eBook - Sou uma Startup, e agora?

17
SOU UMA STARTUP, E AGORA? Descubra algumas respostas para o futuro da sua Startup baseado nas lições do Empreendedorismo

Transcript of eBook - Sou uma Startup, e agora?

Page 1: eBook - Sou uma Startup, e agora?

SOU UMA STARTUP, E AGORA?

Descubra algumas respostas para o futuro da sua Startup baseado nas lições do Empreendedorismo

Page 2: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Empreendedor

EmpreenderEmpreendedorismo Social

Empreendedorismo Cultural

Intraempreendedorismo

Ter seu negócio

Micro e PequenasEmpresas

Missionário MicroEmpreendedorismo

Startup Mudar o mundo

Investidor Anjo

Grupo de Investidores

dinâmico

aventureiro

objetivo

ativo

inovaçãoconhecimento

Experiências

ideia

tendência

Ação

Crescimento

inovar

ação

Startup

Page 3: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Você pode ser empreendedor em algo novo, lidar com inovação num ambiente já existente e trazer experiências novas.

Tenho uma grande ideia, vou gerar um plano de negócio, depois receber investimento, validar o modelo de negocio, e escalar!   Mas como começo?

Vamos falar aqui um pouco sobre empreendedorismo, seja para uma Startup ou para ter um negócio próprio.

Aquele sonho de ter um negócio próprio para a vida toda, normalmente se utiliza um modelo de negócio já testado, como o exemplo de uma franquia por exemplo, ou levar para uma cidade, ou bairro algum negócio que não tenha na região.

Mas quando se fala em Startup, estamos falando de inovação, de trazer algo diferente ao mercado, de buscar gente que acredite na sua ideia e em você, e fazer com que o negócio cresça muito, e rapidamente.

SOU UMA STARTUP, E AGORA?

Page 4: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Muitas palavras cercam esse tema chamado

empreendedorismo.

E quando se fala empreender com inovação, este vocabulário aumenta ainda mais.

Empreender tem relação com começar um negócio novo, criar uma Startup, buscar investidores, se aventurar com responsabilidade, desenvolver ideias em conjunto, utilizar experiências anteriores, entre outras. De todas essas palavras, vale destacar duas que criam a base para ter um negócio com projeção de sucesso, desde o início:

Missão e Mudar o mundo.

Muitos empreendedores de sucesso acreditam ter uma missão de fazer algo melhor ao mundo e facilitar a vida das pessoas, assumindo o papel de um

missionário. E não estamos falando aqui sobre a missão da empresa, mas sobre como sua missão nessa aventura empreendedora poderá mudar o mundo, mesmo que essa mudança seja no seu bairro, cidade, estado, país e, por quê não, global.

O que é empreender com inovação?

Page 5: eBook - Sou uma Startup, e agora?

InovaçãoPergunte-se sobre a sua capacidade de desenvolver novas ideias. Este pode ser o ponto de partida para que a empresa exista e a ideia não se perca com o tempo.

ExecuçãoConsigo executar as tarefas que recebo ou encontro dificuldades? Demonstre sua capacidade colocando em prática aquilo que foi escrito para comprovar que aquelas ideias são possíveis de serem executadas.

Trabalho em equipeQuantas experiências de trabalho em equipe você teve na sua vida? E como você se saiu nelas?Uma ideia não é transformada em algo tangível se não existirem pessoas que ajudem a levar essa ideia pra frente, tornando-a mais forte a partir do momento que você estimule e saiba como trabalhar em equipe.

Existem alguns pontos que ajudam a fazer um autodiagnostico para saber se podemos ser ou não um empreendedor.

Toda pessoa tem um pouco de espirito empreendedor dentro de si, mas na maioria das vezes elas não possuem algumas características necessárias para desenvolver essa habilidade.

Ser ou não ser empreendedor?

Page 6: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Saber ouvir e refletirQuando se tem um negócio novo, muitos palpites, feedbacks e lições, serão ditas e a arte de ouvir e refletir sobre toda essa informação obtida, é uma das mais valiosas. Só assim seu negócio evoluirá.

Escrever, reler, reescrever e não pararTudo relacionado ao negócio deveria ser escrito e a cada dia ser lido novamente, pois só assim as melhorias contínuas serão percebidas e aplicadas.

Desenvolver networkingSeus primeiros clientes estão mais próximos do que você imagina. Avalie seu networking profissional, visitando-os, e participe de todas iniciativas que estão ao seu alcance. Realize cursos, participe de diversos eventos como visitante, inscreva-se em fóruns de mídias sociais profissionais, entre outras iniciativas

Definir onde quer chegar e avaliar suas limitaçõesFaça um exercício de enxergar o seu negócio a longo prazo e estabeleça metas periódicas para alcançar seu objetivo. Caso você identifique que seu espírito empreendedor não possua um desses pontos que citamos, procure pessoas que os tenha e que irão complementar o espírito de sucesso da sua iniciativa.

Ser ou não ser empreendedor?

Page 7: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Existem alguns empreendedores que possuem todas essas características que abordamos anteriormente mas muitos se deparam com uma barreira:

Como fazer para oferecer ao mercado o seu novo produto?

Necessitará de conhecimentos de finanças, RH, operações, marketing, etc... E se você não tem tais conhecimentos precisará encontrá-los para lhe ajudar.

Muitas vezes o novo empreendedor, busca primeiro o dinheiro, enquanto que se priorizasse buscar a inteligência complementar para o seu negócio não gastaria tempo e nem desperdiçaria o dinheiro recebido.

Mas o que queremos destacar aqui é as diferentes formas de se adquirir investimento financeiro e intelectual ao mesmo tempo, ou seja, obter fôlego financeiro adicionado de conhecimento sobre determinadas áreas que precisam ser melhoradas.

Busque conhecimentos

Page 8: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Sócios com participação %Busque novos sócios que agreguem conhecimento ao negócio;

Funcionários com vesting Ofereça a alguns funcionários um percentual de participação a partir do momento que perceba que eles têm um valor agregado para a empresa e estão engajados com o objetivo de crescimento

Advisors e mentoresOutra opção é convidar mentores ou conselheiros para ajudar sua empresa a escolher o melhor caminho em decisões que tenha que fazer.

Investidores c/ SmartMoneyEssa é uma opção inteligente para o seu novo negócio, pois em uma única tacada, obtém conhecimentos e recursos financeiros.

Busque conhecimentos

Veja aqui algumas opções de como agregar conhecimentos ao seu novo negócio:

Page 9: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Para facilitar o entendimento do que é

Smart Money vamos imaginar que sua empresa é do segmento de tecnologia e está buscando um investidor para alavancar seu negócio.

Surgem diversos interessados, sendo que um deles é um empresário bem sucedido e que tem interesse em começar a investir em novos negócios. Por outro lado, ele não tem qualquer experiência neste novo mercado e que possa aportar conhecimentos.

Uma outra opção é um grupo de investidores anjo que oferece o conceito de Smart Money, significando que junto com o dinheiro aplicado seja aportado uma grande quantidade de conhecimentos que se transforma em inteligência para o negócio, tais como: marketing digital, precificação, entre outros.

Desta forma, a Startup economizará recursos financeiros e tempo em aprender a executar e gerenciar o negócio, agilizando os processos de validação do modelo de negócio e escalabilidade.

$ $

Smart Money

Page 10: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Criando uma nova ideia Algo que nunca existiu ou ninguém tenha pensado antes.

Melhorando um processoPropor uma forma diferente de realizar um processo que já existe nas organizações ou criar uma nova empresa que atrai a atenção do público por esse novo processo.

Melhorando uma experiência de usoEnxergar uma nova forma de uso de um produto ou serviço já existente.

Melhorando uma inovação já existenteObservar algo novo no mercado e oferecer uma nova forma de abordagem ou utilização para o mesmo público, ou um totalmente diferente. Na maioria das vezes é um negócio que já foi testado e validado em outro local.

Inovar é acreditar que, mesmo em uma floresta fechada, existe um caminho que ninguém descobriu ainda e que você poderá ser o primeiro.

Uma inovação pode surgir no mercado de diversas formas

Inovar ou replicar um modelo?

Page 11: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Todos empreendedores têm o sonho de ver o seu negócio crescer rapidamente. Alguns destes, por serem novos ou por não terem grandes experiências de mercado, vivem um drama de que este crescimento traga grandes responsabilidades. Imaginem aquela “criança” que tem medo de se tornar “adulta” e, por outro lado, quer aproveitar o máximo esta fase de “criança”. É neste momento que os empreendedores ficam “brincando” de preparar powerpoints e pitchs maravilhosos, na tentativa de encontrar um investidor. Vale ressaltar, que os bons investidores encontrarão as boas startups no mercado, independente da “beleza” dos power points. Em uma fase seguinte, a Startup ao receber uma primeira rodada de investimento e mentoria, se sente mais segura e se torna “adolescente”. Neste ponto, se inverte o interesse pelo crescimento e ela deseja se tornar “adulta” o mais rápido possível, uma vez que ela já conseguiu validar seu modelo de negócio e diversos “medos” foram vencidos.

Muitas vezes, mesmo no “estágio infantil”, a Startup (seus empreendedores) com a orientação correta através de mentorias, se fortalece e encontra o equilíbrio e coragem para ir ao mercado antecipadamente, ocorrendo que mesmo antes de receber o investimento desejado a validação do seu negócio começa a acontecer e obtêm-se os primeiros resultados, ganhando mais força a cada dia que passa.A resposta final para a pergunta acima, é de que os empreendedores devem ter coragem para acelerar seu negócio, desde o início, estabelecendo a meta de se tornar uma empresa de fato, o quanto antes. Em paralelo, devem tirar o melhor proveito do ecossistema de empreendedorismo disponível.

Ser Startup ou empresa?

Page 12: eBook - Sou uma Startup, e agora?

1º - Ideia: É o começo de tudo, a essência do negócio, podendo se desmembrar em ideias adicionais;

2º - Concepção: Comece a conversar no seu grupo de relacionamento sobre a ideia e preste atenção na reação das pessoas. São os primeiros sinais que mostrarão se você está no caminho inicial correto.

3º - MVP (protótipo): É preciso tangibilizar o que antes era só uma ideia e aumentar a sua amostragem de pessoas, visando potenciais clientes. Utilize esboços, versões beta, mock-ups, produtos sem acabamento mas que darão ideia do que está oferecendo e se eles comprariam.

4º - Plano de negócios: Mesmo estando no começo, o empreendedor deve ter a primeira versão do plano de negócios o quanto antes, se possível escrevendo-o desde o primeiro dia que sua ideia nasceu. É neste momento que a visão estratégica de toda empresa fica mais clara e é possível projetar os caminhos e passos que você deve realizar para alcançar suas metas. Sempre releia seu plano e atualize com as mudanças que vão acontencendo no dia a dia da Startup.

5º - Testes de mercado: Selecione os primeiros clientes de confiança que aceitariam ser pilotos a realizar os primeiros testes de mercado no seu produto ou serviço.

Os momentos de uma Startup

Page 13: eBook - Sou uma Startup, e agora?

6º - Monetização: Neste momento, a partir dos testes de mercado, você avaliará quais as melhores opções de monetização do seu negocio. Está é uma tarefa trabalhosa e que requer muita inteligência de mercado.

7º - Primeiros clientes: Com essas etapas realizadas, começará a aquisição formal dos primeiros clientes através das estratégias de marketing e divulgação que tenha definido para informar que seu produto existe.

8º - Validação do modelo de negócio: Passado um período, você aprenderá muito com as reações de mercado e validará se realmente seu modelo de negócio tem futuro (será escalável).

9º - Rampando com tração: Como startup esse é o ponto mais importante a se alcançar. Rampar com tração significa crescimento quantitativo e/ou financeiro, progressivo mês a mês. Isso mostrará como é a aceitação do seu produto no mercado.

10º - Crescimento sustentado: Nesta etapa você já pode considerar que tem uma empresa estabelecida, crescendo de forma estruturada e sempre lembrando que isso pode ocorrer em questão de semanas ou meses.

Os momentos de uma Startup

Page 14: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Mentores Empreendedores

- Ensinar para aprender- Compartilhar conhecimentos- Ter visão estratégica- Somar energias- Não palpitar em temas que não tenham vivenciado experiências

- Estar aberto a comentários ou críticas- Não se prender ao passado- Controlar ansiedade por $$$- Saber ouvir- Ser humilde- Ter brilho nos olhos: demonstrar que acredita na ideia e no negócio

Os empreendedores têm muito a aprender com as mentorias que recebem, assim como os mentores também aprendem muito com a relação estabelecida com os líderes das empresas que apoiam.Um mentor deve ter como ponto forte uma ampla visão estratégica, caso contrário sugerimos que o mentor oriente as empresas apenas na área que possui pleno conhecimento. Por exemplo, se você é referência na área jurídica, deixe isso claro e oriente tudo relacionado a somente essa área.

A relação entre empreendedores e mentores deve ser uma troca contínua onde, naturalmente, os conhecimentos compartilhados são muitos e impulsionarão a superarem todos desafios que encontrarão pela frente.Veja no quadro um resumo das principais características essências para cada um:

Os momentos de uma Startup

Page 15: eBook - Sou uma Startup, e agora?

O ciclo de uma Startup varia, em média, de 18 a 36 meses. Sabemos que existem exceções, e algumas startups se aceleram mais rapidamente do que outras. Na escala acima é possível se basear em tempos médios, de forma a ajustar a ansiedade dos empreendedores.

Tempo x

Ansiedade

Tempo X Ansiedade

Desenv. da ideia1 a 3 meses

Concepção do negócio

2 a 4 meses

Desenv. de produto inicial2 a 6 meses

Testes Aceite Mercado6 a 12 meses

Obtenção de investimento3 a 9 meses

Testes escalabilidade6 a 12 meses

Expectativas de Timing (tempo x ansiedade)

Page 16: eBook - Sou uma Startup, e agora?

Baseado em tudo que vimos, respondemos essa pergunta afirmando que empreender é uma equação resultante da soma desses 3 pontos:  

- Ter uma ideia inovadora, - Executar da melhor maneira possível,- Ter capacidade de gerenciar o negócio.

Saiba que não é fácil de resolver até mesmo para aqueles que já tiveram experiências anteriores, mas os resultados alcançados com certeza compensarão todo esse esforço.

O que é empreender?

Empreender =

Page 17: eBook - Sou uma Startup, e agora?

A NewAgent apoia o movimento de Empreendedorismo no Brasil e seus colaboradores participam continuamente do Ecossistema de Startups, e acredita que as organizações devem preservar e organizar os conhecimentos transformando em Capital Intelectual ativo, e os novos Empreendedores com suas Startups tem uma oportunidade de começarem seu negócio já organizado dentro de uma visão de futuro.

Material produzido por NewAgent Co. BrasilNovembro/2014 v1.0© Copyright & Trademarks reserved to NewAgent Co - 2014