É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB...

8
02 de fevereiro 2017 T-Mixer™ reduz em até 40 % o desperdício de material MIXPAC TM facilita o seu trabalho. Feito na Suíça com qualidade mundial. As pontas misturadoras originais da Suíça aperfeiçoam a mistura, a apli- cação e a dosagem de materiais de múltiplos componentes. Os sistemas MIXPAC garantem um trabalho eficiente dentro dos mais altos padrões de qualidade. A nova geração T-MixerTM, mais curta, reduz o desperdício de material na ponta misturadora em até 40% com um manuseio consistente. Tel. +41 81 772 20 00 Fax +41 81 772 20 01 [email protected] www.sulzer.com Sulzer Mixpac AG Rütistrasse 7 9469 Haag, Suíça MIXPAC™ T-Mixer É muito fácil poupar material. Visite-nos em Feb. 01-04, 2017 | Cabine 9128 AD n O 35º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – comemora 60 anos consagrando-se como o mais importante evento da América Latina. Nesta edi- ção estarão em debate questões primordiais para o setor: a evolução tecnológica da Odontologia e a saúde pública bucal no Brasil. Serão 100 mil congressistas do Brasil, da América Latina, Europa e Canadá reunidos nestes qua- tro dias de muita troca e discussão sobre o setor. “O CIOSP é sempre um desafio. A cada ano, vamos fazendo novos ajustes. Procuramos organizar uma grade científica mais coesa com nomes de reconhecido prestígio internacional. Até hoje temos mais de 90 mil inscritos, cerca de 200 palestrantes e mais de 220 empresas expo- sitoras”, ressaltou o coordenador do evento, Marcos Capez, durante cerimônia de abertura do congresso. “Nesta edição do jubileu dos 60 anos os destaques são a inovação e a tecnologia voltadas à Odontologia. Temos uma grade científica voltada aos cirurgiões-dentistas clí- nicos gerais e ao especialista, além de uma feira que apre- senta o que há de mais inovador em termos de tecnologia, trazendo melhorias para o tratamento bucal, como é o caso do sistema digital CAD/CAM, que confere maior pre- cisão aos procedimentos do profissional nos consultórios odontológicos”, salientou o presidente da Associação Pau- lista de CirurgiõesDentistas (APCD), Adriano Forghieri. Para além da técnica e alcançando o âmbito social, o presidente destaca a importância dos diversos eventos do CIOSP voltados às organizações que discutem a saúde pú- blica no Brasil. Da abertura solene participaram impor- Inovação tecnológica e melhoria da saúde pública bucal são foco de discussão no 35º CIOSP ¨ © Fernanda Carvalho

Transcript of É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB...

Page 1: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

02 de fevereiro 2017

T-Mixer™reduz em até 40 %o desperdício dematerial

MIXPACTM facilita o seu trabalho.

Feito na Suíça com qualidade mundial. As pontas misturadoras originais da Suíça aperfeiçoam a mistura, a apli-cação e a dosagem de materiais de múltiplos componentes.Os sistemas MIXPAC garantem um trabalho eficiente dentro dos mais altos padrões de qualidade. A nova geração T-MixerTM, mais curta, reduz o desperdício de material na ponta misturadora em até 40% com um manuseio consistente.

Tel. +41 81 772 20 00

Fax +41 81 772 20 01

[email protected]

www.sulzer.com

Sulzer Mixpac AG

Rütistrasse 7

9469 Haag, Suíça

MIXPAC™ T-Mixer

É muito fácilpoupar material.

Visite-nos em

Feb. 01-04, 2017 | Cabine 9128

AD

n O 35º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – comemora 60 anos consagrando-se como o mais importante evento da América Latina. Nesta edi-ção estarão em debate questões primordiais para o setor:a evolução tecnológica da Odontologia e a saúde públicabucal no Brasil. Serão 100 mil congressistas do Brasil, daAmérica Latina, Europa e Canadá reunidos nestes qua-tro dias de muita troca e discussão sobre o setor.

“O CIOSP é sempre um desafio. A cada ano, vamos fazendo novos ajustes. Procuramos organizar uma grade científica mais coesa com nomes de reconhecido prestígio internacional. Até hoje temos mais de 90 mil inscritos, cerca de 200 palestrantes e mais de 220 empresas expo-sitoras”, ressaltou o coordenador do evento, Marcos Capez, durante cerimônia de abertura do congresso.

“Nesta edição do jubileu dos 60 anos os destaques são a inovação e a tecnologia voltadas à Odontologia. Temos uma grade científica voltada aos cirurgiões-dentistas clí-nicos gerais e ao especialista, além de uma feira que apre-senta o que há de mais inovador em termos de tecnologia, trazendo melhorias para o tratamento bucal, como é o caso do sistema digital CAD/CAM, que confere maior pre-cisão aos procedimentos do profissional nos consultórios odontológicos”, salientou o presidente da Associação Pau-lista de CirurgiõesDentistas (APCD), Adriano Forghieri.

Para além da técnica e alcançando o âmbito social, o presidente destaca a importância dos diversos eventos do CIOSP voltados às organizações que discutem a saúde pú-blica no Brasil. Da abertura solene participaram impor-

Inovação tecnológica e melhoria da saúde pública bucal são foco de discussão no 35º CIOSP

¨© Fernanda Carvalho

TDI0217_01-02_Title.indd 1 01.02.17 17:42

Page 2: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

noticias

35º CIOSP2

n O Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal é hoje uma re-ferência para a formação profissional na América Latina. Em sua 3ª edição, o evento foi incorporado à programação do CIOSP e agora faz parte dos módulos científicos, como resultado da valoriza-ção dos TSBs e ASBs, atores “imprescin-díveis na composição da equipe de saúde bucal”, conforme ressalta o coor-denador do ENAT, Edélcio Francisco Anselmo.

Diretor do Departamento de Auxi-liar e Técnico em Saúde Bucal da APCD Central, membro e Interlocutor da Câ-mara Técnica de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (CBROHI), Edélcio Francisco fala sobre o evento que reúne cirurgiões--dentistas, técnicos e auxiliares bucais para debater projetos, ações e atende à necessidade de atualização e evolução das áreas profissionais de TSB e ASB.

O ENAT – Encontro Nacional de Auxilia-res e Técnicos em Saúde Bucal vem crescendo a cada ano em importância. Qual a avaliação da última edição de 2016 em termos quantitativos e qualita-tivos?

O ENAT 2016, em sua quarta edição e terceira realizada como evento para-lelo ao CIOSP, foi marcante pela pre-sença de cerca de 200 participantes oriundos de São Paulo (capital e interior) e ainda de vários outros estados brasilei-ros como Pará, Mato Grosso, Rio de Ja-neiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Distrito Federal. O ENAT 2016, que se tra-duziu em excelente opção para aprimo-ramento profissional na questão de tra-balho em equipe em Odontologia, aca-bou se tornando uma referência interna-

cional pela presença do CirurgiãoDentista e mestre Noriel Chang Apa ricio, da Uni-versidade de Panamá, responsável pela formação de recursos humanos auxilia-res em Odontologia naquele país e que veio buscar as experiências brasileiras nesse quesito.

Este ano o ENAT foi incorporado à pro-gramação do CIOSP, ao invés de ocorrer paralelo ao evento principal. Como você avalia essa mudança?

A integração do ENAT à programa-ção oficial do CIOSP reflete a importân-cia que a APCD vem atribuindo à equipe auxiliar ao promover ações efetivas na consolidação da valorização do TSB e ASB e a busca pelo pleno reconheci-

mento por parte dos Cirurgiões-Dentis-tas, como membros imprescindíveis na composição da equipe de saúde bucal, além de ampliar a visibilidade deles em eventos da Odontologia.

Qual a proposta dessa edição? Há uma temática específica?

A edição de 2017 do ENAT continu-ará focando a valorização dos profissio-nais técnicos e auxiliares, inserindo pro-postas para debates sobre novas ações que busquem a inserção plena através do aperfeiçoamento e inclusão de novas atribuições não contempladas na Lei Fe-deral nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício des-sas profissões.

O evento proporciona aos TSBs e ASBs uma oportunidade de aprimoramento profissional. Quais as atividades previs-tas este ano?

Estão inseridas na programação científica palestras motivacionais, a im-portância do exercício profissional em algumas especialidades, como um bloco específico de atuação do TSB e ASB na Odontologia Hospitalar. Como novidade teremos a apresentação de diversas ex-periências profissionais inseridas no mercado de trabalho através da exposi-ção de um vídeo científico produzido pela coordenadora científica Maria Re-gina da Silva Amorim, experiências que serão comentadas e ressaltadas pela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da

Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em sua pa-lestra.

Quais as principais discussões e nomes aguardados?

Todos os temas propostos e aceitos pela comissão científica têm importância similar no contexto do aprimoramento profissional, mas vale destacar que todos os palestrantes são de renome nacional e internacional e de grande experiência na formação profissional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, tanto em uni-versidades como em escolas técnicas de ensino privado e de entidades classistas da Odontologia.

Quais as expectativas para esse ano?Como acontece evento a evento, esta

edição, que será parte integrante da co-memoração dos 60 anos do CIOSP, mar-cará época para o grande público pre-sente que, com certeza, superará o dos anos anteriores.

Aproveito a oportunidade para con-vidar também cirurgiões dentistas, TPDs e profissionais a se inscreverem nos cur-sos do ENAT como forma de se atualiza-rem quanto à importância do trabalho em equipe para a conquista da excelên-cia na Odontologia e conhecerem de perto a eficiência do processo de educa-ção continuada dirigido à equipe auxi-liar.

Quero, ao final, agradecer o apoio in-condicional do presidente da APCD Adriano Albano Forghieri e de toda a sua diretoria por concederem, por meio de alterações estatutárias, a prerrogativa de ASBs, TSBs e TPDs se tornarem asso-ciados, além do incentivo e determina-ção da criação do Departamento Asses-sor de ASB e TSB que, junto ao Decofe, são os grandes responsáveis por esses eventos históricos para a categoria. 7

Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ENAT) é incorporado ao CIOSP

Entrevista com o coordenador do módulo científico, Edélcio Francisco Anselmo

Edélcio Francisco Anselmo

tantes representantes de órgãos públi-cos brasileiros ligados à área, como a Associação Brasileira de Odontologia, a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, o Conselho Federal de Odon-tologia e o Conselho Regional de Odon-tologia. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a nova coordenadora Nacional de Saúde Bucal, Lívia Maria Almeida Coelho de Souza, assim como o presidente da Federação Internacional da Odontologia, Gerhard Seeberger.

Há quase duas décadas o CIOSP abriga o Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de São Paulo e o Projeto Saúde Coletiva, com a intenção de debater a política de saúde bucal em âmbitos nacional e estadual. No campo da saúde pública os participantes do

congresso terão a oportunidade de dis-cutir com a nova coordenadora Nacio-nal de Saúde Bucal, recém-nomeada, as ações necessárias para melhoria do se-tor. “Através da Coordenação Nacional e Estadual de Saúde Pública de Odontolo-gia de Odontologia e diversas reuniões, associações e conselhos federais, esta-duais e de classe, discutiremos políticas de saúde pública bucal”, explicou o co-ordenador do CIOSP. “Teremos um fó-rum de discussão do Conselho Federal de Odontologia com todos os presiden-tes de conselhos regionais do Brasil. Além disso, o Ministério da Saúde tam-bém vai fazer um debate com os coorde-nadores estaduais de saúde pública bu-cal”, explica Capez. A maior necessi-dade atualmente é um maior investi-mento do governo federal nos estados e

municípios com relação à saúde bucal, um dos assuntos que estarão em pauta durante o evento, adiantou.

No que diz respeito às inovações tecnológicas do setor, conforme Capez, os Cirurgiões-Dentistas brasileiros – atualmente são cerca de 260 mil, que fazem a Odontologia brasileira uma das mais modernas do mundo – utili-zam os mesmos equipamentos interna-cionais de última geração, mas enfren-tam dificuldades de acesso a essa tec-nologia por conta da alta carga tributá-ria no país. “Para discutir essa questão temos aqui no congresso a presença da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), que faz um elo entre indústrias e cirurgiões dentis-tas”.

A proposta do CIOSP é justamente estabelecer um diálogo entre as ques-tões científicas e industriais da Odonto-logia, explica Wilson Chediek, consul-tor da Comissão Científica do CIOSP e assessor da presidência da APCD. “Em quatro dias o congressista tem a possibilidade de se atualizar tecnoló-gica e cientificamente, ficando a par do que está acontecendo no setor”.

Chediek ressalta que, além das palestras científicas, o congressista tem na Arena um espaço de orientação gratuita para os profissionais, sejam eles autônomos, empregados, assim como estudantes, que têm no local acesso a temas que fazem parte de seu cotidiano. Com capacidade para rece-ber gratuitamente 80 pessoas por ses-são, a Arena procura prestar informa-

ção de qualidade, abordar questões éti-cas e jurídicas, além de promover um exercício profissional mais seguro e preventivo. “Abordaremos temas como empreendedorismo, gestão de carreira, mercado odontológico, aposentadoria, imposto de renda, novas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde sobre o mercúrio no uso odonto-lógico e muitos outros assuntos, diz Chediek.

Com essa capacidade de atualizar o profissional de Odontologia sobre o se-tor e de atuar na articulação de políti-cas públicas do Brasil, o CIOSP justifica a conquista do título do maior con-gresso latino-americano, alcançado nes-tes 60 anos de muito trabalho e es-forço. 7

©

TDI0217_01-02_Title.indd 2 01.02.17 17:42

Page 3: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

noticias

35º CIOSP 3

n O trabalho de Wilma Alexandre Simões, doutora em Odontopediatria: Ortopedia Funcional dos Maxilares pela Universidade Cruzeiro do Sul e doutora Honoris Causa da Faculdade de Odontologia da Universidade Ca-milo Castelo Branco, vem ganhando ainda mais respaldo após a publicação do livro “Ortopedia Funcional dos ma-

xilares vista através da Reabilitação Neuro-Oclu-sal”, lançado por ela no Brasil e já traduzido em outras línguas.

Membro do Conselho da American Academy of Orofacial Pain, do Club de Morphologie, da Academia Brasileira de Fisiopatolo-gias Crânio-oro-cervical e da Academia Ibero Latino--americana de Disfunción Craniomandibular y Dolor Facial, Wilma ministra pa-lestras e simpósios no Bra-sil, Espanha, França, Gré-cia, Venezuela, Israel e outros países. É, portanto, uma prof issional que muito tem contribuído para levar a Ortopedia Funcional brasileira para além das suas fronteiras.

Nesta entrevista ela explica sobre a área, reconhecida pelo Conselho Fede-ral de Odontologia e pela classe odonto-lógica como especialidade em 2001, so-bre as suas contribuições para a pesquisa da Ortopedia Funcional no Brasil e adianta os temas dos quais irá tratar durante o CIOSP.

Qual a definição de ortopedia funcional dos maxilares?

Ortopedia Funcional dos Maxila-res (OFM) é a especialidade que diag-nostica, previne, controla e trata os problemas de crescimento e desenvol-

vimento que afetam os arcos dentá-rios e suas bases, tanto no período on-togenético como no pós-ontogenético; nem sempre por meio de aparelhos. Mas, quando estes se tornam necessá-rios, requisitam para sua seleção, construção e manejo clínico, métodos específicos de diagnóstico para as múltiplas possibilidades de mudança

de postura terapêutica, tais como: o uso de siste-mas de ancoragem pró-prios, a atuação de forma peculiar sobre os dentes, de acordo com seus pon-tos e/ou áreas de contato e com suas regiões de alta convexidade, e que inter-ferem nos envelopes da dinâmica mandibular de maneira ímpar, assim como nos envelopes mus-cular, facial e ósseo.

Quais os principais sinais e sintomas mais frequen-tes que mostram a neces-sidade de procurar um es-pecialista na área?

Oclusopatias, dor, limi-tação de abertura, ruídos, deslocamentos, traumas e enfermidades como artrite

idiopática juvenil, entre outros que alte-ram movimento e postura mandibula-res e linguais.

Existe uma idade ideal para se iniciar um tratamento?

Alterações do crescimento, traumas e enfermidades podem retardar os re-sultados favoráveis mesmo com trata-mento multidisciplinar. Portanto, de acordo com a severidade, quanto antes melhor.

Como deve ser o tratamento correto de Ortopedia Funcional dos Maxilares?

Deve cumprir seus objetivos atra-vés da aplicação dos Princípios Funda-mentais: Excitação Neural – Mudança de Postura Terapêutica (20 tipos) que inclui bloqueio, liberação e rotação.

Qual a sua contribuição para as pes-quisas na área?

Produzi mais de 120 artigos publi-cados e vários capítulos em livros, além de ter escrito o livro “Ortopedia Funcional dos Maxilares – através da Reabilitação Neuro-Oclusal”, com edi-ções em português, espanhol, que já

chegou à 5ª edição em Italiano, pela Editora Nike, Itália.

Com a ajuda de grandes mestres como A. Petrovic, Y. Kawamura, P. Planas, R. Frankel, H. P. Bimler, conexões entre a Fisiologia Oral e os Princípios Fundamen-tais da Ortopedia Funcional puderam ser estabelecidos e também se idealizou a aparatologia Simões Network, SNs de 1 a 26. Por outro lado, creio que a Cefalome-tria do Compasso Articular abre novas fronteiras para a determinação do prog-nóstico favorável ou desfavorável e tam-bém para conseguir rotação anterior

mandibular, situando a melhor posição dos elementos frontais do aparelho orto-pédico funcional.

O que o público vai encontrar na sua apresentação durante o CIOSP?

O público encontrará debates sobre temas importantes para quem quer se atualizar a respeito dessa especiali-dade, como Métodos de Diagnóstico de Dor e Disfunção, Métodos de Identifica-ção do Tratamento da Criança e do Adulto e alguns exemplos de investiga-ção científica na área. 7

Entrevista com Wilma Alexandre SimõesA Ortopedia Funcional dos Maxilares segundo uma das maiores especialistas no tema

AD

TDI0217_03_Noticias.indd 3 01.02.17 18:45

Page 4: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

noticias

35º CIOSP4

n “A NSK tem feito esforços para redu-zir custos e introduzir no mercado brasileiro os mesmos produtos que são comercializados em mercados de pri-meiro mundo, porém a preços competi-tivos de acordo com a nossa realidade”, afirma Eduardo Cunha, managing director da NSK Latin America.

Marca tradicionalmente presente na Feira Internacional da Odontologia, a

NSK aposta em um dos maiores eventos do segmento no mundo como um espaço potencial para o lançamento dos seus produtos. Quem for ao estande da em-presa conhecerá este ano, em primeira mão, o NLX nano, um novo micromotor elétrico que promete maior desempenho para o profissional da Odontologia. Nesta entrevista com Eduardo Cunha, conheça os diferenciais dessa marca e suas pro-

postas para solidificar-se cada vez mais no mercado e fidelizar seu público.

Com base no histórico da empresa, fale um pouco sobre o potencial da NSK e dos seus diferenciais nos últi-mos anos.

A NSK tem investido muito em pesquisas e desenvolvimento de pro-dutos para atender às necessidades de nossos clientes em nível global. Temos uma organização integrada entre ope-ração de R&D, produção e vendas. To-das as pesquisas e desenvolvimento de desenhos mecânicos, elétricos e de mo-tores são feitas 100 % por nossa equipe, o que nos possibilita entregar uma rá-pida reposta às necessidades e tendên-cias de mercado. A NSK produz 85 % das partes de alta precisão na própria fabrica, garantindo alta qualidade e custo competitivo para seus produtos.

A NSK vem investindo em qualidade e em competitividade para alcançar

liderança no Brasil. Do ano passado pra cá, quais foram as ações para im-plementar essa liderança?

A maioria das multinacionais de-senvolve linhas de produtos adaptados à realidade Latino América, devido ao elevado custo dos produtos utilizados em mercados como Estados Unidos e Europa. A NSK tem feito esforços para reduzir custos e introduzir no mercado brasileiro os mesmos produtos que são comercializados em mercados de pri-meiro mundo, porém a preços competi-tivos de acordo com a nossa realidade.

Como está o projeto de expansão da rede de vendas?

Apostamos em trabalhar com par-ceiros que possam garantir um atendi-mento de excelência, priorizando o cliente não somente no momento da venda, mas principalmente após a aquisição do produto. Nossos distribui-dores são empresas estabelecidas no mercado brasileiro há bastante tempo.

Levam muita experiência no mercado odontológico e garantimos que seus vendedores recebam capacitação contí-nua. Desenvolver uma rede de distri-buição com empresas que possuem este perfil é sem dúvida um trabalho árduo, porém um desafio motivador. Te-mos expandido nossa rede de maneira sólida e ordenada para poder alcançar clientes nos quatro cantos do país, com o serviço de alto nível pelo qual a NSK é conhecida mundialmente.

Qual a proposta que a empresa irá apresentar no CIOSP 2017?

Além de um estande com design muito moderno, o que representa a identidade da marca, estaremos traba-lhando com uma grande quantidade de vendedores para proporcionar um atendido rápido e eficiente. Teremos ofertas e preços especiais para toda nossa linha de produtos, além de sor-teios de produtos. Faremos também o lançamento de alguns produtos que serão sem dúvida uma novidade para o mercado brasileiro e um sucesso de vendas.

Quais os principais produtos que de-verão atrair o público da feira? Além dos tradicionais carros-chefes, há novos lançamentos?

O principal produto a ser lançado no CIOSP é o NLX nano. Trata se de um micro motor elétrico que pode ser utilizado como instrumento de alta e baixa rotação. Este produto, diferente dos tradicionais equipamentos pneu-máticos, garante torque e velocidade constante, além de ruído mínimo, au-mentando a eficiência do profissional e diminuindo seu estresse.

Qual a importância de participar da feira do CIOSP?

O CIOSP já é considerado um dos eventos mais importantes da Odonto-logia mundial. Além de profissionais brasileiros, recebemos muitos visitan-tes de outros países. Esta é uma grande oportunidade para apresentar nossas novidades, estabelecer parce-rias, nos reunirmos com distribuido-res brasileiros e estrangeiros e posi-cionarmos a marca num mercado tão importante e com crescimento acele-rado e grande representatividade na Odontologia global. 7

NSK aposta no CIOSP como evento estratégico para lançar novo produtoEntrevista com Eduardo Cunha, managing director da NSK Latin America

www.dental-tribune.com

Dental Tribune International

The World’s Largest News

and Educational Network

in Dentistry

AD

O principal produto a ser lançado no CIOSP é o NLX nano

Eduardo Cunha

TDI0217_04_Noticias.indd 4 01.02.17 18:47

Page 5: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

noticias

35º CIOSP 5

n A empresa alemã Geka faz parte da família corporativa desde julho de 2016. Quais sinergias isso significa para a Sulzer e como é que isso bene-ficia seus clientes?

A Geka é um dos maiores fabrican-tes de sistemas de aplicação em cosmé-tica e em cuidados de saúde. Para nos-sos clientes dentários, essa aquisição significa que o know-how e a vasta ex-periência irão enriquecer nosso setor de desenvolvimento. O portfólio de apli-cadores irá incluir diversos produtos inovadores perfeitamente adaptados à nova principal competência na Sulzer Mixpac, nomeadamente a aplicação controlada de fluidos em pequenas su-perfícies. Isso irá também reforçar nossa posição de líderes tecnológicos.

As unidades de produção da Sulzer e da Geka complementam-se entre si, até geograficamente, para vencer a competição global enquanto principais fornecedoras de soluções. A empresa

tem cerca de 900 funcionários e duas unidades de produção na Alemanha, uma nos EUA e outra no Brasil. A Sulzer Mixpac duplicou o volume de negócios com essa aquisição.

Vocês desenvolvem soluções dentá-rias de alta qualidade – sistemas de dosagem, mistura e aplicação para materiais de um e de vários compo-nentes – em estreita colaboração com dentistas. Como é que isso funciona?

Nós trabalhamos principalmente em grupos de foco com líderes de opinião de vários mercados, como os da Suíça, da Alemanha, da Áustria e do Brasil, que oferecem soluções diretamente a partir da prática. Nós avaliamos essas soluções cuidadosamente e implementamos as que são promissoras. Nós testamos protó-tipos com esses usuários. Alguns deles até escrevem artigos profissionais ou fa-zem palestras sobre suas conclusões.

A Sulzer Mixpac é conhe-cida por fabricar seus produtos com a quali-dade suíça. Em quais es-pecificações/normas/pa-drões internacionais se baseia seu trabalho?

Nossos produtos são fabricados de acordo com as diretrizes de garantia da qualidade das boas práticas de fabricação (BPF), a EN ISO 14644 para salas limpas e res-pectivas áreas, e a ISO 13485 para a concepção e a fabricação de dispositi-vos médicos. As matérias--primas usadas pela Sul-zer – todas as substâncias sintéticas de qualidade médica – estão listadas na FDA e satisfazem os mais elevados padrões.

Há muito tempo a Sulzer vem combatendo as có-pias de pontas de mis-tura protegidas – em prol

de pacientes e dentistas. Quais são os riscos aqui?

A Sulzer é um fornecedor de siste-mas – nossos produtos se caracterizam pela interação perfeita. Este argumento significa segurança para o paciente. Nossos sistemas funcionam de forma confiável. Os materiais mal misturados ou polimerizados de forma incorreta originam custos elevados, enquanto um encaixe defeituoso ou imperfeito man-cha a reputação do dentista. Não vale a pena arriscar o bem-estar do paciente para economizar tão pouco. 7

Entrevista com Martina Strasser, chefe de vendas do departamento dentário em nível global da Sulzer Mixpac

AD

Dental Tribune International GmbHHolbeinstr. 29, 04229 LeipzigGermany, Alemanha Telefone: +49 341 48474 302Fax: +49 341 48474 173Internet: www.dental-tribune.comE-mail: [email protected]

Presidente/CEOTorsten Oemus [email protected]

Diretora ComercialWeridiana Mageswki [email protected]

Gerente de EdiçãoSuelyn Melo Range [email protected]

JornalistaMárcia Rodrigues da Costa

Editor do GrupoDaniel Zimmermann [email protected]

Publicado por Dental Tribune International

© 2017 Dental Tribune International

Todos os Direitos Reservados.

Presente durante o 35º CIOSP-Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 1 a 4 de fevereiro de 2017.

A Tribune America toma todas as possíveis atitudes para re-portar informações clínicas e sobre produtos dos fabricantes de forma minuciosa, porém não pode assumir responsabilidade sobre a eficácia do produto, ou por erros tipográficos. O editor também não assume responsabilidade sobre nomes de produ-tos ou afirmações feitas pelo anunciante. Opiniões de autores são próprias dos mesmos e não refletem as opiniões da Tribune America ou da Dental Tribune International.

Sobre o Editor

MIXPAC, Sulzer

Ana Paul Kalix (à esquerda), consultora autorizada, e Martina Strasser, chefe de vendas do departamento dentário da Sulzer Mixpac.

TDI0217_05_Noticias.indd 5 01.02.17 18:59

Page 6: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

noticias

35º CIOSP6

n Com mais de 20 anos de história, a Neodent é uma das empresas mais consolidadas da Odontologia brasi-leira. Em 2015 e 2016 alcançou a marca de um milhão de implantes vendidos no Brasil, um número ja-mais alcançado por uma empresa do segmento do mundo em um único país.

Além de estar focada na necessi-dade da constante inovação de produ-tos, desde 2016 a empresa se empenha no seu projeto de expansão da fábrica,

que inclui a construção de um novo centro logístico em Curitiba em 2017. Dentro do projeto de expansão inter-nacional, outra proposta para este ano é abrir a primeira subsidiária da em-presa no Canadá, somando-se às seis filiais internacionais. Em 2015 foi inaugurada a unidade em Bogotá, na Colômbia, e outra em Buenos Aires, na Argentina; e em 2016, as subsidiárias no Chile e na França.

A empresa mantém um suporte técnico capaz de atender a todo o Bra-

sil com uma equipe profissional de mais de 200 assessores comerciais, 17 lojas e três centros de distribuição – uma estrutura única para o segmento, inexistente em outros países.

Nessa entrevista, o CEO da em-presa, Matthias Schupp, fala sobre as novidades para 2017 e sobre a partici-pação nesta edição do CIOSP.

Baseado no histórico da empresa, fale sobre como a Neodent tem se po-sicionado no mercado nos últimos

anos, sobre seus produtos e seu pro-jeto de crescimento.

Nossa filosofia é estar sempre perto de nossos clientes, além de ofe-recer soluções completas da raiz ao dente. Em poucas palavras, a Neodent segue sendo a mesma empresa, ape-nas mais internacional com constante inovação e foco em Pesquisa e Educa-ção. Eu estou muito feliz em ser parte desta história junto com o Dr. Geni-nho, fundador da empresa e hoje tra-balhando muito perto comigo como Presidente do Conselho e Presidente Científico. Somente com essa dedica-ção foi possível este forte crescimento nacional e internacional. Desde o final do ano passado estamos com um pro-jeto de expansão da fábrica incluindo um novo centro logístico em Curitiba para oferecer ainda melhores serviços para os nossos clientes e estarmos pre-

parados para o crescimento dos próxi-mos anos. Ainda em 2017 vamos ter grandes surpresas em nossos produ-tos com novos lançamentos inovado-res.

Durante o CIOSP, quais as novidades que a irá apresentar ao público? Além disso, quais os produtos mais tradi-cionais da marca estarão disponí-veis?

Dentre as novidades, nós apresen-taremos todo o nosso portfólio de Ci-rurgia Guiada, a nova comunicação da Neodent Digital Solutions que chega com fortes lançamentos no campo do escaneamento, máquinas de usinagem e impressão de guias cirúrgicas. Tam-bém estaremos com a unidade odonto-lógica móvel Neo Sorrisos no evento para continuar divulgando nosso pro-jeto. Apresentaremos o nosso projeto Neo Business e lançaremos nosso

e-commerce. Tudo isso e muito mais os profissionais poderão conferir com ex-clusividade em nosso estande. Já quando falamos de produtos tradicio-nais da marca, não podemos deixar de mencionar nossa linha de superfície Acqua (única no mercado e com muito embasamento científico), que também levaremos ao evento junto às novida-des que mencionei.

E quanto à programação das pales-tras, como será este ano?

Neste ano nós focamos nossos pa-lestrantes em nosso próprio estande. Teremos hands-on e palestras teóricas sobre Cirurgia Guiada, Biomateriais, Cone Morse, benefícios da superfície Acqua e outros temas ligados a labora-tórios de prótese. Tanto para estas pa-lestras quanto para nosso foco em Pes-quisa e Educação em geral estou

muito feliz em poder contar com a nossa equipe de consultores científi-cos e com nossos consultores “Jovens”, os Neo Minds, além do próprio Dr. Ge-ninho Thomé, é claro.

Qual a importância de participar do CIOSP?

O CIOSP, sem dúvida, é um dos maiores eventos em nível mundial em nosso ramo – com líderes nacionais, regionais e mundiais (como a Strau-mann), então é claro que confirmamos nossa presença – como também faze-mos na Feira Internacional de Odonto-logia, na Alemanha. É uma oportuni-dade de nos apresentarmos ao público nacional e internacional. Particular-mente nós sempre recebemos muitas visitas internacionais durante a CIOSP e isso nos oferece a possibilidade de encontrar pessoas do mundo inteiro em um mesmo lugar. 7

NeodentOs planos de expansão da marca, os novos produtos e a participação no CIOSP

são tema dessa entrevista com o CO da empresa, Matthias Schupp

AD

Nossa filosofia é estar sempre perto de nossos clientes, além de oferecer soluções completas da raiz ao dente

Da esquerda: Dr. Geninho Thome, Matthias Schupp e Marco Gadola, do Straumann Group.

TDI0217_06_Noticias.indd 6 01.02.17 19:06

Page 7: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...

noticias

35º CIOSP 7

n Na noite de 09 de novembro de 2016, professores de Odontologia, clínicos e especialistas da área reuniram-se na residência oficial do Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, Claudio Leonca-vallo, a fim de prestigiar o lançamento no Brasil dos sistemas automisturado-res da Sulzer Mixpac, empresa suíça

mundialmente reconhecida como lí-der em tecnologia, e que está iniciando suas atividades no país. O evento foi organizado com o intuito de demons-trar as vantagens da automistura e ex-plicar a abordagem de sistema, além de servir como uma plataforma para o

intercâmbio de conhecimentos com es-pecialistas do mercado brasileiro.

O intercâmbio de know-how com os usuários finais é um dos pontos mais importantes para o processo de inovação e para o sucesso do desen-volvimento dos produtos Sulzer Mix-pac. A empresa é fabricante líder de

sistemas de embalagem, mistura e dis-pensação. A principal característica de seu portfólio de produtos é a abor-dagem sistêmica: cada sistema con-siste em um cartucho, uma ponta mis-turadora e um dispensador que juntos funcionam perfeitamente. Os disposi-

EVENTO DE LANÇAMENTO DA SULZER MIXPAC NO BRASIL FOI REALIZADO NA RESIDÊNCIA OFICIAL DA SUÍÇA

16 | 17 | 18 | NOV | 2017 | LISBOA

ESCOLHA JÁ O MELHOR LOCAL PARA A SUA MARCA NA MAIOR FEIRA DE MEDICINA DENTÁRIA

REALIZADA EM PORTUGAL

COM MAIS DE 12.000 VISITANTES EM 2016

www.omd.pt

SIGA-NOS NO:

http://on.omd.pt/2017cfb

AD

tivos MIXPAC™ são ergonômicos – po-dem ser utilizados sem a necessidade de auxílio. Adicionalmente, os disposi-tivos fornecem uma mistura precisa, de alta qualidade e reprodutível para materiais de dois componentes. Assim, asseguram resultados clínicos dura-douros e um sorriso digno de Hollywood para o dentista e seus pacientes.

Durante o evento, o professor. Dr. Paulo Francisco César, do Departa-mento de Biomateriais e Biologia Oral da FOUSP, apresentou os produtos Mixpac™ com um seminário, seguido de demonstração prática e workshop

para manipulação dos produtos, a fim de mostrar seus benefícios e o funcio-namento da abordagem de sistema. O evento foi bem recebido pelos profissio-nais do setor, que elogiaram a inicia-tiva e demonstraram ter uma ótima im-pressão sobre os sistemas misturadores da empresa suíça.

“Em uma atmosfera agradável e elegante, a Sulzer Mixpac apresentou os diferenciais de seus produtos, que podem ser descritos como: modernos, de fácil utilização, capazes de otimizar tempo clínico, além de possibilitar a re-dução de erros de proporção e manipu-

lação de materiais. A apresentação de-talhou toda a lógica por trás do desenvolvimento de seus produtos com embasamento científico. Além disso, a oportunidade da demonstra-ção, seguida da possibilidade de mani-pulação dos produtos foi fundamental para entender seu funcionamento. Com certeza, mais eficiente do que só ler uma bula. Parabéns pelo estratégico e excelente evento”, elogiou.

Adriana Bona Matos, Professora Titular de Dentística da FOUSP e Coordenadora do PPG Odontologia/Dentística7

n A Odontologia Digital está em grande evidência principalmente por conta da introdução do sistema CAD/CAM (“de-senho assistido por computador” e “ma-nufatura assistida por computador”) nos consultórios odontológicos. Os pro-cedimentos, antes realizados analogi-camente com as próprias mãos, agora contam com o auxílio de um computa-dor que torna o trabalho dos Cirur-giões-Dentistas mais preciso, racional e eficiente, além de reduzir perdas de tempo e materiais por erros humanos.

O cirurgião-dentista Anderson Ber-nal, que vai dar uma aula sobre “A pra-ticidade do CAD/CAM” no dia 3/2, das 10h às 11h30, durante o CIOSP, destaca que o acesso a esse tipo de tecnologia é útil para realizar desde uma simples restauração até casos mais complexos que envolvem implantes e próteses. “A experiência é o melhor professor. Obviamente, a integração total da tec-nologia depende fortemente do treina-mento em equipe. Estar a par dos proto-colos clínicos, como posicionamento adequado do paciente e utilização dos equipamentos também contribui consi-deravelmente para maximizar os resul-tados. O agendamento eficiente tam-bém é otimizado. Ou seja, aos poucos, a tecnologia vai se transformando numa

ferramenta para melhorar as opções do paciente em termos estéticos, sendo bastante eficiente também para aumen-tar a rentabilidade e a produtividade da clínica odontológica”.

Bernal explica que a tecnologia CAD/CAM permite fazer a preparação e a restauração em uma única e rápida sessão – o que é mais conveniente para o paciente e para o cirurgião-dentista. “Além de ter uma equipe bem treinada, é importante também educar o paciente sobre essa nova tecnologia. Isso porque, com os devidos cuidados, esse tipo de restauração terá longa duração. A quali-dade estética dos materiais já está bem documentada. Ainda assim, costuma-mos explicar didaticamente a diferença entre uma restauração de amálgama, compósito e CAD/CAM, discutindo as vantagens de cada uma – lembrando que a nova tecnologia ajuda a manter a estrutura dentária máxima, contri-buindo para a força do dente”. Outras vantagens, de acordo com o especialista, incluem restaurações de uma só visita, sem impressões, sem temporários, com ajuste personalizado e resultado final em um material esteticamente agradá-vel, na cor do dente natural. 7

(Fonte: Assessoria de Comunicação da APCD)

No CIOSP, uma aula sobre o Sistema CAD/CAM

Sistema eleva a Odontologia Estética a um patamar superior

TDI0217_07_Noticias.indd 7 01.02.17 18:58

Page 8: É muito fácil poupar material. - dental-tribune.com · serão comentadas e ressaltadaspela TSB Elizabeth Gomes da Silva, presidente da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico ...