ED Monitoria

2
ED de bioquímica dos hormônios adrenocorticais – Módulo III 1 – Quais são as regiões de suprarrenal? E quais hormônios elas secretam? 2 – A liberação de catecolaminas aumentam nas situações de luta e fuga. Quais são os efeitos produzidos pelas catecolaminas nessas situações? 3 – Qual o papel da célula cromafim na liberação de catecolaminas? 4 – Em quais receptores as catecolaminas atuam? Onde esses receptores se encontram? 5 – Explique os efeitos antagônicos dos receptores adrenérgicos do tipo α1 e α2. 6 – Explique o mecanismo de ação das catecolaminas ao atuarem em receptores β2. 7 – Feocromocitoma consiste em um tumor na medula da adrenal que leva a hipertrofia das células cromafins. Explique a fisiopatologia dessa doença e quais são seus sinais e sintomas. 8 – Explique a regulação da secreção de cortisol, abordando as estruturas envolvidas, os hormônios e as influencias que esse sistema sofre. 9 – Qual é o precursor comum dos hormônios esteroidais? 10 – Qual a importância das proteínas plasmáticas no transporte dos hormônios esteroidais? 11 – Explique os mecanismos de ação dos hormônios do córtex adrenal. Qual é o tipo de receptor? 12 – Quais são os efeitos sistêmicos do cortisol? 13 – Por que o cortisol é chamado de “hormônio do estresse”?

Transcript of ED Monitoria

Page 1: ED Monitoria

ED de bioquímica dos hormônios adrenocorticais – Módulo III

1 – Quais são as regiões de suprarrenal? E quais hormônios elas secretam?

2 – A liberação de catecolaminas aumentam nas situações de luta e fuga. Quais são os efeitos produzidos pelas catecolaminas nessas situações?

3 – Qual o papel da célula cromafim na liberação de catecolaminas?

4 – Em quais receptores as catecolaminas atuam? Onde esses receptores se encontram?

5 – Explique os efeitos antagônicos dos receptores adrenérgicos do tipo α1 e α2.

6 – Explique o mecanismo de ação das catecolaminas ao atuarem em receptores β2.

7 – Feocromocitoma consiste em um tumor na medula da adrenal que leva a hipertrofia das células cromafins. Explique a fisiopatologia dessa doença e quais são seus sinais e sintomas.

8 – Explique a regulação da secreção de cortisol, abordando as estruturas envolvidas, os hormônios e as influencias que esse sistema sofre.

9 – Qual é o precursor comum dos hormônios esteroidais?

10 – Qual a importância das proteínas plasmáticas no transporte dos hormônios esteroidais?

11 – Explique os mecanismos de ação dos hormônios do córtex adrenal. Qual é o tipo de receptor?

12 – Quais são os efeitos sistêmicos do cortisol?

13 – Por que o cortisol é chamado de “hormônio do estresse”?

14 – Uma das principais funções do cortisol é inibir o sistema imunológico (imussupressor), de que maneira ele exerce essa função?

15 – Explique as consequências do excesso de cortisol.

16 – Explique o papel dos glicocorticoides na síndrome da angústia respiratória.

17 – Explique o mecanismo de controle da secreção de aldosterona.

18 – De que maneira a aldosterona leva ao aumento da pressão arterial?