e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ......

21
Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO MPOG - 2002 Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental P.2 INSTRUÇÕES Nome: N o Inscrição: 1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso. 3 - DURAÇÃO DA PROVA: 5h, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 4 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 80, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) op- ções (respostas), precedidas das letras a, b , c , d e e . 5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área cor- respondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candi- datos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular, etc.). 10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da pro- va, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.9 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da pro- va; a não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 12 - A prova está assim constituída: Disciplinas Questões Peso Direito Constitucional e Administrativo 01 a 20 Administração Pública 21 a 40 Ciência Política 41 a 60 Economia do Setor Público 61 a 80 2 Boa Prova

Transcript of e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ......

Page 1: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Escola de AdministraçãoFazendária

CONCURSO PÚBLICOMPOG - 2002

Especialista em Políticas Públicase Gestão Governamental P.2

INSTRUÇÕES

Nome: No Inscrição:

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso.3 - DURAÇÃO DA PROVA: 5h, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS.4 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 80, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) op-

ções (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e.5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números.

Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área cor-respondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites.

6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha.7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada

mais de uma opção.8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer

reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciadaa prova.

9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candi-datos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular,etc.).

10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da pro-va, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conformesubitem 6.9 do edital.

11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal deSala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da pro-va; a não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

12 - A prova está assim constituída:

Disciplinas Questões PesoDireito Constitucional e Administrativo 01 a 20Administração Pública 21 a 40Ciência Política 41 a 60Economia do Setor Público 61 a 80

2

Boa Prova

Page 2: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.22

DIREITO:CONSTITUCIONAL

01- Sobre a repartição de competências no Estadofederal brasileiro, assinale a opção correta.

a) Quanto ao aspecto tributário, a competêncialegislativa dos Estados-membros é apenasresidual.

b) No âmbito da competência legislativa concor-rente, sempre que houver conflito entre le-gislação federal e legislação estadual, aqueladeve prevalecer, em face da sua superiorida-de hierárquica.

c) É inconstitucional a lei estadual que, no âm-bito da competência legislativa concorrente,dispõe sobre normas gerais que a União nãoeditou.

d) A título de suplementação da legislação fede-ral, o Município tem competência para legislarsobre horário de funcionamento das agênciasbancárias no seu território.

e) A União pode autorizar que os Estados-membros legislem sobre questões específi-cas, compreendidas no âmbito da sua com-petência legislativa privativa.

02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinalea opção correta.

a) O federalismo brasileiro adere à teoria de queos Estados-membros são soberanos, dispondodo direito de secessão, ínsito ao princípio con-sagrado constitucionalmente da auto-determi-nação dos povos.

b) Ao se auto-organizarem, os Estados-membrossão livres para escolher o sistema de governo,parlamentarista ou presidencialista, que melhorconvenha às suas peculiaridades.

c) Mesmo que o Município situado num Estado daFederação desobedeça uma decisão de umtribunal federal, a União não pode promover aintervenção federal nele.

d) O Distrito Federal não está sujeito à intervençãofederal.

e) A intervenção federal pode ser decretada peloPresidente da República ou pelo Presidente doSupremo Tribunal Federal.

03- A Constituição brasileira de 1988 pode ser classi-ficada como:

a) Constituição democrática, histórica, progra-mática e analítica.

b) Constituição semi-rígida, promulgada, pro-gramática e dogmática.

c) Constituição flexível, sintética, promulgada edemocrática.

d) Constituição rígida, promulgada, escrita eprogramática.

e) Constituição rígida, dogmática, analítica ehistórica.

04- Assinale a opção correta.

a) O Supremo Tribunal Federal, julgando umaação direta de inconstitucionalidade, podedeclarar inconstitucionais apenas algumasexpressões do caput de um artigo de lei.

b) Conforme disposto expressamente na Cons-tituição, depois de vetado o projeto de lei, oPresidente da República pode efetuar juízode retratação, sancionando o diploma inte-gralmente, desde que o faça antes de o Con-gresso Nacional se reunir para apreciar oveto.

c) Vencido o prazo constitucional para a sançãoou veto, se o Presidente da República per-manecer inerte, nem vetando, nem sancio-nando a lei, esta deverá ser tida como tacita-mente vetada.

d) A Emenda Constitucional não está sujeita asanção ou a veto do Presidente da República,mas deve ser por ele promulgada e publica-da.

e) Proposta de Emenda Constitucional pode serobjeto de ação direta de inconstitucionalidadeperante o Supremo Tribunal Federal, se des-respeitar algum limite material ao poder dereforma da Constituição.

Page 3: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.23

05- Assinale a opção correta.

a) Segundo a visão pacificada da doutrina e dajurisprudência, os tratados de que o Brasil fazparte, versando direitos individuais, têm amesma estatura hierárquica das normasconstitucionais.

b) No texto da Constituição Federal de 1988, hádiferença hierárquica entre normas definidascomo cláusulas pétreas e as demais normasdo Estatuto Político.

c) No texto da Constituição Federal de 1988, hádiferença hierárquica entre normas estatuídaspelo poder constituinte originário e normasacrescentadas ao texto original por meio deemenda constitucional.

d) Leis ordinárias, leis delegadas, decretos le-gislativos e medidas provisórias situam-se nomesmo patamar no que tange à hierarquiadas normas jurídicas.

e) O legislador é livre para tratar por meio de leicomplementar de qualquer assunto que en-tenda que, pela sua importância, mereça serprotegido contra mudanças decorrentes doprocesso legislativo mais simplificado, própriodas leis ordinárias.

06- A respeito do controle de constitucionalidade,assinale a opção correta.

a) Medidas provisórias não podem ser objeto deação direta de inconstitucionalidade perante oSupremo Tribunal Federal.

b) Leis estaduais não podem ser objeto de açãodeclaratória de constitucionalidade.

c) Pelo voto da maioria absoluta dos membrosdo STF, pode ser declarada, em sede decontrole abstrato, a inconstitucionalidade delei orgânica de município.

d) Declarada a inconstitucionalidade de lei peloSTF, em sede de controle abstrato, o Senadodeverá suspender a execução da mesma lei,para que a decisão da Suprema Corte produ-za efeitos erga omnes.

e) Não cabe medida liminar em ação declarató-ria de constitucionalidade.

07- Sobre os direitos fundamentais, assinale a opçãocorreta.

a) Não se pode invocar direito adquirido contralei de ordem pública.

b) Gravação ilícita de conversa telefônica nãopode ser aceita em processo judicial, masnada impede que os dados por ela obtidossejam aproveitados em processo administra-tivo, se indispensáveis para a descoberta daverdade real.

c) A gravação de conversa telefônica pode serautorizada por autoridade judicial, para fins deinstrução de processo administrativo discipli-nar.

d) O exercício de qualquer profissão depende darespectiva regulamentação por lei.

e) A Constituição não impede que a lei possaretroagir para beneficiar o particular em facedo poder público.

08- Com relação às medidas provisórias, como hojese encontram reguladas na Constituição, assinalea opção correta.

a) Medida provisória não pode agravar a penamáxima prevista em lei para um crime, maspode diminuir essa mesma pena máxima.

b) Medida provisória pode alterar dispositivo delei orçamentária.

c) Medida provisória pode criar vantagens pecu-niárias para servidores públicos.

d) Medida provisória pode alterar dispositivo doCódigo de Processo Civil.

e) Medida provisória pode alterar dispositivo doCódigo de Processo Penal.

Page 4: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.24

09- Ainda sobre as medidas provisórias, como atual-mente estão previstas na Constituição, assinale aopção correta.

a) A medida provisória rejeitada pelo CongressoNacional pode ser reeditada em sessão le-gislativa diferente daquela em que se deu arejeição.

b) O Judiciário não pode apreciar o atendimentodos requisitos de urgência e de relevânciadas medidas provisórias, uma vez que oexame desses pressupostos é essencial-mente político.

c) Medida provisória é instrumento juridicamenteinapto para criar ou majorar tributos.

d) Medida provisória não pode ser editada du-rante o período de recesso do CongressoNacional.

e) Rejeitada a medida provisória, as relaçõesjurídicas formadas na sua vigência continuameficazes até que o Congresso Nacional deli-bere a respeito por meio de Resolução con-junta do Senado e da Câmara dos Deputa-dos.

10- Assinale a opção correta.

a) O particular não pode se opor a que um bemseu seja requisitado para o enfrentamento deiminente perigo público, devendo o uso dobem ser necessariamente indenizado ao serrestituído ao proprietário.

b) O duplo grau de jurisdição não foi erigido peloconstituinte de 1988 ao nível de direito indivi-dual fundamental.

c) Autoridade policial pode dissolver compulso-riamente associação nefasta ao interessepúblico.

d) Todas as provas requeridas pelo acusadonum processo administrativo devem ser ad-mitidas pela autoridade que o preside, sobpena de ofensa à garantia da ampla defesa.

e) Todo o brasileiro nato é parte legítima parapropor ação popular, visando a anular atolesivo ao patrimônio público.

ADMINISTRATIVO

11- Correlacione as duas colunas, quanto aos princí-pios da Administração Pública, e aponte a ordemcorreta.

1- Razoabilidade2- Moralidade3- Finalidade4- Economicidade5- Eficiência

( ) avalia a relação custo/benefício( ) prestigia o entendimento do homem médio( ) preocupa-se com a governabilidade( ) relaciona-se com os costumes( ) interessa-se pelo permanente atendimento do

bem comum

a) 4/1/5/2/3b) 5/2/4/1/3c) 3/2/5/1/4d) 5/3/4/2/1e) 1/2/3/5/4

12- Em relação ao regime jurídico-administrativo, éfalso afirmar:

a) abrange exclusivamente as pessoas jurídicasde direito público.

b) caracteriza-se pela verticalidade e unilaterali-dade da relação jurídica entre Estado e admi-nistrado.

c) ampara a presunção de legitimidade dos atosadministrativos.

d) impõe condicionamentos ao exercício dopoder discricionário da Administração.

e) aplica-se exclusivamente no âmbito do PoderExecutivo.

Page 5: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.25

13- Tratando-se de acumulação de cargos e empre-gos públicos, avalie a seguinte situação:

José, Auditor aposentado da Receita Federal, éProfessor da autarquia Universidade Federal doRio de Janeiro – UFRJ. Pretende, agora, subme-ter-se ao concurso público para Gestor governa-mental. Uma vez aprovado, aponte a sua condutalícita.

a) Pediria licença sem remuneração da UFRJpara tomar posse como Gestor.

b) Poderia assumir o novo cargo, sem qualqueralteração em sua situação funcional.

c) Somente poderia assumir o novo cargo deGestor se renunciasse à aposentadoria deAuditor.

d) Para assumir o novo cargo de Gestor, teria dedeixar o magistério na UFRJ e renunciar àaposentadoria de Auditor.

e) Pediria aposentadoria proporcional na UFRJpara tomar posse como Gestor.

14- Em relação ao regime previdenciário no serviçopúblico, é correto afirmar:

a) o servidor ocupante exclusivamente de cargode provimento em comissão pode se apo-sentar pelo regime especial previdenciário,desde que comprove o respectivo tempo decontribuição.

b) no regime especial de previdência do servidorpúblico é possível que a aposentadoria se dêpor critérios diferenciados, desde que a ativi-dade exercida prejudique a saúde, nos ter-mos de lei complementar.

c) o tempo de serviço federal, estadual ou muni-cipal será contado, reciprocamente, paraefeito de aposentadoria.

d) os requisitos de idade e de tempo de contri-buição serão reduzidos para os professoresque comprovem efetivo exercício em qualquergrau do magistério.

e) a aposentadoria compulsória, que se dá aossetenta anos de idade, no regime especial,proporciona proventos integrais, indepen-dentemente do tempo de contribuição.

15- No âmbito do serviço público, a noção de serviçoadequado abrange as seguintes condições, ex-ceto:

a) cortesia na sua prestaçãob) atualidadec) modicidade nas tarifasd) continuidadee) gerenciamento participativo

16- A alienação de bens imóveis de empresas esta-tais depende de:

a) autorização legislativa, avaliação prévia elicitação sob a modalidade concorrência.

b) avaliação prévia e licitação sob a modalidadeleilão.

c) licitação, sob qualquer modalidade.d) avaliação prévia e licitação sob a modalidade

concorrência.e) autorização legislativa, avaliação prévia e

licitação sob a modalidade leilão.

17- Em relação ao desfazimento do procedimentolicitatório, é falso afirmar:

a) a revogação só se pode dar mediante razõesde interesse público, decorrentes de fato super-veniente, devidamente comprovado.

b) a anulação pode se dar mediante provocaçãode terceiro ou de ofício.

c) a nulidade do processo de licitação induz, sem-pre, à nulidade do contrato.

d) no processo de desfazimento da licitação ficaassegurado o contraditório e a ampla defesa.

e) cabe à autoridade competente para a aprova-ção da licitação o juízo administrativo da suarevogação.

18- Constituem motivo para a rescisão unilateral docontrato administrativo por parte do Poder Público,exceto:

a) atraso injustificado no início da obra, serviçoou fornecimento.

b) razões de interesse público, de alta relevân-cia e de amplo conhecimento.

c) subcontratação total ou parcial do seu objeto,não prevista no edital e no contrato.

d) dissolução da sociedade ou falecimento docontratado.

e) decretação da concordata do contratado.

Page 6: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.26

19- O ato administrativo discricionário tem por limite

a) a consciência do administrador.b) os costumes administrativos.c) a norma legal.d) os critérios de conveniência e oportunidade.e) a decisão do juiz quanto ao mérito do ato.

20- Entre os seguintes atos administrativos, assinaleaquele que pode ser classificado como imperfeito.

a) O ato de nomeação de Secretário de Estadoainda não publicado no respectivo DiárioOficial.

b) O decreto do Prefeito Municipal que regula-menta o Código Tributário Municipal, mascondiciona sua vigência ao próximo exercícioorçamentário.

c) O ato de aposentadoria compulsória de servi-dor público, já homologado pelo Tribunal deContas.

d) O ato baixado por autoridade incompetente.e) O ato que apresenta vício em algum de seus

elementos.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

21- A administração pública burocrática surgiu noséculo XIX em substituição às formas patrimonia-listas de administrar o Estado. Indique qual dasinformações a seguir define as diferenças entreestas duas abordagens.

a) No patrimonialismo não existe uma definiçãoclara entre patrimônio público e bens priva-dos, com a proliferação do nepotismo e dacorrupção enquanto a burocracia é uma ins-tituição administrativa que usa os princípiosda racionalidade, impessoalidade e formali-dade em um serviço público profissional.

b) No patrimonialismo os governantes conside-ram-se donos do Estado e o administramcomo sua propriedade, sendo Weber um dosseus defensores. A administração públicaburocrática surgiu como uma resposta aoaumento da complexidade do Estado e ànecessidade de organização das forças ar-madas.

c) No patrimonialismo a administração públicaera um instrumento para garantir os direitosde propriedade, já a administração públicaburocrática estabeleceu uma definição claraentre res publica e bens privados.

d) No patrimonialismo a administração pública égovernada pela preservação e desenvolvi-mento do patrimônio do Estado, sem se preo-cupar com a defesa dos direitos civis e soci-ais. A administração burocrática está ligadaao conceito do Estado de Bem-Estar Social,combatendo o nepotismo e a corrupção.

e) No patrimonialismo a autoridade é exclusiva-mente hereditária, gerando corrupção e inefi-ciência, enquanto a estratégia adotada pelaadministração pública burocrática – o controleformalista dos procedimentos – garante umamelhor utilização dos recursos públicos.

22- A administração burocrática moderna, racionallegal foi implantada nos principais países euro-peus no final do século XIX e no Brasil em 1936,com a reforma administrativa promovida por Mau-rício Nabuco e Luiz Simões Lopes. Assinale a op-ção que não caracteriza corretamente este tipo deadministração.

a) A administração burocrática distingue entre opúblico e o privado, separando o político doadministrador público, sendo essencial aobom funcionamento do capitalismo.

b) A administração pública burocrática é umaalternativa superior à administração patrimo-nialista do Estado, é baseada no princípio domérito profissional e compatível com o capita-lismo industrial e a democracia parlamentar.

c) A administração pública burocrática tem comoprincípios o mérito e a formalidade, o quetorna difícil a sua aplicação nas democraciasparlamentares, onde os interesses dos váriosgrupos políticos impedem uma unidade deação.

d) A administração pública burocrática concen-tra-se no processo, na criação de procedi-mentos para gestão do Estado em todas assuas atividades e em controlar a adequaçãodo serviço público a estes procedimentos.

e) A administração burocrática é lenta, cara,auto-referida, pouco orientada para atenderàs demandas dos cidadãos, não garantindonem rapidez, nem qualidade, nem custosbaixos para os serviços prestados ao público.

Page 7: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.27

23- Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as fra-ses que indicam os elementos da crise do modeloburocrático de administração pública.

( ) Como provedor de educação pública, desaúde pública, de cultura, de infra-estrutura,de seguridade social e de proteção ao meioambiente o modelo burocrático não atendeu àexpansão das funções do Estado.

( ) O modelo burocrático não dá ênfase a resul-tados e sim a processos e controles.

( ) Com o modelo burocrático aumentou a cor-rupção e o nepotismo.

( ) Com o fim da guerra fria e da corrida arma-mentista, diminuiu a necessidade de estrutu-ras organizacionais rígidas.

( ) A administração burocrática foi ineficiente emadministrar o Estado de Bem-Estar Social.

Escolha a opção correta.

a) V, F, V, V, Fb) F, V, F, V, Vc) V, V, F, F, Vd) V, F, V, F, Ve) F, F, V, V, F

24- Apesar de superada conceitualmente a adminis-tração burocrática ainda se faz presente na admi-nistração pública brasileira, inclusive com amparoconstitucional. Assinale a opção que identificacorretamente a característica da administraçãoburocrática que permaneceu após a Constituiçãode 1988.

a) Limitação da ação do Estado àquelas funçõesque lhe são próprias, reservando, em princí-pio, os serviços não-exclusivos para a propri-edade pública não-estatal, e a produção debens e serviços para o mercado e para ainiciativa privada.

b) A estabilidade no serviço público como ummeio de proteger os funcionários e o próprioEstado contra práticas patrimonialistas, impe-dindo a adequação do quadro de funcionáriosàs reais necessidades do serviço.

c) Transferência da União, para os estados emunicípios das ações de caráter local: ca-bendo a ação direta da União só em casos deemergência.

d) Criação de mecanismos de participação po-pular tanto na formulação quanto na avalia-ção de políticas públicas, viabilizando o con-trole social das mesmas.

e) Criação de indicadores de desempenho (qua-litativos e quantitativos) e substituição docontrole a priori dos processos pelo controle aposteriori dos resultados.

25- A partir do estudo de Max Weber foi possívelidentificar características e disfunções da buro-cracia. Assinale com a letra C as frases a seguirque expressam características do modelo idealweberiano e com a letra D aquelas que expres-sam suas disfunções.

( ) Obediência à hierarquia dos cargos e ênfasena comunicação formal.

( ) Relacionamento funcional baseado em atri-butos pessoais.

( ) Utilização intensiva de sinais de status.( ) Seleção com base na competência técnica e

no mérito.( ) Divisão do trabalho a partir da definição de

cargos.( ) Conformismo e resistência à mudança.

a) D, C, C, C, D, Db) C, D, C, D, D, Cc) D, C, D, D, C, Dd) D, C, D, C, D, Ce) C, D, D, C, C, D

26- Segundo Weber, há três formas de domina-ção/legitimidade do poder. Assinale a respostaque identifica corretamente uma dessas formas.

a) A dominação burocrática baseia-se no poderque emana do patriarca, do direito natural edas relações pessoais entre senhor e subor-dinado.

b) A dominação tradicional baseia-se no poderque emana do estatuto estabelecido, regu-lando os atos de quem ordena e de quemobedece às ordens.

c) A dominação carismática baseia-se no poderque emana do indivíduo seja pelo seu conhe-cimento ou feitos heróicos.

d) A dominação carismática baseia-se no poderque emana das normas estabelecidas, po-dendo ser alteradas por uma nova regula-mentação.

e) A dominação tradicional baseia-se no poderque emana do conhecimento e reconheci-mento de atos heróicos, extinguindo-se com oindivíduo.

Page 8: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.28

27- Indique, nas opções abaixo, a relação entre oenfoque gerencial da administração pública e aschamadas idéias neoliberais.

a) O enfoque gerencial foi criado pela equipe dogoverno Thatcher em 1979, como forma dediminuir o tamanho do Estado na economia ereverter o processo de decadência econômicado país.

b) Ambas as abordagens defendem a idéia doEstado mínimo, com o governo atuando ape-nas no chamado “núcleo estratégico”. Comoinstrumento para realização deste objetivo épreciso definir processos e recompensar omérito dos funcionários.

c) Não existe relação direta entre estes doisenfoques, apenas uma coincidência em suaaplicação ao longo do tempo.

d) Ambas as abordagens defendem a necessi-dade de servidores competentes, bem trei-nados e bem pagos, com o dever de servir ocidadão.

e) A administração pública gerencial é freqüen-temente identificada com as idéias neoliberaisporque as técnicas de gerenciamento sãoquase sempre introduzidas ao mesmo tempoem que se realiza um ajuste estrutural paracombater o déficit fiscal.

28- Marque a opção na qual todas as característicasindicadas não pertencem aos princípios da admi-nistração pública gerencial.

I. Orientação voltada para o cidadão.II. Controle hierárquico e formalista dos proce-

dimentos.III. Orientação voltada para a obtenção de re-

sultados.IV. Descentralização e incentivo à criatividade e

à inovação.V. Autonomia gerencial, sendo o contrato de

gestão o instrumento de controle dos admi-nistradores públicos.

VI. Critérios de mérito e impessoalidade na ges-tão.

VII. Interpermeabilidade dos patrimônios públicoe privado.

a) III e VIIb) II, VI e VIIc) I, III, V e VId) II e IIIe) I, II e VI

29- O governo da Grã-Bretanha, eleito em 1979, es-tava determinado a mudar o modo de funciona-mento do serviço público, diminuindo a interven-ção do Estado na economia, aumentando a efici-ência do mesmo. A seguir são listadas algumascaracterísticas e princípios das reformas adminis-trativas na Grã-Bretanha:

I. Criação de novos sistemas de informação,dando ênfase ao lado financeiro do controleadministrativo.

II. Retorno ao Estado dos serviços mal gerenci-ados pelo setor privado, com o propósito deaumentar a eficiência geral da economia.

III. Implementação de um sistema de orçamen-tos por delegação em todos os ministérios.

IV. Fim das colônias imperiais.V. Terceirização dos serviços de saúde.VI. Redução do número de funcionários da ad-

ministração central de 700 mil para 600 mil.VII. Fim do serviço militar obrigatório.

Indique a opção na qual todas as sentenças indi-cadas estão corretas.

a) III e VIIb) II, VI e VIIc) I, VI e VIId) II e IIIe) I, III, V e VI

30- Os Estados modernos contam com quatro seto-res: o núcleo estratégico, as atividades exclusi-vas, os serviços não-exclusivos e a produção debens e serviços para o mercado. Em relação aestes setores, assinale a opção incorreta.

a) O núcleo estratégico é o centro no qual sedefinem as leis, as políticas e como, em últi-ma instância, as fazer cumprir.

b) As atividades exclusivas garantem direta-mente que as leis e políticas públicas sejamcumpridas e financiadas.

c) Os serviços não-exclusivos compreendem osserviços de educação, saúde, cultura e pes-quisa científica.

d) O setor de produção de bens e serviços éformado pelo conjunto das empresas estabe-lecidas no país.

e) As atividades exclusivas são aquelas queenvolvem o poder de Estado.

Page 9: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.29

31- No Brasil, o modelo de administração burocráticasurge a partir dos anos 30. Surge no contexto daaceleração da industrialização brasileira, no qualo Estado assumiu um papel de intervenção ativano setor produtivo de bens e serviços. A partir daíhouve sucessivas tentativas de reforma rumo àAdministração Gerencial. Selecione qual das op-ções abaixo não pertence à evolução da adminis-tração pública no Brasil.

a) O Departamento Administrativo do ServiçoPúblico - DASP foi criado em 1936 e repre-sentou a tentativa de formação dos princípiosda administração gerencial e da burocracianos moldes weberianos.

b) O Departamento Administrativo do ServiçoPúblico - DASP valorizou instrumentos im-portantes de gestão de recursos humanos,tais como o instituto do concurso público e dotreinamento.

c) O Governo JK criou comissões especiais,como a Comissão de Estudos e ProjetosAdministrativos, objetivando a realização deestudos para simplificação dos processosadministrativos e reformas ministeriais.

d) O Decreto-Lei no 200, de 1967, constitui ummarco na tentativa de superação da rigidezburocrática; instituíram-se o planejamento e oorçamento como princípios de racionalidadeadministrativa.

e) No início dos anos 80, foi criado o Ministérioda Desburocratização, cujo objetivo era revi-talização e agilização das organizações doEstado, a descentralização da autoridade e apromoção da eficiência.

32- A reforma do Estado significa garantir a esseaparelho maior governança, significa tornar maiseficientes as atividades exclusivas do Estado etornar os serviços sociais competitivos em organi-zações públicas não-estatais. Em relação aosobjetivos da reforma do aparelho do Estado, sãocorretas as seguintes afirmações:

I. Limitar a ação do Estado àquelas funções quelhe são próprias, reservando, em princípio, osserviços não-exclusivos para a propriedadepública não-estatal e a produção de bens eserviços para o mercado e para a iniciativaprivada.

II. Transferir da União para os estados e municí-pios as ações de caráter local: só em casos deemergência cabe a ação direta da União.

III. Transferir parcialmente da União para os es-tados as ações de caráter regional, de forma apermitir uma maior parceria entre os estados ea União.

IV. Submeter ao voto popular as principais deci-sões tomadas pelo núcleo central, a fim de ga-rantir a efetiva participação da sociedade.

V. Maior autonomia e, conseqüentemente, maiorresponsabilidade para os dirigentes do setorpúblico não-estatal.

VI. Demitir, sistematicamente, observando os cri-térios de mérito e antiguidade, os funcionários,adequando o quadro administrativo aos recur-sos disponíveis para a sua manutenção.

VII. Cortar os gastos militares.

Indique a opção em que todas as afirmações es-tão corretas.

a) I, II, III e IVb) II, VI e VIIc) I e IVd) I, III, V e VIe) I, II, III e V

33- Uma forma de entender as organizações é atra-vés das diferentes metáforas que foram sendoconstruídas para explicar o seu funcionamento.Apesar de indicarem uma forma particular depensar as organizações, essas metáforas, emseu conjunto, possibilitam a leitura e a compreen-são de situações específicas orientando a admi-nistração. Assinale a frase que define correta-mente a metáfora política, descrita por Morgan.

a) A metáfora política enfatiza a análise do am-biente organizacional no sentido de avaliarqual é o nicho de atuação da empresa e suasperspectivas de sobrevivência.

b) A metáfora política enfatiza as idéias e ascrenças que foram criadas e incorporadaspela organização no sentido de avaliar asrelações interpessoais e intraorganizacionais.

c) A metáfora política enfatiza a análise da divi-são do trabalho e do sistema de comunicaçãoe controle no sentido de avaliar a aplicaçãode normas e procedimentos.

d) A metáfora política enfatiza a análise da divi-são do poder e da autoridade na organizaçãono sentido de avaliar o grau de convergênciae divergência de interesses.

e) A metáfora política enfatiza a análise do fluxode informações e da capacidade de aprendi-zagem da organização no sentido de avaliarseu grau de inovação.

Page 10: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.210

34- A Teoria das Organizações clássica caracteriza-va-se por possuir uma visão mecanicista das or-ganizações, tendo como principais representantesTaylor e Fayol. Assinale a seguir se as afirmativassão (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) A principal preocupação de Taylor era produ-zir mais com menos recursos, buscando re-duzir os desperdícios.

( ) Fayol estudou a organização de cima parabaixo, dando ênfase à estrutura organizacio-nal.

( ) Taylor definiu as funções da organizaçãoidentificando a administração como funçãocomum às demais.

( ) Fayol empreendeu o estudo de tempos emovimentos de modo a evitar desperdício efadiga dos operários.

a) V, V, F, Fb) V, F, V, Fc) F, V, F, Vd) F, F, V, Ve) V, F, F, F

35- A Escola de Relações Humanas contrapôs-se àEscola Clássica por discordar da abordagemdesta Escola que via as organizações com umfuncionamento análogo ao das máquinas. Comrelação à Escola de Relações Humanas, assinalea opção correta.

a) Mayo desenvolveu seus estudos na fábricade nome Hawthorne onde realizou pesquisasobre a influência da remuneração na produ-tividade.

b) O grupo influencia a produtividade dos indi-víduos, portanto a comunicação e o papel dochefe assumem importância no estudo daadministração.

c) A pesquisa de Hawthorne desenvolveu-sesem base científica, não levando em conside-ração o grupo de observação.

d) A dinâmica de grupo é desconsiderada poisas relações pessoais não interferem na pro-dutividade individual.

e) A base da motivação são os incentivos finan-ceiros na forma de maior remuneração paraquem produz mais.

36- A aprendizagem organizacional passou a sertema da Teoria das Organizações, buscandoromper com a orientação voltada para o controlee a obediência como forma de lidar com as rápi-das mudanças. Segundo Peter Senge, as organi-zações devem desenvolver cinco “disciplinas”fundamentais para que ocorra o processo deaprendizagem e inovação. Estas disciplinas têmcomo foco:

I - o indivíduo;II - o grupo;III - a organização.

Relacione as frases a seguir com cada foco e as-sinale a opção correta.

A) A aprendizagem começa com o diálogo, com acapacidade dos membros do grupo em proporsuas idéias e participar de uma lógica comum.

B) Através do autoconhecimento as pessoas apren-dem a clarificar e aprofundar seus próprios obje-tivos de modo a concentrar esforços na realida-de.

C) O pensamento sistêmico integra o conjunto deteorias e de práticas, promovendo um entendi-mento amplo da organização.

a) A - I; B - II; C - IIIb) A - I; B - III; C - IIc) A - III; B - II; C - Id) A - II; B - I; C - IIIe) A - II; B - III; C - I

37- O comportamento dos membros da organização édeterminado por um sistema de normas de con-duta que nasce da convivência entre as pessoas.Estas normas de conduta representam um doselementos da cultura organizacional. Assinale aopção que indica corretamente quais são os de-mais elementos que conformam o entendimentode cultura organizacional.

a) Estrutura organizacional / Ambiente externo /Estrutura informal

b) Valores / Rituais / Hábitosc) Tecnologia / Rituais / Ambiente externod) Valores / Estrutura organizacional / Tecnologiae) Estrutura informal / Hábitos / Ambiente externo

Page 11: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.211

38- Para Morgan, as organizações podem ser com-preendidas como mini-estados assumindo estru-turas de poder diferentes para lidar com interes-ses conflitantes. Assinale a seguir se a frase é(V) verdadeira ou (F) falsa.

( ) A estrutura de poder radical coloca ênfase noconflito de interesses. Os membros da orga-nização lutam para atingir objetivos incompa-tíveis.

( ) Na estrutura de poder pluralista o conflito éconsiderado um fenômeno latente que podemudar toda a estrutura social. O poder éexercido de forma soberana e está distribuídode forma desigual.

( ) A estrutura de poder unicista coloca ênfaseno conflito de interesses. Os membros lutampara ser uma equipe integrada.

( ) Na estrutura de poder radical o conflito éconsiderado como inevitável e inerente àorganização. O poder é exercido de formacompartilhada.

( ) A estrutura de poder pluralista coloca ênfasena diversidade de interesses. Os membroslutam por interesses organizacionais e indivi-duais.

( ) Na estrutura de poder unicista o conflito éconsiderado um fenômeno passageiro a serremovido pela ação gerencial. O poder éexercido de forma soberana com base naautoridade.

Assinale a opção correta.

a) F, V, F, V, F, Vb) F, F, V, F, V, Fc) V, F, F, F, V, Vd) F, V, F, V, V, Ve) V, F, V, V, F, F

39- A Teoria Contingencial da administração mostraas organizações como um todo complexo, cons-tituído por um conjunto de pessoas e de recursosque buscam alcançar um objetivo que atenda àsexpectativas da sociedade, estando sujeito a inú-meras variáveis. Assinale a seguir a opção queexpressa corretamente as premissas da teoriacontingencial.

a) A palavra contingência significa certeza, por-tanto a eficiência não poderá ser atingidautilizando-se um único modelo organizacional.Este modelo está sujeito aos impactos cau-sados pela organização formal e pela tecno-logia.

b) A palavra contingência significa incerteza,portanto a eficiência não poderá ser atingidautilizando-se um único modelo organizacional.Este modelo está sujeito aos impactos daestrutura formal da organização e da motiva-ção dos seus membros.

c) A palavra contingência significa incerteza,portanto a eficácia poderá ser atingida utili-zando-se um único modelo organizacional.Este modelo está sujeito aos impactos cau-sados pela estrutura informal e pela tecnolo-gia.

d) A palavra contingência significa incerteza,portanto a eficácia não poderá ser atingidautilizando-se um único modelo organizacional.Este modelo está sujeito aos impactos cau-sados pelo ambiente e pela tecnologia.

e) A palavra contingência significa incerteza,portanto a eficiência poderá ser atingidautilizando-se um único modelo organizacional.Este modelo está sujeito aos impactos cau-sados pelo ambiente e pela tecnologia.

40- A partir da teoria contingencial busca-se a eficáciaestrutural de modo que haja uma coerência inter-na entre os parâmetros de concepção das estru-turas da organização (tratados como variáveisdependentes) e os fatores situacionais ou de con-tingência (tratados como variáveis independen-tes). Tomando-se o ambiente como fator de con-tingência, indique qual a frase que não descrevecorretamente a relação entre este fator e a con-cepção da estrutura organizacional.

a) Quanto maior a disparidade do ambienteonde atua a organização, mais burocráticatenderá a ser a estrutura.

b) Quanto mais dinâmico for o ambiente ondeatua a organização, mais orgânica tenderá aser a estrutura.

c) Quanto mais complexo for o ambiente, maisdescentralizada se tornará a estrutura.

d) Quanto mais diversificado for o mercado daorganização, maior sua propensão para seorganizar com base nos mercados.

e) Quanto maior for a hostilidade do ambienteonde a organização atua, maior sua propen-são para sua centralização.

Page 12: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.212

CIÊNCIA POLÍTICA

41- Montesquieu é amplamente conhecido por seulivro clássico “O Espírito das Leis”. Para este pen-sador, a verdadeira origem das leis deve ser bus-cada

a) no costume.b) na natureza das coisas.c) na moral.d) na economia.e) nas instituições.

42- Acerca do pensamento de Locke, assinale a op-ção correta.

a) O poder político tem origem em Deus, porisso nada autoriza a rebelião dos homenscontra o Estado, seja qual for a justificativa dasua revolta.

b) No estado de natureza, ou na sociedade pré-estatal, reina a anarquia, a desordem, a vio-lência: há total liberdade e total terror.

c) O contrato que dá origem à comunidadepolítica é feito por homens racionais, livres esoberanos, e dá origem a um poder limitado,não arbitrário.

d) A liberdade consiste em que cada homemdependa da vontade dos outros homens for-mando um contrato, que pode ser rompidopor qualquer parte.

e) No estado de natureza, o encarregado develar pelo cumprimento da lei é o Estado,onde o governo é livremente eleito.

43- Todas as frases abaixo são partes integrantes econsistentes do pensamento de Maquiavel, ex-ceto:

a) A segurança do Estado é uma necessidadede tal importância que, diante dela, quaisquermeios de ação tornam-se legítimos, mesmoaqueles que impliquem a violação de normasjurídicas, morais, políticas ou econômicas,que seriam imperativas caso essa necessida-de não estivesse em risco.

b) Dentre os principados os hereditários sãoaqueles em que a estirpe do senhor tevedomínio por muito tempo; os outros são no-vos. Nesses últimos, o príncipe deve con-quistar sua legitimidade, fazendo-se amado;jamais deve tornar-se temido, pois o medoalimenta a revolta dos súditos.

c) A audácia, que permite ao príncipe afrontar afortuna, é o meio pelo qual muitas vezes seconquista aquilo que não se obteria pelosprocedimentos ordinários.

d) A primeira obrigação de um príncipe é prepa-rar-se para a guerra. Porém, há duas manei-ras de combater: uma, segundo as leis; aoutra, pela força.

e) Um príncipe, especialmente quando novo,nem sempre pode de boa mente observartodas aquelas condições pelas quais se éconsiderado homem de bem, pois muitasvezes, para manter os seus Estados é força-do a agir contra a sua palavra, contra a cari-dade ou contra a humanidade.

44- Acerca do pensamento de Hobbes, assinale aopção correta.

a) O Estado foi instituído quando, a fim de vive-rem em paz uns com os outros e serem pro-tegidos dos agressores, todos os homenspactuaram, cada um com todos os outros,que renunciariam ao uso privado da força,transferindo-o para uma pessoa artificial.

b) O pacto que institui a sociedade política ba-seia-se na crença acerca da soberania po-pular, da qual derivam todos os direitos efaculdades do Estado, cabendo ao povo so-berano opção de seguir ou não as decisõesdeste.

c) No estado de natureza, caracterizado comoum estado de guerra de todos contra todos,os homens viviam em perfeita liberdade, po-dendo livremente se dedicar ao comércio, àsartes e à ciência.

d) Pelo pacto, o direito de representar a pessoade todos é conferido ao soberano, cujos atose decisões são autorizados tal como se fos-sem praticados e tomados por cada um doshomens, desde que não impliquem violaçãodo direito à propriedade e aos frutos do tra-balho.

e) Os súditos podem libertar-se do pacto com oseu soberano. Assim, basta que um indivíduodecida desfazer o pacto com o soberano paraque esse deixe de existir.

Page 13: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.213

45- Focalizando o pensamento de Rousseau, assi-nale a única assertiva incorreta.

a) Os males dos quais os homens sofrem nãoderivam da natureza humana, mas sim decursos errôneos de evolução da sociedade.

b) O homem que pensa é um animal degenera-do; o homem natural era um ser pré-racional,um selvagem errante, dotado apenas de ne-cessidades naturais e do sentimento de com-paixão.

c) Numa sociedade que tenha repudiado o con-trato iníquo, constitui-se uma vontade – avontade geral – que pertence imediatamenteà ordem cívica, posto que representa maisque a soma das vontades particulares.

d) O contrato social é o único meio pelo qual osdireitos se tornam possíveis, repousandoestes sobre o abandono por cada um de suasoberania, sua transferência para o corpo dacoletividade e sobre a recusa de submeter-sea uma outra pessoa.

e) Devido à necessidade de distinguir o ato peloqual um povo faz a escolha de um governo eo ato pelo qual ele se constitui em soberano éindispensável admitir a existência do direitonatural e do pacto de sujeição.

46- Indique a opção correta em relação ao pensa-mento Marxiano.

a) A superestrutura e a infra-estrutura exercemigual poder de determinação sobre o conflitode classes sociais e sobre a dinâmica doprocesso de transformação da estrutura pro-dutiva.

b) Os elementos da infra-estrutura, como o sis-tema de classes sociais, as forças produtivase o governo, determinam a superestrutura(modo de produção).

c) As instituições jurídicas, políticas, familiares eeducacionais integram a infra-estrutura dasociedade, mediante a qual se estabelecem ese consolidam os valores que regem a vidacoletiva.

d) Para que haja revolução é preciso que ocor-ram as condições objetivas, ou seja, a toma-da de consciência pelo proletariado, tambémdefinida como “consciência para si”.

e) Para que a revolução de classe possa ocorreré indispensável que as condições objetivas esubjetivas se manifestem simultaneamente.

47- No pensamento político do século XIX destaca-seStuart Mill, que distingue dois tipos de obrigaçõesmorais: as perfeitas e as imperfeitas. Indique arelação correta entre tais obrigações morais e ajustiça para Stuart Mill.

a) As obrigações morais perfeitas não são exigí-veis por meio da justiça, mas as imperfeitassim.

b) Ambas as obrigações morais perfeitas e asimperfeitas são exigíveis por meio da justiça.

c) Nem as obrigações morais perfeitas nem asimperfeitas são exigíveis por meio da justiça.

d) As obrigações morais perfeitas são exigíveispor meio da justiça, mas as imperfeitas não.

e) Algumas obrigações morais imperfeitas sãoexigíveis por meio da justiça, mas as perfeitasnão.

48- Não é um elemento central na estratégia definidapor Gramsci como “Guerra de Posições”:

a) Bloco Históricob) Ênfase nas especificidades locaisc) Contra-hegemoniad) Consciência Política Coletivae) Partido de Massa capaz de formar intelectu-

ais orgânicos

49- Indique, entre os elementos abaixo, aquele quePoulantzas não considera característico do modode produção capitalista:

a) Dependência do capitalismo em relação aoEstado para se reproduzir.

b) Autonomia relativa do Estado, visando o inte-resse do capitalismo.

c) Ausência de legitimidade do Estado.d) A estrutura econômica é determinante da

estrutura política.e) A classe trabalhadora é o sujeito da História,

sendo a luta de classes a mola propulsoradesta.

Page 14: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.214

50- Indique qual das proposições abaixo não pode serconsiderada consistente com o pensamento deLenin.

a) A existência do Estado prova que os antago-nismos de classe são insustentáveis.

b) Após a revolução socialista, o Estado desapa-recerá naturalmente, pois as classes deixarãode existir.

c) Numa sociedade sem classes o Estado torna-se desnecessário e impossível.

d) Após a ditadura do proletariado haverá ainstalação do comunismo.

e) No comunismo, prevalecerá a máxima: acada um segundo suas aptidões, a cada umsegundo suas necessidades.

51- Claus Offe não considera fundamental no Estadocontemporâneo:

a) Aparelhos institucionaisb) Organizações burocráticasc) Normas formais e informaisd) Regulação democráticae) Atividade produtiva

52- Assinale a opção que não é uma das característi-cas do Estado em uma sociedade capitalista se-gundo O’Connor.

a) O Estado não se engaja diretamente na pro-dução mas, quando o faz, age como os ato-res privados.

b) As empresas privadas, assim como o Estado,têm uma função social, que deve ser coloca-da em prática sempre que possível.

c) O Estado extrai seus recursos de uma eco-nomia cujas decisões se orientam segundouma racionalidade privada.

d) O Estado é obrigado a se preocupar com aacumulação do capital, uma vez que essa é afonte única de seus próprios recursos.

e) Não possuindo fontes de poder por si própri-os, os governos devem se preocupar com agarantia de legitimidade e, num regime de-mocrático, devem buscar apoio popular, ex-presso eleitoralmente.

53- O Modelo Principal-Agente, utilizado por teóricosda escola da escolha racional, como Buchanan,sustenta os seguintes aspectos, exceto:

a) O comportamento burocrático pode ser expli-cado a partir da interação em forma de mo-nopólio bilateral entre o Agente e o Principal.

b) O Agente tem por objetivo aumentar os seusbenefícios, ainda que isso implique violar osinteresses do Principal.

c) O Agente produz mais serviços procurandomaximizar a diferença entre seus recursosorçamentários e os custos de produção dosserviços.

d) O grande desafio das democracias contempo-râneas é tornar efetiva a subordinação doAgente ao Principal.

e) O Principal tem vantagens em relação aoAgente, em função da assimetria de informa-ções que constituem sua prerrogativa.

54- Assinale a única opção que não corresponde aopensamento de Max Weber.

a) Conjuntos complexos de causas variadasinteragem competitivamente para produzir osfenômenos sociais, o que exclui a possibilida-de de determinação causal dos mesmos.

b) Existe na sociedade uma hierarquia de valo-res, ficando em segundo plano a política e acultura. Os políticos, por exemplo, agem mo-vidos por valores éticos e pela racionalidadeinstrumental com relação a fins últimos.

c) No protestantismo inscrevem-se valores quetransformam a atitude mística, substituindo-apor uma nova atitude, ascética e intra-mundana.

d) A revolução que chamamos de liberal oucapitalista se manifesta numa mudança eco-nômica, mas não se origina aí. Inicia-se poruma mudança nos espíritos, nas consciên-cias dos homens.

e) Os indivíduos podem agir conforme duasdiferentes orientações racionais: a racionali-dade instrumental que se refere à adequaçãoentre meios e fins e a racionalidade comrelação a valores, que antepõe os interessesideais aos interesses materiais.

Page 15: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.215

55- São conceitos utilizados ou situações examinadaspor Olson, exceto:

a) o jogo da racionalidadeb) o problema do caronac) o dilema do prisioneirod) o jogo da galinhae) a falácia da composição

56- Indique qual das características abaixo não estárelacionada com o surgimento do Estado moder-no.

a) Desenvolve-se uma autoridade central, exer-cida em âmbito nacional.

b) A aplicação da justiça e a extração de tributostransferem-se gradualmente da esfera localpara o poder central.

c) Formam-se exércitos profissionais perma-nentes, cuja lealdade se orienta estritamentepara o poder central.

d) Forma-se um corpo profissional encarregadoda administração dos recursos do poder cen-tral.

e) As políticas nacionais são caracterizadas pelocontínuo exercício da autoridade central egarantidas pela personalização e responsabi-lização da administração governamental.

57- No que se refere ao aparelho do Estado no sur-gimento das democracias liberais, assinale o as-pecto que Weber não menciona.

a) Modelo monocrático: um “chefe” exerce auto-ridade suprema sobre todo o quadro adminis-trativo, com base em um sistema de normaslegais, cuja legitimidade é reconhecida pelasociedade.

b) A obediência baseia-se numa ética profissio-nal que, por definição, deve assegurar aimplementação fiel dos comandos recebidosdas autoridades superiores.

c) A separação entre administração e políticaimplica o isolamento dos funcionários frenteàs influências externas capazes de interferirna execução de ordens.

d) O funcionário deve possuir os meios de ad-ministração, para dispor de condições deindependência profissional no exercício dassuas funções.

e) As relações de parentesco são substituídaspor critérios de mérito e expertise no recruta-mento dos funcionários, visando assegurar aimpessoalidade no exercício da função públi-ca.

58- Para alguns autores, a crise do Estado de Bem-Estar está relacionada à socialização do Estado.Nessa perspectiva, cabem as seguintes afirmati-vas, exceto:

a) O Estado difundiu uma ideologia igualitáriaque tende a deslegitimar a autoridade política.

b) A disposição do Estado para intervir nas rela-ções sociais provoca um enorme aumento dedemanda às instituições políticas, provocandosua sobrecarga até a paralisia.

c) O crescimento do Estado de Bem-Estar levaa um aumento da autonomia do Estado emrelação às diversas forças políticas e atoressociais internos.

d) A competição entre organizações políticasleva à impossibilidade de selecionar e agluti-nar os interesses causando a total permeabi-lidade das instituições às demandas maisfragmentadas.

e) O peso assumido pela administração na me-diação dos conflitos provoca a burocratizaçãoda vida política que, por sua vez, leva à “dis-solução do consenso”.

Page 16: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.216

59- A tomada de decisão em políticas públicas podeser considerada analiticamente diferente da im-plementação. Porém, a realidade empírica mostraque decisão e implementação são entremeadas,sendo a implementação a decisão em processo.Assim, como regra, as decisões políticas não sãotomadas integralmente durante a formulação dequalquer política. Muitas decisões ocorrem du-rante a implementação por vários motivos, exceto:

a) por falta de informação e de conhecimentotécnico específico dos tomadores de decisão,que acreditam que os implementadores esta-rão melhor capacitados a tomar certas deci-sões.

b) porque houve conflitos que não puderam serresolvidos durante a formulação, fazendo comque a decisão se restringisse ao consensomínimo possível na ocasião.

c) porque no momento específico em que apolítica foi formulada seria politicamenteinconveniente suscitar questões de alto po-tencial de conflito, que poderiam fragilizar atémesmo as decisões principais.

d) porque já se conhecem todos os impactosefetivos das medidas tomadas e a racionali-dade da classe política mostra ser poucorecomendável assumir o ônus de várias deci-sões de uma só vez.

e) porque os interesses envolvidos em umadada política eram poderosos o suficientepara inviabilizá-la e para ameaçar os tomado-res de decisão, caso impusessem demasia-das renúncias a um só tempo.

60- O estudo das políticas públicas mostra que épossível haver diferentes arenas decisórias, ca-racterizando distintas modalidades de policies.Entre os itens abaixo, assinale a única assertivacorreta.

a) As políticas redistributivas acirram os confli-tos, caracterizando-se como jogos de soma-zero, nos quais o benefício de um grupo oucoletividade só pode ocorrer a partir do pre-juízo dos interesses do grupo oposto.

b) O mais intenso nível de conflito de interessesocorre nas arenas distributivas, já que, cadavez mais os governos sofrem com a escassezde recursos.

c) As políticas redistributivas sempre contamcom elevado grau de legitimidade social, jáque expressam a disposição da classe políti-ca para superar as desigualdades sociais.

d) As políticas regulatórias têm por finalidadeassegurar a proteção dos cidadãos contra opoder dos monopólios privados.

e) As políticas distributivas são aquelas quemais contribuem para o avanço da democra-cia, já que permitem, aos representantespolíticos, alianças, composições e barganhascom elevado grau de legitimidade e transpa-rência.

Page 17: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.217

ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

61- “A quantidade demandada de um bem aumentaquando o preço do mesmo diminui e, inversa-mente, diminui quando seu preço aumenta. As-sim, a demanda de um bem parece responder àchamada ‘lei da demanda’, que diz que sempreque o preço de um bem aumenta (diminui) suaquantidade demandada diminui (aumenta).”

Embora o comportamento da grande maioria dosbens atenda à referida “lei da demanda”, acimamencionada, há exceções, são os chamados

a) bens substitutos.b) bens complementares.c) bens de Giffen.d) bens normais.e) bens inferiores.

62- Uma firma, em concorrência perfeita, apresentaum custo total (CT) igual a 2 + 4 q + 2 q2, sendoq a quantidade vendida do produto por um preçop igual a 24. Assinale o lucro máximo que essafirma pode obter.

a) 46b) 48c) 50d) 54e) 60

63- Indique, nas opções abaixo, o mercado no qual sóhá poucos compradores e grande número devendedores.

a) Monopóliob) Monopsônioc) Oligopóliod) Oligopsônioe) Concorrência Perfeita

64- Tecnicamente ocorre uma externalidade quandoos custos sociais (CS) de produção ou aquisiçãosão diferentes dos custos privados (CP), ouquando os benefícios sociais (BS) são diferentesdos benefícios privados (BP).

Uma externalidade positiva apresenta-se quando:

a) BS < BPb) BS = BPc) CS > CPd) CS = CPe) BS > BP

65- Em monopólio, a curva da oferta:

a) é dada pela curva da receita marginal.b) é dada pela curva do custo marginal, acima

do custo fixo médio.c) é dada pela curva do custo marginal, acima

do custo variável médio.d) é dada pela curva do custo variável médio.e) não existe.

66- A curva de oferta mostra o que acontece com aquantidade oferecida de um bem quando seu pre-ço varia, mantendo constante todos os outrosdeterminantes da oferta. Quando um desses de-terminantes muda, a curva da oferta se desloca.

Indique qual das variáveis abaixo, quando altera-da, não desloca a curva da oferta.

a) Tecnologiab) Preços dos insumosc) Expectativasd) Preço do beme) Número de vendedores

Page 18: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.218

67- As curvas de oferta e demanda de mercado deum bem são, respectivamente: S = – 400 + 400 pe D = 5.000 – 500 p. Pede-se:

(1) o preço e a quantidade de equilíbrio (p1 e q1)dada a alíquota de um imposto específico T = 0,9por produto e(2) o valor total da respectiva arrecadação do go-verno.

a) (1) p1 = 6,40 e q1 = 1.800 e (2) 1.620,00b) (1) p1 = 6,00 e q1 = 1.920 e (2) 1.728,00c) (1) p1 = 6,00 e q1 = 2.000 e (2) 1.800,00d) (1) p1 = 5,76 e q1 = 2.000 e (2) 1.800,00e) (1) p1 = 4,80 e q1 = 2.400 e (2) 2.160,00

68- A interferência do governo, via política fiscal (porexemplo, aumento dos gastos públicos), retirandorecursos do setor privado e diminuindo a partici-pação dos investimentos privados, denomina-se:

a) efeito-preço totalb) efeito-rendac) efeito-deslocamentod) efeito-substituiçãoe) efeito-marginal

69- Considerando, para um determinado período,uma taxa real de juros de 5% e uma taxa de infla-ção de 20%, a respectiva taxa nominal de juros,dada pela Equação de Fisher, será exatamentede:

a) 4,00%b) 15,00%c) 25,00%d) 26,00%e) 30,00%

70- A curva que descreve uma relação entre a taxade inflação e a taxa de desemprego denomina-se:

a) curva de Phillipsb) curva de Engelc) curva de demanda hicksianad) curva de Lorenze) curva de Laffer

71- A relação entre crescimento e variações na taxade desemprego é conhecida como:

a) Lei de Wagnerb) Lei de Okunc) Lei de Walrasd) Lei de Saye) Lei de Gresham

72- No modelo IS-LM para uma economia fechada,indique as consequências de um aumento dosgastos públicos, coeteris paribus, sobre o deslo-camento da curva IS (IS), sobre a renda real (Y) esobre a taxa real de juros (i).

a) IS – esquerda; Y – redução e i – elevaçãob) IS – direita; Y – elevação e i – elevaçãoc) IS – esquerda; Y – elevação e i – reduçãod) IS – direita; Y – redução e i – reduçãoe) IS – esquerda; Y – elevação e i – elevação

73- A demanda real de moeda é expressa por(M / P) = 0,3 Y – 40 r, onde Y representa a rendareal e r a taxa de juros. A curva IS é dada porY = 600 – 800 r, a renda real de pleno empregoé 400, enquanto o nível de preços se mantémigual a 1. Indique o valor da oferta de moeda ne-cessária para o pleno emprego.

a) 80b) 90c) 100d) 110e) 120

74- Assinale a opção que preenche corretamente alacuna abaixo.

Os governos podem obter volumes significativosde recursos ano após ano pela emissão de moe-da, isto é, aumentando a base monetária. Estafonte de receita é, às vezes, conhecida como_____________, que é a habilidade do governopara aumentar a receita por meio do seu direitode criar moeda.

a) crowding outb) coeteris paribusc) seignioraged) break-even pointe) take-off

Page 19: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.219

75- No modelo IS-LM um aumento dos gastos públi-cos (política fiscal expansionista) promove umdeslocamento da curva IS e um aumento daoferta de moeda (política monetária expansionis-ta) promove um deslocamento da curva LM, res-pectivamente, para:

a) direita e direitab) esquerda e esquerdac) direita e esquerdad) esquerda e direitae) baixo e cima

76- A curva que relaciona as taxas de tributação comas receitas tributárias é conhecida como:

a) curva de Phillipsb) curva de Engelc) curva de demanda hicksianad) curva de Lorenze) curva de Laffer

77- A renda e a taxa de juros ajustam-se nos merca-dos de bens e monetário. Especificamente, as ta-xas de juros ________ quando há excesso de_________ de moeda e __________ quando háexcesso de ___________. A renda _______quando há um excesso de demanda agregadapor bens excede a produção, e _______ quandoa demanda agregada é menor que a produção. Osistema converge ao longo do tempo para o equi-líbrio.

a) sobem - demanda - caem - oferta - cai -aumenta

b) caem - oferta - sobem - demanda - cai -aumenta

c) caem - oferta - sobem - demanda - aumenta -cai

d) caem - demanda - sobem - oferta - aumenta -cai

e) sobem - oferta - caem - demanda - cai -aumenta

Nas questões 78 a 80, escolha a opção que pre-enche corretamente as respectivas lacunas:

78- Nos pontos à __________ da curva ________ háum excesso de ___________ por moeda e, nospontos à ____________ da mesma há um exces-so de ___________ de moeda.

a) direita - LM - demanda - esquerda -oferta

b) direita - IS - demanda - esquerda - ofertac) esquerda - LM - demanda - direita -

ofertad) esquerda - IS - demanda - direita - ofertae) direita - LM - oferta - esquerda - deman-

da

79- A inflação implica que a moeda perde o poder decompra e cria um custo de detenção de moeda.Quanto mais ________ é a taxa de inflação,______ é o volume de encaixes reais que serádetido. As hiperinflações fornecem um apoio paraesta previsão. Sob condições de inflação espera-da muito _______, a demanda monetária_______ drasticamente em relação à renda. Avelocidade _______________ quando as pessoasusam ________ moeda na relação com a renda.

a) alta - menor - alta - cai - aumenta -menos

b) baixa - menor - alta - sobe - aumenta -menos

c) alta - maior - alta - cai - diminui - menosd) baixa - menor - baixa - cai - aumenta -

menose) alta - menor - alta - sobe - diminui -

mais

Page 20: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.220

80- O efeito ______________ defende que a inflaçãoreduz a receita tributária em termos reais em de-corrência da defasagem entre o fato gerador doimposto e sua efetiva coleta (recebimento dos re-cursos pela autoridade fiscal). Uma das formas deo governo minimizar tal efeito é adotar a indexa-ção do sistema tributário, ou seja, cobrar os im-postos em termos de um índice que acompanhe aevolução da inflação. O efeito __________, porsua vez, sugere que a elevação dos preços podeproporcionar uma redução do déficit público pormeio da queda real nos gastos públicos, e, paraisso ocorrer, basta o governo adiar pagamentos epostergar aumentos de salários num ambiente deaceleração inflacionária.

a) Keynes - Tanzib) Fischer - deslocamentoc) Patinkin - Keynesd) deslocamento - Fischere) Tanzi - Patinkin

Page 21: e Gestão Governamental - Ok Concursos · 02- Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale ... deverá suspender a execução da mesma lei, para que a decisão da Suprema Corte

Especialista em Pol. Públicas e Gestão Governamental MPOG - 2002 - P.224

ESAF