Ed 49 Americana - Sumare

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.net Fone: (19) 9733-7070 • 9144-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Frase Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 A Saga Crepúsculo - Eclipse Encontro Explosivo Shrek Para Sempre Toy Story 3 Quinta . . .Min 14ºc Max 27º c Sol com algumas nuvens. Não chove. Sexta . . . . .Min 14ºc Max 27º c Sol com algumas nuvens. Não chove. Sábado . . .Min 14ºc Max 27ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Domingo .Min 13ºc Max 25ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: Clima Tempo Existem interesses em concentrar os atendimentos nos hospitais das grandes cidades Jonas Donizette Em entrevista ao Jornal TodoDia Novo Kia Soul EX 1.6 16V

description

Ed 49 Americana - Sumare

Transcript of Ed 49 Americana - Sumare

Page 1: Ed 49 Americana - Sumare

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.net Fone: (19) 9733-7070 • 9144-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ A Saga Crepúsculo - Eclipse

◗◗ Encontro Explosivo

◗◗ Shrek Para Sempre

◗◗ Toy Story 3

◗ Quinta . . .Min 14ºc • Max 27º c

Sol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sexta . . . . .Min 14ºc • Max 27º c

Sol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sábado . . .Min 14ºc • Max 27ºc

Sol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Domingo .Min 13ºc • Max 25ºc

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Existem interessesem concentrar osatendimentos nos

hospitais dasgrandes cidades

Jonas DonizetteEm entrevista ao Jornal TodoDiaNovo Kia Soul EX 1.6 16V

Page 2: Ed 49 Americana - Sumare

Lições docaso Bruno

Comum jogadores famosos, no Brasil,atuando em grandes clubes, com altossalários e excelentes gratificações - sem falarno percentual sobre a venda dos atestadosliberatórios - terminarem seus dias na mi-séria, dependendo do auxílio de outros, ouainda pior, jogados numa cela de peniten-ciária para cumprimento de penas porcrimes cometidos quando ainda no auge desuas carreiras esportivas.

O recente caso envolvendo o goleiroBruno, do CR Flamengo, como já aconte-ceu com Adriano (Flamengo), pode servisto como um exemplo. Futebolista dequalidade técnica, com futuro financeiroque estaria garantido, poderá jogar tudopor terra, por falta de bom senso.

Nesse aspecto, dois fatores se diferenciamem relação ao mundo. O primeiro é que,aqui, basta ganhar fama para se sentir acimada própria lei, com direito de fazer quasetudo e com o amém de muitos. Lá fora, seum atleta famoso cometer crime ou delito écondenado e cumpre pena como qualquermortal. O segundo é que, no Brasil, umimenso número de jovens que atinge afama precocemente não estão preparadosculturalmente e psicologicamente paraconviver com o novo momento.

Muitos são meninos nascidos em favelas,onde passavam miséria e até fome e aochegar ao estrelato, o grande volume dedinheiro no bolso e a fama "viram suascabeças", fazendo com que se distanciem dahumildade que lhes permitiria uma vidanatural.

Crimes e contravenções também sãopraticados por jovens nascidos em berço deouro, mas, na grande maioria, acontecemcom jovens oriundos de famílias humildes,justamente porque não estão preparadospara o convívio com a fama.

Esquecem que, especialmente, a grandemídia vive do momento e é capaz de elevá-los aos mais altos degraus da fama, como,também, de jogá-los no fundo do poço e,muitas vezes, pagam um preço muito alto,pela falta de preparação psicológica.Quantos jovens promessas que "explodem"para o futebol e, depois, somem inespe-radamente porque não souberam convivercom a fama?

O Ministério dos Esportes e a própriaCBF deveriam orientar os clubes a prepararseus jovens atletas ao emprego do dinheiroque recebem e para o próprio futuro.

❑ CONVÊNIOO prefeito José Antonio

Bacchim (PT) assinou na últi-ma terça-feira (20) um con-vênio com a AgemCamp(Agencia Metropolitana deCampinas) garantindo recursosna ordem de R$ 228.810,12,provenientes do FundoCamp,para a reforma e ampliação daUnidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes,região da Área Cura. A assinatura foi realizada durantea reunião do Conselho de Desenvolvimento daRegião Metropolitana de Campinas (RMC), realizadaem Holambra. Além do prefeito sumareense, outros14 chefes do Executivo assinaram convênio para liber-ação de verbas para reforma de unidades de saúde.

De acordo com o prefeito Bacchim, a celebraçãodeste convênio é um marco para o Conselho deDesenvolvimento da RMC, uma vez que pelaprimeira vez recursos do FundoCamp são utilizadospara realizar obras e melhorias para a população.

❑ MEIO AMBIENTEA Secretaria de Defesa,

Proteção e Preservação doMeio Ambiente de Sumarérealizou na última sexta-feira(16) reunião com os interlocu-tores do projeto MunicípioVerdeAzul na região. Re-pre-sentantes de Sumaré, Hor-tolândia, Nova Odessa e SantaBárbara D'Oeste participaram do grupo de discussãoque teve o objetivo de trocar informações sobre as 10diretivas (esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação damata ciliar, arborização urbana, educação ambiental,habitação sustentável, uso da água, poluição do ar,estrutura ambiental e conselho do meio ambiente)necessárias para a certificação com o selo MunicípioVerdeAzul, além de articular medidas para a criação deum convênio para implantação de políticas de pro-teção do meio ambiente de interesse comum entre osmunicípios envolvidos. Na foto o Secretário do MeioAmbiente Valdemir Ravagnani

❑ SAMUOs profissionais do SAMU (Serviço de Atendi-

mento Móvel de Urgência) e do Corpo de BombeirosMunicipal (COBOM) de Sumaré participaram nesta

quarta-feira (15) da segunda etapa da capacitação. Oevento foi organizado pela Secretaria Municipal deSaúde, por meio da equipe de instrutores do SAMU,e aconteceu na Atriun Escola Técnica de Saúde. Ocurso teve como tema: "Ressuscitação Cardiopul-monar e Suporte Básico de Vida" e contou com a pre-sença do Secretário de Saúde de Sumaré, RobertoVensel, a coordenadora do CAEPS (Centro de Apoioa Educação Permanente em Saúde), Vânia Regina daCruz Santos, e a chefe de gabinete do secretário deSaúde, Akaena Passos.

❑ OFICINA DE FÉRIASA Prefeitura de Americana iniciou (15/7) as ativi-

dades da Oficina de Férias, destinada a crianças e ado-lescentes de Americana, no Parque EcológicoMunicipal "Cid Almeida Franco". As oficinas serãorealizadas até dia 31 de julho.

Segundo o diretor do Parque, Gustavo Malufe, asatividades são realizadas em dois períodos, das 9h às11h e das 13h às 15h, no Núcleo de EducaçãoAmbiental. "Teremos atividades durante todos os diase nos dois períodos para poder atingir o maiornúmero de crianças possível. Queremos trazerentretenimento para elas, que estão em férias esco-lares", disse Malufe.

São oficinas de pinturas de animais, recorte ecolagem, como marcadores de livros e fantoches.Todas as atividades serão focadas em animais. Asinscrições podem ser realizadas na hora, no ParqueEcológico, gratuitamente para toda a população. Noano de 2009, o parque registrou a participação de 900crianças durante três semanas de evento

❑ AUTOBANO vereador Odair Dias (PV)

reuniu-se com o relações insti-tucionais da AutoBAn, Fernan-do Eduards, e o funcionário daSecretaria de Transportes eSistema Viário de Americana,Eduardo César Ribeiro, paradiscutir os acessos rodoviáriosao município, principalmente da Avenida Comen-dador Thomaz Fortunato à Rodovia Anhanguera eaos bairros Jardim Brasil e Antônio Zanaga. Duranteo encontro, que aconteceu na sede da AutoBAn, emJundiaí, o parlamentar relatou as dificuldades que osmotoristas encontram para deixarem a AvenidaComendador Thomaz Fortunato e acessarem a

Rodovia Anhanguera. Ele solicitou também estudosda concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeiran-tes para solucionar os problemas.

❑ TÍTULOA Câmara Municipal de

Americana entregou na sexta-feira (30) o título de cidadãoamericanense ao Pastor JoãoDias Guimarães (foto), pelosrelevantes serviços prestados aomunicípio. A homenagem foimotivada por projeto de decre-to legislativo de autoria dovereador Paulo Chocolate (PSC), aprovado por una-nimidade.

A solenidade aconteceu no Plenário Dr. AntonioÁlvares Lobo e foi transmitida ao vivo pela TVCâmara. Participaram os vereadores Adelino Leal(PT), Marco Antonio Alves Jorge - Kim (PDT) eOswaldo Nogueira (PSC), o secretário municipal deEducação, Luciano Corrêa, o vereador de SantaBárbara d'Oeste Carlos Fontes (DEM) e o pastorPresidente da Assembleia de Deus - MinistérioBelém em Americana, Antônio Munhoz, além defamiliares e a migos do homenageado, que lotaram oPlenário.

❑ HIGIENIZAÇÃOO vereador Oswaldo No-

gueira (DEM) protocolou naSecretaria da Câmara Muni-cipal de Americana um projetode lei em que propõe a criaçãode uma campanha educativapara higienização de sacolasreutilizáveis. De acordo com oparlamentar, o objetivo é conscientizar a populaçãosobre o uso correto destas sacolas, para que possamdurar mais tempo e não sejam contaminadas devido àutilização contínua.

"Estudos recentes desenvolvidos pelas Univer-sidades do Arizona e de Loma Linda, nos EstadosUnidos, e reportados pelo Jornal Folha de S.Paulo,dão notícias de que as sacolas reutilizáveis podem serfoco de contaminação por bactérias", explica Oswaldona justificativa do projeto.

De acordo com o vereador, trata-se de uma questãode saúde pública, já que a proliferação destas bactériaspode transmitir doenças.

2Palavra Livre

Page 3: Ed 49 Americana - Sumare

Gente da gente, foi assim que ocandidato ao Senado FederalNetinho de Paula definiu

"Tito", candidato do PT de Sumaré aDeputado Estadual, durante o lança-mento da campanha de Tito, ocorridano último sábado, 17 de julho, noClube União, em Sumaré. E esta sejatalvez uma das melhores definições parao homem que busca fazer história, seelegendo o primeiro deputado eleitopor Sumaré. No encontro, com mais demil pessoas, estiveram AloizioMercadante, Marta Suplicy e diversosdeputados federais e candidatos a de-putados federais. Os convidados foramrecebidos por Tito e pelo prefeito suma-reense Bacchim.

Segurança Pública, altas tarifas depedágios e a necessidade de São Pauloentrar no ritmo de desenvolvimento dopaís, elegendo Dilma presidente,Mercadante governador, Marta eNetinho senadores e Tito, o primeirodeputado paulista por Sumaré nortea-ram as falas da noite, mercada pelaemoção. Sumaré não tem dúvida de suaescolha, é Tito, Dilma, Mercadante,Marta e Netinho para São Paulo e oBrasil seguirem em frente com gentedecente. Os convidados foram recep-cionados por um bandeiraço e pelaempolgação caracteristica da militânciapetista de Sumaré, que mereceu elogiospúblico de Mercadante e de tantos ou-tros candidatos que discursaram nanoite de lançamento da campanha deTito para estadual.

Por Sumaré Tito é lançado comocandidato a Deputado Estadual

3Eleições

Page 4: Ed 49 Americana - Sumare

Já está em vigor a lei 14.186, de autoriado deputado estadual Chico Sardelli(PV), que disciplina a destinação final,

ambientalmente adequada, das embalagens deóleos lubrificantes nos postos de combustíveis.O projeto foi aprovado pela AssembleiaLegislativa no dia 16 de junho e a lei publica-da no Diário Oficial do Estado de São Paulode sexta-feira (16/07), com a sanção do gover-nador Alberto Goldman.

"Fico feliz por ter mais essa lei aprovada,que mostra nossa preocupação com a preser-vação do meio ambiente e dos recursos natu-rais e uma busca pela minimização dosimpactos causados com a geração de resíduos.A implantação de um sistema de devolução,armazenagem, coleta, tratamento e destinaçãoadequada de embalagens usadas de óleoslubrificantes é uma medida altamentenecessária no Estado de São Paulo", ressaltouSardelli.

O governo regulamentará a lei no prazo de90 dias. Os fabricantes, importadores, dis-

tribuidores e revendedores de óleos lubrifi-cantes terão o prazo de 180 dias para atenderas exigências da legislação.

De acordo com a lei, os usuários de óleoslubrificantes, seus componentes e afins, dev-erão efetuar a devolução das embalagensvazias para os estabelecimentos comerciaisem que foram adquiridos esses produtos. Ospontos de distribuição ou comercializaçãode óleos lubrificantes ficam obrigados aaceitar a devolução das embalagens usadas,acondicionando-as adequadamente, con-forme as normas ambientais e de saúdepública, bem como com as recomendaçõesdos fabricantes, importadores e dis-tribuidores. A devolução pode ser interme-diada por postos ou centros de recolhimen-to, desde que autorizados, licenciados e fis-calizados pelo órgão competente.

O artigo 2º estabelece que os fabricantes,importadores e distribuidores de óleos lubrifi-cantes deverão disponibilizar, junto aos pon-tos de venda, unidades de recebimento de

embalagens de óleos lubrificantes usadas, paraposterior recolhimento. São obrigações delescoletar e dar a destinação final adequada àsembalagens usadas, após a devolução pelosusuários.

De acordo com a proposta aprovada, asembalagens usadas de óleos lubrificantes nãopoderão ser reutilizadas e nem destinadas aaterros sanitários ou descartadas direta ouindiretamente, sobre o solo, subsolo, naságuas interiores, nos sistemas de esgoto ouevacuação de águas residuais. Fica autorizada areciclagem dessas embalagens, desde que real-izada por meio de processo tecnológico comeficácia ambiental comprovada e aprovadapelo órgão ambiental competente.

O óleo lubrificante, seja automotivo ouindustrial, é classificado como resíduoperigoso, mas ainda não há em âmbitonacional nenhum tipo de legislação ou norma-tização que discipline o destino final dasembalagens usadas, apesar de seu potencial decausar danos à saúde e ao meio ambiente.

Deputado Chico Sardelli: lei disciplina destinaçãofinal das embalagens de óleos lubrificantes

4Política

Defesa do meio ambienteProjeto de Sardelli sobre óleos lubrificantes já é lei

Em discurso: Senador Suplicy

O senador da República Eduardo Suplicyvisitou a Prefeitura de Sumaré e foi recebidopelo prefeito José Antonio Bacchim. "Tive um

compromisso no Fórum de Sumaré e vimfazer uma surpresa para o companheiro

Bacchim", comentou o senador.A última vez que o senador esteve na cidadefoi na inauguração do Senai-Sumaré, em

2007. "Fazia um tempo que eu não vinha emSumaré. Estive na inauguração do Senai e,

por sinal uma bela escola profissionalizante e,que de acordo com o amigo Bacchim, mais de

10 mil pessoas já foram formadas", destacou Suplicy.

Senador visita a Prefeitura de Sumaré

Conversa de amigos: Suplicy e Prefeito Bacchim (PT)

Prefeito Bacchim recebe visita supresa do amigo Suplicy

Page 5: Ed 49 Americana - Sumare

OSecretário Nacional de Transporte eMobilidade Urbana, Luiz CarlosBueno de Lima, esteve em Americana

no último sábado (17/07) para visitar diversoslocais com o prefeito Diego De Nadai e anali-sar a infraestrutura urbana e os benefícios que acidade poderá receber, em meados de setembro,dentro do programa Pró-Transporte (Programade Infraestrutura de Transporte e deMobilidade Urbana), do Ministério dasCidades.

O projeto é voltado à implantação de sis-temas de infraestrutura de transporte coletivourbano e à mobilidade urbana, contribuindo napromoção do desenvolvimento físico-territo-rial, econômico e social, como também para amelhoria da qualidade de vida e para a preser-vação do meio ambiente. O maior projeto, cujaliberação de recursos é aguardada porAmericana, é a ampliação do viaduto AmadeuElias, localizado no Centro, com grande fluxode carros e ônibus. Outra reivindicação é a cons-trução das alças de acesso do viaduto JoãoBaptista Romano, no bairro Nova Americana,além da construção de um viaduto na avenidaEuropa, próximo ao viaduto já existente, con-templando as duas pistas do local.

Diego explicou o projeto e a importância delepara o trânsito de Americana. "O viaduto Ama-deu Elias tem grande fluxo de veículos e éimportante a duplicação para desafogar oCentro nos horários de pico. Além do AmadeuElias, outros viadutos poderão ser beneficiados,sempre pensando na melhoria no trânsito e nacomodidade da população que trafega diaria-mente pela cidade".

Bueno afirmou que o Ministério precisa degrandes projetos e Americana tem grandeschances de ser contemplada com o programa."Estou analisando in loco a infraestrutura deAmericana e que benefícios as obras irão trazerpara a população. E vejo que a cidade tem tudopara ser contemplada com o programa emsetembro. De imediato, analisaremos o projetomais importante, e os outros serão analisadosem seguida", frisou o secretário.

Diego agradeceu a visita e a atenção para comAmericana. "Fazia tempo que um secretário doMinistério das Cidades não visitava Americanae só temos que agradecer a atenção e o cuidadocom os projetos apresentados". O investimentoem todos os projetos poderá chegar a R$ 30milhões.

ODAE (Departamento de Água eEsgoto) de Americana já realizouduas reuniões em que o diretor

geral, Rumoaldo José Kokol, e o chefe daDivisão de Planejamento, Allan Duarte,receberam representantes da Ama -Associação dos Moradores e Amigos daPraia dos Namorados - visando estabelecerum diálogo mais próximo sobre as necessi-dades do bairro.

O diretor presidente da Ama, LuizAntonio Pizzi, apresentou o trabalho daassociação e listou pontos onde há fossasparticulares que sofrem extravasamento. ODAE apresentou o projeto para instalaçãoda rede de esgoto no bairro e se compro-meteu a realizar monitoramento e limpezadas fossas particulares locais, muitas vezesnão solicitados pelos proprietários.

A implantação da rede está contida entreas obras planejadas pela autarquia para rea-lização com recursos do PAC 2. "Estamoscolaborando com tudo que a administraçãoDiego De Nadai tem feito por Americana.

Queremos um DAE aberto para receber aopinião pública e essas reuniões com a asso-ciação de moradores estão proporcionandoisso", explicou Kokol.

Para o diretor de Planejamento, trata-sede um projeto prioritário. "É interessanterealizar a implantação da rede paralelamenteà pavimentação, para que não sejanecessário quebrá-la depois. Queremos evi-tar qualquer transtorno à população", deta-lhou Duarte.

Secretário de Transportee Mobilidade Urbana

visita Americana paraanálise de infraestrutura

DAE discute projeto desaneamento com

moradores da Praiados Namorados

5Cidades

Secretário em visita a Americana

Kokol: DAE

mais aberto a

opinião pública

Page 6: Ed 49 Americana - Sumare

6Investimentos

Oprefeito de Sumaré José AntonioBacchim (PT) e o governador doEstado de São Paulo Alberto

Goldman (PSDB) participaram na manhãda última quinta-feira (dia 15) da solenidadede entrega da Estação de Tratamento deÁgua Modular da Sabesp. A unidade, cons-truída na Estação do Jardim Boa Esperança,em Hortolândia, terá por objetivo abastecertoda a Área Cura, região com cerca de 70 milhabitantes. Na atividade estiveram presenteso prefeito de Hortolândia Ângelo AugustoPerugini (PT), a secretária de Estado deSaneamento e Energia Dilma Pena, entreoutras autoridades.

Em seu discurso, o prefeito Bacchimdestacou a parceria entre a Prefeitura e aSabesp na concretização deste convênio,onde Sumaré poderá comprar até 200 litrosde água por segundo para contribuir com ofornecimento de água na cidade. "Estaparceria é muito importante e, importante

esclarecer que a outorga da Sabesp permitia aela aumentar a sua capacidade de tratamentode água e, face a nossa necessidade, con-seguimos estabelecer este convênio. Ou seja,é uma parceria boa para a Sabesp e para anossa cidade", declarou Bacchim.

Para atendimento do convênio, a Sabespconstruiu uma estação de tratamento modu-lar. "O convênio com a Sabesp é mais umadas ações que a Prefeitura e o Departamentode Água e Esgoto vêem realizando com oobjetivo de aumentar a oferta de água trata-da para toda a cidade", comentou o prefeito.

O diretor de sistemas regionais da Sabesp,Umberto Cidade Semeghini, informou queo convênio que prevê a venda de água ematacado é o primeiro do gênero firmado pelaautarquia estadual. "A Sabesp opera em 60%das cidades do Estado de São Paulo e esseconvênio é o primeiro firmado com ummunicípio que não pertence ao sistema daSabesp. Acredito que seja um avanço, uma

vez que temos condições de vender água deforma que ajudará a suprir a necessidadeatual de Sumaré", declarou Semeghini.

O governador Alberto Goldman afirmouque o investimento da Sabesp na construçãoda estação de tratamento modular é umaação de caráter universal que a autarquia vemrealizando. "Nossa meta é atender, até 2014,100% das cidades atendidas pela Sabesp naregião de Campinas com água potável e trata-mento de esgotos. Este é o nosso compromis-so", informou Goldman.

A distribuição da água comprada pelaPrefeitura ficará a cargo do DAE, órgão domunicípio responsável pela prestação dosserviços de saneamento na cidade.

Para viabilizar a operação, a Sabespinvestiu cerca de R$ 5 milhões. O contratoterá cinco anos e a água virá do sistema inte-grado que atende Paulínia, Hortolândia eMonte Mor com captação no rio Jaguari, emPaulínia.

O prefeito de Americana Diego DeNadai entregou no último domingo(18/7) moradias para as 26 famíliasque trabalharam no mutirão habita-cional no Jardim Novo Horizonte,região do Jardim Guanabara. Naocasião, o prefeito ressaltou o esforço,a organização e a boa vontade dasfamílias.

Para o secretário de Habitação eDesenvolvimento Urbano, WilsonGomes, a entrega das unidades foimotivo de festa e alegria. "É muitogratificante poder participar desteprojeto e ver as casas concluídas".

As casas assobradadas começaram aser construídas em 2007, com investi-mentos de, aproximadamente, R$900 mil. Os terrenos e as casas foramfinanciados com recursos do GovernoFederal, Caixa Econômica ePrefeitura.

Bacchim e Goldman entregam ETAmodular para abastecer Área Cura

Famíliasrecebem casas

no Jardim NovoHorizonte

Cerimônia realizada que definiu projeto para Área Cura

Importante parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante bom atendimento

Page 7: Ed 49 Americana - Sumare

Eduardo César Ribeiro de Americanaparticipou do 2º Torneio de TiroAzul Marinho, evento realizado no

Tiro de Guerra de Americana, no final domês de junho. César é guarda civil munici-pal em Americana e atirador desportivo, etem participado de alguns torneios pro-movidos pela Gama e pelo CAT - ClubeAmericanense de Tiro.

No primeiro torneio, realizado no anopassado, César foi o campeão, e neste ano,ficou em terceiro lugar, atrás de Ciro (1º

colocado) e de Sebastião Jorge Geraldo (2ºcolocado).

A prática desportiva de Tiro exige umasérie de procedimentos legais, e para quemquer iniciar na modalidade é necessárioprocurar um despachante especializadopara providenciar a documentação junto aoExército Brasileiro, que é o CR -Certificado de Registro e outros mais comoa documentação para a compra e transportede arma de fogo. Esta documentação exigeexames psicológicos, antecedentes crimi-nais, documentos pessoais do interessado,

filiação a um clube de tiro e curso básico detiro por profissional cadastrado.

Cesar considera que um bom atiradortem que acima de tudo respeitar as regras desegurança e atentar-se aos fundamentos dotiro, que são: a posição do corpo, o saque eempunhadura, a visada, o controle da respi-ração e o controle do gatilho. Resumindo,tem que ter um auto controle de corpo emente, e como tudo na vida, focar seu obje-tivo, e lembrar que arma de fogo é uminstrumento que pode ser letal se nãomanusiado de forma correta.

Patrulheiro de Americana é destaque em torneio de tiro

Oprefeito Diego De Nadai lançou, noúltimo sábado (17/07), o ProjetoSolar no Conjunto Habitacional

Mário Covas, que proporcionará para asfamílias do local a instalação gratuita de aque-cedores solares em suas casas, como forma dereduzir o consumo de chuveiros elétricos, querepresentam de 25% a 35% da fatura mensalde energia elétrica.

Diego ressaltou a importância do projeto eo ganho da população do conjunto. "Com asinstalações teremos economia de energia etambém contribuiremos com o meio ambi-ente. Serão cerca de 160 casas com aquece-dores solares e estaremos lutando para aextensão nas 287 casas do bairro", disse Diegoaproveitando para solicitar ao assessor especialde eficiência energética da CDHU, EduardoBaldaci, a ampliação das instalações."Estaremos estudando a possibilidade e acre-dito que não teremos problema em ampliar obenefício", disse Baldaci.

Presente no evento, o secretário nacional de

Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz CarlosBueno de Lima, parabenizou a iniciativa."Parabéns ao prefeito pelo investimento noconjunto e o pensamento voltado à economiade energia. A parceria entre governo doEstado e Americana está dando certo", disse osecretário. "Poder lançar mais um projeto desistema híbrido, que une o aquecimento solarda água com apoio de um sistema elétricoautomatizado, é ótimo para todos nós. É umsistema moderno de racionar energia e a ajudada população do conjunto é essencial", frisouo gerente da CPFL, Carlos Augusto.

Osmar Ramalho, presidente da Associaçãode Moradores do Mário Covas, agradeceu aoprefeito por mais uma benfeitoria no bairro."O Diego não mede esforços para propor-cionar melhorias para todos nós e temos queressaltar essa qualidade dele. Teremos econo-mia e isso é um grande passo para a qualidadede vida de todos do bairro".

Em todo o Estado, a estimativa de gastos noprojeto é de R$ 20,7 milhões, que serão

custeados pela CPFL, sendo gratuito paratoda a população. Serão 691 unidades habita-cionais do Estado que receberão os equipa-mentos e deixarão de emitir 4,7 mil toneladasde CO2 na atmosfera, economizando 4,7 milKW/h de energia.

O projeto foi viabilizado através de umconvênio entre a Prefeitura de Americana, a

Companhia de Desenvolvimento Habi-tacional e Urbano (CDHU) e a CompanhiaPaulista de Força e Luz (CPFL) e está avalia-do em R$ 510 mil, com verba destinada deum programa de eficiência energética desen-volvido entre Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e as concessionárias deenergia.

Diego lança Projeto Solar no Mário Covas

Prefeito Diego De Nadai ( PSDB) apresenta projeto

César Ribeiro

Economia chegará a 35%

7Americana

Page 8: Ed 49 Americana - Sumare

8Câmara

Overeador Celso Zoppi (PT) proto-colou um requerimento em quequestiona o Poder Executivo sobre

informações não prestadas em atendimentoao requerimento nº 687/2010, de sua auto-ria, que solicitou dados sobre o cumprimen-to das obrigações assumidas pela NeotêxtilIndústria, Comércio, Importação e Expor-tação Ltda., por força da Lei nº 4.810/2009,em que foi autorizado o fechamento de duasruas no bairro São Vito.

De acordo com Zoppi, a empresa proto-colou sua resposta diretamente na Secretariada Câmara, bem como o Sindicato dosTêxteis de Americana. Contudo, o parlamen-tar afirma que a resposta encaminhada peloPoder Executivo é insuficiente. "Recebemosuma resposta com informações prestadas pelaSecretaria de Desenvolvimento Econômico,na qual o senhor secretário simplesmenteanexou a mesma carta da empresa Neotêxtiljá enviada diretamente a esta Casa de Leis.Sendo assim, informamos que não aceitamosa resposta da maneira como foi enviada, pois

deixou de esclarecer muitos aspectos rela-cionados ao nosso requerimento em ques-tão", argumenta Zoppi no documento.

Zoppi reproduz, no requerimento, um tre-cho do documento original, em que explicaos objetivos do questionamento. "A avaliaçãoe fiscalização por esta Câmara de Vereadoresdessa doação é importante para que, nofuturo, possam ser mensurados os resultadose confrontados com eventuais novasproposições de igual sentido que o SenhorPrefeito possa, novamente, desejar impor aopovo americanense, e também para quesejam elaboradas Representações aoMinistério Público, ao Tribunal de Contas,ou ajuizadas ações na Justiça Comum, casosejam encontrados desacordos com os com-promissos firmados pelo Município com aempresa beneficiária", afirmou.

O parlamentar solicita, neste requerimen-to, que sejam enviadas informações comple-tas a respeito do assunto. "Não aceitaremoscomo resposta o 'repasse' das respostas daempresa, sendo necessária a Administração

Municipal cumprir seu papel de acordo coma Lei Orgânica do Município sobre a obriga-toriedade em responder os requerimentosaprovados pelo Poder Legislativo", ressalta.

No documento, Zoppi perguntas se aambulância doada pela empresa encontra-se àdisposição em tempo integral na UBS VitalBrasil para atendimento da população, bemcomo se a documentação do veículo já estáem nome da Prefeitura Municipal. Ques-tiona, ainda, quando ocorreu a transferênciade todo o faturamento da empresa para omunicípio de Americana, conforme divulga-do quando da votação do projeto, e se, casonão tenha ocorrido, quais medidas adminis-trativas ou judiciais já foram adotadas pelaAdministração Municipal até o dia 3 dejunho de 2010.

Zoppi finaliza solicitando que seja infor-mado item a item sobre o cumprimento ounão, pela beneficiária Neotextil, de todos os compromissos firmados por elacom o Município, por força da Lei nº4.810/2009.

Zoppi reitera requerimento sobre cumprimentode obrigações assumidas pela Neotêxtil

Vereador Celso Zoppi (PT)

Page 9: Ed 49 Americana - Sumare

9Variedades

■■ ■■ ■■ RReecceeiittaa ■■ ■■ ■■

■■ Ingredientes

Massa- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

- 2 colheres (sopa) de margarina light

- 2 colheres (sopa) de creme de leite light

- 1 pitada de sal

- 1 colher (chá) de fermento em pó

- 2 colheres (sopa) rasa de açúcar light

■■ Mousse- 1 xícara (chá) de creme de leite light

- 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado

- 1 colher (chá) de essência de baunilha

- 4 claras

- 4 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e

fogão

- 1 colher (sopa) cheia de gelatina em pó sem sabor

■■ Para enfeitar- 30 g de chocolate meio amargo ralado

■■ Modo de PreparoPara a massa: Coloque numa tigela o fermento e a

farinha de trigo. Adicione a margarina, o creme de

leite light, o açúcar light e o sal. Misture até a massa

soltar das mãos, deixando descansar por cerca de

meia hora na geladeira. Abra a massa em uma fôrma

de fundo falso. Fure com o garfo e asse em forno

pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos.

Para a mousse: coloque o creme de leite, o choco-

late e a baunilha em um refratário médio e aqueça

em banho-maria ou microondas. Bata as claras em

neve e junte o adoçante em pó. Dissolva a gelatina

em 4 colheres (sopa) de água fria e aqueça em

banho-maria. Misture

com as claras e o creme

de chocolate. Despeje

sobre massa assada e

leve à geladeira, por cerca

de 2 horas, ou até firmar.

Retire da fôrma e sirva.

✔✔ 1. Antes de maquiar lave o rosto combastante água gelada e seque com papelabsorvente.

✔✔ 2. Para diminuir os olhos, você podepassar lápis na parte interna dos cílios infe-riores. Para aumentá-los é só passar o lápisdo lado de fora, bem junto aos cílios

✔✔ 3. Escolher a cor de sombra: tonsclaros aumentam os olhos e os escurosdiminuem.

✔✔ 4. Escolha entre os lábios e os olhos. Sevocê carregar demais a maquiagem nosolhos, opte por suavizar as cores nos lábios.

Caso usar tons fortes na boca, use tonsmais discretos nos olhos.

✔✔ 5. Aplique um hidrante nos lábios edeixe agir por quinze minutos. Retire comalgodão e água morna. Passe o batom elimpe o excesso com papel absorvente. Emseguida, aplique uma camada de pó facial e,para finalizar, o batom novamente. Essetruque faz a cor durar mais nos lábios.

✔✔ 6. Nunca durma com maquiagem. ✔✔ 7. Quando for aplicar a maquiagem

com os dedos, dê leves batidinhas. Jamaisesfregue o produto com os dedos. EEllzzaa KKoocckk

TToorrttaa ddee CChhooccoollaattee LLiigghhtt

QQuuee ttaall aapprreennddeerr uummaass ddiiccaass

rrááppiiddaass ddee mmaaqquuiiaaggeemm??

PERFIL • GASPAR

✔✔ 1- Nome completo.João Eduardo Gaspar✔✔ 2- Profissão: Servidor público e Produtor cultural e atual-mente Secretário de Cultura, Esporte eLazer de Sumaré✔✔ 3- Se tivesse escolhido outra profissãoqual seria?Jornalista✔✔ 4- Na área em que você atua quem é fera?Gustavo Petta, ex Secretário de Esporte eCampinas✔✔ 5- Um lugar que você conheceu e nãoesquece.Havana - Cuba✔✔ 6- Qual lugar ainda quer conhecer?Paris✔✔ 7- Um momento inesquecível.O nascimento do meu filho Pedro✔✔ 8- Uma grande decepçãoQuando percebi a maldade que existe emalguns seres humanos✔✔ 9- De quem você gostaria de apertar a mão?Fidel Castro✔✔ 10- Qual sonho ainda pretende realizar?Uma sociedade mais justa, uma sociedadesocialista✔✔ 11- Qual sua maior qualidade?Companheirismo

✔✔ 12- Seu maior defeito?Perfeccionismo ✔✔ 13- O que mais você gosta em Sumaré?Do povo da cidade✔✔ 14- O que falta em Sumaré?Uma Universidade Pública✔✔ 15- Que tipo de musica você gosta?Música Popular Brasileira✔✔ 16- E o seu prato preferido.Arroz, feijão e farinha✔✔ 17- O que gostaria de pedir ao prefeitoda cidade?Que continue o trabalho sério que vem rea-lizando✔✔ 18- O que você não suporta nas pessoas?Arrogância✔✔ 19- Uma qualidade que você admira naspessoas?Sinceridade✔✔ 20- O que você não consegue ficar sem?Jogar futebol com meu filho Pedro✔✔ 21- Que time torce?São Paulo Futebol Clube, o melhor time domundo✔✔ 22- Escreva uma frase ou pensamentoque gosta?"Nunca soube o que era medo, tenho o mági-co segredo de conquistar o impossível"- Miguelde Cervantes in Dom Quixote de La Mancha

Page 10: Ed 49 Americana - Sumare

10Flagras e Imagens • EEssppeecciiaall

Page 11: Ed 49 Americana - Sumare

Caça Palavra

✔ LEEKS✔ LEMON✔ LETTUCE✔ MANGO

✔ MEAT✔ MILK✔ OIL✔ ÔNION

✔ ORANGE✔ PAPAYA✔ PASTA✔ PEACHES

✔ PEAR✔ PEAS✔ PEPPER

Sudoku

Desenho p

ara

colo

rir:

Lig

ue o

s p

onto

s11

Diversão

Encontre as Palavras Escritas em Inglês

Page 12: Ed 49 Americana - Sumare

12Esporte

Com participação de cerca de mil crian-ças do Programa Criança Total-Segundo Tempo, os Jogos Regionais

de Americana começaram no ultimo dia 20(terça feira), com a Cerimônia de Abertura, noCentro Cívico da Colina. Depois de 34 anos,Americana volta a receber a competição, queirá movimentar mais de sete mil pessoas, entreatletas, técnicos e dirigentes. Na abertura, quelevou mais de oito mil pessoas ao ComplexoPoliesportivo Milton Fenley Azenha, dois inte-grantes do Circo du Soleil participaram daevolução. Um grande estrutura de som e ilumi-nação foi montada pela Secretaria de Esportespara o ponta-pé inicial da chamada mini"Olimpíada Caipira".

"A 54ª edição dos Jogos Regionais consistenum momento de extrema importância para oesporte da nossa região. Além de todo o con-ceito competitivo que envolve este tradicionalevento esportivo, é um momento de grandecongraçamento e demonstração de parceriaentre os participantes. Após 34 anos, mais uma

vez recebemos os esportistas para os JogosRegionais", comentou o secretário de Esportes,Mário Antonucci. "Foram mais de três décadasde espera. E para que 2010 seja marcante emorganização, melhoramos toda a nossa infra-estrutura para que o evento seja histórico",completou o chefe do Comitê Organizador.

Além da apresentação de meia hora, aCerimônia de Abertura teve presença das 50delegações que disputarão os Jogos Regionais.Donos-da-casa, os americanenses serão os últi-mos a entrar na pista de atletismo do Com-plexo Poliesportvo Milton Fenley Azenha, querecebeu mais de R$ 700 mil de investimentospara a competição.

O prefeito de Americana, Diego De Nadai,destacou a realização dos Jogos Regionais nacidade. "Nossa cidade está apta para receber osatletas e delegações de forma muito calorosa.Tudo o que a Prefeitura puder fazer para con-tribuir com este ambiente olímpico, de paz eintegração através do esporte, será feito duran-te os Regionais ", afirmou.

Jogos Regionais terão23 modalidades

Além das tradicionais 22 modalidades de dis-puta, os Jogos Regionais de Americana terãouma novidade na 54ª edição: o bicicross seráinserido na competição como modalidadeextra. Com a melhor pista do Brasil e os me-lhores pilotos da América do Sul, a equipe daSecretaria de Esportes de Americana participaráda mini "Olimpíada Caipira" pela primeira vez.Nos Regionais, a modalidade deverá reunircerca de 500 pilotos e a expectativa é pela pre-sença de um bom público nas arquibancadas.

Em Americana, deverão participar aproxi-madamente 20 equipes de diferentes regiões doEstado de São Paulo. Os municípios que com-

põem a 4ª Região Administrativa também estãosendo convidados para participar das provas debicicross nos Jogos Regionais. Apesar da parti-cipação como 23º esporte, a modalidade nãocontabilizará pontos na classificação final.Porém, os campeões receberão medalhas etroféus, como acontece nas outras modali-dades.Exceto o bicicross, todas as demaismodalidades somarão pontos: atletismo, bas-quete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo,damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginás-tica rítmica, handebol, judô, caratê, malha,natação, taekowondo, tênis, tênis de mesa,vôlei, vôlei de praia e xadrez. Por apenas parti-cipar da disputa da modalidade, cada cidaderecebe um ponto de bonificação.

Sumaré será representada por 420 atletas, competindo em 20 modalidades esportivas, na 54ªedição dos Jogos Regionais de Americana, que terá início amanhã (20). Será a maior delegação jáenviada pela Secel (Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer), por meio do Departamentode Esportes, para a competição. A cerimônia de abertura contará com a participação de 10 atletassumareenses do futsal feminino e a estréia na disputa acontecerá na quarta-feira (21). Nos JogosRegionais de 2009, Sumaré conquistou 12 medalhas ficando em 14º lugar no quadro de medalhas.

Após 34 anos, Americana voltaa receber Jogos Regionais

Sumaré também vai participar dos Jogos