ECO Curitiba 139

16
FUNK : Valesca Popozuda participa de ação social e doa cabelo para hospital DOMINGO 31/08 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 01/09 TERÇA 02/09 QUARTA 03/09 SEXTA 29/08 SÁBADO 30/08 Mín.: 11 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014 | Ano ii | edição 139 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pedalar ajuda a ter mais rendimento sexual e no trabalho Pág. 07 Pág. 15 60% dos consumidores voltam à inadimplência em até um ano Pesquisa do SCPC mostra que falta de educação financeira, comprometimento de renda superior ao indicado e não planejamento de gastos são alguns dos hábitos de quem vive nesta rotina. Confira na pág. 03

description

Confira as notícias desta sexta-feira.

Transcript of ECO Curitiba 139

Page 1: ECO Curitiba 139

funk: Valesca Popozuda participa de ação social e doa cabelo para hospital

domingo31/08

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA01/09

teRÇA02/09

QUARtA03/09

SextA29/08

SábAdo30/08

mín.: 11máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014 | Ano ii | edição 139 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pedalar ajuda a ter mais rendimento

sexual e no trabalho Pág. 07

Pág. 15

60% dos consumidores voltam à inadimplência em até um ano

Pesquisa do SCPC mostra que falta de educação financeira, comprometimento de renda superior ao indicado e não planejamento de gastos são alguns dos hábitos de quem vive nesta rotina. Confira na pág. 03

Page 2: ECO Curitiba 139

paraná02 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Ebola

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prevê “muita chuva” para 2015, o que, segundo ele,

reduzirá a pressão sobre os preços dos produtos agrícolas e as tarifas de energia. O cenário vislumbrado pelo ministro seria diferente do deste ano, quando a seca foi um dos fatores que levaram ao aumento da chamada inflação dos alimentos e das tarifas de energia elétrica.

“Provavelmente, vai chover mui-to em 2015 e vocês reclamarão da chuva, e não da seca. O crescimento internacional vai ter uma melhoria, não só eu estou prevendo isso. [Sem a Copa do Mundo] teremos mais dias úteis e com menos pressão inflacio-nária”, disse Mantega.

O ministro destacou também que, há quatro meses seguidos, os preços vem caindo no atacado e que isso

poderá refletir no varejo. Para Man-tega, o governo não está acertando na mosca porque não há como fazer projeções totalmente corretas para o ano que vem.

“Não estamos acertando na mosca porque ninguém consegue ver isso com antecipação. O cenário será re-visto, mas não vamos nos precipitar, vamos aguardar o fim do ano. O fato é que estamos tendo uma deflação em nível internacional e temos chance de fazer uma inflação menor do que a dos níveis atuais. Temos que apostar um cenário mais otimista, pois ele pode ser alcançado”, disse Mantega.

Sobre a possibilidade de alcançar a meta de superávit primário de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzi-dos no país) este ano, o ministro ad-mitiu que é difícil. “Temos feito cortes

e temos receitas extradicionárias, por exemplo”, explicou.

A proposta orçamentária para o ano que vem prevê superávit primá-rio de 2,5% do PIB. Com abatimentos do Programa de Aceleração do Cres-cimento (PAC), o superávit primário pode ficar em 2% do PIB. “

Está prevista a possibilidade de abatimento do PAC, mas não é obrigatório. É facultativo”, ressaltou Mantega. Ele destacou que o governo se esforçará para produzir superávit primário, “dando espaço para um política monetária mais flexível do Banco Central”.

De acordo com o ministro, no próximo ano, não haverá mais de-sonerações. “Na medida que a crise vai passando, vão se criando as con-dições para um [superávit] primário maior”, acrescentou.

Governo espera menos pressão sobre preços

Novo balanço da OMS registra 1.552 mortes e 3.069 casos

A Organização Mun-dial da Saúde (OMS) contabiliza 3.069 ca-sos de ebola, incluin-do 1.552 mortes, em quatro países da África ocidental, de acordo com balanço concluído divulgado ontem.

O balanço ante-rior da epidemia, que continua a avançar de “forma acelerada”, mostrava a existên-cia de 2.615 casos e 1.427 mortes, em 20 de agosto.

Mais de 40% do nú-mero total de casos foram registrados nos últimos 21 dias e es-tão concentrados em algumas localidades, acrescenta a OMS.

O ebola tem taxa de mortalidade média de 52%, variando entre 42% em Serra Leoa e

66% na Guiné-Conacri.A OMS cita, no balan-

ço, que uma epidemia diferente, sem relação com a dos quatro paí-ses da África ocidental, foi observada, em 24 de agosto, pela Repú-blica Democrática do Congo. Os dados refe-rentes a essa epidemia não estão incluídos no levantamento de hoje da organização.

Na Guiné-Conacri, onde a epidemia de Ébola foi registrada primeiro no início des-te ano, as autoridades contabilizam 648 casos e 430 mortes. Na Libé-ria, são 1.378 casos e 694 mortes. Em Serra Leoa, o balanço é 1.026 casos e 422 mortes, enquanto na Nigéria há 17 casos, com seis mortos.

agricultura

Page 3: ECO Curitiba 139

Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

economia

social

Joanir Zonta lança instituto com projeto cultural

Prefeitura propõe modernizar e ampliar oferta de produtos em bancas de jornais

Para atuar ainda mais efetivamente nas áreas ambiental, social e educa-cional nas 15 cidades em que atua,

o Condor Super Center lançou o Instituto Joanir Zonta, que tem como objetivo atuar na comunidade e se tornar refe-rência com ações que contribuam com o desenvolvimento pessoal e profissional dos paranaenses.

O vice-presidente do Condor e presi-dente do Instituto, Ricardo Zonta, realizou o lançamento ontem em um café da manhã para imprensa e convidados. Ele destacou que esta iniciativa significa um novo ca-pítulo na história do Condor e que é uma forma de retribuir os 40 anos de parceria com os clientes.

Mantido pelo Condor, o Instituto Joanir Zonta já nasce com o seu primeiro projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): o Festival Gastro-nômico do Paraná, que além de resgatar a história cultural do estado através da gastronomia e das influências dos imi-grantes, vai oferecer diversos cursos de capacitação profissional gratuitos e abertos

à comunidade. Também será produzido um documentário audiovisual e um livro com receitas históricas. Outra atração do Festival será um espetáculo artístico e cultural com danças e apresentações, além de degustações para os visitantes das receitas. O evento será aberto ao público e gratuito.

O projeto do Festival está em fase de captação de verbas de empresas que queiram transformar uma fatia de seus impostos em ações para a sociedade. Para participar, basta entrar em contato com o Instituto, que vai prestar toda a assessoria para viabilizar a parceria.

O outro projeto que está em fase de aprovação é para a área de esporte e foi idealizado com o intuito de levar mais qualidade de vida para a terceira idade com a implantação de ginástica laboral nas lojas da rede.

“O Condor sempre realizou ações de responsabilidade social e a implantação do Instituto vai viabilizar e intensificar ainda mais os projetos em prol de uma sociedade mais justa e humana”, completa Zonta.

A Prefeitura de Curitiba encaminhou à Câmara Municipal uma mensagem pro-pondo a modernização do funcionamento das bancas de jornais e revistas, ade-quando a atividade às novas exigências do mercado e às inovações tecnológicas, e assim melhorando o atendimento para a população.

O projeto amplia o conjunto de produ-tos que podem ser comercializados, abre a possibilidade de utilização de espaço contíguo à banca, proíbe exposição de materiais que incentivem a violência, per-mite a transformação da banca em ponto de informações turísticas, regulamenta o uso do espaço para publicidade e torna mais claras as normas de fiscalização e controle da atividade.

A mensagem foi assinada pelo prefeito Gustavo Fruet na tarde desta quarta-feira

em uma solenidade que reuniu jornalei-ros, permissionários de bancas, vereado-res e secretários municipais.

“As bancas são pontos de referência da cidade e que agora ganham um novo padrão de funcionamento. Vivemos em uma época que exige mudanças, na qual a tecnologia influencia diretamente a vida de cada cidadão e por isso precisamos sempre buscar respostas, inovar, adequar o cotidiano ao novo patamar da cidade”, disse Fruet.

A proposta atende a antigas reivindi-cações dos permissionários e é resultado de um trabalho iniciado pela Urbs no ano passado, com o recadastramento dos 188 permissionários. As bancas de jornais e revistas localizadas em ruas e praças são equipamentos públicos gerenciados pela Urbs desde 1973.

Dos consumidores que pagaram as suas dívidas e saíram do cadastro de inadimplentes, 59,2% (ou seja, pratica-mente 6 em cada 10) voltaram a constar do cadastro até um ano depois, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Servi-ço Central de Proteção ao Crédito), cuja representante exclusiva no Paraná é a ACP. O estudo é de âmbito nacional e foram analisadas as exclusões e in-clusões na base de dados do SCPC de junho de 2013 até junho de 2014. Para efeito do estudo foram considerados os consumidores que regularizaram todas as suas pendências.

Analisando-se somente os três meses seguintes ao pagamento das dívidas, 35,3% dos consumidores ex-cluídos da base de inadimplentes vol-taram a ter uma dívida vencida e não paga registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC. Em média, 2 milhões de consumidores saem do cadastro mensalmente. Em levantamento reali-zado em junho de 2013, a reincidência da inadimplência em 3 e 12 meses era de 33,2% e 57,2%, respectivamente. Houve, portanto, uma pequena piora nas taxas de reincidência, tanto de 3 quanto de 12 meses.

De acordo com o diretor de Susten-tabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando

Cosenza, o resultado do estudo está em linha com a atual realidade de aperto dos orçamentos dos brasileiros. Também por isso, a inadimplência dos consumidores apresenta alta no acumulado do ano em 2014, conforme aponta o respectivo indicador da Boa Vista. “Muitas vezes, a reincidência na inadimplência ocorre devido à falta de planejamento na re-negociação da dívida, gerando parcelas que efetivamente não cabem no bolso do consumidor. Na ânsia de limpar o nome, ele assume um parcelamento que não conseguirá cumprir. Mas essa hipótese é menos relevante este ano, já que há algum tempo o brasileiro vem demons-trando maior maturidade e cautela na gestão de suas contas. Nesse momento, a taxa de reincidência está mais associada ao aperto dos orçamentos, pressionados pela inflação, pela alta dos juros e pelo menor crescimento da renda real”, ana-lisa Cosenza.

O retorno ao cadastro de inadim-plentes depois da dívida já paga evi-dencia também a necessidade de um melhor planejamento financeiro por parte dos consumidores. “Se o plane-jamento já era importante quando os salários cresciam mais e a inflação e juros eram menores, agora ele é fun-damental”, relembra Cosenza.

A Band realizou o primeiro debate televisivo para a campanha ao go-verno do Estado, na noite de ontem. Participaram do debate os candidatos Beto Richa, do PSDB, Geonisio Mari-nho, PRTB, Gleisi Hoffmann, do PT, Bernardo Piloto, do PSOL, Roberto Requião, do PMDB, Tulio Bandeira, do PTC, Rodrigo Tomazini, do PSTU e Ogier Buchi, do PRP.

Antes do debate, na chegada ao estúdio, a candidata pelo PT, Gleisi Hofmann, disse que o debate “é uma oportunidade do Paraná para conhecer os candidatos com o melhor plano de governo. É uma festa para a democra-cia. Temos uma boa perspectiva, de mostrar ao paranaense que queremos mudar o Paraná, que temos um traba-lho sério, com foco na necessidades do nosso Estado.”

Já o governador Beto Richa, que teve resultado bem favorável à reeleição, divulgado na última pesquisa realizada

para o governo, declarou que “como vemos nas pesquisas, o Paraná está satisfeito com o trabalho que temos feito. Esta é uma oportunidade de mostrarmos o crescimento que o Estado teve com o nosso governo. Estou aqui para debater ideias e propostas, e é isso que o Paraná quer.”

O Roberto Requião de Mello e Silva, ex-governador do Paraná, reclamou que “estes debates de televisão são muito engessados. 30 segundos para perguntas, 2 minutos para responder e um minuto da tréplica. Então eles tendem a ser mornos. São debates sem grandes espectativas.”

Porém, o que se viu durante o debate foram perguntas agressivas e momen-tos de exaltação com muito pedidos de resposta. Os candidatos, chamados “nanicos”, tiveram pouca relevância em questões argumentativas e em algumas vezes, se limitaram a fazer elogios e parabenizar outros candidatos.

SCPC: 60% dos consumidores voltam à inadimplência em até um ano depois de limparem o nome

Primeiro debate na televisão é quente e candidatos trocam acusações

Presidente do Instituto Joanir Zonta, Ricardo Zonta coordenadora do Instituto, Marina Oliveira e presidente do Condor, Joanir Zonta

Marcelo Miranda

Page 4: ECO Curitiba 139

04 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba brasil

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que os reajustes nas tarifas de energia, definidos pela

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são feitos em respeito aos contra-tos e para preservar a sustentabilidade do sistema elétrico do país. “Não fosse assim, entraria em crise um elo importante do nosso sistema”, disse o ministro.

Nas últimas semanas, a Aneel aprovou reajustes para as tarifas de diversas distribuidoras de energia, que em alguns casos passaram de 30%. Um dos fatores que contribuiu para isso foi a compra de energia mais cara, por causa da falta de água nos reservatórios das hidrelé-tricas.

O ministro voltou a dizer que embora o país esteja enfrentando a pior crise hidro-lógica dos últimos 80 anos, não se cogita a hipótese de racionamento de energia. “Não houve, e com a graça de Deus não haverá nunca mais racionamento neste país”, profetizou.

Ele também criticou analistas do setor, que chamou de “pregadores da desgraça”, por preverem problemas no abastecimen-to de energia. “Dizem que não tivemos a coragem de determinar um racionamento por questões políticas e eleitorais, mas tivemos coragem sim, de não determinar, porque não é necessário”, enfatizou.

Segundo o ministro, com a entrada de energia barata das concessões que ven-cerão a partir do ano que vem, o impacto do empréstimo feito às distribuidoras de energia, no valor de R$ 17,7 bilhões, será “infinitamente menor” do que o previsto. De acordo com as contas do governo, o impacto nas contas de luz será de 2,6% em 2015, chegando a 5,6% em 2016 e a 1,4% em 2017.

Lobão participou na tarde de ontem da solenidade de posse do novo diretor da Aneel, Tiago de Barros Correia, e da recondução do diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, e do diretor André Pe-pitone.

Reajustes de energia são para preservar funcionamento do sistema, diz Lobão

As vendas em supermercados cres-ceram 3,14% em julho, em comparação com junho, de acordo com balanço di-vulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação ao mesmo mês de 2013, o crescimento foi 0,99%. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a alta alcançou 1,48% so-bre o mesmo período do ano passado.

Para a associação, os números de julho indicam um bom desempenho do setor. O crescimento mais moderado, entretanto, reflete, na avaliação da entidade, a expansão menos intensa da economia. A Abras representa 84 mil lojas em todo o país, que faturaram R$ 272,2 bilhões em 2013.

A expectativa da entidade é que as

vendas sejam melhores nos próximos meses. “O segundo semestre é tradicio-nalmente mais forte em vendas e conta com o período do Natal, a melhor época de vendas para o setor. Esperamos que a economia não desacelere mais e que os resultados no segundo semestre su-perem o ritmo do primeiro”, ressaltou o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

A pesquisa de preços da Abras, que acompanha os valores de 35 produtos de amplo consumo (alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica) indicou uma de-flação de 1,54% em julho. As maiores quedas foram do tomate (-23,57%), da batata (-22,18%) e do feijão (-3,92%).

Vendas de supermercados crescem 3,14%

Page 5: ECO Curitiba 139

Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

41 3888.3488serraverdeexpress.com.br

Promoção não cumulativa, válida de 01/08/2014 até 31/08/2014, não válida para feriados conjugados. Valores por pessoa, sujeitos a alteração sem aviso prévio. Crianças de 0 a 12 anos consulte tarifas.

IDA E VOLTADE TREM

ALMOÇOGRÁTIS

CLASSE TU

RÍS

TIC

A

10XR$

16,30por pessoa | à vista R$163,00

1

IDA DE TREMVOLTA DE VAN

ALMOÇOGRÁTIS

CLASSE TU

RÍS

TIC

A

10XR$

18,90por pessoa | à vista R$189,00

2

IDA DE TREMVOLTA DE VAN

ALMOÇOGRÁTIS

CLASSE EX

EC

UT

IVA

10xR$

21,20por pessoa | à vista R$212,00

3

Trem com Almoço

grátisé muitomelhor!

valoresem até

10X

,30

,90

Esperança e preocupaçãoEm situações opostas na tabela, Coritiba

e Atlético vivem também perspectivas di-ferentes de futuro. O rubro-negro, mesmo tranquilo no Brasileirão, demitiu o técnico Doriva, e na última quarta-feira, sofreu uma pesada derrota diante do América-RN, pela Copa do Brasil. E o retorno para a Arena da Baixada será justamente a partida de volta contra o time potiguar, precisando vencer por quatro gols de diferença. Caso consiga, será um cartão de visitas espetacular, po-rém fracassando, o clima será tenso. Muito da retomada do bom futebol passa pelos pés de Marcelo, que desde a frustrada transferência para o Corinthians, não repetiu o desempenho de 2013. Douglas Coutinho, apesar de ser o ídolo do momento e de ter sido um dos pivôs da demissão de Doriva, não me parece a solução atleticana. O renascimento de Marcelo e algumas contrata-ções, principalmente na zaga, podem recolocar a equipe no caminho certo.

No Alto da Glória, a torcida viu, mesmo que distante, uma luz no fim do túnel. Em situação desesperadora no Brasi-leirão, o Coxa teve a estreia de Marquinhos Santos contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Uma boa atuação, vitória convincente e três gols marcados deixaram a esperança no ar. Com algumas alterações, como a volta de Carlinhos, ficou claro que mesmo limitado, o time pode se superar e conseguir bons resultados. Contratações ainda não prioridade máxima, principalmente no ataque, mas se com Celso Roth havia uma estagnação, com Marquinhos o alviverde evoluiu. Domingo, diante do Atlético-MG, apenas os três pontos interessam, para que esse princípio de reação não seja interrompido.

))) Felipe Borges

A boa vitória contra o Flamen-go pela Copa do Brasil deu um ânimo extra ao Coritiba,

que precisa agora reagir no Bra-sileirão. Na penúltima colocação, com 15 pontos, o alviverde pode sair da zona de rebaixamento vencendo e torcendo por empates nos jogos de Bahia e Criciúma. O adversário da vez é o Atlético-MG,

neste domingo, às 16 horas, no Couto Pereira.

Será a segunda partida de Marquinhos Santos em sua volta ao Alto da Glória. O treinador terá o retorno do zagueiro We-linton, que não pode jogar na quarta-feira por questões con-tratuais. Alex ainda não tem a situação definida, mas pode ser a surpresa. Nas demais posições, nenhum problema. A base que

atuou contra os cariocas, com a possível entrada de Welinton é a seguinte: Vanderlei, Norberto, Luccas Claro (Welinton), Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Gil, Dudu e Robinho; Martinuccio e Zé Love.

O Atlético-MG ocupa a sexta posição, com 26 pontos, cinco a menos que o Corinthians, último time do G4, objetivo atual dos mineiros.

Coritiba enfrenta o galo no Couto Pereira

Marquinhos Santos faz sua reestreia pelo Coritiba em Campeonatos Brasileiros

Atlético busca retomar caminho das vitórias

Desde o dia 10 de agosto, quando venceu o Botafogo por 2 a 0, o Atlético não sabe o que é vencer. De lá para cá, foram quatro jogos, com empates diante de Bahia e Sport e derrotas para Santos e América-RN. O próximo adversário é o Goiás, às 18h30 de domingo, no Estádio Serra Dourada.

O provável rubro-negro vai a campo com Wéverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio (Paulinho Dias), Bady (Nathan) e Marcos Guilherme; Marcelo e Douglas Coutinho (Cléo).

Page 6: ECO Curitiba 139

economia06 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

País tem 202 milhões de habitantes, diz IBGE

POPULAÇÃO

O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes, segundo dados do Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatísti-ca (IBGE), publicados hoje (28) no Diário Oficial da União. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Rorai-ma, vivem 496,9 mil pessoas.

Os dados do IBGE são esti-mativas de população no dia 1º de julho de 2014. Além de São Paulo, cinco estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas

Gerais (20,73 milhões), Rio de Janeiro (16,46 milhões), Bahia (15,13 milhões), Rio Grande do Sul (11,21 milhões) e Paraná (11,08 milhões).

Na lista dos lista de unidades da federação com mais de 5 milhões de pessoas, estão seis estados: Pernambuco (9,28 mi-lhões), Ceará (8,84 milhões), Pará (8,08 milhões), Maranhão (6,85 milhões), Santa Catarina (6,73 milhões) e Goiás (6,52 milhões).

Apenas dois estados têm me-nos de 1 milhão de habitantes,

além de Roraima: Amapá (750,9 mil) e Acre (790,1 mil).

As demais unidades federati-vas têm as seguintes populações: Paraíba (3,94 milhões), Espírito Santo (3,88 milhões), Amazonas (3,87 milhões), Rio Grande do Norte (3,41 milhões), Alago-as (3,32 milhões), Piauí (3,19 milhões), Mato Grosso (3,22 milhões), Distrito Federal (2,85 milhões), Mato Grosso do Sul (2,62 milhões), Sergipe (2,22 milhões), Rondônia (1,75 milhão) e Tocan-tins (1,5 milhão).

A cidade de São Paulo, maior metrópole do país, tem 11,89 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro mantém a posição de segunda maior metrópole do país, com 6,45 milhões de residentes. A capital fluminense é seguida por Salvador (2,9 milhões), Brasília (2,85 milhões), Fortaleza (2,57 milhões), Belo Horizonte (2,49 milhões), Manaus (2,02 milhões) e Curitiba (1,86 milhão).

Proposta orçamentária prevê salário mínimo de R$ 788,06

A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentá-ria Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento, Miriam Bel-chior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra an-tecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.

A peça orçamentária traz uma mensagem da presiden-

ta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas. Pela Consti-tuição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da adminis-tração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o go-verno se antecipou. A LDO deveria orientar a elabora-ção da peça orçamentária.

Construção civil e indústria têxtil registram maior número de trabalhadores escravos

Foco das buscas por avião desaparecido vai se concentrar em área mais ao Sul

Em 2013, 56% dos trabalhadores resgatados viviam em áreas urbanas, e pela primeira vez trabalho em situação análoga ao escravo foi maior nas cidades que no campo. Após 126 anos da abolição da escravatura no país, solução para o problema ainda esbarra em questões culturais e econômicas.

Autoridades australianas anunciaram que as buscas pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu em março deste ano, vão se concentrar num ponto mais ao Sul da atual zona de procura.

De acordo com o vice-pri-meiro-ministro australiano, Warren Truss, peritos que acompanham os trabalhos acreditam que o avião te-ria virado para o Sul mais cedo do que foi inicialmente pensado.

Page 7: ECO Curitiba 139

07 Eco Curitiba

Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br

saúde

As mãos também sofrem com os sinais do tempo e das atividades cotidianas - sen-do assim, é preciso garantir que a pele esteja hidratada e protegida. De acordo com a médica Christiane Nicolau, do Centro Dermatológico Pele & CIA, as mãos precisam de atenção especial. “Em relação ao restante do corpo a área das mãos apresenta menor volume de gordura e perde ainda mais com o passar dos anos, gerando flacidez e aspecto envelhecido. Fatores externos como o contato com agentes agressivos, sabone-tes, detergentes e excesso de água quente também podem causar problemas”, explica.

Além disso, cuidados pre-ventivos básicos são essen-ciais, como bloqueadores so-lares para proteção contra os raios ultravioleta e cremes hidratantes aplicados ao me-nos três vezes ao dia ou a cada higienização. Outro ponto im-portante a se considerar para a saúde das mãos é em relação a alimentação. Um cardápio saudável e o consumo de água são essenciais para auxiliar na integridade da pele e no forta-lecimento das unhas. “Alimen-tos ricos em biotina (também conhecida como vitamina H,

vitamina B7 ou vitamina B8), como ovos, amêndoas, banana, espinafre e aveia são total-mente indicados”, completa dra Christiane.

A especialista ressalta também que os tratamentos preventivos incluem cremes rejuvenescedores, em que o dermatologista indicará se é necessário o uso de produtos comercialmente prontos ou com formulação manipuladas para melhor atender as neces-sidades de cada caso.

Para as mãos que já apre-sentam as chamadas ‘manchas senis’, existem indicações de procedimentos dermatológi-cos que podem amenizar o problema, como o tratamen-to com luz intensa pulsada combinada ao laser ablativo fracionado.

Já em casos de mãos com envelhecimento avançado há grande perda de gordura e de elasticidade cutânea, que mui-tas vezes fazem até mesmo com que os vasos sanguíneos sejam notados. Para tais si-tuações, são recomendados métodos preenchedores com ácido polilático e hidroxiapa-tita de cálcio, que apresentam poder de estimular o colâgeno para preencher os vincos (si-nais) das mãos.

A Bélgica realizou um total de 3.239 eutanásias entre 2012 e 2013, o que corres-ponde a uma média de 4 ou 5 mortes assistidas por dia, revelou um relatório divulgado pelo jornal belga “La Libre” em sua versão online. O último relatório da Comissão de ava-liação da eutanásia na Bélgica revela que o número de mortes assistidas solicitadas “aumen-tou de maneira significativa” entre 2012 e 2013.

Entre 2010 e 2011, dentro do marco regulador belga, fo-ram realizadas 2.086 eutaná-sias, o que supôs um aumento de duas mortes assistidas por dia em comparação com os números obtidos entre 2012 e 2013. Segundo a Comissão

de avaliação, este aumento se deve “provavelmente” a uma maior divulgação da informação entre pacientes e a comunidade médica.

O relatório revela que, na maioria dos casos registrados (73%), os pacientes sofriam algum tipo de câncer grave, os quais não encontraram a cura mediante a tratamentos paliativos e curativos. A segun-da causa se refere a doenças neuromusculares, como escle-rose múltipla, esclerose lateral amiotrófica ou Parkinson. Os transtornos neuropsiquiátricos, como Alzheimer, doença de Huntignton, demência vascular ou psicoses irredutíveis apare-cem como responsáveis por 4% das eutanásias.

De acordo com pesquisa da campanha Cycle to Work Day (em tradução livre, Dia de Andar de Bicicleta até o Trabalho), do Reino Unido, pedalar até o trabalho pode melhorar a vida sexual, o relaciona-mento e carreira. O levantamento contou com dados de 2,5 mil ciclis-tas e constatou que 89% acreditam que fazer o trajeto entre o escritó-rio e a casa na “magrela” permite que se desliguem dos afazeres do trabalho e tenham melhor estado de espírito para conviver com par-ceiros, amigos e familiares.

Como resultado, 66% acham que suas relações têm melhorado desde

que começaram a andar de bicicle-ta, enquanto 39% afirmaram que o exercício lhes deu energia extra en-tre quatro paredes. Quase metade dos entrevistados disse que agora pode gerenciar um grande volume de trabalho mais facilmente e 82% se sentem menos estressados.

Um terço afirmou que se con-sidera mais criativo depois que começou a pedalar, já que tem as melhores ideias justamente en-quanto anda de bicicleta. Fora isso, 15% acham que suas carreiras estão progredindo mais rápido do que a dos colegas que não apostam nesse meio de transporte.

“O ideal é sempre buscar fontes confiáveis, como sites de univer-sidades, blogs de profissionais de saúde e associações científicas, e checar se a mesma informação aparece em duas ou três fontes diferentes”, aconselha. Para a nutricionista, a alimentação deve partir de uma escolha pessoal e não precisa ser radical.”Defendo uma nutrição individualizada que procure estabelecer a dieta adequada ao perfil de cada um”, afirma a nutricionista que ressal-ta que “podemos ser saudáveis comendo de tudo um pouco, de forma balanceada”.

“Antes o produto milagroso era a semente de linhaça, depois foi a chia e hoje é o amaranto. Todos são importantes fontes de fibra, mas devem ser consumidos sem exagero e da forma correta”, ressalta. “As pessoas devem ter

mais senso crítico com o que leem sobre nutrição”, completa Simone ao criticar a busca pelos alimentos da moda.

Para ela, a área da saúde mais influenciada pela disseminação de informações equivocadas é a nutrição. “As pessoas pesquisam sobre doenças, mas precisam consultar um médico para ter um diagnóstico. Com a alimentação é diferente. A partir de uma leitura, muitos decidem mudar a dieta sem consultar um profissional”.

Segundo Simone, recomenda-ções nutricionais não são res-tritas a profissionais da área: “todo mundo acha que entende de alimentação. Depois de ema-grecer com uma dieta, muito passam a ‘ensinar’ os outros. Isso é perigoso”. As redes sociais são a principal plataforma de divul-gação destes ensinamentos, com

pessoas conhecidas por divulgar seus estilos de vida e publicar diversas dicas de alimentação. “O problema é que, apesar de terem milhares de seguidores, na maioria das vezes os autores não têm formação na área da nutrição e fazem recomendações sem o conhecimento completo sobre os alimentos”, alerta Simone “Além disso, as blogueiras ganham notoriedade e se tornam mais influentes do que os profissionais capacitados para fazer recomen-dações nutricionais”, completa.

E, quando alguém decide pro-curar um nutricionista, costuma chegar ao consultório com várias “receitas” aprendidas na inter-net, diz Simone. “Se já não estão fazendo a dieta que aprenderam com a blogueira famosa, já com-praram o que ela indicou e só perguntam se podem tomar”.

Dietas “milagrosas”

da internet são risco à saúde

Quem busca informações sobre alimentação na internet precisa ter

cuidado, alerta a nutricionista Simone Rocha Santos, da Sm Nutrição e

Fitness. Segundo a profissional, dicas equivocadas podem provocar sérios

danos à saúde. “Nem tudo que ouvimos e lemos sobre alimentação está correto.

Principalmente na internet, onde qualquer pessoa pode recomendar

alimentos e criticar outros, sem embasamento cientifico”, alerta.

Pedalar pode melhorar sexo e trabalho

Mãos também precisam de cuidados específicos

Bélgica realiza entre 4 e 5 eutanásias por dia, aponta relatório

chocante

Page 8: ECO Curitiba 139

Conhecida pelas belezas naturais, Foz do Iguaçu (PR) é uma excelente opção para um roteiro a dois. As belas paisa-gens e os atraentes passeios turísticos são a combinação perfeita para o momento mais importante de um casal: a lua de mel. Para compor o bem- estar dos recém-casados, o Rafain Palace Hotel & Conven-tion Center oferece um pacote especial para a ocasião, com direito a três noites em suíte luxo e serviços exclusivos.

As suítes recebem deco-ração especial com pétalas de rosas na cama, frutas e espumante para completar o clima romântico. O pacote inclui também welcome drink, jantar no restaurante Itamuri e o primeiro café da manhã servido na própria suíte. Du-rante os dias de hospedagem, o casal pode, ainda, desfrutar de toda estrutura do Rafain Palace Hotel com três piscinas, jacuzzi aquecida, sauna, trilhas para caminhada, e diversas

outras atrações.Foz do Iguaçu é um dos

principais destinos turísticos do Paraná e tem excelentes opções de programas român-ticos para casais. Luau nas Cataratas do Iguaçu nas noites de lua cheia, passeio de cata-marã ao pôr do sol no Lago de Itaiupu e visita ao Parque Nacional Iguaçu são algumas das possibilidades disponíveis na cidade.

Serviço:Lua de Mel no Rafain Palace Hotel (até 19/Dez./2014)Preço: R$ 1.230 (pacotes de 03 noites, valor por aparta-mento) Inclui: welcome drink, diária em suíte luxo, jantar no Restaurante Itamuri (sistema buffet com bebidas à parte), decoração do apartamento com arranjos de rosas ou flores do campo, no primeiro dia o café da manhã é servido na suíte, nos demais dias ser-vido no restaurante, frutas e espumante.

Se inovar é a palavra chave das férias, nada melhor que buscar opções totalmente diferentes

das habituais. O site Hostelworld Brasil fez uma seleção de hostels móveis instalados em avião, bar-co, trailer e trem. O design destes hostels são igualmente compatíveis com suas acomodações e preços.

Em Estocolmo, Suécia, o Jumbo Stay foi instalado dentro de um Boeing 747-200 Jumbo Jet e agra-da até os hóspedes mais exigentes. O hostel conta com 29 quartos divi-didos em dormitórios individuais e compartilhados. A suíte do cockpit, localizada no andar superior, é um dos destaques do hostel. As diárias partem de R$121.

O ArkaBarka Floating Hostel, em Belgrado (Sérvia), é uma verdadei-ra casa flutuante localizada no Rio Danúbio. A pousada está situada no parque Prijateljstva, a 20 mi-nutos a pé do centro de Belgrado e é caracterizada por ter ambiente acolhedor e atmosfera tranquila. Os hóspedes podem escolher entre quartos privados ou comparti-lhados, além de desfrutar de um bar dentro do hostel e uma vista fantástica em seu amplo terraço. As diárias partem de R$47.

Em Bonn, na Alemanha, encon-tramos o Base Camp Bonn, a única pousada do mundo que acomoda seus hóspedes em 15 caravanas temáticas dentro de um antigo armazém decorado com paisagens de diversão, lazer e aventura. É um lugar incrível para quem quer dormir, relaxar e descobrir a antiga capital alemã, na região de Colô-nia e a reserva natural próxima a Siebengbirge e do rio Reno. A pousada conta com acomodações individuais e compartilhadas, des-de o apartamento de luxo até um grande ônibus para 16 pessoas. As diárias partem de R$76.

O Santos Express Train B&B, localizado em Mossel Bay (África do Sul), está instalado em um trem de verdade à beira-mar da Cidade do Cabo. Com uma vista fantástica

Hostels são instalados emavião, barco, trailer e trem

Jumbo Stay Hostel

Santos Express Train

Arkabara Floating Belgrade Hoste

sobre o Oceano Índico, todas as cabines estão viradas para o mar criando um ambiente confortável ao som de ondas e palmeiras. O hostel conta com quartos re-servados, duplos e dormitórios compartilhados. Por ser de frente para o mar, a brisa refresca to-

dos os quartos mesmo nos dias mais quentes. Atividades como mergulho, passeios costeiros e observação de baleias estão na programação do hostel. As diárias partem de R$27. Saiba mais em http://www.brazilian.hostelworld.com

Lua de Mel em Foz do Iguaçu

Argélia, país de contrastes, situada no Norte da África, se estende por uma superfície de 2.381.741 km2. As fronteiras longas de 6000 km separam-na do Marrocos, da Tunísia, da Mauritânia, do Sahara Ociden-tal, do Niger, do Mali e da Lí-bia. Ao Norte, o Mediterrâneo banha 1200km de costa, ao sul o deserto imutável se es-tende por quase dois milhões de quilômetros quadrados.

Enfim, como se trata de um país imenso, ainda mui-to pouco dado às habituais uniformizações que imperam nos destinos onde se pratica

um turismo mais massificado, há ali espaço para (quase) tudo. Daí que, quem já esteja saturado das rotas habituais que as agências de viagens servem, como se fossem pratos aquecidos pela décima vez, chegou a hora de optar pela originalidade e de partir em busca de um profundíssi-mo sentimento de liberdade que a Argélia nos oferece em qualquer parte. Tudo é vasto, o deserto, os passeios à beira-mar, mas há sempre a possibilidade de não ir até ao fim e de parar para um saboroso chá de menta.

Conheça a Argélia

turismo08 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Page 9: ECO Curitiba 139

carros&motosConheça o Volvo XC90Potência & Alto Padrão

Ford Caminhões iniciaprodução da Série F

Pág. 12 Pág. 11 Pág. 10

Novo Ká já está sendo feito na Bahia

Harley Davidson: evento vai unir fãs

Page 10: ECO Curitiba 139

10 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Pósitron anuncia vencedor de R$ 25 milA Pósitron, marca da

PST Electronics, anun-cia o primeiro ganha-dor do sorteio de R$ 25 mil, feito para clien-tes do Rastreamento + Seguro. O cuiabano Bruno Koeche foi o contemplado e recebeu o prêmio na última segunda-feira (25/8) na Bell Car, loja em que contratou o serviço. A quantia foi entregue pelo supervisor regional da Pósitron, Alexandre da Silva Spinola Fagundes. Todos os consumidores que contratam o Rastreamento + Seguro recebem um número da sorte, com o qual concorrem mensalmente a R$ 25 mil, por meio da Loteria Federal. “Comprei o produto com outro objetivo, proteger meu carro. Então, realmente foi uma grande surpresa receber este dinheiro. Além do ótimo serviço, esse é mais um incentivo para continuar com a Pósitron”, diz Bruno Koeche, feliz com a notícia. E o ganhador já tem um destino para o prêmio: a educação do sobrinho Leonardo Koeche. “Vou reverter tudo para a faculdade do Leonardo. Já será suficiente para pagar uma boa parte do curso”, completa.

HOG The One Curitiba promove Harley’n’RockO HOG The One Curi-

tiba Chapter promove, neste sábado (30/8), a partir das 12 horas, o Harley’n’Rock, um saboroso churrasco, com espetinhos feitos pela KF Grill, regado a Rock’n’Roll. O evento acontece no longe da The One Harley-David-son, com show da banda Circus Mind. Os ingres-sos podem ser adquiridos na secretaria H.O.G. na concessio-nária, com valores de R$ 35,00 para membros do H.O.G e R$ 40,00 para não membros + 5kg de alimentos, que serão doados para a Escola Especial Vivian Marçal. Mais informações pelo telefone (41) 3340-6000.

Ford cria coleção de camisetas do Mustang

A Ford reuniu estilistas de moda internacionais, entre eles a brasileira Paula Cademartori, para criar uma coleção de ca-misetas com o tema Mustang. A proposta foi criar elementos de grife, mas com preço acessível para os fãs do Mustang: as camisetas custam 39 dólares e podem ser adquiridas so-mente no site de compras Gilt.com (www.gilt.com/unleashed). A edição limitada é composta por 15 modelos de grafismos exclusivos e homenageia os 50 anos do Mustang. Além da brasileira Paula Cademartori, uma das expoentes atuais da moda, as peças foram criadas pelos estilistas Rogan Gregory e Scott Mackinlay-Hahn (da Rogan), Tomaso Anfossi e Francesco Ferrari (da CO|TE), Anna Sui e Pamela Love. Cada um criou três desenhos para a coleção, que é confeccionada pela Loomstate, marca líder em roupas orgânicas e sustentáveis.

Sem dúvida, os grandes destaques no Novo Uno, que chega ao mercado na primeira quinzena de setembro, são as inovações tecnológicas.

Sua linha 2015 traz muita evolução, sofisticação e tecnologias de ponta acessíveis para o bolso do consumidor brasileiro.

Um dos destaques que fará a grande diferença no segmento do Novo Uno é o inédito Start&Stop. A Fiat é a primeira fabricante a equipar um automóvel nacional com esse sistema. Também marca com o modelo o primeiro motor Flex com Start&Stop atu-ando tanto com gasolina como com etanol.

Presente como item de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015, este recurso “verde” de última geração desliga e religa o motor automa-ticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema liga-do, principalmente nas paradas constantes, comuns

no trânsito das grandes cidades. O sistema também reduz significativamente a emissão de gases, con-tribuindo em muito para o meio ambiente.

O Start&Stop para o motorista tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto, que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embrea-gem que o propulsor religa imediatamente, e o Novo Uno Evolution está pronto para arrancar. O Novo Uno 2015 traz muitas novidades, um “design” exter-no moderno e um interior totalmente novo, com mais conforto e requinte a bordo. Sua nova gama chega com sete versões. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. A elas somam-se as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria atual, mas como linha 2015.

Novo Uno chega com “Start&Stop”

Page 11: ECO Curitiba 139

11Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

SpeedcenterBruno Vicaria

Disputas na F-1 já tiveram desde roubo de papel higiênico durante diarréia e até morte. Acredite

Infelizmente, todas as coisas possuem seu lado bom e ruim. No caso da briga interna da Mercedes, o ponto ruim é que isso prejudica a própria equipe, então podemos perder o ponto bom, que são as disputas, picuinhas e brigas - o que vem sendo o ponto alto dessa temporada.

Curiosamente, e a história diz isso, as grandes disputas internas aconteceram justamente em um período em que a equipe destes nomes está bem no topo. E não foi uma vez só que esses problemas arruinaram a campanha de um time. Por isso, acredito que a Mercedes devará colocar um breque nisso até a corrida final, para não ver a Red Bull crescer cada vez mais - levando até em conta os exemplos passados.

Por isso, pensei aqui: por quê não relembrar alguns des-ses momentos aqui? Afinal, a Fórmula 1 tem uma história riquíssima que não deve ser deixada de lado, pois apresenta muitas lições. E essa história de disputa interna teve de tudo: roubo de papel higiênico em meio a uma diarréia, amizades desfeitas, desrespeito ao patrão e, infelizmente, até morte.

A Williams foi a grande “pioneira” no assunto rivalidades internas. E, certamente, esta entre o australiano Alan Jones e o argentino Carlos Reutemann foi uma das mais cabeludas. A briga entre os dois era tão grande que resultou no primeiro título de Nelson Piquet, em 1981.

No primeiro ano da parceria, Jones levou o título e, em 1981, Reutemann se considerava no direito de receber as regalias. E, no GP do Brasil daquele ano, as coisas implodiram: o time pediu para Reutemann deixar Jones vencer, mas o argentino negou.

No fim do ano, Piquet ganhou e Reutemann se ofereceu para “enterrar o machado” e acabar com a briga, mas Jones respondeu que só aceitaria se fosse para enterrar o machado nas costas do argentino. Para você ver o nível da briga.

O episódio seguinte aconteceu em 1982, envolvendo Gil-les Villeneuve e Didier Pironi. A F-1 vivia uma guerra fria e metade das equipes foram para Ímola disputar o GP de San Marino. Villeneuve era o queridinho da equipe e liderava a poucas voltas do fim, mas Pironi deu uma de louco e passou o canadense duas passagens antes da bandeirada.

Villeneuve se enfureceu e foi para cima, pois havia um pacto de não ultrapassagem dentro da Ferrari. Mas Pironi simplesmente ignorou tudo isso e venceu. O canadense, enfu-recido, não celebrou no pódio e, na corrida seguinte, na gana de bater Pironi, acabou falecendo em um horroroso acidente no circuito belga de Zolder.

Cinco anos depois deste incidente, nenhum dos dois es-tava mais vivo para contar a história: Pironi morrera em um acidente de motonáutica. O “capítulo” seguinte, certamente, foi o mais engraçado. Novamente, a Williams foi presenteada com uma briga de cachorro grande. Em 1986, o time decidiu apostar suas fichas em Nelson Piquet, então bicampeão, ao lado de Nigel Mansell até o fim de 1987, com status de nú-mero 1. Fumaça à vista...

As coisas só pioraram no meio de 1986, quando o dono do time, Frank Williams sofreu um acidente que o deixou paraplégico e o afastou das corridas. Com isso, Mansell usou o patriotismo inglês para ter a equipe do seu lado. O que só provocou a ira de Piquet, que sabe devolver muito bem as provocações.

A resposta: uma batalha psicológica terrível. O brasileiro falou aos quatro ventos que a mulher de Mansell era horrível; no México, Mansell teve diarréia e Piquet escondeu o papel higiênico. O resultado disso tudo? A perda do título de 1986 para Prost e a saída do então tricampeão Piquet do time no fim de 1987.

Depois, vieram Ayrton Senna e Alain Prost. Esta história já rendeu livro e filme. Talvez seja difícil acrescentar alguma coisa a mais sobre a grande rivalidade entre Senna e Prost. Podemos dizer que esta disputa foi considerada dentro da F-1 como a “Terceira Guerra Mundial”.

Após meses de especulações, que terminam no dia 26 de agosto, a Volvo Cars revelou

o Novo Volvo XC90, cumprindo a promessa de um utilitário espor-tivo com visual impactante, um SUV premium de sete lugares, com inovações de segurança, novas tecnologias de motorização, im-batível combinação de potência e economia de combustível, além de acabamento interno de alto padrão.

Após três anos de desenvolvi-mento, e parte de um programa de investimentos de US$ 11 bilhões, o Novo Volvo XC90 marca o início de um novo capítulo na história da Volvo Cars, trazendo a linha de design que a marca vai adotar futuramente e incorporando uma gama de novas tecnologias e utili-zações da nova plataforma Scala-bre Product Architecture (SPA).

Simbolizando esse dia histó-rico nos 87 anos de história da companhia, o Novo Volvo XC90 será o primeiro carro da marca a trazer o novo “iron mark”, o icônico logotipo elegantemente alinhado com o friso diagonal na grade frontal. Em conjunto com as luzes de posição dianteiras em formato de T, chamadas de “Martelo de Thor”, a logomarca introduz uma nova, distinta e elegante dianteira para a próxi-ma geração de carros da marca. O capô largo do Novo XC90, com seu novo relevo, linha de cintura e ombros marcantes, conectados às novas lanternas traseiras, são importantes assinaturas de design que estarão refletidas em toda a gama. Para reforçar a musculatura das laterais, o XC90 virá com uma série opções de rodas, com tama-nhos de até 22 polegadas.

O novo XC90 oferece opções de motores de dois litros e quatro cilindros Drive-E, todos com insuperável combinação de performance e economia de combustível. O topo da linha, XC90 Twin Engine – que combina um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, com supercharger e turbo, com um motor elétrico –, oferece uma inigualável asso-ciação de potência e operação limpa: cerca de 400 cv com emissão de dióxido de carbono (CO2) em torno de 60 g/km (ciclo de condução NEDC).

Ele oferecerá o mais completo e tecnológico pacote de segurança de série da indústria automotiva. Ele inclui duas tecnologias inédi-tas: um pacote de proteção para saídas não intencionais da pista e o sistema de frenagem automática em cruzamentos.

Volvo apresenta o Novo XC90

A Ford iniciou a produção do compacto Novo Ka para comercia-lização na rede de distribuidores da marca, formada por 435 lojas em todo o País. O novo “hatch” é produzido na Fábrica de Camaça-ri, na Bahia, onde os empregados comemoraram na linha de mon-tagem a produção das primeiras unidades do compacto global.

Veículo esperado no mercado pelo seu nível de conteúdo, design e proposta comercial, o Novo Ka terá as vendas iniciadas no começo de setembro. A primeira unidade a sair da linha de montagem foi do modelo SE, na cor branco Ártico, com motor 1.0 TiVCT 12V Flex. “É uma dupla comemoração. Com a chegada do Novo Ka também completamos a renovação de toda

Ford inicia produção do novo Ka

a nossa linha no Brasil, que passa a ser 100% global”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assun-tos Corporativos da Ford América do Sul. “A fábrica de Camaçari está preparada em termos de quali-

dade, recursos modernos, treina-mento e motivação das equipes para a produção do veículo, que já começou muito bem, vencendo os comparativos de importantes publicações do setor.”

Page 12: ECO Curitiba 139

12 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

A Ford Caminhões iniciou a produção da Nova Série F na fábrica de São Bernardo

do Campo, com a montagem das primeiras unidades dos modelos F-350 e F-4000 destinadas ao mercado. Os novos caminhões co-meçarão a ser entregues a partir de setembro para os clientes que fizeram a reserva durante o pro-grama de pré-venda. O sucesso dessa ação, que foi realizada pela internet e gerou mais de 800 pe-didos de compra, dá uma mostra da grande expectativa em torno do relançamento da linha.

“Com a Nova Série F começa-mos mais uma etapa importante para a Ford Caminhões, que hoje vive um novo momento no Bra-

sil”, diz Guy Rodriguez, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul. “Os novos caminhões têm características únicas no mercado e nos per-mitirão atender novos e antigos clientes, para reforçar a nossa liderança no segmento de leves.”

A fábrica da Ford Caminhões no ABC paulista recebeu investimentos de US$ 70 milhões para a produção da nova linha, que incluíram a aqui-sição de equipamentos de última geração e novas ferramentas de estamparia, além de novos disposi-tivos na linha de montagem. Para a sua operação, também foram con-tratados 200 novos empregados. A Nova Série F é formada por três modelos: o semileve F-350 e os

leves F-4000 e F-4000 4x4. Suas novidades incluem o motor Euro V Cummins 2.8, com potência de 150 cv e até 6% mais econômico, transmissão de cinco marchas da Eaton e aprimoramentos de enge-nharia que aumentam ainda mais a robustez e reduzem os ruídos e vibrações na cabine.

Como itens de segurança e con-forto, também vêm equipados de série com freios ABS com distribui-ção eletrônica de frenagem (EBD) e ar-condicionado. Uma das linhas de caminhões mais tradicionais do Brasil, a Série F é indicada tanto para uso urbano como rural, em diversas aplicações que exigem robustez, versatilidade, potência e capacidade de carga superior.

Ford Caminhões iniciaprodução da nova Série F

Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1974, o CITROËN CX comemora seu aniversário de 40 anos deixando para trás a lembrança de um veículo cheio de audácia e estilo. Foi respondendo sempre de forma criativa às problemáticas da época que o CX soube impor seus inúmeros avanços tecnológicos, como seu inovador motor diesel com turbo compressor, a suspensão hidropneumática, o C-matic. Famoso por seu conforto, sua ergonomia e praticidade, o CX recebeu logo no ano de seu lançamento os prêmios de “Carro do Ano”, “Prêmio de Segurança” e o prestigioso “Award Auto Style”.

Desenhado por Robert Opron, com exatos 4,63 metros de comprimento, ele foi o primeiro hatchback a ser equipado com um motor diesel na história da Marca. Com este modelo, a CITROËN conquistou definitivamente o mercado dos carros de passeio na Europa, oferecendo uma alternativa aos moto-res a gasolina. De fato, um ano após o choque do petróleo de 1973, a Citroën, já preocupada com os custos de utilização, inovou ao oferecer um motor mais eficiente que os utilizados à época, aliando prazer ao dirigir e economia de combustível. A aerodinâmica do modelo também teve um papel fundamental, já que a sigla CX ilustrava seu baixo coeficiente de penetração de ar. Nos anos seguintes, a Marca deu continuidade a inúme-ras melhorias tecnológicas, permitindo ao CX evoluir com o surgimento de uma versão Station Wagon (1975), uma versão esportiva 2400 GTi com injeção eletrônica (1977) - então con-siderada como a mais rápida dos carros franceses, ou ainda uma oferta Prestige alongada em 28 cm (1978).

Conhecido por seu estilo e sua ousadia tecnológica, o CX também foi referência em conforto. Ele herdava a suspensão hidropneumática do DS que lhe conferia um comportamento dinâmico superior, além de contar com uma direção assistida controlada pela velocidade (com retorno automático em linha reta), herdada do SM de 1970. O prazer ao dirigir também era destaque com a utilização do C-matic (conversor de torque), que eliminava o pedal da embreagem e liberava o espaço interno para maior conforto.

O Citroën CX faz 40 anos

Page 13: ECO Curitiba 139

Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Frozen

Amanhã e domingo tem as princesas Elsa e Ana e o bonequi-nho animado Olaf, no Teatro Bom Jesus. A turminha apresenta o show Frozen – Um Espetáculo Congelante, que traz ainda o príncipe malvado, o quebrador de gelo e vários elementos do filme. Tem sessões às 14h, 16h30 e 19h de sábado e às 11h, 14h e 16h30 de domingo. Ingressos a partir de R$ 31 meia entrada à venda pelo Disk Ingresso.

Circo

Neste sábado tem a última sessão do espetáculo Cir-cotidiano – A Vida Virou Circo, na lona Zé Priguiça. A apre-sentação é gratuita e conduzida pelo super elenco da Cia. Dos Palhaços. A entrada é gratui-ta. Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n Alto Boqueirão. Informações pelo 41 3287 5307. É às 15h.

Mostra Brinquedos

Segue aberta a exposição Brinquedos à Mão, na Caixa Cul-tural. As crianças podem fazer uma verdadeira viagem pelo mundo dos brinquedos e ainda se divertir no Cantinho de Brincar, que tem bolas de gude, pula corda, entre outros. É de graça. Sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h.

Balé

Quem gosta de balé pode curtir o espetáculo “Cin-derela”, no Teatro Guaíra. A apresen-tação é conduzida pelo corpo de balé do teatro e leva Cinderela para as décadas de 50/60 do século XX, quan-do imperavam as saias rodadas e as

mocinhas sonhavam com um milionário como seu príncipe encantado. A música é de Rossini, Strauss e Prokofiev, além de canções dos anos 50. Ingressos no local a R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Sessões hoje e amanhã às 20h30 e domingo às 18h.

A diretora da Blue Bird

Shoes, Michelle Lima, veio a

Curitiba para acompanhar

de perto o lançamento

de verão na Bazaar

Fashion.

Fazer o bem só faz bem

Um café da manhã ontem reunião mais de uma centena de empresários no lan-çamento do Instituto Joanir Zonta, bra-ço social do Condor, sexta maior rede de supermercados do Brasil. A entidade vai ser presidida pelo vice-presidente do grupo, o empresário e piloto Ricardo Zonta. As ações do instituto serão vol-tadas à comunidade que fica em torno das lojas, sempre respeitando a neces-sidade de cada região assistida.

Barraca cheia

Duas loiras que trabalham na barraca do deputado Luiz Carlos Hauly na Boca Maldita andam chamando atenção. Se-gundo quem frequenta o local ele deve angariar muitos votos devido ao bom trabalho desenvolvido pelas meninas.

Rap político

Na mesma Boca Maldita chama atenção o jingle da Dra. Clair. Um rap simples, mas bem bolado, que “entra” na cabeça de quem escuta.

Perguntar não ofende I

Será o senador Roberto Requião uma reencarnação do Pinóquio?

Perguntar não ofende II

Foi pra ser goleado que o Atlético Paranaense trocou de técnico? Falta trabalho de longo prazo.

Naid

eron

Jr.

As blogueiras Luana Aragão e Roberta Viana prestigiaram a abertura da 1ª loja própria da grife Lança Perfume no Paraná, no ParkShoppingBarigui.

Kraw Penas

Page 14: ECO Curitiba 139

entretenimento14 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 35

PMPLEGISLADOR

HIVAURIIXOGUMMALSÃ

OMAATADOTEORIASNERD

SRSJSEPASSAROPG

VALIAAREUCEMAFTOSA

BISSNDONATEZHASTA

ALEATORIONTRLENDEA

LEGUASDMMARMISTICIO

Rapaz alto e cor-

pulento(pop.)

Função deSólon emAtenas(Ant.)

Funcio-nário dalimpezaurbana

Elementopreventivodo bócio(símbolo)

Informaçãoque situa o documentono tempo

Alunomuito

aplicado(gíria)

Respostatípica do

permissivo

Materialusado na muscula-ção (pl.)

Pago(abrev.)

Cair no(?): deixar-se lograr

Sujeitoativo do

ilícito pe-nal (jur.)

Traduçõesde texto

bíblico emaramaico

Pedido derepetiçãoda canção

Gravadorabritânicade CDs

Ovo depiolho queadere aos

pelosVoluntárioque abaste-ce os he-

mocentros

Material que circula na órbita terrestre,

entre os quaissatélites desativados

Centro de detençãopara suspeitos deterrorismo (EUA)

Grupos de duas coisas

Chefe mili-tar do Ja-pão feudal

Retrovírus descobertopor Mon-tagnier e

Gallo

Surra(gíria)

Epítomes;resumos

Primeiro presidente da Bolíviade origemindígena

Letra doremédiogenérico

Senhor deescravosCozinha no forno

Doentia;insalubre

"O Homemque (?)",romancede Victor

Hugo

Embasama prática

Ninho de (?),

apelido doEstádio

Nacionalde Pequim

Jun Sakamoto,"sushiman" paulistaCombateu na Guerrado Iraque, em 2003

ServentiaDenomi-nador de

0,06 (Mat.)

O resultado do sorteio,por sua probabilidade

Suspensãodas hosti-

lidadesentre esta-dos belige-

rantes

A sexta no-ta musical

Medida iti-nerária e-quivalentea 6.600 m

A pele do rostoAntigo a-nestésico

Leilão

Descanso,em inglês

(?) Juan, o bruxo doslivros de Castañeda

Uma das línguasoficiais da Índia

Exprimedor

Soldado(abrev.)

Febre (?),zoonoseDivisão do tênis

4/nerd — piau — rest. 5/xogum. 6/targum. 10/evo morales.

horóscopo

Theo Becker estava feliz da vida por ter se tornado pai de Angelina no último dia 5 de julho e planejava um encontro dos seus pais para conhecerem a neta. Antes do en-contro, porém, os pais do ex-fazendeiro o aconselharam a fazer um exame de DNA. A mãe do bebê, que Theo mantém a iden-tidade preservada, topou fazer o exame porque, segundo ele, não havia dúvida nenhuma de que a filha era dele. Mas, há três semanas, quando foi buscar o resul-tado, Theo se deparou com o resultado do exame, que deu negativo.

“Imagina a minha cara... Fui buscar alguns exames, entre eles o DNA. Meu coração batia mais forte no caminho e chegando lá tive essa decepção”, relem-bra Theo, que estava sozinho na hora que abriu o resultado e foi amparado por uma enfermeira.

“Eu não tinha a menor dúvida que a filha

era minha, mas quando abri o resultado e não bateu, eu estava sozinho com a enfermeira no laboratório. Fiquei sem chão, só falava ‘Meu Deus, meu Deus’ e ela disse ‘Você não é o pai’. Aí eu me dei conta que não, eu não estava so-nhando, então minha filha não é minha filha. o vazio tomou conta de mim. Eu achava que minha filha era a coisa mais perfeita que eu já tinha feito”, emociona-se Theo. Angelina é filha de um ex-namorado da mãe.

para se recuperar do susto, Theo foi para a praia e ficou lá. só deu a notícia para a mãe da bebê tempos depois. “Eu fui pra praia e fiquei lá pensando na vida. Não consegui nem falar com ela, esperei minha cabeça voltar ao lugar”, conta ele. A conversa só aconteceu dias depois. “con-versei com ela e fiquei um pouco magoado por ela não ter me dado dúvidas de que a filha era minha. Acho que o caso merecia pelo menos a dúvida”, desabafa.

Famosa pelo suces-so Beijinho no ombro e pelo cabelão, Valesca popozuda radicalizou e deixou os fios na altura do ombro. com tonalidade mais clara, a loira disse que resolveu mudar o visual para doar o cabelo a vítimas do câncer do lar Teresa de Jesus, segundo informou em sua conta de rede social.

o time de confiança de Valesca foi composto por roger Moreira, sandro Melo, Kadu cesario e a ca-beleireira Viviane siqueira. Viviane disse que uma de suas inspirações foi a can-tora Beyoncé, “uma mulher à frente do tempo”.

Theo Becker faz exame de DNA e descobre que filha não é dele

Valesca Popozuda muda visual e doa cabelo a vítimas do câncer

Page 15: ECO Curitiba 139

Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

entretenimento

show internacional Exposição fotográfica “Postais” entra em cartaz no Nex Batel

O Nex Batel, maior escritório de trabalho compartilhado do país, agora vai abrigar também espaços expositivos de arte. O Nex Coworking e a Galeria Por-tfolio iniciam uma parceria para promover a cultura fotográfica em Curitiba. Hoje, a partir das 19h, será realizada a abertura da mos-tra coletiva “Postais”, marcando o início dessa parceria. O evento terá entrada franca.

“Postais” vai reunir 18 ima-gens sobre as várias ‘Curitibas’ registradas pelas lentes de nove fotógrafos: Nilo Biazzetto Neto, Adriano Bassani, Daniel Caron, Eduardo Macarios, Francisco Santos, Kris Foltran, Lucas Pon-tes, Mauricio Vieira e Sergio Vanalli.

A turma, inclusive, estará presente no evento de abertura para fazer a projeção, na área externa do deck do Nex Batel, de 100 fotos extraídas de coleções de cada um dos fotógrafos parti-cipantes, com o tema Curitiba.

Disney Live! Show de Ta-lentos do Mickey, a mais nova produção artística da

Feld Entertainment, desembarca no Brasil em julho, e vai levar o público para uma superdiverti-da viagem com Mickey, Minnie, Donald e Pateta. Os personagens embarcam em uma aventura a caça de talentos, cheia de ines-perados e emocionantes encon-tros. À medida que a história se desenvolve, a plateia poderá cantar e dançar junto ao sempre tão querido Tigrão, Cinderela e as irmãs malvadas, Buzz Lightyear, Woody e seus amigos de Toy Story de Disney/Pixar.

Com realização da Opus, a turnê brasileira faz escala em Curitiba, de 25 a 28 de setembro. A curta temporada será realizada no Te-atro Positivo – Grande Auditório com uma série de apresentações. A estreia foi em Goiânia, no mês de julho, e depois já passou por São Paulo, Salvador e Recife. As apresentações seguem em Natal (20 a 23 de agosto no Teatro Ria-chuelo), Belo Horizonte (28 a 31 de agosto no Palácio das Artes), Rio de Janeiro (a partir do dia 03 de setembro no Teatro Bradesco Rio) e Porto Alegre (a partir do dia 1º de outubro no Teatro do Bourbon Country).

“Em Disney Live! Show de Talentos do Mickey a diversão não tem limites”, conta o pro-dutor Kenneth Feld. “O público sentirá como se estivesse vendo os desenhos animados ganharem

vida diante de seus olhos, com todo o humor, travessuras, giros e piruetas da turnê de Mickey e seu show de talentos. As famílias poderão viajar junto com Mickey e Minnie em uma emocionante excursão teatral, na sua cidade”, comenta a produtora Alana Feld. Disney Live! Show de Talentos do Mickey é uma combinação de divertidas brincadeiras, músicas e coreografias modernas, que misturadas irão apresentar os personagens da Disney de forma inédita.

A emoção começa quando Mickey e seus amigos decidem organizar um show de talentos, com Mickey como diretor, Minnie de figurinista, Pateta como o con-fuso ajudante de cenário e Pato Donald responsável pelo grande “Ka-Pow!”. Diante da necessidade de mais artistas, o grupo embarca em uma viagem com o fantástico ônibus do Mickey e se depara com uma série de imprevistos, até que decide chamar vários amigos para que os ajudem a criar o show.

O ônibus do Mickey Mouse foi desenvolvido pela equipe de cenografia de Feld Entertainment, liderada pelo diretor cenográfico do show e pelo vice-presidente de elementos cênicos da Feld Entertainment, Rick Papineau. Efeitos especiais como o balão de ar, o periscópio e a hélice vão surgindo em cena, enquanto os personagens vão de um lugar para outro.

Disney Live! “Show de Talentos do Mickey” chega a Curitiba

Soulja Boy e Mc Guimê no Trésor Eventos neste sábado

A apresentação de Soulja Boy, grande revelação do hip hop americano, em Curitiba, amanhã, no Trésor Eventos (Rua Desem-bargador Whestphalen, 4000 – Rebouças). Além de Soulja Boy, o evento La Mafia terá como atração Mc Guimê, o grande destaque brasileiro do funk ostentação. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Disk Ingressos. O rapper nor-te-americano Soulja Boy, dono dos sucessos “Kiss Me Thru the Phone” e “Crank That”, vai apresentar no show a sua mais recente mixtape, “King Soulja 3”, lançada nos EUA em julho. Ele também teve a can-ção Crank That na trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 4.

Outro destaque da noite é a presença de MC Guimê, o artista do momento do funk ostentação, que deve embalar a noite com os suces-sos “Tá patrão”, “Na pista, eu arraso”, e “País do futebol”, que no clipe tem participação do jogador Neymar, além de “Plaquê de 100”, com 50 milhões de views no YouTube.

Premiado filme sul-coreano na Sessão Sabedoria

A Sessão Sabedoria de agosto, que ocorre hoje, às 15h, no Au-ditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), traz o filme “Poesia”, do diretor Lee Chang-Dong. O projeto pro-movido pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), é reali-zado sempre na última sexta-feira do mês. A entrada é franca.

O drama sul-coreano conta a história de uma idosa que vive com seu neto, adora se vestir de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. Seu desejo de aprender a fazer poesia leva a personagem a um curso especializado, no qual aprende a observar o cotidiano buscando inspiração para escre-ver versos. Ao mesmo tempo ela precisa lidar com uma confusão causada pelo neto.

O filme foi premiado como me-lhor roteiro no Festival de Cannes e recebeu menção especial do Júri Ecumênico.

Page 16: ECO Curitiba 139

especial16 Curitiba, 29 de agosto a 01 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba