Edição - 130

16
BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI Publisher: Cláudia Azevedo www. girosa .com.br Ano III - nº 130 Sexta-feira, 6 de maio de 2011

description

 

Transcript of Edição - 130

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPeviPublisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Ano III - nº 130Sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fusão do DEM e PSDB esbarra em arranjos locais

corrida 2012

censo> Página 8

política> Página 6

Prefeitos discutem

royalties do pré-sal e saúde

na Marcha a Brasília

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (4) o Sistema de Indicadores de Per-cepção Social (Sips), que mos-trou a percepção da mobilidade urbana, entre outros dados. O estudo apontou que 43,5% dos brasileiros sofrem com o con-gestionamento diariamente; quase 10% enfrentam lenti-dão do tráfego com frequên-cia. Foram ouvidas pessoas em 146 municípios do país, entre cidades de todas as re-

giões metropolitanas.

A proposta de uma união compulsória entre DEM e PSDB, para fortalecer as duas legen-das e criar alianças para as eleições municipais de 2012, ganhou o apoio do presidente do Democratas, senador José Agripino. “O casamento está fei-to e, pela minha vontade, onde o PSDB for mais forte, o DEM vai apoiar”. Em Barueri e Santa-na de Parnaíba, a aproximação apresenta barreiras e, em Itape-vi, a aliança já ocorre. Página 6

autos> Página 15

QQ pode turbinar vendas da Chery no país

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | taMBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CaMPeSinaParque Continental

itaPevi

Elv

iS F

Er

na

nD

ES

entrevista s/a> Página12

lobão celebra a boa fase com

o lançamento da turnê

“Elétrico 2011”

congestionamento Página 9

ru

i ME

nD

ES

Div

ulg

ão

Problema afeta 43,5% dos brasileiros diariamente

Publisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Ano III - nº 130Sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cardápios turbinados recheiam o Dia das Mães, domingo (8)

menu> Página 13

Perfil da região é de jovens entre 20 e 29 anos

Faixas e placas terão de informar qual é o combustível mais viável

ainda dá tempo de escolher um mimo

para a mãe

guia de compras> Página 14

Os postos de combustíveis poderão ser obrigados a manter faixas ou placas informando ao consumidor qual é o percentual de diferença de valores entre etanol e gasolina. O projeto de lei, que pre-vê a obrigatoriedade, foi aprovado pelos vereadores da Câmara Muni-cipal de Barueri na terça-feira (3). A fiscalização do cumprimento da lei ficará a cargo de uma comissão, que vai apurar também a oferta de combustíveis adulterados por postos na cidade. O projeto seguiu para sanção do prefeito Rubens Furlan.

Postos terão de mostrarqual é o mais econômico

barueri Página 10

Depois de uma audiência pública entre os moradores e a Prefeitura de Barueri, para discutir a questão do trânsito em Alphaville e Tamboré, manifestantes realizaram uma pas-seata no bairro no fim da tarde de quinta-feira (5). O objetivo era pedir soluções para os con-gestionamentos. Segundo o prefeito Rubens Furlan, estão sendo tomadas medidas para minimizar o problema. Furlan afirma que a mobilização teve motivação política.

Manifestantes pedem solução para a questão

FotoS: williaM CaMargo - giro S/a

Jor

gE

ro

Dr

igu

ES

/ Ca

rta

Z n

ot

ÍCia

S

Faixas e placas terão de informar qual é o combustível mais viável

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | taMBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CaMPeSinaParque Continental

itaPevi

barueri

Em 07/04/2011, foi publicado no Diário Ofi-cial da União, o Protocolo ICMS 21, de 1º de abril de 2011, que disciplina a exi-gência do ICMS, pelos Es-tados destinatários, nas operações interestaduais que destinam mercadoria ou bem ao consumidor fi-nal, cuja aquisição ocorra de forma não presencial no estabelecimento re-metente.

Em outras palavras, o citado Protocolo institui a possibilidade de exi-gência de ICMS pelo Es-tado destinatário, nos ca-sos de aquisição de bens, por consumidor final, de forma remota, quais se-jam: compras por meio da internet, telemarke-ting, showroom, etc.

Outrossim, na dicção do Protocolo, o ICMS deve ser recolhido por subs-

tituição pelo estabeleci-mento remetente, antes da saída da mercadoria ou bem, exceto quando o remetente se credencie na unidade federada de destino, hipótese em que o recolhimento será fei-to até o dia nove do mês subseqüente à ocorrên-cia do fato gerador.

A parcela de ICMS a ser paga, por sua vez, corresponde à aplicação da alíquota interna do Estado destinatário, so-bre o valor da respectiva operação, deduzindo-se o valor equivalente aos seguintes percentuais, aplicados sobre a base de cálculo utilizada para co-brança do imposto devi-do na origem: i) 7% (sete por cento) para as merca-dorias ou bens oriundos das Regiões Sul e Sudes-te, exceto do Estado do

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho, nº 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

Guerra fiscal no comércio eletrônico: protocolo icms 21, de 1º de abril de 2011

E-mail da redação: [email protected]

4sexta-feira, 6 de maio de 2011

agendas/a

div

ulG

ão

entreaspas“Cada um tem que assumir sua responsabilidade. Não tenho problema em conversar com Barueri, temos trabalhos em conjunto a fazer, inclusive o estado tem a sua cota de responsabilidade aprovando a passagem da Via Parque pelo Parque Lagoa dos Bacuris”, silvinho Peccioli, Prefeito de santana de Parnaíba, nesta quarta-feira (4), sobre Projetos viários Para resolver conGestionamento no bairro de alPhaville e tamboré

“Sei o que precisamos fazer e temos recursos, mas outras pessoas estão envolvidas na questão, como o governo do estado. Se a gente tivesse um deputado estadual bom, ele poderia estar nos ajudando a gente ao invés de fazer movimentação política”, rubens furlan, Prefeito de barueri, nesta quarta-feira (4), referindo-se ao dePutado Gil arantes como um dos orGanizadores da Passeata desta quinta-feira (5) em Protesto contra o trânsito de alPhaville

editorialSegundo

levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, mais de 40% dos usuários de carros são obrigados a enfrentar um ou mais congestionamentos diariamente, e quase 10% dos motoristas lidam com a lentidão no tráfego com frequência semanal.

A grande questão é que todos temos de lidar com a questão, e não é fácil ir em busca de soluções. Questionados sobre qual a principal condição que os levaria a usar o transporte público, todo o público entrevistado pelo Ipea foi unânime em dizer que o fariam se fosse mais rápido e se houvesse mais disponibilidade, nessa ordem.

Infelizmente, pior do que a questão dos congestionamentos, que em muito nos incomoda, é não poder utilizar um transporte público de qualidade para evitá-los.

Cláudia AzevedoPublisher

No sábado (7), às 20h, o Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta a peça Ano Novo, Vida Nova. 12 anos. Grátis. Informações www.santanadeparnaiba.sp.gov.br

Até 15 de agosto, o Unifieo, Campus Vila Yara recebe a exposição de livros sobre a relação entre Itália e Brasil. Informações 3651-9999.

No domingo (8), às 11h o cantor Agnaldo Rayol se apresenta no Parque Municipal Dom José, Boa Vista, Barueri, em comemoração ao Dia das Mães. Gratuito.

O Departamento de Bibliotecas de Barueri está com as inscrições

cenário urbano opinião

Espírito Santo; e ii) 12% (doze por cento) para as mercadorias ou bens procedentes das Regiões Norte, Nordeste e Centro--Oeste e do Estado do Es-pírito Santo.

Ou seja, estabelece-se diferencial de alíquota em operação interestadu-al que remete mercadoria ou bem ao consumidor final, determinando, em flagrante afronta ao tex-to constitucional, que o ICMS devido nesta opera-ção seja partilhado entre os Estados. Nesse senti-do, o ICMS devido à uni-dade federada de origem da mercadoria, relativo à obrigação própria do re-metente, deve ser calcu-lado com a utilização da alíquota interestadual.

Não bastasse a ilegitimi-dade da exigência, diante da flagrante inconstitu-

CARLA CRISTINA MARTINS CARDOZO é advogada do escri-tório De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados e atua na área Tributária.

artigocarla cristina martins cardozo

abertas para oficinas gratuitas de poesia. Informações 4199-1600

Já estão abertas as inscrições para a 2ª Volta da União, corrida promovida pelo Shopping União de Osasco: www.voltadauniao.com.br

Na segunda-feira (9), às 19h, a prefeitura de Osasco realiza o evento Osasco em Ação - Rumo ao Cinquentenário no Teatro Municipal de Osasco

Até o dia 7, o Alphaville Tênis Clube (ATC) recebe o Bazar de Dia das Mães. Entrada grátis. Informações 2188-2670.

Entre os dias 13 e 15, a Prefeitura de Barueri, realiza o “2º Encontro de Aldeia da Serra”, na tenda ao lado do residencial Morada das Flores, na Aldeia da Serra. Informações 4199-1600.

Na próxima terça-feira (10), o governador Geraldo Alckmin estará em Barueri para inaugurar a Etec, construída pela prefeitura.

cionalidade da tributação instituída, dado que a Constituição Federal de-termina que, no caso de remessa interestadual de bens a consumidor final, o ICMS é devido integral-mente para o Estado de origem, o Protocolo vei-cula outra questão que certamente será objeto de discussão judicial, sua aplicação nas operações procedentes de unidades da Federação não signatá-rias do mesmo.

Evidencia-se novo capí-tulo da Guerra Fiscal, cria-do pelo Protocolo ICMS 21, de 1º de abril de 2011,

em que os Estados que se sentem prejudicados por serem consumidores fi-nais de bens produzidos em Estados economica-mente fortes visam o au-mento da sua arrecadação com o estabelecimento de regras de interesse regio-nal, sem observância do que determina a Consti-tuição Federal e a despei-to da concordância dos Estados não signatários do Protocolo.

economia cenário urbano

O Índice de Expec-tativa da Família (IEF), divulgado

nessa quinta-feira (5), pelo Instituto de Pesqui-sa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou uma que-da no indicador de oti-mismo em relação à situ-ação socioeconômica do país. Em abril, o Índice de Expectativas das Famílias (IEF) registrou 63,8 pon-tos. O resultado é pior do que o divulgado no mês anterior, quando o índice marcou 65,3 pontos. Essa percepção inclui a econo-mia nacional, a condição financeira da própria fa-mília, o desempenho no emprego, o nível de endi-vidamento e a expectati-va de compras.

Todas as regiões apre-sentaram queda no IEF. O Centro-Oeste voltou a apresentar maior pon-tuação entre as famílias otimistas, com índice bem superior à média nacio-nal, de 75,5 pontos, se-guido pelas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o pre-sidente do Ipea, Márcio Pochman, a diminuição se dá por conta das ações do governo para desace-lerar a economia, como elevação das taxas de ju-ros e reavaliação do Or-

TaTiane [email protected]

Com agência estado

PoChman “as famílias estão consumindo menos e menos otimistas”, disse presidente do ipea

Famílias brasileiras estão menos otimistas, diz iPea

5Sexta-feira,

6 de maio de 2011

expectativa apesar de não ser considerado pessimismo, a queda do indicador é a maior em seis meses

A deputada Jaqueline Roriz (PMN), flagrada em 2006 recebendo dinheiro no mensalão do DEM, foi indicada para processo ao Conselho de Ética da Câmara nesta quinta-feira (5) por quebra de decoro parlamentar

nacional

O presidente do Ban-co Central (BC), Alexan-dre Tombini, afirmou nesta quinta-feira (5) que um dos desafios da auto-ridade econômica para os próximos anos é fazer a inflação, que fechou 2010 em 5,91%, voltar para o centro da meta estipulada pelo Conse-lho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5%. Segundo previsões do

próprio BC, a inflação oficial (IPCA) de 2011 deve ficar em 6,3%, pou-co abaixo do limite má-ximo, que é de 6,5%.

Segundo Tombini, a equipe econômica do governo terá que lidar com a alta mundial do preço das commodities - produtos básicos - e com o consumo interno, am-bos fatores que pressio-nam a inflação. {tr}

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (5) que, a par-tir da próxima semana, os preços do etanol devem ser regularizados no país. “O álcool já começou a ser entregue às distribui-doras em grande escala, os custos estão caindo em todos os postos e nós esperamos a regulariza-ção rápida desses preços, com uma queda substan-

cial, a partir da próxima semana”. Lobão disse que o governo se preocupa com a necessidade de o país ter estoque de etanol, para dri-blar eventuais dificuldades que possam acontecer por causa da safra de cana. “A Petrobras vai ingressar fortemente na política de produção de etanol, cons-truindo novas refinarias e até plantando cana, se for necessário”. {tr}

desafio álcool

Para presidente do bC, dólar não segura a inflação

ministro diz que preço do álcool deve se regularizar

FoToS: agênCia braSil

CriseDe olho nas eleições de 2012, o PV tenta resolver a crise interna causada pela continuação de José Luiz Penna na presidência do partido. O grupo de Marina Lima é contra, mas não quer mais discutir para não afugentar mais filiações.

Máquina públicaO mais novo partido PSD já chega com tudo. Se a ideologia ainda não está definida, a tática está: vocação governista. Já são dois governadores, cinco vices e mais de 45 parlamentares, o que dá o domínio de máquinas públicas de mais de R$60mi em orçamento.

Reforma políticaA Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira (5) a realização de plebiscito para a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Pela proposta, os dois novos estados vão ser desmembrados do Pará.

União homoafetiva Na quinta-feira (5), até às 18h, oito votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) davam parecer favorável às ações que pedem o reconhecimento legal da união estável entre homossexuais. Para ativistas do movimento LGBTT, esse é um grande passo para os direitos iguais.

Mudanças nas MPs O senador Aécio Neves (PSDB) resolveu buscar apoio fora do Senado para mudar a tramitação das Medidas Provisórias (MPs). Para isso, visitou nesta quinta-feira (5) a sede nacional da Ordem Nacional dos Advogados (OAB). “Ou o Congresso respeita a si próprio e as suas prerrogativas ou abdica de sua função de legislar “, disse Aécio.

Melhorando A presidente Dilma Rousseff teve, nessa quinta-feira (5), seu primeiro compromisso externo desde que foi diagnosticada com pneumonia. Mais magra e um pouco abatida, ela declarou que está melhor, “mas estou em fase de descanso”. {tr}

çamento. “As famílias es-tão consumindo menos e menos otimistas. Para os que pensam que vivemos uma inflação de deman-da, essa é portanto uma boa notícia”, analisou.

O IEF é uma pesqui-sa mensal realizada em 3.810 domicílios, e, 214 municípios do país, com margem de erro de 5% para mais ou para menos. Ele representa a expec-tativa das famílias numa escala de zero a 100 pon-tos. Resultados maiores que 60 pontos indicam otimismo e abaixo de 40, pessimismo. A faixa de 40 a 60 é entendida como perspectiva moderada - isto é, neutra.

políticacenário urbano

deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que per-tence ao grupo político liderado pelo prefeito Ru-bens Furlan, e com o qual Gil rompeu.

Frederico Carvalheira, vice-presidente do dire-tório local do PSDB, pre-fere esperar a decisão do diretório nacional. “Nosso partido tem pro-grama, coerência com o programa, e respeita as individualidades e as hie-rarquias. Vamos esperar uma decisão nacional, uma decisão estadual, e depois nós vamos ratifi-cá-la. Não vamos discutir hipóteses”, afirmou Car-valheira.

Para o deputado es-tadual João Caramez (PSDB), a união pode ser boa para 2102. “Se a fu-são acontecesse agora, poderia ser prejudicial. Mas ela será uma boa alternativa para a reor-ganização dos partidos, com um número maior de deputados, tempo na televisão e fundo parti-dário”, disse Caramez, ressaltando que, em Ita-pevi, as duas legendas já caminham juntas. O vice-presidente do dire-tório do DEM em Itapevi, Silvio Novaes, disse que há uma ligação com o PSDB. “Nas últimas elei-

ções, nós coligamos, tra-balhamos juntos em prol de um candidato tucano. Mas, em um mês, vamos ter alguma posição, de fundir, de unir, ou mudar de partido, deixar o DEM de lado e seguir com vida própria”, afirmou Novaes.

Marcha discute royalties do pré-sal e aumento no repasse para a Saúde

prefeitos

6Sexta-feira, 6 de maio de 2011

Já estão confirmadas as presen-ças dos prefeitos de Cotia, Santana de Parnaíba, Itapevi e Osasco na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio, em Brasília e contará com a presença da pre-sidente Dilma Rousseff. De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Muni-cípios (CMN), entidade organiza-dora do evento, entre as pautas do fórum estão o pedido de redivisão dos royalties do pré-sal para todos os municípios e um aumento no repasse federal para a Saúde. “Essa vai ser uma pauta difícil. O governo não vai querer ceder”, comentou o prefeito de Cotia Carlão Camargo (PSDB). O prefeito de Osasco, Emi-dio de Souza (PT), discorda. “Eu não acho que o dinheiro do petróleo tem

de ser transferido automaticamente para as prefeituras. Deve ser criado um fundo, como no projeto origi-nal, para que esses recursos sejam usados na saúde, educação, ciências e tecnologia e combate à pobreza. Até porque, a gente sabe que no Brasil tem muito desvio, então esse dinheiro tem que ir para o destino certo”, avaliou Emidio.

Pela atual legislação, que tra-ta apenas da divisão dos royalties arrecadados no modelo de conces-são, Estados e municípios produ-tores ou confrontantes (cujo litoral fica de frente para os campos), e União ficam com a maioria abso-luta dos recursos (40% com União, 22,5% com estados produtores e 30% com municípios produtores). Apenas 7,5% do total são reparti-dos entre todos os estados do país.

Em 2009, a arrecadação com royal-ties foi de cerca de R$ 7,9 bilhões, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Para o prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli (DEM), a discussão sobre um valor maior para a Saúde é primordial. “É pre-ciso um aumento para desafogar a região, já que somente cidades com boa arrecadação conseguem investir mais na área”, avaliou. O prefeito de Barueri Rubens Furlan (PMDB) disse que normalmente não participa do evento, apenas quando a bandeira é importante. “O governo criou a CPMF naquela época para ter um repasse maior, e não repassou nada, pegou o dinheiro do imposto. Mas é im-portante que a gente se movimen-te. A deputada Bruna [Furlan] está lá firme com a gente”. {tr}

bastidores

FiscalO deputado estadual Marcos Martins (PT) enviou para a presidente da Sabesp, Dilma Pena, dois requerimentos solicitando respostas sobre a atuação da empresa. Martins quer informações sobre percentuais de atendimento nos municípios de Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Pirapora de Bom Jesus, Jandira, Santana de Parnaíba, Barueri e Cotia, entre outros.

TribunaNesta semana, a Câmara de Barueri aprovou dois projetos de modificação do regimento interno: o que admite requerimento verbal após a apresentação das matérias relacionadas, do vereador Francisco dos Reis Vilela (PTB), e o apresentado pelo vereador Nilton Humberto Melão (PR), que dobra o tempo de uso da palavra dos oradores. “Se alguém quiser usar como palanque, o problema é dessa pessoa. Agora, nos projetos, cada um está puxando a sardinha para o seu lado”, comentou o presidente da Câmara, Jô (PTB), sobre o uso desse tempo como palanque eleitoral.{tr}

A discussão sobre uma possível fu-são entre DEM e

PSDB, que ganhou força com a recente debandada de filiados do DEM para o Partido Social Demo-crático (PSD), do prefeito paulistano Gilberto Kas-sab, voltou à pauta na se-gunda-feira (2) durante a posse do novo secretário de Desenvolvimento So-cial do Estado de São Pau-lo, Rodrigo Garcia (DEM). A proposta de uma união compulsória, para forta-lecer as duas legendas e criar alianças para as eleições municipais de 2012, ganhou o apoio do presidente do Democra-tas, senador José Agri-pino. “O casamento está feito e, pela minha vonta-de, onde o PSDB for mais forte o DEM vai apoiar”, disse Agripino.

O prefeito de Santa-na de Parnaíba, Silvinho Peccioli (DEM), disse que a fusão de partidos é um processo complicado. “Há sempre muito que se dis-cutir. E mais: às vezes, o

Fusão entre os partidos DEM e PSDB esbarra em arranjos locais

apoio Em Barueri e Santana de Parnaíba, aproximação tem barreiras. Em Itapevi, ela já ocorreu no último pleito municipal

tatIanE [email protected]

PEccIolI, gIl E caraMEz Políticos acreditam em composição e apoios, fusão pode ser inviável

JulIE caMPanholI - gIro S/a

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB) apresentou projeto de criação de um cadastro que estabelece

desconto na compra de automóveis para motoristas que não desrespeitam leis de trânsito

JulIE caMPanholI - gIro S/a

que é bom em São Pau-lo, não é bom no Piauí, no Sergipe, por conta de você colocar lideranças absolutamente conflitan-tes. Composição seria algo mais prático e mais viá-vel nesse momento, mas fusão acho difícil”, avaliou Peccioli. Em uma possível negociação, o diretório

do PSDB na cidade des-carta qualquer aproxima-ção com os Democratas. “O PSDB passou por al-guns problemas com a saí-da de alguns quadros, mas isso ainda é uma coisa que pode ser sanada, falar em fusão ainda é prematuro. Nosso partido é radical-mente opositor ao gover-

no DEM na cidade”, disse Osvaldo Borelli, presiden-te municipal da legenda.

O deputado estadual Gil Arantes (DEM) disse que o assunto não é algo para agora. “O presiden-te do partido [Agripino] me garantiu que essa possibilidade [fusão] não existe”. Pré-candidato à Prefeitura de Barueri, o democrata enfrentaria na cidade a dificuldade do diálogo com o diretório municipal, presidido pela

FotoS: WIllIaM caMargo - gIro S/a

metrópolecenário urbano

Dados divulgados na semana passa-da pelo Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), refe-rentes ao Censo 2010, indicaram que, na caro-na do país, a maior fatia populacional das cidades da região é composta por pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Para Adrian Gurza Lavalle, doutor do Departamento de Ciên-cia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ci-ências Humanas da USP, o Brasil está preparado para lidar com jovens. “A maior parte das políticas é voltada para este públi-co”, disse.

Em Barueri, dos 240.749 habitantes, 46.939 estão nesta faixa etária. “A ex-pansão do ensino técnico

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jovem: este é o perfil dos habitantes da região, segundo o iBGe

iBGe Maioria dos habitantes da região tem entre 20 e 29 anos. número de idosos aumentou

Futuro Jovens predominam em número de habitantes na região

osasco

WilliaM CaMarGo - Giro s/a

Na quarta-feira (4), a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, junto com o prefeito

Silvinho Peccioli e Alessandra Nogueira, participou da abertura da dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Santana

de Parnaíba, que ocorre até o dia 7 na cidade

DesarmamentoO Instituto Profissionalizante de Guardas Mirins Braz Paschoalin em parceria com a editora Abril/DINAP, poder público, entidades sociais, militares e religiosas de Jandira está realizando desde 1º de maio a “Campanha de Desarmamento Infantil”, com o objetivo de trocar aproximadamente 30 mil armas de brinquedo por revistas infantis doadas pela Editora Abril. Postos de troca serão disponibilizados em repartições públicas e privadas, além da Polícia Militar e escolas da cidade. Informações 4321-9466.

Jogos OlímpicosA cidade de Osasco está na segunda fase do processo de seleção que ocorreu nos meses de fevereiro e abril que vai escolher as cidades sedes de treinamento para os Jogos Olímpicos de 2016 que acontecem no Rio de Janeiro. A segunda etapa da seleção começa no próximo dia 23, durante um Seminário de Orientação das demais fases do processo. O evento será na Escola Naval, no Rio. Na região oeste da Grande São Paulo, Osasco foi o único município que apresentou os critérios técnicos exigidos pelo Comitê Olímpico para esta pré-classificação. Nessa fase, Osasco concorrerá com outras 344 cidades que também buscam sediar treinamento de delegações. {va}

leiamais

Fss vai divulgar campanha em redes sociais

WilliaM CaMarGo - Giro s/a

Na próxima terça-fei-ra (10), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Osasco lança a Cam-panha do Agasalho 2011 no auditório do órgão, no Paço Municipal. Neste ano, o FSS, presidido pela primeira-dama Marcia Abreu, vai utilizar ferra-mentas da internet para divulgar a campanha e galgar doações que visam o atendimento de 15 mil famílias com a doação de agasalhos e cobertores.

“Para este ano, pre-paramos uma campanha atual e interativa”, garan-tiu Marcia. “Além das tra-dicionais faixas e cartazes, teremos um canal direto de comunicação com a população através de nos-so site oficial e também do miniblog Twitter”, com-pletou. A ideia é fornecer diariamente dados sobre a campanha, como doa-

e superior demonstram isto”, completou. “A gente está lidando com o fu-turo de nosso país. Por isso, construímos es-colas técnicas. Fizemos um prédio para a Fiesp implantar o Senai; cede-mos dois prédios para o governo instalar Etec e Fatec; aumentamos os ITBs, além das escolas esportivas que atendem mais de 12 mil jovens”, disse o prefeito de Ba-rueri, Rubens Furlan, ao explicar as políticas pú-blicas voltadas para os

ções, resultados parciais alcançados e divulgar os postos de arrecadação em tempo real.

A partir do dia 10, postos de coleta estarão disponíveis em comércios e empresas, além de pré-dios próprios. “Temos, em média, de 30 a 40 postos

para iniciar as arrecada-ções”, disse Marcia. As fa-mílias poderão se cadas-trar de 17 a 20 de maio.

Marcia disse ainda que 80% dos cobertores doados serão adquiridos pela própria prefeitura. “Boa parte do que é do-ado é roupa”, justificou.

Marcia não adiantou quem, mas afirmou que atletas e personalidades do esporte da cidade par-ticipam da divulgação da campanha. Informações: http://www.fundosocial.osasco.sp.gov.br e http://www.twitter.com/FSS_OSASCO.

Fundos Socialde Solidariedade

Barueri: 4199-2801Parnaíba: 4154-2363

Osasco: 3652-9400Cotia: 4616-3632

Itapevi: 4143-9700

Número de habitantes em 2010, com idade entre 20 e 29 anos

Barueri 46.939Cotia 36.192Itapevi 38.032Osasco 124.696S. Parnaíba 19.434

jovens adultos.Se por um lado o país é

bastante jovem, por outro o Censo mostrou um Brasil com mais idosos. Em Ba-rueri, por exemplo, o Cen-so de 2000 indicava 119 pessoas com idade acima de 90 anos; em 2010, são 297. “Isto é reflexo de uma série de fatores: qualidade de vida, saúde preventiva, esporte, hábitos alimenta-res”, avaliou Lavalle. Para o prefeito Furlan, a terceira idade tem tratamento es-pecial. “Temos um parque da terceira idade ímpar, que oferece desde cultura, lazer a esporte. A saúde é especial: entregamos re-médios em casa. A terceira idade é bem cuidada”, dis-se Furlan.

Fonte> iBGe

metrópole cenário urbano

Na quarta-feira (4), o Instituto de Pes-quisas Econômicas

Aplicadas (Ipea) divulgou o Sistema de Indicadores de Percepção Social com a pesquisa sobre a percep-ção da mobilidade urbana. O estudo indicou que qua-se 50% dos motoristas de carro no Brasil enfren-tam congestionamentos diariamente; e quase 10% enfrentam lentidão de trá-fego com frequência. O problema também é per-cebido nas principais vias que cortam a região oeste da Grande São Paulo.

Em Barueri, por exem-plo, os congestionamen-tos diários nos bairros de Alphaville e Tamboré ga-nharam rodas de discus-sões, audiência pública e até uma passeata (veja ao lado). O problema ganhou destaque após a prefeitura implantar semáforos em quatro pontos do bairro. “Semáforo é a melhor so-lução para viário urbano. Traz organização e se-gurança. Ninguém gosta, mas é preciso”, justificou Edson Orrin, coordena-dor do Departamento Municipal de Trânsito de Barueri (Demutran).

Os equipamentos es-tão em funcionamento desde a semana passada, em frente aos residen-ciais 1 e 2, cruzamento das alamedas Madeira com Purus e da Rio Negro com Tocantins. Um estu-do feito pela Brascontrol, empresa contratada pela prefeitura, apontou a via-bilidade dos equipamen-tos. “Estamos trabalhan-do para ver se melhora [o congestionamento]. Em um mês, vamos começar a obra de uma nova en-trada para o Tamboré a partir da Castello Branco. Aguardamos o governo do estado liberar a cons-trução do viaduto”, disse o prefeito Rubens Furlan.

Segundo Furlan, nos

Vânia [email protected]

9sexta-feira,

6 de maio de 2011

Congestionamento é realidade para 43,5% dos brasileiros, diz ipea

barueri em alphaville, o trânsito se transformou em motivo de audiência pública e passeata. Prefeitura anuncia investimentos

Minianel viário

manifestação

solução

discussão

Fotos: WilliaM CaMargo - giro s/a

Nesta sexta-feira (6), às 20h, a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano faz show gratuito no Terminal Rodoviário do Jardim Silveira, em Barueri, em homenagem ao Dia do Trabalhador (1)

Furlan também falou de um minianel viário, que poderá ser construído em parceria com Santana de Parnaíba, com apoio do governo do estado. O projeto contempla a extensão da Avenida Dr. Dib Sauaia Neto (Via Parque) até Santana de Parnaíba, cruzando a Avenida Yojiro Takaoka, sentido Aveni-da Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues (Santana de Parnaíba). “Conto com a autorização do estado e com a parceria do prefeito Silvinho Peccioli”, disse Furlan. A ligação vai até a Avenida Paiol Velho, passando pela Avenida Ma-ckenzie e Tucunaré (novamente em Barueri). Um viaduto (que será constru-ído sobre a Avenida Araguaia) vai ligar o fluxo de veículos à Rodovia Castello Branco, que também terá uma entrada para o bairro. {va}

trânsito Motoristas enfrentam congestionamento diariamente na região de Alphaville

audiênCia Moradores ouviram explicações da prefeitura e fizeram críticas

diVulgação

próximos dias, a Avenida Tamboré será mão-única e terá acesso pela saída 23 da Rodovia Castello Branco. “Isto evita que os motoristas que vão

no sentido residencial zero, Avenida Paiol Velho, tenham de subir a Ala-meda Rio Negro”, disse Furlan. Com a alternativa, a prefeitura vai liberar o

cruzamento existente na Alameda Araguaia. “Este será o único ponto de conflito. Mas vai ajudar a desafogar a Rio Negro”, completou.

Na tarde desta quinta-feira (5), moradores de Alphaville realizaram uma passeata que partiu da Alameda Rio Negro, com trio elétrico, faixas e nariz de palhaço. O objetivo era chamar a atenção para o trânsito do bairro e região. Os manifestantes pressionaram para um desenvolvimento sustentável em Alphaville. “Minha oposição foi prefeito oito anos e não fez nada em Alphaville. Parece que está por trás da movimentação. Tem filho e filha dele participando”, afirmou o prefeito Rubens Furlan, referindo-se ao depu-tado estadual Gil Arantes, candidato declarado à prefeitura em 2012.

Procurado para falar sobre o assunto, Gil negou a participação. “Ele [Furlan] demonstra ser uma pessoa equivocada. Não tem nin-guém da minha família nisso”, disse o deputado. {va}

Na noite de terça-feira (3), em Al-phaville, durante audiência com a Pre-feitura de Barueri e com representantes da empresa Brascontrol (responsável pelo estudo viário que resultou na im-plantação de novos semáforos), mora-dores do bairro ratificaram a insatisfa-ção com a situação do trânsito.

O clima da reunião, que durou duas horas e meia, foi bastante tenso. “A prefeitura trata Alphaville com des-caso. É preciso pensar no crescimento, mas tem de ser ordenado”, disse um morador que não quis se identificar. O clima esquentou quando a discussão entrou na seara do planejamento urba-no do bairro. O representante da prefei-tura, Edson Orrin, coordenador de trân-sito, tentou explicar as medidas que a prefeitura deve implantar no viário do bairro, mas os moradores queriam uma satisfação para a demora das soluções.

Diante dos questionamentos, a

Clima tenso marca encontro

Para prefeito, passeata tem motivação política

Secretaria de Comunicação da prefeitu-ra informou que o prefeito deve receber os moradores para discutir o problema. “Eu recebo desde que não façam a mo-vimentação”, disse Furlan. {va}

metrópolecenário urbano

Em Barueri, os pos-tos de combustí-veis poderão ser

obrigados a manter fai-xas ou placas informando ao consumidor qual é o percentual de diferença de valores entre etanol e gasolina. Se o litro do etanol custar até 70% do valor do litro da gasolina, é mais econômico abas-tecer com etanol em caso de veículos flex. O projeto de lei, que prevê obriga-toriedade, foi aprovado por unanimidade na ses-são desta terça-feira (3).

“É um projeto sim-ples, não gera custo aos cofres públicos, mas traz grande benefício aos con-sumidores”, justificou o autor da lei, o vereador Zetti Bombeirinho. Ele afirmou ainda que, diante das diferenças de preços praticados pelos postos, é justo que o consumidor te-nha fácil acesso à informa-ção do combustível mais viável economicamente.

Se a matéria for san-cionada pelo prefeito Ru-bens Furlan, a fiscaliza-ção do cumprimento da lei ficará a cargo de uma comissão, que vai apurar

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 6 de maio de 2011

Placas vão informar qual combustível é mais viável economicamente

barueri Projeto de lei aprovado pelos vereadores prevê multa para estabelecimentos que descumprirem a determinação

bolso Motorista economizará se etanol custar até 70% do valor da gasolina

Motorista morre em Parnaíbaperseguição

gripe

louriValdo santos filho

Na última semana, as Lojas Renner abriram as portas no Shopping Tamboré. Na inauguração, a marca fez doação simbólica de 1500 peças para a Campanha

do Agasalho de Barueri, recebidas pela pimeira-dama, Sônia Furlan

Segundo dados das secreta-rias de Saúde de Cotia, Itapevi, Barueri, Osasco e Santana de Parnaíba 23.839 pessoas público--alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe tomaram a dose da vacina desde o dia 25 de abril. A Campanha, que termina na próxima sexta-feira (13), foi incrementada com a realização do Dia D Contra a Gripe, ocorrida no sábado (30 de abril). Nesta data, só em Itapevi, 2357 pessoas, das 6402 que já se vacinaram, pro-curaram os postos de vacinação que ficaram abertos das 8h às

17h. Santana de Parnaíba, que tem 11.554 pessoas dentro do público-alvo, até o último fim de semana, vacinou 3456 pessoas. A menor adesão dos profissionais de Saúde foi registrada em Barueri. Até o dia 30, das 4600 pessoas do setor, 358 haviam se vacinado, ou seja, 7,78% do total. Em Osasco, 32.200 pessoas foram vacinadas contra a doença. Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a Campanha e, além dos idosos e indígenas, devem se vacinar, profissionais de saúde, gestantes e crianças de seis meses a dois anos de idade. {va}

Na manhã de quarta-feira (4), uma quadrilha invadiu e roubou cer-ca de dez veículos numa agência em Sorocaba. Na fuga, um dos bandidos, dirigindo um Triton, acessou a rodo-via Anhanguera e no km 18, sentido São Paulo, passaram a ser persegui-dos por Policiais Militares. Na fuga, o motorista acessou a Rodovia Castello Branco e entrou na região de Alpha-

ville, sentido Santana de Parnaíba. Na Avenida Yojiro Takaoka, próximo à base da Guarda Comunitária Mu-nicipal de Santana de Parnaíba, o policial de uma das viaturas perdeu o controle e atingiu uma árvore. Mais adiante, na altura do residencial 4, foi a vez do motorista em fuga perder o controle da direção. O carro capotou e o motorista morreu no local. {va}

Wil

lia

M C

aM

ar

go

- g

iro

s/a também a oferta de com-

bustíveis adulterados por postos na cidade. O texto prevê multa, e até fecha-mento do posto, em caso de descumprimento.

Etanol ou gasolina?Para saber se em de-

terminado posto é mais vantagem abastecer com etanol ou gasolina, bas-ta dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o re-sultado obtido for de até 0,70, ou seja, 70% do va-

Pouco mais de 55 mil se vacinaram em uma semana de campanha

lor do litro da gasolina, é vantagem abastecer com etanol. Acima deste valor, melhor usar a gasolina. É

exatamente este cálculo que os postos deverão fa-zer e informar ao consu-midor de Barueri.

classeA12Sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ru

i me

nd

eS

Depois de dois anos viajando pelo país com a turnê Acústivo MTV, Lo-bão volta à cena com o lançamento de sua nova turnê “Elétrico 2011”, em única apresentação na quarta-feira (11), às 21h, no Teatro Bradesco. No palco, há muito para ce-lebrar: o sucesso da auto-biografia “50 anos a mil” (Nova Fronteira), escrita em parceria com o jor-nalista Cláudio Tognolli, e o lançamento do Box 81-91 + Acústico MTV, que faz um balanço iné-dito de sua carreira, além da composição de duas músicas inéditas. “Estou muito bem, em uma fase excelente, adorando viver este momento”, comen-tou Lobão ao Giro S/A, em entrevista por telefone. A turnê começa em São Paulo, e segue para o Rio de Janeiro. Mas há planos para shows fora do Brasil, adiantou Lobão.

O show promete um repertório repleto de hits que ultrapassaram gera-ções, como “Me chama”, “Decadence avec elegan-ce”, “Vida louca vida” e “Corações psicodélicos”, e outras duas novas can-ções: “Song for Sampa” e “Das tripas coração”. As

Serviço“Elétrico 2011” - Teatro Bradesco. Piso Perdizes

do Bourbon Shopping São Paulo. Rua Turiassú 2100,

3º piso, Pompéia. Ingressos: R$ 30 a R$ 160. Telefone:

4003-1212.

entrevistas/a

Por Graziela [email protected]

O cantor de hits como “me chama” e “Vida louca vida”comemora o sucesso de autobiografia e o lançamento de duas novas canções

A boa fasede Lobão

músicas foram escritas, produzidas e executadas pelo próprio cantor em estúdio caseiro. A última é dedicada aos amigos Jú-lio Barroso (1954-1984), Cazuza (1958-1990) e Ezequiel Neves (1935-2010). “Das tripas cora-ção” é pano de fundo para o prólogo de “50 anos a mil”, quando ele e Cazu-za cheiraram cocaína no caixão do amigo falecido [Barroso].

A versão da história está no livro, bem como a conturbada saída de casa antes de atacar o pai a gol-pes de violão, e o suicídio da mãe, que lhe deixou uma carta onde o culpa por sua morte. “Uma coi-sa é você ser retratado pela mídia por todos estes anos. Outra coisa é você narrar pela sua pena, pela sua caneta, pela sua mão, a história toda. O intuito foi este: contar a verda-deira história de tudo o que aconteceu durante este tempo todo, em con-traste com a caricatura ridícula que tentam me impor”, avaliou.

Há três anos vivendo em São Paulo, o carioca Lobão disse que a cidade é o lugar mais próximo do primeiro mundo que conhece. “São Paulo tem isto; é uma cidade cos-mopolita, a cidade mais cosmopolita do Brasil”. E se fosse prefeito de Sam-pa? “Eu pensaria imedia-tamente em limpar o Rio Tietê. Eu botaria o Tietê navegável”, afirmou.

classeA 13

menu

Restaurantes preparam cardápios caprichados para o Dia das Mães no domingo (8). O objetivo é agradar o

paladar mais exigente: o delas. Por Graziela Costa.

Sexta-feira, 6 de maio de 2011

O restaurante La Grassa sugere um prato especial para a data, voltado para as mamães e suas famílias: ravióli de mandioquinha e camarão ao creme de limão e cibou-lette (R$ 38). Aquelas que visitarem a casa no domingo serão presen-teadas com rosas colombianas. Avenida Juriti 32, Moema. Telefone: 2387-9624.

O destaque do toscano Villa Cioè será a meia lua de queijo de cabra e maçã verde, com manteiga de sálvia, amêndoas tostadas, per-fume de erva-doce e laranja, por R$ 44. As mães que pedirem esse prato ganharão a panna cotta com calda de manga. Rua Tupi 564, Higienó-polis. Telefone: 3662-1121.

Localizado em Moema, o recém--inaugurado Proteína destaca a salada quinoa, que leva radicchio, alface americana, quinoa, casta-nha de caju, mozarela e molho de iogurte, por R$ 21,50; a omelete de clara caprese, com tomate seco, rúcula e mozarela de búfala, por R$ 9,80; ou o kebab das arábias, composto por pão folha, cordeiro, pesto de hortelã, alho crocante e minicebolas caramelizadas, a R$ 28,70. Rua Canário 390, Moema. Telefone: 5051-1728.

O Blú Bistrô elaborou menu especial por R$ 102. A sugestão de entrada é a salada de beterraba assada, queijo de cabra e nozes ao molho cítrico. Para o prato prin-cipal: o cassoulet (feijão branco, linguiça, lombo, coxa de pato e couve) ou o medalhão de mignon, com molho de ervas, acompanhado de risoto de parmesão. No quesito sobremesa: figos no vinho tinto com sorvete de creme. Rua Monte Alegre 591. Telefone: 3871-9296.

Entre os destaques da culinária portuguesa do Bar Espírito Santo, estão o polvo à lagareira (R$ 73) e o arroz de pato do Espírito Santo, gratinado com parmesão (R$ 49). A casa reserva doces clássicos, como o pastel de nata (R$5,50); o pastel de Santa Clara (R$6,50) e a rabana-da (R$9,40) servida com sorvete de creme. Avenida Horácio Lafer 634, Itaim Bibi. Telefone: 3078-7748.

O Konstanz oferece o paprika schnitzel de lombo – acompanha spätzle (R$ 35,90 individual). A casa também oferece outras delícias para festejar a data, o tradicional apfelstrudel - torta de maçã (R$ 7,90), a torta holandesa (R$ 7) são algumas das opções. As mães que forem ao restaurante no escolherem o prato especial ganha-rão uma taça de vinho importado como cortesia. Avenida Aratãs 713 – Moema. Telefone: 5543-4813.

O restaurante francês Felix Bistrot, da Granja Vianna, pre-parou um menu que inclui como entrada brandade de bacalhau (R$ 26), e prato principal, manchon de pato confit ao molho de tamarindo e Batata Gratin (R$ 46). Já como sobremesa, apresenta o minifaran-dole (terrine de três chocolates), por R$ 19. Rua José Felix de Oliveira 555, Cotia. Telefone: 4702-3555.

As sugestões do chefe Ricardo Fittipaldi, do Colette, são escargots do mar (mexilhões) na manteiga francesa e salsa; e farofinha de pão (R$ 21,90), como entrada. Para o prato principal, escondidinho de pato, mandioquinha e cogumelos (R$ 40). E a refeição fecha com o gateau mami (torta de amêndoas, creme ao café), por R$ 14. Alameda Jaú 1372. Telefone: 3061-5765.

Bemfeitinho

Manchon de Pato Confit ao Molho de Tamarindo e Batata Gratin do Felix Bistrot

Polvo à lgareira do Bar Espírito Santo

Escondidinho de pato, mandioquinha

e cogumelos do Colette

Ravióli de mandioquinha e camarão ao creme de limão

e ciboulette, do La Grassa

Medalhão de Mignon, com molho de ervas acompanhado de risoto de parmesão

Meia lua de queijo de cabra e maçã verde,

com manteiga de sálvia da Villa Cioè

Proteína sugere a omelete de clara

caprese, com tomate seco, rúcula e

mozarela de búfula

Paprika schnitzel de lombo - acompanha spätzle do Konstanz

fO

tO

S: D

ivu

lGa

çã

O

classeAE las são festejadas o

ano inteiro, mas no domingo (8), Dia

das Mães, a concentração de carinho aumenta. Para marcar a data, vale bilhetinho e beijinho, mas um presente sempre agrada, seja qual for o estilo que ela tem. Para ajudar na escolha do mimo, o Giro S/A dá algumas sugestões: apresse-se. {Por Graziela Costa}

guia

de

com

pras extra

Kit Dia das Mães Nutella R$ 199,90, da

Capodarte,Telefone: 3086-3779

14Sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Caloi 500 SW tem quadro em alumínio rebaixado, para facilitar a entrada na bike, e grafismo em violeta. Preço sugerido: R$ 799. Telefone: 5853 2744

Bota de couro por R$ 789,50, da Le Lis

Blanc. www.lelis.com.br

Abajur Toile tem cúpula revestida com renda. Na SaLA Design por R$ 370.

Telefone: 3081-3184

Mini Café Expresso (preço sob consulta) da loja Imaginarium. Site: www.imaginarium.com.br

Dance With Givenchy 50 ml (R$ 109,90), na Loja Mye Perfu-maria, do Shopping União de Osasco. Telefone: 3184-4424

A loja The Gourmet Tea sugere dois copos da marca dinamarquesa

Bodum, acompanhados por infusor bolinha e um chá (R$ 140,80); ou dois chás e jarra preparadora (R$

97,70). Telefone: 2691-2755.

Jaqueta de couro foil da Le Lis Blanc, por R$1999. www.lelis.com.br

Chaleira Evasolo, do Tolls Design, é encontrada a R$

399 na Scandinavia Designs. Telefone: 3081-5158

Berloque da coleção Mama em ouro amarelo e diamantes (sem separador). Na Vivara, por R$ 450. SAC: 0800-7744999

Garrafa térmica Stelton, com design de Erik Magnussen. Por R$ 359, na Scandinavia Designs. Telefone: 3081-5158

MimoBolsa quadrado tricolor, da Juliana Jabour, custa R$ 616,40. www.julianajabour.com.br

A Maria Brigadeiro criou uma miniboleira, que vem junto com

uma caixa com quatro brigadeiros de sabores sortidos. Por R$ 60. www.mariabrigadeiro.com.br

Motorola EX 112 - Preço Sob consulta - Loja Tim do Shopping União de

Osasco- Telefone: 4237-2727

Difusor Petra (esq.), em cerâmica, e o Acqua (dir.), em vidro, com essência sea shore. Cada um por R$ 69, na Blue Gardenia. www.bluegardenia.com.br

Porta jóias Victoria em madeira revestida de tecido ( 7,5 cm x 11,5 cm x 11,5 cm).

Por R$ 198, na Cecilia Dale. www.ceciliadale.com.br

fo

to

S: d

ivu

lGa

çã

o

jor

ge

ro

dr

igu

es

/ ca

rta

z n

ot

ícia

s

Os fabricantes de auto-móveis chineses apa-rentemente cansaram

de mordiscar pelas beiradas o mercado brasileiro. Depois de ensaiar seu desembarque no país no segmento de utilitários – com marcas como Effa Ha-fei, Chana e CN Auto –, agora atacam o coração das vendas nacionais de automóveis: os hatches compactos. A Chery desembarcou no ano passado o Face – média de 380 unida-des mensais – e a JAC Motors trouxe em março desse ano o

J3 – 1.316 unidades em abril, o primeiro mês completo de vendas. Agora a Chery resol-veu ir mais fundo e traz para o Brasil o QQ. Que já desembar-ca exibindo seu “cartão de vi-sitas”: é o automóvel de preço mais baixo comercializado no país. Custa R$ 22.900, ofere-cido apenas em uma versão, bem equipada e sem opcionais. E as metas da Chery são ambi-ciosas: espera obter uma média mensal de 1.500 QQ vendidos, entre maio e dezembro.

O QQ desembarca com um

inegável “background” – é o automóvel mais vendido da Chery e frequenta o ranking dos 20 mais vendidos do co-biçado mercado chinês. A es-tratégia foi trazer uma versão única e com muitos equipa-mentos de série – duplo air-bag, ABS com EBD, rádio CD--player com MP3 e entrada USB, ar-condicionado, portas e espelhos elétricos –, exata-mente para contrastar com a extrema avareza de equipa-mentos de fábrica dos mode-los produzidos no Brasil na

faixa mais próxima de preços. Já em termos de motori-

zação, o QQ se diferencia dos concorrentes de preço similar por ter um motor 1.1 movido apenas a gasolina – os outros são 1.0 flex. Mas a potência de 68 cv em 6 mil rpm e o torque de 9,1 kgmf entre 3.500 e 4 mil giros o devolvem ao grupo. Só supera em potência o Mille, que tem 65 cv e os mesmos 9,1 kgmf. No aspecto estético, o QQ até que se posiciona um pouco melhor. Isso apesar do design do carro chinês ser originário

do Italdesign Lucciola, concei-to desenvolvido em 1993 pela empresa de designers italiana para o Fiat Cinquecento.

Nem só de aparências e equipamentos se faz um com-pacto bom de vendas. Ques-tões como qualidade constru-tiva, confiabilidade mecânica, comportamento dinâmico e atendimento pós-vendas ain-da levarão algum tempo de mercado para serem respon-didas pela Chery e pelo QQ – como acontece com qualquer novato.

classeA 15sexta-feira,

6 de maio de 2011autosPulo dogatoImpulsionada pelo

pequeno QQ, Chery quer saltar dos 7.880 carros vendidos no Brasil no ano passado para 25 mil em 2011

por Luiz Humberto Monteiro Pereira - Auto Press