ECO Curitiba 137

16
GULA: Giovanna Lancellotti revela vício em pipoca: ‘Não fico um dia sem’ DOMINGO 24/08 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 25/08 TERÇA 26/08 QUARTA 27/08 SEXTA 22/08 SÁBADO 23/08 Mín.: 11 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 137 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Suor excessivo nos pés incomoda. Saiba quando procurar ajuda Pág. 07 Pág. 15 O treinamento faz parte do processo de construção de uma ferramenta avançada de gestão pública da região. Pág. 03 RMC se prepara para usar base integrada de dados Na Capital, o georreferenciamento é utilizado há mais de uma década “o metrogeo vai oferecer uma base de dados contendo informações confiáveis de Curitiba e municípios da região metropolitana em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e transporte. Com elas, as prefeituras poderão gerenciar de forma mais racional os recursos públicos aplicados nesses segmentos” explica o secretário de Assuntos metropolitanos Walfrido Prado.

description

Confira as notícias desta sexta-feira.

Transcript of ECO Curitiba 137

Page 1: ECO Curitiba 137

gula: giovanna lancellotti revela vício em pipoca: ‘Não fico um dia sem’

domingo24/08

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA25/08

teRÇA26/08

QUARtA27/08

SextA22/08

SábAdo23/08

mín.: 11máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 22 a 25 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 137 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Suor excessivo nos pés incomoda.Saiba quando procurar ajudaPág. 07

Pág. 15

o treinamento faz parte do processo de construção de uma ferramenta avançada de gestão pública da região. Pág. 03

RMC se prepara para usar base integrada de dadosNa Capital, o georreferenciamento é utilizado há mais de uma década

“o metrogeo vai oferecer uma base de dados contendo

informações confiáveis de Curitiba e municípios da região metropolitana

em diversas áreas, como educação, saúde,

segurança e transporte. Com elas, as prefeituras

poderão gerenciar de forma mais racional os recursos públicos

aplicados nesses segmentos” explica o

secretário de Assuntos metropolitanos Walfrido Prado.

Page 2: ECO Curitiba 137

paraná02 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

O Ministério da Saúde ampliou em 2013 a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. Desde então,

homens e mulheres com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. A medi-da beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas. Antes de 2013, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D.

Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com o vírus da hepatite B e aproximadamente 170 milhões com hepatite C. As de maior relevância no Brasil são as hepatites A, B e C.

O Laboratório Frischmann Aisen-gart realizou uma pesquisa com uma amostra de 18.069 exames anti-HBsAg realizados no Laboratório no período de janeiro a junho de 2011. O obje-tivo da análise foi detectar o índice de imunidade contra a hepatite B. Os

resultados mostraram que 50,9% dos pesquisados não têm imunidade contra a doença, sendo que a média dos pa-cientes tinha 37 anos de idade e 64,6% eram mulheres. A pesquisa também detectou que, no período analisado, apenas 125 vacinas de hepatite B foram aplicadas no laboratório.

De acordo com Jaime Rocha, infec-tologista do Laboratório Frischmann Aisengart e responsável pela pesquisa, a vacina contra a hepatite B entrou no calendário do governo apenas para o público infantil há cerca de dez anos. Portanto, uma boa parte dos adultos brasileiros não foi contemplada com esta vacinação. “Há muito tempo o Bra-sil vivencia uma epidemia de hepatite. A maioria das pessoas não se vacina e acaba só descobrindo a doença quando faz o exame anti-HBsAg, seja porque o médico percebeu os sintomas da doen-ça ou porque está fazendo um check-up rotineiro”, explica o especialista.

Segundo Rocha, a hepatite A é con-

traída por infecção fecal-oral, princi-palmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada. A hepatite A costuma ser um pouco mais leve nas crianças e mais grave nos adultos, po-dendo até levar a óbito. O quadro típico apresenta náusea e vômito, mal-estar, febre, perda de apetite, fezes mais claras e um amarelão no corpo e nos olhos. Já a hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente. A hepatite C é transmitida principalmente através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contami-nadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril). Outras formas de contágio, tais como sexual e vertical (mãe para o filho durante gestação/parto) ainda não foram comprovadas, entretanto, não podem ser totalmente descartadas.

Existem três opções de vacina. A primeira é a vacina apenas para a he-patite A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano.

Metade da população não tem imunidade contra a hepatite B

Com apenas uma semana em operação, a solução inovadora da Pango Mobile Parking já contabilizava mais de 1,4 mil usuários cadastrados em um teste limitado a apenas um bairro da capital paranaense. “Este é um indicador positivo da receptividade do brasi-leiro para esta solução de pagamento eletrôni-co, já aplicada em mais de 50 cidades de cinco países”, declara Daniel Cândido, diretor da Pango no Brasil.

O piloto, que ocorre na capital paranaense desde o final de ju-lho, está servido para tropicalizar o aplica-tivo às necessidades brasileiras. “Os resul-tados de Curitiba são motivadores para a

expansão nas demais cidades brasileiras”, revela Candido.

De acordo com o executivo, todas as ci-dades que têm mais de 500 vagas de estacio-namento rotativo estão no alvo da empresa. “A Pango pode ser o operador do sistema ou fornecer a tecnologia para o modelo existen-te em cada município”, ressalta.

Uma das vanta-gens do App da Pango é a possibilidade de operação em conjun-to com qualquer tipo de sistema existente. “Conseguimos coexis-tir simultaneamente e harmoniosamente com qualquer sistema seja cartão de raspar, par-químetro etc”, afirma Candido.

Aplicativo Pango atinge resultados positivos

ESTACIONAMENTO

Page 3: ECO Curitiba 137

Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

economia

METROGEO No Paraná, 11 igrejas prestam assistência nas prisões

A secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direi-tos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, entregou a 11 entidades religiosas os certificados de participação no curso de Planejamento Estratégico de Assistência Religiosa no Sistema Penal do Paraná. A solenidade aconteceu no miniauditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba.

O curso foi realizado de 08 de novembro de 2013 a 25 de abril deste ano, numa promoção da Escola de Edu-cação em Direitos Humanos do Paraná (ESEDH), em parce-ria com a Divisão de Serviços Técnicos do Departamento

de Execução Penal do Para-ná (Dist/Depen), a partir do grupo de trabalho “Família e Assistência Religiosa”, do Co-mitê de Educação em Direitos Humanos.

O curso foi criado para planejar e desenvolver es-tratégias administrativas e pedagógicas para assistência religiosa nas prisões para-naenses, a fim de tornar e manter essa atividade legí-tima e efetiva. Maria Tereza afirmou que a assistência religiosa está prevista na Lei de Execução Penal como uma das ações que objetiva prevenir o crime e orientar o retorno do detento à convi-vência em sociedade.

José Gomercindo/ANPr

Assuntos metropolitAnos

obrAs públicAs

Alça ao lado da trincheira da Rua Guabirotuba é liberada

A Prefeitura de Curitiba libe-rou para o tráfego a alça que sai da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) ao lado da trincheira da Rua Guabirotuba, no bairro Prado Velho. O acesso estava bloqueado desde outubro de 2013, quando foi constatada uma instabi-lidade no terreno da região.

A trincheira foi inicialmente liberada para trânsito em outubro, mas para garantir a segurança dos usuários da via foi preciso procu-rar uma solução para o talude do terreno da sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Departamento de Pavi-mentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas optou pela co-locação de um muro gabião - uma estrutura de alta resistência, em formato de cestos, que é muito utilizada em contenção de taludes (terrenos) de rodovias.

O acesso estava bloqueado desde outubro de 2013, quando foi constatada uma instabilidade no terreno da região

RMC se prepara para usar base integrada de dadosT

écnicos de 18 prefeituras da região metropolitana parti-ciparam ontem de um curso

para aprender a utilizar o banco de dados do Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo). O treinamento faz parte do processo de construção de uma ferramenta avançada de gestão pública do território na região. O Metrogeo permite a padronização e consolidação das informações geo-gráficas e a troca de conhecimento e experiência entre os participantes, permitindo uma gestão mais homo-gênea nos municípios.

“O Metrogeo vai oferecer uma base de dados contendo informa-ções confiáveis de Curitiba e mu-nicípios da região metropolitana em diversas áreas, como educação,

saúde, segurança e transporte. Com elas, as prefeituras poderão gerenciar de forma mais racional os recursos públicos aplicados nesses segmentos” explica o secre-tário de Assuntos Metropolitanos Walfrido Prado. Em Curitiba, o georreferenciamento é utilizado há mais de uma década.

Ancorado no site www.metro-geo.org.br, o projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Smam). O sistema de georreferenciamen-to é alimentado por mapeamentos do próprio Ippuc, dos municípios da região metropolitana (em dife-rentes níveis), de órgãos estaduais (como Sanepar e Copel) e também

com informações do Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criando um cadastro bem mais complexo.

“Este é um projeto ambicioso e não ansioso”, diz o coorde-nador de projetos da Smam, Edison Reva. “Por isso estamos caminhando passo o passo, capa-citando as prefeituras para que o resultado final seja satisfatório. Os técnicos da região metropo-litana já participaram de cursos de cartografia, aprendendo mé-todos e técnicas para elaboração e preparação de cartas, cadastro territorial, escalas e projeções e a usar as ferramentas computacio-nais do geoprocessamento, inte-grando dados de diversas fontes e padronizando conceitos.

Alça ao lado da trincheira da Rua Guabirotuba é liberada

Page 4: ECO Curitiba 137

04 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

))) Rodrigo Chiamulera

Orientações do treinador, chute na bola, dividida mais forte, repreen-

sões do árbitro. O time e o torcedor atleticano, este pela televisão, se acostumaram a ouvir esses barulhos com maior clareza nos últimos jogos. Mas no próximo do-mingo será a despedida da “tranquilidade” no caldeirão rubro-negro. Realizando sua quarta e última partida com portões fechados, o Atlético recebe o Bahia na Arena da Baixada. Até o momento, o Furacão não sentiu tanto quanto se esperava a falta do torcedor dentro do estádio, já que, das três partidas disputa-das nessas condições, o time

perdeu apenas uma e venceu as outras duas, retrospecto considerado favorável por se tratar de um time jovem que não dava muita confiança à sua torcida no início do cam-peonato.

Para este jogo, o técnico Doriva tem apenas uma baixa certa. O zagueiro Léo Pereira, titular da segunda pior defesa do campeonato, recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrenta os baianos. Por outro lado, o seu companheiro de zaga, Cléberson, retorna após cumprir a mesma suspensão contra o Santos.

Desta forma, quem se man-tém na equipe é Dráusio, que já havia substituído Cléberson contra a equipe paulista. Do meio pra frente o treinador

não dá indícios de que irá mudar.

Apesar de não ter marcado gols na última rodada, a ten-dência é que meio de campo e ataque se mantenham os mes-mos, seguindo uma linha de entrosamento adotada pelo comandante atleticano. Assim, o time que entra em campo contra o Bahia terá Wéverton, Sueliton, Cléberson, Dráusio e Natanael; Deivid, João Paulo, Bady e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo. A partida des-te domingo começa as 18h30 e terá um trio pernambucano no apito. Sandro Meira Ricci, árbitro FIFA, comandará o jogo e terá o auxílio de Clovis Amaral da Silva e Elan Vieira de Souza, ambos também de Pernambuco.

Atlético faz último jogo de casa vazia

Dráusio deve permanecer na equipe que enfrenta o Bahia

Page 5: ECO Curitiba 137

Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

RapidinhasA diretoria do Paraná prometeu aos jogadores

que começará a pagar os salários atrasados a partir de hoje. Se os depósitos forem realmente feitos, há uma esperança de melhora para os torcedores.

O time joga com muito esforço, mas é inegável que os problemas financeiros afetam o rendi-mento. Agora, cabe ao clube buscar novas fontes de receita, parar de gastar mais do que arrecada, para que situações constrangedoras não voltem a se repetir.

FinalmenteForam necessárias 16 rodadas para que o Cori-

tiba sentisse o gostinho da primeira vitória dentro do Couto Pereira. Após um jogo de sangrar os olhos contra o Flamengo, o time de Celso Roth conseguiu encontrar um bom futebol. Com uma atuação segura da zaga formada por Welinton e Leandro Almeida, boa participação dos garotos Dudu e Zé Rafael e muita disposição de Zé Love no ataque, o Coxa derrotou o Vitória ao natural.

A situação na tabela ainda é preocupante, pois mesmo com os três pontos, o alviverde não saiu da zona de rebaixamento. No sábado, o confronto com o Palmeiras tem ares de decisão de campeonato. Assim como em 2012, as duas equipes se enfrentam em momentos delicados. Naquela oportunidade, com um gol de Deivid, o Coxa se afastou da degola e empurrou para lá o time paulista.

))) Rodrigo Chiamulera

Jogando contra mais um adversário direto, o tricolor só pensa na vitória para se distanciar de vez da zona da degola. Com previsão de tempo e mais uma vez pro-moção feita pela diretoria, a expectativa é que o torcedor paranista vá em peso à Vila Capanema para apoiar a equipe. O Paraná está na décima quinta posição, com 19 pon-tos ganhos, três a mais do que o rival deste sábado. Com apenas a ausência de Marcos, no gol, que será substituído por Murilo, o técnico Claudinei deve repetir o time que venceu o Icasa na última rodada. Tiago Alves, que vem marcando gols nas últimas partidas é nome certo no ataque tricolor. O jogo con-tra o Bragantino começa as 16h10.

))) Felipe Borges

Após os três pontos diante do Vitória, o Coritiba volta a campo amanhã, contra o Palmeiras. O duelo tem ares de decisão, já que as duas equipes estão na zona de rebaixamento. Quem vencer, tem chances de se afastar da degola. No Coxa, o técnico Celso Roth ainda não deve contar com a volta de Alex, que se recupera de uma lesão muscular. Outro desfalque será o volante Gil, que levou o terceiro amarelo e cumpre suspensão automática. Caso opte por manter a base da última partida, Zé Rafael pode ser o substituto de Gil ou até mesmo Baraka. Com isso, o provável alviverde terá Vanderlei; Norberto, Welinto, Leandro Almeida e Denner; Helder, Germano, Zé Rafael (Baraka) e Dudu; Zé Love e Keirrison.

Palmeiras e Coritiba se enfrentam amanhã, às 21 ho-ras, no Estádio do Pacaembú, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão.

Paraná recebe o Bragantino para embalar

Coritiba e Palmeiras realizam jogo decisivo

Autor do segundo gol na última partida, Keirrison deve ganhar nova chance entre os titulares

Page 6: ECO Curitiba 137

economia06 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

O ministro da Fazen-da, Guido Mantega, anunciou medidas

que facilitarão o crédito imobiliário e reduzirão a inadimplência. As ações envolvem a simplifica-ção jurídica, a criação de títulos com isenção de Imposto de Renda e o for-talecimento de garantias.

As ações entrarão em vigor gradualmente. Se-gundo Mantega, o gover-no editará duas medidas provisórias, resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) e fará emendas a projetos de lei em tramitação no Con-gresso Nacional.

A primeira medida en-volve a simplificação da aquisição de imóveis, cujas informações passarão a ser centralizadas em um único cartório, evitando trans-tornos como a compra de um imóvel com processo na Justiça. De acordo com Mantega, a centralização reduzirá os custos ope-racionais e acelerará o processo de compra e con-cessão de financiamentos imobiliários. A medida

provisória com a alteração deve sair até o início da próxima semana.

O governo também lan-çará uma nova modalida-de de títulos privados para fornecer recursos para os financiamentos imobili-ários. Chamado de Letra Imobiliária Garantida, o novo papel será emitido pelos bancos e terá isen-ção de Imposto de Renda e dupla garantia, com cober-tura da instituição finan-ceira emissora e carteira imobiliária separada dos demais ativos do banco, caso a instituição seja liquidada. Investidores estrangeiros também po-derão comprar o papel.

O novo título comple-mentará as letras de Cré-dito Imobiliário (LCI), que atualmente movimentam R$ 100 bilhões. “O novo papel tem vantagens em relação à LCI porque tem mais garantias e está den-tro dos padrões interna-cionais, o que permite que a poupança estrangeira passe a financiar a aquisi-ção de imóveis no Brasil”, disse o ministro.

Governo vai estimular crédito imobiliário

Ministra alerta para baixa reserva de água no Brasil

Indústria registra queda na produção e no emprego

A ministra do Meio Am-biente, Izabella Teixeira, alertou para a baixa reserva de água no país. “Se você tirar todos os reservatórios de energia elétrica do país, sobra muito pouco para o abastecimento. Temos que discutir a reservação e tam-bém a estrutura de redun-dância.” Ela citou o próprio Rio de Janeiro, explicando que o estado tem “forte de-pendência” do Rio Paraíba do Sul por ter pouca reservação. A estrutura de redundância

citada pela ministra trata da existência de sistemas au-xiliares de estrutura hídrica que podem suprir eventuais falhas no sistema principal.

“Se não chover em deter-minada região, seria possí-vel deslocar água de outras áreas para atender àquela região. Segurança hídrica é garantir que se oferecerá água em situações de estres-se”, explicou a ministra, após o lançamento do Plano Na-cional de Segurança Hídrica (PNSH), em Brasília.

Estudo divulgado hoje pela CNI indicam que, em julho, o setor registrou “baixo nível de atividade”, estoques acima do planejado, e que a utilização da capacidade instalada da indústria estava, na época, em 70%. De acordo com a Sondagem Industrial, o nível de produção da indús-tria registrou 48,8 pontos em julho.

Os resultados mostram que a indústria registra queda na produção e no empre-go, estoques indesejados e elevada ociosidade. No en-tanto, a pesquisa acrescenta que as grandes empresas

registraram crescimento da produção, com um indicador de evolução da produção su-perando os 50 pontos - 51,5 pontos em julho. Já nas pe-quenas empresas, o indicador ficou em 45,6 pontos; e, nas médias, em 46,6 pontos.

Os indicadores da pesqui-sa variam de zero a cem. A marca de 50 pontos indica que o setor opera de acor-do com o previsto. Valores acima de 50 indicam evolu-ção positiva, estoque acima do planejado, utilização da capacidade instalada acima do usual ou expectativa positiva.

Page 7: ECO Curitiba 137

07 Eco Curitiba

Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br

saúde

A estudante Letícia Pacher sempre teve problemas por suar demais nos pés. Ela

conta que não conseguia usar nem chinelos, pois os pés ficavam sem-pre molhados, seja no frio ou no calor. Os pés transpiravam tanto que saíam gotas de suor, o que a deixava constrangida. Com este suor exagerado que deixavam seus pés molhados sem qualquer razão, Letícia resolveu fazer em julho a cirurgia que controla a transpiração plantar.

Este relato pode ser mais comum do que se imagina. De acordo com especialistas, cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a hiperhidrose nas mãos ou nos pés. E o suor excessivo é uma doença. “Não há testes ou exames específi-cos para identificar a hiperhidrose. Se suar muito e esta quantidade for suficiente para provocar incô-modo e constrangimento diários, deve-se procurar auxílio médico”, diz o cirurgião Marcelo Loureiro do Instituto Jacques Perissat (IJP),

integrado ao Hospital INC, em Curi-tiba. Loureiro foi o primeiro médico a realizar o procedimento nos pés no Brasil e, hoje, ensina a técnica para profissionais do país e do ex-terior. “O IJP é uma referência em cirurgias de hiper-hidrose, a técnica mais realizada no Brasil e nos Esta-dos Unidos atualmente foi desen-volvida e modificada pelo nosso corpo clínico”, complementa.

O procedimento mais eficaz para curar a hiperhidrose plantar é por meio da cirurgia minimamente invasiva, também conhecida por laparoscopia. Segundo Loureiro, a cirurgia é realizada fazendo pe-quenos cortes, de 2 mm cada, para inserir pinças de minilaparoscopia. “Os ‘furos’ são feitos na região lateral do abdômen, entre as cos-telas e o osso lateral da bacia. O objetivo é retirar uma pequena porção do nervo simpático lombar, responsável pelo excesso de suor”, esclarece.

Chamado para realizar a ci-rurgia em diversos hospitais do

Brasil, o cirurgião explica que, apesar da hiper-hidrose na região das axilas e das mãos serem mais conhecidas, o procedimento na planta dos pés é feito por poucos médicos. A explicação é de que é necessário um treinamento es-pecífico, com conhecimentos que são difíceis de encontrar em uma única especialidade cirúrgica.

Outro fator que impede mui-tas pessoas de obterem ajuda é a falta de profissionais aptos no país para realizar o procedimento. Letícia, que tem 18 anos, conta que desde aos 8 anos de idade seus pais procuraram ajuda pela primeira vez e, naquela época, escutaram que só existia a opção para as mãos. Agora, dez anos depois, ela pode fazer a cirurgia no IJP. “Fui à Curitiba porque esse método de Simpatectomia Lombar é um dos únicos no Brasil, desenvolvido pela clínica”, diz. De acordo com a estudante, hoje ela se sente uma pessoa normal, com os pés secos e quentes.

Suor excessivo nos pésatinge 1% da população

Fazer hora extra e exage-rar no trabalho pode torná-lo cansado, mal-humorado e estressado, mas um novo estudo mostra que esse há-bito também pode aumentar significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mesmo que você não esteja acima do peso.

Pesquisadores entrevista-ram voluntários levando em conta o Índice de Massa Cor-poral (IMC), histórico médico familiar e níveis de estresse no trabalho. O resultado pu-blicado na revista Psychoso-matic Medicine mostra que, independentemente de outros fatores, pessoas estressadas no campo profissional são 45% mais propensas a ter diabetes, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames, cegueira e amputações.

Cerca de 3 milhões de pesso-as no Reino Unido são afetadas

pela doença, mas a estimativa é que esse número aumente para 5 milhões até 2030, sendo que o diabetes tipo 2 é o responsá-vel por 90% dos casos.

“De acordo com nossos dados, cerca de uma em cada cinco pessoas no mercado de trabalho é afetada por altos níveis de estresse. Isso não significa estresse do dia a dia, mas uma situação em que os indivíduos são submetidos a exigências muito altas e, ao mesmo tempo, têm pouca margem de manobra ou de tomada de decisão”, explica Karl-Heinz Ladwig , um dos responsáveis pelo estudo.

Segundo ele, é preciso que mais pesquisas sejam feitas para entender a real causa do problema, mas acredita-se que a exposição constante a níveis elevados de hormônios do estresse perturba o equilí-brio de glicose do corpo.

Estresse no trabalho aumenta risco de diabetes em 45%

Um estudo aponta que grá-vidas que tomam duas xícaras de café por dia ou mais podem aumentar o risco de leucemia para o bebê. De acordo com os acadêmicos responsáveis pela pesquisa, mais de 200 mg diárias de cafeína já pode ser considerada uma quanti-dade excessiva.

O problema seria uma al-teração no DNA do feto, que deixa as células mais suscetí-veis a desenvolver a doença. Os pesquisadores analisaram mais de 20 estudos para concluir que os filhos mulhe-res que bebiam muito café

durante a gravidez tinham 40% mais risco de ter o cân-cer. Para aquelas que tomam mais de quatro xícaras por dia, o risco é de 72%, segundo Jornal Americano de Obste-trícia e Ginecologia do Reino Unido.

Um professor de Efeitos da Radiação da Universidade de Bristol University, Denis Henshaw, que não está en-volvido no estudo, porém é um especialista na área, ainda declarou que não acha que as grávidas devem cortar completamente o consumo de cafeína.

Crianças que foram medi-cadas com antibióticos duran-te os primeiros meses de vida têm maior probabilidade de se tornarem obesas quando adultas. Um estudo feito em camundongos mostrou que os animais que receberam doses de penicilina desenvol-veram um metabolismo mais lento e, portanto, com risco maior de ter excesso de peso ao longo da vida.

Cientistas acreditam que isso acontece porque os an-tibióticos interrompem algu-mas bactérias fundamentais

para o intestino, o que leva o metabolismo a uma repro-gramação. “Descobrimos que quando você perturba mi-cróbios do intestino durante o início da vida, eles se nor-malizam em algum momento, mas os efeitos sobre o hos-pedeiro são permanentes”, justificou Martin Blaser, líder do estudo.

Camundongos que recebe-ram doses baixas de penicili-na no primeiro mês de vida foram 25% mais pesados e tiveram 60% a mais de gor-dura que os demais.

Excesso de café na gravidez pode aumentar risco de leucemia Dar antibiótico aos bebês

aumenta risco de obesidade

Page 8: ECO Curitiba 137

turismo08 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

PRÓXIMAPARADA

[email protected] Batista

Leidinara Batista é jornalista por formação, curiosa de nascença e viajante por natureza! Além desta página

sobre turismo, escreve no blog www.feriasnow.com.br

De tanto viajar para a Grécia, Décio se sente mais em casa em Atenas que em São Paulo, onde vive. Foi debaixo d’água, durante uma viagem para mergulhar na Polinésia, que Emerson e Viviane celebraram sua união. Mathias já viajou o Brasil e o mundo sobre sua bicicleta. Já Luiza prefere conhecer o mundo de tênis, entre corridas e maratonas.

Essas são algumas das 50 his-tórias reais retratadas no livro Eu Amo Viajar – 50 Histórias de Quem Ama Explorar o Brasil e o Mundo, recém-lançado pela Editora MOL, o segundo título da coleção Eu Amo, que já conta com o título Eu Amo Bike – 50 Histórias de Quem Ama Andar de Bicicleta.

Em Eu Amo Viajar, o leitor vai conhecer novas paisagens, passear por países que nunca vi-sitou, viver aventuras do deserto ao fundo do mar. Tudo por meio

de histórias reais contadas por homens e mulheres de todas as idades, origens e estilos de vida. Gente apaixonada por viagens, independente dos destinos, das distâncias percorridas e dos meios de locomoção.

Além de relatos inspiradores, EU AMO VIAJAR é cheio de fotos, ilustrações, mapas, roteiros e dicas que vão teteletransportar a cada página. A leitura ainda é uma boa ação: parte da renda do livro é revertida para ONGs de turismo sustentável.

41 3888.3488serraverdeexpress.com.br

Promoção não cumulativa, válida de 01/08/2014 até 31/08/2014, não válida para feriados conjugados. Valores por pessoa, sujeitos a alteração sem aviso prévio. Crianças de 0 a 12 anos consulte tarifas.

IDA E VOLTADE TREM

ALMOÇOGRÁTIS

CLASSE TU

RÍS

TIC

A

10XR$

16,30por pessoa | à vista R$163,00

1

IDA DE TREMVOLTA DE VAN

ALMOÇOGRÁTIS

CLASSE TU

RÍS

TIC

A

10XR$

18,90por pessoa | à vista R$189,00

2

IDA DE TREMVOLTA DE VAN

ALMOÇOGRÁTIS

CLASSE EX

EC

UT

IVA

10xR$

21,20por pessoa | à vista R$212,00

3

Trem com Almoço

grátisé muitomelhor!

valoresem até

10X

,30

,90

A Argentina está logo ali, não é mesmo? Nos últimos meses temos visto várias

promoções de passagens aéreas para visitar loshermanos. Mas não é sempre que dá para viajar e ficar 5… 7 dias por lá.

O bom é que, em Curitiba, po-demos encontrar um pedaço de Buenos Aires a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana.A partir de agora, quando bater aquela saudade de Buenos Aires, é só sair por Curitiba.

1 Está mais fácil encontrar cor-tes argentinos de carne em todos os cantos cidade. Há vá-

rios restaurantes onde é possível comer bife ancho, chorizo e ojo de bife. Entre eles o Corrientes 348, que tem matriz em Buenos Aires, o La Linda (no Alto da Rua XV), o Pobre Juan (no Pátio Batel), ou ainda, o Tierra Del Fuego, que de vez em quando tem apresentações de tango durante o jantar.

2 As comidinhas típicas de nossos vizinhos, como os alfajores também podem

ser encontradas em algumas ca-feterias da cidade. O famoso Ha-vanna tem quiosque no Shopping Palladium, Park Shopping Barigui e um charmoso café no Shopping Curitiba.

Festival do Litoral discute comotornar a região mais atrativa

Empresários, moradores, veranistas e interessados no Litoral do Paraná estão reunidos até dia 23 para pensar em formas de tornar a região mais atrativa – não só para turis-tas, mas também para investidores. O 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná está sendo realizado na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná (PR).

FoodTrucks invadem Curitiba em Novembro

Nem bistrôs, nem cafeterias e muito menos delicatessens. Ao que tudo indica, a nova onda gastro-n ô m i c a n a s capitais mais badaladas do mundo não vem de cozinhas tra-dicionais, nem é apreciada em ambientes requintados. Com um novo conceito de “comida de rua”, os foodtrucks são verdadeiros restaurantes sobre rodas, que viraram febre por oferecerem refeições de qualidade, de forma prática, a qualquer hora e lugar. Em novembro, durante o Brasil Motorcycle Show, o Expo Renault Barigui será invadido por alguns trucks que conquistaram os moradores de São Paulo. Mais informações: www.brasilmotorcycleshow.com.br

Cinco passeios para se sentir em Buenos Aires

3 Quem é fã da cerveja ar-gentina Quilmes, pode en-contrá-la nos principais su-

permercados da cidade: Angeloni, Festval, Pão de Açúcar. Além de alguns bares da cidade, como o Choripan, nas Mercês. O nome Choripan vem do prato argentino de mesmo nome. “Chori” significa “linguiça” e “pan” em português é “pão”. O sanduíche que é feito com ingredientes selecionados, leva pão francês assado em forno a lenha recheado de vinagrete, o tradicional molho Chimichurri e linguiças artesanais em que o cliente pode escolher entre vá-rios sabores.

4 Os cremosos sorvetes da rede argentina Freddo, que nasceu no Barrio Norte em

1969, chegaram à cidade e abri-ram a primeira aqui na cidade este ano. Há dois tipos diferentes de Freddosem Curitiba. O mais antigo é inspirado nos sorvetes italianos. O argentino só é possível encon-

trarno Shopping Palladium. Den-tre os sabores presentes no Brasil estão tramontana (creme com doce de leite e biscoito coberto de chocolate), amora, tangerina e Malbec (feito com vinho Malbec e frutas vermelhas).

5 Assim como no Cemitério da Recoleta, o Cemitério Munici-pal São Francisco de Paula, o

mais antigo de Curitiba, fundado em 1853, no bairro São Francisco, também caiu no gosto dos curiti-banos. Tanto que agora ele tem visitas guiadas pela pesquisadora Clarissa Grassi. Em três horas de passeio, ela mostra e conta as histórias e a arte dos túmulos do local. Músicos, artistas, inte-lectuais, empresários, políticos, milagreiros, arquitetura, geologia e arte tumular, tudo isso tem feito da visita guiada um sucesso. Há inclusive, lista de espera. As ins-crições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Eu Amo Viajar: 50 Histórias de Quem Ama Explorar o Brasil e o Mundo

Page 9: ECO Curitiba 137

carros&motos

“A Saveiro Cabine Dupla é o veículo com mais inovação em seu segmento. Com esse modelo, a Volkswagen estabelece um novo patamar de segurança, desempenho, conforto e tecnologia em sua categoria”, disse o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Pág. 10

Saveiro Cabine Duplaleva 5 passageiros

Page 10: ECO Curitiba 137

10 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Jaguar com promoção na Euro ImportO mercado

dos carros luxu-osos está cada vez mais aces-sível e possibili-tando a realiza-ção do sonho de muitos fãs dos importados. No caso da famosa marca premium Jaguar, a Euro Import – con-cessionária re-presentante da marca em Curitiba e Londrina – está com uma condição super especial para o modelo XF 2.0 Luxury. O veículo que é vendido normalmente a R$ 229.000,00 está com valores diferenciados até o fim deste mês, a partir de R$ 199.900,00. Contemporâneo e elegante, o automóvel vem equipado com motor 240 cv turbo, câmbio automático de 8 marchas com stop/start inteligente, tela touchscreen LCD de 7’ e rodas de aro 18”, entre outras características de um carro de luxo como o Jaguar. Os clientes que visitarem a Euro Import de Curitiba e Londrina podem aproveitar para realizar um test drive com o veículo e conhecer melhor seus diferenciais. Outros modelos Jaguar também estão disponíveis para que clientes e fãs da marca realizem test drive. Basta ir a uma das concessionárias com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos para agendar um horário com um dos vendedores.

Niponsul comemora as vendas do Fit 2015O FIT 2015 tem sido destaque de vendas na concessionária

Honda Niponsul em Curitiba. Entre os principais diferenciais do veículo estão a volta do câmbio automático CVT, sem troca de marchas, e o sistema ULTRa-Seat, que permite alinhamento dos bancos traseiros com o dianteiro. Uma nova identidade visual também foi aprovada pelo consumidor que valoriza o design mais arrojado e jovial. Segundo o supervisor de vendas da Niponsul, Ricardo Hallgren, a concessionária tem recebido muitos jovens interessados em adquirir o automóvel. “Alguns modelos e cores estão em fila de espera. O FIT 2015 traz o tom azul netuno metálico como a cor oficial da nova geração do monovolume”, disse Hallgren. Economia no consumo de combustível está entre as principais características, sendo que o modelo conquistou nota máxima no Inmetro nesse quesito. Espaços de armazenamento, com porta-copos, porta-revistas e porta-bebidas, também fazem parte do carro, que conta ainda com air bag frontal e lateral na versão EXL.

Harley tem novo gerente de MarketingA Harley-Davidson anuncia

mudanças em sua estrutura orga-nizacional. Flávio Villaça assume o cargo de gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas para o Brasil, ocupando o cargo que pertenceu a Júlio Vitti, nos últimos quatro anos. A partir de setembro, Júlio inicia uma nova trajetória na companhia, como gerente de Planejamento de Produto para a América Latina, alocado em Miami, nos Estados Unidos. Flávio construiu toda a sua trajetória na indústria auto-mobilística. Passando pelas mon-tadoras General Motors, Toyota e Nissan, atuou à frente das áreas de Marketing, Vendas, Desen-volvimento de Rede e Qualidade ao Cliente nos últimos 20 anos. “Tenho certeza de que a experiência do Flávio trará inúmeras contribuições à nossa família, dando continuidade ao ótimo trabalho de consolidação da marca no País, iniciado pelo Júlio, em 2011”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.

Surpreendendo a concor-rência, que esperava que a Volkswagen apresentasse

uma picape compacta de cabi-ne dupla, para levar até quatro pessoas, a nova Saveiro chega com capacidade para levar três pessoas no banco traseiro. A montadora alemã apenas esticou a nova Saveiro para levar mais pessoas ao invés de mais carga. Para que lateralmente a Saveiro cabine dupla tenha o mesmo vi-sual esportivo da cabine estendi-da, a engenharia da Volkswagen apelou para um truque: aumentar o teto do utilitário em 40 milíme-tros sem mexer na linha lateral. E o “rack” (item de série em todas as versões da cabine dupla), aca-bou escondendo a ‘mágica’.

De acordo com a Volks, o es-paço para os ombros no banco traseiro é de 1.339 milímetros (79 mm a mais do que a da sua concorrente Strada). O assento traseiro tem espaço total de 945 milímetros de altura livre do teto e para diminuir a claustrofobia de quem vai atrás, a VW colocou apoios de braço, alto-falantes, um porta-copo de cada lado, tomada 12V e janela basculante. Com o aumento do espaço de passagei-ros, a caçamba teve a capacidade de transporte reduzida para 580 litros.

VErsõEs da saVEIro CdSaveiro Trendline CD 1.6 104

cv - R$ 47.490,00: Itens de série: freios com ABS e EBD, Alerta

de lanternas ligadas, banco do motorista com regulagem de altura, “brake-light” e iluminação da caçamba, conta-giros, chave canivete (sem controle de alarme e travamento), desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis duplos com máscara ne-gra, freios a disco nas 4 rodas, grade na janela traseira, janelas basculantes para os passageiros traseiros, preparação para som, protetor de caçamba, rodas de 14 polegadas, tampa da caçamba com amortecedor e chave, vidros e travas elétricos.

Saveiro Highline CD 1.6 104 cv - R$ 52.720,00: Com todos os itens de série da versão Trendli-ne, mais quatro alto-falantes + dois tweeters, alarme “keyless”, ar-condicionado, chave com con-trole remoto, faróis de neblina,

I-System, iluminação interna temporizada, peças internas pintadas ou cromadas, rádio com CD/MP3 e entradas USB e auxiliar, retrovisores externos elétricos com “tilt down”, rodas de 15 polegadas, volante multi-funcional.

Saveiro Cross CD 1.6 16V MSI 120 cv - R$ 59.990,00: Todos os itens de série da versão Highline, mais ABS com função “off-road”, capota marítima e ganchos des-lizantes na caçamba, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controle eletrô-nico de estabilidade, faróis au-xiliares (neblina e milha juntos), assistente de partida em rampa, molduras alargadas da caixa de roda, pedais em alumínio, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus de uso misto.

Saveiro Cabine Dupla leva 5 passageiros

Page 11: ECO Curitiba 137

11Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A cara do Golf! Assim pode ser definido o novo Fox reestilizado, apresenta-

do nesta segunda-feira (18 de agosto) pela Volkswagen em São Paulo à imprensa especializada. A montadora alemã aproveitou o evento de lançamento do “hatch” para mostrar também a Saveiro cabine dupla que chega com a capacidade de levar três pessoas no banco traseiro.

O Fox começará a ser comer-cializado na próxima semana nas concessionárias da rede como modelo 2015 e seu preço suge-rido parte de R$ 35,9 mil e pode chegar aos R$ 48,5 mil na versão mais completa. A motorização se manteve a 1.0 8V de 76 cv, a 1.0 3 cilindros de 82 cv (Bluemotion), 1.6 8V 104 cv e o novo 1.6 16V MSI de 120 cv, que estará na versão mais cara, a Highline e que também equipa a Saveiro Cross e o Gol Rallye.

InspIrado no GolfDe frente para o novo Fox, nos

deparamos com elementos qua-drados nos faróis, semelhantes ao usado no conjunto optico com “leds” do novo Golf. Apesar de não ter opção de “leds”, o Fox 2015 ganhou luz de conversão estática como item opcional. Na traseira, as linhas das lanternas que in-vadem a tampa do porta-malas, também lembram as do Golf.

Sua dianteira ficou mais bai-xa. Por dentro, o acabamento melhorou bastante. Volante mul-tifuncional (de série na versão Highline e opcionais nas demais por R$ 1,3 mil) e tela central (que pode vir opcionalmente com GPS

por R$ 3.050,00) são idênticos aos usados no Golf. Bancos de couro sintético (R$ 670,00), teto solar, controle eletrônico de estabilida-de, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (R$ 720,00) e novas rodas de liga leve de aro 16 polegadas (R$ 1,4 mil), completam a lista de equipamentos opcionais para o Fox. A plataforma é a mesma da geração anterior, sem nenhuma alteração na base.

VErsõEs do foxFox Trend l ine 1 .0 - R$

35.900,00: Vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen, fa-róis duplos com máscara escureci-da, indicador de troca de marcha, lavador, limpador e desembaça-dor traseiros, travamento elétrico das portas e porta-malas, quatro alto-falantes + dois tweeters,

chave tipo canivete e rodas de 15 polegadas com calotas.

Fox Comfortline 1.0 - R$ 38.190,00: Todos os itens da ver-são Trendline, mais aquecimento, computador de bordo com nove funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, espelhos eletricamente ajustáveis com função ‘tilt down’ (ao engatar a ré, o retrovisor do lado do passageiro vira para bai-xo). Há ainda faróis e lanternas de neblina, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar, e vidro traseiro elétrico.

Fox Bluemotion 1.0 (3 cilin-dros) - R$ 37.690,00: Todos os itens da versão Trendline, mais sistema de partido a frio sem ‘tanquinho’, computador de bor-do com nove funções, aerofólio traseiro na cor do veículo, grade dianteira aerodinâmica, e rodas de 14 polegadas (em vez de 15) com pneus verdes.

Volks lança novo Fox com “cara” de Golf

Em clima de comemoração pelo seu centenário, a Dodge lança no fim de agosto no Brasil uma edição limitada do Journey, modelo mais vendido do Grupo Chrysler há cinco anos.

A edição especial, que comemora o centenário da Dodge, se distingue das demais versões por exibir visual esportivo, com apelo mais jovial. Normalmente cromada, a grade frontal da novidade é preta, mesma cor aplicada em itens como os faróis e lanternas trasei-ras, que ganharam máscaras negras. As rodas de alumínio de 19 polegadas, com dese-nho exclusivo, também são escuras. Para contrastar, os pára-choques receberam apliques prateados, em um tom que se repete nas saias laterais e no “racks” de teto. Na cabine, o Dodge Journey Crossroad apresenta novo

revestimento de couro preto, com costura cinza, além de toques de grafite no painel, em partes que antes eram prateadas.

Com 12 mil unidades em-placadas desde o lançamen-to do Journey, a versão Crossroad terá um número restrito de vendas: apenas 140 unidades estão nas lo-jas do Brasil. Idêntica à da versão topo de linha (R/T), a relação de itens de série in-clui teto solar, seis “airbags” com dez pontos de proteção, ar-condicionado automático com três quadrantes, assen-tos de elevação embutidos na segunda fileira, bancos dianteiros elétricos e aque-cidos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e na-vegador GPS integrado, e som premium com seis alto-falantes mais “subwoofer”.

Dodge Journey Crossroad chega ao Brasil

A estância turística de São Roque, no interior de São Paulo, receberá nos próximos dias 29, 30 e 31 de agosto o Encontro Nacional de Motociclistas – Expo Moto Show. O evento acontece pela primeira vez na região e deverá reunir moto-clubes de todo o País. Por ser um evento muito aguardado pelos visitantes, a expecta-tiva é de um grande público. Diversos grupos de moto-ciclistas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná já confirmaram presença.

Próximo da capital, São Roque está em uma locali-zação privilegiada, em uma região com belas cidades turísticas e com vocação para eventos e a prática de espor-tes. “Está sendo um prazer viabilizarmos esse evento em São Roque. O município nos

recebeu de braços abertos e está dando todo o apoio para que possamos realizar uma grande festa. Esperamos contar com o público dos municípios de Itu, Sorocaba, Jundiaí, Barueri, grande ABC, cidades próximas e que sem-pre participam dos nossos eventos”, destacou David de Souza, diretor da Reda Even-tos, empresa que organiza o Encontro Nacional de Motoci-clistas de São Pedro, uma das referências do setor.

Para receber os turis-tas em grande estilo, uma mega estrutura está sendo preparada para receber o público que deverá desem-barcar em São Roque. Já estão confirmados os shows das bandas: Roberto Seixas (Raul Seixas Cover), Zé Ra-malho Cover, Nacontramão, Caça-Niqueis, Artt Rock, BR 116 e Sete Galo.

São Roque recebe a primeira edição da Expo Moto Show

Page 12: ECO Curitiba 137

12 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

Picape média da Nissan fa-bricada em São José dos Pinhais (PR), a Frontier che-

ga à linha 2015 com novidades em tecnologia, conectividade e conforto. Mas não foram re-alizadas alterações visuais ou mecânicas na picape. O modelo chega com nova versão equipada com câmbio automático e central multimídia com DVD, Bluetooth e GPS.

Mais tecnologia é destaque nos equipamentos de conforto e en-tretenimento da Nissan Frontier 2015. A versão SL automática ganhou nova central multimídia com tela colorida de 6.2”. Ela re-úne itens inéditos no veículo: DVD player, sistema de navegação por satélite (GPS) e Bluetooth (stre-aming de áudio e viva-voz para celular). Além disso, o sistema reproduz áudio e vídeo por meio de USB, iPod®, CD e DVD. A central ainda trabalha em conjunto com a câmera de ré que vem incorpo-rada no modelo.

Na linha 2015a Nissan Fron-tier conta com as seguintes ver-sões: S e SV Attack 4x2 – ambas equipadas com motor 2.5 16V turbodiesel de 163 cavalos e transmissão manual de seis velocidades – e os modelos com tração 4x4 e motor 2.5 16V turbodiesel de 190 cavalos de potência S, SV Attack Manual, SV Attack Automática e SL Au-tomática. O acabamento interno é requintado, com detalhes cromados e exclusivos bancos em couro, que trazem estilo e sofisticação na hora de dirigir. A suspensão foi desenvolvida para ser resistente nos terrenos fora de estrada e, ao mesmo tempo, confortável. A distância

entreeixos é uma das maiores do segmento de picapes médias (3,20 m). Dessa forma, o espaço interno é excelente.

A robustez da Nissan Fron-tier está associada ao conforto e tecnologia. A linha oferece acabamentos com equipamen-tos que garantem comodidade, segurança e prazer na condução. Entre eles, rodas de liga aro 16; computador de bordo; chave com telecomando para abertura e fechamento das portas; direção hidráulica com ajuste de altu-ra do volante; “airbag” duplo; freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD); ar-condicionado, travas e vidros e retrovisores pintados na cor do veículo com regulagem elétrica; pára-choque dianteiro, grade frontal na cor do veículo; pára-choque traseiro cromado; alarme com acionamento por controle remoto; pneus “All Terrain” 255/70 R16; faróis de neblina, acabamento externo; controle de estabilidade VDC; revestimento dos bancos em couro; neblina, estribos laterais, “rack” de teto, entre outros.

Com preço fechado a sua revisão inclui, além das peças e lubrificantes de substituição obrigatória, a mão de obra para troca dos mesmos e inspeção dos itens previstos no manual de ga-rantia e manutenção. Os modelos com tração 4x2 serão equipados com propulsor 2.5 16 v turbo-diesel com 163 cv de potência, enquanto a potência será de 190 cv de potênciapara as versões com tração 4x4. Os preços são os mesmos em qualquer revenda da Nissan, seja no Rio Grande do Sul seja no Amazonas.

Frontier ganha versão com câmbio automático

Page 13: ECO Curitiba 137

Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Brincadeiras no palco

Se o seu filhote tem de 0 a 6 anos não perca a festa de aniversário do site Mãezíssima que acontece neste domingo, às 16h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura (Shopping Curitiba). O comando fica a cargo do grupo Tupi Pererê liderado pelo ator e contador Guga Cidral. É música, história e brincadeira para encantar os

pequenos. Ingressos no local a R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

Música e fantoches

Já para grandes espectadores de todas as idades tem o show MPB para Crianças, apresentado pelo grupo Taque-Tique-Tá. Cinco músicos pra lá de malucos apresentam compositores consagrados como Toquinho e Vinícius de Moraes, além de músicas autorais. Tudo em meio a fantoches, instrumentos de sucata, e muita, muita interação com o público que pode cantar, pular, e se quiser, até subir no palco! São duas apresentações, no Teatro Sesi São José dos Pinhais, sábado (23) e domingo (24) às 16h. Os ingressos estão à venda no local a R$ 10 inteira e R$ 5 meia. Informações pelo 41 3398 4100.

Descobertas

No Sesi Portão tem a peça “Mari e Brisa”, duas superamigas que vão entrar em altas aventuras recheadas de descobertas e desafios. Sábado e domingo, às 16h. Ingressos no local a R$ 20 inteira e R$ 10 meia. (Rua Padre Leonardo Nunes, 180).

Música e boneco

Para completar nossas dicas, tem “Felizberto e Felizbanda”, no Teatro de Bonecos Dr. Botica. O boneco Felizberto chega acompanhado de músicos como o Beto Hinça para animar a criançada que ao final é convidada a ir ao palco tocar alguns instrumentos. Ingressos no local a R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia. Fica no Shopping Estação.

Carolina Nizer e Jéssica Lopez na Shed Western Bar, em noite embalada pela dupla sertaneja Álvaro & Daniel.

Parece um trator

Engana-se muito quem acha que votando em Marina Silva está votando no projeto político do falecido Eduardo Campos. A moça, que não é nada jeitosa, já botou suas manguinhas de fora. Está até cuspindo no prato que come, ou melhor, no PSD, partido que a acolheu em momento difícil. De cara, rompeu acordos regionais fechados por Campos, incluindo o apoio a Beto Richa no Paraná.

Perguntar não ofende

Você acredita que a urna eletrônica não pode ser fraudada?

Serviu a carapuça

Divertida a repercussão da nota publicada na coluna de terça-feira, que contava sobre a possibilidade de um candidato do litoral paranaense estar envolvido até o pescoço com o doleiro Alberto Youssef.

Fora da casinha

Ninguém nesse mundo desagrega mais que Roberto Requião. Sua truculência e falta de educação o ajudam a aglutinar inimigos por onde passa.

Em época de eleição foi mais que prestigiada a 9ª edição da Feijoada

Beneficente dos Amigos do HC, com presença do governador Beto Richa e do prefeito Gustavo

Fruet. No registro, o presidente da entidade, Euclides Scalco, ladeado

pelos conselheiros Pedro de Paula e

Armindo Angerer.

Divulgação

A arquiteta Bruna Moribe está entre o

time de estreantes na Casa Cor Paraná, onde

vai assinar o espaço “morada de um casal

navegador”.

Marcelo Stammer

Demetrio Martins

Page 14: ECO Curitiba 137

entretenimento14 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 35

PMPLEGISLADOR

HIVAURIIXOGUMMALSÃ

OMAATADOTEORIASNERD

SRSJSEPASSAROPG

VALIAAREUCEMAFTOSA

BISSNDONATEZHASTA

ALEATORIONTRLENDEA

LEGUASDMMARMISTICIO

Rapaz alto e cor-

pulento(pop.)

Função deSólon emAtenas(Ant.)

Funcio-nário dalimpezaurbana

Elementopreventivodo bócio(símbolo)

Informaçãoque situa o documentono tempo

Alunomuito

aplicado(gíria)

Respostatípica do

permissivo

Materialusado na muscula-ção (pl.)

Pago(abrev.)

Cair no(?): deixar-se lograr

Sujeitoativo do

ilícito pe-nal (jur.)

Traduçõesde texto

bíblico emaramaico

Pedido derepetiçãoda canção

Gravadorabritânicade CDs

Ovo depiolho queadere aos

pelosVoluntárioque abaste-ce os he-

mocentros

Material que circula na órbita terrestre,

entre os quaissatélites desativados

Centro de detençãopara suspeitos deterrorismo (EUA)

Grupos de duas coisas

Chefe mili-tar do Ja-pão feudal

Retrovírus descobertopor Mon-tagnier e

Gallo

Surra(gíria)

Epítomes;resumos

Primeiro presidente da Bolíviade origemindígena

Letra doremédiogenérico

Senhor deescravosCozinha no forno

Doentia;insalubre

"O Homemque (?)",romancede Victor

Hugo

Embasama prática

Ninho de (?),

apelido doEstádio

Nacionalde Pequim

Jun Sakamoto,"sushiman" paulistaCombateu na Guerrado Iraque, em 2003

ServentiaDenomi-nador de

0,06 (Mat.)

O resultado do sorteio,por sua probabilidade

Suspensãodas hosti-

lidadesentre esta-dos belige-

rantes

A sexta no-ta musical

Medida iti-nerária e-quivalentea 6.600 m

A pele do rostoAntigo a-nestésico

Leilão

Descanso,em inglês

(?) Juan, o bruxo doslivros de Castañeda

Uma das línguasoficiais da Índia

Exprimedor

Soldado(abrev.)

Febre (?),zoonoseDivisão do tênis

4/nerd — piau — rest. 5/xogum. 6/targum. 10/evo morales.

horóscopo

Quem vê Giovanna Lancellotti com tudo em cima não pode imaginar que a atriz já sofreu com o tão temido “efeito sanfona”. A jovem de 21 anos contou o que faz para manter a boa forma: “Quando eu era mais nova, engordava, emagrecia, engordava, emagrecia, e isso me incomodava muito. Aí, de um ano e meio para cá eu disse: ‘chega, ou sou gorda ou sou magra’. Aí eu decidi ser magra”.

para dar uma “secada”, Giovanna pegou pe-sado nos exercícios aeróbicos: “comecei a fazer muay thai, drenagem duas vezes por semana, coi-sas assim que a gente acha que não faz diferença, mas faz. Malho todos os dias, de segunda a sexta. com o personal eu divido os tipos de exercício: tem dia que fazemos só luta, tem dia que fazemos meia hora de luta e meia hora de musculação e em outros só musculação. por aí vai”.

A atriz conta que a parte mais difícil para

manter o peso é viver sem algumas guloseimas: “Meu fraco é alimentação. sou chocólatra e sou viciada em pipoca. Mas não é brincadeira, sou viciada mesmo. Não fico um dia sem comer pipoca. Não consigo ficar sem pipoca e briga-deiro. Às vezes, eu me mato na academia. Aí chega a noite e eu como uma bacia de pipoca e um pote de brigadeiro”.

No cardápio, frutas, saladas e grelhados. A atriz diz que não gosta de seguir dietas muito rígidas. “Eu sempre como uma salada com grelhado, sopa... Quando sinto que estou engordando um pouquinho, eu apelo para as coisas saudáveis que eu gosto para tentar dar uma equilibrada. Não tiro glúten, lactose, nem nada. A única coisa que conseguir fazer, e só por uma semana, foi a dieta da proteína, mas olha, me deixou com um mau humor que nada paga, não vale a pena”, diz.

Conheça a nova panicat“E aí, gostaram?”, perguntou Mari Gonza-

lez, depois de dar uma reboladinha no palco do programa “pânico”, na noite de domingo, 17, na Band. Vestindo um biquininho preto, a morena de 20 anos tirou o véu que cobria o seu rosto e assim revelou a identidade da nova panicat da atração.

A encenação fez parte de um striptease que foi acontecendo ao longo do programa para anunciar a nova integrante. Mari, que surgiu no início usando baby doll, meia sete-oitavos e salto alto, deixou Thammy Miranda, que estava no palco, boquiaberta com sua atuação. A nova beldade do “pâni-co” é baiana e até ter a oportunidade na TV estava trabalhando como modelo em são paulo. No currículo, Mari tem a participação no concurso Miss Bahia 2013, quando representou o município de Lauro de Freitas. Em seu perfil numa rede social, a moça adora fazer selfies, mostrando o corpinho que agradou a plateia do programa, e diz que é daquelas que vai malhar todos os dias.

para exibir a pele dourada no palco da atração, ela contou dias antes aos seguidores que estava fazendo bronzeamento artificial.

Giovanna Lancellotti revela vício por pipoca: ‘Não fico um dia sem’

Page 15: ECO Curitiba 137

Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

entretenimento

O sexto volume da série “Vozes do Paraná” será lançado no próximo dia 25

de agosto, uma segunda-feira, às 19h30, no Vila Sophia – palacete construído no começo do século 20, na Rua Barão de Antonina, esquina com Mateus Leme. A obra do jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, publicada pelas editoras Esplendor e Alma Met-ter, traz o perfil de 30 perso-nalidades da vida paranaenses e dá continuidade ao minucioso trabalho de pesquisa e levan-tamento de figuras públicas do nosso Estado, iniciado em 2008, quando da publicação do primei-ro volume.

A escolha do local, segundo Aroldo Murá, “define espíritos preocupados com acervo cultural do Paraná”. O casarão foi edifi-cado por construtor sueco para a família Muller. Teve várias utilidades, tendo sido sede do Arcebispado de Curitiba e resi-dência do arcebispo Dom Manuel da Silveira D’Elboux, nos anos 1950; abrigou por um período o restaurante Matterhorn, uma

das melhores partes da memória gastronômica de Curitiba; foi sede de empresa de shoppings, e, depois, de uma cooperativa de crédito.

Atualmente, abriga o escri-tório de advocacia Guimarães Vernalha & Pereira, que alugou o imóvel por 20 anos. Nos últi-mos tempos, Vila Sophia estava abandonado, e em parte destru-ído por vândalos. O imóvel está voltando as suas marcas origi-nais, inclusive como unidade de Interesse de Preservação para a cidade. Abriga peças preciosas restauradas, como uma imagem da Virgem, do final do século 19.

Nesta sexta edição de “Vozes do Paraná” também são retra-tadas importantes personagens paranaenses, que se destacam em vários ramos de atividade, nas áreas pública ou privada, tal como o ex-prefeito de Curitiba, Saul Raiz e Paulo Mac Donald, ex-prefeito de Foz do Iguaçu; os empresários Miguel Krigsner, Pedro Muffato, Assis Gurgacz, Airton Oppitz, Fernando Fontana

e Mário De Mari; os juristas An-derson Furlan, Clèmerson Merlin Clève e Luiz Fernando Pereira; os professores Antônio Felipe Wouk, Cleto de Assis, Francisco Borsari Netto, Léo Kriger, Maria Tereza de Queiróz Piacentini, Paulo Eugênio Anunciação e Cassiana Lacerda; os jornalistas João José Werzbitzki, Mara Cornelsen, Mauri Konig e Nilson Monteiro; lideres de entidades, como Conceição Barindelli, Ivo Simas Moreira, José Rodolfo Gonçalves Leite e Maria Eliza Paciornik; artistas como Jai-me Zenamon, Maria Cheung e Adalice Araújo (em memoria). Também o falecido ex-deputado Elias Abrahão.

Este sexto livro da série tem 640 páginas e mais de 800 foto-grafias com os perfis biográficos dos homenageados. Parte da renda da noite de autógrafos será destinada às obras sociais e culturais do Instituo Ciência e Fé, entidade dedicada a desenvolver e apoiar pesquisas nas áreas da fenomenologia religiosa, à luz da razão e da fé.

Personagens da vida paranaense

novo “vozes do paraná”Felipe Rosa

A atriz e cantora Iria Braga se une ao pianista e compositor Davi Sartori hoje para um pocket show na Fnac Curitiba. A partir das 19h30, a dupla apresenta o trabalho “Volátil”, baseado na investigação dos artistas sobre interpretação, performance e expressividade. O evento tem entrada gratuita.

O conceito deste trabalho a quatro mãos é baseado nas raízes da palavra “volátil”, como carac-terística do que é inconstante, o que não é fixo nem permanente. De uma forma mais poética, esta estética se reflete de maneira intimista, com momentos que se intercalam entre o roteiro da apresentação e o improviso.

Iria trabalha com música desde 2000, quando estreou o show “Fita meus olhos”. Se apresentou em Paris em 2007 e o intercâmbio cultural influen-ciou suas obras seguintes, como “Mélanger”, que mescla canções brasileiras e francesas. Em 2011, formou-se em Licenciatura em Música e preparou o show “Iria Braga e Quarteto”, que deu ori-gem ao seu primeiro CD solo. Davi Sartori iniciou os estudos musicais aos sete anos, desde muito jovem atuando como pia-nista. Frequentou o Curso Supe-rior de Instrumento da Escola de Música de Belas Artes do Paraná e participou do programa Música nos Museus.

Cantora Iria Braga faz pocket show na Fnac Curitiba

música

Page 16: ECO Curitiba 137

especial16 Curitiba, 22 a 25 de agosto de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba