ECO Curitiba 286

16
música Joelma estreia carreira solo, agita fãs e alfineta: ‘Tomei as rédeas de tudo’ QUINTA 24/03 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 25/03 SÁBADO 26/03 DOMINGO 27/03 TERÇA 22/03 QUARTA 23/03 Mín.: 15 Máx.: 23 Mín.: 14 Máx.: 25 Mín.: 18 Máx.: 27 Mín.: 16 Máx.: 25 Mín.: 17 Máx.: 24 Mín.: 16 Máx.: 25 Pág. 06 eco curitiba curitiba, 22 a 24 de março de 2016 | ano iv | edição 286 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco MÚSICA A CANTORA SUECA MAPEI , “DONA DO HIT ´DON´T WAIT´, AMANHÃ EM CURITIBA, PELA PRIMEIRA VEZ NO HARD ROCK CAFE Pág. 14 Papa Francisco alcança 1,6 milhão de seguidores As primeiras publicações mostram detalhes do Pon- tífice durante oração. Segundo o prefeito da Secre- taria para as Comunicações do Vaticano, monsenhor Dario Viganò, a ideia é mostrar o aspecto emocional deste pontificado. A presença do papa nas redes sociais segue o caminho sugerido por ele em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, onde diz que a internet pode ser bem utilizada para promover o crescimento de uma sociedade saudável e aberta à partilha.

description

Moderno: Papa Francisco cria conta no Instagram para ficar mais próximo dos fieis

Transcript of ECO Curitiba 286

Page 1: ECO Curitiba 286

música Joelma estreia carreira solo, agita fãs e alfineta: ‘Tomei as rédeas de tudo’

quinta24/03

Previsão do TemPoFonte:

SeXta25/03

SÁBaDo26/03

DoMinGo27/03

terça22/03

quarta23/03

Mín.: 15Máx.: 23

Mín.: 14Máx.: 25

Mín.: 18Máx.: 27

Mín.: 16Máx.: 25

Mín.: 17Máx.: 24

Mín.: 16Máx.: 25

Pág.

06

eco curitibacuritiba, 22 a 24 de março de 2016 | ano iv | edição 286 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

músicaa cantora sueca maPei ,

“Dona Do hit ´Don´t Wait´, amanhã em curitiba, Pela

Primeira vez no harD rock cafe Pág. 14

Papa francisco alcança 1,6 milhão de seguidoresAs primeiras publicações mostram detalhes do Pon-tífice durante oração. Segundo o prefeito da Secre-taria para as Comunicações do Vaticano, monsenhor Dario Viganò, a ideia é mostrar o aspecto emocional deste pontificado. A presença do papa nas redes

sociais segue o caminho sugerido por ele em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, onde diz que a internet pode ser bem utilizada para promover o crescimento de uma sociedade saudável e aberta à partilha.

Page 2: ECO Curitiba 286

ECO CuritibaCuritiba, 22 a 24 de março de 2016 | Ano IV | Edição 286 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

músicaa cantora sueca maPei ,

“Dona Do hit ´Don´t Wait´, amanhã em curitiba, Pela

Primeira vez no harD rock cafe Pág. 14

Page 3: ECO Curitiba 286
Page 4: ECO Curitiba 286
Page 5: ECO Curitiba 286

geral04 Curitiba, 22 a 24 de março de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

TECNOLOGIA

DETRAN. 5 ANOS SEM

ESTACIONAR.Tudo o que você vai ler

aqui aconteceu nos últimos

5 anos. Um tempo curto,

mas sufi ciente para o Detran-PR

fazer uma revolução no

atendimento prestado a você.

Melhor infraestruturaMais de R$ 23 milhões em reformas e reparos em 66 unidades e na construção de 2 CIRETRANs.

Vistoria digitalUm sistema inédito no Brasil. Sem burocracia, em tempo real e com dados mais precisos. Escola Pública de Trânsito16 estúdios e 64 telessalas levam treinamento de qualidade para cidadãos de todo o Paraná. Detran FácilPlataforma online que dispensa a necessidade de ir até uma unidade física do Detran para realizar uma série de serviços. O acesso pode ser feito por qualquer computador ou pelos 231 totens de autoatendimento, disponíveis nas CIRETRANs, shoppings e supermercados, em 163 cidades. Leilões de reciclagemVeículos que ocupam há tempos os pátios do Detran e das polícias agora são transformados em material de construção. Distribuição inteligente de vagasMenor espera pelo exame prático de direção, por meio de um sistema que calcula o número de vagas para cada autoescola, conforme o número de alunos.

Quadro próprio de servidoresPrimeiro órgão público do Brasil a adotar um modelo que garante que cargos gerenciais sejam atribuídos por critérios técnicos e destinados a servidores estatutários. Junta Médica e Psicológica de TrânsitoCandidatos de fora da capital podem recorrer a uma segunda avaliação psicológica sem precisar se deslocar até Curitiba.

Equipamentos novosTodo o parque de computadores do Detran-PR foi substituído, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e melhor atendimento aos cidadãos.

Sinalização viáriaMais de R$ 40 milhões investidos em sinalização horizontal e vertical em 279 municípios.

PR utiliza sistema de monitoramento de desastres do JapãoA

Defesa Civil do Paraná reuniu integrantes da Coor-denadoria e do Conselho Es-

tadual de Proteção e Defesa Civil para participar de um workshop sobre os novos equipamentos utilizados no Estado para o mo-nitoramente de desastres. São câmeras e sensores instalados em três pontos do Paraná, nos rios Nhundiaquara, em Morretes, Marrecas, em Francisco Beltrão, e Iguaçu, em União da Vitória. Os equipamentos captam e disponi-bilizam imagens em tempo real, o que permite um acompanhamento fiel e a distância.

A tecnologia faz parte de um acordo da Defesa Civil com duas empresas japonesas – JRC e a E-trust – e permanecerá em período de testes por um ano, sem custos

para o Estado. Desde 2012, por meio da Agência de Cooperação no Japão, a Defesa Civil vem desenvolvendo parcerias com o governo do japonês.

“A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil tem buscado parcerias e tecnologias em outros locais do mundo, vi-sando ações para reduzir o risco de desastres para trazer mais segurança às pessoas que moram no Paraná”, afirma o coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Edmilson de Barros.

Em casos de inundações e cheias, o sistema garante maior tempo hábil para a Defesa Civil alinhar informações com os muni-cípios e agir mais rapidamente, o que possibilita alertar a população

dos municípios e tomar as devidas providências. Em União da Vitória também foi instalado um sensor que faz a leitura do nível do Rio Iguaçu de dez em dez minutos.

“Isso tudo vai facilitar o envio de informações aos municípios para que eles possam tomar de-cisões adequadas, acionar os seus planos de contingência e colocar a população em área segura, se for preciso”, explica o tenente-coronel Barros. O monitoramento será feito pela Defesa Civil com acesso também no Japão, no Simepar e no Instituto de Águas do Paraná.

A partir de agora, quando a Defesa Civil receber uma infor-mação referente a algum tipo de risco ou relacionada à elevação do nível dos rios, o órgão analisará a situação e emitirá alertas.

Governo do Estado lança o Portal Paranaense da Microempresa

O Governo do Estado lan-çou o Portal Paranaense da Microempresa. O lançamento foi feito pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Bar-ros, durante a XIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizada em Curiti-ba. Foi também assinado um acordo de cooperação técnica entre o governo estadual e o Sebrae, que prevê rodadas de negócios e capacitação pro-fissional de empreendedores paranaenses.

“O Portal tem como obje-tivo ser uma ferramenta de auxílio às empresas de micro e pequeno porte, com muitas informações para que as deci-sões tomadas por essas empre-sas sejam sempre as melhores possíveis”, disse o secretário Sílvio Barros.

Além do governo estadual, participaram da Convenção Nacional representantes do Se-brae, Federação das Indústrias do Paraná, Federação do Co-mércio do Paraná, Federação de Agricultura do Estado do Paraná e da Federação Nacio-nal dos Contabilistas.

PORTALO Portal Paranaense da

Microempresa disponibiliza todos os serviços e programas relativos ao Estatuto da Micro e Pequena Empresa, mantidos pelo Estado do Paraná, ou por instituições de apoio e fo-mento. Também contém toda a política estadual referente ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte paranaenses previsto na Lei Complementar (estadual).

Os usuários podem ter aces-so a múltiplos assuntos, desde como criar uma empresa a informações sobre programas como o “Empresa Fácil Para-ná”, passando pelos requisitos necessários ao licenciamento dos diversos órgãos estaduais. Também podem ser acessados os programas estaduais exis-tentes na área de tecnologia e inovação; crédito; educação empreendedora; relações do trabalho; empreendedores rurais; turismo e acesso fa-cilitado à justiça, como aos juizados especiais de pequenas causas, à conciliação e ao arbi-tramento.

Page 6: ECO Curitiba 286

05Curitiba, 22 a 24 de março de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

geral

Mutirão de Conciliação convoca contribuintes para negociar dívidas executadasD

evedores de tributos mu-nicipais, cujas dívidas te-nham sido executadas pela

Justiça, terão a oportunidade de saldar os débitos em um Mutirão de Conciliação programado para acontecer até quarta-feira (23). São 8.875 devedores que estão sendo intimados por cartas en-viadas pelo Poder Judiciário do Paraná. O mutirão será realizado no 1º andar do Palácio 29 de Mar-ço, sede da Prefeitura Municipal de Curitiba.

A iniciativa tem a finalidade de regularizar dívidas executadas judicialmente do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviço (ISS), além de outros débitos de natureza tri-butária e não tributária, desde que vinculadas a uma indicação fiscal. O programa oferece condições vantajosas para quem quer acer-tar seus débitos, com descontos de até 90% no valor dos juros e 80% no valor da multa.

O atendimento acontecerá ex-clusivamente no 1º andar da sede

da Prefeitura, onde serão insta-lados 40 postos de atendimento. Na terça-feira (22) e quarta-feira (23), entre 8h e 17 horas.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo serviço de informações 156 ou pelo telefone 3350-8484.

Débitos DE iPtUProprietário do imóvel: RG, CPF, documento do imóvel registra-do em cartório que comprove a aquisição (caso não esteja em seu nome na PMC).Procurador: documentos acima mais procuração simples.

Débitos DE iss (EmPrEsa)Sócio: contrato social ou docu-mento de constituição da empresa devidamente registrado em órgão competente, mas RG e CPF.Procurador: documentos acima mais procuração simples.

DEmais Débitos – PEssoa físiCaContribuinte: RG, CPFProcurador: documentos acima mais procuração simples.

Page 7: ECO Curitiba 286

entretenimento06 Curitiba, 22 a 24 de março de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Curitiba ganha nos próximos dias um novo label de festas que promete movimentar

a capital paranaense. Com re-alização da Loyalty Agency e Ópera Arte, no dia 23 de março acontece a primeira edição da “Hip Rock”, que traz um conceito com o que há de mais refinado e diferenciado da soul, black music e hip-hop. O evento será realizado no badalado 3rd Floor do Hard Rock Cafe Curitiba (R: Buenos Ai-res, 50), a partir das 21h30. Para a estreia, a convidada especial é cantora sueca-americana Mapei, dona do hit “Don’t Wait”, que compôs a trilha sonora da novela A Regra do Jogo. Completam o line-up, a dj sueca Neva Deelay e o dj Aka Dias.

Com mais de 8 milhões de vi-sualizações no Youtube do vídeo oficial de “Don’t Wait”, Mapei desembarca no Brasil para três apresentações. Além de Curitiba, ela passa ainda por São Paulo e Rio de Janeiro. A cantora traz ao país um novo projeto, com

pocket-show que faz em conjunto com a DJ Minou, um dj set de hip-hop. No repertório, devem fazer parte ainda “Come On Baby”, pon-tuando o soul, o pop e o hip-hop num plano eletrônico contagiante, “Keep It Cool”, entre outras.

Em 2014, o mundo conhecia Mapei, que chamou a atenção com o single “Don’t Wait”, mistura fina de batidas quase funkeadas com arranjos e vocais que miravam um R&B/pop mais moderninho. O disco de estreia, intitulado Hey Hey, foi lançado em 2015. Mapei faz sua música soar acessível fazendo suas influências, como Donna Summer, Diana Ross, Missy Elliott, Michael Jackson, ditas por ela mesma, refle-tirem em suas músicas dançantes e envolventes onde o pop, o hip-hop e a disco music funcionam como agregados valiosos na essência negra da cantora.

Para os fãs que tiverem inte-resse em conhecer a Mapei, terá o Meet & Greet com a artista, a partir das 20horas, com um co-quetel exclusivo.

MAPEI VEM A CURITIBA“Dona do hit ´Don´t Wait´, a cantora sueca desembarca pela primeira vez na capital paranaense, no próximo dia 23 de março, para o lançamento do label ´Hip Rock´, que acontece no badalado 3rd Floor do Hard Rock Cafe Curitiba”.

Joseph Fiennes retrata mistérios da fé em ‘Ressureição’

A fé de um centurião ro-mano é posta em xeque em Ressurreição, filme de Kevin Reynolds com Joseph Fiennes no elenco. O longa chega às telas brasileiras pouco antes da Semana Santa e engrossa a lista de filmes com temática religiosa deste ano.

Servindo o exército roma-no há 25 anos, o ambicioso e incrédulo Clavius é destacado por Pôncio Pilatos para loca-lizar o corpo de Jesus, que os fiéis julgavam ressuscitado e os judeus não acreditavam. A

procura de Clavius é usada por Reynolds como uma metáfora da busca pela fé. Em entrevis-ta à imprensa internacional, Joseph Fiennes ressalta o fim “emocionante e surpreenden-te” de Ressurreição e ainda afirma que o filme o ajudou a aumentar a fé em Cristo.

Para recriar as batalhas e as cenas em que Clavius se põe frente a frente com Jesus, o diretor abusa de cenários grandiosos e efeitos especiais, o que pode ser de encher os olhos.

Page 8: ECO Curitiba 286

Curitiba, 22 a 24 de março de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

showbizz

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

COQUETEL MOBILE

BAIXE agora!BOMBA e PIRÂMIDE

Agora com os novos jogos

www.samsungapps.com

BANCO 38

AASPREMOVEDOR

LTDAABUSAIGALOWNGROIEATOAESTILOSUBITOD

VELAADOMRLPARCO

TOLERARRNCTIOTEUS

ISAPEZTCEUODRORGULHOSO

ASIAPADRES

MA

Sãovendidosno sex-

shop

(?) Motta,cantor ecompo-

sitor

O deesmalte éa acetona

Age comexcessos

Vogaisde "rei"

Maneirapessoal

de vestir-se

Que não égordo

Grupo dedança

clássica

De (?): derepente

Explica-ção co-

mum parao talento

Animalgrande e

espantoso(pl.)

A frentedo barco

A Sétima(?): o

Cinema

(?) doTriunfo,atraçãofrancesa

RioGrande

do Norte(sigla)

Capimpara

cobrirpalhoça

Centro deTerapia

Intensiva(sigla)

Sensação na pele,

após o beliscão

Últimacasa do

jogo da a-marelinha

A vogaldo jogo da

velha

HighDefinition

(sigla)

Conjun-ção queindica

condição

Sacerdotecatólico

(pl.)

Médico sanitaristabrasileiro

Materialdo sabão

Choro;lágrimas

Feiticeiro;bruxo

Aquele que dágarantiaem títulode crédito

Os (?): a tua famíliaA "carne"dos frutos

O machoda galinha(?) Cortez,

ator

Continentedo Japão

Soberbo

Extrai olíquido

(?) John-son, ator

Peça docastiçalAceitar;suportar

O discode vinil51, em

romanos

Comer,em inglês

Estou (bras. pop.)

Limitada(abrev.) G A L O

3/eat. 4/arco — sapê. 6/súbito. 7/tolerar.

horóscopo

Joelma estreia carreira solo, agita fãs e alfineta: ‘Tomei as rédeas de tudo’

A cantora Joelma iniciou sua carreira solo com um show em Goiânia. os fãs foram à loucura

com a primeira apresentação dela depois da separação do ex-marido, o guitarrista Ximbinha, e consequente dissolução da Banda calypso. Entre novos e antigos sucessos, a artista, antes de subir ao palco - com 3 horas de atraso -, acabou alfinetando o ex-companhanheiro, ainda que sem citar o seu nome.

pouco antes do show começar, sobre o que iria marcar a nova fase de sua carreira solo após vários anos integrando a calypso, ela disse que estava “acomodada” e que pretende tomar um caminho diferente.

“É complicado falar porque eu acho que estava acomodada com aquilo

tudo, sempre todo mundo dirigindo meu trabalho e minha vida. Agora tomei as rédeas de tudo. Isso mudou completamente tudo. renasceu uma Joelma que eu pensei que não existia mais, aquela lá do início. Levantar e fazer tudo com muita energia e muita garra, sem pensar no amanhã. Vamos que vai dar certo. Me surpreendi até comigo mesma”, afirmou.

Joelma salientou ainda que a ma-neira de cantar, dançar e se vestir sempre foi uma criação dela e que não vai abandonar, mas apenas dar uma “repaginada”. No entanto, prometeu mudanças mais drásticas em relação à carreira artística. “Musicalmente fa-lando, os arranjos e tudo mais, era 40% meu e agora é 100% parecido comigo. sou 100% eu”, diz.

Mulher Filé impressiona com top decotado e seios fartos em show

Mulher Filé curtiu o show da banda Vingadora que aconteceu na noite de sexta-feira, 18, na casa de shows Brooks, em são paulo, e se jogou na pista rebolando até o chão. A funkeira chamou atenção pelo look sensual com direito a short curtinho e top decotadíssimo que deixou seus seios em evidência. No palco, Tays reis, vocalista da banda, também rebolou muito e animou o público com o hit “Me-tralhadora”. recentemente, Filé contou que está namorando e já procura apartamento para morar com o amado.

Page 9: ECO Curitiba 286

geral08 Curitiba, 22 a 24 de março de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Ações [email protected]

Bebel Ritzmann

Novo procurador-geral de JustiçaO procurador de Justiça

Ivonei Sfoggia foi nomeado no dia 15 de março, pelo governador Carlos Alberto Richa, para o cargo de pro-curador-geral de Justiça. Ele foi o candidato mais votado na eleição realizada no dia 14 de março pelos membros do Ministério Público do Pa-raná, recebendo 473 votos.

Homenagem às mulheres advogadas

Na última sessão do Conselho Pleno, realizada na sexta-feira, 11 de março, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) prestou uma homenagem às diretoras e conselheiras da OAB Paraná, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebra-do em 8 de março. A vice-presidente Daniela Ballão Ernlund, a secretária-geral Márcia Helena Bader Maluf Heisler, a diretora Julia Gladis Lacerda Arruda e a funcionária Maria Izabel Mayer entregaram uma lembrança a todas.

Evento de integração

As secretárias da APEP, Claudia Picolo e Carolina Lucena Schussel, a presidente Cristina Leitão e os procuradores Jair Lima Gevaerd Filho e Roberto Nunes De Lima Filho

A Associação dos Procuradores do Estado do Paraná - APEP realizou o 4º Happy Hour Temático: Noite Grega. O evento reuniu associados e convidados, na sede da entidade, para compartilharem momentos de confraternização, com bate-papo descontraído e troca de experiências. Durante o encontro, também foram parabenizados os integrantes das comissões organizadora e examinadora do 15º Concurso da PGE-PR, pelo bom trabalho desempenhado.

Judiciário contra o Aedes Aegypti

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, anunciou que o Poder Judiciário colocou à disposição das au-toridades sanitárias e do Ministério da Saúde “um verdadeiro exército” de 16.500 juízes e mais de 400 mil funcionários para combater o mosquito Aedes Aegypti.A campanha do CNJ inclui uma peça informativa exclusiva a ser usada pelos órgãos do Poder Judiciário, que poderá ser instalada pelos tribunais em todas as seções judiciárias e utilizada nos sites oficiais e na intranet. Também serão utilizadas as peças da campanha oficial do Ministério da Saúde, que serão compartilhadas nos perfis institucionais dos tribunais nas redes sociais.

Curitiba e Suécia firmam parceria para melhoria da qualidade do ar

Um consórcio formado por instituições governamentais e de pesquisa de Curitiba e

da Suécia vai trabalhar nos próxi-mos dois anos num inventário de emissões de material particulado e avaliação de seus impactos nos níveis de poluição de ar na capital e região metropolitana.

O trabalho visa reunir dados para subsidiar o planejamento urbano e a gestão do transporte em Curitiba. O termo de coopera-ção internacional para realização do projeto foi assinado nesta sexta-feira (18) pelo prefeito Gustavo Fruet e representantes do governo sueco e de universi-dades locais.

Ao dar boas vindas à delegação sueca e parceiros locais, o prefeito Gustavo Fruet destacou que, num processo inverso ao que ocorre no País, Curitiba se mantém com equilíbrio fiscal e investindo em inovação, parcerias e busca de soluções de desenvolvimento sustentável, preparando a cidade para os próximos trinta anos.

Ele lembrou, por exemplo, que num momento de crise como o atual, Curitiba inova numa par-ceria que envolve 10 mil produ-tores rurais, permitindo oferecer alimento de qualidade ao preço único de R$ 1,99. Outra questão apontada pelo prefeito foram os investimentos em saneamento e drenagem, o que permitiu que, mesmo enfrentando o maior volume de chuvas dos últimos anos, Curitiba não tenha há mais de um ano nenhum desabrigado, ao contrário do que ocorre em

outras cidades.“Curitiba investe na inovação,

na parceria, na criatividade, como fica demonstrado aqui, com tantos parceiros, de diferentes setores, empresas, poder público, ins-tituições de ensino e pesquisa, envolvidos no mesmo objetivo de propor soluções de desenvolvi-mento sustentável”, disse ele.

O embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, desta-cou a excelente relação e projetos desenvolvidos em parceria entre os dois países. “É aqui em Curiti-ba que temos os resultados mais concretos”, disse Hjelmborn, para-benizando a cidade pelos projetos voltados a melhorar o espaço de vida coletiva dos curitibanos. “O objetivo é tornar as cidades cada vez melhores para os seus mora-dores”, afirmou.

Além de Per-Arne, vieram a Curitiba para assinatura do termo de entendimento, o embaixador Jan Olsson, da área internacional do Ministério do Meio Ambiente e Energia da Suécia; a diretora de cooperações internacionais da agência sueca de desenvol-vimento e proteção ambiental, Ping Hojding; e Lars Gidhagen, do Instituto Sueco de Meteorologia e Hidrologia (SMHI), que coordenará o trabalho.

TrAbAlHoO plano de trabalho do projeto,

que tem o nome de ParCur , prevê uma série de estudos e análises de emissões com apresentação de resultados em dezembro do ano que vem. O trabalho será

coordenado por Lars Gidhagen, do Instituto Sueco de Meteorologia e Hidrologia (SMHI) e terá como parceiros, na Suécia, o Instituto Real Sueco de Tecnologia (KTH) e a agência sueca de desenvolvimen-to e proteção ambiental, SEPA.

No Brasil, a coordenação ficará a cargo do professor Francis-co Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São parceiros do projeto no Brasil, a Prefeitura de Curitiba, as univer-sidades Federal do Paraná (UFPR); Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Positivo (UPC) e PUCPR; o Instituto de Tecnologia Lactec; Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) e Depar-tamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Pelo município de Curitiba estão diretamente envolvidos no projeto as secretarias de Planeja-mento, Meio Ambiente, Trânsito, Administração e Saúde, além da Área de Relações Internacionais, Urbs e Ippuc.

São tarefas do ParCur, já defini-das no plano de trabalho assinado nesta sexta-feira (18), a análise dos dados de qualidade do ar e meteorologia existentes; a criação de inventário de emissões, válido para situação atual; validação de inventário de emissões com mo-delos de dispersão; campanhas de monitorização; mapeamento, identificação e quantificação das fontes; modelação e avaliação de cenários e coordenação, docu-mentação e divulgação dos estu-dos, resultados e propostas.

Page 10: ECO Curitiba 286

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

09Curitiba, 22 a 24 de março de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

mundo

Papa Francisco alcança 1,6 milhão de seguidores

instagram

Três dias após sua publicação de estreia no Instagram, o papa Francisco já alcançou

1,6 milhão de seguidores. A aber-tura do perfil @franciscus ocor-reu no sábado (19), dia de São José, de quem o papa é devoto, e data em que Francisco celebrou a primeira missa do seu ponti-ficado, em 2013. As primeiras publicações mostram detalhes do Pontífice durante oração.

Segundo o prefeito da Secre-taria para as Comunicações do Vaticano, monsenhor Dario Vi-

ganò, a ideia é mostrar o aspecto emocional deste pontificado. “Escolheremos algumas fotos feitas pelo serviço fotográfico, que enfatizem os aspectos de proximidade e de inclusão que o papa Francisco vive todos os dias”, disse ele à Rádio Va-ticano.

A presença do papa nas redes sociais, segundo Viganò, segue o caminho sugerido por ele em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, onde diz que a internet

pode ser bem utilizada para promover o crescimento de uma sociedade saudável e aberta à partilha.

O Instagram é uma rede de compartilhamento de fotos que conta com mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo. O Pontífice já estava ativo nas re-des sociais com contas em nove idiomas no Twitter, reunindo mais de 27 milhões de seguido-res em todo o mundo. O perfil em português, @Pontifex_pt, conta com 1,9 milhão de seguidores.

Petrobras tem prejuízo de R$ 34,83 bilhões em 2015

A Petrobras registrou pre-juízo de R$ 34,836 bilhões em 2015. Em 2014, as perdas somaram R$ 21,587 bilhões. O resultado foi anunciado, há pouco, pelo presidente da estatal, Aldemir Bendine.

Apenas no quarto trimes-tre, o prejuízo da empresa foi de R$ 36,938 bilhões. Entre as causas do prejuízo, a empresa cita “o impairment (ajuste) de ativos e de in-vestimentos, principalmente em função do declínio dos preços do petróleo e incre-mento nas taxas de desconto, reflexo do aumento do risco Brasil pela perda do grau de investimento (R$ 49,748 bilhões); despesas de juros e perda cambial (R$ 32,908 bilhões). O prejuízo operacio-nal ficou em R$ 12,4 bilhões , o que significa queda de 42%, se comparado com o ano anterior.

Os investimentos soma-ram R$ 76,3 bilhões, repre-

sentando redução de 12% em relação a 2014.

De acordo com a Petro-bras, a queda do barril de petróleo tipo Brent provo-cou impacto negativo no resultado da empresa, que apontou ainda a desvaloriza-ção cambial como influência negativa.

O presidente da Petro-bras, Aldemir Bendine, disse que, apesar de um resultado contábil negativo, a empresa teve um resultado gerencial positivo. Segundo Bendine, depois de oito anos, a com-panhia apresentou geração de fluxo de caixa positivo e as despesas administrativas recuaram significativamente. “Mesmo em ano tão difícil, como foi 2015, com a valo-rização do dólar frente ao real, tivemos um recuo forte na nossa dívida líquida e uma disciplina muito forte, não só de capital, mas em uma busca de eficiência muito grande.”

Supremo marca julgamento do senador Ivo Cassol

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 30 deste mês o julgamento dos últimos recursos do senador Ivo Cassol (PP-RO), que tenta evitar o cumprimento da pena de quatro anos e oito meses em regime semiaberto, definida em 2013 pela corte. A relatora dos recursos é a mi-nistra Cármen Lúcia.

Cassol e mais três réus foram conde-nados pelo crime de fraude em licitação por fatos ocorridos na época em que ele era prefeito de Rolim de Moura, em Rondônia, entre 1998 e 2002. Se-gundo denúncia do Ministério Público, o esquema criminoso consistia no fra-cionamento ilegal de licitação em obras e serviços para fraudar licitações.

Page 11: ECO Curitiba 286

10 Curitiba, 22 a 24 de março de 2016www.leiaeco.com.brEco Curitiba turismo

| serraverdeexpress.com.br | 41 3888.3488

6x de R$

47,67por pessoa

Tour do VinhoInclui: Almoço + Guia + Transporte + Ingresso

SERVIÇOS NÃO INCLUSOS: Bebidas e sobremesa no restaurante, despesas pessoais.

Com natureza preservada, destino certo para quem busca aventura

Ilha Grande

A Ilha Grande, localizada no litoral sudoeste do Rio de Janeiro, no município de

Angra dos Reis, é uma das pre-ciosidades do país. A natureza preservada (e protegida por lei), o clima rústico, as histórias e lendas locais e as paisagens fascinantes que combinam enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, costeiras, planícies, ilhas, mata exuberante e montanhas fazem com que o visitante entre na barca de retor-no ao continente com a sensação de estar atravessando um portal e voltando a um mundo menos emocionante do que aquele que acaba de deixar para trás.

Mar e mata se combinaram durante os séculos para criar recantos paradisíacos, alguns inatingíveis, outros acessíveis somente por barco ou mesmo por trilhas. Ao seu redor, outras ilhas emolduram sua beleza e quase todo o seu entorno possui praias aptas à visitação.

Pela manhã, o cais de turismo da vila do Abraão, a “capital” de Ilha Grande, é um agito só, com o movimento de turistas chegando e partindo para seus passeios.

Não há agências bancárias na vila. O jeito é partir do continente com uma quantia em dinheiro

que achar suficiente. Por conta disso, muitos estabelecimentos trabalham com cartões de débito e crédito.

Hoje, a ilha ganha fama por conta de suas belezas naturais, mas num passado recente ficou nacionalmente conhecida por abrigar dois presídios destinados a condenados por crimes comuns e também para presos políticos, como Graciliano Ramos e Fernan-do Gabeira.

Chegou a ser apelidada de “Alcatraz brasileiro”. Por sorte, a beleza falou mais alto e, atu-almente, os sinais desse passado estão em ruínas e suas lembran-ças fermentam as histórias que o povo conta.

Sem dúvida, a cultura da Ilha Grande está repleta de lendas e histórias, mas as mais belas você irá carregar ao partir com a sen-sação de que precisa voltar e de-veria ter reservado mais dias para conhecer esse grande paraíso.

O clima e a paisagem instigam ao total ócio, no entanto, há muito que fazer na Ilha Grande com opções para todos os níveis de aventura. A estrutura para isso é bem organizada, fazendo do ecoturismo a grande vocação desse paraíso.

Page 12: ECO Curitiba 286

11Curitiba, 22 a 24 de março de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

economia

Existe forma mais eficiente

para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Page 13: ECO Curitiba 286

tecnologia12 Curitiba, 22 a 24 de março de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Os acidentes com eletricidade vitimaram 32 crianças de 0 a 5 anos em 2015, aumento de

mais de 50% em relação ao regis-trado em 2014, quando foram 20 as fatalidades nessa faixa etária. Os dados, da Abracopel (Associa-ção Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), revelam que quatro mortes fo-ram consequência de acidentes fora de casa, com fio partido na rua e contato com poste ou grade metálica. As outras 28 mortes sugerem que o maior perigo para as crianças pequenas está ao al-cance das mãos, dentro de casa. Os acidentes domésticos mais comuns são os relacionados ao contato da criança com tomadas sem proteção, fios desencapados, benjamins (Ts) e eletrodomésticos, como ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar. O acidente, nesse caso, ocorre pela fuga de corrente desses aparelhos.

Para o engenheiro eletricista consultor do Procobre (Institu-to Brasileiro do Cobre), Hilton Moreno, todos os acidentes com eletricidade são evitáveis, espe-cialmente os que envolvem crian-ças pequenas dentro de casa. “A instalação de um DR – Dispositivo Diferencial Residual – no quadro de eletricidade da residência evitaria o problema.” Segundo o especialista, o dispositivo, cuja obrigatoriedade de uso é prevista em norma, evita que a corrente elétrica cause dano à pessoa que toca a tomada.

“Com a instalação do DR, uma criança pequena que coloca o dedo na tomada ou tenta introduzir algum objeto na saída de energia

fica imune ao choque. O DR desliga a energia em 20 milissegundos, evitando que a corrente elétrica se propague”, explica o engenheiro.

Casa sEguraPara conscientizar e orientar

moradores sobre os riscos dos acidentes causados por eletricida-de, o Procobre criou o Programa Casa Segura. Por meio de um site interativo, é possível fazer uma rápida avaliação das instalações elétricas domésticas e visitar os cômodos de uma casa virtual. Ao navegar no site, o visitante clica nos ícones sofá (que representa a sala), mesa de computador (escritório) e tem acesso a di-cas de segurança. O engenheiro eletricista lista as dez principais medidas de segurança, que podem ser encontradas no site:

1) Durante uma tempestade, desligar todos os equipamentos eletroeletrônicos e tirá-los da tomada;

2) além de instalar o Dr e ter o fio terra nas tomadas, utilizar protetores de tomadas evita pro-blemas de choques elétricos;

3) utilizar o novo padrão de to-mada, que a deixa embutida;

4) antes de trocar as lâmpadas, desligar o disjuntor;

5) Instalar tomadas a uma distân-cia mínima de 60 cm do box ou da banheira;

6) Nunca utilizar chapinhas, se-cadores ou outros aparelhos

elétricos perto da pia, banheira, ou lugares úmidos;

7) Desligar o chuveiro antes de trocar a chave da temperatura. Isso evita choques e também que o chuveiro queime;

8) se há utilização de muitos benjamins (Ts), o melhor a fazer é instalar novas tomadas em casa, redimensionando a rede, para evitar sobrecarga;

9) Tomadas em áreas externas, como em jardins, por exemplo, podem representar muito perigo. somente usar tomadas com prote-ção contra penetração de água.

10) renovar as instalações elétri-cas a cada 10 anos.

Vilão dos incêndios por curto-circuito, os benjamins (Ts) ainda têm espaço na maioria das casas, mesmo as que possuem padrão novo de tomada e aterramento. O perigo desses conectores está no fato de causarem sobrecarga, aquecimento dos fios e curtos-cir-cuitos. Dados da Abracopel apon-tam que os incêndios decorrentes de curto ou sobrecarga subiram de 295 em 2014 para 441 em 2015, um aumento expressivo da ordem de 49,49 %. Os incêndios por curto vitimaram 20 pessoas em 2014 e 33 em 2015.

Além do excesso de equipa-mentos plugados em uma mesma tomada (uso dos Ts), contribuíram para o aumento do número de curtos-circuitos a falta de manu-tenção, as instalações indevidas e a fiação antiga.

Mortes por choqueelétrico aumentam em crianças de 0 a 5 anos

risco

Descubra mitos e verdades sobre baterias e carregadores

A bateria do celular, notebook, câmera ou tablet pode ser um dos pontos mais preocupantes para alguns usuários que usam muito estes tipos de aparelhos. Algumas histórias apontam que os carregadores podem prejudicar as cargas, ou até mesmo causar explosões dos dispositivos.

Confira mitos e verdades so-bre baterias e carregadores e aproveite para descobrir se colocar uma bateria na gela-deira para aumentar a potên-cia realmente funciona.

Carregadores universais es-tragam a bateriaMITO: Esse ponto é mentira em partes. Alguns carregado-res podem apresentar corren-te maior do que a suportada pelo celular ou notebook, po-dendo superaquecer a bateria. No entanto, se os números fo-rem iguais, como mostra este tutorial, não há problema.

Bateria carrega mais rápido no modo aviãoVERDADE: Ao colocar o apa-relho no modo avião, a rede é desligada. Assim, o aparelho faz o mínimo de esforço, sem precisar gastar com aplicati-vos, Wi-Fi ou 3G.

Aparelhos carregam mais rá-pido em tomadas de 220VMITO: O carregamento rá-pido depende da potência do carregador. Assim como 220V não gasta mais energia, a voltagem maior também não influencia no tempo de recarga dos aparelhos.

Baterias atuais não viciamVERDADE: As baterias atuais de celulares, notebooks e câmeras são de íons de lítio (Li-Ion). A tecnologia impede o vício e acaba com o antigo problema de “memória de car-regamento”. Antes, as baterias de níquel-cádmio possuíam o efeito memória e precisavam de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegasse ao fim.

É errado deixar o aparelho carregando a noite todaMITO: Deixar o smartphone ou computador plugado na

tomada depois de carregado completamente não compro-mete o funcionamento nem do carregador nem do apare-lho. Os novos acessórios são programados para encerrar o trabalho quando chega em 100%. O único problema pode ser o gasto de energia, que continua.

Carregador consume energia por estar plugado na tomada sem o aparelhoVERDADE: O carregador gasta energia só por estar conec-tado à tomada por conta do circuito interno. No entanto, o gasto é bem menor do que quando o aparelho está ligado. Alguns projetos já testam uma tecnologia de carregadores para não consumir energia ao identificar que o aparelho não está conectado.

Carregadores portáteis colo-cam bateria em riscoMITO: Como na maioria dos casos, o uso de carregado-res falsos pode provocar problemas na bateria. Caso o carregador portátil seja original, o único detalhe é que irá carregar o aparelho mais lentamente, por ter uma potência menor do que um conectado na tomada.

É errado usar o celular en-quanto estiver carregandoMITO: Assim como no tópico anterior, caso o carregador seja original o usuário não corre riscos. Caso alguma fabricante indique utilizar o aparelho a partir de deter-minada porcentagem muito provavelmente é pelo funcio-namento do dispositivo, e não por perigo de acidente.

Bateria na geladeira ajuda a recuperar a potênciaMITO: Ao colocar uma bateria na geladeira a carga pode ser preservada, mas a potência não irá mudar. Provavelmente essa história surgiu do fato de que o calor está ligado dire-tamente ao gasto da bateria, maior quando está quente e menor quando está frio. Apesar disso, os fabricantes indicam deixar os aparelhos mais novos em temperatura ambiente.

É preciso zerar a bateria para carregar novamenteMITO: Com as baterias de íon os usuários podem recarre-gar seus aparelhos quando acharem necessário. Alguns fabricantes indicam até mes-mo evitar o ciclo completo, de 0 a 100%, em todas as recar-gas para evitar um desgaste acelerado das substâncias químicas.

Page 14: ECO Curitiba 286

Curitiba, 22 a 24 de março de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba13

saúde

Pessoas com restrições alimentares ou que optam por dietas com foco na saúde e perda de peso contam com boas opções de produtos para esta Páscoa. Desenvol-vida de maneira criteriosa e apostando em sabor e na qualidade nutricional, a linha de chocolates funcionais da Tri-Gostoso pode ser con-sumida por intolerantes à lactose e caseína, diabéticos, alérgicos à soja, celíacos, veganos ou todos aqueles que procuram uma alimen-tação mais saudável e sem alimentos possivelmente alergênicos.

Toda a linha de produtos Tri-Gostoso é elaborada com matéria prima de alta qualidade e conta com a experiência do chocolatier Carmine Giunti, que desen-volveu com pioneirismo no Brasil os produtos à base de alfarroba da CarobHouse. “Nossos linha de produtos foi criada para atender um grupo diferenciado de con-sumidores, que por questões de saúde é obrigado a evitar determinados ingredientes. Mas atualmente, por suas características funcionais, nossos chocolates têm ex-celente aceitação também no público que não tem restrições alimentares, mas

busca produtos saudáveis e saborosos”, afirma Giunti.

Sem glúten, sem açúcar, sem leite, livre de conser-vantes ou ingredientes de origem animal, os Ovos de Páscoa Tri-Gostoso também contam com propriedades funcionais. São boas fontes de gordura monoinsaturada (gordura do bem), além de serem ricos em substâncias com ação antioxidante.

A linha de Páscoa Tri-Gostoso está disponível nas versões Chocolate, Chocolate com Flocos de Açaí, Chocolate Zero Soja e o pioneiro Branco Zero Leite, no qual a empresa é detentora de tecnologia patenteada pelo INPI.

Todos pesam 210g e são recheados com bombons e tabletes da marca. Exceto o chocolate branco, as demais versões contam com índice de 45% de cacau.

Um hábito aparentemente inofensivo como roer as unhas pode causar proble-

mas muito mais graves do que se pode imaginar, desde gripes a problemas bucais. A pressão exercida por esse ato, por exem-plo, pode resultar em retração da gengiva, encurtamento da raiz e até mesmo mudança na posição de um dente.

“Além disso, pessoas que roem as unhas podem desgastar, lascar ou fraturar os dentes anteriores por conta do trauma causado. Esse hábito também faz com que haja esforço e tensão excessiva nos músculos da mastigação e nas articulações da mandíbula (ATMs), perto do ouvido, o que pode causar dor e disfunção”, diz Marcelo.

Ainda segundo o especialis-ta, existe uma ligação entre as pessoas que roem as unhas e o bruxismo (apertar ou ranger os dentes). Mas neste caso, essa as-

sociação acontece mais por causa de problemas psicológicos. “Esses dois hábitos estão relacionados com a ansiedade, o estresse e o nervosismo”, diz Marcelo.

As mãos, e consequentemente as unhas, são usadas para es-crever, comer, pegar e carregar coisas, apoiar em corrimão e etc. Com isso, acabam tendo contato com vários tipos de bactérias e vírus ao longo do dia. “Ocorre um transporte de bactérias e até mes-mo de vírus que estão presentes nas mãos e embaixo da superfície da unha até a boca, aumentan-do a possibilidade de infecções. Esses micro-organismos podem causar problemas respiratórios e gastrointestinais, como diarreia e gripes”, diz Marcelo Jassogne Viola, Diretor Científico na área de Ortodontia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

Para Marcelo, existem muitas técnicas que podem ajudar quem deseja se livrar desse hábito.

Porém, é fundamental que a pes-soa esteja realmente interessada em parar. “Entender que precisa haver uma mudança de compor-tamento é imprescindível. Busque fazer outras coisas que distraiam sua atenção. Fazer psicoterapia também pode ajudar”, diz o es-pecialista.

Passar alguma substância com gosto ruim (pimenta) nas unhas, colar fitas adesivas sobre elas, deixar lembretes pela casa e/ou trabalho ou até fazer promessa também podem ajudar a evitar essa mania. “Há ainda quem use, em casos mais severos, um prote-tor bucal feito por um cirurgião-dentista para deter ou inibir o há-bito, além de evitar danos dentais mais graves ‘, diz Marcelo.

Morder ponta de lápis, canetas e outros objetos são igualmente nocivos à saúde bucal, podendo, muitas vezes, causar traumas maiores e mais acentuados dos que provocados por roer as unhas.

Praticar corrida em excesso pode ser tão ruim para a saúde quanto não praticar exercício ne-nhum. É o que afirmam cientistas dinamarques do Hospital Frederi-ksberg, em Copenhague.

Os pesquisadores estudaram voluntários - todos saudáveis - ao longo de 12 anos: mais de mil pra-ticavam corrida, enquanto quase 4 mil não praticavam exercícios, e descobriram que os praticantes de corridas em ritmo leve e mo-derado têm as menores taxas de

mortalidade.As pessoas que praticavam

corridas mais intensas tinham as mesmas chances de morrer que aquelas que eram sedentárias.

Quem correu a um ritmo cons-tante durante menos de duas horas e meia por semana teve menos chances de morrer no período. Já os que correram mais do que quatro horas por semana ou não fizeram exercício nenhum registraram o maior número de mortes.

O chá verde é sempre recomendado para uma qualidade de vida mais sau-dável, e dessa vez, foi des-coberto um novo benefício do líquido. O chá também consegue destruir as células cancerígenas presentes no organismo.

Um componente do chá verde, chamado EGCG, des-trói as células do câncer de boca sem atacar as células saudáveis. Espera-se que essa descoberta ajude em novos tratamentos orais do câncer e de outras do-enças.

Cientistas da Universida-de Estadual da Pensilvânia estudaram a forma como o componente consegue rastrear a célula do câncer. Eles acreditam que o EGCG desencadeia um processo na mitocôndria (responsável pela produção de energia), que leva à morte da célula cancerigena.

“O EGCG está fazendo algo para danificar a mito-côndria, e esse dano inicia

um ciclo ainda mais danoso até que a célula sofra uma morte celular programada”, explicou o professor Joshua Lambert.

De acordo com o pro-fessor, o componente for-maria espécies reativas de oxigênio dentro das células cancerígenas, o que danifica a mitocôndria, que, por sua vez, responde produzindo mais espécies reativas de oxigênio.

Essas espécies de oxigê-nio são responsáveis por controlar condições internas da célula, como a tempera-tura. Assim, quando há um aumento em sua quantida-de, as estruturas celulares são danificadas.

Enquanto isso, a célula cancerígena também reduz a expressão de genes antio-xidantes e reduz ainda mais as suas defesas, sendo mais fácil destruí-la.

Quanto às células saudá-veis, o componente parece aumentar sua capacidade de proteção.

Roer unha pode entortar os dentes

Chocolates funcionais permitem prazer sem culpa na Páscoa

Corrida demais é tão prejudicial quanto exercício nenhum, diz estudo

Chá verde destrói células cancerígenas, diz estudo

Page 15: ECO Curitiba 286

especial14 Curitiba, 04 a 07 de março de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Page 16: ECO Curitiba 286