Edição 281

24

description

De 03 a 09 de maio de 2013

Transcript of Edição 281

Page 1: Edição 281
Page 2: Edição 281

02

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba - Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG - Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 - [email protected]: Sérgio Dalgallo - Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR - Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Diagramação: Tatiana Carla de Souza - Distribuição: Curitiba e Região MetropolitanaOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade

de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

www.asemananews.com.br

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Expediente

Editorial

O povo não conhece o seu poder!

Opinião

MudançasVamos entrar novamente

num período de grandes mu-danças. O Brasil mudou de ta-manho. Caminha rapidamentepara ser a quarta economia domundo. Só quem não perce-beu ainda foi o nosso governo,que continua a se comportarcomo se fosse um coronel nor-destino. Quer todo mundo to-mando benção de joelhos. Dizpara quem quer acreditar, queé o Padiciso. Que só ele podesalvar o Brasil da seca.

A seca chegou no nordes-te mais uma vez. É a maiordos últimos 50 anos e as con-dições de vida pouco muda-ram. O bolsa alimentação nãodeixa os nordestinos morre-rem de fome e é só. Nem le-var o milho que está sobrandono centro-oeste, para salvar acriação, consegue.

Enquanto a outra parte doBrasil explode em crescimentoa produção de grãos quebramais um recorde. É claro quea infraestrutura do Brasil nãoaguenta tanto crescimento. Asestradas estão lotadas, os por-tos atulhados de navios, e tudo

Não muito distante de mimvivem pessoas que necessitamdo meu empurrãozinho de vezem sempre para prosseguir!Não estou falando de pessoasinúteis, incapazes ou os popula-res nhonhos, mas sim daque-las que se descobrissem suareal capacidade já teriam deco-lado e estariam disputando luga-res na sociedade Londrina, Pa-risiense ou até mesmo se aco-modando em luxuosos condo-mínios em Miami, nos EstadosUnidos.

Desde meus dez, onze anosde idade já comecei a ter que car-regar comigo os tradicionais “san-guessuga”, contudo, não é sobreesse tipo de pessoa que querodiscorrer nesta minha participa-ção. Quero sim falar de pessoasque se soubessem do poder quecarregam consigo poderiam es-tar muito longe. Assim como dis-se o nosso Senhor Jesus que setiveres Fé do tamanho de um grãode mostarda seria capaz de mo-ver montanhas.

Do mesmo modo como

um dia a rede esgoto de televi-são, através do poder de mídiaque carrega consigo, conseguiutanto eleger como cassar Fer-nando Collor de Mello, assimtambém é o poder de ação dese agir com Fé e determinação.É claro que – e infelizmente - hojeem dia esta mesma emissorausa o seu poder para tantas ou-tras finalidades, como destruirfamílias através da sua progra-mação de novela. Se usassetodo o poder que possui contra acorrupção, por exemplo, a situ-ação do nosso País poderia sertotalmente diferente!!! Assim digoa estas pessoas que vivem den-tro de um modesto convívio quese quisessem poderiam rever-ter sua situação como da águapara o vinho.

Quero também atravésdeste meu comentário tocar nocalcanhar de alguns políticos donosso meio, os quais tiveram aoportunidade batendo em suasportas, mas continuam aguar-dando por algo melhor. E um doscasos é o que ocorre atualmen-

te na política fazendense!!! Exis-tem pessoas que já estão háanos tentando se projetar na vidapública, porém a oportunidadepassa, passa e nada.

Nos dias atuais a nossaquerida Fazenda Rio Grandepassa um momento hiper deli-cado em sua vida política. Devi-do à cassação de Chico Santosocorrida em setembro de 2012,este mesmo vivendo de recur-sos, atou grandes nomes domeio político que poderiam ala-vancar suas carreiras e quemsabe já terem decolado, mas porfazerem parte do mesmo grupoque vem enganando o eleitora-do fazendense nem sequer saí-ram ou puderam sair do casulo.

No entanto a justiça se feze os tais sonhadores atadoscom seus cordões umbilicaisao grupo de ora derrotados emtodas as instancias judiciais, ti-veram seus nomes compro-metidos por fazerem parte detal imbróglio, que dependerá demuitos advogados para desa-tarem as falcatruas.

É lamentável edis, masesta mensagem é para vocêsque se estiverem lendo sabe-rão daquilo que tratamos. Al-guns de vocês temos em nos-so convívio desde o início donosso trabalho em Fazenda RioGrande. E além de termos umgrande apreço pela condutaguerreira de bons políticos, gos-taríamos de vê-los no lugarmais alto do pódio em se tratan-do de poder político. Entretanto,ainda falta aquele empurrãozi-nho astuto do qual estamos fa-lando desde o inicio desta nos-sa participação.

Por fim, não quero mencio-nar a necessidade deste empur-rão somente aos políticos ami-gos, mas também a jornalistas,advogados, profissionais liberais,enfim, a todo aquele que coubera carapuça...

Deixo assim meu abraçoprovando-lhes que amo a todose os quero ver, com a mesmacerteza de que Deus existe, con-cluindo os seus respectivos so-nhos. E viva o Senhor Jesus!

que o governo consegue fazeré ficar quieto.

A crise na Europa chega aum momento de enfretamentoentre a França e Alemanha. Épossível que agora se comecea resolver o problema do siste-ma financeiro. Existe umapossibilidade real de uma gran-de quebradeira de bancos, oque pode provocar uma insta-bilidade no mercado financei-ro. Se isso acontecer é prová-vel que o real se desvalorize.O que vai ser muito bom paraa nossa agricultura e quemsabe até para a nossa indús-tria, pois com um real mais fra-co a competitividade dos pro-dutos brasileiros no mercadointernacional aumenta. E aChina vai precisar continuarcomendo. Sem os grãos bra-sileiros ela passa fome.

A crise de 2002 levou o dó-lar até o patamar de quatro re-ais. Foi uma benção para a agri-cultura. As exportações explo-diram gerando uma montanhade dólares, e o governo podequitar a dívida do Fundo Mone-tário Internacional (FMI).

Uma desvalorização doreal aliada com uma subida dospreços dos grãos na Bolsa deChicago, em função de umanova quebra da safra norte-americana, é tudo que a nossaagricultura precisa para dar umnovo salto na produção.

É claro que a nossa infra-estrutura não vai dar conta detodo esse crescimento e o go-verno continua não fazendonada. Mas será um duro golpena opinião pública, que aindaacreditava nos políticos que ten-tam se passar de Padiciso.

Só está faltando um raci-onamento de energia elétricapara o serviço ficar completo.O governo tem feito tudo o queconsegue para isso acontecer.Tenta esconder a falta de águanos reservatórios com pro-messas de novas termoelétri-cas. Fala que a Petrobrás vaiaumentar a produção de pe-tróleo e gás. Mas a produçãoda Petrobrás só cai. As refina-rias estão trabalhando no seulimite. As novas não conse-guem sair do papel.

Enquanto o governo não

consegue fazer nada direito, oBrasil real vai construindo umagrande safra de grãos. Os pre-ços internacionais estão nummomento de incerteza. Os nú-meros do Departamento deAgricultura dos Estados Uni-dos falam de uma grande sa-fra. Mas o mercado de grãosinternacional desconfia. No anopassado eles fizeram umagrande previsão e ocorreuuma grande quebra.

Tudo caminha para umgrande crescimento da econo-mia brasileira, apesar do go-verno não conseguir acompa-nhar o crescimento do setorprivado. Até os nordestinosestão desconfiado desse go-verno que promete tudo e cum-pre muito pouco.

Querem migrar mais umavez para o sul, pois a seca des-se ano é uma seca braba. Tudoconspira para uma grandetransformação. É um novo Bra-sil que está nascendo. E osvelhos coronéis do nordestenão sabem o que fazer para semanter no poder.

• Professor César Graça

Page 3: Edição 281

03Destaque A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Atletiba imprevisto desafiaexperiência contra juventude

Dois Atletibas paraapontar quem será oCampeão Paranaense em2013. A sentença soa ób-via e previsível. Mas an-tes do primeiro pontapé nabola ser dado nesse Esta-dual, quase ninguémapostava que as duas prin-cipais forças do futebolparanaense e que já deci-diram o campeonato 14vezes ao longo da históriarepetiriam essa final.

Não pelo Coritiba, quejá entrou como favorito,com um time experiente,formado por jogadores dequalidade comprovada,especialmente do meio prafrente, tendo no ídolo re-

Primeiro dos clássicos decisivos acontece neste domingo, na Vila Olímpica

patriado Alex, o principalnome. Mas sim pelo Atlé-tico que por opção da di-retoria, desdenhou o de-ficitário campeonato e en-trou na disputa com umtime formado com joga-dores de até 23 anos, con-siderado "C", ou seja, re-serva, do reserva. E en-quanto a equipe principalfazia pré-temporada naEspanha, amistosos noUruguai e com times dasSéries A e B, no Brasil, namais longa preparação doclube antes das disputasnacionais, o jovem timeatleticano encarava acompetição regional emgramados sofríveis pelo

Foto: site oficial Coritiba

interior e o pouco incen-tivo da cúpula atleticana eaté da torcida. Inexperien-tes e oscilando apresenta-ções, os garotos do CT doCaju penaram no primei-ro turno, com um desem-penho pífio, brigando en-tre os piores para tentarmanter distância da zonade rebaixamento.

Veio então o jogo doOperário, no fechamentoda primeira parte da com-petição e a necessidade deencerrar o turno longe daZR, fez o time correr emdobro e emplacar 3 a 0. Apartir dali, a chave virou.De azarão, o Sub-23 doAtlético, com mudanças

pontuais na equipe e a es-trela do jovem atacanteDouglas Coutinho, come-çou a vencer um a um dosadversários, ganhou con-fiança e a torcida veio jun-to. Resultado 11 jogos deinvencibilidade, liderançana classificação e no prin-cipal jogo do returno, di-ante do rival Coritiba quejogava completo, uma vi-tória marcante, por 3 a 1,construída com muitavontade e raça. Se a com-petição serviu como ves-tibular, a piazada atletica-na passou acima da mé-dia e conseguiu, com mé-rito, se qualificar para afinal e de quebra, mostrar

que pode ir mais longe.O Coxa, já classifica-

do, passou o segundo tur-no sem a mesma pegadado primeiro, o que já po-deria ser previsto. O timelevou dois duros golpes noreturno, justamente dian-te dos rivais - derrotaspara o Paraná por 3 a 2 eAtlético, 3 a 1 - que im-pediram que a equipe le-vantasse o título sem anecessidade da final.

A vitória sobre o Lon-drina no último domingo,adversário que terminou aclassificação geral em pri-meiro lugar, com o mes-mo número de pontos queo time coxa-branca, fez a

torcida resgatar a confi-ança para a decisão dian-te dos arquirrivais.

Será o jogo da expe-riência alviverde contraa juventude rubro-negra.O Coxa entra em campocom o dever de ser cam-peão, pelo elenco e porjogar a segunda partidano Alto da Glória. Sema mesma responsabilida-de, os garotos atletica-nos, apesar da tenra ida-de, também querem o tí-tulo para que façam his-tória e provem que emAtletiba não se pode fazerprevisão.

• Dimas Rodrigues

Page 4: Edição 281

04 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 RMC

Novo prefeito pede maior aproximaçãodo Executivo com o Legislativo

Vereador SilvestreSavitzki propõe reuniãopara esclarecimentos deprojeto de lei importante

O prefeito interino deFazenda Rio Grande, Mar-cio Wozniack (foto) que as-sumiu oficialmente o cargona última quinta-feira (25),depois de a Justiça Eleitoraldeterminar o afastamentoimediato do ex-prefeito Chi-co Santos e da vice Ana Lú-cia, tenta, aos poucos, seacostumar com a nova ro-tina. A agenda dele que es-tava ocupada com compro-missos de vereador e comopresidente da Câmara, teveque ser ajustada e sem dú-vida, ampliada para acolheras demandas que o novocargo exige.

E a primeira ação deWozniack a frente da admi-nistração municipal foi reu-nir todo o secretariado."Pedi um relatório das ati-vidades de cada pasta e jácomecei a receber o quecada uma delas tem feito eo planejamento para os pró-

ximos meses. É muito im-portante ter esse contato,essa sintonia", disse o pre-feito em exercício, MarcioWozniack. "Disse aos se-cretários que estou aquicumprindo uma determina-ção judicial e o trabalho temque continuar. A cidade nãopode parar", sentenciou.

Com a experiência devereador e recentementecomo presidente da Câma-ra, Marcio entende que énecessária uma aproxima-

ção maior entre o Executi-vo e o Legislativo para darmais transparência adminis-trativa e por essa razão, emcomum acordo, já estáagendada a ida de dois se-cretários a Câmara Munici-pal para que sejam apresen-

O vereador SilvestreSavitzki, presidente daComissão Permanente deFinanças, Orçamento, Fis-calização e Controle daCâmara Municipal de Fa-zenda Rio Grande convo-cou a realização de umareunião entre representan-tes do Poder Executivo eVereadores para delibera-ção do Projeto de Lei Exe-cutivo N°16/2013 quedispõe sobre a contrata-ção de financiamento jun-to a Caixa Econômica Fe-

deral. O objetivo da reu-nião proposta por Silves-tre é o de aprofundar eobter melhores esclareci-mentos acerca deste pro-jeto que tem como foco aconstrução de asfaltos emvárias ruas por bairros dacidade. A reunião ocor-reu no dia 30 de abril esegundo o vereador Sil-vestre "foi muito provei-tosa e dará suporte às de-liberações em plenário". Aproposta segue tramitaçãona Câmara Municipal.

Cinco carros para ven-der e muita determinaçãopara se estabelecer. Assim,começou a história do em-presário Ricardo de Olivei-ra e da Riale Veículos emFazenda Rio Grande. A lojaque iniciou as atividades em2008, em um local privile-giado ao lado da Prefeiturade Fazenda Rio Grande,conseguiu em pouco tem-po se tornar uma das prin-cipais empresas do ramo naregião pelo bom atendimen-to, honestidade, veículos dequalidade e com procedên-cia, além da cordialidade eseriedade do proprietário ede seus colaboradores.

O reconhecimento dotrabalho pode ser visto pelogrande número de clientesem carteira, aqui em outrascidades da RMC e até deSanta Catarina, pelo movi-mento de pessoas olhandoos carros seminovos no

Riale Veículos amplia atendimento em novo endereçoLoja de carros inaugurou recentemente um novo espaço ao lado das lojas Pernambucanas

pátio e recentemente, pelaabertura de outro espaço,em novo endereço, ao ladodas Lojas Pernambucanas.Tudo para melhor atendera clientela que só cresceuao longo desses cincoanos. "Quando chegamosaqui tinha apenas seis lojasde carros, fomos a sétima,e hoje Fazenda tem mais dedez lojas. Comecei com cin-co carros, isso que um erameu, de uso particular eoutro do meu irmão. Estu-damos o mercado e perce-

bemos que a cidade cres-ceria e graças a Deus, con-seguimos nos estabelecer,reformamos esse espaço eaté ampliamos nosso aten-dimento agora", afirmou oproprietário da Riale Veícu-los, Ricardo de Oliveira.

O empresário relem-brou as oscilações financei-ras do mercado em que vi-venciou momentos de fa-cilidade no crédito ao con-sumidor e por conseqüên-cia, aumentaram as vendas,mas também, épocas de

muita inadimplência e cri-se. "Abrimos em um mo-mento que muitas lojas decarros estavam fechando,na época da crise em 2008.O Paraná foi o estado emque mais lojas de carros ti-veram que fechar as por-tas. Mas sempre procura-mos acreditar no trabalho,ter uma visão de futuro, nocrescimento da cidade. Fi-zemos parceria com ban-cos e hoje,temos a OMNI,o Santander, o Itaú comograndes parceiros e fico

feliz que conquistamosessa credibilidade no mer-cado", disse o empresário.

Com credibilidade eprodutos que enchem osolhos dos clientes, a RialeVeículos, sem dúvida, irácontinuar realizando so-nhos de muita gente. E pormuito tempo. (DR)

Serviço: Riale VeículosRua Inglaterra, 204 -

3604-2428NOVO ENDEREÇO

Rua: França, 297(ao ladoda Pernambucanas)

A Sanepar realiza nes-ta sexta-feira (03) obrasde manutenção na rede dedistribuição de água deFazenda Rio Grande. Asubstituição de uma bom-ba poderá interromper ofornecimento a partir das9h nos seguintes bairros:Parque Industrial, JardimItália, Nações, Santarém,Gralha Azul, Palmeiras,Sol Levante, Jardim Vene-za, Colonial, Estados, San-ta Terezinha, Santa Maria,Santa Helena e Soa Sebas-tião. A normalização noabastecimento acontece-rá no decorrer da tarde.

Manutençãopode

afetarabastecimentoem FazendaRio Grande

Riale Veículos atende na rua França, 297 e... ... rua Inglaterra, 204. Empresa se destaca

pelo atendimento pelos carros de qualidade

tados os projetos e os traba-lhos que cada pasta tem de-senvolvido. Eloi Kuhn, se-cretário de Desenvolvimen-to Econômico e MarceloPelanda, secretário de Tra-balho serão os primeiros afazer essa visita na Câmara.

TSE mantém cassaçãode Chico Santos

O Tribunal SuperiorEleitoral (TSE), em decisãoda ministra Laurita Vazmanteve a cassação do pre-feito de Fazenda Rio Gran-de, Chico Santos (PSDB)(foto) e da vice Ana LúciaPacheco (PSD). A minis-tra, em determinação divul-gada às 16h52 da últimaquinta-feira (02 de maio)negou recurso interpostopelo prefeito para que elefosse reconduzido ao car-

go e a expectativa da po-pulação fazendense passaa ser agora a marcação dadata da nova eleição nomunicípio.

Page 5: Edição 281

05Paraná A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Para o bem estar do trabalhador,para o bem estar de todos

• Adamo Bazani,jornalista da Rádio CBN,

especializado emtransportes

Richa sinaliza com apossibilidade de mantersubsídio no transporte

coletivo da RMCO dia 26 de abril, quan-

do é celebrado o Dia Naci-onal de Combate à PressãoArterial, foi especial para osfuncionários das empresasLeblon e Viação Nobel, doGrupo Leblon Transportede Passageiros, em Fazen-da Rio Grande, região me-tropolitana de Curitiba, noParaná.

Os trabalhadores queatuam ou passam peloTerminal de Integração deFazenda Rio Grande re-ceberam orientações es-peciais sobre os proble-mas da hipertensão ecomo prevenir a doençasilenciosa que é uma dasmaiores responsáveis porperda de qualidade de vidae até mortes em todo omundo.

A ação foi uma parce-ria com a empresa especi-alizada em saúde, Policlíni-

Grupo Leblon realizou dia especial de aferição e orientação sobre a pressão arterial

Funcionários do Grupo Leblon Transporte de Passageiros recebem

atendimento e orientações no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Arterial. Ação tem o objetivo de valorizar e zelar pela saúde do

trabalhador e com isso resultar em melhor atendimento à população

ca Elo. Os funcionários daempresa já contam no Ter-minal de ônibus com umamáquina que afere a pres-são e indica os padrões sau-dáveis para cada trabalha-dor de acordo com o pesoe a altura.

Neste dia, no entanto,os motoristas, cobradores,fiscais e demais colabora-dores tiveram o atendimen-to e as orientações de uma

médica clínico-geral, deuma dermatologista, deuma fisioterapeuta e de umaenfermeira.

E como as ações nãodevem se restringir a umdia, mas devem ser pontode partida para hábitos sau-dáveis cotidianos, foramdadas orientações para osfuncionários de como terum estilo de vida melhor ecomo levar essa forma de

estar bem com a saúdepara os familiares e para osamigos.

A entrega de umamaçã, com algumas dicasem um papel, foi o símbo-lo de como manter um co-ração sempre forte e sau-dável.

Além de tratar o funci-onário como colaborador evalorizar seu papel dentroda empresa, o Grupo Le-blon diz que realiza estasações para o melhor aten-dimento aos passageiros, jáque funcionários com mai-or nível de satisfação emais disposição tem con-dições de prestar um ser-viço de mais qualidade aousuário.

Foto

: K

arol

ine

Dea

Fal

cão

David Maycon dosSantos é empregado emum açougue em Curiti-ba, mas sonha com pró-prio negócio: um açou-gue, no bairro Barreiri-nha, onde faltam açou-gues, segundo ele. Nes-ta quarta-feira, Santosaproveitou o feriado doDia do Trabalhador e foià festa do 1º de MaioSolidário, realizada emfrente ao Palácio Iguaçu,e conheceu as linhas decrédito do Banco doEmpreendedor, com osanalistas da FomentoParaná.

"Um financiamentodesses da Fomento Para-

O impasse em relaçãoao corte do subsídio notransporte da Região Me-tropolitana de Curitibapode terminar com finalfeliz. O governador BetoRicha sinalizou que podemanter o repasse dos R$64 milhões que hoje sub-sidiam a Rede Integradade transporte (RIT) emCuritiba e Região Metro-politana. A afirmação quecontraria o pensamentoinicial, de que o governosuspenderia o pagamentodesta conta, foi dada naúltima quarta-feira. "Nósestamos vendo a possibi-lidade de dar uma contri-buição um pouco maiorainda para garantir o sis-tema integrado com vári-os municípios da regiãometropolitana", declarou

Richa durante festa noCentro Cívico em come-moração ao Dia do Tra-balho, evento que reuniumilhares de trabalhadores."É uma avaliação muitocomplexa. Basta dizer queaté hoje não se concluí-ram os estudos da Comis-são de Estudo Tarifário.Então, a gente precisa teros pés no chão. Saberexatamente quais são osnúmeros, a planilha decustos, que compõem opreço das passagens, por-que a ideia é beneficiar osusuários e não os empre-sários de ônibus", emen-dou Richa.

A expectativa é que asituação seja definida atéa próxima terça-feira, dia7, data que marca o fimdo convênio.

Dez novos leitos de UTIentraram em funcionamen-to nesta quarta-feira (01) noHospital do Trabalhador,uma ampliação que irá aten-der pacientes de Curitiba eRegião Metropolitana quenecessitam de assistênciamédica intensiva. O secre-tário de Saúde de Curitiba,Adriano Massuda, e a equi-pe da Secretaria Municipalde Saúde visitaram o hospi-tal para acompanhar a ins-talação dos novos leitos.

A ampliação no núme-ro de leitos de UTI significa

Hospital doTrabalhador recebe mais

dez leitos de UTI

um impacto direto na me-lhoria do atendimento à po-pulação. "O Hospital do Tra-balhador é um exemplo desucesso da parceria entre assecretarias municipal e es-tadual e a Universidade Fe-deral do Paraná. É uma ins-tituição que atende exclusi-vamente pelo Sistema Úni-co de Saúde e é uma im-portante referência paraatendimento de urgência eemergência, principalmentena área de trauma, em todaa região de Curitiba", disseMassuda.

Fomento Paraná levalinhas de crédito ao 1º

de Maio Solidárioná é chance que eu preci-so para começar meu pró-prio negócio e ainda em-pregar meus familiares,que no momento estão de-sempregados", contouSantos, que vê na Fomen-to Paraná a possibilidadede dar um pontapé inicialpara abrir uma casa decarnes.

O rapaz também pre-tende fazer o curso de ca-pacitação gerencial doprograma Bom NegócioParaná. Assim, além deaprender a administrar afutura empresa, pode con-seguir juros mais baixosnas linhas do Banco doEmpreendedor.

A partir da próxima segunda-feira (6), os agen-damentos de pedidos de seguro-desemprego nospostos do Sistema Nacional de Emprego (Sine),nas Ruas da Cidadania de Curitiba, serão feitos ex-clusivamente pela internet. Isso significa o fim dasfilas para obtenção do seguro nos nove postosmantidos pela Prefeitura.

Para ter acesso a serviço, o trabalhador deve aces-sar o endereço: http://www.trabalho.pr.gov.br/sets,ou www.curitiba.pr.gov.br, pelo link da SecretariaMunicipal do Trabalho e Emprego, e preencher o for-mulário, que lhe garante atendimento com hora mar-cada.

O agendamento presencial, por meio de senha,vem sendo reduzido de forma gradativa desde odia 18 de março. No dia 8 de abril, 50% dos pedi-dos foram agendados pela internet; o percentualevoluiu para 70% entre os dias 29 de abril e 3 maio.A partir do dia 6, todos os pedidos de seguro-de-semprego serão feitos por meio eletrônico.

Agendamento eletrônicopõe fim às filas para obtenção

do seguro-desemprego

Page 6: Edição 281

06 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Brasil

Crescimento de produçãoagrícola manda governo a nocaute

Contribuintes queperderam o prazo podemenviar declaração de IR

No boxe é muito difí-cil um oponente cair noprimeiro golpe. Geralmen-te o segundo golpe é fatal.O primeiro só atordoa. Dei-xa o pugilista sem reação.É o que parece está acon-tecendo com o governobrasileiro. Ele sentiu o pri-meiro golpe. O crescimen-to da produção de grãosdesse ano.

Após uma boa safra deverão o Brasil vê comgrandes possibilidades umgrande crescimento da sa-fra de inverno. Principal-mente por causa da ênfasedo plantio do milho no cen-tro-oeste. Até o momentotudo vai bem da porteirapara dentro.

O Brasil não funcionada porteira para fora. Asestradas continuam impra-ticáveis, os portos estãoentupidos e as ferrovias sãoquase inexistentes para osetor agrícola. A única di-ferença nesse ano foi queo governo parou de men-tir, sentiu o golpe. Já nãoconsegue enganar mais nin-guém. Deixou de prometero que não vai cumprir. Fi-cou mudo. Já é um grandeavanço, reconhece quepouco fez. Está atordoado.Perdeu o rumo.

Para os agricultores ocrucial agora são os preçosinternacionais. Os anúnci-os de previsão de safra dogoverno norte-americanosão muito otimistas, osmodelos meteorológicostambém. Tudo aponta parauma grande recuperação dasafra norte-americana.Mas o mesmo acontecia noano passado e de repenteas coisas saíram muito di-ferentes do previsto. Osmodelos climatológicosnorte-americanos não con-seguiram prever a grandeseca. Os modelos europeusforam mais eficientes. E nomeio da safra o mercadoabandonou as previsões dogoverno americano e ficousem rumo. Chegou a pre-ver quebras muito maioresque na realidade acontece-ram e os preços explodi-ram.

Este ano a situação estámais crítica, os estoques demilho e de soja estão me-nores que os do ano pas-sado. Nesse início de safrao escoamento da soja noBrasil está atrasado. O plan-tio atrasou e a exportaçãode milho da safrinha pas-sada também atrapalhouum pouco. A saída para oschineses foi voltar para os

Estados Unidos e raspartodo o estoque disponível.

Mesmo que a quebrada safra norte-americananão seja tão intensa quantoà do ano passado, uma pe-quena redução das previ-sões poderá ter um impac-to muito maior, pois os es-toques nos Estados Unidosestão muito mais baixos.Os estoques da China sãouma incógnita. Os núme-ros chineses são muitoquestionáveis. Se a Chinavoltar a comprar com muitasofreguidão os preços vãopara as alturas.

Por enquanto os pre-ços caíram com relação aopico que atingiram emagosto e setembro do anopassado, mas continuamnum patamar elevado emuito atrativo para os agri-cultores.

Todas as apostas sãode um grande aumento dasafra norte-americana.Mas o mercado está inde-ciso, tem dificuldade emacreditar nas previsões doDepartamento de Agricul-tura dos Estados Unidos.

Os próximos três me-ses são muito decisivos. Sehouver uma quebra na sa-fra norte-americana os pre-ços poderão subir muito

acima dos preços do anopassado, o que poderá terum grande impacto naagricultura brasileira.

O embalo de uma se-gunda onda de estímulospoderá ser um segundogolpe para o governo bra-sileiro, que se mostra total-mente incompetente paraacompanhar o desenvolvi-mento da nossa agricultu-ra. Será uma segunda ondade crescimento da nossaagricultura e um golpe fa-tal para o atual governo,atingindo toda a nossa so-ciedade. O setor industrialagrícola já está operandoacima da sua capacidadenominal. As fábricas decaminhões já estão perto dasua capacidade máxima.

O governo se encontraatônito, não sabe para ondeir. A infraestrutura se mos-trará totalmente incompe-tente para escoar essenovo aumento de produ-ção. Um novo impulso daagricultura seria a gotad'água que derrama o copo.Os investimentos por par-te do setor privado na agri-cultura vão aumentar mui-to. O setor industrial tam-bém deve acompanhar. Eo atual governo vai à lona.Será nocaute. • (CG)

São Paulo(ABr) - Oministro do Trabalho,Manoel Dias, disse natarde da última quarta-feira (1º) que a inflaçãoestá sob controle e quenão há necessidade degatilho salarial, comoestá sendo proposto pelaForça Sindical. O escla-recimento foi feito du-rante um evento em co-memoração ao Dia doTrabalho promovido pelaCentral Única dos Tra-balhadores (CUT), noVale do Anhangabaú, nocentro da capital paulis-ta. Pela manhã, o presi-dente da Força Sindical,

Brasília(ABr) - Oscontribuintes que perde-ram o prazo de entrega daDeclaração do Imposto deRenda 2013 puderam en-viar as informações a par-tir do dia 2, primeiro diaútil após o feriado.

Segundo o supervisornacional do Imposto deRenda, Joaquim Adir, nomomento da entrega, ocontribuinte irá receber anotificação com a multade 1% ao mês sobre o im-posto devido. Se não ti-ver imposto a pagar, amulta mínima será R$165,74.

Joaquim Adir lem-brou ainda que, mesmono caso dos contribuin-tes que têm restituição, ocálculo da multa será fei-to sobre o imposto devi-do, por isso o valor po-

Brasília - Condenado amais de dez anos de prisãona Ação Penal 470, o pro-cesso do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil JoséDirceu também apresentouno último dia 1º, recurso aoSupremo Tribunal Federal(STF). No documento,seus advogados pedem aredução da pena, a publi-cação de trechos do julga-mento omitidos no acór-dão, com detalhes das de-cisões dos ministros, e rei-vindicam um novo relatorpara o embargo de decla-ração protocolado eletroni-camente nesta quarta-feira.

Esse tipo de recurso -embargo declaratório - éutilizado para esclarecerpontos da decisão que nãoforam bem delimitados pe-los ministros no julgamen-to. Alguns advogados usamo instrumento para tentaralterar o teor das decisões,

Mensaleiros apresentam recurso ao Supremo TribunalFederal e tentam afastar Barbosa como relator

mas isso raramente ocorreno STF. Os ministros en-tendem que os embargosdeclaratórios servem ape-nas para pequenos ajustes.

Sobre o pedido de re-distribuição dos embargosdeclaratórios, a defesa en-fatiza que o ministro Joa-quim Barbosa, relator doprocesso do mensalão, as-sumiu a presidência do Su-premo. Os advogados fun-damentam a solicitação eminterpretação do regimento

interno e na jurisprudênciada própria Corte e desta-cam decisões recentes nes-te sentido, incluindo umaem que Barbosa, já comopresidente do STF, deter-minou a redistribuição deuma ação penal da qual erarelator.

ValérioCondenado a mais de

40 anos de prisão no pro-cesso, o publicitário minei-ro Marcos Valério tambémrecorrer na última quarta-feira(1º) à Suprema Corte.Valério é considerado oprincipal articulador do es-quema e foi o primeiro réucuja fixação de pena foiconcluída pelo STF na retafinal do julgamento da açãopenal.

No recurso, assinadopelo advogado MarceloLeonardo, são apresenta-dos 11 embargos de decla-ração (recurso pelo qual

uma das partes de um pro-cesso judicial pede revisãode aspectos de uma deci-são proferida, por conside-rar que houve omissão oucontradição).

No dia 30, o ex-sóciode Valério, o publicitárioCristiano Paz também re-correu ao STF, pedindo aanulação do acórdão, ale-gando que o texto está in-completo. O acórdão, commais de 8,4 mil páginas, foipublicado em 15 de abrilcom as principais decisões,votos e discussões do jul-gamento.

Cristiano Paz foi con-denado a 25 anos, 11 me-ses e 20 dias de prisão - aterceira maior pena na AçãoPenal 470 - além de multasuperior a R$ 2,5 milhões,pelos crimes de corrupçãoativa, lavagem de dinheiro,peculato e formação dequadrilha.

Ex-ministro da Casa

Civil José Dirceu

derá ser alto. "Se ele [ocontribuinte] tem umaretenção, durante o ano,de R$ 40 mil, por exem-plo, terá que calcular amulta sobre esse impos-to devido e só depois des-contar o [imposto] retidona fonte", esclareceu osupervisor.

O programa geradorda declaração deverá serbaixado da página da Re-ceita na internet. Paratransmitir a declaração, épreciso instalar também oReceitanet, que pode serbaixado no mesmo ende-reço. Se optar por entre-gar em disquete, o contri-buinte não poderá maisfazê-lo nas agências daCaixa Econômica Federale do Banco do Brasil, masapenas nas unidades daReceita Federal.

"Inflação está sobcontrole e não há

necessidade de gatilho",diz ministro do Trabalho

Paulo Pereira da Silva, pro-pôs a ideia de indexar ossalários à inflação.

"A inflação está sobcontrole. Não há nenhumrisco de disparar a infla-ção. Na medida em que ainflação está controlada,não haverá perda nos sa-lários dos trabalhadores",disse o ministro. Ele lem-brou que o gatilho foi ummecanismo usado quan-do a inflação estava forade controle e disse quehoje "o governo tem ocontrole da inflação", queestá dentro dos índicesprevistos e já começa arecuar.

3627-2501Rua Itália, 156 -Nações - FRG

Transforme seus objetivosem metas e os tornem reais!

Anuncie 362Anuncie 362Anuncie 362Anuncie 362Anuncie 3627-17-17-17-17-1999999999977777

Page 7: Edição 281

07Mundo A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Desemprego na Europa Economia e seus reflexos

Finalmente a França ea Alemanha descobriramque a atual política de res-trição das despesas nospaíses periféricos da Euro-pa iria levar a uma reces-são e o aumento do desem-prego nos seus países.Descobriram a roda. Estãoestupefatos.

Agora estão pensandoo que fazer para reduzir astaxas de desemprego. Asaída mais fácil é aumen-tar as despesas do gover-no. Na França é mais fácil,na Alemanha não. Ela já vi-veu períodos de inflaçãoestratosférica. Tem umchilique quando ouve falarde gastos maiores que aarrecadação.

A saída é uma recupe-ração econômica de toda aeconomia europeia. O queimplica em mudar a estra-tégia atual para com os pa-íses do sul europeu em cri-se. Eles precisam voltar acrescer para que todo ocontinente volte ao cresci-mento. Mas levará tempopara descobrirem isso.

Essa união europeiatem muito de cinismo. Atéagora a Alemanha estavabem, pois o emprego noseu território estava bem.

Que se dane a crise na Gré-cia. Que a Espanha se virecom o desemprego acimade 27%. A União Europeiaé boa enquanto o meu cres-cimento está assegurado.

A França tinha umcomportamento mais dú-bio. Sabia dos impactos nasua economia, dos apertosimpostos aos outros paí-ses, mas não queria enfren-tar a Alemanha. Agora ascoisas mudaram de rumo.O Partido Socialista queestá no poder fez duras crí-ticas à política de ajusteimposta aos países do sul.

Todos os países daTerra estão num mesmobarco. O que acontece emum, tem impacto no ou-tro. Imaginar que o queacontece nos países dosul europeu não iria atin-gir a Alemanha e a Françaé burrice.

Esse é o preço que aAlemanha e a França vãopagar. O desemprego queatingiu os países do sul vaitambém atingir os paísesdo norte europeu. Vai tam-bém atingir os Estados Uni-dos e a China. E por tabelatambém a nós.

E aqui o governo achaque gastando muito vai re-

cuperar o crescimento per-dido. Governo que nãoconsegue nem construirestradas e nem ampliar por-tos. Tudo o que faz é jogardinheiro fora, como se nofuturo esse dinheiro nãofosse fazer falta.

Nesse momento de cri-se europeia é preciso termuita lucidez. Algo que ospróprios europeus nãotêm. Ampliar a capacidadede exportação das com-modities agrícolas é vitalpara a sobrevivência dopaís, pois essas exporta-ções vão gerar divisas queserão fundamentais paraequilibrar a nossa balançade pagamentos. Só o go-verno que não vê isso. Atéa Rede Globo já conseguiudescobrir isso.

Enquanto as reformasnos portos não vêm, o nos-so governo fica mudo. NaEuropa acontece o contrá-rio, é uma gritaria só. Casaque falta pão todos gritame ninguém tem razão. Essaé fase que a Europa estápassando, descobrindo quetodos estão no mesmo bar-co, que não adianta avisarque o furo no casco estáno lado do vizinho. É pre-ciso ser prático, tapar o

buraco. Quando a Europavai descobrir, é difícil sa-ber, pois hoje eles achamque gritando vão resolvera questão.

Aqui o governo estáesperando o milagre damultiplicação dos portos edas estradas. O PT estárezando para todos os san-tos. A chance que a infra-estrutura melhore nos pró-ximos dois anos é nenhu-ma. Nenhuma obra signi-ficativa está sendo feita. Sómais do mesmo. Pequenosajustes de sintonia fina,que não conseguem mudaro quadro de deficiência ge-neralizada.

O mal dos governos éque eles acreditam nas men-tiras que contam. Isso osdeixa cegos. Não conse-guem ver os caminhos quepodem ser percorridos. Asaída é a privatização dosportos e das estradas. Nainfraestrutura o governo ea sua incapacidade adminis-trativa é o entrave para ocrescimento. Isso o atualgoverno não consegue re-conhecer, pelo menos ofi-cialmente. Vai continuarmentindo até as próximaseleições. Mas chegará mui-to mal na fita. • (CG)

• O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento In-dustrial (Iedi) informou que 0 déficit da indústria de transforma-ção se aprofundou no primeiro trimestre. O resultado negativo foide 16,3 bilhões de dólares no período, 3 bilhões de dólares maiorque o déficit dos primeiros três meses de 2012. A importação,com elevação de 3% no período, contribuiu para o resultado,mas a falta de reação da indústria brasileira com as exportaçõesfoi mais determinante. Houve queda de 5% nos embarques daindústria de transformação.

• O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico eSocial (BNDES) informou que aprovou financiamento de R$ 3,1bilhões para a Arvus Tecnologia, empresa catarinense que atuana prestação de serviços tecnológicos e no desenvolvimento deequipamentos eletrônicos de alta precisão para o setor agrícola.

• Organização Mundial do Comércio (OMC), a Chinaaumentou as suas importações em 8,4% no primeiro trimestredeste ano, na comparação com igual período do ano passado. Aexportação brasileira para o país asiático, porém, teve queda de2,2%. A China é o principal parceiro comercial do Brasil e res-ponde por 15% das exportações do país.

• Na Argentina, a importação total no trimestre aumentou5%, enquanto as exportações brasileiras para o país vizinhocaíram 10,4%.

• A importação dos Estados Unidos total ficou estável, dejaneiro a fevereiro, com crescimento de 0,14%. A exportaçãobrasileira para os americanos, porém, caiu 25%.

• As importações da União Europeia, no mesmo perío-do, originadas de países de fora do bloco caíram 2,6%. Osembarques brasileiros para a zona do euro também tiveramqueda, mas muito mais alta, de 9,7%.

• O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira reduzir a taxa básica de juros da zona do euro de 0,75%para 0,50% ao ano, em linha com as expectativas do mercado.

• A taxa de juro da linha que a instituição mantém combancos comerciais caiu, passando de 1,5% para 1% ao ano,enquanto a taxa de depósito de curto prazo continua em zero.

• O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Chinano segundo trimestre do ano pode alcançar o nível anualizado de8%, em consequência da política monetária moderadamenteafrouxada e da melhoria da situação dos estoques e da econo-mia como um todo.

• O PIB, no primeiro trimestre, cresceu 7,7% ao ano, abai-xo do esperado. A meta do governo para o crescimento do PIBem 2013 é de 7,5%.

• A Organização para Cooperação e DesenvolvimentoEconômico (OCDE) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB)italiano encolha 1,5% em 2013, bem abaixo das projeções dogoverno.

• A OCDE espera que a dívida pública chegue a 134,2% doPIB em 2014, ante os 120,6% do fim de 2012. A tendência é quecontinue em alta.

Finalmente a França co-meçou a enfrentar a Alema-nha. O Partido Socialista,que está no governo, disseum sonoro não à política deredução de gastos públicosque está levando a Europa auma grande recessão.

É um momento de fra-queza da Alemanha, que estáentrando num período elei-toral. Em setembro o Parla-mento Alemão vai sofreruma grande reforma. Qualserá o resultado dessas elei-ções é um mistério.

Hoje quem está dandoas cartas na política econô-mica europeia é a Alemanhada chanceler AngelaMerkel. Existe uma possi-bilidade real dela não con-seguir se reeleger. Essa é aaposta dos franceses e é poresse motivo que eles estãodesafiando a Alemanha.

Os franceses e alemãestem um histórico de gran-des enfrentamentos. Nopassado isso sempre termi-nava em guerras. Possibili-dade que não deve ser des-cartada. Os movimentospolíticos europeus têm umcomponente de irracionali-dade muito grande. Elesgostam muito de se provo-

França e Alemanha em pé de guerracar, principalmente nosmomentos mais delicados.

A França está entrandoem recessão. Quer ampliaras suas despesas para ate-nuar a queda da economia,o que vai contra a políticada Alemanha de controledos gastos públicos. Políti-ca que está levando toda aEuropa para o buraco.

Uma saída da situaçãoatual seria um abrandamentodas políticas de contenção degastos e estímulos para me-lhorar a eficiência dos paísesem crise. O problema dessaalternativa é que o custo vaicair nas costas dos contribu-intes dos países europeus emmelhores condições econômi-cas, ou seja, da Alemanha. Oscontribuintes alemães achamque já deram ajuda demaispara os europeus do sul. Queagora eles têm que pagar assuas dívidas.

As dívidas existem eameaçam todo o sistemabancário dos países ricos.Uma crise bancária europeiavai arrastar também os Es-tados Unidos para uma que-bradeira em série. Ninguémquer reconhecer isso. Fa-zem de conta que os ban-cos estão bem. Não mexem

no sistema bancário, poisestão com muito medo.

Agora o tom da conver-sa mudou. França e Alema-nha começam a se enfren-tar. O resultado das urnas naAlemanha vai mostrar o ca-minho da crise econômicaeuropeia. Começou a brigados cachorros grandes. Ospequenos países europeusque fizeram grandes ajustesestão em profunda recessão.É muito provável que elescomecem, ou pelo menos,ameacem sair do euro. A si-tuação das suas economiasjá beira ao desespero.

A Itália vai ter um papeldecisivo nesse confronto.Finalmente conseguiu mon-tar um governo. E é umgoverno de direita, mantidopor um grande acordo departidos muito diferentes.Quem está por detrás é oantigo primeiro ministro Sil-vio Berlusconi, que levou aItália a essa situação deses-peradora. Ele vai colocar aItália do lado dos franceses.

A Alemanha, com ra-zão, vai se sentir acuada. Elatem poucos aliados na suapolítica econômica, só ospaíses do norte da Europaestão do seu lado. Mas eles

são pouco populosos e têmpouca expressão política.

Por enquanto o merca-do financeiro só está assis-tindo. Imaginando que osfranceses e os alemães vãose entender. O mercado fi-nanceiro se engana commuita facilidade. É só olharpara o passado.

O único país que temcapacidade de colocar umpouco de racionalidade nasrelações europeias é os Esta-dos Unidos, que estão viven-do um governo muito fraco.O próprio presidente Obamatem muita dificuldade de li-dar com o Congresso.

No fundo quem vai de-cidir essa questão são ospolíticos dos Estados Uni-dos e da Alemanha, que pen-sam mais em si mesmo doque nos outros. É muitoprovável que imponhamdrásticas políticas de ajusteaos outros países, imaginan-do que poderão conter osgastos dos seus países.

A crise econômica dospaíses ricos vai entrar emmomentos muito turbulentos.O mais provável é que a crisese agrave muito nos próximosmeses. Começou a briga doscachorros grandes. • (CG)

3627-2501Rua Itália, 156 -Nações - FRG

Transforme seus objetivosem metas e os tornem reais!

Page 8: Edição 281

08 A SEMANA03 a 09 de maio de 20133 Política

Deputado Toninhoparticipa de Seminário do PT

AntenadoFeriadão

O povo curtiu o feriado na última quarta-feira, Dia do Traba-lho, mas como caiu no meio da semana, ficou um gostinho dequero mais. Não deu pra emendar. Quer dizer, alguns até emen-daram, como os vereadores fazendenses que suspenderam aúnica reunião semanal na Câmara Municipal e que ocorremtodas as quartas-feiras, em razão do feriado. Será que não davapara antecipar a sessão para terça-feira ou adiar para quinta ousexta-feira? Não tem nenhum projeto importante a ser discutidonessa semana? Está tudo em ordem no município nas áreas desaúde, educação, segurança, habitação, urbanismo e licitações?

Fora do arE os nobres edis passaram em branco em um dos dias

que marcou a história política da cidade. Na reunião da semanapassada, dia 24 de abril, nenhum vereador mencionou o fato deum de seus pares, o presidente da Câmara ter sido convocadopara assumir a Prefeitura, em razão da cassação e conse-quente afastamento de Chico Santos. Nenhum vereador sau-dou Marcio Wozniack pela assunção à Prefeitura. Ficou feio, pa-rece que estavam todos fora do ar, desinformados ou omissos.

No arNo máximo em duas ou três semanas, as sessões da Câ-

mara de Vereadores de Mandirituba serão transmitidas ao vivo,via Internet. De acordo com assessores os equipamentos detransmissão estão sendo instalados e depois passarão por tes-tes. Feitos os reajustes finais, as reuniões das terças-feiras às 19horas poderão ser vistas pelos internautas em casa. Bem queisso poderia ser feito por outros legislativos.

Tucanos com penas em péEnquanto a principal liderança tucana de Fazenda Rio Grande

passa por um momento delicado, queimando o filme e sepultandoa carreira política nos próximos oito anos, no Centro Cívico deCuritiba, muitos da mesma legenda e apoiadores também estãocom as penas em pé. Isso porque uma pesquisa da corrida eleito-ral para 2014, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas que veio a públi-co na última terça-feira aponta vantagem da ministra GleisiHoffmann(PT) sobre o governador Beto Richa(PSDB) e o ex-governador Requião(PMDB). Em Curitiba, na espontânea, quan-do os nomes não são apresentados, Gleisi aparece com 35,16%,Richa com 33,20% e Requião com 16,41%. Na região metropoli-tana, Gleisi tem 35,45%%, Richa tem 34,09% e Requião tem19,55%.

EstimuladaNa pesquisa estimulada, quando nomes são apresentados,

os dados apontaram que se as eleições para o governo do Para-ná fossem hoje, Richa teria 40,61% dos votos; Gleisi Hoffmann(PT) ficaria com 28,27% e em 3º Roberto Requião (PMDB) com19,71%; não sabem 5,77% e 5,64% disseram que não votariamem nenhum desses candidatos. A soma dos eventuais candida-tos da Oposição, Gleisi e Requião resulta em 47,98%, percentualmaior do que os alcançados por Richa. Essa conta foi comemo-rada por Requião e que deve ter deixado Richa preocupado. Apesquisa foi realizada entre os dias 20 e 24 de abril com 1.507eleitores em 68 municípios paranaenses.

Corrida presidencialNa mesma semana da divulgação da pesquisa, rumores

na alta cúpula do PSDB comentavam sobre a possibilidade deo governador do Paraná, Beto Richa se lançar como vice deAécio Neves para as eleições presidenciais em 2014. A su-gestão foi bem aceita por parte do grupo e que pode ganharforça, dependendo das alianças. Seria uma chapa pura tucanae com dois nomes expoentes do partido, com potencial dedisputar o difícil pleito contra a reeleição de Dilma Roussef e oascendente pré-candidato do PSB, o governador de Pernam-buco, Eduardo Campos.

No dia 25 de abril, odeputado estadual ToninhoWandscheer (PT) partici-pou com demais parlamen-tares petistas do Semináriodos Vereadores do PT doParaná. O evento foi reali-zado no Hotel Bourbon, emCuritiba. Promovido peloDiretório Estadual do PT,o encontro qualificou osrepresentantes petistas nasCâmaras Municipais.

Toninho foi um doscomentaristas do debate,que foi coordenado pelovereador curitibano Jonny

Stica e teve como pales-trante o presidente da Fun-dação Perseu Abramo,Márcio Pochmann. Alémdas plenárias, durante o

seminário foi realizado umAto Político com a presen-ça de deputados federais,estaduais e outras lideran-ças em comemoração aos

33 anos do PT e aos 10anos do partido no gover-no federal.

Visita no feriadoToninho aproveitou o

feriado para visitar as basesno Norte Pioneiro. Toninhose reúne até essa sexta-fei-ra (03) com prefeitos, ve-readores e lideranças dascidades de Salto do Itararé,Quatiguá, Santo Antonio daPlatina, Jacarezinho, Ribei-rão do Pinhal, Carlópolis,Barra do Jacaré, CornélioProcópio e Uraí e SantaCecília do Pavão.

A Assembleia Legisla-tiva aprovou na última ter-ça-feira (30), por unanimi-dade, o projeto de lei dogovernador Beto Richa(PSDB) que amplia para 21cidades a isenção do ICMSsobre o óleo diesel usadono transporte público. Amedida vai atender cincomilhões de paranaenses etem apoio dos prefeitos quereceberão o subsídio.

"Estamos fazendo umesforço enorme para con-ceder esse subsídio para otransporte coletivo em 21cidades, principalmente selevar em conta as perdas deR$ 1 bilhão impostas pelogoverno federal ao Estadodo Paraná. O governo fe-deral pode seguir o exem-plo do Paraná e isentar aCide, Cofins e PIS na ven-da de óleo diesel e outrosinsumos, reduzindo em até25% o valor final da pas-sagem", disse Richa.

"Com a lei, as prefei-turas devem repassar essaisenção ao custo do siste-

Assembleia aprova ampliação do subsídio doóleo diesel do transporte para 21 cidades

ma de transporte coletivoe reduzir o preço da tarifade ônibus", destacou o lí-der do governo na Assem-bleia, deputado AdemarTraiano. "O governo do Es-tado está criando uma for-ma de ajudar a diminuir oimpacto das despesas comtransporte no orçamentodas famílias paranaenses",completou Traiano.

A retirada do impostovai contribuir para a redu-ção das tarifas cobradas emtodas as regiões metropo-litanas do Paraná. Caberáaos prefeitos transferir a

redução dos custos doICMS para as passagensdos coletivos. O Estado vaiabrir mão de R$ 38 milhõespor ano em arrecadação doICMS.

O projeto que temcomo relator o deputadoToninho Wandscheer(PT)foi aprovado em primeira esegunda discussão nestaterça-feira, numa única ses-são plenária, e segue agorapara sanção do governadorBeto Richa. "Vai reduzir oufazer uma tarifa mais razo-ável. Em suma, o povo vaise beneficiar. A redução

tem uma finalidade boa enobre", disse o prefeito deCampo Largo, Afonso Gui-marães.

"Essa desoneração re-presenta muito. O governoteve a sensibilidade de am-pliar a proposta para aten-der as principais cidades doParaná, onde a demandapelo transporte coletivoprovoca muito impacto aosusuários. Neste sentindo, oParaná está sendo atendi-do como um todo", disse oprefeito em exercício deCascavel, Maurício Theo-doro.

CidadesAlém de Campo Largo,

Cascavel e Guarapuava, osubsídio vai alcançar as ci-dades de Londrina, Marin-gá, Foz do Iguaçu, PontaGrossa, Paranaguá, Curiti-ba, São José dos Pinhais,Fazenda Rio Grande, Bocai-úva do Sul, Rio Branco doSul, Itaperuçu, Campo Ma-gro, Almirante Tamandaré,Colombo, Araucária, Con-tenda, Pinhais e Piraquara.

Governador Beto Richa em coletiva comenta a isenção do ICMS

www.asemananews .com.br

O deputado estadual Toninho

Wandscheer foi um dos comentaristas do debate

Page 9: Edição 281

09Geral A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Page 10: Edição 281

10 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Cidades

Setim prepara recurso do processo que determina a perda de seu mandatoPrefeito de São José dos Pinhais foi condenado por improbidade

administrativa em razão de renovação irregular de contrato do transporte coletivo em 2002

O Juízo da Vara da Fa-zenda Pública do Foro Re-gional de São José dos Pi-nhais condenou o prefeitomunicipal, Luiz Carlos Se-tim e a Auto Viação Sanjo-tur Ltda por improbidadeadministrativa em um pro-cesso movido em 2002, nasegunda gestão dele. A sen-tença de 10 de abril deter-minou a perda do cargo deprefeito e a suspensão dosdireitos políticos de LuizCarlos Setim pelo períodode seis anos. Como a deci-são foi proferida em pri-meiro grau, ainda cabe re-curso. Setim já preparou adefesa e irá recorrer da de-cisão.

Em nota para a im-prensa, o prefeito Setim dizque a renovação do contratoem 2002 não trouxe preju-ízos aos cofres públicos,

"pois não houve pagamen-to de valores em espécie àempresa Sanjotur". O pre-feito que está no terceiromandato diz que pode pro-var que a decisão da épocafoi "baseada em pareceres,dentre eles de advogadosde renome nacional, quelegalizaram o ato."

Setim diz que está tran-qüilo em relação ao caso enão "tem nada a temer"."Eu sou um homem públi-co, tenho raízes, conheçomuito bem os meus limi-tes, pratico a ética parabalizar a minha vida públi-ca, nada tenho a temer,sempre confiei nos desig-nios de Deus e luto a fa-vor da minha cidade e dasua gente, sempre fiz isso.Tenho muita experiênciapolitica e o meu principalobjetivo é servir e graças

a Deus o povo de São Josédos Pinhais sempre reco-nheceu isso, dando as me-lhores respostas sobre omeu trabalho", disse .

AçãoO prefeito e a Sanjotur,

empresa responsável pelotransporte coletivo rural deSão José dos Pinhais, res-pondiam ação na Justiça

desde 2009, por dispensade licitação em renovaçãode contrato de prestação deserviço do transporte públi-co. O termo aditivo foi fir-mado em 2002, época emque Setim cumpria seu se-gundo mandato como pre-feito.

A Justiça determinouna sentença a devoluçãodos valores corresponden-

tes ao lucro obtido indevi-damente pela Sanjotur, noperíodo compreendido en-tre 27 de dezembro de2002, data do aditivo, até odia em que a viação deixarde operar na cidade, ou daregularização de sua con-dição de prestadora de ser-viço público. Os valoresdeverão ser ressarcidos aoerário, tanto pela empresa,como pelo prefeito muni-cipal, que terão de pagarainda multa de R$ 100 mil,cada. A empresa tambémfica proibida de contratarcom o poder público e dereceber benefícios e incen-tivos fiscais pelo prazo decinco anos.

A ação também resul-tou na condenação da AutoViação São José dos Pi-nhais, responsável pelotransporte público na área

urbana da cidade, que teveseu contrato renovadocom a administração pú-blica sem a devida licita-ção no dia 7 de outubrode 1996. A empresa, noentanto, foi condenadaapenas ao ressarcimentodos prejuízos decorrentesdaquela renovação. Issoporque o prazo para apli-cação das demais sançõesda Lei de Improbidade Ad-ministrativa já estava pres-crito. A lei determina que asações por ato de improbi-dade sejam propostas até,no máximo, cinco anosapós o fim do mandato doprefeito. No caso da AutoViação São José dos Pi-nhais, a ação foi propostadez anos após o término domandato do então prefeito,João Batista Ferreira daCruz (já falecido).

Começou na últimaquinta-feira(2) a vacinaçãocontra febre aftosa em SãoJosé dos Pinhais. A Prefei-tura, através da SecretariaMunicipal de Agricultura eAbastecimento, garanteaos produtores doses gra-tuitas para a imunização dorebanho bovino, que pode-rá ser vacinado até o dia 31de maio, conforme crono-grama da SEMAG.

A responsabilidade sa-nitária dos rebanhos é doEstado, entretanto SãoJosé dos Pinhais presta umapoio diferenciado, pois éum dos poucos municípi-os do Paraná que oferta asvacinas gratuitamente.

Hoje, estão cadastra-dos junto a Secretaria Mu-nicipal de Agricultura eAbastecimento, 951 produ-tores de gado, em sua gran-

São José dos Pinhais iniciavacinação contra febre aftosa

de maioria produtores deleite e seus derivados, per-fazendo um total aproxima-do de 10 mil cabeças nomunicípio.

A campanha faz partedo calendário oficial do Mi-nistério da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento e édividida em duas fases -uma agora em maio e aoutra em novembro.

Outro diferencial nes-sa campanha serão as equi-pes de campo que irão deencontro aos pecuaristaspara aplicação das doses.Aqueles que não compare-cerem aos postos volantes

disponibilizados, devem irdiretamente à SecretariaMunicipal de Agricultura eAbastecimento para pegarsuas doses de vacina, mu-nidos de caixa térmica paratransporte das vacinas.

Este trabalho é desen-volvido em parceria com oInstituto de AssistênciaTécnica e Extensão Rural- Emater - e a Agência deDefesa Agropecuária doParaná - Adapar.

A Secretaria Municipalde Agricultura e Abasteci-mento orienta que cadaprodutor é responsável porseu rebanho, devendo va-ciná-lo, sob pena de multa,sendo obrigatório o cadas-tramento de todos os ani-mais, devendo nesta pri-meira fase vacinar todos osanimais até 24 meses.

Os vereadoresde Mandirituba,Fernando Teixeira(PC do B), JoséLuiz (PSD) e Ode-nilsom Camargo(PRB), foram aonorte pioneiro doParaná para a assi-natura do protoco-lo de intenções daimplantação de uma uni-dade de beneficiamento eprocessamento de pesca-do em Pinhalão.O grandi-oso projeto terá investi-mento do governo fede-ral na ordem de R$ 15milhões e irá beneficiar 67municípios do Paraná.

A unidade de benefi-ciamento e processamen-to de pescado irá recebera produção dos municípi-os integrantes do projeto,que além do apoio técni-co disponibilizado pelo

Vereadores de Mandirituba presentes no lançamentodo programa de piscicultura com Ministro da Pesca

governo do estado atravésda EMATER também irãoreceber maquinários.

Após o documento serassinado pelo ministro daPesca e Aquicultura, Mar-celo Crivella e o governa-dor Beto Richa, o ministroemocionou o público di-zendo que enquanto o boiconsome 25 quilos de ali-mento para engordar umquilo, o peixe precisa ape-nas de 1,2 a 1,5 quilos parater o mesmo desempenho."Não foi à toa que Jesus

não multiplicou ofrango, o porco enem o boi; Jesusmultiplicou o peixe,e por isso que esta-mos fazendo issohoje", comentou oministro.

Entre os muni-cípios que estão ins-critos no projeto de

piscicultura, Mandiritubaja se encontra em estágioavançado, o prefeito Onil-do Gelatti e o secretáriode Agricultura do muni-cípio Marcelo Chemin,acompanhados do verea-dor José Luiz e do técni-co agrícola Roberto Hu-menhuk estiveram emBrasília reunidos com osresponsáveis pelo pro-grama entregando toda adocumentação necessáriapara a integração deMandirituba.

Ministro Crivela e os vereadores

de Mandirituba, Fernando Teixeira e Zé Luiz

Prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim

Page 11: Edição 281

11Cidades A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Gibiteca de Quatro Barras comemoraseus dois anos com time de peso

A Gibiteca de QuatroBarras completou no útimodia 26 dois anos de funda-ção e comemorou a datacom quem entende do as-sunto: chargistas paranaen-ses como Paixão e Benett(da Gazeta do Povo), e osquadrinistas Antonio Eder,Guilherme Caldas, AndréCaliman e Ibraim Robersonestiveram na Casa da Cul-tura para falar sobre seutrabalho em um bate-papocom os alunos do Curso deHistória em Quadrinhos.

Além deste time depeso, profissionais comoAlzir Alves (colorista inter-nacional de HQs), GeraldoBorges (da DC Comics) eRicardo de Almeida tam-bém conversaram com osalunos via skype, falandosobre sua profissão e seusdesafios. Durante os doisdias, o bate-papo revelou otrabalho dos cartunistas, astécnicas utilizadas por elese esclareceu dúvidas sobreo início da profissão e omercado de quadrinhos.

"O chargista é tambémum jornalista, tem que vi-ver o jornal 24 horas, para

ter a referência das pautasque são ou que serão man-chete no dia seguinte. Porisso a importância de olha-res observadores. Dese-nhem muito, peguem o lá-pis e a caneta, e pratiquemmuito", disse Paixão, en-quanto contava sobre seuinício de carreira, mostran-do charges de Dilma Rous-seff, Oscar Niemeyer eJoaquim Barbosa.

Dois anos, dois diasde comemoraçãoA junção de chargistas,

cartunistas e desenhistasrenomados foi um presentepara a Gibiteca, conformeconta o professor do Cursode HQs em Quatro Barras,

Enéas Ribeiro Corrêa. "Es-tendemos os convites paraestes profissionais e eles nosatenderam prontamente,trazendo sua experiência,seu conhecimento e sua vi-são da profissão. Foi grati-ficante", disse.

Segundo Enéas, a ideiafoi trazer artistas de váriossegmentos para que os alu-nos conhecessem um pano-rama geral do segmento."Além do nível altíssimo dosprofissionais, tivemos umamescla de charges, cartuns,animação, storyboard e qua-drinhos. O que consegui-mos observar é que os alu-nos ficam mais motivadosdiante da valorização do pro-jeto", afirmou.

O Grupo CCRR estáinstalando em Quatro Bar-ras uma empresa com tec-nologia de ponta para a pro-dução de chips semicondu-tores e tags. A confirmaçãoveio na última semana,após o anúncio do gover-nador Beto Richa em visitaa Quatro Barras, e tambémdurante o encontro reali-zado no último dia 25, en-tre o prefeito Loreno To-lardo; o presidente do gru-po, Valdir Gaspar; e Mar-celo Richa.

Segundo ele, a fábricajá está com instalaçõesprontas para o funciona-mento, com área de 4 milmetros quadrados, e deveempregar cem profissionaisinicialmente. Nesta primei-

Empresa que produz chips de altatecnologia inicia atividades em Quatro Barras

ra fase, a estimativa da em-presa é produzir 100 mi-lhões de chips e tags semi-condutores por ano, além de500 toneladas de bobinasPDV e POS, utilizadas emmáquinas de cartão de cré-dito, por exemplo.

O uso dos chips tam-

bém impressiona. Gasparacredita que em pouco tem-po, a exemplo do que jáacontece na Europa e nosEstados Unidos, o consu-midor que ir ao mercadofazer compras não terá queenfrentar mais as filas. Umchip em cada produto per-

mitirá um cálculo instantâ-neo das compras, assimque elas forem finalizadas."Esta tecnologia já é apli-cada em alguns países, enos próximos 12 anos deveestourar no mundo todo",disse.

A vantagem de ter uma

empresa com este viés tec-nológico no Brasil é a ca-pacidade de customização,conforme explica o presi-dente do grupo. Os chipspoderão ser produzidosaqui conforme as necessi-dades específicas de cadacliente, seja qual for o seunegócio, como nos ramosde alimentação, confecçãoou no segmento de medi-camentos.

A empresa já iniciou afase de contratação, quedeve priorizar a mão-de-obra qualificada. "Escolhe-mos Quatro Barras peloacesso e logística privile-giados, seja em direção aoSul ou a São Paulo, alémda proximidade com Cu-ritiba. É uma cidade com

condições muito boas",enumerou.

O prefeito Tolardo tam-bém enfatizou a importân-cia da instalação da empre-sa, que até meados de ju-nho já deve estar operan-do. "É uma satisfação mui-to grande receber uma em-presa com um nível tecno-lógico desta magnitude,estando entre as três domundo com tecnologia si-milar, e a primeira no Bra-sil. Estamos dando as boasvindas ao grupo CCRR,com a certeza de que seráum investimento promissorpara a empresa, e uma con-tribuição em termos de de-senvolvimento e geração deempregos para o municí-pio", avaliou Tolardo.

"Financiamento doSistema Único de Assis-tência Social (Suas): desi-gualdades regionais e agestão municipal". Esse foio tema do XV Encontro doColegiado Nacional deGestores Municipais deAssistência Social, realiza-do entre os dias 22 e 24 deabril, no Palácio de Con-venções do Anhembi, emSão Paulo, capital. Comaproximadamente três milintegrantes, o evento in-cluiu a realização de deba-tes, palestras e oficinascoordenadas pelo Ministé-rio do DesenvolvimentoSocial e Combate à Fome

Pinhais é referência para o SistemaÚnico de Assistência Social

(MDS). E contou com aparticipação de Pinhais, nafigura do Prefeito LuizãoGoulart, da Secretária deAssistência Social, Rosân-gela dos Santos, e equipe.

Segundo o Prefeito Lu-izão, oportunidades comoessa são importantes porquepermitem ao município mai-or visibilidade no cenárionacional. "Com isso, cadavez mais podemos contri-buir com as discussões eatrair investimentos para aárea social da nossa cidade",explicou. Nessa linha, eleacredita que os principaisdesafios a serem vencidosreferem-se à captação de

recursos federais para am-pliar a quantidade e quali-dade dos atendimentos narede socioassistencial, en-tre outras coisas.

Ao todo, foram pro-movidas 24 oficinas te-máticas durante o encon-tro - todas sob a orienta-ção de técnicos do MDSe professores universitá-rios. Em discussão, te-mas-chave como o reor-denamento dos serviçosde convivência e fortale-cimento de vínculos, Pla-no Viver sem Limite, ges-tão financeira do Suas eincentivos à gestão e Pro-grama Bolsa Família.

Prefeito Loreno Tolardo, presidente do grupo CCRR, Valdir Gaspar e Marcelo Richa

A junção de chargistas, cartunistas

se desenhistas renomados foi um presente para a Gibiteca

Page 12: Edição 281

12 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Saúde

PPPPPAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

Sente tonturas? Você podeestar com distúrbio do equilíbrio

Construindomassa magra!

Dicasde saúde:

Hábitos simplesgarantem saúde dos olhos

Você decidiu começar a treinar musculação e se encontrameio perdido, ou você já treina há algum tempo e não está tendomais os resultados esperados. Vou dar algumas dicas valiosaspara você que não quer mais perder tempo e atingir resultadoscom qualidade, ajudando seu bolso e seu corpo a conquistar oque você realmente quer.

Coma mais: Se você acha que está comendo o bastante enão está crescendo, então coma mais. Não é para se entupir deporcarias e calorias vazias, e sim de aumentar gradativamente otamanho de suas refeições, sempre incluindo os macronutrien-tes de boa qualidade para a hipertrofia. Carboidratos, proteínas egorduras boas;

Não evite os carboidratos: Não foque sua dieta apenas naproteína. Desde que saiba fazer as escolhas corretas os carboi-dratos são de extrema relevância para o ganho de massa mus-cular. Prefira os carbos de baixo índice glicêmico, e ingira boaquantidade sempre;

Suplementos são suplementos: O suplemento complemen-ta sua dieta e não o contrário. Simples assim! Procure gastarmais dinheiro em frango, atum, ovo, arroz e feijão do que nossuplementos da moda. Claro que você deve suplementar, masfoque no que traz resultados. Proteína, creatina, malto, Omega 3e multivitamínicos cumprem muito bem a missão;

Exercícios compostos: Você faz agachamento? Faz levan-tamento terra? Supinos, paralelas, desenvolvimentos? Estes sãoexemplos de exercícios que ajudam na liberação de hormôniosconsequentemente fazendo você crescer mais;

Descanso adequado: Dê ao seu corpo um descanso mere-cido e anabólico. Você deve saber que o momento do treino odeixa em estado catabólico liberando cortisol, hormônio que lheproporciona perda de massa muscular, e que na hora do des-canso é que ocorre a recomposição das fibras e a sonhadahipertrofia. Então dê descanso adequado aos seus músculos enão faça como muitos iniciantes homens que treinam peito ebíceps todos os dias; e mulheres que só querem treinar glúteo.

Varie o treino: Estímulos diferentes são necessários para ahipertrofia. Se você não variar seu treino você pode correr sériorisco de entrar em estagnação. Procure mudar sua rotina detreinamento a cada 2 ou 3 meses;

Evite o Álcool: Ok, parece um pouco radical inicialmente,mas se listarmos a quantidade de malefícios x benefícios do álco-ol, a lista de malefícios será muito maior. O álcool pode te ajudarmuito sim, a perder massa muscular e ganhar gordura, além deperder resistência e força;

Ingira Gorduras boas: Azeite, peixes, Omega 3 , óleo dechia, amendoim, nozes, são ótimos exemplos de gorduras quedevem ser inclusas em sua dieta. As gorduras boas ajudam naliberação de hormônios anabólicos e previnem o catabolismo(perda de massa magra);

Disciplina e intensidade: Isto não cabe bem como dica, maso que separa os fortes dos fracos é o que você faz nos seus 60minutos de treino. Se você passa mais tempo conversando oumandando mensagens no celular do que treinando pesado vocênunca vai crescer. Treine pelo menos 4 vezes por semana e dêtudo de si dentro da academia. Treine pesado ou fique em casa.

Estas são algumas dicas bem básicas, mas que são abase para um bom resultado. Infelizmente às vezes o básico éesquecido por muitos que estão na ânsia de conseguir um corpolegal em pouco tempo, gastando fortunas com montanhas desuplementos, mas continuam se alimentando mal e passandonoites inteiras acordados em baladas.

Não estou dizendo para você se tornar um anti-social, estouapenas expondo a idéia de que: tudo bem se você quer passar anoite bebendo com os amigos na balada, ou comendo fast foodno fim de semana, mas então se contente com seus ganhos ecom seus resultados poucos alcançados e não culpe sua gené-tica, seu professor, sua academia ou a marca de seu suplemen-to. Porque o único culpado da sua falta de resultado é simples-mente a sua falta de disciplina.

Academia SculptorDeixe seu corpo falar bem de você!

nossa Fan Page no Facebook - Academia Sculptor etire suas dúvidas e tenha dicas diariamente.

Tontura é o termo querepresenta genericamentetodas as manifestações dedesequilíbrio corporal. Astonturas estão entre os sin-tomas mais frequentes emtodo o mundo e, em cercade 85% dos casos da suaocorrência, a origem é la-biríntica. Porém, mais ra-ramente, as tonturas podemser de origem visual, neu-rológica ou psíquica.

Estima-se que cerca de42% dos adultos queixam-se de tontura em pelo me-nos alguma época de suasvidas. Esse mal estar podeser definido como um dis-túrbio do equilíbrio, já queestá relacionado a uma dis-função dos órgãos que ocontrolam. A tontura ocor-re quando os sistemas de

manutenção do equilíbriodo corpo não fornecem amesma informação e en-tram em conflito entre si.

"Tontura é uma ilusão demovimento. É a sensação deque os objetos ou a própriapessoa está se movendo,sem que haja um movimen-to real. Pode ser como umainstabilidade, desequilíbrio,sensação de queda, desvio damarcha ou uma flutuação.Quando a tontura possui ca-racterísticas rotatórias, de-nomina-se vertigem", expli-ca a dra. Rita de Cássia Cas-sou Guimarães, otorrinolarin-gologista, otoneurologista deCuritiba-PR.

Segundo a especialista,assim como o zumbido, avertigem e a tontura sãosintomas comuns a diver-

sas alterações de saúde queprovocam o mal funciona-mento do labirinto tambémchamado orelha interna eresponsável pela audição epelo equilíbrio corporal. "Atontura é um sinal de aler-ta, um alarme de que algonão está bem no organis-mo", comenta Rita.

As tonturas podemafetar de diferentes formasa vida das pessoas. Podemser desde leves à intensas,de esporádicas à frequen-tes ou constantes e, aindapodem vir acompanhadasde perda de audição, zum-bido, náuseas e vômitos,queixas de prejuízo da me-mória, dificuldade de con-centração, fadiga física emental. "Isso tudo causa,muitas vezes, insegurança

física e emocional no paci-ente", alerta.

A doutora esclarece que,como existem inúmeras cau-sas que podem fazer comque apareça a vertigem e/oua tontura é importante, des-de o começo, a avaliação deum especialista em Otoneu-rologia, médico que estudae trata as doenças do labirin-to. O diagnóstico do distúr-bio do equilíbrio exige inves-tigação detalhada e comple-ta do equilíbrio do corpo eespecialmente na suspeita deuma disfunção labirínticadeve-se avaliar a audição dopaciente. "A avaliação oto-neurológica tem o objetivode confirmar o diagnósticoe escolher o tratamento maisadequado para cada caso",conclui Rita.

A visão é um dos cin-co sentidos mais importan-tes, mas nem sempre noslembramos de cuidar destaparte tão sensível do nos-so corpo. Para que seja pre-servada, a saúde dos olhosdepende de cuidados sim-ples, tais como alimentaçãobalanceada, higiene, exa-mes preventivos, atençãoao histórico familiar, usode óculos escuros paraproteger dos efeitos noci-vos dos raios solares, alémde atenção às condições doambiente de trabalho.

"Um exame oftalmoló-gico completo é o únicopasso seguro para checara saúde dos olhos, tanto nainfância, quanto na vidaadulta", alerta a médica Ta-nia Schaefer. Ela lembraque, dados da Agência In-ternacional de Prevenção àCegueira, ligada à Orga-nização Mundial de Saúde(OMS), estimam que, noBrasil, 33 mil crianças sãocegas por doenças ocula-res que poderiam ter sidoevitadas ou tratadas pre-cocemente. Um levanta-mento do Conselho Bra-sileiro de Oftalmologia(CBO) realizado em 2012também estimou que, nopaís, o total de cegos é de1,2 milhão de pessoas. Aestimativa de cegueiracresce exponencialmenteem função da idade, che-gando a ser de 15 a 30vezes maior em pessoascom mais de 80 anos do

que na população com até40 anos de idade.

Veja dicas simples quepodem contribuir para ma-nutenção das saúdes dosolhos e lembre-se semprede procurar um médicooftalmologista para quandosurgirem sintomas comovista cansada, coceira, ir-ritação ou dificuldade emfocar imagens.

Prevenção: visite regu-larmente o oftalmologista efaça exames preventivos;sintomas que trazem incô-modos à visão não devemser negligenciados; mantenhaa higiene das mãos e evitetocar os olhos, para afastarriscos de infecções virais.

Proteção: em nenhu-ma hipótese compre oufaça uso de óculos de grausem orientação médica.Certifique-se que os ócu-los escuros têm realmenteproteção para os raios ul-travioletas. A mesma aten-ção deve ser dada quandose decide usar lentes decontato, que devem seradaptadas e recomendadasexclusivamente pelo médi-co oftalmologista, os danospodem ser irreversíveis;

Hereditariedade: é es-sencial conhecer o históri-co familiar, já que muitasdas doenças oculares sãohereditárias.

Alimentação: Uma di-eta equilibrada também éessencial para manter olhossaudáveis. Nutrientescomo a Zeaxantina e Lute-

ína previnem o envelheci-mento da visão e o surgi-mento da catarata. Eles es-tão presentes em folhasverde-escuras, como acouve, espinafre, rúcula etambém nos ovos. Uma di-eta rica em vitaminas A e Ctambém têm ação positivano funcionamento e pre-venção da degeneração dosolhos. Consuma oleagino-sas, como castanhas, amên-doa, macadâmia, cereais in-tegrais, batata doce, óleosvegetais (óleo de girassol,de macadâmia, azeite) e pei-xes, além de frutas cítricos,como laranja, limão, abaca-xi e acerola, além de a goia-ba. O ômega 3 presente nosalmão, atum, sardinha e li-nhaça, bem como o Zincoencontrado em semente deabóbora, semente de giras-sol, castanha, amêndoa, os-tras, frango e leguminosas,como feijão, ervilha, lenti-lha e grão de bico tambémé indicado.

Diabetes: Um pacien-te diabético tem quase 30vezes mais chance de tor-nar-se cego, se compara-do a um paciente não dia-bético. Portanto, controlaro peso é essencial tambémà saúde dos olhos.

Tabaco: Fumantesapresentam um risco duasvezes maior de desenvolvercataratas, e três vezes mai-or de apresentar degenera-ção macular. Os efeitosnocivos do cigarro tambémestão associados com a

queda das pálpebras, quederiva em outras doenças,como diminuição do cam-po visual e aparecimento daoftalmopatia de Graves.

Tecnologia: passar ho-ras na frente do computa-dor traz danos a visão,como secura lacrimal e vis-ta cansada. Na medida dopossível, faça pequenos in-tervalos, saindo da frentedo computador. O ambien-te de trabalho também teminfluência em nossos olhos.Informe-se sobre ergoftal-mologia e como adequarluminosidade e mobiliáriopara não fadigar a visão.

Lentes de contato: con-fie a um oftalmologista aindicação da lente de con-tato certa para seu caso.Hoje existem materiais eformatos que garantemconforto e liberdade paratodo tipo de usuário, masapenas o médico é quemtem habilidade para melhoradaptar a lente às suas ne-cessidades. Não durma delente sem consultar seumédico oftalmologista.Como os olhos precisamde oxigênio o ideal, nestecaso, é usar lentes que te-nham permeabilidade aooxigênio acima da necessi-dade mínima da córnea e,para isso, um exame oftal-mológico permitirá umarecomendação segura. Cui-dado com a contaminaçãona hora da limpeza: use ape-nas os produtos indicadospelo seu médico.

Page 13: Edição 281

13A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

No próximo dia 09, a partir das20h30, no Grande Auditório do Canalda Música, em Curitiba, apresentam-se a orquestra Ladies Ensemble com-posta apenas por mulheres, o CoralAmigas em Voz e a solista Orli Bach.

O concerto é uma homenagem asmães pelo seu dia e vai ajudar três ins-tituições curitibanas que irão receberdonativos. A iniciativa tem apoio do Ins-tituto Dr. Ney Leprevost e os ingres-sos para assistir a apresentação devemser trocados por duas latas de leite empó ou dois pacotes de fraldas que se-rão repassadas para o Hospital Peque-no Príncipe, a Associação Sagrada Fa-

No último sábado(27), a Igreja Batista Cen-tral de São José dos Pi-nhais celebrou o seu 20ºaniversário. Além do cul-to com casa cheia, o Co-ral Melodia fez uma belaapresentação aos presen-tes. No domingo, as festi-vidades continuaram. Ovice-prefeito Toninho daFarmácia prestigiou oevento e ressaltou a impor-tância do trabalho que aigreja faz pela comunida-de são-joseense. “É umgrande prazer estar aqui ecelebrar os 20 anos destaimportante igreja do nos-so município. Temos orgu-lho do trabalho social quea Igreja Batista promovee o bom exemplo que pas-sam para a comunidade.Uma boa cidade se cons-trói através de bons exem-plos”, afirmou Toninho daFarmácia.

O Instituto Ney Leprevost, o coralAmigas em Voz e o Ladies Esemble se

unem em evento de solidariedade

mília de Nazaré e o Asilo São Vicentede Paulo.

No repertório escolhido especialmen-te para celebrar o dia das mães, clássi-cos da MPB como a música Luiza, deTom Jobim além de outras canções fa-mosas com nome de mulher. O Canal daMúsica fica na Rua Júlio Perneta, 695,nas Mercês. Informações podem serobtidas pelo telefone (41) 3331-7541.

Data: 09 de maio (quinta-feira)Horário: das 20h30Local:Canal da Música, na Rua Jú-

lio Perneta, 695, nas Mercês.Informações: pelo telefone (41)

3331-7541.

20º aniversário Igreja BatistaCentral de São José dos Pinhais

Alcance seus objetivos físicose de saúde de forma mais eficiente,

consulte um Personal Trainer!Academia SCULPTOR, Rua Itália 156 –

Nações – Tel (41) 3627-2501

Parabéns Gustavo H. Mussi que neste

dia 27 de abril comemorou mais um

aniversário. Sucesso!

Parabéns ao

ilustre

secretário de

Indústria e

Comércio de

FRG Eloi Kuhn

que no último

dia 1º

completou

idade nova.

Sucesso!

Page 14: Edição 281

Sexta Sábado Domingo Segunda

Reflexão

14 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Diversão

Eu conheço você!Datas comemorativas

Piadas

Simepar

Máx. 23ºC

Mín. 13ºC

Máx.18ºC

Mín. 06ºC

Poucas

nuvens

Dia 7 de Abril,Dia do Jornalista

Datas e Fatos

Máx. 26ºC

Mín. 15ºC

Poucas

nuvens

Máx. 20ºC

Mín.14ºC

Muitas

nuvens

Parcialmente nublado

com chuvas e trovoadas

Dia 3 de maio:Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Veja outras datas comemoradas na próxima semana:

03/05/ 1991 - Foi exibido nos Estados Unidos o último episódio de Dallas, novela que começou aser exibida em 1978.

04/05/ 1852 - Nasceu Alice Liddell, inspiradora do livro "Alice no País das Maravilhas". 05/05/ 2004 - O Senado rejeitou a Medida Provisória 168/04, que proibia o funcionamento de

bingos e caça-níqueis no país. A MP foi editada pouco depois do escândalo com o nome de Waldo-miro Diniz. O homem de confiança de Zé Dirceu, chefe da Casa Civil do governo Lula, negociava combicheiros o favorecimento em concorrências em troca de propinas para campanhas eleitorais. Opresidente da Associação de Bingos do Rio de Janeiro também estava envolvido no caso.

06/05/ 2004 - Foi ao ar o último episódio de "Friends", pela "NBC". Os seis amigos que vivem emNova York protagonizaram dez temporadas e 238 episódios, de 1994 a 2004.

07/05/ 1915 - O navio britânico Lusitânia foi bombardeado pela Alemanha porque transportavamunição. Cerca de 1200 pessoas morreram.

08/05/ 2003 - A vedete e atriz Elvira Olivieri Cozzolino, a Elvira Pagã, morreu aos 82 anos no Riode Janeiro (RJ). Ela teve falência múltipla dos órgãos. Elvira foi a primeira mulher da América Latinaa usar um biquíni em público.

09/05/ 1960 - Os Estados Unidos liberaram a venda da pílula anticoncepcional.

Logo depois da morte do marido grego, asocialite recebe um telefonema de uma amiga.

— Como vão as coisas? — pergunta a amiga.— Vão indo, vão indo...— O que você está fazendo de bom?— Neste momento estou na cama... Com artrite!— Nossa! Já arranjou outro grego?

******Um mendigo estava num bar e pediu a um

moço que lhe pagasse um café.Com pena, o cara lhe ofereceu uma cerve-

ja. O mendigo disse:- Não bebo, só quero o café!Então o rapaz ofereceu a compra de um

bilhete de loteria. O mendigo respondeu:- Não jogo, só me dê o café!Com muita insistência, o rapaz ofereceu um

cigarro.E o mendigo repetiu sua frase:- Não fumo, só quero um cafezinho!!

Então o rapaz levou o mendigo para suacasa e disse para esposa lhe preparar o café.Curiosa, a esposa perguntou ao marido:

- Por que você trouxe para casa um mendi-go sujo só para tomar um café?

E ele retrucou:- Pra te mostrar como fica um rapaz que

não bebe, não joga e não fuma...******

O sujeito chama a filha para uma conversaséria:

- Minha filha, lamento dizer, mas não gosteimuito do seu namorado, não. Ele é um rapazsimpático e educado, mas me pareceu que elenão é muito inteligente, não...

- Impressão sua! - responde a menina. - OCarlos é muito mais inteligente do que você pen-sa: faz apenas nove semanas que estamos sa-indo e ele já me curou daquele sangramento queeu tinha todo mês...

No Dia Internacional da Liberdade de Im-prensa, comemorado no dia 03 de maio, é ce-lebrado o direito de todos os profissionais damídia de investigar e publicar informação de for-ma livre.

Informação é poder, e por isso a tentativa decontrolar os meios de comunicação sempre exis-tiu e se chama censura. A Censura é o contrárioda Liberdade de Imprensa, e é comum nos regi-mes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pelaliberdade de imprensa é constante, porque mes-mo nos regimes democráticos a censura pode

Dia 03 · Dia do SertanejoDia 03 . Assinatura da Ata de Constituição do

Museu de Arte Moderna RJ - (1948)Dia 05 · Dia de RondonDia 05 · Dia da ComunidadeDia 05 · Dia Nacional do ExpedicionárioDia 05 · Dia do Artista Pintor

aparecer de variadas maneiras.Historicamente foram cometidos muitos cri-

mes contra a liberdade de imprensa, inclusivedurante a ditadura no Brasil.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foicriado pela UNESCO no ano de 1993.

Este ano o tema do Dia Internacional da Li-berdade de Imprensa é “Falar sem medo: asse-gurando a liberdade de expressão em todas asmídias”. A UNESCO relembra que quase todasemana morre um jornalista na tentativa do exer-cício livre da sua profissão.

Dia 06 · Dia do CartógrafoDia 07 · Dia do OftalmologistaDia 07 · Dia do SilêncioDia 08 · Dia da VitóriaDia 08 · Dia do Profissional MarketingDia 08 · Dia do Artista PlásticoDia 08 · Internacional da Cruz Vermelha

Conheço você…Conheço seu medo, a sua felicidade e os seus sonhos.Conheço sua estrada e sei exatamente o seu destino.Conheço você por dentro…Sem que você tenha que me pedir, eu entendo o que você quer…Conheço o seu sorriso, e sei tudo que está dentro do seu coração.Conheço e te reconheço em qualquer lugar…Sei do seu amor, da sua saudade, dos sonhos que movimenta a sua vida e da esperança que

lhe faz lutar.Amo-lhe pelo que você é. Para mim, você é um ser valioso.Amo-lhe mesmo quando você perde a confiança em mim.Amo-lhe mesmo sem você saber…Acompanho-lhe desde sempre, estou ao seu lado mesmo quando você pensa que eu lhe

abandonei…Vibro com você cada minuto da sua felicidade.Choro com você cada lágrima.Sofro com você toda a sua dor, e lhe estendo as mãos a todo o momento, embora muitas

vezes você teima em não me pedir ajuda. Mas mesmo assim continuo a lhe proteger…Conheço-lhe e sei que você é muito especial, como é especial cada filho meu. Cada um com

as suas diferenças. Mas o meu amor é incondicional, e o meu amor é o maior do mundo!Conheço-lhe, porque eu o criei…

”Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” Salmo 46-10.

Page 15: Edição 281

Estreia

Arte para o povo apresenta show de rock gospel

15Agenda Cultural A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Cinema

Cinemark Shopping São José

Os Croods (Dub) – sala 1 - 12:45 – 17:05Meu Pé de Laranja Lima – sala 1 – 15:00Homem de Ferro 3 (Leg) – sala 1 – 19:20 – 22:00Somos Tão Jovens – sala 2 – 12:00 – 14:30 – 16:45 – 19:10 –21:50 – 00:05 – sala 4 – 11:25 – 13:40 – 16:00 – 18:20 – 20:50Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 3 – 11:20 – 14:10 – 17:10 – 20:10– 23:10Homem de Ferro 3 3D (Dub) – sala 5 – 12:10 – 15:10 – 18:10 –21:10 – 00:10Cinesystem – Shopping Curitiba

Em transe (Leg) – sala 4 – 14:30 – 17:00 – 19:30 – 21:50Homem de Ferro 3 – sala 1 (Dub) – 13:30 – 16:05 – 18:40 – 21:15– sala 2 (Leg) 13:40 – 16:20 – 19:00 – 21:35Homem de Ferro 3 3D – sala 5 (Dub) 13:45 – 16:25 – 19:05 – (Leg)21:45 – sala 6 (Dub) 14:00 – 16:40 – (Leg) 19:20 – 22:00Somos tão Jovens – sala 3 – 14:00 – 16:30 – 19:20 – 21:40Cinesystem – Shopping Total

Homem de Ferro 3 (Dub) - sala 3 – 13:30 – 16:10 – 18:50 – 21:30Homem de Ferro 3 3D – sala 2 (Dub) 14:00 – 16:40 – 19:20 – 22:00– sala 4 (Leg) 21:45 – sala 4 (Dub) 13:45 – 16:25 – 19:05Os Croods (Dub) – Sala 5 – 14:10 – 19:10Somos tão Jovens – sala 1 – 14:20 – 16:30 – 19:00 – 21:20Vai que dá Certo – sala 5 – 16:20 – 21:20

Horóscopo

'Somos tão Jovens' conta a emocionante e desafiadora históriada transformação de Renato Manfredini Jr. no mito Renato Russo,revelando como um rapaz de Brasília, no final da ditadura, crioucanções como ‘Que País é Este’, ‘Música Urbana’, ‘Geração Coca-Cola’, ‘Eduardo e Mônica’ e ‘Faroeste Caboclo’, verdadeiros hinosda juventude urbana dos anos 80 que continuam a ser cultuadasgeração após geração por uma crescente legião de jovens fãs.

Estreianesta

sexta-feirao filme

nacionalSomos

TãoJovens

ÁriesO trabalho estará no foco

de suas atenções. Invista nassuas ambições e não deixea peteca cair. O setor afetivoconta com ótimas vibraçõesdos astros, vai querer cons-truir um alicerce mais sólidocom seu par.

TouroO setor profissional re-

cebe poderosas vibrações,é hora de investir no seu pro-gresso. Vida afetiva bem-amparada, apenas tenhacuidado com intromissõesdesnecessárias na sua vidaamorosa.

GêmeosSua expansão profissi-

onal está em evidência, apro-veite! Terá sucesso ao refor-mar velhas ideias, dandouma nova cara para elas. Noamor, uma atmosfera ro-mântica está no ar, mas ten-te equilibrar a razão e a emo-ção.

CâncerProfissionalmente, as

parcerias serão bem-vin-das, some forças com aspessoas que comungamdos mesmos objetivos queos seus. A dois, apesar dosdesafios, sua estrela vai bri-lhar. Solte-se um poucomais!

LeãoO trabalho em equipe

conta com a ajuda das es-trelas. A motivação e o estí-mulo que você precisa podevir de terceiros. O diálogopode ser importante paraanimar e manter o relacio-namento amoroso.

VirgemAs atividades que domi-

na vão fluir com facilidade.Procure ter discernimentopara não acreditar em tudo oque ouve. A dois, o diálogopode ser importante, mas avontade de ser útil é a quevai predominar.

LibraVocê estará altamente

comprometido(a) com o tra-balho. Unir o útil ao agradávelpode ser a melhor maneirade manter o bom humor. Oastral é benéfico na vida adois, não perca a chance dese dedicar à pessoa amada!

EscorpiãoMostre-se aberto(a) a

mudanças, pode assumir al-gumas responsabilidades. Operíodo pede cautela com osgastos desnecessários. Osastros conspiram a favor desua vida sentimental. Sua for-ça de sedução vai estar a mil.

SagitárioNão tenha medo de ex-

pressar suas ideias, por maisque elas sejam originais oufuturistas. Seja mais realistaao lidar com as finanças etudo correrá bem. Períodobem-amparado nas relaçõesafetivas, com diálogo e dis-crição você irá longe!

CapricórnioEstará mais comunica-

tivo (a), facilitando a interaçãono ambiente de trabalho, masnão vai ser fácil conviver comas exigências. No amor, éhora de valorizar o que vocêjá construiu. Relações super-ficiais não terão vez.

AquárioNo trabalho, é melhor

agir de forma cautelosa. Man-tenha-se no anonimato e terámais liberdade de ação. Navida a dois, tente agir com su-avidade. Agarre a chance deestreitar alguns de seus la-ços.

PeixesDeixe a sua individuali-

dade de lado e veja como tudofunciona bem. Procure divi-dir as suas responsabilida-des, trabalhando em equipe.No romance, o clima será in-vejável! É o momento demaior harmonização entrevocê e o par.

Na agenda do projetoArte para o Povo de 2013,o Departamento de Cultu-ra de Pinhais promove, nes-te final de semana, um su-per show com a banda derock gospel Evalluz. Oevento será realizado noauditório do Centro Cultu-ral Wanda dos Santos Mall-mann, no próximo sábado(4), às 19 horas. Além dogrupo, também participarãoda apresentação, comoconvidados, o radialistaMauro Ramos e as bandasRomanos 12 e Arbítrio.

Sob a liderança deAfonso Kempa, que é com-positor e vocalista, a ban-da Evalluz surgiu no ano de1990, com o nome de Im-pacto Real. Foi uma dasprecursoras do rock gos-pel em Curitiba, participan-do de vários shows evan-gelísticos, sempre com afinalidade de levar a "luz deJesus" por intermédio damúsica. Depois de 2006, jácom nova formação, o gru-po adotou o nome que car-

rega até hoje.Como referência, o

conjunto indica o trabalhodas bandas Stryper, Petra,Holy Soldier, Metal Nobre,PG e Oficina G3. Isso tudodemonstra o tipo de músi-ca que a Evalluz pretendetrazer ao público de Pi-nhais, agitando a galeracom muita fé e alegria.

Arte para o PovoO projeto Arte para o

Povo é uma iniciativa daPrefeitura Municipal de Pi-nhais por meio da Secreta-ria de Cultura, Esporte eLazer e o Departamento de

Cultura da cidade. Comatrações gratuitas, a inicia-tiva busca contribuir coma formação intelectual dapopulação, além de servirde incentivo para os talen-tos locais. "No fim das con-

tas, o que fazemos é criaruma espécie de ponte cul-tural", explica o Diretor deCultura, Laércio Sobral."Veja, promovemos essaaproximação entre o públi-co e os artistas da cidade,conseguindo, com isso,tanto oportunizar a produ-ção cultural quanto a pro-moção do interesse das pes-soas pelas várias formas demanifestação artística",completa.

ServiçoO Centro Cultural Wan-

da dos Santos Mallmannfica na rua 22 de Abril, nº305, no Centro de Pinhais.Entrada franca.

Banda Arbitrio

Banda Arbitrio

Page 16: Edição 281

16 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Segurança

Ocorrências da SemanaTentativa frustradade fuga na delegacia de FRG Rodrigo Silva de Souza é o delegado designado para

responder pela delegacia de Fazenda Rio Grande. Ele teveuma passagem rápida pelo município no ano passado, poisnão ficou um mês no cargo. Mas o policial está em férias ea delegacia fazendense vem sendo administrada por Ama-deu Trevisan de Araucária, que só vem à cidade para assi-nar flagrante. Rodrigo deve chegar de mala e cuia na sema-na que vem.

Anderson Claudino da Cunha, 31 anos, morador noBairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande surtou namadrugada do domingo, dia 28 e passou a ameaçar a família.A polícia foi chamada e diante do envolvimento de muitas pes-soas na confusão foi solicitado o reforço da Guarda Municipal.Anderson foi levado ao Pronto Atendimento, onde entrou emluta corporal com os GMs, tendo sacado a arma de um dosagentes de segurança, ferindo Marcio Vinicius Ferreira de 28anos, Marcos Roberto Cubis de 29 e um outro guarda. Todospassam bem. Depois de medicado, Anderson foi levado para acadeia onde responderá por tentativa de homicídio.

Dois carros bateram por volta das 10h30 do domingo (28)na Rua Cesar Carelli, deixando duas pessoas feridas. Baterama Parati, placa AEP-5266 de Fazenda Rio Grande dirigido porSandro Luiz Soares e a Saveiro, placa INQ-2669 também deFazenda Rio Grande conduzido por Celso Fabio. Saíram feri-dos S. L. B. S. de 14 anos e Celso Fabio dos Santos de 52anos. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital do Trabalha-dor em Curitiba.

Antonio dos Santos Leão, 35 anos recebeu ferimentosconsiderados graves sem risco à vida e precisou ser levadoao Pronto Socorro do Hospital Evangélico para receber atendi-mento. Por volta das 16h15 do último dia 30, o cidadão cami-nhava pela Rua Rio Paranaíba, no Bairro Iguaçu, quando so-freu queda de plano elevado.

Nova tentativa de fuga na delegacia fazendense

Dois detentos da dele-gacia de Fazenda Rio Gran-de, tentaram fugir na ma-drugada do domingo (28),mas acabaram detidos gra-ças a uma ação rápida daspolícias Civil e Militar.

De acordo com o in-vestigador Thiago, assimque a polícia percebeu queos dois haviam serrado asgrades, já iniciou o traba-lho para conter uma fugaem massa. "Já no pátio da

Armas e equipamentos encontrados na mesa do suspeito

A Polícia Militar pren-deu um homem por porteilegal de arma de fogo emFazenda Rio Grande. Comele foram apreendidos umaespingarda calibre 12, umgiroflex e uma sirene, entreoutros objetos. Integrantesda 4ª Companhia (4ª Cia) do17º Batalhão da Polícia Mi-litar (17º BPM), pertencen-te ao 6º Comando Regionalda Polícia Militar (6ºCRPM), desempenharam aação, que aconteceu na ter-ça-feira (30)."Na parte damanhã, a PM recebeu infor-mações da filha do suspei-to, que foi até a 4ª Compa-nhia fazer a denúncia de que

A polícia civil de Fazen-da Rio Grande investiga doiscrimes registrados no muni-cípio entre a madrugada dosábado (27) e noite da se-gunda-feira (29). O primei-ro foi no Bairro Santa Tere-zinha e o pai viu toda a cenado filho sendo assassinado.O segundo caso foi no Bair-ro Eucaliptos e a vítima be-bia em um bar quando foimorta por um homem.

No primeiro assassina-to, tudo teve inicio após brigageneralizada em um bar que

delegacia conseguimos sur-preendê-los e graças a unsdisparos de arma de fogo,eles desistiram e foramcapturados", disse. Os de-tentos foram ouvidos ederam detalhes de comotentaram fugir. Diante dafragilidade, todos os qua-se cem detentos serão le-vados para a penitenciáriacentral e o prédio será de-molido para construção dadelegacia cidadã.

Homem que utilizava giroflex,sirene e arma de fogo é preso pela PM

ele a mantinha juntamentecom sua mãe em cárcereprivado. Ela também disseque o homem tinha umaarma de fogo. Os policiaismilitares foram até o BairroNações, local indicado pelavítima, para dar atendimen-to ao caso" disse o soldadoque participou da ação,

Rulyan Beraldo Lopes.Quando chegaram à re-

sidência, abordaram o ho-mem de 36 anos e ao revis-tarem a casa encontraramuma espingarda calibre 12que estava municiada e semnúmero de registro e de sé-rie, uma espada, facas, umHD externo e mais de du-

zentos CD's piratas que se-gundo o homem, pertenci-am a um familiar dele quemorava nos fundos dacasa.O suspeito também eraproprietário de um veículoRenault/Megane, que tinhaem seu interior uma toucatipo Joana D'Arc. Uma si-rene e um giroflex estavaminstalados no automóvel,que segundo o homem, se-riam utilizados caso acon-tecesse um acidente.

Diante dos fatos, o ho-mem foi preso e encaminha-do juntamente com o materialapreendido à delegacia de Po-lícia Civil para que as medidasjudiciais fossem tomadas.

Dois crimes movimentam setor policial em FRGterminou de forma trágica.Foi na madrugada do sába-do, dia 29, Um pai viu o fi-lho ser assassinado a tiros eajudou a polícia a prenderdois suspeitos. A confusãofoi no bairro Santa Terezi-nha. Leandro Ferreira Cha-ves e Fernando Maicon Car-doso Terra teriam levadogolpes de facão de Luiz Fer-nando de Lima, 29 anos,durante uma bebedeira. Elesforam para o hospital, e de-pois decidiram ir à casa deLuiz para vingarem-se.Por

volta de 0h30, eles chama-ram Luiz no portão, na RuaNatal, perto da esquina coma Rua Curitiba, e assim queo rapaz se aproximou foibaleado no peito. O pai deLuiz, Antônio de Lima, 61anos, testemunhou o crimee partiu para cima dos ati-radores, mas não conseguiusegurá-los. Ele chamou oSiate, e os socorristas cons-tataram a morte do rapaz.Antônio também foi atendi-do, com ferimentos leves,e liberado no local.

Antônio denuncioupara a polícia o endereço deLeandro e Fernando, nomesmo bairro, garantindoque a dupla foi responsávelpela morte de seu filho. Osdois foram presos, e mes-mo reconhecidos pelo paida vítima, eles negaram en-volvimento no crime. Aarma utilizada no homicídioteria sido emprestada poroutro homem, porém a re-sidência deste suspeito foirevistada e nada foi locali-zado. Ele também foi ouvi-

do na delegacia e liberado.Um homem de 27 anos

foi baleado e morreu emfrente a um bar na noite dasegunda-feira (29) na cida-de de Fazenda Rio Grande.Fernando Pereira foi feridoassim que chegou ao locale pediu uma taça de vinho.Ele chegou a ser socorrido,mas não resistiu.

Pereira foi até o esta-belecimento, que fica naAvenida das Araucárias, noBairro Eucaliptos, e pediuuma taça de vinho. Assim

que pegou a bebida foi atéuma mesa em frente ao bar.De acordo com testemu-nhas, foi neste momentoque foi abordado por umhomem que atirou duasvezes contra peito de Fer-nando. O atirador é mo-reno e gordo. "A princí-pio identificamos dois ti-ros, mas ele perdeu bas-tante sangue", disse o sar-gento Airton do ServiçoIntegrado de Atendimen-to ao Trauma em Emer-gência (Siate).

Page 17: Edição 281

MAREA 1998 completa, re-visada, em ótimo estado. R$9.900,00. www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

PALIO fire economy 2010,prata, carro impecável, pára-choque personalizado. Confirapequena entrata + 48x de R$620,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3608-1000. rotta8veiculos.com.br

Palio fire economy 2010,prata, carro impecável, pára-choque personal izados.Confira pequena entrada +48x de R$ 620,00. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

STILO 1.8 8v 04/05 corprata, Completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,Bancos de couro, Paracho-que personalizado, Volanteescamoteavel. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

U N O e c o n o m y2 0 1 0 , b r a n c o , c o m a rq u e n t e R $ 1 5 . 9 0 0 , 0 0 .www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

FIESTA hatch, 1.0, flex,4P, 10/10, cor, vermelha,Completo, Alarme, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, vte, Cd player,Chave cópia, Parachoque per-sonalizado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FOCUS sedan GLX,2011, prata, completo, baixokm, carro impecável, estepe0km. Confira em ate 48x eaceito troca de - valor. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FUSION 2006, prata,completo, alarme, insulfilme,carro impecável. Confira! Fi-nancio em ate 48x. Aceitotroca - valor. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FUSION AWD 3.0, 2011,cor preta, completo, top de li-

PALIO Weekend 1.5,gas., 98/99, cor cinza, alarme,ar qte, ldt, dh, rll, vte, Controleinterno do espelho, Parachoquepersonalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

PALIO Young Fire 02/02cor azul, Alarme, ar qte, ldt, Tra-va elétrica, 2P. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PUNTO 2008 preta impecá-vel, 1.4, flex, completo + couro. R$24.900,00. www.goldcarros.com.brfone 3627 1677

PUNTO HLX 2008, verme-lho, impecável, completo, somcontrole volante, baixo km, arquente, desembaçador. Aceitotroca de -valor e financio. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SIENA 99/00 cor cinza,gasolina, ar qte, dt, Insulfilme,4P, veículo revisado, vale apena conferir. Entrada + 48x.

UNO Eletronic, 94, gas.,cor vermelha. R$ 7.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

UNO EX 1998, cinza, arquente, limpador, desemb.Oferta de R$ 8.500,00 porR$ 6.500,00 ou 36x R$354,00 s/ entrada. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

UNO fire 2P 07/08 flex, ldt,Insulfilme. Documentos 2013tudo pago.Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

UNO Fire, 2003, gas., corazul. R$ 11.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ECOSPORT XLT 2007,prata, completa, impecável,som, rodas. Confira em ate 48x.Aceito troca - valor. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

17Classificados A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 18: Edição 281

18 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Classificados

nha. R$ 75.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KA GL 1.0 06/07 Gasoli-na cor preta, Ar Quente, ldt,Insulfilme,2P. Documentos2013 tudo pago.Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA GL, 2004, prata, alar-me, vidros, ar quente, limpadore desembaçador. Entrada +48X de R$ 289,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

KA Rocan 2003 prata, óti-mo estado. R$ 9.900.00.www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

ROYALE GL 1994, prata.Confira! A vista R$ 2.800,00 ous/ ent. 36x de R$ 195,00. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

ASTRA Confort 2006flexpower, prata, completo(+ 4 pneus novos). Supero fe r ta R$ 22 .900 ,00 .www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

CELTA life 2009, cinza,4 portas, ar quente, limpa-dor, desembaçador. Confiraem ate 48x. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

CELTA LT 2012 ver-melho 4 portas, completo(+ar, dh, travas, vdrs ) im-pecável. Promoção imper-d í ve l R$23 .900 ,00www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

CLASSIC Life, 2007, pre-to, alarme, travas, ar quente.Aceito seu carro na troca. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA classic 1.0, 2003,álcool, 4 ptas, cor branco. R$15.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CORSA hatch 1.4 2011,vermelho, direcao, vidro, travaelet, ar quente, baixo km, lim-pador, desembaçador. Confira!Aceito troca - valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CORSA Sedan Classic1.6, 04/04 cor prata, dt, dh, In-sulfilme, Calotas, Veículo revi-sado, motor. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan Pre-mium, 1.4, preto, 2009, dh,alarme, vidros, travas, arquente, desembaçador. Fi-nancia em até 60X fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA sedan VHC 1.0

03/04, cor prata, Completo, Alar-me, ac, ar qte, dt, dh, Insulfilme,rll, vte, espelho cortesia parapassageiro e motorista, para-choque personalizado. Entrada+ 48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KADETT GLS 1998 pretocompleto (-ar). Promoção dasemana R$ 7.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

MERIVA CD, 1.8, flex,2004, cor cinza, toda prova. R$23.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MERIVA Joy 1.4 Flex2010, prata, completa +alarme. Financia em até60X fixas. Eliauto Veícu-l o s . F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

MERIVA Joy, 1.8, flex +GNV, 2007, cor branca. R$26.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MERIVA premium 2009,preta, completa, impecável.Confira! Aceito troca de - valor.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PRISMA Maxx Flex, 1.4,10 DH ar quente, alarme, vi-dros e travas placa A. Aceitoseu carro na troca. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

ZAFIRA elite 2.0 04/05 corpreta Completa, Alarme, AC di-gital, ar qte, ldt, dh, insulfilme,rll, vte, 4P, 7 lugares, ABS, Au-tomático, Bancos de couro, Cdplayer, controle de Som no Vo-lante, regulagem elétrica dosfaróis, sensor de estaciona-mento, Teto solar, Volante es-camoteavel. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FUSCA 1.300 78/78 corMaRROM, veiculo em ótimo esta-do de conservação, vale a penaconferir. Fone 3604-2428 Riale ve-ículos www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0 special 2p 01/01cor branca, Alarme, Rodas deliga leve, farol de neblina, veicu-lo revisado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, 16V, 2000, gas,4 ptas, cor cinza. R$ 13.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

GOL 1.0, GIV Trend2009, cinza, ar quente. Aceitoseu carro na troca. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL 1000i 1996 (bola),prata, ar quente. Oferta de R$8.800,00 por R$ 5.800,00 àvista ou financio 36x de R$345,00 s/ entrada. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL CL, 94, gas, corbranca. R$ 7.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

GOL G4 2011, prata,baixo km. Confira carro im-pecável. Peq. Ent. + 48x deR$ 590,00. Rotta 8 Veícu-l os . Fone : 3608 -1000 .rotta8veiculos.com.br

GOL G5 2010, cinza, lim-pador, desembaçador, ar quen-te, carro impecável. De R$25.800,00 por R$ 22.800,00 àvista ou financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL GIV 2011 prata, ex-celente estado. R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOL GIV 2011, prata, Bási-co. Aceito seu carro na troca.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL Glll, 1.6, branco,2003, DH, ar quente, rodas deliga, placa A. Entrada + 48X deR$ 309,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GV trend 1.0 flex, 4P,08/09, cor vermelha, alarme,ar qte, ldt, dh, insulfilme, vte,Cd player, controle interno doespelho, espelho cortesiapara passageiro e motorista,Parachoque personalizado.Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

GOL MI 1997 (bola), ver-de, ar quente, desembaçador,impecável. Confira de R$9.500,00 por R$ 6.800,00 à vistaou financio 36x de R$ 354,00 s/ent. Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL Special, 2002, prata,alarme, ar quente. Entrada +48X de R$ 239,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL Ttrend, 1.6, flex,2011, 4 ptas, cor prata, comple-to menos ar. R$ 26.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

GOLF 1.6 00/01, cor bran-ca, completo, ac, ar qte, ldt, dh,insulfilme, rll, vte, Espelho cor-tesia para passageiro e moto-rista, MP3 Player, Parachoquepersonalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

GOLF 2001 prata, únicodono, completo, impecável.Oferta imperdível R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOLF Flash 1.6, flex, 06/06, cor preta, completo, alarme,ac, ar qte, ldt, dh, Insulfilme, rLLaro 18, vte, 4P, ABS, Bancosde couro, Break light, CâmbioManual, Engate, Parachoquepersonalizado, vidros elétricosnas 4P. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

GOLF GL, 2001, gas, 4ptas, cor branca. R$ 22.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

JETTA 2.5, 08/09 cor azul,Completo, alarme com aciona-mento dos vidros, AC digital, arqte, dt, dh, insulfilme, rll, vte, 4P,ABS, Air bag cortina e lateral,Aquecimento dos bancos, Au-tomático, Banco elétrico e decouro, Cd player, Computadorde bordo, Controle de Som noVolante, Controle interno do es-pelho, Farol de neblina, Manu-al, Película, Piloto automático,Regulagem elétrica dos faróis,Retrovisor elétrico, Sensor dechuva, de estacionamento e deiluminação, Tip-Tronic, Volanteescamoteavel. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PARATI CL/I 1.8 1996(bola), branca, direção, vidroelét., Trava elét., ar quente.Fipe R$ 11.500,00 por R$8.500,00 à vista ou financio36x de R$ 483,00. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

SPACEFOX 1.6, Flex,2011, Completo + Alarme +Sensor de Ré. Financia ematé 60x fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SPACEFOX confortline,1.6 07/08 cor prata, completo,

alarme, ac, ar qte, ldt, dh, Insul-filme, rll, vte, 4P, Câmbio Ma-nual, Chave cópia, Controle in-terno do espelho, MP3Player,Parachoque personali-zado, vidro elétrico nas 4P, Vo-lante escamoteavel. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SPACEFOX r ou te2009 preta, completa +ro-das de liga leve, entradaUSB. R$ 27 .900 ,00 .www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

VOYAGE 1.6 2010, prata,completo, carro impecável.Confira em até 48x. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

VOYAGE 1.8 turbo le-galizado todo revisado im-perd íve l . R$14.500,00 .www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

VOYAGE Trend, 1.6, 2009Bordo, Completo (-ar). Aceitoseu carro na troca. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

AUDI A3 1.8 02/03, corprata, completo, alarme comacionamento dos vidros, ac di-gital, ar qte, ldt, dh, Insulfilme,rodas LL, vte, 4P, Air bag duplo,Banco bi-partido, Câmbio Ma-nual, Cd player, Chave cópia,Computador de bordo, Contro-le interno do espelho, Manual,Parachoque personalizado, vo-lante escamoteavel. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

AUDI A3 turbo 1.8 2002,carro impecável, prata, 4portas,placa A, 2 dono, manual, chaveres., estepe 0km, teto, couro,rodas 19, kit multi midia, pneusokm, revisado. Confira! Trocopor carro de maior valor. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

AUDI A3, 1.6, 2000, im-pecável, rodas LL e som. R$21.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

BMW, 318 I Cupe, 93, ra-ridade, cor preta. R$ 16.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

CERATO EX 1.6 2010,prata, completo, carro impe-cável, 1° dono, aceito troca -valor e financio. Rotta 8 Veí-culos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

CLIO RN 4 ptas, 2000,prata, ar quente, limpador edesembaçador traseiro. R$9 . 9 0 0 , 0 0 .www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

LOGAN aut 1.0 2008, ver-melho, ar quente, desembaça-dor, carro impecável. Confira!Financia em até 48x. Rotta 8Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

MEGANE Grantour 2008,automática, completa, air -bagduplo, imperdível. Super promo-ção R$ 29.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

PEUGEOT 206 Sensation,2004 cinza, ar quente, alarme,travas, insulfilme, desembaça-dor, placa A. IPVA PAGO. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PEUGEOT 307 1.6 pre-sence 2009, prata, completo,banco de couro, excelente es-tado. Carro de procedência.Aceito troca - valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PICASSO exc. 2008,completa, alarme, carro im-pecável. Confira! Aceito tro-ca -valor e financio. Rotta 8Veículos. Fone: 3608-1000.rotta8veiculos.com.br

SANDERO aut 2009,vermelho, vidro elet., ar quen-te, limpador, desembaçador,placa A, carro impecável.Confira! Financia em ate 48x.Aceito troca - valor. Rotta 8 Ve-ículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SENTRA 2012, comple-to, automático, preto. R$46.900,00. Super promoção.www.goldcarros.com.br Fone3627 1677

BESTA GS, 98, diesel, 12lugares, cor bege. R$23.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROconsórcio mesmo com parcelas

atrasadas. Pago à vista.Tel 9937-4143 / 8531-0394

7811-2926 / 3604-6258

Page 19: Edição 281

19Empregos A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Adesivador Líder (masc) – Fazenda Rio Grande

Assistente de Departamento Pessoal (masc) – Pinheirinho/Curitiba

Auxiliar Contábil (masc/fem) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Cozinha (fem) – Campo do Santana/Curitiba

Auxiliar de Cozinha (fem) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Eletricista (masc) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Expedição (masc) - Pinheirinho/Curitiba

Auxiliar Industrial (fem) – Pinheirinho/Curitiba

Auxiliar de Logística (masc) – Fazenda Rio Grande

Ajudante de Motorista (masc) – Tatuquara/Curitiba

Auxiliar de Produção (masc) – Tatuquara/Curitiba

Auxiliar de RH (fem) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Serviços Gerais/Zelador (fem/masc) - Pinheirinho

Eletromecânico de Manutenção (masc) – Fazenda Rio Grande

Eletricista Industrial (masc) - Mandirituba

Encarregado de Injetora (masc) - Mandirituba

Eletromecânico de Manutenção (masc) – Fazenda Rio Grande

Frentista (masc) – Campo do Santana

Lubrificador Diesel (masc) – Campo do Santana

Gerente de Manutenção Industrial (masc) – Pinheirinho

Lavador de Veículo (masc) – Fazenda Rio Grande

Lubrificador Diesel (masc) – Campo do Santana/Curitiba

Motorista/Carga e descarga (masc) Fazenda Rio Grande

Pedreiro (masc) – Fazenda Rio Grande

Pessoa Portadora de Deficiência Física (fem/masc) – Faz. Rio Grande

Pessoa Portadora de Deficiência Física (fem) – Tatuquara/Curitiba

SINE FAZENDA RIO GRANDE

VAGA SEXO

AJUDANTE DE CAMINHÃO 1670201 MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1618721 MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1643082 MASAJUDANTE DE MOTORISTA 1651491 MASAJUDANTE DE PINTOR INDUSTRIAL 1608932 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 1642879 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 1651440 MASAUXILIAR DE JARDINAGEM 1611286 MASAUXILIAR DE PRODUÇAO 1647850 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1609586 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1608894 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1611735 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1631316 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1632484 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1655887 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1659830 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1661011 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1661188 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1668488 MASBORRACHEIRO 1665149 MASCARPINTEIRO 1614826 MASCARPINTEIRO 1588276 MASCARPINTEIRO 1669718 MASCHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA 1625296 MASCHURRASQUEIRO 1602097 MASENCARREGADO DE OBRA 1614148 MASFERRAMENTEIRO 1647117 MASFUNILEIRO MONTADOR 1663764 MASLAVADOR DE VEÍCULOS 1611630 MASMECÂNICO DE APARELHOS DOMÉSTICOS 1599577 MASMECÂNICO DE LAVADORAS E SECADORAS 1599244 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 1645975 MASMECÂNICO DE MOTOSSERAS E ROÇADEIRAS 1599204 MASMECÂNICO DIESEL 1599926 MASMECÂNICO DIESEL 1665019 MASMONTADOR SOLDADOR 1677864 MASMOTOBOY 1631226 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO HAB – D 1670153 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1633055 MASPEDREIRO 1599692 MASPEDREIRO 1614818 MASPEDREIRO 1634964 MASPEDREIRO 1669620 MASPEDREIRO AZULEJISTA 1651068 MASPORTEIRO DE EDIFÍCIO 1624915 MASPROGRAMADOR CNC 1608522 MASSERVENTE DE OBRAS 1651038 MASSERVENTE DE PEDREIRO 1614850 MASTÉCNICO QUÍMICO INDUSTRIAL 1646060 MASTORNEIRO 1647272 MASVENDEDOR INTERNO 1599142 MASVENDEDOR INTERNO 1606901 MASATENDENTE DE BALCÃO 1608281 FEMAUXILIAR DE LIMPEZA 1632594 FEM

BLAZER Executive 4.399/99 gas. e GNV, cor azul alar-me, ar qte, ldt, dh, insulfilme,rll, vte, 4P, Acendedor de Ci-garro, Bancos de couro, farolde neblina, Parachoque perso-nalizado. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

F-1000 1989, vermelha,MWM, DH, Couro. Financiaem até 48X fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

FIORINO fire, 1.3, flex,2011, furgão, cor branca. R$26.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

FORD TRANSIT 2010branca, completa +airbag+ abs. Oportunidade im-pe rd í ve l R$ 59 .900 ,00www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

PAJERO SPORT, 3.0, 99,gasolina, cor bege. R$31.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

RANGER 2.3 08/08 corbranca, ar qte, dh, 2P, CâmbioManual, Veículo revisado, 04pneus goodyear em bom esta-do, estribo, santo antonio, ca-pota marítima tudo novo. Emótimo estado de conservação.

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRGRua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h

Munidos de documentos

Entrada + 48x. Fone 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

S-10, 2.5, 4X4 CD, 1999,diesel, cor branca. R$32.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

SAVEIRO 1.6 2010,branca, capota marítima, 18milkm, ar quente. A vista ou fi-nancio. Venha conferir essaoferta. Carro impecável. Rotta8 Veículos. Fone: 3608- 1000.rotta8veiculos.com.br

SAVEIRO GV, 1.6,Flex, CS, 2011, branca, alar-me, vidros, travas, ar quen-te, rodas 17. Financia ematé 60X fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SAVEIRO, 1.8, 2001, ga-solina + GNV, cor dourada. R$18.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4, 2008, flex,cabine simples, cor cinza. R$21.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

TIGUAN TSI 2.0 turbo2011 branca completa + couro+ piloto automático + air bagduplo + abs. (única dona). Fi-nancia em até 60X fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar currículo pessoalmente

a rua Cesar Carelli, 90 - Edifício Cordilheira, Bairro PioneirosFazenda Rio Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

CAIXA NO COMÉRCIO 1627115 FEMCAIXA NO COMÉRCIO 1671117 FEMCAMAREIRA 1608137 FEMCAMAREIRA 1623623 FEMMONITOR INFANTIL 1625088 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1669337 FEMOPERADOR DE TELEMARKETING A/R 1613947 FEMSERVENTE DE LIMPEZA 1609487 FEMVENDEDOR INTERNO 1665781 FEMASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1663542 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1664805 INDFATENDENTE DE BALCÃO 1631269 INDFAUXILIAR CONTÁBIL 1633012 INDFAUXILIAR DE COZINHA 1678958 INDFAUXILIAR DE CRÉDITO 1671338 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1624756 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1663713 INDFAUXILIAR FINANCEIRO 1678838 INDFCAIXA NO COMÉRCIO 1673957 INDFCAIXA NO COMÉRCIO 1677954 INDFCONFEITEIRO 1622657 INDFCONFEITEIRO 1669299 INDFCOZINHEIRO GERAL 1649708 INDFFARMACÊUTICO 1627790 INDFINSTRUTOR DE AUTOESCOLA 1626514 INDFMARCENEIRO 1677722 INDFOPERADOR DE CAIXA 1635550 INDFOPERADOR DE CAIXA 1637366 INDFOPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1663601 INDFRECEPCIONISTA ATENDENTE 1669568 INDFVENDEDOR DE MERCADORIAS 1631828 INDF

Vendas de materiais educativos por telefone (não écall center) preparar material para envio ao cliente,catálogos, etc. Oferecemos treinamento e um exce-lente ambiente de trabalho, desejamos um profissionalmaduro com boa argumentação experiência em ven-das via telefone, negociação, boa abordagem com cli-ente e conhecimento de informática.s

Oferecemos salário fixo de R$ 844,00 + (comis-são média da equipe R$ 1.230,00 ) + refeição, VT,convênio brinquedos.

Horário comercial de segunda a sexta e ótimo am-biente de trabalho.

Colocar no currículo pretensão salarial.Enviar currículo para: [email protected]

Vendedor Interno:

Secretaria de Trabalho de SJP divulgainformativo: são 1000 vagas para o mês de maio

A Secretaria de Traba-lho, Emprego e EconomiaSolidária divulga o boletiminformativo desta semana.São aproximadamente 1000vagas para o mês de maio.Para candidatar-se às vagas

é necessário estar de pos-se dos documentos pesso-ais, comprovante de resi-dência, e dirigir-se à Agên-cia do Trabalhador (SINE)– Agência São José dos Pi-nhais, que fica na Avenida

Rui Barbosa, nº 9244 –Centro – Telefone: (41) –3283-6800.

Seguro Desemprego:como agendar?

O t r a b a l h a d o rp o d e a g e n d a r o s e u

seguro pe la in te rne t .www.trabalhopr.gov.br

Atendimento de Segu-ro também acontece naRegional do Afonso Pena,o agendamento é feito pes-soalmente.

Page 20: Edição 281

20 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Classificados

Rua Itália, 156 - Nações - FRG - 3627-2501

Transforme seus objetivosem metas e os tornem reais!

Page 21: Edição 281

21Caderno imobiliário A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

RUA TUIUIU, 2001, CS 01R$ 115.000,00 - 02 quartos.CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTO com ele-vador R$ 180.000,00 - 02 quar-tos - Centro - FRG - última uni-dade. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTOS 02 quar-

tos, a partir de R$ 104.000,00 -Av. Paraná. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

AVENIDA POLONIA, 708,CS 04 R$ 118.000,00. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos, sala, cozinha, bwc e la-vanderia - Av. Estados Unidos,157. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos - Esquina - Rua Rio Ne-gro - Iguaçu. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA RUA Etiopia, CS 01E 02 R$ 120.000,00 terreno com180m². CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA GUARA, sobrado 02Quartos - Esquina R$150.000,00. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, casa 01 (es-quina) R$ 125.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, , CS 02, 03 E04 - R$ 115.000,00 - 03 quar-

tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

SOBRADO 04, rua RioAmazonas R$ 120.000,00 - 02quartos - última unidade. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

RUA RIO NUNES - R$130,000,00 - 62,00m² 02 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavabo egaragem. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

IGUAÇU - Rua Rio Peque-no, cs 04 R$ 105.000,00 - 02quartos - CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m², sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serviço.Projeto Minha Casa Minha Vidaa partir de R$ 100.000,00, sinalR$ 500,00. Faça sua reserva,disponibilidade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X20, bairro Santa Terezinha,contendo casa mista 90m2, sen-do 3 qtos, sala, coz e bwc, ótimalocalização, ao lado do ginásioGurizão, R$ 65.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X30, Av. Condor bairro Gra-lha Azul, contendo casa de alve-naria de 60m2, com 2 qtos, sala,coz, bwc e garagem, R$80.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo terreno7x16, Na Av. Uruguai BairroNações, ao lado do Colégio Lin-damir, R$ 80.000,00, tratar comKleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG TORRO - terreno10x20 av. Mandagascar, Na-ções II - contendo casa de ma-deira 55m² R$ 45.000,00, tratar

com Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – “TORRO”, terreno9X20, Bairro Gralha Azul, áreaplana, pronto para construir, R$45.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo barracão360m2 com 2 pisos, Bairro Gra-lha Azul, R$ 360,000,00, aceitotroca, tratar com Kleverson. Tel.3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

TERRENO 12x30 otimo p/aptos Rua Oiapoque, proximo,colégio bayard, R$140.000,00.Imobiliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

TERRRENO 12x30 otimop/aptos Rua Jau,linha ônibusR$110.000,00. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/67mts 3 quar-tos, 2bwc, Av. N. S. Aparecida,R$135.000,00 financia minhacasa minha vida. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone

Page 22: Edição 281

22 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Caderno imobiliário

8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/64mts 2quartos,1bwc,1 lavabo, sala ecozinha. Rua Andorinhas a100mts da BR-116, R$125.000,00. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO Gralha AzulFRG, c/67mts c/3quartos,2 bwc,sala, cozinha, Av.Portugal, JdmPalmeiras, R$150.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO - EucaliptosFRG, c/67mts, 3quartos, 2bwc,casinha, sala, copa, terreno comótimo espaço atras,em condomi-nio fechado,R$180.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

CASA alvenaria mais edi-cula, terreno 12x30,a duas qua-dras do terminal novo da fazen-

da, R$ 230.000,00. mobiliáriaFazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

FRG - 1/2 terreno de es-quina. Excelente localização naRua Uruguai esquina com RuaArgentina. Bairro Nações. Pró-ximo a Cancha do Pereira. R$110.000,00. Tratar com Klever-son. Tel 3604-6258 / 9937-4143/ 9800-1690.

GRALHA AZUL ao ladoBOZA; área c/6021mts c/36 lo-tes p/sobrados, com projetoaprovado,Alvará e incluso todainfraestrutura asfalto etc. R$1.800.000,00. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

EUCALIPTOS frente APAE;área c/1.600mts ótimo p/centrocomercial, R$ 1.300.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SANTA TEREZINHA aolado cemitério área c/30.610mtsmetade limpa, ótima p/condomí-

nio. R$2.000.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

EMPREENDEDOR - Exce-lente terreno em Fazenda RioGrande na Rua Quero Quero,próximo ao supermercado e emfrente Paróquia Nossa Senhorada Luz. Rua asfaltada, com fácilacesso a BR, Rua Portugal eNicola Pelanda.Faço parceriapara construção ou empreendi-mento. Interessados entrar emcontato no tel 9980-9103 [email protected] sua proposta.

CASA contrato de gavetano Jardim Palmeiras de 52m² emterreno de 6x25, 2quartos, salaconjugada com cozinha, banhei-ro com box de vidro, portão ele-trônico, janelas de blindex comgrades. R$ 38 mil e assume 278parcelas decrescentes de R$

829,00 faltando R$ 69 mil praquitar. Aceito carro. (41)9829-4369 / (41)8814-3181

TERRENO no Santa Tere-zinha, em condomínio sem taxade condomínio 8x18, R$ 17 mil eassume 116 parcelas de R$617,00 (41)9829-4369. /(41)8814-3181 ac. Carro.

TERRENO plaino prontopra construir de 15,71x30 noGralha Azul, sem asfalto, comrede de esgoto a 100 metros docolégio e creche baldam e doponto de ônibus, R$ 40 mil e as-sume 169 parcelas de R$ 250,00ac. carro.(41)9829-4369 /(41)8814-3181

CASA em condomínio fecha-do no Sta Terezinha, Av. N. S.Aparecida, com 2quartos, 1bwc,sala e cozinha conjugada, R$

603,00. Imobiliária Fazenda RioGrande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

Rua Itália, 156 - NaçõesFRG - 3627-2501

Transformeseus objetivos em metas

e os tornem reais!

Page 23: Edição 281

23Meio Ambiente A SEMANA03 a 09 de maio de 2013

Escolas municipais de Curitibaterão novas ações de educação ambiental

Cartilha oferece dicas de moradia sustentável

A Rede Municipal daEducação terá novas açõesde educação para sustenta-bilidade. As atividades en-volverão, além dos 141 milestudantes, os 18 mil pro-fissionais do ensino e come-çarão a ser desenvolvidasainda neste semestre. É oprograma Sustentabilidade -Mais Tempo de Vida, desen-volvido pelo Departamentode Ensino Fundamental daSecretaria Municipal daEducação em parceria coma Secretaria Municipal doMeio Ambiente.

Três grandes açõescompõem o programa: for-mação continuada, gestão deresíduos sólidos e a constru-ção das diretrizes curricula-res de educação ambiental darede de educação municipal.Também haverá discussõessobre desenvolvimento sus-tentável, de forma a disse-minar a noção ampliada de

desenvolvimento e a enten-dê-lo como uma construçãocoletiva.

O novo programa, ex-plica a secretária municipalda Educação, RoberlayneBorges Roballo, foi conce-bido a partir da necessidadeda rede de ensino de avan-çar e fortalecer a educaçãoambiental. “Planejamos asnovas ações enfatizando afunção social e histórica daescola. A instauração daequipe de trabalho terá oconceito de educação am-biental como elemento es-truturante”, diz Roberlayne.

As ações começarãopela equipe interna da Se-cretaria Municipal da Edu-cação, que fará parte do pro-jeto piloto da etapa de ges-tão de resíduos sólidos. Se-rão desenvolvidas nos de-partamentos da secretaria,que terão representantescapacitados para observar,

orientar e acompanhar a se-paração e correta destinaçãodos resíduos sólidos gera-dos nos locais de trabalho.

Também serão promo-vidas campanhas para aredução do uso de coposdescartáveis e correta uti-lização da água potável. Asmedidas serão colocadasem prática após a realiza-ção de um diagnóstico so-bre as especificidades decada departamento.

MaratonaA Maratona Infantil e

Juvenil da Sustentabilida-de, lançada em março, éoutro exemplo da integra-ção entre as secretarias. AMaratona é uma ação sím-bolo da estratégia da ad-ministração municipal, nodesenvolvimento sustentá-vel de Curitiba. Coordena-da pelo departamento deEducação para a Susten-tabilidade da Secretaria

Municipal do Meio Ambi-ente, conta com a partici-pação de 1.200 estudan-tes, alunos de 24 escolasmunicipais entre elas Para-navaí, Wenceslau Braz, Ro-lândia, Professora TerezaMatsumoto e Tanira ReginaSchimidt, além de dez gru-pos escoteiros da cidade.

Até novembro desteano, os alunos e escoteirosparticiparão de três desafios,um ecológico, um cultural eoutro recreativo, além departicipações nos eventos doDia do Meio Ambiente, Diada Árvore e Dia do Rio. Aintenção é expandir o proje-to de Maratona para toda arede de ensino.

Outra parceria de su-cesso entre Educação eMeio Ambiente é projetoBosque Escola, que apro-veita áreas verdes anexas aescolas municipais, comosalas de educação ambien-

tal ao ar livre, e espaço paralazer das comunidades.São iniciativas que atendemunidades da rede com opropósito de mobilizar es-tudantes e profissionais nasquestões ambientais. “Aeducação ambiental na redenão se caracteriza comocomponente curricular,mas como tema a ser tra-balhado de forma interdis-ciplinar, por todas as áreasdo conhecimento”, diz Ro-berlayne.

O novo programa Sus-tentabilidade - Mais Tempode Vida também terá açõesarticuladas com a comuni-dade escolar. Envolvendopais de alunos e vizinhos dasescolas, terá por objetivo odesenvolvimento de umaconsciência socioambiental,para a formação de cidadãosconscientes, comprometi-dos com qualidade de vidano planeta.

Para quem está plane-jando em construir ou re-formar de maneira susten-tável, foi disponibilizadauma cartilha com orienta-ções sobre como fazermoradias que gerem eco-nomia e durabilidade comrespeito ao meio ambiente.

A cartilha, lançada peloMinistério do Meio Ambi-ente, traz dicas aos consu-midores sobre materiais eprojetos sustentáveis, alémde ensinar a melhor formade descartar resíduos sóli-dos.

O objetivo do Ministé-rio é orientar, ainda, sobreconstruções de empreendi-mentos comerciais.

CartilhaA cartilha faz parte da

série Cadernos de Consu-mo Sustentável, do Minis-tério do Meio Ambiente. Deforma didática, a publica-ção traz um mapa que mos-tra, em cada cômodo dacasa, quais são as opçõespara execução de uma obradentro dos conceitos desustentabilidade. Além dis-so, o caderno aponta quaissão as melhores disposi-ções dos ambientes emuma residência para garan-tir o grau adequado de in-solação e ventilação natu-ral de cada lugar.

A publicação destacaque é importante desenvol-ver projetos que utilizem ailuminação e a ventilaçãonaturais e outras vantagensque o meio ambiente pro-vê. A sustentabilidade estádiretamente ligada aos "3Rs": reduzir, reutilizar e re-ciclar. Essas ações podemestar presentes em umaobra sustentável.

Economia sustentávelDe acordo com os da-

dos da cartilha, uma casaou prédio sustentável gerauma economia de aproxi-madamente 30% em suamanutenção, gasta menoságua e energia elétrica e temuma vida útil muito maior.O uso de material recicla-do em lugar de produtosnovos também poderá tra-zer economia.

Outro aspecto positivoé que, atualmente, as mo-radias sustentáveis estãoem alta no mercado imobi-liário. Esses imóveis são,em média, de 10% a 30%mais valorizados. Refor-mas que tornem imóveisantigos mais eficientes tam-bém se beneficiam dessavalorização extra.

Segundo o caderno,nas áreas externas, a pro-posta é valorizar os ele-mentos naturais no trata-

mento paisagístico e o usode espécies nativas. Tam-bém é indicado utilizar re-ciclados da construção epavimentação permeável.Prefira o piso externo in-tertravado, feito de materi-al prensado e que possuivida útil longa e baixo cus-to de manutenção.

Redução de energiaPara economizar ener-

gia, a sugestão é a utiliza-ção de iluminação de lon-ga vida e baixo custo. Ou-tra solução que ajuda a eco-nomizar energia elétrica éa instalação de um "dim-mer", dispositivo que re-gula a intensidade lumino-sa, e de sensores de pre-sença nos ambientes. Nahora de equipar a residên-cia, é importante ficaratento ao comprar os ele-trodomésticos. A dica éverificar a etiqueta Procel(Selo Procel Eletrobras deEconomia de Energia), queindica o consumo energé-tico dos aparelhos, e op-tar por aqueles mais efici-entes.

Já para economizarágua, reaproveite a água dachuva. Construa cisternaspara armazenagem e utilizea água para regar jardins,lavagem de pátios, etc. Uti-lize também dispositivos

economizadores de água:torneiras, bacias sanitáriase chuveiros com tecnolo-gias que proporcionam adiminuição do consumo deágua.

Descarte de resíduosA publicação também

orienta sobre o descartecorreto dos resíduos sóli-dos, que neste caso, sãocompostos em sua maioriapor sobras das obras. Elaexplica que, durante a re-forma ou construção, énecessário separar espaços,na residência, para separa-ção adequada de resíduos,e que, ao contratar a ca-çamba para entulhos, a pes-soa procure saber se a em-presa descarta os resíduoscorretamente.

Certifique-se que aobra esteja de acordo coma Política Nacional de Re-síduos Sólidos, do MMA,que prevê a destinação cor-reta do lixo, incentivando areciclagem e a sustentabi-lidade. A cartilha reforçaque a estimativa é que maisde 50% dos resíduos sóli-dos gerados pelo conjuntode atividades da sociedadesejam provenientes daconstrução.

Fonte:Ministério do Meio

Ambiente

Comitê de Prevenção eControle da Dengue

discute ações em SJPO Comitê Municipal

de Prevenção e Controleda Dengue de São Josédos Pinhais reuniu-se naterça-feira (30/4), na Uni-dade de Vigilância de Zo-onoses, para divulgar ediscutir ações desenvolvi-das no Município.

A Divisão de SaúdeAmbiental da SecretariaMunicipal de Saúde apre-sentou a visão geral daDengue no Paraná e noMunicípio, enfatizou a im-portância do Comitê atra-vés de ações conjuntasenvolvendo vários seg-mentos da sociedade,prestando informaçõessobre o Comitê e distribui-ção de material educativo.Para os presentes tambémfoi explanado sobre osaspectos clínicos, biologiae controle do vetor daDengue.

Estiveram presentesrepresentantes da Secre-taria de Saúde, Secretariade Educação, Secretariade Esporte e Lazer, Secre-taria de Indústria, Comér-cio e Turismo, Secretariade Habitação, Secretaria

de Segurança (Defesa Ci-vil), Hospital São José,Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (ANVI-SA), Hospital Nova Clíni-ca, Ecovia, Autopista Li-toral Sul, Academia Poli-cial Militar do Guatupê, eConselho Municipal deSaúde.

ComitêO Comitê foi instituí-

do pela Lei Municipal2081/2012 e é formadopor representantes de di-versos órgãos e institui-ções, e tem como objeti-vo fortalecer as ações earticular esforços para ocontrole e prevenção daDengue, atuar na forma-ção de diretrizes, proporestudos para a implanta-ção e execução de progra-mas, acompanhar e avali-ar ações, planejar e reali-zar campanhas fixas,eventos de mobilização;incentivar e apoiar even-tos, seminários, cursos,mesas redondas, oficinas,pesquisas e outras açõeseducativas dirigidas à co-munidade em geral.

As atividades envolverão, 141 mil estudantes e 18 mil profissionais

do ensino e começarão a ser desenvolvidas ainda neste semestre

Page 24: Edição 281

24 A SEMANA03 a 09 de maio de 2013 Esporte

Brasil 2014:Fifa reavalia uso de caxirolas na Copa após incidente na BahiaA Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014

vão reavaliar o uso das caxirolas nos estádios brasileiros para a Copa dasConfederações e o Mundial, depois que os instrumentos musicais foram atira-dos no campo em partida que terminou com a derrota do Bahia para o Vitória,por 2 a 1, no último domingo. "A Fifa e o COL vão analisar a situação e reavaliaras caxirolas como items aprovados para a Copa das Confederações e Copado Mundo, por razões de segurança", informou a entidade que controla ofutebol mundial em nota. A caxirola é um instrumento criado pelo músico Carlinhos Brown para animaros estádios no Brasil, assim como aconteceu com a vuvuzela na Copa da África do Sul, em 2010. Nasemana passada, a presidente Dilma Rousseff conheceu e aprovou a novidade. No entanto, noprimeiro evento em que as caxirolas foram distribuídas aos torcedores, houve confusão. No domingo,durante evento-teste na Arena Fonte Nova, em Salvador, torcedores do Bahia, irritados com a derrotapara o Vitória, atiraram os instrumentos no campo ainda no final do primeiro tempo. Os própriosjogadores retiraram a maior parte das caxirolas para que a partida tivesse continuidade.

Copa da ConfederaçõesConvocaçãoA lista dos jogadores que vão representar o Brasil na Copa das Confederações será conhecida

no dia 14 de maio. A CBF confirmou nesta segunda-feira que essa será a data da convocação dotécnico Luiz Felipe Scolari para a disputa da competição que acontece de 15 a 30 de junho e servecomo prévia da Copa do Mundo de 2014.

Fórmula 1:Antes de GP da Espanha, Massa relembra vitória de 2007Em quatro corridas disputadas na Fórmula 1 em 2013, Felipe Massa ainda não chegou entre os

três primeiros colocados. Tentando voltar ao pódio, o piloto terá pela frente o GrandePrêmio da Espanha, que será disputado no dia 12 de maio em uma pista que eleconhece bem e guarda boas lembranças, já que foi campeão em 2007. "Minhasmelhores recordações de Barcelona são do ano de 2007, quando ganhei a corrida.Foi uma grande vitória conquistada na frente de um público fantástico que me viu lutarcom um montão de rivais, entre eles estava Fernando Alonso, que defendia a McLa-ren", lembrou o piloto. Na ocasião, Massa largou na pole e foi o campeão ao terminarcom 6s790 de vantagem para o britânico Lewis Hamilton, que foi o segundo. Circuito que agrada obrasileiro, a pista também é muito conhecida pelos outros pilotos porque é o local onde são realizadosdois testes na pré-temporada. Na temporada, Massa é o sexto colocado no ranking geral de pilotos,com 30 pontos. Sua melhor colocação foi um quarto lugar, alcançado na Austrália, na prova de estreia.Na sequência da competição, ele ficou em quinto e em sexto, na Malásia e na China, respectivamente.Sempre terminando entre os dez primeiro, o piloto não conseguiu manter o desempenho em Bahreine terminou em 15º, resultado que não o agradou e serve como motivação para uma recuperação naEspanha. "Obviamente, não estou contente com a última corrida, a do Bahrein, “terminou em 15º”, eespero ser capaz de voltar a lutar neste fim de semana pelas posições de cima", concluiu o brasileiro.

Senna não é unanimidade como o maior de todos os temposNa última quarta-feira quando se completavam 19 anos, em que o mundo

se despedia de uma das figuras mais talentosas e carismáticas da história doesporte. O Brasil perdeu muito mais do que isso. Ayrton Senna é, para o País,muito mais do que um esportista: é um embaixador do espírito nacional. O mitoSenna transcende a Fórmula 1 e alcança status de herói nacional. No entanto,

para a imprensa internacional, ex-pilotos e personalidades da Fórmula 1, o brasileiro não é unanimi-dade quando a pergunta é “quem foi o número 1 de todos os tempos?”. Entre os mais citados ao postode rei da Fórmula 1 estão, além de Senna, Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher.Na foto, Senna, em 1987, com a Lotus, conquista a primeira das seis vitórias em Mônaco da carreira.

Fonte e fotos: Site Terra