e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das...

12
MAIO DE 2016 - EDIÇÃO 146 | www.cdlsinop.com.bt INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP-MT CARTA 9912327225/2013/DR/MT CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP CORREIOS Mãe e EMPRESÁRIA A BELA E ÁRDUA MISSÃO DE SER

Transcript of e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das...

Page 1: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

MAIO DE 2016 - EDIÇÃO 146 | w w w . c d l s i n o p . c o m . b tINFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP-MTCARTA

9912327225/2013/DR/MTCÂMARA DE DIRIGENTES

LOJISTAS DE SINOP

CORREIOS

MãeeEMPRESÁRIA

A BELA E ÁRDUA MISSÃO DE SER

Page 2: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

MARCIO KREIBICHPresidente em Exercício da CDL Sinop

Prezados lojistas é com grande satisfação que me dirijo a vocês como presidente em exercício da Câmara de Dirigentes

Lojistas de Sinop. Assumi o posto no último dia 01 de abril, após o anuncio do afastamento temporário de nosso presidente eleito, Luciano Chitolina, do qual sou vice e que retornará à presidência em outubro para encerrar seu mandato em 31 de dezembro deste ano.

Luciano afastou-se da presidência para se dedicar a um projeto maior, em prol dos empresários e de nossa cidade e como venho acompanhando sua gestão ombro a ombro assumo seu lugar, dando total continuidade aos projetos que iniciamos juntos com os demais membros de nossa diretoria. Assim coloco-me a disposição de todos vocês, empresários de nossa cidade, que queiram contribuir com a CDL sugerindo ou criticando.

Aproveito este momento para comunicar que a CDL, assim como mais 20 entidades representativas de Sinop, se posicionou totalmente contra o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal. Nossa posição baseia-se no fato de que a atual situação econômica e política de nosso país não favorece aumento de gastos, ao contrário pede equilíbrio e até cortes. Desta forma entregamos ofícios a todos os vereadores explicando nossa posição e estaremos atentos aos próximos dias quando o assunto deve entrar em pauta na casa de leis.

Ainda falando sobre a crise econômica e política de nosso país não podemos deixar de destacar que os empresários, que já estão cautelosos, aguardam com ansiedade o desenrolar do caso do impeachment da presidente e as consequências deste processo. Independente das preferências partidárias de cada um, estes acontecimentos tem afetado diretamente a economia do país, por isso o clamor é de que a favor ou contra o processo termine logo para que a estabilidade volte a reinar e o crescimento volte a ser manchete nos jornais.

Finalizando aproveitamos a oportunidade para parabenizar aqui cada TRABALHADOR e todas as MÃES da família cedelista pelos dias 01 e 08 de maio, datas comemorativas que homenageiam com propriedade quem mais merece. Empresários lembrem-se de cada colaborador, que é uma peça fundamental na engrenagem de sua empresa. Lojistas caprichem no dia das mães, aproveitando a segunda melhor data do comercio para fechar boas vendas, e termine o mês preparado para arrasar na Exponop, que será na primeira quinzena de junho.

Então excelentes vendas e muito sucesso neste mês de maio!

Marcio KreibichPresidente em ExercícioCDL Sinop - A Força do comércio, a força de Sinop!

Palavra do presidente

Presidente emExercícioMARCIO KREIBICH

Diretor TesoureiroEDMUNDO COSTA M. NETO

Vice Diretor TesoureiroFELIX RINALDO ARANDA

Diretor AdministrativoMARCO ANTONIO ALVES

Vice Diretor AdministrativoALISSON ZANINI

Diretor SecretárioGILMAR OTONI CALDEIRA

Vice Diretor SecretárioNELGINEY WENDELL DENARDI

Diretores ConselheirosALESSANDRO CHIMITIELIS REGINA PARISANTONIO RODRIGUES FILHOCEZAR GENTIL ZANCOOLAVIO REINEHR

Conselho FiscalMARCELO MONTIEL DA SILVANORIVAL CURADOCARMO ROQUE SHMATZLEONILSON TORRESROBERTO NAGATARUBEN DEMARTINI

EXPEDIENTE

Jornalista ResponsávelDANIELA MELHORANÇADRT 698/98/MT

Fotos ArquivoCDL SINOP

Direção de ArteEriton C. de OliveiraCRIARTE PROPAGANDA

Tiragem1500 EXEMPLARES

IMPRESSÃONETGRAF

CONTATO66 [email protected]

Os artigos assinados são de total responsabilidadedo autor.

““Coloco-me a disposição de todos vocês, empresários de nossa cidade, que queiram

contribuir com a CDL

Page 3: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

3Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

C om o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio acontecerá a campanha MAIO AMARELO, promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano comandada por CRISTIANO PEIXOTO DUARTE. Utilizando

um fitilho amarelo como símbolo, o movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.

O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.

Por que Maio Amarelo?A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo.

Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.A expectativa é que o movimento tenha proporções como a Semana Nacional do Trânsito, através da realização de eventos, ações, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do país.

Em Sinop a ação conta com o apoio da CDL Sinop, que incentiva todos os lojistas a adotarem o amarelo como a cor do mês e trabalharem o tema com seus colaboradores e até com seus clientes.

“A sociedade precisa compreender que trânsito é pauta permanente, diária, e que os acidentes já se tornaram epidemia, assunto de saúde pública. Ninguém sabe quem será a próxima vítima de um acidente de trânsito por isso todos precisam se mobilizar, se conscientizar e trabalhar por um transito mais seguro”, explica o presidente em exercício da CDL Sinop Marcio Kreibich.

PARTICIPE do Maio Amarelo

““A sociedade precisa compreender que trânsito é pauta permanente, diária, e que os acidentes já se

tornaram epidemia, assunto de saúde pública.

Page 4: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

4 Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

As horas extras são as campeãs de ações na Justiça do Trabalho. Na maioria das vezes as alegações dos

empregados é que realizam horas extras, mas elas não são pagas ou são quitadas parcialmente.

Para evitar questionamentos futuros a respeito do correto pagamento das horas extras é de suma importância para o empregador, levar em consideração que em princípio, o empregado não pode se recusar a trabalhar horas extras se elas estiverem previstas em acordo escrito ou contrato coletivo de trabalho (instrumento de negociação coletiva feito entre o sindicato dos empregados e o sindicato dos empregadores); entretanto, de acordo com o artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador não poderá exigir do empregado mais de duas horas extras por dia. Caso o empregador venha a exigir uma jornada extraordinária maior que a autorizada por lei, o empregado poderá recusar a trabalhar as demais horas extras. Porém, caso ele venha a trabalhar mais do que as duas horas extras permitidas, ele tem direito a receber por todas as horas trabalhadas.

Segundo o que estabelece a cláusula décima primeira da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor para os Trabalhadores no Comércio, “o empregado terá direito aos seguintes percentuais quando convocado para trabalhar em regime de HORAS EXTRAS: 60% (sessenta) por cento nas 02 (duas) primeiras horas/dia normal e 110% (cento e dez) por cento nas horas trabalhadas nos domingos, tudo calculado sobre o valor da hora normal”.

Se a empresa quiser “pagar” as horas extras com dias de folga em vez de dinheiro ela pode? Ao empregador é permitido compensar as horas extras trabalhadas com folga ou diminuição correspondente da jornada na mesma semana ou, no mais tardar, na semana seguinte. Se não o fizer, deverá pagar os extraordinários. A única ressalva é se houver banco de horas instituído, quando então a compensação poderá ser feita em até 12 meses.

A troca das horas extras por dias de folga ou por banco de horas, portanto, dependem de acordo individual (entre empregado e empregador), ou de acordo coletivo (feito entre o sindicato dos empregados e a empresa), ou através de convenção coletiva (negociação feita entre o sindicato dos empregados e o sindicato dos empregadores). Neste sentido, a Convenção Coletiva com vigência até 28 de fevereiro de 2017, já contempla a compensação ou prorrogação de horário de trabalho, verbis

HORAS EXTRAS: Um recado para empresários e empregados

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Artigo de ORLANDIR DA ROLD Advogado - OAB/MT 7184-B

Assessoria Jurídica da CDL Sinop

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - COMPENSAÇÃO OU PRORROGAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO

Serão permitidas as empresas, durante a vigência desta CCT e obedecidas às disposições da Legislação em vigor, firmar acordo de compensação ou prorrogação de horário de trabalho com todos os seus empregados, de segunda-feira a sábado, os quais serão compensados na semana seguinte.I - Não ocorrendo compensação no decorrer da semana seguinte, as horas deverão ser pagas com os devidos adicionais prescritos na Cláusula 11ª desta CCT e discriminadas separadamente no recibo/holerite do empregado.II - É vedada a compensação de folgas nos feriados.

Portanto, sugerimos aos comerciantes atentarem para as exigências legislação trabalhista e com isso evitar dissabores e possíveis reclamações trabalhistas, no que diz respeito ao correto pagamento ou compensação de horas extras de seus empregados.

Page 5: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

5Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

1º • Dia Mundial do Trabalho02 • Dia do Taquígrafo03 • Dia do Sertanejo05 • Dia de Rondon, Dia da Comunidade, Dia do Pintor07 • Dia do Oftalmologista, Dia do Silêncio08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico10 • Dia do Campo 12 • Dia Mundial do Enfermeiro13 • Abolição da Escravatura, Dia do Automóvel15 • Dia do Assistente Social, Dia do Gerente Bancário16 • Dia do Gari17 • Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações18 • Dia dos Vidreiros20 • Dia do Comissário de Menores21 • Dia da Língua Nacional22 • Dia do Apicultor24 • Dia da Infantaria, Dia do Café, Dia do Datilógrafo, Dia do Telegrafista, 25 • Dia da Indústria, Dia do Massagista, Dia do Trabalhador Rural27 • Dia do Profissional Liberal29 • Dia do Geógrafo30 • Dia da Decoração, Dia do Geólogo, Dia das Bandeiras31 • Dia do Comissário de Bordo, Dia Mundial das Comunicações Sociais.

MAIO

DATASCOMEMORATIVAS

D S T Q Q S S

Stetcar autocenterMT Center Automotivo

EdcelAutocenter VitóriaResidencial Buritis

Só Retoques Chapeação e Pinturas

FILIADOSCDLABRIL

Termina no dia 31 de maio o prazo para envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), ano-base 2015, à Receita Federal. O envio do documento mantém os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o País em dia com as obrigações fiscais e

garante benefícios previdenciários como auxílio-doença e licença-maternidade, entre outros.

Na declaração, o MEI deve apresentar faturamento, contratação de funcionário e descrever suas despesas. As informações devem ser feitas pelo site. O microempreendedor que não cumprir o prazo estará sujeito à multa, terá seus benefícios suspensos e poderá até ser excluído do Simples Nacional. A multa é estipulada pelo Fisco, conforme cada caso.

O MEI está enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), tendo como despesas o pagamento mensal de R$ 39,40 (INSS), acrescido de R$ 5 (prestadores de serviço) ou R$ 1 (comércio e indústria).

É considerado microempreendedor individual a pessoa que trabalha por conta própria, legalizado como pequeno empresário, fatura no máximo R$ 60 mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI pode ter até um empregado contratado que receba o salário mínimo ou piso da categoria.

Microempreendedor deve enviar declaração anual até o dia 31

““O microempreendedor que não cumprir o prazo estará sujeito à multa.

Page 6: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

6 Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

CORRUPÇÃOé o problema número 1, dizem empresários

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Acorrupção que assola a política nacional está na cabeça dos empresários, tanto que é considerado

o problema mais importante a ser resolvido agora, segundo empresários ouvidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para empresários, a crise econômica é potencializada pelos problemas políticos do País. Além do combate à corrupção, a crise política é outro problema a ser enfrentado o quanto antes, segundo 63,6% dos entrevistados.

Após esses problemas de instabilidade, há ainda as questões de saúde pública (25,2%), inflação (24,7%) e impostos elevados (23,6%).“O fato de a crise política e econômica se posicionarem à frente de outros problemas considerados crônicos no Brasil evidencia o mal-estar generalizado do ambiente de negócios”, afirmou, em nota, a economista Marcela Kawauti.

Na visão dos proprietários de empresas consultados na pesquisa, as principais consequências do impasse político sobre a economia tem sido o aumento do desemprego (65,0%), o aumento dos impostos (63,6%) e a queda no consumo e nas vendas (59,2%).

No campo do sentimento em relação ao cenário do País, 83,3% dos empresários se

dizem indignados. A vergonha apareceu em seguida, com 76,7% das menções.Com esse cenário, quatro em cada dez entrevistados acreditam que a economia fechará este ano ainda pior do que 2015 e quase a metade (49,2%) pensa que nos próximos seis meses a situação econômica se aprofundará ainda mais. Os otimistas somam 28,4% e para 19,9% a situação deve continuar a mesma no período.Entre aqueles que se dizem pessimistas com a economia brasileira, a principal justificativa é a falta de confiança de que a crise política seja resolvida (42,9%), seguido pela percepção da alta gravidade da crise econômica (30,3%).

Há ainda os que pensam que a inflação não será controlada e o país não retomará o crescimento (13,8%). O maior temor dos empresários para 2016 é que o país não saia da crise (41,1%), principalmente nas cidades do interior (44,1%), seguido de não conseguir pagar as dívidas (17,6%) e ser obrigado a fechar o próprio negócio (14,9%).

Mesmo em um ambiente turbulento, os empresários acreditam que há como driblar as consequências da crise. A maior parte dos empresários que respondeu a pesquisa mostra-se mais otimista quando a análise se detém apenas ao seu negócio. Quatro em cada dez (45,4%) entrevistados disseram ao SPC Brasil que as expectativas para a empresa são boas para os próximos seis meses, enquanto 27,7% esperam que o período será ruim para a sua empresa.

Fonte: CNDL

““Além do combate à corrupção, a crise política é outro problema a ser enfrentado

o quanto antes.

Page 7: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

7Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Maio é o mês das mães, um mês em que todos param para pensar com mais carinho ainda naquela que nos deu a vida, nosso maior presente. Aquela que nos carregou, nos criou, se dedicou de corpo e alma para fazer de nós seres humanos completos. Ninguém

questiona, é público e notório, o trabalho das mães é único e merece nosso respeito e admiração. Mas quando o trabalho de mãe é executado por empresárias e por mulheres das mais diversas áreas que além de mães precisam se dedicar também a vida profissional aí

nossa homenagem fica ainda maior.

Neste mês, que dedicamos todinho a elas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinoppresta uma singela homenagem a TODAS as MÃES ao destacarmos aqui quatro mães

que são empresárias de nossa cidade e associadas a CDL.

Angelita TeraoÉ viúva de Paulo, com quem teve dois filhos: Alex (in memoriam) e Julia, que tem 20 anos e cursa a faculdade de nutrição. Natural de Chopinzinho/PR, há 18 anos Angelita é proprietária da Pit Stop Lubrificantes. “Eu sempre trabalhei 24 horas em casa e na empresa, e uma das dificuldades que sinto é que falta tempo para cuidarmos mais de nós mesmas, mas sinto que cumpri minha missão, sou uma boa mãe, fui uma boa esposa e nossa empresa vai bem”, conta Angelita que completa, “Procurei ensinar aos meus filhos que eles podem tudo nesta vida basta terem coragem para encarar os desafios, não terem vergonha ou preguiça, mas também precisam ter o pé no chão para não dar um passo maior que a perna, serem honestos, trabalhadores, não prejudicar os outros e colocarem amor em tudo que fazem”.

Jane Mari David É casada com Vanderlaa Almeida Rocha e é mãe de Victor Hugo, de 20 anos e universitário. Natural de Altônia/PR, Jane é proprietária da Kalce leve Calçados desde outubro de 2004.“Pra mim esta jornada dupla é fácil e muito prazerosa, primeiro porque ser empresária é uma missão que vem de família é a profissão que escolhi e que me faz muito bem e segundo porque ser mãe é a maior alegria da minha vida, se pudesse teria tido mais filhos”, destaca Jane que acrescenta, “O mais difícil pra mim é encarar a independência dele e o fato de que ele não está mais 24 horas por dia embaixo das minhas asas mas sempre mostrei para ele que precisamos trabalhar para ter uma boa vida mesmo que ele siga por outros caminhos então confio no que ele aprendeu”.

Rosiane Ribeiro Biazus É casada com Cezar com quem tem cinco filhos: Elton, com 33 anos e pai de Murilo (8 anos) e Sophia (8 meses); Camille, com 31 anos e mãe de Lorenzo (5 anos) e Bernardo (3 anos); Douglas de 24 anos; Alécio (in memoriam) e Gabriela de 17 anos. Natural de Matelândia/PR, Rosiane é proprietária da Eletronop há 15 anos.“Não é fácil conciliar a missão de mãe com a de empresária, procuro aproveitar o pouco tempo que temos para curtir muito meus filhos e netos em almoços, jantares e reuniões familiares, e no dia a dia passo para eles a importância do trabalho, uma coisa que eles veem de perto já que alguns trabalham conosco na loja e participam da nossa luta”, pontua Rosi que lembra, “O mais difícil é conseguir com que eles sigam pelo caminho do bem mas acredito que nós somos espelhos em que eles se refletem por isso se vivemos uma vida de bem eles também viverão”.

Bernardete PasqualottoÉ casada com Mario Cesar com quem tem três filhos: Kaio de 20 anos, Luana de 15 anos e Gabriel de 11 anos. Natural de Palotina/PR, há 7 anos Bernardete é proprietária da Boutique Jeito de Mulher.“Dependendo dos dias, dos compromissos da loja, fica bem complicado ser ao mesmo tempo mãe e empresária, o serviço é dobrado, ao mesmo tempo que preciso estar na empresa e até viajando para fazer compras, não abro mão de ajudar meus filhos nas tarefas de casa, com as questões da escola, acompanhando eles no dia a dia, sempre damos um jeitinho”, detalha Bernardete que finaliza, “Crio meus filhos mostrando o valor do trabalho para a vida e faço questão de que eles experimentem o mercado de trabalho antes mesmo de saírem da faculdade, porque a experiência de trabalho é muito importante e sem ele o futuro ficaria mais difícil”.

Mães da CDL: “Que a vida seja mais doce, que o reconhecimento seja diário, que as dores sejam rápidas e passageiras, que as alegrias sejam eternas e duradouras, que o dia a dia seja mais fácil e que no fim da jornada vocês recebam todos louros por estarem mudando o mundo através dos seus filhos e filhas. Feliz Dia das Mães!”

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

CAPA

7Maio 2016

Page 8: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

8 Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

ANIVERSARIANTES MAIO 2016DANIEL MOURA NOGUEIRA - ADVOGALOJA ELDERCENTRO DE IMAGEM SANTO ANTONIOFUNERARIA LUZ E VIDAINOX ALIANCARIO GRANDE MATERIAISR.V. ELETROTECNICAAGROMAVEDROGARIA CELESTEESCRITORIO DR. RUI FARIASALCAR MECANICA E INJECAO ELETRONICAVITAL ALIMENTOSCOLONIZADORA SINOPTERRITORIO COUNTRYBELA OPTICADEPOSITO OURO VERDETROPICAL MOTOSSHALUX COSMETICOSFARMACIA PIONEIRAO BOTICARIOLOJAS BRASILEIRASCENTRAL AGRONEGOCIOSS.O.S SUSPENSAOARMAZENS GERAIS VALE DO VERDEADVANCED EMPREENDIMENTOS SITICOMPINGO MADEIRASCOURE CALCADOSSTYLLE FACTORINGDENTAL NORTEPIONEIRA AGRICOLACOMERCIAL MARIANOBLOCOS NORTEAAME CONFECCOESPROTEGE EQ DE SEG DO TRABALHOMONTE CARMELOVERBO SCHOOLMOVEIS MINEIRINHAMECANICA ITAUBASLIDER VEICULOSCOISAS & LOISASCALIPEÇASSAFIRA SEMIJOIASO PAINELSR. COMPUTADORCONSTANTINI & CIA LTDA3 AMERICA MOVEISGUERREIRO MOVEISBEAU CORPSRELOJOARIA JOALHERIA ORIENTEALIANÇA COSMETICOSRUANGESONO LEVE DISTRIBUIDORAESCOLA DE CABELEIREIROS WSWMULT TREKOSPANIFICADORA FLOR DE TRIGOORTODONTIA BOTURAMSD INFORMATICAPEROLA NEGRA CONFECÇÕESPALOMA VEICULOSCOLÉGIO CADSILVA EMPREENDIMENTOS J. ALVES MADEIRASCONSERMAQELLUSUNICLINICA

DANIEL MOURA NOGUEIRA FERNANDA CAMPOS NASCIMENTOLEONARDO C. MACHADO PEREIRA

RENATO MIYAMOTO LEONELRODRIGO BERNARDINO SANTOS

ROSANA DE F. S. TAVARES MENZELIVONE BORGES DOS SANTOS

MARCOS ANTONIO CAMARGOMAURO SIDNEI DOS SANTOS

WILSON ISAC RIBEIROROMEU JOSE DA FONSECA

ADRIANA DA COSTA RODRIGUESALFREDO C. DE OLIVEIRA NETO

FERNANDO DA COSTA LIMAGILMAR RENATO PARLOW

JOÃO PENIANIJOSE VALMIR SANCHES

LUCINEIA DA ROCHAMARCIA CELINA TUNIN GONZALES

MARILIA SYTRISKI SANTOSNELI DA SILVA SIQUEIRA

RAPHAEL DOUGLAS PEIXOTOJOSE ISRAEL MOREIRA DE SOUZA

LUCIANI PRANTE CHIARELLOMIRNIAN PEREIRA DO NASCIMENTO

EDER CORDEIRO PESSINELIVANETE ALBERICI RABUKA

CRISCIA TOBIASEDMUNDO COSTA MARQUES FILHO

FRANCIELLI KLEIN DOS SANTOSMARCOS ANTONIO RIBEIRO

PATRICIA G MARIANO WIDALPLINIO PIETRO BIASI

ALINE CRISTINA BRIESCH BACHINSKEDER JOSÉ BARREIROS

MARCELO ANTONIO DA FONSECAPRISCILA STASIUNAS MELLO

ROSELAINE SCHULZCLEITON DE SOUZA MACHADO

DELFINO DE ANDRADEDELICIA MOREIRA LONGONEIDE M. SEOLIN DA SILVA

DIEGO ROSTIROLLAELIZA KIYOKA OKUYAMA NUNES

FLAVIO LIMA FARIAGABRIELA SAVIGNANI

JULIO C SILVA MORAES TAVARESVANDA L O DA SILVA GUERREIRO

ELDS NILLS HANSEN SANT ANAIVONETE MARIA SANTOS SOUZA

JOÃO BATISTA FERNANDESMARIA A DA SILVA MARAM

MARTA ZAMBENEDETTIMONIQUE DUTRA BARCELLOS

ROSELY PAFUM DA SILVAAMILTON LUIZ DE MELLO

CRISTIANO BOTURAFERNANDO HUGO LEANDRO

LETICIA C DE SOUZA WILHELMMARIELA C DE C OLIVEIRA MORETTI

SOLANGE WALKERGUSTAVO FAGUNDES DA SILVA

JOSE ALVES DA SILVARUDINEI PAULO DOS SANTOS

SIBELE ARANDA MARTINDANIELA MARIA BANDEIRA

01/MAI01/MAI01/MAI01/MAI01/MAI01/MAI02/MAI02/MAI02/MAI02/MAI03/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI04/MAI05/MAI05/MAI05/MAI06/MAI06/MAI07/MAI07/MAI07/MAI07/MAI07/MAI07/MAI08/MAI08/MAI08/MAI08/MAI08/MAI09/MAI09/MAI09/MAI09/MAI10/MAI10/MAI10/MAI10/MAI10/MAI10/MAI11/MAI11/MAI11/MAI11/MAI11/MAI11/MAI11/MAI12/MAI12/MAI12/MAI12/MAI12/MAI12/MAI13/MAI13/MAI13/MAI13/MAI14/MAI

14/MAI14/MAI14/MAI15/MAI15/MAI15/MAI15/MAI16/MAI16/MAI16/MAI16/MAI16/MAI16/MAI16/MAI17/MAI17/MAI17/MAI18/MAI18/MAI18/MAI19/MAI19/MAI19/MAI19/MAI19/MAI19/MAI19/MAI19/MAI20/MAI21/MAI21/MAI21/MAI22/MAI22/MAI22/MAI22/MAI22/MAI22/MAI23/MAI23/MAI23/MAI24/MAI24/MAI24/MAI25/MAI25/MAI25/MAI25/MAI26/MAI26/MAI26/MAI26/MAI27/MAI27/MAI28/MAI28/MAI28/MAI29/MAI30/MAI30/MAI30/MAI30/MAI30/MAI31/MAI31/MAI31/MAI

EDITE SCHMATZ LAURICIO WERLE GIEHL

SIRLEI OLIVEIRA RODRIGUESGUSTAVO ZIMMERMANN

JEAN CARLOS NEVES DOS SANTOSJOSELIO OLIVEIRA VARGAS

VANDA PEREIRA AMARALDARCI PEDRAZZANI

JOELMA SCHNEIDERJOSE FRANCISCO ALVES

MARCELO MANOEL DOS SANTOSSHEILA C DOS SANTOS SILVA

VALDEMAR PISSINATTI GUERRAVILMAR SCARSI

ELAINE DE SOUZA SILVEIRA FLECKINACIO LEOPOLDO WOLFART

SABRINA TOCHETTOFAZENDA SAO VICENTE

MARCELO GHIRALDIRICARDO BOCARDI

ALMIR ANTONIO BARRESANDREIA MACHADO PASTRELLO

EDIVANIA CRISTINA PEREIRAFRANCIS MARIS CRUZ

LUIZ FERNANDO UEZUNILDO LIMA QUEIROZ

RAFAEL DE ALMEIDA RABELOWANDERLEI JOSE ALBERTI

MARIA ANTONIA EGIDIO DAS NEVESKERLY CRUVINIL DAL PAI SANDRI

MARIA DE LOURDES HORINGVANDERLEI CRISTIANO SEPP

EDUARDO J. BARCELLOS CHAVESFABIANE DEBORTOLI LOTHAMMER

JORGE ESTEVAN TOSETTOJOSE FERNANDES TOSETTO

MARCIA EVARINI SOUZAPAULO AUGUSTO PAGLIARI

DIOGO DA ROSA FIELLUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA

TANIA MARA NERVODALMIR ELIO TESTOLINEDSON RUI FRIEDRICH

JOAO FERNANDES LEAO NETOCLEUZA FERREIRA NAVARINI

JOSE CARLOS ANGELIRITA DE CASSIA TAVARES

THIAGO DE JESUS MOREIRAANTONIO RODRIGUES FILHO

FABIOLA ZANCANARO QUEIROZJOÃO AUGUSTO DE OLIVEIRA PINTO

MARLI T DE ALCANTRA VERMELHOJOACIR TESTA

VALDEMIR ALCANTARAEDGARD GOMES SILVA

MARTINS RODRIGUES FREITASROSEMARIA A M DE ALIANÇA

MARCOS ANTONIO ALVESADIL CARRIEL DOS SANTOS

ALAIR JOSE CAMERAJEAN PEREIRA DA SILVA

JOSE ROBERTO DA SILVAVALDIR JOSE WAGNER

ANTONIO VANDO MEDEIROSHELIO SATO

NEIDE MARIA ARANDA LONGO

PUKY MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃOCENTROGASGORETHY LINGERIECONTATO AGRICOLAWJM SEG E MONITORAMENTOSHOPSINOP.COMJM VIDRAÇARIABOLA AO ARDROGARIA VIVER BEMNOVA ERAAGUALINDA PISCINASMECANORTEPISSINATTI IMOBILIARIATODIMOIMOBILIARIA FLECKADESTEC - OBRA PADRE PIOSABRINA TOCHETTOFAZENDA SAO VICENTEDEPOSITO CAMBARACOMERCIAL ALVORADAEMBALAGENS IMPERADORVILLA JEANSRELOJOARIA E OTICA SINOPCOMETA - HYUNDAICLINICA DENTARIA ORAL NORTELOJA GAUCHASINOPARTSEMBALAGENS IMPERADORTEC MACVICTORY VIDEOHORINGCENTRO OESTE MECANICAODONTOLOGIA DR EDUARDO J.B. CHAVESATHENAS EMPREENDIMENTOS MADEIREIRA TOSETTOMADEIREIRA TOSETTOMARCIA EVARINI FASHIONELETROTECNICA PAGLIARIDEC & TJ CONSULTORIA LTDAATUAL TINTASAUTO SOCORRO NORTÃOORIGINAL SISTEMA DE IMPRESSAOREDE CENTER SUL SUPER TVRADIO MERIDIONAL FMANGELI VIDROSD´CARMO CONFECÇÕES E ENXOVAISUNIVERSO AUTO PECASPAGANINI CONSTRUÇÕESUCAYALI HOTELOLIVEIRA EMBALAGENSMT CAMARAS DE ARJ. TESTA PRESTADORA DE SERVICOS IIIDESPACHANTE REALAGROMAVERACCO COSMETICOSCLASSE FABRICA DE MOVEIS PLANEJADOSHIDROLINE PISCINASCONSTRUTORA CARRIELARAGUAIA PETROLEOIBIZA TURISMOEXECUTIVA AGENCIA DE EMPREGOSW. H. LUMINOSOS E FACHADASDROGARIA SAO CAMILOSHALUX COSMETICOSLUMANE

Page 9: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

9Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

opCDLSinop

REFORMA EM ANDAMENTO GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Está em estágio avançado as obras do Salão de Festas Presidente Alcides Raiter que será reinaugurado nos próximos dias.

A CDL Sinop está participando do GDN formado pelo Conselho Estadual do SPC/MT em Cuiabá.

BOMBEIROS DO FUTURO JANTAR REFECCS

CDL ApoiaVISITA DO SECRETARIO DE ASSISTENCIA

AGENTE MIRIM ESCOLAR

CDL está acompanhando as aulas do projeto social que é patrocinado pela entidade.

Diretoria e Colaboradores da CDL contribuíram com a Refeccs prestigiando o jantar italiano.

Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social VALDINEY ANTÔNIO DE ARRUDA visitou o projeto Luz do Amanhã que é apoiado pela CDL.

CDL acordou com o Secretario Municipal de Transito e Transporte, Cristiano Peixoto. Apoio ao Projeto Social Agente Mirim Escolar.

CARTA AOS VEREADORES SESC EM SINOP NOVA SALA DE EMBARQUE

A CDL e as Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada de Sinop disseram aos vereadores da cidade que SÃO CONTRA O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES.

O SESC e SEBRAE receberam as matrículas das áreas doadas pela prefeitura para se instalar na cidade.

A prefeitura inaugurou a nova sala de embarque do Aeroporto de Sinop, acompanhada de perto pelas entidades .

RESIDENCIAL ALLEGRO FERRERO FEIJOVIP CASUAL É PREMIADA CARTORIO POSTAL

CDL Sinop prestigiou o pré-lançamento do Residencial da Rodobens Negócios Imobiliários.

Ferrero Joias foi uma das empresas que apoiou a badalada Feijovip do colunista Daniel Coutinho.

A Boutique Casual conquistou o Premio MPE do Sebrae na Etapa Estadual, categoria Comercio de 2015, e foi destaque na etapa nacional .

CDL deu as boas vindas ao novo filiado.

Page 10: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

10 Maio 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

INFLAÇÃO desacelera, mas continua em alta e CESTA cai em SINOP

A câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop em parceria com o CISE - Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat realizou levantamento de informações para os indicadores econômicos

de março e abril, entre os dias 01 e 11 do mês de abril de 2016, tendo como referência os últimos 30 dias e entrevistando 130 empresas.

Os números mostram que no mês de março de 2016, o IPC Sinop apresentou alta de 0,52%, ficando 0,10 pontos percentuais abaixo da inflação do último mês. Com este resultado, a inflação acumulada em Sinop nos últimos 12 meses é 8,31%. Em 2016, os preços já acumulam alta de 2,15%. Em relação à inflação brasileira, este mês, a alta foi maior no mercado local. Em março, o IPCA foi de 0,43%, de acordo com o IBGE.

O grupo ‘Alimentação’ voltou a liderar a pressão de alta, e apresentou variação média de 2,18%, com impacto de 0,50 pontos percentuais no IPC Sinop. O item ‘hortaliças e verduras’ tiveram alta média de 23,7%, e os produtos do item ‘farinhas e massas’ ficaram, em média, 24,8% mais caros.

O humor dos empresários de Sinop

No mês de abril houve uma forte queda de 12,37% no Índice de Confiança Empresarial ICE (73) com relação ao apurado no mês de março (97), refletindo o cenário de forte instabilidade política, devido ao processo de impeachment, e econômica, em função da recessão ao qual passa o país. O ICE permanece abaixo dos 100 pontos, ou seja, o pessimismo dos empresários continua superando o otimismo neste momento.

No mês de abril, acompanhando o ICE, houve uma queda significativa na avaliação da situação atual (IAE) e uma pequena queda na expectativa futura (IEE). O IAE, que afere o desempenho atual da economia, apresentou uma queda de 24,74%. Já o IEE, que mede a expectativa para os próximos três meses, apresentou uma leve queda de 1,03% em comparação ao mês de março.

“Este mês perguntamos também aos empresários sobre a perspectivas deles para o fim da atual crise econômica, e neste caso, a grande maioria aposta que o cenário deverá ficar melhor somente em um prazo de 03 anos ou mais. Isso ressalta o atual cenário de incertezas e cautela observados nos últimos meses”, pontua o economista que finaliza, “Isso significa que o empresário aposta que sua estabilidade econômica, como era vivenciada antes da crise, só voltará em 3 anos ou mais, mas a melhora da situação pode começar bem antes disso, tudo dependerá das próximas decisões políticas que serão tomadas no Congresso Nacional”.

Cesta Básica em Sinop

Em compensação a cesta básica em Sinop ficou mais barata em relação ao mês anterior. Em fevereiro, a cesta custava R$ 423,66 e passou a custar R$ 386,35 em março, voltando ao nível de preço de outubro de 2015. Essa variação representa uma queda de 8,81% no período.

Foram destaque os seguintes produtos da cesta básica: arroz (-14,74%), tomate (-47,13%), banana nanica (-18,74%) e manteiga (-12,80%). A queda no preço da cesta básica condiz com a desaceleração observada no aumento do nível geral de preços da economia. Em Cuiabá, segundo o IMEA, o valor da cesta básica se manteve relativamente estável este mês, em R$ 417,90. Segundo o DIEESE, nas cidades comparadas, o valor da cesta básica apresentou variações pequenas: São Paulo (0,16%), Brasília (1,38%), Goiânia (1,79%), Campo Grande (1,59%) e Cuiabá (1,28%).

“O valor da Cesta de Sinop abaixo das demais cidades é um fato a ser festejado mas vale lembrar que a Cesta se refere a um número bem pequeno de itens e provavelmente no próximo mês esta queda não permanece”, pontuou o economista Udilmar Carlos Zabot.

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Page 11: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo

COnvênios

Mais Benefícios para associados CDL Sinop

MICROLINSESTE CONVÊNIO PROPORCIONA AO ASSOCIADO DA ENTIDADE E SEUS FUNCIONÁRIOS, DESCONTOS NA

MENSALIDADE. FONE: (66) 3531-3051

COLÉGIO OBJETIVO ALBERT SABINPREVÊ DESCONTOS DE 25% NAS MENSALIDADES PARA OS FUNCIONÁRIOS E PROPRIETÁRIOS DAS

EMPRESAS ASSOCIADAS À CDL. FONE: (66) 3532-2236

FASIPE – FACULDADE DE SINOPESTE CONVÊNIO PROPORCIONA AO ASSOCIADO DA ENTIDADE E SEUS FUNCIONÁRIOS DESCONTOS NA

MENSALIDADE. FONE: (66) 3517-1320

LABORATÓRIO QUALITÉESTE CONVÊNIO PROPORCIONA AO ASSOCIADO

DA ENTIDADE E SEUS FUNCIONÁRIOS DESCONTOS DE 30%.

FONE: (66) 9620-5555 | (66) 3531-6065

Laboratório

Análises Clínicas

LABORATÓRIO BIOCLÍNICODESCONTOS DE ATÉ 30% EM TODOS OS EXAMES!

INFORMAÇÕES PELO FONE: (66) 3531-1763

FAÇA WEB SITES/MPXO CONVÊNIO PREVÊ PARA O ASSOCIADO DESCONTOS

NA CRIAÇÃO SE SITES SENDO: 25% PARA SITES INSTITUCIONAIS, 15% PARA SITES COMERCIAIS E 15% PARA SITES COM VENDAS ON–LINE E AINDA

A FACILIDADE NO PAGAMENTO QUE PODE SER FEITO EM ATÉ 5 VEZES.

ODONTOLOGIA BOTURADESCONTOS DE 25% A 30% NOS PROCEDIMENTOS

NAS ÁREAS DE ORTODONTIA (APARELHOS FIXOS E MÓVEIS); DENTÍSTICA (RESTAURAÇÃO);

ESTÉTICA; PREVENÇÃO; CLAREAMENTO; PRÓTESES; IMPLANTES; ENDODONTIA (CANAL).

FONE: (66) 3531-7063

Ortodontia

CRO-MT 105

FACULDADE - UNICCONVÊNIO PROPORCIONA AOS FILIADOS E SEUS COLABORADORES DESCONTOS DE ATÉ 20% NAS

MENSALIDADES. FONE: (66) 3211-2005 E 3211-7377

ÓTICAS MATO GROSSODESCONTOS DE ATÉ 15% NAS COMPRAS A VISTA E 7% A PRAZO COM PARCELAMENTO EM ATÉ 6X, EXCETO PARA SERVIÇOS E PRODUTOS DA MARCA

MONTBLANC. FONE (66) 3531-2988

PROSEGPREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO NA SEGURANÇA DO

TRABALHO LTDA ME – CURSO DE BRIGADA DE INCÊNDIO - VALORES DIFERENCIADOS PARA

FILIADOS À CDL. FONE (66) 3532-2441

SEGURANÇA

TRABALHO

ENSINO A DISTÂNCIA UNICESUMARCONVÊNIO PREVÊ A CONCESSÃO DE DESCONTOS DE 10% PARA OS FUNCIONÁRIOS E PROPRIETÁRIOS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS À CDL NOS CURSOS

DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. EM SINOP O POSTO DO CESUMAR É NO COLÉGIO

ALTERNATIVO. FONE: (66) 3520-3300

PLANO DE SAÚDE UNIMEDTABELAS DIFERENCIADAS COM VALORES MENORES! MAIORES INFORMAÇÕES PELO FONE: (66) 3511-7000

Norte doMato Grosso

MSD ESCOLA DE PROFISSÕESSÃO 45% DE DESCONTO NAS MENSALIDADES DE

TABELA. ENTRE EM CONTATO COM OS PROFISSIONAIS DA MSD E SAIBA QUAIS SÃO OS CURSOS OFERECIDOS

PELO FONE: (66) 3531-0355

AGITARE ACADEMIASPROPORCIONA AO ASSOCIADO E SEUS

COLABORADORES DESCONTOS DE 33,7% NAS MENSALIDADES. FONE: (66) 3532-6724

PLANO DE SAÚDE SULAMÉRICAATRAVÉS DA CURADO SEGUROS A CDL OFERECE O PLANO DE SAÚDE COM PREÇOS DIFERENCIADOS AOS FILIADOS.

FONE: (66) 3531-1180

COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOBLINHAS DE CRÉDITO DIFERENCIADAS PARA ASSOCIADOS À CDL. FONE: (66) 3511-6200

SÓ RETOQUES CHAPEAÇÃO(ESPECIALIZADA EM CARROS BATIDOS,

RECUPERAÇÃO DE PARA-CHOQUE, RECUPERAÇÃO DE FARÓIS, PEQUENOS E MÉDIOS RETOQUES, PINTURA

EM GERAL E POLIMENTOS) CONVENIO 15% EM QUALQUER DESTES SERVIÇOS. FONE: (66) 9966-0850

CDLSinop

Page 12: e EMPRESÁRIA - cdlsinop.com.brcdlsinop.com.br/fotos_downloads/2386.pdf · Silêncio 08 • Dia das Mães, Dia do Profissional Marketing, Dia do Artista Plástico 10 • Dia do Campo