Ed.#02 gripe suina

2

Click here to load reader

Transcript of Ed.#02 gripe suina

Page 1: Ed.#02 gripe suina

São Bento do Sul, AGOSTO de 2009 - edição # 02 - ano: I

Um fato sob vários olhares

GRIPE SUÍNA

A “Influenza” da mídia

“Embora seja uma nova doença[...] na prática tem semelhanças muito grandes com da gripe comum. Seja do ponto de vista dos sinais, dos sintomas da letalidade, do tratamento[...].” (José Gomes Temporão)

Muitas têm sido as informações discrepantes em relação à nova gripe e grande o desespero da população, principalmente, quando alguns periódicos de renome, como a Folha de São Paulo, exibem em suas capas e cadernos frases como “Gripe pode afetar até 67 milhões de brasileiros em oito semanas” (Domingo, 19 de julho, caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo). Mitos são implantados a cada momento em nossas mentes e a única forma de prevenir-nos, contra eles, é a pesquisa/estudo individual sobre o tema. Vivemos em um mundo em que o conjunto de teorias falhas (como o uso do álcool, máscaras, grande letalidade da doença etc) mesclam-se induzindo-nos a aceitar absurdos, os quais temos como grandes verdades. Oficialmente, apesar de que cada um deva tomar alguns cuidados básicos, a opinião do Ministério da Saúde, de alguns médicos, biólogos, biomédicos e microbiólogos é que a virose não tende, ao menos por enquanto, a ser pior do que os surtos de gripes comuns. Convido cada leitor a obter suas próprias conclusões e pesquisas, não sendo manipulado pelos boatos da mídia e de outras pessoas sem base e referências para falar. Eis uma boa fonte de pesquisa: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/temporao-a-gripe-suina-e-a-midia/ (entrevistas, links para vídeos e áudios com o Ministro da Saúde, e alguns debates sobre as intenções da mídia). Alienação (pensar com o conhecimento, incerto, do outro) nunca será a melhor forma de encararmos, e prepararmo-nos, para temas polêmicos. Que não sejamos vítimas da “INFLUENZA” da mídia... TOFU – Educador e Biólogo

Quem reconhece o hospedeiro?

“(...) A indolência é uma situação deliciosa, mas infelicitante (...)” (Ghandi)

Quase mais preocupante que o protagonismo atual da gripe suína é a febre galopante do senso comum que vem no pacote. Alarmar a população sobre dados ainda em estudo é instituir focos de uma rebelião histérica de forma deliberada e inconseqüente; tal procedimento só se explicaria por finalidades alienantes que são convenientes a classes isoladas. Mao Tsé-Tung esclarece: “quando você aponta uma estrela para um imbecil, ele olha para a ponta do seu dedo”. Assim, seguindo a lógica do alarde público, o circo da gripe suína se armou e a pseudo-informação conseguiu até colocar no porco um nariz de palhaço. Eis o fato: os dados científicos de um fenômeno escapam por entre os dedos dos homens simples, a Ciência paga o preço de seu refinamento mantendo-se longe da massa. E no mundo real o promovido carnaval da Pseudociência fornece os valiosos quinhões a uma deusa moderna: A mídia. O desserviço prestado ao bem estar social é diretamente proporcional ao fomento de um ditador impune: O ibope. O bom senso está acamado, em tempos de dilúvios informativos ouve-se o que querem que seja ouvido, mostra-se o que precisam que seja visto. Não há um filtro de utilidade e validade, liberdade de expressão confunde-se com necessidade de rebelião. E o veredicto final mais triste é o de que somos todos incapazes desta compreensão. E quem culpará o “esquizofrênico social” que não reconhece mais a sua própria realidade? E esta é a falsa liberdade que se defende em proclames vazios. Nas palavras de Skinner “estamos tão acostumados a ser controlados em prejuízo nosso que quando se chama uma pessoa de inofensiva está implícito que ela é totalmente incapaz”. Aceitemos. Preocupemo-nos com a gripe novinha em folha. Porque de fome não morre o brasileiro... Porque de ignorância se alimenta um hospedeiro.

S.Forteski

‘Influenza’

Persistindo a gripe, a cri$e continua mascarada...

‘H1N1’ - a nova manchete. Uma grande ameaça aos viventes, gritou a impressão. Influencia sobre os comportamentos dos mais absortos quando o assunto é saúde e aviso aos navegantes sobre seu poder bélico e dominador. Quem poderá contê-lo? Quando o assunto é saúde cada ser humano tem sua receita na ponta da língua e quando a receita não está na ponta da língua está na caneta de quem medica. De maneira mágica, nestes últimos meses recebemos uma chuva de notícias sobre a atuação de um vírus ‘indelével’, mas que ainda está sobre o controle estrategicamente numérico dos governantes. Claro que toda doença é um caminho para o autoconhecimento e seu papel é importantíssimo na vida dos seres humanos. Através da doença, vem a introspecção, aprendemos a olhar a fragilidade de ser humano e também grandiosidade da ajuda alheia. Com ela compartilhamos momentos, vivemos mais unidos e aprendemos a transpor barreiras. Diante disto, não se pode negar que a doença tenha pelo menos um lugar ‘positivo’ na vida pessoal. Mas e quando a doença tem um quê de influenciar a atenção, a opinião e os comportamentos da sociedade??? Não posso afirmar, mas indagar sim. Até então havíamos adotado a ‘crise mundial’ em nossas casas e de repente, num piscar de olhos, parece que ela se emancipou. Todos deveriam economizar, as bolsas estavam em crise, havia recessão. Agora tudo parece apenas mais um capítulo da história. O que aconteceu com a crise? Talvez tenha contraído o ‘H1N1’ e agora jaz em seu túmulo, quem sabe... Espero solícito que nossas opiniões e nossos comportamentos também não venham a sucumbir com mais esta nova ‘influenza’.

Geremias Alves – ‘influenciando’opiniões

AUTORES ALERTAS

-1-

Page 2: Ed.#02 gripe suina

-2-

As ideias aqui publicadas são de responsabilidade exclusiva de cada autor.

CONTATOS: http://autoresalertas.blogspot.com [email protected] Produção Independente

Charge

http://sousamendes.wordpress.com/2009/04/30/

Referências

http://www1.folha.com.br/folha/ciencia/ult306u590110shtml http://www.revistaautor.com/index.php?option=com_content&task=view&id=440&ltemid=38 http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377079 http://www.imprensa.planalto.gov.br/exec/inf_detalhehora.cfm?cod=50831 http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/gripe-suina-entenda-como-epidemia-comecou-451849.shtml http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,Ol696010-El238,00.html http://pt.wikinews.org/wiki/Cientistas_americanos_recriam_v%C3%ADrus_da_Gripe_Espanhola_e_encontram_semelhan%C3%A7as_com_a_Gripe_do_Frango http://www.viomundo.com.br/denuncias/reportagem-da-folha-sobre-gripe-suina-e-totalmente-furada-uma-irresponsabilidade/ http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/temporao-a-gripe-suina-e-a-midia/ SKINNER, B. F. Sobre o behaviorismo. Cultrix, São Paulo: 1974. SHEA, R. O livro do sucesso. Ediouro, Rio de Janeiro: 1994.

Que bicho lhe mordeu?...

Gripe Tipo A (Americanizada)

Nosso mundo não é de hoje que vem sofrendo com catástrofes, exploração, descuido com a natureza e com o próprio homem, para piorar a situação agora está em lançamento exclusivo à nova epidemia anti-crise mundial: “a Gripe Suína”, conhecida por meio do vírus H1N1. Por fim tenho minhas dúvidas se o surgimento da mesma é um fenômeno natural ou então uma arma biológica que está sendo testada na população para a redução das mesmas. Cientistas americanos no ano de 2005, começaram a comprar mutações genéticas da gripe aviária (H5N1) de 1918, isso se registra na OMS (Organização Mundial de Saúde). A intenção desses cientistas era reconstruir o H5N1 na tentativa de achar uma vacina de cura. A crise mundial era o prato que nutria a imprensa para deleite do sensacionalismo jornalístico, mas essa típica refeição proveniente do capitalismo azedou quando surgiu um outro delicioso caviar a saborear: “O leitão a pururuca”, e desta maneira a crise foi abafada. Talvez esse seja o objetivo principal do verdadeiro “espírito de porco”: “achar lucro em meio à crise”. Pode também ser uma estratégia para curar as indústrias farmacêuticas da enfermidade da falta de verba. Vagas não faltam para um emprego de

telejornal, pois sempre haverá uma nova epidemia para ocupar a mente do povo brasileiro, quer seja ela com escândalos no senado, mortes de famílias Nardonis, gripe, economia, enterros mitológicos de grandes ídolos e assim por diante. A mídia conduz a cada dia o telespectador brasileiro a viajar pelas agruras ou bobagens mais importantes do país e do mundo. O grande sucesso desses folhetins se deve à capacidade de seus autores traduzirem com linguagem ultra-simples, própria para analfabetos funcionais, o conteúdo para alertar a massa dos acontecimentos do mundo parasitário. Creio eu que implantaram vírus nos porcos para serem desenvolvidos e adaptados, pois o corpo do porco é análogo ao do homem, e os órgãos idênticos, a sua reação aos venenos pode ser considerada uma indicação confiável sobre as reações humanas. De acordo com o comitê internacional de pesquisadores em trabalho publicado na “Revista Science”, constatou que em Munique conseguiram criar porcos geneticamente modificados cuja as células provocam uma reação fraca do sistema imunológico quando em contato com o organismo humano. Pode ser que tudo isso seja “influenza do tipo A (Americano) desenvolvido pelo Tio Sam.

Mandrake- Historiador e Educador

COLUNA P.S.

Caro leitor: Convidamos você para fazer parte deste trabalho conosco. Reservamos este espaço para que você sinta-se contribuinte através de sugestões, críticas e/ou elogios em relação a esta obra. Com certeza, agraciamos sua atenção e desejamos que este trabalho faça alguma diferença em sua vida.

Um super-abraço da equipe de edição e muito sucesso!!!

______________________________

LIVRE PENSAR

Este informativo é um documento de livre acesso à população. Nosso objetivo é levar a possibilidade de reflexões filosóficas sobre temas que a mídia obscurece com sua visão elitizante, onde a OPINIÃO PÚBLICA não tem crédito. Aqui VOCÊ, independente de status, cor, gênero ou crença, poderá tecer suas opiniões e expô-las da maneira aberta. Os “autores”, tendo em vista a liberdade do PENSAR, elaboraram tal documento e convidam TODOS a fazer parte dessas reflexões, lendo, discutindo e até mesmo escrevendo. Se quiseres conhecer mais sobre os AUTORES, LOCAIS de distribuição, sobre os TEMAS que serão abordados ou foram abordados em outras edições acesse: http://autoresalertas.blogspot.com (nosso blog) ou [email protected]

AUTORES ALERTAS