Ead ad1 danielle_monica_simone

13
CEDERJ Disciplina: Educação a Distância Alunas: Danielle de Oliveira Chaves, Monica Silveira Barros e Simone Gomes de Oliveira Setembro/2011

Transcript of Ead ad1 danielle_monica_simone

Page 1: Ead ad1 danielle_monica_simone

CEDERJ

Disciplina: Educação a Distância

Alunas: Danielle de Oliveira Chaves,Monica Silveira Barros e

Simone Gomes de Oliveira

Setembro/2011

Page 2: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Segundo Moran (2011), Educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

A partir da mudança de paradigmas iniciada na década de setenta do século passado, a evolução tecnológica e das novas tendências na área da educação continuada ou de formação, podemos considerar que a Educação a Distância a cada dia vem sendo objeto de questionamento científico e de novas tendências mercadológica.

Page 3: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Sabe-se que a sociedade pós-moderna é fortemente marcada pelo poder do conhecimento e da informação.

De acordo com Pesce (2005), baseado em Kincholoe (1997), discute-se que os professores devem ser coletivamente reflexivos e devem estabelecer alianças solidárias, o que caracteriza a “pedagogia da consciência”.

Page 4: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Assim, a comunicação estabelecida sob a proposta de “todos com todos” requer não só características específicas de um tutor ou professor como, por exemplo, organização de um grande número de ideias lançadas quase que simultaneamente, administração e disponibilidade de tempo suficiente para a leitura e interpretação das idéias lançadas pelos discentes, suficientemente conhecedor dos embasamentos teóricos propostos nas atividades e conteúdos e capaz de avançar de forma coesa, organizada, democrática, individual e coletiva simultaneamente.

Page 5: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

As políticas públicas para os usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores são: a nova LDB – lei nº 9394/96, os Referenciais para Formação de Professores (1999) e o Plano Nacional de Educação (2001).

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído para regulamentar a Educação a Distância no país, através do decreto 5800/2006.

Page 6: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Assim sendo, a Tv Escola, o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e o Programa de Formação de Professores (PROFORMAÇÃO) implementaram ações voltadas para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, democratizar o acesso à telemática, educar para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo, capacitar continuamente os docentes e gestores e aprimorar a recuperação e aceleração escolar.

Page 7: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Sabendo-se que o país tem dimensões continentais, como formar e capacitar professores que vivem nos mais diversos espaços?

Assim, surge a possibilidade de explorar a educação a distância para enfrentar esse desafio, permitindo flexibilidade de tempo, de ritmos de aprendizagem, com distintos itinerários formativos que possibilitam diferentes entradas e saídas, favorecendo a permanência do aluno em seu entorno familiar e profissional.

Page 8: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

É do conhecimento de todos que as tecnologias da informação e comunicação modificaram as possibilidades de mediação pedagógica. A formação de professores em nível superior está inserida na perspectiva de adequação à “sociedade da informação”, enfatizada por indicações de que o uso das TICs, reduzidas a estratégias de EAD, possa ampliar o acesso, “democratizando” e modernizando a educação superior.

Page 9: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Refletir sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), a legislação e vários programas de incentivo à formação de professores apoiados e financiados pelo MEC trouxe-nos a oportunidade de rever questões sobre Educação à Distância, tais como:

Quais as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias?

Page 10: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

Como a generalização das novas tecnologias de informação e comunicação podem favorecer o desenvolvimento dos processos educacionais?

Quais as consequências do uso generalizado das novas tecnologias no comportamento social e psicológico do aluno?

Certas faculdades intelectuais perdem sua importância numa sociedade informatizada, em benefício de outras?

Page 11: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

O uso do computador desenvolve faculdades intelectuais deferentes das pretendidas pelo ensino convencional?

Quais os modelos mais adequados de interação professor-aluno-computador?

Page 12: Ead ad1 danielle_monica_simone

Usos potenciais das tecnologias digitais na formação de professores

CONCLUSÕES

É importante que não haja preocupação demasiada com os aspectos técnicos da informática, em detrimento da relevância social e cidadã quando da apropriação de novas tecnologias para a formação de professores do Ensino Básico no país, posto que o uso das NTICs amplia o nível de informação, mas é imprescindível que o ser humano seja sábio para aproveitar as vantagens da Tecnologia da Educação em prol da transformação social, por um mundo mais justo, democrático e que respeite a diversidade cultural, social e econômica existentes.

Page 13: Ead ad1 danielle_monica_simone

Referências bibliográficas

KINCHELOE , J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Trad. N. M. C. Pellanda. Porto Alegre: ArtMed, 1997.

MARSICANO, Neuza Maria de Oliveira. Novas tecnologias: apoio para formação de professores no Brasil. Acessado em Setembro/2011.

MORAN, J. M. O. que é educação a distância. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm> . Acessado em Setembro/2011.

PESCE, L. Formação de educadores na contemporaneidade: a contribuição dos ambientes digitais de aprendizagem. GT: Educação e Comunicação / n. 16. Disponível em: <http://www.irece.faced.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2005/formacao_de_educadores.pdf.> Acessado em Setembro/2011.

STAHL, Marimar M. Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. Acessado em Setembro/2011.