Edição 281

30
De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU 1A www.maisbotucatu.com.br Ed. 281| Ano 6 | 25 de fevereiro a 02 de março de 2012 CMYK Caderno Mais 18A 8A a 16A 5A 6A preparação projeto guri esporte folia oportunidade Polícia treina para agir em operações de risco Famesp abre processo seletivo para hospitais de Bauru Treinamento incluiu policiais que intregam o Pelotão de Choque que age em 13 municípios As inscrições para 22 especialidades médicas, dentre outros cargos, vão até dia 27 de fevereiro Aluno conquista vaga no Conservatório de Tatuí Segundo Vitor, projeto foi fundamental para seu ingresso na escola Vitor Prado, 16, começou a tocar percussão em 1998, no Projeto Pérola Negra Copa dos Campeões conhecerá seus finalistas Confira a cobertura completa do Carnaval 2012 Jogos serão realizados neste domingo, na Fazenda Lageado Desfiles dos blocos de rua de Botucatu, Pardinho e clubes recreativos Pardinho vira território botucatuense Milhares de foliões escolheram a cidade vizinha para brincar o Carnaval; foram registradas cerca de 10 mil pessoas em cada noite de festa Bloco Latrina foi um dos destaques do Carnaval pardinhense 13A Marcelino Dias PMB

description

25 de fevereiro a 02 de março de 2012

Transcript of Edição 281

Page 1: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

1Awww.maisbotucatu.com.br Ed. 281| Ano 6 | 25 de fevereiro a 02 de março de 2012

CMYK

Caderno Mais

18A

8A a 16A

5A 6A

preparação

projeto guri

esporte

folia

oportunidade

Polícia treina para agir em operações de risco

Famesp abre processo seletivo para hospitais de Bauru

Treinamento incluiu policiais que intregam o Pelotão de Choque que age em 13 municípios

As inscrições para 22 especialidades médicas, dentre outros cargos, vão até dia 27 de fevereiro

Aluno conquista vaga no Conservatório de TatuíSegundo Vitor, projeto foi fundamental para seu ingresso na escola

Vitor Prado, 16, começou a tocar percussão em 1998, no Projeto Pérola Negra

Copa dos Campeões conhecerá seus finalistas

Confira a cobertura completa do Carnaval 2012

Jogos serão realizados neste domingo, na Fazenda Lageado

Desfiles dos blocos de rua de Botucatu, Pardinho e clubes recreativos

Pardinho vira território botucatuenseMilhares de foliões escolheram a cidade vizinha para brincar o Carnaval; foram registradas cerca de 10 mil pessoas em cada noite de festa

Bloco Latrina foi um dos destaques do Carnaval pardinhense

13A

Marcelino D

ias

PM

B

Page 2: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

2A www.maisbotucatu.com.bropinião

EXPEDIENTE www.jornalmais.com.br

Direção:Sandro Coltri I [email protected] .brEdil Gomes I [email protected]

Diretor comercial:Edgar Marcos Paim I [email protected](14) 9761-5555 I 8820-5555

Mercado leitor:Thais Figueiredo I [email protected]

Redação:Clarissa Athayde - MTb 45.824Revisão: Rita [email protected]

Arte:Leandro Garcia I [email protected]

Empresa do Grupo de Comunicação Jornal Mais Botucatu & Revista Botucatu EspecialImpressa e on line

Circulação semanalTiragem 1500 exemplares

Departamento de Arte e GráficaRua Reverendo Francisco Lotufo, 152Vila Padovan I Botucatu - SP I CEP 18602-090Fone: (14) 3815 [email protected]

Redação e Departamento ComercialRua Prof. Renato da Silva Cardoso, 113Vila dos Médicos I Botucatu - SP I CEP 18603-430Fone: (14) [email protected]

Assinatura e Comercial:(14) [email protected]

Assinatura semestral 2x R$ 35,00

Siga o jornal no Facebook:jornal mais botucatu

Nosso site:www.maisbotucatu.com.br

O Jornal Mais Botucatu não se responsabiliza por conceitos ou opiniões emitidos em artigos e cartas assinadas. As informações dos anúncios veiculados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. O Jornal mantém-se religiosa e politicamente neutra. Todos os colaboradores são voluntários, não mantendo qualquer vínculo empregatício com o Jornal.

Imagem da semanaenquete

Ecos do carnaval Roque Roberto Pires de Carvalho [email protected]

opinião ambiental

Botucatu acorda

Na sua opinião, o Poder Público deveria investir mais no Carnaval de Botucatu?

Tarde da terça-fei-ra de Carnaval...! Crianças fantasia-

das espalhafatosamente de toureiros, palhaços, pira-tas, heróis em quadrinhos, prontas para a matinê que seria realizada no clube da cidade. O menino Má-rio Anzol Júnior, na sua inocência e imaginando que seu gatinho Pingo iria gostar da brincadeira colocou sobre ele uma fantasia qualquer. O gati-nho siamês não concordou e de imediato mostrou suas unhas prontas para uma reação. A reação não aconteceu dada a amizade de longa data entre eles.

Na tarde quente fitas de papel eram jogadas pelo

Ciro Croce

O que é lixo?Pra onde vai o lixo?Porque existe lixo?A humanidade sempre

teve dificuldade de lidar com essa questão. Até nas margens dos rios encontra-mos lixo!

O lixo pode ser divi-

salão, confetes e serpentinas voavam de lá para cá. Ao entardecer, um vento frio já estava chegando para di-minuir a fúria das crianças, dizendo para elas ter chega-do a hora de retorno para suas casas, afinal, Carnaval também acaba.

Júnior retirou o ga-tinho do salão e juntos foram para a Praça do Bosque. Lá, mulheres dis-farçadas em suas fantasias de variadas cores arrasta-ram novamente o gatinho Pingo para o meio de um bloco barulhento e, pu-xado pelas orelhas, foi obrigado a pular – sem ma-nifestar nenhuma alegria. Nem ele nem seu dono estavam gostando daquela

folia estranha.Júnior assustado e o

gatinho apavorado! No meio daquela barulheira toda Pingo levantava sua cabecinha como uma la-craia num círculo de fogo procurando, nervoso, fugir dali e de qualquer jeito. Por ser um gati-nho manso e pequeno as fantasiadas não tinham medo dele, continuavam a cantar, sambar e saltar à sua volta.

Crianças que ali se encontravam, vendo-o na roda se compadeciam dele e o chamavam pelo nome: venha Pingo....venha Pin-go...!

O Bosque naquela hora da noite era só baru-

lho; ali, misturavam-se risos malucos, cantigas e pandei-ros; bêbados e notívagos. A cidade esperava ansiosa a chegada da quarta feira para retomar suas ativida-des ainda preguiçosas.

Pingo exausto, quase sem forças, rompe o bloco e corre ao encontro de seu dono como que pedindo socorro, pedindo auxílio, ajuda e imediata fuga.

Mário Anzol Júnior e Pingo não querem saber de carnaval... Não gostam dessas maluqueiras que ocorrem todos os anos. No próximo ano ambos vão se esconder em algum lugar, lugar que seja mais tranquilo para dormir e ronronar felizes !

dido em três partes: secos, orgânicos e outros.

Em audiência na Câ-mara dos Vereadores, em 10 de fevereiro deste ano, percebe-se que finalmen-te a prefeitura municipal acorda para essa questão.

Fala-se em adequação do aterro sanitário, pontos de coleta, parcerias para

lidar com a Cooperativa e outros.

Na verdade o mo-vimento deveria ser de acabar com o lixo. Tra-balhar apenas o processo educativo para que nada sobre. Tudo deve ter seu reaproveitamento, nada deve sobrar.

Está certo que não devemos pular degraus no processo evolutivo, portanto, é de bom ta-manho a preocupação de correção do aterro e

mecanismos de coleta.O eixo principal deve

ser abordado de forma a acabar com o lixo.

Mas Botucatu acorda para dar o primeiro passo.

Vai aqui uma suges-tão, o próximo passo de-veria ser acabar com o lixo, isto é, transformá-lo 100% em reaproveitável. Porque não?

EQUALIZA AMBIENTAL

[email protected]

Caiu – Na última quinta-feira, 23, uma árvore caiu na Praça São José, ao lado da igreja. No momento da queda, nenhuma pessoa passava no local. Durante a tarde, funcionários que prestam serviço para a Prefeitura realizavam o corte dos galhos. Soldados do Corpo de Bombeiros também estiveram no local para dar suporte aos trabalhos.

“Acredito que deveriam investir mais, uma vez que muita gente acaba indo se divertir

em cidades da região. Se os blocos de rua tivessem mais dinhei-ro, poderiam

fazer um desfile ainda melhor”, Jo-nas Moreira,

25, técnico em manutenção

“Eu acho que mais in-vestimento faria com que as pessoas ficassem em Botucatu, ao invés de irem brincar o Car-naval em outras cidades, como Pardinho, por exemplo. Não que esteja ruim, mas poderia ser melhor”, Jorge Luiz Souza Gonçalves, 47, comerciante

“Não pulei Carnaval

porque fiquei trabalhando,

mas não acho que a festa de Botucatu seja

ruim. Acredito que poderia haver mais

investimento, mas ao mes-

mo tempo, eu soube que a cidade teve uma boa pro-

gramação”, Carlos Alberto (Sodinha), 56,

comerciante

Clarissa Athayde

Clarissa Athayde

Page 3: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

3Awww.maisbotucatu.com.br cidade

Júnior Quinteiro

Júnior Quinteiro – Diretor de Jornalismo da Criativa FM, faz parte da equipe Botucatu Especial,

e colunista do Jornal Mais Botucatu.

economia

Passados os quentes dias de Carnaval, podemos fazer uma breve avaliação sobre a folia em nossa cidade. E não precisa ser um especialista no assunto para saber que a festa está decadente em Botucatu.

Temos algumas folias pontuais, como uma Sexta Carnavalesca, uma noite em um clube, alguns dias de folia no Rio Bonito e Mina (Lugares onde tem mais lixo do que folião), uma matinê aqui, uma reunião ali. Já foi o tempo em que o carnaval era o acontecimento do ano em Botucatu.

Me lembro dos três clubes lotados em quatro noites e duas matines, muita gente, disputa por lugares, mesas, camarotes, pista. Hoje o cenário é deprimente. Uma noite no máximo, e restrito ao salão social, como na AAB. O BTC que antes tinha o mais glamoroso dos carnavais botucatuenses, hoje apenas apresenta sua “Sexta Carnavalesca”. A AAF, com muita animação, ficou restrita a um bloco que desceu no Carnaval de rua.

A verdade é que o Carnaval ficou deficitário para os clubes, pois o interesse é mínimo. Fica a pergunta: O que mudou nos últimos dez anos ? Até o início dos

O que tem de errado com o Carnaval de Botucatu ???

anos 2000, a tradição era deixar a viagem para a Páscoa, e aproveitar ao máximo os dias de folia nas grandes festas e concentrações.

E o Carnaval Popular? Em décadas passadas as famílias se amontoavam na Rua Amando de Barros para ver o desfile das escolas. Que euforia era quando o Dragão - da Dragões da Vila - soltava sua fumaça perante o público. Em 2012, com a companhia de al-guns blocos, apenas duas escolas deram as caras, Gente Unida de Vila Maria e Estopim da Fiel. E de grande apelo regional, seria mesmo a apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, que deu o ar da graça na segunda-feira, mediante o pagamento de R$ 74.900,00 para uma hora de apresentação.

Poderíamos dizer que a culpa não é de ninguém, e atribuir a decadência do Carnaval em Botucatu a mu-dança de hábito das famílias e dos foliões que preferem a praia a uma boa festa no interior. Porque vamos lá, Botucatu tem tradição, história, satisfatória estrutura para abrigar uma festa popular sem grandes proporções, sem contar que é uma cidade universitária, ou seja, reúne ingredientes para um bom carnaval.

Mas daí aparece Pardinho - Pardinho hein, com todo respeito - que no sábado arrebatou mais de 10 mil foliões em suas poucas vias, sendo a maioria formada por botucatuenses. Nos dias seguintes só se falava na festa de rua de nossa simpática vizinha, que pouco tem para oferecer em estrutura para grandes concentrações, devido ao seu porte.

Quando Pardinho fica lotada de botucudo, de estu-dantes e turistas de todas as partes do estado, quando Par-dinho é proclamada como a detentora do melhor carnaval da região (E não é de hoje), aí sim posso afirmar: Alguma coisa está errada com o Carnaval de Botucatu !!!

O Horário de Verão termina à meia noite de sábado,

dia 25 de fevereiro de 2012, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora, após 133 dias de seu início.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), esta é a 41ª edição do Horário de Verão no Brasil, cuja aplicação vem ocorren-do sucessivamente des-de 1985. Para o gerente de Operações da CPFL Energia, Rodrigo de Vas-concelos Bianchi, “o bra-

sileiro já se conscientizou que o horário de verão é uma solução inteligente. Pesquisas mostram isso e também depoimentos de grande parte da po-pulação em veículos de imprensa e redes sociais”.

A CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica que atende 234 cidades no interior paulis-ta, divulgará na próxima terça-feira, dia 28/2, um balanço do consumo de energia elétrica durante o período do Horário de Ve-rão nas regiões atendidas pela empresa.

Após 133 dias, Horário de Verão termina neste sábado

Page 4: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

4A www.maisbotucatu.com.brcidade

economia

Acesse

http://esportesembotucatu.blogspot.com/

reflexão [email protected]

artigo

As empresas têm me-nos de uma semana para entregar aos

empregados o informe de rendimentos com o imposto recolhido na fonte e de-mais pagamentos feitos em 2011. O prazo termina no próximo dia 29, segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim

Adir, e a multa por cada documento não entregue até a data é R$ 41,73.

O documento é utili-zado pelos trabalhadores para preencher a Declara-ção do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. As declarações devem ser en-tregues a partir do dia 1º de março. O último dia será

As imperfeições morais são portas abertas para povoar nossas mentes de pensamentos que nos leva a atrair para nós, depressões e aborrecimentos.

O orgulho não nos deixa enxergar nossos defei-tos, este é um exemplo, por isso temos que ter mo-mentos de interiorização para reconhecermos nossos defeitos e cultivar a coragem de sermos criticados.

Observe o quanto o orgulho que é uma das fraquezas do ego, mexe com nossa mente.

O milindre é o orgulho na mágoa. A pretensão, é o orgulho nas aspirações. Aprendamos a trabalhar felizes, fazendo o nosso melhor, sem expectativas pessoais.

A presunção é o orgulho no saber, devemos aprender a ouvir com desejo de aprender.

O preconceito é o orgulho nas nossas concepções. Procuremos ser mais imparciais e flexíveis nas críticas.

A indiferença é o orgulho na sensibilidade. Procu-remos adotar o aceite e respeito em todas as ocasiões, seja de êxito ou insucessos alheios.

O desprezo é o orgulho no entendimento. Para Deus tudo tem valor, mesmo que no momento não compreendamos.

Personalismo é o orgulho centrado no eu; procu-remos ter abnegação nas atitudes.

A vaidade é o orgulho do que se imagina ser; procuremos nos conhecer melhor internamente e ter coragem para aceitar nossos defeitos e como somos, procurando melhorar nossas fraquesas de comporta-mento no dia a dia.

A inveja é o orgulho perante as vitórias alheias; admita que é invejoso e enfrente com humildade e dignidade.

A falsa modéstia é o orgulho da humildade ar-tificial; esforcemo-nos pela simplicidade que vem da alma sem querer impressionar.

A prepotência é o orgulho do poder; apredamos a trabalhar este poder internamente transformando esta prepotência em autoridade.

Dissimulação é o orgulho das aparências; pro-curemos ser transparentes e nos aceitar como somos amando-nos.

Tornando-se necessário e imprescindível que o ser humano adote a reeducação moral para que pos-samos mudar esse quadro de penúria espiritual da terra neste momento. Cada um de nós temos que nos reponsabilizar a fazer o melhor. Cada um dentro de seus princípios religiosos e trazendo para si a grande virtude da humildade.

Ser humilde é tirar as capas de personalidade que colocamos com o orgulho ao longo de nossas vidas, de acordo com nossas conveniências.

Imperfeições morais

José Sebastião Pires Mendes

Perdão, eu queria di-zer “carnaval”. É que o car-naval é um vendaval de pai-xões para muitos, pretexto para ir à forra das mazelas existenciais para alguns, su-foco de carnavalescos para ter tudo prontinho na hora certa, alegria indescritível para os componentes das escolas que ganham ou que sobem de nível, depressão para os perdedores. Sim, é um vendaval. Porque para a realização da fantasia, melhor dizendo, da magia do evento, só quem vive os bastidores sabe com certeza avaliar os sacrifícios.

Mas depois da tem-pestade sempre vem a bo-nança, depois da barulheira sempre vem a paradeira, (não confundir com pa-rideira) depois de muitas “cervas” sempre vem a saideira. Pois é, como dizia

minha mãe, não há nada como um dia depois do ou-tro. Obvio. Nada se repete na natureza, tudo é sempre novo. Nós é que repetimos nossos chavões, nossos es-tereótipos, nossas manias e nossas ilusões. E mesmo assim, sempre há algo de novo em tudo isso. Nem que seja na disposição para ouvir e sentir tudo de novo. Taí, de novo. E o dia depois chegou. Esperemos que não seja um “day after”, como gostam os States de azucri-nar os supersticiosos com sua mania de catastrofismo. Se há catástrofes pela frente, só podem ser a da economia européia, ou o continuísmo vergonhoso dos políticos de fichas menos limpas, que confiam porque confiam na burrice popular. Mas o Zé Povo está acordando. Já que (como dizem as más línguas) o brasileiro só começa o ano depois do

carnaval (grande mentira!) e que muitos movimentos mirabolantes talvez não passem de fumaça estraté-gica, para camuflar coisas de suma importância que a alguns é interessante adiar, ele (o povo) agora sabe que as festas de Momo são o início de uma quaresma disciplinadora. Está na hora de arregaçar as man-gas para valer. Há muito por fazer e transformar. Já é tempo de olhar com mais sabedoria e positividade para coisas como Copa do Mundo e Olimpíadas, na esperança benfazeja dos milhares de empregos, dos trilhões de dólares que entrarão no país por con-ta do vendaval turístico. Sim, sempre surgirão as seqüelas, sempre existirão os eternos críticos que de dedo em riste dirão: “vocês não viram? Bem que eu avi-sei!” – como ainda falam

os decrépitos pessimistas contra a Novacap (projeto de mudança da capital brasileira). Bem, nesta, eles não erraram muito, no que tange à terrível mania de repetir sempre os mesmos modelos. Precisamos de novos modelos no execu-tivo, no legislativo e no judiciário. De preferência, carregados de patriotismo e honestidade, coisa que tem andado em falta desde quando Niemeyer fez a primeira planta de Brasília. Ou bem antes.

Porque ficar agouran-do fins de mundo e dar crédito para as “profecias maias e celestinas”, se te-mos tantas profecias repen-tinas, felinas, em surdinas? Afinal, do carnaval sempre sobram serpentinas. Bem, podemos acatar o velho chavão: “quem não quer se molhar não sai na chuva” – mas podemos também nos munir de um bom guarda--chuva de otimismo e fé. Pois o arco íris da alegria de viver sempre espera aquele que sabe acreditar no amanhã. E que braços cruzados não constroem nada. Talvez por isso mes-mo o Cristo tenha preferido morrer de braços abertos, para no mínimo nos dar uma lição de acolhimento e operosidade.

José Sebastião Pires Mendes (membro da ABL e do CCB)

30 de abril. O programa gerador da declaração já está disponível na internet.

As declarações po-derão ser entregues pela internet, mediante a uti-lização do programa de transmissão Receitanet, disponível no site da Se-cretaria da Receita Fe-deral ou em disquete de

Empresas têm até o dia 29 para entregar informe de rendimentos de 2011

computador, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Fede-ral, durante o horário de expediente de cada insti-tuição. A Receita Federal espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões de documentos.

Depois do vendaval

perfil Joel Nogueira

Idade: 32 anosProfissão: PublicitárioCidade natal: São PauloVive em Botucatu há quanto tempo: 27 anosTem filhos? Ainda não.Você estudou em quais escolas de Botucatu: Martinho Nogueira e IndustrialUma lembrança da infância: Os sonhos que cabiam dentro da caixa de brinquedos e o desprendimento como espada devidamente embainhada em segurança. Bastava o sol lá fora e tudo se resolvia.Um sonho realizado: Comprar um carro aos 18, viajar para fora do país, concluir a faculdade e tirar férias com meus pais, tudo com o dinheiro do meu trabalho.Um sonho a realizar: São muitos sonhos... Talvez o maior deles é conseguir o que for sem perder a essência.Uma paixão: Família e as pessoas que amo (para mim, quase um pleonasmo)Uma saudade: Tenho saudade de tudo.Na sua opinião, qual é o cartão postal de Botucatu: Mirante, Catedral, Lageado... Gosto de quase tudo aqui, mas o mirante da serra é um lugar elevante.Comida preferida: A da minha mãe. Pode ser arroz, feijão e ovo frito... Tem comida que faz bem pro coração.O que gosta de fazer nas horas vagas: Programas com a família.Pratica algum esporte: Ultimamente só levantamento de copos de coca-cola.Como você descreveria Botucatu: Cidade de clima agradável, de grandes amigos e algumas oportunidades.Frase: De que adianta o homem conquistar o mundo inteiro, se este perder a sua alma?

Page 5: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

5Awww.maisbotucatu.com.br segurançaTexto: Acontece BotucatuEdição: Clarissa Athayde

preparação

Acesse

Fotos: Valéria Cuter

Ainda não foram devidamente es-c l a r e c i d o s o s

motivos que levaram o motorista Ricardo Ale-xandre dos Santos (37) a perder o controle do seu carro, um Fiat Tipo, placas BZN-2724, de Botucatu e capotar no km 262+900 metros, da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, sentido Oeste, Município de Botu-

catu. Consta que Ricardo Santos trafegava com seu automóvel e perdeu o con-trole de direção vindo a ca-potar, por volta das 21h30 de sábado, 18. No local onde aconteceu o acidente, segundo dados da Polícia Militar Rodoviária, a pista estava em boas condições, com acostamento, pista seca e tempo bom. A víti-ma residia no Residencial

Santa Maria I e trabalhava como serviços gerais.

Outra informação da Polícia Rodoviária revela que Ricardo Santos era inabilitado para dirigir, segundo apuração feita junto ao terminal da Com-panhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e estaria em alta velocidade quando o acidente aconteceu.

Os sargentos Leo-nardo, Francisco, Doni e Laudo, do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), ministraram trei-namento aos policiais que fazem parte do Pelotão de Choque, onde se incluem a Força Tática, Rondas Ostensivas Com Auxílio de Motocicleta (ROCAM) e Canil, para agir em ações de risco nos 13 municípios que fazem parte da área de comando de Botucatu.

A Tropa de Choque é considerada a elite treinada da PM que tem entre suas

principais atribuições atuar no Controle de Distúrbios Civis (CDC), como ma-nifestações populares e tumulto; invasão de presí-dios; calamidade pública; manuseio de armas quími-cas como bombas de efeito moral, gás, granada e bala de borracha; desativação de bombas; reintegração de posse; confronto arma-do, entre outras.

De acordo com o sargento Leonardo esse treinamento periódico foi realizado em área da As-sociação Desportiva da

Polícia Militar (ADPM), visando o aperfeiçoamento dos policiais para ações a serem desenvolvidas nas mais variadas situações quando a equipe é aciona-da para agir.

“Durante o treinamen-to executamos simulações de ações diversas com via-turas, motos e a pé, usando ao mais variados tipos de equipamentos ”, explica o oficial da PM. “Embora seja um treinamento, procura-mos chegar o mais próximo possível de uma situação real”, acrescenta.

Em um trabalho con-junto realizado na noite do sábado, 18, a Guarda Civil Municipal (GCM), através do Grupo de Ações Pre-ventivas Especiais (GAPE) com os agentes Tromba-co, Pichinin e Rezende e Polícia Militar (PM) com os soldados Doriguel e Rodrigo deflagraram uma operação no Jardim Santa Mônica, onde uma denúncia revelava que na Rua Jornalista Pedro Chie-radia, estaria ocorrendo tráfico de drogas praticado por três indivíduos.

Diante das informa-ções ricas em detalhes, segundo a GCM, agentes

do GAPE e policiais mi-litares foram até o local, e efetuaram a prisão de Willian Aparecido Cons-tante de Souza, 18 anos; Júlio Cesar de Almeida Santos da Silva, 21 anos e um adolescente de 17 anos. Com a chegada das viaturas, os indivíduos ten-taram empreender fuga, porém foram detidos e presos em flagrante delito pelo crime de tráfico de entorpecentes.

A ação conjunta re-sultou na apreensão de 14 papelotes de crack, 01 celular e a importância de R$ 50 em dinheiro com o indiciado Júlio Cesar de

Almeida Santos da Silva, 21 anos; 14 papelotes de cocaína e R$ 28 em dinhei-ro com o indiciado Willian Aparecido Constante de Souza, 18 anos e 18 pe-dras de crack que iriam ser embaladas e 71 saquinho transparente vazios com o menor apreendido.

A curiosidade das pri-sões é que nesse local, que é um conhecidíssimo ponto de venda de drogas (biquei-ra) e foi palco de inúmeras prisões pelas polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal, existe um muro onde os traficantes agem com os seguintes dizeres: “Diga Não às Drogas”.

O réu José Milton Oliveira Guerreiro não escapou de uma conde-nação de seis anos em regime fechado proferida pelo juiz Marcus Vinícius Bachiega, que presidiu os trabalhos do julgamento realizado na quinta-feira, 16, no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseccão de Botucatu. O Conselho de Sentença que optou pela condenação foi formado por quatro mulheres e três homens da sociedade botucatuense.

Consta nos autos do processo que o réu já foi

julgado por um assassinato cometido em Agudos onde foi sentenciado em 12 anos de reclusão. Ele trabalhava na Fazenda Relâmpago, zona rural de Botucatu e se desentendeu com seu companheiro de trabalho Carlos Roberto Guerreiro, durante um almoço no dia 18 de novembro de 1992.

A denúncia revela que Guerreiro teria tirado o prato da mesa de José Milton, que se apossou de uma espingarda Winches-ter e quando Guerreiro saiu, disparou um tiro que atingiu a região do tórax da vítima, a cerca de

cinco metros de distância, segundo o laudo pericial. A vítima foi levada ao Pronto Socorro (PS) da Unesp onde recebeu os cuidados médicos. O atirador acabou sendo preso.

Na defesa do réu atuou o advogado criminalista Milton Nogueira Ribeiro Júnior, que em sua explana-ção alegou legítima defesa, mas o júri acatou a tese defendida pelo promotor de Justiça, Marcos José de Freitas Corvino, que pediu a condenação. Após a sen-tença o advogado defensor adiantou que iria recorrer desta decisão.

Choque realiza treinamento para agir em operações de risco

acidente

tráfico

julgado

Capotamento resulta em vítima fatal na Marechal Rondon

Ação conjunta da PM e GCM resulta em apreensão de drogas

Acusado por tentativa de homicídio é condenado a 6 anos

Page 6: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

6A www.maisbotucatu.com.brcidadesaúde

O Hospital das Clíni-cas da Faculdade de Me-dicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) passa a oferecer, gratuitamente, ao seu cor-po clínico e pesquisadores, acesso a uma plataforma internacional de pesquisa que deverá ser uma impor-tante aliada na resolução de questões clínicas. Até setembro deste ano, atra-vés dos computadores da rede da FMB e HC, será possível utilizar a tecno-logia livremente, pois ela estará acessível em caráter experimental, com o apoio do Hospital do Coração de São Paulo (HCor).

Disponível somen-te em inglês e conhecido como ferramenta de pes-quisa em 147 países, o UpToDate é um sistema eletrônico de informação médica que responde a questões básicas da prática clínica, de forma prática e rápida, de acordo com os princípios da Medicina Baseada em Evidências. As informações são acessadas por meio de busca com palavras-chave, referentes à questão clínica que se quer resolver.

Além da apresentação dos dados, cada tópico inclui recomendações prá-ticas, detalhadas e referen-ciadas para serem utiliza-das à beira do leito ou no momento do atendimento

ambulatorial. O objetivo do UpToDate é ajudar os profissionais de saúde, especialmente médicos, a oferecerem o melhor cui-dado aos seus pacientes, com maior agilidade no tratamento e diminuição de riscos.

O sistema possui um extenso conteúdo com mais de 80.000 páginas com informações médico--científicas que são atua-lizadas a cada 4 meses. O corpo editorial de UpTo-Date inclui mais de 4 mil autores, editores e reviso-res, que escrevem e atua-lizam constantemente os cerca de 7.700 tópicos que contêm as respostas para as questões que surgem no dia a dia da prática médica, incluindo medicações e posologia para cada tipo de patologia.

“Esta base de dados é extremamente importante para a formação de residen-tes e para atualização de médicos que têm interesse em educação contínua”, argumenta o professor João Lauro Viana de Camargo, coordenador do Depar-tamento de Gestão das Atividades Acadêmicas do HCFMB.

Estatísticas UpToDa-te: 79.307 páginas de tex-to; 4.619 medicamentos; 224.637 gráficos e 262.209 referencias.

FMB e HC oferecem acesso a sistema de informação médica

gratuito

Saúde distribui mais de 60 milA Secretaria Munici-

pal de Saúde distri-buiu à população

de Botucatu, mais de 60 mil preservativos. A entrega de camisinhas que já tem sido intensificada nas unidades de saúde também foi feita em todas as noites de folia por agentes da equipe de DST/Aids do Município, incluindo ação junto ao público que acompanhou os desfiles de blocos e escolas de samba na Rua Amando de Barros, além das festivi-dades em Vitoriana, Mina e Rio Bonito.

Em 2011, de todos os diagnósticos de aids feitos em Botucatu, 43% dos casos estavam na faixa etária dos 15 aos 34 anos. Mas o foco da campanha para o Carnaval 2012 é a prevenção de DST/Aids especialmente em jovens

homossexuais de 15 a 24 anos. “Dados sobre a in-fecção pelo vírus da aids demonstraram que de 1998 a 2010, o percentual de casos na população hete-rossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1% , porém entre os gays da mesma faixa etária houve aumento de 10,1%.

No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia dez heterosse-xuais. Demonstrando ne-cessidade de se investir em educação e prevenção para este publico em especifico, sem deixar de realizar as mesmas atividades para as

outras populações”, com-pleta Mariana.

Em Botucatu, além da distribuição de medica-mentos e exames gratuitos nas unidades de saúde, do acompanhamento das agen-tes do programa municipal DST/Aids, e atividades do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) instalado no Centro de Saúde Escola (CSE) da Unesp, o sistema público de saúde oferece aos pacientes portadores de HIV monitoramento constante por meio de uma equipe multiprofissional do Hospital Dia, localizado na Rodovia Antonio Butg-nolli, próximo ao campus da Unesp de Rubião Júnior.

ServiçoEquipe de DST/aidsTelefone: 3811-4652

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), ligada à Faculdade de Me-dicina da Unesp, Câmpus de Botucatu, realizará pro-cesso seletivo para postos de trabalho no Hospital Estadual Bauru (HEB) e no Hospital Estadual Manoel de Abreu (Hema), da mes-ma cidade.

As inscrições começa-ram no dia 16 e vão até 27 de fevereiro. Elas deverão ser feitas exclusivamente pelo site da Famesp (www.famesp.fmb.unesp.br). As

vagas são para 22 especiali-dades médicas e para psicó-logo, técnico em imobili-zação ortopédica, técnico em laboratório, técnico em radiologia, técnico em enfermagem, técnico de manutenção em refri-geração, bioquímico ou biomédico ou biólogo, eletricista, pedreiro, au-xiliar de serviços gerais – lavanderia, auxiliar de cozinha e cozinheiro.

Os editais estão dis-poníveis na página da Fa-mesp, no item “Processos Seletivos”.

O vereador Lelo Paga-ni (PT) realizou uma visita à antiga Estação Ferroviá-ria de Botucatu, no último dia 16 O objetivo foi o de conhecer uma maquete produzida pelo ferroviá-rio aposentado Jayro José Santos e discutir as neces-sidades de revitalização do patrimônio histórico.

De acordo com o par-lamentar, o ex-ferroviário elaborou uma maquete que representa, com bastante realismo, as instalações da antiga Estação Ferroviária de Botucatu. Entre os pré-dios reproduzidos estão o prédio da Estação, Admi-nistração, Barracões de ar-mazenagem, mecânica dos trens, além da topografia e túneis característicos.

Segundo Pagani, o ex-ferroviário afirma que a maquete começou a ser produzida há vinte anos e há quase seis que está guardada, sem nenhum cuidado, nas instalações do antigo prédio da Estação Ferroviária.

O vereador enfatiza que o trabalho e a preo-cupação do ex-ferroviário demonstra a importância que o complexo ferroviário representa para Botucatu. “Mas demonstra, também, a

emergência de lutarmos pela revitalização desse espaço e pela preservação das memó-rias da Ferrovia”, completa.

A expectativa de Pa-gani é que a maquete possa integrar um futuro museu ferroviário, a ser instalado na Estação após sua revita-lização. “Temos um espaço privilegiado e praticamente pronto, guardada a necessi-dade de revitalização, para implantação de um museu capaz de preservar as histó-

rias da Ferrovia e dos ferro-viários”, destaca.

O parlamentar também percorreu algumas instala-ções do complexo ferroviá-rio. “A estrutura parece estar em bom estado, necessitando apenas de algumas reformas para conseguirmos resgatar o patrimônio, que é grande orgulho dos botucatuenses”, coloca.

Neste contexto, o ve-reador Lelo Pagani (PT) relata que irá apresentar um

oportunidade

Famesp abre processo seletivo para hospitais de Bauru

histórico

requerimento solicitando providências em relação à revitalização do complexo ferroviário e a implantação de um museu da Ferrovia na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu do dia 27 de fevereiro. “Minha intenção não é a crítica, mas enfatizar a necessidade de atuação do Poder Público nesse caso, colocando-me à disposição para contribuir no que estiver ao meu alcan-ce”, finaliza.

Vereador visita Estação e debate revitalização com ferroviário aposentado autor de maquete

PMB

Bloqueio Equipe DST AIDS na Praça do Bosque

CMB

Page 7: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

7Awww.maisbotucatu.com.br cidadefazenda

Com objetivo de avan-çar no processo de pereni-zação das estradas rurais que cortam o município, a Prefeitura de Botucatu iniciará, em breve, uma série de testes com um novo produto que está sendo apresentado como solução para vias sem pavimento a baixo custo.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Nivaldo Vizotto, a tecnologia foi desenvolvida na África do Sul no final dos anos 70 e só agora começa a ser utilizada por alguns municípios brasilei-ros. “Eu e o prefeito João Cury estivemos em Santa Catarina para conhecer de perto o produto. A princí-

pio, parece ser bastante in-teressante. Vamos comprar cinco tambores de 50 litros para uma fase de testes”, anuncia.

O processo licitatório já foi aberto e a Secretaria de Obras definiu os locais que receberão a aplicação do que vem sendo chamado de “asfalto ecológico”. A opção foi pelas estradas que fazem ligação com os bairros da Mina, Demétria e Condomínio Califórnia.

Ambientalmente cor-reto, o produto líquido é aplicado com água e tem a função de impermeabi-lizar o solo. Os minerais se atraem, facilitando a compactação e mantendo a estrada estável.

A Vigilância Ambien-tal em Saúde (VAS) em parceira com a

equipe de Limpeza Pública do Município tem orienta-do os comerciantes e mora-dores a não depositarem o lixo no canteiro central da Avenida Deputado Dante Delmanto. A coleta na ave-nida acontece três vezes por semana, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da noite.

De acordo com o ar-tigo 10 da Lei Municipal 3.286, de 5 de novembro de 1993, “fica proibida a deposição de lixo para ser coletado, mesmo que adequadamente acondi-cionado, aos domingos e em dias que não houver, na respectiva região, a coleta sistemática pela Prefeitura Municipal, ou após o horá-rio estipulado para coleta”.

Devido a isso, a equipe da VAS orienta todos os comerciantes e moradores

No próximo dia 28 de fevereiro, às 14 horas, a Prefeitura Municipal de Botucatu e a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal realizarão audi-ência pública para demons-trar e avaliar o cumprimen-to das metas fiscais relativas ao 3º Quadrimestre do Exercício de 2011 (setem-bro a dezembro).

O evento, aberto à po-pulação, será realizado nas dependências da Câmara Municipal. A demonstra-ção dos números e apre-

sentação das informações ficarão a cargo do secretá-rio municipal da Fazenda, Hermínio Nilso Rodrigues da Silva.

A Audiência Pública, além de dar transparência à movimentação financeira do município, será reali-zada em cumprimento ao artigo 48, parágrafo único, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Câmara Municipal de Botucatu está localiza-da na Praça Comendador Emílio Peduti, 112, no Centro.

do local a deixarem o lixo devidamente acondiciona-do em frente aos seus esta-belecimentos e residências o mais próximo possível do horário da coleta.

Segundo o supervi-

sor de serviços de Saúde Ambiental e Animal, Val-dinei Moraes Campanucci da Silva, os sacos de lixo depositados no canteiro central da avenida são revi-rados pelos cães e também

Estão abertas as ins-crições para a participação e submissão de trabalhos científicos na sexta edição do Simpósio sobre Grama-dos (VI Sigra), que acontece nos dias 15 e 16 de maio, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu/SP.

O evento tem o objeti-vo de promover a integração entre o setor produtivo e a pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da ciência da cultura da grama e suas aplicações nas mais

diversas áreas como a gra-micultura, o paisagismo e os gramados esportivos no Brasil. Um dos destaques do evento será a presença dos engenheiros agrônomos Maristela Kuhn e Richard Hayden, integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, que vão abordar os parâme-tros adotados nos gramados dos estádios que vão sediar os jogos.

Aspectos técnicos da gramicultura, como adu-bação, controle de plantas

invasoras e reguladores de crescimento serão apresen-tados pelos pesquisadores Elizabeth Guertal e Scott McElroy, da Auburn Uni-versity, dos Estados Unidos.

O segundo dia do evento será dividido nos minicursos “Tópicos em gra-micultura” (máquinas para descompactação do solo, pragas, mercado), “Tópicos em gramados esportivos” (adubação para campos de golfe, controle de “mini--ring” em grama bermuda, composição e uso de substra-

to) e “Tópicos em gramados ornamentais” (irrigação, manutenção, paisagismo).

O Simpósio ainda terá demonstrações de má-quinas e equipamentos e apresentação de trabalhos científicos na forma de pôster. As inscrições para a submissão dos trabalhos vão até 15 de abril.

Inscrições, programa-ção completa e mais in-formações pelo sitewww.simposiogramados.com.br ou pelo e-mail [email protected]

Os Correios dispo-nibilizam à população o Serviço Social Achados e Perdidos, que funciona em todo o Brasil, mas é centralizado na Agência Central das capitais. O ser-viço está disponível o ano todo, mas, com as festas populares como o carnaval, as ocorrências de perda de documentos e objetos pessoais aumentam.

Para verificar se o do-cumento está nos Correios, basta realizar a busca no site da empresa (www.correios.com.br). Outra al-ternativa é ligar para a Cen-tral de Atendimento pelos telefones 0800-725 7282 ou 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas). Em seguida, dirigir-se à agência informada e resga-

tar o documento.Além disso, para

quem estiver fora do do-micílio, pode-se optar pelo recebimento em uma agência mais próxima do seu endereço ou local de trabalho. Vale lembrar que os documentos ficam à disposição para serem retirados pelo período máximo de 60 dias. Após esse prazo, eles serão en-caminhados ao órgão res-ponsável pela emissão.

A procura por docu-mentos perdidos, extravia-dos ou roubados é grande, mas somente 5% deles, sob a guarda dos Correios, são resgatados. Hoje, 16,1 mil documentos estão aguardando retirada nas agências centrais de todo o País.

Audiência pública vai avaliar último quadrimestre de 2011

obras

Prefeitura fará testes com ‘asfalto ecológico’

utilidade

Correios disponibiliza Serviço de Achados e Perdidos à população

colaboração

educação

por animais sinantrópicos, como por exemplo, os ro-edores. “O material espa-lhado também deixa uma das principais entradas da Cidade com um aspecto feio e de sujeira”, ressalta.

Prefeitura orienta comerciantese moradores sobre depósito de lixo

FCA/Unesp realiza VI Simpósio sobre Gramados

PMB

Orientação sobre lixo na Dante Delmanto

Page 8: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

8A www.maisbotucatu.com.br

Bloco A.A. Ferroviária

Carnaval aconteceSeu evento com o destaque que merece!

Lourenço Alves3814-6681www.lourencoalves.com.br

[email protected]

9718-9332

POR

Bloco 10 de Abril

Escola de Samba Estopim da Fiel

Momentos do desfile dos blocos

e escolas de Samba em Botucatu

Page 9: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

9Awww.maisbotucatu.com.br CarnavalSeu evento com o destaque que merece!

Integrantes do Acadêmicos do Tucuruvi

Gente Unida da Vila Maria

Bloco Amigos da Vila Pinheiro

Page 10: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

10A www.maisbotucatu.com.br

Momentos do Carnaval em Pardinho

Page 11: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

11Awww.maisbotucatu.com.br

CMYK

Sexta Carnavalesca do BTCO Botucatu Tênis Clube (BTC) promoveu no último dia 17, sua

tradicional Sexta Carnavalesca. A animação da noite ficou por conta da Banda Karisma, que tocou os mais diversos ritmos. Amigos e familiares formaram seus blocos trajando camisetas personalizadas. E a festa seguiu até altas horas da madrugada, com muita animação e gente bonita.

Carnaval

Page 12: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

12A www.maisbotucatu.com.br

CMYK

Cerca de 160 pessoas integraram o bloco de Carnaval da Associação Atlética Ferroviária (AAF), que desfilou na Rua Amando de Barros, na noite do último domingo, 19. Comandada por Batata e Carlão, a bateria foi composta por 50 integrantes. O bloco teve comissão de frente com coreografia do professor Daniel Pimenta, da Vice-Versa Dança de Salão. A porta-bandeira Odete Michelin deu as boas vindas ao restante do bloco, que teve mais de cem pessoas com camisetas personalizadas, além da Maria Fumaça, item que já é tradição no desfile do Gigante da Baixada. Integra-ram a comissão organizadora Marcos Oliveira (Marquinho), José Ricardo da Silva, Edgar Marcos Paim, Washington Santos Adão e Marcelo Marques. Gestão: presidente João Chavari.

Carnaval

AAF dá show na avenida

Page 13: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

13Awww.maisbotucatu.com.brsocial

Quem foi brincar o Carnaval na vizinha Pardinho, não se arrependeu. Aliás, a cidade estava lotada de botucatuenses! O público composto por cerca de 10 mil pessoas veio de diversas cidades da região para se divertir. Foram montados palco com moderna iluminação e tendas, com destaque para a banda que tocou ao vivo. Destaque também para os blocos, a bateria da União Pardinhense e a Escola de Samba Império da Serra.

Carnaval

Carnaval em Pardinho

Page 14: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

14A www.maisbotucatu.com.br

Desfile de encantos da Acadêmicos do Tucuruvi

A segunda-feira de Carnaval, 20, foi especial para quem conferiu o desfile da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi. Com 320 componentes, o grupo de São Paulo se apresentou na Rua Amando de Barros, e encantou o público presente. A riqueza de cores e detalhes das fantasias deixaram muita gente admirada, e claro, arrancou aplausos.

Carnaval

Page 15: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

15Awww.maisbotucatu.com.br social

LionscLubebotucatucentro Antônio José Figueira

O Lions Clube de São Manuel re-a l i z o u n o ú l -

t imo sábado, d ia 17 , a sua tradicional noi-te carnavalesca,levando para seu salão de festas totalmente ornamentado, uma grande legião de foliões.

Foi um acontec i -mento interessante e ao mesmo tempo agradável, pela animação dos leões e dezenas de convidados que brincaram até às pri-meiras horas da manhã do domingo.

O Lions Clube de Botucatu Centro, como já ocorreu nos anos an-teriores, deu novamen-te o seu apoio ao clube i rmão, comparecendo com um grupo de apro-ximadamente de vinte pessoas entre os sócios do clube e alguns con-v i d a d o s , a m a i o r i a fantasiado,sobressaindo todavia as fantasias da “dama de preto” de Nilde Saab e da “Bruxa” de Rita Figueiredo.

Os leões botucatuen-ses foram recepcionados calorosamente pelos le-ões de São Manuel e os integrantes dos dois clubes juntamente com os convidados, brincaram ao som das marchinhas, confetes e serpentinas fornecidas pelo clube an-fitrião

A cada ano que pas-sa, mais simpatizantes aderem à noite carnavales-ca abrindo as festas do Rei Momo em São Manuel.

Temos que registrar as lindas fantasias dos Sãomanuelenses, com muita criatividade e mui-to bom gosto, que contri-buiram com sucesso na noite carnavalesca.

De parabéns estão os promotores dessa noi-tada liderada pelo Com-panheiro Leão Presidente Elias da Silva Paiva e sua esposa Nice. O lions Clube de São Manuel ofereceu ainda às quase duas centenas de pessoas, pães e patês, e no final do baile uma deliciosa canja.

Carnaval reuniu leões de São Manuel e Botucatu

Ada e Mauro BertozoAugusto, Luizetto e Marisa

Dama de preto Nilde, Rita

Figueiredo e Maria Odette

Elias e Nice os anfitriões Grupo de foliões de Botucatu

Os animados foliões de São Manuel

O amor é lindo

Luís e Márcia

Luzia e Ines

Leões botucatuenses

Foliões de Botucatu e São Manuel

Foliões de Botucatu com o Rei Momo de 2012

Equipe do barElias, Angelo e Maira

Page 16: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

16A www.maisbotucatu.com.brcarnaval

Dezenas de famílias brincaram o Carnaval nas duas ma-tinês promovidas pela Associação Atlética Ferroviária (AAF) nos últimos domingo e terça-feira, 19 e 21, respectivamente. Ao Matinês da Associação

Atlética Ferroviária animam Carnaval das famílias

som dos músicos Ricardo Luchesi e Pauli-nho do cavaco, todos se divertiram com as tradicionais marchinhas e músicas de axé.

Esse foi o caso da família Marques, que compareceu ao clube unida. “Apesar de a tradição do Carnaval estar acaban-do, ainda é possível se divertir com as crianças na matinê. É um local seguro e bem frequentado”, comenta a dona de casa Maria Marques, 32.

Thiago Loengo Sanches e Matheus Loengo Coelho

Tainá Pedroso VendramiRicardo Luchesi e Paulinho animaram a Matinê

Rafael Modulo Cavazzane

Mayara Souza Santos, Thainá dos Santos Pedroso e Maurício Ricardo Souza Santos

Maria de Freitas, Ivone Maria de Oliveira e Amanda Caetano

Luciene Vaz e Lorena Franco do Nascimento

Letícia Gatin Lira Soares, Beatriz Rodrigues Marchioli e Júlia GotardiLeandro Soares, Luca e Tatiane

Fábio Cavazzane

Elisângela da Silva e Leonardo Rafael da Silva

Ednei Carreira, Lucélia e Maria Eduarda Adriana Maria H. Faria, Luiz Fernando Gomes de Faria e Amanda Hecker Faria

Fotos Clarissa Athayde

Page 17: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

17Awww.maisbotucatu.com.br social

nivermais

Vanessa Aline Basso 26-02Raquel A. Bertani 29-02

Mauricio Torres 25-02Libia Helena 27-02Junot Carvalho 01-03Júlio Gabriel Sanches 01-03Fernanda Montanha 26-02Felipe Souza 03-03

Enza Denadai 01-03Débora Regina Silva 25-02Camila Arvelos Dias 26-02

Page 18: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

18A www.maisbotucatu.com.br

Ronda pela

VárzeaMaury Torres,especial para o Jornal MaisBotucatu

esporte

COPA DOS CAMPEÕESTorcedores botuca-

tuenses venham co-nhecer neste domin-

go, no campo da Fazenda Lageado, os dois Finalistas que estão em busca do títu-lo da Copa dos Campeões do ano 2012.

O Jornal Mais Botuca-tu, registrará no próximo domingo, 26, no campo da Fazenda Lageado as qua-tro equipes semifinalistas da Copa dos Campeões do ano 2012.

O primeiro jogo será às 13 horas entre as equi-

pes:A.A. SÃO MANUEL

X DINAMITE F.C

No mesmo campo: O segundo jogo às 15

horas será entre as equipes:SERRA NEGRA F.C

X UNIÃO DA VILA F.C.

CLASSIFICAÇÃO DAS QUATRO EQUIPES ATÉ A ÚLTIMA RODA-DA

GRUPO A1º A.A.SÃO MA-

NUEL em 4 jogos, 4 vitó-

rias, soma 12 pontos, mar-cou 10 gols, sofreu 1 gol, é líder invicta do grupo A; seu artilheiro é Rafael com 3 gols e o goleiro João Hen-rique foi o menos vazado com 1 gol, com 21 cartões amarelos, 2 vermelhos.

2º UNIÃO DA VILA F.C em 4 jogos, 2 vitó-rias, 1 empate, 1 derrota, soma 7 pontos, marcou 6 gols, sofreu 8 gols, saldo negativo de 2 gols; seu ar-tilheiro: Torto com 2 gols, 16 cartões amarelos e 2 vermelhos.

GRUPO B1º SERRA NEGRA

F.C em 4 jogos, 4 vitórias, soma 12 pontos, marcaram 10 gols, sofreu 3 gols, saldo de 07 gols, é líder invicta do grupo B, seu artilheiro: Marcos Delomo com 3 gols, com 12 cartões amarelos.

2º DINAMITE F.C. em 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota, soma 7 pontos, marcaram 04 gols, sofreu 1 gol, saldo de 3 gols, seu artilheiro Biro Pilan com 2 gols.

A.A.SÃO MANUEL

DINAMITE F.C.

UNIÃO DA VILA F.C.

SERRA NEGRA F.C.

Rafael artilheiro com 3 gols promete mais na semi-final para São Manuel

Marcos Delomo com sua equipe em busca do título

Page 19: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

19Awww.maisbotucatu.com.br esporteamistoso

Maury Torres

No fim de semana 18 e 19, registra-mos sete partidas

amistosas de futebol, nos campos: ADPM/ 24 de maio, Fazenda Lageado e Petrarca Bacchi (Vila Ma-ria). Foram marcados 31 gols, uma media de 4,42 gols por partida. O estádio Dr. Acrisio Paes Cruz está fechado para manutenção, mas os campos: da Vila Maria, Fazenda Lageado, ADPM e Hidroplás, todos são alugados para fins de futebol de campo, portanto, vamos praticar esportes, pois esporte é saúde e lazer.

No campo da Fazenda Lageado, a equipe do Ipi-ranga, que está preparando sua equipe para próximo campeonato acima de 35 anos, tem os jogadores Luciano e Pilê, as novas contratações, vem com vitória sobre a forte equipe do América do técnico e jogador Assis, em 4 x 2. Destaque para o jogador Maicon autor dos 3 gols para equipe do Ipiranga e também ao goleiro reve-lação Renê, com defesas impossíveis.

Ainda no campo da Fazenda Lageado, uma partida disputadíssima, en-tre as equipes Família x Amigos do Gordo, teve muitos lances de chutes a gol e passes precisos, mas ficaram no empate em 1 x 1, placar justo.

No campo da Petrarca Bacchi, foram 03 partidas, com destaque para a equipe do Jardim Brasil Sub 21, que confrontou com a equipe do Granada, e seu novo técni-co Sodinha, partiram para contra ataque, e o jogador Cássio foi o autor dos 04 gols na vitória em 5 x 2. A equipe estreia no próximo domingo no Campeonato Botucatuense Sub 21.

Resultados 18 de fevereiro, sábado,

campo: ADPM/ 24 de maio15h VET. ADPM 1 X 1

AMIGOS DO XANDÃOO gol para Vet. ADPM:

Nadinho (1) para Amigos do Xandão: Messi (1),

VET. ADPM goleiro: Sandrinho, Murilo, Edinho,

Renan, Pedrão, Ponai, Joca, Modesto, Fabinho Chocolate, Leo, Carlos Alberto, Marcola, Baby, Buiu, Veloso, Nadinho, Chico Pilan, Técnico e jogador Fabinho Chocolate, arbitro Godoy.

No mesmo campo:17h - ADPM/MARCO-

LA 2 X 3 CARDOSO F.C. SUB 21

Os gols para ADPM: Anderson (1), Willian Darros (1), para Cardoso: Ulisses (2), Tiago (1).

ADPM/MARCOLA goleiro: Silvio, Juliano, Xuxa, Medina, Roma, Caetano, An-derson, Willian Darros, Veloso, Davi, Mane. Técnico: Zé Ro-berto, arbitro: Godoy.

CARDOSO F.C. SUB 21 goleiro: Romagnoli, Tampinha, Luis Fernando, Lucão, Muca, Bereba, Tiago, Jonatas, Dinho, Nego, Juninho, Rafinha, Bo-quinha, Ulisses, Renato, Nil-ton. Técnico: Marcio Cardoso.

18 de fevereiro, sábado,

campo: Fazenda Lageado15h - IPIRANGA F.C. 4

X 2 AMÉRICA F.C. (Acima de 35 anos)

Os gols para Ipiranga: Maicon (3), Luciano (1), para America: Elias (1), Vino (1)

IPIRANGA F.C. goleiro: Renê, Cláudio, Carlão, Jose-mar, Nildo, Juca, Luciano, Maicon, Val, Galego, Pilê, Decão, Rodrigo, Marcão, Mar-quinhos. Técnico e árbitro Paulinho

AMÉRICA F.C. goleiro: Carlinhos, Marcio, Vino, Ne-nezão, Moiseis, Assis, Paraíba, Danilo, Semião, Elias, Rei-naldo, Cristiano, Bidu, Jone. Técnico e jogador Assis.

No mesmo campo:17h. FAMÍLIA F.C. 1 X 1

AMIGOS DO GORDOO gol para Família F.C.:

Biro (1), para Amigos do Gor-do: Vagner (1).

FAMÍLIA F.C goleiros: Biro (Mario), Naldinho, Pau-lão, Robson, Bruno Gomes, Felipe, Guilherme, Erick, Di-guinho, Luan, Macalé, Ceara, Bruno, Edgar, Negão, Gusta-vo. Técnico e jogador Macalé.

AMIGOS DO GORDO: goleiros: Bozo (Xandy), Zé Haroldo, Tico, Alex, Pauli-nho, Denilson, Rafael, Gordo, Ariel, Maradona, Rogério, Caveira, Ricardinho, Maycon, Vagner. Técnico e jogador: Gordo, árbitros: Diguinho e Bozo.

19 de fevereiro, domingo,

campo Petrarca Bacchi (Vila Maria)

10:30h - DINAMITE F.C. 3 X 3 SERRA NEGRA F.C-B

Os gols para Dinamite: Luquinha (2), Erick (1), para Serra Negra: Diguinho (1), Jabá (1), Leandro (1)

DINAMITE F.C. go-leiro: Vitor, Robert, Lucas, Guilherme, Vinicius, Alex, Fe-lipe, Erick, Jadson, Luquinha, Jone, Andre, Rafael. Técnico: Ceará. Árbitro: Juca.

SERRA NEGRA F.C.-B goleiro: Antônio, Zaqueu, Juninho, Roberto, Alexandre, Jabá, Diguinho, Leandro, Dú, Claudio, Fabinho, Tizinho. Técnico: Elton.

No mesmo campo:12h. VILA ASSUMP-

ÇÃO 0 X 3 S.E. PAULIS-TANO

Os gols para Paulistano: Deidejacson (1), Réus (1), Tiago (1).

VILA ASSUMPÇÃO goleiro: Sidnei, Galo, Fernan-do, Jeferson, Maicon, Valmir, Patrick, Tiago, Julio Cesar,

Wallace, Leandro, Vagner, Ju-liano, Renato. Técnico: Valdir.

S.E. PAULISTANO goleiro: Welington, Anselmo, Rafael, Deidejacson, Rafael, Maicon, Galego Rincon, Alex, Cal, Diego, Bruno, Réus, Armindo, Junior, Ro-naldo, Jonatas, Lalaba, Tiago, Moca. Técnico e jogador Rafael Bertolucci.

No mesmo campo:15h - JARDIM BRA-

SIL F.C. SUB 21 5 X 2 GRA-NADA F.C.

Os gols para Jardim Brasil: Cássio (4), Cristiano

(1), para Granada: a dupla Fernando e Caique (2).

JARDIM BRASIL F.C. SUB 21 goleiro: Artur, Wesley, Marcão, Cesar, Junior, Andre, Cristiano, Elton, Carlinhos, Dailton, Cássio, Buiu, Binho. Técnico: Sodinha. Árbitro: Bidu.

GRANADA F.C. golei-ro: Renan, Daniel, Leandro, Wallace Chanke, Maicon, Hamilton, Davi, Fernando, Caique, Armindo. Técnico e jogador Caique.

18 de fevereiro, sábado, estádio municipal de Itatinga

16h - VET. A.A. ITATIN-GUENSE 2 X 3 SINDICATO DOS FERROVIARIOS

Os gols para Itatinguense:

Rosinha (1), Calha (1), para Sindicato: Diego Martinonis (2), Claudio(1)

VET. A.A. ITATIN-GUENSE goleiro: Tiago, Ernanes, Wesley, Ederaldo, Neizinho, Peu, Rosinha, Ca-lha, Ivan, Zé André, Marcio, Ceará. Técnico, presidente e jogador: Zé André.

SINDICATO FER-ROVIARIOS goleiro: Caju, Pedro Paulo, Mocó, Pelares, Torto, Claudio, Carlinhos, Bruno, Souza, Diego Mar-tinonis, Rafael, Peru, Guga, Marcos Salomão, Zanetti, Julio. Dirigente técnico e jo-gador: Helio Masquetti,

Futebol varzeano de Botucatu

AMÉRICA F.C Amigos do Gordo

FAMÍLIA F.C IPIRANGA F.C

GRANADA F.C.

SUB 21 JARDIM BRASIL

Cássio e Cristiano autores dos gols

Caique e Fernando do Granada autores dos gols

Maicon autor de 3 gols

Fotos Maury Torres

Page 20: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

20A www.maisbotucatu.com.br+ esporte

PROMOÇÃO AAF

Título familiar R$ 100 Título individual R$ 50Associação

AtléticaFerroviária

Aproveite a super promoção de títulos para ficar sócio de um dos maiores clubes da região

•A manutenção é paga mensalmente, através de boleto bancário

Manutenção R$ 75 (familiar) R$ 45 (individual)

Agende uma visita. Mais informações 3815-3072www.aafbotucatu.com.br

amistoso

Pudemos registrar, no dia 15, nove partidas de Futsal, amistosas das equi-pes A* e B*, dos “Amigos do Jaiminho”. O regu-lamento do jogo é sete minutos de jogo ou vitória em 2 x 0, e na última par-tida o jogo termina com a marcação de dez gols, dependendo do horário e as condições físicas dos jogadores.

Treze atletas que par-ticiparam desse amistoso: goleiro: Flavio, Raniel, Jai-me, Jorge, Jonatas, goleiro: Moiseis, Maury, Toshio, Silvio, Jacó, Emanuel, Douguinha.

Em 9 partidas, a equi-pe A* teve 3 vitórias, 1em-pate, 5 derrotas e o jogador Guilherme com 5 gols mar-cados, é o vice-artilheiro da equipe A.

Em 9 par t idas, a equipe B* com 5 vitórias, 1empate, 3 derrotas e o jogador Maury é o princi-pal artilheiro com 11 gols marcados.

O destaque da equipe B é o jogador Maury que em 9 partidas é o artilheiro com 11 gols marcados. For-mação da equipe: Flavio, Douguinha, Maury, Silvio, Jacó.

Resultado: EQUIPE B 5 X 2 EQUIPE A.

Maury Torres

Na manhã do último domingo, 19 de fe-vereiro o Grupo de

Amigos do Maury e Sergi-nho, acima de 35 anos, rea-lizou partidas amistosas de futebol society, no campo da AAF. Quatro partidas foram disputadas no campo sintético society da Ferro-viária. Participaram dos jogos: goleiro: Valter, Clau-dinho, Claudio, Zé Luis, Devanir, Ferrari, Odorico, Robson, goleiro: Nei, Tur-co, Grassi, Rilton, Leão, Índio, Luizinho, Maury, goleiro: Xandy, Gaucho, Ló, Nei, Carlinhos, Tú, Japa, Serginho, Pereirinha, Gerson, Pedro, Gilson, Italiano.

Regulamento do jogo: será considerado campeão do jogo amistoso o vence-dor de 02 partidas.

1º jogo:Equipe ODORICO 5

x 1 Equipe MAURYOs gols da equipe

ODORICO: Odorico (2), Robson (2), Claudinho (1) e para Maury: Maury (1)

Equipe ODORICO goleiro: Valter, Claudio, Ferrari, Zé Luis, Devanir, Claudinho, Robson, Odo-rico.

Equipe MAURY go-leiro: Nei, Turco, Índio, Grassi, Luizinho, Rilton, Leão, Maury.

2ºjogo:Equipe ODORICO 4

x 2 Equipe SERGINHOOs gols para equipe

do Odorico: Robson (2), Odorico (2), para Serginho: Tú (2)

Equipe ODORICO goleiro: Valter, Claudio, Ferrari, Zé Luis, Devanir, Claudinho, Robson, Odo-rico.

Equipe SERGINHO goleiro: Xandy, Gaucho, Ló, Nei, Carlinhos, Tú, Serginho, Japão.

“Nota” A equipe

ODORICO, segundo o regulamento, com duas vitórias, é campeã do Fu-tebol Society Amigos do Serginho e do Maury no domingo, dia 19 de feverei-ro 2012 e os artilheiros são: Robson e Odorico com 04 gols em 02 partidas.

3º jogo:Equipe SERGINHO

0 X 2 Equipe GERSONOs gols para Gerson:

Xandy (1), Italiano (1).Equipe SERGINHO

goleiro: Valter, Gaucho, Índio, Nei, Carlinhos, Tú, Serginho, Japão,

Equipe GERSON goleiro: Claudinho, Perei-rinha, Adalberto, Pedro, Gerson, Gilson, Italiano, Xandy.

4º jogoEquipe MAURY 4 x 2

Equipe GERSONOs gols para Maury:

Maury (2), (Odorico (1), Claudio (1), para Gerson:

Xandy (1), Italiano (1).

Equipe MAURY go-leiro: Niltão, Rilton, Leão, Luizinho, Odorico, Clau-dio, Ferrari, Maury.

Equipe GERSON go-leiro: Valter, Pereirinha,

Adalberto, Pedro, Gerson, Gilson, Italiano, Xandy.

Segundo o regula-

mento do Futebol Society dos amistosos dos Amigos do Maury e Serginho da Ferroviária, o vencedor de duas partidas será conside-rado campeão da rodada de domingo de manhã, no cam-po society da Ferroviária, portanto, o grande campeão é a equipe do ODORICO. A equipe campeã é forma-da com o goleiro: Valter, Claudio, Ferrari, Zé Luis, Claudinho, Odorico, Rob-son, Devanir.

Futebol Society da A.A. Ferroviária Amigos do Serginho e do Maury

futsalAmistoso no Ginásio Municipal Pacheco

Muita dedicação ao clube com essa dupla Niltinho e Leandro

Zé Luis, Devanir, Odorico, Claudio, Ferrari, Claudinho, Robson e o goleiro Valter são os vencedores do society

Zé Carlos é o novo Zelador que entrega os coletes aos jogadores do Society

O goleiro Valter e o goleador Robson os vencedores do Futebol Society da A.A.F.

Dupla de artilheiros Robson e Odorico com 4 gols no futebol society A.A.F.

Em 9 partidas, 11 gols Maury é o artilheiro do Futsal na quadra do Quadra Pacheco

Fotos Maury Torres

Page 21: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012maisBOTUCATU

21Awww.maisbotucatu.com.br

Nosso e-mail [email protected]

+ esportefutsal

= SE É FOTO É FATO =

AAB

Clube investe em novas modalidades

= A.A.BOTUCATUENSE 1966 =

= GENTE QUE É GENTE =De tradicional

família da Vila dos Lavradores, moço que desde pequeno se dedicou com afinco ao traba-lho, excelente pai de uma belíssima família, são essas algumas das posi-tivas qualidades, pelas quais, pode-mos afiançar que nosso amigo de longa data, prezado IVAIR TARDIVO é gente que é GEN-TE.

= PERGUNTA DA SEMANA =

Na entrevista perguntam ao craque:

P – Quais foram os maiores incentivadores de sua carreira???

R – Sem dúvida foram todos meus progenitores, principal-mente papai e mamãe...

= EPÍLOGO =“MUITAS MULHERES

NÃO JOGAM FUTEBOL, PORQUE NÃO SUPORTA-RIAM VER OUTRAS DEZ MULHERES USANDO A MESMA ROUPA QUE ELAS.”

Uma mistura de craques consagrados com jo-vens e gratas revelações de nossos campos de várzea, compunham há 46 anos já passados a fortíssima equipe amadora da A.A.Botucatuense, que posa na foto assim constituída:

De pé: LAMIL SANTOS (técnico); DAMÁZIO;

ZÉ VAROLI; DADICO; ZÉ LUIZ NICOLETI; TONI-NHO PEREIRA; MANDURI e o SOMBRA.

Abaixados: CASSOLA; BAIA; MAQUININHA; SERRÃO e o CLÁUDIO PEREIRA.

Alguns desses amigos o Senhor já levou para o seu Reino, onde descansam em Paz...

“Neto de sãopaulino, sãopau-lininho é...”, pois como comprova foto anexa os jovens irmãos GIO-VANI e LEONI já despontando como craques de bola e da escola, posam lá no Morumbi junto ao símbolo do Tricolor.

Ambos são filhos da ALINE lá da Catedral e do “volantão” MARCO AURÉLIO do SEBRAE, netos do RICARDO DA IGRAL (artilheiro PANCHO) e bisnetos de meu saudoso amigo de sempre GERALDO DA TUNICA

A Associação Atlética Botucatuense (AAB) já sabe quem serão

seus adversários no Campe-onato Paulista do Interior Sub-20 Séria A1. Durante reunião do Conselho Arbitral da competição, na sede da Federação Paulista de Fut-sal, a AAB foi representada pelo professor Gildo Fumes, técnico da equipe.

O campeonato contará com 11 equipes divididas em duas chaves. A AAB está na chave B, ao lado de Assis, Pompéia, Votuporan-ga e São José do Rio Preto. Da chave A fazem parte Santa Ernestina, Marília, Piracicaba, Dracena, Ara-raquara e Ribeirão Preto.

A primeira fase será

A partir do dia 1º de março, a Associação Atlé-tica Botucatuense (AAB) vai iniciar escolinhas de jiu-jitsu, defesa pessoal, submission e MMA. O res-ponsável pelas modalidades será o professor Crystian Delboni Aun, integrante da equipe Liberty Team, que tem à frente o mestre Douglas Silva.

Crystian é praticante de esportes como jiu-jitsu, karatê, judô, Kung Fu há 20 anos. Além da AAB, também atua em clubes e academias da cidade. O professor trabalha com uma filosofia que tem como base a integridade física do aluno, o respeito

disputada em jogos de ida e volta. Classificam-se para a fase de quartas de final os quatro primeiros colocados de cada chave. A competi-ção está prevista para ter início em 12 de março e término em junho. A Fe-deração ainda não divulgou a tabela dos jogos. No ano passado, a AAB terminou em quinto lugar.

É importante ressaltar que até o ano passado o Paulista do Interior era re-alizado no segundo semes-tre. A Federação entendeu por bem inverter a ordem e realizá-lo no primeiro se-mestre. Em consequência, os estaduais séries Ouro e Prata acontecem a partir de agosto.

à hierarquia e as regras. As aulas são indicadas

para iniciantes de todas as faixas etárias a partir dos 6 anos de idade. “Podem participar inclusive pesso-as que nunca fizeram esse tipo de atividade, mas sempre tiveram o desejo”, diz Crystian. O professor explica que tem a inten-ção de montar equipes competitivas visando a disputa de competições regionais.

Horários: - Segunda, quarta e sexta: 18h30 às 21h (adultos). - Terça e quinta: 8h30 às 9h45 (6 anos) Das 9h45 às 11h (feminino)

AAB conhece adversários do Paulista do Interior

www.trincheiradofacioli.blogspot.com

Acesse

Page 22: Edição 281

De 25 de fevereiro a 2 de março de 2012 maisBOTUCATU

22A www.maisbotucatu.com.br

CMYK

Page 23: Edição 281

www.maisbotucatu.com.br 25 de fevereiro a 02 de março de 2012 Caderno ofertas no

classificados200Mais de

Vitor Prado, 16 anos, aluno do curso de contrabaixo no

Projeto Guri em Botucatu, aca-ba de ser aprovado no Conser-vatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”, reconhecido como um dos maio-res centros de música, luteria e artes cênicas do Brasil.

O jovem, que começou to-cando percussão em 1998, no projeto Pérola Negra, entrou para o Guri em junho de 2010, onde passou a aprender con-trabaixo. “É um instrumento diferente de todos”, diz.

O Guri, segundo Vitor, foi fundamental para seu ingresso no conservatório, visto que tudo o que sabe sobre o instrumento aprendeu no polo de Botucatu. Já o professor André Gim apon-ta que a importância dessa con-quista de Vitor Prado deve-se ao fato do aluno ter desenvolvido seu talento e ser incentivado a dar continuidade à sua carreira musical fora do projeto. “Para o projeto, a entrada de Vitor no Conservatório de Tatuí é gratifi-cante, pois significa que o aluno

Aluno do Projeto Guri de Botucatu entra para o

Conservatório de Tatuítomou gosto pela música e pelo instrumento, querendo ir além”, afirma André.

Sobre o Projeto Guri - O Projeto Guri atua em Botucatu desde abril de 2010, funcio-nando no período da tarde, das 13h30 às 17h30, e está instalado no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”, localizado na Avenida Dom Lúcio, Centro, oferecendo aulas de violino, violoncelo, viola clássica e canto coral. Lembrando que, para par-ticipar do Guri, os alunos devem ter de 6 a 18 anos incompletos.

O Guri é um projeto socio-educativo e completou 16 anos em 2011. Ele está sob a gestão da Associação Amigos do pro-jeto Guri [AAPG], tendo como principal parceiro mantenedor o Governo do Estado de São Pau-lo. São oferecidos, no período de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão, sendo os instrumentos concedi-dos pelo próprio projeto. Hoje o Guri atende 54 mil crianças em

414 polos distribuídos em 310 cidades do Estado de São Paulo.

Abertura de vagas no período da manhã - O projeto pretende expandir o polo de Botucatu para atender, também, no período da manhã. “Para isso, já possuímos a infra-estrutura e o apoio da nossa parceira, que é a Prefeitura. Só estamos esperando a autoriza-ção da sede do proje-to, que fica em São Paulo, para a am-pliação das vagas”, afirma Vinicius Hen-rique Bernardo Lopes, coordenador do polo de Botucatu. Ainda não há data prevista para a abertura de vagas no período da manhã.

Serviço:Projeto GuriEndereço: Avenida Dom Lúcio, 755, CentroTelefone: 3882-0133 Ramal 25

A dupla sertaneja Hugo e Tiago esteve na noite de domingo, 19, no Cama-rote Contigo!. Hugo, que tem parentes em Salvador, contou que este foi o seu se-gundo Carnaval na capital baiana e que está adorando. “Acho esse lugar incrível. Essa energia contagiante.” Já Tiago, aproveitou para falar sobre a nova música de trabalho da dupla, “De Madri a Salvador”, que está sendo veiculada junto com a propaganda especial de Carnaval da Tele Sena. “É a nossa música de trabalho do nosso primeiro DVD, e quinto CD. Estamos bem felizes e é uma homenagem ao baiano”, explicou.

Sobre a mistura de rit-mos vista nos trios, Tiago contou que a receptividade do sertanejo na capital do axé é grande. “Nunca sen-timos nenhuma descrimi-nação, Salvador deu muita abertura para o sertanejo. Hoje você encontra todos os ritmos no circuito, tem axé, samba e sertanejo. São sempre muito respeitosos com a gente, um exemplo, é que ontem tocamos com Ivete e hoje com o Harmo-nia do Samba.

Sertanejo foi muito prestigiado em Salvador

Gosto dessa mistura de ritmos que só tem em Salvador

D e b o r a h S e c c o e Roger Flores chegaram animados ao Camarote Contigo! na noite de sá-bado (18). “Viemos passar este sábado aqui, amanhã cedinho já embarcamos para o Rio, mas ainda tem a noite toda para se divertir”, disse Deborah.

A atriz, que está es-calada para a nova série global Loucos por Ela, disse que não teve muito tempo para descansar, mas que está feliz com o novo trabalho. “Será bem diferente do meu últi-mo personagem (Natalie Lamour, de Insensato

Coração). Viverei uma jornalista, mãe de dois filhos, antecipou.

Já quando o assunto é animação, Deborah passa o bastão para Roger. “Ele é muito mais animado do que eu. Por mim, ficava

mais em casa, mas ele acaba me convencendo a curtir”, disse Deborah. “É que, em especial no carnaval, tenho uma folga maior e, por isso, me dou esse direito de extrapo-lar”, completou Roger.

contigo

contigo

Page 24: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 20122Bwww.maisbotucatu.com.br

Rubens de Almeida (Alemão)Solidariedade

Ariovaldo Di Creddo

Conta Gotas

Antônio Carlos dos SantosMáximas e Mínimas

• Ele tinha um carro tão velho, que sempre que punha a mão para fora alguém lhe dava uma esmola.

• Digam o que quiserem dos dez mandamentos, deve-mos nos dar por felizes: afinal, não passam de dez.

• Quando Jesus ressuscitou apareceu primeiro a Maria Madalena? Porque a notícia tinha que correr rápido.

• Um dia vale por dois, para quem diz já e não depois.

• Vocês contam as pingas que eu bebo, mas não contam os tombos que eu levo.

As condições da educação pública neste país já estão reprovadas. Professores mal remunerados, classes superlo-tadas, currículo escolar deficiente, progressão continuada, etc. Os docentes continuam sendo desrespeitados, hostili-zados, humilhados, ameaçados e desvalorizados. Ninguém precisa ter um conhecimento científico para ver que os problemas só se agravam. Cada vez mais há um déficit crescente de professores devido as condições inadequadas de trabalho e baixa remuneração. Como poderemos acabar com a desigualdade social, a violência, a concentração de renda e os políticos corruptos? Essa situação só muda com uma revolução na educação pública, o que não aconteceu até agora.

Um país só consegue se tornar uma potência econômica e social investindo em educação, priorizando o conhecimento e a cidadania. Se isso não acontecer, continuaremos jogando no mercado milhões de jovens despreparados, sem qualquer perspectiva de ascensão social e econômica.

Simplesmente ma-ravilhoso foi o jantar dançante, realizado na noite do dia (11/02), no salão de festas SA-BOR & MORDOMIA, localizado às margens da Rodovia João Hipó-lyto Martins, a Casteli-nho, em comemoração à formatura dos alu-nos de cinco cursos da FATEC (Agronegócio, Informática, Logística e Transporte, Produção Industrial e Radiologia).

Perto de 700 pessoas, entre alunos e convida-dos curtiram algumas horas agradabilíssimas naquele aconchegante espaço, aliás, um am-biente muitíssimo apro-priado para festividades dessa magnitude.

Teve de tudo um pou-co; muita música bonita (a famosa banda MALA DIRETA, da cidade de Rio Claro, contratada para comandar o baile, deu um colorido ainda mais especial à noite), aperitivos dos mais va-riados, muitas “redon-dinhas” (bem geladinhas e, sem a “frescura” da exigência da apresenta-ção da identidade, afi-nal, não havia crianças convidadas) comida das boas e por fim, a agradá-vel companhia de muita gente fina.

Obviamente que o foco principal da noite foi a recepção progra-mada para receber e

Simplesmente maravilhoso...parabenizar os forman-dos (pouco mais de cin-quenta); no entanto, o clima no salão e a rica organização agigantou o evento e contagiou a todos, tamanha alegria que tomou conta, tanto dos formandos, como dos seus padrinhos, ami-gos e familiares.

“Nóis” (eu e o pes-soal de casa), com as graças DELE, também marcamos presença por lá. Com muita alegria levamos um carinhoso abraço à uma “guer-reira” que, de maneira majestosa, concluiu o curso de Agronegócio, a minha afilhada Carla Mazuti Teixeira. Que “baita” satisfação foi poder participar de um evento dessa grandiosi-dade e ainda, comparti-lhar momentos marcan-tes e inesquecíveis com muitos jovens talentos.

Eta vidinha praze-rosa de se viver! Mais uma vez, Deus me pro-porcionou o privilégio de encontrar com um “punhado” de amigos em outra linda festan-ça, entre eles, o querido Professor Roberto Anto-nio Colenci, uma figura das mais expressivas no cotidiano dessa respei-tável Faculdade de Tec-nologias que Botucatu conquistou.

Muito especial tam-bém foi sent ir como a nossa hospi ta le i ra

“CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS” segue num crescer admirável, no quesito espaço de lazer e entretenimento para a concretização de even-tos tão importantes.

Jamais imaginei que aquele salão de festas possuía toda a estrutura para realização de gran-des festividades Todas as 700 (e poucas) pes-soas que compareceram àquela solenidade fo-ram bem acomodadas e, mais ainda, ao longo de toda a noite, maravilho-samente bem servidas. Parabéns, por todo di-namismo, querido Samir Abdala, meu particular amigo, proprietário da acolhedora A LIBANE-SA e do tão belo espaço a que me refiro.

Outro fato “pra” lá de positivo, que inclusive, “balançou” o coração de todos os presentes foi o carinho demonstra-do pelo Senhor Diretor da FATEC, Professor Roberto Antonio Co-lenci, aos seus alunos graduados. Que beleza! Que coisa linda é saber que, mesmo a elegância estando entre as coisas em extinção neste país comandado por meia dúzia de picaretas, ainda encontramos dirigentes queridos e respeitados por seus orientados.

Parabéns, pela no-bre postura Professor

Beto Colenci. Sem dú-vida alguma, atitudes dessa g randeza, for -t a l e c e m a i n d a m a i s qualquer tipo de con-quista. Com cer teza, além dos maravilhosos e impor tan te s “ca r -tuchos” aqueles for -mandos levaram para a casa o carinho e o respeito de um Profes-sor que, acima de tudo, entende a importância de valorizar e respeitar o ser humano.

M e u c a r i n h o s o abraço desta semana também tem o “gos-t inho” de uma be la formatura. Com mui-to orgulho dedico-o a duas celebridades do mundo da medicina, do i s “companhe i ros de estrada” lá na nossa UNESP, com os quais, t ive a f e l i c i d a d e d e compar t i lhar por al -guns instantes de uma b o a p r o s a , n a f e s t a dos alunos da FATEC: meus amigos e leito-res dos meus “causos” semanais, Professores Carlos Claiton Mace-do de Freitas, um dos maiores Neurocirurgi-ões do país e o renoma-do Radiologista, agora bauruense de “carteiri-nha” José Morceli.

Page 25: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 2012www.maisbotucatu.com.br

3B

Jairo Pires de Campos

parte 3

Coluna do JairoHerval de Camargo Portella

- “Dioguinho”-

O Museu continua re-cebendo objetos. Dessa vez foi um fóssil de peixe com

aproximadamente 105 milhões de anos, de acordo com o Museu de Paleonto-logia de Santana do Cariri.

O objeto permanece-rá no Museu a título de

Museu do Café recebe fóssil de 105 milhões de anosHistórico

empréstimo feito pelo Sr. Ivalde Bellutta. De acor-do o Sr. Ivalde a peça é proveniente da Chapa-da do Araripe, região do Cariri, e mede 52 cm de comprimento por 6 cm de largura e foi adquirida há aproximadamente 20 anos.

O fóssil será agora preparado em um expo-sitor para poder se colo-cado, com segurança, em exposição. Além disso, uma importante empresa de Bebedouro procurou o Museu para doar dois equipamentos. São bene-

Diogo enveredou-se pelos tortuosos caminhos de “fora da lei”, tornando--se conhecido como um dos maiores facínoras do interior do Estado, com inúmeros assassinatos praticados. Por essa razão foi famosa personagem do mundo do crime, por isso respeitado e temido,

motivando muitas ma-térias jornalísticas a seu respeito. Moacir Bernar-do, escritor botucatuense é autor do livro intitu-lado “A Vida Bandida de Dioguinho”, onde o prezado leitor, se desejar, encontrará pormenores e interessantes informações sobre o mesmo).

Prosseguindo: Relacio-nado com esse aspecto da personalidade de Herval está o caso que emprestou título a este capitulo e que passo a narrar:

Preliminarmente, para materializar e situar a cena do fato apresento a seguir um desenho apro-ximado do local:

O Herval era o operador da máquina impresso-

ra Multilith instalada na segunda sala da ala direita considerada a entrada sul do prédio. Essa máquina, de porte um tanto grande executava todo serviço de impressão do correio em substituição ao ultrapas-sado mimeógrafo.

Eu era chefe da Quarta Secção e tinha o escritório instalado na primeira sala, à direita, pegada e anterior à da gráfica. Entre essas salas havia uma porta co-municante inativa.

Certo dia de rotina, encontrávamos Herval em sua sala eu na minha. De repente um forte estampi-do ocorreu no recinto do Herval cujo som pude bem

ouvir devido sua facilitada propagação através da dita porta. Interpretei-o como proveniente de arma de fogo. Seguiram-no outros sons indefinidos que pa-reciam batidas desferidas com algum objeto em ou-tro. O fato preocupou-me. Apressei em dirigir-me à sala do Herval. Encontrei--o empunhando um mar-telo e batendo com ele em diversos objetos, inclusive móveis. Estava inquieto, agitado. Aparentava ner-voso e preocupado No recinto também encontrei presente o servidor Ama-deu Albertini, igualmen-te mostrando fisionomia abatida, pálida, com apa-rência assustada, nervosa e preocupada. Estavam

silentes. Indaguei do Herval sobre o que teria acontecido, tendo ele dito que o Amadeu ao pe-gar um revolver seu para examiná-lo, inadvertida e imprudentemente, acio-nara seu gatilho causando o disparo acidental de um projétil, que felizmen-te não causou qualquer dano pessoal ou material. Quanto às marteladas que desferia em variados obje-tos tinha por fim a busca e obtenção de um som (ono-matopéico) visando imitar o do estampido ocorrido, disfarçando-o para não atrair a atenção e curio-sidade dos que pudessem tê-lo ouvido. De fato, a não ser eu, ninguém mais acorreu ao local!

Uma curiosidade concernente à descrita ocorrência: Esse citado martelo, cuja figura mostro a seguir, recebi-o de presente do Herval e ainda o tenho em meu poder.

ficiadoras de café, sendo uma fabricada pela em-presa Blasi de Botucatu, e a outra pela empresa D´Andrea, de Limeira.

As tratat ivas estão caminhando e a Coor-denadoria espera, em breve, trazer esses equi-

pamentos para a Fazen-da Lageado para serem expostos. Impor tante destacar que toda do-ação é feita dentro do projeto “Da Sua Casa para o Nosso Museu” sendo que o doador pas-sa a ser mais um “Amigo

da Fazenda Lageado”. Já no caso de emprésti-mo, face a precariedade do gesto, pois o objeto pode ser devolvido ao proprietário, não existe a possibilidade do doador se tornar um Amigo da Fazenda Lageado.

Aulas Magnas, orienta-ções sobre saúde e progra-mas de intercâmbio, além de visitas ao Hospital Ve-terinário e áreas de produ-ção da Faculdade, fazem parte da programação.

Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a Faculda-de de Medicina Veteriná-ria e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, vai receber os ingressantes nos

FMVZ/Unesp prepara recepção para ingressantes

seus cursos de graduação.Os calouros de Medici-

na Veterinária e Zootecnia serão recepcionados na Casa da Arte da FMVZ, a partir das 8h. Na oca-sião, serão apresentados ao diretor, vice-diretor, supervisores das unidades auxiliares, chefes de De-partamentos, coordena-dores dos cursos, diretora técnica acadêmica, super-

visora da Seção Técnica de Graduação, presidentes dos diretórios acadêmicos e assessora pedagógica.

A partir das 8h30 terão início as Aulas Magnas de Medicina Veterinária, com o professor Celso Antonio Rodrigues, e de Zootecnia, com o professor Nabor Veiga.

Ainda pela manhã, os novos alunos vão ouvir

representantes da Pre-feitura Municipal dando orientações sobre saúde e a professora Jane Megid apresentando os progra-mas de intercâmbio que envolvem a unidade. Por fim, coordenadores de curso e a supervisora da Seção Técnica de Gra-duação tiram as dúvidas mais frequentes entre os ingressantes.

No período da tarde as atividades serão coor-denadas pelos Diretórios Acadêmicos da Medicina Veterinária e da Zootec-nia.

A programação de re-cepção continua no dia 28, terça-feira. Os calouros de Medicina Veterinária vão visitar todas as instalações do Hospital Veterinário, em Rubião Júnior. Por

sua vez, os novos alunos do curso de Zootecnia conhecerão os setores de produção animal, na Fa-zenda Lageado.

Após um almoço de confraternização no Clube de Campo da ASU, a tarde será dedicada a apresen-tações das atividades dos Diretórios Acadêmicos e apresentação dos Grupos de Estudos da FMVZ.

Page 26: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 20124Bwww.maisbotucatu.com.br

AnimaisShitzu macho e fêmea vacinados - pedigri 9128-0939 | Lilian ou Carlos

Filhotes de gato persa. R$ 300,00 (macho) e R$ 350,00 (fêmea), cores red, creme e branco. F: 97581397 - Gisele

Filhote de labrador fêmea - amarela - 90 dias 3882-0247 | Elza

Yorkshire macho - com10 meses R$ 900,00 (negociável) 9633-9638 | Mônica

Procura-se Cachorro da raça Maltês - Branco Problema de saúde 3815-3294 | Clelia

Procura-se Cachorro da raça Poodle - Branco gravata azul sumiu na Vila Pinheiro 3882-5670 | Elza

Pastor Alemão Filhote 9606-5257

Filhote de Poodle Toy branco - 4 meses 3882-0247 | Elza

Ponei fêmea - R$400,00 9745-3500 | Josemar

Filhotes de Poodle R$120,00 9692-7698 | Rodrigo

Gato persa branco macho 2 meses R$ 300,00 96140161 | Daiana

Blue Heeler e Pastor Alemão a partir de R$300,00 9611-5887 | Solange

DiversosCadeira de alimentação Galzerano - R$ 120,00 9614-0161 | Daiana

Barbeador elétrico novo(masculino) $ 150,00 -fone 38823246

Estante/Mesa para computador - R$ 80,00 - 3882-5737 - Maraci

Motor de máquina de tricô+lã-$ 1.500,00 - 3882-3246

Toldo modelo túnel, 3x2m, marrom. R$ 250,00 F: 96745001 - Val

Carrinho de bebê, passeio, verde. R$ 40,00 F: 96124611 - Adriana

5 cornetas para carro. R$ 60,00 cada 3815-3455 | Livaldo

Módolo automotivo Buster - seminovo - R$ 380,00 3815-3455 - Livaldo

Alto falantes de 12 R$ 250,00 e R$ 150,00 3815-

3455 | Livaldo

Bicicleta azul - 18 marchas - R$ 100,00 3815-3455 | Livaldo

Vitrô de ferro 3,80x1,50m - R$ 500,00 3815-7382 | Rosangela

Carreta 2,50 x 1,40 metros guarda alta - R$ 3.000,00 - 9620-5669 | Andréia

Manequim masculino - R$ 50,00 3814-6235

Telescópio zoom x600 - R$ 190,00 3814-0594 | Marcelo

Fritadeira 18 lts - R$ 600,00 3814-3105 | Silvia

Cadeira escritório vermelha - giratória - R$ 75,00 3814-6235

Esteira Elétrica com monitoramento - semi-nova - capacidade 100kg R$ 400,00(facilita o pagamento ou troca por computador completo) 3882-3175 | Silvia

Aquário +/- 50lts - R$ 60,00 3882-2014 | André

Bicicleta ergométrica Caloi - R$ 260,00 3882-2014 -| André

Capacete Cinza - Nº60 R$35,00 3815-2453 | Roseli

Cadeira de papinha Galzerano - unissex - R$ 120,00 9614-0161 Daiana

Capota de fibra com vidro para F-1000 - F-4000 ou D-20 - R$ 400,00 9779-9018 | Edvaldo

Carrinho de bebê rosa - Galzerano e um berço rosa sem colchão seminovos - R$ 150,00 9687-4608 | Ana

Lote de 80 peças de roupas - R$ 80,00 3813-1827 | Janete

Pia de granito preto - 2 mts - R$ 180,00 3882-3242 | Ivonete

Esteira elétrica R$ 350,00 3882-3242 | Ivonete

Carrinho de papinha Galzerano - R$ 120,00 9614-0161 | Daiana

Pistola de pintura alta pressão - ar plex ótimo estado - R$ 100,00 9644-2619 | Marlene

Carrinho de passeio

Bandeirantes - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

Quimono karate - infantil grande - $50,00 8151-6330 | Eduardo

Carrinho de passeio com volante - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

Banheira com suporte Galzerano - R$ 130,00 9614-0161 | Daiana

Máquina de Costura singer - overlock caseado - bordado seminova - R$400,00 3882-4786 | Hermelina

150 tábuas de pinho 2,5m X 30cm X 2cm perfeito estado 3882-4686 | 97186446

Aulas particulares 1 ao 5°ano 9708-3019 | Joseli

Barco 6m² - borda alta motor Yamaha - 25hp poucas horas de uso R$ 15.000,00 9798-0655| Eduardo

Kit gás completo - seminovo para veículo - R$1.200,00 9608-6035 | Vivaldo

Piscina 5mil litros - Fibra Nova - R$800,00 9745-3500 | Josemar

Coifa grande inox - R$200,00 9746-5012 | Maria Lúcia

Maca com 2 regulagens - R$ 150,00 9733-0933 | Rodrigo

Vendo pizzaria completa 3813-1279 | Sueli

Alto falante Extreme 12” - módulo Power one 8816-5900 | Marcos

Trailler Reboque Karmann 1991 - branco - R$ 10 mil 8165-0504 | Cesar

Eletro domésticoFritadeira elétrica 18 litros - industrial água e óleo R$ 600,00 9758-2777

Geladeira Frost Free - bege Brastemp - R$ 200,00 9713-7743

Lavadora Brastemp 6kg - semi-nova - R$ 300,00 9782-8205

Troco ou vendo geladeira

seminova por um freezer R$120,00 3815-6729 | Adalgisa

Fogão Dako, novo - 5 bocas branco - R$ 600,00 9645-3559 | José Vicente

Geladeira duplex - consul branca - R$ 600,00 3813-3442 | Fabia

Fogão industrial Venâncio - R$ 200,00 9777-1123 | Narlene

Freezer Brastemp - vertical - 270 litros - R$200,00 - 3882-5737 - Maraci

Geladeira Brastemp R$300,00 97014634 | Denise

Geladeira Cônsul R$300,00 97014634 | Denise

Tanquinho - R$120,00 9660-7053 | Elisa

Fogão Dako R$ 100,00 97014634 | Denise

Lavadora Eletrolux 8 kg R$ 600,00 - semi-nova 3814-4827 | Patrícia

Geladeira Continental 360 L branca - R$ 500,00 - semi-nova 3814-4827 | Patrícia

EletrônicoTv LG tela plana - 29 polegadas 6 anos de uso - perfeito estado R$ 500,00 9615-7423 | Tina

Computador com mesa e cadeira - R$190,00 8151-6330 | Eduardo

Televisores de 20 e 16 polegadas Sharp colorida, com controle R$ 260,00 cada - 3882-2014

TV Philips tela plana - 21” em ótimo estado - R$ 200,00 3882-5157 | Ana

Projetor LG 2700 Lumens novo na caixa - R$ 1.000,00 9739-9947 | José Roberto

Filmadora Sony grava em mini DVD nova na caixa - R$ 600,00 9739-9947 |José Roberto

Receiver Philips - bom estado R$100,00 9644-2619 | Marlene

SubWoofer 450 RMF - 12 polegadas R$ 150,00 9644-2619 | Marlene

EmpregosContrata-se corretor de imóveis 9798-0655 | Eduardo

Entregador moto 300cc - qualquer região 9692-8077 | Leandro

Precisa-se de manicure com experiência 3814-4729 | Célia

Serviços no setor de gastronomia (Hotéis, restaurantes, Buffet, Orientação nutricional, treinamento e criação de cardápios) Trabalho há mais de 30 anos no ramo em São Paulo e me aposentei recentemente 3813-4301

Ofereço-me para trabalhar como cuidadora de idosos durante o dia 9635-0380 | Terezinha

Precisa-se de manicure com experiência 9775-5224 | Alessa

Ofereço-me para trabalhar como doméstica com boas referências 3814-0425 | Renata

Motorista categoria A e D ou ajudante geral 9179-8598 | Anderson

Escola de idiomaFranquia Escola de Inglês no Centro R$300.000 9735-0065

GamesNintendo 64 + 1 controle + 1 jogo R$ 100,00 9731-5630 | Rafael

Compro cartuchos do Nitendo 64 3815-9712 | Bruno

Playstation 3 Novo - 2 controles - R$850,00 3815-7773 | Felipe

Jogo PS3 Transformer Cyber Tronic R$ 130,00 9731-5630 - Rafael

Nitendo DFI rosa - destravado 25 jogos - R$50,00 9738-4185 | Willian

JardinagemMáquina de cortar grama motor 2 tempos - 5.0 9762-5353

Móveis10 cadeiras de madeira com ferro - R$ 20,00 cada 9777-1123 | Narlene

Cômoda Marfim 10 gavetas R$ 50,00 97014634 | Denise

Hack de madeira marca Casa Verde semi-novo - R$ 150,00 F: 38825157 - Ana

Cama com auxiliar em mogno - R$ 200,00 97014634 | Denise

Berço cor marfim - colchão mosquiteiro - R$ 100,00 9614-0161 | Daiana

Guarda roupa Marfim - R$150,00 3815-9927 | 9615-4802

Cama de casal com colchão R$200,00 - seminovo 3815-9927 | 9615-4802

Berço madeira cor mogno - com colchão R$ 100,00 9641-0833 | Débora

Raque de madeira R$ 100,00 - bom estado 3814-2236 | Ângela

Berço padrão americano em MDF - R$ 250,00 9607-1165 | Natália

MúsicaTeclado Roland Juno D semi novo R$ 1900 9766-0642 | Alander

Teclado Cassio modelo CTK481 R$230,00 9738-4185 | Willian

Saxofone alto Vince - seminovo - dourado - lindo 9781-4386

VeículosChevrolet

Monza SLE 2.0 - ano 92 - 4 portas azul - R$ 8.000,00 3813-3135 | Vanessa

Montana Sport preta - 2007 - flex - completa 9798-2149 | Silvio

Corsa Hatch, Joy, prata, 2006. R4 20.500,00 - 3814-5992

Corsa Sedan 1.6 - prata 2003 - R$18.000,00 3882-4429 | Carmem

Corsa Wind 1994 - R$ 7.800,00 9674-5566 | Silmara

Kadet GL 1.8 - 95 - vinho R$ 10.000,00 3815-2347 | Daniel

Prisma Maxx prata- 2009 - R$ 27.000,00 96963493 | Leonardo

Kadet GLS Branco - 98 Gasolina - 2 portas 9787-6512 | Marcos

Corsa GLS 99 1.6 - 4 portas - completo vinho - R$14.000,00 3813-4399 | Jocelino

Chevete 88 prata - R$5.500,00 3815-2360 | Rogério

Fiat

Pálio - 4 portas - 96 - vinho - 1.6 - R$ 11.000,00 97667774 | José

Vendo carro ou troco carro por carro mais novo (assumo dívida) Uno bege 2 portas a álcool, 88 - 9725-9092

Fiat Elba azul, 4 portas, ano 94, 1.6, gasolina. R$ 9.500,00 F: 38147439 - Edvaldo

Uno Fire - 2004 - prata - 4 portas - modelo 5 - R$ 14.500,00 - 8116-7267 | Roberto

Tempra - 93 - completo aceito troca/carro - R$5.800,00 - 9748-5502 | Marcos

Tipo 1.6 preto - completo ano 97 - R$ 7.000,00 9769-5556 | Oscar

Fiorino 1.5 - azul - 94 - roda liga leve vidro elétrico - santo antônio lona marítima - R$ 9.200,00 9774-7120 | Carlos

Ipanema 90 - gasolina - bege R$ 5.000,00 9193-7995 | Roberto

Uno Mille Fire 2005 - 4 portas prata - R$ 14,500.00

8116-7207 | Roberto

Pálio Adventure 2003 - 1.8 - completa verde escuro R$ 24.000,00 9141-7610 | Vado

Siena EL 1.0 - Cinza Crômo - 10/11 Tranferir dívida 9705-5541 | Edson

Uno - 92 - cinza - 2 portas - gasolina - alarme - R$ 6.500,00 - 3882-7760 | Edenelson

Pálio - 99 - prata - 2 portas - troco por carro de menor valor - 9131-0582 | Maria

Pálio LX - 1.4 - 4 portas - flex - preto 2006 - R$ 21.000,00 7834-8715 | William

Uno Mille - 96, verde - 2 portas - gasolina - R$ 8.500,00 9762-0700 | Camila

Pálio 16v - Preto - 4 portas - gasolina 2002 - R$16.500,00 3814-6880 | Tereza

Pálio 97 vidro - trava - alarme flex - R$ 10.900,00 8816-5900 | Marcos

Pálio 97 - Vidro - trava - alarme roda - R$11.000,00 9785-3173 | 3815-9972

Uno 96 - Completo - 4 portas Preto - R$ 5.000,00 9708-8993 | Valéria

Ford

Ford Corrier 98 - vermelha R$ 11.000,00 9671-3000

Del Rey - 1.8 - 1988 - Álcool Dir. Hidraulica Vidro Elétrico R$5.000,00 - Aceita troca 9708-3939 | Cássio

Escort SW 97 - azul - completo R$ 11.000,00 9723-7571 | Everton

Fiesta Sedan 1.0 - 2005 - Gasolina 57.000km - Prata 9669-0353 | Silvio

Escort 89/90 - cinza chumbo álcool - ótimo estado doc. ok. - R$ 5.000,00 3815-6623 | Paula

Perua Escort azul - 4 portas 1997 - R$9.500,00 3882-0543 | André

Ford Versalles 94 - Completo - 4 portas Verde escuro - R$6.500,00 9606-0677 | Ocampos

Volkswagen

Gol G3, 2001, prata, 4 portas, completo (menos ar). R$ 14.700,00 F: 9741-9900 - Gustavo

Gol G3, 2002, chumbo, 4 portas, completo. R$

AULAS PARTICULARES PARA CONCURSO PÚBLICO

Segunda - feira | Terça - feira | Quarta - feira

Professor Roque Carvalho

Turmas: 5 alunos(as) Horário: 19 às 22 horas

3882-0568 | 9761-0954 | [email protected]

Rua Jorge Tibiriçá, 260

Page 27: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 2012www.maisbotucatu.com.br

5B

16.800,00 F: 9741-9900 - Gustavo

Pointer 95, GLI 1.8, grafite, VE, TE, AL, DT, rádio CD, 4 portas, farol de milha, em ótimo estado. F: 38159903 - Ana Paula ou Amaury

Gol CLMI 1.8 - 97 - vermelho - 2 portas ar cond. - pneus novos - vidro elétrico - flex - R$ 15.000,00 9798-0655 | Eduardo

Golf - 95 - vermelho - 4 portas - R$12.200,00 - 9697-3614 - Guilherme

Saveiro, 2007/08, prata, R$ 23.500,00 - 3814-5992

Fusca 76 - Bege - Motor 1300 R$ 4.500,00 9728-3065 | Virginio

Fusca 1600 81 - ótimo estado azul - R$ 7.200,00 3815-3455 | Livaldo

Gol prata - 99 - 4 portas 8v. - R$ 13.500,00 3815-7978 | Juliana

Gol VW 1998- 4 portas - Gasolina Branco - R$ 9.500,00 3814-2166

Gol G3 1.0-8v-2002-único dono R$ 15.000,00 9731-8824 | Júnior

Gol CL Branco - 1989 - álcool 1.6 - R$5.700,00 3814-2166

Gol 98 - vermelho - 2 portas AC/VE - pneus novos 1.8 - R$ 15.000,00 9798-0655 | Eduardo

Gol GL 1.6 - álcool - 2 portas - 89 branco - R$ 8.000,00 97526522 | Rodrigo

Gol 91 gasolina - azul metálico 1.8 - R$ 6.300,00 97873436 | José Antônio

Saveiro 2001 - Cinza - vidro elétrico 2° dono - R$ 19.000,00 9708-0556

Logus 95 - 2 portas prata - R$8.000,00 9726-0234

Gol 91 - 1.8 - Azul R$7.800,00 9612-8437 | Fabiana

Fusca verde - motor 1.500 cl R$ 3.200,00 9798-6861 | Índio

Gol Especial 2002 - 2 portas - cinza R$14.500,00

9718-6428

Passat vermelho - 75 - mais carretinha - ótimo estado R$ 2.500,00 9799-3486 | Luiz

Outras Marcas

Citroen - Xsara Picasso - EXS 2004 - completo 3815-3680

Honda Fit 2011/2012, cinza, completo, com 4.000km. R$ 54.800,00 F:96686452 - Pedro

Renault Logan 2008/2009 - azul - 1.0 R$ 11.000,00 + 55x R$319,00 91971416 | Antônio

Van Master Renault 16 lugares - 2006 - prata - R$58.000,00 - Tr. Roberto 9783-7889

Honda Civic 98 - prata - R$16.000 9798-0118

MotosCompro painel para moto fazer 2006 - 9701-3187 - Marcos

CBR 450 azul - ano 90 - R$ 10.000,00 9604-8000 | Edmilson

CG Titan - 98 - Azul - R$ 2.000,00 - 3813-0257 - Eliseu

Yamaha Cripton, ano 99, vermelha, único dono. R$ 1.500,00 F: 38149535 - Silvana (após as 18h)

Suzuki Yes 125 2008 - vermelha - R$ 4000,00 3815-3455 | Livaldo

CG 150 preta - 2008 3815-3026 | Leandro

CG titan - 150 - ESD - 2004 - vermelha - R$ 3.300,00 - Bruna - 9723-7668

CG 150 2006 - KS - preta R$3.200,00 9121-8732 | Eduardo

Titan Ks 150 - azul - 2004 R$ 3.500,00 3814-2646 | Cláudio

CG Titan KS 125cc - Vermelha 2011 - R$ 2.800,00 9631-0994 | Tom

Yamaha YBR 2007 -

partida elétrica 950km - único dono R$ 5.000,00 9798-0655 | Eduardo

CB 300 2009/10 - Amarela 9.000km - Acessórios R$ 9.900,00 9149-6123 | Gustavo

Teneré azul - 1990 - ótimo estado R$ 10.000,00 97136339 | Dirceu

Imóveis

TerrenosVendem-se

Ninho Verde II 450m2 - R$14.000,00 (11) 9815-9198 | Cláudia

Vila Maria 10x15 - positivo 9787-6512 | Marcos

Ninho Verde 408,87 m² - (baixo da serra) R$ 5.000,00 9715-7673 | Aparecida

Altos do Paraíso 2 terrenos - 250m² (cada) Plano - R$ 85.000,00 (cada) 8165-2024 | Tereza

Rua Cardoso De Almeida 10X45 - R$ 130.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Rua. Curuzu de esquina - 1020m² R$ 250.000,00 para fins comercias 8122-0050 | 7834-0830

Jardim Ipê 10x25 - Quitado R$ 35.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Vila Padovan 725m² - R$ 350.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Jardim Cambuí 400mts esquina R$ 70.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Rua. Gal. Telles 11x36 - R$ 100.000,00 8122-0050 | 7834-0830

Jardim Monte Mor 10x25 - Rua 3 - R$30.000,00 3813-8709 | Rosana

CasasAluga-se

24 de maio Rua Rubens Tonini, 1178 3 quartos - Sala - Cozinha Garagem - R$600,00 9776-0124 | Tereza

Vila dos Lavradores 1 suite - 1 quarto - 1 banheiro cozinha - copa grande lavanderia - garagem coberta p/ 3 carros 3813-1304 | Rubens

Salão comercial 120m² - Jd. Panorama 9621-7759 | José Roberto

Procura-se Inquilino moça ou casal responsável - Vila São Lúcio - R$ 250,00 3881-3214 | Rita

24 de maio 3 quartos garagem - R$480,00 3814-6880 | Tereza

Vendem-se

R. Domingos Cariolla 2 quartos - sala - copa - cozinha garagem - R$90.000,00 3882-0708 | 3882-6587

Comerciarios II 1 dorm - R$ 90.000,00 3815-

8168 | Carlos

Vila Maria 2 quartos - cozinha sala de jantar - sala de estar espaço para garagem 10x50m² - casa antiga R$90.000,00 9708-0364 | Luciano

Cohab I Av. Dr. Jaime Almeida Pinto 3 quartos - sala - cozinha banheiro - com grande possibilidades para comércio R$ 180.000,000 3814-2621 | Wellington

Bairro Alto Cornélio Pires R$150.000,00 9611-5887 | Solange

Casa de esquina 2 dormitórios - edícula no Jd Peabiru - R$ 70.000,00 38134529 | Silvana

ApartamentosVendem-se

Próximo ao Centro 3 dormitórios R$210.000,00 3882-3010 | Joseli

Jd. Paraíso 2 quartos - R$ 140.000,00 9798-0077 | 3882-0777

Aluga-se

Vila Maria 2 dormitórios - sala - cozinha banheiro - garagem para 2 carros - quarto de despejo nos fundos - R$ 700,00 3013-1404

Kitnet mobiliada para moça. Próximo a Vital Brasil

R$ 650,00 - 3882-2014

Centro Rua Maj. Leonidas cardoso 134 - apto 04 - 03 salas cozinha - banheiro sem garagem - R$ 800,00 3815-8483 | Ricardo

Comerciaisvendem-se

Trailler de lanche completo - R$12.000,00 - 9628-7745 - Alexandra

Loja de cestas e presentes com 13 anos no comércio 9700-

Como cuidar do jardim de acordo com os meses do ano

parte 2 (final)

Julho - Proteger os caules com palha. Podar cercas-vivas, árvores e arbustos.

Florações: amor-perfeito, caliandra, cássia-mimosa, cerejei-ra ornamental, ipê-roxo, rododendro (tipo de azaléia), verbena, quaresmeira.

Agosto - Podar os gramados e cobri-los com uma camada de 1 centímetro da seguinte mistura: 4 partes de terra vegetal preta, 3 de areia grossa e 3 de esterco de curral bem curtido.

Planejar as plantas que serão cultivadas na primavera.Florações: abutilon, azaléia, bauínia, buquê-de-noiva,

glicínia, jasmim, manacá-da-serra.

Setembro - Transplantar vasos e adubar canteiros. Adube também os gramados (mesma dosagem indicada para maio).

Florações: calceolária, campânula, esprinha, gardênia, grevilha arbustiva, ipê-amarelo, miosótis, quaresmeira-roxa.

Outubro - Planeje o jardim com espécies que florescem no verão.

Podar um pouco as azaléias e limpar galhos secos.Florações: agapanto, anêmona, antúrio, cineraria, gerâ-

nio, guapuvuru, margarida.

Novembro - Transplantar vasos e canteiros.Florações: agerato, amor-perfeito, clínia, flamboyant,

jacarandá-mimoso, petúnia, sálvia.

Dezembro - Elimine galhos secos e adube gramados com adubo químico (dosagem indicada para maio).

Florações: cravo, gladíolo, hortênsia, jasmim-manga, magnólia amarela, rosa, quaresmeira.

0772 | Luciana

Sorveteria R$ 8.000,00 8119-0486 | Levy

aluga-se

Box Galeria Central Rua Amando de Barros, 1283 3813-5522 | Pimentel Imóveis

Sala comercial (n°21) na Galeria Central Shopping, piso superior, com 2 banheiros. R$ 450,00 F: 38158483

2 salas Galeria Central Shopping Rua Amando de Barros, 350 3815-8483 | Ricardo

Ponto comercial Rua Antônio Amando de Barros, 580 - Vl. Cidade Jardim 3815-1136 | Diele

Chácaravendem-se

Califórnia I 1118 mt² - quitada R$ 22.000,00 9660-1956 | Adilson

RanchoAlugam-se

Mina/Nova 4 quartos - Piscina Churrasqueira Diária R$200,00 3882-7029 | Odete

Dicas daPró Verde

Antes de IMPRIMIR,

faça um orçamento

(14) [email protected]

Page 28: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 20126Bwww.maisbotucatu.com.br

LiteráriaLiterária

Botucatu Antigamente

Marinez Stringheta

Célia Maria Alves José Augusto

Maria Olga de O. Lima

Que o brilho em meus olhosSe apague

O sorriso morra em meus lábiosA alegria dê lugar à tristezaE a vida perca sua beleza.

Tenho medo que o amanhã

EscureçaO amor não aconteça

E a flor tombe solitária.

Tenho medo que minhas mãosEncontrem o vazio

E as pérolas escapem do fio.

Tenho medo de nada entenderArriscar... Ousar...Sem me arrepender

Tenho medo de nada temer.

Na insensatez dos conceitosEmergem desejos.Quebra-se o elo:

Desequilibra-se o universo.

A expectativa perscruta aurorasNeste querer maior

De peles de veludo úmidasNo desenho de nós mesmos.

Na hora cálida da tardeAtiçam-se todas as luzes!...

Um pouco de mim, de ti, de nós E a explosão de todos os

sentidos.

Cada espaço traz a medida certa...um oceano cresce entre nossas

vidasE nesta separação, entre

desenganos,Descubro-me atônita!

Olhos ao longe (tão longínqua distância!...)

Sou voz perdida, sou desterro, sou muito menos agora

Que as entrelinhas deste poema...

C-1930 - Administração dos Correios de Botucatu - Riachuelo com Siqueira Campos

Entrelinhas

Tenho medo

Somente usaria Os mais lindos vestidinhos,

Bem rodados,Com bordados no barradoDe amarelinhos patinhos.

Quando fosse à praiaUsaria sapatinhos de borracha Com desenhos de peixinhos.Se eu voltasse a ser criança

Tantas... tantas... Seriam as minhas esperanças.

E meu rostinho de meninaInspiraria todo dia

A vontade de crescer, ser mocinha,

Usar batom, saltinho...Mui lindinha...

Nada, nada em desalinho!...Unhas... vermelhas

Cor da paixão.E meu coração estaria

Sempre prontoPra alegria e ilusão.

Se eu voltasse a ser criança,De mamãe e papai,

Eu teria os mais ternos E verdadeiros carinhos,

A certeza do amor perene, inteiro...

Oh! Quantos mimos!!E o colo deles seria certamente

O meu mais aconchegante...NINHO!...

Se eu voltasse a ser criança...

Antes tinha..., até em nossa portaNos sítios, até nas fazendas

Nas cidades, até nos longos bairrosEra na caderneta, na confiança

Comprava-se de tudo da pinga ao fumo

Hoje em dia, tudo é muito diferenteUsando e plagiando um artista Com o progresso nossa gente

Nem se faz uma idéiaHoje em dia só mercados, temos que

ir atrás

Que saudades, que saudadesDos antigos armazéns ou vendinhasOnde tudo se tinha e em todo lugarAté ponto de encontro e de negócios

Procuro mas não acho que saudades

Nas cidades, nos sítios e nas fazendas

Ia-se a cavalo, ou de carroçasTudo se achava da pinga ao fumo

Todo papo era bem vindoEm nossas queridas vendinhas

Queridos amigos me ajudem a encontrar

Nossas queridas vendinhas, lá ou cáNos sítios, nas estradas ou

nas fazendasProcurando e achando, achandoPara podermos reunir e conversá

Procurando

Page 29: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 2012www.maisbotucatu.com.br

7B

EtiquetaReceita da semana

MensagemBeleza

HoróscopoPrevisão Semanal

Aproveite a Lua Nova para avaliar seus sonhos, contemplar a natureza e relaxar. O início da semana será muito gostoso e re-vigorante. Vênus em seu signo destacará sua beleza, vivacida-de e sensualidade. Mas os encontros mais estimulantes virão somente a partir quinta, com a entrada da Lua em seu signo.

Aproveite a Lua Nova para iniciar um projeto de trabalho. Ativida-des que proporcionarão maior bem estar também estarão em pauta, mas oposição entre Marte e Mercúrio cobrará maior poder de organização no cotidiano.

Prazer, paixão e muita diversão marcarão a Lua Nova em harmonia com seu signo. Momentos deliciosos na vida íntima trarão também inspiração para o trabalho. Bom período para desenvolver projetos autorais e mostrar seus talentos ao mundo.

O futuro parecerá mais atraente no início da semana. Lua Nova na sua área da carreira iluminará caminhos de maior realização pessoal e profissional. Aproveite a inspiração “divi-na”, entre terça e quarta, para iniciar um novo projeto.

O início de uma nova fase na vida familiar trará mais conforto e proteção emocional. Um sonho antigo po-derá ser realizado nesta Lua Nova. Vênus em harmonia com seu signo promete encontros animados, alegria e prazer.

Um roteiro de viagem e conexões com pessoas de outros lugares criarão um clima de aventura nesta se-mana. Lua nova em harmonia com seu signo promete momentos mágicos e um encontro surpreendente que tocará seu coração profundamente.

Fase positiva para promover mudanças na carreira e na vida pessoal. Aproveite a Lua Nova para planejar o futu-ro e para mudar o estilo de vida. Poderão surgir gastos extras, com oposição entre Marte e Mercúrio. Segunda e sábado trarão chances para o amor.

A semana começará animada por muitos encontros se-dutores e divertidos. Novo romance poderá ter curta duração, mas valerá cada segundo. Fase favorável para comprar ou vender imóveis. Conexão positiva entre Sol e Júpiter trará oportunidade nos negócios.

Notícias de longe esquentarão o coração, com conexão positiva entre Júpiter e Sol, na sua área afetiva, que também trará um encontro encantador, se estiver em busca do amor. A Lua Nova inaugurará uma época de maior satisfação na vida íntima.

Lua Nova em seu signo inaugurará mais um ciclo de um ano em sua vida. Aproveite esta semana para tomar decisões que determinarão novos rumos. Poderá haver choque de interesses entre você e o parceiro, com opo-sição entre Marte e Mercúrio.

ÁRIES

LIBRA

ESCORPIÃO

TOURO

GÊMEOS

SAGITÁRIO

CÂNCER

Semana gostosa para se divertir e ficar por dentro das novida-des. A cabeça está precisando de um descanso. Aproveite a Lua Nova para relaxar a mente com assuntos leves e conversas despretenciosas.

CAPRICÓRNIO

LEÃO

AQUÁRIO

VIRGEM

PEIXES

Novas amizades abrirão caminhos de expansão. A Lua Nova promete encontros mágicos e agradáveis, que terão tudo a ver com o seu momento. Aproveite esta semana para se sintonizar com os sonhos. Conexão positiva entre Sol e Júpiter aumentará a autoconfiança e impulsionará projetos pessoais.

Acesse

http://botucatu.com.br

http:www.ticketcoletivo.com.br

Acesse

Salmae você“Altos e baixos atingem todas as pessoas. Mas é pos-

sível encontrar o equilíbrio quando você decide se aceitar exatamente como é. O importante é o que você sente, e não o “certo” que o sistema insiste em nos impor. Cultive a auto aceitação, pois esta é a única maneira de alcançar a paz e a felicidade.”

Dicas e TruquesQUE FACILITAM NOSSA VIDA:

NA COZINHA- Para saber se a calda já atingiu o ponto de fio,

mergulhe uma colher em água fria e tire um pouco de calda da panela. Mergulhe os dedos em água fria e, com cuidado para não se queimar, pegue um pouco da calda entre o indicador e o polegar. Se a receita pedir ponto de fio fraco, ao afastar os dedos o fio deverá se formar e se romper logo em seguida e se a receita pedir ponto de fio grosso,ao afastar os dedos deverá se formar um fio resistente, que deverá demorar alguns segundos para se romper.

- Ao precisar caramelar uma fôrma, como saber se a calda já atingiu o ponto de caramelo? É só deixar cair algumas gotas numa tigela com água fria: a calda deverá crepitar.

NO SEU DIA A DIA- Para retirar a ferrugem das chaves, mergulhe-as

em uma mistura composta de uma parte de gasolina e duas partes de óleo de oliva. Enxugue com um pano macio e termine, passando lixa de papel.

- Se você lidar com graxa de motores e suas mãos ficarem “encardidas”, para limpá-las faca o seguinte: lave as mãos com um pouco de serragem e com um xampu para cabelos normais. Tente!!!

Pele bronzeada é sinônimo de verão! Você conseguiu adquirir aquele moreno tão cobiçado, mas percebe que aos poucos a cor está sumindo? Bem, não se desespe-re pois ainda há muito sol a sua espera, e você pode manter seu bronzeado por um bom tempo tomando alguns cuidados: Tome sol aos poucos e não esqueça do filtro solar.Os banhos devem ser mais rápidos e mais frios para preservar a lubrificação e umidade da pele. Esqueça as esfoliações. Deixe a bucha de lado e prefira os sabonetes líquidos ou específicos para o verão. Após o banho use um bom creme hidratante. Beba muita água.E a água de côco é a bebida do verão pois hidrata a pele e repõe as vitaminas perdidas com a transpiração. Inclua na sua alimentação pepino, melão, melancia, pêra, acerola, limão e laranja. Tome nota e faça este:

SUCO BRONZEADOR

INGREDIENTES1 copo (americano) de suco de laranja½ beterraba crua e 1 cenoura média

MODO DE FAZERBata no liquidificador, o suco de laranja, a beterraba e a cenoura.Peneire e tome em seguida.Tomando estes cuidados você vai poder exibir sua bela cor por muito mais tempo......

Escola de Dança do Ventre e do Folclore Árabe

“Salm Báraka”informa que as matrículas estão abertas para turmas:

Juvenil- Adultos -3ª idade

Informações pelo telefone 38143133 ou 91166916

Inscreva-se, participe, conheça e aproveite os benefí-cios que esta dança milenar traz ao corpo e mente.

Leite condensado é um ingrediente que deixa qualquer receita deliciosa... Podemos fazer receitas maravilhosas, como brigadeiro, cocada, arroz doce, bolos, cremes, tortas, pavês... tudo que nossa imaginação criar com apenas uma lata. Encontramos o leite condensado em qualquer supermercado, mas você pode fazê-lo em casa e utilizá-lo em sua receita...

LEITE CONDENSADO FEITO EM CASA

INGREDIENTES1k de açúcar2 litros de leite4 colheres(sopa) de maisena1 xícara(chá) de leite10 colheres(sopa) de leite em pó instantâneo

MODO DE FAZEREm uma panela grande, dissolva o açúcar nos 2 litros de leite. Leve ao fogo baixo por mais ou menos 1 hora, mexendo de vez em quando, até obter um creme grosso. No liquidificador, bata a maisena, a xícara de leite e o leite em pó. Junte à mistura da panela e deixe ferver, mexendo, sem parar, por 15 minutos ou até a mistura adquirir uma cor amarelada. Retire do fogo, espere amornar, bata no liquidificador e utilize no preparo da receita desejada.

DICAO leite condensado caseiro pode ser guardado por até 15 dias, dentro de um pote bem tampado e colocado na geladeira.Para que o leite não transborde ao ser fervido, experi-mente colocar no fundo da panela um prato refratário.

Para podermos conviver em grupo de maneira har-moniosa devemos seguir algumas regras. Com este calor muitas pessoas frequentam os clubes, e suas piscinas. Com algumas regras básicas pode-se divertir sem aborrecer nin-guém e sem se aborrecer, segundo a escritora e consultora Claudia Matarazzo

-Deixe os salgadinhos, latas de bebidas, copos, bem longe da piscina para que não caiam na água e a sujem...

-Caso seja proibido levar alimentos para a área da piscina, o melhor é obedecer, para não receber nenhuma advertência. Isto vale também para os avisos de “proibido fumar”...

-As crianças devem ser levadas ao banheiro antes de entrarem na piscina, e se forem ficar mais tempo,leve-as de vez em quando até o toalete...

Depois de tomar sol usando o filtro solar, é preciso passar pela ducha, antes de mergulhar, para, assim, manter a água sempre limpa...

-Se o clube estiver lotado, pegue apenas a cadeira que precisar, não faça como algumas pessoas que pegam uma cadeira para cada sacola e mais uma para esticar os pés, não se importando com os outros. No vestiário procure não usar o banco inteiro com suas coisas. Recolha as toalhas, jogue fora vidros vazios de xampu e restos de sabonete e este comportamento deve ser seguido no ves-tiário da academia de ginástica e sauna.

-Use o bom senso e aproveite!!!

Page 30: Edição 281

25 de fevereiro a 02 de março de 20128Bwww.maisbotucatu.com.br

SEGUNDA - Débora surge no meio da discussão entre Gabriel e Alexia e entra no assunto sem querer. Laura fica satisfeita por ter conseguido irritar Fabiano. Moisés comenta com Natália que Jefferson precisa se cuidar até o próximo show. Gabriel e Alexia se desentendem. Beatriz tenta acalmar Gabriel depois da discussão com a namorada. Helena recebe um telefonema de uma prima e viaja para ampará-la. Betão diz para Filipe que o médico o liberou para voltar a lutar. Laura tenta se reaproxi-mar de Débora. Betão falsifica o atestado do médico liberando-o para o treino. Aparecida se anima ao saber que Nelson vai trabalhar no posto e na lanchonete.

TERÇA - Alexia recua arrasada e deixa Cristal e Gabriel sozinhos. Fabiano explica a Laura que Isabela é sua filha. Cristal diz para Gabriel que vai conversar com Alexia. Nelson concorda em ajudar Ziggy a conseguir a gravação da câmera da lanchonete. Isabela tenta convencer Fabiano de que Laura é uma mulher inte-ressante. Babi discorda do comportamento de Cristal em relação a Gabriel. Moisés anuncia que Jefferson voltará a andar no próximo show. Guido comenta que teve uma proposta importante de compra de pastéis. Gabriel e Alexia pensam um no outro. Alexia conversa com Tamtam e descobre que muitas pessoas na comu-nidade fazem artesanato.

QUARTA - Gabriel repreende Cristal por tê-lo beijado e diz que não quer mais nada com ela. Alexia se afasta de Moisés e ele pede que Carcará a siga. Betão e Filipe ficam animados ao saber que Nelson está trabalhando no posto e na lanchonete. Natália descobre o altar que Moisés fez para Alexia. Cristal sente uma pontada de dor na cabeça e Babi se preocupa. Gabriel garante a Tziu que tem um projeto para dar aulas a todos da Comunidade dos Anjos. Alexia sugere a Laura que ela venda artesanatos da comunidade no brechó. Laura fica abalada ao ver Guido vendendo pastel. Laura e Fabiano discutem na faculdade. Cristal sente uma forte dor de cabeça e liga para Gabriel, que não acredita na gravidade da situação.

QUINTA - Nelson consola Laura, que decide contar para Filipe sobre a armação de Débora contra Guido. Babi se desespera por não encontrar Cristal em casa e liga para Gabriel. Alexia pede para Natália contar tudo o que sabe sobre Moisés. Moisés procura Gabriel em casa e diz que levou Cristal para o hospital. Filipe fica revol-tado com Débora. Nando avisa a Débora que ela não tem chances de ser indicada para o seriado de TV sobre kung fu. Natália não concorda que Alexia esconda de Gabriel as ameaças de Moisés. Moisés ameaça Natália para Carcará. Isabela afirma a Fabiano que Laura faz o estilo de mulher que ele se interessa. Gabriel leva Cristal para casa. Alexia chega no momento em que Gabriel está repreendendo Cristal por ter colocado a vida de seu filho em risco.

SEXTA - Débora se revolta com a decisão de Laura, que pede para Guido denunciar a filha. Gabriel comenta com Fabiano sobre os planos para o Centro Esporti-vo. Guido consegue uma grande encomenda de seus pastéis. Filipe ignora Débora e sai com Isabela. Laura aconselha Alexia a procurar Gabriel. Babi enfrenta Débora, e Ziggy corre para separar as duas. Filipe afirma para Isabela que não tem mais como ajudar Débora. Fabiano estranha quando Laura não discute com ele. Alexia vai falar com Gabriel sobre a relação deles. Jefferson se exercita com a orientação de um profissional. Passam-se alguns dias e Fabiano leva Bertoni para assistir à aula que Gabriel dá aos meninos da comunidade. Helena volta para casa com Carmem. Débora é sentenciada a fazer trabalhos comunitários na Comunidade dos Anjos.

SEGUNDA - Lúcio visi ta

Júlia. Rodrigo e Manuela se desesperam ao saber do quadro clínico da filha. Moema termina seu relacionamento com Wilson. Rodrigo vai a Gramado avisar a Ana sobre a saúde de Júlia. Cícero se identifica com a descrição de Alice sobre o comportamento de João. Ana vai com Rodrigo para o hospital. Manuela fala para Lourenço e Nanda sobre o estado de Júlia. Cris fica inconformada de não poder fazer nada para reverter a situação em que

Jonas a colocou. Cícero conversa com Suzana. Gabriel chega ao hospital no momento em que Rodrigo consola Manuela. Cris pede para Lourenço ficar com Tiago. Dr. Daniel explica para Ana, Rodrigo e Manuela que as funções hepáticas de Júlia estão bastante compro-metidas e que ela vai precisar de um transplante.

TERÇA - Lúcio e Daniel esclarecem a Rodrigo e Ana o porquê de não poderem ser doadores de Júlia. Louren-ço conta para Tiago que é seu pai. Por conta da com-patibilidade sanguinea, Manuela e Eva são escolhidas para fazer os exames. Jonas tenta disfarçar a presença de Ângela em sua casa, mas Cléber não acredita em suas justificativas. Dora discute com Marcos. Dr. Daniel avisa que Eva e Manuela estão aptas a serem doadoras.

SEGUNDA - Diva diz para

as filhas que foi traída por Deusa. Raíssa descobre que Sebastião não tem di-nheiro nenhum em sua conta e suspeita de armação do marido. Grace Kelly pergunta à mãe se ela se lembra de Ted Boy. Sebastião avisa Brites que roubaram todo o seu dinheiro. Bernadete conta para Ana Girafa que está grávida. Camila cozinha para Ricardo e conversa com ele sobre seus planos. Olavo fica sabendo que Hélio vai levar Marieta ao baile e resolve ir também. Íntima pede para Orlandinho convencer Belezinha a não participar do Miss Rio de Janeiro. Maruschka demite Brigitte para colocar Grace Kelly em seu lugar. Felizardo diz a Agenor que vai retomar o controle da Shunel. Sari-ta comunica Olga que tem uma procuração de Otília para assumir a administração do Lar no lugar dela. Amália conta para Vicente o prognóstico do médico e ele decide se afastar de Claudia. Diva visita Deusa.

TERÇA - Diva acusa Deusa de tê-la enganado. Olga diz que quer vender o Lar para se dedicar a Otília, mas Sarita não aceita. Amália diz para Claudia que Vicen-te está arrasado e a convence a ir embora sem vê-lo. Felizardo reassume a Shunel e promove mudanças na confecção. Maruschka comunica a Gisele e Ticiano que Grace Kelly irá trabalhar com eles. Henrique ameaça Maruschka. Brigite conta para Agenor que foi demitida. Brites diz a Sebastião que ele irá ajudar a cuidar de Vicente como enfermeiro. Marieta e Taluda fazem o maior sucesso no baile. Juliana e Claudia se encontram no hospital e as duas se enfrentam. Berna-dete não se conforma com a aproximação de Ricardo e Camila e termina com o médico. Diva avisa as filhas que vai morar com Deusa. Joselito vai para o hospital dar uma força a Amália. Vicente rompe com Claudia.

QUARTA - Claudia fica arrasada com o fim do namoro. Bernadete pede a Ana Girafa para não contar nada a Ricardo sobre sua gravidez. Amália tenta convencer Vicente a reatar com Claudia. Joselito cruza com Claudia no hospital e faz uma previsão para ela. Diva abandona as filhas e vai morar com Deusa. Mirta conta para Rubinho que Vicente ficou paralítico. Sebastião visita Vicente e tenta animá-lo. Damiana vai a casa de Valério. Grace Kelly se surpreende ao encontrar Diva no apartamento da mãe. Agenor e Raíssa levam as máquinas e os tecidos para a casa de Eveva. Orlan-dinho pede para morar com a tia. Henrique procura Vera e propõe a reabertura da Comissão de Inquérito da Comprare. Rubinho oferece apoio a Claudia.

QUINTA - Rubinho presta solidariedade a Claudia. Brites alerta Sebastião em relação a Raíssa. Olga e Estela tramam contra Sarita. Rubinho diz à mãe que está usando uma nova estratégia para reconquistar Claudia. Dalva comenta com Camila que Bernadete saiu da casa de Ricardo. Orlandinho e Bob resolvem arrumar as coisas de Raíssa que estão na casa de Eveva. Taluda encontra Marieta e Olavo entalados na van. Felizardo volta a tratar mal as costureiras da Shunel e Eveva se queixa. Bernadete comunica aos amigos que rompeu com Ricardo. Joselito apronta com Iara. Ricardo estranha o sumiço de Bernadete e questiona Dalva. Íntima encomenda o vestido de Graciosa a Marisol e descobre que ela também está fazendo o de Belezinha. Joselito visita Vicente e o aconselha. Raíssa suspeita que ela e Sebastião foram roubados por Violante e vai atrás dela na casa de Marieta. Belezinha se solidariza com Agenor. Olavo diz a Raíssa que a sogra deve ter um cúmplice. Sarita reúne o pessoal do Lar e propõe

melhorias para o orfanato. Diva chantageia Deusa. Grace Kelly diz a Maruschka que sabe onde está o documento que doa o Covil do Bagre para Iara.

SEXTA - Grace Kelly revela a Maruschka que o docu-mento que comprova que o Covil do Bagre é de Iara está em Paris. Eveva convida as costureiras para uma reunião em sua casa com Raíssa e Agenor. Claudia se surpreende quando Ivone lhe conta sobre os elogios de Rubinho ao seu trabalho. Diva vê Deusa entregar um cheque a Eveva. Vicente diz a Juliana que ela pode visitá-lo quando quiser. Damiana reclama com Feli-zardo por ser obrigada a se casar. Camilla e Ricardo se beijam. Odessa descobre que Marisol será a estilista da coleção de Raíssa e Agenor. Damiana consegue fazer com que Felizardo leia a carta que escreveu como se fosse sua mãe. Ana Girafa incentiva Ricardo a procurar Bernadete. Claudia decide ir ao hospital ver Vicente. Ricardo pede para voltar com Bernadete. Claudia chora ao ver Vicente sair do hospital em uma cadeira de rodas.

SEGUNDA - Márcia conta para Esther que Guaracy esteve na “Fio Carioca” e ela tenta, sem sucesso, falar com ele. Griselda afirma a Teodora que ela é uma boa pessoa. Pereirinha não acredita no amor que Enzo diz sentir por Danielle. Pedro Jorge se preocupa com o futuro de sua tia. Marilda avisa a Griselda sobre o plano de Tereza Cristina para atrapalhar o casamento de Amália. Patrícia se surpreende com o caráter du-vidoso de Alexandre e Antenor tem uma ideia para desmascará-lo. Vilma avisa a Daniel que o vídeo de Solange já está na internet. Griselda aconselha Quinzé a conversar com Teodora.

TERÇA - Crô explica a Celeste o que aconteceu com Baltazar. Esther questiona Paulo sobre a relação dos dois. Quinzé pergunta se Teodora ainda o ama. Daniel fica animado com a repercussão do vídeo de Solange. Zambeze destrata Álvaro. Tereza Cristina leva Perei-rinha para jantar no “Brasileiríssimo”. Crô chama Griselda para resolver o problema da falta de energia na mansão de Tereza Cristina. O delegado Paredes afirma a Joana que conseguirá derrubar o álibi de Tereza Cristina. Renê exagera na pimenta ao temperar o prato de Tereza Cristina. Paulo pensa na ex-mulher. Esther se entristece com Guaracy. Celina cobra uma atitude de Beatriz.

QUARTA - Tereza Cristina diz a Pereirinha que guarda dinheiro em casa para o caso de precisar fugir. Louzada fala para o delegado Paredes que possui as gravações do dia em que Marcela morreu. Ferdinand pensa em como provar os crimes de Tereza Cristina. Quinzé flagra Griselda e Guaracy se beijando. Paulo lembra de quando cuidou de Vitória. Ao acordar, Pereirinha vai até o cofre de Tereza Cristina. Celeste descobre que Solange não dormiu em casa e avisa Baltazar. Crô tenta tranqüilizar Baltazar. Daniel pede Solange em casamento. Íris conversa com Joana. Guaracy salva Beatriz de ser atacada por pessoas na rua.

QUINTA - Quinzé conta para Griselda e Gigante que Fabrícia é homem. Solange é convidada para participar de programas de TV. Guaracy revela para Esther que passou a noite com Griselda. Edvaldo pede Glória em casamento. Paulo impede o assédio da imprensa a Esther e Vitória. Ellen, Vanessa e Patrícia seguem o plano de Antenor e forjam um vídeo sobre Alexandre. Renê observa Vanessa no “Brasileiríssimo”. Passam-se duas semanas. Griselda coordena a arrumação de sua mansão para o casamento de Amália.

SEXTA - Enzo ajuda Pereirinha a se arrumar. Danielle decide ir à casa de Celina para ver Pedro Jorge, mas é surpreendida por um paparazzo ao sair de seu prédio. Beatriz procura emprego. Crô e Marilda vão para o casamento de Amália. Ferdinand se apavora ao ver que a porta da sauna está trancada. Teodora anuncia na igreja que está grávida de Quinzé. O advogado de Celina a repreende por não acatar a decisão do juiz. Tereza Cristina destranca o baú onde estão os ratos e Ferdinand se desespera. Zuleika fala para o padre que tem algo a dizer para impedir o casamento de Rafael e Amália.

SÁBADO - Griselda cumprimenta Amália e Rafael no salão da igreja. Pereirinha tenta entrar na festa de casamento. Crô entrega um presente de sua patroa para Amália e ela grita ao abri-lo e ver um rato morto. Griselda dança valsa com Guaracy. Albertinho e Jacke-laine se beijam. Teodora garante a Mônica que Quinzé não participará da vida de seu filho. Wallace convida Dagmar para jantar no “Brasileiríssimo”. Zuleika pede demissão da “Fashion Moto”. Patrícia joga o rato que Amália recebeu em cima de Tereza Cristina. Paulo repreende Danielle quando ela tenta falar com Esther. Griselda se despede de Amália e Rafael.

Sinopse dos capítulos da semana