Ed821

40
Desde 1998 levando informação até você. www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 821 - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014 Camanducaia Country Fest começou na quinta-feira (17) Exposição fotográfica reúne obras premiadas >>Extrema. Arte no Cit 3 possui 16 trabalhos dos fotógrafos Ricardo Q. T. Rodrigues, Carlos Augusto Asanuma, Maxwel Rocha de Meireles e Rodrigo Mazzola (pág. 11). Festival de Inverno de Cambuí começa hoje >>Cultura. Programação vai até 27 de julho, domingo, com shows, oficinas de teatro e atividades para crianças (pág. 06). Homenagem aos 146 de anos de Camanducaia >>Aniversário. Conheça a história da cidade, acompanhe eventos comemo- rativos e entrevistas com o prefeito sobre áreas da gestão. Tudo isso e muito mais em um caderno especial (págs. 15 a 26). Divulgada programação do 4º Extrema Motofest >>Extrema. Evento acontecerá em se- tembro e contará com diversos shows, como o da Queen Tribute Brazil (pág. 07). Hoje tem Mostra de Dança e Feira Holística no Festival de Inverno >>Extrema. Eventos continuam amanhã, dia 20. Veja ainda fotos das últimas atrações (pág. 05). Ênfase cultural >>Sala de Imprensa. Itapeva tem secretário de Administração que é poeta e letrista (pág. 28). >>Rodeio. Dupla Maria Cecília e Rodol- fo abriu a festa. Já hoje (19) tem Hum- berto e Ronaldo. Amanhã (20) será a vez de Caio César e Diego (pág. 27).

description

 

Transcript of Ed821

Page 1: Ed821

Desde 1998 levando informação até você.

www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 821 - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Camanducaia Country Fest começou na quinta-feira (17)

Exposição fotográfica reúne obras premiadas

>>Extrema. Arte no Cit 3 possui 16 trabalhos dos fotógrafos Ricardo Q. T. Rodrigues, Carlos Augusto Asanuma, Maxwel Rocha de Meireles e Rodrigo Mazzola (pág. 11).

Festival de Inverno de Cambuí começa hoje

>>Cultura. Programação vai até 27 de julho, domingo, com shows, oficinas de teatro e atividades para crianças (pág. 06).

Homenagem aos 146 de anos de Camanducaia

>>Aniversário. Conheça a história da cidade, acompanhe eventos comemo-rativos e entrevistas com o prefeito sobre áreas da gestão. Tudo isso e muito mais em um caderno especial (págs. 15 a 26).

Divulgada programação do 4º Extrema Motofest>>Extrema. Evento acontecerá em se-tembro e contará com diversos shows, como o da Queen Tribute Brazil (pág. 07).

Hoje tem Mostra de Dança e Feira Holística no Festival de Inverno>>Extrema. Eventos continuam amanhã, dia 20. Veja ainda fotos das últimas atrações (pág. 05).

Ênfase cultural

>>Sala de Imprensa. Itapeva tem secretário de Administração que é poeta e letrista (pág. 28).

>>Rodeio. Dupla Maria Cecília e Rodol-fo abriu a festa. Já hoje (19) tem Hum-berto e Ronaldo. Amanhã (20) será a vez de Caio César e Diego (pág. 27).

Page 2: Ed821

2 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Opinião

Frases da semana

Deixe sua opinião: www.facebook.com/gazetadacidademg

Diretor ResponsávelOsmar Paulino de JesusMTB-JP: 13414-MG

Departamento JurídicoDr. Maurício Ahualli

RedaçãoCarolina Lemes - MTB: 76293/SP

ReportagemNahida Almeida

Criação e ediçãoPhelipe SantosNioramis Barletta Junior

SecretariaCilcéia Alcover

ComercialNeide Guerra (35) 8876-3063Silvana Morato (35) 9208-5184

Procure o setor comercialpara anunciar na Gazeta da Cidade

Telefax: (35) 3435-2081Site: www.gazetadacidade.comE-mail: [email protected]ço: Rua Benjamin Constant, 354 - Sala 02 - Centro Extrema/MG, CEP: 37640-000

Circulação: Extrema/MG, Itapeva/MG, Camanducaia/MG, Cambuí/MG, Estiva/MG, Toledo/MG e Vargem/SPTiragem desta Edição: 7.000 exemplares

Esta é uma publicação da Empresa Jornalística Cidade Ltda., CNPJ 03.102.764/0001-86, Registro no Livro de Im-prensa Nº 12, 110 v.o, do Livro B de Registros de Jornais, em Extrema, Minas Gerais, a Rua Nenê, 32, Centro.Filiado ao SINDIJORI (Sindicato dos Proprietários de Jor-nais do Estado de Minas Gerais)

Editorial Carolina [email protected]

Falta paz

“Está louco para se livrar do Virgílio”

(Faustão, em seu programa, ao falar do ator Humberto Martins na novela Em Família)

“Acreditamos que se deve terminar com este tipo de pilhagem internacional”(Cristina Kirchner, em Brasília, ao criticar decisão judicial

que obriga Argentina a quitar dívida)

“Sou gordinha, mulher e fujo das regras”

(Fabíola Gadelha, repórter do “Cidade Alerta”, comenta sobre ser uma das poucas mulheres a trabalhar no

segmento policial na TV)

Nós crescemos ouvindo nos-sos pais e os mais velhos dizen-do (pelo menos, acredito que a maioria de nós) que atos violen-tos e brigas não valem a pena e que violência gera violência. Eu, particularmente, viro a cara até para grosserias, estupidez e gritos. Ainda não havia nascido quando inúmeras guerras histó-ricas e o nazismo, por exemplo, imperavam, e diversas pessoas e soldados foram devastados do planeta, mas, com certeza, teria sofrido por mim, por eles, pelos inocentes mortos e pela huma-nidade.

Bom, mas qual o motivo de falar agora em guerras? Talvez muitos já saibam e o nome de dois locais resume todo o sig-nificado: Palestina e Israel. Até ontem, dia 18, eram nada mais nada menos do que 11 dias de combate, foguetes disparados e mortes, muitas mortes. Cer-ca de 265 palestinos e dois is-raelenses morreram, de acordo com o exército. E não há esti-mativa de data para o fim desse conflito, muito pelo contrário.

A situação conflitante entre Palestina e Israel existe há tem-pos. Essa guerra interna entre as regiões vem de anos atrás e é tanta história de ódio e raiva e motivos de ambos os lados que não dá nem para explicar con-cretamente e direito em poucas linhas. Também não sei se inte-

ressa a vocês saberem de onde vem tudo isso. Porém, acho válido resumir a origem dessa guerra que sempre está estam-pada nas manchetes dos jornais nacionais e internacionais.

Na verdade, os conflitos entre Israel e Palestina nasceram em tempos remotos e têm raízes nos ancestrais confrontos entre árabes e israelenses. A luta ar-mada nasceu nos fins do século 19 quando judeus começaram a migrar para a Palestina – habi-tada, nos últimos séculos, prin-cipalmente por árabes, muitos vindos da Síria, entre outros locais – e se juntar a outros ju-deus remanescentes de diversas invasões históricas.

Mesmo que os árabes e isra-elenses tenham a mesma ori-gem étnica, a imigração come-çou a gerar problemas depois que um grupo de judeus de origem europeia (os chamados sionistas) expressou a vontade de colonizar a Palestina, crian-do uma pátria judia. Lembran-do que os judeus já haviam so-frido várias perseguições e não possuíam um Estado próprio.

Em termos mais atuais, a si-tuação com os palestinos que ocupavam a região foi fican-do tensa e não demorou muito para que os conflitos e as guer-ras começassem.

Depois, mais um monte de coisa aconteceu, ou melhor,

ocorreram inúmeros atentados. E até hoje podemos dizer que ninguém tem muito contro-le sobre a situação quando os conflitos são retomados. Há al-gumas horas de paz estabeleci-das durante a guerra, mas nada muito duradouro se comparar-mos os estragos.

O conflito atual foi gera-do com o desaparecimento de três adolescentes israelenses na Cisjordânia, e Israel acusou o Hamas (vocês devem estar ouvindo bastante esse nome ultimamente), um movimento islamita palestino que contro-la a Faixa de Gaza – território da Palestina. As confusões no local existem desde o final da década de 60, quando Israel venceu a Guerra dos Seis Dias (luta armada entre vários paí-ses).

Deixando de lado essa minha tentativa de aula de história incompleta devido ao espaço e complexidade, devemos nos lembrar de que inocentes estão morrendo todos os dias, incluin-do crianças e bebês, e, claro, a população civil. São culturas muito diferentes da nossa e fica difícil falar e opinar. Contudo, espero que a paz apareça o mais rápido possível nessas regiões, pois é difícil compreender que qualquer motivo do mundo seja mais importante do que vidas e vidas de inocentes.

Page 3: Ed821

3Mundowww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

~

Infecções por HIV diminuem no mundo, mas aumentam no Brasil

>>Saúde. Um relatório divul-gado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), na quarta-feira, dia 16, trouxe notícias boas e ruins. De acordo com os dados, a doença diminuiu no mundo em 27,5%, passando de 2,9 milhões, em 2005, para 2,1 milhões, em 2013. Entre-tanto, o documento mostra que as novas infecções por HIV no Brasil aumentaram 11%, no mesmo perí-odo. No ano passado, o país regis-trou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina.

Segundo as estatísticas globais, o número de mortes devido ao ví-rus também caiu. Em 2013, 1,5 milhão de pacientes morreram vítimas da doença. Já 2012 regis-trou 1,7 milhão de óbitos. Isto é, houve queda de 11,8%, segundo

a Organização das Nações Unidas (ONU).

A estimativa do Unaids aponta que 1,6 milhão de pessoas vivem com HIV na América Latina, sen-do que a maioria dos casos (75%) se concentra em cinco países: Brasil, Argentina, Colômbia, Mé-xico e Venezuela. Porém, a região registrou queda de 3% em novas infecções entre 2005 e 2013, mas os índices variam de país para país. O México, por exemplo, registrou queda de 39% e o Peru, de 26%.

Cerca de dez novas infecções por HIV são registradas a cada hora na América Latina, de acor-do com o cálculo do programa. Os grupos vulneráveis a novas infecções e que representam uma parcela significativa de soropositi-vos incluem transgêneros, homens

gays, homens que fazem sexo com homens, homens e mulheres que atuam como profissionais do sexo e seus clientes, além de usuários de drogas.

O relatório mostra ainda que aproximadamente um terço das novas infecções na região ocor-re em pessoas jovens, com idade entre 15 e 24 anos. “Populações mais vulneráveis enfrentam altos níveis de estigma, discriminação e violência, que criam obstáculos no acesso à prevenção da doença, ao tratamento, ao cuidado e aos servi-ços de apoio”, ressaltou o Unaids.

No entanto, o órgão também anunciou que a América Lati-na continua a ser a região com a maior cobertura antirretroviral do mundo, pois cerca de 45% dos 1,6 milhão de pessoas com HIV

têm acesso à terapia. Mais uma vez, os índices variam de país para país. Brasil, Chile, El Salvador, Peru, México e Venezuela regis-tram mais de 40% de cobertura, enquanto o tratamento na Bolívia alcança menos de 20% das pesso-as infectadas.

O Unaids destacou também que Brasil e Panamá alteraram recente-mente o protocolo de atendimento para soropositivos, possibilitando que todas as pessoas com HIV, independentemente da carga viral, sejam atendidas.

Ainda segundo os dados di-vulgados, 35 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo todo, sendo que 19 milhões não sabem que estão infectadas. O órgão aler-tou ainda que, para dar fim à epide-mia até 2030, é necessário ampliar

esforços para acabar com a lacuna de infectados sem diagnóstico e, consequentemente, sem acesso ao tratamento.

Em 2013, Brasil registrou 47% de todos os novos

casos de infecções por HIV na América Latina

Page 4: Ed821

Foto: Ilustrativa

4 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Cidades

>>Artes. Benedito Cesar Sil-va já exibiu seus trabalhos artís-ticos em Portugal e nos Estados Unidos

Mineiro, nascido na cidade de Camanducaia e assistente admi-nistrativo da Câmara Municipal de Extrema, Benedito Cesar Sil-va tem também gosto pelas ar-tes. Em junho deste ano, ele foi empossado na Academia de Ci-ências, Letras e Artes de Vitória, no Espírito Santo. O reconheci-mento aconteceu por conta de seu trabalho artístico na litera-tura, fotografia e artes plásticas.

Benedito conta que para tomar posse em uma academia é neces-sária a indicação, seguida de uma

votação. “A sensação de ser in-dicado para ser membro da Aca-demia e ter meu nome aprovado por unanimidade é muito gratifi-cante. É a certeza de que o tra-balho está encontrando morada em outras praças. É a possibili-dade de compartilhar. Estar entre pessoas que conjugam da mesma sintonia é maravilhoso”, explica.

Ele afirma que seu gosto pelas artes veio através da observação e da imaginação, já que tem o costume de frequentar galerias e museus. Ele também acredita que essa predileção seja algo pessoal e subjetivo.

Quando questionado se tem preferência pela literatura, foto-

grafia ou artes plásticas, Bene-dito não dá uma resposta defini-tiva: “Essas três vertentes estão irmanadas em meus trabalhos. É como se você perguntasse a mim, de qual irmão você gosta mais? E tenho seis. É bem ver-dade que, às vezes, a inspiração volta-se mais para uma ou outra vertente”, diz.

Além da exibição de sua arte na região, em Extrema e Ca-manducaia, os trabalhos de Be-nedito já foram expostos em São Paulo, Lisboa em Portugal e Illinois nos Estados Unidos. Ele já foi vencedor do Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia, pela Sociedade Cultural Ilha da Ma-

deira e do Prêmio Destaque Po-ético da Academia de Letras e Artes de Fortaleza.

Dividir o seu tempo entre as artes e o emprego na Câmara Municipal não parece ser um problema para Benedito. Porém, para conciliar tantos compro-missos é preciso ter organização. “O trabalho na Câmara consome oito horas do dia. Restam o su-ficiente, são mais 16 horas que tenho pela frente”, conta. Hoje, além das artes e de ser assistente administrativo, ele se dedica à corrida e aulas de Pilates.

O artista também é membro da Academia de Artes e Letras de Fortaleza, no Ceará.

O artista foi empossado em junho deste ano na Aca-

demia de Ciências, Letras e Artes de Vitória,

no Espírito Santo

Foto: Divulgação

Funcionário da Câmara de Extrema toma posse em Academia de Letras

Inscrições para o CONSEPE foram prorrogadas até o dia 29 de agosto sexta-feira

>>Extrema. As inscrições para se associar ao Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSEPE) foram prorrogadas e podem ser efetuadas até o dia 29 de agosto, uma sexta-feira, tendo em vista a importância do assunto para o município. Já o período de cadastros para as chapas que concorrerão no con-selho termina no próximo dia 31 de julho, quinta-feira.

Com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Ge-rais (MPMG), a Prefeitura Mu-

nicipal de Extrema promoverá uma assembleia para a eleição da direção do CONSEPE, no dia 2 de setembro, terça-feira, no Clube Literário e Recreativo de Extrema (CLRE). Na oca-sião, também haverá a votação do novo estatuto do conselho.

Para fazer parte do conselho, os interessados devem fazer sua inscrição na Biblioteca Munici-pal, no quartel da Polícia Mili-tar, na Câmara Municipal ou por meio de um link disponibilizado no banner da campanha e locali-

zado no site da prefeitura: www.extrema.mg.gov.br.

CONSEPE Trata-se de uma entidade for-

mada pela sociedade e represen-tantes do Estado, que propõem e realizam ações, campanhas de conscientização e parcerias com as Polícias Civil e Militar e demais órgãos públicos com ob-jetivo de melhorar e aumentar a segurança e a qualidade de vida da população extremense. Assembleia para eleição da direção do CONSEPE acontecerá

dia 2 de setembro (terça-feira)

Itapeva

Festa do Carreteiro e Feira de Negócios acontecem no próximo fim de semana

Estatuto da Criança e do Adolescente completou 24 anos>>Direitos. Documento estabelece os direitos dosbrasileiros menores de 18 anos

COMAD fará palestra sobre drogas

A Associação Sul Mineira dos Caminhoneiros (Assulmic) realizará a 19ª Festa do Carre-teiro e 6ª Feira de Negócios, nos próximos dias 25, 26 e 27 de julho, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente, no pátio da Assulmic.

O evento contará com vários expositores, gincanas, brindes,

shows e praça de alimentação. “A festa é sua, o privilégio é nosso em ter vocês conosco”, anunciou a associação.

A festa e feira acontecerão na Avenida Leonardo Rossi, s/n, no centro de Itapeva, com en-trada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3434-1783.

No último dia 13, domin-go, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 24 anos de existência. O docu-mento, criado no ano de 1990, trata dos direitos de crianças e adolescentes de todo o país. O objetivo do ECA é proteger o desenvolvimento físico, mental, moral e social dos cidadãos bra-sileiros menores de 18 anos.

É nesse documento que estão determinados os direitos à vida, saúde, educação, lazer, profis-sionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária das crian-ças e adolescentes. Ele também define as questões políticas de atendimentos, medidas de pro-teção e socioeducativas para meninos e meninas.

O ECA ainda determina que nenhuma criança ou adolescente poderá sofrer discriminação, ex-ploração, violência, crueldade, opressão ou ser negligenciado,

afirmando que quem cometer algum desses atos, por ação ou omissão, deverá ser punido.

O estatuto estabelece que são crianças os que possuem de 2 a 12 anos de idade incompletos. Já os adolescentes, são considerados aqueles que têm entre 12 e 18 anos.

De acordo com o Mapa da Vio-lência da Criança e do Adolescen-te, em 2012 mais de 75 mil pesso-as entre 1 e 18 anos foram mortas. Dentre elas, foram quase 9 mil por homicídios, mais de 5 mil por acidentes no transporte, cerca de 700 por suicídios, aproximada-mente 4 mil por acidente, mais de 20 mil por causas externas e qua-se 1,3 mil por outras violências.

Conselho TutelarO Conselho Tutelar é um órgão

que foi criado juntamente com o ECA e faz parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele é formado por cinco membros, escolhidos pela comunidade e sua função

é a de atuar em casos de amea-ças ou violação dos direitos dos menores de 18 anos. Cada muni-cípio brasileiro deve possuir um Conselho Tutelar, cuja criação e manutenção são de responsabili-dade das prefeituras.

Para a conselheira tutelar de Extrema, Rosana Cassimiro Lo-pes, o ECA é um marco na pro-teção à infância no país. “É uma lei que contribui para a mudan-ça de mentalidade na sociedade brasileira, muitas vezes perple-xa e sem reação diante das in-justiças de que são vítimas nos-sa infância e juventude”, afirma.

Rosana também explica que uma forma de parabenizar a lei é denunciar quando tiver conhe-cimento de situações de viola-ção dos direitos das crianças e adolescentes. Basta ligar para o Conselho Tutelar da cidade no número (35) 3435-2104 ou para o disque 100, em que não é ne-cessária a identificação.

O Conselho Municipal Anti-drogas de Itapeva (COMAD) realizará uma palestra sobre os danos causados pelo uso de dro-gas e sua legalização no país. O tema será o seguinte: “Onze ra-zões para não liberarmos a ma-

conha”.A palestra será ministrada

pelo padre Haroldo J. Rahm, de Campinas (SP), no Clube Recreativo Ubirajara Tobias de Andrade, na próxima quinta-feira, dia 24, às 18h.

Page 5: Ed821

5Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Fotos: Ascom/Pref. Extrema

Fim de semana de Mostra de Dança e Feira Holística no Festival de Inverno

>>Extrema. Aproximada-mente 2,5 mil pessoas marcaram presença na Praça Presidente Vargas, no Centro, no último fim de semana, durante o 5º Festival de Inverno de Extrema, quando diversas bandas de blues e jazz se apresentaram nas noites do queijo, vinho e caldos, incluindo o projeto Encontro de Compo-sitores e Cancionistas do Sul de Minas. Moto clubes da região estiveram presentes, além de ou-tras localidades, como São Pau-lo. Houve ainda a transmissão da disputa do terceiro lugar e da final da Copa do Mundo. E as atrações continuam neste final de semana com a 4ª Mostra de Dan-ça de Extrema e Feira Holística.

4ª Mostra de DançaCom organização e direção

artística de Camila Alcovér, a 4ª Mostra de Dança de Extrema será realizada hoje, dia 19, às 20h, e amanhã, dia 20, às 19h, no Cine Teatro, com entrada gratuita. O intuito é revelar os talentos de dança da cidade e re-gião, grupos amadores e profis-sionais, em diversas modalida-

des de dança num mesmo palco.Os grupos convidados de hoje

(19) são os seguintes: Clube Latino, uma escola de dança de salão de São Paulo que trará o melhor do zouk, salsa, samba de gafieira e samba rock, e o Ballet Luiz Henrique, recém-chegado de Barcelona, onde ganharam concurso em primeiro lugar. A noite contará ainda com os gru-pos regionais Dance Again, Ex-treme Star´s Company, Poli Pop Dance, Ballet Viviani Ribeiro, Space Dance, Ousadia e Alegria, Evolution Style Crew e Cia. de Danças Árabes Camila Alcovér.

Para amanhã (20), os con-vidados serão Karina e Tarik com performances de tango e “The Bird”, e a Cia. Sonique-te que apresentará o flamenco com música ao vivo, além dos grupos regionais Melhor Idade Renascer, Ballet Studio Camila Alcovér, Poli Pop Dance, Last Dance, Grupo 3D e Duo 3D (premiado no Festival de Santos em primeiro lugar, sendo que um dos bailarinos ganhou ainda uma bolsa para estudar no Cana-

dá), dança cigana e Cia. Danças Árabes Camila Alcovér com a coreografia que levou o grupo a conquistar o primeiro lugar em um concurso de dança em São Paulo.

Para participar da Mostra, os grupos se inscreveram em abril e participaram de duas audições e de um ensaio geral para se prepa-rarem. “Os grupos da cidade e re-gionais têm sido surpreendentes, alguns deles já participam desde a primeira edição e é nítida a evo-lução de cada um dos bailarinos”, comentou Camila Alcovér.

Feira HolísticaA Feira Holística acontece-

rá hoje (19), das 9h às 17h, e amanhã (20), das 9h às 11h, no Parque Ecológico Pico dos Ca-britos, que fica na Rua das Acá-cias, 777, Vila Rica. O evento será palco de várias palestras, lançamento de livro, exposição de produtos e serviços de saúde,

qualidade de vida e bem-estar, almoços vegetarianos e atendi-mentos terapêuticos.

A abertura da Feira Holística e hasteamento da Bandeira da Paz ocorrerão hoje (19), das 9h às 10h. Logo depois, terá início uma série de palestras, por meio dos seguintes temas e palestran-tes: “Apresentação do Clube de Autocura”, com Maurício Tro-varelli; “Medicina Holística” - Dr. Orlando Ferreira Arantes; “Foto Kirlian” - Nelson Doni-zete; “Bioconexão” - Leandro Heck Gemeo; e “Grafologia” -

Sandra Santos.O domingo (20) também será

repleto de palestras: “Ayurve-da”, com Marineusa de Araújo Sá; “Homeopatia” - José Carlos Zanaroti; “O que existe por de-trás dos alimentos que você não conhece e que faz mal a saú-de” - Dra. Denise Nogueira”; e “Crianças índigo e cristal” - Dra. Mônica de Medeiros.

No último dia da feira have-rá também o coquetel de lan-çamento do livro “Nova Terra, Nova Humanidade - Índigos e Cristais”, às 13h.

Camila Alcovér (responsável pela organização e direção

artística da Mostra de Dança) durante evento de 2013

Várias bandas de blues e jazz se apresentaram nas noites do queijo, vinho e caldos

Grupo Colher de Chá

Moto clubes da região compareceram em peso

Page 6: Ed821

6 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Cidades

Foto: Cristovam Silva

Festival de Inverno de Cambuí começa hoje

>>Cultura. Abertura do evento está marcada para 21h

Começa hoje, 19, a 2ª edi-ção do Festival de Inverno de Cambuí, com o tema “Tribos vão se unir na canção”. A ce-rimônia de abertura acontece às 21h, no Largo do Mercado, que fica no Centro. Um pou-co mais tarde, às 22h começa a apresentação da Moqueca Groove que deve continuar até meia-noite.

Amanhã, 20, a programação começa mais cedo com a rea-lização do Projeto Maiêutica, que oferecerá atividades para

crianças, às 15h. O samba será uma das atrações princi-pais desse dia com rodas do Sangue de Mulato, de 15h às 17h, e do Intervalo do Sam-ba, de 17h às 19h. De 19h às 22h, a apresentação será feita pela Bateria I-METI. Camila Gabriel e Leandro Damasce-no serão os responsáveis por fechar a noite com shows que vão de 22h até meia-noite.

A agenda do evento conti-nua para o resto da semana. Na segunda-feira, 21, haverá apresentação de rap, hip hop e funk raiz com Falidos Crew,

The All Zaimers e La Mafia, de 21h até meia-noite. A ter-ça-feira, 22, será o dia ideal para quem gosta de músicas de barzinho. As atrações se-rão Of Crazy, Habner Tava-res, Gláucio Moreira e Paulo Eduardo e banda, que também acontecerão de 21h até meia-noite.

Na quarta-feira, 23, a ofici-na de corpos elegantes Kan-goo Jump deverá acontecer às 21h. Já os shows de pop rock com Deminas, Waterbox e Slimers está marcada para começar às 21h30 e terminar meia-noite.

O festival continua até o dia 27 de julho, domingo. Na programação estão previstas atrações musicais, oficinas de teatro, rodas de viola e ativi-dades para crianças. As apre-sentações são gratuitas e aber-tas ao público em geral.

Na edição de 2013 do fes-tival, aproximadamente 4 mil pessoas compareceram ao evento. A expectativa da orga-nização é que o público seja ainda maior neste ano.

A 1ª edição do Festival de Inverno de Cambuí teve público de cerca de 4 mil pessoas

Estiva

Festa do Peão foiencerrada no domingo

O encerramento da 17ª Festa do Peão de Estiva aconteceu no do-mingo, 13. O último dia do evento teve a apresentação da dupla ser-taneja Marcos e Mancini, a final do rodeio e queima de fogos.

Segundo a Diretoria de Turis-mo do município, aproximada-mente 7 mil pessoas participaram do evento, número que superou a expectativa. A estimativa de pú-blico para o sábado, 12, dia em que o cantor Edson, da dupla Ed-son e Hudson, se apresentou, foi de cerca de 2 mil pessoas.

Ricardo e João Fernando, Du e Michel e Vaca Brava também fizeram parte das atrações do evento. Além dos shows e do rodeio, a festa teve apresenta-ção de cavalos adestrados.

A locução do rodeio foi feita por José Rodrigues Pereira, mais conhecido como Barra Mansa e famoso por ser o locutor oficial da Festa do Peão de Barretos.

A empresa responsável pela organização da festa se compro-meteu a doar 50% do lucro ob-tido com a Festa do Peão para a Santa Casa e Maternidade Nos-sa Senhora de Fátima de Estiva.

O próximo evento a ser re-alizado na cidade é a Festa do Morango, agendada para ocor-rer de 26 a 28 de setembro.

Desfile da rainhaO desfile para a escolha da

rainha da Festa do de Peão de Estiva aconteceu na abertura do evento, quinta-feira, 10. Aman-da Pereira foi coroada a rainha. O título de 1ª princesa ficou com Daniele Pereira e Greice Kelly Barbosa ganhou como a 2ª prin-cesa. A miss simpatia foi Bianca Felix e Nathalia Rezende saiu como a madrinha do peão.

O cantor Edson fez show no sábado, 12, na Festa do

Peão de Estiva

Foto: Divulgação

Page 7: Ed821

7Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Divulgada programação do 4º Motofest>>Música. Evento acontecerá em setembro e contará com shows da Big “UAI” Band, Queen Tribute Brazil, Elvis Rock Band e Echoes Pink Floyd, além de várias outras apresentações

O 4º Extrema Motofest, já tra-dicional para os apreciadores do motociclismo, está marcado para os dias 26, 27 e 28 de setembro, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente, no Parque Mu-nicipal de Eventos “Esdras José Zingari”. A programação do even-to foi divulgada pela Prefeitura de Extrema, por meio da Gerência de Cultura. Diversas bandas se apresentarão durante os três dias do Motofest, que será organizado pela Associação dos Motociclis-tas de Extrema (AMEX).

O Motofest abrigará os visi-tantes com completa infraestru-tura, através de uma de área de camping (coberta e com bosque natural), chuveiros quentes, praça de alimentação, café da manhã e

stands de demonstração de produ-tos. Neste ano, as pessoas pode-rão ainda fazer passeios de balão.

Já estão confirmadas as pre-senças dos moto clubes Águia Dragões de Fogo (AADF), que comemorará seu aniversário no evento, Route 381, Guarás, Tur-ma da Amizade, Trankeiras Re-belde, Lebres do Asfalto, Aliança, Makael, Akamatsu e Caminho Estreito. A Motociata ocorrerá dia 28 de setembro (domingo), às 10h, com saída do Parque de Eventos, indo até o Santuário de Santa Rita, onde será realizada a bênção das motos.

Os ingressos, válidos para os três dias de evento, serão ven-didos no local por R$ 5,00 para membros de moto clubes e por R$

10,00 para os demais visitantes.Acompanhe a programação

musical:Palco principalNo dia 26 de setembro (sex-

ta), o palco principal receberá os seguintes shows: After Math, às 18h; Boulevard - 18h40; Creta-cia - 19h20; Cidade Fantasma - 20h20; Road n’ Rash - 21h20; Paulo Meyer - 22h15; e NaCon-tramão, às 23h40.

Já no dia 27 de setembro (sába-do), a programação será: Johnnie Rocker, às 11h30; Delirium Tre-mens - 13h30; Old Chevy - 15h; Queen Tribute Brazil, às 17h30; Big “UAI” Band - 19h30; Echoes Pink Floyd – 21h; Lagartos - 23h; e Club Roll - 00h30.

O dia 28 de setembro (domingo)

contará com: A Casa Rock, às 12h; Trama - 13h30; Elvis Rock Band - 15h30; e Rolls-Rock, às 17h30.

Palco acústicoTrio Twin Ac subirá ao palco

acústico, no dia 27 de setembro (sábado), às 13h, 14h30 e 17h. Já

Ac Johnny Vox se apresentará às 20h30 e 22h30.

No dia 28 de setembro (domin-go), Tom Wood Trio fará dois shows, sendo o primeiro às 11h e o segundo às 13h. Ac Johnny Vox entrará no palco às 15h e às 17h.

A presença de diversos moto clubes já está confirmada

>>Oportunidade. A fábrica Rexam, que atua na produção de latas para bebidas e fabricação de embalagens, possui vaga de emprego aberta em Extrema. O cargo é o de Supervisor de Qua-lidade. Para se candidatar à vaga

é preciso ser graduado em enge-nharia, química industrial ou ad-ministração de empresas. Além disso, é necessária a experiência mínima de cinco anos na área de Qualidade, sendo três na gestão ou supervisão.

Conhecimentos em Estatísti-ca, Controle Estatístico de Pro-cesso (CEP), em ferramentas de Qualidade, das normas ISO 9001, 14001, 18001 e da gestão de indicadores de Qualidade e atendimento ao cliente serão

diferenciais durante o processo de seleção. Inglês em nível in-termediário também é desejável para o cargo.

Os interessados na vaga de-vem encaminhar o currículo até o dia 30, quarta-feira, para

o e-mail [email protected] benefícios do cargo in-

cluem convênio médico, odon-tológico, seguro de vida, ali-mentação, transporte, plano de previdência privada e bônus anual.

Rexam tem vaga de emprego aberta em Extrema

Page 8: Ed821

8 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Cidades

Secretaria Municipal de Saúde de Cambuí ganhou um novo endereço no centro da cidade

Servidores recebem popula-ção em novo endereço desde o começo do mês

A sede da Secretaria Munici-pal de Saúde de Cambuí mudou de endereço. Desde o início do mês ela passou a funcionar na Rua Capitão Soares, 231, esqui-na com a Rua Padre Caramuru no Centro. A mudança não afe-ta o horário de atendimento ao público que continua sendo feito

de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

No prédio foram agrupados departamentos da Secretaria de Saúde como a vigilância sani-tária, a vigilância epidemioló-gica, o núcleo de zoonoses, o agendamento de consultas, a marcação de exames, o trans-porte sanitário, a regulação de fisioterapia e a assistência so-cial.

Para a secretária de saúde Wandha Karine dos Santos a mudança veio para melhor a qualidade do atendimento para a população. “O antigo local onde funcionava a Secretaria de Saúde não oferecia acomodação adequada, o que dificultava o trabalho dos servidores e o aten-dimento para a população, por isso, fizemos essa mudança”, explicou.

Foto: Ascom/Pref. Cambuí

Departamentos da Secretaria de Saúdefuncionam em único prédio

Gestora de Ação Social faz balanço sobre a Campanha Distribuindo Calor Humano

>>Extrema. Rita Cristina Bernal disse que o evento de-verá ocorrer uma vez ao ano na cidade

A Campanha Distribuindo Calor Humano, que promoveu a Campanha do Agasalho de 2014, levou informações sobre a doação de cabelos às crianças

com câncer, iniciativa da ONG Cabelegria e deu orientações a respeito dos serviços oferecidos pela Assistência Social, foi rea-lizada no dia 27 de junho, sexta-feira, em Extrema.

O evento também ofereceu explicações a respeito do cadas-tro único do programa Bolsa Fa-

mília, o bilhete do idoso, a bolsa estudantil, além de ter tratado sobre temas como a violência sexual ou física contra a criança, a mulher e o idoso e combate ao uso de drogas.

A Gazeta da Cidade conver-sou com a gestora da Secretaria de Ação Social de Extrema Rita Cristina Bernal, que fez um ba-lanço sobre o projeto: “O espa-ço viabilizou que outras pessoas que não estão acostumadas, que estavam passando por ali obti-vessem informações. Acho que o objetivo principal foi orientar sobre o serviço da Assistência Social, para o que ela serve, para que está aqui no município e tornar mais conhecido das pes-soas”.

A campanha aconteceu na mesma época que outros even-tos como a 1ª Conferência Mu-nicipal de Políticas Públicas

da Juventude e a exibição dos jogos da Copa do Mundo de fu-tebol. Mesmo assim, aproxima-damente 550 pessoas, segundo contagem da Prefeitura Munici-pal, passaram pelo evento.

Rita ressaltou a importância do trabalho de divulgação para a campanha: “Foi o principal. Já alertou as pessoas que naquele dia estaria acontecendo algum evento, despertou a curiosidade. Isso possibilitou o acesso à Se-cretaria de Ação Social”.

A gestora também disse que uma edição da Campanha Dis-tribuindo Calor Humano deverá acontecer uma vez a cada ano no município.

Campanha do AgasalhoJá foram entregues mais de

500 cobertores na Campanha do Agasalho deste ano em Extre-ma. Quem se interessar em re-

ceber doações podem compare-cer à sede da Secretaria que fica na Praça Olinto da Fonseca, 12, Centro. O telefone para maiores informações é: (35) 3435-5810.

A gestora alertou que a Se-cretaria não recebe doações, mas que elas podem ser feitas diretamente para entidades as-sistenciais de Extrema, como o asilo, o Centro de Reabilitação Integrada (CRIE), o Recanto São Francisco, a Comunidade Resgate para Cristo e a Casa Lar São João Menino.

Rita Bernal explicou que além da entrega das doações, a Ação Social também é responsável por outros serviços como acom-panhamento e orientação das famílias de Extrema. “Quem sentir vontade pode vir para cá. A casa é bastante acolhedora e muito disposta a atender”, con-vida.

Foto: Osmar Paulino

Rita Cristina Bernal explicou o objetivo da campanha orientan-do sobre o serviço da Assistência Social

Page 9: Ed821

9Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Sindicato comemora Dia do Produtor Rural Mineiro em Extrema

O Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema promoveu um café da manhã, na terça-feira, dia 15, para comemorar o Dia do Produtor Rural Mi-neiro, celebrado em 7 de julho. De acordo com a presidente da entidade, Ana Maria Heleno de Oliveira, o evento teve como objetivo homenagear a catego-ria, além de mostrar o trabalho realizado pelo sindicato e discu-tir novos projetos.

“Ficou decidido que teremos uma reunião com outros órgãos no próximo dia 30 para trazer-mos recursos e ajudarmos o pro-dutor. Vamos montar um projeto

que será levado na Câmara para votação, sendo que o recurso já está aprovado na Lei Orçamen-tária Anual (LOA), mas temos que montar o projeto para con-seguir o dinheiro”, explicou.

O evento registrou a presença do gerente do Banco do Brasil (BB), que ministrou uma pales-tra aos produtores, vereadores também estiveram presentes, assim como representantes da Prefeitura Municipal.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema destacou ainda os benefícios oferecidos aos associados. “Há diversas vantagens. Nós ajuda-

mos quando o gado do produtor está doente ou a fruta do cam-po apresenta algum problema, fazemos vacinação, análise de terras, inseminação artificial e cartão do produtor”, disse Ana Maria.

Outros serviços também são oferecidos, como, por exemplo, consultas, ficha sanitária ani-mal, inscrição no Instituto Mi-neiro de Agropecuária (IMA) e cursos gratuitos. Um deles será realizado na semana que vem, de segunda-feira, dia 21, a sex-ta-feira, dia 25, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendi-zagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG). A formação será de trabalhador na produção de derivados do leite.

Para associar-se ao sindicato, o produtor rural deve compare-cer à sede da entidade, locali-zada na Avenida Nicolau Cesa-rino, 4.106, Centro. Horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O valor da mensalidade é de R$ 14,50. Informações no telefone (35) 3435-5665 ou acesse : www.sin-druralextrema.com.br.

Evento também divulgou o trabalho realizado pelosindicato e discutiu novos projetos

Fotos: Osmar Paulino

Café da manhã celebrou a data ehomenageou os produtores rurais

Cambuí

Curso “Saúde na Terceira Idade”

O Serviço Nacional de Apren-dizagem Rural de Minas Gerais (Senar/MG) está oferecendo o curso gratuito de promoção so-cial “Saúde na Terceira Idade”, em Cambuí. As aulas acontece-rão de 21 (segunda-feira) a 23 (quarta-feira) de julho.

Para participar, os interessa-dos devem procurar o Sindi-cato dos Produtores Rurais de Cambuí, cujo telefone é o (35) 3431-1559. O curso está sendo disponibilizado pelo escritório regional do Senar/MG em La-vras.

Page 10: Ed821
Page 11: Ed821

11Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Exposição fotográfica Arte no Cit 3 reúne obras premiadas>>Extrema. Mostra possui 16 trabalhos dos fotógrafos Ricardo Q. T. Rodrigues, Carlos Augusto Asanuma, Maxwel Rocha de Meireles e Rodrigo Mazzola

Extremenses e turistas já po-dem conferir a exposição fo-tográfica Arte no Cit 3, que começou no último dia 10, quinta-feira, e segue até dia 03 de agosto, um domingo, no Centro de Informações Turísti-cas (CIT), na Praça Presidente Vargas, no Centro. O evento faz parte da programação do Fes-tival de Inverno de Extrema, o qual também conta com exposi-ção de artes plásticas, no mesmo local.

A exposição fotográfica é uma mostra de trabalhos de Ricardo Q. T. Rodrigues, também orga-nizador do evento, Carlos Au-gusto Asanuma, Maxwel Rocha de Meireles e Rodrigo Mazzola. O objetivo é mostrar as diferen-tes facetas da fotografia na visão de cada profissional, divulgando a arte e os trabalhos dos fotógra-fos da cidade. “E quem sabe lan-çar a pedra fundamental de um Foto Clube de Extrema”, ressal-tou Ricardo.

Sobre a organização da expo-sição, Ricardo Q. T. Rodrigues

afirmou que procura sempre trazer fotógrafos que tenham re-conhecimento em nível nacional e internacional, sendo que ele próprio possui mais de oitenta trabalhos publicados no último ano, tendo como destaque cinco imagens na National Geogra-phic Brasil, inclusive uma delas foi feita na Mostra de Teatro do Festival de Inverno de Extrema. Ricardo é fotógrafo da Centauro e apaixonado por fotografia de natureza.

Carlos Augusto Asanuma ou simplesmente Asa, é especiali-zado em fotografia de natureza, macrofotografia (principalmen-te de insetos) e colisão de gotas, premiado no Salão de Arara-quara 2014. Maxwel Rocha de Meireles, fotógrafo de natureza, também tem como especialida-de a macrofotografia, criando imagens impressionantes de insetos com a técnica de empi-lhamento de foco. Já Rodrigo Mazzola é coordenador de fo-tografia e estúdio da Dafiti, e divide seu tempo entre moda,

birdwatching (observação de aves) e ensaios autorais.

Ao todo são 16 trabalhos de 50x75cm e 60x90cm, incluindo uma imagem que também está exposta no Salão Internacional de Pathshala, em Calcutá, na Índia. As fotografias podem ser vistas das 8h às 17h, inclusive aos finais de semana. Para ver as obras online, acesse: www.ricardoqtrodrigues.com.br/Pre-feitura-Municipal-de-Extrem/Arte-no-cit-3.

Colisão de gotas Respeitável sonho

Por detrás da capa

Mamangaba

Fotógrafo Ricardo Q. T. Rodri-gues, organizador da exposição

Foto: Maxwel Rocha de Meireles Foto: Carlos Augusto Asanuma (Asa)

Foto: Divulgação

Foto: Rodrigo Mazzola

Foto: Ricardo Q. T. Rodrigues

Page 12: Ed821

12 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Cidades

Semana Cultural Evangelística começa no dia 28, domingo

A 5ª Semana Cultural Evange-lística de Itapeva será realizada de 28, segunda-feira, até 2 de agosto, sábado. O tema deste ano é “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor” (trecho da Bíblia Sagrada em Fi-lipenses 2:11). O local do even-to será a Praça Joaquim Luiz, localizada no Centro.

A programação prevê apresenta-ções musicais com bandas, corais, palestras, performances de danças e gestos, encenação de peças de teatro, leitura de textos bíblicos, evangelismo, testemunhos, cami-nhada e exibição de vídeos.

Na sexta-feira, 1º de agosto, o conjunto de percussão Plenitude de Cambuí irá subir ao palco.

No dia 2 de agosto, sábado, ha-verá a apresentação da peça “Ar-tigo 121”, feita pela companhia de teatro Jeová Nissi. No mesmo dia Juliana Silva, cantora que já esteve no Programa Raul Gil irá participar do evento. Além disso, o pastor Carlos Fonseca será o responsável pela explanação do dia e o grupo da Mocidade do

Campo de Cambuí (UMADEC-CAM) fará uma performance. O encerramento da semana ficará por conta de Denis Max e banda.

As atividades do evento come-çam a partir das 19h de segunda à sexta-feira e às 14h no sábado.

A Semana Cultural Evange-lística é organizada pelo Con-selho Municipal de Ministros e

Pastores Evangélicos de Itapeva (Compei) e tem o objetivo de di-vulgar o Evangelho e a cultura evangelística. A festa faz parte do calendário cultural e turísti-co do município e tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo e da Câmara Munici-pal de Vereadores.

Curso Sabor e Gestão capacitou empreendedores de Extrema

O curso Sabor e Gestão – Boas Ideias para Alimentação Fora do Lar começou no dia 14, segunda-feira, em Ex-trema. O objetivo da forma-ção foi oferecer orientações sobre empreendedorismo e gerenciamento do setor de alimentação fora do lar, pla-nejamento, controle e gestão de negócio a empreendedores e pessoas que pretendem in-gressar na área.

Na cidade, 20 empreendedo-res participaram do curso. Entre

eles, 12 que já fazem parte do setor de alimentos, 4 que estão abrindo negócio na área e outros 4 que procuram informações so-bre o setor para entrar no mer-cado.

As aulas foram ministradas através de dinâmicas e teleaulas, para ensinar os participantes a selecionar fornecedores, reduzir custos e elaborar produtos dife-renciados.

Estavam programados na formação conteúdos relacio-nados a produto, compras e

atendimento, recrutamento, seleção e capacitação de pes-soal, estrutura e equipamento, formação de preço, controle, gestão operacional e finan-ceira, marketing, conquista do diferencial, boas práticas de segurança alimentar e res-ponsabilidade social, além de assuntos como qualidade no atendimento, fidelização de clientela e noções de limpeza, organização e iluminação.

A coordenadora de Qualifica-ção Empresarial e Profissional

da Gerência de Turismo de Ex-trema, Dora Ribeiro afirmou que os alunos elogiaram o conteúdo ensinado e que o curso superou as expectativas.

A carga horária estabelecida para a formação foi de 24 ho-ras. Ele foi oferecido através de uma parceira entre a Prefeitu-ra Municipal de Extrema, por meio da Gerência de Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

20 empreendedores do setor de alimentos

participaram do curso

Foto: Ascom/Pref. Extrema

>>Itapeva. Jeová Nissi, Juliana Silva e Denis Max e banda fazem parte da programação

Page 13: Ed821

13Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

A festa e as brincadeiras de São João aconteceramentre 10, quinta-feira, e 14 de julho, segunda-feira

Pacientes do Centro de Nefrologia do HospitalSão Lucas comemoraram o São João

A comemoração do mês de São João da Unidade de Hemo-diálise do Centro de Nefrologia Sul Mineiro do Hospital Mater-nidade São Lucas foi realizada com festa e brincadeiras. As atividades aconteceram de 10, quinta-feira, a 14 de julho, se-gunda-feira.

A equipe da clínica procura organizar programações como essa simultaneamente ao tra-tamento, que impõe mudanças no estilo de vida dos pacientes,

como alterações na dieta e adap-tações nas atividades diárias e profissionais. Aqueles que pre-cisam fazer hemodiálise vão ao hospital três vezes por semana e cada uma das sessões dura cerca de 4 horas.

O espaço também possui um grupo de artesanato, onde os cuidadores de pacientes podem participar. Ali, eles têm a opor-tunidade de compartilhar traba-lhos manuais e suas experiên-cias de vida.

O centro é aberto para receber apresentações de música, dança e teatro. Quem se interessar em fazer uma visita e entreter os pa-cientes, pode entrar em contato pelo telefone (35) 3435-5566.

Além do município de Ex-trema, o Centro de Nefrologia Sul Mineiro atende outras ci-dades da região como Munhoz, Toledo, Itapeva, Camanducaia, Cambuí, Bom Repouso, Bueno Brandão, Estiva, Ouro Fino, Ja-cutinga, Monte Sião e Córrego

do Bom Jesus.

Campanha busca por doadores demedula óssea em Extrema

Uma campanha está buscando por doadores de medula óssea em Extrema. A captação visa bene-ficiar uma criança do município, M.A.S., de 1 ano e 4 meses, que necessita urgentemente de trans-plante. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos. Ela é a responsável pela produção das células sanguíneas, ou seja, glóbulos brancos, vermelhos e pla-quetas. O Transplante de Medula

Óssea (TMO) é indicado, prin-cipalmente, para o tratamento de doenças hematológicas, oncohe-matológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

Pessoas de 18 até 54 anos de idade podem doar, caso estejam em bom estado geral de saúde, isto é, sem nenhuma doença infeccio-sa ou incapacitante. Os doadores

devem preencher um formulário com dados pessoais para ser co-letada uma amostra de sangue de 5 a 10 ml, que será encaminhada a testes, os quais determinarão as características genéticas que são necessárias para a compatibilida-de entre o doador e o paciente.

Os dados pessoais e os resulta-dos dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados

das pessoas que precisam fazer o transplante. Quando há compati-bilidade com um paciente, o doa-dor é então chamado para realizar exames complementares e para fazer a doação. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Já para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

O secretário de Saúde de Ex-trema, Alex dos Santos Teixeira, ressaltou que “a doação de me-

dula óssea é um gesto de solida-riedade e de amor ao próximo”.

Interessados em doar devem comparecer à Secretaria de Saúde, na Rua Presidente Kennedy, 330-A, Centro, ou ligar para o telefone (35) 3435-5178 e falar com a assis-tente social, que agendará o trans-porte do doador, pois a doação da medula será feita no Hemominas, em Pouso Alegre, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Page 14: Ed821

Fotos: Ascom/Pref. Extrema

14 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Cidades

11ª Mostra de Teatro teve casa cheia

>>Cultura. A 11ª Mostra de Teatro de Extrema, idealizada e produzida por Rita Miranda, terminou ontem, dia 18, após ser palco de cinco peças premia-

das e consagradas pela crítica. Os espetáculos tiveram início na segunda-feira, dia 14. O evento fez parte do Festival de Inverno de Extrema, sendo que as peças foram apresentadas à noite, no Cine Teatro Fábio Andrade de Oliveira, que reuniu a presença de aproximadamente 450 pesso-as em cada dia de espetáculo.

Rita Miranda contou à Gazeta que a Mostra atingiu seu objetivo de levar teatro profissional de qua-lidade à população, promovendo a cultura cênica. “Foi maravilhoso e incrível! Esse trabalho é a luta de um guerreiro mirando um horizon-te mais favorável ao teatro”, disse.

As seguintes peças teatrais fo-ram apresentadas: na segunda-feira, dia 14, teve o espetáculo “Cais ou da indiferença das em-

barcações”, indicado para 19 prê-mios e vencedor de outros tantos, do grupo Velha Companhia.

Na terça-feira, dia 15, o ator da Rede Record Cássio Scapin trouxe o monólogo “Eu não dava praquilo”, atuação que lhe ren-deu os prêmios Qualidade Brasil e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor ator.

O grupo Má Companhia, na quarta-feira, dia 16, apresentou a peça “Os adultos estão na sala”, a qual foi indicada ao Prêmio CPT 2013 na categoria Melhor Elenco e ao Prêmio Shell 2013 nas catego-rias Melhor Texto e Melhor Atriz.

Já na quinta-feira, dia 17, o gru-po Le Plat du Jour marcou pre-sença com “Rapunzel”. A com-panhia parisiense ficou famosa no cenário paulistano de teatro para

crianças e arrebanhou muitos prê-mios adaptando contos clássicos infantis de forma ágil e criativa.

O último espetáculo da Mos-tra foi “Jardim Ilusão”, do grupo Novarte, apresentado ontem, dia 18. A peça conta com um elen-co de peso, composto pelo ator Danilo Francesco, de Extrema, e Giovana Povoas, filha da can-tora Daniela Mercury, entre ou-

tros atores. Com temporada de sucesso em São Paulo, “Jardim Ilusão” participou do Festival de Teatro de Curitiba, considerado um dos melhores do Brasil.

Para conferir diversas fotos da Mostra de Teatro, acesse o link: http://www.ricardoqtrodrigues.com.br/Prefeitura-Municipal-de-Extrem/Mostra-de-Teatro-de-Extrema.

Cerca de 450 pessoas compareceram em todos os dias da Mostra

Monólogo “Eu não dava praquilo” com ator da Rede

Record Cássio Scapin

Cadastramento Escolar 2015 começa na segunda-feira>>Extrema. O Cadastro Es-

colar para 2015 começará a ser realizado na próxima segun-da-feira, dia 21, e seguirá até sexta-feira, dia 25, por meio da Prefeitura Municipal e em par-ceria com a Secretaria de Estado de Educação. Pais que queiram matricular seus filhos na rede pública de ensino de Extrema,

municipal e estadual, devem se programar para o cadastramento e garantir a vaga na escola mais próxima de sua casa.

No ensino fundamental, de-vem ser cadastrados os estu-dantes que irão completar seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2015. Já os alunos matriculados em outras locali-

dades, ou em escolas particula-res, que pretendem ingressar na rede pública ou candidatos que desejam retornar aos estudos, devem comparecer ao Posto de Cadastramento mais próximo de sua residência.

Para efetuar o cadastro, os se-guintes documentos originais do aluno devem ser apresentados:

certidão de nascimento e con-ta de luz para comprovação de residência. Nos casos de trans-ferência para a rede pública de ensino, de mudança de localida-de ou de retorno aos estudos, é necessário apresentar também o comprovante de escolaridade da unidade de origem.

Vale ressaltar que os alunos já

matriculados no ensino funda-mental da rede pública têm vaga garantida e não precisam se inscrever novamente. Todas as escolas de ensino fundamental funcionarão como Postos de Ca-dastramento. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone (35) 3435-6640.

Page 15: Ed821
Page 16: Ed821

Diretor ResponsávelOsmar Paulino de JesusMTB-JP: 13414-MG

Departamento JurídicoDr. Maurício Ahualli

RedaçãoCarolina Lemes - MTB: 76293/SP

ReportagemNahida Almeida

Criação e ediçãoPhelipe SantosNioramis Barletta Junior

SecretariaCilcéia Alcover

ComercialNeide Guerra (35) 8876-3063Silvana Morato (35) 9208-5184

Procure o setor comercialpara anunciar na Gazeta da Cidade

Telefax: (35) 3435-2081Site: www.gazetadacidade.comE-mail: [email protected]ço: Rua Benjamin Constant, 354 - Sala 02 - Centro Extrema/MG, CEP: 37640-000

Circulação: Extrema/MG, Itapeva/MG, Camanducaia/MG, Cambuí/MG, Estiva/MG, Toledo/MG e Vargem/SPTiragem desta Edição: 7.000 exemplares

Esta é uma publicação da Empresa Jornalística Cidade Ltda., CNPJ 03.102.764/0001-86, Registro no Livro de Im-prensa Nº 12, 110 v.o, do Livro B de Registros de Jornais, em Extrema, Minas Gerais, a Rua Nenê, 32, Centro.Filiado ao SINDIJORI (Sindicato dos Proprietários de Jor-nais do Estado de Minas Gerais)

Camanducaia: 146 anos de história20 de julho é dia de comemorar

os 146 anos da cidade que hoje conhecemos como Camanducaia, mas que já foi chamada de Caman-docoia, Vila Carolina e Jaguary.

O povoado que deu origem a Camanducaia teria sido formado por aventureiros e catadores de ouro, vindos de Atibaia, no esta-do de São Paulo, em meados do século XVIII. O local também esteve na rota dos bandeirantes que buscavam pedras preciosas.

No ano de 1775, o lugar era considerado uma freguesia, su-bordinada à vila de Pouso Alegre. No mês de maio de 1840, a loca-lidade alcançou o nível de vila, após reivindicação de seus ha-bitantes. Seu nome era Jaguary, que significa Rio das Onças. Em maio de 1842, foi realizada a sua instalação solene e sua primeira câmara municipal foi nomeada.

Em 1868, Jaguary finalmente passou a ser considerada uma ci-dade. O problema era que existia outro local no Rio Grande do Sul com o mesmo nome, o que cau-

sava confusão com as correspon-dências. A população reivindicou e ela passou então a ser chamada de Camanducaia, em 1930.

O município foi o berço que deu origem a outras cidades como Bueno Brandão, Munhoz, Bom Repouso, Consolação, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Gonçalves, Itapeva e Extrema. Vargem, que fica no estado de São Paulo, também já pertenceu à Camanducaia.

A cidade foi o lugar de onde músicos, poetas, instrumentis-tas, escritores, compositores e

políticos como Baptista Caetano

de Almeida, Caetano Furquim, Francisco Escobar, Benjamin Guilherme de Macedo e Mario Casasanta saíram.

Esta também foi uma das pri-meiras cidades de Minas Gerais a ter campo de aviação, telefone e gráfica para impressão de jornal.

O lugar ainda foi palco de acon-tecimentos importantes para a história do Brasil. Havia no mu-nicípio um grupo chamado Club Abolicionista, criado em outubro de 1887, pelo jovem republicano e abolicionista Francisco Escobar. Em março de 1888, antes da assi-natura da Lei Áurea que aconteceu em maio do mesmo ano, já não existia nenhum escravo no local.

Hoje Camanducaia possui aproximadamente 22 mil ha-bitantes e tem sua economia voltada para o agronegócio. O município também se destaca na produção de batata, couve-flor, brócolis, milho, feijão, leite e carne bovina e suína.

“Foto provavelmente tirada no final do século XIX ou início do século XX. Atual Praça do Bosque”

Primeiro aeroporto da região, em CamanducaiaCamanducaia possui aproximadamente 22 mil habitantes

Foto: Camanducaia Tempos Áureos

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 20142

Page 17: Ed821

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 2014

A fundação de Monte VerdeA família de Verner e Emília

Greenberg não só contribuiu com a origem do distrito de Monte Verde, como também deu seu nome a ele. A palavra green, quer dizer verde e berg, significa mon-te, daí Monte Verde. Não há como negar que o nome também está relacionado à paisagem do local.

Verner e Emília haviam se co-nhecido na recém-fundada Colô-nia Varpa, próxima ao município de Paraguaçu Paulista. Quando se casaram, foram passar a lua de mel em Campos de Jordão. Como gostaram do clima de montanha, ao ouvirem falar dos Campos do Jaguari, onde atualmente se lo-caliza Camanducaia, resolveram desbravar a Serra da Mantiqueira.

A família Greenberg chegou à região em 1938. Eles encontraram justamente o que desejavam: um lugar cujo clima e belezas naturais os faziam lembrar sua terra natal, na Europa. Assim, Verner Gre-enberg tratou de comprar um lote e se mudar para lá com seus paren-tes. Mais tarde, adquiriu outras ter-ras, ampliou sua fazenda, que deu origem a vila Monte Verde.

As belezas naturais do local

chamaram a atenção de outros familiares, amigos e conterrâne-os dos Greenberg que também compraram lotes e começaram a formar um povoado.

Monte Verde ficava escondido entre as montanhas e o acesso por terra era difícil, já que a estrada que leva ao local só foi asfaltada no final da década de 80. O cres-cimento da vila foi lento e poucas mudanças ocorreram durante dé-cadas. Por gostarem da tranqui-lidade, os moradores preferiram

que as ruas e estradas permane-cessem de terra, o que ajudou na preservação do meio ambiente e das belezas naturais do lugar.

Na época em que Verner Gre-enberg e sua família viviam no local, a vida era simples. Ele pos-suía o único gerador da vila, que funcionava por conta de uma má-quina a vapor e acionava os equi-pamentos da sua serraria. No final de seu turno de trabalho, às 18h, o gerador era convertido para a população e funcionava até 22h.

No mesmo dia em que os pri-meiros homens pisaram na Lua, em 20 de julho de 1969, a rede elétrica chegou a Monte Verde.

Quando a estrada para Monte Verde ainda não era asfaltada, o local era um destino para poucos. Percorrer os 37 quilômetros de estrada de terra era um desafio. Nesse tempo, os frequentadores eram quase sempre as mesmas pessoas e todos os veículos pos-suíam o adesivo da loja Alpina, que se tornou um símbolo local.

Com o tempo a vila foi ganhan-do fama, foi tema de reportagens em revistas e jornais, chegou até a ser comparada aos Alpes e foi exaltada por suas belezas naturais e tranquilidade que proporciona-va. A partir da década de 90, o aquecimento do turismo trouxe um crescimento ao distrito. Hoje, o acesso é fácil e existe uma am-pla infraestrutura turística, além da realização de eventos como o Festival de Inverno, que acontece pela 2ª vez em Monte Verde.

Foto: Divulgação

Atualmente Monte Verde possui infraestrutura para receber seus visitantes

O casal Verner e Emília Greenberg teve um impor-tante papel na fundação de

Monte Verde

Foto: Arquivo

3

Page 18: Ed821

Obras

Prefeitura estáinvestindo mais de R$ 4 milhões em pavimentação

Investimentos em saúde

A Prefeitura de Camandu-caia tem investido na saúde do município através de diferentes ações. Uma delas foi o convê-nio celebrado neste ano com o hospital da Associação Benefi-cente de Monte Verde (ABMV). Assim, o Pronto Atendimento do município, que funcionava em uma unidade própria, pas-sou para o prédio da ABMV, um hospital particular, construído pela Associação Beneficente de Monte Verde.

O prefeito Edmar Dias ressal-tou que o hospital possui uma infraestrutura como poucas da região. “A saúde teve um ganho considerável com essa parceria, pois, além da estrutura de saúde do município, a ABMV também tem um investimento que é fei-

to com recurso do Governo do Estado e com isso não há mais falta de médico”.

Vale lembrar que Camandu-caia recebeu o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Mu-nicipal, na Categoria Saúde, da Associação Mineira de Municí-pios (AMM), no dia 7 de maio, uma quarta-feira, no Expomi-nas, em Belo Horizonte, devi-do ao Centro de Regulação em Saúde. Neste local, o cidadão tem acesso aos serviços de agen-damento de exames e consultas de média e alta complexidade, fornecimento de medicamentos não oferecidos na farmácia bási-ca e agendamento dos veículos municipais de transporte a pa-cientes.

“Foi um reconhecimento mui-to gratificante e eu fiz questão de dividir essa premiação com todo o pessoal que ajudou nesse projeto, que melhorou muito a parte da saúde da cidade”, des-tacou o prefeito.

Com base na demanda apura-da durante a atuação do depar-tamento em questão, a admi-nistração adquiriu e locou mais veículos para atender a popu-lação na questão do transporte relacionado à saúde, também aumentou a quantidade de medi-camentos oferecidos, bem como reduziu o tempo de espera dos cidadãos pelos agendamentos das consultas e exames.

“Na gestão passada, o pessoal reclamava que demorava muito para marcar consultas e exames e que também não havia car-ro para levar os pacientes. Nós comprarmos três carros. Antes, o pessoal aproveitava o carro para pegar peças, o que causa-va transtornos e tirava espaço dos passageiros atendidos pela saúde. Isso não acontece mais.

Quando lota toda a frota da ci-dade, a gente ainda tem dois car-ros de reserva para atender a to-dos”, explicou o prefeito Edmar.

O município também tem me-lhorado a parceria com a Santa Casa. Segundo o prefeito, o au-mento de repasses já contribuiu na questão de atendimentos e ajudou a ampliar o quadro médi-co, pois foram contratados dois novos especialistas, sendo um obstetra e um anestesista.

Há ainda um médico que está atuando em São Mateus, vindo através do Programa Mais Mé-dicos. Edmar Dias contou tam-bém que está programada para 2014 uma inovação na saúde do município. “Estamos orga-nizando o orçamento para fazer um investimento maior com objetivo de oferecer um amplo atendimento no posto de saúde Emídio de Moreira Filho, mais médicos, mais pacientes atendi-dos e atendimentos dignos para toda a população”.

Lembrando que em janeiro entrou em funcionamento no município o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que cuida de pes-soas que têm problemas psiqui-átricos e dependência química. Atualmente, o local atende cer-ca de 65 pacientes.

A Prefeitura de Camanducaia realizou também uma campa-nha de doação de sangue, no dia 30 de maio, uma sexta-fei-ra. A coleta foi feita pela equi-pe do Hemocentro de Pouso Alegre. Houve 153 inscrições, mas 87 doações foram efetiva-das, pois algumas pessoas não conseguiram doar por motivos de medicação controlada, ou-tras não fizeram o intervalo de três horas após o almoço, entre outros motivos. Apesar disso, os números foram surpreen-dentes. Segundo a Prefeitura de Camanducaia, a equipe do hemocentro elogiou a estrutura preparada e o engajamento de todos nessa ação que foi um su-cesso absoluto.

“Foi uma participação muito grande da população de Caman-ducaia. As bolsas colhidas irão ajudar a cidade e também a po-pulação de toda a região. Agra-deço a colaboração de todos”, disse o prefeito Edmar.

Os trabalhos de pavimenta-ção e calçamento já tiveram início nas ruas de Camandu-caia. A Prefeitura Municipal investirá mais de 4 milhões, oriundos de recursos da própria administração e também exter-nos, nas obras que abrangem ainda o distrito de Monte Verde e a Vila Melhoramentos. Traba-lhos de tapa-buracos também foram executados.

Alguns dos locais que estão em obras ou ainda serão beneficia-dos são a Rua da Baixada, Ave-nida Sol Nascente, Vila da Fonte, Avenida Rio Branco e Rua Odair Paiva Sá, entre várias outras vias. “É o maior investimento em cal-çamento e pavimentação da his-tória do município”, afirmou o prefeito Edmar Dias.

A usina de asfalto de Caman-ducaia também foi reformada e reativada, sendo transferida para o antigo terreno do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A última operação de tapa-buracos do município, inclusive, foi reali-

zada com o asfalto da usina.Já a rodoviária da cidade

encontra-se em fase final de execução após quatro meses de trabalho. “Nós tiramos todo o calçamento do pátio, fize-mos a troca do solo, retiramos mais de dois metros de terra, fizemos drenagem, escoamento das águas, colocamos cascalho, pedra rachão, compactamos, e ainda vamos pavimentar todo o pátio da rodoviária. Também recuperamos as baias onde os ônibus estacionam, elas foram concretadas e estão em uso”.

O prefeito Edmar Dias pre-tende ainda melhorar a cober-tura da rodoviária, acrescentan-do o telhado em cima da laje, a qual gera infiltração e danifi-ca o prédio. “Talvez neste ano não seja possível, devido ao orçamento, mas faremos um telhado adequado, além de uma nova pintura, para finalmente termos uma rodoviária decente à disposição da nossa popula-ção e visitantes”.

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 20144

Monte Verde

Prefeito Edmar e vice Rodrigão visitamum dos locais das obras

Prefeito Edmar Dias com troféu recebido na área

da saúde

Prefeito Edmar e vice Rodrigão visitamum dos locais das obras

Page 19: Ed821

Festival de Inverno de Monte Verdecontinua no final de semana>>Cultura. Primeira apresentação do dia é do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Hoje, 19, é dia de programa-ção do Festival de Inverno no distrito de Monte Verde. Às 14h tem apresentação da banda do 20º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG). A orquestra de violinos de Monte Verde é a atração às 15h, se-

guido por Carlos Carty e suas invenções sonoras às 16h. Mais tarde, às 20h é a vez de Cris Car-ner e o Quinteto Salve-se quem puder subir ao palco.

No mesmo dia também acon-tecerá o Cortejo Cênico Chi-Ca-Bum que ocorre a partir das

12h, em todos os sábados do festival.

Amanhã, 20, as atividades do evento continuam. Haverá uma apresentação da Camerata Vio-life às 13h. Um pouco depois, às 14h será a vez do Trio Clássico Monte Verde ser a atração.

O Festival de Inverno de Monte Verde começou no sá-bado, 5, e será encerrado no dia 27, domingo. No segundo sába-do do evento, dia 12, ocorreram apresentações da Banda Brasil Caledonia e do Ballet Luiz Hen-rique, além da oficina de pintura para confecção de quadros de-corativos.

A entrada para o evento é franca e ele acontece na Aveni-da Monte Verde, número 1050. O festival conta com apresenta-ções musicais, peças de teatro, dança e shows de mágica. Se-gundo a organização, aproxima-damente 8 mil pessoas já passa-ram pelo festival no distrito.

Fotos: Ascom/Pref. Camanducaia

O Ballet Luiz Henrique se apresentou nosábado, 12, em Monte Verde

Banda Brasil Caledonia participou doFestival de Inverno de Monte Verde

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 2014 5

Page 20: Ed821
Page 21: Ed821
Page 22: Ed821

Dr. Lauro Santos1930-1932

Cel Orestes Nóbrega1933-1936

Benedito Silva Santos1937-1940

Benedito Silva Santos1941-1946

Luiz Chiaradia1947

Dr. Onofre Vargas1947 - 1950

Gentil Faria Dias1961-1962

José Pereira da Silva1965-1966

Davi Dias1951 - 1954

Dr. Onofre Vargas1955 - 1958

Joaquim Araújo1959 - 1960

Dr. Onofre Vargas1963 - 1964

Gentil Faria Dias1967-1970

Gentil Faria Dias1973 - 1976

Deusdedit dos Santos1971-1972

Domingos FroesAgo - Dez de 1972

Odair de Paiva Sá1977 - 1982

Emydio Moreira Filho1983 - 1988

Odair de Paiva Sá1989 - 1992

Emydio Moreira Filho1993 - 1996

Dr. Waldemar Gomes1997 - 2000

Emydio Moreira Filho2001 - 2004

Dr. Célio Santos2009 - 2012

Edmar Cassalho Dias2013 - atual

Dr. Célio Santos2005 - 2008

Galeria de prefeitos>>Administração. Até hoje, 17 homens governaram o município em 146 anos

Antes de nomear a primei-ra Câmara Municipal, fato que ocorreu em 1842, e de passar à categoria de cidade, em 20 de julho de 1868, conforme a Lei nª. 1.527, a então Jaguary foi governada por vários homens. De 1930 até hoje, 17 homens as-sumiram esta missão, sendo que alguns permaneceram na função por dois ou mais mandatos, e re-ceberam o título de prefeito.

O primeiro governante foi Dr. Lauro Santos, que ficou no car-go até 1932, seguido pelo Co-ronel Orestes Nóbrega. Até os

anos 50, governaram ainda Be-nedito Silva Santos (dois man-datos), Luiz Chiaradia e o Dr. Onofre Vargas.

Nas décadas de 60, 70, 80 e 90, vários nomes estiveram à frente do município, como, por exemplo, Gentil Faria Dias, José Pereira da Silva, Deusdedit dos Santos, Do-mingos Froes e Odair de Paiva Sá.

Já no século XXI, o município teve como prefeito Dr. Walde-mar Gomes, Dr. Célio de Faria Santos e, atualmente, Edmar Cassalho Dias.

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 20148

Page 23: Ed821

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 2014 9

Cidade de belezas, gente de bem ehistórias incomparáveis

Cinco inaugurações foram realizadas em um só dia

Camanducaia recebeu prêmio do Governo Estadual

>>Infraestrutura. Obras inauguradas abrangem as áreas da saúde, educação e cultura

Recentemente, foram inaugu-radas cinco obras em Camandu-caia: o Centro Municipal de Edu-cação Infantil (CEMEI) Gentil Faria Dias, a Farmácia de Minas Joselina Cardoso, o Centro de

Agendamento de Exames e Con-sultas Adhemar Pereira Dias, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Luci de Souza e o Cen-tro Cultural Odair Paiva Sá.

Na ocasião, no último dia

3, quinta-feira, uma comitiva composta por diversas autori-dades percorreu a cidade a fim de conhecer todos esses locais. Assinaturas simbólicas também foram realizadas, como, por exemplo, a da reforma do Salão Nobre da Câmara Municipal.

O CEMEI Gentil Faria Dias foi inaugurado no Bairro Jardim Vista Alegre. A creche atende 124 crianças e conta com apro-ximadamente 30 funcionários. Segundo o prefeito de Caman-ducaia, Edmar Dias, o trabalho na organização das escolas co-meçou a ser realizado em 2013.

“Estamos atendendo a qua-se 100% da nossa demanda por vaga, e estamos correndo atrás de novos recursos para continua-mente ampliarmos a educação no município, porque a gente sabe da necessidade dos pais, princi-

palmente das mães, de deixarem seus filhos na creche recebendo educação de qualidade para po-derem trabalhar”, disse.

Já o Centro Cultural será pal-co de apresentações aos finais

de semana, sessões de cinema, feiras culturais, entre outras atividades. E a parte externa receberá obras de paisagismo, deixando o local mais bonito e agradável.

Além do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Mu-nicipal, na Categoria Saúde, Camanducaia também foi pre-miada pelo Governo de Minas Gerais, por meio de um projeto que criou o Departamento de Compras para racionalizar os gastos do município. “Tive a felicidade de receber esse prê-mio das mãos do governador Alberto Pinto Coelho, em Belo Horizonte. Ficamos felizes de em um ano e meio já termos recebido dois prêmios”, disse o prefeito de Camanducaia, Ed-mar Dias.

Antigamente, os departa-mentos da prefeitura faziam suas contas de forma separa-da, ou seja, todos solicitavam o que era necessário comprar e o setor de licitação fazia a compra. Havia um desperdí-cio grande de material porque vários setores pediam produ-tos semelhantes. Com o setor de Compras, todas as solicita-

ções são encaminhadas a ele e o prefeito avalia pessoalmente os pedidos.

“Vejo o que realmente preci-sa ser comprado, verifico se não tem no estoque, também com o objetivo de não deixar fal-

tar algum produto como vinha acontecendo. Conseguimos até fazer compras com preço me-nor, porque racionalizou tudo em um local só. Gastando me-nos sobra mais dinheiro para fazer outros investimentos para

a população, pois as demandas existem e o recurso para atender tudo é escasso, então se a gente não se organizar e tentar gastar o dinheiro público da forma mais eficiente possível, não é possí-vel melhorar nada”, concluiu.

Desejo um feliz aniversário a nossa querida Camanducaia! Manifesto primeiramente o or-gulho que sinto de ser filho desta terra, a qual por nada trocaria, onde contribuo com o meu tra-balho para fazer dessa cidade um lugar ainda melhor de se viver.

Sinto imensurável orgulho de nossa cidade, de suas belezas e histórias incomparáveis, de lo-calização geográfica privilegia-da, de sua grandeza e de nossa

gente. Camanducaia, com seus dois distritos – Monte Verde e São Mateus – e seus 54 bairros espalhados pela zona rural, além de sua zona urbana é, acima de tudo, um lugar de gente de bem, acolhedora.

Comemorar seu aniversário de 146 anos tendo a responsa-bilidade de estar à frente de sua administração me deixa muito feliz. Tudo que diz respeito a essa cidade me interessa. Tenho

cuidado dela com muito amor e carinho, fazendo de tudo para que tenhamos um município melhor a cada dia. Estamos em processo de desenvolvimento contínuo. Fizemos inúmeras melhorias desde que iniciamos nosso trabalho, principalmen-te em relação à infraestrutura e saúde. Temos ainda muito a fa-zer, e estamos nos organizando e planejando pra isso.

Sei que não sou o único a se

orgulhar de morar aqui, e por isso divido essa alegria com to-dos vocês que se sentem assim. Sei que nós camanducaienses, nascidos nessa terra, como eu, ou vindos de outros municípios e tendo adotado Camanducaia como sua cidade, zelamos por ela e a defendemos.

Feliz aniversário, querida Ca-manducaia! Parabéns pelos seus 146 anos!

Prefeito Edmar Dias

Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Gentil Faria Dias Inauguração da Farmácia de Minas Joselina Cardoso

Fotos: Osmar Paulino

Camanducaia foipremiada devido ao projeto que criou o Departamento

de Compras Prefeito Edmar Dias recebeu prêmio das mãos do governador Alberto Pinto Coelho

Page 24: Ed821

Prefeito Edmar Dias fala sobre as ações realizadas em Camanducaia>>Entrevista. Edmar Dias está há aproximadamente 1 ano e meio no comando da Prefeitura

O prefeito de Camanducaia, Edmar Dias, concedeu uma en-trevista à Gazeta da Cidade, em que falou sobre as ações reali-zadas durante cerca de 1 ano e meio de administração, contou quais projetos devem acontecer até o final de 2014 e aproveitou para parabenizar a população pelos 146 anos do município.

Gazeta: Fale sobre sua ad-ministração nestes 500 dias de Governo.

Prefeito Edmar Dias: Es-tamos com pouco mais de um ano e meio de mandato. Conse-guimos montar uma boa equipe de governo, e estamos tendo grande colaboração dos nos-sos servidores municipais no desenvolvimento dos projetos. Tivemos também grande apoio da Câmara Municipal, de todos os vereadores, que estão fazen-do muito bem o seu trabalho. O mesmo digo do vice-prefeito, Rodrigão, que tem nos ajudado muito. Nesse período o resul-tado do nosso trabalho foi bas-tante positivo, pois nesse curto espaço de tempo, já atendemos a muita demandas importantes da nossa população.

Gazeta: Que ações estão sen-do realizadas pela administra-ção?

Prefeito Edmar Dias: Quan-do assumimos nossa gestão, o município estava com um pas-sivo muito grande em todas as áreas, muitas coisas importantes e urgentes a serem feitas, como melhoria das estradas rurais, das ruas, da iluminação pública, recuperação de obras mal fei-tas, como a Rodoviária, Centro de Atendimento Sócio Infantil (Casi) e Farmácia de Minas, projetos de geração de emprego e renda, melhoria do Hospital, atendimento na saúde, distribui-ção de medicamentos, aumento de vagas nas creches, diversi-ficação das opções de lazer e cultura entre tantas outras de-

mandas. O foco do nosso traba-lho no início da gestão foi esse: atender as demandas prioritárias em cada área da administração.

Na parte de obras, fizemos um investimento na renovação da frota. Com apoio dos governos federal e estadual adquirimos máquinas, caminhões e veícu-los que nos possibilitaram fazer grande melhoria das estradas rurais, inclusive com a drena-gem e o encascalhamento de inúmeros trechos. Investimos em iluminação pública, que estava abandonada há quase 3 anos, consertando mais de 800 pontos de luz que apresentavam problemas. Investimos na recu-peração das ruas nas operações tapa-buracos, o que foi facilita-do pela ativação da nossa usina de asfalto, que ficou desativada por 8 anos.

Recuperamos o pátio da Ro-doviária e a Farmácia de Minas,

que tinha problemas estruturais. Estamos recuperando a obra do (Casi). Iniciamos as obras de as-faltamento e calçamento de ruas em Camanducaia, Monte Verde e Melhoramentos.

Na educação, fizemos um grande investimento na abertura de mais vagas nas creches, aten-demos a quase 100% da deman-da. Estamos licitando a conclu-são da creche de Monte Verde.

Na saúde, em parceria com a provedoria do Hospital e com a Câmara Municipal, aumen-tamos de R$ 120 mil para R$ 175 mil o repasse mensal, o que possibilitou a contratação de médicos e a realização de cirur-gias e partos. Criamos o Centro de Regulação, para marcar exa-mes, consultas e cirurgias fora do município. Investimos na aquisição de 3 veículos exclu-sivos para a saúde e criamos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para tratar pacientes com problemas psiquiátricos e dependência química. Investi-mos na compra de medicamen-tos e estamos licitando uma ambulância UTI. Contratamos novos profissionais médicos e investimos na saúde no distri-to de São Mateus, ampliamos e reformamos a Unidade Básica de Saúde (UBS) e colocamos médico permanente. Em Monte Verde, colocamos um pediatra e destinamos uma ambulância nova.

Na cultura e lazer, criamos o

Centro Cultural, que abriga a Escola de Música e Artes e re-cebe apresentações de artistas, palestrantes e peças de teatro. Fizemos o Carnaval, aniversário da cidade, Festa do Peão, apoio às festividades dos bairros da zona rural, da Festa da Padroei-ra e outros eventos da Igreja Ca-tólica, Festival de Inverno, Fes-tival de Natal, Arraiá na praça, gastando 40% do que foi gasto em 2012.

Na geração de emprego e renda, adquirimos terreno para incentivar a vinda de empresas e elaboramos um portfólio de apresentação. Recebemos a em-presa de roupas sociais Raphy. Pactuamos cursos do Programa de Acesso ao Ensino Técni-co e Emprego (PRONATEC) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SE-NAI), além da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae), para qualificação profissional e desenvolvimento do comércio. Criamos ainda o Balcão de Em-pregos, responsável por colocar no mercado de trabalho cerca de 25 pessoas ao mês. Inves-timos no Turismo, em Monte Verde, com a criação e melho-ria de eventos e investimento em infraestrutura e divulgação do distrito. Buscamos parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Rural (Emater) e Ins-tituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para dar apoio ao ho-

mem do campo. Na assistência social, amplia-

mos a parceria com entidades como Asilo, Abrigo, APAE, através do aumento de repasse e do desenvolvimento de projetos conjuntos, ativamos o Centro de Referência de Assistência So-cial (CRAS) e humanizamos o atendimento aos usuários, com a capacitação de servidores e um novo espaço para atendimento.

No esporte, estamos investin-do no futebol de campo e futsal, mas também apoiando a prática e eventos de outras atividades esportivas, como vôlei, basque-te, muay thai, ciclismo, skate e motocross, procurando levar mais atividades aos distritos e zona rural. Estamos recuperan-do o Campo do Botafogo e re-formando parques infantis em parceria com o setor privado e voluntários.

Gazeta: E que ações devem ser realizadas até o final deste ano?

Prefeito Edmar Dias: Até o final deste ano a população en-contrará grande parte das ruas de Camanducaia e Monte Verde em outra condição, pois estarão concluídas as obras de calça-mento e asfaltamento de ruas e ruas serão recuperadas ou as-faltadas com o asfalto de nossa própria usina. Também daremos continuidade ao trabalho feito de recuperação das estradas ru-rais, onde pretendemos asfaltar alguns trechos críticos. Faremos ainda a extensão da iluminação pública, em ruas e logradouros com pouca ou sem iluminação. Muitos outros investimentos es-tão assegurados, mas só poderão ser feitos no ano que vem, por conta das restrições impostas pela lei por esse ano ser de elei-ções.

Gazeta: Deixe uma mensa-gem especial pelo aniversário da cidade.

Prefeito Edmar Dias: Que-ro parabenizar a todos os ca-manducaienses, de nascimento ou de coração, por mais um ano da nossa querida Camanducaia! Estamos trabalhando com muito amor e carinho para transforma-mos nossa cidade em um lugar cada vez melhor para se viver! A Prefeitura está empenhada em cumprir bem o seu papel, se cada cidadão também cumprir bem o seu, com certeza teremos cada vez mais motivos para nos orgulharmos da nossa querida cidade! Parabéns e um abraço a todos!

“Prefeito Edmar afirmou que Camanducaia receberá obras de iluminação pública ainda este ano”

Foto: Osmar Paulino

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 201410

Prefeito Edmar Dias

Page 25: Ed821

Estamos já na segunda década do terceiro milênio. Lá se foram dois mil anos de história da era cristã. E, se o Brasil tem apenas 500 anos, Camanducaia já tem talvez mais de 300 para contar. Mas pouco se sabe de nossa história. E devemos dar graças a Deus por alguns abnegados camanducaienses nos terem dei-xado alguns poucos, mas impor-tantes fatos para a posteridade, através de seus jornais, livros e outros escritos.

O “Annuário de Jaguary”, por exemplo, é uma verdadeira relí-quia, pois contém dados impor-tantíssimos que poderiam se per-der por aí, não fosse o cuidado de alguns saudosistas apaixona-dos que o trazem fechado a sete chaves. E dele, pois, nos restam apenas uns poucos exemplares.

“Fragmentos da História de Camanducaia”, de Benedito Sil-va Santos, é, talvez, o único livro escrito especificamente sobre Ca-manducaia, do qual pelo menos parece ainda existir um bom nú-mero e também nos oferece infor-mações de real valor. Há também um livreto, “Milagre da Fé”, obra do Padre Benedito Marcílio Ma-

galhães, que relata alguns aconte-cimentos, dando ênfase, é claro, ao lado religioso dos fatos. Mas também muito útil. E digno de nota é também o livro “A Diocese de Pouso Alegre no Ano Jubilar de 1950”, organizado pelo Con. João Aristides de Oliveira, que faz breve histórico de todas as ci-dades da Diocese e é uma precio-sa fonte a ser sempre consultada.

E não podemos nos esquecer do grande Fernando Cyrillo de Faria que possui um extraor-dinário acervo onde coleciona

um sem número de fotografias e textos de valor inestimável sobre tudo que se refere à terra que ele adotou e ama como sua.

De resto, sobraram alguns pou-cos números de jornais que estão espalhados por aí, dos quais pos-suímos felizmente boa parte e que nos oferecem relatos de suma importância para a nossa história. Mas, se não houver um museu ou lugar digno de serem guardados no futuro, poderão perder-se como já o foram tantas outras relíquias.

Em razão disso, por mais de duas

décadas, vimos recolhendo velhas fotografias do antigo casario e ou-tros flagrantes de nossa terra e, so-bre eles, criamos alguns bicos de pena, com algum histórico a eles relacionado, que pretendemos le-var a público, em futuro próximo, se nos for dada a oportunidade. O quadro acima é uma pequena mos-tra daquilo que pretendemos.

Sol pleno do meio dia de um dia qualquer. A mãe conduz o fi-lho, um tanto apressada, para um lugar tão tranquilo. Um garoto caminha em direção ao cinema.

Cine Havaí? Talvez... Em cartaz um filme do Mazzaroppi? Ou um daqueles dramalhões mexicanos com Maria Felix? Talvez um fil-me de “Cow boy” com Gary Co-oper ou John Waine, em technico-lor!… Aos sábados e domingos, sagrado! Às oito horas, o progra-ma era pegar um cineminha com o sabor das pipocas quentinhas do “Joaquim Ferreiro”.

No alto do quadro, à direita, as duas campânulas do alto-fa-lante que aguardam o momento de anunciar o grande sucesso de bilheteria. Isso, às vezes, nos obrigava até a levar cadeiras ao cinema, se quiséssemos assistir ao filme sentados. E eram quase 200 lugares!

Ao fundo, a majestade da Igre-ja Matriz. De onde, um pouco antes das 11 horas, aos domin-gos, ouvia-se a voz clara e forte de Hugo Fusco, convidando os munícipes à missa: “Onze horas! O celebrante vai começar a Santa Missa... e Deus vos chama. E não desprezeis esse chamado, pois é uma graça que Ele vos dá...”

Infelizmente o restante dessa conclamação nos escapa da me-mória…

Camanducaia, mais uma vez está em festa, pois orgulhosa-mente completa seus 146 anos de emancipação.

Não basta apenas participar das festividades é necessário que, como bons camanducaienses fi-lhos ou adotivos, saibamos um pouco da história da terra e de sua gente para que possamos amar. Só amamos aquilo que conhecemos.

Vários logradouros públicos e entidades têm denominação de pessoas ilustres de nossa cidade e muitas vezes nem sequer procura-mos conhecer os responsáveis por estas denominações. Não sabe-mos quais foram os motivos que levaram a denominar estes logra-douros e entidades com nome de fulano ou de sicrano. Que tal co-meçarmos a conhecer nossa ver-dadeira história e descobrir nossa identidade a partir da história da pessoa que deu nome a nossa rua.

Para os mais novos, nossa ci-dade não começou a partir deste século, nossa história vai mais além, tem seu início nos me-ados do século XVII, quando aventureiros, catadores de ouro vindo de Atibaia se encanta-ram com nossa fauna e flora e aqui se alojaram e aqui construíram suas primeiras moradias, dando origem ao povoado.

Poucos são os historiadores que se preocuparam em registrar a nossa verdadeira história. In-felizmente são poucas as fontes históricas que ilustram a nossa verdadeira origem, mas é grande

o número de poetas que através da emoção e do verdadeiro amor a esta terra deixaram vários po-emas e textos que nos ajudam a colher informações e formar este emaranhado de fatos e aconteci-mentos que pouco a pouco vão dando forma ao grande quebra cabeça da nossa história.

Mesmo assim temos certeza de que nestes 146 anos de exis-tência nossa terra foi abençoa-da com belas paisagens, clima agradável e principalmente com pessoas ilustres, verdadeiros diamantes que aqui nasce-ram em substituição às pedras pre-ciosas que daqui levaram. São filhos que souberam elevar o nome de nossa terra e de nossa gente nos mais variados setores, políticos, artísticos, esportivos e educacionais.

Hoje, nós temos não só “um campo queimado para a lavou-ra”, mas um campo aberto para o conhecimento, para o estudo, para o comércio e indústria. Camanducaia é hoje um gran-de campo para novas oportu-nidades, isto justifica o grande número de pessoas que para cá vieram, aqui formaram sua família, aqui conseguem o sus-tento para seus filhos e uma vida agradável para sua família.

Camanducaia 146 anos de lu-tas, conquistas vitórias e derro-tas. Chão, terra, suor e sangue, assim foi escrevendo sua his-tória, durante todo esses anos. Mudaram-se os personagens,

foram vários os enredos, mas a história continua grafada no coração de seus filhos, dando a eles orgulho de pertencer a esta família camanducaiense.

Muitas pessoas, personagens importantes da história, passa-ram pela nossa vida, não só na literatura e na política, mas na vida social, pessoas simples que ajudaram a formar o grande ál-bum da história popular da nos-sa gente. Simultaneamente duas histórias foram sendo escritas paralelamente, uma é a história deixada nas páginas dos livros e outras grafadas nas páginas ama-reladas e muitas vezes esqueci-das da história da nossa gente do nosso povo, do nosso folclore.

A história política- social, em-bora, não com frequência, é co-brada nas escolas, mas a história

da vida social de nossa gente popular só existe no coração daqueles que de fato conhecem a história através da vida, atra-vés do dia-a-dia, daqueles que a cada manhã percebe a mudança no grande cenário do palco de sua vida.

Camanducaia já não é mais a mesma, com o tempo ela foi modificando e adaptando-se aos tempos modernos, de acordo com a necessidade de sua gen-te. Cabe a nós, seus filhos, não deixar perder sua identidade, deixar sua história sempre viva no coração de nossas crianças e nossos jovens, para que o seu passado não caia no esqueci-mento, mas seja visto como o início de sua evolução e seu de-senvolvimento.

Hoje, depois de tudo esta-

mos festejando o seu aniversá-rio. Nada foi fácil durante estes anos, se hoje co-memorando esta data com alegria podemos ter certeza que para isso, houve muitas tristezas, vitórias e der-rotas, amizade e traição, verda-des e mentiras, luta e desânimo, muita morte e muito sangue.

Esta é a nossa verdadeira his-tória, historia “pé no chão”, his-tória de gente, história de gera-ções. A cidade mesmo, sempre esteve em pé, servindo apenas como cenário para o desenrolar da história e para a apresentação dos personagens.

A história não é nossa, na re-alidade, nós somos a história, pois somos os personagens que vêm dando vida, vêm lutando para a construção de uma cidade melhor, mais cheia de amor, paz e harmonia.

Parabéns, Camanducaia!É com orgulho que perce-

bemos que o mais importante de tudo isto é a riqueza de sua história formada por uma gente simples, de bom coração e hos-pitaleira que trazem no sangue a fibra de guerreiro e vencedor. Nas páginas de sua história en-contramos nomes ilustres que souberam honrar seu título de cidadania levando o nome de Camanducaia a outras terras, através de seus poemas, textos literários e técnicos e principal-mente através do esporte da arte e da música.

Uma janela para o tempo

Camanducaia - 146 anos

*Por Jaime Pina

*Por Servando de Campos

Anos 60 - A Praça Senador Francisco Escobar (Bico de Pena, por Jaime Pina)

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 2014 11

Município de Camanducaia no ano de 1972

Foto: Arquivo

Page 26: Ed821

Igreja Matriz

www.gazetadacidade.com - Camanducaia/MG, 19 de julho de 201412

Tempos áureosAs fotos abaixo foram extra-

ídas da página Camanducaia Tempos Áureos, no Facebook. É tecnologia da antenada ge-ração “y” servindo a propó-sitos históricos: conhecer o

passado para compreender o presente e, assim, modificar o futuro.

A sabedoria de Mário Quin-tana revela-se na frase “O passado não reconhece o seu

lugar: está sempre presente”. Quem somos nós, afinal, senão o resultado dos dias passados? Recordar é viver, diz o outro. E aqui, vai uma oportunidade de reverenciar os tempos áure-

os de Camanducaia.Infelizmente, muitas das fo-

tos que trazemos não vieram com datas ou nomes, o que seria muito interessante. To-davia, mergulhe nesta viagem

fotográfica conosco. Parafra-seando Sigmund Freud: “quan-to menos alguém sabe sobre o passado e o presente, mais in-seguro será o seu juízo sobre o futuro.”

A inscrição diz: “Capela do Rosário. Fundada em 1837 - demolida em 1930”

Antiga igreja Nossa Senhora Aparecida e antiga Santa Casa

Construção da atual torre da Matriz, possivelmente em 1931

Construção original da Santa Casa de Misericórdia (1914). Hoje é a Casa do Idoso Santa Terezinha

Prédio onde é hoje o Banco Santander

Page 27: Ed821

Festa do Peão começou na quinta-feira>>Camanducaia. Hoje tem show com a dupla Humberto e Ronaldo e amanhã os cantores Caio César e Diego se apresentarão, com entrada franca

O rodeio de Camanducaia começou na última quinta-fei-ra, 17, com a abertura realizado pela dupla Maria Cecília e Ro-dolfo. A entrada para o 1º dia do evento foi 1 quilo de alimento não perecível. Segundo a orga-nização, as doações arrecadadas lotaram 1 caminhão e 4 cami-nhonetes.

Na sexta-feira, 18, dia do show de João Neto e Frederico, a entrada para os servidores pú-blicos municipais foi franca

A programação para hoje, 19, prevê apresentação da dupla

Humberto e Ronaldo. Amanhã, 20, que também é a data de ani-versário do município, a atração será Caio César e Diego, com

entrada franca para a população e visitantes.

O evento é realizado no espa-ço de eventos de Camanducaia,

que fica na Avenida Genésio Vargas.

Os ingressos antecipados foram vendidos até a quinta-

feira. As entradas ainda po-derão ser adquiridas na porta, pelo valor promocional de R$ 40.

15Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

“A Hora do Sim” já premiou três ganhadores, ainda restam 6 chances

Na segunda-feira, dia 14, foi re-alizado o terceiro sorteio do ano de um par de alianças de 18 kila-tes através da promoção “A Hora do Sim”, uma parceria da Gazeta da Cidade com a loja GoldFinger de Bragança Paulista. Angela da Silva Cardoso, de Cambuí, foi a grande sortuda da vez.

Você que se inscreveu e não ganhou, ainda pode continuar torcendo, pois a promoção vai até dezembro deste ano, sendo que o próximo sorteio será rea-lizado dia 14 de agosto, quinta-feira. Não é necessário realizar um novo cadastro.

Já para quem ainda não se inscreveu, a inscrição é gratuita e deve ser feita pelo hotsite da campanha: www.gazetadacida-de.com/ahoradosim.

A divulgação do ganhador sempre acontecerá em até 48 ho-ras no Facebook, sendo que o re-sultado também estará na edição impressa da Gazeta da Cidade. O prêmio será entregue no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data da divulgação dos ganhadores. O regulamento da promoção também está disponí-vel no hotsite da campanha para demais informações. Ângela, 3° Ganhadora Messias, 1° GanhadorAdão, 2° Ganhador

Page 28: Ed821

w

SALA DE imprEnSA

Entrevistado: Marcelo Guido Função: Secretário de Administração de Itapeva, poeta e letrista

Vivendo em ênfase cultural

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Itapeva possui um secretário de Administração que é poeta e letrista. Marcelo Guido, de 37 anos, é casado e tem dois filhos, João Pedro, de 13 anos, e Leon, de 8 anos. Nascido em Caman-ducaia, Guido, que também

possui carreira como auxiliar administrativo, e na prefeitura trabalha com ênfase nos seto-res de Cultura, Turismo e Li-citações, fala com carinho da cidade que o acolheu. “Aprendi a amar Itapeva tanto quanto mi-

nha terra natal”.Marcelo Guido é formado

ainda em Pedagogia e fez dois cursos técnicos, sendo um em Contabilidade e outro em Ma-gistério. Falando de suas atu-ações no mundo da cultura,

ele participou do Circuito Cultural do Lírio de Madrid (CCLM) entre 1998 e 2005, com mais dois retornos espe-ciais em 2010 e 2012, ano em que o circuito encerrou suas atividades para que os parti-cipantes seguissem com seus planejamentos particulares.

Esse circuito foi criado em 1950, na capital espanhola. O nome Lírio de Madrid foi escolhido porque a flor repre-senta a nobreza e a pureza. Guido tornou-se "Van Lyra", em 1998. Esta designação significa um legado passado de um mestre a seu discípu-lo, pois os competidores do circuito possuíam alguma potencialidade mediúnica e provavam suas habilidades em benefício de causas no-bres e sociais. Marcelo Guido é, inclusive, pentacampeão mundial do Campeonato de Conhecimentos Gerais do circuito.

No Brasil, o CCLM surgiu nos anos 70. Várias competi-ções de nível nacional foram realizadas. Hernani Sanches foi "Van Lyra" e, após sua morte, em 1994, seu filho

Aluísio passou a treinar o mais evidente dos competidores da época: nada mais nada menos que Marcelo Guido, nossa atual Sala de Imprensa.

Nos momentos de lazer, o secretário de Administração de Itapeva gosta de ler, assistir telejornais, jogos de seu time do coração, que é o Palmeiras, além de acompanhar as equipes de vôlei do município em com-petições e de passar momentos de descontração e descanso com a família.

Ao responder sobre o que re-presenta a sua profissão, Mar-celo Guido afirma o seguinte: “É realização pessoal e uma oportunidade de contribuir com a cidade”. Falando nisso, o secretário já trouxe vários eventos para Itapeva, como, por exemplo, a Junifest/Julifest e o carnaval de rua do muni-cípio, em parceria com Carlos

Clemente. O evento atingiu sua 12ª edição em março deste ano e vem ocorrendo sem interrup-ções.

“Culturalmente, enxergo Ita-peva como uma cidade com amplo potencial de expansão, tendo pessoas muito proativas e com força de vontade para tal feito”, diz.

Guido destaca como um dos momentos marcantes do campo profissional a passagem pela delegacia de Camanducaia en-tre 2001 e 2002. “Aprendi mui-to lá e cresci como servidor pú-blico”, conta.

O secretário pretende criar uma liga cultural regional em Itapeva para descobrir e incen-tivar pessoas em vários campos culturais, além de publicar sua coletânea de livros de poesias e letras de música e regressar ao sul do Brasil para mais trocas de experiências culturais.

Tudo acontece tendo amor... Até no Carnaval

Amor de carnaval é fantasia?Talvez seja...Mas há alguns que já contam uma história.Harmonia em dois... Enredo que remete à saudade de duas sagasPaixão acanhada... Desejos que se reprimem em meio à euforiaEnquanto as canções tocam não tão longe...Não importando a melodia... Dança gostosa, rostos colados...

E é carnaval... Medo e ousadia se encontraram.Encantaram-seSem máscarasRealidade e magia que convivem e fazem querer vencer... Quem disse que amor de carnaval é passageiro?Que venham mais fevereiros e marços A vitória do que sentimos ainda vamos contemplarSem pressa, com fé e na cadência de nossa própria maestria.

Marcelo Guido

Feira das Nações da Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar

Foto: Divulgação

Page 29: Ed821

Dica

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

A escolha do vestidoO dia da noiva

Planejar a cerimônia de casa-mento nos mínimos detalhes pode ser uma tarefa estressante, espe-cialmente para as mulheres mais ansiosas. São meses escolhendo vestido, sapatos, penteado, de-coração e diversos outros itens. Tanta ocupação pode deixar a noiva tensa e prejudicar seu esta-do emocional no grande dia. Uma maneira de evitar esse nervoso é realizar o dia da noiva, momento da véspera do casamento que as mulheres têm para relaxar e se preparar para a cerimônia.

Logo de manhã, a futura espo-sa pode ir a um spa para receber massagens corporais anti-stress, tomar um banho de ofurô ou aromático, fazer uma hidratação corporal e até meditar um pouco. Vale ter atenção com a limpeza de pele que não pode ser feita em cima da hora, por causar verme-lhidão. O ideal é que aconteça uma semana antes para que a noi-va não fique com o rosto marcado no dia do casamento.

Ela também pode ter um almo-ço mais íntimo e descontraído, com suas amigas e parentes mais próximas. Entretanto, deve-se prestar atenção na alimentação ingerida durantes as horas que an-

tecedem o grande momento. Co-mer coisas mais gordurosas pode causar um mal estar e prejudicar o andamento da cerimônia. Da mesma maneira, não adianta ficar sem ingerir nada durante o dia. A noiva pode se sentir fraca e passar mal do mesmo jeito. É por isso que a dieta deve ser balanceada.

No café-da-manhã dá para to-mar sucos integrais ou iogurte e comer torradinhas e frutas. No almoço o que cai bem é uma sala-da, acompanhada de arroz branco e carne vermelha sem gordura. O lanche pode ser feito com barri-nhas de cereais, saladas de frutas e geleia.

Pensando nos momentos mais próximos a cerimônia, o salão de beleza escolhido para o preparo do cabelo e maquiagem também pode influenciar na tranquilidade. Um local aconchegante, com pro-fissionais simpáticos que façam a noiva se sentir à vontade, que ofereça algumas regalias como comes e bebes e a presença de pessoas conhecidas pode ajudar a acalmar os nervos.

Depois que o cabelo e a ma-quiagem estiverem prontos, ela poderá então terminar de se arru-mar e partir rumo à cerimônia.

Pare e pense. O que chama mais a atenção durante uma ce-rimônia de casamento? Entre tantas pessoas e detalhes que saltam aos olhos, a noiva e seu vestido são certamente uns dos principais fatores que atraem a curiosidade. Talvez seja por isso que escolher um vestido de ca-samento não seja nada fácil.

O modelo de vestido usado não pode ser destoante da ceri-mônia ou do perfil da noiva. Se

a festa segue um tema, a dica é que o vestido também o siga. Um casamento mais clássico pede o longo vestido branco, em um mais moderno um com-primento mais curto em outros tons além do branco pode apare-cer. Já, em uma celebração mais romântica dá para a noiva usar um modelo com detalhes de flo-res bordadas, por exemplo.

A noiva também precisa levar em conta suas medidas antes de

tomar uma decisão definitiva. A altura e o caimento adequados podem fazer a diferença no vi-sual. Além disso, algumas mu-lheres ficam mais bonitas com decote, outras com saias mais volumosas e outras trajam bem um longo. É tudo uma questão de se conhecer e procurar um vestido que seja adequado ao seu tipo físico, ao invés de que-rer enquadrar o corpo a um mo-delo pré-definido.

O preço é outro fator que aca-ba pesando na escolha de um vestido de noiva. De que adian-ta usar o vestido perfeito, apare-cer deslumbrante na cerimônia e ter dificuldades para pagá-lo durante um bom tempo? É por isso que pesquisa e planejamen-to nunca são demais. Se não dá para comprar na loja, o jeito pode ser mandar fazer ou até alugar o modelo.

Levar amigas, mãe, vó, tias e irmãs para aconselhar a escolha pode ser útil em certa medida. Uma segunda ou terceira opi-nião ajuda a clarear as ideias e traz novas perspectivas. Porém, quando muitas pessoas estão juntas, diversas opiniões podem surgir e deixar a noiva ainda mais confusa. O jeito então é chamar umas duas ou três pes-soas de confiança quando for experimentar o vestido.

Como são inúmeros detalhes a se observar antes de definir o vestido de casamento, é im-portante que uma pesquisa seja feita com certa antecedência, se possível 6 meses antes da celebração, para evitar impre-vistos.

A escolha do vestido deve ser adequadaao corpo e ao estilo da mulher

Fotos: Ilustrativa

Page 30: Ed821

O hotel fazenda é uma das atrações turísticas de Virgínia

Proclamas de Casamento

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE EXTREMA/MGRua Sete de Setembro, 260 - Centro – (35) 3435-2520

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro e desejam se casar:

Virgínia>>Turismo. Município fica a 431 quilômetros dedistância da capital Belo Horizonte

Localizada ao sul de Minas Gerais e com uma temperatura média máxima anual de 23°, a cidade de Virgínia que teve os portugueses em busca de ouro e pedras preciosas como seus primeiros desbravadores, possui nos dias de hoje aproximada-mente 8,5 mil habitantes.

O nome da cidade teria sido escolhido como homenagem à Virgem Santíssima e para fazer relação com a mata virgem que cobria o local.

O município que fica a 431 quilômetros da capital Belo Ho-rizonte, a 274 do Rio de Janeiro

e 317 de São Paulo tem um ho-tel fazenda como umas de suas principais atrações turísticas. Na propriedade é possível fazer um passeio a dois ou com a família toda. Atividades como andar de pedalinho, fazer hidroginástica, aulas de dança, praticar esportes em campos de futebol, nas qua-dras poliesportivas e de areia fa-zem parte da programação.

Ainda dá para se aventurar com tirolesa, parede de escala-da, caiaque, fazer pesca esporti-va, passear a cavalo, brincar no tobogã e relaxar nas cachoeiras ou nas piscinas natural e aque-

cida. Quem não se contenta em fi-

car somente no hotel e gosta de passear pelas cidades que visita, pode se programar para conhe-cer Virgínia durante a realiza-ção de algum evento especial. Alguns deles são a Exposição Agropecuária, as comemora-ções do aniversário da cidade que é comemorado em 30 de agosto e o Rodeio Fest que é a festa do peão da cidade.

Virgínia fica próxima de cida-des mineiras como Dom Viçoso, São Sebastião do Rio Verde e Itanhandu.

Fotos: Ilustrativa/ Vale da Mantiqueira

ELE:- LUCAS FERNANDO DOS SAN-TOS, brasileiro, Pedreiro, estado civil Solteiro, com 29 anos de idade, natural de Porto Prima-vera, SP – Registrado em Rancharia, SP; nas-cido no dia 14/12/1984(Quatorze de Dezembro de Mil Novecentos e Oitante e Quatro), Filho de VALDECI ALVES DOS SANTOS e dona RUTH RODRIGUES DE SOUZA.

ELA:- RAFAELA HELENA DE LIMA, brasileira, Ajudante Geral, estado Civil Soltei-ra, com 25 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 42º Subdistrito Jabaquara; nascida no dia 19/08/1988 (Dezenove de Agosto de Mil Nove-centos e Oitenta e Oito), FILHA de JUSCELINO JOSÉ DE LIMA e dona SEVERINA HELENA DA CONCEIÇÃO.

O Casamento será realizado no dia 02 de Agosto de 2014, às 10:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- EDUARDO PEREIRA HORAS, brasileiro, Eletricista, estado civil Solteiro, com 21 anos de idade, natural de Ferraz de Vasconce-los – Registrado no Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Distrito de Itaim Paulista, Município e Comarca de São Paulo, SP; nascido no dia 23/10/1992(Vinte e Três de Outubro de Mil Novecentos e Noventa e Dois), Filho de EDILSON PEREIRA HORAS e de dona JOSELMA ALVES PEREIRA HORAS.

ELA:- DIOVANA ROSA TAGLIAFER-RO, brasileira, Assistente de Logística, estado Civil Solteira, com 17 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascida no dia 08/12/1996 (Oito de Dezembro de Mil Novecentos e Noventa e Seis), FILHA de MARCIO TAGLIAFERRO e de dona NATALIA APARECIDA DP NASCI-MENTO.

O Casamento será realizado no dia 09 de Agosto de 2014, às 10h45min, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JORGE RAMOS DOS SANTOS, brasileiro, Professor, estado civil Solteiro, com 49 anos de idade, natural de Itiuba, BA – Regis-trado em São Paulo, SP – 38º Subdistrito Vila Matilde; nascido no dia 09/07/1964 (Nove de Ju-lho de Mil Novecentos e Sessenta e Quatro), Fi-lho de MARCELINO MATIAS DOS SANTOS e dona QUERUBINA RAMOS DOS SANTOS.

ELA:- VANESSA GABRIELA FARIAS MONTEIRO DE ARAUJO, brasileira, Do lar, estado Civil Divorciada de Clayton Vieira, com 37 anos de idade, natural de São Paulo, SP – Subdistrito de Cerqueira Cesar; nascida no dia 06/12/1976 (Seis de Dezembro de Mil Novecen-tos e Setenta e Seis), FILHA de DÁRIO MON-TEIRO DE ARAÚJO e dona IRENE FARIAS DE ARAÚJO.

O Casamento será realizado no dia 30 de Julho de 2014, às 16:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JOÃO PAULO PEREIRA DA SIL-VA, brasileiro, Auxiliar de Marcenaria, estado civil Solteiro, com 23 anos de idade, natural de Pedreira, SP; nascido no dia 08/01/1991(Oito de Janeiro de Mil Novecentos e Noventa e Um), Fi-lho de AURÉLIO PEREIRA DA SILVA e dona VALUCIA CAMILO DE LIMA SILVA.

ELA:- REGINA MARCIA MARINHO, brasileira, Do lar, estado Civil Divorciada de Donizetti Aparecido Cardoso de Lima, com 36 anos de idade, natural de Extrema, MG; nasci-da no dia 01/11/1977 (Primeiro de Novembro de Mil Novecentos e Setenta e Sete), FILHA de MOACIR MARINHO e dona EVA ALVES DE MORAIS MARINHO.

O Casamento será realizado no dia 26 de

Julho de 2014, às 10:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- RENIVAGNER RODRIGUES DA SILVA, brasileiro, Operador de Usinagem, esta-do civil Solteiro, com 36 anos de idade, natural de Mirabela, MG; nascido no dia 09/11/1977 (Nove de Novembro de Mil Novecentos e Se-tenta e Sete), Filho de DIMAS RODRIGUES DA SILVA e dona VALENTINA CARDOSO DE JESUS.

ELA:- ROSEMARY MARIA DOS REIS, brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Divorciada de Isaac Bezerra da Silva, com 35 anos de idade, natural de São Paulo, SP – Dis-trito de Vila Mariana; nascida no dia 18/06/1979 (Dezoito de Junho de Mil Novecentos e Setenta e Nove) FILHA de JOSÉ GOMES DOS REIS e dona ELENILDA MARIA DA SILVA.

O Casamento será realizado no dia 04 de Outubro de 2014, às 10:45h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- ODAIR JOSÉ DOS SANTOS, bra-sileiro, Plastificador, estado civil Divorciado de Odete Pereira Filho, com 47 anos de idade, natural de São Paulo, SP – Distrito de Penha de França; nascido no dia 30/12/1966 (Trinta de Dezembro de Mil Novecentos e Sessenta e Seis), Filho de ISAÍ JOSÉ DOS SANTOS e dona MA-RIA DE SOUZA SANTOS.

ELA:- ESTER LOPES DOS SANTOS, brasileira, Auxiliar de Limpeza, estado Civil Solteira, com 50 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 27º Subdistrito Tatuapé; nascida no dia 21/01/1964 (Vinte e Um de Janeiro de Mil Novecentos e Sessenta e Quatro), FILHA de OTACILIO LOPES DOS SANTOS e dona AN-TONIA VILMA DOS SANTOS.

O Casamento será realizado no dia 30 de Agosto de 2014, às 10:30h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- NIVALDO GARCIA MACHADO, brasileiro, Auxiliar Geral, estado civil Soltei-ro, com 27 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascido no dia 12/01/1987(Doze de Janeiro de Mil Novecentos e Oitante e Sete), Filho de WALDEMAR GARCIA MACHADO e dona JANDIRA CASSIMIRO BARBOSA.

ELA:- CLAUDIA MARIA PEREIRA, brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Solteira, com 25 anos de idade, natural de Ex-trema, MG; nascida no dia 18/08/1988 (Dezoito de Agosto de Mil Novecentos e Oitenta e Oito), FILHA de JOSÉ MARIA DE ASSIS PEREIRA e dona MARIA BENEDITA LOPES PEREIRA.

O Casamento será realizado no dia 04 de Outubro de 2014, às 11:00h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- JOSÉ DIAS DA SILVA, brasilei-ro, Inspetor de Produção, estado civil Solteiro, com 38 anos de idade, natural de Macaparana, PE; nascido no dia 30/03/1976 (Trinta de Março de Mil Novecentos e Setenta e Seis), Filho de JOÃO MANOEL DA SILVA e dona SEVERINA DIAS DA SILVA.

ELA:- SANDRA DA SILVA BEZER-RA, brasileira, Auxiliar de Produção, estado Civil Solteira, com 32 anos de idade, natural de Timbaúba, PE – 1º Distrito; nascida no dia 25/12/1981 (Vinte e Cinco de Dezembro de Mil Novecentos e Oitenta e Um), FILHA de SEVE-RINO FIRMINO BEZERRA e dona SEVERI-NA MARIA DA SILVA BEZERRA.

O Casamento será realizado no dia 30 de Agosto de 2014, às 10:15h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente, para ser afixado no Ofício de Registro Civil e publicado na imprensa local. Angelo Junqueira Guersoni – Oficial Registrador

Page 31: Ed821

Dica

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

A escolha do vestidoO dia da noiva

Planejar a cerimônia de casa-mento nos mínimos detalhes pode ser uma tarefa estressante, espe-cialmente para as mulheres mais ansiosas. São meses escolhendo vestido, sapatos, penteado, de-coração e diversos outros itens. Tanta ocupação pode deixar a noiva tensa e prejudicar seu esta-do emocional no grande dia. Uma maneira de evitar esse nervoso é realizar o dia da noiva, momento da véspera do casamento que as mulheres têm para relaxar e se preparar para a cerimônia.

Logo de manhã, a futura espo-sa pode ir a um spa para receber massagens corporais anti-stress, tomar um banho de ofurô ou aromático, fazer uma hidratação corporal e até meditar um pouco. Vale ter atenção com a limpeza de pele que não pode ser feita em cima da hora, por causar verme-lhidão. O ideal é que aconteça uma semana antes para que a noi-va não fique com o rosto marcado no dia do casamento.

Ela também pode ter um almo-ço mais íntimo e descontraído, com suas amigas e parentes mais próximas. Entretanto, deve-se prestar atenção na alimentação ingerida durantes as horas que an-

tecedem o grande momento. Co-mer coisas mais gordurosas pode causar um mal estar e prejudicar o andamento da cerimônia. Da mesma maneira, não adianta ficar sem ingerir nada durante o dia. A noiva pode se sentir fraca e passar mal do mesmo jeito. É por isso que a dieta deve ser balanceada.

No café-da-manhã dá para to-mar sucos integrais ou iogurte e comer torradinhas e frutas. No almoço o que cai bem é uma sala-da, acompanhada de arroz branco e carne vermelha sem gordura. O lanche pode ser feito com barri-nhas de cereais, saladas de frutas e geleia.

Pensando nos momentos mais próximos a cerimônia, o salão de beleza escolhido para o preparo do cabelo e maquiagem também pode influenciar na tranquilidade. Um local aconchegante, com pro-fissionais simpáticos que façam a noiva se sentir à vontade, que ofereça algumas regalias como comes e bebes e a presença de pessoas conhecidas pode ajudar a acalmar os nervos.

Depois que o cabelo e a ma-quiagem estiverem prontos, ela poderá então terminar de se arru-mar e partir rumo à cerimônia.

Pare e pense. O que chama mais a atenção durante uma ce-rimônia de casamento? Entre tantas pessoas e detalhes que saltam aos olhos, a noiva e seu vestido são certamente uns dos principais fatores que atraem a curiosidade. Talvez seja por isso que escolher um vestido de ca-samento não seja nada fácil.

O modelo de vestido usado não pode ser destoante da ceri-mônia ou do perfil da noiva. Se

a festa segue um tema, a dica é que o vestido também o siga. Um casamento mais clássico pede o longo vestido branco, em um mais moderno um com-primento mais curto em outros tons além do branco pode apare-cer. Já, em uma celebração mais romântica dá para a noiva usar um modelo com detalhes de flo-res bordadas, por exemplo.

A noiva também precisa levar em conta suas medidas antes de

tomar uma decisão definitiva. A altura e o caimento adequados podem fazer a diferença no vi-sual. Além disso, algumas mu-lheres ficam mais bonitas com decote, outras com saias mais volumosas e outras trajam bem um longo. É tudo uma questão de se conhecer e procurar um vestido que seja adequado ao seu tipo físico, ao invés de que-rer enquadrar o corpo a um mo-delo pré-definido.

O preço é outro fator que aca-ba pesando na escolha de um vestido de noiva. De que adian-ta usar o vestido perfeito, apare-cer deslumbrante na cerimônia e ter dificuldades para pagá-lo durante um bom tempo? É por isso que pesquisa e planejamen-to nunca são demais. Se não dá para comprar na loja, o jeito pode ser mandar fazer ou até alugar o modelo.

Levar amigas, mãe, vó, tias e irmãs para aconselhar a escolha pode ser útil em certa medida. Uma segunda ou terceira opi-nião ajuda a clarear as ideias e traz novas perspectivas. Porém, quando muitas pessoas estão juntas, diversas opiniões podem surgir e deixar a noiva ainda mais confusa. O jeito então é chamar umas duas ou três pes-soas de confiança quando for experimentar o vestido.

Como são inúmeros detalhes a se observar antes de definir o vestido de casamento, é im-portante que uma pesquisa seja feita com certa antecedência, se possível 6 meses antes da celebração, para evitar impre-vistos.

A escolha do vestido deve ser adequadaao corpo e ao estilo da mulher

Fotos: Ilustrativa

Page 32: Ed821

CLASSIFICADOS

Balcão de anúncios: Rua Benjamin Constant, 354 - sala 02 - Extrema/MG

Para informações:(35) 3435-2081

Classificadosa partir de R$10,00

Recebemos os classificados até quinta-feira às 18h00. Veiculação no sábado

Construção Civil

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Alimentação

Anuncie nos classificados

da Gazeta da Cidade Ligue:(35)

3435-2081

VENDE-SEGol Special 1.0 8v prata, ano

2002.R$10.500,00 - VargemFone: (11) 99850-4644

Automotivo

Veículos

Ano 90 - Vidro elé-trico - trava elétricaEm ótimo estado!

(35) 8419-58569250-6508

VENDE-SE Apollo

VENDE-SE biciclEtADecathlon, aro 20.

Chinesa. (35) 9202-50723435-2413

Oportunidade

PUBLICAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTALA empresa KAGEB AUTO POSTO LTDA, por deter-

minação do Conselho Municipal de Desenvolvimen-to Ambiental – CODEMA, torna público que recebeu através do Processo 004/2007/003/2014 a Revalida-ção da Licença de Operação nº 016/2014 para sua unidade industrial destinada ao Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, localizado na Rua Capitão Germano, 70 – Centro, município de Extrema, MG.

cArriNho cortAr grAmA

Motor 4t Gasolina.R$ 600.

(35) 9871-1327

comprESSor 250 lbS2 pistões 22v

R$ 800.(35) 9871-1327

Extrato de Edital para Chamada Pública – Agricultura FamiliarA Caixa Escolar ALFREDO OLIVOTTI e Caixa Escolar CESEC D.

JOÃO BOSCO realiza Chamada Pública nº 01/2014 para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar, do Empreendedor Rural ou de suas organizações para Alimentação Escolar. Os fornecedores indivi-duais, grupos formais e informais deverão apresentar a documentação prevista artigo 27 da Resolução FNDE nº 26/2013, para habilitação e Pro-jeto de Venda até o dia 01/08/2014, às 09h00, na EE ALFREDO OLIVOT-TI, localizada na João Mendes nº 171 – Centro – Extrema – CEP 37840-000 – Telefone (0XX35) 3435.1990 e 3435.6449, e-mail: [email protected] e [email protected] . Os quantita-tivos e gêneros alimentícios estão disponíveis na página da Internet: http://agriculturafamiliar.educacao.mg.gov.br.

Page 33: Ed821
Page 34: Ed821

Prefeitura Municipal de Camanducaia-MG

Aviso de Publicação: Prc. 170/14 (Reg. Preços) – Pregão Presencial – nº 088/14 Tipo: Menor Preço por item. Objeto: Auxilio Funeral. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 01/08/14 ás 09hs. Obs.:Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: [email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 172/14 – Pregão Presencial – nº 090/14 Tipo: Menor Preço por item. Objeto: Aquisição de material de Limpeza. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 06/08/14 ás 09hs. Obs.:Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: [email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 176/14 – Pregão Presencial – nº 093/14 Tipo: Menor Preço Global - Objeto: Contratação de Empresa Especializada para Prestação de Serviços de Consultoria, Assessoria Jurídica, Admi-nistrativa e Técnica Pedagógica Educacional à Secretaria Municipal de Educação de Camanducaia. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 31/07/14 ás 09hs. Obs.:Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: [email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 178/14 – Pregão Presencial – nº 094/14 Tipo: Menor Preço por item - Objeto: Aquisição de oxigênio e Locação de concentrador. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 05/08/14 ás 09hs. Obs.:Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: [email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 180/14 (Reg. Preços) – Pregão Presencial – nº 096/14 Tipo: Menor Preço Global. Objeto: Serviço de Arqueamento e Mola. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 04/08/14 ás 09hs. Obs.:Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura horário comercial no setor de Lici-tações ou e-mail: [email protected] Aviso de Publicação: Prc. 128/14 – Pregão Presencial – nº 066/14 Tipo: Menor Preço Global. Objeto: Pres-tação de Serviços de Inspeção Veicular. LICITAÇÃO DESERTA/REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 139/14 – Pregão Presencial – nº 073/14 Tipo: Menor Preço Global. Objeto: Even-tual e Futura Prestação de Serviços de Guinchos. SEM VENCEDOR/REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 162/14 (Reg. Preços) Pregão Presencial – nº 083/14 Tipo: Menor Preço Global. Objeto: Eventual e Futura Contratação de Operador de Som. LICITAÇÃO DESERTA/ REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 159/14 ¬- Pregão Presencial – nº 080/14 Tipo: Menor Preço Global. Objeto: Lo-cação de Brinquedos. LICITAÇÃO FRUSTRADA/ REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 149/14 - Concorrência – nº 008/14 Regime de Execução: Empreitada por Preço Global. Objeto: Contratação de empresa especializada para Ampliação da UBS no Bairro Ponte Nova. LICI-TAÇÃO DESERTA/ REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 149/14 - Concorrência – nº 009/14 Tipo: Regime de Execução: Empreitada por Preço Global. Objeto: Contratação de empresa especializada para Construção de Pré Escola Pro - infância no Distrito de Monte Verde. LICITAÇÃO DESERTA/ REVOGADA.

Prorrogação do Contrato n.º 156/12 – Prc 173/12. Contratante: Município de Camanducaia. Contratada: CEM DEZ CONSTRUÇÕES LTDA-EPP - Objeto: REFORMA DA UBS NO DISTRITO DE SÃO MA-TEUS. Prorrogação do contrato por mais 90 (noventa) dias – com vigência até 18/10/14. Edmar Cassalho Moreira Dias – Prefeito Municipal.

Realinhamento de Preço do Contrato nº 013/14 - Processo nº 328/13 - Pregão Presencial nº 142/13. Obje-to: Aquisição de Gêneros Alimentícios. Signatários: o Município de Camanducaia e a empresa GILBERTO MIOTTI ARRIBAMAR. Fica realinhado os preços dos itens com acréscimos em: Açúcar 14,1%, Arroz tipo II 6,6%, Feijão Tipo1 35,0%, Óleo de Soja 18,5%. Edmar Cassalho Moreira Dias-Prefeito Municipal.Aditivo e Supressão ao Contrato nº 015/14 - Processo nº 328/13 Pregão Presencial nº 142/13. Objeto: Aquisi-ção de Gêneros Alimentícios. Signatários: o Município de Camanducaia e a empresa CAUANA COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA. Fica suprimido e aditado em 9,27 % o valor do contrato original, totalizando R$ 15.560,00 (Quinze mil, quinhentos e sessenta reais). Edmar Cassalho Moreira Dias-Prefeito Municipal.

Aditivo ao Contrato nº 001/14 - Processo nº 322/13 Pregão Presencial nº 139/13. Objeto: Aquisição de oxigênio, acetileno e afins. Signatários: o Município de Camanducaia e a empresa OXIVEMA LTDA-ME. Fica aditado em 24,13 % o valor do contrato original, totalizando R$ 23.660,00 (vinte e três mil, seiscentos e sessenta reais). Edmar Cassalho Moreira Dias-Prefeito Municipal.

Aditivo ao Contrato nº 002/14 - Processo nº 294/13 Concorrência nº 007/13. Objeto: Pavimentação do Bairro Quedas Verdes. Signatários: o Município de Camanducaia e a empresa J. FRANCISCO DE CASTRO VIANA & CIA LTDA-ME. Fica aditado em 9,96 % o valor do contrato original, totalizando R$ 19.957,00 (Dezenove mil, novecentos e cinquenta e sete reais). Edmar Cassalho Moreira Dias-Prefeito Municipal.

Ratificação/homologação Proc. 177/14–Modalidade Dispensa n.º 007/14. Objeto: Aquisição de Eletrodo. Homologado dia 16/07/2014. Adjudicado: COMÉRCIO DE PRODUTOS CIRURGICOS CAMPOS SALLES. Contrato n.º 091/14 no valor de R$4.500,00 (Quatro Mil e quinhentos reais). Contratante o Muni-cípio de Camanducaia – Prefeito Municipal: Edmar Cassalho Moreira DiasRETIFICAÇÃO - Na publicação do Realinhamento de Preço do Contrato nº 014/14. 328/2013, publicado no Jornal “EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE LTDA- ME” dia 12/07/2014, onde se lê PRC 328/14 – Pregão Presencial 142/14, leia-se PRC 328/13 – Pregão Presencial 142/13.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUÍ – EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO/CONTRATO

PRC 0843/14 – PREGÃO Nº. 058/14 – HOMOLOGAÇÃO: 04/07/14. OBJETO: Contratação de empresa para elaboração de projeto estrutural para construção de muro de arrimo. Contrato: 173/2014 Valor: R$ 16.220,00, Adjudicado: SUPREMACIA ENGENHARIA EIRELI - ME. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

PRC 0677/14 – PREGÃO Nº. 057/14 – HOMOLOGAÇÃO: 04/07/14. OBJETO: Contratação de empresa especializada visando a execução de obra de recapeamento asfaltico em diversas ruas do bairro Santo Antônio. Contrato: 172/2014 Valor: R$ 197.500,00, Adjudicado: CONSTRUTORA NIEMEYER LTDA. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

Classificados22 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

AVISO DE LICITAÇÃO: PREGÃO:37/14 PRC:121/14 Dia:07/08/14, às14:00Hs. Tipo:Menor por item. Obj.: Aquis. de cadeiras de rodas, cadeira de banhos e andadores . Info: www.estiva.mg.gov.br. fone: 035 34621222

Editais

Os eleitores abaixo indicados devem entrar em contato com o Cartório Eleitoral, pessoalmente ou através do telefone 3435-2015, das 11:00 às 18:00hs, para tratar de assunto de seu interesse:

Adayana Aparecida dos SantosAdelia Toledo Silva

Alcineia Ferreira dos SantosAline Aparecida Oliveira

Aline Maria de Toledo CrescenteAlline Lopes da Silva

Alysson Mendes de OliveiraAnanda Aparecida LemeAndrea Cristina da SilvaAndrea Regina de Padua

Andressa Cassia de AlmeidaAngela Grola

Aparecida Marli PereiraBerenice de Fatima Andrade

Bruna Maciel CoutoCaio Queiroz Mantinson de Andrade

Carlos Eduardo LemeCibele Sitniewski Doblas

Cristian Kleber Soares FerreiraCristovão Alves de AzevedoDaiani Batista da Veiga Silva

Danilo Acacio MachadoDayane de Olveira HenriqueDeivid Gomes de Santana

Diego Marcelo de Oliveira Raposo

Douglas Rafael da SilvaDulcinea dos Santos Serem

Eduardo Bertolotti MendonçaEliana Meira Pereira

Giliane Aparecida LeonardiGraziela Santos de LimaHelen Caroline Morbidelli

Heliana Aparecida Costa DutraIsabel Cristina Ferreira da Silva

Jair Antonio MartinsJanielson Leandro de AmorimJaqueline da Rocha Oliveira

Jean Carlos Souza de BarrosJosé Mauricio de FreitasJosiane Paula de MoraisJosilene Correia da SilvaJuliana Aparecida LemeLeonor Ribeiro da Silva

Lidiane Laurita Cardoso DiasLucy Pereira de Lima Zingari

Lygia de Queiroz Martinson de Andrade

Magna Gomes da SilvaMarcio Antonio Canelhas FontesMaria Aparecida Cardoso Pinto

Maria da Penha Pinto da SilvaMarisa de Fatima Zingari Oliveira

Marli RodriguesNatan Kameya de Oliveira Souza

Neide Aparecida BarbosaRafael Cursi da RochaRafael Nunes de Souza

Rafael Silva de Souza LimaRangel de Oliveira

Rogerio Rodrigues MarianoRute Tagliaferro Lages

Samuel Fernandes EgidioSandra de Sousa Nunes MoraisSergio Francisco da Silva FilhoSheila Aparecida Magalhães

Silvana Silva SouzaSimone Alves Cardoso

Sonia de Souza ScaringiThais Santos Silva Brasil

Thiago Vinicius da Silva PortoValéria Rodrigues FerreiraVanessa Aparecida Franco

Verenice Iraty FerreiraWilliam Leandro Faria

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃOJUSTIÇA ELEITORAL112ª ZE - Extrema/MG

Page 35: Ed821

Destaque

Aumento deacidentes preocupa!

O Brasil ocupa o 4º Lu-gar no ranking mundial de acidentes de trânsito. Os números de aciden-tes aumentam cada vez mais. Como nossa cidade acompanha o país nestes números indesejados, a Gazeta da Cidade entre-vistou Emerson Leandro de M. Cardoso, corretor de Seguros da Cardoso & Freitas Corretora de Segu-ros, que está ligado direta-mente com o assunto, por intermediar e auxiliar os seus segurados na cidade, perante a Seguradora, ao se envolverem nestes aci-dentes.

Gazeta: Entre os aci-dentes de trânsito, quais são os mais freqüentes?

Emerson: Primeira-mente o que nos impres-siona, e preocupa tam-bém, é o grande aumento dos acidentes de trânsi-to na nossa cidade. Os acidentes ocorrem com mais freqüência dentro do perímetro urbano, nas ruas ou avenidas de alta velocidade. Em ge-ral, são acidentes graves e os que trazem maiores problemas em termos de saúde. Percebemos tam-bém na cidade um gran-de aumento de acidentes com motocicletas nos quais as vítimas costu-mam sofrer lesões muito sérias e até fatais. Este aumento de acidentes de trânsito em nossa cidade já percebemos há algum tempo, porém durante o período da Copa do Mundo a situação piorou ainda mais.

A propósito, não se pode deixar de mencionar a questão do álcool, uma droga lícita responsável por grande parte dos aci-dentes. A maioria acha que pode beber um pouco, pegar o automóvel e sair por aí, e nossa sociedade é permissiva com as pes-soas que dirigem embria-gadas.

Gazeta: Em países com leis rígidas em relação ao álcool, nota-se que a po-pulação leva isso muito a

sério. Por que você acha que isso não ocorre em nosso país?

Emerson: Acredito não existir, ainda, por par-te das autoridades e dos cidadãos, a preocupação devida com o fato de que o álcool é a grande causa de morte no trânsito, e isso impede a adoção de medi-das efetivas para resolver o problema. Acidentes de trânsito não são privilé-gios do Brasil. Existem no mundo inteiro, mas aqui o número de mortes ligadas a indivíduos, que bebe-ram mais do que deviam, é maior por causa da cer-teza da impunidade. No Japão, Estados Unidos ou Alemanha, por exemplo, se o indivíduo for apanha-do dirigindo embriagado, as sanções são pesadas e nota-se um comportamen-to mais responsável em quem bebe e pretende diri-gir. É uma questão de pos-tura social. Esta certeza de impunidade faz com que muitos ainda misturem bebida com direção. Mas mesmo com esta certeza de impunidade, temos que ter consciência dos riscos à vida! E lembrando que a seguradora pode negar o pagamento da indeni-zação, se no momento do acidente o condutor esti-ver sob efeito do álcool ou drogas.

Gazeta: E como o au-mento de acidentes em nossa região é visto pelas seguradoras?

Emerson: O aumento de acidentes de trânsito está refletindo nos pre-ços das seguradoras e o consumidor deve sentir o reflexo no bolso. Aumen-to de acidentes é igual ao aumento no preço do seguro (estatística - ava-liada por região). Outros fatores como aumento de roubo/furto de veículos, e aumento de peças de repo-sição e de mão de obra das oficinas também afetam o seguro.

Já percebemos um au-mento na tarifa do seguro veicular em 10%, aplicado pelas seguradoras, e como o número de acidentes em nossa cidade só faz aumentar, este aumento poderá ser maior nos pró-ximos meses.

Gazeta: Mas quem não utilizou o seguro ganha bônus em sua renovação, correto?

Emerson: Sim, quem

não utilizou o seguro du-rante a última vigência ganhará bônus, sim, ape-sar de muitos acharem que isso não ocorre. O que acontece é que este bônus por renovação sem sinistro (ou seja, sem uti-lizar o seguro) é aplicado em cima do preço do se-guro atual deste veículo na nossa região, e não em cima do valor pago no último ano. Por isso, se aumentam os aciden-tes da região, no próximo ano com certeza o seguro aumentará também nes-ta região, e este aumento muitas vezes tem uma porcentagem maior que o bônus ganho. E todos, quem usa e quem não usa o seguro, acabam pagan-do mais por este aumento de colisões. Lógico que aquele que utilizou o se-guro no último ano so-frerá um aumento maior, pois além do aumento do preço do seguro da região, ele ainda perderá seus bônus de renovação (já que este bônus é para quem não utiliza o seu se-guro).

Gazeta: Mas em sua opinião, quais seriam as soluções para melhorar-mos estes números em nossa cidade?

Emerson: Podemos melhorar em dois pon-tos. Primeiramente com “maior fiscalização”. Precisamos cobrar dos órgãos responsáveis maior rigor na fiscaliza-ção. Mas não podemos deixar tudo nas costas das autoridades, nós te-mos nossa parte em tudo isso. Aí entra a segun-da solução, que é mais “educação e respeito às leis de trânsito por parte dos motoristas”. Acredi-to que aí esta o começo para melhorarmos. “Fis-calização e educação”.

Precisamos mudar esse quadro com urgência. É importante estarmos cons-ciente do nosso papel nes-sa mudança, e fazer nossa parte. Esse é um tema que atinge a todos nós e que merece maior atenção, não somente por afetar nossos bolsos na hora de pagar o seguro de nosso automóvel, mas também por envolver a nossa vida, e a vida de outros moto-ristas, pedestres, ciclistas, etc... Vamos lutar pela paz no trânsito e valorizar a vida!

EDITAL DE CONVOCAÇÃOO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de

Material Elétrico de Extrema, Itapeva e Camanducaia – MG, entidade sindical de Primeiro Grau, com base territorial nas cidades de Extrema, Itapeva e Caman-ducaia, com sede e foro na cidade de Extrema, a Rua 22 de Maio, 180 - Centro, convoca todos os associados da categoria profissional dos trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Siderúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Eletrôni-co, compreendendo, dentre estes trabalhadores todos aqueles que, de alguma forma, prestam serviços em empresas da categoria econômica respectiva, seja através de contrato de trabalho direto, seja através de empreiteiras, seja atra-vés de contratação de mão de obra de terceiros, seja através de contratação temporária, excluídos os de categorias diferenciadas, reconhecidas legalmente, para realização nos termos do seu Estatuto Social, de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, sendo: no dia 23/07/2014, na Rua 22 de Maio, 180 – Cen-tro – Extrema – MG, às 18:00 horas em primeira convocação, ou às 18:30 horas em segunda convocação; no dia 23/07/2014, no Bairro Ponte de Zinco – Dis-trito Industrial de Itapeva (defronte a portaria da empresa Plascotec) - Itapeva – MG, às 17:00 horas em primeira convocação, ou às 17:30 horas em segunda convocação; no dia 23/07/2014, na Praça Benjamim Guilherme de Macedo, 99 – Centro – Camanducaia – MG, às 15:00 horas em primeira convocação, ou às 15:30 horas em segunda convocação, para tratar e deliberar sobre a seguinte ordem do dia: a) Leitura e aprovação da Ata da Assembleia anterior; b) Discus-são e aprovação da Pauta de Reivindicações a ser apresentada e discutida com a patronal no âmbito de nossa base territorial representada pelo SINMEC, bem como no âmbito estadual representada pela FIEMG; c) Deliberações so-bre Greve inclusive sobre o pagamento de dias parados; d) Deliberação sobre o percentual, forma de pagamento e repasse do Desconto Assistencial/Taxa de Fortalecimento do Sindicato/ Taxa Negocial; e) Autorização para a diretoria do Sindicato negociar, assinar Acordos Coletivos, Contratos Coletivos, Conven-ções Coletivas e Aditivos a estes, assim como ajuizar Dissídios Coletivos ou quaisquer ações que sejam necessárias à defesa do interesse da categoria, inclusive substabelecer tais poderes; f) Autorização para a Diretoria do Sindi-cato substabelecer ou outorgar procuração para a Comissão de Negociação da FEM/CUT/MG (Federação Estadual dos Metalúrgicos) que coordenará a nego-ciação unificada; g) Deliberação sobre a instalação em caráter permanente da presente assembleia; h) Leitura e aprovação da Ata da presente assembleia; i) Deliberações consequente.

Extrema, 14 de Julho de 2014.Vanderlei P. Marques

Emerson Cardoso, corretor da Cardoso

e Freitas Seguros

Classificados 23www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Preso traficante que comercializava drogas no Centro

Acidente mata adolescente em Vargem

Na madrugada de terça-feira, dia 15, um trafican-te foi preso em Extrema. A Polícia Militar recebeu denúncias informando que um homem estava ven-dendo drogas em seu esta-belecimento comercial, na Praça Coronel Simeão, no Centro, e utilizando adoles-centes para realizar o tráfi-co na porta de uma escola.

Os policiais aborda-ram W.C.L., de 33 anos. Ele foi encontrado com duas cápsulas de cocaí-na, sendo constatado que

J.A.R.A., de 15 anos, es-tava auxiliando na comer-cialização.

No estabelecimento co-mercial do suspeito, a PM aprendeu uma mochila com 25 cápsulas de coca-ína, três facões, um soco

inglês, um bastão de metal e R$ 72,00 em dinheiro.

O acusado foi preso em flagrante por tráfico de drogas, o adolescente e as drogas foram apreendidos e encaminhados à delega-cia.

Um acidente de moto matou um jovem de 14, por volta das 13h da úl-tima terça-feira, dia 15, no Bairro Ponte Alta, em Vargem. Ele pilo-tava uma Honda/XL 125, preta, de Bragança Paulista, quando bateu

frontalmente com outro adolescente que estava com uma CG 125 Fan, de Piracaia.

Os jovens sofreram feri-mentos e foram socorridos pelo resgate do Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Médico

de Urgência (Samu). O adolescente de 14 anos morreu no local do aci-dente e o outro foi enca-minhado ao Hospital Uni-versitário São Francisco (HUSF).

O caso será investigado pela delegacia de Vargem.

>>Extrema. Adolescente também foi apreen-dido por colaborar com a venda

Page 36: Ed821

Classificados24 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Empregos

O HIPER TETRASUPERMERCADOS

CONTRATA:Portadores de Necessidades Especiais (PNE), maiores de

16 anos para diversas vagas. Interessados comparecer à Rua

Benjamin Constant, 175,de 2ª à 6ª, horário comercial

REvENDEDORAS SEMI-jóIASPeças folheadas a ouro e prata.

ÓTIMA COMISSÃO!Acesse: [email protected] (35) 8402-7777

ELETRICISTA INDUSTRIAL DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CTPS.SUPERVISOR DE PRODUÇÃO DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO. SUPERIOR COMPLETO EM ADM OU LOGÍSTICA.COMPRADOR JÚNIOR AMPLO CONHECIMENTO NA ÁREA DE SUPRIMENTOS. SUPE-RIOR COMPLETO E DISPONIBIIDADE DE HORÁRIO. AUXILIAR DE PRODUÇÃO TOCANTINS, BAUDUCCO, KOPENHAGEN OPERADOR MULTIFUNCIONAL ENSINO MÉDIO COMPLETO COM DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOLÍDER DE SUPRIMENTOS POSSUIR AMPLO CONHECIMNETO NA ÁREA DE SUPLI-MENTOS E ALMOXARIFADOS. SUPERIOR COMPLETO EM LOGÍSTICA.FACILITADOR DE LOGÍSTICA POSSUIR CONHECIMENTO NA ÁREA DE SUPRIMEN-TOS E ALMOXARIFADOS. SUPERIOR EM LOGISTICA OU ADM DE EMPRESAS.

ELETROMECÂNICO EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 03 ANOS COMO ELETROMECÂNICO . CURSO TÉCNICO EM ELÉTRICA E OU MECÂNICA ENGENHEIRO DE PROJETOS FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAELETROMECÂNICO EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 03 ANOS COMO ELETROMECÂNICO. CURSO TÉCNICO EM ELÉTRICA E OU MECÂNICATÉCNICO EM ELETRÔNICO EXECUTAR MANUTENÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA EM PAINÉIS ELÉTRICOSASSISTENTE DE LOGÍSTICA DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM ATENDI-MENTO AO CLIENTE E CONHECIMENTO EM EXCEL INTERMEDIÁRIOSUPERVISOR DE ALMOXARIFADO DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM CTPS. FORMAÇÃO EM LOGISTICA OU ADM DE EMPRESAS.

Serviços

BENEFÍCIO DO INSSURBANO E RURAL

•Aposentadoria •Pensão •Contagem de tempo •Amparo ao idoso •Deficiente

•Recursos •Revisão •Marcação de perícia •Orientação em geral

Av. Antonio Pires Pimentel, 1140Centro - Bragança Paulista/SP - CEP

12914-001 - [email protected]

(11) 4033-3047

ESCRITóRIO DE SERvIçOS•Maria Lúcia Pauxis - Previdenciária

Aposentada •Maria do Carmo Pauxis - Bancária Aposentada

TAPEçARIA CAETANO

Reformamos seu sofá pelo menor preço!

Solicite um orçamen-to gratuito pelo

telefone:

(35) 3435-1795

Chaves Codificadas e Serviços de Chaveiro

em Geral 24 horas (35)3435-2511

9961-0200.Rua BenjaminConstant, 306

- Terraplenagem: Serviços com Retroescavadeira e Caminhão

Caçamba, aterro, desaterro, limpeza de lotes, etc.

- Locação de máquinas: Betoneiras, andaimes, compactador, vibrador,

martelete.(35) 3435-4922 / 9951-8067 /

9942-2590

LOC FáCIL LOCAçãO DE Má-qUINAS E TERRAPLENAgEM

CHAvEIRO SERRA LEOA

Caminhão Baú Sider - Temos Ajudantes e Montado-

res de Móveis- Orçamento sem Compro-

misso(35) 3435-3669 (Fixo) / 9962-

6232 (Vivo) / 8455-5898 (Claro) 9173-2683 (Tim)

DIRCEU - FRETES EMUDANçAS

DIARISTACOM REFERêNCIA

(35) 3435-2322

• Formação Superior Completa em Eletroeletônica;• Experiência na área de atuação;• Desejável experiência em supervisão e/ou coordenação de pessoas, realização de diagnósticos empresariais, desenvolvimento de projetos, identificação de inconformidades; apresentação de ações corretivas;• Conhecimento em informática;• Desejável conhecimento em circuitos e instalações elétricas, prediais, industriais, eletrônicas, CLP e automação.

Para mais informações e cadastramento de currículos, os interessados deverãoacessar o site www.fiemg.com.br, no link Trabalhe Conosco, até 11/07/2014.

O SENAI/MG em Extrema realizará processo seletivo para Supervisor Técnico

Educação

Alimentação

Page 37: Ed821

Anuncie nosClassificados da

Gazeta da Cidade(35) 3435-2081

Classificados 25

Rua Sebastião Othelo, 115, atrás

do Posto de Saúde.(35) 3435-2718 /

9177-7911

vendo sobrado comercial

Imóveis

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

OPORTUNIDADETERRENO 1663mts

Todo plano com excelente topografia, ótima localização a 700mts da rodoviária

de Extrema; grande investimento para construir casas, vender ou locação.

CABEM 10 CASAS NO TERRENO

(35)3435-1298 ou 9196-0376Tratar direto com o proprietário [email protected]

TERRENO 1612mts Dentro do condomínio a 2 km da cidade -

plano, água a vontade, com rio e portaria 24 hrs(terreno com 20mts de frente). Aceito car-ros na troca! Tratar direto com proprietário

LINDO LUGAR! ÓTIMO PREÇO!

alugo salas comerciais

No Centro de Extrema.Excelente para escritórios.

Rua Bragança, 276.(35) 3435-2488

vendem-se sobrados

3 quartos (1 suíte), sala, cozinha americana e lavanderia. Próxi-

mo à Prefeitura de Extrema.(35) 8403-0979 / 3435-3658

sala comercial centro

Dois ambientes com banheiro.

Tratar Carlos: (11) 9 4155-4516

Vendo terreno 250M² eXtreMa

Bairro Jardim Nova Extrema

Ótimo preço para investidor!

(Podendo construir de 2 a 3 casas

terreno de esquina)(35) 3435-1298 /

9196-0376

Com casa de 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, toda avarandada, chur-rasqueira, piscina. Linda vista panorâmica. Ótima localização. R$ 230mil.

(35) 9871-1327

chácara 1900m²

e funcionando de Materiais de Construção. Bom valor em

mercadorias e carteira de clien-tes, ótimo ponto. Estou entre-gando a loja por motivos de

saúde, por isso topo negociar.(35) 3435-2119 / 9253-1009

vendo lojacompleta

Com luz elétrica, pastagem e topografia semiplana.

A 1,3Km da Rodovia Fernão Dias. Documentação 100%.

R$ 38.500 à vista ou valor par-celado em até 24 parcelas.

(Aceito auto) (35) 9961-0618(Direto com o proprietário)

terreno 4000m²camanducaia

Toda documentação regularizada, matrícula

registrada.R$ 22.500 + 48 X R$

1.093,75(com correção anual)

(Aceito auto)(35) 9988-4058

lote 300m²extrema

casa extrema3 quartos (1 suíte), sala. cozi-

nha, banheiro, garagem. Ótima localização. R$ 245mil. (35)

9214-2477

linda casa extrema3 quartos (1 suíte), banh, sala, coz, lavand. cob, 4 vagas cob, quintal. Aceito imóvel menor

valor. R$ 380mil. (35) 9214-2477

vendo chacrinha 570m²

Ou 250M². Água, luz e casa. Divisa SP/MG. Extrema, Bairro Pires. C/ escritura. (11) 9 7325-

7015 / (35) 8439-6629 (Paraíba)

alugo apartamento

3 quartos (1 suíte), 2 banheiros, sala c/ terraço, cozinha, lavan-

deria, 2 vagas garagem . Parque dos Pássaros. (35) 3435-4236

vendem-se lotes

Bairro Ponte Alta, perto da Juruoca. Loteamento Camargo.

(35) 3435-5593 / 8804-9516

Com 8,80M de frente, em local com toda infraestru-tura. A 1,5Km do Centro. Possui projeto aprovado

para 3 residências. R$ 77mil à vista.

(35) 9988-4058

lote 179,69 m²extrema

Ampla sala de estar e jantar integradas com cozinha ame-

ricana, 2 suítes, lavabo, 2 vagas de garagem. Ótima localização.

R$ 225mil. Financiável.(Aceito auto)

(35) 8445-6166

sobrado 103m²extrema

Toda infraestrutura conclu-ída. Documentação 100% registrada. R$ 22.500 + 60

X R$ 875 (com correção anual) (Aceito auto)

(35) 9188-3642

lote 250 m²itapeva

lote 150m²14M de frente. Ótima localização. R$ 60mil.

(35) 9871-1327

lote 358m²De esquina. Jardim

Nova Extrema.(35) 9871-1327

lote 327m²Totalmente plano.

Minas Verde(35) 9871-1327

excelente lote 300m²Extrema Ville. Plano. 12m de

frente. Ótima vista, na Al. Wa-shington, direto c/ proprietário.(35) 8883-4346 / 9122-2764 (Tim)

Alimentação

Page 38: Ed821

Soul [email protected] (35) 8848-8437 (35) 8848-8478

Animal tem dor de ouvido?

Maiara [email protected]

Flores de amor

Adote um animal!!

Ela estava sozinha e, naquele dia de primavera, decidira almoçar ao ar livre, sentada em um banco, à sombra de ma-jestosa árvore. Era o seu horário de des-canso do escritório e desejou imaginar que estivesse em um piquenique.

Naquele momento, começou a refletir sobre a sua solidão. Após o divórcio, ela terminara de criar seus filhos sozinha e estivera ocupada demais tentando sobre-viver.

Pensava, naquele momento, que talvez fosse por isso que não encontrara outro companheiro. Alguém com quem pudes-se compartilhar a sua vida e o seu amor.

Ela se mantivera ocupada com as ativi-dades da filha adolescente, acompanhan-do-a a um e outro lugar, ou visitando os filhos mais velhos e o novo neto, além de cuidar da profissão e trabalhar no grupo religioso de sua comunidade.

Lembrou que no escritório havia mui-tas colegas casadas e que recebiam, às vezes, flores dos seus maridos. Os bu-quês maravilhosos chegavam, geralmen-te, acompanhados de um cartão, dizendo que as flores estavam sendo enviadas “só porque eu amo você”.

Ela admirava as flores, mas admirava mais os sentimentos que havia por trás daqueles gestos.

Ela fora infeliz no casamento e nunca recebera tais mimos. Aliás, nada que in-dicasse que ela era uma mulher amada. E, porque adoraria receber flores, não po-dia deixar de invejar aquelas mulheres.

Elas eram felizes. Tinham maridos que as amavam e que, mesmo após anos de convívio conjugal, se lembravam de re-meter flores e surpreender.

As flores ficavam dias sobre as mesas, em jarros d’água, perfumando o ambien-te, atestando a existência de um senti-mento sólido e maduro.

E ela se sentia tão só. Sua mesa sempre estava despida de cores e perfume. Vazia.

Enquanto assim se perdia em pensa-mentos, sentiu alguma coisa cair em sua cabeça. Era uma flor despencando em di-reção à grama.

Olhou para cima e viu que a árvore enorme, sob a qual estava sentada, trazia a copa repleta de graciosas flores verme-

lhas, penduradas quase ao alcance de sua mão.

Ela não as havia notado porque não olhara para cima. Deu-se conta, então, que estava sendo agraciada com flores, lindas flores de alguém que a amava. Sempre a amara e não desejava que ela ficasse sem recebê-las.

Ela olhou para o chão, colheu as flores dispersas, lindas, vibrantes e compôs um ramalhete.

Levou-as para sua mesa de trabalho e as colocou em uma jarra de vidro.

Durante todo aquele dia, foi maravi-lhoso contemplá-las, enquanto trabalha-va. Elas a fizeram lembrar que Deus quis lhe dar flores só porque Ele a amava.

As flores que lançam aromas nos can-teiros são mensagens do amor de Deus falando nos jardins.

Os passarinhos que pipilam nos prados e cantam nos ramos é a presença do amor de Deus se manifestando nos ninhos.

O filete transparente de águas cantan-tes, que beija a face da rocha, canta o amor de Deus, jorrando suave da pedra.

As vagas agigantadas que se arreben-tam nas praias mostram o amor de Deus engrandecendo-se no mar.

Por tudo isso jamais te sinta não ama-do. Porque se não tiveres quem te diga aos ouvidos: Eu te amo, Deus te abraça com seus raios de luz e te dá, todos os dias, o mundo para viver, amar e ser feliz.

Texto com base no cap. Só porque eu

amo você, de Suzanne F. Diaz, do livro Histórias para o coração da mulher, de Alice Gray, ed. United Press.

Otite é um processo inflamatório que envolve a porção externa do ouvido, sendo uma das doenças mais frequentes na clínica de pequenos animais e apre-sentando características peculiares: di-ficuldade na prevenção, no tratamento e na eliminação das causas que levam a reincidências. Embora algumas raças de gatos tenham predisposição à otite, sua incidência é muito mais comum em cães, uma vez que a anatomia do ouvido dos gatos é, comparativamente, menos favo-rável às infecções.

Cães com orelhas longas e pendulares, como os das raças Cocker Spaniel, Gol-den Retriever e Basset Hound, são mais predispostos a problemas de ouvidos do que outros cães, pois as orelhas pendula-res obstruem a entrada de ar e a secagem adequada do canal auditivo. O resultado é um ambiente quente, úmido e escuro; com perfeitas condições de crescimen-to de microrganismos, como leveduras, fungos e bactérias.

As inflamações de ouvido podem ser causadas por vários fatores: parasitas, microrganismos, corpos estranhos, tu-mores e doenças de pele. Os ácaros cau-sadores de sarna de ouvido estão mais relacionados a otites felinas. Já as bac-térias e fungos, apresentam-se como os principais agentes causadores das otites caninas e também das felinas.

Sintomas e diagnósticoOs sintomas mais comuns da otite são

agitação da cabeça, coceira, esfregar as orelhas contra o chão, dor ao redor das orelhas e cabeça, mau cheiro, secreções e perda de audição.

O diagnóstico deve levar em conta vá-rios fatores, que muitas vezes convergem

para um tratamento de longa duração, e pode se dar através de exame físico, otos-copia ou exames laboratoriais (citologia, cultura e antibiograma).

Assim como acontece com os seres hu-manos, o uso descontrolado e indevido de antibióticos contribui para o surgimento de bactérias cada vez mais resistentes às medicações; daí a importância de se fa-zer um diagnóstico preciso da doença.

Se a gripe mal curada leva a complica-ções, a otite tratada de forma inadequada também. Otites crônicas e médias estão relacionadas a otites externas mal cura-das, em que a doença reincide, o tempo de tratamento se prolonga e a necessida-de de intervenção medicamentosa se tor-na mais frequente.

Como tratarO tratamento está associado ao uso de

medicação tópica e à limpeza dos ouvi-dos. Em alguns casos há a necessidade de se associar à medicação tópica, antibióti-cos e/ou anti-inflamatórios, sempre pres-critas pelo médico veterinário, por isso não medique seu cão sem orientação.

O sucesso do tratamento depende do proprietário respeitar a forma e a manei-ra correta de executá-lo, os intervalos de medicação e o tempo de duração

Não é possível prevenir completamen-te o surgimento de otites, mas a limpeza rotineira dos ouvidos pode ajudar bastan-te, principalmente nos casos de animais que já possuam esta predisposição.

Ao dar banho no seu animal coloque algodão dentro dos ouvidos para que não entre água.

Consulte sempre um médico veterinário.Dra Andréia A. Pasternak de OliveiraDiretora Técnica ONG Soul Animal

26 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014Opnião

Page 39: Ed821

18h - Meu Peda-cinho de Chão

19h - Geração Brasil

21h - Em família

Novelas Palavras CruzadasPalavras Ocultas

Torta de maçãIngredientes:Massa:

2 xícaras de farinha de trigo1/2 xícara de açúcar4 colheres (chá) de fermento em pó100 g de margarina em tempera-

tura ambiente3 gemas3 colheres (sopa) de água

Recheio: 3 maçãs pequenas em fatias4 colheres (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de canela3 colheres (sopa) de mel

Cobertura: 2 claras em neve4 colheres (sopa) de açúcar1 colher (café) de raspa de limão

Modo de preparo:Misture os ingredientes da

massa, trabalhando-a com as mãos. Forre uma forma com a massa, reservando um pou-co para as tirinhas da decora-ção. Sobre a massa, coloque as maçãs, salpique com o açúcar misturado com canela e regue com o mel. Em seguida, de-core com trancinhas feitas de massa. Asse em forno médio pré-aquecido por 30 minutos, até dourar. Retire do forno e decore com os ingredientes da cobertura. Por fim, volte ao for-no por 5 minutos.

Será exibida a reprise do último capítulo da novela

Giácomo conta para Catarina que Matilde teve um filho assim que saiu da casa de Epaminon-das. Catarina pede satisfações a Epaminondas. Catarina manda Rosinha arrumar o quarto de hóspedes para Epaminondas. Pituca conta para Serelepe que Matilde estava grávida quando deixou a casa do pai. Ferdinan-do avisa para Catarina que fica-rá noivo de Gina. Padre Santo se oferece para conversar com Catarina e acabar com sua briga com Epaminondas.

Zuperman

Pontinhos

Jonas e Pamela recebem seus convidados. Lara descobre que foi desmascarada nas redes so-ciais e faz um post que deixa todos preocupados. Davi e Ma-nuela chegam para a festa. Doro-thy flagra Gláucia no quarto de Pamela. Manuela descobre que Janaína facilitou a entrada de Megan em sua casa no dia de seu jantar com Davi e discute com a cunhada. Brian hipnotiza Luene e Marisa. Ernesto e Shin se de-sesperam ao ver o post de Lara e correm para encontrá-la. Shin e Lara conversam. Igor discute com Janaína. Pamela comenta com Jonas sobre Júnior e deixa o marido furioso. Manuela critica Davi por enfrentar Jonas. Brian desperta Marisa e Luene. Verô-nica chega a Brasília e pensa em Jonas. Pamela resolve se aliar a Megan contra Manuela. Megan divulga uma foto com Davi.

Um português tinha bebido a mais e voltando para casa, capotou com o carro e ficou pendurado numa árvore, so-bre um precipício de 10 mil metros. Logo após, chegou um mascarado todo vestido de preto, num cavalo preto,

usando uma espada e salva o português. Então pegou a espada, fez um Z na barri-ga do portuga e perguntou: “Sabes quem eu sou?” O português pensou, olhou o Z e responde: “Pois claro! Zu-perman”...

O que é um pontinho verde indo em direção a um ponto amarelo em cima de uma ge-

ladeira? R: Uma super-ervi-lha indo salvar um fandangos suicida.

Resumo 19/07 - Sábado

Piada

Receita

Mande sua receita: [email protected]

Lazer 27www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Page 40: Ed821

O AssuntO é...

A 1ª viAgem dO hOmem à LuA

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 19 a 25 de julho de 2014

Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade. Foi essa a fra-se que o astronauta americano Neil Armstrong disse ao colocar seus pés na Lua. O episódio aconteceu há 45 anos, no dia 20 de julho de 1969, e foi a primeira vez que um homem pisou no solo lunar.

Armstrong viajou a bordo da nave Apollo 11 juntamente com seus companheiros, os outros as-tronautas Edwin Aldrin e Michael Collins. A partida aconteceu na manhã do dia 16 de julho e foi acompanhada por jornalistas de diversos países. 4 dias mais tarde, por volta de 23h56 da noite do dia 20, pelo horário de Brasília Arms-trong conseguiu pisar na Lua.

Edwin Aldrin foi se juntar ao colega cerca de 20 minutos mais tarde, enquanto Michael Collins permaneceu na órbita lunar, aguar-dando o retorno de seus colegas já que era o encarregado de pilotar o módulo de comando Columbia.

Depois de alcançarem o feito,

Aldrin e Armstrong ficaram por pouco mais de 2 horas na super-fície da Lua. Foi nesse momento que aconteceu a clássica cena em que eles fixaram a bandeira dos Estados Unidos no solo, além de terem sido parabenizados através

do rádio pelo então presidente americano Richad Nixon, direta-mente da Casa Branca.

Eles colheram quase 30 quilos de amostras de pedras e pó da Lua e realizaram alguns experimentos científicos. Ainda instalaram um

sismógrafo, um refletor de raios laser, uma antena de comunicação e uma câmera de TV.

Após cumprirem suas tarefas, voltaram ao módulo Eagle (águia, em inglês) para descansar. De-pois, deixaram a parte inferior

na Lua e a sua parte de cima foi elevada à superfície até encontrar o módulo Columbia em órbita. Então, se uniram a Collins para a viagem de retorno à Terra, onde chegaram no dia 24 de julho.

Por aqui, o clima era de ce-lebração. Os responsáveis pela missão chegaram até a chorar de emoção por conta da conquista. A cena também se repetiu em outras partes do mundo, já que aproximadamente 1 bilhão de pessoas puderam acompanhar a chegada do primeiro ser humano à Lua. Foi a primeira vez que um fato como esse pode ser transmi-tido ao vivo e acompanhado por pessoas de todo o planeta.

Neil Armstrong faleceu em agosto de 2012, pouco depois de ter completado 82 anos de vida. Meses antes de morrer, ele ha-via dado uma palestra em even-to organizado pela Nasa. Edwin Aldrin se encontra hoje com 84 anos e Michael Collins possui 83 anos.

Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin foram os astronautas que participaram da viagem à Lua da missão Apollo 11

Foto: Divulgação