Edição 278

24

description

De 12 a 18 de abril 2013

Transcript of Edição 278

Page 1: Edição 278
Page 2: Edição 278

02

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba - Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG - Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 - [email protected]: Sérgio Dalgallo - Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR - Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Diagramação: Tatiana Carla de Souza - Distribuição: Curitiba e Região MetropolitanaOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade

de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

www.asemananews.com.br

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Expediente

Editorial

Mundo entra em guerra por falta d’água!

Opinião

A crise da desindustrialização

Não fique estarrecido senum futuro próximo você ouvirsobre ou ter contato com a guer-ra pela falta d’água, pois já nosdias atuais um bilhão de pesso-as não tem acesso a este bemtão precioso e por muitos des-perdiçado. Mas haverá no pla-neta uma guerra pela água? Es-pecialistas tentam responder aesta questão. Um relatório daONU relata que, até meados doséculo, o consumo de água doceno setor agropecuário aumenta-rá em mais 20%. Isto está relaci-onado com o aumento das ne-cessidades de água na produ-ção. Grande parte do líquido ser-ve para regar as culturas agrí-colas e são necessários, porexemplo, cerca de 500 litros parase obter um quilo de trigo.

A mudança do clima é umdesequilíbrio, um caos naturalque provoca mudança muitobrusca e freqüente das tempe-raturas como, por exemplo, neveno verão. A influência desse pro-cesso será tal que nas zonasonde caem muitas precipitações,estas aumentarão ainda mais.Por outro lado, nas regiões ondefalta água, esta haverá aindamenos.

Não há lugar na Terra ondenão exista água a uma certa pro-

fundidade. A questão é que al-guns países não têm possibilida-de de escavar poços de um qui-lômetro e tirar essa água. Outrosnão querem ou não se interes-sam em realizar estas escava-ções. Se nesse local existir umpaís civilizado com os equipa-mentos técnicos necessários ecom políticos interessados emsolucionar este problema quetanto aflige a população, nãohaverá a falta d’água, pelo me-nos por algum tempo.

O problema do abasteci-mento de água para a popula-ção exerce influência considerá-vel sobre a economia dos paí-ses. A escassez de água podelevar à emigração da populaçãodos países pobres e, no caso dospaíses ricos, à dependência dasregiões com grandes reservas derecursos hídricos. Quer em um ouem outro caso, a instabilidade so-cial pode levar ao surgimento deconflitos. A luta pelo acesso à águapode se transformar literalmenteem oposição armada.

E quem garante que a mé-dio ou a longo prazo não se es-gote também esse recurso natu-ral aqui no Brasil? E isto certa-mente acontecerá caso não se-jam tomadas medidas urgentespara conter a destruição do meio

ambiente, bem como a poluiçãofeita diuturnamente por nós mes-mos e muitas das vezes porpessoas que no amanhã nãoterão o abençoado dim dim nemmesmo para comprar o copo deágua para matar a sede dassuas crianças.

Um dos grandes problemassão os infames boatos que seespalham de boca em boca deque informações como estas sãoalarmistas e que jamais faltaráágua em nosso planeta. E mais:de que é evidente que existe ointeresse de alguém ou de gru-pos para deixar o pobre povodesinformado em pânico. Mas aúnica coisa que garanto é que opovo mal informado em nossopaís sempre existirá, pois se fos-semos uma nação culta jamaisteríamos em nosso comando oque temos nos dias atuais!!!

Aliás, você sabia que umadas primeiras guerras da histó-ria foi travada por causa deágua? Isto ocorreu há 4.500anos, entre duas cidades-esta-do à margem do rio Eufrates, re-gião onde fica o atual Iraque. Delá para cá, a quantidade de águapotável disponível no planetanão mudou, mas a explosão de-mográfica, a urbanização desor-denada e o mau gerenciamento

de um recurso insubstituível fi-zeram do acesso à água umacompetição cada vez maisagressiva e o estopim de cente-nas de conflitos.

Torno a repetir que estouaqui para cumprir a missão queme foi dada pelo nosso Criadoratravés deste veiculo que é a dealertar, dentro até mesmo do im-possível às vezes, sobre os maisdiversos assuntos. Quem lê esteespaço semanalmente sabe doque estou falando. No entanto,não posso obrigá-los a nada!Comprem a mensagem da for-ma que quiserem. Em minhaquerida Fazenda Rio Grandeexiste um grande amigo meu queduvida da possibilidade de umdia faltar água no planeta. E paranão discutir e muito menos per-der a sua amizade prefiro so-mente expressar a minha opiniãoe alertá-lo sobre o que está porvir, assim como estou fazendo comvocê meu nobre leitor. Mas lhedigo que não quero estar aquipara relatar num futuro muito pró-ximo a notícia: “Mundo entra emguerra por falta da d’água...”

Então faça a sua parte eajude a cuidar das nascentes,não polua, cuide daquilo quetambém é seu. Um forte abraçoe viva o Senhor Jesus!

Finalmente o governo acor-dou. Agora a crise da desindus-trialização é uma questão do go-verno. A participação da nossaindústria no Produto Interno Bruto(PIB) caiu bastante nos últimosanos saindo do patamar de 25%e chegando em 15%, com a ten-dência contínua de queda.

A princípio esse movimen-to não deveria causar grandeespanto. É uma tendência mun-dial da redução do tamanho daindústria e aumento da área deserviços. Hoje a grande indús-tria do mundo se chama China.

Ela não tem uma grandecapacidade de produção deprodutos básicos, como tem oBrasil ou os Estados Unidos. Asua saída para o crescimento éser uma grande produtora debens manufaturados para osoutros países. De certa manei-ra ela está copiando o modelode desenvolvimento que deucerto para a Europa logo apósa 2ª Guerra Mundial e para oJapão depois dos anos 60.

Essa pressão dos produ-tos chineses chegou mais in-tensamente ao Brasil há dez

anos. O problema se acentuoucom a valorização do real. Osprodutos importados da Chinatiraram espaço dos produtosnacionais no mercado brasilei-ro. E como a indústria brasilei-ra não foi preparada para omercado mundial, ela só foi seencolhendo.

Passaram-se dez anos esó agora o governo está preo-cupado. O problema é queações de melhoria de competi-tividade nessa área levam dé-cadas para darem resultado.Essa é uma dura realidade.

Hoje estamos assistindo auma invasão de fábricas. Oschineses, os europeus e tam-bém os coreanos estão inves-tindo muito no Brasil. Essesquerem manter o mercado jáconquistado. A indústria brasi-leira se sente acuada. A sua vi-são para a crise é só pedir cadavez mais barreiras de proteçãoe incentivos.

São raros os segmentosque conseguem produzir arti-gos competitivos internacional-mente. Um ótimo exemplo é aEmbraer, que é líder no seu

segmento de mercado de avi-ões comerciais entre 70 e 120lugares. Mas mesmo ela temdificuldade de expandir. Pensaampliar a sua faixa de atuaçãopara atingir até aviões de 180lugares, mas está com muitomedo de crescer nesse seg-mento. A competição com aBoeing e a Airbus será muitointensa.

O governo não demons-trou em nenhum momento umadisposição de ampliar o seuapoio para que a Embraer cres-cesse e enfrentasse os líderesmundiais na produção de avi-ões comerciais. O máximo quefez foi apoiar a produção de umnovo avião médio de transportede cargas, o KC-390. E isso sófoi feito porque a Embraer fezum grande corte de pessoalpara sobreviver à crise de que-da de pedidos em 2008. Se nãotivesse ocorrido a crise esseapoio não teria existido.

O governo só conseguepensar nas crises. As soluçõessão sempre a curto alcance.Não existe uma estratégia go-vernamental de conquista de

mercados internacionais paranossa indústria. Tudo o que éfeito é de curto prazo.

Um dos maiores proble-mas da nossa desindustrializa-ção é a falta de capacitação dosnossos operários. É notória afraqueza do nosso ensino pú-blico. Pouca coisa mudou nosúltimos 10 anos.

Agora o governo fala eminstituir uma educação na pré-escola para todos os brasilei-ros. Hoje menos de 15% dosbrasileiros tem acesso a umaboa educação na faixa de doisaté seis anos. Quando ela exis-te, geralmente é no ensino par-ticular. Mesmo Curitiba que temuma boa estrutura de ensinopúblico, não consegue atingir50% das crianças nessa faixa.

Fica evidente que existemvárias frentes para o governomelhorar a competitividade daindústria nacional, que estãoavançando muito lentamente.Uma mudança de estratégiaprecisa ser feita, mas esse tra-balho será para o próximo go-verno.

• Prof. César Graça

Page 3: Edição 278

03Destaque A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Com atrasos, obras de duplicaçãona BR-116 devem terminar em junho

O asfalto está quasepronto. A reforma na anti-ga ponte sobre o Rio Igua-çu está perto de ser con-cluída. As obras de dupli-cação da BR-116, ao lon-go dos 7 quilômetros dapista, entre o km 117,3 atéo km 124,6, trecho queinterliga Curitiba a Fazen-da Rio Grande estão atra-sadas, mas a sensação,pelo andamento dos servi-ços é de que falta muitopouco para o fim. A ansie-dade pelo término cresceentre os motoristas e osusuários do transporte pú-blico que precisam usardiariamente a rodovia, in-variavelmente com trânsi-to lento.

A obra que começouem outubro de 2011 tinhaprazo de entrega inicial denove meses, ou seja, nomês de julho de 2012. Como decorrer dos serviços, oprazo passou para feverei-ro de 2013 e em seguida,segundo informações ofici-ais da Autopista PlanaltoSul, concessionária res-

ponsável pela obra, a entre-ga seria feita entre final demarço e metade de abrildeste ano. De acordo como engenheiro Juarez Rich-ter Cordeiro, coordenadorde obras da Autopista Pla-nalto Sul, várias situações,principalmente as condi-ções climáticas, atrapalha-ram o andamento dasobras. “Por exemplo, emjaneiro e fevereiro choveudireto e atrapalhou a partede pavimentação. A obra emsi deve terminar entre abrile maio e a liberação do trá-fego vai ocorrer ainda noprimeiro semestre”, afir-mou Cordeiro. “Temos80% da obra concluída”,emendou.

A construção da bar-reira de concreto que iráseparar as duas pistas tam-bém está adiantada e emrelação a implantação doasfalto, resta um trecho depouco mais de um quilôme-tro, a partir da ponte do RioIguaçu até a entrada do an-tigo aterro da Caximba.

Um pouco mais para

frente, um trecho que con-tém um oleoduto subterrâ-neo da Petrobras que cortaa rodovia, se tornou um,dos tantos “abacaxis” daobra. Para implantar asfal-to sobre o local, a conces-sionária teve que fazer umprojeto especial e em bre-ve, os operários passarãopor um treinamento apro-priado para executar o ser-viço. “O projeto depende deautorização da Transpetro(terceirizada da Petrobras),

e já sofreu algumas altera-ções e agora aguardamos aliberação. Mas faremos umelemento de proteção ao ole-oduto com concreto e umtubo-camisa para reforçaressa proteção”, explicouCordeiro.

Outras intervençõesque demandam tempo esequer estavam previstasno projeto inicial das obrasde duplicação da rodoviasão os retornos na rua Ân-gelo Burbello(km 119) e na

Jorge Tortatto, próximo aoPosto Pelanda 16(km 122).“Vão ser feitos dois dispo-sitivos de retorno e aguar-damos a aprovação daANTT(Agência Nacionalde Transporte Terrestre),pois já temos o projeto paraexecutar a obra”, disse ocoordenador da AutopistaPlanalto Sul.

Os serviços de refor-ma da antiga ponte sobre oRio Iguaçu, no km 124,6serão finalizados em maio

e a partir de então, os mo-toristas voltarão a transitarpelo local e a ponte nova,onde atualmente trafegamos veículos será fechadaaté a liberação total da pis-ta. Aliás, para evitar o trá-fego nos trechos em que oasfalto já está implantado,a concessionária colocoubarreiras de concreto ebombonas. “O pessoal co-meçou a usar, depois dasseis horas, em razão dotrânsito na rodovia, masfica o alerta, porque o trá-fego está liberado apenaspara o pessoal da obra éuma questão de seguran-ça”, alertou o engenheiroJuarez Richter Cordeiro.

Nos próximos dias, deacordo com Cordeiro, aAutopista Planalto Sul vaiatender a um pedido daCâmara Municipal de Fa-zenda Rio Grande para queum representante esclare-ça em audiência na Casa, ocronograma da obra, bemcomo os serviços que jáforam feitos.

• Dimas Rodrigues

Revisão de contratos,tentativa de cortar gastos,dispensa e contratação deservidores, além de implan-tação de novos projetos.Essas foram ações feitasem algumas prefeituras daRMC durante os 100 pri-meiros dias de gestão dosnovos prefeitos eleitos emoutubro do ano passado.Na capital, o prefeito Gus-tavo Fruet anunciou que agestão anterior deixou umadívida de R$578 milhões dereais, sendo que R$400milhões não estão dentroda previsão orçamentária eagora, a atual gestão preci-sará de três anos para li-quidar o rombo.

Fruet também priori-zou a reestruturação do sis-tema de saúde, ponto críti-co da administração do ex-prefeito Luciano Ducci eordenou a revisão de todosos contratos vigentes. Deacordo com levantamentofeito pela Secretaria Muni-cipal de Administração, so-mente a devolução de 52automóveis e a racionaliza-

Prefeituras da RMC fazem balanço dos 100 diasção do uso de veículos pro-porcionará uma economiade 12% em relação ao va-lor original do contrato coma empresa de locação, aCotrans. A redução de gas-tos deve chegar a R$ 14milhões anuais. O valorcorresponde ao investi-mento necessário, porexemplo, para construir oitounidades de saúde, de 500metros quadrados, comvalor médio de R$ 1,7 mi-lhão por unidade. “O rigorque adotamos no controledos gastos e o trabalho de-terminado de todas as se-cretarias permitiram umasérie de avanços nesse cur-to período, apesar da situ-ação difícil que encontra-mos”, disse o prefeito Gus-tavo Fruet.

Em Quatro Barras, oprefeito Loreno Tolardo,reeleito com folga para osegundo mandato, com81% dos votos, determinoua redução da máquina ad-ministrativa e valorizou aquestão técnica na remon-tagem da equipe de traba-

lho. Recentemente apre-sentou projetos para umnovo programa de pavi-mentação na cidade, osquais caso tenham recur-sos contemplados pelo go-verno estadual, devem be-neficiar as regiões Sede,Santa Luzia e Jardim Pedro,com mais 4,5 quilômetrosde asfalto. Além disso, co-ordena as diversas obrasque iniciaram no ano pas-sado e serão entregues nospróximos meses como:- aPraça dos Esportes e daCultura (Praça do PEC),construída a partir do con-vênio com o Ministério daCultura (onde estão sendoinvestidos mais de R$1,8milhões); o Estádio Muni-cipal Flavison de AzevedoBarbosa, localizado no Jar-dim Menino Deus (um in-vestimento de R$ 182 mil,construído com recursospróprios);o Complexo comPiscina Aquecida, constru-ído com recursos própriospara oferecer aulas de hi-droginástica à Melhor Ida-de, na Sede; a Pista de Ska-

te na Praça Raulino AlvesCordeiro; o novo CentroMunicipal de Educação In-fantil e a Unidade Básica deSaúde do Santa Luzia ,en-tre outras.

Em Pinhais, o prefei-to Luizão Goulart(PT) queteve votação histórica, sen-do o mais votado do Bra-sil, afirmou que apesar daexcelente aceitação não iráse acomodar e isso pode sercomprovado nesse iníciode segundo mandato. Ape-sar do pouco tempo, Pi-nhais já soma diversas con-quistas neste primeiro tri-mestre com algumas im-portantes inaugurações,obras em andamento e pro-jetos sendo tirados do pa-pel. Neste período foraminaugurados o UPA 24 Ho-ras, o Bosque Bordignon,o Centro da Juventude e oNovo Espaço CAPS Álco-ol e Drogas. Seguem avan-çadas as obras do ParqueLinear, a limpeza e draga-gem de rios, as casas doPAC(Próximo das Moradi-as Bonilauri), a implantação

do Corpo de Bombeiros, oMercado Popular, o Insti-tuto Federal do Paraná,além de investimentos naárea de Educação, Saúde eSegurança.

Em São José dos Pi-nhais, o prefeito Luiz Car-los Setim que voltou aocargo após anos como de-putado federal, está em rit-mo acelerado com inúme-ros compromissos na agen-da e projetos nas mais di-versas áreas. Na saúde,nesse trimestre foi feita arevisão de contratos e fo-ram traçadas metas parareforma de nove unidades,melhoria no atendimentopúblico através de uma po-lítica mais eficiente de ges-tão. Na questão de infra-estrutura, investimento deR$ 40 milhões para a obrado Rio Ressaca e R$ 22milhões para desapropria-ções e realocações de 210famílias no total. As obrasde mobilidade para a Copatambém seguem com aconstrução de quatro trin-cheiras na Avenida das Tor-

res; duas novas pistas naAv. Das Torres e prolonga-mento da Rua JoaquimNabuco até a Avenida Sal-gado Filho, em Curitiba.Uma série de ações que jámostram que a cidade pas-sa por um novo momento.

Indefinição emFazenda Rio Grande

Com a situação eleito-ral pendente, já que o pre-feito Chico Santos está como mandato cassado e semantém no poder atravésde uma liminar, FazendaRio Grande convive emmeio a uma insegurançaadministrativa, onde servi-ços básicos como a manu-tenção da limpeza não émais vista pela população.Em muitas calçadas, omato avança e dificulta apassagem de pedestres. Al-gumas obras de pavimen-tação estão em ritmo lentoe a população aguarda adefinição da realização ounão de uma nova eleiçãopara a retomada e realiza-ção de novos projetos.

Obra está 80% concluída e em alguns trechos com asfalto pronto, motoristas trafegam irregularmente

Page 4: Edição 278

04 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 RMC

Rotta 8 inaugura loja e é aprimeira a vender carro zero

em Fazenda Rio Grande

Câmara aprova criaçãodo Lar do Idoso emFazenda Rio Grande

Nova loja às margens da BR-116 foi inaugurada na última sexta-feira,em evento prestigiado por autoridades, colaboradores e vários convidados

Vereadores aprovam requerimento naluta por mais um Teatro Municipal em FRG

O plenário da Câma-ra Municipal de FazendaRio Grande aprovou naúltima quarta-feira o re-querimento que prevê aconstrução do Lar doIdoso no município. Orequerimento é de auto-ria dos vereadores Sil-vestre, Marcio Wozniacke Policial Batista e foiaprovado por unanimida-de. A criação do projetoatende a pessoas idosas,especialmente os maiscarentes que muitas ve-zes vivem sem assistên-cia da família ou de umacompanhamento pro-fissional.

“A aprovação do re-

Requerimento de autoria do vereadorSilvestre foi aprovado por unanimidade

querimento é um passoimportante para a criaçãode um local adequadopara dar mais atenção eprestar uma maior assis-tência aos idosos de Fa-zenda Rio Grande”, disseo vereador Silvestre.

O objeto da propos-ta “Lar do Idoso” é deoferecer um lugar agra-dável, em que os idosostenham acesso a diversasatividades de lazer e con-vívio, além do estímulo aprática de exercícios fí-sicos, além de atendimen-to médico. Os recursospara a implantação doprojeto virão do governoestadual.

Quem mora em Fazen-da Rio Grande e nos muni-cípios vizinhos não preci-sa mais ir para Curitibapara comprar carro zero. Aloja Rotta 8, uma das mai-ores empresas do merca-do da RMC, inaugurou naúltima sexta-feira (05), umamplo estabelecimento,construído em imóvel pró-prio com layout moderno eque tem como principal atra-tivo, veículos 0km, umaoferta inédita para a cidade.

A inauguração foi pres-tigiada e contou com a pre-sença do deputado estadu-al Toninho Wandscheer, doprefeito Chico Santos, ve-

readores, convidados efuncionários da empresa,em um coquetel que se es-tendeu por toda a noite.

Durante o evento, ossócios Marcos Venicio Roz-za e Jaime Savazaki relem-braram do início das ativi-dades da empresa na cida-de, com a abertura da pri-meira loja, na Avenida Cé-sar Carelli, em 2007. “Fi-zemos feirões na região,fomos pioneiros, que erauma tendência de mercadoda época, isso em 2006 elogo depois, em abril de2007 abrimos a loja. Agoranovamente somos pionei-ros em vender carro 0 km

em Fazenda Rio Grande”,comentou o empresárioJaime Savazaki.

O sócio de Jaime, Mar-cos Venicio ressaltou que éa primeira loja a investir emum terreno próprio, apostaem razão do crescimentoacelerado da cidade que viunos últimos anos a frota deveículos aumentar em umnível acima da média na re-gião. “Fazenda cresceu mui-to e precisava ter essa op-ção de carro novo, sem ocliente precisar comprar emCuritiba. Fizemos parceriascom as concessionárias etemos toda a linha de Volks-wagen, Honda e Peugeot

nesse primeiro momento.Vamos continuar trabalhan-do na César Carelli, com osseminovos, os carros popu-lares e aqui com os veículoszero”, complementou.

A loja que chama aatenção pelo visual e porseus preciosos produtos,está localizada na Avenidadas Américas, 2821, namarginal da BR-116, nobairro Nações.

Serviço:Rotta 8 Veículos 0kmAv das Américas, 2821

– Perto do Posto 22 – Mar-ginal da BR-116

Fazenda Rio GrandeTelefones:3060-2808

Com o foco no desen-volvimento cultural de Fa-zenda Rio Grande, os ve-readores Márcio Wozniack(PSDB), Professor Leslie(PT), Silvestre Savitzki(PPS), Ratinho (PP), Dr.Nassib (PSL), PaulinhoCoxinha (PR), Homem doChapéu (PSC), Gilberto doDog (PSDB) e Serjão(PSB), apresentaram e

aprovaram com apoio totaldos demais vereadores oRequerimento Nº47/2013que encaminha ao Deputa-do Federal Ângelo Vanhoni(PT) pedido para viabiliza-ção de um novo TeatroMunicipal na cidade. O do-cumento pede a intervençãodo deputado junto ao MinC– Ministério da Cultura como objetivo de identificar e

enumerar as providênciaspreliminares para a obten-ção de deferimento de re-cursos a fim de viabilizar aconstrução de um novo es-paço cultural que atendacom mais qualidade os mo-radores de Fazenda RioGrande. “Participando deum Festival de Teatro, ob-servei o Exmo. Sr. Deputa-do Federal Ângelo Vanhoni,

representando o Ministérioda Cultura, discursar sobrea distribuição de verbas fe-derais destinadas a ativida-des culturais, desta formaconvidei meus pares paraunir forças e assinar emconjunto o requerimento nabusca por esta conquista”comentou o presidente daCâmara Municipal, vereadorMárcio Wozniack.

Vereadores policial Batista, Silvestre e Márcio Wozniack

Nova loja da Rotta 8 chama atenção pelo visual e pelos veículos Na foto os sócios: Marcos Venicio e Jaime Savazaki

Projeto foi aprovado por unimidade pelos vereadores

Page 5: Edição 278

05Geral A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Page 6: Edição 278

06 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Paraná/Brasil

Obras de duplicação naRodovia da Uva serão retomadas

Por opção, necessida-de ou obrigação quem andade transporte público contri-bui para que o trânsito nãoseja pior ainda e para que apoluição nas cidades não seagrave.

A lógica é simples, ocu-pando proporcionalmentebem menos espaço, um ôni-bus ou uma composição detrem ou metrô transportamuma quantidade de pessoaspara a qual seriam necessári-as dezenas de carros em lon-gas filas com seus motores li-gados, soltando muita fumaça,transportando apenas seusmotoristas ou no máximo umacompanhante.

Agora, quem só anda decarro, inclusive em desloca-mentos onde há oferta de trans-portes públicos, contribuiu emque para as cidades?

É certo que responsa-bilizar o caos nas cidadesapenas aos donos de carrode passeio é simplificar oproblema.

O poder público deve tercoragem de priorizar o trans-porte coletivo, mesmo queisso desagrade a tal classemédia ou os formadores deopinião, investir em qualida-de para este tipo de transpor-te e deixá-lo barato.

Em muitos casos, émais caro se deslocar de ôni-bus, principalmente em siste-mas que não são integrados,do que ir de carro ou moto.Um absurdo que precisa sercorrigido, respeitando a viabi-lidade econômica das empre-sas de transportes coletivos.

Mas esses milhares delitros de gasolina queimadosnos congestionamentos porhora devem servir para algu-ma coisa além de aumentar orisco de câncer nos pulmõesdos cidadãos.

E uma proposta que ga-nha força é transferir parte daCide – Contribuição de Inter-venção no Domínio Econômi-co, o tal imposto da gasolina(e outros combustíveis) parasubsidiar os transportes cole-tivos e deixar menores os au-mentos das tarifas de ônibus,trem e metrô.

A ideia voltou a ser defen-dida pelo Prefeito de São Pau-lo, Fernando Haddad, na aber-tura do 57º Congresso Esta-dual de Municípios, realizadoem Santos, no Litoral Paulista.

Hoje, quando cobrada, aCide é distribuída da seguintemaneira: 71% para o Gover-

Haddad defende queimposto da gasolina

subsidie tarifa de ônibusno Federal e 29% para osEstados, sendo destinada paraa conservação de estradas.

É importante logicamenteconservar as estradas, gran-des gargalos para os transpor-tes de cargas e pessoas, im-pedindo o desenvolvimentoeconômico.

Mas a falta de mobilidadeurbana também é um gargaloeconômico e social. Em dezanos, uma cidade como SãoPaulo, segundo o especialistae ex secretário de transportesda capital paulista, AdrianoMurgel Branco, chega a per-der R$ 1 trilhão por causa dotrânsito, seja em falta de pro-dutividade dos trabalhadores,em mortes por acidentes oupoluição, manutenção de vias,gastos com transportes entreoutras complicações.

Mas o uso da Cide pelosmunicípios tem de ser respon-sável e ter um único fim: otransporte público. Não adian-ta depois os prefeitos tenta-rem mudar a destinação dosrecursos para construíremmais vias para os pouco efi-cientes e muito poluidorescarros de passeio. Hoje seconstrói uma avenida e pou-cos meses depois ela já estácongestionada e seus bene-fícios foram anulados.

Haddad também defen-deu a criação de linhas de fi-nanciamento e participaçãodos governos estaduais e fe-deral em desapropriações.

Com isso, segundo ele,diversas obras, inclusive demobilidade urbana, teriammais viabilidade econômicapara serem realizadas. Hoje,as desapropriações podemrepresentar quase metade docusto da intervenção, depen-dendo do tipo da obra.

O prefeito também suge-re a criação de um fundo ga-rantidor de crédito para inter-venções como obras de trans-portes, saúde e educação,com entendimentos entre mu-nicípios, estados e governofederal.

A proposta pode ser inte-ressante para que os investi-mentos não se restrinjam aosprogramas de aceleração docrescimento, muito importan-tes, mas que talvez percamforça depois da Copa e dasOlimpíadas.

O governador Beto Ri-cha anunciou, na segunda-feira (08/04), que o Estadovai retomar as obras deduplicação da Rodovia daUva (PR-417), entre Curiti-ba e Colombo, na RegiãoMetropolitana de Curitiba. Aobra foi paralisada em 2011porque a empresa respon-sável não cumpriu o con-trato. A licitação será abertano próximo dia 17 e asobras devem iniciar no se-gundo semestre deste ano.

O anúncio foi feito du-rante a solenidade em que ogovernador fez a entrega de18 viaturas policiais paramunicípios da Região Metro-politana de Curitiba, em Co-lombo. “Conseguimos des-travar o problema da obra na

Rodovia da Uva. A demoracausou transtornos para apopulação desta cidade epara compensar o tempoperdido, ampliamos o proje-to”, afirmou Beto Richa.

O antigo projeto previainvestimentos de R$ 11

milhões para a construção,apenas, de mais uma pista.“O investimento agora seráde R$ 37 milhões porque onovo projeto prevê pistasmarginais, ciclovias, novascalçadas com rampas deacesso, além de semáforos

e paisagismo”, explicouBeto Richa.

Serão recuperados 6,5quilômetros. A prefeita deColombo, Bete Pavin, co-memorou o anúncio feitopor Beto Richa. “É um mo-mento importante para anossa cidade, pois o gover-nador retoma como priori-dade uma obra que é rein-vidicação antiga da nossacomunidade”, disse ela.

Passam pela Rodovia daUva, em média, 15,6 mil veí-culos diariamente no trechoentre o Contorno Norte deCuritiba e Colombo. Segundoo governador, as obras come-çam assim que seja concluí-do o processo licitatório.“Mais uma conquista do povode Colombo”, declarou.

A safra agrícola brasi-leira está mudando de per-fil. O Brasil está produzin-do na safra 2012-2013, 77milhões de toneladas de mi-lho e 82 milhões de soja. Aprodução de milho chegoubem perto da de soja. É pro-vável que no próximo ano elajá ultrapasse. Essa mudançaé que colocou a nossa infra-estrutura em colapso.

A produtividade médiabrasileira da soja é de trêsmil quilos por hectare. A domilho é de cinco mil. NosEstados Unidos a produti-vidade da soja é a mesmado Brasil, mas do milho ébem maior, acima de dez milquilos. A tendência é quenos próximos anos essa di-ferença de produtividade domilho entre o Brasil e osEstados Unidos diminuabastante.

Os melhores agriculto-res de milho no Brasil já al-cançam os melhores produ-tores dos Estados Unidos,com produtividade acima de12 mil quilos por hectare. Oproblema é que ainda temosna produção de milho mui-

Produção de milho cresce e Brasil muda perfil agrícolatos produtores que usamuma baixa tecnologia. Maso aprendizado no uso da tec-nologia de ponta está se es-palhando com grande velo-cidade, pois a rentabilidadeda agricultura caminha jun-to com o uso da tecnologia.

Os Estados Unidos temum potencial de produzir400 milhões de toneladas demilho e 100 milhões de soja.Na safra passada os Esta-dos Unidos produziram 260milhões de toneladas de mi-lho e 80 de soja, em virtudeda maior seca nos últimos50 anos, o que provocouuma redução das exporta-ções norte-americanas, umaumento das exportaçõesbrasileiras e uma grande re-dução dos estoques de pas-sagem de uma safra para aoutra.

A safra norte-americanacomeça a ser plantada e ospróximos quatro meses se-rão decisivos para a defini-ção do seu tamanho. Até omomento as previsões sãobem otimistas, mas os Esta-dos Unidos têm uma tradi-ção de períodos de seca que

duram vários anos. Se issoocorrer a safra desse ano edos próximos três anos te-rão quebras significativas, odeve empurrar os preços dosgrãos – soja, milho e trigo –para as alturas.

Nesse cenário o cres-cimento a produção agrícolabrasileira vai ser muito gran-de. O maior entrave não seráa disponibilidade de terras enem a capacidade de inves-timento do setor privado, ogrande gargalo é o setorpúblico, pois a infraestruturanão vai se ampliar muito emdois ou três, mesmo quegrandes projetos sejam ini-ciados. Será preciso pelomenos cinco anos para al-terar o quadro atual de es-trangulamento. Isso se ogoverno trabalhar bem.Algo que não tem ocorridonos últimos 30 anos.

Os investimentos nosúltimos 30 anos foram mui-to pouco, sem infraestrutu-ra. O que está sendo usadofoi construído ainda pelosmilitares. É claro que essainfraestrutura não foi plane-jada para o atual nível de

produção. Naquela época aprodução agrícola não che-gava a 50 milhões de tone-ladas por ano. Pequenas re-formas foram feitas paradar uma sobrevida da nos-sa infraestrutura, mas elaentrou em colapso com oaumento da safra de milhono ano passado.

Agora chegou o mo-mento de fazer novos gran-des projetos. Construir no-vos portos, novas estradasde ferro e novas rodoviasque possam transportaruma safra que pode chegara 500 milhões de toneladasem dez anos. Essa passa-gem vai ser dramática. OBrasil vai dar um grandesalto na sua produção agrí-cola e a riqueza do país vaicrescer muito, principal-mente no interior.

Novos tempos preci-sam de novos administrado-res. Os que estão no poderjá demonstraram a sua in-competência. Tiveram aoportunidade de muito cons-truir e nada fizeram. O Bra-sil está entrando numa novafase de crescimento. CG)

Políticos corruptos podemficar impunes se PEC da Impunidade for aprovada

O escândalo sobre anomeação de funcionáriosfantasmas na AssembleiaLegislativa do Paraná querepercutiu nacionalmentehá dois anos e derrubou docargo o então presidente daCasa, Nelson Justus foiapurado pelo MinistérioPúblico, depois da investi-gação da reportagem daGazeta do Povo. O ex-pre-sidente da Câmara Munici-pal de Curitiba, o ex-vere-ador João Claudio Deros-so também está sendo in-vestigado pelo MP, em de-

corrência de irregularidadese desvios de dinheiro públi-co durante sua gestão naCasa durante 14 anos. Es-ses são dois casos emble-máticos da relevante atua-ção do Ministério Público edo GAECO no Paraná nopapel de apurar crimes decorrupção, função que podeser proibida caso a Propos-ta de Emenda Constitucio-nal nº 37 seja aprovada.

Nesta sexta-feira, 12, oMinistério Público do Pa-raná recebe em sua sede,em Curitiba, autoridades,

representantes da socieda-de civil organizada e comu-nidade em geral para atopúblico em repúdio contraa PEC 37, chamada de PECda Impunidade. A iniciativafaz parte de um conjuntode ações nacionais que visaalertar a sociedade sobre osriscos dessa proposta, quepretende impedir o Ministé-rio Público e outros órgãosdo Estado de realizar inves-tigações criminais. Em to-das as capitais brasileiras,manifestações semelhantesserão realizadas no mesmo

dia, com o objetivo de am-pliar o debate social sobre otema e evitar a aprovação daproposta, que está para servotada na Câmara Federal.

O objetivo dos atospúblicos é conscientizar apopulação sobre a tramita-ção da proposta, previstapara entrar em votação des-de que o procurador-geralda República, Roberto Gur-gel, acusou o presidente doSenado, Renan Calheiros(PMDB-AL), de desvio dedinheiro e falsificação dedocumentos.

• Adamo Bazani,jornalista da Rádio CBN,

especializadoem transportes

Governador Beto Richa fez o anúncioda obra durante solenidade de entrega de viaturas

Page 7: Edição 278

07Mundo A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Refinanciamento de dívidasna Europa podem sofrer calote

Economia e seus reflexos

Crise na Argentina pode trazerefeitos positivos na economia brasileira

• A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas(Fipe) informou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC)registrou queda de 0,11% na primeira quadrissemana de abril,desacelerando da deflação de 0,17% registrada na última se-mana de março. No mesmo período em março o IPC-Fipe,que mede a inflação na cidade de São Paulo, marcou alta de0,06%.

• O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA) subiu 0,47% em março, após alta de 0,60% em feve-reiro. Em igual mês do ano passado, o índice avançou 0,21%.

• O IPCA acumula alta de 1,94% no ano e nos 12 mesesencerrados em março, alta de 6,59%, rompendo o teto da metaestabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 6,5%ao ano. É a nona vez consecutiva que o IPCA sobe no acumu-lado em 12 meses e a primeira vez que supera o teto da metadesde novembro de 2011, quando marcou 6,64%.

• A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)informou que a produção de cana-de-açúcar da safra 2013/2014 deve chegar a 653,81 milhões de toneladas, com umaumento de 11% sobre as 588,92 milhões de toneladas datemporada passada.

• Para o açúcar, espera-se um aumento de 13,61%, de-vendo passar de 38,34 milhões de toneladas para 43,56 mi-lhões, enquanto que a produção total de etanol subiu 8,99%,devendo elevar de 23,64 bilhões de litros para 25,77 bilhões.

• A produção de etanol anidro, que se destina à misturacom a gasolina, ampliou 15,35%, crescendo de 9,85 bilhões delitros para 11,36 bilhões, ao passo que o hidratado, utilizado nosveículos "flex-fuel", sobe 4,45% e a marca de 13,79 bilhões delitros passa para 14,40 bilhões.

• A Conab informou que a produção nacional de grãos dasafra 2012/2013 deve chegar a 184,05 milhões de toneladassobre as 166,17 milhões de toneladas da safra passada. Ascondições climáticas favoráveis foram os responsáveis peloacréscimo de 10,8%.

• A área total de plantio de grãos cresceu 4,2% emrelação à safra passada (50,89 milhões de hectares) e chegoua 53,04 milhões hectares.

• A soja segue como o grande destaque, com um cres-cimento de 23,4% sobre as 66,38 milhões de toneladas daúltima safra e uma produção estimada em 81,94 milhões detoneladas.

• A produção de milho deverá totalizar 77,452 milhões detoneladas, aumento de 6,1% sobre o ciclo anterior e novo re-corde. O crescimento, mais uma vez, será puxado pela se-gunda safra. Alavancada por Mato Grosso, a colheita da "safri-nha" tende a subir 9,1%, para 42,685 milhões de toneladas. Jáa safra de verão, cuja colheita está no fim, tende a ser de 34,767milhões de toneladas, 2,7% superior que a de 2011/12.

A Argentina quebroumais uma vez. Logo veremosum novo plano econômico naArgentina mudando a suaeconomia radicalmente. Épossível que o atual governocaia. O golpe econômico vaiser muito grande.

A Argentina já não temmais dólares para pagar assuas compras no exterior. Ogoverno tanto fez que con-seguiu derrubar a sua agri-cultura e a sua pecuária. Osfazendeiros e os agricultoresse sentem poucos incentiva-dos a ampliar a sua capaci-dade de exportação. Os im-postos são muito altos paraos exportadores. O que temaumentado a inflação. Algoque o governo argentino tentaesconder. Os números dainflação oficial são maquia-dos. Tudo que vem do go-verno não tem crédito. A úl-tima notícia é o congelamen-to dos preços dos combus-tíveis. Logo vai faltar com-bustível no país. Nesse pontoa economia para de vez.

A saída da crise seráuma nova desvalorização damoeda para tornar os pro-dutos argentinos competiti-

A crise econômica naEuropa caminha rapida-mente para um momentode grandes transforma-ções. Agora está ficandoclaro que os governos quefizeram acordos para o re-financiamento das suasdívidas, não vão conseguirpagá-las apesar de todo oempenho feito.

Os ajustes foram bru-tais. Os cortes nos gastospúblicos levaram esses pa-íses a uma grande reces-são que provocou uma que-da da receita do governo,acentuando ainda mais odéficit público. E a dívidaaumentou, ao invés de di-minuir.

Agora está bem claroque todo o sistema finan-ceiro europeu está em difi-culdades. A grande maioriados bancos não vai sobre-viver aos perdões de partedas dívidas dos países emcrise, pois da forma que asnegociações foram feitasessa dívida continua impa-gável.

A pressão da crise vaiaumentar ainda mais quan-do o primeiro país sair doMercado Comum Europeue da sua moeda única. Por-

tugal parece ser um dossérios candidatos, masexistem vários outros paí-ses com chances de sair doeuro: Grécia, Chipre e tal-vez mesmo a Espanha.

Os movimentos derua estão se intensifican-do. O governo portuguêsestá com sérias dificulda-des de se manter. É mui-to provável que o gover-no atual caia e uma novaeleição antecipada sejaconvocada. O mesmo po-derá também ocorrer naItália, mais uma vez.

Existe uma tendênciadas grandes transforma-ções ocorrerem na Europana primavera-verão. É omomento que os europeusse sentem mais corajososa fazerem grandes mudan-ças. No período do inver-no eles ficam mais apáti-cos. É só lembrar as gran-des agitações de maio de1968, que atingiram a Fran-ça e os Estados Unidos.Esses movimentos atingi-ram também o Brasil. Ogoverno militar instituiu oAto Institucional número 5e o país entrou numa fasede grande endurecimento.

O mesmo vai ocorrer

nessa grande crise econô-mica europeia. Num pri-meiro momento o créditobrasileiro vai reduzir. A ten-dência dos bancos é tentarsalvar os seus negócios naEuropa. Para isso eles vãoprecisar de todo o dinheiroque conseguirem. Uma for-ma de fazer dinheiro é ven-der os seus negócios noexterior. As leis brasileiraspermitem uma rápida reti-rada de recursos financei-ros do Brasil. Algo que émuito raro nos países emdesenvolvimento.

Num segundo momen-to, ou talvez no mesmo ins-tante, o capital privado vaifugir da Europa. Uma dasalternativas será o Brasil. Oseu potencial de crescimen-to é muito grande. As ex-portações de commoditiesdevem aumentar muito nospróximos anos. O que ga-rantirá uma grande estabi-lidade à nossa economia.

Na realidade esse mo-vimento de investimentosno Brasil já começou. Eleainda está pequeno, mas atendência é que aumentemuito nos próximos me-ses. Será o tsunami de dó-lares que vai chegar ao

Brasil, que a presidentaDilma anunciou, um tantoprecipitadamente, no anopassado.

Num primeiro momen-to os dois movimentos vãose compensar, e o resulta-do final será pequeno. Masapós os bancos terem ven-dido as suas posições noBrasil, o resultado da entra-da de dólares deve preva-lecer, provocando umapressão de valorização doreal. Um efeito muito inde-sejável para a nossa indús-tria e também para a agri-cultura. O governo voltaráà velha estratégia de com-pra de dólares para tentarreduzir a velocidade da va-lorização do real.

O ideal seria que o go-verno conseguisse umadesvalorização do real paraaumentar a competitivida-de dos produtos brasileirosno mercado internacional.Tarefa que tem se mostra-do difícil de fazer, pois to-dos os países em crise ten-tam desvalorizar a sua mo-eda para tentar equilibrar asuas contas. Estratégia ado-tada pelo Banco Central doJapão na semana passada.

(CG)

vos e conseguir fazer receitaem moeda estrangeira. Acrise na Argentina vai ter umimpacto negativo de curtaduração na economia brasi-leira, pois durante algumtempo as nossas exporta-ções para a Argentina terãouma grande redução.

Depois, após a perdado valor da moeda, ela vairetomar, mas as importa-ções da Argentina vão au-mentar ainda mais. Comuma moeda desvalorizada osprodutos argentinos serãomuito competitivos no mer-cado brasileiro.

Essa instabilidade con-tinuada na Argentina não éboa para economia brasilei-ra. Vários projetos lá tive-ram que ser interrompidos.A Vale estava implantandouma grande fábrica de pro-dução de adubo lá. Outrosprojetos de ampliação defábricas brasileiras tambémforam interrompidos.

Os entraves impostospelos argentinos dificultammuito a integração regional.Esse é um dos motivos queo Mercosul não avança.Não existe uma coordena-

ção entre as políticas eco-nômicas entre os seusmembros. O individual sem-pre prevalece, é muito difí-cil a construção de uma po-lítica que atenda aos interes-ses dos seus membros.

Se a Europa tem dificul-dades de uma integração en-tre as políticas econômicasentre os diversos países, aquina América Latina as dificul-dades serão muito maiores.A construção de relaçõescomuns enfrenta uma gran-de oposição no caráter indi-vidualista dos seus povos.

A crise argentina vaiimpulsionar ainda mais osinvestimentos estrangeirosna nossa agricultura, pois oschineses estão precisandode fornecedores confiáveisde alimentos. A Argentinaseria o único país que po-deria fazer uma competiçãocom as exportações brasi-leiras. Mas confiar na Ar-gentina é muito difícil.

A crise europeia soma-da com a crise argentina vaimudar o cenário econômi-co brasileiro. Os investi-mentos estrangeiros vãoaumentar de intensidade,

provocando grandes impac-tos na nossa economia.

O crescimento da agri-cultura será o setor quemais vai sentir essa pressãonum primeiro momento.Depois será a nossa indús-tria de equipamentos agrí-colas e de caminhões. De-pois serão os outros seto-res da nossa indústria.

Até o turismo deve au-mentar com a crise Argen-tina. O volume de pessoasfazendo compras na Argen-tina por causa da desvalori-zação da moeda deve au-mentar muito. Esse tráficopassará pelo Brasil.

Além disso, teremos aCopa do Mundo e as Olim-píadas que deverão aumen-tar ainda mais o turismo parao Brasil. Tudo conspira paraum grande crescimento daeconomia brasileira nos pró-ximos anos. Uns poucosacertos do nosso governo euma enorme quantidade decrises econômicas mundi-ais favorecem o Brasil. Tudoisso junto criará um mo-mento muito propício parao nosso crescimento.

(CG)

Brasília(ABr) – A pre-sidenta Dilma Rousseffdeve ir à Argentina no pró-ximo dia 25 para reuniõescom a presidenta CristinaKirchner. Elas deverão dis-cutir temas relativos aocomércio entre os dois pa-íses, principalmente aquestão das exportaçõesde produtos brasileiros,após a adoção de novasmedidas cambiais na Ar-gentina. As novas regrasatingem vários setores,especialmente o agrícola eo automotivo. As chefes degoverno deverão abordarainda a suspensão de li-

Dilma e Cristina Kirchnerencontram-se no fimdo mês na Argentina

cenças automáticas e a cri-ação de cotas de importa-ção.

Impasses envolvendoas barreiras tarifárias ar-gentinas aos produtos bra-sileiros ocorrem com re-lativa frequência. Nos úl-timos anos, a Argentina de-cidiu, por etapas, suspen-der a emissão de licençasautomáticas para uma sé-rie de produtos brasileiros,atingindo as relações bila-terais. A queixa dos em-presários brasileiros é que,em geral, as licenças nãosão concedidas no prazoregulamentar.

Page 8: Edição 278

08 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Política

Reunião do movimento “DuplicaçãoJá” entre Pinhais e Piraquara renderecursos da Assembleia Legislativa

Antenado

Papagaio de pirataMesmo que a cidade estivesse coberta por placas e outdoors

fazendo propaganda, poucos prestariam atenção em um veículoque traz como conteúdo, aquilo que agrada o prefeito e apela parasangue na capa para ser lido. Enquanto tentam nos provocar,continuamos preocupados com a qualidade na informação, comuma ampla variedade do que acontece na esquina, na RMC ou dooutro lado do mundo, além de seriedade e responsabilidade com oleitor e o anunciante. Querer se aparecer com chapéu alheio, noquintal da concorrência, é uma típica provocação boba, que nãoleva a lugar nenhum, a não ser de mostrar a infantilidade de seusautores...

Castelo ruindo E o buchicho em outra redação da região é forte de que a

“casa caiu”. A Prefeitura cortou a verba, um dos responsáveis estáenfrentando problemas de relacionamento dentro de casa e tentase recuperar do baque da visita do Ricardão, confusão que parouaté na delegacia. Outro integrante foi trabalhar por outras bandas,porque, ao que tudo indica, o castelo está ruindo pelos lados doPalácio do Jacarandá...

Processo cassaçãoO processo sobre a cassação do prefeito de Fazenda Rio

Grande, Chico Santos que se mantém no cargo graças a umaliminar, segue tramitando no Tribunal Regional Eleitoral(TRE). Esegundo profissionais do Direito Eleitoral consultados, nos próxi-mos dias haverá novidades. Será que o chá de sumiço já estásendo preparado na cozinha da Prefeitura? Ou se sair a ordem deafastamento, o homem vai deixar a cadeira? Vamos aguardar...

Eleições 2013Foi criado um grupo de discussões no facebook com o título

Eleições 2013 - Fazenda Rio Grande. Mais de 500 membros jáestão participando. A iniciativa do criador do grupo é louvável, poisé mais um canal para que os assuntos relacionados a cidade, tantono aspecto político, quanto em relação a projetos executados epropostas para o desenvolvimento da cidade sejam debatidos. Porora, as discussões tem sido produtivas, embora algumas pesso-as ligadas a grupos A e B, tentem trocar ofensas. Ali, o participantepode acompanhar como anda o processo de cassação do prefeitoe tirar dúvidas a respeito. Porém, fica o alerta, de que existemvários perfis falsos, chamados de "fake", que estão ali só para falarbem do réu e criar intrigas e picuinhas com quem tenta emitirsensatas opiniões ou levantar assuntos relevantes...

O deputado estadualNey Leprevost(PSD), líderda Frente Estadual da Saú-de e Cidadania, fez um dis-curso contundente na últi-ma terça-feira pedindo quea secretaria estadual de saú-de vacine antes do inver-no, gratuitamente, todas ascrianças do Paraná contraa gripe AH1 N1.

Leprevost enviou do-cumento oficial ao Minis-

O deputado estadualRasca Rodrigues (PV-PR)participou na noite da últi-ma quarta-feira (10) da reu-nião pública que tratou daduplicação da PR-415, aRodovia João Leopoldo Ja-comel, também conhecidacomo Rodovia do Encana-mento, em Piraquara, naRegião Metropolitana deCuritiba (RMC). Durante oevento, o presidente da As-sembleia Legislativa do Pa-raná, Valdir Rossoni(PSDB-PR), confirmouque serão destinados R$ 40milhões do orçamento daCasa para as obras de du-plicação.

“Desde o primeiromomento abraçamos estacausa como prioridade edesde então estamos empe-nhados para que esta obra

se realize no menor prazopossível”, disse Rasca, aodiscursar para uma plateiade moradores e autoridadespresentes no evento convo-cado pelo prefeito, MarcusTesserolli, o Marquinhos.

“A confirmação dasverbas da Assembleia Le-gislativa para as obras sóreafirma o nosso compro-misso com a população de

Piraquara e Pinhais, que rei-vindicam a duplicaçãocomo obra prioritária paraa região”, destacou Rasca,que estava acompanhadodo presidente da Assem-bleia, Valdir Rossoni.

Também participaramdo encontro os represen-tantes do Rotary Club dePiraquara e de Pinhais, e daFETIEP, que criaram o

movimento "DuplicaçãoJá", além de vereadores elideranças de Piraquara ePinhais.

Participação ativaRasca lembrou que es-

teve em todos os principaiseventos do movimento“Duplicação Já” desde olançamento em março de2012. “Desde então, luta-mos para que a duplicaçãoda rodovia PR-415 se con-cretizasse o mais rápidopossível. Estivemos com ogovernador Beto Richa(PSDB) e o secretário deInfraestrutura Pepe Richa,e depois com o presidenteRossoni na Assembleia, emabril de 2012, com os re-presentante do movimentoem abril de 2012, formali-zando as reivindicações”,contou.

Ney Leprevost quer vacina contragripe de graça para todas crianças do Paraná

tério da Saúde pedindo li-beração de mais vacinaspara o Paraná e discordan-do da estratégia adotadapara o Sul do país em rela-ção a gripe.

“As autoridades de Bra-sília precisam entender quea realidade climática do sulé diferente. Devido ao frio,as pessoas ficam em am-bientes mais fechados e aproliferação do vírus é mai-

or. Eles deveriam conver-sar com os epidemiologis-tas locais para entender queé necessária a vacinação detodas as crianças”.

Atualmente o Ministé-rio da Saúde prioriza a va-cinação de detentos, índi-os, profissionais de saúdee uma parcela das criançasem idade escolar.

O deputado LeonaldoParanhos apoiou o discur-

so de Leprevost e disse quepretende adotar medidasjudiciais para que a vacinaseja liberada.

A deputada Mara Limafez um aparte enaltecendoa preocupação do parla-mentar e lembrando que“muitas mães ficam agoni-adas porque querem vaci-nar, seus filhos e não temdinheiro para adquirir asvacinas”.

Valdir Rossoni (PSDB-PR), confirmou que serãodestinados R$ 40 milhões do orçamento da Casa para as obras

Page 9: Edição 278

09Geral A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Page 10: Edição 278

10 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Cidades

Inaugurada nova fábrica do grupojaponês JTEKT em São José dos Pinhais

O prefeito Luiz Car-los Setim, acompanhadodo vice prefeito Toninhoda Farmácia, da secretá-ria de Educação NeideSetim, do secretário deIndústria, Comércio eTurismo, Valdir Furlan,do secretário de TrabalhoEmprego e Economia So-lidária, Miguel de Paula edo seu chefe de gabineteLouir Berti, participou natarde da última terça-fei-ra (9) da inauguração doCentro JSATC-JTEKTSouth America TechnicalCenter, no parque indus-

A empresa investiu R$ 15 milhões na construção do Centro queirá desenvolver tecnologia que será utilizada para fabricação de sistemas de veículos na América do Sul

trial de São José dos Pi-nhais.

Com 3,2 mil m² o Cen-tro Tecnológico inaugura-do no município terá ser-viços focados na área deengenharia para a oferta desoluções às montadoras cli-entes da empresa, comoToyota, Volkswagen, Peu-geot/Citröen, Fiat, Renault/Nissan e GM. Atualmentea JTEKT representa 36%das vendas de sistemas dedireção realizadas no Bra-sil, com 26% encabeçadaspela planta de São José dosPinhais.

“São José dos Pinhaisjá é uma cidade conhecida

por ser um pólo automoti-vo, um pólo industrial e

agora, com a vinda de JSA-TC-JTEKT para cá, firma-se também um pólo tecno-lógico. Este é um centro dedesenvolvimento de produ-tos, de teste de produtosque vai atender, não só asindústrias vizinhas, mas aAmérica do Sul inteira”,afirmou o prefeito Setim.

O investimento para aconstrução do Centro foi deR$ 15 milhões. A JSATC deSão José dos Pinhais é ooitavo centro tecnológicoda JTEKT no mundo. Ostrabalhos que serão elabo-rados aqui se concentram

O prefeito Luiz CarlosSetim, junto com a secre-tária de educação NeideSetim, o vice-prefeito To-ninho da Farmácia e secre-tários municipais, fez umavisita à fábrica da Volkswa-gen localizada no bairroCampo Largo da Roseira,em São José dos Pinhais.

Inaugurada no dia 18de janeiro de 1999 na pri-meira gestão do prefeitoSetim, a Volkswagen com-pletou 14 anos no municí-pio com números sólidos eum grande laço com a co-munidade são-joseense.

em duas frentes: projetosde C-EPS (Sistemas de Di-reção Elétrica) e desenvol-vimento de equipamentospara os laboratórios própri-os da JTEKT.

Durante a inauguração,o prefeito e sua equipe fi-zeram uma visita guiada aolaboratório de testes da fá-brica, participaram de umtest drive em automóveisque contêm componentesda empresa e conheceramos carros que participam daCopa Petrobrás de Marcas,da qual a JTEKT é patroci-nadora.

Setim visita fábrica da Volkswagen em SJPO diretor da fábrica de

São José dos Pinhais, Vol-ker Germann, contou umpouco da história da Volksem São José dos Pinhais,os bons resultados que aempresa obteve e dos ga-nhos que o município teve.Foram cerca de 2 milhõesde carros produzidos em14 anos.

Hoje são 3.300 empre-gados trabalhando em trêsturnos (24h por dia) e pro-duzindo 870 carros por dia.Dos 3.300 empregados,cerca de 30% são morado-res de São José dos Pinhais.

O fluxo de produção da fá-brica envolve quatro seto-res: estamparia, carroceria,pintura e montagem. A fá-brica da Volkswagen de SãoJosé dos Pinhais produz oscarros da família Fox(Cross e Space) e o Golf.

O prefeito Setim, pre-sente na inauguração dafábrica em 1999, ficou mui-to satisfeito em ver o gran-de resultado que a Volksteve no município e elogiouo ambiente de trabalho daempresa e os projetos quea empresa desenvolve paraa comunidade.

Para aquelas mulhe-res que trabalham o diatodo, e após esse períodoainda tem mais tarefas eresponsabilidades, comoestudos e filhos, a Prefei-tura Municipal de Pinhaisoferece uma ótima opor-tunidade, para que pos-sam cuidar da saúde. Ainiciativa consiste em des-locar o ônibus da Secre-taria Municipal de Saúde,até empresas que tenhama partir de dez mulheresno seu quadro de colabo-radores. O atendimentoque contempla a execuçãodo exame preventivo decolo do útero é realizadopor profissionais da Uni-dade de Saúde da Mulher.

Segundo a Enfermei-ra e Coordenadora daUnidade de Saúde da Mu-lher, Silmara Galvão, asempresas interessadas emaderir ao projeto não pre-cisam realizar nem umtipo de cadastro, devem

A saúde mais pertodas mulheres em Pinhais

apenas procurar a Unidadee comunicar o interesse."Estipulamos um mínimode dez mulheres, porém,se alguém nos pedir paraatender oito pessoas, emque todas concordam emrealizar o exame, vamosatendê-las com o maiorprazer", afirmou Silmara."Nosso foco é o atendi-mento dessas mulheres,para que mantenham osexames preventivos emdia", completa.

Na última semana aempresa Henry, localizadano bairro Weissópolis, foia que recebeu o ônibus.

Foram necessárias trêsvisitas, em dias diferen-tes, para atender a de-manda de cerca de 100mulheres. Kawany So-benko, de 21 anos, resi-de no bairro Jardim Amé-lia, e após ser atendidadestacou o quão impor-tante julga o cuidado comsua saúde. "Acho extre-mamente necessário,faço o preventivo anual-mente e me preocupomuito", acrescenta. "Nãoprecisar ir até ao médicoé ótimo e cômodo, atéporque, além de trabalharestudo também", destaca.

A iniciativa consiste em deslocar o ônibus da SecretariaMunicipal de Saúde, até empresas que tenham a partir de dez

mulheres no seu quadro de colaboradores

O prefeito Luiz Carlos Setim, participou da inauguraçãodo Centro JSATC-JTEKT South America Technical Center

Page 11: Edição 278

11Cidades A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Profissionais da Saúde de Quatro Barrasfarão campanha para detectar câncer

bucal no próximo dia 20No próximo dia 20

de abril as Unidades deSaúde de Quatro Barrasestarão desenvolvendoduas ações paralelas: a va-cinação contra a gripe eo Programa Estadual deDetecção Precoce doCâncer Bucal. Com olema “1 minuto para sal-var uma vida”, a campa-nha vai disponibilizar pro-fissionais da odontologiaem todas as unidadespara o atendimento da po-pulação.

No local, os dentis-tas farão um teste de pre-venção do câncer em pa-cientes que apresenta-rem lesões bucais. A Se-cretaria de Saúde orien-ta todos a participar, jáque a prevenção e o di-agnóstico recente sãoferramentas essenciaispara uma saúde plena.Interessados em obtermais informações, po-dem entrar em contatopelo telefone: (41) 3671-8870.

Modalidades esportivas e culturaisem ritmo acelerado em Quatro Barras

O esporte e a culturanovamente tomam conta dacidade através do ProjetoAtleta do Futuro - uma par-ceria da Prefeitura de Qua-tro Barras, Sesi e Britanite,que oferece modalidadesgratuitas em várias regiõesdo município. As aulas jácomeçaram e as inscriçõespermanecem abertas.

Na lista de modalidadesoferecidas pela Secretariade Educação, Esporte, Cul-tura e Lazer estão futsal,futebol, vôlei, capoeira,karatê, ginástica, desenhoe pintura, história em qua-drinhos, dança e violão.Além delas, modalidadescomo o handebol, basque-te e o xadrez também acon-tecem nas escolas totais,que oferecem ensino em

tempo integral às crianças.As comunidades inse-

ridas nas regiões mais afas-tadas também podem par-ticipar das modalidadesabertas. Para isso, a Pre-feitura oferece o Linhão doEsporte, um serviço gratui-to para transportar os alu-nos aos locais das aulas.Toda esta diversidade de

opções, facilidade de aces-so e mobilização das comu-nidades têm permitido umaadesão surpreendente noprojeto, que nos últimosanos já registra a marca demais de 3 mil inscrições.

“Temos investido mui-to no esporte e na culturaporque acreditamos quesejam importantes agentes

de transformação social,além de abrir novas opor-tunidades para crianças ejovens”, disse o prefeitoLoreno Tolardo. Investi-mentos no esporte, equipemotivada e um público par-ticipativo têm sido a recei-ta de sucesso do projeto,conforme conta o coorde-nador Fernando Cunha.

Como se inscreverPara participar das au-

las, os interessados devemprocurar o Departamentode Esporte, Cultura e La-zer, ou fazer a inscrição di-retamente nos ginásiosonde os projetos aconte-cem. Mais informaçõespodem ser obtidas pelostelefones: (41) 3671-8821,(41) 3671-8894 ou (41)3671-8880.

Modalidades esportivas e culturais estão movimentando a cidade

Aconteceu na últimaquarta (10), em Piraqua-ra, a audiência públicapara participação popularna proposta das DiretrizesOrçamentárias para oexercício de 2014, con-forme o artigo 48 da LeiComplementar n° 101/2000, que diz que os pla-nos, orçamentos e leis dediretrizes orçamentárias;as prestações de contas eo respectivo parecer pré-vio; o Relatório Resumi-do da Execução Orça-mentária e o Relatório deGestão Fiscal; e as ver-sões simplificadas dessesdocumentos devem serinstrumentos de transpa-rência da gestão fiscal,aos quais será dada ampladivulgação, inclusive emmeios eletrônicos de aces-so público. Para o prefei-to Marcus Tesserolli, oMarquinhos, “é importan-te fazer essas audiências,

Audiência Públicaapresenta diretrizes para

2014 em Piraquarapois são nelas em que acomunidade pode partici-par, mas nós, servidoresda Prefeitura, estamossempre à disposição paraouvir a população”.

No evento foramapresentadas as diretrizespara 2014 de diferentesáreas de atuação. Na edu-cação: construir e equi-par CMEIs e escolas;transporte de alunos; ali-mentação escolar; convê-nios; formação continu-ada para os profissionais;manutenção e reforma deunidades escolares; ma-terial escolar; ampliar oacervo de material didá-tico e equipamentos deinformática nas unidadesescolares; ampliar oatendimento no CMAIE;manter o Fundeb, quedetém 20% de todos osrecursos da educaçãoem todos os municípiosdo país.Os vereadores de Qua-

tro Barras apreciaram nasessão da última segunda-feira na Câmara Municipalo projeto de lei que autori-za a Prefeitura a concederaos professores da redepública municipal o aportesalarial de R$100,00 paracada padrão de 20 horas/aula. O projeto foi lido peloservidor Fernando Cunhaque integrou a Mesa Dire-tiva, presidida pelo verea-dor Antonio Cezar Crepli-ve (Toto).

“É importante fazer essas audiências, pois são nelas emque a comunidade pode participar”, disse prefeito Marquinhos

Plano de cargo e salários deservidores é apreciado por

vereadores de Quatro Barras“A iniciativa é um dos

primeiros passos rumo àconsolidação do Plano deCargos e Salários dosServidores da Educação”,ressaltou Fernando Cunha.A proposta estabelece tam-bém reajuste para diretoras,supervisoras e orientadoraseducacionais. Até o fim des-te mês a Lei deverá ser san-cionada e os novos venci-mentos já entram em vigor.

Durante a reunião ain-da foram votadas e apro-vadas 19 indicações.

Page 12: Edição 278

12 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Saúde

PPPPPAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

Doenças alérgicas atingem 30% da população brasileira

Chocolatescom moderação!

Dicasde saúde: Propriedades da pêra

Entre os dias 8 e 14 deabril, acontece a SemanaMundial da Alergia, que trazcomo tema principal nesteano a "Alergia alimentar - umproblema de saúde globalcrescente". Segundo dadosda Associação Brasileira deAlergia e Imunopatologia(ASBAI), cerca de 30% da po-pulação sofre de alergia, sen-do 20% crianças e 5% casosalimentares.

De acordo com a alergo-logista do Hospital VITA Ba-tel e diretora da ASBAI Para-ná, Loraine Landgraf, é ne-cessário destacar, dentre to-das alergias, a alimentar, jáque os pacientes com patolo-gias alérgicas apresentamuma maior incidência em 38%dos casos. Para ela, antes detudo, é necessário entendero que é a doença. "Alergia éuma reação adversa a deter-minado alimento. Envolve ummecanismo imunológico etem apresentação clínica mui-to variável, com sintomas quepodem surgir na pele, no sis-tema gastrintestinal e respira-tório. Podem ser leves, comosimples coceira nos lábios, atéreações graves, podendocomprometer vários órgãos",explica.

Qualquer alimento podedesencadear reação alérgica.No entanto, a especialista afir-

ma que leite de vaca, ovo,soja, trigo, peixe e crustáceossão os mais envolvidos coma doença. "A sensibilização aestes alimentos depende doshábitos alimentares da popu-lação. O amendoim, os crus-táceos, o leite de vaca e asnozes são os alimentos queprovocam reações graves(anafiláticas) com mais frequ-ência", destaca.

A médica também lembraque a predisposição genéticapode ter importante papel parao aparecimento da patologia."Estudos indicam que de 50 a70% dos pacientes com aler-gia alimentar possuem histó-ria familiar da doença. Se o paie a mãe apresentam alergia, aprobabilidade de terem filhosalérgicos é de 75%", ressalta.

Com relação ao trata-mento, não há um medica-mento específico que previ-na a alergia, mas, uma vez di-agnosticada, devem ser utili-zados remédios específicospara o tratamento dos sinto-mas. Além disso, parar a in-gestão do alimento suspeitoé essencial. Para a especialis-ta, também é necessário queo médico oriente sobre a im-portância da leitura de rótu-los. "É primordial a identifica-ção de nomes que possamcorresponder ao alimento de-sencadeante das manifesta-

ções clínicas. Existem pacien-tes que podem sofrer reaçõesgraves porque determinadoproduto industrializado mu-dou a formulação, incluindoingrediente ao qual a pessoaé alérgica", alerta.

Saiba diferenciarÉ importante que as pes-

soas saibam distinguir umaalergia alimentar de outras re-ações a alimentos e, principal-mente, da intolerância alimen-tar. "É preciso entender quequando se fala em alergia es-tamos nos referindo às prote-ínas do alimento e que, quan-do falamos de intolerância,estamos nos referindo aosaçúcares. No caso do leite devaca, o açúcar importante é alactose e, portanto, chama-mos de intolerância à lactosee não, alergia à lactose", ex-plica Loraine.

Sintomas como urticária,inchaço de lábios, pálpebrase outras partes do corpo, chi-ado no peito e até mesmo re-ações mais graves e genera-lizadas, como a anafilática,são características da aler-gia, não sendo encontradasnos casos de intolerância ali-mentar. "Por meio do exameo paciente esclarece as dú-vidas, estabelece o diagnós-tico e encontra a melhor con-duta para a situação. Esta ori-entação é fundamental, não

somente nos casos de cho-que anafilático, onde o paci-ente pode correr risco demorte, mas também nos ca-sos de intolerância alimentarpara efetuar o diagnósticocorreto e garantir a alimenta-ção adequada", conclui a es-pecialista.

Sobre a semanaEntre os dias 8 e 14 de

abril a ASBAI alertará sobreo principal vilão da alergia ali-mentar no Brasil: o leite devaca e seus derivados. Alémdisso, vai destacar as alergi-as provindas da clara de ovo,dos frutos do mar e das se-mentes. A campanha tambémapresentará casos globais dealergia alimentar. Durante es-ses dias, cada presidente,junto a sua equipe, levará ainformação para a populaçãolocal. Ao todo, são 21 regio-nais participantes.

A semana também traránovidades sobre o diagnós-tico de alergia em sua avalia-ção molecular. Duas inova-ções para tratar a doença es-tarão na agenda do encon-tro: os autoinjetores de adre-nalina e a imunoterapia oral,nova técnica alternativa detratamento, que utiliza pe-quenas doses do alimentopara o paciente, com aumen-to gradativo até que se tornetolerante.

Todos sabemos que asfrutas são extremamente be-néficas para a saúde, contu-do muitas pessoas não vari-am a dieta e ficam consumin-do sempre as mesmas frutas,desse modo a sua dieta acabaficando monótona. É neces-sário que você consuma umavariedade de frutas, um pou-co todos os dias.

E uma das frutas maisbenéficas para a saúde é apêra, e para entender melhorpor que essa fruta é tão be-néfica nós trazemos para vo-cês as propriedades da pêra.

O que sabemos da pêra?A pêra é uma fruta de ta-

manho médio, semelhante amaçã, cuja pele pode ser ama-rela, vermelha, marrom ouverde.

A polpa da pêra ge-ralmente é branca e elapode ser consumida devárias maneiras poispossui um sabor muitoagradável e extrema-mente fácil de ser com-binado com outros ali-mentos.

As peras contêmuma grande variedade de vi-taminas, incluindo as vitami-nas A, B1, B2, B3, C, E e K.

Além disso, são ricas emácido fólico, cobre, fósforo,potássio, cálcio, ferro, magné-sio, sódio e enxofre.

Para saber se a pêra con-tem bastante ferro você sóprecisa cortá-la e deixar ao arlivre, se a polpa ficar marromisso quer dizer que ela con-tém muito ferro.

A pêra contém muitas fi-bras, o que torna essa frutaideal para as pessoas queestão com o intestino preso.

A vitamina C encontra-da na pêra é um ótimo antio-xidante para as células. Es-ses antioxidantes fazem comque a sua pele fique com umaaparência muito mais joveme além disso, ajuda também aevitar o câncer. Paralelo àisso, os antioxidantes da pêra

fortalecem muito o siste-ma imunológico.

Para aquelas pesso-as que têm problemas decolesterol alto a pêra éuma grande aliada, umavez que altos níveis depectina ajudam a reduzirnossos níveis de lipídiosdo corpo.O alto teor de boro en-

contrado na pêra ajuda a re-ter o cálcio no corpo. Assim,é um alimento excelente paramulheres grávidas e, também,para evitar problemas ligadosà falta de cálcio, como a os-teoporose. E para as mulhe-res que estão no período degestação ou lactação, o áci-do fólico desta fruta é ideal,pois ajuda a evitar más for-mações no bebê.

Mesmo três semanas após a Páscoa, sei que muita genteexagerou ou ainda tem pedaços de ovos de páscoa guardadosem casa e a cada dia vai lá e tira um pedacinho pra acabar comele logo. Pois bem, então vamos para a realidade nua ecrua...Comer 100 gramas de chocolate ao leite é a mesmacoisa que comer um Hambúrguer com batatas fritas pequenase um copo pequeno de coca-cola. Você com certeza não sabiadisso né...A guloseima, é sem dúvida, um dos alimentos quemais engordam. Rico em calorias, o chocolate contém alto teorde carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras(35% monoinsaturada, 60% saturada e 5 % poliinsaturadas) euma pequena porção de proteínas.

Se você não consegue se desfazer dessa guloseima, optepela versão com 70% de cacau por apresentar o dobro dacapacidade antioxidante do chocolate tradicional, não conter leitee possuir uma menor quantidade de açúcar. O "pior" chocolateé o branco, por nem usar a massa de cacau e ter em suacomposição a manteiga de cacau, açúcar e leite. Ou seja, nãotêm antioxidantes e é o mais calórico. Evite também as opçõescom muitos cremes, doce de leite, avelãs, amêndoas, mousse,marshmallow e crocante. Eles engordam muito mais. Escolhasempre o amargo, que contém em sua composição maior teorde cacau que os demais e menor quantidade de açúcar, alémdo mais, reduz a oxidação do LDL (colesterol ruim) evitandoque se deposite na parede dos vasos sanguíneos, contêm altosíndices de flavonóides que diminuem a pressão sanguínea eprotege contra doenças docoração. Mesmo assim nãoexagere! Uma porção de cho-colate (30g) a cada três dias(até 6.7g por dia). A regra équanto mais escuro o choco-late, mais flavonóides ele tem,portanto mais saudável.

Não esqueça que o cho-colate diet, é indicado apenas para diabéticos, pois não favoreceo emagrecimento. Muitas pessoas acreditam que esse tipo dechocolate possui menos calorias e dessa forma é um bomsubstituto para o chocolate tradicional, mas isso não é verdade.O chocolate diet é isento de açúcar, mas para compensar a suafalta, é acrescentada uma maior quantidade de gordura. Porisso, são mais calóricos do que o chocolate ao leite tradicional.

Já o chocolate à base de soja, feito com extrato de soja (emsubstituição ao leite), sem lactose ou glúten e 100% vegetal,pode ser encontrado na forma de bombons, barras e ovos dePáscoa. São indicados para pessoas com intolerância à lacto-se ou celíacos.

Alcançar um objetivo não é fácil, dieta e treino não podemser um martírio, não podem ser ruins...Tem que fazer parte doseu estilo de vida, tem que gostar, que ser prazeroso....

Para isso precisamos passar por esses dribles aprovei-tando as guloseimas de forma consciente.

Academia Sculptor

Deixe seu corpo falar bem de você!

Page 13: Edição 278

13A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Inauguração nova loja Rotta 8 Veículos

Na última sexta-feira 5 deabril, Fazenda Rio Grandefoi presenteada com uma

mega loja do ramoautomobilístico. Rotta 8

Veículos, a maior rede delojas do ramo de semi-novos, inaugurou suaprimeira loja em sede

própria. O evento contoucom a presença de

funcionários, empresáriosda cidade e autoridadeslocais como o Deputado

Estadual ToninhoWandscheer, o Prefeito

Chico Santos e vereadoresdo município.

Marcos Rozza na última sexta-feira 5 deabril teve muitos motivos para

comemorar. Além de concretizar seugrande sonho de inaugurar a mega loja da

Rotta 8 em FRG em seu primeiro prédiopróprio, também comemorou o

aniversário da sua digníssima esposa emãe dos seus filhos, Cassiele, que luta aseu lado ao longo de uma bela história.

Parabéns e sucesso ao casal!

O jornal A SEMANA, tem a honra deprestar singela homenagem ao Ilustrevereador e presidente da Câmara de

Fazenda Rio Grande Marcio Wozniack,que no último dia 11 completou mais

um ano de vida. Parabéns presidente eque Deus prolongue e abençoe seus

dias para continuar diante desta árduatarefa que lhe foi incumbida. Sucesso!

Roseli Brambila neste dia 15 estarácompletando mais um aniversário e

recebe uma homenagem toda especialde seus colegas de trabalho doEscritório FazCont. Parabéns!

Mikeli Amann, neste sábado dia 13receberá um carinho mais que especial

de seus pais, irmão, familiares eamigos, pela passagem de mais umaniversário. Parabéns da equipe do

jornal A SEMANA!

Page 14: Edição 278

Reflexão

14 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Diversão

Um velho SamuraiDatas comemorativas

Piadas

SimeparSexta Sábado Domingo

Máx. 20ºC

Mín. 12ºC

Segunda

Máx.19ºC

Mín. 08ºC

Muitas nuvens

Dia7 deAbril,Diado

Jornalista

Datas e Fatos

Máx. 24ºC

Mín. 16ºC

Muitasnuvens

Máx. 18ºC

Mín. 08ºC

Chuva noperíodo da manhã

Muitas nuvens

José Bento Renato Monteiro Lobato (Tau-baté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julhode 1948) foi um dos mais influentes escritoresbrasileiros do século XX. Foi um importante editorde livros inéditos e autor de importantes traduções.Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasi-leira, ficou popularmente conhecido pelo conjuntoeducativo de sua obra de livros infantis, que cons-titui aproximadamente a metade da sua produçãoliterária. A outra metade, consistindo de contos (ge-ralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas,crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a im-portância do petróleo e do ferro, e um único ro-mance, O Presidente Negro, o qual não alcançoua mesma popularidade que suas obras para cri-anças, que entre as mais famosas destaca-seReinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pe-drinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).

Suas personagens mais conhecidas são:Emília, uma boneca de pano com sentimento eidéias independentes; Pedrinho, personagem queo autor se identifica quando criança; Visconde de

18 de Abril: Dia de Monteiro Lobato

Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitu-des de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todosdo sítio, Saci Pererê e outras personagens quefazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crian-ças e adultos.

Fora os livros infantis, também escreveuoutras obras literárias, tais como: O Choque dasRaças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escânda-lo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todoseu nacionalismo, posicionando-se totalmente fa-vorável a exploração do petróleo apenas porempresas brasileiras.

12/04/2000 - Os presidentes da Coréia do Norte e da Coréia do Sul se reuniram depois de meioséculo de hostilidades.

13/04/1999 - O médico americano, Jack Kevorkian, conhecido como Doutor Morte, foi conde-nado a 25 anos de prisão. Ele foi acusado de praticar a eutanásia em 130 pacientes terminais.

14/04/1956 - Charles Ginsberg, Charles Anderson e Ray Dolby fizeram a primeira demonstra-ção do gravador de videotape, simultaneamente na Califórnia e em Chicago.

15/04/1923 - A insulina, extraída do pâncreas da ovelha, foi liberada para tratamento em geral.16/04/1947 - O milionário Bernard Baruch usa o termo "guerra fria" em um discurso para

descrever as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética. O termo logo foi adotado em todoo mundo.

17/04/1961 - Um grupo de refugiados cubanos treinados pela CIA desembarcou na Baía dosPorcos, em Cuba, para tentar derrubar Fidel Castro. O golpe foi um fracasso completo.

18/04/1955 - O cientista alemão Albert Einstein, que formulou a Teoria da Relatividade, morreuaos 76 anos.

Uma família de tartarugas decidiu sair paraum piquenique. Passados 6 meses, após acha-rem o lugar ideal, ao desembalarem a cesta des-cobriram que estavam sem sal. Então, designa-ram a tartaruga mais nova para voltar em casa epegar o sal.

A pequena tartaruga lamentou, chorou e es-perneou mas concordou em ir com uma condi-ção: que ninguém comeria até que ela retornasse.

Três semanas se passaram... Seis sema-nas... E a pequenina não tinha retornado. Ao ter-minar a sétima semana de sua ausência, a tarta-

ruga mais velha já não suportando mais a fome,decidiu desembalar um sanduíche.

Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trásde uma árvore e gritou:

- Viu! Eu sabia que vocês não iam me espe-rar. Agora que eu não vou mesmo!

******O morto se identifica ao chegar no céu:- Devo minha morte a um trem.- Desastre?- Mais ou menos. O marido dela perdeu o

trem...

Dia 13 - Dia do Office-BoyDia 13 - Dia Internacional do BeijoDia 13 - Dia do Hino Nacional BrasileiroDia 13 - Dia dos JovensDia 13 - Dia da Carta RégiaDia 14 - Dia Mundial do Café

Veja outras datas comemoradas na próxima semana:Dia 15 - Dia Mundial do DesenhistaDia 15 - Dia Nacional da Conservação do SoloDia 15 - Dia do Desarmamento InfantilDia 17 - Dia Mundial do HemofílicoDia 18 - Dia do Amigo

Perto de Tóquio vivia um grande samu-rai, já idoso, que se dedicava a ensinar zenaos jovens.

Apesar de sua idade, corria a lenda deque ainda era capaz de derrotar qualqueradversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido porsua total falta de escrúpulos apareceu por ali.

Queria derrotar o samurai e aumentarsua fama.

O velho não aceitou o desafio e o jovemcomeçou a insultá-lo.

Chutou algumas pedras em sua dire-ção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofen-deu seus ancestrais.

Durante horas fez tudo para provocá-lo,mas o velho permaneceu impassível.

No final da tarde, sentindo-se já exaus-to e humilhado, o impetuoso guerreiro reti-rou-se.

Desapontados, os alunos perguntaramao mestre como ele pudera suportar tantaindignidade.

- Se alguém chega até você com umpresente, e você não o aceita, a quem per-tence o presente?

- A quem tentou entregá-lo, respondeuum dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raivae os insultos. Quando não são aceitos, con-tinuam pertencendo a quem o carregavaconsigo.

A sua paz interior depende exclusiva-mente de você.

As pessoas não podem lhe tirar a cal-ma. Só se você permitir.

“A calma na luta é sempre um sinal deforça e confiança, enquanto a violência, pelocontrário, é prova de fraqueza e de falta deconfiança em si mesmo”.

Page 15: Edição 278

Estreia

Áries

Aproveite as boas ener-gias dos astros para fazercontatos profissionais compessoas influentes. Seus es-forços no trabalho podem tra-zer um lucro a mais nestasemana. Passeios e encon-tros com pessoas de sua es-tima estão favorecidos. Tudoazul no campo afetivo.

Touro

Para se destacar no tra-balho, será preciso se me-xer. Abuse da sua criativida-de e será reconhecido(a)pelas pessoas ao seu redor.Em casa, tudo o que for feitona companhia do pessoal vaitrazer bons resultados. Napaquera, poderá receberuma declaração de amor.

Gêmeos

Que tal se dedicar maisa atividades que estimulemseu crescimento e tragammais conhecimento profissi-onal? Novos projetos contamcom boas vibrações das es-trelas. Mudanças devemagitar o convívio familiar. Noamor, estará esbanjandosensualidade.

Câncer

No trabalho, faça o queestiver ao seu alcancepara melhorar sua rotina.Não tenha medo de mudarprocedimentos se issoajudar em suas obriga-ções. Em casa, você devemediar conflitos e restabe-lecer um clima de carinhoe afeto. Momentos quentesna intimidade.

Leão

Estará mais atento(a) àsnecessidades de seus pa-rentes neste período, trazen-do mais harmonia para oseu lar. O romantismo e avontade de agradar serão osdestaques do relacionamen-to afetivo.

Virgem

É tempo de assumirnovas responsabilidadesprofissionais. Seus esfor-ços estão sendo avalia-dos. Saturno pede maiscautela com o dinheiro.Em casa, não faltarão oti-mismo e alto-astral. Pro-blemas podem surgir noromance, mas saberá tirarisso de letra.

Curitiba recebe nestesábado a banda NX Zero

15Agenda Cultural A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Cinema

Neste sábado (13) acapital paranaense recebeno palco do Curitiba Mas-ter Hall (Rua Itajubá, 143 -Novo Mundo) a banda NXZero, que lança o novo ál-bum “Em Comum” em co-memoração aos 10 anos decarreira dos músicos. Elesvão apresentar pela primeiravez as músicas inéditas doquinto álbum em Curitiba,e ainda canções que con-sagraram a banda em suatrajetória, como “Razões eEmoções” e “Pela ÚltimaVez”. Com realização localda Eu Vou Produções, aabertura do show fica porconta das bandas Test Dri-ve e Caps Lock, a partir

A banda que comemora 10 anos de estrada, faz show delançamento do novo álbum “Em Comum” no dia 13 de abril no Curitiba Master Hall.

Os ingressos estão a venda pelo Disk Ingressos

das 22 horas.O novo trabalho, ‘Em

Comum’, traz uma sonori-dade mais “clean” e dife-renciada dos discos anteri-ores, deixando para trásaquele rótulo de “bandaadolescente”. Ele mostra aevolução e vivência da ban-

da, que quebrou preconcei-tos e culminou no trabalhomais bem acabado da NXZero, fazendo seus músi-cos dialogarem de igual praigual com os maiores no-mes da música brasileira.

O nome “Em Co-mum”, faixa-título do dis-

co, explica o percurso dosamigos de escola, agorahomens bem-sucedidos dorock’n’roll , que seguemcada um o seu caminhofora dos palcos, mas tem“Em comum”, a banda queos levou ao topo da músi-ca brasileira.

Os ingressos custamPista Meia Entrada 2º Lote(R$30,00 + Tx. Adm.R$5,00) - R$ 35,00 / PistaInteira 2º Lote (R$60,00 +Tx. Adm. R$5,00) - R$65,00 / Área Vip Inteia 2ºLote(R$100,00 + Tx. Adm.R$5,00) - R$ 105,00 /Área Vip Meia Entrada 2ºLote(R$50,00 + Tx. Adm.R$5,00) - R$ 55,00.

Cinemark Shopping São JoséAlvo Duplo (Dub) – sala 1 – 11:15 – 13:20 – 17:35 – 21:45 – 23:50Chamada de Emergência – sala 1 – 15:30 – 19:40Os Croods (Dub) – sala 2 – 11:20 - 13:40 – 16:00 – 18:20A Invasão à Casa Branca (Dub) – sala 2 – 20:50 – 23:30Oblivion (Dub) – sala 3 – 13:10 – 15:50 – 18:30 – 21:20 – 23:55Vai que dá certo – sala 4 – 13:00 – 17:50Gi Joe – A Retaliação (Dub) – sala 4 – 15:00 – 19:50 – 22:10Jack - O Caçador de Gigantes 3D (Dub) – sala 5 – 11:30 – 13:50 –16:15 – 18:50 – 21:40 – 00:05Cinesystem – Shopping CuritibaAlvo Duplo – sala 6 – (Leg) 21:55 – (Dub) 18:10 – 20:00Gi Joe – A Retaliação 3 D (Leg) – sala 6 - 16:00Invasão à Casa Branca (Leg) – sala 3 – 21:30Jack: O Caçador de Gigantes (Dub) – sala 3 – 14:20Jack: O Caçador de Gigantes 3D (Dub) – sala 6 – 13:40Mama (Leg) sala 4 – 14:00 – 16:30 – 19:10 – 21:40Oblivion – Sala 2 (Leg) 14:15 – 16:50 – 19:25 – 22:00 – sala 5 (Dub)– 16:25 – 19:00 – 21:35Os Croods (Dub) – Sala 3 – 17:10 – 19:15Os Croods 3D (Dub) – Sala 5 – 14:10Vai que dá Certo – sala 1 – 14:30 – 17:30 – 19:40 – 21:40Cinesystem – Shopping TotalA Hospedeira (Dub) – sala 5 – 21:40Alvo Duplo (Dub) – sala 4 – 18:10 – 20:00 – 21:55Gi Joe – A Retaliação 3 D (Dub) – sala 4 – 16:00Invasão à Casa Branca (Dub) – sala 5 – 14:20 – 19:10Jack: O Caçador de Gigantes (Dub) – sala 5 – 16:30Jack: O Caçador de Gigantes 3D (Dub) – sala 4 – 13:40Oblivion (Dub) – sala 1 – 14:15 – 16:50 – 19:25 – 22:00 – sala 2 –16:25 – 19:00 – 21:35Os Croods (Dub) – Sala 3 – 14:30 – 16:45Os Croods 3D (Dub) – Sala 2 – 14:00Vai que dá Certo – sala 3 – 19:20 – 21:20

Jack Harper(Tom Cruise) éum dos últimoslimpadores restan-tes na Terra. Ele éparte de uma gran-de força tarefapara extrair os re-cursos vitais, apósdécadas de guer-ras contra umaameaça terrívelconhecida comoos Scavs. Tendo amissão quase fina-lizada e sempre vi-giando os céus ametros de distân-cia, sua vida é al-terada radicalmen-te depois que ele salva uma mulher (Olga Kurylenko) emuma nave espacial que caiu. A chegada dessa mulher faráele questionar tudo o que sabe, e o destino da humanida-de é colocada em sua responsabilidade.

Tom Cruise e MorganFreeman voltam as telas do

cinema com o filme Oblivion

HoróscopoLibra

O segredo do sucessoestá em fazer o que gosta.Invista em algo que tragamais prazer para seu dia adia e conseguirá conquistarseus objetivos profissionais.Há sinais de muito diálogo ecompreensão em família.Paquera favorecida.

Escorpião

Reflita sobre sua vidaprofissional e veja se há mu-danças a fazer. Não desani-me caso algo não aconteçacomo gostaria, deixe osaborrecimentos de lado. Tra-balhos feitos em casa têmtudo para dar certo. Bomastral entre pessoas queri-das. A dois, esclareça mal-entendidos.

Sagitário

Demonstre sua preocu-pação com as atividades pro-fissionais. Assim, poderá con-seguir a segurança desejada.Pequenos desentendimentosnão estão descartados emseu lar, mas o clima de com-panheirismo deve prevalecer.O ciúme pode atrapalhar seussonhos de amor.

Capricórnio

Aproveite que seu raci-ocínio estará mais ágil quede costume para mostrarsua competência aos che-fes e superiores. Em casa,não tente impor que todossejam da forma como gos-taria. Aceite que cada um temum jeito de se expressar.Compartilhe suas vitóriascom os familiares.

Aquário

Mantenha o foco nas ta-refas que são de sua res-ponsabilidade. Há uma ten-dência a se distrair com as-suntos que não lhe dizemrespeito. Momento alto-as-tral com as pessoas queama. Nos assuntos do co-ração, o ciúme pode trazerproblemas ao romance.

Peixes

Momento favorávelpara fazer novos contatosprofissionais, mas mantenhaa discrição sobre seus pro-jetos. A segurança que pre-cisa virá de seus familiares.Ótimo momento para mudarseu visual. Se procura umamor, é hora de investir!

SEXTA-FEIRA – 12 DE ABRILNa sexta-feira, 12, tem a apresentação “Só

e bem acompanhado” com Thiago Souza noCuritiba Comedy Club, às 22h. Os ingressoscustam R$20 por pessoa. Avenida Mateus Leme,2467. Informações pelo fone 41 3018 0474 oupelo site www.curitibacomedyclub.com.br.

SÁBADO – 13 DE ABRILNo sábado, 13, tem “Não seja Rudy” com

Rudy Landucci no Curitiba Comedy Club, às 22h.

Programação de Teatro em CuritibaOs ingressos custam R$20 por pessoa.. Aveni-da Mateus Leme, 2467. Informações pelo fone41 3018 0474 ou pelo sitewww.curitibacomedyclub.com.br .

TERÇA-FEIRA – 16 DE ABRILNa terça-feira, 16, tem Noite do Open Mic!

no Curitiba Comedy Club, às 21h. A entrada éfree. Avenida Mateus Leme, 2467. Informaçõespelo fone 41 3018 0474 ou pelo sitewww.curitibacomedyclub.com.br .

Thiago Souza

Page 16: Edição 278

16 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Segurança

Ocorrências da Semana

Tiroteio em frente debailão resulta em dois

mortos e feridos

Finalzinho da tarde do último sábado (7) ocorreu umacidente entre dois veículos na Rua Quero Quero, bairro Gra-lha Azul. O resultado foi ferimentos considerados graves emJosiel Moreira Rocha de 30 anos, que foi levado ao Hospital doTrabalhador. Ele era condutor do Kadett, placa AMO-2860 deCuritiba, que colidiu com o Renault placa AMO-1723, dirigidopor Odair Marques, que também sofreu ferimentos graves.

Madrugada de domingo, dia 8, uma equipe de combatea incêndios seguiu para o município de Piên, onde uma casalocalizada na Rua Teolinio Pieres de Oliveira, na área central,estava sendo consumida por incêndio. No local, os soldadosextinguiram as chamas e verificaram que nenhuma pessoaficou ferida pelo incêndio.

Uma tragédia no Jardim Veneza, em Fazenda Rio Gran-de. Um ciclista acabou perdendo a vida ao bater contra umcaminhão. L.M.O. de 14 anos seguia pela Rua Carlos Alves,quando a bicicleta ficou sem freios. Sem controle, ele entrou naRua Vinicius de Moraes, batendo no caminhão, placa LID-4826de Fazenda Rio Grande dirigido por Inalvo José Michelom. Ojovem morreu na hora. A polícia abriu inquérito para apurar oacidente.

O delegado Guilherme Rangel, de Fazenda Rio Grandeque assumiu o cargo na semana passada em substituição aodelegado Haroldo Davison foi convocado para assumir aDenarc(Divisão de Narcóticos), uma das principais divisões desegurança do Paraná. Para substituí-lo foi convocado o delega-do Anderson Franco que era titular da Delegacia de Furtos eRoubos.

Dois homens e umamulher ficaram feridos emum tiroteio na saída de umbailão em Fazenda RioGrande, na madrugada dosábado (6). Uma das víti-mas morreu na hora, e aoutra, uma jovem de 24anos, morreu no HospitalCajuru. O acusado, JoacirBrasílio Lázaro já está pre-so, mais nega as mortes.

A confusão foi poucoantes das 3horas, na RuaRio Tejo, bairro Pioneiros,na porta do bailão. Polici-ais de plantão no quartel daPolícia Militar em FazendaRio Grande não quiseramrepassar informações sobrea ocorrência. O que se sabeé que alguém efetuou vári-os disparos e atingiu três

pessoas. João Álvaro deLima, 19 anos, foi levadoaté o pronto socorro da ci-dade, mas chegou semvida. Efrain Ferreira deLima, 20 anos, levou umtiro no pé e perdeu muitosangue, mas não corre ris-co de morrer. Ele e AnaCarolina Batista, 23 anos,também baleada, foram le-vados pelo Siate ao Hospi-tal Cajuru, em Curitiba, masa jovem, mãe de dois filhosfoi a óbito.

Joacir nega ser o autor,mas a irmã de Ana Carolinareconheceu o homem comosendo o autor dos disparos.Uma briga entre ganguesque estavam no local teriamotivado a confusão. A po-licia investiga o caso.

Delegacia da Mulher prende jovem por denunciação caluniosaA Delegacia da Mulher

de Curitiba prendeu, na últi-ma terça-feira (9), AlemaiaNaiara Claudino, 18 anos,por denunciação caluniosa,infração cuja pena varia de 2a 8 anos de reclusão. Segun-do a delegada Aline Manzat-to, a jovem disse ter sido ví-tima de estupro, sequestro ecárcere privado, lesões cor-porais e ameaças com em-prego de arma de fogo.

Três homens, aponta-dos por Alemaia como au-tores dos crimes, foram

conduzidos pela PolíciaMilitar até a Delegacia daMulher. Chegando até adelegacia foi constada afarsa. A mulher inclusivedisse que o autor do estu-

pro seria uma quarta pes-soa. "Então resolvemoschecar e mandamos umaequipe investigar. Descobri-mos que ela passou todo operíodo que disse estar emcárcere privado, na casa deuma amiga, cheirando co-caína. As mensagens deSMS que ela mandou paraa mãe, dizendo que estavasequestrada, foram inclusi-ve enviadas do celular daamiga", contou Aline.

Segundo a delegada,essa prisão serve de alerta

para qualquer mulher quequiser usar a Delegacia daMulher para prejudicar al-guém através de falsa de-núncia. "Todo e qualquercidadão tem que saber quea Polícia Judiciária é impar-cial na apuração dos cri-mes. A verdade é o que im-porta ser apurada, pois emque pese a Delegacia daMulher esteja sempre pron-ta para ajudar a mulher, istosomente ocorrerá quando amulher é vítima e não quan-do é a 'criminosa'", afirmou.

Alemaia Claudino mentiue foi parar na cadeia

DEDC recupera carga com 1.525 televisores de LCDEntre a noite de quin-

ta-feira (4) e a madrugadada sexta-feira (5), em maisum trabalho conjunto coma Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF), investigadores daDelegacia de Estelionato eDesvio de Cargas (DEDC),sob a coordenação dosDelegados Alcimar de Al-meida Garrett e ViniciusJosé Borges Martins, recu-peraram duas carretas coma carga completa de televi-sores marca Philco e Phi-lips, totalizando 1.525 tele-visores de LCD, de diver-sos tamanhos, no valor deR$ 1.172.245,00.

Os caminhões vinham

de São Paulo e Manauscom destino Rio Grande doSul, sendo tomados de as-salto em São José dos Pi-nhais. Os policiais conse-guiram localizar em Cam-

pina Grande do Sul os ca-minhões com a carga, bemcomo, o local de cativeirodos motoristas que foramlibertados ilesos.Os assal-tantes conseguiram fugir

com a aproximação da po-lícia. Todavia, já existemlinhas de investigação quepossivelmente conduzirão àidentificação da quadrilha.

Na noite de quarta-fei-ra (3), a DEDC e PRF jáhaviam recuperado umacarreta com carga de tele-visores Samsung, avaliadaem aproximadamente R$300 mil."É importante queos caminhoneiros e outrosusuários das estradas auxi-liem a polícia com informa-ções. Qualquer situação sus-peita pode ser informadapara a PRF ou para a DEDCpelo telefone (41) 3261-6600", explicou Martins.

Televisores estavam em doiscaminhões que seguiam para o sul

Na manhã da última se-gunda-feira (8), o TenenteRocha entregou o cargo decomandante do Corpo deBombeiros de Fazenda RioGrande ao Tenente Freire,durante solenidade que con-tou com as presenças deautoridades civis e militares.

Emocionado durantetoda a solenidade, o Tenen-te Rocha que ficou no co-mando por mais de doisanos, durante seu discursode despedida, demostrou ogrande carinho que tem pelomunicípio e pelas amizadesque conquistou em Fazen-da Rio Grande. "Foi gratifi-

Solenidade faz passagem decomando do Grupamento de Bombeiros

Bombeiros em São José dosPinhais.

O novo comandante,Tenente Freire, veio da ci-dade de Maringá. "Chegocom a missão de continuardesenvolvendo o brilhantetrabalho do Tenente Rocha,que muito fez pela guarni-ção e pela tropa. Certamen-te terei o apoio de todos osoficiais e soldados e o tra-balho sempre será eficaz",comentou o novo oficial.Na oportunidade, o coman-do geral do Grupamento deBombeiros entregou novaviatura do SIATE, sendorecolhida a AA-6626.

cante comandar essa estru-tura, que tem excelentesprofissionais. Com certezadeixo aqui grandes amigose prometo estar sempre nes-te quartel revendo os ami-

gos de farda do quartel e asamizades conquistadas emFazenda Rio Grande", disseo Tenente Rocha. O oficialjá assumiu a função de vis-torias no Grupamento de

Tenente Rocha entregou o cargo de comandante ao Tenente Freire

Page 17: Edição 278

BRAVA HGT 1.8 00/01, corvermelha, dh, Insulfilme, 4P, lim-pador traseiro, vte. Sem entrada48x R$ 399,00. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

MAREA 1998 comple-t a , r e v i s a d a , e m ó t i m oe s t a d o . R $ 9 . 9 0 0 , 0 0 .w w w. g o l d c a r r o s . c o m . b r .Fone 3627 1677

PALIO Economy Flex,2010, travas elétricas limpa-dor e desemb. Financia ematé 60X fixas com a melhortaxa do mercado. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO fire 2003, vermelho,ar condicionado, ar quente, lim-pador e desembaçador. Finan-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

PUNTO 2008 preta impecá-vel, 1.4, flex, completo + couro. R$24.900,00. www.goldcarros.com.brfone 3627 1677

PUNTO HLX 2008, verme-lho, impecável, completo, somcontrole volante, baixo km, arquente, desembaçador. Aceitotroca de -valor e financio. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SIENA 99/00 cor cinza,gasolina, ar qte, dt, Insulfilme,4P, veículo revisado, vale apena conferir. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mile Fire 2005, ver-melho, alarme, travas, limpa-dor e desembaçador. Finan-cia em até 48X fixas com amelhor taxa do mercado.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

UNO Mille Economy, 2010,branco, básico, placa A. Financiacom a melhor taxa do mercado.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

UNO mille fire 1.0 gas., 4P,cor branca, 02/02, ar qte, ldt, In-sulfilme, ve, Cd player. Entrada +60x. Fone 3604-2428 Riale vei-vulos www.rialeveiculos.com.br

UNO Mil le F i re 2004,vermelho, ar quente, limpa-dor, desemb, p laca A.R$10.900,00 a vista. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

ECOSPORT XLT 2007,prata, completa, impecável, som,rodas. Confira em ate 48x. Aceito

cia em até 48X fixas com a me-lhor taxa do mercado. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO f i re economy2010, prata, carro impecável,pára-choque personalizado.Confira pequena entrata +48x de R$ 620,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

PALIO f i re economy2010, prata, carro impecável,pára-choque personalizados.Confira pequena entrada +48x de R$ 620,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

PALIO weekend 1.5 gas.,98/99, cor cinza, alarme, ar qte,ldt, dh, rll, vte, controle interno doespelho, Parachoque personali-zado. Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Riale veivuloswww.rialeveiculos.com.br

PALIO Young Fire 02/02cor azul, Alarme, ar qte, ldt, Tra-va elétrica, 2P. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

STILO 1.8 8v 04/05 corprata, Completo, ac, ar qte, ldt,dh, Insulfilme, rll, vte, 4P, Bancosde couro, Parachoque persona-lizado, Volante escamoteavel. En-trada + 48x. Fone 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

UNO economy 2010, bran-co, com ar quente R$ 15.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

UNO Eletronic, 94, gas., corvermelha. R$ 7.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

UNO EX 1998, cinza, arquente, limpador, desemb. Ofertade R$ 8.500,00 por R$ 6.500,00ou 36x R$ 354,00 s/ entrada.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

UNO fire 2P 07/08, flex, ldt,Insulfilme. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veivuloswww.rialeveiculos.com.br

UNO Fire, 2003, gas., corazul. R$ 11.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

17Classificados A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 18: Edição 278

18 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Classificados

troca - valor. Rotta 8 Veícu-los . Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FIESTA HATCH 1.6 Flex,(modelo novo) 2011, completoalarme. IPVA 2013 PAGO. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

FIESTA hatch, 1.0, flex,4P, 10/10, cor, vermelha,Completo, Alarme, ac, ar qte,ldt, dh, Insulf i lme, vte, Cdplayer, Chave cópia, Para-choque personalizado. Entra-da + 48x. Fone 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

FOCUS sedan GLX,2011, prata, completo, baixokm, carro impecável, estepe0km. Confira em ate 48x e acei-to troca de - valor. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FUSION 2006, prata, com-pleto, alarme, insulfilme, carro im-pecável. Confira! Financio em ate48x. Aceito troca - valor. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

FUSION AWD 3.0, 2011,cor preta, completo, top de linha.R$ 75.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

KA GL 1.0 06/07 Gasolinacor preta, Ar Quente, ldt,Insulfilme,2P. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA Rocan 2003 prata, óti-mo estado. R$ 9.900.00.www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

ROYALE GL 1994, prata.Confira! A vista R$ 2.800,00 ou s/ent. 36x de R$ 195,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

ASTRA Confo r t 2006flexpower, prata, completo(+ 4 pneus novos). Supero fe r t a R$ 22 .900 ,00w w w. g o l d c a r r o s . c o m . b r .Fone 3627 1677

ASTRA Elegance 2.0,flex 05/05 cor cinza, Comple-to, ac, ar qte, ldt, dh, insulfil-me, rll, vte, 4P, Aerofólio, Airbag duplo, Alarme com acio-namento dos vidros, Bancosde couro, MP3 Player, Para-choque personalizado, Re-trovisor elétrico, vidro elétri-co nas 4P. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br

ASTRA HB Advantage2007 prata completo + rodas+ cd play placa A. Financia ematé 60X fixas com a melhortaxa do mercado. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CELTA life 2009, cinza, 4 por-tas, ar quente, limpador, desem-baçador. Confira em ate 48x.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CELTA LS 1.0, flex, 11/12,cor prata, ac, ar qte, ldt, 2P,Calotas, Câmbio Manual, do-cumento 2013 tudo pago, ma-nual, Parachoque personaliza-do, com 16 mil km rodado.Entrada + 48x. Fone 3604-2428 Riale veiculos.www.rialeveiculos.com.br

CELTA LT 2012 vermelho 4portas, completo (+ar,dh,travas,vdrs ) impecável. Pro-moção imperdível R$23.900, 00www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

CLASSIC LS, 2011, cin-za, alarme, travas, ar quente,desembaçador, placa A. Finan-cia em até 60X fixas com a me-lhor taxa do mercado. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA classic 1.0, 2003,álcool, 4 ptas, cor branco. R$15.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CORSA hatch 1.4 2011,vermelho, direcao, vidro, travaelet, ar quente, baixo km, limpa-dor, desembaçador. Confira! Acei-to troca - valor e financio. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

CORSA Sedan Classic 1.6,04/04 cor prata, dt, dh, Insulfilme,Calotas, Veículo revisado, motor.Entrada + 48x. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan Classic 1.6,04/04 cor prata, dt, dh, Insulfilme,Calotas, Veículo revisado, motor.Entrada + 48x. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan Premium1.4, preto, 2009, dh, alarme, vi-dros, travas, ar quente, desem-baçador, placa A. Entrada + par-celas R$ 554,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA sedan VHC 1.003/04, cor prata, Completo, Alar-me, ac, ar qte, dt, dh, Insulfilme,rll, vte, espelho cortesia para pas-sageiro e motorista, parachoquepersonalizado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KADETT GLS 1998 pre-to completo (-ar). Promoçãoda semana R$ 7.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

MERIVA CD, 1.8, flex,2004, cor cinza, toda prova. R$23.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MERIVA Joy, 1.8, flex +GNV, 2007, cor branca. R$26.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MERIVA Maxx 1.4 flex, 09/10 cor branca, completo, ac,ar qte, ldt, dh, Insulfilme, rll,vte, 4P, Alarme com aciona-mento dos vidros, CâmbioManual, Cd player, ConsoleCentral, Encosto Cab. Trasei-ro, Farol de milha, Manual,Parachoque personalizado,Retrovisor elétrico, Sensor deestacionamento. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MERIVA premium 2009,preta, completa, impecável. Con-

fira! Aceito troca de - valor. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

VECTRA 2.0 8V 97/97 corverde, ar qte, dt, dh, Insulfilme, rll,vte, 4P, Veículo revisado com selode GNV, em ótimo estado de con-servação. Entrada + 48x. Fone3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

VECTRA Millenium 2.2 99/00, cor prata, completo, alarme,ac, ar quente, dt, dh, Insulfilme, rllaro 17, vte, Câmbio Manual,Controle interno do espelho, En-costo Cab. Traseiro, Parachoquepersonalizado, regulagem elétri-ca dos faróis, vidro elétrico nas4P, Volante escamoteavel. Entra-da + 48x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

ZAFIRA elite 2.0 04/05, corpreta, Completo, Alarme, AC digi-tal, ar qte, ldt, dh, Insulfilme, rll,vte, 4P, 7 lugares, ABS, Automáti-co, Bancos de couro, Cd player,Controle de Som no Volante, Re-gulagem elétrica dos faróis, Sen-sor de estacionamento, Teto so-lar, Volante escamoteavel. Entra-da + 60x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

FUSCA 1.300 78/78 cormarrom, veiculo em ótimo es-tado de conservação. Vale apena confer ir ! Fone 3604-2428 Riale veivuloswww.rialeveiculos.com.br

FUSCA 1969 rosa alarme,couro, cd player, Rodas de ligaplaca A. A vista R$ 10.900,00.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL 1.0 special 2p 01/01cor branca, Alarme, Rodas deliga leve, farol de neblina, vei-culo revisado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, 16V, 2000, gas, 4ptas, cor cinza. R$ 13.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

GOL 1000i 1996 (bola),prata, ar quente. Oferta de R$8.800,00 por R$ 5.800,00 àvista ou financio 36x de R$345,00 s/ entrada. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL CL, 94, gas, cor bran-ca. R$ 7.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL G4 2011, prata, baixokm. Confira carro impecável. Peq.Ent. + 48x de R$ 590,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL G5 2010, cinza, limpa-dor, desembaçador, ar quente,carro impecável. De R$25.800,00 por R$ 22.800,00 àvista ou financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL GIV 1.0 Flex, ver-melho, 2006, ar quente, limpa-dor, desemb, placa A. Aceito seucarro na troca. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GIV 2011 prata, exce-lente estado. R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOL GV Trend 1.0 Flex2013 completo+alarme+cd player.Financia em até 60X fixas com amelhor taxa do mercado. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GV trend 1.0, flex, 4P,08/09, cor vermelha, alarme, arqte, ldt, dh, insulfilme, vte, Cdplayer, Controle interno do espe-lho, Espelho cortesia para passa-geiro e motorista, Parachoquepersonalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veivuloswww.rialeveiculos.com.br

GOL MI 1997 (bola), verde,ar quente, desembaçador, impe-cável. Confira de R$ 9.500,00 porR$ 6.800,00 à vista ou financio36x de R$ 354,00 s/ ent. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

GOL Ttrend, 1.6, flex, 2011,4 ptas, cor prata, completo menosar. R$ 26.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOLF 2001 prata, únicodono, completo, impecável. Ofer-ta imperdível R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOLF Flash 1.6, flex, 06/06,cor preta, completo, alarme, ac,ar qte, ldt, dh, Insulfilme, rLL, vte,4P, ABS, Bancos de couro, Bre-ak light, Câmbio Manual, Engate,Parachoque personalizado, vi-dros elétricos nas 4P. Entrada +60x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

GOLF GL 1.8 4P 96/96 corbranca, Alarme, dt, dh, rll, vidroselétricos, Câmbio Manual, Para-choque personalizado, Volanteescamoteavel. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 2001, gas, 4ptas, cor branca. R$ 22.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

JETTA 2.5, 08/09 cor azul,Completo, Alarme com aciona-mento dos vidros, AC digital, arqte, dt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,ABS, Air bag Cortina e Lateral,Aquecimento dos bancos, Auto-mático, Banco de couro e elétri-co, Cd player, Computador debordo, Controle de Som no Vo-lante, Controle interno do espe-lho, Farol de neblina, Manual,Piloto automático, Regulagem elé-trica dos faróis, Retrovisor elétri-co, Sensor de chuva, de estacio-namento e de iluminação. Entra-da + 60x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

PARATI CL/I 1.8 1996(bola), branca, direção, vidro elét.,Trava elét., ar quente. Fipe R$11.500,00 por R$ 8.500,00 à vis-ta ou financio 36x de R$ 483,00.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

SPACEFOX confortline, 1.607/08 cor prata, completo, alar-me, ac, ar qte, ldt, dh, Insulfilme,rll, vte, 4P, Câmbio Manual, Cha-ve cópia, Controle interno do es-pelho, MP3 Player,Parachoquepersonalizado, vidro elétrico nas4P, Volante escamoteavel. Entra-da + 48x. Fone 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

SPACEFOX route 2009preta, completa +rodas de ligaleve, entrada USB. R$ 27.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

VOYAGE 1.6 2010, prata,completo, carro impecável. Con-fira em até 48x. Rotta 8 Veículos.Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

VOYAGE 1.8 turbo legaliza-do todo revisado imperdível.R $ 1 4 . 5 0 0 , 0 0 .www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

VOYAGE GV 1.0 Flex, 2009,cinza, alarme, vidros, travas, de-semb, rodas de liga. Aceito seucarro na troca. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

AUDI A3 1.8 02/03, corprata, completo, alarme comacionamento dos vidros, ac di-gital, ar qte, ldt, dh, Insulfilme,rodas LL, vte, 4P, Air bag du-plo, Banco bi-partido, Câm-bio Manual, Cd player, Cha-ve cópia, Computador debordo, Controle interno doespelho, Manual, Paracho-que personalizado, volanteescamoteavel. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

AUDI A3 turbo 1.8 2002,carro impecável, prata, 4portas,placa A, 2 dono, manual, chaveres., estepe 0km, teto, couro, ro-das 19, kit multi midia, pneus okm,revisado. Confira! Troco por car-ro de maior valor. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

AUDI A3, 1.6, 2000, impe-cável, rodas LL e som. R$21.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

BMW 330I 2003 prata com-pleta + couro + rodas de liga leve.Financia em até 48X fixas com amelhor taxa do mercado. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

BMW, 318 I Cupe, 93, rari-dade, cor preta. R$ 16.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

CERATO EX 1.6 2010, pra-ta, completo, carro impecável, 1°dono, aceito troca - valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CIVIC LXS FLEX 2.0 2009cinza completo + rodas de liga +cd player + couro placa A. Aceitoseu carro na troca. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CLIO RN 4 ptas, 2000, pra-ta, ar quente, limpador e desem-baçador traseiro. R$ 9.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

LOGAN aut 1.0 2008,vermelho, ar quente, desem-baçador, carro impecável.Confira! Financia em até 48x.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

MEGANE Grantour 2008,automática, completa, air -bagduplo, imperdível. Super promo-ção R$ 29.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

PEUGEOT 307 1.6 pre-sence 2009, prata, completo,banco de couro, excelente es-tado. Carro de procedência.Aceito troca - valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PICASSO exc. 2008, com-pleta, alarme, carro impecável.Confira! Aceito troca -valor e fi-nancio. Rotta 8 Veículos. Fone:3608-1000. rotta8veiculos.com.br

SANDERO aut 2009,vermelho, vidro elet., ar quen-te, limpador, desembaçador,placa A, carro impecável. Con-fira! Financia em ate 48x. Acei-to troca - valor. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SENTRA 2012, completo,automático, preto. R$46.900,00. Super promoção.www.goldcarros.com.br Fone3627 1677

BESTA GS, 98, diesel, 12lugares, cor bege. R$ 23.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

FIORINO fire, 1.3, flex,2011, furgão, cor branca. R$26.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

FORD TRANSIT 2010branca, completa +airbag +

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROconsórcio mesmo com parcelas

atrasadas. Pago à vista.Tel 9937-4143 / 8531-0394

7811-2926 / 3604-6258

Page 19: Edição 278

19Empregos A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar currículo pessoalmente a rua CesarCarelli, 90 - Edifício Cordilheira, Bairro Pioneiros - Fazenda Rio

Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

ADESIVADOR LIDER 12-0285 (Masc)ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL 13-0030 (Masc)AUXILIAR DE PCP 13-0095 (Masc)AUXILIAR DE COZINHA 13-0082 (Fem)AUXILIAR DE COZINHA 13-0071 (Fem)AUXILIAR DE ELETRICISTA 13-0284 (Fem/Masc)AUXILIAR DE ELETRICISTA 13-0112 (Masc)AUXILIAR EXPEDIÇÃO/CARGA E DESCARGA 13-0090 (Masc)AUXILIAR INDUSTRIAL 13-0041 (Fem)AUXILIAR DE LOGÍSTICA 13-0104 (Fem/Mas)AJUDANTE DE MOTORISTA 13-0103 (Masc)AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS/ZELADOR 13-0092 (Fem)AUXILIAR DE PRODUÇÃO 13-00013 (Fem/Masc)AUXILIAR DE PRODUÇÃO 13-0112 (Masc)ELETROMECÂNICO DE MANUTENÇÃO 13-0025 (Masc)ENCARREGADO DE INJETORA 13-0111 (Masc)ESTAGIO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM 13-0106 (Fem)ELETROMECÂNICO DE MANUTENÇÃO 13-0025 (Masc)FRENTISTA 13-0083 (Fem)LUBRIFICADOR DIESEL 13-0084 (Masc)GERENTE DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 13-0088 (Masc)JARDINEIRO 13-0012 (Masc)LUBRIFICADOR DIESEL 13-0084 (Masc)MECÂNICO DIESEL 12-0279 (Masc)MOTORISTA 13-0110 (Masc)OPERADOR DE PRENSA 13-0041 (Masc)OPERADOR DE MAQUINA 13-0041 (Masc)PEDREIRO 13-0109 (Masc)PESSOA PORT DE DEFICIÊNCIA FÍSICA 13-0108 (Fem/Masc)PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA FÍSICA 13-0107 (Fem)SUPERVISOR DE INSTALAÇÃO 13-0070 (Masc)TELEMARKETING ATIVO 13-00100 (Fem/Masc)VENDEDOR 13-0096 (Masc)

SINE FAZENDA RIO GRANDE

VAGA SEXO

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1618721 MASAJUDANTE DE PINTOR 1560298 MASAJUDANTE DE PINTOR INDUSTRIAL 1608932 MASANALISTA DE RECURSOS HUMANOS JR 1601111 MASAPLICADOR DE SERIGRAFIA 1559336 MASARMADOR DE FERRAGENS 1593065 MASAUXILIAR DE ESTOQUE 1613375 MASAUXILIAR DE JARDINAGEM 1611286 MASAUXILIAR DE MARCENEIRO 1554366 MASAUXILIAR DE MECÂNICO AUTOMOTIVO 1592684 MASAUXILIAR DE PESSOAL 1570556 MAS

abs. Oportunidade imperdí-v e l R $ 5 9 . 9 0 0 , 0 0w w w . g o l d c a r r o s . c o m . b rfone 3627 1677

MONTANA conquest 1.806/07 cor prata ac, ar qte, dh,Insulfilme, Rodas LL aro 15 ,capota marítima, documento2012 tudo pago. Entrada +60x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PAJERO Sport, 3.0, 99, ga-solina, cor bege. R$ 31.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

RANGER 2.3 08/08 corbranca, ar qte, dh, 2P, CâmbioManual, Veículo revisado, 04pneus goodyear em bom estado,estribo, santo antonio, capota ma-rítima tudo novo. Em ótimo estadode conservação. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

S-10, 2.5, 4X4 CD, 1999,diesel, cor branca. R$ 32.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SAVEIRO 1.6 2010, bran-ca, capota marítima, 18mil km, arquente. A vista ou financio. Venhaconferir essa oferta. Carro impe-cável. Rotta 8 Veículos. Fone:3608-1000. rotta8veiculos.com.br

SAVEIRO Glll 1.8 2001, dh,ar quente, cap. marítima, rodasde liga farol de milha, placa A,prata. Financia em até 48X fixascom a melhor taxa do mercado.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SAVEIRO, 1.8, 2001, gaso-lina + GNV, cor dourada. R$18.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4, 2008, flex, ca-bine simples, cor cinza. R$21.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

STRADA Treking CE 1.4Flex vermelha 2007 dh alarmetravas ar quente capota maríti-ma, protetor caçamba. Finan-cia em até 60X fixas com a me-lhor taxa do mercado. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

HONDA CG 125 fan 10/10cor vermelha, placa A. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

YAMAHA FAZER ys 25009/10 cor preta, com apenas4.800 km. Entrada + 48X.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRGRua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h

Munidos de documentos

SÚMULA DEPEDIDO

DE AUTORIZAÇÃOFLORESTAL

Jandira Barbosa dosSantos, torna públicoque requereu ao IAP, aautorização para a reti-rada de um pinheiro,com finalidade de cons-trução, no imóvel locali-zado na Rua Guanaba-ra, 107, casa 02, BairroEstados, município deFazenda Rio Grande-PR.

SÚMULA DEPEDIDO

DE AUTORIZAÇÃOFLORESTAL

Luiz Wilson Coma-rella, torna público querequereu ao IAP, a auto-rização florestal paraDesmate, com finalida-de de construção, noimóvel localizado naAvenida Nossa SenhoraAparecida, chác. n.º13,bairro Santa Terezinha,município de FazendaRio Grande- PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃODE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP, Licença de Operação para o empreendimento aseguir especificado:

EMPRESA: MARCOS LUIS BALDAN - OLARIAATIVIDADE: OLARIA - FABRICAÇÃO DE TI-

JOLOSMUNICÍPIO: FAZENDA RIO GRANDEVALIDADE: 15/06/2013

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃO

A EMPRESA MARCOS LUIS BALDAN - OLA-RIA CNPJ Nº 79.745.295/0001-85, TORNA PÚBLI-CO QUE REQUEREU AO IAP, RENOVAÇÃO DE LI-CENÇA DE OPERAÇÃO PARA OLARIA - FABRICA-ÇÃO DE TIJOLOS IMPLANTADO NA ESTRADAGANCHINHO S/N, BAIRRO CAMPO DA CRUZ,MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE, ESTA-DO DO PARANÁ.

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 156008 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1578508 MASCARPINTEIRO 1614826 MASCHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA 1625296 MASCHURRASQUEIRO 1602097 MASCOLETOR DE LIXO 1578936 MASDESIGNER 1559458 MASELETRICISTA 1559400 MASENCARREGADO DE OBRA 1614148 MASLAVADOR DE VEÍCULOS 1611630 MASMARCENEIRO 1554350 MASMECÂNICO DE APARELHOS DOMÉSTICOS 1599577 MASMECÂNICO DE LAVADORAS E SECADORAS 1599244 MASMECÂNICO DE MOTOSSERAS E ROÇADEIRAS 1599204 MASMECÂNICO DIESEL 1599926 MASMONITOR INFANTIL 1625088 MASMONTADOR 1587303 MASMONTADOR INSTALADOR 1559300 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO HAB – D 1611709 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1592964 MASPEDREIRO 1582134 MASPORTEIRO DE EDIFÍCIO 1624915 MASPROGRAMADOR CNC 1608522 MASSERVENTE DE OBRAS 1582175 MASSERVENTE DE PEDREIRO 1614850 MASVENDEDOR INTERNO 1599142 MASZELADOR 1608988 MASAJUDANTE DE FARMÁCIA 1589623 FEMASSISTENTE DE VENDAS 1582591 FEMATENDENTE DE BALCÃO 1608281 FEMCAIXA DE LOJA 1623098 FEMCAIXA NO COMÉRCIO 1627115 FEMCAMAREIRA 1552240 FEMEMPREGADA DOMÉSTICA 1566470 FEMGARÇONETE 1592161 FEMOPERADOR DE CAIXA 1587597 FEMOPERADOR DE TELEMARKETING A/R 1613947 FEMSERVENTE DE LIMPEZA 1609487 FEMVENDEDOR INTERNO 1574981 FEMATENDENTE ODONTOLÓGICO 1578293 INDFAUXILIAR DE COZINHA 1552118 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1568142 INDFCONFEITEIRO 1556955 INDFCOZINHEIRO 1581049 INDFFARMACÊUTICO 1627790 INDFGARÇOM 1601934 INDFINSTRUTOR DE AUTOESCOLA 1626514 INDFOPERADOR DE BALANÇA RODOVIÁRIA 1619885 INDFOPERADOR DE CAIXA 1566546 INDFRECEPCIONISTA 1590912 INDFVENDEDOR NO COM DE MERCADORIAS 1577966 INDF

Page 20: Edição 278

20 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Classificados

Page 21: Edição 278

21Caderno imobiliário A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Page 22: Edição 278

22 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Caderno imobiliário

ESTADOS, AVENIDA PA-RANA, 4069, 3 quartos, sala,coz, area de serviço, forro, R$125.000,00 - CS 02. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL R U APAPAGAIOS, 2 quartos, sala,coz, area de serviço, terreno210m², R$ 115.000,00 - cs01. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

GRALHA AZUL, RUA CO-RUJA, 2140 CS 1, 02 quartos,sala, coz, wc e area de serviçoR$ 110.000,00 - FTE. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL, RUA CO-RUJA, 2150 CS 02, 02 quartos,sala, coz, wc e area de serviçoR$ 110.000,00 - FDS. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL, RUA CO-RUJA, 2170 CS 02, 02 quartos,

sala, coz, wc e area de serviço,R$ 110.000,00 - FDS. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL, RUA IRE-RE, ao lado do nº495, 2 quar-tos, sala, coz, area de serviço,R$ 130.000,00. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL, RUA MAI-RAS, 2 quartos, sala, coz, areade serviço, terreno 210m², R$125.000,00 - cs 01. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL, RUA PIN-TASSILGO, 28, 2 quartos, sala,coz, area de serviço, R$105.000,00 - APTO 01. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

GRALHA AZUL, RUATUIUIU, CS 01, 02 quartos,sala, coz, wc e área de servi-ço, R$ 115.000,00 - FTE. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

GRALHA AZUL, TRAVES-SA CUBA, 1007, 2 quartos, sala,coz, area de serviço, R$103.000,00 - APTO 01. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

IGUAÇU, RIO ARRAIAL, 2quartos, sala, coz, area de ser-viço, R$ 112.000,00 - SOB,

2,3 E 4. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

IGUAÇU, RUA RIO AMA-ZONAS, 02 quartos, sala, coz,wc e area de serviço, R$120.000,00 - SOB 02. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

NAÇÕES, RUA ESTONIA,SB, 02 quartos, sala, coz, wc e areade serviço, R$ 145.000,00. CRE-CI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

NAÇÕES, RUA URU-GUAI, 944, 2 quartos, sala, coz,area de serviço, R$ 130.000,00- APTO 202. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

PIONEIROS, AVENIDAPARANA, 260, 2 quartos, sala,coz, area de serviço, R$102.000,00 - APTO 01-1. CRE-CI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

SANTA TEREZINHA, RUASANTO ANTONIO, 881, esqui-na 02 quartos, sala, coz, wc earea de serviço 38 M², R$105.000,00 - CS 01. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

SANTA TEREZINHA, RUASÃO ROMÃO, 80, 3 quartos,sala, coz, area de serviço, R$145.000,00 - SOB 03. CRECI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

SANTA TEREZINHA, RUASÃO SIMIÃO, 2 quartos, sala, coz,area de serviço, TERRENO INDI-VIDUAL, R$ 125.000,00. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

SANTA TEREZINHA, RUASTA HELENA, 29, 2 quartos, sala, coz,area de serviço, R$ 130.000,00. CRE-CI J-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casas com38m², sendo 02 dorm, sala,coz.,bwc,área de serviço. Projeto Mi-nha Casa Minha Vida a partir deR$ 82.000,00, sinal R$ 500,00.Faça sua reserva, disponibilidadelimitada. MMD Inc.Part.Ltda. Fone3627-2037. creci J 0158.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X20, bairro Santa Terezinha,contendo casa mista 90m2, sendo 3qtos, sala, coz e bwc, ótima localiza-ção, ao lado do ginásio Gurizão, R$65.000,00, tratar com Kleverson. Tel.3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X30, Av. Condor bairro GralhaAzul, contendo casa de alvenariade 60m2, com 2 qtos, sala, coz,bwc e garagem, R$ 80.000,00,tratar com Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo terreno 7x16,Na Av. Uruguai Bairro Nações, aolado do Colégio Lindamir, R$80.000,00, tratar com Kleverson. Tel.3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG TORRO - terreno 10x20av. Mandagascar, Nações II - con-tendo casa de madeira 55m² R$45.000,00, tratar com Kleverson. Tel.3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – “TORRO”, terreno9X20, Bairro Gralha Azul, área pla-na, pronto para construir, R$45.000,00, tratar com Kleverson. Tel.3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo barracão360m2 com 2 pisos, Bairro Gralha

Azul, R$ 360,000,00, aceito troca,tratar com Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

TERRENO 12x30 otimo p/ap-tos Rua Oiapoque, proximo, colégiobayard, R$140.000,00. ImobiliáriaFazenda Rio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

TERRRENO 12x30 otimo p/aptos Rua Jau,linha ônibusR$110.000,00. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/67mts 3 quar-tos, 2bwc, Av. N. S. Aparecida,R$135.000,00 financia minha casaminha vida. Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/64mts 2quartos,1bwc,1 lavabo, sala e cozi-nha. Rua Andorinhas a 100mts daBR-116, R$ 125.000,00. ImobiliáriaFazenda Rio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO Gralha Azul FRG,c/67mts c/3quartos,2 bwc, sala, cozi-nha, Av.Portugal, Jdm Palmeiras,R$150.000,00. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO - EucaliptosFRG, c/67mts, 3quartos, 2bwc,casinha, sala, copa, terreno comótimo espaço atras,em condominiofechado,R$180.000,00. ImobiliáriaFazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

CASA alvenaria mais edicu-la, terreno 12x30,a duas quadrasdo terminal novo da fazenda, R$230.000,00. mobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

FRG - 1/2 terreno de es-quina. Excelente localização naRua Uruguai esquina com RuaArgentina. Bairro Nações. Próxi-mo a Cancha do Pereira. R$110.000,00. Tratar com Klever-son. Tel 3604-6258 / 9937-4143/ 9800-1690.

GRALHA AZUL ao ladoBOZA; área c/6021mts c/36 lo-tes p/sobrados, com projetoaprovado,Alvará e incluso todainfraestrutura asfalto etc. R$1.800.000,00. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

EUCALIPTOS frente APAE;área c/1.600mts ótimo p/centrocomercial, R$ 1.300.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SANTA TEREZINHA aolado cemitério área c/30.610mtsmetade limpa, ótima p/condomí-nio. R$2.000.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

CASA em condomínio fecha-do no Sta Terezinha, Av. N. S. Apa-recida, com 2quartos, 1bwc, sala ecozinha conjugada, R$ 603,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone 8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

Page 23: Edição 278

23Meio Ambiente A SEMANA12 a 18 de abril de 2013

Paraná inclui planos municipais de MataAtlântica em suas políticas públicas

O Paraná será o primei-ro estado do país a incluira elaboração dos PlanosMunicipais da Mata Atlân-tica em sua política públi-ca. A iniciativa, inédita noBrasil, será uma parceriaentre a Secretaria Estadualdo Meio Ambiente, a Fun-dação SOS Mata Atlânticae a Associação Nacional deÓrgãos Municipais de MeioAmbiente (Anama).

O secretário estadualdo Meio Ambiente e Recur-sos Hídricos, Luiz Eduar-do Cheida, esteve na noitedesta segunda-feira (08)com o diretor de políticaspúblicas da Fundação SOSMata Atlântica, Mario Man-tovani, para formalizar aparceria.

A Fundação SOS MataAtlântica - juntamente coma Secretaria do Meio Am-biente - irá capacitar os téc-nicos e profissionais de to-das as cidades do Paranápara que os municípiospossam elaborar e imple-mentar seus planos, assu-mindo a competência dagestão ambiental local.

De acordo com MarioMantovani, a inclusão dosPlanos Municipais da Mata

Atlântica na política esta-dual do meio ambiente doParaná representa um mo-mento ímpar e demonstrauma visão diferenciada doGoverno em relação àquestão ambiental.

"A Associação Nacionalde Órgãos Municipais deMeio Ambiente foi criadano Paraná pelo então go-vernador José Richa, ain-da antes da Constituição.Esta atitude representouuma virada na história domeio ambiente no Brasil,com a inclusão dos gover-nos estaduais e a criação deuma articulação nacional,modelo para o mundo", re-latou Mario. "Então era na-tural esta aproximação daSOS Mata Atlântica com oParaná", completou Mario.

O que éNo Paraná, todos os

399 municípios estão inse-ridos na área do biomaMata Atlântica. A Lei daMata Atlântica (11.428/2006) possibilita aos muni-cípios inseridos no biomaatuarem proativamentepara sua proteção e recu-peração. Os Planos Muni-cipais da Mata Atlânticadeverão apontar ações pri-

oritárias para conservaçãode áreas de mata atlântica,com base em um mapea-mento dos remanescentesdo município.

Além disso, os planosde Mata Atlântica, segun-do Cheida, poderão forne-cer informações para ela-boração dos planos direto-res municipais, planos mu-nicipais de bacias hidrográ-ficas, de saneamento e deresíduos sólidos, contribu-indo com o Programa Pa-raná Sem Lixões.

Outro benefício paraos municípios, segundoCheida, está relacionado àLei Complementar 140, queprevê a descentralização deatividades, que hoje com-petem aos órgãos ambien-tais estaduais, para os mu-nicípios.

"A metodologia detrabalho da SOS MataAtlântica é simples e va-loriza os técnicos locaisna elaboração dos PlanosMunicipais da Mata Atlân-tica, que também deverão

ser aprovados pelos Con-selhos Municipais doMeio Ambiente", contaCheida.

Segundo o secretário,após a conclusão dos pla-nos, a próxima etapa serágarantir que as medidascompensatórias possam irdireto para os municípios."É um instrumento que es-taremos colocando nasmãos da sociedade, tornan-do o processo eficaz econstitucional", finalizaCheida.

CenárioMario Mantovani, da

Fundação SOS Mata Atlân-tica, acredita que esta é apossibilidade para o Para-ná reverter um quadro his-tórico de degradação de umdos biomas mais ameaça-dos do país. Ele lembra que,por duas vezes consecuti-vas, o Paraná apareceucom os maiores índices dedesmatamento do país.

"Vamos dar subsídio,orientação e acompanha-mento para que o Paranápossa mudar o histórico deEstado que um dia desma-tou para o de Estado querecuperou a Mata Atlânti-ca. Esta iniciativa tornará oParaná referência para os17 estados que possuemMata Atlântica, bioma maisameaçado do planeta", re-sumiu Mantovani.

Ele informou que, atéo momento, todas as inici-ativas de Planos da MataAtlântica são dos municí-pios. "A partir de agora, osPlanos Municipais passama ser uma política públicado Estado, onde toda a so-ciedade ganhará. Isso é iné-dito", comemorou Manto-vani.

.Fot

o: A

rnal

do A

lves

/AN

Pr

O Paraná será o primeiro estado do país a incluir a elaboraçãodos Planos Municipais da Mata Atlântica em sua política pública. Na foto, Serra do Mar

O Parque Tingui e oBosque do Trabalhador,Unidades de Conservaçãoda Secretaria Municipal doMeio Ambiente (SMMA),acabam de ter suas áreasampliadas. No total, sãomais 60 mil metros quadra-dos de áreas do municípioincorporados às duas uni-dades: 47,5 mil no ParqueTingui e 12,1 mil no Bos-que do Trabalhador. É umaárea semelhante à do Pas-seio Público, que tem 69mil metros quadrados.

"As novas áreas ampli-am o maciço vegetal jáexistente naquelas unida-des, com a finalidade depreservação ambiental, for-talecendo a fauna e a florada região", explica o dire-tor do departamento deParques e Praças daSMMA, Renato Nicolau.

Ele informa que a So-

Parque Tingui e Bosque doTrabalhador ganham mais área

ciedade Paranaense da VidaSelvagem (SPVS) elaborouum levantamento sobre 90locais de importância am-biental dentro de Curitiba.As novas áreas incorpora-das às unidades apresenta-ram relevância ambientalsignificativa, devido à vege-tação (bosques) existente.Como dois desses locais es-tavam ao lado de equipamen-tos da Prefeitura, foi possí-vel fazer as modificações.

"A importância da in-corporação dessas áreasverdes aos parques está li-

gada à qualidade de vida dapopulação", explica Nico-lau. Além de proteção daárea de bosque nativo, osmoradores poderão contarcom mais espaços protegi-dos, que proporcionarãolazer contemplativo e ativi-dades ao ar livre.

Segundo Nicolau, asnovas áreas não irão rece-ber equipamentos de lazeresportivo ou de recreação."Sua finalidade principal éa proteção e a integraçãocom as demais áreas dosparques", esclarece.

Os parques acabam de ganharaproximadamente 60 mil metros quadrados

Número de programas de coletaseletiva mais que dobrou nos últimos anos

Cada brasileiro pro-duz 1,1 quilograma de lixoem média por dia. NoPaís, são coletadas diari-amente 188,8 toneladasde resíduos sólidos. Des-se total, em 50,8% dosmunicípios, os resíduosainda têm destino inade-quado, pois vão para os2.906 lixões que o Brasilpossui.

Em 27,7% das cida-des o lixo vai para os ater-ros sanitários e em 22,5%delas, para os aterros con-trolados, de acordo comdados da Pesquisa Naci-onal de Saneamento Bá-sico do Instituto Brasilei-ro de Estatística (IBGE).

Apesar desse quadro,o Brasil alcançou impor-tantes avanços nos últi-mos anos na opinião dodiretor da Secretaria deRecursos Hídricos e Am-biente Urbano do Minis-tério de Meio Ambiente,

Silvano Silvério. "Para seter uma ideia, em 2000,apenas 35% dos resíduoseram destinados aos ater-ros. Em 2008, esse núme-ro passou para 58%", des-tacou ele.

No mesmo período, onúmero de programas decoleta seletiva mais quedobrou. Passou de 451,em 2000, para 994, em2008. A maior concentra-ção está nas regiões Sul eSudeste, onde, respectiva-mente, 46% e 32,4% dosmunicípios informaram àpesquisa do IBGE que pos-suem coleta seletiva em to-dos os distritos.

Dos 97% dos resídu-os sólidos domésticos re-colhidos, somente 12% sãoreciclados.

Política para o lixoA Política Nacional de

Resíduos Sólidos (PNRS),aprovada em agosto de2010, disciplina a coleta, o

destino final e o tratamen-to de resíduos urbanos,perigosos e industriais, en-tre outros.

A lei estabelece metasimportantes para o setor,como o fechamento doslixões até 2014 - a partedos resíduos que não pu-der ir para a reciclagem,os chamados rejeitos, sópoderá ser destinada paraos aterros sanitários - e aelaboração de planos mu-nicipais de resíduos.

Para garantir o cum-primento do que está es-tabelecido na PNRS, estáem fase final de estrutu-ração o Plano Nacional deResíduos Sólidos. O Pla-no, que esteve em consul-ta pública até dezembro de2011, deve ser finalizadono primeiro semestre de2012, segundo Silvério.

Fontes:Camp. Separe o Lixo

Lei 12. 305

Page 24: Edição 278

Fonte e fotos: Site Terra

24 A SEMANA12 a 18 de abril de 2013 Esporte

Meninos do Atlético seguramansiedade com possibilidade

de decidir título Fórmula 1:Massa aponta Ferrari em condições e mira vitória no GP da ChinaApós três temporadas ruins, Felipe Massa iniciou 2013 em boa forma.

Sempre andando entre os primeiros colocados, o brasileiro aparece à frentedo companheiro de equipe Fernando Alonso na classificação após três anos.Confiante, o piloto divide o bom momento ao carro da Ferrari e almeja vitória no GP da China deste finalde semana. "Eu sei que só corremos duas etapas, mas tenho um sentimento positivo para estatemporada. O trabalho que fizemos com o F138 durante o inverno nos colocou no caminho certo e ocarro tem muito potencial", diz. Para Massa, há mais equipes na luta pelo título entre os pilotos econstrutores que no último ano, quando Ferrari e Red Bull dominaram a disputa. "Tudo que possodizer é que existem mais de duas equipes lutando por vitórias e pelo campeonato. Em duas provas,foram dois vencedores diferentes. Na Austrália, venceu Kimi Raikkonen enquanto a Red Bul levouSebastian Vettel ao primeiro lugar na Malásia. Sem vencer desde 2008, quando levou a melhor emcasa no GP do Brasil, Massa projeta vitória no GP deste domingo. Para ele, o carro da Ferrari temcondições e a pista pode favorecer o seu estilo de corrida. Nós estamos bem preparados para aChina. A meta é lutar por muito mais pontos, por um pódio, até mesmo por uma vitória, porque vocêtem de estabelecer grandes desafios, conclui o piloto.

3º GP de Fórmula 1- temporada 2013:Circuito Internacional de XangaiPrimeiro GP de F1: 2004Capacidade: 200 mil pessoasDistância de volta: 5,451 kmVoltas: 56 (305,066 km)Curvas: 16Velocidade máxima: 317 km/hPole 2012: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) Exibição da Ferrari em SP terá carros de Schumacher, Raikkonen e brasileiros

Neste final de semana, o Autódromo de Interlagos receberá um eventodedicado aos amantes do automobilismo – e, em especial, aos apaixonadospela Ferrari. O chamado Ferrari Racing Days contará com exibições decarros de passeio da marca italiana, mas também com quatro modelosutilizados na Fórmula 1, adquiridos por clientes da montadora após o fim dastemporadas da categoria. O carro de mais destaque é um F2001, utilizado

pelo alemão Michael Schumacher na temporada 2001 – na ocasião, Schumacher conquistou seuquarto título mundial, e a Ferrari ainda faturou o Mundial de Construtores. Ao longo do ano, a equipeitaliana conquistou 11 pole positions e nove vitórias, todas com o futuro heptacampeão. Entre osmodelos que estarão em ação em São Paulo, dois foram pilotados pelos brasileiros da equipe: oF2003-GA, de Rubens Barrichello (2003), e o F2007, de Felipe Massa (2007). Rubinho venceu duascorridas com o carro naquele ano (Inglaterra e Japão), enquanto Massa foi o primeiro em Bahrein,Espanha e Turquia – saindo da pole em todas e fazendo a volta mais rápida nas duas primeiras. Oquarto modelo que estará em Interlagos será o F2008 pilotado por Kimi Raikkonen em 2008. Ofinlandês foi o terceiro colocado da temporada (então sua última na F1), atrás de Lewis Hamilton eFelipe Massa. Os modelos da F1 estarão em ação em Interlagos no sábado e no domingo, em duassessões de 20 minutos no primeiro dia e duas sessões de 30 minutos no domingo. Os carros serãopilotados pelos proprietários, contando com um suporte técnico de uma equipe de profissionais daFerrari. Além disso, o Ferrari Racing Days contará com corridas, desfiles e exibições de carros depasseios.

Brasil 2014:Fifa quer tirar Marin da chefia do comitê da Copa do MundoDe acordo com reportagem da última terça-feira do jornal Folha de S.

Paulo, a Fifa quer tirar o presidente da CBF, José Maria Marin, da presidên-cia do Comitê Organizador Local (COL), órgão responsável pela organiza-ção da Copa de 2014. O COL é o representante político e financeiro da Fifa noBrasil, sendo a CBF "sócia" do comitê. Segundo a publicação, a troca pode até exigir mudanças nasregras que o criaram, caso o cartola tente ficar no cargo. Tirar Marin da presidência do COL seria umaforma de isolá-lo na CBF, deixando-o distante dos eventos públicos e privados sobre o Mundial.Restaria sua função de presidente da CBF, que, embora relevante para o cenário do futebol, tem tidopouco espaço na organização da Copa. Ainda de acordo com a reportagem, o ex-atacante Ronaldo,membro do conselho de administração do COL, é um dos preferidos da Fifa para assumir o cargo.Ele surge como opção porque já conhece os trabalhos de organização do Mundial e porque temimagem positiva no exterior. Outro ex-jogador bem cotado é Leonardo, hoje diretor do clube ParisSaint-Germain. A decisão de trocar o comando do COL já estaria tomada. A cúpula da Fifa informou ogoverno brasileiro há duas semanas.

A rodada decisiva dasquartas-de-final da Copados Campeões no meio desemana contou com exce-lentes duelos e apesar dealguns sustos, prevaleceu aforça dos favoritos. O PSGquase surpreendeu e caiucom a cabeça erguida, noempate com o Barcelonaem 1 a 1, com boa atuação

O time Sub-23 do Atlé-tico que começou a tempo-rada sem pretensões viveum momento especial coma possibilidade de decidir otítulo do Paranaense. Paraisso, a jovem equipe tentasegurar a ansiedade e bus-ca se manter na liderançada classificação restandotrês jogos para o fim dosegundo turno. O próximoadversário é o J.Malucelli,adversário direto na brigapela ponta da tabela, no pró-ximo domingo, às 16 ho-ras, no Ecoestádio.

Para o volante Herna-ni, um dos destaques daequipe, a receita é mantera pegada dos últimos jogos.“A receita é fazer o que já

estamos fazendo. Estamosconseguindo os três pon-tos, jogando bem. Em al-guns momentos do jogo,oscilamos um pouco, maso importante são as vitóri-as. Agora, só depende denós”, destacou o jogador.

Embora o próximocompromisso seja oficial-mente na casa do adversá-rio, ninguém vai se sentirdeslocado, pois o Ecoestá-dio tem sido também palcopara os jogos da equipe emCuritiba.“O J. Malucelliestá fazendo uma boa cam-panha, como fez no primei-ro turno. Sabemos que éum jogo muito difícil e res-peitamos a equipe deles,mas vamos entrar para bus-

car os três pontos”, emen-dou Hernani.Atletiba em Ponta Grossa

A Polícia Militar vetouo Ecoestádio para o Atleti-ba do próximo dia 21, porquestão de segurança e ojogo pode ser disputado emPonta Grossa, no estádioGermano Krüguer. As ou-tras opções, Couto Pereira,Vila Olímpica depende deacerto entre as diretorias,hipótese praticamente des-cartada em razão de que aspartes quando conversam,não chegam a um consen-so e depois, trocam acusa-ções de que um dos ladosnão cedeu. A FPF deve di-vulgar até segunda-feira olocal da partida. (DR)

Coxa quer deixar matemática delado na reta final do Paranaense

Com cinco pontosatrás do líder do returno, oAtlético e quatro do vice-líder Londrina, o time doCoritiba sabe que tem pou-ca chance de conquistar oreturno e consequentemen-te, o título do Estadual, eli-minando o duelo final. Con-tudo, a receita da equipe émanter-se forte na reta fi-nal da competição e colo-car a matemática em se-gundo plano.

“Time que quer sercampeão não pode pensarem qual adversário. O se-gundo turno ainda estaaberto, mas não é fácil”,disse o lateral Victor Ferraz.

Campeão com o timealviverde nos últimos trêsanos, Rafinha tem a chan-ce de conquistar o tetra.“Primeiro é retomar a con-fiança, já que no últimojogo mostramos uma dife-rença grande em relação ao

início do returno. Vamospensar no Rio Branco, emfazer um bom jogo nestefinal de semana, e depoisnas duas últimas rodadas,mas sem querer pensar emadversário. Temos quebuscar sim ter essa vanta-gem na decisão”, pondera.Além do camisa sete, Van-derlei, Willian Farias, Geral-do e Pereira também po-dem conquistar dentro decampo o tetracampeonato.

Champions Leaguereúne favoritos nas semifinais

do brasileiro Lucas. Mes-si, com pouco mais de 30minutos em campo, feznovamente a diferença, senão o time francês calaria umlotado Camp Nou. Nos de-mais duelos, nenhuma zebrae agora, nas semifinais, osmelhores times da Europadecidem o título: Barcelona,Real Madrid, Bayern de Mu-

nich e Borussia Dortmund.Bayern e Barcelona pintamcomo favoritos para levan-tar a badalada taça, emboraCristiano Ronaldo, do RealMadrid esteja vivendo no-vamente um grande fase ese Messi não mantiver obrilho, o português tomadele o posto de melhor domundo. (DR)