Edição 41

4
Secretaria Municipal de Educação 20 a 27/08/2014 ANO II Nº 41 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal Informativo Semanal Veja nessa edição SME promove formação connuada para profes- sores de Artes e Educa- ção Física - Pág. 2 CMEI João Perestrello e Galdina Guimarães pro- movem 1ª Mini Gincana para os pais - Pág. 3 ÚLTIMA HORA Navegando na Literatura O 8º Seminário Poguar Prazer em Ler será realiza- do nos dias 25 e 26 de agos- to com o tema “Navegar na literatura construir um mar de leitores”. Todas as avi- dades do seminário aconte- cerão no centro de conven- ção do Praiamar Natal Ho- tel em Ponta Negra. Infor- mações no www.escolaleitoras.org. br A Escola Municipal Pro- fessora Maria Madalena Xavier de Andrade, locali- zada no conjunto Santa- rém, no Potengi, realizou esta semana, com seus alunos o projeto ‘Bosque Literário’ com o objevo de despertar nos alunos, o gosto pela leitura e en- sinar comportamento leitores diante momentos prazerosos de contato direto e agradável com os diferentes gêneros textu- ais. O projeto é desenvolvido na área externa da escola, que possui árvores fron- dosas que foram transfor- madas pela coordenação pedagógica em espaços confortáveis e prazerosos para esmular o gosto pe- la leitura. De acordo com a gestora Maria Silvana Mar- ns, a escola é o lugar pri- vilegiado para esmular o gosto pela leitura, mas no dia a dia falta movação dos alunos para ler. “Preocupados com essas constatações, decidimos realizar o projeto ‘Bosque Literário’, onde criamos as arvores literárias, local em que a alegria e o encantamen- to vão estar sempre pre- sentes”, disse. Segundo ela, o texto literário é um excelente e importante recurso para o Escola Maria Madalena realiza projeto ‘Bosque Literário’ trabalho de promoção a leitura, pois amplia os ho- rizontes do leitor, muda suas concepções, sua visão de mundo e seu comporta- mento. “A leitura não é só importante porque ajuda a decifrar códigos escritos, mas porque amplia o voca- bulário, melhora a escrita, mas sobretudo porque promove o prazer, a imagi- nação, a criavidade e transforma a pessoa en- quanto ser humano, mu- dando o seu modo de agir e pensar”. O projeto ‘Bosque Literá- rio’, será realizado na es- cola a cada 15 dias, com sarau de poesias, rodas de leituras, contações de his- tórias, café literário com as famílias, apresentações culturais, lançamentos de livros, palestras literárias e mesas redondas com de- bates literários.

description

Informativo da SME, Natal, RN, Brasil

Transcript of Edição 41

Page 1: Edição 41

Secretaria Municipal de Educação

20 a 27/08/2014 ANO II Nº 41 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

Informativo

Semanal

Veja nessa edição

SME promove formação continuada para profes-sores de Artes e Educa-ção Física - Pág. 2

CMEI João Perestrello e Galdina Guimarães pro-movem 1ª Mini Gincana para os pais - Pág. 3

ÚLTIMA HORA

Navegando na Literatura

O 8º Seminário Potiguar Prazer em Ler será realiza-do nos dias 25 e 26 de agos-to com o tema “Navegar na literatura construir um mar de leitores”. Todas as ativi-dades do seminário aconte-cerão no centro de conven-ção do Praiamar Natal Ho-tel em Ponta Negra. Infor-mações no www.escolaleitoras.org. br

A Escola Municipal Pro-fessora Maria Madalena Xavier de Andrade, locali-zada no conjunto Santa-rém, no Potengi, realizou esta semana, com seus alunos o projeto ‘Bosque Literário’ com o objetivo de despertar nos alunos, o gosto pela leitura e en-sinar comportamento leitores diante momentos prazerosos de contato direto e agradável com os diferentes gêneros textu-ais.

O projeto é desenvolvido na área externa da escola, que possui árvores fron-dosas que foram transfor-madas pela coordenação pedagógica em espaços confortáveis e prazerosos

para estimular o gosto pe-la leitura. De acordo com a gestora Maria Silvana Mar-tins, a escola é o lugar pri-vilegiado para estimular o gosto pela leitura, mas no dia a dia falta motivação dos alunos para ler. “Preocupados com essas constatações, decidimos realizar o projeto ‘Bosque Literário’, onde criamos as arvores literárias, local em que a alegria e o encantamen-to vão estar sempre pre-sentes”, disse.

Segundo ela, o texto literário é um excelente e importante recurso para o

Escola Maria Madalena realiza projeto ‘Bosque Literário’

trabalho de promoção a leitura, pois amplia os ho-rizontes do leitor, muda suas concepções, sua visão de mundo e seu comporta-mento. “A leitura não é só importante porque ajuda a decifrar códigos escritos, mas porque amplia o voca-bulário, melhora a escrita, mas sobretudo porque promove o prazer, a imagi-nação, a criatividade e transforma a pessoa en-quanto ser humano, mu-dando o seu modo de agir e pensar”.

O projeto ‘Bosque Literá-rio’, será realizado na es-cola a cada 15 dias, com sarau de poesias, rodas de leituras, contações de his-tórias, café literário com as famílias, apresentações culturais, lançamentos de livros, palestras literárias e mesas redondas com de-bates literários.

Page 2: Edição 41

Página 2 Informativo Semanal

CMEI João Perestrello e Galdina Guimarães promovem 1ª Mini Gincana para os pais e alunos

Com o objetivo de desenvolver a so-cialização entre as famílias, despertar e incentivar prazeres, bem-estar e emoções, resultando em uma vida de momentos valorosos, dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), o Padre João Perestrello e o Galdina Barbosa Guimarães, promo-veram a 1ª Mini Gincana para os pais ou responsáveis das crianças. O even-to aconteceu na Arena do Morro, situada em Mãe Luiza, zona Leste de Natal, mesma comunidade das unida-des de ensino.

Para a gestora do CMEI Galdina Bar-bosa Guimarães, Carmem Lúcia Ca-valcanti de Oliveira, a gincana pro-porcionou a participação dos pais ou responsáveis juntamente com as cri-anças e a integração entre os dois CMEI. “Nossa gincana também está inserida nas comemorações do ‘dia dos pais’, mas alguns não puderam comparecer ou estavam trabalhando, então foram tão bem representados pelas mães, tios ou avós”, afirmou a diretora.

Segundo a gestora do CMEI Padre João Perestrello, Sylvana Urçula Men-des da Silva, foi um dia de muita ale-gria, brincadeiras, recreação e espor-

te, por meio de atividades motivado-ras que incentivam o trabalho em equipe, o respeito mútuo, e signifi-cando a valorização entre o pai e o filho.

Dentro da programação da gincana os pais ou responsáveis participaram das atividades recreativas, entre elas, cor-rida do saco, estourar o balão, corrida com o filho no braço, cabo de guerra, dança das cadeiras com as mães, bola ao cesto, bola na trave, corrida do limão e jogo de futebol. De acordo com a coordenadora do CMEI João Perestrello, Hildea Carine Medeiros, as atividades tiveram a orientação do professor da comunidade e voluntá-rio Thiago Bruno. “Também tivemos momentos de músicas, danças, core-ografias e homena-gens dos alunos para os pais com a Canção do Papai, do grupo Carros-sel”, disse. O even-to foi encerrado com um café da manhã para todos os participantes.

Patrícia Gomes de Oliveira, e também

mãe do aluno Benjamim Arthur de quatro anos, do Nível II do CMEI João Perestrello, afirma que sem-pre participa e acompanha as ati-vidades proporcionadas pela esco-la. “Acho importante a participa-ção dos pais no desenvolvimento dos filhos e assim procuro sempre estar presente nas atividades de-senvolvidas com os mesmos. A gincana foi muito divertida, parti-cipei e ganhei da brincadeira ‘dança das cadeiras’ e fiquei na torcida da equipe verde”, comple-tou. O pai de Benjamim, Bruno Galdino Gomes da Silva, também participou das atividades e ficou muito feliz com a homenagem feita pelo filho.

Já o pequeno Cauã Vieira de três anos, do Nível II do CMEI João Pe-restrello, estava acompanhado pelo tio, José Arnaldo de Góis Viei-ra. “Acho importante a participa-ção dos responsáveis. O pai dele estava trabalhando e eu fora re-presentado-o. Gostei demais e já participei de diversas atividades”, declarou o tio de Cauã.

O Centro Municipal de Educação Infantil Padre João Perestrello atende atualmente 90 crianças matriculadas nos níveis I e II. Já o CMEI Galdina Barbosa Guimarães possui 190 alunos, nos níveis III e IV. Ambos estão situados no bair-ro de Mãe Luiza.

Page 3: Edição 41

Página 3 Notícias da Rede Municipal de Educação de Natal

A Secretaria Municipal de Educa-ção (SME), por meio do Setor de Ações e Projetos do Ensino Funda-mental (SAPEF) e Departamento de Ensino Fundamental (DEF), vêm promovendo e dando continuidade as formações continuadas 2014 para os professores da rede muni-cipal de ensino do Natal. Na última segunda-feira (18) aconteceu duas formações, uma para os docentes da área de Artes, na Livraria Pau-lus, e outra para os professores de Educação Física, no auditório da Paulinas Livraria, ambas situadas no Centro, bairro Cidade Alta.

As formações continuadas para ambas às disciplinas possuem car-ga horária de 4 horas por encontro. Os professores podem optar por participarem pela manhã, das 8 às 12h ou no horário vespertino, das 13 às 17h.

A formação docente continuada 2014 de Artes está no III Encontro e conta com a participação aproxi-madamente de 50 professores nos dois turnos. A pauta do encontro iniciou com os informes gerais, de-pois aconteceu o relato de experi-ência do professor Jussier Silveira, da Escola Municipal Palmira de Souza, abordando e explicando sobre os trabalhos a partir do grafi-te desenvolvidos com os alunos do 9º ano da sua escola. E logo depois outro momento com a Estação En-

sino da Música – A Fala como Recurso na Educação Musical - mediado pela pro-fessora Rosângela Albuquerque.

Para a professora formadora de Artes da SME, Adeilza Go-mes, a formação é bastante importante porque a formação inicial do professor não da conta da dimensão de com-preender o que é o ensinar e o apren-der no Ensino Fundamental. “A for-mação continuada vem assegurar outro olhar para a prática educativa. Porque o professor começa a refletir sobre o que ensina; como ensina; na discursão com o colega; na reflexão com os mediadores convidados; e assim é uma oportunidade que cada professor tem, de estar relatando, resignificando o seu olhar para o en-sinar e o aprender, tanto em turmas do 1º ao 5º ano, como em turmas do 6º ao 9º ano de escolaridade”, expli-cou Adeilza.

Também no terceiro encontro, a for-mação continuada para os professo-res de Educação Física, já abordou diversos temas, entre eles, Eu posso, vocês duvidam? Educação Física para pessoas com deficiências severas; Roda de conversa: refletindo esses saberes no chão da escola; Jogos e

brincadeiras; Relato de experiência: Aulas de Educação Física: ensinar e aprender por meio da brincadeira e do jogo; entre outros.

Para a professora forma-dora de Educação Física da SME, Wanessa Cristi-na, o objetivo da forma-ção é trazer para o en-contro a reflexão da prá-

tica do professor, e o mesmo levar o que foi refletido, para uma melhoria dessa prática na escola. Nos encon-tros também estão trabalhando com a Educação Física Adaptada. “Nossa formação é quinzenal, porque traba-lhamos com a proposta adaptada e no outro encontro com a proposta regular”, disse.

“A proposta adapta é trabalhar a Educação Física com pessoas com deficiência, principalmente com as deficiências severas onde os profes-sores têm mais dificuldades. Temos o professor Jonas e o professor Ma-theus que são especialistas na Edu-cação Física Adaptada e trazem a proposta e ensinamentos para den-tro da nossa área. Porque no curso temos muita lacuna principalmente nas deficiências severas, então te-mos que partir para as formações e buscar outros meios de aprendiza-gem”, finalizou Wanessa.

As formações de Educação Física são ministradas pela equipe dos anos iniciais e finais do Setor de Ações e Projetos da SME, por Wanessa Cris-tina Maranhão Freitas Rodrigues, Matheus Jancy Bezerra Dantas e Jonas Morais Sobrinho e Francisco Canindé Alves Filho do Setor de Edu-cação Jovens e Adultos (EJA). Estão participando cerca de 40 professo-res e os próximos encontros aconte-cerão nos dias 15 e 29 de setembro.

SME promove formação continuada para professores de Artes e Educação Física

Page 4: Edição 41

Carlos Eduardo Nunes Alves

Prefeito

Justina Iva de Araújo Silva

Secretária

Judineide Domingos C. Souza

Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica

Pedro Jorge C. F. Silva

Secretário Adjunto de Gestão Escolar

Jacqueline Serafim

Assessora de Imprensa

Informativo Semanal Expediente: Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação

Equipe de Jornalismo

Editoria: Jacqueline Serafim

Reportagens: Ana Flávia Menezes, Jacqueline Serafim e Adrovando Claro.

Fotos: Adrovando Claro

Assistente da Comunicação: Felipe Dantas

Contato: Rua Fabrício Pedroza, 915. Areia Preta. Natal/RN

Prefeitura Municipal do Natal

Secretaria Municipal de Educação

Página 4

Para rece-ber o In-formativo, dar sua opinião e oferecer sugestões

de pauta, mande mensagem para a Assessoria de Comu-nicação da SME.

Nosso e-mail é

imprensaeducacao@gmail. com

Informativo Semanal

os professores terão uma correção no salário de quase 40%. E afirma mais, “até o final de 2015, os salários dos professores da rede pública municipal serão reajustados em 88,9%”.

Outros benefícios também foram garantidos como a uni-ficação das férias dos profissi-onais e os pagamentos das promoções e progressões represadas – nível, padrão e letra. “Pagamos todas as pro-moções e progressões que estavam represadas. E pre-tendemos honrar e quitar todas as dívidas de mudanças de níveis e letras, até dezem-bro desde ano”, disse a secre-tária.

Grande avanço e compromis-so da administração munici-pal com a educação é a Lei 6.425 de 2013, aprovada em dezembro do mesmo ano, que assegura data base para reajuste salarial anual com base na Lei do Piso e atualiza-ção de quinquênios. “Desde 2010 que os quinquênios não estavam sendo pagos. Reto-mamos o pagamento, porém é claro que não estão todos atualizados, porque o volume é muito alto, mas estamos todos os meses implementan-do os quinquênios, com dese-jo também de cumprir essa etapa até dezembro”, afir-mou Justina.

Também foi abordada a atua-lização da avaliação de de-sempenho 2011/2012, que já foi concluída pela comissão, e está passando pela área jurí-dica para posterior publica-ção. “Pretendemos imple-mentar ainda este ano, que não significa pagar atrasados e sim passar a pagar a partir daquele mês. E o atrasado vamos começar a pagar no próximo ano, através de um

parcelamento. São 889 pro-fessores que têm direito a mudança de letra”, explicou a titular da SME. A avaliação de desempenho 2013 foi iniciada.

Durante a reunião a profes-sora Justina lembrou do pa-gamento do terço da hora atividade – carga suplemen-tar de 04 horas (Lei 058/2014) e 1 hora extra (Lei 114/2010). “Conseguimos garantir um terço da jornada dos professores em exercício da docência, para planeja-mento fora da sala de aula. Pagamos aos educadores infantis como hora extra e aos professores como carga suplementar”, contou.

Mais benefícios também foram abordados como: a atualização dos pagamentos dos terceirizados; a revisão da tipologia das unidades de ensino com reajuste da grati-ficação dos gestores escola-res; a unificação das eleições de gestores nas unidades de ensino (Projeto de Lei de Gestão Democrática) e a instalação e funcionamento da Mesa Permanente de Negociação do Plano de Car-gos.

A secretária adjunta de Ges-tão Pedagógica, Judineide Domingos, conduziu a expla-nação da Minuta da Lei Com-plementar do Plano de Car-go, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magisté-rio Público da Rede Munici-pal de Ensino da Cidade do Natal.

Secretaria de Educação realizou reunião mensal de gestores

Durante a quarta-feira (20), diretores da rede mu-nicipal de ensino participa-ram de mais uma reunião de gestores, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). Esses encontros ocorrem mensalmente e são momentos direcionados para darem visibilidades às ações de todos os departa-mentos da SME, articular o diálogo, esclarecer assuntos importantes e socializar experiências exitosas de todas as unidades de ensi-no.

Estiveram presentes 200 pessoas, entre elas, gesto-res e representantes da equipe técnica e pedagógi-ca dos departamentos e setores da Educação. A se-cretária municipal de Edu-cação, professora Justina Iva de Araújo Silva, em sua fala de abertura, comparti-lhou notícias positivas. “Vou falar a respeito das conquis-tas, avanços e benefícios já garantidos a categoria do-cente, em um ano e oito meses de gestão do prefei-to Carlos Eduardo. Gostaria de relembrar os nossos acordos e o que de fato garantimos até então em relação à valorização profis-sional.”

A titular da SME, explicou sobre a reposição salarial dos 34% de perdas históri-cas, herdadas desde gover-nos anteriores. “A reposi-ção de perdas salariais foi negociada na nossa gestão e está sendo devidamente honrada”. Justina afirma que foi feito o pagamento dos 6,14% em julho e que em novembro serão pagos mais 6,14%, concluindo que em dois anos de mandato,