Edição 284

24

description

De 24 a 30 de maio de 2013

Transcript of Edição 284

Page 1: Edição 284
Page 2: Edição 284

02

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba - Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG - Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 - [email protected]: Sérgio Dalgallo - Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR - Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Diagramação: Tatiana Carla de Souza - Distribuição: Curitiba e Região MetropolitanaOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade

de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

www.asemananews.com.br

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Expediente

Editorial

A corrupção desembestou!

Opinião

Uma travessia para o futuroO Brasil está passando por

um momento muito importante nasua transformação. Tão impor-tante quanto à chegada da cortede Dom João VI ao Brasil em1808. As mudanças serão muitograndes. Os brasileiros não per-ceberam ainda o impacto des-sas transformações. Elas já co-meçaram a acontecer.

A crise mundial está afetan-do profundamente os países maisricos. A economia deles está commuita dificuldade de se recupe-rar, mesmo com os profundosestímulos que os bancos centraisdeles estão fazendo.

Por décadas o grande de-safio dos bancos centrais dospaíses ricos foi manter a inflaçãoem níveis baixos. Agora mudou,o desafio é o baixo crescimento.Poucos setores dos países maisricos são competitivos. Eles es-tão com muita dificuldade demanter a antiga taxa de cresci-mento. Só a ênfase na educa-ção tecnológica da sua popula-ção não é mais suficiente.

Com relação aos países in-termediários, os que antigamen-te eram chamados de em desen-volvimento, no qual o Brasil estáincluído, o crescimento é bemmaior. Até uma sigla foi criada

para explicar isso: os Brics (Bra-sil, Rússia, Índia, China e Áfricado Sul). São esses países queestão puxando a economiamundial.Neles os processos deeducação da sua população es-tão fazendo toda a diferença. Oaumento de competitividade nes-ses países é muito grande.

O Brasil sempre teve umpapel muito secundário na eco-nomia mundial, apesar da suagrande população e o imensoterritório. Hoje o que faz diferen-ça é o domínio tecnológico naagricultura. Os ganhos de pro-dutividade são imensos dentrodas fazendas. O aumento daprodução é muito grande. O queestá faltando é uma melhor infra-estrutura, o que é muito mais fácilde fazer, pois é uma atividade debaixo domínio tecnológico.

O governo não faz essesinvestimentos em infraestruturapor mero descaso com o cresci-mento do Brasil. Ele está mergu-lhado no velho comportamentopolítico brasileiro de recompen-sar os seus cabos eleitorais comdinheiro público. Sempre foi as-sim no Brasil, só que hoje a po-pulação sabe desse desvio deconduta. As novas formas decomunicação interagem profun-

damente com todos os segmen-tos da população.

Vai depender agora da po-pulação escolher o que quer: sequer continuar a viver numa so-ciedade que os confortos sãopara uma pequena elite que sereveza no poder; ou numa soci-edade que os benefícios sãopara todos os seus habitantes.

O sonho de se transformar emfuncionários públicos, ganhar altossalários e quase nada produzir ain-da é muito grande na mentalidademédia do brasileiro. Ninguém estápensando no crescimento do Bra-sil, tudo é sonhado na construçãode um proveito próprio.

Quando um político fica me-nos de um ano no cargo de go-vernador e exige uma aposen-tadoria vitalícia de mais de 25 milreais por mês nada acontece.Essa é a fonte da falta de obraspúblicas de infraestrutura: o des-vio de recursos.

Logo essa relação de cor-rupção e falta de obras públicasvai ficar clara. Sem uma reformado estado o Brasil não vai con-seguir crescer. É preciso refor-mar as atuais leis que enchemde privilégios uma pequena parteda população.

O brasileiro vai ter que

aprender a ter orgulho de serbrasileiro. De ficar indignado comesses atos de vandalismo queocorre na gestão dos recursospúblicos. O primeiro passo é re-formar o Congresso Nacional.Ele é hoje o principal símbolo deatraso do Brasil. Não existempartidos políticos, o que existe éum balcão de negócio. Os votosdos congressistas são compra-dos a cada eleição. Esse com-portamento sempre existiu só quehoje a população brasileira sabedisso. O que está faltando acon-tecer é a consciência que esseprocesso empobrece o Brasil.

As reformas políticas vãotransformar o Brasil profundamen-te. O governo vai ter recursospara construir escolas, hospitaise estradas. Hoje todo esse recur-so é desviado para atender só aum pequeno grupo de brasilei-ros. Acreditam que os seus direi-tos são justos e vitalícios. Ledoengano. Logo vão perceber queo Brasil cresceu moralmente. Quetodos terão as mesmas obriga-ções e os mesmos direitos. O Bra-sil vai se desvencilhar desse com-portamento trazido pela corte deDom João VI e se transformarnuma grande nação.

Prof. César Graça

Assim diria o surrado e hu-milde povo brasileiro se indaga-do fosse diante de mais um casode corrupção em nossa naçãoanunciado por um telejornal:“Tem mais jeito não! O negócio éesperar o fim. Aliás, se prepararpara o fim para não ir para umapior do que esta. Sair deste mun-do de enganação em que vive-mos e ir para o verdadeiro infer-no onde o autor das coisas erra-das espera de braços abertos...”

E um dos mais recentes ca-sos de corrupção envolve umintegrante daquele que deveriaser o órgão de socorro de nósconsumidores e, principalmente,de todos aqueles que não po-dem pagar um advogado quan-do lesados: o PROCON! É queum funcionário do alto escalãodesta instituição foi preso acusa-do de participar de mais um dascentenas de milhares de casosde corrupção deste país, quehoje está sendo mostrado comouma maravilha de se viver e quesediará dois grandes eventosque atrairão uma gama de turis-tas, os quais se vierem de olhosbem abertos terão a maior de-cepção das suas vidas...

É impossível não ter paraapontar ao menos um caso decorrupção nas administraçõespúblicas onde este periódico é

lido. Já não dizemos mais ondenós chegamos, pois já estamossendo lidos em todo o mundoatravés do nosso site:www.asemananews.com.br.Além dos nossos seguidores dojornal impresso agora tambémtemos uma nuvem de internau-tas adeptos ao trabalho da equi-pe do jornal A SEMANA. E o maisgostoso é que pessoas intera-gem conosco trazendo denúnci-as de ramos que nos levam aclareiras de desmatamento emtodos os sentidos da nossa soci-edade. E o mais engraçado detudo isso é que o povo, apesarde estar sendo lesado de todosos lados, não está nem aí. Aliás,o povo brasileiro só se manifes-tou nos últimos anos quando ru-mores apontavam o fim do bolsafamília. Lamentável!

E em se tratando de imbró-glios repugnantes não podemosdeixar de citar os acertos decampanha para encaixar todo ogrupo que militou junto com o fan-toche líder por algum tempo.Mesmo pessoas sem noção ne-nhuma, devido a estes acordos,acabam por ser assentadas emalgum lugar, não se importandoos líderes se estes ocupantes dotradicional “cabide” estão ou nãozombando ou até humilhando osmesmos eleitores que colocaram

a tal corja no poder!É nojento ver, por exemplo,

em um município desses quecompõe a grande Curitiba ondeuma vice-prefeita após ser cas-sada foi imediatamente remane-jada para um cargo mesmo queinferior, somente para que a mes-ma não ficasse sem seus felpu-dos dividendos no final do mês.Constrangedor ainda é obser-varmos a dita cuja se dizendomulher de deus. Do verdadeiroDeus, aquele que conheço e sir-vo, acho que ela nem sequer temconhecimento, pois não teria co-ragem de olhar nos olhos doscontribuintes e eleitores e imporsua empáfia.

Entra ano e sai ano e asimundas manobras políticas sãoas mesmas! A resposta do povo,no entanto, tem se revelado umpouco diferente. A populaçãoestá mudando aos poucos suamaneira de ver a política. Diasatrás pudemos observar umaguerrinha de nervos entre o go-vernador do estado e o prefeitoda capital paranaense no quetange ao subsídio do transportecoletivo. Contudo, o eleitor semostrou nem aí e quando o tea-tro terminou as partes vieram apúblico para anunciar a continui-dade do abono da passagem,ou seja, manter a integração

metropolitana pelo mesmo custo.Aquilo que parecia uma luta degigantes pela camada social quemais precisa do transporte cole-tivo, não passava de uma ence-nação!!! E quanto ao povo? Nes-te caso, e acertadamente, per-maneceu inerte esperando odesfecho do show.

Quero nesta minha partici-pação fazer o que é de nossocostume sempre as vésperas deuma eleição. Sim, porque teremoseleições nos próximos meses emnossa querida Fazenda Rio Gran-de. Nobre e fiel leitor tome o ocor-rido nos últimos meses em FRGcomo meta para buscar um ver-dadeiro administrador e não maisum aventureiro que queira entrarno Paço Municipal com sua equi-pe para promover as suas vidase sim para solucionar os proble-mas daqueles que os colocaramno poder.

Torno a lhe dizer, nobreamigo de todas as semanas, quenão seja piolho, não vá pela ca-beça dos outros. Tome atitudessegundo a sua razão, para quecaso venha errar tenha erradoconscientemente. Não diga quenão tem jeito de investigar a vidados candidatos, pois jeito tem,basta querer.

Um forte abraço e viva oSenhor Jesus!

Page 3: Edição 284

03Destaque A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Boa parte das vagas de concurso público emFazenda Rio Grande é para cadastro de reserva

Cerca de quatro milcandidatos devem partici-par do concurso públicoaberto pela Prefeitura deFazenda Rio Grande, cominscrições que terminaramno último dia 12 de maiopara o preenchimento devagas em diversas áreaspara cargos do quadro depessoal efetivo. Apesar devárias vagas disponíveis -para salários que variam deR$643,37 a R$9.519,47,dependendo da função -,chama a atenção o grandenúmero de cargos que fa-rão parte tão somente docadastro de reserva.

Para o grupo Básico,que exige nível de escola-ridade Fundamental In-completo, dos 9 (nove)cargos, 4 (quatro) sãopara cadastro de reserva,ou seja o equivalente a44% do total das vagasabertas. O percentual au-menta para cargos de ní-vel Médio Técnico e cominscrições que custaramR$55,00. Nesse grupo,66% dos cargos serão paraformação de cadastro dereserva, da seguinte forma:dos 6 (seis) cargos aber-

tos para o certame, so-mente duas funções terãovagas disponíveis imedia-tamente (Estoquista repo-sitor - 5 vagas e Intérpre-te de Língua de Sinais - 1vaga). Assistente Adminis-trativo, cargo de grandeprocura; Auxiliar de Far-mácia, Auxiliar de SaúdeBucal e Documentador Es-colar, os pretendentes irãotentar ficar na "reserva",

sem a garantia de que se-rão contratados, após seremaprovados em concurso.

No mesmo grupo, mascom inscrições que custa-ram R$65,00 reais, de 5(cinco) cargos, apenas um(Técnico em Radiologia,com 4 vagas) terá contra-tação imediata para quemfor aprovado na prova e emoutras exigências do edital.Para cargos de ensino su-

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar deObras e Serviços (20), Carpinteiro (1), Encanador(CR), Jardineiro (CR), Lavador de Veículo (CR), Ope-rador de Máquina Pesada (CR), Operador de Retroes-cavadeira e Escavadeira Hidráulica (CR), Pedreiro (CR),Pintor de Parede (1), Servente (5).

Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais(60), Cozinheiro (CR), Eletricista (CR), Mecânico(CR), Padeiro/Confeiteiro (2);

Nível Médio: Assistente Administrativo (CR), Au-xiliar de Farmácia (CR), Auxiliar de Saúde Bucal (CR),Documentador Escolar (CR), Estoquista Repositor (5),Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras (1),Técnico em Controle de Obras, Orçamentos e Proje-tos (CR), Técnico em Controle de Vigilância Sanitária(CR), Técnico em Enfermagem (CR), Técnico emRadiologia (4), Técnico em Saúde Bucal (CR);

Nível Superior: Arquiteto e Urbanista (1), Enge-nheiro Florestal (1), Fisioterapeuta - 30 Horas (3), Fo-noaudiólogo (CR), Médico Anestesista - Plantonista(4), Médico Auditor (CR), Médico Cardiologista - Plan-tonista (2), Médico Clínico Geral - Plantonista (12),Médico da Família (12), Médico do Trabalho (1),Médico Ginecologista e Obstetra - 40 Horas (1), Mé-dico Ginecologista e Obstetra - Plantonista (7) Médi-co Infectologista (CR), Médico Neurologista - Planto-nista (2), Médico Ortopedista - Plantonista (4), Médi-co Pediatra (2), Médico Psiquiatra (2), Médico-Cirur-gião Geral - Plantonista (4), Médico-Cirurgião Pediá-trico - Plantonista (4), Nutricionista (1), PedagogoSocial (3), Professor - 20 Horas (50), Professor - 40Horas (CR), Professor de Arte (CR), Professor deDança (Ballet) (CR), Professor de Educação Física(CR), Professor de Teatro (CR), Psicólogo (3).

*CR - Cadastro de reserva

perior (médicos, arquitetose professores), a funçãoque será formado cadastrode reserva é para docentespara 40 horas/semanais.

Estima-se que foramarrecadados aproximada-mente R$300 mil reais coma taxa de inscrição que va-riava de R$40 a R$130 re-ais, de acordo com o car-go/grau de escolaridade. Oedital de abertura do con-curso foi autorizado no dia12 de abril de 2013 pelo ex-prefeito Chico Santos, emum dos últimos atos antesdele se afastar definitiva-mente do cargo, no dia 24de abril por determinaçãoda Justiça Eleitoral.

ProvasO Concurso Público

será executado pela Funda-ção de Apoio ao Desenvol-vimento Científico e Tec-nológico do Vale do Piquiri- FADCT juntamente coma Comissão Permanente deConcurso Público da Pre-feitura de Fazenda RioGrande. As provas estãomarcadas para o próximodia 09 de junho.

Dimas Rodrigues

O prefeito em exercí-cio de Fazenda Rio Gran-de, Marcio Wozniack estáhá pouco tempo no cargo,menos de um mês, porém,já é possível perceber a li-nha de trabalho que ele estátentando seguir. Marcioprega a transparência, odiálogo e adota a política da"boa vizinhança". Tal filo-sofia de trabalho é demons-trada no dia a dia, tanto nogabinete quanto fora dele.

Marcio tem ouvidoconselhos de parlamenta-res, do governador Beto Ri-cha e de ex-prefeitos, di-cas que o auxiliam na ges-tão do município. A apro-ximação com líderes esta-duais e locais, independen-te de sigla partidária, já éuma marca do prefeito emexercício. Nesta semana,Marcio recebeu a visita dodeputado estadual Alceu

Prefeito em exercício de Fazenda RioGrande adota política da "boa vizinhança"

Maron Filho(PSDB) e es-teve na Assembleia Legis-lativa com o deputadoFrancisco Buhrer(PSDB).Na última terça-feira se reu-

niu com o deputado Toni-nho Wandscheer(PT) emFazenda Rio Grande, juntocom o vereador Silvestre daDBS(PPS), entre outras

autoridades e lideranças re-gionais, tratando de assun-tos para o desenvolvimen-to da cidade. "Como vere-ador e presidente da Câma-

ra, entreguei documentossolicitando a retirada dabalança para a ministraGleisi Hoffmann. Solicitei,em conjunto com outrosvereadores, recursos paraárea cultural para o depu-tado federal Ângelo Vanho-ni, ou seja, temos um his-tórico de ações no sentidode manter um diálogo aber-to, uma relação de proxi-midade com lideranças quepossam ajudar Fazenda RioGrande em diversas árease agora, como prefeito emexercício, também tenhoadotado essa linha", afir-mou o prefeito interinoMarcio Wozniack.

Essa conduta foi elogi-ada até por lideranças daOposição. O deputado pe-tista Toninho Wandscheer,prefeito de Fazenda RioGrande por oito anos (2000- 2008), ressaltou que Mar-

cio Wozniack é um "esta-dista". "Ele tem demonstra-do estar aberto ao diálogo,o que é essencial na políti-ca. Ele é um político esta-dista e que não persegueadversários políticos", afir-mou Wandscheer.

Outra demonstraçãoclara de deixar de lado a corpartidária para tomar deci-sões em prol do municípiofoi a indicação do nome dedois vereadores, de siglasdiferentes, para representara cidade na etapa Intermu-nicipal da II CONAE queserá sediada em CampoLargo, no dia 24 de maio.Estarão no evento que ini-ciou na última quinta-feirae termina nessa sexta, overeador Prof. Leslie(PT)e o vereador Policial Batis-ta (PMN).

Da redação

Prefeito em exercício de Fazenda Rio Grande,Marcio Wozniack e o deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB)

Apesar de várias vagas disponíveis,chama a atenção o grande número de cargos que farão

parte tão somente do cadastro de reserva

Page 4: Edição 284

04 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 RMC

Termina nessa sexta-feira o Exponoivas e Festas 2013Termina nessa sexta-

feira (24) a Exponoivas eFestas 2013, evento pro-movido pelo Conselho daMulher Empresária e Exe-cutiva da Associação Co-mercial e Industrial de Fa-zenda Rio Grande (CMEE/ ACINFAZ).Com o objeti-vo de disponibilizar paraempresários e prestadoresde serviços um espaço noqual possam dar visibilida-de aos seus negócios, a fei-ra apresenta aos interessa-dos em organizar matrimô-nios ou festas - debutante,bodas, aniversários, entreoutros - empresas e autô-

nomos especializados emrealizar produções dentrodessas temáticas.

O Exponoivas e Festas

2013 está com início mar-cado para às 18h, com en-cerramento previsto paraàs 23h. O valor da entrada

AntenadoVergonha

A travessia elevada prioriza o pedestre em qualquer cir-cunstância. Uma delas foi colocada em frente a Igreja Quadran-gular, na Avenida Brasil, no bairro Eucaliptos em Fazenda RioGrande. Não seria justo que a mesma fosse implantada a duasquadras onde está localizada a Apae? Vale ressaltar que os paise crianças da Apae circulam diariamente(e não só a noite e nosfins de semana) na avenida que tem um fluxo intenso, especial-mente na entrada e saída dos alunos. A maioria desses se loco-movem com ajuda de aparelhos e tem limitações de desloca-mento. Será que é para a vice-prefeita cassada fazer uma médiacom seus eleitores?

Vergonha II

O que você faria com R$322 mil por ano? Essa é a cifra deum contrato de uma empresa que presta serviço de som paraum município da RMC. Essa empresa é a mesma, aquela deum amigo de um ex-prefeito que nos últimos anos adquiriu umpool de empresas com um salário de servidor do alto escalão. OMágico é bem conhecido e tem poderes além do que se imaginana cidade e de gerente de uma loja de eletrodomésticos e propri-etário dessa empresa de som, a olhos vistos, tornou-se um megaempresário...

Os incomodados...

A seriedade, a prudência e a retidão de caráter do presidenteda Câmara de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack e queagora ocupa o cargo de prefeito na vaga de Chico Santos que foiafastado da função pela Justiça Eleitoral, parece que está inco-modando algumas pessoas no Palácio de Vidro. Acostumadosao oba-oba e a fazer o que bem entendiam, com aval do ex-chefe, essa turma já percebeu que as coisas mudaram e talvezmude ainda mais. Eles, pelo bem do município, poderiam pedir oboné e tirar o time de campo e cuidar de outros afazeres pesso-ais que cresceram muito nos últimos quatro anos...

Portal

Nesta semana o vereador de Fazenda Rio Grande, Claudi-nei Messias Lebedieff, o Homem do Chapéu, apresentou reque-rimento sugerindo a implantação de um portal no principal aces-so do município. Com certeza, uma ideia brilhante, mas será quea Autopista Planalto Sul vai permitir a obra? Todos sabem queportais são proibidos em rodovias, embora a intenção é levantaro portal no acesso. Bem, o principal acesso é o que faz ligaçãocom o antigo terminal, mas tem a pista marginal que é de domínioda empresa concessionária. De toda forma vamos estar torcen-do caro vereador para que o portal possa tornar realidade.

Sessão na TV

O Legislativo de Mandirituba lançou nesta semana a TVCâmara, com a transmissão das sessões de terças-feiras apartir das 19 horas via internet. De parabéns o presidenteCelso Machado pela iniciativa, que facilita que as pessoaspossam acompanhar o desempenho de cada vereador semsair de casa. As sessões são transmitidas pelo sitewww.cmmandirituba.pr.gov.br

Moradores protestam por obrasparalisadas em Fazenda Rio Grande

Moradores de FazendaRio Grande que residem noJardim Veneza protestaramna manhã da última quinta-feira(23) em razão de umaobra paralisada há um ano,na rua João Quirino Leal.Segundo eles, as obras ini-ciaram no ano passado,mas sem aviso prévio oumotivo aparente, os servi-ços, a cargo da SecretariaMunicipal de Obras foraminterrompidos e a rua ficoupraticamente intransitável,com buracos e lama nosdias de chuva e poeira emdias ensolarados.

"É terrível, qualquerchuvinha tampa os bura-cos e não conseguimos en-xergar o que está aconte-cendo. A prefeitura alegaque não tem dinheiro, o pre-

feito foi cassado e nós fi-camos abandonados", dis-se o motorista Edson Vaz,em entrevista à rádio Ban-da B.

Existe uma placa infor-

mando que a obra seriaconcluída em dezembro doano passado, prazo que nãofoi cumprido. Em contatocom a Prefeitura, a infor-mação é de que "as obrasda Rua João Quirino Lealdevem ser retomadas tãologo encerre o período dechuvas. A empresa já fez apreparação do calçamentoe deve terminar a pavimen-tação até o dia 27 de julhodeste ano, data em que seencerra o contrato".

Da redação(com informações da

Rádio Banda B)

Vereador Silvestre da DBS prestigiaBrasileiro de Artes Marciais em FRGO vereador de Fazenda

Rio Grande, Silvestre daDBS esteve no último do-mingo (19) prestigiando o7° Campeonato BrasileiroOpen de Artes Marciais queaconteceu no Centro Es-portivo Fazenda Rio Gran-de, o Gurizão. " Tive a hon-ra de participar e fazer a en-trega dos prêmios desseCampeonato que só foirealizado aqui em nossa ci-dade, graças ao esforço do

meu grande amigo SulivanJaluska, que tem um beloprojeto de aulas de karatê ,edá aulas gratuitamente. Alémdele meu amigo e secretariode Esportes, Dudu Santos,que tem demonstrado mui-to empenho neste grandeprojeto , que traz uma ati-vidade desportiva para ascrianças, só assim tere-mos grandes at letas eprofissionais em nossomunicípio para nos re-

presentar em todo país.É preciso dar credibilida-de e incentivo a nossascrianças e adolescentes.

Parabéns a todos que par-ticiparam e a nossos cam-peões", disse o vereadorSilvestre.

é de R$ 5,00 e o evento,realizado no salão de fes-tas da Igreja São Gabriel,terá, além dos estantes, pra-ça de alimentação e desfi-les de trajes para noivos,padrinhos e convidados.

Quem tiver dúvidasou necessitar de algumesclarecimento, basta en-trar em contato com a se-cretaria da ACINFAZ atra-vés do telefone 3627-1958ou pelo [email protected].

(Departamento deComunicação da

ACINFAZ)

O vereador Silvestre da DBS(a esq) ao lado de esportistas e outrosvereadores durante o 7º Campeonato Brasileiro de Artes Marciais

Obra orçada em R$ 2,5 milhões fica inacabada porum ano; Prefeitura avisa que serviços serão retomados

Foto

:Ba

nd

aB

Page 5: Edição 284

05Paraná A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Corredores de ônibus de Curitiba, Rio deJaneiro, Expresso Tiradentes e do ABD

paulista estão entre os melhores do mundo

Richa apresenta afranceses política paranaensede atração de investimentos

O Brasil é carente deprioridade aos transportespúblicos nas cidades, queprecisam de intervençõesrápidas, de baixo custo ecom resultados duradou-ros, como a construçãode BRTS - Bus RapidTransit - corredores deônibus modernos, de trân-sito rápido.

Mas os poucos siste-mas já em operação no Paísse destacam internacional-mente, o que mostra quecompetência para construire operar BRTs o Brasil tem,faltam mais políticas volta-das para a ampliação dosprojetos.

A qualidade de sistemasde BRT presentes no Brasilfoi reconhecida por umranking do ITDP - Institu-te for Transportation andDevelopment Policy, órgãointernacional que reúne es-pecialistas e autoridades emurbanismo e mobilidade,cuja sigla em português éInstituto de Políticas deTransportes e Desenvolvi-mento.

Para estabelecer oranking, o instituto usoupadrões internacionais deeficiência e qualidade,como acessibilidade dossistemas, viabilidade eco-nômica, qualidade da fro-ta, velocidade operacionale satisfação do cliente.Este conjunto de atributosfaz parte do que o órgãodenomina melhores práti-cas de BRT.

Foram analisados cor-redores de diversas regiõesdo mundo e quatro siste-mas brasileiros se destaca-ram: O TransOeste, noRio de Janeiro, a Linha Ver-de e a RIT, em Curitiba, o

Classificação é do instituto internacional sobre políticas em transportes e leva emconta indicadores rigorosos de eficiência e a aprovação por parte do passageiro

Corredor MetropolitanoABD, no ABC Paulista, e oExpresso Tiradentes, nacidade de São Paulo.

A pontuação determi-nada pelo levantamento erade zero a 100.

A Linha Verde e oTransOeste conseguirampontuação acima de 85 econquistaram a categoriaouro.

A Linha Verde tem 9,2quilômetros de extensão eatende a 36 mil passagei-ros por dia. O corredor émoderno e conta com asestações - tubo mais avan-çadas, maiores e que pos-sibilitam embarque no mes-mo nível entre a platafor-ma e o assoalho do ônibus.As estações são climatiza-das e possuem tratamentonos vidros que protegem ospassageiros de raios do ul-travioleta. Além da linhaVerde, que vai se prolongarna direção de Fazenda RioGrande, na região Metro-politana, a RIT - Rede In-tegrada de Transporte, quetambém conta com ônibusem corredores, estaçõestubo e ônibus expressos,paradores e alimentadores,foi destacada pelo ITDP. ARIT engloba os serviçosintegrados de Curitiba e de13 municípios vizinhos.Com a expansão de esta-

ções - tubo e modernizaçãode frota, a acessibilidade dosistema para portadores delimitações de movimento,subiu de 44% para 86%. Ainstalação de elevadores em80% das 364 estações e aadaptação da frota tambémcontribuíram para o índice.Para servir parte da LinhaVerde, os ônibus Ligeiri-nhos articulados operadospela Leblon Transporte,entre Fazenda Rio Grandee Curitiba, receberam por-tas de embarque e desem-barque dos dois lados.

O BRT TransOeste sedestacou na categoriaouro também. Com 56quilômetros de extensão,o corredor com as esta-ções acessíveis e moder-nas custou R$ 770 mi-lhões, valor consideradobaixo frente ao número depassageiros atendidos e aredução no tempo de via-gem proporcionada peloespaço exclusivo. O cor-redor conta com novepontos de integração eune as zonas oeste e nor-te do Rio de Janeiro.

O Corredor Metropo-litano ABD, entre São Ma-teus e Jabaquara na CapitalPaulista, passando por mu-nicípios do ABC, com pro-longamento entre a cidadede Diadema e a região do

Morumbi na zona Sul deSão Paulo, se destacou pelapraticidade aos passageirosque resultou em nível desatisfação superior ao doMetrô. No principal eixo docorredor são 33 quilôme-tros de extensão e a deman-da atendida mensalmenteultrapassa 5,5 milhões deusuários.

O Corredor Metropo-litano ABD começou a serinaugurado em 1988 e ain-da mantém as principaiscaracterísticas iniciais, ape-sar da modernização da es-trutura e da frota, o quemostra que o BRT é uminvestimento com resulta-dos duradouros. Os servi-ços, desde 1997 são ope-rados pela empresa Metra.

O Expresso Tiraden-tes, que liga o Sacomã, nazona Sul de São Paulo, aoCentro, e parte da zonaLeste, é o antigo Fura Fila.O projeto inicial era paraque os veículos fossem elé-tricos com sistema de gui-as laterais. Depois de anosparadas, as obras foramretomadas e o trecho emoperação é servido por ôni-bus articulados, elétricoshíbridos e biarticulados. Asestações também oferecemembarque acessível e paga-mento da passagem antesda chegada do ônibus, oque agiliza a entrada e saí-da no veículo, diminuindoos tempos de parada.

A relação completa doranking do ITDP pode serconferida em: http://www.itdp.org/microsites/the-brt-standard-2013/cer-tification-process/Adamo Bazani, jornalista

da Rádio CBN, especi-alizado em transportes

Ônibus em Fazenda Rio Grande, Sistema da RIT,foi considerado um dos mais eficientes do mundo, de acordo com

órgão internacional de transporte

Fot

o: A

dam

o B

azan

i.

A política do Gover-no do Paraná para atraçãode investimentos produti-vos e o programa de am-pliação da infraestrutura elogística do Estado foramos principais destaques dopronunciamento feito pelogovernador Beto Richaaos empresários francesesnesta quarta-feira (22).

O encontro foi na Câ-mara Brasil-França(CCBF), em Paris, e tevea participação do embai-xador do Brasil na Fran-ça, José Maurício Busta-ni, e do vice-presidente daCCBF, Philipe Lecortier. Areunião fez parte da agen-

da da comitiva paranaen-se que está na Europa embusca de novos investi-mentos ao Estado. A mis-são esteve, também, naRússia e na Croácia.

Richa narrou aos em-presários franceses que aprimeira iniciativa do seugoverno foi abrir o diálo-go com o capital produti-vo, criar um ambienteatraente para novos negó-cios. "Abrir as portas doEstado aos investidores emostrar-lhes o Paranáagora é um lugar de esta-bilidade política, de respei-to à lei e aos contratos",afirmou.

O terminal de ônibusde Curitiba, localizado noCampina do Siqueira pas-sou a contar, a partir daúltima quarta-feira (22),com um fraldário para ofe-recer maior conforto aquem passa pelo localcom bebês. O equipamen-to, instalado no sanitáriopara pessoa com deficiên-cia, faz parte de um pro-jeto piloto para avaliar aviabilidade de instalação deequipamentos semelhan-tes nos 21 terminais urba-nos e no Terminal Guada-lupe, que é metropolitanoe administrado pela Urbs.

A instalação de fraldá-rios nos terminais atendea um pedido feito por mãesa Mirian Gonçalves, prefei-ta em exercício de Curiti-ba. Ela ouviu das mães a

Terminal de ônibusganha fraldário

dificuldade que tinham aose deslocar de ônibus combebês pequenos e precisa-rem trocar a fralda das cri-anças. A medida tambémfaz parte da política demelhoria no atendimentoaos passageiros da RedeIntegrada de Transporte.Mirian participou da insta-lação do primeiro fraldário,acompanhada da diretorade Urbanização da Urbs,Denise Sella, e da secretá-ria da Pessoa com Defici-ência, Mirella Prosdocimo.

O equipamento é pa-recido com os que exis-tem em aeroportos; quan-do não é utilizado, ficafechado junto à parede,ocupando menos espaço.Em plástico, com bordasde segurança para o bebê,ele suporta até 20 quilos.

Page 6: Edição 284

06 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Brasil

Abertura dos Portos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unida-de de Vigilância de Zoonoses, tem para adoção mais de30 animais – entre adultos e filhotes. Os animais quesão resgatados das ruas são encaminhados para o CanilMunicipal para avaliação de médicos veterinários.

Essa avaliação é feita para considerar se o animalesta apto ou não para adoção. Os animais aptos rece-bem vacina anti-rábica e polivalente, são medicados eencaminhados para a castração feita em parceria coma Secretaria de Meio Ambiente, que também realiza aimplantação do microchip de identificação.

Após a adoção, o proprietário assina um termo deguarda responsável e a Unidade de Vigilância de Zoo-noses realiza o “Programa de Adoção Assistida”, ondeos proprietários recebem visitas surpresa para verifi-cação das condições de saúde e bem-estar dos ani-mais adotados.

RecolhimentoOs animais que estão no canil foram recolhidos

através de denúncias da comunidade. Para o reco-lhimento, a equipe da Unidade de Vigilância de Zoo-noses é encaminhada ao local da denuncia a fim deverificar o perfil de recolhimento de animais. Esteperfil é formado por cães de raças agressivas comopitbull, rottweiler, fila brasileiro, mastin napolitano, pas-tor alemão – dentre outras raças, cães e gatos comsuspeita de zoonoses e/ou em extremo sofrimento, cãesagressores, cães de qualquer raça e que se demons-tram agressivos mesmo após tentativa de aproxima-ção da equipe.

Para adotar um animal, leve consigo:Documentos pessoais (RG, CPF);

Comprovante de Endereço.Para mais informações, entre em contato pelos

telefones (41) 3382-2839/ (41) 3384-1228.

Guarda Responsável:30 animais esperampor adoção no CCZ deSão José dos Pinhais

Quando Dom João VIchegou ao Brasil em 1808,uma das primeiras medidasfoi a abertura dos portos àsnações amigas, ou seja, àInglaterra. No último minu-to, após a invasão france-sa, Dom João VI fugiu dePortugal. As tropas de Na-poleão chegaram a ver asnaus da esquadra real dei-xando o porto de Lisboa.

A abertura dos portosfoi uma das primeiras me-didas liberalizantes queDom João VI tomou noBrasil. Nos 17 anos da suaestadia no Brasil ele trans-formou o país. De umacolônia de Portugal o Bra-sil se transformou em ca-pital do reino. Logo depoisdo seu retorno a Portugalo Brasil declarou a sua in-dependência.

Saímos de uma posiçãode colônia, nos transfor-mamos em monarquia e arepública só foi instalada 80anos após retorno de DomJoão VI para Portugal.Comparada com os outrospaíses latinos americanosfoi uma transformação pa-cífica. Muitas das estrutu-ras que ainda estão funcio-nando no Brasil têm as suasraízes nesse período.

A nova lei de adminis-tração dos portos brasilei-ros tem paralelos com a

abertura dos portos feitaem 1808. Ela tira o Brasilde um grande atraso. Agrande maioria dos portosbrasileiros é estatal e mui-to ineficiente. A adminis-tração estatal estrangula oseu crescimento. Os even-tos políticos partidários éque norteiam a sua admi-nistração. Os melhoresportos são administradospelo setor privado. E elessão poucos.

Com a nova lei a admi-nistração privada poderáconstruir novos portos.Nos portos públicos serápossível que as iniciativasprivadas desenvolvam pro-jetos setorizados. A revolu-ção será muito grande. Emmenos de cinco anos tere-mos uma nova realidade.Em dez seremos uma na-ção desenvolvida no setorportuário.

As próximas medidasde liberação do setor pro-dutivo devem ocorrer nosetor das estradas, pois nãoadianta melhorar os portose deixar as estradas comoestão. É muito provável queo governo atual também li-bere áreas para os investi-mentos privados na cons-trução de novas estradas,mudando o cenário tam-bém nessa área.

Com novas estradas e

novos portos o Brasil po-derá crescer ainda mais. Asexportações da nossa agri-cultura poderão crescermuito. Hoje elas estão sen-do sufocadas pela falta dainfraestrutura, que era mo-nopólio do setor estatal.

Essas medidas de li-beralização dos investi-mentos privados no setorde infraestrutura são óti-mas, pena que só foramtomadas agora no final dogoverno do PT. Se tives-sem acontecido há dezanos teria sido muito me-lhor para o Brasil. É evi-dente que a política esta-tizante do PT atrasou mui-to o crescimento do Bra-sil. A atitudes liberalizan-tes só foram tomadas emdesespero de causa. Osgrandes congestionamen-tos nos portos brasileiroseram uma mancha na ad-ministração pública. Eraevidente a ineficiência daadministração pública.

Com a privatização dosportos abre um novo ciclode crescimento para o Bra-sil. O novo governo, quevai assumir em 2015 pega-rá o país num outro mo-mento. As primeiras obrasde infraestrutura em déca-das já estarão começadas.Os problemas de engarra-famento ainda devem ocor-

rer, mas têm data para ter-minar. As condições de ges-tão dos interesses públicosmudaram bastante. Atéagora o que orientava a ges-tão pública era o interesseeleitoreiro do partido nopoder. Tudo era feito parase manter no poder. O in-teresse dos brasileiros nãoexistia. As empresas públi-cas eram máquinas de fa-zer voto.

As políticas de cor-rupção e o desvio de re-cursos públicos foram le-vados à exaustão pelospolíticos no poder. A cre-dibilidade da administraçãopública completamentedestruída. Uma grande re-novação nos quadros pú-blicos se faz necessária.

O principal momentode crescimento ainda vaidemorar um pouco mais.Até as novas leis seremcolocadas em prática e no-vos investimentos ocorre-rem vai demorar algunsanos. O Brasil vai entrarnum ciclo de intenso cres-cimento, muito parecidocom o período que DomJoão VI passou no Brasil.As transformações vãoocorrer em diversas áreas.Em menos de 20 anos oBrasil vai ser a quarta eco-nomia do mundo. Hoje so-mos a oitava. (CG)

Brasília(ABr) - Oprocurador-geral da Re-pública, Roberto Gur-gel, criticou a demorana prisão dos condena-dos pelo Supremo Tri-bunal Federal (STF) naAção Penal 470, o pro-cesso do mensalão. Eledestacou que no Brasilexiste "imensa dificul-dade" no cumprimentode decisões judiciaisque envolvem pessoas"situadas no topo da es-trutura social".

"O que é preocu-pante é que se continuea ter imensa dificulda-de em dar cumprimen-to às decisões judiciais,quando se refere às pes-soas situadas no topo daestrutura social. É pre-ciso que o Brasil supe-

Brasília(ABr) - O minis-tro da Fazenda, Guido Man-tega, confirmou que o gover-no vai adotar medidas paradesonerar do PIS e da Co-fins as passagens de ônibus,em mais uma das iniciativaspara combater a inflação."Está confirmada sim, a reti-rada do PIS/Cofins das pas-sagens de ônibus", disse nestaquinta-feira (23) ao chegarao Ministério da Fazenda.

O ministro indicou quea redução tributária poderá

Procurador critica

demora na prisão dos

condenados do mensalãore a dificuldade e, to-dos, absolutamente, to-dos os brasileiros este-jam igualmente ao al-cance do sistema de jus-tiça", disse.

Roberto Gurgel la-mentou a demora noprocesso dos recursosdos condenados, vistoque o julgamento ocor-reu no segundo semes-tre do ano passado. "Naminha visão, o julga-mento dos embargos éalgo imensamente maissimples do que foi o jul-gamento inicial. É umapena que demoremostanto a tornar efetiva adecisão do STF e che-guemos ao segundo se-mestre sem que a deci-são seja totalmentecumprida", destacou.

Mantega confirmaretirada de PIS e Cofinsdas passagens de ônibus

ser feita por medida provi-sória, mas não deu detalhesse a decisão incluirá as tari-fas de metrô.

Na quarta-feira (22), aprefeitura de São Pauloanunciou reajuste de 6,67%,nas tarifas de ônibus. A par-tir de 2 junho, o valor da pas-sagem passa de R$ 3 paraR$ 3,20. No mês passado,o prefeito do Rio de Janei-ro, Eduardo Paes, já tinhaanunciado um reajuste detarifas para a cidade.

São Paulo - A maioria dosalunos de escolas públicas dopaís (62%) tem computadorem casa, aponta a pesquisaTecnologias de Informação eComunicação (TIC) Educa-ção 2012, divulgada pelo Co-mitê Gestor da Internet no

Mais de 60% dos alunos deescola pública têm computador

em casa, indica pesquisaBrasil (CGI.br). O número écrescente desde 2010, pri-meiro ano do levantamento,quando o percentual era 54%.No ano passado, essa pro-porção entre estudantes darede pública já tinha avança-do para 56%.

Page 7: Edição 284

07Mundo A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Portugal à deriva Economia e seus reflexos

Um grande terremotoseguido de um maremotoatingiu Lisboa em 1755. Adestruição foi muito gran-de. O que não foi destruí-do pelo terremoto ou pelomaremoto foi destruídopelos incêndios que se se-guiram. A maior parte dacidade de Lisboa foi asso-lada. Muitas pessoas mor-reram. Os números sãoimprecisos, mas imaginarque um terço tenha morri-do é uma boa estimativa.Num só instante a popula-ção de Lisboa caiu de 300mil para 200 mil pessoas.

Após a grande destrui-ção seguiu uma grande re-construção liderada peloMarquês de Pombal. Foi umperíodo de grandes transfor-mações. Está faltando umMarquês de Pombal hojeem Portugal para dizer o quese deve fazer. A atual lide-rança está aturdida, imobili-zada e à deriva. Para umanação com um passado degrandes navegadores é tris-te vê-la sem rumo.

Após ter implantado areceita da troica - BancoCentral Europeu, Comuni-dade Econômica Europeiae Fundo Monetário Inter-nacional (FMI) - Portugal

não sabe mais o que fazer.A economia não para decair, o desemprego estáaumentando e a dívida ex-terna também. Com a re-dução da atividade econô-mica as receitas do gover-no também estão se redu-zindo o que implica emmaiores cortes de despe-sas para atender as metasimpostas da troica. É umciclo vicioso que só au-menta o desespero. Portu-gal foi um bom aluno dasreceitas da troica e o re-sultado é desesperador.

Só adotar as receitasde ajuste impostas foi omal de Portugal. Para re-tomar o crescimento é pre-ciso aumentar a competi-vidade. Portugal tem mui-to pouco a dar além do tu-rismo. Com a crise econô-mica europeia o turismointerno diminuiu muito.Essa é a grande fraquezada economia portuguesa.

Uma correção rápidaimplica na redução do va-lor dos bens em Portugal,para isso é preciso desva-lorizar a moeda usada parafazer as transações comer-ciais em Portugal. Com aentrada na moeda comum,o euro, Portugal perdeu

essa alternativa. É precisosair do euro para fazer umajuste rápido na economia.

O momento atual é crí-tico. Os bancos portugue-ses estão perdendo os mai-ores depósitos, pois os apli-cadores temem que as re-gras impostas em Chipretambém ocorram em Por-tugal. Lá os depósitos aci-ma de 100 mil euros (260mil reais) foram confisca-dos para cobrir o rombonos bancos de faliram.

O Banco Central Euro-peu está suprindo os ban-cos portugueses com linhasde crédito emergenciais,más até quando?

A última medida paraatrasar uma decisão maisdura é convocar novas elei-ções. Mas é evidente quenão vai resolver nada. A so-lução que se impõe é a saí-da de Portugal da moedaúnica, o euro. O quanto maisrápido isso for feito melhor.

Com a volta do escu-do Portugal poderia desva-lorizar o custo da sua mãode obra e dos produtos queproduz. O país se tornariabarato para os estrangeiros,principalmente os euro-peus, e a economia retoma-ria o crescimento.

A queda da renda dosportugueses seria muitorápida e dura. Seria umchoque, para quem achavaque pertencia ao mundoeuropeu e agora se sentenovamente no terceiromundo, junto com os paí-ses africanos.

Com a corrida bancá-ria Portugal não tem mui-tas alternativas. Ficar noeuro vai atrasar ainda maisos ajustes da economia. Arecessão vai continuar porum bom tempo. O desem-prego deve aumentar aindamais, o país ficaria semfuturo e perderia boa parteda sua população mais jo-vem. Essa é a questão maisimportante nesse momen-to: reduzir a emigração dosmais capazes.

A política econômicaalemã imposta pela troicadestruiu a economia dePortugal. Agora é tempo dereconstrução. Não dá paraficar chorando os mortos.É hora de enterrá-los e ali-mentar os vivos.Um novociclo recomeça.

Portugal vai precisar detoda a ajuda que o Brasil vaipoder dar. Dos europeusPortugal já sabe o que es-perar. (CG)

Além da Argentina ede Portugal, a Venezuelaestá à beira de um grandecolapso da sua economia.Ela tem a maior reservade petróleo do planeta,mas não consegue trans-formar essa riqueza emqualidade de vida para asua população.

No passado as com-panhias estrangeiras ex-ploraram a Venezuela, ti-raram muito petróleo emantinham a sua popula-ção na miséria. Agora sãoos próprios venezuelanosque exploram os venezue-lanos. Com um discursovazio de grandes reformaso governo venezuelanodistribui petróleo quase degraça para vários países.Chegou mesmo a vendercombustível nos EstadosUnidos abaixo de preço demercado, para as classesmais pobres para fazerpropaganda. Fez o mesmona Inglaterra.

Hoje a Venezuela nãotem mais recurso ne-nhum, nem para importaros produtos de higienemais simples. É a crise dafalta de papel higiênico.Seria patético se não fos-se triste. Como pode umpaís com tantos recursos

A Venezuela à beira do colapsonaturais, ser tão pobreculturalmente.

As ligações da Vene-zuela com outros países docontinente de regime es-querdista são muito fortes.Essas relações se manti-nham a custa de doaçõesde recursos públicos vene-zuelanos. No Brasil o ex-presidente Hugo Chavesdistribuía dinheiro paraempresas quebradas queeram mantidas operandopelos seus funcionários.Tudo era reproduzido pelaimprensa com grande des-taque. Hoje tudo isso viroupiada de uma estratégiasuicida.

O resultado é o espe-rado, uma grande criseeconômica. O sucessor deChaves, Nicolás Madurovai ficar muito pouco nopoder. Sem dinheiro nãovai ser possível se manter.As dívidas do governo nãoserão pagas e o país vai fi-car à margem do sistemaeconômico mundial porum tempo, como aconte-ce hoje com a Argentina.

Um novo governodeve fazer as reformaseconômicas que não foramfeitas. E logo as receitasdas exportações de petró-leo vão recuperar a econo-

mia da Venezuela. E vai fi-car evidente para a popula-ção venezuelana, que dis-tribuir dinheiro para as ou-tras nações não leva a lu-gar nenhum.

Essa fase de governosideológicos de esquerdaque nada produzem já estáacabando na América Lati-na. No Brasil também ha-verá mudança de liderançapolítica, só que de formamais branda. Teremos al-gumas crises. Aliás, já es-tamos vivendo a crise dosapagões. O apagão da in-fraestrutura é só o primei-ro, outros se seguirão.

Na Venezuela os efei-tos de governos de es-querda esbanjadores serãomuito mais intensos. A de-sordem social será muitomais profunda. Depoisdesse porre de governosde esquerda vai apareceruma nova mentalidademuito mais desconfiadadesses regimes ideológi-cos que nada mais produ-zem que riqueza para osseus líderes.

Como num jogo dedominó os governos es-querdistas da América La-tina vão cair um após o ou-tro, pois todos dependiammuito dos recursos finan-

ceiros da Venezuela. Estádifícil definir quem será oprimeiro: a Argentina ouCuba?

Os brasileiros ficarãoespantados com essa fra-gilidade dos governos deesquerda. A causa é a mes-ma: quase nada produzem,só sabem gastar os recur-sos da nação. Todos ospaíses que entram nessaaventura de esquerda saemmuito pobres.

O Brasil também terá asua cota nessa porção deineficiência. Mas os efeitosaqui serão bem menores.Nós já temos uma impren-sa que não é totalmentecontrolada pelo governo.Sempre tem setores quenão se deixam manipular.

Na Venezuela e na Ar-gentina a imprensa oposi-cionista foi perseguida emassacrada. Pouca coisaresistiu a essa destruiçãoorquestrada pelo governo.O resultado foi a destrui-ção econômica do país.

O Brasil tem uma mai-or resistência a governosditatoriais, sejam de direitaou de esquerda, que na re-alidade faz pouca diferen-ça. Os meios de governo eos resultados são muito se-melhantes. (CG)

• O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE) informou que a taxa de desemprego ficouem 5,8% em abril, de acordo com dados da PesquisaMensal de Emprego (PME). A taxa subiu pelo quartomês consecutivo e é a mais alta desde junho de 2012,quando atingiu 5,9%. Apesar disso, é a taxa de desem-prego mais baixa para meses de abril desde o início dasérie histórica do IBGE, iniciada em março de 2002.

• O Banco Central informou que o déficit brasilei-ro em transações correntes com o exterior atingisse3,04% do PIB no acumulado em 12 meses encerradosem abril, o maior nível desde julho de 2002. A lentarecuperação da atividade econômica doméstica foi omotivo desse aumento.

• A Petrobras fez uma oferta de títulos no merca-do de capitais internacional (global notes) no montantede 11 bilhões de dólares. Os investidores dos EstadosUnidos ficaram com 73% da alocação final. A segundamaior fatia dos papéis ficou com investidores da Euro-pa, 17%, seguidos pelos da Ásia, com 7%.

• A maior parte dos compradores é formada porinvestidores dedicados ao mercado de renda fixa de em-presas com grau de investimento. Os títulos têm venci-mento em 2016, 2019, 2023 e 2043 com taxas fixas eem 2016 e 2019 com taxas flutuantes.

• Trata-se da maior emissão de dívida corporativaem dólares de mercados emergentes, a quinta maior emdólares da história e a segunda maior em dólares desteano.

• A Organização das Nações Unidas (ONU) in-formou que a taxa de mortalidade de crianças menoresde 5 anos caiu 17% após a instituição do programa Bol-sa Família. O estudo, feito entre 2004 e 2009, usoudados de quase três mil municípios brasileiros.

• O aumento da renda que é proporcionado pelobenefício permite que as famílias tenham acesso a ali-mentos e outros bens relacionados à saúde. Isso dimi-nui a pobreza das famílias, melhora as condições devida das pessoas, reduz as dificuldades de ter acesso àsaúde e, por consequência, contribui para que diminuao número de mortes entre as crianças.

• O Pew Research Center apresentou a pesquisadivulgada nesta quinta-feira, 23 de maio, com informa-ções sobre 39 países, 59% dos brasileiros dizem que aeconomia do país está bem e 79% acreditam que ela vaimelhorar nos próximos 12 meses.

• A avaliação sobre a situação econômica pessoal éainda mais positiva - dos entrevistados, 74% afirmamque ela está boa e 88% apostam que ficará melhor nospróximos 12 meses, o percentual mais alto entre todosos países pesquisados, divididos entre avançados, emer-gentes e em desenvolvimento.

• A atividade da indústria dos Estados Unidosvoltou a recuar em maio, e atingiu o seu ritmo maislento dos últimos sete meses. O aperto fiscal do gover-no e a fraqueza da demanda global foram determinantespara o desempenho.

• O crescimento mais lento está ligado a uma com-binação de aperto fiscal que está prejudicando a deman-da doméstica, ao mesmo tempo em que muitos merca-dos de exportação permanecem em situação frágil.

3627-2501Rua Itália, 156 -Nações - FRG

Page 8: Edição 284

08 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Política

Mais de 3000 pessoasparticiparam de encontro estadual

de novos prefeitos na RMC

RMC vai receberretroescavadeiras e motoniveladoras

do Governo Federal

O anúncio foi feitopela ministra-chefe daCasa Civil, Gleisi Hoff-mann durante o EncontroEstadual com Prefeitos ePrefeitas do Paraná, noúltimo dia 17 de maio, noExpotrade, em Pinhais. OGoverno Federal vai des-tinar aos municípios daregião metropolitana, comaté 50 mil habitantes, umamotoniveladora, uma re-troescavadeira e um ca-minhão, através do Minis-tério do Desenvolvimen-to Agrário (MDA), comrecursos do PAC 2. A so-licitação atende a pleitodefendido pela Associaçãodos Municípios da RegiãoMetropolitana de Curitiba(Assomec), que temcomo presidente o pre-

Gleisi anuncia o repasse de equipamentos

feito de Pinhais, LuizãoGoulart e também da Co-missão de Assuntos Me-tropolitanos da Assem-bleia Legislativa, represen-tada pelo presidente e de-putado estadual ToninhoWandscheer (PT).

Segundo Toninho,são equipamentos que osmunicípios receberam afundo perdido, ou seja,sem qualquer custo, queauxiliarão no desenvolvi-mento que é de suma im-portância para a popula-ção.

"Isto demonstra que apresidenta Dilma e a mi-nistra Gleisi possuem umcompromisso sério com odesenvolvimento dos mu-nicípios paranaenses",destacou o deputado.

Mais de 3000 pessoasprestigiaram o EncontroEstadual com Novos Prefei-tos e Prefeitas do Paraná quecontou com a presença dasministras da Secretaria deRelações Institucionais, IdeliSalvatti, e da Casa Civil,Gleisi Hoffman, AlexandrePadilha (Saúde) e do secre-tário nacional de RelaçõesPolítico-Sociais da Secreta-ria-Geral da Presidência daRepública, Wagner Caetano.

O evento reuniu 322 pre-feitos, além de representan-tes de todos os 399 municí-pios em Pinhais, na últimasexta-feira, ainda no Expo-trade, o encontro contoucom a presença de represen-tantes de pelo menos 15 mi-nistérios, além de equipes deoutros órgãos do GovernoFederal. Durante todo o dia,os prefeitos presentes rece-beram atendimento e orien-tações sobre as novas políti-

cas e ações do Governo Fe-deral. Além disso, represen-tantes e técnicos dos minis-térios tiraram dúvidas e ex-plicaram aos gestores comolevantar recursos federaisaos seus municípios.

A programação princi-pal abrangeu os seguinteseixos: saúde e educação,instrumentos de planeja-mento e apoio à gestão lo-cal, programas sociais, in-fraestrutura e participação

social. Os participantestambém foram orientadosatravés de oficinas técnicase salas de atendimento in-dividualizado.

A maioria dos prefeitosdas cidades da RMC estive-ram presentes como o pre-feito anfitrião Luizão Gou-lart, de Pinhais, Luiz CarlosSetim, São José dos Pinhais,Gilberto Dranka, Piên, JoséAltair "Gringo", de Tijucasdo Sul, entre outros.

Prefeito Milton Paizani, Rio Negro, prefeita Leila Klenk, Lapa,Luizão Goulart, Pinhais, coordenador Roberto Androukovich e

secretário de Desenvolvimento de Pinhais, José Zeitel

Coordenador do gabinete do deputado ToninhoWandscheer com representantes de São Mateus do Sul

Deputado Toninho e ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann Leones Dall Grohl, chefe de gabinete da ministraGleisi Hoffmann e o deputado Toninho Wandscheer

Prefeito anfitriãoLuizão Goulart e osministros AlexandrePadilha (Saúde),Gleisi Hoffmann(Casa Civil) e IdeliSalvatti (RelaçõesInstituionais) e ochefe estadual daCasa Civil, ReinholdStephanes

Page 9: Edição 284

09Geral A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Page 10: Edição 284

10 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Cidades

São José dos Pinhais irá abrigar a empresamais moderna do mundo no ramo da

produção de equipamentos submarinosO prefeito Luiz Carlos

Setim participou nestaquarta-feira (22) do lança-mento da pedra fundamen-tal da nova planta no Para-ná, da empresa Aker Solu-tions. A nova fábrica entraráem operação em 2015 esubstituirá a atual fábrica deequipamentos submarinos,sediada em Curitiba, do-brando a capacidade deprodução no país.

A nova instalação teráaproximadamente 1.200funcionários e vai gerar5.000 empregos indiretos,através dos seus fornece-dores. A planta será cons-truída, em um terreno pró-ximo à empresa Volkswa-gen, com mais de 168 milmetros quadrados.

A Aker Solutions reú-ne engenharia e tecnologiapara a perfuração, desen-volvimento de campo e pro-dução na indústria de óleoe gás. A empresa empregaaproximadamente 28 milpessoas em mais de 30 pa-íses e suas receitas anuaisem 2012 chegaram a apro-

ximadamente R$ 16 bi-lhões.

A empresa , estabele-cida no Brasil desde 1978,é líder no fornecimento deequipamentos submarinose serviços no mercadooffshore do Pré-Sal noBrasil.

"Com o aquecimentodo mercado no Brasil, porconta do Pré Sal e dos nos-sos outros projetos com aPetrobrás, nós resolvemosmodernizar e ampliar a pro-dução da nossa planta atu-al. Como não era possívelfazer isso com a fábrica deCuritiba, resolvemos cons-

truir essa unidade em SãoJosé dos Pinhais, após ana-lisarmos mais de 38 locaisdiferentes em toda RegiãoMetropolitana de Curitiba.A boa receptividade da Pre-feitura e a localização es-tratégica do município fo-ram decisivas para nossaescolha. Aqui teremos amaior e a mais modernafábrica deste tipo de equi-pamentos no mundo", dis-se o Presidente das opera-ções brasileiras da empre-sa, Luis Araujo.

O prefeito Setim agra-deceu o presidente execu-tivo da Aker Solutions,

Øyvind Eriksen, por terescolhido a cidade para ins-talar a fábrica e falou so-bre o crescimento do mu-nicípio. "São José dos Pi-nhais é uma cidade quehoje já detém algumas dasindústrias mais modernasdo mundo e com a instala-ção da Aker Solutions, umaempresa que fabrica pro-dutos para a Petrobrás, nósiremos crescer ainda maisnacional e internacional-mente neste setor de pro-dução de tecnologia de pon-ta. Isto torna a nossa res-ponsabilidade cada vezmaior e vai ao encontrocom os anseios do nossogovernador Beto Richa.Desenvolvendo o municí-pio nós fortalecemos cadavez mais o Paraná".

Também estavam pre-sentes no evento o vice-prefeito de São José dosPinhais, Toninho da Farmá-cia, o secretário de Urba-nismo, Marcelo Ferraz Ce-sar e o secretário de Indús-tria, Comércio e Turismo,Valdir Furlan.

O prefeito Luiz Car-los Setim, acompanhadoda secretária de EducaçãoNeide Setim, participou nanoite de terça-feira (21) daprimeira reunião de pais,do Programa IntegraçãoFamília/Escola, realizadaeste ano. O evento acon-teceu no ginásio de espor-tes do Centro de Atendi-mento Integral à Criança- CAIC -, no bairro Cos-teira em São José dos Pi-nhais.

O Programa de Inte-gração Família/Escolatem o objetivo de aproxi-mar os pais do ambienteescolar dos filhos, fazen-do com que eles partici-pem mais da vida peda-gógica das crianças e pro-porcionando maneiras di-ferentes de educar etransmitir valores.

A secretária de Edu-cação de São José dos Pi-nhais, Neide Setim, falouque este é um programaque a secretaria desejavamuito que fosse re-im-plantando no município."Hoje, toda Secretaria deEducação está muito fe-liz, primeiro porque va-mos reiniciar um progra-ma que no passado haviadado muito certo, segun-do, porque fazemos issocom esse ginásio de es-portes lotado. Eu acredi-to que trabalhar estes va-lores de integração da fa-mília com a escola é fun-damental, quando conse-guimos levar assuntoseducacionais a estes doisflancos, o resultado da

Prefeitura de SJP retomaPrograma Integração

Família Escolaaprendizagem é bem su-perior".

Durante o evento ospais puderam assistir umapalestra proferida pelo pro-fessor do curso de Peda-gogia e coordenador doPrograma de ExcelênciaDocente da UniversidadePositivo Celso RogérioKlammer. Klammer pos-sui bacharelado e licenci-atura em Filosofia pelaPontifícia UniversidadeCatólica do Paraná (1983),especialização em Filoso-fia da Educação pela PUC-PR (1987), mestrado emEducação pela Universida-de Federal do Paraná(1999) e doutorado emEducação pela PUC-PR(2012). O tema da suapalestra foi "O contextoda família na sociedadecontemporânea".

"As relações hoje sãoefêmeras. Agora os jovenspor exemplo, não namo-ram, ficam. E para enten-dermos porque o jovemnão namora, ele fica, nósprecisamos aprofundar onosso entendimento sobrevínculos. A modernidade,o imediatismo, criou nacabeça das pessoas con-ceitos de descartabilidadee flexibilidade, tornando asrelações pouco duráveis.É possível reverter essecenário, mas para mudarisso precisamos fazeruma grande flexão daconsciência de si próprio,e este é o grande desafio,trabalhar o si no contextodo todo", disse o profes-sor Celso Klammer.

A Prefeitura de SãoJosé dos Pinhais, atravésda Secretaria de Finanças,realizará nesta segunda-feira (27) às 17h30min, aaudiência referente à Ava-liação do Cumprimento deMetas Fiscais da Prefei-tura referentes aos mesesde janeiro, fevereiro, mar-ço e abril de 2013 - osprimeiros quatro mesesda gestão do PrefeitoLuiz Carlos Setim.

Audiências PúblicasNo ano, são realiza-

das três audiências comPoder Legislativo para

Prefeitura de SJP realizaaudiência de prestação

de contas públicastornar público o cumpri-mento de metas que en-volvem os recursos arre-cadados e aplicados emSão José dos Pinhais pelaPrefeitura.

A próxima audiênciaestá marcada para o mêsde setembro e será refe-rente ao segundo quadri-mestre de 2013.

A audiência públicade prestação de contas éaberta ao público, confor-me prevista na Lei de Res-ponsabilidade Fiscal (LeiFederal Complementar n°101/00).

Uma equipe técnica doParanacidade - órgão exe-cutivo da Secretaria deDesenvolvimento Urbano -mostrou aos representan-tes do Banco Interamerica-no de Desenvolvimento(BID) diversas obras emexecução nos municípiosde Campo Largo e Araucá-ria, realizadas por meio doPrograma Paraná Urbano.O roteiro inclui tambémobras já concluídas e en-tregues à população, comoavenidas e ruas asfaltadas,unidades de saúde, escolas,uma creche e um Centro daJuventude que foram ana-lisados ontem, pelos espe-cialistas do BID, MarioDurán e Rodrigo Speziali.

"Foi uma demonstra-ção do alto padrão das

BID elogia obras realizadasna Grande Curitiba

obras realizadas no Paraná.Este padrão coloca o Esta-do entre os melhores dopaís. Não há a menor dú-vida sobre os benefíciossociais que essas obras tra-zem à sociedade. Essa é anossa terceira parceria. Jáestamos analisando tudo oque é necessário para fir-mar o Paraná Urbano III",disse Duran.

O Paraná Urbano IIIprevê a aplicação de US$300 milhões para obras so-ciais, ambientais e nas áre-as de transporte e mobili-dade urbana, esporte e la-zer no Paraná. Desse mon-tante, o BID deverá finan-ciar US$ 150 milhões, comcontrapartida do Governodo Paraná de 50% (US$150 milhões).

Rua Itália, 156 - Nações- FRG - 3627-2501

O prefeito Luiz Carlos Setim participou do lançamentoda pedra fundamental da empresa Aker Solutions

Page 11: Edição 284

11RMC A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

A segunda edição daCampanha Aqueça um Co-ração, lançada nesta segun-da-feira (20) durante a ses-são ordinária da CâmaraMunicipal, promete umagrande mobilização na ci-dade. Após o lançamentooficial nesta semana, a Se-cretaria de Ação Social eTrabalho divulgou o crono-grama de atividades e gin-canas que serão realizadaspara mobilizar o maior nú-mero de participantes.

No dia 29 de maio vaiocorrer a entrega de doismil cobertores às famíliasem situação de vulnerabili-dade social, às 15h no Gi-násio da Sede. No dia 15 dejunho, a Prefeitura organizauma gincana das Secretari-as Municipais para arreca-dação de alimentos nos bair-ros. De 24 a 28 de junhoestão programadas tambémgincanas com os colégios,e de 22 a 26 de julho comos Grupos da Melhor Ida-de, para angariar alimentos.

Quatro Barras lança a segunda ediçãoda Campanha Aqueça um Coração

Ação visa arrecadar roupas, alimentos e enxovais de bebês, que serão destinadosa famílias em situação de vulnerabilidade, instituições filantrópicas e igrejas

No dia 19 de agosto acon-tece a prestação de contasda campanha e a diploma-ção dos vencedores das gin-canas, às 18h, no plenárioda Câmara.

A ação pretende aten-der as 2.500 famílias hojecadastradas na Ação Soci-al, que se encontram emsituação de vulnerabilidade,além de instituições filan-trópicas e igrejas da cida-de. Na edição passada, acampanha arrecadou seistoneladas de alimentos emais de 15 mil peças deroupas. "Nossa meta é su-

perar os índices do anopassado, e para isso, pedi-mos a participação de todaa comunidade", disse a se-cretária de Ação Social,Daniela Ribeiro.

LançamentoO lançamento reuniu

lideranças, comunidade eestudantes, e contou coma presença do vice-prefei-to, Olair Ribeiro Lago(Laio), que representou oprefeito Loreno Tolardo; opresidente da Câmara, ve-reador Antonio Cezar Cre-plive (Toto); dona Inez To-lardo; a secretária da pas-

ta, Daniela Ribeiro; verea-dores; e representantes daSecretaria de Ação Social,que vestiram juntos a ca-misa da campanha.

Como participarAlém das atividades pro-

gramadas, a campanha játem pontos específicos decoleta. Interessados em con-tribuir poderão entregar rou-pas ou alimentos na CâmaraMunicipal, na Secretaria deAção Social, e em breve nasempresas e pontos do co-mércio. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo tele-fone: (41) 3671-3525.

Lideranças vestiram a camisa da campanha

Na semana passada, oprefeito de Pinhais, LuizãoGoulart foi a Brasília, jun-to com o presidente daCohapar, Mounir Chaowi-che receber o prêmio selode mérito do Ministériodas Cidades pelo progra-ma habitacional desenvol-vido no município. A Co-hapar - Companhia de Ha-bitação do Paraná, e a Pre-feitura de Pinhais foram re-conhecidas pelo projetodesenvolvido no municí-pio, que inclui a recupera-ção ambiental, infraestru-tura, titularidade, melhoriada qualidade de vida e re-gularização fundiária.

O Prêmio Selo doMérito 2013 teve a parti-cipação de 38 projetos ins-critos até o último dia 12de março. Dezoito institui-ções, entre secretariasmunicipais e companhiasde habitação disputaramprêmios em sete catego-rias, que vão desde o for-talecimento do Sistema deHabitação de InteresseSocial à Sustentabilidadedos projetos habitacionais.

No Município de Pi-nhais as áreas de interven-ção do Projeto de Requa-lificação Urbana em Áre-as de Enchente estão lo-calizadas à margem direi-ta do Rio Palmital, e àmargem esquerda do RioAtuba, onde haverá Rea-locação das famílias, Re-gularização Fundiária eRecuperação Ambientaldas áreas ocupadas irre-gularmente, por famílias

Projeto do PAC dePinhais é premiado

em Brasíliavivendo em APPs às mar-gens dos Rios, sujeitas ainundações, ou seja, áre-as de risco.

O Projeto está pro-movendo a melhoria daqualidade de vida da po-pulação através da trans-formação de áreas ocupa-das irregularmente em áre-as legalizadas, integrantesda cidade formal e recu-peradas socioambiental-mente.

Nas áreas, antes ocu-padas irregularmente pe-las famílias, está sendoexecutado o Parque doPalmital que contará comEquipamentos Públicos ede Lazer como BibliotecaCidadã, Ginásio de Espor-tes, salas multiuso, campode futebol, parque infantil,pista de caminhada, além depromover a proteção e aRecuperação Ambiental dafaixa de preservação per-manente do Rio Palmital,antes degradada.

A Prefeitura Munici-pal de Pinhais participacom recursos técnicos ehumanos, executandoobras de infraestrutura devias, acompanhamentosocial, celeridade na apre-ciação de projetos, doaçãode áreas e adaptação da le-gislação urbanística paraatender o interesse social.

Número de realoca-ção: 747 famílias

Número de regulari-zações: 860 famílias apro-ximadamente

Total de beneficiários:1604 famílias

A Prefeitura de Qua-tro Barras licitou na últi-ma quarta-feira(22) asobras para reformas nasescolas municipais eCentros de Educação In-fantil (Cmeis), que rece-berão investimentos deR$ 800 mil. O prefeitoLoreno Tolardo diz quea medida é uma das pri-oridades da gestão, porse tratar da área educa-cional.

"Sabemos das deman-das das escolas e Cmeis,e vemos este projeto derevitalização como umaação de extrema importân-cia. São obras aguardadase que atenderão necessi-

A Prefeitura Municipalde Pinhais realiza ConcursoPúblico, contemplando di-versas áreas. São 25 cargos- em que são exigidos dife-rentes níveis de escolarida-de - para os quais há maisde 100 vagas ofertadas, in-cluídas as destinadas aosportadores de deficiência. Ossalários variam entre R$ 961,70 e R$ 4.619,90. E as ins-crições seguem até as 12horas, do dia 14 de junho.

Sobre os cargosAs vagas ofertadas

abrangem diferentes fun-ções, são elas: para o nívelfundamental incompleto:Assistente de operador deusina de asfalto e concreto;Auxiliar operacional; Opera-dor de máquina I; Operador

Prefeitura de Pinhaisabre concurso público

de máquina II; Operador deusina de asfalto e concreto.Para nível fundamentalcompleto: Eletricista e Mo-torista III. Para nível técni-co: Assistente administrati-vo; Auxiliar de saúde bucal;Técnico em informática;Técnico em topografia.

Já para nível superioros cargos disponibilizadossão: Bibliotecário; Educa-dor desportivo; Engenhei-ro químico; Fisioterapeuta;Fonoaudiólogo; Geógrafo;Instrutor de artes - artescênicas; Instrutor de artes- artes visuais; Instrutor deartes - dança; Instrutor deartes - música; Médico gi-necologista; Médico infec-tologista; Médico Pediatra;Professor.

Quatro Barras vai revitalizarescolas municipais e Cmeis

dades reais nos espaços deensino", enfatizou.

Soluções conjuntasPara diagnosticar as

necessidades emergenciaisde cada escola e Cmei, quesão 13 ao todo, foi realiza-da também uma audiênciapública com diretoras e co-ordenadoras, que citaramas principais demandas decada estrutura.

A audiência reuniu re-presentantes do Gabinete;a secretária de Educação,Maria Rodrigues; o secre-tário de Obras e Infraes-trutura, Cleverson SantosFortes; arquitetos e de-mais representantes daspastas envolvidas.

Page 12: Edição 284

12 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Saúde

PPPPPAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

O clima esfriou e nariz trancou?Saiba como lidar com a obstrução nasal

Dias de Frio

Dicasde saúde:

Por que o óleode canola é saudável?

Fique atento sobre as principais causas desse problema

Nossa Fan Page no Facebook -Academia Sculptor e tire suas dúvidas etenha dicas diariamente.

Respirar é uma funçãofisiológica tão importantepara o ser humano que omínimo obstáculo que di-ficulte a passagem do flu-xo de ar pelas vias aéreassuperiores provoca enormedesconforto. E é isso o quecaracteriza a obstrução na-sal: uma diminuição daquantidade de ar que con-segue passar pelas fossasnasais durante a inspiração.

Dependendo do grau deobstrução, o ar passa a serinspirado pela boca. "A obs-trução pode ser uni ou bi-lateral - ou seja, afetar umou os dois canais do nariz-, parcial ou total, constanteou transitória, dependendoda especificamente da suacausa", explica AlexandreCercal, Otorrinolaringolo-gista e membro da Associ-ação Brasileira de Otorrino-laringologia e Cirurgia Cer-vico-Facial, de Curitiba.

Situação que faz comque a obstrução nasal fiqueainda mais presente no dia-a-dia da população é quan-do se aproxima a chegadado inverno, já que nessa

Os óleos vegetais sãomuito saudáveis. Eles têmpropriedades nutricionaisque os tornam muito bené-ficos para a saúde humanae ajudam também a evitarvárias doenças. E um dosóleos que tem sido muitoutilizado nos últimos tem-pos é o óleo de canola. Vejaagora por que esse óleo étão benéfico assim:

O que éóleo de canola?

O óleo de canola é ex-traído da planta canola. Acaracterística fundamentaldeste óleo é que ele con-tém grandes quantidades deômega-3.

É um produto rico emenergia pelo seu conteúdocalórico. E o fato de ter umnível muito elevado de gor-duras saudáveis torna-o umóleo ideal para o consumohumano. Também contémgrandes quantidades de an-

época o organismo ficamais suscetível a contrairinfecções - como o vírusda gripe -, um dos sinto-mas que faz com que aobstrução nasal se agrave.Outros sintomas comunsque fazem com que a obs-trução nasal seja provoca-da ou agravada, são a si-nusite, o desvio do septo oua presença de pólipos nonariz.

Em geral, quando acausa é uma infecção porvírus, o incômodo é pas-sageiro, mas se for provo-cado por rinites alérgicas,por exemplo, ele pode serpersistente e progressivo sehouver uma barreira queimpeça a passagem do ar.

O especialista lembra que,se uma pessoa apresentaobstrução nasal com fre-quência, ela deve ser avali-ada por um médico para di-agnóstico e tratamento es-pecífico.

"Adultos com obstru-ção nasal correm o risco defazer uso abusivo de des-congestionantes e criar de-pendência desses medica-mentos, que podem envol-ver implicações perigosaspor causa da vasoconstri-ção que eles provocam emtodo o organismo, por issoé tão importante procurarum médico caso a obstru-ção dure mais de uma se-mana", ressalta Cercal.

Apesar de extrema-

mente desconfortável, aobstrução nasal decorren-te das gripes e resfriadosserve para indicar que o or-ganismo está reagindo paraeliminar o vírus que ataca amucosa do nariz. "A ques-tão é que essa reação infla-matória algumas vezes é exa-gerada e produz coceira,coriza e, às vezes, espirros"explica o especialista.

Normalmente a obstru-ção nasal pode ser consi-derada como um efeito co-lateral inofensivo, porém,dependendo dos casos, elapode interferir nos padrõesde audição, de sono, e pre-cisar ser tratada com remé-dios mais fortes, como an-tibióticos - receitados pelomédico. "Em alguns casos,o ideal é que seja realizadaa cirurgia corretiva do des-vio de septo, em outros aretirada das adenóides...Varia de caso para caso,mas é necessário procurarum especialista se a obstru-ção durar mais de uma se-mana e começar a atrapa-lhar atividades cotidianas",conclui Cercal.

tioxidantes e vitamina E,que protege o corpo do ra-dical livre.

Benefíciosdo óleo de canolaAlguns estudos tem

comprovado que o consu-mo regular de óleo de ca-nola reduz os níveis de co-lesterol e glicose no cor-po, impedindo a ocorrên-cia de distúrbios cardiovas-culares.

Outro benefício relata-do acerca da inclusão des-te produto na nossa dieta éredução da pressão arteriale, consequentemente, a di-minuição do risco de umacidente vascular cerebralou qualquer doença do co-ração.

Como o óleo de oliva,assim também o óleo decanola tem propriedadesanticancerígenas, uma vezque reduz os riscos de

mutações nas células e seugrau de oxidação. Não sóo consumo é preventivo,mas é muito benéfico parapacientes que sofrem decâncer ou qualquer doençado tumor.

Além disso, são reco-nhecidas propriedades anti-inflamatórias, tornando esteóleo muito eficaz no trata-mento de algumas doençascomo asma, artrite reuma-tóide e distúrbios gastroin-testinais.

Usos doóleo de canola

Óleo de canola é exce-lente para:

- Saladas,- Marinado,- Cremes,- Fritura,- Assados e- Nos produtos de con-

feitariaFonte:

www.dicassobresaude.com/

Com o termômetro mostrando uma temperaturamais baixa, é muito difícil se animar, levantar cedo,sair debaixo das cobertas e até mesmo sair de dentrode casa para ir praticar exercícios físicos. Quem nãogosta de comer e ficar embaixo das cobertas nessesdias mais gelados? Nessa época o frio já começa a daro ar da graça e ai a preferência entre os alimentos sãoos mais quentes e calóricos. Por esses, entre outrosmotivos fazer exercícios no inverno é de extrema im-portância. As pessoas não devem se descuidar da saú-de e deixar de praticar exercícios físicos; ainda queem menor intensidade e com alguns cuidados a mais.

No entanto, deixar a preguiça de lado é essencialpara mantermos uma vida saudável e dessa forma émelhor que os exercícios sejam realizados em locaisfechados, principalmente quando a temperatura estámuito baixa. As mudanças fisiológicas geradas pelofrio podem potencializar os exercícios realizados eaumentar os resultados. Com a temperatura mais bai-xa, o corpo vai queimar mais calorias, para aumentaro seu próprio calor, e assim pessoas sedentárias po-dem conseguir bons resultados se escolherem estaépoca para iniciar um programa de exercícios físicos.Mas é claro que os resultados vão depender da quan-tidade e intensidade do exercício. Veja algumas dicas:

Manter uma alimentaçãosaudável durante o inverno

Nesta época, a tendência é comer mais para man-ter o corpo aquecido. Entretanto, você deve se con-trolar e não exagerar nas calorias.

A hidratação é essencialNo inverno temos a sensação de que transpiramos

menos. Isso, porque o suor, ao entrar em contato coma pele, evapora de maneira rápida, pela baixa tempera-tura. Assim, é preciso se preocupar com uma boa hi-dratação, evitando conseqüências com a saúde.

O aquecimento ealongamento é muito importante

No inverno, o corpo leva mais tempo para se aque-cer, portanto, invista bastante em aquecimentos e alon-gamentos antes de começar os exercícios. Isso ajudaa prevenir lesões, estiramentos e outros problemas mus-culares.

Utilizar roupas adequadasVocê não deve se vestir com roupas pesadas, pre-

fira peças leves, que permitem a execução de movi-mentos sem limitações.

Não fique em casa passando frio, venha para Sculp-tor e se aqueça junto a nós. Deixe seu corpo falar bemde você!

Page 13: Edição 284

13A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Alcance seus objetivos físicose de saúde de forma mais eficiente,

consulte um Personal Trainer!Academia SCULPTOR, Rua Itália 156 –

Nações – Tel (41) 3627-2501

Paulo DiegoPedroso estaráde aniversárioneste 27 demaio. Sucesso!

Parabéns ao nobre eatuante vereador da

nossa querida FazendaRio Grande, Julinho

Teodoro, que neste dia25 de maio estarácompletando mais

um aniversário.Parabéns da equipe do

jornal A SEMANA!

Um abraço forte para Dona Lola, leitora assídua do jornal ASEMANA em Pato Branco, que no último dia 21 comemorou maisum aniversário e recebeu um mimo mais que especial do esposo

Arlindo Cantu. Parabéns e que Deus abençoe aos dois!

Parabéns a Tuca Cartário que completou mais um ano de vida noúltimo dia 23. Sucesso!

Michael Barusso,sempre ladeadopelos seus filhos,deu umaparadinha nestasexta-feira dia 24para apagar ummontão develinhas emcomemoração amais umaniversário.Parabéns!

Neste sábado dia25 o pequenoDaniel BraineCropolatocompleta mais umaninho de vida. Ahomenagem é deseus pais Aramis eSilmara que oparabenizam poresse dia especial.

Jane Hoepers neste dia 27 de maio estará comemorando mais umano de vida. Que Deus lhe abençoe e conceda mais muitos anos de

vida para curtir o seu netinho. Parabéns!

Page 14: Edição 284

Sexta Sábado Domingo Segunda

Reflexão

14 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Diversão

Casa e larDatas comemorativas

Piadas

Simepar

Máx. 20ºCMín. 08ºC

Máx.20ºCMín. 13ºC

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadas

Dia 7 de Abril,Dia do Jornalista

Datas e Fatos

Máx. 18ºCMín. 11ºC

Chuva fracaà tarde

Máx. 19ºCMín.10ºC

Nebulosidadevariável

Nebulosidadevariável

24 de maio - Dia do VestibulandoCasa é uma construção de cimento e tijolos.Lar é uma construção de valores e princípios.Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio...Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer.

Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde

refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhi-mento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.

Numa casa criamos e alimentamos problemas.O lar é o centro de resolução de problemas.Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam e nas

lutas se solidarizam.Casa é local de dissensões, conflitos, discórdia...No lar as dissensões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e en-

grandecer.Numa casa desdenha-se dos nossos valores.No lar sonhamos juntos.Numa casa há azedume e destrato.Num lar sempre há lugar para a alegria.Numa casa nascem muitas lágrimas.Num lar plantam-se sorrisos.A casa é um nó que oprime, sufoca...O lar é um ninho que aconchega.Se você ainda mora em uma casa, nós o (a) convidamos a transformá-la,

com urgência, em um lar......e que Jesus seja sempre o seu convidado especial!

Antes do casamento:Ele: Sim, custou tanto esperar por este momento.Ela: Queres que me vá embora?Ele: Não! Nem penses nisso.Ela: Amas-me?Ele: Claro! Muito e muito!Ela: Alguma vez me traíste?Ele: Não! Porque ainda perguntas?Ela: Beijas-me?Ele: Sempre que possível!Ela: Vais-me bater?Ele: És doida! Não sou desse gênero de pessoa!Ela: Posso confiar em ti?Ele: Sim.Ela: Querido!Depois do casamento: ler de baixo para cima.

******

Um senhor chegou na alfaiataria e disse:-Foi aqui que o meu filho ficou devendo o feitio deum terno e já faz cinco anos.O alfaiate respondeu:- Foi o senhor veio pagar?- Não, eu queria que o senhor fizesse um ternopara mim nas mesmas condições.

******Você sabe que o mundo mudou quando se dáconta que:O melhor rapper é branco.O melhor golfista é negro.O presidente do Brasil é o Lula.A França acusa os EUA de arrogância.E a Alemanha está contra a guerra!Agora, se o Rubinho e o Palmeiras forem cam-peões, corram! É o Apocalipse!

24/05/1943 - Josef Mengele assumiu como médico-chefe do campo de concentração de Aus-chwitz. Sua crueldade lhe renderia o apelido de "Anjo da Morte".

25/05/1977 - Estreou nos Estados Unidos o primeiro filme da saga "Guerra nas Estrelas".26/05/1937 - A Golden Gate foi inaugurada em São Francisco, nos Estados Unidos. Cerca de 200

mil pessoas passaram pela ponte.27/05/1933 - Os estúdios Walt Disney lançaram o desenho animado "Os três porquinhos".28/05/1985 - Um aposentado americano fundou uma associação para protestar contra a mudan-

ça da fórmula da Coca-Cola, que havia lançada no mercado com o nome de New Coke. Diante dosprotestos, a empresa decidiu interromper a produção da nova versão do refrigerante e retomar osabor tradicional, rebatizado de Classic Coke.

29/05/1985 - Trinta e nove pessoas morreram na briga entre torcedores italianos e ingleses naBélgica. O tumulto na final da Copa dos Campeões da Europa foi provocado pelos hooligans, nomedado aos agressivos torcedores ingleses.

30/05/1431 - Joana D’Arc foi queimada na cidade de Rouen (França) aos 19 anos por ordem daInquisição inglesa, que a acusou de heresia. Ela foi canonizada em 1920.

Quem está se preparando para o vestibulare só faz estudar desde o começo do ano, prova-velmente já começou a sentir um ou mais sinto-mas, como cansaço, ansiedade, insônia, estres-se, ganho de peso e desmotivação. De acordocom Rodrigo Caron, professor de Psicologia daUniBrasil, isso acontece porque grande parte dosvestibulandos se dedicam tanto aos estudos quedeixam de lado coisas básicas do dia a dia, comocomer de forma adequada, manter a atividadefísica, o lazer e o repouso.

Segundo o psicólogo, a tendência, em gran-de parte dos vestibulandos, é a diminuição douso do corpo como ferramenta de trabalho e oaumento da utilização da mente. "Para enfrentara situação, o estudante acaba excedendo as ati-vidades mentais, liberando várias substânciasativadoras, como cortisol, endorfinas e adrenali-na que, à medida que permanecem por muitotempo no organismo, causam estresse genera-lizado e dificuldade de dormir", explica.

Para Rodrigo Prado, professor de Educa-ção Física da UniBrasil, os exercícios físicos nãodevem sair da rotina do vestibulando, pois elesajudam a equilibrar essa descarga adrenérgica

causada pelo excesso de estudo, aliviando oestresse. Ele lembra ainda que esportes em gru-po são muito indicados neste período, pois ser-vem também como momento de socialização.

Os benefícios da atividade física não parampor aí: "a prática de esportes melhora a capaci-dade cardiorrespiratória, a vascularização doorganismo, que pode se estender para umamelhora na oxigenação do cérebro e a capaci-dade de concentração, além de ser uma ótimaaliada no controle do peso, muito comum nessaépoca em que grande parte dos estudantes ado-tam uma dieta calórica superior ao que normal-mente consomem, por conta da ansiedade", afir-ma Prado.

Para o professor Lawrence Chiu, diretor docurso pré-vestibular Acesso, conciliar os estu-dos, atividades físicas, alimentação balanceada,lazer, repouso e socialização requer um planeja-mento minuncioso e a criação de uma rotina defácil execução, para que todas as atividades se-jam cumpridas de maneira sistemática e regular.Chiu revela que ainda há tempo para se planejare que as férias de julho podem ser uma boa épo-ca para iniciar a nova rotina.

Page 15: Edição 284

Estreia

Grupo Revelação traz a Curitibao show de seu novo DVD, 360º ao vivo

15Agenda Cultural A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

CinemaCinemark Shopping São JoséSomos Tão Jovens – sala 1 – 12:40 – 15:00 – 17:30 – 19:45 – 22:00Reino Escondido (Dub) – sala 2 – 12:50 – 15:20 – 17:50 – 20:20 – 22:50Velozes e Furiosos 6 (Dub) – SALA 3 – 13:00 – 15:40 – 18:30 – 21:20 – 00:05Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 4 – 16:00 – 19:00 – 21:50Giovanni Improtta – sala 4 – 11:30 - 13:40Faroeste Caboclo – sala 4 – 21:50Homem de Ferro 3 3D (Dub) – sala 5 – 21:00 – 23:50Reino Escondido 3D (Dub) – sala 5 – 11:40 – 14:00 – 16:20 – 18:40Cinesystem – Shopping CuritibaAlém da Escuridão – Star Trek 3D (Leg) – 19:05Finalmente 18 (Leg) – 19:05Giovanni Improtta – 22:00Homem de Ferro 3 (Dub) – 14:10 – 19:10Homem de Ferro 3 3D (Dub) – 21:45O Massacre da Serra Elétrica (Leg) – 21:50Reino Escondido (Dub) – 13:30 – 15:40 – 17:50Reino Escondido 3D (Dub) – sala 6 – 14:30 – 16:45 – 19:05Terapia de Risco (Leg) – 16:50Velozes e Furiosos – (Dub) 13:30 – 16:10 – 18:50 – 21:30 – (Leg)13:45 – 16:25 – 19:05 – 21:45Velozes e Furiosos 6 2D – 14:00 – 19:20 – 16:40 – 22:00Cinesystem – Shopping TotalFinalmente 18 (Dub) – 20:00Giovanni Improtta – 22:00Homem de Ferro 3 (Dub) – 13:50 – 16:50 – 19:10 – 21:50Homem de Ferro 3 3D (Dub) - 19:05 – 21:45Reino Escondido (Dub) – 13:30 – 15:40 – 17:50Reino Escondido 3D (Dub) – sala 2 – 14:30 – 16:45Velozes e Furiosos 6 2D (Dub) – 14:00 – 16:40 – 19:20 – 22:00

HoróscopoÁriesBusque mais autonomia

nas questões profissionais eseu trabalho vai render mais.Só tenha cuidado com asquestões financeiras ou pode-rá sofrer com perdas. Passemais tempo com o pessoal decasa e aprenda a valorizaresses momentos. Bons ven-tos sopram em sua vida afeti-va e a intimidade esquenta.

TouroFique de olho nas opor-

tunidades de crescimento pro-fissional ao seu redor e nãodesanime caso os resultadosde seus esforços não sejamimediatos: lute por suas ambi-ções. Curta ao máximo o tem-po passado em família. Napaixão, sua disposição esta-rá invejável: cultive um climade romance na relação.

GêmeosNeste período, é melhor

manter-se na rotina profissio-nal. Seja persistente e reali-zará suas esperanças. O cli-ma é dos melhores no univer-so familiar e sua felicidade vaicontagiar os demais. Bonsventos sopram em sua vidaamorosa. Então, se está só,aproxime-se do seu alvo. Tra-ga mais ânimo ao romance.

CâncerÉ melhor ficar na sua e

agir discretamente para nãoatrair olhares pesados parasuas tarefas profissionais.Em família, não permita in-terferências em suas amiza-des e seja mais racional doque emotivo(a). Caso estejade olho em alguém, aprovei-te para se aproximar. Climade sensualidade em alta:curta!

Leãom equipe deve render

bons resultados nesta sema-na. Aproveite o momentopara investir em seu aperfei-çoamento, seja em cursos ouobservando colegas experi-entes. Reserve um tempopara se dedicar às suas res-ponsabilidades familiares. Napaixão, aposte no diálogo emelhore o entendimento como par.

VirgemDemonstre sua capaci-

dade aos seus superiores emantenha a qualidade do seuserviço e poderá assumirnovas responsabilidades. Emcasa, seus familiares podemse aproximar mais de você:aproveite os momentos comeles. A sensualidade vai in-vadir o romance e esquentara relação. Está só? Busqueuma paixão.

LibraOs astros garantem que

este é um bom momentopara você investir em cur-sos de aperfeiçoamentoprofissional. No trabalho,aprenda a dividir tarefas.Passe mais tempo com seusfamiliares e entre em conta-to com aqueles que estãodistantes. Amor em ótimafase: vai querer ficar junti-nho do seu companheiro(a).

Escorpiãoa calma e não tente

apressar o rumo dos aconte-cimentos, cada coisa aconte-ce em seu momento. Exercitesua paciência em casa e ten-te cultivar a confiança e a fénas pessoas, evitando confli-tos. Na paixão, coloque asvontades do par em primeirolugar neste período. Zele pelaprivacidade a dois.

SagitárioComece a semana tra-

çando prioridades ou poderáse sobrecarregar e ainda cor-re risco de não atingir seusobjetivos. Cultive o diálogo emfamília e aprenda com opini-ões diferentes das suas. A dois,traga um espírito mais aventu-reiro aos momentos com quemama. Seu poder de seduçãoestá em alta: use-o!

CapricórnioBatalhe pelos seus obje-

tivos e mostre sua capacidadeaos superiores, pois assimconquistará seu espaço. Con-flitos não estão descartadosentre pessoas de sua estima,então, aja com cuidado. A atra-ção física será intensa a dois.Caso esteja só, alguém queconheceu no trabalho podeatrair seu interesse.

AquárioAproveite ao máximo

sua criatividade para au-mentar sua produtividade eatrair olhares dos superiorespara sua capacidade de re-alização. O momento é idealpara conversar com seusamigos e com o pessoal decasa, mas não se esqueçados outros setores. Ótimafase no campo afetivo: a inti-midade esquenta!

PeixesÉ tempo de refletir so-

bre os rumos da sua vidaprofissional e tomar decisões.Se quer ganhar mais, rea-valie seus planos neste mo-mento. As relações familiarescontam com boas energias:curta os parentes. Não de-sanime diante de dificuldadesno amor e conquistará bonsresultados. Apimente seu ro-mance.

360º Ao Vivo é o títulodo quarto DVD do Revela-ção, principal grupo desamba da atualidade, res-paldado pelos grandescompositores do gênero. Ogrupo percorre o país paradivulgar este novo trabalho,que combina regravaçõesde sucessos de outros ar-tistas, canções inéditas ealguns hits do seu própriorepertório, que faz partedas comemorações dos 20anos de carreira da bandacarioca. Com realização daPrime, o grupo chega aCuritiba, nesta sexta, dia 24de maio, em única apresen-tação no Curitiba MasterHall (R: Itajubá, 143) às0h30.

Formado por Xandede Pilares (voz e cavaqui-nho), Mauro Júnior (banjoe vocal), Beto Lima (vio-lão, guitarra e vocal), Ar-tur Luís (reco-reco e vo-cal), Rogerinho (tantã e

vocal) e Sérgio Rufino(pandeiro e vocal), o Re-velação apresenta nesteshow mais de 20 canções.

Dentre as novas com-posições estão a bem-hu-morada “Só Vai de Cama-rote”, além de “Amor ParaSempre” e “Trilha SemFim”. Já as versões inclu-em desde um medley deBenito di Paula até “Explo-são de Alegria”, de Carli-nhos Brown, passando por“Quando a Gira Girou”, deSerginho Meriti e ClaudinhoGuimarães, consagrada navoz de Zeca Pagodinho, e“Dou Não Dou”, de Dja-van.

Outro grande momen-to do show é “Essência daPaixão”, sucesso do grupoque ganhou toques e tim-bres soul numa versão domúsico e produtor norte-americano David Elliott, fi-lho da cantora Dionne War-wick e fã incondicional damúsica brasileira. No reper-tório não faltarão as músi-cas "Coração Radiante","Deixa Acontecer", "TáEscrito", "Sina" e "Xii".

Com mais de dois mi-lhões de álbuns vendidos,o sexteto carioca – que fezsua primeira apresentaçãoem 23 de abril de 1995, naquadra da escola de samba

Acadêmicos da Abolição –aqueceu vozes e instru-mentos nos chamados pa-godes de mesa do Rio deJaneiro até lançar seu pri-meiro disco, Revelação, em1999.

A estreia fez com queo Revelação de imediatocaísse no gosto popular,algo que se confirmaria em2002 com o lançamento deGrupo Revelação – Ao Vivono Olimpo, com suas 900mil cópias vendidas e oDVD homônimo, que che-gou às lojas cinco anos de-pois. Ao Vivo No Morro 1e 2, de 2009 e 2011, res-pectivamente, só reforça-ram a posição de destaquedo grupo no cenário musi-cal brasileiro, consolidandouma carreira sedimentadanos estúdios e palcos.

Os ingressos já estão àvenda e custam Pista -R$75,00 (inteira) eR$40,00 (meia-entrada).

Desde que Dom (Diesel)e Brian (Walker) dizimaram oimpério de um chefão da má-fia no Rio de Janeiro, sua equi-pe faturou US$ 100 milhões enossos heróis se espalharampelo mundo. Mas viver parasempre em fuga e não poderretornar para casa deixaramsuas vidas incompletas.

Enquanto isso, Hobbs(Johnson) tem acompanhadopor 12 países uma organiza-ção de pilotos mercenáriosmortalmente qualificados, cujomentor (Evans) é auxiliado por uma cruel ajudante, Letty (Rodriguez) -que Dom achava estar morta. A única maneira de parar essescriminosos é vencê-los em uma corrida de carros nas ruas, porisso Hobbs pede que Dom recrute sua equipe de elite em Londres.Pagamento? Retirar todas as queixas de crimes para que eles pos-sam voltar para casa, e reunir com suas famílias novamente.

Estreia nesta sexta-feira noscinemas Velozes e Furiosos 6

Page 16: Edição 284

16 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Segurança

Ocorrências da Semana

Trio que aterrorizavaem Araucária é preso

Polícia apresentamapa do crime em SJP

Uma colisão entre um automóvel e uma motocicle-ta na sexta-feira (17), na Avenida Brasil deixou uma pes-soa ferida e precisou ser removida ao Hospital do Tra-balhador em Curitiba. Rangel Correia de Souza pilotavaa moto Honda, placa APF-3427 de Araucária quandobateu com o Vectra placa AJB-3598 de Curitiba. Umaviatura do SIATE levou a vítima até a casa hospitalar.

E outro acidente entre automóvel e motocicletaaconteceu na sexta-feira (17) e que deixou uma pessoaferida. A colisão ocorreu na Rua Jequitibá no cruzamen-to com a Avenida Araucária, no Bairro Eucaliptos. Rafa-el Sippe, de 19 anos conduzindo a moto Fan, placa AVE-7644 de Fazenda Rio Grande, bateu com o Peugeot 308,placa AVX-3066 deFazenda Rio Grande, dirigido porOsmar Meotti. O SIATE foi acionado mas a vítima re-cusou atendimento.

Ao meio dia do sábado (18), uma motorista perdeuo controle do veículo que dirigia e bateu contra anteparo.Silvina Machado da Silva conduzia o Ford KA, placa AQM-0806 pela Rua Rio Tietê no Bairro Iguaçu quando acaboubatendo. O SIATE foi chamado, mas chegando ao local avítima já tinha sido socorrida por terceiros.

Uma batida entre um caminhão e um automóvel naBR-116, imediações da passarela, sem gravidade. Foiperto do meio dia da terça-feira (20) e envolveu o veí-culo Polo, placa ADE-1552 de Fazenda Rio Grande, di-rigido por Carlos Eduardo Ferreira e o caminhão Sca-nia, placa JWG-2206 de Colombo, conduzido por Os-mar dos Santos Nunes. A batida foi leve e Carlos Eduar-do, de 35 anos, sofreu pequenas escoriações e recusouatendimento pela equipe do SIATE.

Um acidente de trabalho em uma empresa na Ave-nida Portugal, no Bairro Nações, movimentou uma equi-pe do SIATE. Foi por volta das 18 horas da segunda-feira (20), quando Lincon Altair Gonçalves, 46 anos,trabalhava em uma reforma quando sofreu queda. Comferimentos considerados graves sem risco à vida, a ví-tima foi levada ao Hospital do Trabalhador.

Celso socorrido pela equipe do SIATE

Duas horas depois deatirar em um inocente du-rante a perseguição a umdesafeto, que também foibaleado, três homens forampresos em Araucária, nanoite da terça-feira (21).Com eles a Polícia Militarapreendeu cinco armas edois coletes balísticos. APolícia Civil investiga seestas armas podem ter sidoutilizadas em homicídios naregião.

Pouco antes das 21ho-ras, moradores da Rua Ga-zania, no bairro São Fran-cisco, ligaram para a polí-cia e para o Siate, informan-do que um grupo de pes-soas corria atirando atrásde um rapaz desde a RuaCravos. Celso Rodrigues deMacedo, 36 anos, entrou

O pedófilo WaldomiroRodrigues da Silva, 36anos, preso pelo Centro deOperações Policiais Especi-ais (Cope) , é bem mais queum maníaco sexual de oca-sião. No decorrer das inves-tigações, o delegado titulardo Cope, Amarildo JoséAntunes, descobriu que Sil-va pertencia a uma rede in-ternacional de pedofilia, eque ele era procurado peloFBI (Polícia Federal norte-americana). "Com ele foramencontrados 32 mil arquivosde imagens sexuais de cri-anças, que eram comparti-lhadas nesta grande rede in-ternacional de pedofilia",contou o delegado.

Pedófilo preso pelo Copeera procurado pelo FBI

No dia da prisão, Silvafoi capturado ao lado de umoutro pedófilo, Edson Ma-riano Atanásio, 29 anos, queé portador do vírus HIV."Quando vimos as imagensficamos revoltados, ainda

mais quando descobrimosque eles chegaram a man-ter relações sexuais comvárias das vítimas", dis-se Antunes.O delegadoexplicou que os pais de-vem tomar alguns cuida-

dos para evitar que casosdesses ocorram. "O com-putador deve estar nasala não no quarto da cri-ança. Para o uso da inter-net o pai deve estabelecerhorários e regras de uso.Muito cuidado com o usodas webcams", afirmouAntunes. O delegado lem-brou também que é impor-tante o pai saber bloquearsites perigosos para as cri-anças. "Mas nada dissosubstitui a relação de con-fiança, carinho e afeto queos pais devem ter com osfilhos", disse, lembrandoque quando há algum casosuspeito o pai deve imedia-tamente procurar a polícia.

Waldomiro e Edson são acusados de pedofilia

em uma casa para tentar seesconder dos atiradores, masfoi alcançado e atingido.

O dono da casa, JosielLodi, 23 anos, também foibaleado. Os dois foram so-corridos pelo Siate e enca-minhados ao Hospital Mu-nicipal de Araucária. Osferimentos de Josiel foramsuperficiais. Já Celso ficouem estado grave. Os atira-dores fugiram e, naquelemomento, não foram loca-lizados pela Polícia Militar.

Pouco tempo depois,os policiais receberam umadenúncia anônima da resi-dência onde os três envol-vidos no crime estariamescondidos, perto da RuaGazania. Já por volta das23h, no local, Ivan Henri-que Junior, Josiel de Farias

e Laudecir Santos de Ra-mos foram presos portan-do duas pistolas calibre 9milímetros e uma calibre7.65. Na casa também fo-ram apreendidos um revól-ver calibre 38, outro 32 edois coletes balísticos.

Em depoimento, elesdeclararam que receberamameaças de morte de Cel-

so, e preferiram se anteci-par aos fatos, eliminando odesafeto. As armas serãoencaminhadas para examede balística no Instituto deCriminalística, onde seráavaliada a possibilidade deelas terem sido utilizadasem outros homicídios queocorreram em Araucárianos últimos meses.

A polícia de São Josédos Pinhais tinha contabili-zado 45 mortes até a últi-ma quarta-feira (22). Nes-tes primeiros crimes é pos-sível visualizar o início dosprimeiros passos para de-senhar o mapa do crime nomunicípio. Os bairros queapareceram em 2011 e 2012como sendo mais violen-tos, se repetem, indicandoas regiões em que a violên-cia se acentua com maiorpotencial no município.Hoje já é possível montaruma linha estratégica porparte dos órgãos públicosde segurança visando dimi-nuir a violência nessas re-giões. O bairro Ipê apare-ce em primeiro lugar comoito assassinatos.

Números por bairros1º - Ipê com 8 mortes;

2º - Guatupê, 6 mortes; 3º- Jardim Cruzeiro, 4 mor-tes; 4º - Iná, 4 mortes; 5º -

Borda do Campo, 3 mor-tes e em 6º- Independên-cia, 2 mortes. Na sextacolocação aparecem Jure-ma, Cidade Jardim, Afon-so Pena, Agaraú, Cachoei-ra, Barro Preto, Roseira,Costeira, Jardim Bandei-rantes, Riacho Doce, Co-lônia Rio Grande, São Mar-cos, São Judas, Quississa-na, Colônia Mauricio, Jar-dim Fênix, Vila Rocco eCentro com uma morte.

As localidades do Ipê,Guatupê, Borda do Campoe Jardim Independênciadevem liderar o "ranking",seguidos pelo bairro do Ináe Cruzeiro que aparecemem 3º lugar, mas que po-dem desacelerar, e podemser ultrapassados por ou-tras localidades. Normal-mente as vítimas e envol-vidos são na maioria jo-vens, com idades inferio-res há 40 anos.

Os 47 detentos queprovocaram uma rebeliãona Delegacia de CampinaGrande do Sul no final damanhã da quarta-feira (22)foram transferidos para uni-dades do complexo peni-tenciário do Estado.A situ-ação na delegacia de Cam-pina Grande do Sul estavatensa há alguns dias. Nodomingo, dia 12 de maio,policiais do Centro de Ope-rações Policiais Especiais(Cope) se deslocaram até

Presos se rebelam em CampinaGrande do Sul e são transferidos

a delegacia, após o setor deinteligência da Polícia Civilreceber uma denúncia deque haveria um arrebata-mento de presos na dele-gacia.

Na quarta-feira (15),os investigadores da dele-gacia descobriram um tú-nel cavado pelos presosdentro da carceragem,além de simulacros de ar-mas de fogo, feitos artesa-nalmente, e impediram afuga dos detentos.Detentos foram levados ao complexo penitenciário do Estado

Page 17: Edição 284

MAREA 1998 comple-ta, revisada, em ótimo es-tado . R$ 9 .900 ,00 .www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

PALIO EL 1.5, 1997, gas.,4 ptas, cor branca. R$10.300,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

PALIO fire flex 2007, pra-ta, ar quente, limpador e de-sembaçador traseiro. Carro im-pecável, confira! Aceito troca-valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PALIO fire flex economy

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

+ couro. R$ 24.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

SIENA 99/00 cor cinza,gasolina, ar qte, dt, Insulfilme,4P, veículo revisado, vale apena conferir. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

STILO 1.8 8v 04/05 corprata, Completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,Bancos de couro, Paracho-que personalizado, Volanteescamoteavel. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Smart, 2001, gas.,cor preta. R$ 10.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis

UNO Vivace 1.0 2012, cin-za, completo, ac, direção, farolde milha. Carro impecável.Confira! Aceito troca-valor e fi-nancio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

ESCORT GL 1.8 16 v1997, vermelho, 4 portas, com-pleto. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

FIESTA EDG verme-lho, 2002, dh, alarme, vi-dros e travas. Financia ematé 48X fixas. Eliauto Veí-cu los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

2010, branco, carro impecável,confira! Aceito troca-valor e fi-nancio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PALIO Fire Flex, bran-co, 2004, alarme, travas,rodas de liga. Financia ematé 48x Fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO Weekend 1.5,gas., 98/99, cor cinza, alarme,ar qte, ldt, dh, rll, vte, Controleinterno do espelho, Parachoque

personalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

PALIO Young Fire 02/02cor azul, Alarme, ar qte, ldt, Tra-va elétrica, 2P. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PUNTO 2008 preta im-pecável, 1.4, flex, completo

UNO 1.0 fire flex 2006, cin-za, ar qte, limpador e desem-baçador traseiro. Carro impe-cável. Confira! R$ 13.800,00 àvista ou financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

UNO economy 2010, bran-co, com ar quente R$ 15.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

UNO fire 2P 07/08 flex, ldt,Insulfilme. Documentos 2013tudo pago.Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

UNO mille fire flex eco-nomy 2010, branco, baixo km,confira carro impecável. Troca-valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

UNO Mille, 1999, gas., corazul. R$ 8.900,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

17Classificados A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 18: Edição 284

18 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Classificados

FIESTA hatch, 1.0, flex,4P, 10/10, cor, vermelha,Completo, Alarme, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, vte, Cdplayer, Chave cópia, Paracho-que personalizado. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA sedan 1.6 2006,prata, completo, ac, direção,som. Carro impecável. Confi-ra! Aceito troca-valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

KA GL 1.0 06/07 Gasoli-na cor preta, Ar Quente, ldt,Insulfilme,2P. Documentos2013 tudo pago.Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA GL, 2004, prata, alar-me, vidros, ar quente, limpadore desembaçador. Entrada +48X de R$ 289,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

KA Rocan 2003 prata, óti-mo estado. R$ 9.900.00.www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

ASTRA Confort 2006flexpower, prata, completo(+ 4 pneus novos). Supero fe r t a R$ 22 .900 ,00www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

ASTRA GL 1.8 2000, azul,2 portas, ar qte, direção, vidroelet., rodas. Confira! Rotta 8 Veí-culos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

ASTRA GL, 1.8, 01/01,cor preta, completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rodas de ligaleve aro 17, vte. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

CELTA 1.0, 2P, 02/02, corprata, Alarme, ar qte, ldt, Insul-filme, rll, Chave cópia, Espelhocortesia para passageiro emotorista, Parachoque perso-nalizado. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

CELTA 1.0, flex, 4P, 11/12, cor branca, ar qte, ldt, in-sulfilme, vte, Controle inter-no do espelho, MP3 Player,Parachoque personalizado.Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

CELTA life 1.0 VHC 2008,prata, carro impecável. Confi-ra! Aceito troca-valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

CELTA life 1.0 VHC flexpower 2008, cinza, duasportas, carro impecável,

confira aceito troca-valor efinancio. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CELTA LT 2012 verme-lho 4 portas, completo (+ar, dh,travas,vdrs ) impecável. Pro-moção imperdível R$23.900,00 www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

CLASSIC life VHC flexpower 2008, cinza, ar quen-te, desembaçador traseiro, 4ptas carro impecável, confi-ra, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

CLASSIC Life, 2007, pre-to, alarme, travas, ar quente.Aceito seu carro na troca. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CLASSIC LS 1.0 VHC-E2011, branca, ar quente, de-sembaçador traseiro. Carroimpecável, confira. Aceito tro-ca-valor e financio. Rotta 8 Veí-culos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CORSA Maxx, 1.4, 2012,flex, completo, 4 ptas, cor preta.R$ 27.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis

CORSA Sedan Classic1.6, 04/04 cor prata, dt, dh, In-sulfilme, Calotas, Veículo revi-sado, motor. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan Pre-mium, 1.4, preto, 2009, dh,alarme, vidros, travas, arquente, desembaçador. Fi-nancia em até 60X fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA sedan VHC 1.003/04, cor prata, Completo, Alar-me, ac, ar qte, dt, dh, Insulfilme,rll, vte, espelho cortesia parapassageiro e motorista, para-choque personalizado. Entrada+ 48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan, 1999,gas., cor vermelha. R$10.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

CORSA super 1.0 MPFI1997, vermelha, 4 portas, arquente, limpador e desembaça-dor traseiro, carro impecável,confira. Financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

FIESTA EDG verme-lho, 2002, dh, alarme, vi-dros e travas. Financia ematé 48X fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

KADETT GLS 1998 pretocompleto (-ar). Promoção dasemana R$ 7.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

KADETT Ipanema flair 2.01994, cinza, ar quente, direção,vidros elétricos, limpador e de-sembaçador traseiro. Carroimpecável, confira. R$ 5.800,00.Financio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

MERIVA Joy 1.4 Flex2010, prata, completa + alarme.Financia em até 60X fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

MERIVA Joy, 2007, flex +GNV, cor branca. R$ 26.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

CROSSFOX 1.6 2009,preto, completo, rodas, som,bancos em couro, carro impe-cável, confira! Aceito troca-va-lor e financio. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FUSCA 1300, 1978, bege,bancos em couro. Carro impe-cável. Confira! Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL 1.0 GIV 2011, prata,2 portas, carro impecável, con-fira, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL 1.0 special 2p 01/01cor branca, Alarme, Rodas deliga leve, farol de neblina, veicu-lo revisado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, GIV Trend 2009, cin-za, ar quente. Aceito seu carro natroca. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

GOL 1.6 total flex 2012,preto, ar qte, vd elet., direção,travas, roda de liga, carro im-pecável, confira! Aceito troca-va-lor e financio. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL city 1.0, 2005, flex,cor cinza. R$ 15.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis

GOL CL 1.6 1994, prata,álcool. Confira! R$ 5.800,00 àvista ou financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL CL 1.6 mi 1997,branco, gasolina. Confira! R$5.800,00 à vista ou financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL G4 2011, prata, bai-xo km, confira carro impecá-vel. R$ 20.800,00 por: R$17.800,00 à vista ou financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL G5 1.6 trend 2012,preta, ar. qte, vidros elet. limp. edesembaçador traseiro, rodasde liga.Carro impecável. Confi-ra Aceito troca-valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL GIV 2011 prata, ex-celente estado. R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOL GIV 2011, prata,Básico. Aceito seu carrona troca. Eliauto Veículos.F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

GOL Glll, 1.6, branco,2003, DH, ar quente, rodas deliga, placa A. Entrada + 48X deR$ 309,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GV 2010 Flex, preto,ar quente, limpador e desem-baçador. Financia em até 60Xfixas. Eliauto Veículos. Fone3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

GOL GV trend 1.0 flex, 4P,08/09, cor vermelha, alarme, arqte, ldt, dh, insulfilme, vte, Cdplayer, Controle interno do es-pelho, Espelho cortesia parapassageiro e motorista, Para-choque personalizado. Entrada+ 60x. Fone 3604-2428 Rialev e í c u l o swww.rialeveiculos.com.br

GOL plus 1.0 16 v 2002,branca, 2 portas, limpador edesembaçador traseiro. Carroimpecável, Confira! Aceito tro-ca-valor e financio. Rotta 8 Veí-

culos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL Sport 1.0 16 V 2002,verde, ar qte, direção, vidro elé-trico nas 4 portas, alarme. Car-ro impecável, confira. Aceito tro-ca-valor e financio. Rotta 8 Veí-culos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOLF 1.6 00/01, cor bran-ca, completo, ac, ar qte, ldt, dh,insulfilme, rll, vte, Espelho cor-tesia para passageiro e moto-rista, MP3 Player, Parachoquepersonalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

GOLF 1.6, 2000, gas.,completo, 4 ptas, cor verde. R$19.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

GOLF 2001 prata, únicodono, completo, impecável.Oferta imperdível R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOLF Flash 1.6, flex, 06/06, cor preta, completo, alarme,ac, ar qte, ldt, dh, Insulfilme, rLLaro 18, vte, 4P, ABS, Bancosde couro, Break light, CâmbioManual, Engate, Parachoquepersonalizado, vidros elétricosnas 4P. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.

JETTA 2.5, 08/09 cor azul,Completo, alarme com aciona-mento dos vidros, AC digital, arqte, dt, dh, insulfilme, rll, vte, 4P,ABS, Air bag cortina e lateral,Aquecimento dos bancos, Au-tomático, Banco elétrico e decouro, Cd player, Computadorde bordo, Controle de Som noVolante, Controle interno do es-pelho, Farol de neblina, Manu-al, Película, Piloto automático,Regulagem elétrica dos faróis,Retrovisor elétrico, Sensor dechuva, de estacionamento e deiluminação, Tip-Tronic, Volanteescamoteavel. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PARATI club 1.8 mi 1997,verde, vidros elétricos, som ro-

das, alarme. Carro impecável,confira! Financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PARATI MI, 1.6, 2011,flex, 4 ptas, cor prata. R$29.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

SPACEFOX confortline,1.6 07/08 cor prata, completo,alarme, ac, ar qte, ldt, dh, Insul-filme, rll, vte, 4P, Câmbio Ma-nual, Chave cópia, Controle in-terno do espelho, MP3Player,Parachoque personali-zado, vidro elétrico nas 4P, Vo-lante escamoteavel. Entrada +48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SPACEFOX route 2009preta, completa +rodas de ligaleve, entrada USB. R$2 7 . 9 0 0 , 0 0www.goldcarros.com.br fone3627 1677

VOYAGE 1.6 2010, prata,completo, carro impecável,confira em ate 48x. Rotta 8 Re-ículos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

VOYAGE Trend, 1.6,2009 Bordo, Completo (-ar).Aceito seu carro na troca. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VOYAGE, 1.6, trend, ver-melho, 2009, dh, vidros, arquente, desembaçador. Finan-cia em até 60x Fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VOYAGE, 1.8 turbo legali-zado todo revisado imperdível.R $ 1 4 . 5 0 0 , 0 0 .www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

AUDI A3 turbo 1.8 2002,carro impecável, prata, 4 ptas,placa A, 2° dono, manual, chavereserva, estepe 0 km, teto, cou-ro, rodas 19, kit multi midia, pneus0km, revisado. Confira! Troco porcarro de maior valor. Rotta 8 Veí-culos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

CLIO RN 4 ptas, 2000, pra-ta, ar quente, limpador e desem-baçador traseiro. R$ 9.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

CLIO, RN, 1.0, 2000, gas.,cor vermelha, 4 ptas. R$12.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROconsórcio mesmo com parcelas

atrasadas. Pago à vista.Tel 9937-4143 / 8531-0394

7811-2926 / 3604-6258

Page 19: Edição 284

19Classificados A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

MEGANE Grantour 2008,automática, completa, air -bagduplo, imperdível. Super promo-ção R$ 29.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

MERIVA CD, flex, 2004,cor cinza. R$ 23.900,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis

PEUGEOT 206 rallye 1.62004, prata, completo, gasolina,rodas de liga, carro impecável,confira aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PEUGEOT 207, SW, 1.4,flex, 2009, cor cinza. R$26.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

SANDERO Expression1.0 16 v flex, 2010, prata, com-pleto, carro impecável, confira,aceito troca-valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

SENTRA 2012, completo,automático, preto. R$ 46.900,00.Super promoção.www.goldcarros.com.br Fone3627 1677

XSARA Picasso exc.2008, completa, alarme, carroimpecável, confira! Aceito troca-valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

BESTA KS, 2.7, 1998, di-esel, cor prata, para 12 luga-res. R$ 23.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

BLAZER Executive 4.399/99 gas. e GNV, cor azul alar-me, ar qte, ldt, dh, insulfilme, rll,vte, 4P, Acendedor de Cigarro,Bancos de couro, farol de ne-blina, Parachoque personaliza-do. Entrada + 60x. Fone 3604-

SINE FAZENDA RIO GRANDE

VAGA SEXO

AGENTE FUNERÁRIO 1697221 MAS

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1643082 MAS

AJUDANTE DE MOTORISTA 1651491 MAS

AUXILIAR DE DEPÓSITO 1642879 MAS

AUXILIAR DE DEPÓSITO 1651440 MAS

AUXILIAR DE PRODUÇAO 1647850 MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1631316 MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1632484 MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1655887 MAS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1668488 MAS

BORRACHEIRO 1665149 MAS

CARPINTEIRO 1588276 MAS

CARPINTEIRO 1687798 MAS

FERRAMENTEIRO 1647117 MAS

FUNILEIRO MONTADOR 1663764 MAS

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 1645975 MAS

MECÂNICO DIESEL 1665019 MAS

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRGRua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h

Munidos de documentos

2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

COURIER XL, 1.6, 2002,prata, completa+air bag duplo.Financia em até 48x fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

FIORINO Furgão, 2011,flex, cor branca. R$ 24.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

FORD TRANSIT 2010 bran-ca, completa +airbag + abs. Opor-tunidade imperdível R$ 59.900,00www.goldcarros.com.br fone 36271677

KOMBI 2003, gas + kitGNV, vidraçada, cor branca. R$16.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

KOMBI 2005, gas., corbranca, vidraçada. R$19.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

MONTANA Conquest 1.4ecoflex 2010, prata, capota ma-rítima, carro impecável. Confi-ra! Aceito troca-valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PAJERO Full GLS, 2002,diesel, 4X4, completa + rodasaro 22, cor preta. R$ 58.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

PEUGEOT 504, 1995, di-esel, cor bordo, com capota defibra. R$ 12.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

S-10 2.4 s 2003, branca, dh,ar quente, protetor de caçamba.Financia em até 48X fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

S-10 2.5 CD turbo diesel 4x42000, dh, alarme, vidros e travas.Financia em até 48X fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

MONTADOR SOLDADOR 1677864 MAS

MOTOBOY 1631226 MAS

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1633055 MAS

OPERADOR DE FRESADORA COM CNC 1694372 MAS

PEDREIRO 1634964 MAS

PEDREIRO 1669620 MAS

PEDREIRO 1687776 MAS

PEDREIRO AZULEJISTA 1651068 MAS

SERVENTE DE OBRAS 1651038 MAS

SERVENTE DE OBRAS 1669718 MAS

SERVENTE DE PEDREIRO 1687758 MAS

SUPERVISOR COMERCIAL 1695421 MAS

TÉCNICO QUÍMICO INDUSTRIAL 1646060 MAS

TORNEIRO 1647272 MAS

AUXILIAR DE COZINHA 1683243 FEM

AUXILIAR DE COZINHA 1686553 FEM

AUXILIAR DE LIMPEZA 1632594 FEM

CAIXA NO COMÉRCIO 1627115 FEM

CAIXA NO COMÉRCIO 1671117 FEM

COZINHEIRA 169674 FEM

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1669337 FEM

VENDEDOR INTERNO 1665781 FEM

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1663542 INDF

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1664805 INDF

ATENDENTE DE BALCÃO 1631269 INDF

AUXILIAR CONTÁBIL 1633012 INDF

AUXILIAR DE COZINHA 1678958 INDF

AUXILIAR DE CRÉDITO 1671338 INDF

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1663713 INDF

AUXILIAR DE PRODUÇÃO 1694818 INDF

AUXILIAR FINANCEIRO 1678838 INDF

CAIXA NO COMÉRCIO 1673957 INDF

CAIXA NO COMÉRCIO 1677954 INDF

CONFEITEIRO 1669299 INDF

COZINHEIRO GERAL 1649708 INDF

FARMACÊUTICO 1627790 INDF

MARCENEIRO 1677722 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1635550 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1637366 INDF

AJUDANTE DE MOTORISTA MASC 13-0103

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS FEM 13-0149

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASC 13-0150

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASC 13-0075

AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO MASC 13-0151

AUXILIAR DE MARCENEIRO MASC 13-0045

CAIXA FEM 13-0142

EMPREGADA DOMÉSTICA FEM 13-0145

ELETROTÉCNICO MASC 13-0135

LAVADOR DE VEÍCULO MASC 13-0127

MECÂNICO DE MOTOCICLETAS MASC 13-0139

PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA FEM/MASC 13-0108

PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA FEM 13-0107

TEC. SEG. DO TRABALHO MASC 13-0155

VENDEDOR DE IMÓVEIS FEM/MASC 13-0156

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar currículo pessoalmente arua Cesar Carelli, 90 - Edifício Cordilheira, Pioneiros

Fazenda Rio Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

3627-2501Rua Itália, 156

NaçõesFazenda Rio Grande

Transforme seus objetivos em metas e os tornem reais!

OPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1663601 INDF

VENDEDOR DE MERCADORIAS 1631828 INDF

FARMACÊUTICO 1627790 INDF

INSTRUTOR DE AUTOESCOLA 1626514 INDF

MARCENEIRO 1677722 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1635550 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1637366 INDF

OPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1663601 INDF

RECEPCIONISTA ATENDENTE 1669568 INDF

VENDEDOR DE MERCADORIAS 1631828 INDF

Page 20: Edição 284

20 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Classificados

Rua Itália, 156 - Nações - FRG - 3627-2501

Transforme seus objetivosem metas e os tornem reais!

Page 21: Edição 284

21Caderno imobiliário A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Page 22: Edição 284

22 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Caderno imobiliário

RUA TUIUIU, 2001, CS 01R$ 115.000,00 - 02 quartos.CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTO com ele-vador R$ 180.000,00 - 02 quar-tos - Centro - FRG - última uni-dade. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTOS 02 quar-tos, a partir de R$ 104.000,00 -Av. Paraná. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

AVENIDA POLONIA, 708,CS 04 R$ 118.000,00. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos, sala, cozinha, bwc e la-vanderia - Av. Estados Unidos,157. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos - Esquina - Rua Rio Ne-gro - Iguaçu. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA RUA Etiopia, CS 01E 02 R$ 120.000,00 terreno com180m². CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA GUARA, sobrado 02Quartos - Esquina R$150.000,00. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, casa 01 (es-quina) R$ 125.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, , CS 02, 03 E04 - R$ 115.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

SOBRADO 04, rua RioAmazonas R$ 120.000,00 - 02quartos - última unidade. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

RUA RIO NUNES - R$130,000,00 - 62,00m² 02 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavabo egaragem. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

IGUAÇU - Rua Rio Peque-no, cs 04 R$ 105.000,00 - 02quartos - CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m², sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serviço.Projeto Minha Casa Minha Vidaa partir de R$ 100.000,00, sinalR$ 500,00. Faça sua reserva,disponibilidade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X20, bairro Santa Terezinha,contendo casa mista 90m2, sen-do 3 qtos, sala, coz e bwc, ótimalocalização, ao lado do ginásioGurizão, R$ 65.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X30, Av. Condor bairro Gra-lha Azul, contendo casa de alve-naria de 60m2, com 2 qtos, sala,coz, bwc e garagem, R$80.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo terreno7x16, Na Av. Uruguai BairroNações, ao lado do Colégio Lin-damir, R$ 80.000,00, tratar comKleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG TORRO - terreno10x20 av. Mandagascar, Na-ções II - contendo casa de ma-deira 55m² R$ 45.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – “TORRO”, terreno9X20, Bairro Gralha Azul, áreaplana, pronto para construir, R$45.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo barracão

360m2 com 2 pisos, Bairro GralhaAzul, R$ 360,000,00, aceito troca,tratar com Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

TERRENO 12x30 otimo p/aptos Rua Oiapoque, proximo,colégio bayard, R$140.000,00.Imobiliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

TERRRENO 12x30 otimop/aptos Rua Jau,linha ônibusR$110.000,00. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/67mts 3 quar-tos, 2bwc, Av. N. S. Aparecida,R$135.000,00 financia minha casaminha vida. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/64mts 2quartos,1bwc,1 lavabo, sala ecozinha. Rua Andorinhas a100mts da BR-116, R$125.000,00. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO Gralha AzulFRG, c/67mts c/3quartos,2 bwc,sala, cozinha, Av.Portugal, JdmPalmeiras, R$150.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO - EucaliptosFRG, c/67mts, 3quartos, 2bwc,casinha, sala, copa, terrenocom ótimo espaço atras,emc o n d o m i n i ofechado,R$180.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e9652-6821.

CASA alvenaria mais edi-cula, terreno 12x30,a duas qua-dras do terminal novo da fazen-da, R$ 230.000,00. mobiliáriaFazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

FRG - 1/2 terreno de es-quina. Excelente localizaçãona Rua Uruguai esquina comRua Argent ina. Bairro Na-ções. Próximo a Cancha doPereira. R$ 110.000,00. Tra-tar com Kleverson. Tel 3604-6258 / 9937-4143 / 9800-1690.

GRALHA AZUL ao ladoBOZA; área c/6021mts c/36 lo-tes p/sobrados, com projetoaprovado,Alvará e incluso todainfraestrutura asfalto etc. R$1.800.000,00. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e9652-6821.

EUCALIPTOS frenteAPAE; área c/1.600mts ótimo p/centro comercial, R$1.300.000,00. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e9652-6821.

SANTA TEREZINHA aolado cemitério área c/30.610mtsmetade limpa, ótima p/condomí-nio. R$2.000.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e9652-6821.

E M P R E E N D E D O R -Excelente ter reno em Fa-z e n d a R i o G r a n d e n aRua Quero Quero , p róx i -mo ao supermercado e em

f r e n t e P a r ó q u i a N o s s aSenhora da Luz. Rua as-fa l tada, com fáci l acesso aBR, Rua Por tuga l e Nico-la Pe landa.Faço parcer iap a r a c o n s t r u ç ã o o u e m -preend imen to . In te ressa-dos ent rar em conta to not e l 9 9 8 0 - 9 1 0 3 o [email protected] sua proposta .

FRG – Vendo terreno,u l t ima un idade comerc ia lno Residencial Ani ta, sen-do de esquina e l inha deônibus. Valor ização proje-tada em 12 meses de R$40 mi l . P ropos tas em d i -nheiro, tel 9664-0710 comAdrie l .

V E N D E - S E L O T E n obairro Nações, Jd. Santa-rém, s i to à Rua Madagas-ca r, com 472 m2 , a umaquadra do asfal to, bem lo-c a l i z a d o c o m l u z , á g u a ,c ó l e g i o , p r ó x i m o a d o i sc o n d o m í n i o s . I d e a l p a r amoradia, barracão. Preço:R $ 6 5 . 0 0 0 , 0 0 à v i s t a o uR$ 42 .000 ,00 de en t radae assume 113 parcelas deR$ 205,00. Acei ta-se veí-culo de até R$ 20.000,00.Interessados tratar no fone9928-3624 / 8461-3212.

VENDO CASA FRG -Bair ro Nações I , casa emalvenar ia com 3 quar tos ,sala, cozinha, banheiro, naR u a E t i ó p i a , p r ó x i m o a oColégio Celso Lir ia Miche-leto. Valor R$ 120.000,00.Tratar tel 9801-9339, comCél io.

CASA em condomíniofechado no Sta Terezinha,Av. N. S. Aparec ida, com2quartos, 1bwc, sala e co-z i n h a c o n j u g a d a , R $603,00. Imobiliária Fazen-d a R i o G r a n d e .w w w . i m o b i l i a r i af a z e n d a r g r a n d e . c o m . b r .F o n e 8 4 2 3 - 3 7 7 8 , 8 8 6 9 -7735 e 9652-6821.

Page 23: Edição 284

23Meio Ambiente A SEMANA24 a 30 de maio de 2013

Setor de reciclagem movimenta R$ 12 bilhões por anoNos últimos anos, o

volume de lixo urbano re-ciclado no Brasil aumen-tou. Entre 2003 e 2008,passou de 5 milhões de to-neladas para 7,1 milhões,equivalente a 13% dos re-síduos gerados nas cidades,segundo dados do Com-promisso Empresarial paraa Reciclagem (Cempre).

O setor movimenta cer-ca de R$ 12 bilhões por ano.Mesmo assim, o País perdeem torno de R$ 8 bilhõesanualmente por deixar dereciclar os resíduos que sãoencaminhados aos aterrosou lixões, de acordo comestudo do Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada(Ipea) encomendado peloMinistério do Meio Ambien-te. Isso porque o serviço sóestá presente em 8% dosmunicípios brasileiros.

"Se os resíduos são

misturados, em geral, ape-nas 1% pode ser reciclado.Se há a separação correta,o índice de aproveitamen-to passa para 70% oumais", explica a diretora-excutiva da Brasil Ambien-tal, Marialva Lyra. Ela des-taca a importância da cole-ta seletiva para o processoda reciclagem.

CatadoresO Movimento Nacional

dos Catadores de MateriaisRecicláveis (MNCR) surgiuno final dos anos 90 e hojeestá presente em pratica-mente todo território naci-onal por meio de 600 ba-ses, entre associações ecooperativas, e de 85 milcatadores organizados.

"Noventa e nove por-cento do material reciclá-vel que vai para a indús-tria passa pelas mãos doscatadores organizados enão organizados", relatouo articulador e um dosfundadores do movimen-to, Eduardo Ferreira dePaula, também secretárioda Rede Latino America-na e do Caribe de Cata-dores.

O Diagnóstico doManejo de Resíduos Só-lidos de 2009, realizadopela Secretaria Nacionalde Saneamento Ambien-tal, apontou que a parti-cipação das associaçõesde catadores com apoioda prefeitura na coletaseletiva ocorre em 30%das cidades brasileiras.

A lei 11.445 estabele-ce as diretrizes nacionaispara o saneamento básico

No último dia 15 Pi-nhais ganhou uma novamodalidade de feira. Trata-se da Feira Livre de Orgâ-nicos, onde serão comer-cializados produtos da agri-cultura familiar, dentre es-tes, verduras, legumes, fru-tas, geleias, sucos, entreoutros. Os alimentos livresde agrotóxicos provêm dotrabalho de pequenos pro-dutores da Região Metro-politana de Curitiba (RMC).

A Feira é promovidapela Secretaria Municipalde Desenvolvimento Eco-nômico, por meio dos De-partamentos de Agricultu-ra e Abastecimento, e In-dústria, Comércio e Turis-mo. O desejo é que as fa-mílias do município pos-sam ter em suas refeições,essa opção de acesso a umacomida saudável e que pro-porciona inúmeros benefí-cios para a saúde.

Além da vantagem dacomunidade poder adquiriralimentos nutritivos e fres-quinhos, os agricultores daRMC terão a oportunidadede comercializar seus pro-dutos. Como é o caso daAmanda, que juntamentecom sua família, cultiva di-versos tipos de hortaliças efrutas, disponibilizadas innatura, ou que dão origemàs delicias que, agora, estão

Pinhais inaugura FeiraLivre com alimentos orgânicos

Os alimentos livres de agrotóxicos provêm do trabalho depequenos produtores da Região Metropolitana de Curitiba

e permite que as prefeitu-ras contratem as organiza-ções de catadores para fa-zer o trabalho de coletaseletiva. "Assim as coope-rativas viram um negócioe não apenas uma ativida-de social", afirma Eduar-do Ferreira de Paula.

Para a socióloga, Elisa-beth Grimberg, coordena-dora-executiva do Institu-to Polis, as prefeituras sãofundamentais. "O poderpúblico municipal terá queinvestir e coordenar todoprocesso e implantar tec-nologias voltadas para areciclagem e co-imple-mentar processos de inte-gração dos catadores, as-sociações e cooperativas",afirma.

O alumínio é o cam-peão de reciclagem noPaís, com índice de 90%,segundo os Indicadores de

Desenvolvimento Sustentá-vel de 2010 do IBGE. Issose deve ao alto valor demercado de sua sucata,associado ao elevado gas-to de energia necessáriopara a produção de alumí-nio metálico.

Para o restante dosmateriais, à exceção dasembalagens longa vida, osíndices de reciclagem va-riam entre 45% e 55%.

Fontes:Ministério do Meio

AmbienteMinistério das

CidadesMovimento Nacional

dos Catadores de Materi-ais Recicláveis (MNCR)

Compromisso Em-presarial para a Recicla-

gem (Cempre)Indicadores de

Desenvolvimento Susten-tável de 2010 do IBGE

à disposição da população domunicípio. "Já participamosde outras feiras da região,como por exemplo, da Pra-ça Osório. Além disso, for-necemos extrato de tomatepara escolas de Pinhais. Bompara nós, e principalmentepara quem consome um ali-mento livre de agrotóxicos",completa Amanda.

Para o prefeito LuizãoGoulart, uma das principaisintenções é incentivar aspessoas a consumirem,cada vez mais, alimentosorgânicos. Assim como,fomentar a agricultura fami-liar da RMC. "Em Pinhais,toda a rede municipal deensino recebe, para o pre-paro da merenda, produtossem agrotóxicos, isso sig-nifica garantir qualidade devida. Outro objetivo da ação,é que desde cedo, as pes-soas tenham o hábito de

buscar uma alimentaçãomais saudável, evitando di-versas doenças", conclui.Entenda um pouco mais

Na produção dos ali-mentos orgânicos, os pro-dutores não utilizam aduboquímico e agrotóxico. Sen-do assim, são mais segu-ros para o consumo. Des-taca-se também que osagricultores familiares, naprodução orgânica, fazemo cultivo e uso responsá-vel do solo e demais recur-sos naturais. Além disso,nas propriedades orgânicasbusca-se integrar a produ-ção de espécies vegetais eanimais, visando manterecossistemas mais equili-brados, o que contribui paramanter a biodiversidade.

Alimentos orgânicosPesquisas comprovam

que o alimento orgânico érico em vitaminas, sais mi-

nerais e demais substânci-as imprescindíveis à saúde.Tais características se de-vem ao manejo diferencia-do dispensado aos animaise plantas, em que o siste-ma produtivo respeita omeio ambiente. Já quandoas tradicionais ou rebusca-das receitas são prepara-das, utilizando estes ali-mentos, acentua-se nospratos, sabor e aroma. Porisso, cada vez mais restau-rantes têm oferecido emseus cardápios essa opçãode comida que, além desaborosa, confere maissaúde para as pessoas.

Como participarPara que o agricultor

familiar, pertencente ou nãoa uma cooperativa, possaparticipar da Feira, é neces-sário, primeiramente, ter acertificação de que seusprodutos são de fato orgâ-nicos. Outros detalhes so-bre os demais procedimen-tos exigidos podem ser ob-tidos no Departamento deAgricultura e Abastecimen-to, no telefone 3912-5089.

ServiçoA Feira Livre de Orgâ-

nicos é realizada todas asquartas-feiras, das 07h30às 12h30. O local é Av. Ja-cob Macanhan - Praça deSkate (ao lado da ParóquiaNossa Senhora da Luz).

Uma expedição recen-te realizada por técnicosdo Museu Botânico Mu-nicipal a localidades nosEstados de Goiás, Bahia,Minas Gerais e Paraná re-sultou em mais de mil es-pécies descobertas. Nototal, o acervo ganhoumais de 10 mil exempla-res de plantas com frutase flores. “Muitas delas ain-da nem estão catalogadaspara a Ciência”, explica ocurador do herbário doMuseu, Osmar dos San-tos Ribas.

Ele informa que o ob-jetivo principal das expe-dições, que se repetem emmédia cinco vezes ao ano,é detectar novas espéciese trazê-las ao Museu Bo-tânico de Curitiba. A insti-tuição tem o quarto maioracervo do Brasil e é refe-rência para pesquisadoresde todo o país.

“Estamos dandocontinuidade ao trabalhoiniciado pelo professorGerdt”, comenta Ribas.Ele refere-se a GerdtGuenther Hatschbach,fundador do Museu, fale-cido em abril deste ano.Doutor Honoris Causa emBotânica, Hatschbach co-letou ao longo da sua vidamais de 80 mil plantas.

ExpediçãoA equipe formada por

técnicos do Museu Botâ-nico Municipal, conside-rados discípulos do pro-fessor Gerdt, retornou aCuritiba no início de maio.Na bagagem, trouxeram

Museu Botânico tem maisde mil novas espécies

entre muitas outras espé-cies, dois tipos de floresde maracujás e um de mi-mosa ainda não cataloga-dos e hibisco do Cerrado.

O critério para definiro roteiro das expediçõesé mapear locais poucoestudados e com a floraainda pouco conhecida damaioria dos pesquisado-res, segundo explica Ri-bas. “Com isso, o MuseuBotânico ganha mais re-presentatividade e se fir-ma cada vez mais comoreferência para pesquisa-dores de todo o Brasil edo mundo”, afirma o cu-rador. Nesta viagem, elesvisitaram várias localida-des nos estados de Goi-ás, Bahia, Minas Gerais eParaná.

Museu BotânicoFonte de pesquisa e

divulgação da flora brasi-leira, o Museu BotânicoMunicipal conta com umCentro de InformaçãoBotânica e um herbário, oquarto maior acervo dopaís, com aproximada-mente 400 mil exsicatas(plantas secas identifica-das e preservadas).

Os pesquisadores doMuseu Botânico Munici-pal ministram cursos epalestras para grupos es-pecíficos sobre assuntosrelacionados à Botânica,Ecologia e meio ambien-te, conforme calendáriopróprio e mediante solici-tação. A cada ano, cercade 300 mil pessoas visi-tam o museu.

Serviço de reciclagem está presenteem apenas 8% dos municípios brasileiros

Page 24: Edição 284

24 A SEMANA24 a 30 de maio de 2013 Esporte

Fonte e fotos: Site Terra

Brasileirão começa com estádiosnovos e os mesmos favoritos

Fórmula 1:

Felipe Massa desbanca Bruno Senna e vence Capacete de Ouro 2012

O ferrarista Felipe Massa foi eleito o melhor piloto brasileiro de Fórmula 1de 2012 no prêmio Capacete de Ouro, entregue anualmente aos destaques doautomobilismo nacional. Ele superou Bruno Senna, que correu a temporadapela Williams e foi o outro representante brasileiro na categoria. Massa foi osétimo colocado da temporada da Fórmula 1 com 122 pontos marcados, apósbom desempenho na segunda metade do campeonato. Já Bruno Senna, ainda sem vaga no gridpara 2013, encerrou o ano na 16ª colocação do Mundial, com 31 pontos, logo atrás do venezuelanoPastor Maldonado, seu companheiro de Williams.

Pilotos revelam capacetes especiais para GP de Mônaco de F-1

Neste final de semana acontece uma das provas mais tradicionais do calendário da Fórmula 1,o Grande Prêmio de Mônaco que tem programação diferente das outras etapas do Mundial e tambémrecebe atenção especial dos pilotos. Muitos, entre eles Lewis Hamilton e Fernando Alonso, adotarampinturas especiais em seus capacetes. Hamilton, que ainda busca sua primeira vitória na equipeMercedes, foi o mais ousado, adotando capacete em que aparecem ele, sua namorada NicoleScherzinger e o cachorro do casal, Roscoe, desenhados em estilo de grafite. Os três aparecemdentro de um carro conversível, pilotado pelo britânico nas ruas de Mônaco. Já o espanhol FernandoAlonso exaltou seu histórico vitorioso na Fórmula 1 no capacete deste fim de semana. O modeloapresenta 38 peças de quebra-cabeça, uma para cada triunfo do asturiano, com as datas e os GPsem que ele subiu ao primeiro lugar do pódio. O francês Romain Grosjean foi outro a brincar com oprincipado de Mônaco em seu capacete, em que aparece um desenho seu vestindo terno e capacetecom cartas de baralho na mão. A intenção foi fazer referência aos famosos cassinos locais. Oaustraliano Daniel Ricciardo, por sua vez, foi mais conservador no design da peça e colocou apenasuma foto aérea do Iate Clube de Mônaco.

GP de Mônaco de F-1 domingo 26 de maio:

Circuito de MônacoPrimeiro GP de F1: 1950Capacidade: 120 mil pessoasDistância de volta: 3,340 kmVoltas: 78 (260,520 km)Curvas: 19Velocidade máxima: 289 km/hPole 2012: Mark Webber (AUS/Red Bull Renault)

Futebol:

Escudero pega um ano de suspensão após ofensas antes de Atletiba

Saiu muito caro ao Coritiba as ofensas do zagueiro argentino Escudeiro àsvésperas do clássico contra o Atlético-PR que decidiu o Campeonato Parana-ense 2013. Julgado pela 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Des-portiva do Paraná (TJD-PR), o defensor foi considerado culpado e suspensopor 360 dias, a pena mínima, e terá que pagar uma multa de R$ 500. A polêmicacomeçou quando, depois do primeiro Atletiba da final do estadual, o zagueiro

publicou no Twitter que, no final de semana seguinte, iria "matar os porcos", o que foi considerado pelotribunal incitação a violência. O argentino alegou que o irmão foi o responsável, mas não convenceu.

Copa das Confederações:

Forças de segurança realizam treino contra ataques terroristas em Brasília

As Forças Armadas e outros organismos de segurança do país realizaram treinos na últimaquarta-feira em Brasília, sede da abertura da Copa das Confederações, a fim de se prepararem contraatentados terroristas durante o evento. Segundo uma nota oficial, as manobras incluíram exercíciospreventivos contra ataques "químicos, biológicos e radiológicos" e foram efetuadas nos arredores doEstádio Nacional Mané Garrincha, com a participação de cerca de 100 soldados. Inaugurado nasemana passada, o estádio receberá o primeiro jogo da Copa das Confederações, entre Brasil eJapão, no próximo dia 15. Será a única partida do torneio disputada em Brasília.

Brasil 2014:

Robôs de segurança da Copa serviram em missões no Iraque

O Brasil anunciou a aquisição de robôs de segurança para trabalharemdurante a visita do Papa, para as copas das Confederações e do Mundo, epara as Olimpíadas de 2016. Por US$ 7,2 milhões, o País vai receber emdezembro deste ano 30 autômatos 510 PackBot, descritos pela fabricanteiRobot como "multi-missões e testados para batalha", segundo o Daily Mail.São robôs terrestres, cujo objetivo é monitorar rotas de passagem e procurarpossíveis bombas. Com alimentação de energia via bateria, os robôs têm capacidade de subirescadas e rampas com até 60 graus de inclinação. A velocidade pode chegar a 9,33 quilômetros porhora e o sistema continua funcionando embaixo d'água a até 91 centímetros abaixo da superfície. Omesmo tipo de robôs comprados pelo governo brasileiro já serviu em missões no Iraque, ajudandosoldados em operações de reconhecimento.

A principal e mais es-perada competição do fute-bol nacional, o Brasileirãocomeça nesse fim de sema-na com três jogos no sába-do - Vasco X Portuguesa,Vitória/BA x Internacional eCorinthians x Botafogo. Ostimes paranaenses entramem campo no domingo. OCoritiba, campeão estadualpela quarta vez consecutivaneste ano, pega logo na es-treia, no Couto Pereira nadamenos que o melhor timebrasileiro da atualidade: oAtlético Mineiro.

O Furacão, como o ar-quirrival, também não terámoleza (e na Série A, nempode se esperar jogo fácil).De retorno à elite, depois deuma temporada na segundadivisão, o Atlético/PR estreiadiante do Fluminense, lon-ge de Curitiba, no renovadoestádio Claudio Moacyr, oMoacirzão que desde 2010quando foi reinaugurado,deixou de comportar 4 miltorcedores para receber atu-almente 15 mil.

E não é só nesse está-dio reformulado há poucotempo que Atlético e Coriti-ba jogarão nesse ano. O Bra-sileirão que deverá ter gran-des jogos será disputado emnovos estádios que já estãoprontos como o Maracanã,a Fonte Nova, o Mineirão,o Olímpico e o Beira-Rio,em Porto Alegre, a Arena

Pernambuco e outros queserão entregues durante adisputa e no futuro serãolembrados como legado daCopa de 2014.

A proximidade com adisputa do Mundial no Brasilpoderá inspirar jogadoresdurante o Brasileirão e me-lhorar o nível dos jogos e,quem sabe, a média de golspor partida que no Brasileirodo ano passado, teve o pioríndice desde o início dospontos corridos: 2,47 ante3,14, a melhor em 2005.

E qual time marcarámais gols? Quem entra paradisputar o título? Novamenteos times paranaenses nãoaparecem na lista dos dezfavoritos. O Coxa bem queaposta na estrela de Alex eno poder de ataque de Rafi-nha e Deivid para fazer bo-nito nesse Brasileirão. Mas,parece pouco, se conside-rar a irregularidade defensi-va da equipe, a dependên-cia de Alex para o time bri-lhar e a inexperiência de seutécnico Marquinhos Santosque fará da competição odivisor de águas para suacarreira. O Atlético é umaincógnita. O time principalpouco jogou, manteve abase do ano passado e deponto positivo, o Furacãotem o entrosamento. Nin-guém pode reclamar nasprimeiras rodadas que "osjogadores ainda estão se

conhecendo", discursopronto para justificar mausresultados. O vestibular doParanaense para o timeSub-23 valeu para jovensjogadores serem incluídosna formação principal comoo atacante Douglas Couti-nho. Além da piazada do CTdo Caju, o clube contratouvários atletas que chegaramsem badalação, com exce-ção da aposta Fran Méridaque tem no currículo pas-sagens pelo Barcelona e Ar-senal. Apesar disso, o bome "velho" Paulo Baier conti-nuará, nos momentos deaperto, como esperança degols da equipe.

Assim, Atlético Minei-ro, de Ronaldinho Gaúchoe o perigoso trio ofensivoJô, Diego Tardelli e Bernard,além do atual campeão Flu-minense e o competitivoCorinthians, despontam notopo da lista dos favoritos.Grêmio, São Paulo, Botafo-go, Vasco, Internacional eCruzeiro, Santos (casoNeymar fique) vêm em se-guida, com potencial e a tra-dição de brigarem, sempre,pelas primeiras posições.

Como ninguém ganhanada na véspera ou antes dea bola rolar, resta torcer eesperar por grandes jogos equem sabe, uma surpresapara derrubar velhos prog-nósticos, algo que se podeesperar do futebol.

O Paraná Clube encer-rou nesta quinta-feira (23)sua preparação em Curiti-ba, antes de viajar para onordeste do Brasil. O Tri-color encara, no sábado(25), o ABC-RN. Na aber-tura da Série B, o time teráseis novidades, além do téc-nico, em relação ao time

Sábado18h30 - Vasco/RJ X Portuguesa - São Januário18h30 - Vitória/BAX Internacional - Fonte Nova21h - Corinthians X Botafogo - PacaembuDomingo (26)16h - Grêmio X Náutico - Alfredo Jaconi16h - Ponte Preta x São Paulo - Moisés Lucarelli16h - Criciúma X Bahia - Heriberto Hulse16h - Santos X Flamengo - Mané Garrincha/DF, em Brasilia18h30 - Fluminense x Atlético Paranaense - Claudio Moacir - Macae - RJ18h30 - Cruzeiro x Goiás - Independência, em Belo Horizonte18h30 - Coritiba X Atlético Mineiro - Couto Pereira, em Curitiba - PR

Primeira rodada - Brasileiro - Série A

Paraná estreia comtime de meias ofensivos

que terminou em quartolugar no Paranaense: o la-teral-direito Roniery, o za-gueiro Brinner, o lateral-es-querdo Paulinho, o volanteCambará e os meias Rubi-nho e Ronaldo Mendes.

Dado Cavalcanti quesubstitui Toninho Cecílio,demitido depois do Estadual

deverá mandar a campo oseguinte time: Luís Carlos(Marcos); Roniery (EdsonSitta), Anderson, Brinner ePaulinho; Cambará, RicardoConceição, Ronaldo Men-des, Lúcio Flávio e Rubinho;Reinaldo. O time foi armadono 4-1-4-1, com Cambarácomo único volante. (DR)