edicao-2501_issuu

16
SEXTA-FEIRA 25 DE JANEIRO DE 2.013 opinião folha Página 8 Assaltante de ônibus é preso pela Polícia Militar Policiais Militares da Segunda Companhia do Vigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em Mairi- porã prenderam nesta quarta-feira, 23, por volta das 20h indivíduo que roubou o dinheiro de um ônibus na Estrada Municipal Jardim Lúcia, no distrito industrial de Terra Preta, Mairiporã. Uma vítima informou à viatura que patrulhava o local so- bre as características do indivíduo, quando então os policiais iniciaram as buscas localizando o homem ainda armado. Foi recuperado aproximadamente R$ 300,00 produto do roubo e apreendido um revólver de calibre 32 com seis mu- nições intactas. O infrator foi preso e responderá pelo crime. Os vereadores definiram nesta semana os membros das 6 Comissões Permanentes do Legis-lativo para os próximos dois anos, de acordo com o Re- gimento Interno da Câmara, que respeita a proporcionali¬dade dos partidos. Neste ano, por iniciativa do presidente da Casa, professor Essio Minozzi Junior, foi criada a comissão de Educação, Cultura e Esportes. Nosso egrégio Tarcílio de Souza Barros entrevista Jean Christophe Maillot, coreógrafo da Company of the Ballets de Monte Carlo ENTREVISTA Câmara define Comissões Permanentes Dr. Ricardo Vieira irá presidir a Comissão de Finanças Orçamen- to que analisará as operações financeiras e orçamentárias do Poder Executivo, e os balanços quadrimestrais em audiências públicas, conforme determina a Lei de responsabilidade fiscal Prefeitura de Mairiporã permanecerá aberta no horário de almoço A decisão de não fechar o atendimento ao público foi tomada após entendimento entre a nova administra- ção, do prefeito Dr. Márcio Pampuri, e os servidores da Prefeitura. “Criamos uma escala no horário de almoço para que, tanto funcioná- rios, quanto população,não sejamprejudicados”, disse o prefeito. A agência do Banco San- tander existente dentro do prédio público também ficará aberta. O novo horário de funcionamento da Prefeitura é das 08h às 16h – ininterrup- tamente –e o da agência, das 9h às 16h, ambas de segunda à sexta-feira. Temporada 2013 de corrida de montanha acontece no domingo, 27 Página 9 Página 3 A largada acontece as 8h no espaço viário Mario Covas. As ins- crições podem ser feitas pelo site www.corridasdemontanha.com.br. Todo participante recebe um kit de participação contendo sacola ecológica, camiseta de tecido tecnológico, revista Go Outside, viseira Corridas de Montanha, produtos Suisse, número de peito com Chip de cronometragem, para os que concluírem a prova Medalha de participação, mesa de frutas, isotônico e um squeeze personalizado. Após a inscrição, os kits podem ser retirados na sede do Clube de Campo Mairiporã. O evento tem o apoio da Associação de De- senvolvimento Turístico de Mairiporã - Adtur.

description

edicao-2501_issuu

Transcript of edicao-2501_issuu

Page 1: edicao-2501_issuu

SEXTA-FEIRA25 DE JANEIRO DE 2.013opinião

folha

Página 8

Assaltante de ônibus é preso pela Polícia Militar

Policiais Militares da Segunda Companhia do Vigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em Mairi-porã prenderam nesta quarta-feira, 23, por volta das 20h indivíduo que roubou o dinheiro de um ônibus na Estrada Municipal Jardim Lúcia, no distrito industrial de Terra Preta, Mairiporã.

Uma vítima informou à viatura que patrulhava o local so-bre as características do indivíduo, quando então os policiais iniciaram as buscas localizando o homem ainda armado.

Foi recuperado aproximadamente R$ 300,00 produto do roubo e apreendido um revólver de calibre 32 com seis mu-nições intactas. O infrator foi preso e responderá pelo crime.

Os vereadores definiram nesta semana os membros das 6 Comissões Permanentes do Legis-lativo para os próximos dois anos, de acordo com o Re-gimento Interno da Câmara, que respeita a proporcionali¬dade dos partidos.

Neste ano, por iniciativa do presidente da Casa, professor Essio Minozzi Junior, foi criada a comissão de Educação, Cultura e Esportes.

Nosso egrégio

Tarcílio de

Souza Barros

entrevista Jean

Christophe

Maillot,

coreógrafo da

Company of

the Ballets de Monte Carlo

ENTREVISTA

Câmara define Comissões Permanentes

Dr. Ricardo Vieira irá presidir a Comissão de Finanças Orçamen-to que analisará as operações financeiras e orçamentárias do Poder Executivo, e os balanços quadrimestrais em audiências públicas, conforme determina a Lei de responsabilidade fiscal

Prefeitura de Mairiporã permanecerá aberta no horário de almoço

A decisão de não fechar o atendimento ao público foi tomada após entendimento entre a nova administra-ção, do prefeito Dr. Márcio Pampuri, e os servidores da Prefeitura. “Criamos uma escala no horário de almoço para que, tanto funcioná-rios, quanto população,não sejamprejudicados”, disse o prefeito.

A agência do Banco San-tander existente dentro do prédio público também ficará aberta. O novo horário de funcionamento da Prefeitura é das 08h às 16h – ininterrup-tamente –e o da agência, das 9h às 16h, ambas de segunda à sexta-feira.

Temporada 2013 de corrida de montanha acontece no domingo, 27

Página 9

Página 3

A largada acontece as 8h no espaço viário Mario Covas. As ins-crições podem ser feitas pelo site www.corridasdemontanha.com.br.

Todo participante recebe um kit de participação contendo sacola ecológica, camiseta de tecido tecnológico, revista Go Outside, viseira Corridas de Montanha, produtos Suisse, número de peito com Chip de cronometragem, para os que concluírem a prova Medalha de participação, mesa de frutas, isotônico e um squeeze personalizado.

Após a inscrição, os kits podem ser retirados na sede do Clube de Campo Mairiporã. O evento tem o apoio da Associação de De-senvolvimento Turístico de Mairiporã - Adtur.

Page 2: edicao-2501_issuu

Publicação:Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06Rua Cardoso Cesar, 363, sala 3, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000Redação e publicidade: 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]:Antonio Carlos Mendes Thame, Gustão e Tarcílio de Souza Barrros.Presidente: Cícero Almeida de Souza

Impressão:Metromídia Gráfica

Distribuição:MairiporãTerra PretaSerra da Cantareira

Qualidade

PM prende três suspeitos de

tentar furtar caixa eletrônico

em Mairiporã (SP)

Policiais militares prenderam

três suspeitos de tentar furtar

um caixa eletrônico do banco

Santander, no centro de Mai-

riporã, na Grande São Paulo,

no final da noite de terça-feira

(15).

Segundo a PM, moradores

da região perceberam a ação

dos criminosos na agência

bancária na rua Quinze de No-

vembro e ligaram para o 190.

Quando percebeu a chegada

da polícia parte da quadrilha

fugiu em dois carros. Três

homens foram presos.

O caso será registrado na de-

legacia central de Mairiporã..

NOTAS

2

“Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje

vejo que ela se parece muito com a primeira.”

Ronald Reagan, foi ator e o 40.º presidente dos Estados Unidos -

1981 a 1989.

CITAÇÃO DA SEMANA

Uma trabalhadora por-tadora de deficiência física ajuizou ação de danos morais relatando que foi dispensada sem justa causa, e que em seu lugar foi contratada uma assistente social não portado-ra de necessidades especiais. A trabalhadora obteve êxito nas primeiras instâncias. A empresa, porém, recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho.

Neste caso, conforme ex-plicou o relator do dissídio, houve descumprimento da lei. Isto porque o parágrafo 1º do artigo 93 da Lei 8.212/91 con-diciona a validade da dispensa de portador de necessidades especiais à prévia contratação de um substituto em condição semelhante. O magistrado esclareceu que a contrata-ção não precisa se dar para o mesmo cargo ou função. Basta que o patrão observe o

Antonio Carlos Mendes Thame é deputado federal (PSDB-SP), professor licenciado da ESALQ-USP e advogado (PUC-Campinas). Encaminhe sua sugestão ou questionamento para o e-mail: [email protected] e twitter.com/mendesthame

Esta coluna semanal tem o objetivo de divulgar leis criadas para proteger o cidadão. Aumentar o conhecimento de direito e deveres é a forma mais eficiente de valorizar a cidadania e fazer valer os direitos individuais. Conhecer é poder.

Dispensa de portador de necessidades especiais e contratação de substituto

em condição semelhante

LEIS QUE NOS DEFENDEM

mendes thame

mínimo legal de contratados portadores de deficiência, nos termos do artigo 93 da mesma lei. Esse dispositivo prevê a proporção de pesso-as portadoras de deficiência que devem integrar o quadro funcional, de acordo com a quantidade de empregados da empresa.

O relator finalizou decidin-do que como o quadro mínimo legal de portadores de defici-ência não estava completo, a dispensa é invalida. O Tri-bunal condenou a empresa a pagar os salários até que as condições legais necessárias para o rompimento contratual fossem finalmente cumpridas.( T S T 0 0 0 1 3 1 0 -25.2011.5.03.0106)

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tira

gem

: 3 m

il

Jornais de todo o mundo re-gistraram na quarta-feira (16/1) que o Facebook lançou seu pró-prio serviço de busca, chamado em português de Busca Social, mas enfrenta uma nova desvalo-rização de suas ações, por conta de reações negativas do público a mudanças feitas na rede social de imagens Instagram e pelas expectativas exageradas criadas em torno do anúncio do novo aplicativo.

Na imprensa brasileira, a tendência é destacar a queda no valor da empresa, que ainda não conseguiu apresentar um modelo de negócio capaz de produzir receita com seus apli-cativos para telefones celulares. No entanto, o foco exclusivo na questão da monetização, que é uma demanda imediata dos investidores, pode estar equivo-cado. Atrair publicidade clássica pode não ser necessariamente o principal valor dos negócios desse tipo.

Pesquisadores de comunica-ção social e outros protagonistas dos debates sobre o futuro da imprensa discutem com muita frequência os possíveis impac-tos das tecnologias digitais de comunicação e informação na mídia tradicional. De modo ge-ral, o núcleo dessas discussões tem sido a saturação do campo antes dominado pelos meios, que se impunham como filtros ou veículos de informação entre as fontes e o público.

As novas tecnologias alteram radicalmente os papéis, per-mitindo que o público deixe a passividade e se transforme em

Revelando SP - sabores e aromas da mesa paulista

protagonista, num ambiente em que tudo passa a ser mídia, de modo que aquilo que era classi-camente mídia perde relevância. Uma das consequências dessa transformação é a perda de va-lor da mediação, o que coloca sob risco o modelo de negócio que até aqui vinha sustentando as empresas de comunicação.

Os chamados veículos de co-municação tentam se remunerar limitando o acesso do público aos seus conteúdos, mas com isso limitam a audiência, criando uma contradição difícil de admi-nistrar, pois cada veículo precisa mostrar seu produto, atrair um grande número de pessoas, mas ao mesmo tempo tem que colocar barreiras de pedágio para obter alguma remune-ração. Por outro lado, esses produtos são muito semelhantes entre si, porque poucas dessas empresas podem suportar o custo de produzir conteúdos exclusivos.

Liberdade de informaçãoEmbora apareçam aqui e ali

notícias sobre bons resultados de alguns jornais em suas edi-ções digitais, os números não oferecem qualquer garantia de

OPINIÃO2 www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Publicação:Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06Rua Cardoso Cesar, 363, sala 3, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000Redação e publicidade: 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]:Antonio Carlos Mendes Thame, Gustão e Tarcílio de Souza Barrros.Presidente: Cícero Almeida de Souza

Impressão:Metromídia Gráfica

Distribuição:MairiporãTerra PretaSerra da Cantareira

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”Oscar Wilde, foi um escritor irlandês do século XIX, autor do romance ‘O Retrato de Dorian Gray’.

CITAÇÃO DA SEMANA

O nome das pessoas é mais que um acessório ou simples denominação. Ele é de extrema relevância na vida social, por ser parte intrínseca da personalidade. Tanto que o novo Código Civil trata do assunto em seu Capítulo II, esclarecendo que toda pessoa tem direito ao nome, nele compre-endidos o prenome e o sobrenome.

Ao proteger o nome, o Código de 2002 nada mais fez do que con-cretizar o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Essa tutela é importante para impedir que haja abuso, o que pode acarretar prejuízos e, ainda, para evitar que sejam colocados nomes que expo-nham ao ridículo seu portador.

Porém, mesmo com essa pre-ocupação, muitos não se sentem confortáveis com o próprio nome ou sobrenome: ou porque lhes cau-sam constrangimento, ou porque querem apenas que seu direito de usar o nome de seus ascendentes seja reconhecido. E, nestes casos, as pessoas recorrem à justiça.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem firmando jurisprudência sobre o tema, com julgados que

Antonio Carlos Mendes Thame é deputado federal (PSDB-SP), professor licenciado da ESALQ-USP e advogado (PUC-Campinas). Encaminhe sua sugestão ou questionamento para o e-mail: [email protected] e twitter.com/mendesthame

Esta coluna semanal tem o objetivo de divulgar leis criadas para proteger o cidadão. Aumentar o conhecimento de direito e deveres é a forma mais eficiente de valorizar a cidadania e fazer valer os direitos individuais. Conhecer é poder.

O STJ e as possibilidades de mudança no registro civil

LEIS QUE NOS DEFENDEM

mendes thame

inovam nessa área do Direito de Fa-mília. Recentemente, a Quarta Turma decidiu que é possível acrescentar o sobrenome do cônjuge ao nome civil durante o período de convivência do casal. De acordo com o colegiado, a opção dada pela legislação de incluir o sobrenome do cônjuge não pode ser limitada à data do casamento, poden-do perdurar durante o vínculo conjugal.

No direito brasileiro, a regra pre-dominante é a da imutabilidade do nome civil. Entretanto, ela permite mudança em determinados casos: vontade do titular no primeiro ano seguinte ao da maioridade civil; decisão judicial que reconheça motivo justificável para a alteração; substituição do prenome por apelido notório; substituição do prenome de testemunha de crime; adição ao nome do sobrenome do cônjuge e adoção. (REsp 910.094)

N.B. - As situações acima são decisões resumidas e/ou orientações. Havendo dúvidas, oriente-se com profissional de sua confiança.

Tira

gem

: 3 m

il

Estamos vivendo no Facebook uma experiência muito mais signifi-cativa do que supõe a maioria das pessoas. Melhor seria dizer que as redes sociais estão fazendo uma re-volução – que, no início, são sempre caóticas, desordenadas e confusas. Este é o ambiente do jornalismo do futuro que nem todos os jornalistas parecem perceber.

O que transforma o jornalismo impresso tradicional são, na reali-dade, quatro forças convergentes que atuam simultaneamente no cenário econômico e que transfor-mam as empresas, em especial, aquelas ligadas à Tecnologia da Informação (TI).

Essas quatro forças são: mobili-dade, redes sociais, computação em nuvem e informação (internet). Para os especialistas do Grupo Gartner, elas são chamadas de Nexus das Forças e representadas, no jargão internacional, por quatro palavras em inglês: mobile, social, cloud e information.

Próxima etapaNão apenas nas grandes corpo-

rações da área de TI, mas, também, nas empresas de comunicação, es-sas forças estão moldando o futuro da nova empresa de jornalismo. O maior sucesso no período de transi-ção depende, entretanto, da correta compreensão do poder e do impacto dessas verdadeiras alavancas tecno-lógicas, de sua sinergia. Não mais se trata de uma única mudança de paradigma, como foi no passado, por exemplo, a introdução da máquina a

Como e por que o jornal impresso agoniza

vapor, na segunda metade do século 18. Ou do petróleo, no final do século 19. Ou da eletricidade, no começo do século 20. Temos que pensar no impacto e no poder de transformação conjunto da mobilidade, das redes sociais, da computação em nuvem e do potencial incrível da internet.

O papel de cada uma dessas qua-tro forças nas empresas de comuni-cação precisa ser compreendido de forma cristalina pelos novos inves-tidores, executivos e profissionais do novo jornalismo. A mobilidade amplia as possibilidades de acesso ao maior número de pessoas, ou seja, de leitores e clientes. E, por mais óbvio que pareça, vale lembrar que as pessoas são seres móveis. As redes sociais, por sua vez, es-timulam novos comportamentos e novas aspirações. As empresas de comunicação, mais do que todas as outras, precisam aprender a utilizar bem o Facebook, o Twitter, o Linke-din e outras redes sociais.

O terceiro fator, conhecido hoje como computação em nuvem – ou, simplesmente, nuvem – permite a obtenção de novas formas de serviços e aplicações. A nuvem se transformou no maior repositório de conteúdos virtuais do planeta.

Por fim, a internet, que fornece novos contextos às empresas e às pessoas, como informação univer-salizada e instantânea. Tomemos como exemplo o Projeto Ultravioleta criado por um conjunto de mega-corporações (como a Microsoft, HP, Sony, Apple, Panasonic, Samsung

e estúdios de Hollywood). Criado há dois anos, o Ultravioleta oferece diversos conteúdos na nuvem – entre os quais filmes, DVDs, Blu-rays, CDs e aplicativos. Você compra o CD, DVD, game ou filme e não leva nada físico para casa. Apenas um código de acesso, com identidade e senha, que lhe permite baixar (em stream) esses conteúdos, onde estiver e quando qui-ser. Anywhere, anytime. Isso significa que, claramente, que estamos ingres-sando na era da nuvem, no comércio eletrônico de conteúdos. No último Consumer Electronics Show, há duas semanas, em Las Vegas, assistimos ao lançamento dos jogos na nuvem.

O próximo passo serão os livros e revistas digitais. O jornal do futuro pode estar na nuvem. O que ainda impede este salto não é a tecnologia, mas o modelo de negócios adequado.

Reserva anacrônicaO mundo vive a era pós-PC, ca-

racterizada pelo uso crescente de dispositivos móveis, como ultrabooks, tablets e smartphones. O que marca a grande mudança de paradigma no mundo das comunicações é esse novo cenário de mobilidade dominante, em que os dispositivos móveis permitem às pessoas acessar notícias, e-mails, informação, aplica-tivos e conteúdos de toda natureza, praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar.

Nesse cenário, o jornal impresso em papel é um paradigma superado, pois seu custo industrial não consegue competir com o jornalismo eletrônico – muito mais ágil, barato e abrangente. A abrangência geográfica desse jornal do futuro é o perfeito exemplo de ubi-quidade das comunicações no século 21, porque seu conteúdo pode ser acessado onde e quando quisermos.

Para quem irá servir a obrigatorie-dade do diploma de jornalista e sua anacrônica reserva de mercado? Só os dinossauros do trabalhismo e do sindicalismo não veem esse futuro e a inutilidade dessa luta.

Ethevaldo Siqueira é jornalista e diretor executivo da Telequest Comu-nicações.

Page 3: edicao-2501_issuu

POLÍTICAwww.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 3POLÍTICA

Prefeitura de Mairiporã permanecerá aberta no horário de almoçoDesde a segunda-feira, 21, a

Prefeitura Municipal de Mairiporã permanece de portas abertas também durante o horário de almoço.

A decisão de não fechar o aten-dimento ao público foi tomada após entendimento entre a nova adminis-tração, do prefeito Dr. Márcio Pam-puri, e os servidores da Prefeitura. “Criamos uma escala no horário de almoço para que, tanto funcionários, quanto população,não sejamprejudi-cados”, disse o prefeito.

A agência do Banco Santander existente dentro do prédio público também ficará aberta. O novo horário de funcionamento da Prefeitura é das 08h às 16h – ininterruptamente –e o da agência, das 9h às 16h, ambas de segunda à sexta-feira.

“O horário de almoço é utilizado pela maioria para resolver situações que envolvam a Prefeitura e a agência bancária. Mesmo antes de assumir a administração pública, já percebia essa necessidade e resolvi supri-la de imediato”, finalizou o prefeito Dr. Márcio Pampuri. Contribuintes aprovam medida

Page 4: edicao-2501_issuu

Envie também sua receita: [email protected]

QUIOSQUE DO RENATINHORua da Feira

Pagode aos domingos

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 20 de abril de 2012

4 GASTRONOMIA

Salgados, sorvetes, refrigerantes, cervejas e muito mais.

Culinária com Gustão

QUIOSQUE DO RENATINHORua da Feira

Pagode aos domingos

Coelho assado ao molho de laranja

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013

4 GASTRONOMIA

Salgados, sorvetes, refrigerantes, cervejas e muito mais.

Ingredientes: 1 caixa de tomates cereja1 cabeça de alho4 unidades de pão tipo brioche1 pé de alface americana 1 mini ba-

guete (opcional, usada para a montagem do prato individual)

Molho de manjericãoAzeite extra virgem a gostoSal a gostoTomilho e alecrim a gosto Preparo:Lave os tomates e corte-os ao meio.

Reserve. Corte os brioches em rodelas e depois em quadradinhos (croutons), arrume em um tabuleiro. Tempere com azeite, sal grosso, folhas de tomilho, alecrim e leve ao forno para fazer tor-rada. Em uma panela pequena coloque a cabeça de alho, cubra com azeite e leve para confitar em fogo baixo. Toda vez que atingir fervura retire a panela do fogo. Volte em seguida. Deixe o alho cozinhar lentamente. Reserve. Em um bowl, coloque os tomates cortados, as folhas de manjericão, os croutons, e o alho confitado (solte os dentes de alho) misture tudo e reserve. Coloque as folhas de alface lavadas e secas em uma travessa ou em um prato individual e arrume os tomates no centro. Regue com um fio de azeite

DICAS DE COZINHA

Se o molho de carne ficar sem

cor, acrescente duas colheres

(chá) de café solúvel.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Iogurte com cebola ralada é

uma mistura muito gostosa

para se colocar sobre batatas

assadas.

VOCÊ SABIA QUE...

O arroz é um dos alimentos

mais ricos em hidratos de

carbono, que são fontes de

energia? A água em que o

arroz foi cozido é excelente

no tratamento de diarréias das

crianças.

Doce de banana com cremeIngredientes: 1½ xícara de açúcar5 colheres de água5 bananas caturra em rodelinhas finasCreme:5 colheres de sopa de amido de milho4 xícaras de leite1 lata de leite condensado2 gemas1 colher de sopa de manteiga1 colher de sopa de açúcar de baunilhaCobertura:1 xícara de açúcar2 claras2 colheres (sopa) de suco de limão1 colher (sopa) de raspas de limão

PreparoEm uma panela, coloque o açú-car, 1 colher (sopa) de água e leve ao fogo baixo até caramelarJunte o restante da água e deixe ferver até dissolverAcrescente as bananas e cozi-nhe por cerca de 1 minutoDespeje em um refratário médio (19 x 31 cm) e reserveCreme:em uma panela, dissolva o ami-do de milho no leiteJunte o leite condensado, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossarRetire do fogo, junte a manteiga, a baunilha e misture bemColoque o creme sobre o doce de bananas e reservePré-aqueça o forno em tempe-ratura altaCobertura:em uma tigela, misture as cla-ras com o açúcar e aqueça em banho-maria até amornarColoque na batedeira junto com as cascas de limão e o suco, bata em ponto de merengue firmeLeve ao forno por cerca de 5 minutos ou até o suspiro dourar levementeDeixe esfriar e sirva em seguida.

Ingredientes:

1 coelho de 1,5 a 2,0 kg

1/2 copo de azeite

1 copo de vinho branco sêco

1 copo de suco de laranja

5 dentes de alho amassados

1 colher de sopa ervas finas (ou

1 xícara de chá de salsinha e

cebolinha)

1/2 ramo de alecrim

1 xícara de chá de mangerona

ou mangericão

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

2 embalagem de assafácil

Preparo

Após lavar o coelho em água

corrente, retire a gordura que

encontrar no seu interior

Corte, pelas junta, as patas na altu-

ra dos joelhos

Introduza o coelho no assafácil

duplo (uma embalagem dentro da

outra) e coloque todos os ingredien-

tes juntos, lacrando a embalagem

Agite delicadamente, para que o

tempêro envolva toda a carne e co-

loque num refratário para ir ao forno

no dia seguinte, deixando pernoitar

na geladeira

Leve ao forno médio por 2 horas

Em seguida, rasgue o assafácil

na parte superior e afáste-o, até o

coelho dourar

O caldo que restou no refratário

deve ser coado e engrossado com

uma colher de maizena para se

obter o molho

Sirva com arroz branco

Ingredientes:

13 ovos inteiros

1/2 copo (americano) de

óleo

1 copo (tipo requeijão) de

açúcar

2 copos (tipo requeijão)

de fubá

1 copo (tipo requeijão) de

leite

1 colher (sopa) de fermen-

to em pó

1 pitada de sal

Queijo ou coco ralado, a

gosto

Preparo

Bater todos os ingredien-

tes no liquidificador

Levar ao forno pré - aque-

cido por 30 a 40 minutos,

em forma untada e enfa-

rinhada

Broa de fubá de liquidificador

Page 5: edicao-2501_issuu

POLÍTICAwww.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 5

Page 6: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 20136 COMPORTAMENTO

Produtividade na era digital: 7 dicas para turbinar o seu tempo

Quem trabalha na frente do compu-tador nem sempre consegue ser produ-tivo durante todo o tempo. Com muitas distrações pelo caminho, manter o foco acaba sendo uma luta. Por isso, o con-sultor e representante brasileiro da Dale Carnegie, multinacional de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Pedro Gomes, listou dicas que podem ajudar a melhorar a administração do seu tem-po em um ambiente onde todos estão conectados 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, no mundo do “agora, agora, agora”.

1. Chegue cedoVocê não vê vantagens na idéia de

chegar ao trabalho 30 minutos mais cedo? Pense melhor: abrir mão de 30 minutos de sono pode lhe render 8 horas inteiras com bem menos estres-se no escritório. Durante esse tempo “extra” você pode atacar sua caixa de e-mails sem outras distrações e também terá tempo para pensar e res-ponder com calma as mensagens que recebeu durante a noite, conseguindo limpar a caixa de entrada antes que a ofensiva matinal de e-mails recomece. Bônus: você poderá saborear seu ca-fezinho matinal acompanhado de paz e tranquilidade.

2. Mantenha um planejamento

diárioSe o gerenciamento do tempo

pode ser ameaçado pelas ferramen-tas digitais, essa mesma tecnologia pode te ajudar a se manter dentro da programação. Pense além do seu ca-lendário digital: se você tem uma lista de coisas a fazer com mais de 20 itens, planeje quanto tempo cada uma deve levar e adicione essas informações na sua agenda a fim de programá-la para emitir um sinal quando for hora de passar para a próxima tarefa – ou quando for hora de fazer uma pausa 5 minutos para tomar água, café, ir ao banheiro ou conversar com um colega de trabalho.

O grande desafio de trabalhar com um planejamento diário é que a maio-ria das pessoas desiste por acreditar que não funciona. Para que isso não aconteça com você antes de iniciar a sua lista, responda duas perguntas má-gicas: 1) Tem que ser hoje? 2) Tem que ser eu? Respeitando rigorosamente essas perguntas, certamente a sua lista

será muito eficaz, seu dia muito mais produtivo e você ficará mais disposto a investir energia em suas atividades até que o alarme “diga” que é hora de parar.

3. Saiba dizer nãoDizer não às pessoas é sempre um

desafio, seja por receio de ficarmos mal vistos, ou por acharmos que dar conta de mais tarefas é o caminho para o reconhecimento ou até mesmo pela incapacidade de negar algo para as pessoas. Porém, saber dizer não quan-do realmente necessário é uma habi-lidade fundamental para se garantir a execução efetiva do seu planejamento diário, evitando as sobrecargas de tra-balho que prejudicam o rendimento do funcionário. Em muitos casos, quando uma pessoa não sabe dizer não acaba sobrecarregando-se de tarefas extras e muitas vezes desempenhando ativi-dades que não são diretamente suas, deixando suas próprias prioridades para serem feitas depois do horário. Não desperdice nenhum minuto do seu tempo porque é dele que a vida é feita.

4. Seja presenteNão importa o quanto você queira

prestar atenção, reuniões parecem ser feitas para surfar na web. O proble-ma? Você gasta mais tempo depois da reunião tentando acompanhar o conteúdo do que se tivesse apenas se concentrado no que foi dito. Se for possível, desligue seu telefone quando estiver em uma reunião e diga para um assistente ou colega onde você estará e como encontrá-lo caso haja alguma emergência. Se você precisar estar acessível durante a reunião, coloque seu telefone no silencioso e deixe-o no bolso, onde você não ficará tentado a checar os e-mails ou a qualquer outra atividade que distraia a sua atenção.

5. Use o e-mail corretamenteApesar de ser uma ferramenta

de trabalho fundamental nos dias de hoje, o e-mail deve ser usado como parcimônia para que não se transforme em um dos maiores vilões da produti-vidade. Isto porque muitas pessoas se habituam a resolver tudo por e-mail, e se esquecem de que um simples telefonema, por exemplo, poderia ser infinitamente mais prático para determinadas ocasiões. Por isso, leve sempre em consideração a seguinte regra: se a mensagem que se quer

transmitir gerar um diálogo, vale mais a pena utilizar meios dinâmicos como telefone, Skype, MSN, entre outros, que possibilitam uma conversa mais fluida. O e-mail, portanto, deve ser priorizado para mensagens específicas, rápidas ou para transmitir informações simples que não exigirão respostas complexas.

6. Evite procrastinarNada é mais eficiente para nos

fazer procrastinar do que a internet, particularmente as redes sociais como Facebook ou Twitter. Mas, de acor-do com o livro “O poder do hábito”, escrito pelo jornalista da publicação norte-americana The New York Times, Charles Duhigg, podemos diminuir o poder da procrastinação através da produtividade. A chave é reconhecer o motivo que te leva a surfar na web: se você quer apenas arejar a cabeça, encaixar isso na sua programação de atividades (veja em “Mantenha um planejamento diário”) vai ajudá-lo a passar apenas 5 ou 10 minutos em sites de esportes ou de relacionamentos – e não horas inteiras – sem prejudicar seu desempenho.

7. Proteja seu tempo particularFuncionários que usam smartpho-

nes podem sentir que estão acorren-tados digitalmente ao escritório. Claro, você pode não conseguir desligar seu dispositivo de trabalho imediatamente quando sair do ambiente de trabalho. No entanto, é razoável que desliguem tais dispositivos durante o jantar ou quando colocam as crianças na cama.

Decida em qual horário é importante estar “desplugado” e proteja-o com todas as forças, sendo mais focado e eficiente durante o horário de trabalho. Saber que você terá aquele tempo exclusivamente para você, sua família ou amigos vai te tornar uma pessoa mais tranquila e mais produtiva no seu trabalho.Paula Furlan - Consumidor Moderno

Page 7: edicao-2501_issuu

HORÓSCOPOO Sol em sextil com Urano

indica estímulo positivo à intui-ção, originalidade, espírito de liberdade, e independência nas decisões e atos. O espírito do dia é de questionar o que está estabe-

lecido e buscar novas alternativas dentro de um anseio de libertação e ampliações de horizontes. Dispo-sição rebelde, ousada, inovadora e aventureira que envolve as pesso-as, levando-as a abraçar horizontes mais amplos.

ÁRIES - 21.mar a 20.abrUrano e Sol indicam a importância dos ami-gos e o bom momento quanto à participação social. Você se envolve com causas sociais e com o conjunto da sociedade.

TOURO - 21.abr a 20.maiMomento positivo de renovação de sua atitude psicológica, em especial perante a atividade profissional. Aproxima-se uma fase de mais liberdade na vida profissional.

GÊMEOS - 21.mai a 20.junVocê se empolga com propostas e idealiza-ções voltadas para o futuro. Ideias originais e uma disposição vibrante dão colorido a este dia. Entusiasmo com as boas novidades.

CÂNCER - 21.jun a 21.julOportunidade de renovação, no geral da vida, mas em especial na carreira profis-sional. Boas e novas ideias devem ser as condutoras das mudanças.

LEÃO - 22.jul a 22.agoA disposição para o estudo e o conhecimento está estimulada pelo convívio com pessoas afins. Nas relações afetivas, a renovação é a pedra de toque para viver novo momento.

VIRGEM - 23.ago a 22.setVocê se sente mais livre ou encontra uma situação de maior liberdade ao se dispor ao trabalho de maneira renovada. Uma surpresa positiva surge nos negócios e obrigações.

LIBRA - 23.set a 22.outMomento de sentimentos intensos, especial-mente no amor. Uma forte sintonia e atração acontecem hoje. Algo que você deseja encon-tra um apoio especial e pouco convencional.

ESCORPIÃO - 23.out a 21.novAs mudanças na condução das atividades domésticas e cotidianas estão na ordem do dia. Mesmo pequenas mudanças abrem portas para eventos significativos e positivos.

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dezFacilidade para se encantar com as pessoas que venha conhecer. Uma atração pode nas-cer hoje ou por estes dias. As habilidades de comunicação estão em destaque.

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.janA preocupação com a casa e a segurança material é recompensada por boa surpresa. Uma nova perspectiva se abre nestes assun-tos. A ousadia e a liberdade são favoráveis. AQUÁRIO - 21.jan a 19.fevUm período de grande intensidade, e pensa-mentos e emoções têm motivo para se agitar. Observe com espírito investigador as oportu-nidades de renovação que batem à sua porta.

PEIXES - 20.fev a 20.marOs benefícios maiores se dirigem às questões materiais, mas irão se refletir no conjunto de sua vida, dando-lhe mais liberdade. Um dia para superar barreiras nas lidas materiais.

CRUZADASCRUZADAS

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 4 de maio de 2012 7VARIEDADESwww.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 7VARIEDADES

Uma Thurman em Kill Bill

Mostra exibe filmes de Tarantino com ingressos a R$ 4 no CCBB e no Cinusp

Com exceção de “Django Livre” (2012), todos os filmes do cineasta Quentin Tarantino serão exibidos na mostra “Mondo Tarantino”, entre fevereiro e março, na capital paulista. O evento ocorre de 20 de fevereiro a 17 de março no CCBB (centro de São Paulo) e de 25 de fevereiro a 15 de março no Cinusp (zona oeste). Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

O público poderá ver os clássi-cos “Cães de Aluguel” (1992), “Pulp Fiction” (1994) e “Jackie Brown”, e os mais recentes “Kill Bill – Vol. 1 (2003) e Vol. 2″ (2004), “À Prova de Morte” (2007) e “Bastardos Inglórios” (2010).

ServiçoO Que: Mondo TarantinoQuando: diariamente de 02/02

(Sáb) a 17/03 (Dom)das 9h às 21hQuanto: R$ 4Onde: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL http://www.bb.com.br/culturaRua Álvares Penteado, 112Centro - Capital(11) 3113-3651 / (11) 3113-3649Obs: Meia entrada: R$ 2.

Page 8: edicao-2501_issuu

TARCILIO DE SOUZA BARROS

ENTREVISTA

Grandes atrações mundiais na arte da dança, desponta com a Company of the Ballets de Monte Carlo

No momento, no Princi-pado de Mônaco estão se realizando os ensaios de Choré, a nova coreografia de Jean-Christophe Maillot, um dos mais famosos core-ografos da atualidade. Nossa reportagem, en-trevistou, Maillot, por tele-fone, em Monte Carlo. Os ensaios, segundo o criador de seu último trabalho estão bem encaminhados para breve estréia mundial. Choré, desponta momen-tâneamente com o universo dos grandes balês narrati-vos para se consagrar em peças curtas e abstratas que caracterizam o traba-lho do dramaturgo Jean Rouaud. Composto em cinco sec-ções independentes, emer-ge das comédias musicais dos Estados Unidos. Obra luminosa, imaginativa, inter-

Tarcílio de Souza Barros é crítico de arte e analista de temas [email protected]

roga a evolução da dança, sua emancipaçao, sua be-leza de conteúdo grego e humor latente. Maillot, disse mais que este trabalho transpõe o universo das comédias mu-sicais com seu estilo ligeiro e elegante de Fred Astaire e Gene Kelly. Choré é uma coreografia que repousa nos limites da arte e exibe o fulgôr da dança em junção com a música. Um trabalho de teatro, cinema, e litera-tura sublimando a arte da dança contemporânea. No término da entrevista o jornalista quiz saber se à agenda internacional da companhia contempla exi-bições no Brasil; Maillot, disse, que sómente após a fáse de ensaios, esta possi-bilidade será avaliada.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013

8

Jean-Christophe Maillot, um dos mais famosos coreografos da atualidade

Page 9: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 9

Câmara define Comissões Permanentes

Os vereadores definiram nes-

ta semana os membros das 6

Comissões Permanentes do

Legis-lativo para os próximos dois

anos, de acordo com o Regimento

Interno da Câmara, que respeita a

proporcionali¬dade dos partidos.

Neste ano, por iniciativa do

presidente da Casa, professor Essio

Minozzi Junior, foi criada a comissão

de Educação, Cultura e Esportes.

As seis comissões da Câmara

ficaram assim compostas:

1) Comissão Permanente de

Justiça, Legislação e Redação:

Walid Ali Hamid (PSC) – Presi-

dente, Édio de Oliveira Sousa

(PRB) - Vice-Presidente, Valdeci

Moreno de Sousa Lopes (PTB)

– Secretária e Suplente: Dayvid

José Ribeiro Alves (PSDC).

2) Comissão Permanente de

Finanças e Orçamento: Ricardo

Vieira da Silva (PSDB) – Presiden-

te, Marcos Pinto Barbosa (PV) -

Vice-Presidente, Marcio Alexandre

Emidio de Oliveira (PSD) – Secre-

tário e Suplente: Marco Antonio

Ribeiro Santos (PSDB).

3) Comissão Permanente de

Obras e Serviços Públicos: Mar-

cio Alexandre Emidio de Oliveira

(PSD) – Presidente, Alexandre dos

Santos (PSC) - Vice-Presidente,

Ricardo Vieira da Silva (PSDB)

– Secretário e Suplente: Osvaldo

Loureiro Filho (PSD).

4) Comissão Permanente de

Educação, Cultura e Esportes:

Marcos Pinto Barbosa (PV) –

Presidente, Rafael Tadeu Martin

(PSDB) - Vice-Presidente, Édio de

Oliveira Sousa (PRB) – Secretário

e Suplente: Juvenildo de Oliveira

Dantas (PV).

5) Comissão Permanente de

Planejamento, Uso, Ocupação,

Parcelamen¬to do Solo e Meio

Ambiente: Alexandre dos Santos

(PPS) – Presidente, Juvenildo de

Oliveira Dantas (PV) - Vice-Pre-

sidente, Osvaldo Loureiro Filho

(PSD) – Secretário e Suplente:

Walid Ali Hamid (PSC).

6) Comissão Permanente de

Saúde e Assistência Social: Marco

Antonio Ribeiro Santos (PSDB)

– Presidente, Valdeci Moreno de

Sousa Lopes (PTB) - Vice-Presi-

dente, Dayvid José Ribeiro Alves

(PSDC) – Secretário e Suplente:

Rafael Tadeu Martin (PSDB).

Dr. Ricardo Vieira irá presidir a Comissão de Finanças Orçamen-to que analisará as operações financeiras e orçamentárias do Poder Executivo, e os balanços quadrimestrais em audiências públicas, conforme determina a Lei de responsabilidade fiscal

Valdeci da América toma posse como vereadorPrimeiro suplente da coliga-

ção PV-PSDC, Valdeci Fernan-

des, conhecido como Valdeci

da América, tomou posse na

segunda-feira como vereador,

na cadeira de Dayvid Alves,

que aceitou convite do governo

municipal e assumiu a pasta de

LEGISLATIVO

As Comissões, que aumentaram neste ano de cinco para seis, têm como função estudar propostas de lei e outros assuntos que passam pela Câmara, para orientar as votações em plenário

Esportes.

Valdeci é homem l igado

ao esporte e há vários anos

participa da organização de

campeonatos e também com

uma equipe que leva o nome

de sua loja.

Próspero empresário, deverá

lutar pela melhoria do esporte

em geral e também pela solu-

ção de problemas em bairros

da periferia.

Page 10: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 201310 SAÚDE & BELEZA

Vale tudo para acabar com as estriasPrimeiro aparece um risqui-

nho avermelhado, que você nem dá bola, pensando que é um simples arranhão. Com o tempo, ele vai ficando mais largo, mais profundo até que clareia e fica similar a uma cicatriz. Está cons-tatado: é a temível estria.

Este arranhão que acontece no nosso corpo é o rompimento das fibras elásticas que susten-tam a pele da barriga, dos seios, das coxas. A verdade é que, com justificativas biológicas ou não, não tem nada que a gente detes-te mais no nosso corpo do que essas malditas listrinhas.

HidrataçãoPara evitar, não tem outra:

abusar do creme hidratante. É a melhor forma de prevenção. E na gravidez, o cuidado deve ser ainda maior. “É importante ter uma dieta equilibrada, para não engordar muito. Também não coçar ou machucar a pele e usar o hidratante duas vezes ao dia”, recomenda a Dra Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A dermatologista da SBD Tatiana Jerez também dá dicas para potencializar o efeito dos hi-dratantes: “o melhor horário para hidratar o corpo é imediatamente após o banho, não importando se ele acontece pela manhã ou à noite. Nos cinco minutos que se seguem ao banho, nossa pele absorve melhor os hidratantes”.

E a ideia é usar a torto e a direito mesmo, independente do tipo de pele. Nada de evitar o hidratante por que tem pele oleo-sa, por exemplo. “Para pacientes que tem pele oleosa, existem hidratantes livres de óleo, mas no geral, as estrias não estão locali-zadas em locais onde o paciente tem grande oleosidade”, explica a Dra. Tatiana.

Como combaterVocê hidratou, massageou,

cuidou e, mesmo assim, viu esses

rabiscos rompendo na pele. Tudo bem, acontece. Agora é a hora de ir atrás de um consultório médico e ver como você pode resolver. “Os produtos mais indicados são aqueles com ácido retinóico e com outros ativos que estimulem a produção de colágeno”, indica a Dra. Denise. O que varia é a potência do produto, representada pela concentração do ácido mas eles são considerados medica-mentos e devem ser comprados com receita.

Tratamento de choque: apele para o laser

O hidratante não evitou e o ácido retinóico não resolveu. O próximo passo é mais agressivo e por isso, garantia de mais efeito. “Os tratamentos mais eficazes são os com laser fracionado não ablativo, ablativo e radiofrequên-cia fracionada. Todos, através de calor e energia, estimulam o colá-geno e melhoram a qualidade da pele”, explica a diretora da SBD. Os aparelhos de laser emitem luz, promovem calor e estimulam o colágeno. Assim, eles atingem não só as estrias mais recentes (as vermelhinhas), mas também aquelas mais antigas, que são esbranquiçadas.

Todos os tipos de pele podem fazer estes tratamentos a laser, sem restrições. “Mas nas peles mais morenas, eles devem ser usados com cautela”, avisa a Dra. Tatiana Jerez. “No geral, nestes pacientes, as sessões de laser devem ser mais brandas e por isso o tratamento pode requerer mais sessões”. No nosso corpo, a parte que responde melhor ao tratamento são as mamas.

“Quando bem aplicados, os tratamentos trazem bons resul-tados. Porém, eles podem gerar queimaduras, escoriações e dei-xar manchas quando realizados de forma equivocada”, alerta a Dra. Tatiana. Portanto, nada de sair fazendo tratamentos em casa ou marcando infinitas sessões de laser sem a avaliação de um mé-dico especializado. “Somente um dermatologista poderá avaliar da maneira correta cada caso, cada tipo de pele e então definir qual o melhor tratamento, e em que dose usar os ácidos ou que potência usar os lasers”.

Ah, é bom lembrar: não de-sanime se as estrias demorarem a deixar você em paz. O máximo que acontece nas semanas se-guintes ao tratamento a laser é

uma leve clareada na tonalidade das lesões. Os resultados efetivos do tratamento só começa a apa-recer mesmo após três meses da

primeira sessão, que é quando ocorre a produção de colágeno, estimulada pelo laser.

Luísa Dalcin - MdeMulher

Page 11: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 11

Show de luzes e cores acontece no parque Ibirapuera de 19 a 27 de janeiro, em homenagem ao aniversário de São PauloArnaldo Antunes se apresenta no Anhangabaú

A programação do aniver-sário de São Paulo promete agitar os paulistanos. Para comemorar os 459 anos da capital, foram organizados os mais diversos eventos para todos os tipos e gostos.

ShowsOs jás tradicionais shows

do Anhagabaú são um dos maiores eventos de comemo-ração do Aniversário de São Paulo. Este ano o evento traz a reunião de quatro gerações diferentes de cantores para comemorar os 459 anos da capital paulista: Rita Lee, Zé-lia Duncan, Arnaldo Antunes, Emicida e Criolo.

Quem quiser ver um show ao ar livre pode conferia a pro-gramação do Cultura Livre SP que conta com uma série de

São Paulo comemora 459 anosapresentações nos principais parques da cidade. Entre os artistas que se apresentam estão Simoninha, Trupe Chá de Boldo, Thiago Pethit e Wanderléia.

Já os organizadores do fes-tival Lollapalooza prepararam para o dia 25, comemoração também do aniversário da Galeria do Rock, uma série de quatro shows gratuitos na gale-ria. No line-up estão as bandas Tokyo Savannah, República, Revoltz SP e Name the Band.

PasseiosNo Parque Ibirapuera a fon-

te multimedia fará um show de luzes, música e imagens mos-tram a fundação da cidade e seus movimentos econômicos e urbanos ao longo da história. A Casa da Rosas recebe o

Sampoemas evento que du-rante todo o dia reúne palestra, espetáculo e improvisação coletiva de poemas.

O MIS traz para o público a 3ª edição do Conexão Cultural, que mistura exposições, show e feira gastronômica. Partici-pam do evento o artista Edu-ardo Kobra e os chefs Lourdes Hernandez e Paulo Yoller.

No Memorial da América Latina, as 16h, um cortejo de baianas farão uma escultura uma lavagem da escultura de Mão, de Oscar Niemeyer, tudo isso, ao som do espe-táculo de samba Samba de Sampa. Já as 19h, o quarteto vocal Trovadores Urbanos fazem uma Serenata para São Paulo com alguns dos maiores clássicos da música popular brasileira.

EsportesO World Bike Tour chega

em sua 5ª edição no Aniver-sário de São Paulo com uma expectativa de público de mais de é de 8 mil pessoas. O even-to circula o mundo inteiro tendo passado por cidade scomo Madri, Lisboa e Porto.

Já os fãs da corrida pode-rão participas do já tradicional Troféu Cidade de São Paulo que chega a sua 15ª edição. A largada acontece no Parque do Ibirapuera, a partir das 7h50. Uma alternativa para a corrida de rua é a Corrida Ver-tical, que acontece dentro do edifício Abril. Os participantes tem de subir 30 andares e 672 degraus para finalizar a prova.

GastronomiaPara começar a comemo-

ração dos 449 anos da cida-de de São Paulo, o Mercadão ficará aberto durante a ma-drugada do dia 24 para o dia 25 de janeiro. Uma boa para quem curte os sanduíches de mortadela e dos bolinhos de bacalhau do local.

Os restaurantes e bares da capital também não fica-ram de fora das comemora-ções. Entre os destaques, restaurante Mercearia do Conde criou um menu es-pecial para o aniversário da cidade inspirado no livro “A Culinária Paulista Tradi-cional”.

O Felix Bistrot oferece um cardápio especial com elementos que combinam com a cidade de São Paulo, como o Entrecôte ao molho Béarnaise com feijão Tropei-ro ou Badejo grelhado sobre Arroz à Portuguesa. Já o Living Lounge Bar&Sushi vai oferecer três receitas ti-picamente paulistanas e três drinks criados exclusivamen-te para celebrar o aniversário de São Paulo.

Page 12: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 201312

Page 13: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 13

Fernão Dias inaugura Sistema Inteligente de Transporte e Centro de Controle Operacional

A Autopista Fernão Dias inaugura hoje o Sistema Inteligente de Transporte e o Centro de Controle Opera-cional – CCO, centrais que monitoram e acompanham todas as movimentações de tráfego, providenciando com mais agilidade e rapidez os atendimentos aos usuários.

O Sistema Inteligente de Transporte (ITS) da Autopis-ta Fernão Dias conta com o Circuito Fechado de TV (CFTV). São 221 câmeras instaladas, em média a cin-co quilômetros de distância cada, ao longo de todo o trecho da concessão. Os equipamentos possuem um zoom óptico que amplia a imagem em 35 vezes, cerca de dois quilômetros para cada sentido da rodovia,

proporcionando uma cober-tura de aproximadamente 80% do trecho. As imagens são transmitidas em tempo real ao Centro de Contro-le Operacional, por meio de fibra óptica, ao longo dos 562,1 quilômetros das rodovias. O CCO recebe as imagens através de um videowall e, por meio de um software de gerencia-mento de ITS, identifica as diversas interferências que ocorrem na rodovia, como por exemplo, um veículo na contramão, um pedestre andando na pista, um aci-dente, algum veículo parado no acostamento etc. São 20 funcionários, que traba-lham em quatro turnos para operar os equipamentos, 24 horas por dia. As câmeras

têm o objetivo de dar agi-lidade no atendimento ao usuário, fornecendo assim mais conforto.

O CFTV tem como ob-jetivo o monitoramento e o acompanhamento de todas as movimentações de trá-fego pelos monitores de TV, providenciando com agili-dade e rapidez a resolução do evento. Desta forma, as mais de 600 ocorrências atendidas por dia são mais bem gerenciadas e, os usu-ários, atendidos com mais precisão.

Além das câmeras, o ITS contempla também nove contadores de tráfego, três estações meteorológicas, 10 painéis de mensagens variáveis fixos e sete painéis de mensagens variáveis móveis.

Duzentos e vinte e uma câmeras mo-nitoram a rodovia BR-381, entre São Paulo e Contagem, e fornecem mais agilidade no atendimento ao usuário.

Painel de Mensagem Variável

Estação Meteorológica

Page 14: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 201314

Tradição e diversidade marcam Carnaval 2013 em Atibaia

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, divulgou esta semana a programação do Carnaval 2013 em Atibaia. A Prefeitura preparou seis dias de folia, com destaque para a tradicional Folia com Bo-necões e bandas de marchi-nha, no centro da cidade, e Carnaval no Jardim Imperial com presença do Bloco do Jacaré – o grande diferencial deste ano.

O primeiro dia da festa é no sábado, dia 2, às 14h, com o Pré-carnaval da 3ª idade, no Centro de Convi-

vência da Terceira Idade, no Alvinópolis. No mesmo dia, o Bloco do Zé Pereira sai às ruas do Atibaia Jardim, a partir das 19h. A saída acontece da Praça Sebas-tião Teixeira, com chegada prevista para a Praça Alvise Abramo (AMADA).

Na sexta-feira, dia 8, a folia chega ao centro da cidade. O Bloco do Zé Pe-reira ganha as ruas às 19h, com saída da José Lucas, passando por outras ruas do Centro. Mais tarde, às 23h30, é a vez do Bloco do Caveira, com saída do Ce-mitério São João Batista. Os mortos-vivos, vampiros, bru-xas e outras “assombrações” prometem fazer barulho na calada da noite.

A tradicional Folia com Bonecões acontece nos dias

GERAL

A Prefeitura preparou seis dias de folia; festa começa no dia 2

9, 10, 11 e 12, a partir das 16h, na Praça da Matriz. Os bonecos gigantes irão circular pelas ruas do Centro e depois se concentrarão na praça, onde a Banda Vexame esta-rá comandando a festa. Nos mesmos dias (9, 10, 11 e 12), a partir das 19h, os foliões poderão dançar e pular no carnaval do Centro de Con-venções, com Altemar Dutra Jr. e Banda Maktub.

No Jardim Imperial, o car-naval acontece na Praça do Migrante Nordestino, com as bandas Swingagem e Efeito Colateral, e presença do Bloco do Jacaré. Nos dias 9 e 12, a festa começa às 19h, e nos dias 10 e 11, às 16h.

Não fique fora dessa. Em Atibaia, o carnaval tem pro-gramação diversificada, para todos os tipos de público.

Imprensa PMA

Criação e desenho de figurinos teatrais é o novo curso da puc-sp

O foco central do curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coorde-nadoria Geral de Especia-lização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), está na pesquisa e na compre-ensão técnica dos recursos necessários para a realiza-ção dos figurinos, integrados aos estudos realizados nas demais áreas que compõem a produção de um espetácu-lo. O curso amplia as opções de quem deseja conhecer técnicas da criação teatral levando em conta a pesquisa das condições em que se dá a produção teatral no Brasil.

O crescimento da de-manda de serviços das artes cênicas justifica a capaci-tação de um número cada vez maior de pessoas para atuação profissional nas áreas técnicas da criação de espetáculos. O figurino, a cenografia, a iluminação e a maquiagem estão no cen-tro da demanda da criação

artística, assim como em diversas modalidades do mercado de negócios, como os eventos, o Jornalismo, a Moda e a Publicidade.

São objetivos do curso: dar ao aluno um embasa-mento prático de técnicas construtivas e processos de composição artística, dotan-do-o de maior competência para desenvolver projetos de figurinos para as artes cênicas.

Dirigido a interessados em geral, o curso tem iní-cio em 2 de Março e aulas sempre aos sábados, das 10h às 13h no Teatro TUCA, que fica na rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo.Mais informações e inscri-ções: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e [email protected]ções para a imprensa Priscila Lacerda(11) 3670-8334 / (11) [email protected]

Page 15: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 2013 15

Restaurante do Son, em Terra Preta, promove exposição de ArteA arte é um deleite, queasso-

ciada à boa comida é incompa-rável, por isso venha prestigiar estes dois momentos no restau-rante que fica localizado ao lado da E.E. São Francisco. A co-mida é caseira, deliciosa, com pratos diferenciados, sistema Self. Service, aceita cartões, o espaço é amplo, aconchegante e bem familiar.

A exposição de arte no restaurante é permanente. São pinturas em tela do artista plás-tico Sebastian Sá, que reside em Terra Preta, e as obras do escultor Lúcio Bittencourt, que inclusive possui uma de suas obras na APAE de Mairiporã. Os preços estão muito acessí-veis e significativos.

Venha conferir!Horário de funcionamento:

Das 11h30 às 15h, de segunda a sábado.

Festa&

CiaCachorro quente

Hambúrguer

Carne Loka

Caldos

4419-474497205-4420

Faço s

eu

churr

asco

Page 16: edicao-2501_issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 25 de janeiro de 201316