes expectativaspara o presente ano. Daniel Rezende

ealizou-se no passado dia 2 de Maiode 2000 , nas instalações da igrejaevangélica das Amoreiras, uma

reunião de trabalho com o tema: "Aencomendação de um Missionário". Ae x p o s i ç ã o , q u e t r a t o u d a sresponsabilidades dos anciãos e dasAssembleias durante e depois darecomendação de um missionário, bemcomo das responsabilidades do missionáriopara com a assembleia que o recomendou,foi apresentada pelo nosso irmão Bill Yuille,presidente da , uma agênciade serviço missionário canadiana quetambém colabora com o Fundo Missionárioenviando ofertas para alguns irmãosmissionários portugueses. A reunião contoucom a presença de irmãos e irmãs de váriasigrejas da área de Lisboa, que na parte finalpuderam colocar algumas questões aoorador.

Dia de Pentecostes, dia 11 deJunho, as assembleias sãoexortadas a orarem pelo trabalho

missionário e evangelístico em Portugal e acontribuírem generosamente para a causado Mestre . Brevemente serão enviadoscartazes e mais informação.

ealizou-se, no passado Domingo 14de Maio, na igreja evangélica deSintra, uma reunião de Baptismos.

Foram baptizadas duas irmãs: uma jovemde 15 anos e uma senhora de 73 anos.Glória seja dada a Deus.

o próximo dia 13 de Junho partirápara S. Tomé e Príncipe uma equipamissionária composta por irmãs de

várias assembleias: Arlete Santos, NaieteRodrigues, Gracinda Freitas e Elvira Lopes,de Sintra, Olga Água das Torcatas, RomanaDias do Beato,Isabel Tinoco e LauraAntunes, da Pampilhosa e de Murtede (áreade Coimbra).

Também a nossa irmã Ana MariaFigueiredo, da III igreja baptista de Lisboa,se juntou a esta equipa para servir o Mestrenaquela bela ilha de S. Tomé. O projecto,que se chama "Oficina de Dorcas" consisteprincipalmente num curso de corte,confecção e desenho de moldes.

Também serão realizadas classes bíblicaspara crianças, cursos básicos de portuguêse técnicas de secretariado para jovens eadultos, bem como estudos bíblicos parasenhoras solteiras e casadas.

A Força Aérea Portuguesa colocou à nossadisposição o transporte de alguma carga atélá. Graças a Deus por esta oportunidade.

Gessimar Araújo (

V

PR

R

N

N6s pregamos a Cristo, poder de Dcus, esabedoria de Dcus

MSC Canada

G

O

_________________________

MOÇAMBIQUE

_________________________

Manuel RibeiroSangalhos

_________________________

Liga do Testamento de BolsoRancho Regador - Saramago2070 Cartaxo

_________________________

NOTÍCIAS BREVES

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

9PÁGINA EVANGELÍSTICA

SAMUEL PEREIRA

Os sons do Inferno

O interior da Terra ?

______________________

Jesus disse:

______________________

Há abismos:

Lugar de punição eterna:

______________________

A morte e todo tipo de mal:

Este artigo foi encontrado na Internete está a ser usado neste estudoapenas como curiosidade, já que setrata de um relato humano e não deuma descrição ou informação

Matéria de um jornal da Finlândia:

Pesquisadores gravam os gritos dosperdidos“Como comunista, não acredito no céuou na Bíblia, mas como cientista euagora acredito no inferno, disse o Dr.A z z a c o v e ” . I n ú t i l p a r a n ós dizer que ficamos chocados ao fazer taldescoberta, mas nós sabemos o quev i m o s e o u v i m o s e e s t a m o sabsolutamente convencidos queperfuramos através das portas doinferno!”. As brocas começaram derepente a girar descontroladamente,indicando que nós tínhamos alcançadoum bolso ou uma grande caverna vazia.Os sensores de temperatura mostraramum aumento dramático no calor de 2000graus Fahrenheit. Nós abaixamos ummicrofone projectado para detectar ossons de movimentos de placas de baixoeixo. Mas em vez de movimentos deplacas nós ouvimos voz humana quegritava de dor. No início pensamos que osom estava vindo do nosso próprioequipamento, mas quando fizemos osajustes nossas más suspeitas foramconfirmadas. Os gritos não eram de umúnico ser humano, eles eram os gritos demilhões de seres humanos...!”

Fonte: Dial the Truth

http://www.av1611.org/sound/misc/dighell.ramhttp://www.av1611.org/sound/misc/dighell.ram

- www.av1611.org

o livro de Números, a Bíblia fala depessoas caindo vivas no inferno:

"E aconteceu que, acabando de falar... aterra debaixo deles se fendeu, abriu asua boca, e os tragou... Eles e todos osque lhe pertenciam desceram vivos ao

, a ter ra os cobr iu , epereceram...” (Nm16:31)O que há no interior da terra: Fogo! EEnxofre!

Os vulcões trazem para fora o que existedentro da terra... Quando o vulcão StHelens entrou em erupção enviou150.000 toneladas de gás sulfuroso(enxofre) e lavas para fora e osrepórteres escreveram “O inferno saiu dointerior da terra para fora”.

A crosta da terra tem 75 quilometros atéchegar ao fogo, mas em alguns lugares,no fundo dos oceanos, a distância émenor que 1 quilometro.

Cientistas descobriram recentemente,na escuridão das profundezas dooceano, uma rachadura onde o fogoescapa, e em torno desta rachaduravermes enormes que não existem emnenhum lugar da terra...

Cientistas descobriram recentementeque o centro da terra é mais quente que asuperfície do sol com temperatura de12.000 graus Fahrenheit...

"...r e f resque -me a l í ngua . Es tou

nesta " (Lc 16:24)"... e os lançarão na acesa..."(Mt 13:42)"... apartai-vos de mim, malditos, para o

..." (Mt 25:41)"... Os filhos do reino serão lançadospara fora, nas trevas;

" (Mat 8:12)"E o servo inútil lançai-o para fora, nastrevas.

" . (Mat 25:30)

"Ora se Deus não poupou a anjosquando pecaram, antes precipitando-os

no inferno, os entregou a, reservando-os para juízo" (2Pe

2:4)São abismos tão terríveis que demóniostem horror deles: "Rogavam-lhe que nãoos mandasse sair para o abismo" (Lc.8:31)

Satanás será preso no abismo durante1000 anos... "Ele segurou o dragão, aantiga serpente, que é o diabo, Satanás,e o prendeu por mil anos;

, fechou-o, e pôs selo sobre elepara que não mais enganasse as naçõesaté se completarem os mil anos". . (Ap20:2)

"Então o Rei dirá: Apartai-vos de mim,malditos, para o , preparadopara o diabo e seus anjos... E irão estespara o ..." (Mat 25:41 e46)

"... Os que não obedecem ao evangelhode nosso Senhor Jesus. Estes

,banidos da face do Senhor..." (2Ts 1:8)

Os perversos serão lançados no inferno:Satanás e seus anjos; (Sl 9:17) (Mt25:41) A Besta e o falso profeta; (Ap20:10)

Homens ímpios, covardes, assassinos,impuros etc; (Ap 21:8) e toda classe depessoas más, reis, escravos, jovens,velhos, presos e livres...

“Então a e o inferno foramlançados para dentro do lago do fogo”.(Ap 20:14)“...esperam a e ela não vem;cavam em procura dela mais do quet e s o u r o s e s c o n d i d o s ; q u e s eregozijariam por um túmulo, queexultariam se achassem a sepultura?”(Jó 3:21)

abismo

O homem no inferno clamava:

atormentado chamafornalha

fogo eterno

ali haverá choro eranger de dentes

Alí, haverá choro e ranger dedentes

abismos detrevas

lançou-o noabismo

fogo eterno

castigo eterno

sofrerãopenalidade de eterna destruição

morte

morte

N

a realidade do

inferno

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

PÁGINA EVANGELÍSTICA10

SAMUEL PEREIRA

Advertências sobre o Inferno:

JESUS TE AMA

O inferno é lugar de milhões e milhõesde pessoas:

"O inferno e o abismo"... (Pv 27:20)

Jesus disse que são " " os queentram pela porta da perdição (Lc13:24)

Cidades inteiras ... "Tu Cafarnaum,elevar-te-ás, porventura até o céu?Descerás até ao inferno" (Lc 10:15)

Sodoma e Gomorra são exemplos dapunição do fogo eterno:"Então fez o Senhor chover enxofre efogo... sobre Sodoma e Gomorra ... ecidades circunvizinhas que, havendo-se entregue à prostituição..., sãopostas para ,sofrendo punição". .. (Gn 19:24) (Jd 7)

Do inferno se pode ver o Reino deDeus:"Alí haverá choro e ranger de dentes,quando , no reino de Deus,Abraão, Isaque, Jacó e todos osprofetas, mas vós lançados fora". (Lc13:28)

"No inferno, (o rico)estando em tormentos,levantou os olhos e

".(Lc 16:23)

Jesus adverte sobre oinferno:"...se tua mão te faztropeçar, corta-a; poisé melhor entraresmaneta na vida do que,tendo as duas mãosires para o inferno (...)se teu pé te faztropeçar, corta-o; émelhor entrares navida aleijado do que,tendo os dois pés,seres lançado noinferno (...) E se umdos teus olhos te faztropeçar, arranca-o; é

melhor entrares no reino de Deus comum só dos teus olhos do que, tendo osdois, seres lançado no inferno, para ofogo inextinguível, onde não lhesmorre o verme, nem o fogo se apaga"(Mc 9:43-48)"Não temais os que matam o corpo enão podem matar a alma; temei antesaquele que pode fazer perecer noinferno tanto a alma como o corpo" (Mt10:28)Aos religiosos: "...como escapareis dacondenação do inferno?" (Mt23;33)"Qualquer (...) que fizer tropeçar a umdestes pequeninos que crêem em mim(...) ai do homem pelo qual vem oescândalo" (Mt 18:6)"...quem chamar (seu irmão) de toloestará sujeito ao inferno de fogo" (Mt5:22)"Mas se aquele servo sendomau...castigá-lo-á,...alí haverá choro eranger de dentes" (Mt 24:48)"Servo malvado, perdoei-te aquelad í v i da toda . . . não dev ias tu ,igualmente, compadecer-te...? Eindignando-se...o entregou aosverdugos..." Assim também meu Paiceleste vos fará, se do íntimo nãoperdoardes cada um a seu irmão" (Mt18:32)

"Se... não perdoardes aos homens assuas ofensas, tão pouco vosso Pai vosperdoará as vossas ofensas". (Mt 6:15)

Se acompanhaste este estudoperceberás que Jesus te ama. Hojemesmo Ele quer te dar a certeza doperdão de todos os teus pecados, nãoimporta quão graves foram.“Jesus Cristo morreu pelos nossospecados, ficou três dias no coração daterra, ressuscitou, está vivo, tem aschaves do inferno que nunca seabrirão para receber aqueles quecrêem NELE."Queres receber a salvação dacondenação Eterna? Crês que Jesuste ama e que só através dEle podes tero perdão dos pecados e reconhecesque Ele foi o verdadeiro remidor da tuaalma?

“Senhor Jesus, creioque o inferno é real, confesso que soupecador e estou condenado. Creio queo Senhor sofreu e morreu por minhacausa, para me salvar. Arrependo-medos meus pecados e quero receber-Tena minha vida como único Senhor eSalvador. Obrigado Jesus!

nunca sefartam

muitos

exemplo do fogo eterno

virdes

viuao longe a Abraão, eLázaro no seu seio

Faz esta oração :

a realidade do

inferno

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

11ESTUDO BÍBLICO

ARNOLD DOOLAN

PARTE III - RUTE E BOAZ

Rute era uma crente muito novamas ela sabia bastante daPalavra de Deus para

compreender que era permitidoapanhar as espigas caídas no tempoda ceifa, Lev.19:9-10. Ela confiou noDeus que cuida das viúvas e dospobres. Ex.22:22 e Deut.10:18

Quando confiamos em Deus eobedecemos á sua Palavra Eletambém cuida de nós.Prov.3:5-6. SemRute saber Deus já tinha os seusplanos para ela. Existiram leis nosistema Mosaico que permitia umaviuva sem filhos, casar com umparente mais próximo. Agora entra nacena Boaz.

Ele era um homem rico e de grandeinfluencia em Israel. Os Rabisdisseram que ele era um membro dosinédrio. Boaz era parente de Noemi ea tradição judaica diz que era sobrinhode Elimeleque - portanto primo deMaalon . Ele era da cidade de Belém.

Havia dois homens em Belém quepodiam libertar Rute e Noemi da suapobreza e Deus providencialmenteguiou Rute até aos campos de Boaz.Is.42:16 e Sl.25:9. Boaz protegeu-a edeu-lhe sustento (Amor à primeiravista?).

Nos versos15 a 17 do capítulo 2 é-nosrevelado a generosidade de Boaz, umjudeu e o seu cuidado para com Rute,uma gentia. Eis aqui um quadro detudo quanto Cristo tem feito por nós. Vejamos o que o verso 12 do capitulo2 nos diz: "O Senhor, o Deus de Israel,sob cujas asas vieste buscarRefugio..." "Sob cujas asas" é umafrase que refere o lugar Santíssimo noTabernáculo no deserto, onde as asasdos querubins cobriam o propiciatório.Ex. 25:17-22. Estar debaixo das suasasas é estar no lugar de segurança enum lugar de comunhão com Deus.Sl.36:7-8 - 61:4 e 91: 1-4.

Os crentes no Senhor Jesus devempermanecer nEle (João 15:1-10) eentrar no Santo dos Santos (Hb. 10:19-25).

É certo que agora os crentes estão forado arraial (Hb.13:13) mas vivendo"dentro do véu" no Santo aos Santos.

Noemi começou a preparar o caminhopara aliviar a situação dela e de Rute.

A amargura desapareceu e Noemicomeçou a pensar nos outros.Também é quando mais pensamos nosoutros que a benção vem. Jó42:10.

Noemi mostrou a Rute que ela sepoderia aproximar de Boaz - o seuparente remidor. Para ser um parenteremidor o homem tinha de cumprir trêsrequisitos ou condições, que eram :relacionamento, capacidade financeirae a vontade de o fazer.

Boaz cumpriu as condições masdescobriu que havia um parente maispróximo que ele e este tinha direito aser o remidor. Contudo este homemnão quis assumir a responsabilidade.

Deut. 25:5-10 regista a cerimóniaconhecida como " Chalitzah" que érealizada quando um homem não querassumir a sua responsabilidade numcasamento levirato, isto é, umcasamento imposto pela lei judaicapara assegurar a continuidade dafamilia.

"Quando alguns irmãos moraremjuntos, e algum deles morrer e não tiverfilhos, então a mulher do defunto nãose casará com homem estranho defora o seu cunhado entrará a ela e atomará por mulher e fará a obrigaçãode cunhado para com ela. E será que oprimogénito que ela der á luz estaráem nome de seu irmão defunto paraque o seu nome não se apague emIsrael. Porém se o tal homem nãoquiser tomar a cunhada subirá esta áporta dos anciãos e dirá: O meucunhado recusa suscitar a seu irmãonome em Israel...Então os anciãos dasua cidade o chamarão e com elefalarão e se ele ficar nisto e disser "Nãoquero tomá-la" a sua cunhada seachegará a ele e descalçará o sapatodo pé e lhe cuspirá no rosto eprotestará e dirá:Assim se fará aohomem que não quer edificar a casa deseu irmão. E seu nome se chamará emIsrael " A casa do descalçado". Aquitemos a base legal desta prática que éprovável Ter vindo do tempo dospatriarcas (Gen 38), mas convém notarque ainda no tempo de Jesus sediscutia este assunto Mateus 22:23-28.

Boaz comprou o direito de redenção.

Certamente que Rute não queriaenvergonhar o parente mais próximo etambém não queria casar com ele, maso que foi feito abriu caminho paraperpetuar o nome de Maalon como erarequerido por lei.

Desta união veio a linha messiaca edesta maneira Rute teve o privilégio deser uma mulher gentia na linhagem deJesus - o Messias. Boaz casou comRute.

RUTERUTEUMA HISTÓRIA EM QUATRO CENAS

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

ÃBRINDO A BÍBLIA12

SAMUEL SILVA OLIVEIRA

A vinda do Senhor é um dadoadquirido e aproxima-se apassos largos esse dia, ainda

que muito não queiram admitir arealidade. Há quem se ponha aadivinhar quando será; para os crentesno entanto basta o que diz a Palavra doSenhor que é fiel e digna de toda aaceitação. II Pedro 3:9

Alguém poderá argumentar que não seouvem mensagens acerca da vinda doSenhor! Porquê? Será que não temi n t e r e s s e f a l a r - s e d e s s eacontecimento tão importante para osseus remidos?

È verdade que todos devemos ler asEscrituras. Os estudos bíblicos sãoigua lmen te impor tan tes paraa p e r f e i ç o a r m o s o s n o s s o sconhecimentos.

Não nos é dado a saber a que horasvirá o Senhor, ou quando será esse

dia, mas o que importa é queestejamos preparados para essemomento que poderá ocorrer maisdepressa do que pensamos

". Amós 4:12

Não esqueçamos, entretanto, de quehá um dia determinado em que oSenhor virá e disso deu a certeza;porém o tempo dele não é o nossotempo, nem o calendário dEle é onosso calendário. II Pedro 3:8

A questão que se coloca é esta: De quemargem de tempo dispomos então?

Não sabemos! E porque não sabemosdevemos vigiar e não tosquenejar.Porquê?

Porque o adversário dispõe de poucotempo para realizar a sua malévolaobra e daí andar furioso, rugindo comoum leão em redor de nós. Nãoesqueçamos que ele veio para nosprejudicar. S. João 10:10

Os tempos que estamos vivendo vãorevelando, de algum modo, a suaacção nefasta, a sua influência contra

aqueles que professam a sua féno Senhor Jesus Cristo, visando

essencialmente desacreditar edenegrir a nossa imagem peranteaque les que nos rode iam edesmotivar-nos de servir Aquele quenos salvou, sim, porque fomos salvospara servir ao Senhor.

A s s i m s e n d o , n ã o é d i f í c i lreconhecermos a necessidade deficarmos firmes naquilo que temosaprendido aos pés do Senhor e debuscarmos a sua graça maravilhosa ea sua misericórdia, a fim de sermosajudados e não surpreendidos.

Todos os dias somos exortados pelaPalavra do Senhor a conferirmos tudomuito bem, pois que começa já a haveralguma confusão e cada vez mais énecessário distinguirmos o certo doerrado. A operação do erro começa avislumbrar-se.

Está em nossas mãos o rejeitarmos, opreterirmos, tudo aquilo que nosconvém, que não edifica e darmospreferência a tudo aquilo que éde boa fama e que não desonra o

Senhor.

."Prepara-te para te encontrares como teu Deus

A Vinda do Senhor:

Quanto tempo dispomos ?

Cada cristão deve ter um momentoa sós com Deus, no inicio e nofinal de cada dia.

Sabemos que através da leitura da BíbliaSagrada e da oração o crente mostra asua dependência do Pai Celestial. Osnossos devocionais devem processar-se do seguinte modo:

1 - Orar pedindo a Deus que nos ajude acompreender a sua Palavra.2 - Ler a Palavra de Deus pois esta é"proveitosa para ensinar, para redarguir,para corrigir, para instruir em justiça" (IITimóteo 3:16).

3 - Após a nossa leitura, devemosprocurar os mandamentos , osensinamentos e as promessas de Deusreveladas nessa leitura.4- Ter um tempo para adorar a Deus portudo aquilo que Ele é, como PaiCelestial, Omnipotente, Omnipresente,Omnisciente, e por tudo aquilo que Elenos dá gratuitamente e sem lhepedirmos, pois " Deus é Espirito eimporta os que o adoram o adorem emEspirito e em Verdade". (João 4:24).5 - Ter um momento de louvor a de acçãode graças a Deus, por Jesus Cristo (quemorreu por nós), pelo seu Santo Espirito,pela Bíblia Sagrada, pela sua respostaás nossos orações e por todas abênçãos que nos concede. Salmo 66:1"Louvai a Deus com brados de jubilotodas as terras".

Nós podemos falar com o Pai Celestialacerca das nossas preocupações e dosnossos problemas pois Ele está

interessado em ouvir-nos e certamenteresponderá ás nossas orações (aindaque não seja no tempo que queremosmas Ele tudo sabe e é fiel) como diz apalavra de Deus em I Pedro 5:7 "Lançasobre Ele toda a ansiedade porque Eletem cuidado de ti".

Devemos também fazer intercessõespor todos os homens ( vizinhos, amigos,governantes, familiares, irmãos na fé,povos e pelos inimigos) Pois a palavra deDeus diz: "...que se façam depreciações,orações, intercessões e acções degraças, por todos os homens".

Portanto, será de grande benção, paranós, ter um momento em intimacomunhão com Deus.

__________

Isabel TomásIg. Ev. Lousã

TemposDevocionais

REFRIGÉRIO - Março-Abril-Maio 2000

13VIDA CRISTÃ

ISABEL TAVARES

Vivemos num mundo onde asm u t a ç õ e s s ã o c o n s t a n t e s .Governos são derrubados num abrir

e fechar de olhos, ideologias passam,v a l o r e s c a e m e m d e s u s o . É

neste contexto que podemos observarcomo o papel da mulher também tem sidoalvo de mutações.Efectivamente, no começo do século XX, amulher era ainda considerada, muitasvezes, como intelectualmente inferior,c o m o i n c a p a z d e a s s u m i rresponsabilidades cívicas, devendo, porisso estar sujeita á tutela familiar dohomem, fosse ele o pai, o marido ou oirmão. Era a esposa, a mãe, a fada do lar,mas não tinha poder de decisão sobre opatrimónio nem sobre a educação dos filhos. Era a inspiradora de poetas eartistas, todavia, raramente lhe permitiamdesenvolver capacidades criadoras.Trabalhava, quando era necessário acorrerao sustento da família, porém, apenasexercia tarefas e ofícios rotineiros,recebendo sempre salários mais baixos doque o homem.Outrora apenas centrado no lar, na família,o papel da mulher é hoje bem diferente. Naverdade, no final do milénio, a influencia damulher es em todas as esferas dasociedade tem aumentado. Podemosconstatar esse facto através da presença das mulheres em muitos lugares onde atéhá bem poucos anos era impensável. Amagistratura, a diplomacia e as forçasarmadas estavam vedada ás mulheres. Oensino universitário era , maioritariamentefrequentado pelos homens. Tudo istomudou.É nesta sociedade em mutação queencontramos a mulher cristã possuindo umespaço bem alargado no qual pode exercera sua influencia. No entanto não podemosesquecer que, mais que nunca, a mulhercristã precisa de usar a "medida padrão"mais importante para a sua vida, e essamedida encontra-se na Palavra de Deus:"De o coração te busquei, não me deixesfugir dos teus mandamentos. Guardo a tuapalavra no meu coração, para não pecarcontra ti. (Sl.119:10-11).

Neste ano 2000 somos desafiadas apensar no nosso papel como mulherescristãs na família, na Igreja e nasociedade.

Folheando a Biblia nela encontramosalguns exemplo. Escolhi Loide. Não éuma mulher muito conhecida, no entanto oseu exemplo é deveras importante pois foiuma mulher que transmitiu uma herançanobre ás gerações que lhe seguiram."Instrui o menino no caminho em que deveandar e até quando envelhecer, não se desviará dele.Prov.22:6). Loide, a fielcristã, transmitiu á sua filha Eunice, que porsua vez transmitiu a Timóteo a mais nobreherança de fé e de convicção. Longe vai otempo em que uma criança chegava acasa e esperava sua mãe ou sua avóesperando por ela. Hoje as crianças temcomo companhia a televisão e ocomputador. Mudanças típicas do tempoque vivemos. Mas é neste tempo quesomos chamados a agir, a influenciar.A família representa uma das áreas quemais precisa da nossa atenção. A presençade Cristo no lar, na vida dos membros dafamília, deve ser cultivada. É no seio dafamília que se encontram os homens emulheres que Deus deseja usar parainfluenciar o nosso país. Mui grande é anossa responsabilidade para com osnossos filhos e para com as geraçõesfuturas. Loide não sabia que um diaTimóteo iria ser companheiro de Paulo noseu ministério.A nossa oração deverá, ser todos os dias,no sentido de que sejam fieis, no preparoseguro e completo das vidas daqueles que,um dia, o Senhor colocou em nossoregaço, para que os propósitos de Deussejam neles concretizados.

Desde a sua génese, a igreja tembeneficiado do ministério feminino.Romanos 16, menciona pelo seu nome,sete mulheres cristãs, entre as quais Febe.Esta mulher havia ajudado e protegidocrentes mais fracos, ensinando-os eprovendo-lhes suas necessidades físicas.Também havia o cuidado dos enfermos e aajuda ás mulheres crentes em seu trabalhona igreja. Apesar de não ocupar qualquerposição oficial na igreja cristã, servia aoSenhor Jesus Cristo, bem como aos seusdiscípulos, razão pela qual merecia aconsideração e a atenção de todos oscrentes. Febe utilizou os seus recursosmentais, materiais e espirituais afim deservir á Igreja Cristã.

A "Igreja" é um lugar de serviço e nela umamulher cristã pode exercer um ministériode grande valor. Ministérios como daoração, evangelização, hospitalidade,beneficência, são aconselhamento, entreoutras áreas. Não desperdicemos nossosdons e talentos, coloquemo-los ao serviçodo Senhor.

Um determinado jornal apresentava umartigo denominado "O Tempo dasmulheres" em que a certa altura dizia: Émãe solteira, não vai á igreja e no seutempo de adolescente presidiu a umaassociação de homossexuais. TargaHalonen é também a actual ministrafinlandesa dos Negócios Estrangeiros e assondagens indicam que será a novapresidente da Finlândia . Que atributos!Que qualidades! Será uma mulher assimque a sociedade de 2000 necessita?Numa sociedade destituída de valores,atentemos para o exemplo de Dorcas. Hámãos que são fartas de amor. Eram assimas mãos de Dorcas. As viuvas de Jopetraziam no corpo, túnicas e vestidos, feitospelas mãos laboriosas desta criatura emCristo. Quando ela morreu foram buscarPedro para que ele a ressuscitasse. Umapessoa com uma beleza moral de Dorcas,não podia morrer! Dorcas era uma mulherque servia sem alarde de presunção; "Eranotável pelas obras e esmolas que fazia"Actos9:36. Que tem tecido nossas mãosem prol em prol do próximo e em prol dasociedade? Túnicas de discórdia? Vestesde calunia? Mantos de desassossego?Amassam elas o pão honesto quecomemos ou aprovei tam-se semescrúpulos do pão que mãos diligentesprepararam? Cobriram elas pobres quebateram á nossa porta? Ou despirammembros humildes de famílias detrabalhadores, cujo salário reduzimos ecujo suor exploramos?Como deve Ter ferido a retina dos olhos dePedro o quadro que deparou. Viuvas emlágrimas mostravam ao velho pescadorcasacos e outras vestes, obras das mãos de Dorcas, Mãos agora macilentas efrias! Mas as mãos fortes e santas doapostolo deram cor e vida ás mãoscaridosas daquela mulher. A narrativabíblica encerra assim: "Isto se tornouconhecido por toda a Jope e muitos creramno Senhor." Dorcas foi um instrumentodessa benção. E nós mulheres cristãstemos deixado o "Suave cheiro de Cristo"por onde quer que passamos? Nem todaspodemos ser Dorcas, mas todas podemosinfluenciar. A nossa sociedade precisa denós.

1 - NA FAMILIA

2 - NA IGREJA

3 - NA SOCIEDADE

(Comunicação no II ENCE-Porto)

A MULHERNA FAMÍLIA, NA IGREJA E NA SOCIEDADE

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

ESTUDO BÍBLICO14

JAYRO GONÇALVES

1 - O importante cenário daexpansão do Evangelho.

2 - A Viagem à Europa.

3 - Demonstrações notáveis dopoder de Deus

4 - "...Oravam e cantavamlouvores a Deus..."

5 - Factos subsequentes

Éde notar que não foi na região

pretendida pelos apóstolos que osfac tos ext raord inár ios , ora

relatados , ocorreram. O propósito que Paulo tivera no principio,segundo ele mesmo revelou, era o devisitar as igrejas que fundara. Depois depassar pela Frigia e Galácia, foi impedidoprovidencialmente de prosseguir atéBitinia. (16:6). Tomou então a direcçãoOeste até chegar a Troade onde sedeparou frente ao mar. Disse alguém ecom razão: "As paradas e as passadasde um homem bom são ordenadas porDeus". Foi neste ponto que Deus faloucom Paulo através da visão do varãomacedonio, rogando-lhe ajuda.

E assim Paulo e seus companheiros,incluindo Lucas (note-se o pronome nós)seguiram para novo cenário deexpansão do Evangelho - A Europa. Ébom lembrar que assim o evangelhochegou até nós, graças à fidelidade deservos bem sensiveis á direcção e aocomando do Senhor.Outro aspecto é a forma como tudodecorreu neste novo cenário: Durasperseguições e atrozes sofrimentospessoa i s . Se de um lado ascircunstancias indicavam o rumo certodo Senhor para os apóstolos, de outro,parece incompreensível que o Caminhodo Senhor fosse tão espinhoso paraeles. Só mesmo a convicção queestavam no Caminho do Senhorsustentou tão brilhante testemunho nomeio das difíceis e grandes provações.

Ñesta viagem gastaram-se poucos dias.Os viajantes saltaram de Neapolis eescalaram as montanhas rumo a Filipos,distante 16 Quilometros. Nas planiciesde Filipos, cerca de um século antes,decidiu-se o domínio do mundo quandoAugusto e António derrotaram Bruto eCassio. A cidade era uma colónia militar,miniatura de Roma. Nas pessoas que osa p o s t o l o s e n c o n t r a r a m v i a mestampadas as suas necessidades

morais e espirituais do mundo antigo emoderno.Filipos não tinha judeussuficientes para formar uma sinagoga.O mínimo requerido eram dez.

- A Conversão de Lidia foi a primeiraconversão europeia. A fisionomia moralde Lidia, mulher abastada, religiosa,lembra o Eunuco etiope, Saulo de Tarsoe o Centurião Cornélio, todos correctos,piedosos, e, não obstante, carentes dasalvação pela fé em Cristo.- A libertação da jovem escrava do poderde satanás.-O Efeito impressionante que tallibertação causou nos seus senhores,prejudicados nos seus interessescomerciais. Afinal o resultado de todaesta maravilhosa evidencia do poder deDeus, pelos apóstolos, causou-lhesatrozes sofrimentos. Porquê? - Muitasvezes não entendemos no momento, oporquê de certos factos na nossa vida,mas quando estamos nas mãos de Deus,resta a resignação confiante, para aexperiência mais extraordinária do poderde Deus. Foi o que aconteceu naocasião.Paulo e Silas acusados perante ospretores da cidade, foram submetidos aviolento castigo. Vestes rasgadas,longo tempo de açoitamento com varas,depois levados a um cubículo interior daprisão, sem luz, imundo e frio, colocadospresos no tronco numa posição que osdevia fazer sofrer de sobremodo. Em taiscircunstancias, muitos, talvez searrependessem de seguir a direcção doSenhor. Mas o que fizeram os doisservos do Senhor?

Embora provados fisicamente, seusespíritos estavam livres e deste modoseus corações e vozes podiam elevar-seaté Deus. Devemos aprender esta lição.Quantas vezes, em circunstanciasinfinitamente mais suaves, nossos lá

bios se abrem para murmurar em vez deorar e louvar a Deus!... Aquelas vozesfracas se fortaleceram no Senhor aolouvá~Lo perante os olhos extasiados detodos. Mas não só os presos ouviram...Deus também ouvia. Deus sempre estáatento às nossas vozes quando oramosou louvamos com sinceridade decoração. Estou certo que a oração dosapóstolos não era egoísta buscando asalvação da sua pele, mas a salvaçãodos circunstantes. Não rogavam a ira doSenhor sobre as autoridades, mas amisericórdia de Deus para todos

Deus começa a responder:

1- O Terramoto ( A prisão abalou, ascorrentes se quebraram, as portasabriram-se) Isto lembra o terramoto queocorreu quando Cristo morreu pelosnossos pecados. O terramoto de Filiposnão visava apenas abria as portas daprisão mas também os corações duros àrecepção da Graça de Deus.

2 - O Carcereiro foi surpreendido etrouxe-o de volta á consciência.Desesperado e zeloso militar tentoumatar-se, mas Paulo impediu-o.Novamente o servo do Senhor a ajudar oofensor. Devemos estar sempre prontosa perdoar e a ajudar mesmo aqueles quenos querem mal e nos causamproblemas.O Carcereiro não viu mais ninguémsenão os servos do Senhor comoi n s t r u m e n t o s d a s a l v a ç ã oaparentemente impossível por isso vema pergunta: Que devo fazer para sersalvo?

A resposta de Paulo e Silas é a própriaessência do Evangelho: A Fé é essencialpara ser salvo, Em Cristo- única base danossa fé salvadora, Salvação gratuita,absoluta e eterna, Benção extensiva áfamília.A atitude do carcereiro e de sua família éa demonstração da actuação do poderde Deus. O gozo dos recem convertidose de todos os que não perderam o seuprimeiro amor é inigualável.

Experiências da Igreja Primitiva

O Povo de Deus Actuante3.ª Parte

Actos 16:25-34Aceitando as Boas Novas

REFRIGÉRIO - Janeiro-Fevereiro 2000

15INFORMAÇÕES

IGREJAS DE IRMÃOS

____________________

_____________________

_____________________

____________________

_____________________

Acampamentos

Actividades

CIIP - Sul

Conferência 2000

Livraria Esperança

CENTRO BÍBLICO DEESMORIZ

CENTRO EVANGÉLICO DERETIROS DO PALHAL

Crianças............... 24 a 30 de JulhoAdolescentes..31 Julho - 6 de AgostoFamiliares 1............ 7 a 13 de AgostoFamiliares 2.......... 14 a 20 de AgostoJovens ................. 21 a 27 de AgostoInformações: Tel 227.111.312

Idade: 7 - 11 anos...........9 a 16 JulhoIdade: 12-14 anos..........16 a 23 JulhoIdade: 15 -18anos..........23 a 30 JulhoIdade: 16 ou mais..........30 a 6 AgostoIdade: 16 ou mais..........6 a 13 AgostoIdade: 18 ou mais.........13a 20 AgostoIdade: 12 -14anos........20a 27 AgostoPreço: Até 12 anos:8000$,A partir de 12 anos: 8500$Tel.234.851.738

- 50º EncontroNacional de Obreiros e Anciãos dasAssembleias de Irmãos em CasteloBranco, a par t i r das 10 horas .Responsabilidade do programa daComunhão de Irmãos - Área Norte.

- Congresso deSenhoras, no Centro Bíblico de Esmoriz, apartir das 15.30 Horas

-Convenção Beira Vouga, em Sangalhos apartir das 10 horas. São convidados todosos crentes a participarem neste especialevento.

No passado dia 25 de Março de 2000, aCIIP-sul elegeu para o biénio 2000/2 aseguinte direcção: Presidente: JorgeAdr ião (Beato); Secretár io: Vi torEncarnação (Trafaria); Tesoureiro:Joaquim Capela (Boas Novas); Vogais:Manuel Costa (Torcatas) e António Alves(Marquês do Olhão).

Querendo Deus realiza-se no dia 30 deSetembro de 2000, a partir das 10 horas aConferencia Nacional denominada"VIVENDO CRISTO NO SÉCULO XXI"Os temas: Vivendo Cristo: Na VidaEspiritual, No meio do mundo com aImoralidade, no meio do mundo com adesvalorização de Valores. Com as NovasTecnologias, Utilizando Computadores/Internet, A Clonagem, Fertilização emVitreo... e Como Embaixadores.Esteja atento ás noticias que a CIIP -Comunhão de Igrejas vai enviar muito embreve. Vamos agendar este dia para umamaciça presença de crentes.

COMENTÁRIO EL NUEVOTESTAMENTO,por William MacDonaldEncadernado........................6500$00

Pedidos a LIVRARIA ESPERANÇARua do Penedo 24, VALADARES.

3 de Junho sábado-

10 de Junho- sábado

10 e 11 de Junho- Sábado e domingo

(Menos de metade do preço em relaçãoaos escritos em português)

Tel 234.741.304

- Dia deBaptismos, a partir das 10.30 horas emP e r r ã e s - O l i v e i r a d o B a i r r o .Informações:M.Ribeiro Tel 234741304

- Dia desportivopara a Juventude Evangélica do Norte,com convivio cristão. Pedi-paper, jogos defutebol e outros. Local: Madalena.Informações através de Paulo Teixeira.Tel.227.126.784

- A Palavra da Vida,vai organizar o XIX Dia Familiar. Decorreráno Acampamento em S.to Isidoro-Mafra:C o l ó q u i o s , d e s p o r t o , r e u n i ã oevangelistica, etc. Informações: Tel.261.855.114

18 de Junho- domingo

22 de Junho- Feriado

22 de Junho- Feriado

RETIRO EVANGÉLICOEM ISRAEL

1 a 8 de Setembro

Visitando além de Jerusalém, outroslocais bíblicos importantes, que

constam no programa em divulgação.

Coordenadores:

AUGUSTO POÇAS e

MANUEL RIBEIR0

Av.Gomes Júnior, 5144405-750 MADALENA

Tlf. 227111714Email: [email protected]

REFRIGÉRIO -Março-Abril-Maio 2000

SOCIEDADE16

SAMUEL DIAS

As Igrejas Evangélicas são,potencialmente, o melhor domundo para recuperar pessoas

que têm problemas de alcoolismo.Devemos dizer "potencialmente", porqueno nosso país ainda há muito por fazernesta área .

Antes de abordarmos algumas questõessobre este tema, precisamos emprimeiro lugar, de perceber o que é umalcoólico. Geralmente há algumaconfusão entre o que é um alcoólico e oque é um "bêbedo". De acordo com umadefinição atribuída pela OrganizaçãoMundial de Saúde, alcoólico é umindivíduo com um comportamento debebida excessivo e que pelo seuexcesso de consumo, o seu físico, o seupsíquico, a sua economia e (ou) o seuambiente social é (são) afectado(s). Deacordo com esta definição, basta que umdestes factores esteja alterado para nosdepararmos com um alcoólico. Logo, obêbedo que encontramos na rua podeser alcoólico, ou não.

Acreditamos que as Igrejas Evangélicaspodem ser um refúgio para a libertaçãocompleta do alcoólico. O indivíduoalcoól ico pode encontrar numacomun idade Evangé l i ca novasreferências e exemplos de vida saudávelque não encontra nos lugares quelevaram a sua vida à ruína total. Oalcoólico pode encontrar nas IgrejasEvangélicas, através da Palavra deDeus, recuperação para uma vida novan o s e u t o d o : f i s i c a m e n t e ,emocionalmente e espiritualmente.

Para fazermos um abordagemconsciente a este flagelo social,que é o nosso problema desaúde número um,cada Igreja deveria saber onúmero de alcoólicos queexistem no seu Concelho*.Muitas vezes os responsáveisdas Igrejas limitam-se a fazer olevantamento desta situaçãosocia l no Concelho por"observação dos bêbedos" queexistem na rua, mas isso não ésuficiente.

O alcoolismo de rua é grave, mas oalcoolismo mais dramático está dentrodas casas! Quando um Pastor seapercebe dos números reais do seuConcelho, ocorre quase sempre umefeito de grande surpresa.

A Palavra de Deus, dá a oportunidade aoindivíduo de ser totalmente livre daescravidão do pecado, do seu vício e dasua culpa. Fora da Igreja há muitasrespostas positivas, mas a restauraçãototal das emoções e dos traumas dopassado só podem ser resolvidosatravés de "um novo nascimento". Defacto, esta é uma realidade simples, maso convívio com indivíduos que lutam parase libertarem do seu vício, não pode sersimplificado a conselhos do tipo: "Euacho que...", "ponha-lhe comprimidos dasopa..." ou "esconda-lhe as garrafas..."Regra geral, a esmagadora maioria dosconselhos e opiniões que forem dadossem qualquer estudo da causa, estarãoerrados.

A resolução do problema não passa porsoluções mágicas, mas também nãodeve ser complicado excessivamente.Desde que nos disponhamos a fazeruma abordagem consciente e aberta àquestão, Deus i rá mostrar-nosclaramente o caminho a seguir. Também,é importante perceber-mos que não hámodelos infalíveis e perfeitos. A verdadeé que apenas Deus tem resposta esolução para todos os tipos deproblemas e apenas Ele pode alcançartodos os tipos de indivíduos.

Precisamos de estar conscientes de queo alcoolismo em Portugal é um problemamuito grave e que um incêndio numafloresta não se apaga com umamangueira ligada à torneira do quintal.

Em Portugal, há 3 organizaçõespúblicas de âmbito regional; 10organizações privadas de âmbitoregional; 2 organizações privadas deâmbito nacional e, apenas 1 organizaçãoEvangélica de âmbito nacional.

As respostas da sociedade sãoe x t r a o r d i n a r i a m e n t e p e q u e n a scomparat ivamente ao problemaexistente e à proporção relativa ainstituições que lidam com as drogasilícitas. Acresce a isto que asorganizações que lidam com o problemado alcoolismo apenas algumas têm umescasso apoio governamental, o quecomeça a ser uma excepção na UniãoEuropeia e mais uma vez aumentam asdiscrepâncias: com tão gravesproblemas que Portugal tem a este nívelnão se compreende o desinteresse e oostracismo do governo Português emacompanhar e apoiar as organizaçõesque lidam com esta causa.

Tudo isto para dizer que a IgrejaEvangélica tem que intervir. Mais do queu m a o p o r t u n i d a d e e s t a m o sconfrontados com uma obrigação.Cremos que todos precisamos de vercomo Deus vê esta questão.

A Cruz Azul tem um programa derecuperação que funciona nas Igrejaslocais. A abertura de um grupo AlcoólicosVitoriosos é presentemente em Portugalo método de apoio mais simples deiniciar. Os grupos de apoio são dasIgrejas, não a Cruz Azul. O programafunciona em regime ambulatório e nãorequer obrigatoriamente o internamentodo indivíduo.

O lema dos Alcoólicos Vitoriosos é: "Sealguém está em Cristo, é nova criatura;as coisas velhas já passaram, agora tudoé novo." (IICo.5:17)

pública

*A Cruz Azul pode fornecer estes dados detodos os Concelhos. As referênciasBíblicas usadas estão em Romanos 14.(Extractos)

A IGREJA

ALCOÓLICOSe os