Edição 129

16
A folha do passageiro Guarulhos, de 10 a 16 de novembro de 2011 Ano III - Número 129 - Distribuição Gratuita www.folhadoponto.com.br O DRAMA DO ÁLCOOL Páginas 8 e 9 Páginas 12 e 13 Silvana Ferreira abandonou o emprego de 12 anos na prefeitura de São Paulo por conta do alcoolismo e foi salva pela Remar do Brasil, que tem sede em Guarulhos e apoia dependentes A mulher do ano A sensual Jennifer Lopez recebe o título com merecimento FUTEBOL AMADOR Ganhe pôsteres dos campeões da Copa Eduardo Soltur de Futebol Dente de Leite CEU do Continental, que já foi premiado, terá estrutura de primeiro mundo Página 7 Página 15

description

Folha do Ponto

Transcript of Edição 129

Page 1: Edição 129

A folha do passageiro

Guarulhos, de 10 a 16 de novembro de 2011

Ano III - Número 129 - Distribuição Gratuita

www.folhadoponto.com.br

O DRAMA DO ÁLCOOL

Páginas 8 e 9

Páginas 12 e 13

Silvana Ferreira abandonou o emprego de 12 anos na prefeitura de São Paulo por conta do alcoolismo e foi salva pela Remar do Brasil, que tem sede em Guarulhos e apoia dependentes

A mulher

do anoA sensual

Jennifer Lopez recebe o título

com merecimento

FUTEBOL AMADORGanhe pôsteres dos campeões da Copa Eduardo Soltur de Futebol Dente de Leite

CEUdo Continental, que já foi premiado, terá estrutura de primeiro mundoPágina 7

Página 15

Page 2: Edição 129

2 pontoopinião

Ponto de Vista Gil [email protected]

(11) 7746.7651

Expediente

De 10 a 16 de novembro de 2011

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

2 pontoopinião

Ponto de Vista Gil [email protected]

(11) 7746.7651

Na próxima semana, o sistema de transporte público de Guarulhos, in-cluindo o Bilhete Único, estará com-pletando cinco meses. Mas as recla-mações nas ruas são inúmeras.

Tudo mudou e, ao mesmo tempo, nada mudou; aliás, de acordo com o que se escuta nos terminais e pontos de ônibus, piorou.

A foto acima, tirada no terminal do São João, retrata a insatisfação do usu-ário que está cansado de pegar mais de um veículo para chegar ao trabalho. O grande número de reclamações está na demora do trajeto - o que antes era feito em 20 minutos, hoje, não raro, ultrapassa até os 60 minutos.

A Secretaria de Transportes e

Trânsito (STT) parece que emudeceu diante da imprensa; ou nada tem fei-to ou não tem transparência no diálo-go com a população.

O governo tem perdido, dia-a-dia, a luta travada com os perueiros que ficaram fora da licitação e que estão trabalhando sob determinação judi-cial. A cada dia o número destes tra-balhadores nas ruas aumenta, como aumenta a já exorbitante quantidade de multas aplicadas contra eles que, por sinal, acusam a administração municipal de perseguição (ver repor-tagem especial nesta edição). Diante de tudo isso e muito mais, uma per-gunta: há motivos para comemorar os cinco meses do “novo” sistema?

ExpedienteDiretor-geral: Sebastião Bispo da Silva

Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected] Administrativa / Designer Gráfica: Marilene Ferreira

Fotografia: Rodrigo Augusto Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67,

Rua Tacayoshi Tamura, 16, Jardim Acácio, CEP 07144-120, Guarulhos, SP. Tiragem: 50 mil exemplares - Periodicidade: Semanal

Telefone: (11) 2279-1004 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

Sebastião Alemão - Fone: (11) 2279-1004 / 7865-2240 - [email protected] SEM NÓ

De 26 de maio a 1o de junho de 2011

CANDIDATURA PRÓPRIAO sonho de todo partido político sério é ter uma candidatura a prefeito para poder

alavancar os candidatos a vereador e, com um bom trabalho, poder até chegar a governar o Município.

FORA DO CENTRÃO?Segundo a mesma fonte, o governo quer que Oliveira

dê um jeito na vereadora Helena Sena (foto). Ou ela se enquadra com a administração municipal e deixe o Centrão ou que o presidente dê um jeito dela cair fora do partido... e logo!

NOS BRAÇOS DO GOVERNONa verdade, boa fonte garante que Oliveira está bem próximo do PT, inclusive, já

se reuniu com a alta cúpula do governo Almeida, com direito a almoços e cafezinhos, inclusive, tendo a companhia do chefão do partido, Gilberto Nascimento.

APRENDEU COM O AVÔComo na música de campanha, Alan disse que aprendeu tudo com o seu avô. Na sua

trajetória política, o velho Alan nunca foi oposição de governo nenhum, nem o próprio neto, seguindo seus passos, também não fez oposição até hoje a projetos do governo.

UNALDO E ARMANDOEnquanto vários partidos da cidade não se entendem, os presidentes do PSB,

vereador Unaldo Santos, e do PDT, ex-vereador Armando Matos, trabalham quietinhos aglutinando candidatos para suas legendas.

AGENDA APERTADAO deputado federal Carlos Roberto (PSDB) teve uma

semana agitada no Congresso Nacional com a votação do novo Código Florestal que varou as madrugadas. Ele chega de Brasília por volta do meio-dia desta quinta-feira, dia 26, e já segue para compromissos: se reune com a presidência do Dersa e mais três secretários estaduais.

NÓS ERRAMOS...Na nossa última edição, publicamos o sobrenome do ex-secretário de Transportes e

Trânsito (STT), José Evaldo Gonçalo de forma errada. Em vez de Gonçalo, veiculamos “Gonçalves”.

PARABÉNS PRA QUEM?

CARA-DE-PAUAo contrário desta filosofia, o presidente do PSC

Guarulhos, José Oliveira (foto), declarou na semana passada ao Folha do Ponto que respeitava a vontade do vereador Alan Neto de ser candidato a prefeito, mas no momento o partido não pensa em ter candidatura própria. “Queremos apenas eleger vereadores”, disse Oliveira.

MAIS UM CARA-DE-PAUAlan Neto também foi incoerente na entrevista

que concedeu ao Folha do Ponto, quando disse que “a maioria dos projetos morre no ninho” e que os vereadores são submissos ao governo. Quem conhece Alan se surpreendeu.

EMBRÓGLIO JURÍDICOO PTN, que até semana passada, era cobiçado por muitos candidatos a vereador e

até por futuros candidatos a prefeito, ficou em baixa esta semana, já que ninguém sabe quem vai presidir o partido nos próximos meses devido à briga das liminares.

ESTADO GRAVEPor falar em PTN, o presidente do partido em Guarulhos, João Dárcio (pai) está

internado na UTI na Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Ele foi socorrido em estado grave pelo próprio filho, João Dárcio, no dia 16 para o Hospital Carlos Chagas, ao passar mal em seu escritório de advocacia. Foi diagnostica um aneurisma dissecante na veia aorta. Teve de ser transferido para a Capital, onde permanece internado.

ELES TAMBÉMUm conceituado jornal da cidade copiou na íntegra a nossa notícia, inclusive com o

mesmo erro. Sugerimos que este também publique uma “errata”.

Sebastião Alemão - Fone: (11) 2279-2152 / 7865-2240 - [email protected] SEM NÓ

Diretor-geral: Sebastião Bispo da Silva Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected]

Diretora Administrativa / Designer Gráfica: Marilene Ferreira Diagramação: Rafael dos Anjos Candido

publicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Rua Tacayoshi Tamura, 16, Jardim Acácio, CEP 07144-120, Guarulhos, SP.

Tiragem: 50 mil exemplares - Periodicidade: Semanal

Telefone: (11) 2279-1004 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

Telefone: (11) 2279 2152

O título deste artigo é o mesmo da re-portagem especial desta edição, nas pági-nas 8 e 9. E ele se traduz na mais pura rea-lidade envolvendo dependentes químicos e alcóolatras atendidos pela ONG Associação Reimar do Brasil.

Esta semana, conheci o trabalho dos vo-luntários que tem a missão de salvar vidas, de dar a mão a pessoas que se encontravam no fundo do poço.

É um trabalho sério de uma organiza-ção que surgiu em Madri, na Espanha, há 30 anos, e no Brasil, há 18, com o objetivo de tirar do esgoto as pessoas levadas pelas drogas e pelo álcool, e de ressocializá-las à sociedade por meio, unicamente, do amor e do Evangelho.

No Brasil, a sede nacional fica exata-

mente em Guarulhos, onde cerca de 35 pessoas são acolhidas gratuitamente. A ONG é autosustentável; vive de doações, do seu bazar (que comercializa de tudo, desde roupas a móveis), da serralharia e da prestação de serviços de seus internos, desde uma pequena mudança mobiliária a pintura de um imóvel.

Comumente, eles são encontrados nos semáforos distribuindo panfletos onde ofe-recem serviços. Querem trabalhar. Não é para ter medo de abrir os vidros de seus ve-ículos. Basta oferecer um sorriso e guardar o panfleto. Mesmo que nunca precise deles, mesmo que nunca doe uma roupa usada ao bazar, você está ajudando na recuperação de homens e mulheres que lutam para vol-tar à sociedade de cabeça erguida.

“ELE É O CARA”O vereador em exercício, Maurício Brinquinho”, do

PT, contratou uma banca de quatro advogados para solicitar direito de resposta ao Folha do Ponto para rebater críticas feitas por este colunista na edição de 15 de setembro. Na oportunidade, divulgamos que Brinquinho estava usando a Revista da Sincoverg (Sindicato dos Condutores) para se promover como político utilizando dinheiro da entidade. E também por ele ter recebido patrocínio da empresa Quitaúna, que presta serviços ao Município.

PRESTAÇÃO DE CONTASPor falar em resposta, os associados e o Conselho Fiscal do Sindicato dos

Condutores estão esperando a prestação de contas da entidade que, segundo fontes ligadas ao sindicato, há mais de dois anos não são prestadas pela atual diretoria. Os condutores também têm direito de resposta. Fala Brinquinho!!!

AGITAÇÃOEsta semana, a Câmara está agitada diante da possibilidade de abertura de

uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as declarações feitas pelo secretário de Educação, Moacir de Souza, durante audiência do orçamento.

SEM RESPOSTAO suplente em exercício de vereador pediu o direito, mas não mandou a resposta

para o jornal. Não disse quais os pontos da coluna que precisam ser retificados, na sua opinião.Afinal, quem pagou a revista? A Sincoverg recebeu ou não patrocínio da Quitaúna? O direito de resposta tá garantido, mas cadê a resposta?

SEM PROFISSÃONo ofício assinado pelos advogados, disse que o comentário deste colunista

foi “calunioso à dignidade e à integridade profissional do vereador”. Diante de tal afirmação, fica a pergunta: vereador e presidente de sindicato é profissão? Dizem por aí que, para alguns, que exercem esses cargos, é.

PRA QUE SERVE A CEI?A verdade é que as Comissões Especiais de Inquérito até hoje aprovadas

no Legislativo só serviram para agitar o panorama político. Nada de concreto aconteceu. Quando os trabalhos de investigação terminam, se aprovados pelo plenário, vão para o Ministério Público. Lá, se a denúncia tiver consistência, tem início uma nova investigação. Diante disso, se perdem tempo e papel, muito papel.

SEM ANTICORPOSIntocável até pouco tempo, o deputado

estadual Alencar de Santana, segundo fontes petistas, já não está mais com a bola toda e já não é mais unanimidade, nem no Partido dos Trabalhadores, nem com os velhos amigos de Câmara e, dizem as “boas” línguas, nem com Almeida. Ele é acusado por vários companheiros de plantar discórdias entre os secretários municipais. “Alencar pensa que é o prefeito”, gritou um petista esta semana numa roda de amigos.

SOBRA PARA ALMEIDAQuem parece que já está de saco cheio com as briguinhas dos petistas é o

prefeito Sebastião Almeida. Segundo um amigo próximo do chefe do Executivo, ele não aguenta mais tantas picuinhas e teria dito esta semana: “eles brigam lá na Câmara e o desgaste sobre pra mim”.

REUNIÃO NO PSDO presidente do PSD Guarulhos, Eduardo

Soltur, deverá reunir pretensos candidatos a vereador do partido, nesta quinta-feira, dia 10, no Hotel Mônaco, na rua Diogo de Farias, no Centro. O encontro, que terá início às 19h, será o primeiro após vencido o prazo de filiação e irá traçar planos rumo à disputa eleitoral no ano que vem. Soltur está otimista em formar um partido - recém-criado, por sinal - forte na segunda maior cidade do Estado de São Paulo.

Page 3: Edição 129

3pontocidadeDe 10 a 16 de novembro de 2011

Page 4: Edição 129

4 pontopolítica De 10 a 16 de novembro de 2011

Roberto Samuel [email protected]

Twitter:@robertosamuel10(11) 7748.5993

Nem é comigo!Os vereadores petistas estavam irreconhecíveis e acuados durante a sessão de terça-feira, dia 8, enquanto os colegas da oposição protocolavam e conseguiam mais de uma dúzia de assinaturas para a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito. Assinaram o pedido Geraldo Celestino, Eduardo Kamei, Romildo Santos, Alan Neto,Ricardo Rui, Eduardo Soltur, Wagner Freitas, Eduardo Car-neiro, José Mário, Indio de Cumbica, Vitor da Farmacia, Guti Gustavo e Eraldo Souza. Apesar disso...

Difícil digestãoPelo visto, a vereadora Eneide - foto - não engoliu as duas derrotas: perdeu a legenda na convenção do PT, em 2007, que escolheu Sebastião Almeida para a disputa ao cargo de prefeito e, na sequên-cia, perdeu a presidência da Câmara para o ve-reador Alan Neto (DEM) em 2009. À época diziam que a presidência do Legislativo era uma espécie de premio de consolação. Nem isso deram a ela.

Noiva livre?O PDT foi sondado, em nível federal, para uma possível coligação em Guarulhos com o PSDB. Os nomes do presidente do sindicato dos metarlúrgicos, José Pe-reira, e dos ex-vereadores Abdo Mazloum e Gasparino Romão filho teriam sido citados nessa reunião. A informação deixou o presidente do PDT local, Armando Matos gago de tanta satisfação. Questionado sobre uma possivel coligação, Ma-tos lembrou que tem hoje em seus quadros, Sandra Santos, que foi candidata a vice-prefeita pelo PC do B, em 2008.

Criticou, mas com cuidado!Discutindo o orçamento para o setor do Transporte em 2012, o presidente do Sindilotação, Cícero Mossoró, antes de criticar a situação do transporte público de Guarulhos fez questão de deixar bem claro: “sou aliado ao prefeito Sebastião Almeida e apoio este Governo”, frisou Mossoró. Para ele existe pouco dinheiro e pouca vontade política para resolver a situação. “O sistema de Campina Gran-de, na Paraíba, é bem melhor do que o nosso, pois o daqui é uma vergonha”, alfinetou. Pressão do LavrasPessoas ligadas ao movimento de moradias e de famílias que foram retiradas de um terreno da região do Lavras marcaram presença na audiência pública da Secretaria da Habitação e pressionaram muito o secretário, Orlando Fantazzini. O titular da pasta se defendeu e disse a reintegração de posse é problema do Jurídico e a Guarda Civil é com a Secretaria de Assuntos de Segurança. Ah bom, então ficou bem claro.

GCM JÁ PODE RECOLHER ARMAS NA CIDADE

José Luiz/PMG

O prefeito Almeida busca verbas para Guarulhos emBrasília

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, reuniu-se nesta quarta-feira (9) com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, em Brasília (DF), para soli-citar recursos federais para as obras de prolongamento da avenida Jacu-Pêsse-go no trecho entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra.

“Pedi ao ministro a inclusão de re-cursos no orçamento federal dos próxi-mos anos para a realização dessa obra importante, que permitirá ligar o Aero-porto de Guarulhos ao Porto de Santos”, afirmou Almeida.

Segundo o prefeito, o ministro foi muito atencioso e se comprometeu a tratar da questão pessoalmente dentro do ministério. Atualmente, em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura já realiza os serviços no trecho entre

a avenida Papa João Paulo e a rodovia Presidente Dutra. “Essa é uma obra im-portante não só para Guarulhos, mas também para a região do Alto Tietê”, disse.

EMENDAS - Almeida participou da reunião com a deputada Aline Corrêa. O prefeito também aproveitou a ocasião para falar com o deputado Devanir Ri-beiro, coordenador da bancada paulista na Câmara Federal, e pedir a inclusão de novos recursos nas emendas parla-mentares.

“O Devanir foi muito sensível ao meu pedido. Ele tem conversado bas-tante com a deputada Janete Pietá sobre esse assunto e conhece a impor-tância do projeto de prolongamento da Jacu-Pêssego para a nossa cidade”, afir-mou o prefeito

Almeida pede recursospara a Jacu-Pêssego

O secretário de Segurança Pública de Guarulhos, João Dárcio, anunciou na terça-feira (8) o credenciamento da Guarda Civil Municipal junto ao Mi-nistério da Justiça para recebimento das armas entregues pela população dentro da Campanha do Desarmamen-to. A medida foi realizada para acom-panhar a ação do governo federal que lançou a segunda etapa da campanha nacional no mês de setembro. No en-tanto, a GCM não estava autorizada a receber armamentos de terceiros, o que foi providenciado através de con-vênio assinado pelo prefeito Sebastião Almeida e levado a Brasília pelo secre-tário João Dárcio.

Com a corporação cadastrada no Infoseg (Sistema de Informações Na-cional sobre Segurança Pública), um total de dez guardas foram treinados e receberam senha de acesso ao site www.desarma.mj.gov.br para lançar o material devolvido pelo cidadão, que receberá uma senha com o objetivo de receber indenização pela arma entre-gue, cujo valor varia de acordo com o

modelo. A Campanha vai até 31 de de-zembro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2475-9444

Ricardo RuiDurante a sessão dessa terça-feira, o vereador do PPS denúniou possiveis desvios de combustiveis e peças mecanicas da prefeitura. A reação de aplausos das gale-rias lotadas de motoristas da prefeitura foi muito significativa!!!

Dança das cadeirasO vereador licenciado, Ulisses Correia, deve deixar a Secretaria de Cidadania. A reforma está sendo aos poucos para não assustar ninguém. A opção de apoiar a propria mãe teria desagradado parte de seu grupo.

Page 5: Edição 129

pontopolítica 5De 10 a 16 de novembro de 2011

“VOU ME DEDICAR À CARREIRA SOLO”ALEXANDRE KISE, QUE PEDIU DEMISSÃO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, REVELOU QUE ENFRENTOU PROBLEMAS POLÍTICOS COM O GOVERNO, MAS JÁ SUPERADOS

Gil Campos

Alexandre Kise não é mais secretário do Meio Ambiente de Guarulhos desde terça-fei-ra, dia 8, quando sua exonera-ção – a pedido – foi publicada na edição do Diário Oficial do Município. “Saio do governo sem mágoas e sem chatea-ção”, disse o ex-secretário ao Folha do Ponto por telefone, na tarde de quarta-feira, dia 9. Kise disse que sua decisão de deixar a secretaria que co-mandava desde 2005 foi por motivos pessoais e profissio-nais. Quem assumiu a secretá-ria foi o presidente do PR Gua-rulhos, Paulo Carvalho, que já estava no governo.

“Vou me dedicar à carreira solo”, disse Kise, ex-vereador e uma das lideranças do PR na cidade, se referindo ao escri-

tório de consultorias e asses-soria na área ambiental que está prestes a abrir.

O ex-secretário afirmou que nunca sofreu nenhum tipo de pressão por parte do gover-no, como especulam nos bas-tidores políticos, mas revelou que, por exigir melhoria na questão ambiental da cidade, enfrentou problemas internos que já foram sanados. “Hou-ve momentos de desconforto, mas que estão superados”, observou.

Kise confirmou que esta-rá, mais uma vez, na disputa eleitoral em 2012. Este foi um dos motivos que o levou a pedir demissão do cargo de secretário. “Não quero estar no Meio Ambiente durante o período pré-eleitoral. Preciso reorganizar minha vida parti-cular, tirar minha carteira da

OAB que não tive acesso por conta do cargo de secretário e, no próximo ano, se dedicar à campanha.

GRILEIROS – O ex-secretá-rio também confirmou ter sido intimidado por grileiros que agem em Guarulhos. “A políti-ca de intolerância à ocupação irregular colocada em prática pelo governo foi o principal motivo das intimidações”, enfatizou. E fez questão de dizer que, na questão ambien-tal, a cidade avançou muito nos últimos anos.

“A constatação da Fun-dação SOS Mata Atlântica de que não houve desmatamento na cidade nos últimos anos, nos deixa com a sensação de dever cumprido”, afirmou. Ainda assim, ele disse que a questão ambiental em Gua-rulhos poderia ter avançando

muito mais se não fosse “um conjunto de situações que o impediram”; ele não entrou em detalhes a respeito desta afirmação.

E finalizou dizendo que uma de suas maiores con-quistas foi ter transformado

para melhor a Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos. “Devo isso a todos os funcio-nários do Meio Ambiente que não mediram esforços para que a secretaria conquistasse essa importância. Hoje temos uma secretaria forte”.

Kise, quando secretário, acompanhou de perto o cuidado com os animais no Zoo

Naja Moto Clube comemo-ra 26 anos com show do Nasi neste fim de semana O ex-vo-calista da banda Ira!, Nasi, é uma das atrações da festa de 26 anos do Naja Moto Clube. A comemoração acontece nes-te sábado (12), a partir das 18 horas, e domingo (13), a partir das 14 horas, no Parque de Vizinhança, na Vila Barros.

Para participar, basta doar dois quilos de alimen-to não perecível que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade.Com apoio da Secretaria de Cultura, o evento terá muita música, barracas de acessórios, pra-ça de alimentação, área de camping e sorteio de brin-des. A programação musi-cal tem as bandas Donos do

Nada, Máquina 70 e Suicídio Social, no sábado, e Ban-da Memory, Efeito Garage e Nasi, no domingo.

O clube de motociclistas foi criado em 1985 por três amigos: Gringo, Enrolado e Brito. O objetivo deles era fazer passeios e viagens de motocicleta. O grupo resol-veu então batizar a parceria com o nome “Nossa Amizade Jamais Acabará”, cujas ini-ciais formam o nome “NAJA”. Assim foi criado o Naja Moto Clube, que atualmente reú-ne cerca de 90 integrantes e tem sede própria e até um hino. Serviço: O Parque de Vizinhança fica na esquina da avenida Otávio Braga de Mesquita com a rua Carlos Korkischko, na Vila Barros.

NAJA MOTO CLUBE COMEMORA 26 ANOS NO FIM DE SEMANAEX-VOCALISTA DA BANDA IRA!, NASI, SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA FESTA QUE ACONTECE NA VILA BARROS

Fotos: Arquivo/FP

Sidney Barros/PMG

Page 6: Edição 129

6 pontocidade De 10 a 16 de novembro de 2011

CONCURSOPÚBLICO

A Câmara Municipal de Guarulhos abriu concurso para diversos cargos de nível médio e superior. A inscrição será feita por meio da Internet nos endereços eletrônicos www.rboconcursos.com.br e www.camaraguarulhos.sp.gov.br partir do dia 17 de outubro de 2011 até às 23h59min do dia 11 de novembro de 2011. Os editais completos estão disponíveis nos mesmos endereços eletrônicos.

Os candidatos podem também se dirigir ao Posto de Inscrição na Câmara Municipal, localizada na Rua João Gonçalves nº 604 – Centro – Guarulhos / SP, das 9h às 16h, durante o período de inscrição, exceto aos sábados, domingos e feriados, para preenchimento da inscrição e emissão de seu boleto bancário.

Comissão de Concurso Público

MaIS de 100 vagaSsalários de até R$ 6.679,89

No domingo (13) é a vez da comu-nidade do São Rafael receber a edição da Rua do Samba, a partir das 14 ho-ras, na praça da Vila, próximo a escola Ary Gomes, no Jardim Tranquilidade. Na oportunidade, haverá o batizado do bloco carnavalesco Unidos da Paineira, estreante no carnaval guarulhense em 2012. A madrinha da entidade será a escola Império de Casa Verde, de São Paulo, que virá com sua bateria show.

Além de muito carnaval, presenças confirmadas dos grupos Novafeição e Samba de Novo. A festa é gratuita e faz parte dos preparativos das agremia-

ções da cidade rumo ao carnaval do próximo ano.

Idealizado pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carna-valescos de Guarulhos - LIESG, com o apoio da Secretaria de Cultura, a Rua do Samba vem contribuir para a pre-servação de nossas heranças e referên-cias culturais, bem como prestar uma justa homenagem a todos aqueles que lutaram, lutam e continuarão lutando pelo Samba em prol da cultura popular. Em 2011 o projeto se tornou itineran-te, levando a cultura popular a diver-sas regiões da cidade.

Rua do Samba no São Rafael com presença da Império de Casa Verde

NOVA REDE DE PONTOS DE CULTURA SERÁ LANÇADA NO PRÓXIMO DIA 15

A Secretaria de Cultura promo-ve no dia 15 de novembro o lan-çamento oficial da primeira etapa da nova rede de Pontos de Cultura da cidade. Nesta fase estão sen-do divulgadas oito unidades que já estão em funcionamento e com inscrições abertas para diversos cursos. No total, o município terá 30 Pontos de Cultura. A solenida-de acontece no pátio de eventos do Adamastor Centro, a partir das 15h.

Na ocasião será realizada tam-bém a final do Festival de Música Estudantil de Guarulhos, que foi

adiada devido às fortes chuvas que caíram na cidade no dia 16 de ou-tubro. O grupo paulista “O Teatro Mágico” vai participar da festa apresentando músicas do novo ál-bum “A Sociedade do Espetáculo”.

A entrada é gratuita e os ingres-sos começarão a ser distribuídos na bilheteria do Adamastor Centro nesta quarta-feira (9), das 14h às 21. O projeto dos Pontos de Cultu-ra, que é uma parceria entre a Pre-feitura de Guarulhos e o Ministério da Cultura (MinC), faz parte de uma ação prioritária do Programa Mais Cultura, do MinC.

“O Teatro Mágico” vai participar da festa

´

Page 7: Edição 129

pontocidade 7De 10 a 16 de novembro de 2011

O novo equipamento será constru-ído numa área de 8 mil m², com vis-tas para a Serra da Cantareira. O pré-dio terá salas de aula, salas multiuso, quadra com arquibancada, biblioteca, telecentro, piscina para crianças, pis-cina semiolímpica, vestiários e auditó-rio com capacidade para 130 pessoas.

No topo do prédio ficam as piscinas: a semiolímpica com seis raias, que po-derá ser utilizada para competição, e a infantil, todas dentro das normas de acessibilidade. Na laje há um rio seco, que coletará toda a água pluvial para reutilização nos sanitários.

Na cobertura do telecentro e da

biblioteca há placas de energia solar, o que ajudará na entrada da luz e no aquecimento dos chuveiros. Sistema de aquecimento solar também nas salas de aula para melhorar a temperatura interna e evitar a utilização de energia elétrica. O prédio terá também uma es-pécie de corredor verde, com sistema

natural de tratamento de água para irri-gação de um lago artificial com peixes.

O CEU contará também com labora-tório de mudas, salas de atividades in-fantis, pátio coberto, refeitório e área de recreação externa, além de depósi-to de ferramentas e espaço para sepa-ração de resíduos sólidos e orgânicos.

premiado com o selo terá rio seco e energia solarCEU

O projeto do CEU Guarulhos Con-tinental (avenida C, Parque Conti-nental) recebeu o selo AQUA da Fun-dação Vanzolini. A cerimônia de en-trega do selo, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27) na sede da Prefeitura (Bom Clima), contou com a presença do prefeito Sebastião Al-meida, dos secretários de Educação, Moacir de Souza, de Obras, João Mar-ques Luiz Neto, do vice-presidente de certificação da Fundação Vanzoli-ni, José Joaquim do Amaral Ferreira e Mirtes Luciani (Escritório de Arqui-tetura Luciani e Associados).

O projeto recebeu oito notas “ex-celentes”, a maior nota já concedi-da a um projeto brasileiro. Entre os pontos positivos do projeto deste CEU aparecem a concepção arquitetônica, valorização dos ecossistemas, apro-veitamento máximo da topografia existente e a preocupação com a sus-tentabilidade e acessibilidade.

Para o prefeito Sebastião Almeida, o projeto, que apresenta uma nova mensagem, é tão bonito que preci-sava ser apresentado para a cidade. “É um equipamento que vai ajudar a transformar a vida das pessoas em relação ao planeta e ao meio ambien-te. É na educação que precisamos apostar mais”, disse. O secretário de Educação, Moacir de Souza, explicou que para fazer uma rede de educação diferenciada é preciso inovar.

Foto ilustrativade como ficará o CEU

O prefeito Almeida apresenta o CEUao lado do secretário Moacir (camisa branca)

O pórtico provisório está sendo substituído pela prefeitura de Guarulhos

Estrutura será construída em área de 8 mil metros quadrados

O Departamento de Trânsito, órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito, colocou pórtico provisório na avenida Papa João Pau-lo I, próximo ao Trevo de Bonsucesso, no novo acesso para a via Dutra no sentido São Paulo. A medida foi tomada após um caminhão ter der-rubado a armação original, feita de ferro, na noite do domingo (30).

O pórtico provisório será substituído por um novo. Aberto pela Prefeitura desde o último dia 22 de outubro, o acesso facilita a locomoção dos motoristas que saem do Trevo de Bonsu-

cesso, com destino a São Paulo, para acessar a via Dutra. O trecho na altura do número 6.837 da avenida Papa João Paulo I até o cruzamento com a avenida Doutor Artur Marcondes de Si-queira foi transformado em mão dupla – ante-riormente, tinha sentido único de direção.

Com a mudança, os carros que vêm do bairro do Pimentas podem passar por baixo do viaduto, entrar à direita e, dessa forma, pegar a via Du-tra no sentido da capital paulista. O pórtico tem a função de restringir a circulação de veículos pesados (caminhões e ônibus) ao novo acesso.

Pórtico provisório no Trevo será substituído

Silvio Siqueira/PMG

Page 8: Edição 129

8 9pontoespecial pontoespecialDe 10 a 16 de novembro de 2011

UMA LUZ NO FIM DO

TÚNELDependentes químicos, alcoólatras e marginalizados encontram apoio na Associação Remar Brasil, hoje existente em 68 países

e com sede nacional na Vila Galvão, em GuarulhosGil Campos

Silvana Ferreira conheceu o álcool aos 17 anos nas baladas com amigas. Começou bebendo socialmente. Logo estava viciada e a bebida passou a ser frequente no seu dia-a-dia. “A bebida sempre me deu uma falsa sensação de prazer”, contou. Mais e mais Silvana bebida. Funcionária pública concursa-da da Secretaria de Saúde de São Pau-lo, ela – simplesmente – abandonou o emprego, determinado dia, depois de 12 anos de serviço por conta do vício.

Cada vez mais afundada no álcool, Silvana – a cada porre – tinha que con-viver no outro dia com a ressaca mo-ral. Não suportou e, comumente, es-tava em depressão. Nesta fase, tentou se matar por três vezes. Ela já bebia há 22 anos. “Eu me encontrava no fun-do do poço”, relembrou.

O marido, na época, tentou uma úl-tima cartada após ter conhecido a Asso-ciação Remar do Brasil, uma ONG, cujas iniciais significam “Reabilitação de Marginalizados”, atualmente existen-te em 68 países e que possui sua sede nacional na Vila Galvão, em Guarulhos. Hoje, aos 51 anos, Silvana vive na asso-ciação, onde casou com um interno há sete anos. “Agora sou uma pessoa feliz, com paz no coração”, enfatizou ao Fo-lha do Ponto sem medo de mostrar no rosto o drama do passado.

Assim como ela, somente em Gua-rulhos, cerca de 35 pessoas estão rece-

bendo apoio da Remar do Brasil para se li-vrarem das drogas e do álcool e, assim, res-gatarem a cidadania e a auto-estima para retornarem a viver na sociedade. Em todo País são, em média, 250 pessoas. “Algumas destas pessoas eu já os considero recupe-rada”, enfatizou o missionário e presidente da ONG no Brasil, Paulo Fernando Andrade, de 43 anos, um também ex-drogado.

FASES – Das 35 pessoas que estão sob responsabilidade da Remar do Brasil em Guarulhos, 25 são homens e 10 mulheres. Alguns deles ainda estão na primeira fase do tratamento, considerada a mais com-plicada, onde o dependente se desintoxica por meio de terapias ocupacionais e passa

por período de abstinência total.Nesta primeira fase, os homens são en-

viados para uma casa de apoio, tipo chá-cara, em Jacareí, interior de São Paulo, e as mulheres para outra casa de apoio em Mairiporã. Geralmente, esta fase se esten-de até por 40 dias.

A partir daí, vem a segunda fase, que é a ressocialização, que acontece na cidade. Em locais diferentes, homens e mulheres que atingem esta segunda fase, retornam, geral-mente, para Guarulhos. E tudo é gratuito. Sete dias

nas ruas“Nasci em Duque de Caxias,

no Rio de Janeiro. Aos 22 anos, me envolvi com cocaína. Inicial-mente, por curiosidade, mas a droga tomou conta de mim. Pas-sei 15 anos na dependência quí-mica, tendo algumas fases de abstinência. Vi que cheguei ao limite quando passei sete dias perambulando pelas ruas. Aqui-lo não era vida. Resolvi procurar ajuda. Não esperei pela família. Perambulando, encontrei a Re-mar. Hoje sou outro homem, mui-to feliz graças a Deus”

Gilson RibeiRo dos santos JúnioR, 37 anos, vendedoR autônomo

Assaltos para se drogar

“Comecei a fumar maconha com 18 anos, depois passei rapidinho para a cocaína e, posteriormente, para o crack. Também, de forma bem rápida, perdi minha família e para manter o vício, passei a roubar. Fiz assaltos a padarias e cometi outros delitos. Fui preso duas vezes. Na minha última prisão, a polícia me flagrou com dois pentes de pistola. A família me enca-minhou para a Remar. No início, a abs-tinência foi difícil, mas graças a Jesus estou ‘limpo’ há um ano e seis meses. Ainda tenho medo de recaída, mas cada dia é uma vitória”.

leonaRdo santos oliveiRa, 21 anos, aJudante de pedReiRo

Serviço - Remar do BrasilRua Padre João Álvares, 548, Vila GalvãoAceitam-se doações e prestam serviços diversosTelefones: 2086-2317 e 2452-5322 - www.remarbrasil.org.br

O bazer da Remar do Brasil, na Vila Galvão, onde se encontra de tudo, é uma das formas de manter a associação

O missionário e presidente da Remar do Brasil, Paulo Fernando Andrade

ONG chegou ao Brasil em 1993A Associação Remar surgiu há 30 anos em Madri,

na Espanha. Chegou ao Brasil há 18 anos, portanto, em 1993, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Além do Rio, a Remar do Brasil está localizada em São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Calcula-se que neste perío-do, desde 1993, a ONG tenha dado vida nova a mais de 20 mil dependentes de drogas e de álcool.

“Chutando números, acredito que a cada 100 pessoas que recebem o apoio da Remar, 20 con-seguem se livrar da dependência. Isto pode pare-cer pequeno, mas é uma grande vitória para todos nós”, enfatizou o missionário e presidente Paulo Fernando Andrade.

A Remar criou algumas empresas pequenas e médias para o seu autofinanciamento e para seu sustento próprio. Entre elas estão os trabalhos de transportes, pinturas, bazares, prestação de ser-viços, carpintaria, serralheria e várias outras. O slogan é “Sua melhor ajuda é dar-nos trabalho”. Só assim, a ONG consegue prestar atendimento gratuito aos dependentes.

EVANGELHO – A partir da Remar, surgiu a igreja Corpo de Cristo, que tem a missão de evangelizar os dependentes químicos. “Acreditamos que o Evan-gelho é o único caminho para livrar uma pessoa das drogas ou do álcool”, observou o missionário.

Famílias desestruturadas podem levar ao crackLevantamento feito pela Remar do Brasil

apontou que 95% das pessoas que estão em tra-tamento, saíram de famílias desestruturadas. “A partir daí, a gente cultiva o amor e a família. Damos a cada um deles, na Remar, uma família que nunca tiveram lá fora”, explicou o missioná-rio Paulo Fernando.

Para ele, o crack é a “praga do momento”. “É uma droga devastadora que, em quatro dias, transforma uma pessoa em lixo humano, e a gran-de maioria dos dependentes químicos que nos procuram, tiveram envolvimento com ela”, expli-cou. A Remar realiza atendimentos a dependentes químicos nas ruas de São Paulo e de Guarulhos.

1. Procurar um centro Remar mais próximo, acompanhado de uma pessoa responsável para a realização de uma triagem.2. Levar 2 fotos 3x4, 2 xerox do RG e 2 xerox do comprovante de residência.3. O interessado deverá estar consciente e decidido a iniciar o seu processo de recuperação em 2 fases.

COMO INGRESSAR

Page 9: Edição 129

8 9pontoespecial pontoespecialDe 10 a 16 de novembro de 2011

UMA LUZ NO FIM DO

TÚNELDependentes químicos, alcoólatras e marginalizados encontram apoio na Associação Remar Brasil, hoje existente em 68 países

e com sede nacional na Vila Galvão, em GuarulhosGil Campos

Silvana Ferreira conheceu o álcool aos 17 anos nas baladas com amigas. Começou bebendo socialmente. Logo estava viciada e a bebida passou a ser frequente no seu dia-a-dia. “A bebida sempre me deu uma falsa sensação de prazer”, contou. Mais e mais Silvana bebida. Funcionária pública concursa-da da Secretaria de Saúde de São Pau-lo, ela – simplesmente – abandonou o emprego, determinado dia, depois de 12 anos de serviço por conta do vício.

Cada vez mais afundada no álcool, Silvana – a cada porre – tinha que con-viver no outro dia com a ressaca mo-ral. Não suportou e, comumente, es-tava em depressão. Nesta fase, tentou se matar por três vezes. Ela já bebia há 22 anos. “Eu me encontrava no fun-do do poço”, relembrou.

O marido, na época, tentou uma úl-tima cartada após ter conhecido a Asso-ciação Remar do Brasil, uma ONG, cujas iniciais significam “Reabilitação de Marginalizados”, atualmente existen-te em 68 países e que possui sua sede nacional na Vila Galvão, em Guarulhos. Hoje, aos 51 anos, Silvana vive na asso-ciação, onde casou com um interno há sete anos. “Agora sou uma pessoa feliz, com paz no coração”, enfatizou ao Fo-lha do Ponto sem medo de mostrar no rosto o drama do passado.

Assim como ela, somente em Gua-rulhos, cerca de 35 pessoas estão rece-

bendo apoio da Remar do Brasil para se li-vrarem das drogas e do álcool e, assim, res-gatarem a cidadania e a auto-estima para retornarem a viver na sociedade. Em todo País são, em média, 250 pessoas. “Algumas destas pessoas eu já os considero recupe-rada”, enfatizou o missionário e presidente da ONG no Brasil, Paulo Fernando Andrade, de 43 anos, um também ex-drogado.

FASES – Das 35 pessoas que estão sob responsabilidade da Remar do Brasil em Guarulhos, 25 são homens e 10 mulheres. Alguns deles ainda estão na primeira fase do tratamento, considerada a mais com-plicada, onde o dependente se desintoxica por meio de terapias ocupacionais e passa

por período de abstinência total.Nesta primeira fase, os homens são en-

viados para uma casa de apoio, tipo chá-cara, em Jacareí, interior de São Paulo, e as mulheres para outra casa de apoio em Mairiporã. Geralmente, esta fase se esten-de até por 40 dias.

A partir daí, vem a segunda fase, que é a ressocialização, que acontece na cidade. Em locais diferentes, homens e mulheres que atingem esta segunda fase, retornam, geral-mente, para Guarulhos. E tudo é gratuito. Sete dias

nas ruas“Nasci em Duque de Caxias,

no Rio de Janeiro. Aos 22 anos, me envolvi com cocaína. Inicial-mente, por curiosidade, mas a droga tomou conta de mim. Pas-sei 15 anos na dependência quí-mica, tendo algumas fases de abstinência. Vi que cheguei ao limite quando passei sete dias perambulando pelas ruas. Aqui-lo não era vida. Resolvi procurar ajuda. Não esperei pela família. Perambulando, encontrei a Re-mar. Hoje sou outro homem, mui-to feliz graças a Deus”

Gilson RibeiRo dos santos JúnioR, 37 anos, vendedoR autônomo

Assaltos para se drogar

“Comecei a fumar maconha com 18 anos, depois passei rapidinho para a cocaína e, posteriormente, para o crack. Também, de forma bem rápida, perdi minha família e para manter o vício, passei a roubar. Fiz assaltos a padarias e cometi outros delitos. Fui preso duas vezes. Na minha última prisão, a polícia me flagrou com dois pentes de pistola. A família me enca-minhou para a Remar. No início, a abs-tinência foi difícil, mas graças a Jesus estou ‘limpo’ há um ano e seis meses. Ainda tenho medo de recaída, mas cada dia é uma vitória”.

leonaRdo santos oliveiRa, 21 anos, aJudante de pedReiRo

Serviço - Remar do BrasilRua Padre João Álvares, 548, Vila GalvãoAceitam-se doações e prestam serviços diversosTelefones: 2086-2317 e 2452-5322 - www.remarbrasil.org.br

O bazer da Remar do Brasil, na Vila Galvão, onde se encontra de tudo, é uma das formas de manter a associação

O missionário e presidente da Remar do Brasil, Paulo Fernando Andrade

ONG chegou ao Brasil em 1993A Associação Remar surgiu há 30 anos em Madri,

na Espanha. Chegou ao Brasil há 18 anos, portanto, em 1993, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Além do Rio, a Remar do Brasil está localizada em São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Calcula-se que neste perío-do, desde 1993, a ONG tenha dado vida nova a mais de 20 mil dependentes de drogas e de álcool.

“Chutando números, acredito que a cada 100 pessoas que recebem o apoio da Remar, 20 con-seguem se livrar da dependência. Isto pode pare-cer pequeno, mas é uma grande vitória para todos nós”, enfatizou o missionário e presidente Paulo Fernando Andrade.

A Remar criou algumas empresas pequenas e médias para o seu autofinanciamento e para seu sustento próprio. Entre elas estão os trabalhos de transportes, pinturas, bazares, prestação de ser-viços, carpintaria, serralheria e várias outras. O slogan é “Sua melhor ajuda é dar-nos trabalho”. Só assim, a ONG consegue prestar atendimento gratuito aos dependentes.

EVANGELHO – A partir da Remar, surgiu a igreja Corpo de Cristo, que tem a missão de evangelizar os dependentes químicos. “Acreditamos que o Evan-gelho é o único caminho para livrar uma pessoa das drogas ou do álcool”, observou o missionário.

Famílias desestruturadas podem levar ao crackLevantamento feito pela Remar do Brasil

apontou que 95% das pessoas que estão em tra-tamento, saíram de famílias desestruturadas. “A partir daí, a gente cultiva o amor e a família. Damos a cada um deles, na Remar, uma família que nunca tiveram lá fora”, explicou o missioná-rio Paulo Fernando.

Para ele, o crack é a “praga do momento”. “É uma droga devastadora que, em quatro dias, transforma uma pessoa em lixo humano, e a gran-de maioria dos dependentes químicos que nos procuram, tiveram envolvimento com ela”, expli-cou. A Remar realiza atendimentos a dependentes químicos nas ruas de São Paulo e de Guarulhos.

1. Procurar um centro Remar mais próximo, acompanhado de uma pessoa responsável para a realização de uma triagem.2. Levar 2 fotos 3x4, 2 xerox do RG e 2 xerox do comprovante de residência.3. O interessado deverá estar consciente e decidido a iniciar o seu processo de recuperação em 2 fases.

COMO INGRESSAR

Page 10: Edição 129

10 pontocidade De 10 a 16 de novembro de 2011

A equipe da UBS Jardim Acácio que garante atendimento de qualidade

June Liz, a gerente da UBS: “garantimoso acesso à saúdeda população”

Na feira serão vendidos produtos orgânicos, como frutas, verduras, legumes e outors

Gil Campos

Gil Campos

Os números revelam a im-portância da UBS da Família do Jardim Acácio na região do Taboão: 5 anos de ativida-des, 390.000 atendimentos, cerca de 6.500 atendimentos a cada mês e a responsabi-lidade pela saúde de 21.000 moradores do Jardim Acácio, Jardim Paraíso, Jardim Bei-rute, Jardim Sílvia e Veigas.

Localizada na avenida Sil-vestre Pires de Freiras, 2007, a Unidade Básica de Saúde foi inaugurada no dia 25 de ou-tubro de 2006 com três equi-pes de Saúde da Família e 39 funcionários. Hoje são cinco equipes e 76 funcionários.

“Temos uma UBS com ma-

ravilhosa estrutura, o que garante o acesso ao atendi-mento qualificado à popula-ção. Temos conseguido levar saúde para a região que, an-tes, os moradores só encon-travam em outros bairros, longe de suas casas”, expli-cou a gerente administrativa da UBS, June Liz Dias Sousa, de 38 anos.

ATENDIMENTO – São ofe-recidos atendimentos odon-tológicos, colega de exames laboratoriais, fornecimento de medicamentos, eletrocar-diograma, grupos de promo-ção e prevenção como hiper-tensos e diabéticos, gestan-tes, planejamento familiar, Programa de Educação em Saúde, trabalhos manuais,

Pratique Saúde, Terapia Co-munitária, Movimento Crian-ça, Saúde Bucal e palestras para a população.

Além da equipe médica, a UBS conta com quatro en-fermeiras, oito auxiliares em saúde, cinco atendentes do SUS e 34 agentes comu-nitários. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que funciona no local, é composto de psicólogo, nu-tricionista, assistente social, educador físico e terapeuta ocupacional.

Serviço - UBS da Família do Jardim AcácioHorário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17hTelefones: 2492-1640, 2492-1616 e 2492-1607

390.000atendimentos; 5 anos de atividades

UBS da Família do Jardim Acácio é responsável pela saúde de 21 mil

moradores de cinco bairros da região

Quem aprecia alimentos mais saudá-veis sem o uso de agrotóxicos deve ir à primeira feira de produtos orgânicos da cidade, que acontece no dia 19 de no-vembro, das 7h às 13h, na praça IV Cen-tenário. A iniciativa é organizada pela

Prefeitura de Guarulhos, por meio do Programa Agricultura Urbana, Periurba-na e Familiar (AUPF) da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.

No total serão 16 produtores que comercializarão sem o uso de agrotó-

CIDADE REALIZA SUA PRIMEIRA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOSxicos alimentos como cereais, óleos, leite, queijo e iogurte, condimentos como ervas secas e frescas, fitoterápi-cos como cuminho, hortelã, pimentas, erva-doce, legumes, verduras, frutas como morango, laranja, banana, ma-teriais para horticultura e jardinagens (insumos, ferramentas, equipamentos para agricultura orgânica) aves abati-das e ovos, pães e bolos integrais.

Além disso, haverá barracas que ofe-recerão gratuitamente café da manhã orgânico.

MASSAGENS - O Centro de Terapias Naturais e Complementares, da Coorde-nadoria do Fundo Social de Solidarieda-de, vai preparar atividades terapêuticas como massagens, para quem estiver no evento. A feira contará ainda com uma barraca de exposição e venda de artesa-natos sustentáveis. Quem se interessar pela proposta e quiser aderir às práticas mais saudáveis e sustentáveis não pode deixar de participar. Mais informações pelo telefone 2472-5195.

Márcio Lino/PMG

Page 11: Edição 129

pontoesportes 11De 10 a 16 de novembro de 2011

Arquivo FP

Quem deseja garantir vaga na 3ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos já pode começar a correr. As inscri-ções para a competição estão abertas e devem ser feitas através dos websites www.mi-nhasinscricoes.com.br e www.runnerbrasil.com.br. Como na 2ª edição, de 2010, são disponi-bilizadas duas mil vagas distri-buídas entre os percursos de 5 km e 10 km. A taxa de inscrição também permanece a mesma

do ano passado: R$ 25 por par-ticipante. Para idosos com ida-de acima de 60 anos, o valor é de R$ 12,50.

No total, serão distribuídos R$ 34 mil em prêmios. O maior valor será dos vencedores da categoria Geral masculino e fe-minino da prova de 10 km, que levarão para casa, cada um, cheque de R$ 6 mil. Segundos, terceiros, quartos e quintos co-locados da categoria receberão R$ 3 mil, R$ 2 mil, R$ 1 mil e R$

500, respectivamente.Também haverá premiação

em dinheiro para os três pri-meiros colocados da categoria Residentes em Guarulhos mas-culino e feminino 10 km. Os va-lores são R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Os atletas vencedores das provas mencionadas também rece-berão troféus, assim como os dez primeiros (cinco mulheres e cinco homens) a concluírem os 5 km da categoria Geral, e

os seis primeiros (3 mulheres e 3 homens) da categoria Faixa Etária 10 km.

MEDALHAS - Todos os atle-tas que concluírem os percur-sos de 5 km ou 10 km ganharão medalhas pela participação.A Corrida Internacional Cidade de Guarulhos é realizada pela Prefeitura de Guarulhos. Para mais informações, basta aces-sar o regulamento da compe-tição disponível no site www.guarulhos.sp.gov.br/corrida.

Abertas inscrições para a 3ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos

A Taça Cidade Guarulhos, um dos mais tradicionais even-tos esportivos da cidade, orga-nizado pela União das Ligas e Associações do Futebol Amador de Guarulhos (Ulafa), terá 13 jogos em sua terceira rodada, que acontece no final de sema-na. As partidas serão realizadas em três estádios.

No sábado, dia 12, na Are-na Oswaldo De Carlos, jogarão Ascas Ponte Alta e Saudosa FS, às 14h; AA 33 Bela Vista e AD Hungria, às 15h30; e Ganes/Ar-senal e Estrelado, às 16h30. No domingo, dia 13, no campo do Panelão, as partidas serão en-tre Bela Vista Pimentas e Bola + 1FS, às 14h; e Crepúsculo e Gueto FC, às 15h30.

Ainda no domingo, tam-bém no Oswaldo De Carlos, entrarão em campo Famí-lia Pimentas e AA Testai, às 13h; Unidos da Matta e Uni-dos Itapegica, às 14h20; Bei-ra Rio e Maranhão, às 15h40; e AD Brittu’s e Zazueira, às 17h. Já no campo IV Cente-nário, jogarão EC Cabuçu e EC Brasões, às 13h; Santa Rita e Psicóticos, às 14h30; AD Colorado e Meninos do Morro, às 15h40; e União Presidente Dutra e Garotos América, às 17h.

Taça Cidade faz terceira rodada

Page 12: Edição 129

12 pontoesportes De10 a 16 de novembro de 2011

CAMPEÃO DA COPA EDUARDO SOLTUR 2011BRASÕES (CATEGORIA DENTE DE LEITE)

escalação: xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx O jornal Folha do Ponto parabeniza

a equipe do Brasões pela conquista

CAMPEÕES DA COPA SOLTUR Equipes do Brasões (Juvenil), CRB (Dentão) e Brasões (Dente de Leite) garantem o título em suas categorias

As equipes do Brasões, categoria Dente de Leite; CRB, categoria Den-tão; e Mathias, categoria Juvenil, são os grandes campeões da 1ª Copa Edu-ardo Soltur de Clubes Dente de Leite, evento esportivo que mobilizou cen-tenas de atletas demonstrando a for-ça do futebol amador de Guarulhos.

Os jogos finais foram realizados na Arena Oswaldo De Carlos no sábado, dia 5. No primeiro jogo da decisão, na categoria Dente de Leite, o Bra-sões venceu o CRB por 3 a 0. Na dis-puta pelo título pela Dentão, o CRB entrou em campo decidido e com apenas um gol diante do adversário Brasões, consagrou-se campeão.

Na decisão do Juvenil, o EF Ma-thias venceu nos pênaltis a AD Ta-boão por 4 a 3. No tempo normal, a partida foi disputadíssima e terminou empate por 2 a 2 levando as torcidas ao delírio.

O patrono da competição, pre-sidente da Câmara Eduardo Soltur, acompanhou os jogos ao lado dos vereadores Paulo Roberto e Gileno, e prometeu mais incentivo ao esporte amador da cidade. A segunda edição da Copa já está sendo organizada. A competição foi organizada pela Asso-ciação de Clubes Dente de Leite de Guarulhos (Asclub), presidida pelo esportista Geraldo Severo Sobrinho.

Atletas e equipes receberão pre-miação na próxima semana em data a ser marcada. Classificados: no Juve-nil, a classificação foi a seguinte: 1º, EF Mathias; 2º, AD Taboão; 3º, Mogi

Júnior; e 4º, Triunfo. No Dentão, 1º, CRB; 2º, Brasões; 3º, Portuguesa/Vila Flórida; e 4º, AD Taboão. No Dente de Leite, 1º, Brasões; 2º, CRB; 3º, Ta-lentos; e 4º, Meninos de Ouro.

Classificação das equipesnas suas categorias

O patrono do campeonato, vereador Eduardo Soltur, deu o pontapé inicial em um dos jogos da final

Fotos: Luiz Carlos Maia

Page 13: Edição 129

pontoesportes 13De 10 a 16 de novembro de 2011

CAMPEÃO DA COPA EDUARDO SOLTUR 2011CRB (CATEGORIA DENTÃO)

CAMPEÃO DA COPA EDUARDO SOLTUR 2011EF MATHIAS (CATEGORIA JUVENIL)

O jornal Folha do Ponto parabeniza a equipe do CRB pela conquista

O jornal Folha do Ponto parabeniza a equipe do EF Mathias pela conquista

Fotos: Luiz Carlos Maia

Page 14: Edição 129

14 pontocidade De 10 a 16 de novembro de 2011

Page 15: Edição 129

De 10 a 16 de novembro de 2011 15pontodiversão

TÁ N O P O N T O !

DE VOLTA...

Mari - Blog: [email protected]

Não nos deixemos criar males imaginários, quando sabemos que temos tantos outros reais para enfrentar...

(OLIVER GOLDSMITH)

Horóscopo

Câncer - 21/06 a 21/07

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Libra - 23/09 a 22/10

Escorpião - 23/10 a 21/11

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12

Peixes - 20/02 a 20/03

Geremy Batins

Áries - 21/03 a 19/04

Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06“Minha Novela”

Raíssa e Sebastião contestam as procurações de Violante. Sarita fica chocada com a investigação da Comprare e Henrique questiona sua relação com a empresa. Raul leva Sarita para almoçar.

Pereirinha convence Griselda a deixá-lo em sua casa velha. Zuleika disfarça quando Juan pergunta por que foi chamado a Fashion Moto. Danielle leva Pedro Jorge para a audiência de tutela. Patrícia compra um teste de gravidez.

Manuela e Rodrigo con-versam e compartilham suas experiências. Sofia liga para Marcos e pede que ele conte uma história para ela dormir. Laudelino e Iná viajam.

Alice vai se encontrar com seu suposto pai.

Aquele Beijo - 19h05, Globo

Fina Estampa - 21h, Globo

A Vida da Gente - 18h05, Globo

As ótimas energias que evolvem sua vida profis-sional e seu trabalho estão

Aproveite a boa fase social para fazer contatos impor-tantes pessoais e profis-

presentes.

sionais.

Você estará tomando deci-sões importantes e definiti-vas para sua vida neste pe-

ríodo. A razão impera sobre a emoção.

No amor e nos projetos futuros as circunstâncias caminham na direção do

sucesso.

Um triângulo de terra en-volvendo seu signo pos-sibilita concretização de

planos

O amor ainda mexe com seu coração. Melhora sen-sível no relacionamento

com filhos.

O momento continua ótimo para firmar acordos pesso-ais e profissionais.

Tenha paciência, pois as energias boas vão fluir em sua vida em alguns dias.

Vênus e Mercúrio em Sa-gitário apontam para bons acordos de negócios em

parcerias.

A fase é boa para firmar novos negócios e novas parcerias.

É hora de deixar para trás pessoas e atitudes que não fazem mais sentido em sua

vida.

As amizades passam por um ótimo momento. Va-loreze e aproveite o bom

astral!

Enviada por Douglas Marques / Bom Climaenvie também sua piada para [email protected]

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

6

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

S

D

O

I D

O S

E

I

I

D

S I

A T

S I

R C

Õ

N

O

M

A

Ç

G

R

I

G

S

E

N

A R

I

N

L

A

V

DE

I

E

G

U

A

B

A

A

C V

G

D

I

I

S

O

L

D

I N

E

I

N

Ç

R

I

R I

E I

T

E

A

Ã

D

A L

N

A

N

L

O

R A

D A

L A

P

A

L I

C

R

T

U C

I

T

E

D

E S

C O

B E

R T

A S

G A

A

S

E F

E

E

D A

D I

L A

N I

F

R

Sal em dose duplaDESCOBERTAS por trás de descobertas… invenções por trás de INVENÇÕES. É assim que funciona o trabalho da CIÊNCIA em todo o mundo. No caso de alguns estudiosos, nos EUA, a última está na criação de um novo sal, que é mais SALGADO, literalmente. Ele não é só inovador no SABOR, como também no formato, em CRISTAIS. Aliás, esta é uma ESTRATÉGIA para que a substância se dissolva na boca com mais FACILIDADE e aguce ainda mais o PALADAR salgado. A ideia é utilizar o INGREDIENTE nas batatas fritas industrializadas, já em 2012. Ainda assim, você deve estar se perguntando qual a FINALIDADE disso, não é? Bom, com a utilização de um “sal mais salgado”, haverá a DIMINUIÇãO em aproxima-damente 25% da quantidade dele nos produtos, com a vantagem de não se alterar o seu sabor ORIGINAL. Tal preo-cupação é bastante VÁLIDA, já que, um pacote de 100 g equivale a cerca de 30% do consumo diário de SÓDIO recomendado para uma dieta REGULAR.

X S X W W H A L D F O I D O S T Z P N T X D T E K Q I T J K I P D Y Y S I A T S I R C Y T Õ D P N M O Q M K A Y K I N T G G T C G F K Ç A Q G X R C I Z G A R N K A B S T M E E S N K A R L I V N W L W A L G X A K V F J D E E G I E C G J U G A T D D X B L J A K H A C V X G D R I M I G S B Z F O Z Y L L T Q D I N P E I B N Q Ç D U B V R P N A K I J R I E I R T E C A T ã B L F F Z K A Y X D N A L N S T A N L L X O F R A D A L A P G A P L I C P X R T V D Q B G N N F J X R G Y T N U C I H Q T E X O D E S C O B E R T A S N V G A A R D S V O J G N B H C Q Z F B N X N G E F R Q Z E L J E D A D I L A N I F K O K N R G

ILUST

RAÇÃ

O: R

enAT

O M

AchA

dO

HUMOR do LEITORUm peão comprou um cavalo muito especial. Quando você fala-va “graças a Deus” ele andava e quando você falava “Ave Maria” ele parava. O peão foi testar: “Graças a Deus” - o cavalo andou - “Ave Maria” - o cavalo parou! “Graças a Deus”, “Graças a Deus”,

“Graças a Deus”. O cavalo correu muito e peão falou:AVE BIRIA, AVE JOÃO - o peão nao lembrava o que dizer e a

apenas um milimetro de cair do penhasco o peão disse:AVE MARIA!!!!! UFA, GRAÇAS A DEUS!!!!

CURTAS...

“IN MEMORIAM”

ROMPENDO A TRADIÇÃO

Vidas em Jogo 21h30, Record

ANUNCIE:

GUARULHOS NO PONTO

2279 2152 - 7746 7650

A “Rainha do Bumbum” está dando a volta por cima! Após ser criticada e perseguida por seu novo emprego como gar-çonete nos EUA, Gretchen vol-tou para o Brasil e fez show em São Paulo. A cantora fez caras e bocas e rebolou o bumbum para o público ao se apresentar neste sábado, 5, em Pinheiros, na Zona Oeste da cidade.

Na última segunda-feira (7), um evento cheio de sofisticação ofere-cido pela revista Glamour, o Women of the Years Awards, premiou as mu-lheres de mais destaque do mundo da moda nesse ano.

Foi uma bela cerimônia que acon-teceu no Carnegie Hall, em Nova York. A atriz hollywoodiana Jennifer Lopez ganhou o prêmio de “Mulher do ano”, e chamou toda a atenção para sí com um belo vestido longo e sexy de fenda.

Álbum póstumo de Amy Wi-nehouse será lançado em de-zembro. O jornal inglês “The Sun” publicou nesta segunda-feira a capa do álbum póstu-mo de Amy Winehouse, “Amy Winehouse Lioness: Hidden Treasures”, que deve chegar às lojas britânicas em dezem-bro. O tabloide também divul-gou os nomes das 12 músicas que compõem o CD, que reúne gravações inéditas de Amy, que morreu no dia 23 de julho últi-mo, em Londres, aos 27 anos.

Globo rompe a tradição e não grava especial e Natal de Ro-berto Carlos. Os fãs de Rober-to Carlos assistirão à reprise de seu show em Jerusalém - que foi ao ar em setembro último - ao invés da gravação do especial de final do ano. A Globo rompeu com a tradição, de mais de 30 anos, e resolveu não gravar uma apresentação inédita do Rei.

E, para compensar, a Globo convocou o Rei para comandar a gravação da mensagem de fi-nal de ano feita da emissora.

Patrícia chega à conclusão de que sua mãe também se contaminou. Ela se desespera e tenta sair da casa para revelar o que sabe para Regina. Patrícia começa a se sentir mal e chora de dor. Francisco chama uma ambulância.

JENNIFER LOPEZ A MULHER DO ANO

Page 16: Edição 129

16 pontocidade De 10 a 16 de novembro de 2011