Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários...

4
Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários cearenses que fazem a diferença” A publicação “Empresários Cearenses que fazem a diferença”, de autoria do Administrador Carlos Ernesto Ho- landa, que será lançado pelo SINDAECE, trará a biografia de 15 empresários responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do Ceará. O projeto tem como objetivo servir de guia para os jovens e demais interessados que querem montar seu negócio e também serviria como um registro histórico de nosso Estado. O livro será a primeira edição de quatro volumes que serão lançados com um intervalo de tempo de dois anos entre cada um, totalizando assim 60 (sessenta) empresários cearenses que terão suas biografias registradas e publicadas. Conheça um pouco da trajetória de alguns empresários que serão biografados na publicação: A única entidade efetivamente representativa do Ceará Gerardo Albuquerque Proprietário da rede Center Box, uma empresa familiar, em operação há 30 anos no mercado cearense. A rede Center box possui dez lojas em Forta- leza, além de um atacado e uma central de distribuição, gerando mais de 2.500 empregos diretos. O empresário é ainda presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), desde agosto de 2014. Edyr Rolim Sócia e diretora-presidente do Grupo C. Rolim, fundada por seu pai, Pio Rodrigues. O grupo já possui 87 anos de existência e 39 lojas em Fortaleza, Recife e João Pessoa. Edyr Rolim assumiu em 1975 a direção do grupo, juntamente com sua esposo Clóvis Rolim. A Casa Pio, prin- cipal empreendimento do grupo, foi uma das primeiras empresas a perceber a importância do crédito para promover a democratização do consumo, sempre apostando na concessão de financiamentos com prazos elásticos para conquistar seus clientes. Freitas Cordeiro Empresário, fundador e diretor da FZ Imóveis Ltda, em operação há 29 anos e referência no mercado imobiliário de Fortaleza. Recebeu em 2008 o prêmio de Lojista do ano de 2008, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), e em 2014 foi agraciado com o Troféu Clóvis Rolim, da mesma entidade. Já foi presidente da CDL e, atualmente, pre- side a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL-CE). Luiz Girão Sócio majoritário da Lacticínios Betânia, que tem fábrica de Lácteos no Ceará, em Pernambuco e em Sergipe e 45 anos de atividade. A Betânia, que tem hoje o leite longa vida mais vendido do Nordeste, mobiliza mais de três mil fazendeiros, em cerca de 300 municípios nordestinos. Exemplo de empreendedorismo, já teve todo o grupo vendido para a Parmalat, mas, anos depois, conseguiu recuperar a empresa, se reer- gueu e hoje está na contra-mão da crise, com uma expectativa de au- mento do faturamento em 30% até o final deste ano.

Transcript of Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários...

Page 1: Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários ...sindaece.org.br/portal/images/boletim/Boletim9.pdf · Recebeu em 2008 o prêmio de Lojista do ano de 2008, ... realizou-se

Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015

“Empresários cearenses que fazem a diferença” A publicação “Empresários Cearenses que fazem a diferença”, de autoria do Administrador Carlos Ernesto Ho-landa, que será lançado pelo SINDAECE, trará a biografia de 15 empresários responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do Ceará. O projeto tem como objetivo servir de guia para os jovens e demais interessados que querem montar seu negócio e também serviria como um registro histórico de nosso Estado.

O livro será a primeira edição de quatro volumes que serão lançados com um intervalo de tempo de dois anos entre cada um, totalizando assim 60 (sessenta) empresários cearenses que terão suas biografias registradas e publicadas. Conheça um pouco da trajetória de alguns empresários que serão biografados na publicação:

A única entidade efetivamente representativa do Ceará

Gerardo AlbuquerqueProprietário da rede Center Box, uma empresa familiar, em operação há 30 anos no mercado cearense. A rede Center box possui dez lojas em Forta-leza, além de um atacado e uma central de distribuição, gerando mais de 2.500 empregos diretos. O empresário é ainda presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), desde agosto de 2014.

Edyr RolimSócia e diretora-presidente do Grupo C. Rolim, fundada por seu pai, Pio Rodrigues. O grupo já possui 87 anos de existência e 39 lojas em Fortaleza, Recife e João Pessoa. Edyr Rolim assumiu em 1975 a direção do grupo, juntamente com sua esposo Clóvis Rolim. A Casa Pio, prin-cipal empreendimento do grupo, foi uma das primeiras empresas a perceber a importância do crédito para promover a democratização do consumo, sempre apostando na concessão de financiamentos com prazos elásticos para conquistar seus clientes.

Freitas Cordeiro Empresário, fundador e diretor da FZ Imóveis Ltda, em operação há 29 anos e referência no mercado imobiliário de Fortaleza. Recebeu em 2008 o prêmio de Lojista do ano de 2008, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), e em 2014 foi agraciado com o Troféu Clóvis Rolim, da mesma entidade. Já foi presidente da CDL e, atualmente, pre-side a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL-CE).

Luiz Girão Sócio majoritário da Lacticínios Betânia, que tem fábrica de Lácteos no Ceará, em Pernambuco e em Sergipe e 45 anos de atividade. A Betânia, que tem hoje o leite longa vida mais vendido do Nordeste, mobiliza mais de três mil fazendeiros, em cerca de 300 municípios nordestinos. Exemplo de empreendedorismo, já teve todo o grupo vendido para a Parmalat, mas, anos depois, conseguiu recuperar a empresa, se reer-gueu e hoje está na contra-mão da crise, com uma expectativa de au-mento do faturamento em 30% até o final deste ano.

Page 2: Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários ...sindaece.org.br/portal/images/boletim/Boletim9.pdf · Recebeu em 2008 o prêmio de Lojista do ano de 2008, ... realizou-se

Palavra do Presidente Adm. Clovis

Matoso Vilela Lima Presidente do SINDAECE

Embebido em reflexão nesse marco de 50 anos de profissão, o Sindicato dos Administradores do Estado do Ceará (SINDAE-CE) percebe a importância de oxigenar a entidade. Com forte inspiração em Inovação, deu-se início a um projeto de engaja-mento de jovens administradores e estudantes de administração. “Inovar no produto é fundamental, mas é preciso pensar além. Uma ideia hoje precisa ser presumida juntamente com o impacto social que ela causa, o preço, a experiência que ela passa para o cliente, entre outros fatores” relatou Jacobs no XXIV Encontro Brasileiro de Administração. Este é o intuito do SINDAECE com o novo projeto, despertar e inovar não apenas nas suas atividades principais, mas também na construção de administradores que amém, zelem e absorvam este espírito de representatividade.

Não no seio do movimento sindical que acreditamos estarmos inovando, pois diversos outros sindicatos já possuem suas ju-ventudes. Não é em aproximar os estudantes que acreditamos está inovando, pois outros também fazem. É na metodologia que estamos inovando, realizou-se o primeiro encontro com o objetivo de disseminar a ideia do projeto, e foi dado o desafio aos jovens a construção das estratégias do projeto, ou seja, não é um projeto pronto a ser aplicado, e sim, um objetivo a ser desenvolvido. O futuro da profissão pertence a estes jovens, nada mais justo que eles mesmos o construam. Nossa motiva-ção é o desenvolvimento concreto de administradores capazes de valorizar a administração como fizemos nestes 50 anos, e a motivação desses jovens é ser a transformação que conduzirá as expectativas para os próximos cinquenta.

Franquias na prática:Dono das Franquias Chocolate Brasil Cacau e Liz conta sua experiência como franqueadoIniciamos com as franquias quando as oportunidades foram surgindo. Já tínhamos loja própria da Tentacion, nosso negócio próprio, no Shopping Iguatemi e tivemos a oportunidade de mudar o local dentro do Shopping para um ponto maior. Como não queríamos nos desfazer do antigo ponto resolvemos montar um outro negócio.

Achamos prudente optar por um negócio já montado, pronto, com os processos implantados e nesse modelo se encaixam as franquias. Fomos para a maior feira de franquias em São Paulo. O próprio Shopping nos deu também uma lista de possíveis marcas de interesse. Pesquisamos e chegamos a Chocolates Brasil Cacau que teve sua opera-ção bastante elogiada.

O investimento era interessante para a gente, em torno de 180 mil e o produto é bem acessível. Acreditamos. Na época, o grande desafio foi trabalhar também com alimento, mas fizemos todos os treinamentos e recebemos todo o apoio dos consultores até mesmo na seleção dos profissionais para trabalhar na loja.Por ser uma empresa nacional , acabamos aprendendo muito e aplicando alguns processos até mesmo no nosso próprio negócio. A cultura organizacional, novos formatos de gestão, os relatórios, as análises de dados, processos, as normas de cada setor minimiza surpresas. O único ponto questionável é que ficamos sujeito a exclusividade com os fornecedores já determinados por eles.

Também temos a franquia da Lis, que já era fornecedor nosso e tínhamos uma relação muito boa com eles. Por ser uma marca nacional e por não fabricarmos lingerie, foi uma opção de outro negócio. A única dificuldade em divulgar era por a marca também já ser vendida em outras lojas que acabam sendo nossas concorrentes, além de nossa franquia ter sido colocada em loja de rua e não em Shopping. A parceria com eles é mais interessante porque eles são mais abertos a ideias, sempre se ajustam para fazer o negócio dar certo, diferente da Brasil Cacau que tem o modelo de franquia mais fechado.

Thiago Borges DuarteAdministrador e Diretor Executivo

do Grupo B. Duarte

Page 3: Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários ...sindaece.org.br/portal/images/boletim/Boletim9.pdf · Recebeu em 2008 o prêmio de Lojista do ano de 2008, ... realizou-se

Como se destacar no mercado de trabalho Você Sabia?

Fechamento de uma Empresa já pode ser feito em um diaEm 26 de fevereiro desse ano o ministro chefe da Se-cretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), Guilherme Afif Domingos, lan-çou o programa Bem Mais Simples para desburocra-tizar a abertura e o fechamento de empresas. A partir de então, o fechamento de um negócio, que antes demorava em média 102,5 dias, passou a ser feito em apenas um dia. Já a abertura, desde 5 de junho, pode ser feita em até 5 dias.

O pacote apresentado pro Afif, que está dando mais celeridade ao processo de abertura e fechamento de empresas, diminuiu o número de documentos exigidos para o cadastro de pessoas físicas por de-

clarações. Essa desburocratização, segundo o ministro, “resgatará na fé da palavra do cidadão” e tem como foco “eliminar o desnecessário” para fazer “uma lipoaspiração dos excessos” da burocracia. Na cerimônia de lançamento do programa, que contou com as presenças do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e da presidente Dilma Rousseff, Afif defendeu os caminhos para avançar na desburocratização. “Vamos centralizar informação, vamos conseguir através do uso intensivo dos meios eletrônicos, integração de sistemas entre os poderes, criatividade. Vamos atuar com todos os ministérios e um comitê gestor que vai marcar datas e cobrar, porque precisamos cumprir metas”, reforçou.

Parceria SINDAECE e Odonto SystemO SINDAECE fechou uma parceria com a Odonto System que trará muitos benefícios para o Adminis-tradores. Além de plano odontológico em condições especiais, os associados terão direito também a planos sem custos para dependentes menores de 5 anos, após 12 meses de plano (Clubinho do Sorriso) e descontos exclusivos em lojas, farmácias, cursos, faculdades, dentre outros, através do programa Sorria Club.

O plano odontológico da Odonto System possui uma ampla rede credenciada, sem necessidade de perícia, além do melhor custo/benefício do mercado. Fazen-do a adesão ao plano, o beneficiado poderá, ainda, através do site, pesquisar dentistas credenciados e marcar consultas. Para fazer a adesão, ligue: (85) 3131.8888

O SINDAECE e Jornal O Estado firmaram uma parceria, nesse mês de Agosto, para que todos os sindicalizados tenham um desconto na Assinatura Anual do Jornal. O valor negociado da assinatura é de R$ 500,00 (Quinhen-tos reais). Na parceria os sindicalizados poderão tornar--se assinantes do Jornal pelo valor de R$ 460,00 (Quatro-centos e sessenta reais).

Parceria SINDAECE e Jornal O Estado O Deputado e Administrador, Carlos Matos Lima home-nageou, no último dia 09 de setembro, o Sindicato dos Administradores do Estado do Ceara, pelo dia do Admi-nistrador. O evento aconteceu no Plenário 13 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O Diretor de Comunicação Social, Adm. César Claudio Rabelo Cavalcan-te recebeu a homenagem das mãos do deputado.

Homenagem ao Dia do Administrador

Presindente do Sindaece representa o Sindicato em Brasília

O Presidente Adm Clóvis Matoso Lima representou a FEBRAD e o SINDAECE no encontro com o Vice Presiden-te. Depois de se reunir com empresários, governadores e políticos, o vice-presidente Michel Temer recebeu, no dia 09 de setembro, Dia do Administrador, no Palácio Jaburu, mais de cem dirigentes sindicais para debater a situação política e econômica do País.

Organizado pelo presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, o jantar reuniu sindica-listas de 40 federações e 50 categorias profissionais, que levaram ao Michel Temer as reivindicações dos setores afetados pela crise. O jantar ocorreu um dia depois de Michel Temer receber os governadores do PMDB que apresentam o quadro dramático dos estados. Grande parte dos sindicalistas são ligados ao setor de construção civil e ao setor público e privado, principais afetados pela crise econômica.

Page 4: Edição 09 - Fortaleza, 16 de Setembro de 2015 “Empresários ...sindaece.org.br/portal/images/boletim/Boletim9.pdf · Recebeu em 2008 o prêmio de Lojista do ano de 2008, ... realizou-se

Expediente:

Sindicato dos Administradores do Estado do CearáRua Pero Coelho, 935 – Centro - Fortaleza / CE(85) 3231 9898 | (85) 3253 2467

O Boletim Sindaece tem a coordenação editorial da Informe Comunicação.Sugestões de Pauta: [email protected]

Vagas de EmpregoAuxiliar Administrativo 2 vagas

O Sindicato dos Administradores do Estado do Ceará é filiado a:

Apoio Institucional

Mais Informações:

Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade de Atendimento do SINE/IDT mais próxima de sua residência.

http://www.sineidt.org.br/

Assistente Administrativo5 vagas

O faturamento do Mercado de Franquias teve crescimento 9,2% no 1º trimestre de 2015, comparado ao mesmo período de 2014, segundo Pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Para 2015 a expectativa de cres-cimento do Mercado no Brasil é: 7,5% a 9%; no Faturamento: 9% a 10% em número de unidades 8% em Número de Marcas. Para quem está em dúvida entre empreender de forma independente ou ser franqueado, segue abaixo tabela com vantagens e desvantagens das opções:

A taxa de sucesso do modelo de franchising é de 92%, o que mostra a solidez do modelo. Em tempos de crise econômica, investir em alternativas de alta taxa de sucesso é uma excelente opção nos negócios. O Mercado de Franquias se mostra uma excelente oportunidade.

Vantagens DesvantagensFranqueado Independente Franqueado Independente

• Negócio forma-tado;

• Controle de qualidade pa-dronizado;

• Economia de escala;

• Publicidade cooperada;

• Maior probabi-lidade de suces-so.

• Poder idealizar e construir um negócio à sua maneira;

• Liberdade de atuação;

• Sua atuação não tem limites geo-gráficos;

• Não paga royal-ties e outras taxas.

• Dependência total do fran-queador;

• Restrições de liberdade;

• Limite territorial de ação;

• Pagamento men-sal de royalties e/ou verbas.

• Marca desco-nhecida;

• Conceito a ser desenvolvido;

• Gestão mais complexa e tra-balhosa;

• Compras a preço de mercado;

• Não tem força de rede.

O Mercado de Franquias no BrasilGuilherme Ferreira Gomes

Consultor Pleno da Gomes de Matos Consultores e Associados

Os melhores planos de saúde, pelo melhor preço

Estudantes de Administração, bacharéis e administradores que tem outro plano de saúde, mas estão insatisfeitos com o valor que pagam, poderão contratar os planos de saúde da Unimed Ceará com condições bem mais favoráveis. O Sindaece em pareceria com a Unimed Ceará oferece plano a partir de R$154,37 (valor mensal por pessoa).

Mais informações: SINDAECE: 3253.2467/ 3231.9898/ 8839.4200/ 9685.2822