e-Book - ITAU - Serviços de restauração colectiva · alimentos (ex: açúcar de açucareiro,...

28
e-Book

Transcript of e-Book - ITAU - Serviços de restauração colectiva · alimentos (ex: açúcar de açucareiro,...

e-Book

Título:

Direcção Editorial: Concepção:

Corpo Redactorial: Revisão Técnica:

Produção Gráfica:

Imagens cedidas por: Propriedade:

Redacção:

ISBN: Novembro de 2011

©APN

Mitos sobre a Diabetes Alexandra Bento Helena Real Helena Real, Delphine Dias Carla Guerra, Carla Pedrosa, Cristina Teixeira, Fátima Fonseca, Fernando Pichel, Flora Correia, José Camolas Helena Real World Diabetes Day da International Diabetes Federation Associação Portuguesa dos Nutricionistas Associação Portuguesa dos Nutricionistas 978-989-97370-3-7

FICHA TÉCNICA

Estima-se que em Portugal a prevalência de Diabetes seja de 11,7%*, o que corresponde a quase um milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos. Além disso, estima-se uma prevalência de 23,2%* de pré-Diabetes, o que faz um total de 34,9% de portugueses com Diabetes ou pré-Diabetes. A alimentação é um dos factores que pode contribuir para o aparecimento desta patologia ou para o seu controlo. Tendo em conta que prevalecem ainda diversos mitos sobre a alimentação e práticas mais adequadas para o controlo da Diabetes, neste e-book desmistificamos alguns. *Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal, 2009

MITO 1

• É errado pensar-se que as pessoas com Diabetes terão que ter uma alimentação diferente das outras pessoas. A alimentação de um Diabético deve reger-se pelos princípios de uma alimentação saudável, devendo, por isso, ser equilibrada, diversificada e completa.

• Contudo, tal como para a população em geral, pode ser benéfica a adopção de alguns princípios básicos, tais como: distribuir os alimentos de forma equilibrada por várias refeições, com intervalos regulares e não omitindo refeições; beber água ao longo do dia (em média 1,5l a 2l por dia); limitar o consumo de fritos e molhos gordos, dando preferência a outras confecções culinárias, como os grelhados, os cozidos, os estufados e os assados com pouca gordura.

As pessoas com Diabetes terão que ter uma alimentação completamente diferente das pessoas sem doença.

RECOMENDAÇÃO

• Seguir as recomendações da Roda dos alimentos.

• Respeitar um período médio de intervalo entre

refeições de 3h-3h30.

• Ter atenção a um jejum nocturno não superior a 8h-10h.

• Ingerir uma quantidade de alimentos adequada às suas necessidades, evitando quer os excessos quer as restrições.

RECOMENDAÇÃO Exemplo de um dia alimentar adequado para um adulto com Diabetes

– Pequeno-almoço (7h30)

• 1 pão de mistura (50g) e uma chávena de leite meio gordo (250ml) com cevada

– Meio da Manhã (10h30)

• 1 pão (50g) com uma fatia de queijo (20g) e 1 maçã (160g)

– Almoço (13h)

• 1 prato de sopa de legumes (380g em cru)

• 220g de arroz com 120g de ervilhas e 70g de cenoura e um bife de peru grelhado (60g) com salada de alface e tomate (90g)

• 1 laranja (160g)

– Meio da tarde (16h30)

• 1 pão de mistura (50g) com uma fatia de fiambre de aves (20g) e 1 iogurte líquido (200ml)

– Jantar (20h)

• 1 prato de sopa de legumes (380g em cru)

• 60g de lombinhos de pescada estufados com 250g de batatas e 90g de cenoura raspada

• 1 pêra (160g)

– Ceia (23h30)

• 1 chávena de chá, 2 tostas e um iogurte sólido (125g)

MITO 2

• Estes alimentos são grandes fornecedores de hidratos de carbono (HC), os nutrientes que mais influenciam os níveis de glicemia após as refeições. No entanto, ao contrário dos alimentos ricos em açúcar, estes alimentos contêm HC de absorção lenta, permitindo um melhor controlo da glicemia ao longo do dia.

• A sua ingestão é indispensável, pois devem fornecer a maior parte da energia que o nosso organismo necessita, cerca de 45 a 60% das calorias totais por dia.

• Desta forma, estes alimentos devem fazer parte de todas as refeições realizadas ao longo do dia.

As pessoas com Diabetes devem evitar comer arroz, massa, batata ou pão.

RECOMENDAÇÃO

• Ingerir diariamente 4 a 11 porções de cereais, derivados e tubérculos segundo as recomendações da Roda dos Alimentos. Estas porções devem ser distribuídas por 5 a 7 refeições.

O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores

e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

1 Porção de Cereais e derivados, tubérculos representa: 1 pão (50g)

1 fatia fina de broa (70g)

1 e ½ batata – tamanho médio (125g)

5 colheres de sopa de cereais de

pequeno-almoço (35g)

6 bolachas Maria/água e sal (35g)

2 colheres de sopa de arroz/massa crus (35g)

4 colheres de sopa de arroz/massa

cozinhados (110g)

Nota: pesar os alimentos poderá

ser uma boa forma de compreender as

porções.

MITO 3

• O consumo de fruta deve ser diário, desde que em quantidades adequadas, já que estes alimentos são bastante ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

• Por serem alimentos ricos em fibras, ajudam a reduzir os níveis de colesterol, a controlar o apetite e a regular o funcionamento intestinal.

• De facto, a fruta inclui, na sua composição, alguns açúcares simples, pelo que o seu consumo não deverá ser exagerado. Todavia, se compararmos a quantidade de açúcares simples que a fruta possui com um bolo verificaremos que a diferença é bastante grande.

– Ex: Uma maçã de 100g pode conter cerca de 14g de açúcares simples enquanto que uma fatia de 100g de bolo de chocolate poderá conter cerca de 50g de açúcares.

As pessoas com Diabetes não devem comer frutas muito doces.

RECOMENDAÇÃO

• Ingerir diariamente 3 a 5 porções de fruta segundo as recomendações da Roda dos Alimentos.

1 Porção de Fruta representa: 1 peça de fruta – tamanho médio (160g)

Contudo, é necessário ter em conta que as frutas mais doces devem ser ingeridas em quantidades inferiores a 160g. Ex:

1 Porção de banana – 65g 1 Porção de cerejas – 105g 1 Porção de dióspiro – 95g 1 Porção de figo – 85g 1 Porção de manga – 120g 1 Porção de uvas – 80g

O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores

e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

Nota: pesar os alimentos poderá

ser uma boa forma de compreender as

porções.

MITO 4

• Estes alimentos pertencem ao grupo dos produtos hortícolas cujo consumo diário deve ser abundante e variado. Os produtos hortícolas são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, apesar de terem um sabor mais doce comparativamente a outros produtos hortícolas, estes alimentos possuem uma baixa quantidade de açúcares simples.

• Assim sendo, não faz sentido excluir a cenoura e a abóbora da base da sopa ou de outra confecção culinária.

– Ex: 100g de cenoura crua – 4,5g de açúcares simples

– 100g de cenoura cozida – 3,7g de açúcares simples

– 100g de abóbora – 1,7g de açúcares simples

As pessoas com Diabetes não devem comer cenoura, abóbora ou outros produtos hortícolas de cor laranja pela elevada quantidade de açúcar que possuem.

RECOMENDAÇÃO

• Ingerir diariamente 3 a 5 porções de produtos hortícolas de acordo com as recomendações da Roda dos Alimentos.

1 Porção de Hortícolas representa: 2 chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180g) 1 chávenas almoçadeira de hortícolas cozinhados (140g)

O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores

e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

Nota: pesar os alimentos poderá

ser uma boa forma de compreender as

porções.

MITO 5

• As pessoas com Diabetes não necessitam de excluir da sua alimentação o açúcar (sacarose) ou os alimentos ricos em açúcar (produtos de pastelaria, refrigerantes, chocolates), podendo incluí-los em quantidades pequenas, se conjugados com uma refeição completa, desde que tenham os valores de glicemia dentro dos parâmetros adequados.

• Todavia, sendo alimentos que habitualmente são pobres em nutrientes essenciais e ricos em energia, devem constituir uma excepção num estilo de vida saudável, que integre um plano alimentar diário equilibrado e uma prática regular de actividade física. Devem assim ser reservados para os dias de festa!

As pessoas com Diabetes não podem ingerir açúcar.

RECOMENDAÇÃO

• Numa alimentação saudável a ingestão de açúcares simples não deve ultrapassar 10% do Valor Energético diário*.

– Ex: um adulto que consuma 2000kcal por dia poderá consumir até 200kcal por dia provenientes de açúcares simples presentes nos alimentos (ex: açúcar de açucareiro, bolos, chocolates, sumos, etc).

– Deve consultar um Nutricionista para melhor adequar a ingestão alimentar ao seu caso.

• Consulte os rótulos das embalagens!

*Fonte: Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases, WHO, 2003.

MITO 6

• Após o consumo de alimentos ricos em gorduras não se verifica a elevação imediata da glicemia no sangue, todavia, é importante haver uma moderação no consumo destes alimentos ou na utilização de gordura para a confecção culinária, para se reduzir o risco de Doença Cardiovascular associado a este tipo de consumo excessivo.

• De realçar a importância de se limitar o consumo de gorduras saturadas (presentes por ex. nas carnes vermelhas, peles das aves, produtos de salsicharia/charcutaria) e de alimentos ricos em gorduras trans (produtos com gorduras hidrogenadas).

O consumo de alimentos ricos em gordura promove o aumento da glicemia no sangue das pessoas com Diabetes.

RECOMENDAÇÃO

• Ingerir diariamente 1 a 3 porções de gorduras e óleos segundo as recomendações da Roda dos Alimentos.

» Consulte os rótulos das embalagens!

O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores

e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

Nota: pesar os alimentos poderá

ser uma boa forma de compreender as

porções.

1 Porção de Gorduras e óleos representa: 1 colher de sopa de azeite/óleo (10g) 1 colher de chá rasa de banha (10g) 4 colheres de sopa de nata (30ml) 1 colher de sobremesa de manteiga/ margarina (15g)

MITO 7

• Fazer o teste de glicemia por si só não permite melhorar o controlo da Diabetes. Funciona sim como uma metodologia para que as pessoas com Diabetes possam percepcionar a forma como o seu organismo reage às diversas situações a que são sujeitas ao longo do dia: períodos de jejum, consumo alimentar, ingestão de diferentes alimentos em diferentes quantidades; actividade física e medicação. Assim, auxilia no controlo de todos estes factores de forma a atingir valores de glicemia adequados.

• O teste da glicemia deve ser efectuado tanto em jejum como pré ou pós prandial (1-2horas após).

• A vigilância da glicemia ao longo do dia é fundamental nas pessoas com Diabetes tipo 1 e com tipo 2 insulino-tratadas.

Fazer o teste da glicemia permite melhorar a Diabetes.

RECOMENDAÇÃO

• Fazer pesquisas de glicose sanguínea ao longo do dia (por exemplo: em jejum, pré e pós prandial), tendo por valores recomendados, os seguintes:

- Glicemia Capilar em Jejum 70-130mg/dl; -Glicemia Pós-prandial < 180mg/dl;

*Fonte: Diabetes Care, Volume 34, Number 1, January 2011; care.diabetesjournals.org

MITO 8

• A hiperglicemia que ocorre de manhã é frequente em pessoas com Diabetes. Isto acontece devido ao chamado efeito de Dawn que normalmente acontece entre as 2 e as 8h da manhã. Este fenómeno pode dever-se à libertação natural de hormonas durante a noite (hormona de crescimento, cortisol, glucagon, adrenalina), que aumentam a glicemia e a resistência à insulina. Além disso, verifica-se uma libertação nocturna de glicose pelo fígado, que é comummente elevada no caso das pessoas com Diabetes tipo 2.

O Diabético não deve comer nada antes de deitar pois vai fazer aumentar os valores de glicemia ao acordar.

RECOMENDAÇÃO

• O efeito de Dawn poderá ser contornado se o Diabético fizer uma refeição antes de dormir.

– Ex. de Ceias:

• 1 copo de leite meio gordo (125ml) e 3 bolachas Maria

• 1 copo de leite meio gordo (125ml) e meio pão (25g)

• 1 iogurte líquido (200ml) e 3 bolachas Maria

• 1 chávena de chá, 2 tostas com ¼ de queijo fresco e um iogurte sólido (125g)

• 1 chávena de chá, meio pão (25g) com ½ fatia de queijo magro e 1 peça de fruta (160g)

MITO 9

• A Diabetes é uma doença crónica e, a partir do momento em que é diagnosticada, a pessoa com Diabetes terá de aprender a lidar com ela para o resto da vida. Aquilo que pode variar muito é o controlo da doença e a ocorrência de complicações. Os indivíduos que têm a sua Diabetes mais descontrolada correm riscos mais elevados de ter complicações (doença cardiovascular, cegueira, insuficiência renal, amputações).

• O controlo da Diabetes pode ser feito através da avaliação dos valores de hemoglobina glicada (simplificada como A1c), que dá uma indicação da evolução da glicemia a longo prazo, sendo que o seu aumento reflecte concentrações mais elevadas de açúcar no sangue. Recomenda-se que este valor esteja abaixo de 7%*.

• Este controlo deve também ser complementado com a avaliação frequente das glicemias capilares em jejum e pré/pós prandial; da tensão arterial, dos lípidos sanguíneos (Colesterol, HDL, LDL e triacilgliceróis) e da microalbuminúria*.

As pessoas com Diabetes podem ser “pouco” Diabéticas ou “muito” Diabéticas.

*Presença de proteínas em quantidades muito pequenas na urina

RECOMENDAÇÃO

• Valores recomendados para uma pessoa adulta, não grávida, com Diabetes

- A1c - < 7% - Glicemia Capilar em Jejum 70-130mg/dl - Glicemia Pós-prandial < 180mg/dl - Tensão Arterial 80-130mmHg - Colesterol Total <200mg/dl - Colesterol LDL <100mg/dl - Colesterol HDL >40mg/dl (Homens); C-HDL >50mg/dl (Mulheres) - Triacilgliceróis <150mg/dl -Microalbuminúria <30mg/dia

*Fonte: Diabetes Care, Volume 34, Number 1, January 2011; care.diabetesjournals.org

MITO 10

• O consumo excessivo de açúcares simples, como o adicionado aos doces e bolos, poderá conduzir ao aumento de peso, estando este sim relacionado com o aparecimento de Diabetes. O consumo de açúcares pode aparecer num plano alimentar desde que este seja estruturado e equilibrado.

• Além disso, deve haver uma prática frequente de exercício físico, o que está também directamente relacionado com a prevenção da Diabetes ou com um melhor controlo da mesma, quando o indivíduo já tem a doença.

Quem ingerir grandes quantidades de açúcar pode ficar Diabético.

RECOMENDAÇÃO

• Seguir as recomendações da Roda dos Alimentos;

• Beber pelo menos 1,5l de água por dia;

• Moderar o consumo de alimentos ricos em açúcar, sal e/ou gorduras;

• Fazer cerca de 5 a 7 refeições por dia;

• Respeitar os horários das refeições;

• Fazer exercício físico diariamente;

Em caso de dúvidas contacte um Nutricionista para o ajudar a estabelecer um plano alimentar de

acordo com as suas necessidades.