Edição 27 - Info ACI

4

Click here to load reader

description

Info ACI - Edição 27

Transcript of Edição 27 - Info ACI

Page 1: Edição 27 - Info ACI

Comércio e serviços: grandes forças da nossa economia

Agora o InfoACI traz um espaçoexclusivo para notícias e acontecimentosdos setores de comércio e serviços. Paracomeçar, vamos mostrar um pouco da forçaque esses setores têm na economia e ocenário que apresentam nos dias de hoje.Responsáveis por uma parcela signifi-cativa dos associados da ACI, o comércioe os serviços têm contribuição fundamen-tal para o desenvolvimento econômico dacidade e geram 60% de todos os empregosformais de São José dos Campos.

Apesar de ser uma cidade tradi-cionalmente industrial, São José ganhounos últimos anos o título de centro decompras e serviços de toda região,recebendo diariamente consumidores doVale do Paraíba, Litoral Norte, Serra daMantiqueira e até de outros estados, ummercado que possui mais de 2 milhões e200 mil pessoas.

Para o presidente da ACI, Felipe Cury,as empresas de comércio e serviços aindatêm a vantagem de não sentirem tanto osimpactos de crises econômicas ou políticas,

- 90% das empresas instaladas em SJC

- Responsáveis por 60% dos empregosformais na cidade

- Geraram 83% dos 13.674 novosempregos em São José em 2008

Comércio e serviçosem números:

sejam elas nacionais ou internacionais.“O mercado de consumo interno não podeparar, as empresas que enfrentamperíodos como esse com planejamento,criatividade e foco conseguem até crescerdurante as crises”, afirma. O associadoWashington Rodrigues, da TarzanComponentes Eletrônicos, concorda como presidente e vive um ótimo momento emseus negócios. “Eu acredito muito na forçado varejo, sentimos o impacto das crisesde forma mais branda, até tenho vistomuitos colegas empresários contratandopara 2009”.

Na Tarzan, o efetivo de funcionáriosaumentou em 25% em janeiro e as vendasde fevereiro foram 15% melhores do queno mesmo mês de 2008. “Eu sempre falocom a minha equipe sobre isso. A indústriaé muito importante para as cidades, massofre mais com a sazonalidade domercado”, afirma.

O InfoACI traz algumas dicas para asempresas aproveitarem da melhor formao cenário atual e ampliarem suas vendas:

Faça um balanço geralDedique um tempo para verificar como foio desempenho em 2008. Transformeinformações em ferramentas de trabalhoe seja racional e objetivo.

Encare os fatosApesar de o Brasil encontrar-se em umcenário mais favorável, não é muitointeligente fingir que não haverá desace-leração. As empresas precisam melhorarcada vez mais sua gestão em todos osníveis.

Velocidade é fundamentalHoje, a palavra de ordem é competi-tividade. É preciso ter velocidade paratomar as decisões corretas e ainda maisrapidez para fazer os ajustes necessáriosao longo do percurso.

Fidelize seus clientesConquistar um novo cliente é muito maiscaro e demorado que manter aqueles quevocê já tem. Faça de tudo para fidelizaros seus com novos benefícios, agora aconcorrência será ainda mais acirrada.

Invista na capacitação e no climaorganizacional favorávelUm ambiente mais agradável e harmônicoé sinônimo de maior produtividade.Investir em pessoas não é mais umdiferencial, e sim necessidade.

Entenda as necessidades de seu clienteEm tempos de crise, a tolerância dosclientes diminui e a exigência aumenta.Ouvir mais e entender o que elesrealmente precisam é uma necessidadefundamental.

Acredite em vocêPessoas que venceram na vida desenvol-veram uma convicção inabalável sobre oque estavam fazendo. Toda criação começana mente. Pense nisso!Washington Rodrigues em seu

escritório na TarzanComponentes Eletrônicos

Calçadão da rua Sete de Setembro

Fonte: Informativo Gestão em Vendas

Page 2: Edição 27 - Info ACI

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Março 2009

1 – Fale um pouco da empresa e conte oque faz para ser atualmente umareferência no ramo de bufês.MW - A empresa existe desde 2002 eatende tanto o público corporativo quantopessoas que buscam cardápios diversi-ficados em um serviço de bufê completo ediferenciado. Trabalho com festas decasamento, 15 anos, bodas, aniversários,e já realizei ao todo cerca de 300 eventoscorporativos. Hoje, atendo clientes não sóem São José, mas também em São Paulo,Litoral Norte, Lorena e Mogi das Cruzes.Faço questão de acompanhar todos oseventos e costumo personalizar o cardápiodo cliente até atingir seu objetivo,analisando as exigências do mercado,trabalhando com confiança, credibilidadee, principalmente, buscando sempre afidelização e satisfação dos meus clientes.Já prestamos serviços para empresascomo Embraer, Mitsubishi, Johnson,Editora Abril, Petrobrás, entre outras.

2 – Qual é a sua maior satisfação comoempresária?MW - Minha realização surge de poderver o brilho nos olhos dos meus clientesao final de cada evento, refletindo suasatisfação com os serviços prestados.Quando recebo elogios e eles percebemque acertaram na escolha, fico realmentefeliz. Tenho um estilo próprio de trabalhoe as pessoas sabem quando o bufê é meu.

Proprietária da Maison

Gourmet Assessoria

Gastronômica

Pe r f i lMônica Wermelinger

O mês defevereiro se despediu com abeleza das alegorias, o roman-tismo das fantasias e os acordesdo samba. Foram mínimos osabusos e a alegria prevaleceu. Asmás notícias deram uma pausapara as alegrias dos foliões. Acidade estava pacata e as praiasfeéricas. A grande boa nova foi oClube de Campo Santa Rita terreeditado os seus carnavaismemoráveis. Diariamente trêsbailes simultâneos para satisfazera todos os gostos. Parabéns aopresidente Aldari Figueiredo e,por justiça, o reconhecimento aosempreendedores que levaramadiante tão ousado plano. João-zinho Scarpa, presidente doConselho da ACI, pegou o touro àunha, chamou a responsabilidadepara si, inovou e fez do carnavaluma verdadeira atividade comer-cial, altamente profissionalizadae impecável na organização, complanejamento, cronogramas,feedback e marketing. O nossopresidente do Conselho soube secompor com nosso associadoCoronel Benê e dessa mistura nas-ceu a alegria, o crescimento dolazer e a felicidade pura, comoconvém a todos. Ficamos orgulho-sos quando constatamos que oentretenimento também pode serum alto negócio de comércio eindústria.

´

3 – Comente sobre sua experiênciaprofissional como mulher, e a diferençaque as mulheres fazem hoje no mercadode trabalho.MW - No início da minha trajetória,alguns clientes se “assustavam” quandotratavam de negócios comigo, já que euera mulher e, ainda por cima, muito nova.Mas é claro que isso mudou e hoje perceboque quando as mulheres estão à frente dotrabalho, ele flui muito melhor, graças àsua sensibilidade, flexibilidade e traquejo.Gosto muito de trabalhar com mulheres eprefiro quando elas estão no comando, jáque elas se arriscam muito mais. Para seter uma idéia, 95% da equipe da minhaempresa são mulheres, e posso dizer queestou muito satisfeita.

4 – Há quanto tempo a empresa éassociada da ACI e como a entidade temcolaborado com o crescimento da mesma?MW - Somos associados há um ano porquea ACI é uma entidade idônea e vejomuitas vantagens oferecidas por ela. Gostode investir nos meus funcionários, por issoeles estão sempre participando dos cursose palestras promovidos pela ACI. Achoque todas essas oportunidades devem serbem aproveitadas, inclusive, temos até umquadro de avisos para manter osfuncionários informados sobre os eventos,já que esse ano vamos profissionalizarainda mais a empresa.

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o InfoACI entrevistaa empresária Mônica Wermelinger, psicóloga formada pela UNAMA (Universidadeda Amazônia) e tecnóloga em gastronomia pelo SENAC de Campos do Jordão.Acompanhe a trajetória desse exemplo do universo feminino.

Jornalista Resp.: Bianca Totti MTB 31.410Jornalista Auxiliar: Simone SiqueiraTextos: CódigoBR ComunicaçãoDiagramação: Márcio Monteiro (Fox Design)Impressão: Jac EditoraTiragem: 2.500 unidades

Informativo Mensal da Associação Comercial eIndustrial de São José dos Campos

CNPJ: 60.179.769/0001-40

Comentários e sugestões: [email protected]

www.acisjc.com.br

Empreendedorismoe Carnaval

Felipe CuryPresidente

Page 3: Edição 27 - Info ACI

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Março 2009

Associado recebe Títulode Cidadão Joseense

Programa Empreender apresenta novos núcleosAtualmente a ACI conta com dois

núcleos formados pelo ProgramaEmpreender, o de Marmorarias e o deOficinas Mecânicas.

No mês de fevereiro, os gruposentraram em uma nova fase e partici-param das Oficinas de Cooperação e daO.P.P. (Oficina de Planejamento Partici-pativo), uma ação realizada pela ACI eSEBRAE (Serviço de Apoio às Micro ePequenas Empresas) de São José dos Cam-pos.

O Programa está iniciando novosnúcleos, como o de Beleza e Estética, cominício em março, além do de Padarias.

Também já está sendo retomado o núcleode Materiais de Construção.O Programa Empreender reúne empresasdo mesmo ramo de atividade paradiscutirem os problemas comuns ebuscarem soluções conjuntas. Os objetivosdo projeto são impedir o isolamento dasempresas, facilitar a troca de experiên-cias, estimular o associativismo e aumen-tar a competitividade das empresasatravés de inovações tecnológicas.

Para participar do programa é neces-sário ser associado da ACI e basta entrarem contato com a entidade pelo telefone:(12) 3904-4012.

Por indicação da ACI, o associadoAlcides Hideto Sakuragui, proprietário daRelojoaria Universal, irá receber no dia27 de março, o título de CidadãoJoseense, em reconhecimento aos serviçosprestados à comunidade de São José dosCampos. A sessão solene de outorga doTítulo acontece às 20h no Plenário daCâmara Municipal de São José dos Cam-pos.

Coquetel Com Negócios – BZ Comunicação

Palestrante: Mário Celso Stefano doPrado, analista de sistemas com conheci-mento em marketing de relacionamento eatuação de destaque em empresasmultinacionais e nacionais de grandeporte. Atualmente ocupa o cargo deDiretor de Marketing da BZ em São Josédos Campos.

Missão Empresarial daMalásia

A ACI recebe no dia 30 de março, às10h, uma missão empresarial da Malásiapara rodada de negócios com empresasjoseenses. A comitiva com representantesda Malásia será composta de umadelegação de aproximadamente 12dirigentes de empresas fabricantes deprodutos médico-hospitalar descartáveis.

A ação acontece em virtude do convitefeito pela Avibrás de São José dos Cam-pos, e será realizada em conjunto com aMatrade (Escritório Comercial daEmbaixada da Malásia), responsável porpromover exportadores e serviços.Importadores locais, laboratórios e hospi-tais também deverão participar.

O presidente da ACI, Felipe Cury,recebeu a visita dos representantes destasempresas, que acertaram os detalhes damissão empresarial na entidade.

As empresas que quiserem participarda rodada de negócios podem entrar emcontato pelo telefone: (12) 3904-4011(falar com Felipe Cunha).

Dia: 26 de marçoHorário: 18h30Local: Auditório da ACI, Rua FranciscoPaes, 56 – São José dos Campos – SPPresença: confirmar através do [email protected] ou pelotelefone: (12) 3904-4015 / 4021Entrada: gratuita

“Sua Marca – Produto do Século XXI”

Talk Show foi um sucessoO presidente da ACI, Felipe Cury,e o jornalista Carlos Abranches,durante realização do Talk ShowEmpreendedores de Sucesso, nodia 27 de fevereiro. O eventotambém teve a presença doempresário Oscar Constantino,associado da ACI, que contou suatrajetória de sucesso.Em breve teremos mais umaedição do Talk Show, no dia 27 demarço. Compareça!

Estilo Festas e Noivas 2009 - 3 e 4 de abril das 16h às 22h e dia 5 das 14h às 20hEspaço Cassiano Ricardo (Av. Cassiano Ricardo, 1983 - Jd. Alvorada - SJCampos)

Mais informações: Teaser Comunicação Criativa - Telefone: (12) 3923-4040

Page 4: Edição 27 - Info ACI

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Março 2009

Support RH – Desconto de 5% nos serviços derecrutamento, seleção e treinamento em segurança dotrabalho. (12) 3933.3128. Site: www.supportrh.com.

ICBEU - Desconto de 15% nos cursos livres de idiomas,com exceção do curso FLEX, cujo desconto é de 10%. (12)3924-1000 ou (12) 3203-1000. Site: www.icbeusjc.com.br.

CORPSYSTEM – Desconto de 15% na aquisição dequalquer software comercializado pela empresa. (12) 3941-

3753 ou (12) 3941-1780. Site: www.corpsystem.com.br.

ETEP Faculdades - Descontos especiais. Confira a tabela. 0800-7273837. Site: www.etep.edu.br.

A rescisão por justa causa ocorrequando o empregado comete alguma dasfaltas elencadas no art. 482 da CLT, maso empregador deve observar as seguintescondições de: gravidade, atualidade eimediação. Quanto à gravidade, o empre-gador deve aplicar as sanções discipli-nares de acordo com a gravidade do ato:advertência, suspensão e demissão porjusta causa. Dessa forma, se a falta come-tida pelo empregado for leve, deve ser apli-cada a advertência e se for mais grave ouhouver reincidências de faltas leves, cabea aplicação de suspensão. Para demissãopor justa causa é necessário que o empre-gado tenha cometido uma falta muito gra-ve, ou caso tenham sido aplicadas várias

Demissões por justa causaFalta grave cometida pelo empregado

Fonte: Esc. de Advocacia do Dr. Adem Bafti

Em virtude do pedido da ACI, osecretário da Fazenda, José Liberato,esteve presente na última reunião doConselho Consultivo da entidade no dia 9de março. O objetivo do encontro foi tirardúvidas dos empresários quanto à revisãoda planta genérica e mudanças nos valoresdo IPTU.

Liberato salientou que a últimaalteração ocorreu em 1989 e muita coisamudou em nossa cidade, por isso anecessidade de uma planta genérica maiscoerente e justa. Ele afirmou que 79% dosimpostos residenciais do município estão

penas de advertência e suspensão, sem quehouvesse alteração no comportamento in-devido do empregado. Quanto à atualida-de, a aplicação da sanção deve ser imedia-ta ao conhecimento do ato do empregado.Não sendo punido imediatamente ocorreráo perdão tácito e o empregador não poderápunir a pessoa. A imediação significadizer que deve haver uma relação entre oato praticado pelo empregado e a suapunição. O empregador deve utilizar obom senso ao aplicar as sanções e observarque não é permitido aplicação de duplapenalidade por uma só falta cometida.O PAE Jurídico orienta os associados às3ª e 5ª feiras das 9h às 11h.

abaixo de R$ 150,00 e que a cidade temaumento de 3% ao ano no volume de IPTU,sendo que do total de 166 mil carnêsemitidos, 35.300 são de terrenos, 85.000de casas, 32.300 de apartamentos e13.400 imóveis de comércio e/ouindústria. “É bom lembrar também que aPrefeitura ampliou o prazo de pagamentodo valor integral para 31 de março e queaté o vencimento da primeira parcela épossível entrar com recurso pararedução”, afirmou Liberato.

Os conselheiros presentes à reuniãoelogiaram a apresentação do secretárioda Fazenda, José Liberato, que mostroucoerência, senso de justiça e responsa-bilidade ao conduzir a alteração daplanta genérica de São José.

Menções especiais foram feitas pelopresidente da ACI Felipe Cury e peloconselheiro Rogério Penido.

Mais informações no Disque IPTU pelotelefone: (12) 3947-8590.

PAV – Programa deAlavancagem de Vendas

04/03 - 19h – Administração doCapital de GiroPaulo Cesar F. Montenegro –SEBRAE SPAssociados: GratuitoNão Associado: R$10,00

11/03 - 19h – Atração e Seleção dePessoal em Regime EstratégicoProf. Benedito Milioni – ACGAssessoria Empresarial2kg de alimentos não perecível –Hospital do Câncer Dr. Arnaldo

16/03 – 19h - Pesquisa deMercado: O Que é e Para Que ServeWlamir Bello – SEBRAE SPAssociados: GratuitoNão Associado: R$10,00

Palestras ACI19/02 - 19h - Crise Mundial - OComportamento Cria OportunidadesSergio Kyoshi - Instituto KyoshiEvento Gratuito

Eventos ACI26/03 – 18h30 - Coquetel comNegócios: Sua Marca – Produto doSéculo XXIMário Celso Stefano do Prado –BZ ComunicaçãoEvento Gratuito

27/03 – 19h - Talk Show -Empreendedores de SucessoCarlos AbranchesConvite: R$10,00

Faça sua inscrição pelos telefones(12) 3904-4021 / 3904-4015 ou

[email protected] informações acesse

www.acisjc.com.br

Prefeitura esclarece dúvidas sobre o IPTU na ACI