Eco Curitiba 201

16
MúSICA: Fernanda Lima fala dos bastidores de SuperStar e do pedido dos filhos: “Rock, bem alto” Pág. 14 DOMINGO 19/04 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 20/04 TERÇA 21/04 QUARTA 22/04 SEXTA 17/04 SÁBADO 18/04 Mín.: 15 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015 | Ano iii | edição 201 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Novo Celer é o primeiro Chery brasileiro Pág. 12 Novos semáforos dão mais segurança para pessoas com mobilidade reduzida Everson Bressan/SMCS Foram escolhidos locais que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. Página 02 TRÂNSITO Instituto Butantan prepara última fase de testes de vacina contra a dengue Pág. 07 Orçamento de 2015 será sancionado na próxima semana, diz Barbosa Pág. 06 Prefeito sanciona nova lei das bancas de jornais e revistas Pág. 02 SAÚDE BEM ATRASADO MIX DE PRODUTOS

description

Confira as notícias deste final de semana!

Transcript of Eco Curitiba 201

Page 1: Eco Curitiba 201

música: Fernanda Lima fala dos bastidores de superstar e do pedido dos filhos: “Rock, bem alto” Pág. 14

domingo19/04

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA20/04

teRÇA21/04

QUARtA22/04

SextA17/04

SábAdo18/04

mín.: 15máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 17 a 20 de abril de 2015 | Ano iii | edição 201 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Novo celer é o primeiro chery

brasileiroPág. 12

Novos semáforos dãomais segurança para pessoas com mobilidade reduzida

Everson Bressan/SMCS

Foram escolhidos locais que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. Página 02

trânsito Instituto Butantan prepara última fase de testes de vacina contra a dengue

Pág. 07

Orçamento de 2015 será sancionado na próxima semana, diz Barbosa

Pág. 06

Prefeito sanciona nova lei das bancas de jornais e revistas

Pág. 02

saúde

Bem atrasadO

mIx de PrOdutOs

Page 2: Eco Curitiba 201

curitiba02 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

SEMÁFOROS ESPECIAIS

Mais segurança para pessoas com mobilidade reduzidaP

essoas com mobilidade redu-zida terão mais tempo e maior segurança nas travessias de

cruzamentos semaforizados em Curitiba. A Prefeitura iniciou nesta semana a implantação de uma nova tecnologia que permite aumentar o tempo de abertura dos semáforos para pedestres mediante o uso do cartão transporte de idoso ou do car-tão de pessoa com deficiência, ambos fornecidos pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). Os equipamentos serão instalados em 31 pontos da cidade.

Foram escolhidos locais que apre-sentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a uni-

dades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.

O primeiro módulo de leitura de cartões foi instalado na Praça Ouvi-dor Pardinho (Rua 24 de Maio), no Rebouças. Os equipamentos poderão ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs.

São 120 módulos da empresa Da-taprom adquiridos via licitação (mo-dalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil e que deverão ser instalados nos próximos 90 dias.

O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semá-foro, que é acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semá-

foro abrirá por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura. O tempo de abertura é aumentado em até 50% em relação ao tempo de semáforo normal em Curitiba.

PEsquIsAA Prefeitura de Curitiba realizou,

em 2013, uma pesquisa inédita com 470 pedestres idosos em vários cru-zamentos do Centro da cidade, deter-minando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

Everson Bressan/SMCS

Darci Graminho dos santos, 71 anos, que faz atividade física na Praça Ouvidor Pardinho, testou e aprovou o novo semáforo, que no local passou a abrir por 18 segundos para o pedestre com cartão da Urbs – seis segundos a mais que o tempo convencional. “É um ótima ideia, vai nos ajudar muito, pois muita gente de mais idade tem uma grande dificuldade para atravessar a rua. O perigo é constante”, afirma.

prefeito Gustavo fruet: “É uma tecnologia a favor da vida, que vai dar maior segurança nas travessias. Com menos atropelamentos nos cruzamentos, também contribuímos para a diminuição dos gastos com saúde pública decorrentes de acidentes de trânsito”

Prefeito sanciona nova lei das bancas de jornais e revistas

O prefeito Gusta-vo Fruet sancionou a nova lei das bancas de jornais e revistas de Curitiba. As bancas são pontos de referência da cidade e que agora ga-nham um novo padrão de funcionamento. “Vi-vemos em uma época que exige mudanças, na qual a tecnologia influencia diretamente a vida de cada cidadão e por isso precisamos sempre buscar respos-tas, inovar, adequar o cotidiano ao novo patamar da cidade”, disse Fruet.

A nova lei, a ser regu-lamentada por decreto municipal, permite que o permissionário, uma vez autorizado pela Urbs, utilize espaço contíguo à banca para melhor acomodar a clientela, com mesas e cadeiras, por exemplo, e autoriza a venda de artigos de papelaria de pequeno porte, servi-ços de fotocópias, além

de plastificar documen-tos; vender CDs, DVDs, pendrives e cartões de memória, entre outros produtos.

As bancas de jornais e revistas de Curitiba também ficam autori-zadas a funcionar como ponto de informação turística da cidade, instalando, se houver espaço, tótens eletrôni-cos para oferecer infor-mação digital, além de aderir ou encaminhar pacotes turísticos, se-guindo as diretrizes do Instituto de Turismo.

A lei atende an-tigas reivindicações dos permissionários que começaram a ser discutidas pela Urbs ainda em 2013, quan-do também foi feito o recadastramento dos 188 permissionários. As bancas de jornais e revistas localizadas em ruas e praças são equipamentos públicos gerenciados pela Urbs desde 1973.

Page 3: Eco Curitiba 201

Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

paraná

economia

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou o terceiro Edital este ano. Desta vez, as vagas são destinadas ao Curso de Graduação da Escola Naval (EN), para candi-datos de ambos os sexos. Para concorrer, os interessados devem preencher requisitos tais como ser brasileiro nato, solteiro, ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade e Ensino Médio concluído ou em fase de conclusão. Estão previstas 43 vagas, sendo 31 do sexo masculino e 12 para o sexo feminino, estas espe-cificamente para o Corpo de Intendentes da Marinha.

O período de inscrição irá de 27 de abril a 05 de junho de 2015 e as informações completas sobre o concurso, que acontece em todo o ter-ritório nacional, podem ser verificadas no site da DEnsM www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha.

Os candidatos farão pro-vas objetivas de Matemática, Inglês, Português, Redação e Física. A Escola Naval é um estabelecimento de ensino da Marinha do Brasil, que

tem como propósito formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e In-tendentes da Marinha (CIM).

Colégio NavalA Marinha já tinha anterior-

mente publicado o Edital do Colégio Naval. Neste caso, as vagas são destinadas exclusi-vamente a candidatos do sexo masculino. Para concorrer a uma das 230 vagas, o candidato deve ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade e ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, ou estar em fase de conclusão. Os candidatos realizarão prova de Matemá-tica, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação. O período de inscrição será de 27 de abril a 15 de junho de 2015.

Muitas pessoas confun-dem Colégio e Escola Naval. O Colégio, que é equivalente ao Ensino Médio, encontra-se em Angra dos Reis, no interior do Rio. Já a Escola Naval, a mais antiga instituição de Ensino Superior do país está localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Marinha do Brasil libera Edital também para a Escola Naval

Estados pedem urgência para um novo pacto federativo, diz RichaO

governador Beto Richa de-fendeu, na reunião do Con-selho de Desenvolvimento

e Integração Sul (Codesul), em Campo Grande (MS), a urgência para um novo pacto federativo, que reverta a atual concentra-ção de recursos na União, o que penaliza estados e municípios. O mesmo pleito foi defendido pelos governadores de Santa Catarina, João Raimundo Colombo; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que durante a reunião to-mou posse como novo presidente do Codesul.

“Cabe aos estados do Sul um esforço conjunto para levar o plei-to de um novo pacto federativo ao governo federal. Na verdade, esse é um pleito de todos os estados brasileiros”, ressaltou o governador.

“A economia do país vive um momento de estagnação, com previsão de PIB negativo neste ano, o que prejudica as finanças de estados e municípios. Somado a isso, temos a excessiva concen-tração de recursos no Governo

Federal, com cada vez mais res-ponsabilidades e atribuições aos governos estaduais e prefeituras”, disse Richa.

“É preciso reagir a essa extra-vagante concentração de recur-sos em Brasília. Os Estados têm que ser consultados antes sobre qualquer proposta que afeta di-

retamente as finanças estaduais”, defendeu Richa.

Como exemplo, ele citou a regulamentação da Emenda 29, que prevê investimentos de 12% e 15% em saúde pelos estados e municípios, respectivamente. Porém, a presidente Dilma Rous-seff vetou o artigo que previa

investimento mínimo de 10% das receitas por parte da União. Richa criticou a proposta de ajuste fiscal encaminhada pelo governo fede-ral ao Congresso. “Isso tem que acabar. Mais uma vez penaliza os governo estaduais, que não po-dem pagar essa conta sozinhos”, afirmou.

Edemir Rodrigues

Governador Beto Richa participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Apesar das dívidas da União, Paraná amplia serviços

O Paraná mantém os ser-viços prestados à população, mesmo com atraso dos repas-ses de de recursos do governo federal. “É importante salientar que, mesmo assim, o atendi-mento à saúde não parou no Paraná. Continuamos entre-gando equipamentos, veículos, ampliando UTIs, investindo em capacitação”, afirmou, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Caputo Neto disse que o Esta-do dobrou os investimentos de saúde e investiu R$ 8,5 bilhões no setor desde 2011. Em 2014, o orçamento na área foi de mais de R$ 2,8 bilhões. “Em quatro anos investimos em saúde mais que o governo anterior fez em oito anos. Foram muitos recur-sos para custeio dos hospitais, muito recursos em capacitação, qualificação e atualização dos profissionais”, completou.

Nesses quatro anos, segun-do Caputo Neto, o governo im-plantou o serviço de resgate aéreo, com aeronaves e heli-cóptero UTIs e com as ações no setor, o Estado reduziu 22% de acidente de trânsito, ampliou em 800 o número de UTIs e em 200% o transplante de órgãos.

Page 4: Eco Curitiba 201

Tivemos nesta semana um verdadeira aula do bom e do mal futebol praticado pelo mundo. O grande destaque, sem dúvidas, ficou por conta da partida entre Paris Saint-German e Barcelona, em Paris, que disputaram o jogo de ida das quartas de finais da Copa dos Campeões. Estádio e gramado perfeitos, grande público pre-sente, mais de 2.000 espanhóis, e futebol de primeira linha. Não só pelos belos gols, jogadas bem trabalhadas e intensidade, mas principalmente pelo respeito ao pú-blico e patrocinadores, que considero esta partida um exemplo a ser seguido; pois dos pouco mais de 90 minutos de partida, a bola rolou bem mais do que 80, ou seja, as equipes entregam aquilo que vendem e por consequência há audiência na televi-são, patrocinadores interessados, público nos estádios, tudo isso gerando grandes

receitas e equipes bem montadas. E por aqui? Na maior competição do

continente, os atuais campeões Brasileiro e da Copa do Brasil, que disputam uma das semifinais do Campeonato Mineiro, jogaram fora pela Libertadores. Ambos saíram derrotados, sendo que o Cruzeiro terá vida mais fácil na última rodada para se classificar, enquanto o Galo terá que vencer o líder da sua chave por dois gols de diferença para prosseguir. Mas como se não bastasse estas dificuldades, terão que jogar no próximo domingo, menos de 48 horas antes do jogo do Cruzeiro pela Liber-tadores, na partida de volta da semifinal. Incompetência e principalmente intransi-gência de dirigentes só prejudicam o bom futebol praticado dentro de campo.

E como se não bastasse, em Curitiba, pela Copa do Brasil, num péssimo gramado,

lembrem-se, duramente criticado durante a Copa do Mundo, o Furacão enfrentou a equipe mista do Remo, de Belém do Pará, clube que briga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, e precisou de disputa de pênaltis para seguir em frente. Não me surpreendeu o futebol apresentado pelo Atlético, pois a insegurança com que seus jogadores entram em campo é puro reflexo de que as coisas não andam bem pelos lados da Baixada.

Neste final de semana teremos os jogos de volta das semifinais do Paranaense. O Operário de Ponta Grossa rece-be o Foz e confesso, qualquer resultado é possível. Como disse anteriormente, este confronto é muito equili-brado e as duas equipes merecem chegar à final

pela caminhada que fizeram este ano, prin-cipalmente o Foz, que foi a equipe que mais sofreu para montar o seu elenco.

Na capital o Coritiba recebe o Londri-na, atual campeão, que foi eliminado na Copa do Brasil na última quarta, mas que concentra esforços para a disputa deste domingo. Leva a vantagem pois já entra em campo classificado, todavia o jogo é na casa Coxa, onde não perde há mais de seis meses. Jogo duríssimo para o Coritiba

que terá que se superar para chegar a final, toda-

via considero o Londrina,

favorito.

esporte04 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Marco Coelho é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.LIÇÃO DE FUTEBOL

Page 5: Eco Curitiba 201

Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

Capital x InteriorMais do que um confronto

entre Coritiba e Londrina, a semifinal que será decidida domingo é um duelo entre uma constante força da capital e um renascido clube do interior. A rivalidade sempre existente entre essas duas partes do

Estado ganha ainda mais força com a ascensão do Londrina, atual campeão paranaense e que conquistou vaga na Série C do Brasileirão. A afirmação do bom momento do Tubarão foi demonstrada na vitória do último fim de semana, quando jogou de igual para igual com o Coxa, trazendo uma bela vantagem para o Couto Pereira. Uma eventual classificação para a final dará ainda mais ânimo e confiança para que o trabalho capitaneado por Sérgio Malucelli continue.

No lado alviverde, uma vaga na decisão e o possível título serviriam para retomar a hegemonia estadual interrompida em 2014. Dentro de campo, é possível notar algumas qualidades na equipe, porém os defeitos existentes podem causar estragos no Campeonato Brasileiro. A defesa é segura, com bons laterais den-tro do atual mercado brasileiro e um ataque que pode dar conta do recado. O problema é o meio de campo, onde Marquinhos Santos quebra a cabeça para tentar com as peças disponíveis suprir a ausência de meias de qualidade. Já estamos em abril e o treinador, por mais que insista, ainda não conseguiu fazer uma limonada sem limões nesse setor. Existem três alternativas para o restante do ano. A primeira é a diretoria contratar um meio campista de qualidade, a segunda é encontrar esse jogador no elenco ou na base e a terceira é continuar da maneira que está. O tempo está passando e o mercado diminui cada vez mais para o Coxa.

PLANETA BOLAFelipe Borges

))) Felipe Borges

O Couto Pereira recebe neste domingo, às 16 horas, o duelo que decidirá uma das

vagas na final do Campeonato Pa-ranaense. No primeiro confronto, o Londrina derrotou o Coritiba por 1 a 0, no Estádio do Café. O time do interior precisa apenas empatar para chegar à decisão. Vitória do Coxa por 1 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Para avançar sem as penalidades, o

alviverde precisa conseguir dois gols de diferença.

O técnico Marquinhos Santos ganhou durante uma dúvida du-rante os treinamentos. O atacante Rafhael Lucas sentiu um descon-forto muscular e será reavaliado. Outra alteração que pode acon-tecer é no sistema tático. Com Leandro Almeida à disposição, o treinador tem a opção de escalar a equipe com três zagueiros. Rosinei também pode aparecer entre os ti-tulares. Com isso, o provável Coxa

vai a campo com Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton Carlinhos: Hélder, João Paulo, Alan Santos (Leandro Almeida) e Negueba; Ra-fhael Lucas e Wellington Paulista.

No outro lado, Tubarão preci-sará superar o cansaço no jogo do fim de semana. Na quarta-feira, os comandados de Claudio Tencatti perderam e foram eliminados pelo Santos na Copa do Brasil. O técni-co terá o desfalque do atacante Arthur, suspenso, que deve ser substituído por Weverton.

Coritiba e Londrina decidem vaga na final

Page 6: Eco Curitiba 201

brasil06 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

explicaçõesQUase MeTaDe DO aNO

paRaNÁ

TCU quer ouvir equipe econômica de DilmaO

Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir parte da equipe econômica do pri-

meiro mandato da presiden-ta Dilma Rousseff para que se manifestem sobre indícios de irregularidades constatados pelo tribunal em auditoria e que esta-riam relacionados ao atraso no repasse de verbas para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil referentes a despesas com programas do governo como o Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial.

Os ministros do TCU acolheram parecer do colega José Múcio Monteiro, de chamar em audiên-cia os principais nomes da antiga equipe, como Guido Mantega, que chefiou o Ministério da Fazenda, os ex-presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o ex-secretário do Tesouro Nacio-nal, Arno Augustin, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, dentre outros.

O motivo, de acordo com o tribunal, é ouvir os responsáveis por movimentações financeiras

que geraram passivos do governo federal nos bancos públicos, devido a atraso de repasse de valores por parte do Tesouro Nacional. Segundo voto do ministro José Múcio, tais procedimentos “violam restrições e limitações impostas pela LRF”. O TCU determina a audiência com os gestores para que apresentem as razões no prazo de 30 dias.

“Restou confirmado nos au-tos que: despesas concernentes ao Bolsa Família, ao seguro-desemprego e ao abono foram pagas pela Caixa; subsídios do Programa Minha Casa, Minha Vida vêm sendo financiados pelo FGTS; e subvenções econômicas, sob a modalidade de equalização de taxas de juros, vêm sendo bancadas pelo BNDES ou pelo Banco do Brasil”, escreve o relator Múcio em seu voto, acolhendo en-caminhamentos formulados pelo Ministério Público ao TCU.

Segundo ele, foi verificado que a Caixa usou recursos próprios para o pagamento de benefícios de responsabilidade da União no ano de 2013 e nos sete primeiros meses de 2014.

Orçamento de 2015 será sancionado na próxima semana, diz Barbosa

Com quase cinco meses de atraso, o Orçamento Geral da União (OGU) para 2015 será sancionado na próxima semana, confirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Segundo ele, o contingenciamento (bloqueio) de recursos só deverá ser anunciado em meados de maio.

“A lei orçamentária será sancionada pela presidenta Dilma Rousseff semana que vem. A partir da sanção, temos 30 dias para apre-sentar a programação orça-mentária [que estabelece o corte de verbas]”, declarou o ministro.

De acordo com Barbosa, o valor a ser contingencia-do será o necessário para cumprimento da meta de superávit primário – pou-pança para pagar os juros da dívida pública – de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e ser-viços produzidos no país). Além do desempenho do PIB, cuja previsão é de que-da neste ano, a equipe eco-nômica pretende se basear na expectativa de receita e

na evolução das medidas de ajuste fiscal enviadas ao Congresso Nacional.

“Vamos levar em conta a expectativa de aprova-ção e qual intensidade [as medidas] vão tomar”, expli-cou Barbosa. Segundo ele, caso o Congresso Nacional amenize as propostas que restringem a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas e reduzem a desoneração da folha de pagamento, o governo terá de encontrar outras opções para cumprir a meta de esforço fiscal.

“O relator da medida provisória que trata do seguro-desemprego e do abono salarial propôs al-gumas modificações. Isso faz parte do processo de construção democrática de qualquer proposta. Este não é o momento de discutir o impacto fiscal do que ainda não foi aprovado, mas as mudanças vão requerer que a gente compense, com alguma alternativa, as medidas de ajuste que esperamos obter este ano”, comentou o ministro.

Setores hoteleiro e de alimentação conhecem projeto na área da segurança

Representantes dos seto-res hoteleiro e de alimenta-ção do Paraná conheceram detalhes do projeto especial de segurança para oferecer maior proteção ao comércio, aos hotéis, restaurantes e bares na Capital. O secretá-rio da Segurança Pública e Administração Penitenciá-ria, Fernando Francischini, falou sobre os detalhes do projeto, em Curitiba, em reunião articulada pelo secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, e pelo presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes. “Nossa iniciativa represen-ta uma maior proximidade com os setores de hotelaria e alimentação, oferecendo o respaldo das autoridades do Estado para maior seguran-ça à população e aos turistas que visitam o Paraná”, disse Douglas Fabrício.

A reunião na sede do Sindotel-PR, em Curitiba, foi conduzida pelo Presidente

do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha-PR), João Jacob Mhel, e pelo dirigente da Associa-ção Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PR), Henrique Lenz Cesar Filho, com a par-ticipação de representantes do mercado hoteleiro.

No encontro, o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, integrante do setor de In-teligência da Secretaria da Segurança Pública, destacou o convênio a ser firmado com os sindicatos e entida-des do setor do turismo e do comércio, em um trabalho preventivo de segurança e proteção que terá a sua base no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), montado para a Copa do Mundo. O Centro funciona 24 horas em ações integradas por órgãos das policias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Curitiba, entre outros.

Page 7: Eco Curitiba 201

07 Eco Curitiba

Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.br

saúde

O Instituto Butantan está es-perando uma autorização para iniciar em breve a última fase de testes de uma vacina que desen-volveu contra o dengue, que agora será experimentada em 17.000 pessoas após ter sido testada com sucesso em um pequeno grupo de voluntários.

O Butantan informou em comu-nicado que solicitou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a terceira e última fase dos experi-mentos clínicos com humanos. A fase decisiva prevê experimentos em humanos em grande escala e o Butantan já começou a recrutar 17.000 voluntários nas diferen-tes regiões do Brasil, dos quais 11.330 serão imunizados com a vacina e o restante receberá um placebo. O instituto, que simul-taneamente testa a segurança e a eficácia da vacina com 300 voluntários - dos quais 175 já foram vacinados -, informou que tem todas as doses necessárias para esta nova fase de desenvol-vimento da vacina.

Segundo o instituto, caso seja

Instituto Butantan prepara última fase de testes de vacina contra a dengue

autorizada pela agência regula-dora, a nova fase pode antecipar em dois anos o final dos estudos e permitir que a vacina esteja disponível para a população bra-sileira já em 2016.

A vacina, testada com sucesso também em laboratório e com animais, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, um centro de estudos médicos vinculado ao governo do estado de São Paulo, e se caracteriza por ser de dose única e tetravalente, ou seja pode protegar a população contra os quatro tipos de dengue (1, 2, 3 e 4). Segundo o organismo, a anteci-pação da terceira fase não elimina

os outros períodos do estudo nem flexibiliza o rigor e os critérios de segurança exigidos nos experi-mentos com remédios.

O diretor do Butantan, Jorge Kalil, destacou que, além de ofe-recer a primeira vacina formada e de eficácia comprovada contra o dengue, o projeto permitirá que o medicamento seja produzido no país e atenda gratuitamente a toda a população. Atualmente o Butantan tem capacidade para produzir até 500.000 doses da vacina por ano, mas o instituto tem um projeto para construir uma sede capaz de produzir até 60 milhões de doses por ano.

Por ser uma doença pouco sintomática, muitos portado-res de diabetes desconhecem sua condição e, por isso, não seguem nenhum tipo de trata-mento. De acordo com Fabia-no Sandrini, endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart, o diagnóstico pre-coce é fundamental para o sucesso do tratamento. “Ter conhecimento sobre a do-ença em estágio inicial pode ampliar significativamente as chances de prevenir ou retardar complicações e, até mesmo, salvar vidas”.

Um estudo publicado na revista Diabetes Care neste ano aponta que, ao expandir o Medicaid (programa de saúde social dos Estados Unidos para famílias de baixa renda), foi observado um aumento de 23% nos diagnósticos de diabetes. O estudo aponta a importância do diagnóstico principalmente nas fases anteriores da doença, quan-do as mudanças no estilo de

vida podem ter um impacto significativo na saúde de uma pessoa.

O diabetes é uma síndro-me metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapa-cidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O pâncreas do diabético não é capaz de produzir o hormônio da insulina em quantidade suficiente para suprir as ne-cessidades do organismo, ou não é capaz de agir de ma-neira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao per-mitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Diabetes: a importância do diagnóstico precoce

Cientistas têm teste que pode diagnosticar câncer pelo smartphone

Os smartphones podem se transformar em uma fer-ramenta acessível para diag-nosticar certos tipos de câncer, indicou um estudo publicado na revista científica “Procee-dings of the National Academy of Sciences” (PNAS). Os auto-res propuseram um método baseado na difração, que permite o diagnóstico celular e molecular, até agora de difícil implantação, em smartphones. O sistema de difração digital (D3) usa micropartículas para gerar padrões de difração únicos que podem ser apren-didos pelo smartphone e processados por um servidor remoto, oferecendo um diag-nóstico que fica disponível em 45 minutos.

No estudo, os pesquisado-res aplicaram a plataforma D3 para examinar células pré-cancerosas e cancerosas e detectar o vírus do papi-loma humano, o HPV. “Este método poderia ser aplicado com bons resultados em re-giões onde o acesso médico é limitado”, defenderam os autores da pesquisa. Segundo os pesquisadores, o teste, que atualmente custa US$ 1,80 por diagnóstico, demonstra a viabilidade de um enfoque de diagnóstico baseado em smartphones e em regiões com recursos limitados.

Arrancar cabelos pode fazer mais fios crescerem, diz estudo

Arrancar os cabelos de uma forma específica pode fazer com que mais fios cres-çam no lugar, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos. Os pesquisadores fi-zeram experiências retirando cabelos de áreas com configu-rações de densidade distintas. Com isso, eles induziam o or-ganismo a reconhecer lesões com gravidades diferentes e, consequentemente, respon-der de forma diferenciada so-bre o tamanho do cabelo que deveria crescer de novo.

A equipe conseguiu provo-car o crescimento de 1.300 fios de cabelos arrancando 200. O estudo utilizou camundongos. No entanto, especialistas ain-da não estão seguros sobre a possibilidade de o estudo levar a uma cura para a calvície. Me-tade dos homens tem calvície aos 50 anos. A equipe da Uni-versity of Southern California investigava como folículos pilosos (que geram os fios) se comunicam para decidir quan-tos fios serão regenerados.

Em uma série de experi-ências, eles removeram 200 folículos pilosos de uma área circular da pele dos ratos. Quando a remoção foi feita com baixa densidade - removendo folículos em uma área de 6 milímetros de diâmetro - não houve nenhuma regeneração.

Page 8: Eco Curitiba 201

brasil08 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Existe forma mais eficiente

para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Page 9: Eco Curitiba 201

carros&motosNovo Celer é o primeiroChery brasileiro

produzido em sp

Novo Audi RS 3 Sportback chega em outubro Pág. 10

De olho no mercado de truckfood, Peugeot lança bistrô sobre rodas Pág. 11

Dafra e MV Agusta anunciam novo modelode negócios Pág. 10

Page 10: Eco Curitiba 201

10 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Triumph tem os clientes mais satisfeitosA Inglesa Triumph

Motorcycle conquis-tou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de clientes mais sa-tisfeitos, promovido pela revista especiali-zada Motociclismo. Ao todo, entre internau-tas e leitores, foram ouvidas 4000 pessoas e, desse total, 96% dos clientes da Triumph apresentaram plena satisfação com a marca.

A Triumph chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos, nesse curto espaço de tempo, já conquistou 12 prêmios.

“Esse resultado não nos surpreende, pois ele vem coroar um trabalho intenso e dedicado que todos nós prestamos, seja na venda e no pós-venda. E, essa satisfação nós observamos todos os dias. As motocicletas são perfeitas, têm design, desempenho e o serviço de oficina com profissionais bem treinados para atender as exigências europeias da marca”, destaca o gerente da Triumph CWB, Luiz Raymundo. Em Curitiba, a concessionária Triumph CWB chegou em junho de 2013 e, nesses quase dois anos, tem apresentado um crescimento expressivo, comprovan-do o quanto a marca está preparada para atender ao exigente público curitibano.

Hyundai lança edição especial do HB20A Hyundai Sevec traz para

Curitiba a mais nova versão da família HB20, o esportivo Spicy. O Spicy chega às con-cessionárias com motorização 1.0 e 1.6 e está disponível a partir de R$ 44.450,00. O compacto vem com kit aero-dinâmico, composto por saias laterais, difusor de ar traseiro e grade frontal hexagonal. No interior é possível contar com uma moderna central multimídia TV, com comando no volante, Os bancos são de couro, com costura cinza aparente.

“O Spicy está lindo, ele vem enriquecer uma marca de sucesso, que é o HB20. A esportividade combinou muito bem com as demais ver-sões do HB20”, destaca Fabio Zago, gerente da Hyundai Sevec. A edição é limitada a 3, 5 mil unidades e está à venda nas cores branco, prata e vermelho. O HB20 pode ser conferido nas lojas da Marechal Floriano, 3804, e no mais novo show room da Arthur Bernardes, 608, no bairro Portão.

Selo Opening Edition marca chegada RenegadePara marcar esse momento histórico de reinvenção do

segmento dos SUVs compactos, as primeiras 1.000 unidades produzidas do Renegade, nas versões Sport e Longitude, trarão o emblema Opening Edition nos para-lamas dianteiros. Símbolo de exclusividade, o selo não acrescenta nada ao preço sugerido do modelo, que parte de R$ 69.900. Cada uma dessas unida-des ficará marcada na história como uma das 1.000 primeiras produzidas no Polo Automotivo Jeep. Paralelamente a isso, os primeiros 1.000 clientes que se cadastraram no site www.jeep.com.br entre 9 de março e 5 de abril, e que comprarem um Jeep Renegade, receberão seus carros com um dos quatro acessórios Mopar à sua escolha: geladeira portátil, barras trans-versais de teto, protetor de banco para animais de estimação ou porta-objetos flexível – apenas uma fração dos 71 acessórios disponíveis para o Renegade. Vale destacar que mais de 30 mil interessados já se registraram para receber informações sobre a nova referência em SUVs compactos.

Sonoridade quente e profun-da, excitante aceleração e muita potência - os motores

cinco-cilindros da Audi são legen-dários. Potência de 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque - a Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais potente do segmento premium. Com seu poderoso motor turbo de cinco cilindros, o modelo de cinco por-tas acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente.

O multipremiado motor 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback gera 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque. O motor turbo de cinco cilindros acelera o modelo de cinco portas de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, mediante solicitação.

A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapida-mente que na versão anterior, direciona a força do 2.5 TFSI para o sistema quattro de tração integral. O sistema quattro conta com vetoreamento de torque ba-seado em software moderno e foi projetado, em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir. O novo Audi RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão. Em superfícies de baixa aderência, se desejar, é possível até realizar derrapagens controladas.

O chassi do modelo de cinco portas também estabelece novos parâmetros. Em comparação com o Audi A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. A direção progressiva, a suspensão esportiva RS específica e o con-

trole adaptativo dos amortece-dores opcional Audi magnetic ride foram projetados especialmente para o RS. Caso desejado, a Audi pode instalar discos de freios de cerâmica por trás das rodas de 19 polegadas - uma novidade no seg-mento dos compactos premium. O pacote completo do Audi RS 3 Sportback é complementado pelo preciso detalhamento interno e externo e uma generosa relação de equipamentos.

O 2.5 TFSI do novo Audi RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e sua experiência acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência 1- 2 - 3 - 4 - 5 da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi. Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experi-ência sonora ainda mais intensa,

que varia com a solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps através do sistema Audi drive select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases. Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um sis-tema de escapamento esportivo como opção.

Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da Audi que lideraram nos ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, o RS de 1994, tam-bém contava com este motor. O cinco-cilindros retornou em 2009 no Audi TT RS. Ele passou para o RS 3 Sportback em 2011 e, dois anos depois, para o RS Q3. O mo-tor de 2,5 litros foi eleito “Motor Internacional do Ano” em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.

Novo Audi RS 3 Sportback chega em outubro

Na segunda-feira (13/4), a Dafra Motos e a MV Agusta anunciam mudanças no formato da operação no País. A partir do próximo dia 1º de junho, a subsi-diária brasileira assume a gestão da marca italiana em território nacional, sendo responsável pela distribuição das motocicletas, pós-venda e comunicação.

“Ao possibilitar que companhias mundiais pudessem vir para o Bra-sil de forma consistente e susten-tável não só fortalecemos nossa empresa, mas contribuímos de fato para a história do segmento de duas rodas no nosso País”, afir-ma Jose Ricardo Siqueira, gerente de marcas da DAFRA. “Cumprimos

Dafra e MV Agusta anunciam novo modelo de negócios

nosso papel de reintroduzir a mar-ca no mercado nacional. Agora, a partir da reestruturação global a qual a companhia passa, seguimos com atribuições mais limitadas, o que nos permitirá concentrarmo-nos em outros projetos.”

Esta nova fase da MV Agusta no País faz parte de um movi-mento global iniciado no final de 2014 com o fechamento de um acordo inédito de cooperação com a alemã Mercedes-AMG, empresa do Grupo Daimler AG, que alterou a configuração societária da com-panhia italiana (AMG possui atu-almente 25% das ações) e incluiu atividades nas áreas de vendas e marketing.

Page 11: Eco Curitiba 201

11Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

Peugeot lança bistrô sobre rodas

foodtrucks

A Peugeot lançou uma novida-de saborosa para quem gos-ta de boa comida. Apelidado

de “Bistrô do Leão”, o foodtruck ganha as ruas de Paris para se apresentar como o modelo de inovação da marca, que combina experiências inovadoras para for-necer alimentos de alta qualidade em qualquer lugar da cidade.

O Peugeot Foodtruck foi idea-lizado e projetado pelo Peugeot Design Lab e realizado pelo estúdio da montadora. O novo restaurante sobre rodas foi apre-sentado no Milan Design Week 2015, antes de ir para o Pavilhão francês na Feira Mundial de 2015, na Expo Milano, onde o tema será “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”.

O foodtruck Peugeot é compac-to e perfeitamente adequado para o ambiente urbano. Sua frente

curta e parte traseira favorece as manobras nas cidades, onde o espaço é pequeno, enquanto que a sua longa distância entre eixos permite utilizar um volume de carga considerável. Uma vez no local, o veículo abre suas “asas” para dobrar sua largura passando a oferecer um espaço versátil, que pode ser facilmente adaptado a uma variedade de ambientes e eventos.

O “Bistrô do Leão” inclui áreas de preparação de alimentos e be-bidas e montagem das refeições, bem como a nova plataforma de música digital lançada pela marca, Peugeot Music, que oferece rádio web e playlists exclusivas.

Para garantir que todos tirem o máximo proveito da experiência, o Peugeot Foodtruck vem equi-pado com todo o equipamento necessário para alimentar 30

clientes confortavelmente dentro do bistrô móvel. Também é pos-sível assistir a cada movimento do chef, graças a uma tela de 46 polegadas e um conjunto de oito alto-falantes e 32 tweeters, estrategicamente colocados nas extremidades do veículo, para garantir uma ótima experiência de audição.

A bordo, a cozinha tem duas chapas para grelhar alimentos e quatro queimadores de indução, bem como uma fritadeira. O siste-ma de ventilação garante a quali-dade do ar ideal e um refrigerador de 400 litros num compartimento sob os pés mantém os alimentos sempre frescos. Uma geladeira de 350 litros resfria as bebidas, e uma máquina de café expresso profissional proporciona aos clientes um delicioso café para concluir as refeições.

O sedã mais sedutor do mercado terá até o final de abril uma relação custo-be-nefício ainda mais atraente: taxa 0% de financiamento para todas as versões! Uma excelente oportunidade para colocar na garagem um au-tomóvel que se destaca pelo desempenho, tecnologia, beleza, conforto e prazer ao dirigir.

Os compradores das ver-sões Origine e Tendance 2.0i 16V FLEX, tanto com câmbio manual quanto automático, poderão usufruir da taxa 0% pagando um mínimo de 60% de entrada nas com-pras financiadas em até 18 meses. Como exemplo, a versão Tendance 2.0i 16V FLEX BVA passa a ser ofe-recida com uma entrada de R$ 41.100,00 e 18 parcelas fixas de R$ 1.615,11.

Já para as versões Ten-dance e Exclusive equipadas com o recém–lançado motor THP FLEX, de 173 cv, as condições para a taxa 0% são de 50% de entrada nos financiamentos de até 24 meses. É o caso do C4 Lounge Tendance THP FLEX, que tem entrada de R$ 41.245,00 e 24 parcelas fixas de R$ R$ 1.806,98.

“Estamos oferecendo uma ótima condição de compra para o C4 Lounge, modelo que se tornou a nova refe-rência de qualidade e dirigi-bilidade no segmento sedã. O momento de realizar um bom negócio é agora“, afirma Frédéric Chapuis, diretor de Vendas da Citroën do Brasil.

Moderno, instigante e sedutor, o novo C4 Lounge, projeto global da Citroën, traz todos os atributos do

conceito “Créative Technolo-gie”. Equilibrado e inovador, o C4 Lounge representa a visão da marca de um sedã moderno e dinâmico, por meio de conceitos marcantes em termos de estilo, prazer ao dirigir e requinte.

Um produto desenvolvi-do e produzido na América Latina para se estabelecer como uma nova referência de qualidade em um segmen-to que tem claros os valores que privilegia: prestígio, habitabilidade, conforto, confiabilidade, design e ra-cionalidade.

Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso o que oferece o novo sedã. Com medidas generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), o modelo apresenta visual insinuante e sedutor, além de muito conforto interno.

Completo, o modelo possui equipamentos diferenciados e exclusivos, como sistema Keyless e Botão Start/Stop, sistema de navegação GPS MyWay com mapa do Brasil e tela colorida de 7”, câmera de ré com tela colorida 16/9, SAM (Smart Alert Move), 6 airbags, painel de instrumen-tos personalizável, teto solar eletrônico, ar condicionado bi zone com função Restore, entre outros.

Nova referência de prazer ao dirigir em seu segmento, Citroën C4 Lounge está dis-ponível com dois motores (Turbo THP de 173 cv e 2.0 16V Flex de 151 cv), caixa manual ou automática se-quencial de seis marchas e conjunto mecânico superior.

Citroën C4 Lounge tem taxa “zero” para todas as versões

A Nissan Motor Company come-ça a vender em maio, no Japão, a versão híbrida do utilitário esporti-vo Nissan X-Trail. Equipado com o motor híbrido MR20DD, de 2 litros, o modelo traz ao mercado uma ex-periência de dirigir muito agradável, além de uma poderosa aceleração e grande silêncio interno.

A geração atual do Nissan X-Trail foi muito bem aceita pelos consumidores em diversos paí-ses por conta da sua excelente dirigibilidade, garantida por meio de equipamentos como o sistema 4X4-i e avançadas tecnologias de controle de chassis adotadas pioneiramente no modelo. Outras novidades são os freios de emer-gência, o monitor Around View e o sistema de estacionamento Intelligent Park Assist.

O sistema de dupla embre-agem inteligente desenvolvido pela Nissan é altamente eficiente, pois impulsiona as rodas regene-rando eletricidade por meio de um motor. No modo EV (veículo elétrico), em situações de velo-cidade mais alta, o sistema tem o máximo da eficiência em re-generação. Dessa forma, o novo X-Trail híbrido tem um consumo de combustível de 20,6 km/l.

O motor de 2 litros MR20DD melhora seu desempenho com a remoção da correia auxiliar e adotando óleo de baixa fricção. O câmbio XTRONIC CVT combinado a esse propulsor adota o mesmo controle de mudança de marchas dos veículos a gasolina, o que contribui para a eficiência de consumo de combustível e forte

aceleração.A bateria de ion-lítio de alta

potência é capaz de recarregar rapidamente, o que contribui para a velocidade, controle preciso do motor elétrico e da transmissão, o que garante partidas suaves e rá-pidas mudanças de marcha. Além disso, graças ao tamanho com-pacto da bateria, o novo Nissan X-Trail híbrido tem capacidade de carga superior a 400 litros.

Nissan anuncia versão híbrida do X-Trail

Page 12: Eco Curitiba 201

12 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

A Chery Brasil anunciou na ter-ça-feira (14/4) o lançamento do primeiro modelo da marca

fabricado na recém-inaugurada planta de Jacareí (SP): o Chery Novo Celer. Disponível nas versões hatch e sedã, o Novo Celer chega com novidades especialmente de-senvolvidas para atender o elevado padrão de exigências do consumi-dor brasileiro, que valoriza estilo, qualidade, acabamento interno, modernidade e tecnologia.

Assim, o brasileiríssimo Novo Celer é um veículo com atributos e atrações únicos. Conta com a robus-tez, qualidade e performance típicas dos modelos produzidos no Brasil, com a esportividade e a dirigibilida-de dos compactos e com o conforto, espaço e tecnologia desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa & Desen-volvimento da Chery Brasil, que se dedicou 100% ao projeto nacional. É, portanto, um novo carro.

DEsign impaCtantEExternamente, o Novo Celer re-

cebeu atualizações de design para marcar ainda mais a forte persona-lidade do modelo, capaz de manter o desejo mesmo com o passar do tempo. Seu visual está ainda mais harmonioso, graças às curvas late-rais que seguem um equilíbrio que transmite mais esportividade ao modelo e às linhas inspiradas na água, que aumentam o sentimento de movimento rápido. No sedã, o novo design das lanternas, mais compridas e avançando sobre a tampa do porta-malas, reforça o tom sofisticado do veículo. A tampa do porta-malas também é nova, com vinco central e maior destaque à logomarca da Chery.

mais ConfortoO Celer vem completo de série,

com ar-condicionado, airbag duplo, computador de bordo, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, direção hidráulica, faróis com ajuste

elétrico, freios ABS com EBD (dis-tribuição eletrônica de frenagem), sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.

Por dentro, as mudanças no Novo Celer são ainda mais profundas. Começam pelo painel, com novo desenho muito mais envolvente e harmonioso, com molduras hexago-nais nos instrumentos (velocímetro e conta-giros) e computador de bordo ao centro, que mostra todas as in-formações para o motorista: nível de consumo, nível do combustível, sensor de estacionamento e alarme de abertura de portas. O console cen-tral está mais arrojado e requintado, abriga o Chery Media System (Rádio AM/FM, CD Player, MP3 e entrada USB), e controles de ar-condicionado, acionamento dos faróis e abertura do porta-malas, enquanto os bancos contam com novos conceitos para melhorar a ergonomia e o conforto de todos a bordo.

motorizaçãoÁgil. Este é o principal significado

de Celer, palavra derivada do latim “celere”. E assim é o Chery Novo Ce-ler. Ambas as versões são equipadas com motor ACTECO 1.5 16V Flex, também produzido no Brasil e que acaba de receber nova calibração, contando agora com potência de 113 cv a 6.000 rpm quando abas-tecido com etanol e 109 cv a 6.000 rpm com gasolina, e torque máximo de 152 Nm a 4.000 rpm (etanol) e 140 Nm a 4.000 rpm (gasolina).

Acoplado ao motor, uma trans-missão manual de cinco veloci-dades faz com que o Novo Celer atinja a velocidade máxima de 175 km/h.E, para completar o conjunto mecânico, o Novo Celer conta com suspensão tipo McPherson na dianteira, com mola helicoidal e amortecedor telescópico de dupla ação, e na traseira sistemasemi-independente com braço oscilante longitudinal.

Novo Celer é o primeiro Chery brasileiro

Page 13: Eco Curitiba 201

13Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

A designer de interiores

Priscila Viana no coquetel da Impermix, que

apresentou a coleção 2015

da loja.

Alessandra e Waldomiro Fávero, leia-se Adega Brasil, com Eloísa Hultmann, diretora social do Alphaville Graciosa Clube, na 1ª Festa do Chopp do local.

Antônio More

Mar

celo

Coz

zo

As médicas Maiara Rodigheiro e Adriana

Vidal Schmidt em jantar realizado ao final do V

Meeting Doctor.

Gerson Lima

Page 14: Eco Curitiba 201

entretenimento14 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

Nas bancas e livrarias

50 Desafios

para mudar sua maneira de pensar

www.coquetel.com.br

BANCO 48

MOOTREINACASE

XARAVRVRAISESC

CINTILANTETOOOII

PTASADRAMORAALI

ACOSEZPREDATORI

IELRÇINVILÃ

IMPEDIMENT

A

M

G

F

O

OI

B

A

Apresenta-dora do

"Esquen-ta!" (TV)

O troncoque podeabrigaranimais

Vídeos po-pulares quecirculam

na internet

Escrever(a senha)para nãoesquecer

Galpõespara esto-cagem decereais

A primeiratecla docompu-tador

Variedadede esmal-

te para as unhas

Assimilapor respi-ração ouinalação

Antigomaterialde teclasde piano

Principaldestino

turístico daIndonésia

A pescaque lesa oequilíbrioecológico

"(?) Man",filme com

TomCruise

Persona-gem comoa Mulher-Gato (HQ)

A últimaconsoantede "em-

barcação"

Símbolode peso,em Física

País natal da pintoraFrida Kahlo

Triste, em inglês

O gover-nante co-mo NeroMoléculade ener-

gia (sigla)

Lance veri-ficado pelo"tira-tei-ma" (fut.)

Volume deuma obraFruto degeleias

"Apelido" do membroda igreja

evangélica

Atividade mineradorafeita por particulares

(?) Brasil:tem 58,5 km (RJ)

Prática comum de em-presas para o serviço

de limpeza

Tira da cintura da calçaAzeite

de (?): com ele éfrito o acarajé

Forma afá-vel para

se dirigir àmãe do pai

A vogaldo meio

"Registro",em RG

(?) Áurea: aboliu a es-cravaturano Brasil

Resina avermelhadaque serve de verniz

O chefe de James Bond (Cin.)

3/sad. 4/rain. 6/virais. 7/avenida — garimpo. 13/terceirização.

horóscopo

Aos 28 anos, Klebber Toledo arrancou suspiros ao viver Leonardo em Im-pério, última novela das 9 e está nvolvido agora em outros projetos, como o filme Vai que cola e a peça Aonde Está Você Agora?. sobre a carreira, Klebber contou à publicação que não poderia estar mais contente. “Estou traba-lhando, feliz, realizado, não posso reclamar”, disse.

Questionado sobre as consequências da fama, ele contou: “Nunca parei para pensar nisso. Não me atrai essa história de ser famoso, o que me deixa envaidecido é o reconhecimento do meu trabalho, que me dedico e estudo muito para sair

bem feito.” o ator se re-velou ainda amante de esporte e dos animais. “Adoro animais, tenho uma gata, mas em breve quero mudar para uma casa para ter um canil também”, afirmou.

Em entrevista, ele dis-se estar tranquilo e sem se preocupar com um novo amor. “Estou viven-do minha vida. Meu foco é meu trabalho e, se alguém aparecer no meio do ca-minho, que legal! Amo muito, não está faltando amor, não”, disse. sobre o término com Marina ruy Barbosa, que também esteve em Império, ele é lacônico. “olha para mim: estou ótimo, isso é passa-do”, conclui, sorrindo.

A apresentadora do superstar, Fernanda Lima declarou que o nervosis-mo rola durante o progra-ma, por causa das bandas que passam pelo palco: “A gente nunca sabe o que vai acontecer. Fico nervosa por eles, com o coração apertado. Aquilo que você estava falando, o lance das famílias, tan-tos anos que eles estão na estrada. A gente está ali para o que der e vier, segurar qualquer peteca para o ao vivo, mas o lance é a torcida pela música”.

Questionada, Fê Lima revelou o gosta de ouvir. “sei que é uma resposta

clichê, mas sou muito eclética. Vou de rock ao reggae, gosto de ver o que está acontecendo na atualidade. Agora, tenho ouvido muito a sia, ela me emociona muito”, conta a lora.

Fernanda fala ainda sobre o gosto musical dos filhos. Ela conta que eles são bem rock and roll. “Às vezes, a gente está voltando de viagem e eles pedem: ‘Mãe, põe rock bem alto’”, ela entrega, aos risos, revelando ainda que eles estão numa ‘vibe’ bem Michael Jackson: “perguntam tudo sobre ele e querem aprender a dançar ‘Moonwalk’”.

Fernanda Lima revela gosto musical dos filhos: ‘Pedem rock bem alto’

Klebber Toledo, sobre carreira: “Estou realizado”

Page 15: Eco Curitiba 201

15Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

O significado e o legado de Michael Jackson ainda permane-cerão vivos por muitas gerações. Prova disso é o sucesso do show “Tributo ao Rei do Pop”, estrelado por Rodrigo Teaser e considerado o maior espetáculo da América Latina em homenagem ao astro norte-americano, que retorna a Curitiba após um ano devido ao grande sucesso na capital para-naense. Com realização da Prime, a apresentação que recria toda a estrutura das principais perfor-mances do Rei do Pop, acontece no próximo dia 02 de maio, no palco Teatro Positivo Grande Auditório às 21h15. O processo de pesquisa e investimento para a concepção do show durou dois anos, contando, inclusive, com entrevistas feitas com os inte-grantes originais da produção do Michael Jackson.

No repertório, grandes clássi-cos como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat it”, “Smooth Criminal”, “Bla-ck or White”, entre outros, na voz e performance de Rodrigo Teaser e banda ao vivo. O show conta com elementos que compunham a produção de Michael Jackson como bailarinos, efeitos pirotéc-nicos e especiais, elevadores de

palco e vídeos produzidos espe-cialmente para o show.

As coreografias, assim como os arranjos e figurinos, são reprodu-ções exatas dos originais. Inclu-sive é o único show da América Latina com o aval do bailarino e coreógrafo LaVelle Smith, respon-sável pelas principais performan-ces de Michael Jackson. No final do ano passado, LaVelle fez uma participação especial em uma das apresentações de Rodrigo Teaser. Foi a primeira vez que ele subiu em um palco desde a morte de Michael Jackson. LaVelle também já trabalhou com Beyonce, Janet Jackson, Rihanna, Rolling Stones, Ricky Martin, Chris Brown, entre outros artistas. Segundo LaVelle, o Tributo ao Rei do Pop se des-taca pela riqueza de detalhes, a união de muitos talentos e o compromisso sério em fazer um verdadeiro tributo a seu amigo, o Rei do Pop. Ainda segundo La-Velle, além do estudo e dedicação, Rodrigo traz semelhanças que vão além daquelas que o público pode notar e isso o torna ainda mais especial.

A trupe que consiste o espetá-culo é formada por 8 bailarinos, uma super banda com bateria,

Rodrigo Teaser estrela tributoao Rei do Pop no Teatro Positivo

teclados, guitarra e baixo, 2 ba-cking vocals e todos os elemen-tos cênicos. como telão de led e efeitos pirotécnicos. Considerado o maior tributo já feito na Amé-rica Latina e um dos maiores do mundo, o show demandou dois anos de pesquisa e investimento para chegar o mais próximo da realidade que era assistir ao show de Michael Jackson.

Os curitibanos do Lou Dog se apresentam no domingo, dia 19 de abril, no Crossroa-ds, a partir das 20 horas, em Curitiba, e como convidado especial para esta edição, eles trazem seus conterrâneos do Trombone de Frutas, para mostrar o “rock experimental paranaense do mundo”, como a própria banda define.

Recém chegado de sua primeira turnê pela Argen-tina, o Trombone de Frutas traz no repertório o “Chanti, Charango?”, lançado no ano passado. O disco, viabilizado por financiamento coletivo, traz os primeiros registros da banda, gravado no conceitu-ado estúdio carioca Toca do Bandido. Com atuações diver-tidas, letras curiosas, camisas coloridas e melodias que não saem da cabeça, o sexteto é considerado uma revelação da cena de Curitiba e um dos shows mais intensos da ci-dade. O jazz aparece em boa parte dos acordes dissonan-tes, assim como o funk-groo-ve, além de muita latinidade e bom humor. O Trombo-

ne de Frutas surgiu em 2011 e é formado por Conde Baltazar (vocal), Rodrigo Chaves (baixo), João Taborda (bateria), Lauro Ribeiro(trombone, voz), Thiago Ramalho (guitarra) e Marc Olaf (piano, flauta transver-sal). Ainda para 2015, a banda planeja uma turnê europeia, e a gravação do segundo disco.

Enquanto isso o Lou Dog, formado por Thiago “Trosso” (guitarra e vocal), Guilherme Lepca (trombone e vocal), Lucas “Picanha” (guitarra e vocal), Eduardo “Sombra” (baixo e vocal) e André “Déko” (bateria), tem sete anos de estrada e ficou conhecido inicialmente como cover da banda californiana. Sem rótulos, a banda vai do reggae ao rock, passando pelo ska e até pelo punk. A combinação de uma pegada rock, um set list maciço e quatro vocais, renderam sucesso para o grupo, princi-palmente na cena curitibana, cativando um público fiel.

O grupo no ano passado o álbum, intitulado “Always Lost or Found”, terceiro tra-balho da carreira que traz dez faixas inéditas e é basi-camente um divisor de fases do quinteto curitibano. Como o nome e a arte indicam, ele é uma extensão do disco anterior, Never Odd or Even (2013), com músicas compos-tas na mesma época e que não haviam sido gravadas.

Bandas paranaenses se apresentam no palco do Crossroads

Page 16: Eco Curitiba 201

especial16 Curitiba, 17 a 20 de abril de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba