Edição 37: Novembro / Dezembro de 2013

4
C C omo você vai encarar as coisas que aconte- cerão no ano de 2014? Sorte, azar, destino, acaso? É comum ouvir-se frases como estas: Foi coisa do destino; que sorte a sua; não tive sorte desta vez; espero que o destino não me apronte outra. O que é sorte? O que é destino? O destino é “algo” que decide o que nos deve acontecer? A sorte é um “acaso” que por acaso cai sobre nós? Do ponto-de-vista da Bíblia, sorte, azar, destino, acaso, e tantos outros nomes que queiram dar, não são atos isolados de um poder oculto, de uma “loteria”, de um acaso. Biblicamente falando o que existe são ações da mão de Deus na vida de todos nós. É Deus quem está no co- mando e não “algo” inventado pelos humanos. O descrente espera pela sorte, culpa o destino. O cristão ora e confia em Deus. E quando Deus permite que alguma coisa ruim nos aconteça, fora e além de nossos planos, consideremos isso um ato de amor da parte de Deus. Se todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28) então tam- bém o que é ruim (do nosso ponto-de-vista) é para o nosso bem. Não é azar, não é coisa do destino, não é acaso, mas é um ato de amor de Deus, é graça pura, até nos momentos mais sombrios. Nestes momentos sombrios Deus nos chama, nos alerta, nos adverte, nos guia, e parece dizer-nos: “Filho! O que estas fazendo? O correto não é isso. O caminho é outro. Volta e es- tarei sempre contigo e te abençoarei.” No livro de Provérbios lemos uma sábia palavra: “Os homens jogam dados sagrados (hoje búzios, cartas, etc.), mas quem resolve mesmo é o Deus Eterno”. (Pv 16.33). Pela Palavra de Deus sabemos que nada que nos aconte- ce é por acaso, por sorte ou por azar. É Deus no comando e Ele promete conduzir tudo para o nosso bem. Podemos olhar para o ano que findou nesta perspectiva. Tudo o que nos aconteceu, coisas boas e ruins, foram bên- çãos de Deus. Podemos encarar 2014 na certeza de que Deus está no comando de tudo e tudo fará para o nosso bem. “Procure saber, por você mesmo, como o Eterno é bom! Feliz aquele que encontra segurança em Deus! Que todo povo de Deus o tema, pois aqueles que o temem não têm falta de nada. Até os leões não tem comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do Deus Eterno”. (Sl 34.8-10) É grandioso, imenso e sublime o amor de Deus, tanto que Ele mesmo convida você a desafiá-lo: “Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.” (Ez 3.16b) “Ó Deus Todo poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti.” (Sl 84.12) Sorte e Azar! Sorte e Azar! Ano 7 Nov-Dez/2013 nº 37 GUIDO RUBEM GOERL | PASTOR EMÉRITO DA IELB

description

Informativo bimestral da Congregação

Transcript of Edição 37: Novembro / Dezembro de 2013

CC omo você vai encarar as coisas que aconte-cerão no ano de 2014? Sorte, azar, destino, acaso?

É comum ouvir-se frases como estas: Foi coisa do destino; que sorte a sua; não tive sorte desta vez; espero que o destino não me apronte outra.

O que é sorte? O que é destino? O destino é “algo” que decide o que nos deve acontecer? A sorte é um “acaso” que por acaso cai sobre nós? Do ponto-de-vista da Bíblia, sorte, azar, destino, acaso, e tantos outros nomes que queiram dar, não são atos isolados de um poder oculto, de uma “loteria”, de um acaso. Biblicamente falando o que existe são ações da mão de Deus na vida de todos nós. É Deus quem está no co-mando e não “algo” inventado pelos humanos. O descrente espera pela sorte, culpa o destino. O cristão ora e confia em Deus. E quando Deus permite que alguma coisa ruim nos aconteça, fora e além de nossos planos, consideremos isso um ato de amor da parte de Deus. Se todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28) então tam-bém o que é ruim (do nosso ponto-de-vista) é para o nosso bem. Não é azar, não é coisa do destino, não é acaso, mas é um ato de amor de Deus, é graça pura, até nos momentos mais sombrios.

Nestes momentos sombrios Deus nos chama, nos alerta, nos adverte, nos guia, e parece dizer-nos: “Filho! O que estas fazendo? O correto não é isso. O caminho é outro. Volta e es-

tarei sempre contigo e te abençoarei.” No livro de Provérbios lemos uma sábia palavra: “Os homens jogam dados sagrados (hoje búzios, cartas, etc.), mas quem resolve mesmo é o Deus Eterno”. (Pv 16.33).

Pela Palavra de Deus sabemos que nada que nos aconte-ce é por acaso, por sorte ou por azar. É Deus no comando e Ele promete conduzir tudo para o nosso bem.

Podemos olhar para o ano que findou nesta perspectiva. Tudo o que nos aconteceu, coisas boas e ruins, foram bên-çãos de Deus. Podemos encarar 2014 na certeza de que Deus está no comando de tudo e tudo fará para o nosso bem.

“Procure saber, por você mesmo, como o Eterno é bom! Feliz aquele que encontra segurança em Deus! Que todo povo de Deus o tema, pois aqueles que o temem não têm falta de nada. Até os leões não tem comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do Deus Eterno”. (Sl 34.8-10)

É grandioso, imenso e sublime o amor de Deus, tanto que Ele mesmo convida você a desafiá-lo: “Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.” (Ez 3.16b)

“Ó Deus Todo poderoso, como são felizes aqueles que confiam em ti.” (Sl 84.12)

Sorte e Azar!

Sorte e Azar!

Ano 7Nov-Dez/2013

nº 37

Guido Rubem GoeRl | Pastor emérito da ieLB

Jovens no 3º Congresso DIPA/JELB

Nos dias 09 e 10 de novembro, os jo-vens da UJSP (União Juvenil São Paulo) estiveram no 3º Congresso Dipa/Jelb do ano de 2013. Aconteceu na CEL São João Batista em Guaíba. Cerca de 180 jovens estiveram reunidos, sendo que 10 jovens eram de nossa congregação.

Sobre o tema do congresso “Qual é a tua rede?”, o pastor Irmo Wagner abordou a influência das redes sociais e como os cristãos podem usá-las no testemunho da fé cristã, conforme ordem de Cristo: “Ve-nham comigo, que eu ensinarei vocês a pes-car gente” (Mt 4.19).

Os nossos jovens conquistaram neste congresso o 1º lugar na apresentação de Esquetes e também o 2º lugar na Ginca-na Bíblica baseada no evangelho de João. Parabéns!!!

Retiro dos jovens surdos e ouvintes

O Retiro de Final de ano da União Juvenil São Paulo, em conjunto com os jovens da Mis-são Surdos, aconteceu em Salinas, nos dias 13 a 15 de dezembro. Os jovens saíram de Por-to Alegre e se hospedaram na casa do pastor Bruno Sonntag, que gentilmente emprestou o local. Ao todo, 20 jovens participaram do reti-ro que teve como tema de estudo as diferenças entre o “Cristianismo e o Espiritismo”.

A programação do final de semana foi intensa com culto, estudos, louvor, esportes, praia, passeio na lagoa, louvor na praia em volta da fogueira e noite com filmes. Algu-

mas declarações dos jovens como: “Foi a melhor viagem da minha vida” e “Quero mais um retiro” mostram que valeu a pena. O jovem Erick Via-na de Jesus montou um vídeo com os melhores momentos do retiro. Confira no link: www.youtube.com/watch?v=EnRDMLath18

União e integração entre sUrdos e oUvintes

Está acontecendo entre os jo-vens da Missão Surdos e os jovens da

União Juvenil São Paulo uma bonita integra-ção. Começou tímida, com a participação de um surdo no grupo da UJSP, mas vem cres-cendo. Ao todo, já são seis surdos que parti-cipam efetivamente das reuniões. Essa união tem fortalecido o grupo de jovens e instigado a todos no aprendizado de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Para o ano de 2014 a di-retoria da UJSP espera fortalecer essa união e incentivar os surdos a participarem também das atividades e dos congressos distritais e regionais.

beTiNA bRoCH | diretoria UJsP

2 NossA fAmíliA Nov-Dez/2013

O programa de Natal da CELSP, realizado na noite do dia 24 de dezembro, lembrou as promessas de Deus sobre o nascimento do Sal-vador, desde a feita no Jardim do Éden, cerca de seis mil anos atrás (Gn 3.15), até o cum-primento das profecias com o nascimento do menino Jesus, em Belém.

Durante aquele período, Deus enviou pro-fetas para anunciarem de várias maneiras que o Natal aconteceria, revelando de qual família nas-ceria o Salvador, em qual cidade, os nomes pelos quais seria chamado e como seria seu reinado. Isaías profetizou que ninguém iria ao encontro do Senhor, quando ele viesse para salvar (Is 50.2).

Enfim, o Salvador foi enviado. No Natal celebramos a fidelidade de Deus, que cumpre

JeSuS NASceuAs profecias se cumpriram

suas promessas. O Senhor veio, cumpriu todas as pro-fecias, plantou sua Igreja no mundo, deu-nos o privilégio de falarmos de sua grandeza e prometeu a herança eterna: a nova Jerusalém.

As crianças da escola dominical encenaram esse verdadeiro sentido do Natal: o nascimento de nosso Sal-vador. Além da encenação, os pequeninos entoaram lin-das canções, bem como os membros Joseane Craveiro

El Hawat e Márcio Redmann, que com suas abençoadas vozes louvaram ao Senhor. A cele-bração contou também com a participação do coral da CELSP, de músicos e de vários mem-bros da congregação.

Ao final do programa o presidente da CELSP, Roberto Kupski, agradeceu a todos os participantes que tornaram possível a linda apresentação: pastores, pais, crianças, músicos, coral, regente, professores da escola dominical, membros que auxiliaram no som e a todos os demais que dedicaram-se nos ensaios e durante a celebração. Desejou ainda uma Noite Feliz a todos os presentes, introduzindo o tradicional hino de encerramento das programações de Natal, entoado em coro por toda a congregação.

Reta final das obras

A obra de reforma dos atuais banhei-ros do salão de nossa congregação (2ª fase) entrou na etapa final de execução.

A diretoria da congregação, visan-do conforto e melhor atendimento aos membros e visitantes, buscou ampliar o espaço interno dos banheiros, o que só foi possível com o avanço da área dos mesmos para o jardim lateral da igreja. Isso possibilitou a inclusão de vestiários com dois boxes de chuveiros para cada banheiro. Foram feitas também melho-rias no piso, iluminação e revestimentos.

Além disso, é importante lembrar que a 1ª fase das obras havia sido concluída com a criação de dois novos banheiros: um para cadeirantes e outro próximo às churrasqueiras.

CRisTiANo JACobseN NiCkel | arqUiteto e diretor de Patrimônio da CeLsP

NossA fAmíliA Nov-Dez/2013 3

notícias da ceLSP

Diaconia SocialMotivados pelo amor de Deus, ajudamos ao próximo

Visita ao Lar Ebenézer

No dia 4 de dezembro a nossa congrega-ção realizou uma visita de final de ano no Lar Ebenézer de Gravataí. O lar atende 55 idosos carentes.

Foi uma tarde abençoada!Levamos música para os idosos e para

isso contamos com a colaboração do "Trio Jagnow", que abrilhantou o momento devo-cional com hinos de advento e natal. O pastor Ildo Weirich falou para todos a respeito do presente que recebemos de Deus no natal: seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador.

Os idosos fizeram um lanche com bolos, panetones, bolachas, salgados e refrigerantes, preparados por aqueles que foram de nossa congregação.

Na saída, entregamos um presentinho para cada idoso com todo amor e carinho. Levamos também doações de roupas, 20 pa-cotes de massa e 288 litros de leite.

Saímos de lá felizes e com a certeza de que o caminho para ajudar o próximo é esse!

Vamos continuar ajudando o Lar no que pudermos contando com a colaboração de toda a congregação.

mARiA VAléRiA sTRelow | Coordenadora de ação soCiaL das servas e memBro da eqUiPe

da diaConia soCiaL

Com grande alegria encerramos mais um ano que fez a diferença na vida das vin-te e três famílias cadastradas na Diaconia Social de nossa congregação. Quer pelas roupas, alimentos, utensílios para casa, mó-veis que foram doados; quer pelo sucesso do Brechó que funcionou no primeiro sábado de cada mês, durante o ano de 2013.

A equipe teve vários desafios, tais como mobiliar uma casa de uma família que foi de-salojada pelo tráfico, repor telhas em outra casa.

Além do amparo material, as vinte e três famílias também tiveram o amparo espiritu-al. As crianças participaram ativamente da Escola Dominical e as mães e pais das de-

voções, proporcio-nando desta forma a oportunidade de receberem a orienta-ção e força que Deus nos dá através de sua Palavra. Conforme Mateus 25.35-40, sa-bemos que toda a ajuda dada é como se esti-véssemos cuidando e lidando com o próprio Cristo: “Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fi-zeram”.

As famílias da Diaconia estiveram no culto do dia 22 de dezembro (foto) e, no final, cantaram uma das canções preferidas

do grupo em suas reuniões: “O Senhor é o meu Pastor”.

Queremos agradecer a todos que contri-buíram com o nosso trabalho e, reforçando o pedido de ajuda para o novo ano de 2014: precisamos da sua ajuda para que possamos dar um atendimento cada vez mais digno e qualificado. Muito obrigada; que Deus abençoe a todos ricamente.

AClAiR ToRNquisT | memBro da eqUiPe de diaConia soCiaL da CeLsP

No último dia 07 de dezembro, tivemos uma noite muito especial no nosso querido Seminário Concórdia, com a formatura de 13 novos Pastores da IELB.

A solenidade, bonita e abençoada, tam-bém foi singular para todos da CELSP, em especial para o nosso Pastor Ildo e esposa Valdene, que subiram emocionados ao al-tar para entregar o diploma a dois filhos que estavam no grupo de formandos: o Carlos e o Marcos. Também formou-se o Elissandro, que estagiou em 2011 em nossa congregação.

Destacamos que o Carlos foi chamado para trabalhar na CEL Da Redenção na cida-de de Pelotas, o Marcos para a PEL Trindade de Carapina/ES e o Elissandro para o CEL. Unidos em Cristo em Ponta Grossa/PR.

Que Deus abençoe ricamente o ministé-rio pastoral de cada um dos novos obreiros.

RobeRTo kupski | Presidente da CeLsP

(Da direita para a esquerda na fila do meio estão o Carlos na primeira posição, o Marcos na terceira posição e o Elissandro na quarta posição)

Confirmação 2013

(Da esquerda para a direita): Daniel Kolbe Mus-skopf, Kauã Hein da Silva, Matheus Magnus Fialho, Martin Ezequiel Jagnow, Fabiano Marques Scheffel.

No dia 1º de dezembro, quando a con-gregação celebrou os 29 anos de seu templo, cinco jovens confirmaram a fé em Jesus Cris-to. Foram momentos marcantes para as famí-lias e para a congregação e de nostalgia para aqueles que já confirmaram sua fé e puderam relembrar o voto confirmatório.

FORMATURA DE NOVOS PASTORES DA IELB

4 NossA fAmíliA Nov-Dez/2013

Celebração pelos 496 anos da Reforma Luterana

No dia 31 de outubro, nossa con-gregação acolheu a celebração pelos 496 anos da Refor-ma Luterana.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes. Cristãos luteranos da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e da IECLB (Igreja

Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) participaram desta bonita ce-lebração de gratidão e louvor a Deus pelas bênçãos provindas da Reforma Luterana. No dia 31 de outubro de 1517, um frei agostiniano chamado Martinho Lutero pregou nas portas da sua igreja, na cidade de Wittem-berg, Alemanha, 95 teses contra a prática da venda de indulgências, isto é, a comercialização do perdão dos pecados pela igreja da época. Lutero revelou ao mundo a verdade bíblica que já havia sido esquecida e não era mais ensinada: que Deus nos perdoa e salva gratuitamente pela fé em Jesus Cristo, nosso Salvador.

O pregador desta celebração foi o pastor Kurt Rieckel da Paróquia Paz (IECLB). Uma união coral e uma pequena orquestra também abrilhanta-ram esta celebração.

concerto de Advento na cristo

Com muita alegria, no dia primeiro de dezembro, pode-se prestigiar uma noite abençoada no Concerto de Advento do Dis-trito Porto-Alegrense (DIPA) que aconteceu na Congregação Cristo de Porto Alegre.

Diversos coros participaram do evento, dentre os quais o coro da CELSP, além do grupo musi-cal da UJC (União Juvenil Cris-to). Foi uma noite de adoração a Deus e gratidão pelo tempo de Advento, com variado repertório, abrangendo hinos, desde o clássi-co “Jesus Alegria dos Homens”, entoado pelo Coral da CELSP com a participação do Trio Jag-now, ao popular “Eis dos Anjos a Harmonia”, executado pela ban-da da União Juvenil local.

Concerto de Natal

Louvor, alegria e adoração são as palavras que melhor descrevem a noite do dia 8 de dezembro de 2013, na CELSP.

Com muito amor, empenho e destreza, a Orquestra Sacra da ULBRA, o Coral da Congregação Cruz – Petrópolis e o Coro Universitário da ULBRA, além de músicos convidados, trouxeram para nossa congregação uma série de obras clássicas, sob a regência do maestro Paulo Brum. Entre elas, o fa-moso “Glória” de Vivaldi, que exibe a riqueza e os contrastes do estilo barro-co. Canções tradicionais de natal também abrilhantaram a segunda parte do concerto, que teve a participação de todos os presentes e do Coral da CELSP.

Em momentos como esses, de plena harmonia e comunhão, que nós cristãos nos sentimos mais próximos de Deus, e temos uma pequena mostra

de como será o céu. Como o reformador Martinho Lu-

tero disse “Depois da Palavra, a maior ferramenta para levar o Evangelho, é a música”. Cerca de 460 pessoas presti-giaram o evento.

déRiCk eliézeR JAGNow | regente do CoraL da CeLsP

Encerramento das atividades da 3ª Idade

O encerramento das ativi-dades do Grupo Amizade da CELSP aconteceu no dia 27 de novembro na residência do sr. Adalberto Nickel e de sua esposa Alaíde Krey, presidente do grupo Amizade. Após delicioso almoço oferecido pelos anfitriões, veio o momento devocional dirigido pelos pastores. Estiveram presen-tes como convidados o Rev. Villy Redel, pastor da CEL. Cristo de Porto Alegre, e sua esposa Valda.

iVoNNi TRAmoNTi | seCretária do grUPo amizade

CALENDÁRIO E DEVOCIONÁRIO 2014

Já estão sendo distribuídos pelos Coordena-dores de Bairro, o Calendário CELSP 2014 e tam-bém o Devocionário “Cinco Minutos com Jesus 2014” para cada família de nossa congregação.

Quer-se com isso aproximar a CELSP de suas famílias e também estimular a vida devocional dentro dos lares de nossa congregação.

O Calendário 2014 foi aprimorado com as informações principais das atividades da CELSP. A novidade é a inclusão dos textos bíblicos que estarão sendo usados nos cultos de cada final de semana, o que permite que aqueles que desejarem

possam ler estes textos em casa.O Devocionário “Cinco Minutos com Jesus”, em seu título, su-

gere a ideia de que o pouco tempo que dedicamos à reflexão, quando deixamos Deus falar pela sua Palavra, fará toda a diferença em nosso dia a dia, dando-nos força, paz e orientação e lembrando-nos que não estamos sós a cada passo que damos.

Estes presentes querem lembrar que cada pessoa e cada família da CELSP tem um valor inestimável para Deus e para nossa congregação.