Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

6
Serviços Núcleo de Mulheres Empreende- doras preparando líderes Pág. 4 Agenda Conheça o MASP que não é o museu Pág. 6 Nossa História Lene Baby, destaque no mercado de confecções infantis Pág. 4 Aconteceu Clube de Empresários: estratégias de negócios Pág. 5 Edição 17 Maio 2016 Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Boletim Informativo CIESP Leste Distrital Leste Começar de novo

description

Boletim informativo do CIESP Leste Edição 17 - Maio/2016

Transcript of Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

Page 1: Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

ServiçosNúcleo de Mulheres Empreende-doras preparando líderes Pág. 4

AgendaConheça o MASP que não é o museu Pág. 6

Nossa HistóriaLene Baby, destaque no mercado de confecções infantis Pág. 4

Aconteceu Clube de Empresários: estratégias de negócios Pág. 5

Edição 17 Maio 2016

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

BoletimInformativoCIESP Leste

Distrital Leste

Começar de novo

Page 2: Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

Editorial IMPEACHMENT

UM NOVO AMANHÃ! UMA PONTE PARA O FUTURO DO BRASIL

Quando vocês estiverem lendo este Boletim, prova-velmente o impeachment já deverá ter passado e o presidente Temer estará prestes a ser empossado nos próximos dias. Surge uma nova esperança! Ao que parece, nossa come-moração ao Dia da Indús-tria, este ano, terá um sa-bor diferente. O sabor da vitória sobre a inércia, da união que tornará nosso futuro mais seguro. Nossa matéria de capa analisa as perspectivas que nos aguardam.Em Serviços, mostramos o que as nossas em-presárias estão fazendo no Núcleo de Mulheres Empreendedoras. Elas são líderes e cuidam muito bem da gestão de seus negócios!Conheça a Lene Baby, uma empresa com mais de 40 anos de tradição em confecções para bebês que conta, na seção Nos-sa História, sua trajetória de sucesso. Saiba como usar correta-mente a possibilidade de pagar dívidas ativas com a União com imóveis. O pro-cedimento chamado dação é explicado por Eduardo Correa da Silva, coordena-dor do Núcleo Jurídico do CIESP Leste, no Informe Jurídico.A palestra “O MASP e seu

impacto no gerenciamento dos processos” faz parte de nossa Agenda no mês de maio. Venha celebrar conosco o Dia da Indústria em 24 de maio. Homena-gearemos a Cyberglass empresa com 90 anos de tradição, instalada no Par-que da Mooca.Não pensemos ingenua-mente que toda crise do Brasil será solucionada pelo impeachment, mas tenhamos a certeza, que milhões de pessoas, que estiveram nas ruas no mês de março, sabem que a força da vontade popular é imperativa para mudar os rumos da Nação. Façamos a nossa parte, apoiemos--nos neste recomeço. Saibam que as entidades representativas da indús-tria CIESP e FIESP estarão atentas para fazer valer o nosso direito de produzir e de fazer crescer os nossos negócios.

Boa leitura!

Ricardo MartinsDiretor titular do CIESP Leste

A té o fechamento desta edição, a abertura do processo de impeachment do governo Dilma já havia passado na

Câmara dos Deputados e estava sendo votado pelo Sena-do Federal. Seriam necessários 41 votos dos senadores para o afastamento da presidente por 180 dias e 54 vo-tos (dois terços do plenário) para que o impedimento fosse consolidado defi nitivamente. Tudo indica que, ao menos 55% dos senadores votarão a favor do processo, núme-ro mais que sufi ciente para que Michel Temer assuma a Presidência da República. Para nós, brasileiros, chegou o momento de começar de novo.

“A presente crise fi scal e, principalmente econô-mica, com retração do PIB, alta infl ação, juros muito elevados, desemprego crescente, paralisa-ção dos investimentos produtivos e a completa ausência de horizontes estão obrigando a socie-dade a encarar de frente o seu destino. Nesta hora da verdade, em que o que está em jogo é nada menos que o futuro da nação, impõe-se a formação de uma maioria política, mesmo que transitória ou circunstancial, capaz, de num pra-zo curto, produzir todas estas decisões na socie-dade e no Congresso Nacional. Não temos outro caminho a não ser procurar o entendimento e a cooperação. A nação já mostrou que é capaz de enfrentar e vencer grandes desafi os.” Plano Pon-te para o Futuro

Page 3: Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 03

RECUPERAÇÃO À VISTASegundo colocado nas eleições de 2014, Aécio Neves acredita que o impeachment não resolverá a crise brasileira da noite para o dia. Haverá um longo período até o País se recuperar. “No dia seguinte (ao impeachment) será difícil quando as pessoas come-çarem a perceber que algumas lideranças políticas, que foram sócias durante 14 anos disso aí (a gestão petista), estarão gover-nando o Brasil”, afi rma. Na área econômica, a meta é concretizar o controle dos gas-tos públicos que foi postergado por muito tempo. Nomes como Henrique Meirelles e Armínio Fraga, ex-presidentes do Banco Central, estão cotados para assumir o novo Ministério da Fazen-da. Com isso, espera-se, haverá um choque de credibilidade no cenário macroeconômico do Brasil. “Vai provocar uma melhora do humor dos investidores, o que terá um efeito muito rápido so-bre taxas de investimento, câmbio e infl ação”, analisa o professor Reginaldo Nogueira, do Instituto Ibmec.

Já para a professora de ciência política, da Universidade Federal de São Carlos, Maria do Socorro Braga, não há dúvidas de que a gestão Temer tende a ser muito diferente do que foi o governo Dilma. “A primeira coisa que vão ter que fazer, e que já está em andamento, é formar uma coalizão governamental, chamando os parceiros que poderão dar sustentação ao novo governo”, explica.

“Após formalizar a coalizão de partidos, ele terá que acenar para o setor produtivo”, concorda o cientista político Adriano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco. Além do corte nos gastos públicos, o que os empresários esperam são as reformas fi scal, trabalhista, previdenciária, a simplifi cação da burocracia e o incentivo à produção e ao comércio exterior.

De acordo com o brasilianista Brian Winter, ex-correspondente internacional no Brasil, México e Argentina, porém, a retomada do crescimento e dos investimentos estrangeiros, necessária para consertar a economia brasileira, passa por reformas es-truturais dolorosas e impopulares no curto prazo. “Justamente por isso que elas não foram implementadas nos últimos dez anos”, relembra Winter. “No entanto, o mercado acredita que, fi losofi camente, o governo Temer tende ser mais voltado ao empresariado”, avalia.

PONTE PARA O FUTUROLançado ao fi nal de 2015 e atualizado em 2016, o plano “Ponte para o Futuro” , de Temer, já sinaliza o que vem por aí. Entre as propostas estão: a redução dos fi nanciamentos do Minha Casa Minha Vida, ampliação das privatizações, enxugamento dos programas Bolsa Família, Pronatec e Fies. Estão listados, no plano, como fatores principais: o fi m da indexação do salário mínimo e dos benefícios, a redução do poder do Banco Central, mais respeito às convenções coletivas, a fl exibilização das leis trabalhistas e a extinção de despesas obrigatórias com saúde e educação.

Todos sabemos que os próximos meses do governo de transição será um período difícil, mas, depois de um ano e meio mergulha-dos na crise, qualquer estabilidade econômica já será um grande alento e esperança de um Brasil melhor para a população e para a indústria nacional.

Page 4: Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

Serviços BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 04

PARTICIPE DO NÚCLEO DE MULHERES EMPREENDEDORAS

Segundo dados do Sebrae e do Dieese, existem hoje 8 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, 15,8% delas com nível superior. Além da indústria, os setores em que as empresárias mais se destacam são os de comércio e serviços: 71,5%.Desde fevereiro, sob a coordenação das consultoras empresa-riais Fabiana e Flávia Garbo, o CIESP Leste implantou o Núcleo de Mulheres Empreendedoras (NME). Os encontros gratuitos são mensais, e acontecem na terceira quarta-feira de cada mês, das 9h às 10h30. Para participar não é necessário ser associada do CIESP Leste. Basta se inscrever no site www.ciespleste.com.br. A próxima reunião acontece em 18 de maio.

O NME tem como objetivo promover o compartilhamen-to de experiências e informações entre empresárias e executivas com poder de decisão. “Nossa expectativa é contribuir para o desenvolvimento individual, coletivo e empresarial das participantes, de forma a fortalecer a representação da mulher na economia brasileira e no crescimento de nosso País”, revela Flávia.Durante as reuniões são debatidas estratégias de ne-gócio, de acordo com a necessidade das empresárias. Um especialista faz a exposição inicial sobre o tema e, logo depois, é aberto o fórum de debates entre as par-ticipantes. Ao fi nal, o grupo sugere soluções aos pro-blemas práticos apresentados pelas empreendedoras.“É muito gratifi cante coordenar esse Núcleo. A cada en-contro agregamos mais conhecimentos. Todas apren-dem muito nas reuniões”, fi naliza Fabiana.

Desde 1975, Edson e Edilene Pino administram, no bairro do Pari, um negócio que eles conhecem bem: confecções para bebês. A marca Lene Baby é famosa em todo País pela qualidade e por seus produtos dife-renciados na linha de roupas de 0 a 18 meses. O dire-tor fala da trajetória da empresa e dos planos futuros.

Como vai o mercado de confecções infantis no Brasil?Lene Baby – Com a concorrência dos chineses e o ritmo da economia brasileira, as vendas caíram muito nesses últimos anos, agravando-se mais ainda no fi nal de 2015 e início de 2016, em virtude da crise política. Ainda assim, houve uma pequena melhora nos meses de fevereiro e março, mas ainda está muito longe do que precisamos para aquecer nossas vendas.

O que a Lene Baby tem feito para driblar a crise?Lene Baby – Temos lançado produtos diferenciados para atrair a atenção de nossos clientes. Criamos a linha gospel, direcionada ao público religioso. Fize-mos também a linha “As cores do Meu Clube” para os papais fanáticos por futebol. Atualmente, estamos nos especializando em roupinhas para bebês pre-maturos, pois esses pequenos precisam de produtos de extrema qualidade, desde o tecido até os avia-mentos utilizados, e isso não é a preocupação de todas as fábricas, deixando assim uma fatia maior para a nossa marca.

Quantas peças a Lene Baby produz por mês? Lene Baby – Em épocas de pico, produzíamos de 60 a 80 mil peças por mês. Agora na baixa, estamos con-feccionando entre 20 e 30 mil peças. Contudo, temos um prédio industrial próprio com mil metros quadra-dos, máquinas e equipamentos apropriados e, mes-mo diminuindo o nosso quadro, temos funcionários

capacitados e dedicados à nossa empresa. Temos espaço de sobra para expandir a produção.

A Lene Baby pretende crescer em 2016?Lene Baby – Com certeza! A meta é sempre crescer e nos desenvolver cada vez mais. Para isto estamos in-vestindo em parcerias com magazines virtuais para ofe-recer a nossa marca. Também estamos buscando novos representantes e mudando a nossa loja de fábrica para um local mais visível. Temos de usar todos os nossos recursos e imaginação para que nossa empresa possa obter os lucros necessários para um futuro melhor.

O que a Lene Baby espera da política nacional? Lene Baby – Dias melhores virão para todos se a política mudar. A crise não pode aumentar. É hora de mudar o pensamento, de ter uma nova visão. O Brasil precisa mudar seus dirigentes para surgir perspectivas melhores. Precisamos de gente honesta e focada com o desenvolvimento na nação, pois o Brasil tem muitas riquezas e grandes possibilidades de desenvolvimento. Basta acreditar e querer!

LENE BABY: MAIS DE 40 ANOS VESTINDO BEBÊSNossa História

Foto

: Div

ulga

ção

Edson Pino da Silva, diretor geral da Lene Baby.

Page 5: Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

Aconteceu

Informe Jurídico

Saiba como usar imóveis para pagar dívidas tributárias com a União

O governo acaba de editar a Medida Provisória 719 para regulamentar a Lei 13.259, que permite o pagamento de dívidas tributárias com imóveis, procedimento conhecido como ”dação”. A MP, no entanto, veda o uso da

dação para quitação de débitos tributários referentes ao Simples Nacional. Além disso, determina que o valor, inscrito em dívida ativa da União, poderá ser extinto pelo pagamento com bens imóveis, a critério do credor.

A MP também restringe a dação aos valores em fase de cobrança administrativa ou em execução fi scal. Assim, exclui empresas que estavam em fase de defesa administrativa ou que tinham inadimplência perante a Receita Federal, por exemplo.

Para o advogado Eduardo Correa da Silva, coordenador do Núcleo Jurídico do CIESP Leste, a alternativa deve ajudar os contribuintes que já estão correndo o risco de sofrer medidas agressivas de cobrança, evitando ter um imóvel leiloado ou a conta corrente bloqueada via penhora on-line. Quem está com o leilão de imóvel já marca-do, por exemplo, pode pedir a sua sustação para fazer o pagamento pela nova forma.

A possibilidade de dação já era prevista, desde 1966, no Código Tributário Nacional (CTN) e em uma lei comple-mentar de 2001. No entanto, decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) impediam a adoção do mecanismo por falta de regulamentação.

Colaboração: Núcleo Jurídico do CIESP Leste

Toda última quinta-feira de cada mês, vários dirigentes de empresas da zona Leste reúnem-se no CIESP Leste, no período das 17h30 às 19h30. O objetivo do encontro é melhorar os negócios, por meio de troca de experiên-cias entre os participantes do Clube de Empresários.Sobre a reunião de 14 de abril, Ricardo Martins, diretor titular do CIESP Leste, comentou: “Na hora de tomar uma decisão estratégica, o líder quase sempre está só, sem ter com quem trocar ideias, e nas poucas vezes que recebe opiniões, essas nem sempre são isentas.

Alguns concordam por conveniência e outros estão ape-nas defendem seus próprios interesses.”Para ele, essa é uma angústia comum de dez entre dez gestores que ocupam o topo da hierarquia, em qual-quer lugar ou ramo de atividade. Por isso, o Clube de Empresários é um tempo reservado para pensar em estratégia do negócio. Para garantir a confi abilidade das informações, os grupos são formados por presi-dentes, CEO’s, proprietários e dirigentes de empresas não concorrentes e sem confl itos de interesse.

BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 05

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

CIESP LESTE MANTÉM CLUBE PARA TRATAR DE ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOSReunião do Clube de Empresários do CIESP Leste

Page 6: Ed 17 boletim ciesp leste maio 2016

Agenda

Aprenda a solucionar problemas pelo método “MASP”

OMétodo de Análise e Solução de Problemas (MASP) é um processo de melhoria que contribui para a identifi cação dos problemas nas empresas e colabora com a elaboração de ações corretivas e preventivas

para eliminá-los ou minimizá-los.De origem japonesa, esse método foi introduzido no Brasil nas décadas de 80/90. A metodologia tem o objetivo de auxiliar gerentes na solução de problemas, fornecendo um caminho ordenado, composto de passos pré--defi nidos para identifi car o problema. O MASP ensina buscar as características que prejudicam a solução, testa as hipóteses para encontrar a causa fundamental, mostra como bloqueá-la com a implantação de um plano de ação efetivo. No dia 24 de maio, a partir das 19h, o engenheiro Vanderlei Donizeti D. da Silva ministra, na sede do CIESP Leste, a palestra que mostra os benefícios da implantação do MASP. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Centro Social Nossa Senha da Penha (CENHA).

Palestra: O “MASP” e seu Impacto no Gerenciamento dos ProcessosData: 24 de maio de 2016, terça, das 19h às 20h30 Objetivo: Apresenta ferramentas para identifi cação de causas dos problemas e busca de soluções, incluindo meios e métodos de coleta de dados, estratifi cação de ocorrências, investigação de causas, análise e decisão sobre ações.Local: CIESP Leste – Mooca (Rua Natal, 285 – Mooca – São Paulo/SP)Investimento: 1 kg de alimento não perecível

BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 06

EXPEDIENTEO Boletim Informativo do CIESP Distrital Leste é uma publicação dirigida aos associados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Endereço: Rua Natal, 285 - Mooca– São Paulo (SP), CEP: 03186-030. Fone/Fax: (11) 2601-6565 – Site: www.ciespleste.org.br – e-mail: [email protected] – Diretor titular: Ricardo Martins. Coordenadora: Débora Nápoli Ribeiro Paes. Jornalista responsável: Clarice Pereira (MTb: 15.778). Arte e diagramação: Felipe Burman. Assessoria de Imprensa: LINK Portal da Comunicação F. (11) 3034-1155. Impressão: Agns Gráfi ca F. (11) 2966-0322. Tiragem: 2.350 exemplares.

CERTIFICADO DE ORIGEM - Agora no CIESP Leste, mais comodidade e agilidade para sua empresa!

O CERTIFICADO DE ORIGEM É O DOCUMENTO QUE CONCEDE TRATAMENTO PREFERENCIAL NAS EXPORTAÇÕES PARA PAÍSES COM OS QUAIS O BRASIL POSSUI ACORDOS DE COMÉRCIO.

Visando à ampliação do atendimento e à capilaridade dos serviços prestados pelo Ciesp na capital paulista, as empresas exportadoras poderão contar com o CIESP Leste para realizar a emissão dos Certifi cados de Origem.

VANTAGENS DA EMISSÃO • Serviços de apoio ao Comércio Exterior• Assistência e treinamento técnico para emissão do Certifi cado de Origem• Valor diferenciado ao associado

Certifi cados de Origem Comuns Preços Preços

Preços Preços

Outros Certifi cados de Origem

Vias AdicionaisDeclaração de Livre Venda

Associados Associados

AssociadosAssociados

R$ 19,00

R$ 92,00 R$ 16,00

R$ 36,00

R$ 100,00

R$ 186,00 R$ 32,00

R$ 100,00Não Associados Não Associados

Não AssociadosNão Associados

Distrital LesteFundamental para sua empresa

Posto de Atendimento CIESP LesteRua Natal, 285 - Mooca

CEP: 03186-030 - Tel: (11) 2601-6565 opção 2E-mail: certifi [email protected]

SISTEMA FIESP/CIESP