Edição 44

32
Agora em novo endereço BR 364 - Setor Industrial Jamari Em frente a Pemaza (69) 3535-2540 A casa sem Leis Enquanto projetos deveriam ser votados, Valter Araújo passa a tarde toda no Twitter e Facebook Confúcio impetra ação contra a ALE por alterações no Orçamento Em 18 meses de adminitração Márcio Raposo já entregou 44 veículos novos Pag. 9 Investimentos Frota nova. Economia para o município. Pag. 15 Política O presidente da ALE não vai atrasar o crescimento do Estado “É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”. diz Adelino Follador Vídeo publicado pelo Nossa Folha auxilia polícia no caso do incêndio em Jirau Diretor do JNF , Zé Olavo, conseguiu com exclusividade o vídeo com as imagens divulgadas por toda imprensa do Estado Ariquemes - Rondônia - 3 a 9 de outubro de 2011 - Edição 44 - Ano I - R$ 2,50 Pag. 7 Pag. 8

description

Jornal Nossa Folha

Transcript of Edição 44

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

Agora em novo endereçoBR 364 - Setor Industrial JamariEm frente a Pemaza

(69) 3535-2540

A casa sem LeisEnquanto projetos deveriam ser votados, Valter Araújo passa a tarde toda no Twitter e Facebook

Confúcio impetra ação contra a ALE por alterações no Orçamento

Em 18 meses de adminitração Márcio Raposo já entregou 44 veículos novosPag. 9

InvestimentosFrota nova.

Economia para o município.

Pag. 15

PolíticaO presidente da ALE não vai

atrasar o crescimento do Estado

“É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”.

diz Adelino Follador

Vídeo publicado pelo Nossa Folha auxilia polícia no caso do incêndio em Jirau

Diretor do JNF , Zé Olavo, conseguiu com exclusividade o vídeo com as imagens divulgadas por toda imprensa do Estado

Ariquemes - Rondônia - 3 a 9 de outubro de 2011 - Edição 44 - Ano I - R$ 2,50

Pag. 7

Pag. 8

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

Rafinha Bastos afirmou que ficaria

com Wanessa Camargo e seu bebêNo programa "CQC"

na Band, Rafinha Bastos voltou a provocar polêmica com suas declarações bombásticas. Dessa vez, o comediante escolheu co-mo alvo a cantora Wanes-sa Camargo, grávida de cinco meses

"Que bonitinha que es-tá a Wanessa Camargo grávida", anunciou Marce-lo Tas. "Eu comeria ela e o bebê", interrompeu Rafi-nha. "Não tô nem aí", com-pletou, para surpresa da plateia.

Ao ouvir o colega, Mar-co Luque fez cara de sur-

presa e baixou a cabeça, cobrindo os olhos com as mãos. Tas rapidamente emendou outra piada, ali-viando o clima (para o te-lespectador).

Não é a primeira vez que Rafael Bastos Hocs-man, 34, cria polêmica. Ele recentemente foi acusado de fazer apologia ao estu-pro. "Mulheres feias deve-riam agradecer caso fos-sem estupradas, afinal os estupradores estavam lhes fazendo um favor, uma ca-ridade", disse.

A declaração causou investigação por parte do

Ministério Público Federal.Desculpas

A Bandeirantes quer que o pessoal do "CQC" se desculpe a Wanessa, por uma declaração sem no-ção de Rafinha Bastos no programa. A informação é da coluna de Keila Jime-nez, da "Folha de S.Pau-lo". De acordo com a publi-cação, representantes da artista conversaram com a emissora sobre o ocorrido e pediram uma retratação do humorista.

Marcus Buaiz, marido de Wanessa e pai da crian-ça, teria ficado irritado com

o comentário.Vale lembrar que, recen-

temente, Rafinha teve de pedir desculpas a Daniela Albuquerque, mulher do pre-sidente da RedeTV!, Amilca-re Dallevo, após chamá-la de "cadela", em uma piada.

Rafinha Bastos deto-na Folha de S. Paulo no Twitter

O humorista Rafinha Bastos aumenta, a cada dia, sua coleção de polê-micas. O alvo mais re-cente foi o jornal 'Folha

de S. Paulo'. Na tarde de terça-feira (20), o integran-te do humorístico CQC (Band) escreveu em seu Twitter: "Olá Folha de SP, vai tomar no olho do teu c... Bjo no coração, Rafi-nha. [sic]"

Folha

nossosfamosos 312 nossoestado

Reportagem veiculada na quarta quarta-feira, 28, no Bom Dia Brasil, da Re-de Globo de Televisão mostrou para o Brasil intei-ro que Porto Velho é a úni-ca capital de Estado com índice “zero” em sanea-mento básico. A reporta-gem confirma o que disse o deputado estadual Luiz Claudio (PTN/Rolim de Moura), que na semana passada, durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, denunciou as condições caóticas do sa-neamento em Rondônia e pediu providências. “Sane-amento Básico é saúde pú-

TV Globo confirma denúncia de deputados sobre saneamento

blica”, disse o deputado na tribuna da Ale. Na ocasião, Luiz Claudio disse que “Porto Velho, uma das mais importantes cidades da região norte, ocupa a úl-tima posição entre as capi-tais de todo o país, quando o assunto é esgotamento sanitário”. “A reportagem da TV Globo apenas confir-mou o que já havia dito se-mana passada”, disse o parlamentar a O Estadão.

O deputado Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná), vem investigando a Caerd – Companhia de Sanea-mento de Rondônia – já há algum tempo e vê como

única alternativa, a instala-ção de uma CPI, para in-vestigar o que leva a Caerd a cobrar a maior tarifa de água do país. E o que é pior: em Rondônia, onde os serviços de saneamento são municipalizados, as ta-rifas são bem mais bara-tas.

Ainda durante o discur-so, semana passada, Luiz Claudio parabenizou os prefeitos que abriram o de-bate para discutir assunto de tamanha relevância. Al-guns municípios já elabo-ram o plano municipal de saneamento para suas ci-dades. Outros criaram su-

as autarquias, conforme determina a lei federal 11.445/2007, antes mesmo que o tema ganhasse pro-porções em nível nacional. “Saneamento básico é saúde pública! Portanto não podemos adiar mais o debate. Cada um de nós tem que contribuir com o planejamento para os pró-ximos 30 anos. Se quiser-mos obter resultados satis-fatórios, precisamos come-çar agora”, disse o deputa-do no discurso.

A reportagem do Bom Dia Brasil mostra que em 2009, as 81 maiores cida-des do país despejaram a

cada dia 5 bilhões de litros de esgoto sem tratamento no meio ambiente. “Dois terços de todo o esgoto ge-rado no Brasil não são tra-tados e isto, com certeza, está em todos os nossos córregos e rios, poluindo o meio ambiente e trazendo graves consequências à saúde”, explicou a enge-nheira sanitarista Aline Mantuja. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o Bra-sil investe apenas 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em saneamento. Seria ne-cessário três vezes mais investimentos.

O problema é dinheiro?

Não. Só está melhorando muito lentamente. O Insti-tuto Trata Brasil reconhece o avanço que estamos fa-zendo em direção à univer-salização, mas ainda em ritmo muito lento. “É preci-so acelerar, selecionando gargalos comuns como, por exemplo, a questão de habitação com a questão de saneamento, onde as empresas de saneamento não podem oferecer o ser-viço. Falta de projetos e, principalmente, falta de planejamento municipal”, explicou engenheira sani-tarista, em entrevista à glo-bo.

Matéria extraída do Jornal Estadão do Norte

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I nossapolítica 3

Rondonotícias

Enquanto espera que o Supremo Tribunal Federal lhe conceda liminar, lhe as-segurando no cargo, o de-putado federal Lindomar Garçon (PV) lamentou que tenha sido prejudicado pela ex-deputada Daniela Amo-rim, que foi enquadrada na lei do fi cha suja, nas últi-mas eleições.

Daniela desistiu do re-curso que mantinha sua condição de segunda su-plemente, por razões ainda obscuras. Essa decisão afetou diretamente a per-manência de Lindomar Garçon na Câmara dos de-putados, pois a mesma fez parte da coligação pela qual Garçon concorreu e

ganhou sua reeleição como deputado federal.

Com a desistência de Daniela Amorim, seus vo-tos não foram computados para a coligação e ocorrem mudanças no coefi ciente eleitoral. Apesar da expres-siva votação, Lindomar Garçon poderá ter que dei-xar sua cadeira em Brasí-lia. Com quase 35.000 mil votos Garçon poderá ser substituído por um suplente que teve menos da metade de seus votos.

Consultado, o deputado Garçon lamentou a demora da justiça para resolver os casos de candidatos inseri-dos na lei fi cha suja. “Se a decisão tivesse acontecido com maior brevidade não estaria tendo que enfrentar o inesperado”, contou ele.

Garçom assegurou que se tiver que deixar o man-dato, sairá de cabeça er-guida. Ele reafi rmou o com-promisso de continuar a trabalhar por Rondônia, es-pecialmente para Porto Ve-lho e Candeias do Jamari, sempre ao lado das pesso-as mais humildes e defen-dendo com afi nco as cau-sas dos mais necessitados.

Garçom apela ao STF, após ser prejudicado por decisão de Daniela Amorim de não recorrer

O parlamentar confi rmou a sua pré-candidatura a pre-feito da capital.

Lindomar Garçon agra-deceu aos quase trinta e cinco mil votos recebidos em 2010 e falou que por ser um homem temente a Deus, não carregará ne-nhum tipo de mágoa ou ressentimentos e que se for confi rmada a perda do mandato certamente é por-que esta força superior es-tará preparando algo ainda melhor.

Ele disse ainda ser um político realizado, pois em quase cinco anos como de-putado federal, deixa sua marca como um parlamen-tar de ação, que teve a honra de ser fator decisivo em acontecimentos históri-cos para Porto Velho e Rondônia, como na dupli-cação da BR 364 trecho Candeias Unir, transposi-ção dos servidores do esta-do, ponte sobre o rio ma-deira, instalação de rede água potável e rede esgoto em toda nossa capital alem de milhões de reais desti-nados ao governo do esta-do e a várias prefeituras em Rondônia.

Justiça Eleitoral aprova criação do PSD de Kassab

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira a criação do PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Com a decisão, o partido po-derá disputar as eleições mu-nicipais do próximo ano, quan-do já exercerá a sua vocação para o governismo e o adesis-mo, engrossando a chamada base aliada do petismo.

O julgamento foi retomado após pedido de vista do minis-tro Marcelo Ribeiro. O tribunal viveu um impasse na semana passada, pois uma resolução do TSE exigia que o partido in-cluísse em seu pedido de re-gistro as listas de apoio da po-pulação certifi cadas pelos Tri-bunais Regionais Eleitorais, mas o PSD apresentou essas listas certifi cadas apenas pe-los cartórios eleitorais. Aconte-ce que a legislação eleitoral não chega a falar sobre a cer-tifi cação dos tribunais, limitan-do-se à apreciação dos cartó-rios. Ribeiro entendeu que tra-tava-se, na realidade, de uma "falsa incompatibilidade". Se-gundo ele, a resolução do TSE cita os tribunais regionais so-mente porque o partido preci-sa do registro em pelo menos nove Estados para fazer o pe-

dido à corte superior. Ribeiro disse que, como nos TREs, o partido precisa apenas do apoio de 0,1% do eleitorado local, e no TSE, necessita de apoio equivalente a 0,5% do total de votos recebidos nas eleições para deputado fede-ral, o partido não precisa entre-gar todas as listas certifi cadas nos tribunais regionais. Ao fi -nal de seu voto, Ribeiro enten-deu que o PSD entregou tudo o que era necessário, tendo conseguido cerca de 510 mil assinaturas (a lei exige 492 mil). Após o voto do ministro, o colega Teori Zavascki, que ti-nha votado pela realização de investigações, mudou de voto. Ele, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewando-wski, também acompanharam a relatora. O único voto contra a criação do partido foi de Mar-co Aurélio Mello. Na quinta-fei-ra passada, Nancy Andrighi votou a favor da criação do PSD. Segundo ela, o PSD conseguiu comprovar que ob-teve o registro de diretórios re-gionais em 16 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e que co-lheu 514,9 mil assinaturas de eleitores em apoio à sua cria-ção da sigla.

Divulgação

Ministério Público de Rondônia e Polícia Civil cumprem mandado de busca na Academia Adrenaline, de ex-secretário de Cassol

Combate ao crime organizado

O Ministério Pú-blico de Ron-dônia, por meio do Gru-

po de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil cumpriram na quarta-feira (28) mandado de busca na academia Adrenaline, empresa pertencente ao ex-secretário de Estado da Justiça do Governo Cassol, Gilvan Cordeiro Ferro (FOTO), formal-mente registrada em nome de sua esposa, Juliana Ribeiro de Bar-ros, e de sua cunhada, Helena Lúcia Ribeiro de Barros. A suspeita é de que a empresa teria sido

montada como lavagem de dinheiro de verbas desviadas do governo Estado de Rondônia du-rante a administração Ivo Cassol, hoje sena-dor.

A quebra de sigilo fis-cal dos suspeitos mostra indícios de enriqueci-mento incompatível com o salário. Além disso, os recursos utilizados para a montagem da acade-mia não teriam sido de-clarados à Receita Fe-deral. Após a instaura-ção de investigação, os suspeitos realizaram empréstimos bancários a fim de acobertar entra-da de dinheiro não de-clarado.

Tudo Rondônia

HORÓSCOPO SEMANAL ChargeSó pra zuar!!!

Tirinha

Planeta Bizarro

Notícias do Futuro

Variedades

Cão de caça é � agrado sendo seguido por raposa no Canadá

Ceu O Padre pergunta aos fi -éis:-Quem deseja ir para o céu?Todo mundo levanta a mão, menos o bêbado, sentado lá no fundo.-O senhor aí atrás, não quer ir para o céu quan-do morrer?-Ah! Quando morrer, sim. Pensei que o se-nhor estava organizando a caravana para hoje!

_______________________

Tirando o Caipira

O Paulista, chegando em um sítio no interior de São Paulo, foi diretamen-te ao chiqueiro, onde viu um Caipira cuidando da criação. Imediatamente pensou:“Vou tirar este Caipira”, quando perguntou:-Ô Caipira... Como se chama aquele porco fe-dorento, gordo, lá no cantinho?O Caipira respondeu:- Aquele lá se chama “Ocê”...O Paulista, morrendo de raiva, sem resposta pronta pelo Caipira te-lo chamado de Porco, foi para o hotel, onde teve uma brilhante idéia e re-tornou para o Chiqueiro, onde disse:- Ô Caipira, se aquele Porco chama “Ocê”, aquela outra coisa me-donha e fedorenta é a “Mãe do “Ocê”?O Caipira responde:- Não Sinhõ, aquele alí é o “Pai do Ocê”, a “Mãe do Ocê” nois cumemo onte!!!

_______________________

Nicolau?

Estava lá Jesus com seus discípulos, e disse:- João beije minha mão, Tomé beije meu pé, Nico-lau aonde você está in-do??

A pesquisadora da Universidade de Montreal (Canadá) Mircea Costina fotografou uma cena curiosa em uma fl oresta ao norte da cidade. Ele fl agrou um cão de caça farejando em uma trilha enquanto era seguido por uma raposa. O cão parecia muito perdido, já que andava apenas alguns centímetros à frente de sua presa, segundo o jornal inglês “Daily Mail”.

Áries - De 21/3 a 20/4Momento especial para o amor e as amizades. Vai en-xergar com mais clareza onde quer chegar com suas relações. Isso implica em acabar com certas dúvidas do passado. Abra o coração e aceite novas emoções, mesmo que isso signifi que perder alguns espaços no cotidiano. No trabalho, aja com ousadia. Aceite desa-fi os e exponha seus objetivos.Touro - De 21/4 a 20/5Preste mais atenção nos pequenos detalhes do dia a dia. Lembre-se de que grandes projetos nascem de situações simples. Não complique o que já está quase pronto. Livrese das amarras do passado e viva com prazer o que a vida oferece neste momento. É impor-tante reservar espaço para o descanso e o lazer com família e amigos.

Gêmeos - De 21/5 a 20/6Fase favorável para cuidar das fi nanças. Com sua alta versatilidade e criatividade, perceberá facilmente onde estão as boas oportunidades comerciais. Mostre potencial no trato de problemas profi ssionais. Valorize seu esforço. Isso signifi ca confi ança e credibilidade. Siga em frente sem medo. No amor, período de com-panheirismo.

Câncer - De 21/6 a 21/7Mesmo cuidando das tarefas de casa, não esqueça da vida social. Separe um tempo para compartilhar momentos agradáveis com colegas de trabalho. Esse incentivo produzirá frutos e alianças serão fi rmadas. Como no período anterior, o ambiente doméstico será reorganizado. Preferira os assuntos simples e de fácil resolução. Boas vibrações.

Leão - De 22/7 a 22/8A resolução de certas tarefas ou situações, que havia deixado para depois, agora são imprescindíveis para o bom andamento do cotidiano. Programe-se estipu-lando objetivos claros para os próximos dias. tudo é importante e cada coisa possui o seu devido tempo e lugar. No amor, você receberá estímulo e compreen-são. Sucesso.

Virgem - De 23/8 a 22/9Aguarde resultados positivos nos próximos dias na área profi ssional. A carreira será impulsionada e o reconhecimento de seu esforço acontecerá conforme o planejado. Aproveite e crie novas oportunidades comerciais e fi nanceiras. Estude propostas e leve em consideração as opiniões sinceras dos colegas de tra-balho. Hora certa para isso.

Libra - De 23/9 a 22/10Cuidado com propostas comerciais. Não assuma ta-refas que não pode cumprir. É melhor esperar do que complicar o cotidiano. Nos relacionamentos, dedique mais tempo à família e aos amigos. Lembre-se de que as pessoas sentem falta de sua presença e de seu bom-astral. Programe passeios e incentive a solida-riedade.

Escorpião - De 23/10 a 21/11Não tenha receio de mudar de ideia. Sua essência é de transformação. Nos próximos dias você encon-trará situações que irão exigir atitudes enérgicas. Vá em frente e resolva tudo de uma vez sem deixar pen-dências. Assim, deixará espaço para novos e interes-santes planos para o futuro. No amor, cuidado com o ciúme excessivo.

Sagitário - De 22/11 a 21/12Bom período para trabalhos em grupo. Sua participa-ção é fundamental em várias questões e podem mu-dar o rumo da atual situação. Aceite sugestões e não questione críticas. Elas são necessárias para o pro-gresso pessoal. Aguarde notícia alegre vinda de seus relacionamentos sociais. Pode ser um convite ou uma proposta interessante.

Capricórnio - De 22/12 a 20/1Amplie sua lista de contatos e amizades. Deixe de lado a seriedade e a desconfi ança e passe a acreditar nas pessoas. Crie laços e renove compromissos de afeto e companheirismo. Você lucra ao abrir o coração e expor seus sentimentos sem receio. No trabalho, um novo projeto ocupará muito de seu tempo, exigindo dedicação e esforço pessoal.

Aquário - De 21/1 a 19/2Livre-se das preocupações excessivas e terá tempo para se divertir, buscar amigos, reatar laços, promo-ver viagens interessantes ou ingressar em atividade cultural em grupo. Assim conquistará importante papel social em seu meio. As pessoas oferecem apoio e tor-cem por seu sucesso. Siga em frente com determina-ção, nutrindo a autoestima.

Peixes - De 20/2 a 20/3Dê preferência ao convívio familiar e às tarefas coti-dianas. A segurança emocional que necessita virá da boa estrutura no ambiente ao redor. Isso signifi ca pôr a casa em ordem, reformular o modo de encarar os problemas do dia a dia, bem como deixar de remoer mágoas do passado. Fique de olho no futuro e esque-ça o que já passou. Boa sorte.

Acir se reúne com Fátima Cleide para discutir eleições municipais

A ex-senadora Fáti-ma Cleide (PT), se reuniu com o senador Acir Gur-gacz (PDT), em seu gabi-nete, para discutir as eleições municipais de 2012. A senadora se apresentou como pré--candidata do PT à pre-feitura de Porto Velho.

O senador Acir Gur-gacz disse que o PDT ainda esta estudando a possibilidade de lançar candidatura própria na Capital, mas que está aberto para alianças e te-rá a ex-senadora Fátima Cleide e o PT como alia-dos de primeira hora.

“Temos uma boa par-ceria com o prefeito Ro-berto Sobrinho, em Ron-dônia, e com a presiden-ta Dilma Rousseff, do âmbito federal, de modo

que uma aliança com a ex-senadora Fátima Clei-de seria algo natural, mas ainda é muito cedo para defi nirmos as coli-gações e, por hora, va-mos continuar conver-sando”, disse Acir.

A ex-senadora Fátima Cleide disse que está oti-mista com a pré-candida-tura e vê grandes possi-bilidades de construir uma frente ampla, com a participação de vários partidos que já compõem o quadro de aliados do PT. “Tivemos uma boa votação nas últimas elei-ções em Porto Velho e creio que precisamos continuar a parceria que temos hoje com a presi-denta Dilma Rousseff e com os aliados na banca-da federal”, disse Fátima.

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I nossomundo 29opinião4 nossa

Direto da RedaçãoColuna Pinga Fogo

Editorial

Paulo Morais Ivan de Lara

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Rio Negro, 4612 - Jd das PalmeirasAriquemes - Rondônia

DIREÇÃO GERALJosé Olavo Subtil de Oliveira

Paulo Roberto de Freitas Morais

DIRETOR DE REDAÇÃOIvan de Lara

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente no Estado de Rondônia

infoco

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

69 3536-3854

Aprovação de Dilma sobe de 67% para 71%, aponta Ibope

O perfi l dos investimentos bra-sileiros na Argentina está mudan-do. A afi rmação é do secretário de Comércio e Relações Internacio-nais argentino, embaixador Luis Kreckler.

Segundo ele, nos últimos anos os investimentos que envol-vem projetos novos, os chamados "greenfi eld", têm crescido entre os aportes de empresas brasileiras no país vizinho. Se entre 2002 e 2003 os investimentos brasileiros na Argentina eram direcionados principalmente a operações de fu-sões e aquisições, nos anos sub-sequentes esse quadro mudou e hoje essas operações são com-plementadas por investimentos em projetos novos, destinados a ampliar a capacidade produtiva das companhias no país vizinho, mas que refl etem também a che-gada de novas empresas brasilei-ras à Argentina. Entre 2003 e 2010, a Argentina foi o país que

Nesta semana a Nissan deve anunciar o local de instalação de uma fábrica no Brasil, em um in-vestimento bilionário que poderá incluir a produção de veículos elé-tricos. O Estado do Rio de Janeiro é um dos principais destinos ava-liados pela segunda maior monta-dora de veículos do Japão.

A previsão é de investir US$ 1,5 bilhão na fábrica. A produção por ano na planta será de 220 mil carros, entre populares e carros elétricos, sendo de três a quatro segmentos de veículos. O investi-mento daria mais espaço para o crescimento da marca no quarto maior mercado de veículos do mundo. Atualmente, a Nissan divi-de um complexo fabril no Paraná com sua parceira francesa Re-nault. A Nissan produz no País a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina no município de São José dos Pi-

A varejista on-line norte-ame-ricana Amazon anunciou o seu novo tablet, chamado Kindle Fire.

O aparelho, com tela de sete polegadas sensível ao toque, se-rá vendido por US$ 199 nos EUA, menos da metade do preço do iPad mais barato, que custa US$ 499.

Diferente dos modelos atuais de Kindle, o tablet não tem tecla-do físico e é usado por meio da touchscreen, que aceita apenas dois pontos de toque simultâneos (o iPad aceita até dez).

Outra diferença do Kindle Fire em relação às versões tradicio-nais do e-reader está na conecti-vidade: o novo aparelho não acessa redes 3G. Para acessar a internet, é preciso usar conexão

Amazon lança tablet Kindle Fire por US$ 199 nos EUA

Wi-Fi. O aparelho também não tem câmera e microfone.

O sistema operacional do Kin-dle Fire é o Android, do Google, com uma interface própria desen-volvida pela Amazon. Quem com-prar o aparelho terá direito a um mês de acesso gratuito à Amazon Prime, serviço de streaming de fi l-mes cuja assinatura anual custa US$ 79.

Papel eletrônicoA companhia também anun-

ciou outros modelos de e-readers da família Kindle. Eles usam tela de papel eletrônico, como as ver-sões atuais do aparelho.

O Kindle Touch é um modelo com tela sensível ao toque (via in-fravermelho). Custa US$ 99 e

US$ 149 - o segundo preço refe-re-se à versão com conexão a re-des 3G (que funciona em mais de 100 países, assim como já ocorre com as versões atuais do Kindle).

O modelo mais simples da li-nha, chamado apenas de Kindle, perdeu o teclado - e não tem tela sensível ao toque. Tem tela de seis polegadas e, segundo a Amazon, vira páginas 10% mais rápido e pesa 30% menos do que a versão atual. Custa US$ 79.

Na página da Amazon, os mo-delos atuais, com teclado físico, ganharam novos nomes: Kindle Keyboard (US$ 99) e Kindle Key-board 3G (US$ 139). Além deles, o novo Kindle já está disponível para pronta entrega. Os outros aparelhos estão em pré-venda - as duas versões do Kindle Touch começam a ser enviadas em 21 de novembro, um pouco depois do Kindle Fire, que tem data de envio marcada para o dia 15 do mesmo mês.

A Amazon envia os modelos atuais de Kindle ao Brasil, mas, com o pagamento de impostos e frete, eles custam em torno do do-bro do valor cobrado nos EUA. Ainda não se sabe quando os no-vos produtos estarão disponíveis no Brasil.

Divulgação

Nissan deve anunciar local de fábrica no Brasil em outubro

unidades produtivas no Brasil por novos entrantes, como as chine-sas JAC e Chery, e de montado-ras estabelecidas há mais tempo no país como Fiat, General Mo-tors e Toyota. A Nissan avaliou vá-rios Estados para o investimento, incluindo Bahia, Paraná e São Paulo, mas o Rio de Janeiro está no topo da lista, com as cidades de Resende, Porto Real e o com-plexo industrial do empresário Ei-

ke Batista, que está sendo cons-truído em São João da Barra, na lista de preferências da montado-ra. Resende possui fábricas de automóveis da Peugeot e de ôni-bus e caminhões da Volkswagen, enquanto Porto Real abriga uma unidade da Citroen. De janeiro a agosto, a Nissan acumula vendas de 36.819 automóveis e comer-ciais leves no Brasil, ante 19.906 no mesmo período de 2010.

Empresas brasileiras aumentam aposta em novos negócios na Argentina

teve mais anúncios de projetos novos de empresas brasileiras na América Latina. Foram 62 proje-tos, somando 29% dos projetos do Brasil na região. Um exemplo foi o anúncio feito pela Camargo Corrêa em agosto. O grupo pro-mete investir US$ 404 milhões até 2014 para ampliar a produção de cimento no país. O Brasil é o quarto país com maior volume de investimentos externos diretos na Argentina. Em 2009, o Brasil in-vestiu US$ 4 bilhões no país vizi-nho e foi responsável por 5,4% do total do IED na Argentina. Os in-vestimentos da Espanha, o maior parceiro, somaram 28,3% do to-tal. O mercado argentino é o sex-to destino para investimentos ex-ternos diretos do Brasil e o maior na América Latina e entre os emergentes. Segundo Kreckler, hoje há um estoque total de US$ 86 bilhões de empresas estran-geiras na Argentina.

O ex-presidente Lula fez iro-nias na semana passada, em Pa-ris, com os países ricos e institui-ções internacionais, e afi rmou que a saída para a crise na Euro-pa "está em um decisão política".

Lula fez referência aos "con-selhos econômicos" dados ao Brasil no passado e afi rmou que os países desenvolvidos agora são incapazes de resolver seus próprios problemas. "Eu vi tanta gente sabida na Europa e nos Estados Unidos quando o Brasil, a Bolívia e o México estavam em crise", disse Lula em um discurso no Instituto de Ciências Políticas de Paris, onde recebeu o título de doutor honoris causa. "Era tanta conselho econômico que, quando começou a crise em 2008, eu falei que os especialis-

Lula ironiza FMI e fala em saída política para crise na Europa

tas resolveriam isso em três dias", afi rmou. "Eles (os especia-listas econômicos) se esconde-ram. O Banco Mundial, o FMI, a Comissão Européia, ninguém sa-bia mais nada. Mas essa gente toda sabia quando era o meu ca-lo que estava doendo", disse Lu-la, causando risos na platéia. "Quando a dor de dente é no vizi-nho, temos todos os remédios. Mas quando é na boca da gente, não temos os remédios", afi rmou o ex-presidente. Lula foi a primei-ra personalidade latino-america-na a receber o título de doutor honoris causa do Instituto de Es-tudos Políticos de Paris, fundado em 1871 e onde já estudaram personalidades como os ex-pre-sidentes franceses Jacques Chi-rac e François Mitterrand.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

nhais. O anúncio coincide com um momento em que as montadoras ja-ponesas enfrentam um iene forte no Japão, o que reduz a competitividade de suas exporta-ções. Além disso, surge em meio a uma série de inves-timentos em novas

A presidenta Dilma Rous-seff é aprovada por 71% dos eleitores, de acordo com pes-quisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulga-da na sexta-feira (30). A pes-quisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que signifi ca que a aprovação da presidente pode ser de 69% a 73%.

“Participe dessa luta dos de-putados estaduais” – diz o apelo da nova campanha do deputado estadual Valter Araújo (PTB-Por-to Velho) com assinatura e ver-bas da Assembléia Legislativa de Rondônia. A pouco mais de um ano das eleições municipais, volta a ser explorado o tema de combate à pedofi lia, utilizado exaustivamente pelo parlamen-tar no pleito que o reconduziu ao cargo.

Desta vez o discurso é a aprovação da Lei Ordinária 2.250/2009 que, segundo a pro-paganda ofi cial proíbe a perma-nência de menores em “locais de risco”. Erro crasso do publici-tário Cleiton Pena, detentor da conta de publicidade do Legisla-tivo, ou má fé do próprio presi-dente, a alardeada lei (2.250/2009) trata tão somente de alteração na criação de in-centivos tributários a estabeleci-mentos industriais localizados no Estado e em nada se refere a crianças e adolescentes.

Não é primeira vez que atual legislatura autoriza gastos de di-

nheiro público para tentar ludibriar a sociedade rondoniense com pro-paganda enganosa. Lembremos de campanhas publicitárias recen-tes informando sobre o fi m da apo-sentadoria dos ex-governadores e estacionamento gratuito no shop-ping de Porto Velho. A primeira, uma completa inverdade, e a se-gunda, mais uma manobra politi-queira de meias verdades ao le-var-se em consideração a cobran-ça de R$ 3,50 a quem não efetua compras no interior do estabeleci-mento.

Mas, em tempos de inversão de valores nada melhor que dis-cursos sobre a família e repulsa a crime hediondo como a violência sexual contra crianças. Estes sim deram bons resultados nas urnas e continuariam deveras prestigio-sos aos olhos da ordeira popula-ção não estivessem eivados de tanta hipocrisia.

Finalizando um mandato de atuação pífi a, sem nenhum projeto de relevância ao curral eleitoral Porto Velho, Valter Araújo agar-rou-se a uma campanha contra a pedofi lia, levando os pares a insta-

lação de uma Comissão Parla-mentar de Inquérito com muitos gastos e sem nenhum resultado prático.

Não faltou ao nobre parlamen-tar a credibilidade. Muitos casos práticos foram levados ao conhe-cimento da CPI, mas nenhum saiu das paredes da famigerada Casa do Povo. Um deles envolvia um médico do município de Cerejeiras acusado de abusar sexualmente de sete crianças, a mais nova com 9 anos de idade à época. Ao então presidente da comissão, Valter Araújo, foram entregues provas e nomes de testemunhas e de fami-liares em busca de justiça. Ao fi nal da CPI, o frustrante resultado: na-da foi apurado. O predador sexual saiu impune de Rondônia.

Baluarte das vítimas de pedofi -lia, o presidente da Assembléia Legislativa também optou pelo si-lêncio no caso Chico Caçula, vere-ador de Porto Velho condenado pela prática de abuso sexual e que permanecia na cadeira represen-tando a população da Capital. Restou à sociedade a manifesta-ção contrária que culminou com o

afastamento de Caçula da Câ-mara Municipal.

Com discursos eloqüentes e ações contraditórias, Valter Araújo age como Dorian Gray, personagem de Oscar Wilde que envaidecido esconde o ver-dadeiro retrato no porão.

Campanha antecipadaA nova e errônea campanha

publicitária da Assembléia Le-gislativa dá o tom das próximas eleições. Lançado recentemen-te pelo PTB, o pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Valter Araújo, reinicia a custas de ver-bas públicas a tática de valori-zação familiar para contrapor--se a qualquer candidato do Partido dos Trabalhadores, que, convenhamos, ao menos se despiu de hipocrisia para tra-tar de temas polêmicos como homofobia e profi ssionalização da prostituição.

Percebe-se que a campa-nha de sucessão a Roberto So-brinho só ainda não começou pelas bandas do Tribunal Re-gional Eleitoral de Rondônia.

O engodo de Valter Araújo à custa de verbas publicitárias Por Ivonete Gomes

Um bom nomeSemana passada recebi uma ligação onde alguém sussurrou no meu ouvido que lideranças evangélicas de Ariquemes estão cogi-tando a hipótese de apresentar um nome de um vice aos candida-tos a prefeito para as eleições em 2012. Reuniões já estão acon-tecendo e parece que estão chegando a um consenso.

Candidato EvangélicoUm nome que está se destacando entre vários é o do médico Dr. José Eduardo Bardi (PMDB). Ele que também é pastor, é dono de um carisma sem igual e com certeza em cima de um palanque e no corpo-a-corpo de uma campanha se sairia muito bem.

ProjetoAcredito que seja louvável esta atitude das lideranças evangéli-cas. Sabe-se que em toda classe há uma divisão, e a maior culpa de os evangélicos terem pouca representatividade política é total-mente deles. Já passou da hora dessa classe, que passa dos 40% da população de Ariquemes, se unir e lançar um nome para con-correr a cadeira principal do Executivo Municipal.

GrevesParalisação nos Correios, nos bancos, ameaça de paralisação de agentes penitenciários, etc... O que nos deixa mais triste é a greve em serviços essenciais como os bancos e Correios. Não sou con-tra quem luta pelos seus direitos, agora, prejudicar a vida de ou-tras pessoas em busca de algo para si não está certo. A incapaci-dade de negociação causa todo este prejuízo, que não é só fi nan-ceiro, mas também social. O pior de tudo é que quem acaba pa-gando a conta dessa baixaria somos nós, cidadãos comuns que não temos nada com a com situação.

Rede social “legislante”Se Facebook e Twitter analisassem projetos e fi scalizassem as ações do executivo estaríamos salvos. Pois é pessoal! Durante a sessão, mais ainda quando ele falta no plenário, está o avatar de-nominado Valter Araújo constantemente postando mensagens nas redes sociais. Pelo menos é o nome dele que aparece, se não for, tem alguém se passando por ele, e isso pode ser considerado falsidade ideológica.

“O Coringa”O vereador e presidente da Câmara de Ariquemes, Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), realmente tem se tornado um dos principais pivôs para a negociação, dentro e fora do PT, ao que compete as eleições de 2012.

Val na cabeçaVal é praticamente o único personagem do Partido dos Trabalhado-res que possui respaldo sufi ciente para encarar a candidatura a pre-feito de Ariquemes. Como já conhecemos o partido, desde outras épocas, sabemos que as possibilidades reais do PT sair praticamen-te sozinho é um fato de se trabalhar na conjuntura política atual.

O PSDA aprovação do registro do Partido Social Demorata pelo TSE, enca-beçado pelo prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab, tem se tornado um real mercantilismo político para sigla. A negociações para o pulo dos políticos nos últimos dias restavam foram de alto nível.

Em RondôniaO deputado federal Moreira Mendes que comanda a implantação do PSD no Estado, obteve um bom êxito nas articulações para unir au-toridades na nova sigla. O PSD inicia forte em Rondônia, já o PPS que Moreira deixou pra trás, fi cou totalmente perdido.

PPS se apagouDefi nitivamente o PPS de Rodônia se tornou um partido apagado. O ex-governador João Cahulla ganhou o partido de mãos beijadas, mas o seu fraco desempenho político não permite grandes avanços na sigla.

CahullaSua única pretensão é poder se candidatar a prefeitura de Arique-mes, portando com o comando da sigla, Cahulla luta para marcar seu nome e conseguir espaço político na capital para poder se can-didatar.

CaerdA polêmica situação da Companhia que abastece vários municípios do Estado, vem tomando proporções cada vez maiores. Iniciada pe-la briga entre municípios e a Caerd quanto a renovação da conces-são, na última semana a questão foi denunciada por veículos de co-municação de nível nacional. O caso gira em torno da falta de servi-ços de saneamento básico, onde em décadas a empresa não inves-te nada.

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

28 nossobrasil política 5nossaAriquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

Apesar da cr ise nos países desenvolvidos e das incertezas em relação ao cenário de l iquidez global, a MMX, empresa de mineração do grupo do empresá-r io Eike Bat ista, pre-tende concluir até o f i -nal deste ano a capta-ção de US$ 1,8 bi lhão para f inanciar a expan-são da mina de Serra Azul, local izada em Mi-nas Gerais.

A unidade, que vai passar de uma capaci-dade instalada de 8,7 mi lhões de toneladas para 24 mi lhões de to-neladas ao f inal de 2013, vai precisar de aproximadamente US$ 2,4 bi lhões (R$ 4 bi-lhões) em invest imen-tos. Segundo o presi-dente da empresa, Ro-ger Downey, a minera-dora, que conta com o apoio dos bancos West LB e I taú BBA na ope-ração, in ic ia em outu-bro um roadshow no Exter ior para buscar os recursos com inst i -

O gramado em frente ao Con-gresso Nacio-nal amanheceu

a quarta-feira (28) com 594 vassouras, em uma mani-festação a favor da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candi-datar a cargo eletivo, e do voto aberto de parlamenta-res. A organização não go-vernamental (ONG) Rio da Paz colocou as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.

“A vassoura simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil”, disse

Com vassouras em frente ao Congresso, ONG defende voto aberto e Ficha Limpa

o presidente da ONG, An-tônio Carlos Costa.

Esta não é a primeira vez que a ONG faz um pro-testo cênico em Brasília. Em 2007, cerca de 15 mil lenços brancos foram pen-durados em varais na Es-planada dos Ministérios, como forma de representar o número de brasileiros as-sassinados no país nos cinco primeiros meses da-quele ano.

O grupo pretende, à tarde, entregar uma vas-soura para cada um dos parlamentares: 513 depu-tados e 81 senadores. “Queremos inaugurar uma nova fase da sociedade ci-vil com o Congresso. Dizer que a corrupção vive no

pior ambiente possível, gosta de escuridão, de pe-numbra. E o voto aberto é luz”, comenta Antônio Car-los.

O protesto ocorre no mesmo dia em que o Con-selho de Ética da Câmara vai votar o relatório prelimi-nar do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) no processo contra Valdemar Costa Neto (PR-SP) por quebra de decoro parla-mentar.

O PSOL e o PPS pedi-ram a abertura de proces-so sob a acusação de que Valdemar Costa Neto teria envolvimento em irregulari-dades no Ministério dos Transportes, pasta coman-dada pelo PR.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

MMX quer captar US$ 1,8 bilhão até � nal do ano para Serra Azul

tu ições f inanceiras. Downey não acredita que a companhia en-contrará problemas pa-ra captar os recursos e af i rmou que "boa parte dos US$ 1,8 bi lhão es-tá bem adiantada". Mas, ressaltou que o caixa da companhia é suf ic iente para as ne-cessidades de invest i -mento de curto prazo da empresa caso a to-tal idade dos recursos necessários não seja captada neste momen-to. "Não estou com a corda no pescoço para fechar f inanciamento a preços absurdos", af i r -mou o execut ivo du-rante o 14º Congresso Brasi le iro de Minera-ção, em Belo Horizon-te. Sobre o futuro dos preços do minério de ferro, Downey disse não acreditar em que-da abrupta das cota-ções, por conta da cont inuidade da forte demanda, pr incipal-mente na China, e de restr ições na oferta.

O INSS (Instituto Nacio-nal do Seguro Social) está fazendo um "pente-fi no" em Detrans e polícias em busca de informações para entrar com ações contra motoris-tas que causaram acidentes graves e provocaram a con-cessão de benefícios previ-denciários.

O instituto, por meio da AGU (Advocacia Geral da União), quer cobrar do mo-torista infrator os valores que forem gastos com es-ses benefícios.

AGU apoia cobrança de benefício do INSS de moto-rista infrator

Governo prorroga abati-mento de INSS de domésti-ca até 2015

"O INSS está fazendo convênios com os Ministé-rios Públicos, com a Polícia Rodoviária Federal, com as polícias rodoviárias estadu-ais, com os Detrans, exata-mente para que a gente le-vante informações de todos os acidentes de trânsito. Constatadas as infrações graves, vamos entrar com ações contra todos esses condutores para que eles devolvam os valores que to-

INSS faz 'pente-� no' em Detrans para abrir ação contra motorista

da a sociedade pagou para as vítimas", disse o presi-dente do INSS (Instituto Na-cional do Seguro Social), Mauro Luciano Hauschild, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comuni-cação Social da Presidência da República.

"Nós vamos fazer uma triagem para ter certeza de que as pessoas contra quem vamos ajuizar as ações efetivamente tenham concorrido com culpa ou do-lo em situações graves, co-mo dirigindo em embria-guez, alta velocidade, na contramão."

A AGU está escolhendo casos graves, em que o mo-torista que causou o aciden-te foi condenado por homicí-dio doloso --quando assume

o risco de matar--, para en-trar com os primeiros pro-cessos cobrando os valores da pensão paga à família da vítima.

Segundo o procurador Fernando Maciel, coordena-dor geral de matéria de be-nefícios, a AGU vai esperar as primeiras decisões da Justiça para entrar com no-vas ações. "Pretendemos ter antes a jurisprudência fa-vorável", disse, em entrevis-ta à Folha.

Se o entendimento da Justiça for favorável ao INSS, as ações serão esten-didas para os demais bene-fícios.

Segundo Hauschild, pesquisas preliminares mostram que o instituto gas-ta R$ 8 bilhões por ano com o pagamento de benefícios

como auxílio-doença, apo-sentadoria por invalidez e pensão, gerados por aci-dentes de trânsito.

De acordo com ele, as primeiras ações devem ser iniciadas em outubro.

"Essa é uma medida im-portantíssima que estamos planejando para as próxi-mas semanas. Em razão dessa irresponsabilidade, entendemos que o INSS tem sim o dever de buscar, contra essas pessoas, os valores que forem pagos a títulos de benefício pela Pre-vidência Social. Não é mais possível a gente conceber a ideia de que toda a socieda-de pague por irresponsabili-dade de pessoas que con-duzem mal os seus veícu-los, que dirigem contra as normas de trânsito", disse.

Eleito pela segunda vez a vereador nas eleições de 2008, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes para biênio 2011/2012, Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) é a bola da vez do seu partido. O vereador reside desde 1985 em Ariquemes, é pro-fessor formado em letras e tem sua base eleitoral forte entre os educadores e na área rural. A informação so-bre sua pré-candidatura foi confi rmada pelo Diretório Municipal do PT que nunca escondeu a pretensão de ter uma candidatura própria à Prefeitura da Capital do Vale do Jamari.

Em uma reunião de apresentação dos pré-can-didatos para a eleição de 2012, Val foi anunciado co-mo pré-candidato à reelei-ção, mas desde então, as conversações progrediram dentro do partido e agora o nome de Val Santos que tem se destacado como pre-sidente do Legislativo Muni-cipal é tido como a principal opção petista à Prefeitura de Ariquemes.

Mesmo estando em as-censão como vereador e presidente da Câmara, Val é cauteloso e confi rma ape-nas que o partido vai ter

candidato próprio à Prefeitu-ra, mas a defi nição de nome só sairá nas convenções do partido, que devem aconte-cer em julho do ano que vem. “Meu nome está à dis-posição, assim como os de-mais colegas”, pondera.

O Partido dos Trabalha-dores já ocupou a vice-pre-feitura de Ariquemes com o hoje secretário de Meio Am-biente Amauri Guedes du-rante o primeiro mandato do ex-prefeito e atual governa-dor do estado Confúcio Moura (PMDB) e nas últi-mas eleições municipais apenas compôs a coligação proporcional, dando apoio à reeleição de Confúcio, que teve o democrata Márcio Raposo como vice, hoje chefe do Executivo. “Desta vez não vamos mais a rebo-que de ninguém. O PT é um partido de grande militância e vai disputar a prefeitura, com chances de eleição”, reforça Val Santos.

E para quem é educador como Val sabe muito bem que um pingo para um bom entendedor é uma letra. E no caso dele, a gama de pingos é grande, especial-mente agora como repre-sentante do partido na Câ-mara do terceiro maior mu-nicípio do estado, onde tem

tido dialogo aberto com os outros nove ve-readores da Casa sem rejeição, consegui-do uma das maiores aprovações de proje-tos (aproximadamente 300 apenas em seu primeiro semestre como presidente), entre eles muitos de autoria do vereador e de grande relevância como: a amplia-ção da Licença Maternidade as servi-doras do município e o que dá maior segurança aos clientes e trabalhadores da rede bancaria.

Cabe agora ao PT de Ariquemes aproveitar a oportunidade para dar um salto maior em sua história. Até porque vamos e convenhamos, o partido há mui-to tempo não estava conseguindo se des-tacar no município. Se pensarem um pou-co, os correligionários petistas devem tirar as bundas de suas cadeiras que estão em sua maioria plantadas nas pastas da educação, arregaçar as mangas e tra-balhar para eleger Val ao Executi-vo. Afi nal, trabalho para mostrar tem. No pior das hipóteses, uma pré-candidatura a vi-ce. E cabe a nós aqui fazer o trocadilho com o provérbio para alertar o partido de Ari-quemes: “não é todo dia que o PT está pra peixe” e não resta dúvida, o “cabeludo” é o coringa do partido.

O “coringa” do PT nas eleições 2012Como a “bola da vez” do partido, Val dos Santos se prepara para as eleições em Ariquemes

tido dialogo aberto com os outros nove ve-readores da Casa sem rejeição, consegui-do uma das maiores aprovações de proje-tos (aproximadamente 300 apenas em seu primeiro semestre como presidente), entre eles muitos de autoria do vereador e de grande relevância como: a amplia-ção da Licença Maternidade as servi-doras do município e o que dá maior segurança aos clientes e trabalhadores da rede bancaria.

Cabe agora ao PT de Ariquemes aproveitar a oportunidade para dar um salto maior em sua história. Até porque vamos e convenhamos, o partido há mui-to tempo não estava conseguindo se des-tacar no município. Se pensarem um pou-co, os correligionários petistas devem tirar as bundas de suas cadeiras que estão em sua maioria plantadas nas pastas da educação, arregaçar as mangas e tra-balhar para eleger Val ao Executi-vo. Afi nal, trabalho para mostrar tem. No pior das hipóteses, uma pré-candidatura a vi-ce. E cabe a nós aqui fazer o trocadilho com o provérbio para alertar o partido de Ari-quemes: “não é todo dia que o PT está pra

“cabeludo” é o coringa

Revista Povo em Alerta

O ex-presidente Lula dis-se na sexta (30) que é ne-cessário criar uma governan-ça global nova para dar um fi m na crise. Segundo ele, o G20 tem de utilizar a próxima reunião, marcada para No-vembro, para fi rmar um fó-rum de tomada de resolu-ções. "Não dá para os países tomarem decisões unilateral-mente", disse. O ex-presi-dente avaliou ainda que o G8 vem perdendo sua importân-cia no cenário mundial, já que não cumpriu as promes-sas da reunião de 2009. O grupo havia prometido ajus-tar o sistema fi nanceiro e dar um fi m para os paraísos fi s-cais. "Para os Estados Uni-dos e a Europa, a crise já es-tava resolvida, mas não es-tava.", afi rmou.

Lula faz cobranças

ao G20

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

6 nossaeconomia 27nossoestado

A presidente Dilma Rousseff afi rmou que o mundo está preocupado com uma redução da ativi-dade econômica que atinge os países desenvolvidos, mas que o Brasil hoje é ca-paz de enfrentar qualquer crise por causa do seu mer-cado interno. De acordo com ela, o mercado nacio-nal foi fortalecido pelos pro-

Mercado interno vai blindar Brasil contra a crise, diz Dilma

gramas sociais implementa-dos no País desde o gover-no do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Somos capazes de enfrentar qual-quer crise porque somos parte dessa nossa grande defesa que é o mercado in-terno. Nós temos força para enfrentar essa crise porque fi zemos política de distribui-ção de renda que melhorou

não só eticamente o País, mas fez com que todo mun-do tenha oportunidades e acesso a serviços de quali-dade", afi rmou a presidente, durante o lançamento do Programa Brasil sem Misé-ria na Região Norte, em Ma-naus.

Dilma destacou a ascen-são de 40 milhões de brasi-leiros à classe média nos úl-timos oito anos e os planos do Brasil sem Miséria de proporcionar a mesma opor-tunidade para mais 16 mi-lhões que ainda se encon-tram na faixa de pobreza ex-trema. "Nós estamos no ca-minho certo e o Brasil sem Miséria é também um pro-grama de combate à crise. Nossa maior riqueza é os 190 milhões de brasileiros e brasileiras. E o que tirarmos da miséria estaremos contri-buindo para o fortalecimento da nossa economia", afi r-mou. "Uma aspecto nos dis-tingue e nos faz sermos res-peitados no mundo: somos

um dos países que faz políti-ca de distribuição de renda mais efetiva."

A presidente falou ainda sobre sua participação na abertura da Assembleia-Ge-ral da Organização das Na-ções Unidas (ONU), na se-mana passada, em Nova York. Dilma afi rmou que se sentiu duplamente orgulho-sa, tanto por representar o País no organismo interna-cional quanto por ser a pri-meira mulher a abrir a as-sembleia. Relatou também a apreensão das nações em relação à crise econômica internacional. "Uma crise que arrasta uma parte ex-pressiva dos países ricos e que tem uma característica perversa: é uma crise que desemprega milhões no mundo. Só na Europa exis-tem 44 milhões de desem-pregados. O Brasil vive um momento diferente disso. Estamos com a menor taxa de desemprego da nossa história", disse.

Uma pesquisa realizada pelo site Linkedin, divulgada na última semana, aponta que o que mais incomoda o brasi-leiro no local de trabalho é o excesso de fofoca. Segundo os dados, 83% dos brasileiros que responderam a pesquisa afi rmaram que a fofoca é o que mais os irrita no trabalho, ante média global de 62%.

Já para os americanos, o que mais irrita no ambiente de trabalho é o fato dos colegas pegarem a comida dos outros na geladeira, com 65% dos americanos apontando o ato como o principal problema. Para 74% dos indianos, o maior problema no ambiente de trabalho são os toques dos

fofoca é o que mais incomoda brasileiro no trabalho

Pesquisa

telefones celulares dos com-panheiros, ante média global de 51%.

Os indianos, aliás, são os que mais fi cam incomodados no trabalho. De acordo com a pesquisa, dos 38 aspectos que perturbam o ambiente, 19 foram apontados por profi s-sionais daquele país. Já os ita-lianos escolheram apenas 15 itens e fi caram com o título de mais tranquilos.

A pesquisa também apon-ta que o uso de roupas inade-quadas incomoda alguns pro-fi ssionais no trabalho, sendo que a maioria dos entrevista-dos que apontaram isso como um problema é do sexo femi-nino.

Pesquisadores e repre-sentantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ci-ências (ABC) realizam em Brasília, um ato a favor da destinação de parte dos royalties do pré-sal para ati-vidades científi cas no país. As duas instituições reivindi-cam que pelo menos 7% do montante seja revertido pa-ra o orçamento da ciência nacional. Participarão da mobilização entidades edu-cacionais, científi cas e em-

presariais, ministros, depu-tados e senadores. A SBPC e a ABC também organizam um abaixo-assinado na in-ternet, que já foi enviado pa-ra mais de cem sociedades científi cas. “Estamos pedin-do um percentual que é ex-tremamente viável”, afi rmou Helena Nader, presidente da SBPC. As regras da divi-são dos lucros gerados pela exploração de petróleo na camada do pré-sal estão na pauta de votação da Câma-ra dos Deputados. Informa-ções daFolha de SP.

Cientistas reivindicam em Brasília7% dos royalties do pré-salDivulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

As usinas de açúcar e álcool do centro-sul do país tiveram a produção de álco-ol hidratado (usado em veí-culos) diminuídas em 31,13% no acumulado do ano, quando comparado ao mesmo período do ano pas-sado. Segundo Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fe-

Produção de açúcar e álcool cai 31%nabrave), a frota de carros fl ex do Brasil cresceu 103,84%, o que aumentou a demanda por álcool. Com a queda na produção de hi-dratado, 4,28 bilhões de li-tros deixaram de ser leva-dos aos postos. Segundo a União das Indústrias de Ca-na-de-Açúcar (Unica), a re-dução se deve ao baixo ren-

dimento da moagem de ca-na-de-açúcar. As usinas es-tão priorizando a produção de álcool anidro para evitar o desabastecimento. "Tí-nhamos que colocar mais 11 bilhões de litros de álcool hi-dratado no mercado, mas houve a quebra da safra", disse Sergio Prado, repre-sentante da Única.

O g o v e r n a d o r Confúcio Moura confi rmou na semana passa-

da que a partir de janeiro próximo todo professor em sala de aula terá um note-boock à sua disposição para planejar e preparar suas atividades. A decisão do governador atende a In-

Professores de Rondônia terão notebook em sala

Investimento na Educação

dicação nº 010, de 20.02.11, do deputado Adelino Follador (DEM), que agradeceu ao chefe do executivo estadual pela de-cisão.

O parlamentar disse que a implementação des-sa medida é um prêmio aos professores que se dedi-cam com amor ao magisté-

rio, de modo que a ativida-de docente passe a ser mais prazerosa, produtiva e de resultado. Segundo ele, o computador hoje é um instrumento de trabalho de primeira necessidade, que propicia meios e me-lhores condições para quem, em especial, traba-lha com educação. “Facilita

Assessoria

tanto as pesquisas quanto as demais atividades, como pla-nejamento e a preparação de aula propriamente dita”, disse.

Adelino Follador revelou--se agradecido e sensibiliza-do com o gesto do governa-dor Confúcio Moura em aten-der a este pleito, ressaltando que esta mesma iniciativa foi implantada com sucesso em outros estados, como Per-nambuco, onde o governo lo-cal distribuiu computadores com softwares educativos, e com isso as aulas fi caram mais interessantes e o rendi-

mento dos professores e alunos melhorou.

O deputado afi rmou que o objetivo de sua indi-cação é exatamente este, para possibilitar a sedi-mentação de um ensino de qualidade, investindo no professor, com vistas a contribuir com o aperfei-çoamento da capacidade de produção e formação pedagógica dos mesmos, através da interação com a tecnologia da informa-ção e comunicação.

Adelino Follador fez questão de ressaltar que

o Estado tem bons profes-sores, mas que a própria educação avançou muito, e essa mão-de-obra precisa acompanhar essas mudan-ças. Para ele, o modelo tra-dicional de educar também precisa ser aprimorado, e o meio adequado para se atingir este aprimoramento, segundo seu entendimen-to, é a inserção do compu-tador na rotina de aprendi-zado em sala de aula. “E esta a decisão do governa-dor de possibilitar esse mais é diga de todos nosso aplauso”, concluiu.

Sargento mata a mulher , fere a enteada, tenta atropelar colega e ameaça guarnição

O 3º sargento Célio Jo-sé da Costa Moura, da Po-lícia Militar de Rondônia, matou a esposa, Elizete de Lima Cardoso, com um tiro na cabeça, e feriu a entea-da, Waleska Cardoso Fon-tenele, 20 anos, que tentou proteger a mãe com o pró-prio corpo.

O crime aconteceu na residência do casal, no bairro São Sebastião, em Porto Velho,e teria sido motivado por ciúmes da

parte do sargento, que, an-tes de matar a mulher, teria gritado: “Você vai me pa-gar por ter me traído”.

Para assassinar a mu-lher e ferir a enteada, o sargento utilizou um revól-ver calibre 38 que esava debaixo do colchão. Ele efetuou dois disparos, que atingiram Walesca na mão, antebraço e tórax; e a mu-lher, Elizete, na cabeça.

Antes de pegar a arma e matar a esposa, o sar-

gento saiu de casa dizendo que iria até um bar das pro-ximidades, no bairro São sebastião.

Após matar a mulher e ferir a enteada, ele fugiu no Gol NBX 5445, dirigindo por várias ruas da capital, sempre perseguido pelos colegas PMs. Um deles chegou a efetuar dois dis-paros de pistola .40 nos pneus do carro, que só veio parar após colidir com uma coluna de concreto.

Além de xingar um dos PMs que o abordaram, gri-tando “atira, fi lho da p***”, o sargento ainda fez um gesto de ameaça de pegar uma arma na cintura, tentou atro-pelar um soldado , mas aca-bou rendido e preso, após ser acalmado por um colega de farda que chegou ao lo-cal.

Ele está recolhido no Centro de Correição da Polí-cia Militar, à disposição da justiça. ►O SGT (foto ao fundo de preto) foi detido quando tentava fugir

Mais uma tragédia na PM

Bolsa abandonada em aeroporto leva Polícia Federal a suspeitar de bomba

O delegado Rodri-go Teixeira, da Polícia Federal disse na tarde de quinta-feira (29) que uma suspeita de bomba no Aeroporto Governador Jorge Tei-xeira mobilizou agen-tes e um grande apa-

Divulgação

rato no início da tarde. Tudo começou quando funcionários da Infraero localizaram uma bolsa, ainda na madrugada e como ninguém havia re-clamando, a PF foi acio-nada. Por padrão os agentes já devem tra-

balhar com a possibi-lidade de explosão, daí um efetivo espe-cial anti-bombas. Quando os agentes já estavam em opera-ção, uma mulher manteve contatos com a Infraero e noti-

ficou que acabara es-quecendo a bolsa na Capital. Mesmo as-sim os policiais en-cerram todos os pro-cedimentos e confir-maram existirem ape-nas pertences femini-nos.

Divulgação

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

26 nossacapa 7nossodestaque

OTO ILN N

MOTO E PEÇAS

A melhor assistência técnicaem motos de Ariquemes

Fone: (69) 3536-6128

Rua Aracaju, nº 2059, St. 03 - Ariquemes/RO

Em julho deste ano o Jornal Nossa Folha publi-cou um vídeo, onde alguns trabalhadores da Usina Hi-drelétrica de Jirau pratica-vam descaradamente atos de vandalismo. A destruição das instalações dos traba-lhadores no distrito de Jacy--Paraná, distante 130 km da capital, provocou a paralisa-ção desta que é uma das maiores obras do Brasil.

Como resultado a Polí-cia Cívil de Rondônia obte-ve um inquérito policial com cerca de 12.000 páginas distribuídas em 41 volumes sobre os atos de vandalis-mo praticados em 15 de março nos canteiros da Usi-na.

Neste caso foram indi-ciados 23 barrageiros por atos de dano qualifi cado, furto e outros delitos previs-tos no código penal. Para chegar aos acusados a polí-cia realizou oitivas de teste-munhas, decupagem de ví-deos (inclusive o denuncia-do pelo Jornal Nossa Folha) e fotografi as e outros proce-dimentos investigatórios.

O diretor geral de Polí-cia Civil, delegado Claudio-

Através de vídeo públicado pelo JNF

polícia identi� ca e indicia vândalos

nor Muniz, ressaltou que o relatório conclusivo possui 79 paginas e será encami-nhado ao Ministério Público para oferecimento de de-núncia. Nenhum dos acu-sados teve o nome revela-do e não se encontram pre-sos. Na época do fato, cin-co barrageiros foram fl agra-dos e respondem o proces-so em liberdade.

Conforme o delegado Hélio Teixeira, diretor de di-visão da delegacia de patri-mônio, todos os indiciados eram baderneiros e oportu-nistas, identifi cados como líderes do motim. “Todos os acusados não são de Ron-dônia. Vieram trabalhar aqui. Uma boa parte estava na obra há menos de 30 dias.” disse Teixeira durante a coletiva.

A participação de sindi-calistas na rebelião foi des-cartada durante as investi-gações, assim como uma possível “guerra” entre sin-dicatos pela fi liação de bar-rageiros.

Sobre o inicio da confu-são, que na época foi rela-tado como motivo causa-dor, uma suposta briga en-

tre um barrageiro e um mo-torista de ônibus que faz o transporte para o distrito de Jacy Paraná, a Polícia Civil não conseguiu em diligên-cias e testemunhas identifi -car estes personagens. Muito menos a confi rmação material do fato.

Também presente na coletiva, o delegado Ales-sandro Morey, chefe da di-visão de homicídios disse que a versão de mortes du-rante o quebra-quebra no canteiro de obras também não foi confi rmado. “Não houve nenhum homicídio e todas as pessoas que te-riam desaparecido e perdi-do contato com familiares foram encontradas” disse Morey, afi rmando ainda que foram realizados contato com familiares de pessoas de fora do Estado para con-fi rmação.

O roubo de caixas ele-trônicos também não pode ser creditado a uma organi-zação criminosa engendra-da com a realização do mo-tim. Segundo o delegado foram roubados dois caixas eletrônicos de um total de dez postos de saques, con-

siderando que foi uma ação isolada de oportunidade du-rante o tumulto provocado com a rebelião.

Atualmente o canteiro de obras da usina de Jirau trabalha em ritmo acelera-do, sem constatação de

atos de violência. Também não se tem relato de nego-ciações salariais ou reivin-dicações trabalhistas.

Imagem do momento em que os vandâlos incendiavam os alojamnetos extraída do vídeo divulgado pelo JNF.

Diretor do JNF , Zé Olavo, conseguiu com exclusividade o vídeo com as imagens divulgadas por toda imprensa do Estado

Da redação

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

8 nossodestaque

Com grandes interes-ses na área de pres-tação de serviços de limpeza, o presiden-

te da Assembléia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo (PTB--Porto Velho), criou uma espé-cie de operação padrão no Po-der Legislativo, travando completamente o Governo e prejudicando o andamento de matérias de setores vitais do Estado, a exemplo da seguran-ça pública que necessita urgen-temente de R$ 5 milhões para compra de combustível e peças de reposição para as viaturas. A denúncia foi feita em plenário na tarde de quarta-feira, 28, pelos deputados estaduais Adelino Follador (DEM-Cacaulândia), Edson Martins (PMDB-Urupá) e Marcos Donadon (PMDB-Vilhe-na). “Não votamos nada hoje,

Interesses particulares do grupo de Valter Araújo prejudicam projetos de

interesse do Estado

Denúncia

nada ontem e amanhã tem au-diência pública e com certeza não será votado nada”, recla-mou Adelino Follador, lembran-do à Mesa Diretora que há de-zenas de matérias de autoria do Executivo paradas aguardando aprovação da Casa. “Não é nem de interesse do Governo, mas da população do nosso Es-tado”, explicou Follador.

O representante de Cacau-lândia entende que não se justi-fi ca não haver matérias na Or-dem do Dia. “É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”, co-brou o parlamentar. O deputado estadual Euclides Maciel (PS-DB-Ji-Paraná), que substituiu o presidente Valter Araújo, duran-te toda a sessão ordinária de hoje, explicou o que estava acontecendo de fato na Casa. Segundo ele, não havia maté-rias conclusa nas comissões e

prontas para votar em plenário. Agora, por determinação do presidente da Assembléia, os projetos precisam passar pelas comissões e depois seguir a vo-tação aberta, seguindo procedi-mento padrão do Regimento In-terno. “Engraçado porque no passado tinha projeto que che-gava aqui às 9 horas e estava votada e aprovada às 9 horas e 10 minutos. Não queremos tan-to, mas o governo precisa de agilidade porque as demandas da população são muitas”, argu-mentou o deputado Adelino Follador.

O deputado Edson Martins recordou aos colegas que o gru-po do deputado Valter Araújo mudou lei no início do ano sem nem mesmo consultar todos os parlamentares presentes as sessões. Pelo contrário, foi tudo a toque de caixa e sem o menor pudor de passar pelas comis-sões de modo padrão como es-tá fazendo agora com o Execu-tivo. “O presidente mudou tanto

o regimento que está prejudi-cando o trabalho dos deputa-dos”, enfatizou Edson Martins. Essa conversa de operação pa-drão para os projetos não passa de justifi cativa para tornar o Go-verno refém do grupo do presi-dente da Assembléia Legislati-va. “Se fosse assim, eu mesmo me prontfi quei a substituir um colega na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que ti-nha faltado 4 vezes as reuniões, mas meu pedido foi negado pe-lo presidente. Não virei titular da comissão porque não era de in-teresse do presidente. Está ha-vendo discriminação de deputa-dos aqui nesta Casa. E pior, lá em Ji-Paraná, votaram um pro-jeto para segurança tão rapida-mente que nem deixaram os deputados discutir. Pedi que fosse adiado para a próxima sessão, mas não me deram ou-

vidos”, disse Edson Martins, re-ferindo-se a matéria sobre a dis-ponibilidade de policiais milita-res para segurança de ex-go-vernadores.

Sem respostaO deputado Euclides Ma-

ciel tentou encerrar a sessão sem nem mesmo dar uma justi-fi cativa plausível aos colegas, mas foi questionado pelo depu-tado Marcos Donadon sobre o desdobramento do requerimen-to assinado por ele cobrando a votação de projetos parados há várias semanas. Euclides não soube responder e disse que precisaria de quórum para ana-lisar a situação. Claramente desconcertado, Euclides não soube responder nada. E pior usou o Regimento Interno para calar Donadon. Ele encerrou a sessão por volta das 17 horas e

36 minutos.Limpeza e twitter

Valter Araújo não apareceu na sessão desta quarta-feira. Deixou a cargo do companheiro e amigo Euclides Maciel, a quem tinha prometido o contra-to da TV Assembléia, a presi-dência dos trabalhos. Mas o parlamentar passou a tarde in-teira no twitter e facebook reco-mendando os usuários a acom-panhar a sessão da Casa. Val-ter Araújo resolveu barrar todos os projetos do governador Con-fúcio Moura enquanto o chefe do Executivo não ceder as suas aspirações. Uma delas é o con-trato de limpeza do Departa-mento Estadual de Trânsito (Detran). Valter chegou a amea-çar o vice-governador Airton Gurgacz (PDT), que não cedeu e mandou ele se retirar de seu gabinete.

“É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”, cobrou Adelino Follador.

Rondoniagora

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I nossodestaque 916 Agronegócio

Cotação do Boi

Boi Gordo @ à vista R$ 90,00Boi Gordo @ à prazo R$ 92,00Vaca Gorda @ à vista R$ 81,00

24

O ministro Luiz Sérgio Oliveira (Pesca e Aquicultura) afi rmou nesta quarta (28) que o Brasil será um dos maiores produtores mundiais de pescado. “Somos o único país que tem 13% de água doce. Isso é um grande benefi cio”, disse. Segundo o ministro, o setor tem uma função im-portante na erradicação da pobreza. “A pesca proporciona para a popula-ção brasileira uma forma de gerar renda tanto para o pescador quanto para o setor industrial. Já consegui-mos produzir 1,2 milhão de tonela-das de pescado no país e mais de 30 milhões de pessoas saíram da misé-ria, principalmente com a venda de peixes”, afi rmou. De acordo com ele, o Ceará é o estado brasileiro que mais produz e consome pescado no país.

A Prefeitura de Ari-quemes está constantemente reforçando sua

frota de veículos. Em ape-nas 18 meses de adminis-tração, o prefeito Márcio já entregou 44 veículos novos, que foram distribuídos com o propósito de oferecer maior agilidade a serviços essenciais realizados pelas secretarias municipais.

“A qualidade do serviço oferecido ao cidadão que paga seus impostos deve estar sempre em primeiro lugar. Para que isso aconte-ça, é necessário que o ad-ministrador tenha a preocu-pação de dar a melhor es-trutura possível ao agente público. Todos os investi-mentos realizados buscam acima de tudo, o respeito e a responsabilidade para com a população” lembra Márcio.

Somente nos últimos dias o município fez a entre-ga de quatro veículos: um

Em 18 meses de adminitração Márcio Raposo já entregou 44 veículos novos

caminhão caçamba para a Secretaria de Meio Ambien-te (SEMA), que fará servi-ços do aterro sanitário; um veículo Gol para o Conselho Tutelar; e duas motos desti-nadas à Secretaria Munici-pal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC).

“Essas motos serão de

fundamental importância para as ações de mecaniza-ção agrícola e os serviços gerais da secretaria. Isso demonstra a preocupação do prefeito em dar mais ra-pidez e qualidade nos servi-ços desenvolvidos” afi rma Mary Braganhol, secretária de Agricultura.

Secretaria de Educa-ção (SEMED) -17 veícu-los; Saúde (SEMSAU) – 10 veículos; Agricultura, Indústria e Comércio (SE-MAIC) – 04 veículos; Se-gurança e Trânsito (SE-MUST) – 04 veículos; Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) – 02 veículos;

Confi ra o número de veículos por secretarias:

Meio Ambiente (SEMA) – 02 veículos; Desenvolvi-mento Social (SEMDES) – 01 veículo; Planejamen-to, Orçamento e Gestão (SEMPOG) – 01 veículo; Governo (SEMGOV) – 01 veículo; Fazenda (SE-MFAZ) – 01 veículo; Con-selho Tutelar – 01 veículo.

Comunicação PMA

Decom

Ministro diz que Brasil será um dos maiores produtores de pescado

O governador Confú-cio Moura (PMDB), o presidente da Agência de Defesa

Agrosilvopastoril (Marcelo Bor-ges), o secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus e outras autoridades ligadas ao agronegócio em Rondônia lan-çam no próximo dia 15, (sába-do) no parque de exposições em Pimenta Bueno, às 9h, a 31ª campanha de imunização do rebanho bovino contra a Fe-bre Aftosa. Para Anselmo de Jesus, a garantia do rebanho imunizado signifi ca “divisas para o Estado, com emprego e renda no campo”.

O trabalho de prevenção contra a Febre Aftosa realizado pela Agência Idaron, blindando com efi ciência técnica o reba-nho rondoniense, é reconheci-do até fora das fronteiras do Estado, valorizando a carne do chamado “boi verde.” Mercados exigentes como o Rio Grande do Sul, nas principais churras-carias sulinas são servidos churrascos de carne produzida nos campos de Rondônia.

Cadeia produtivaUma pesquisa apresentada

Governo lançará 31ª campanhaFebre aftosa

pelo médico veterinário da Se-cretária de Agricultura e Pecuá-ria, Júlio César Rocha Peres, re-vela a importância do agronegó-cio para economia de Rondônia. São 8.114.047 milhões de cabe-ças de bovinos de corte, 3.622.566 de gado leiteiro e 6.340 bubalinos, totalizando 11.742.953 cabeças de bovinos registrados no primeiro trimestre de 2011. Em Rondônia 18 frigo-rífi cos são fi scalizados pela Su-perintendência Federal de Agri-cultura, recebendo carimbo téc-nico do Sistema de Inspeção Federal (SIF), portanto estão autorizados a exportar carne e seus derivados para os merca-dos internos e externos.

Quatro curtumes e 236 sal-gadeiras preparam os couros que são comercializados com indústrias de sapatos, bolsas e cintos no centro-sul do País. No primeiro trimestre de 2011, fo-ram comercializados 118.382.097 quilos de carne, ou seja, 11,8 toneladas. 30% desta vasta produção foi consumida no mercado interno, o restante exportado para outros estados e para o exterior. O rebanho bovi-no no Brasil é de 205.260.154 de cabeças. Rondônia participa

com 5,72% do rebanho nacio-nal.

Emprego e rendaLevando-se em consideração somente os 18 frigorífi cos que estão autorizados a comerciali-zar com os mercados internos e externos (SIF), essa indústrias geram em torno de 12 mil em-pregos diretos. Ainda existem 11 indústrias autorizadas pelo sis-tema de inspeção estadual (SIE) e 15 pelo sistema de inspeção municipal (SIM), benefi ciando

centenas de famílias.A posição de Rondônia é

privilegiada no ranking dos es-tados exportadores de carne. Pela ordem decrescente esta-mos em 8º lugar com 6,6% en-costado em estados produto-res tradicionais como o Rio Grande do Sul, que aparece em 7º lugar com 6,7%, depois vem o Pará com 7,3%, Minas Gerais, com 8,3%, Goiás 9,1%, Mato Grosso do Sul, 11,4%, São Paulo 12,2% e Mato Grosso com 14,2%

O ministro do Desenvolvi-mento Agrário, Afonso Floren-ce, lança na sexta-feira (7), no município de São Felipe do

Ministro lança plano safra 2011\2012 em Rondônia

Oeste, na região sul do Estado o plano safra 2011\2012, com a presença do secretário de Agricultura e outras autorida-

des.O ministro também vai co-

nhecer o projeto inovador do governo de Rondônia e da se-cretaria de Agricultura e Pecu-ária, “Rondônia Leite”, que conta recursos disponibiliza-dos pelos Bancos do Brasil e da Amazônia no valor de R$ 200 milhões. Estes recursos podem ser aplicados pelos pe-quenos e médios produtores rurais, na melhoria de pasta-gens, produção e infra-estrutu-ra nas propriedades.

Segundo o secretário An-selmo de Jesus, o governador Confúcio Moura (PMDB), tem

como objetivo incentivar e apoiar produção no Estado, desenvolvendo a pecuária leiteira em propriedades on-de predomina Agricultura Fa-miliar. A ideia é renovar o manejo do rebanho leiteiro, com capacitação técnica au-mentando a produção espe-cialmente nas pequenas pro-priedades gerando rendas e fixando o homem no campo.

O evento será realizado em São Felipe do Oeste, por ser um pólo importante na produção leiteira e concen-trar um número significativo de agricultores familiares.

Decom

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

10 nossodestaque 23nossacidade

De TrivelaCiro Martins

Alexandre JabáPedaladas

Os motoristas que trafegam pelas avenidas Tancredo Ne-

ves, Machadinho e Jusceli-no Kubitschek (JK) obser-vam a construção de duas rotatórias. A pavimentação já foi concluída e a próxima etapa será a colocação de meio fio e plantio de grama e paisagismo. Essas Aveni-das foram contempladas

Obra das novas rotatórias está na fase final

com as rotatórias por terem um alto índice de acidentes. Já foram estudados outros quatro pontos críticos do trânsito de Ariquemes que receberam rotatórias.

Para o Antonio Munhoz, morador do Setor Bom Je-sus há 7 anos, a rotatória que está sendo construída entre a Avenida Machadi-nho e JK, diminuirá os aci-dentes no local. “Antes nin-

guém sabia de quem era a preferência, e era constan-te acontecer acidentes”, disse Munhoz.

“Retomamos as mudan-ças no trânsito de Arique-mes e faremos, além das novas rotatórias, nova sina-lização vertical e horizontal. Tudo para melhorar e ga-rantir, mais segurança e conforto no trânsito da cida-de”, disse o Prefeito Márcio.

Comunicação PMA

Rondoniense Série BReal estréia mal diante de sua pequena torcida, agora terá 3 jogos fora, a situação pode ficar complicada se houver mais uma derrota, pois o campeonato é curto e tomou de 3 X 0 na sua es-tréia. Seus principais jogado-res ainda não estão no BID e ficam impossibilitados de jo-gar pelo Real. Outra situação constrangedora é o fato de não ter acertado o pagamen-to dos árbitros que trabalha-ram na estréia, cuidado para não repetir o mesmo que

aconteceu com o “Cruzeiro de PVH 2010”. Tomara que não, que seja apenas uma chuva passageira, e que tu-do de certo para o Real.

Copa Máster Lions CanaãA Turma da bola voltou aos gramados nesta segunda--feira (03), após a vitória na sua estréia pelo placar de 4 X 0, os jogadores estão moti-vados para segunda partida. Um bom público vem assis-tindo os jogos todas as se-gundas e quartas-feiras no campo do Lions Canaã, os organizadores estão muitos satisfeitos. Segundo o Chi-na, a competição vem agra-dando as equipes, quarta-

-feira passada o jogo entre os times do Papai X Monte Negro não terminou, mas o placar já era de 2 X 0 para Monte Negro, Papai é me-lhor parar por ai se não a ta-ca vai ser maior.”São Pedro deu uma ajudinha”.

Copa Cerveja Glacial/Globo SportConvite a todos dirigentes e Imprensa local de Arique-mes, sexta-feira dia 07/10 o congresso técnico da maior competição de Futebol So-ciety do Vale do Jamari, a partir das 19h30min na Re-nascer, não percam. O site WWW.PLANTAOESPORTI-VO.COM vai acompanhar de

perto tudo sobre o maior evento do Futebol Society já visto em Ariquemes. A pre-miação para a Equipe Cam-peã será 01 Fiat Uno 0 km. Inscreva logo a sua equipe as vagas estão no fim, con-tatos: 8459-0009 Jabá e 8476-7567 Ciro Martins.

Peladão do 09 Apoio: Cerveja KaiserA grande decisão do peladão será neste sábado dia 08/10, serão 2 finais pela busca do titulo e da repescagem, será às 16 h. Marcos Larcerda (Marcão do 9) organizador do evento diz:” foi Record de público e quero agradecer a todos que apoiaram o 14º

Peladão do 09. São eles: Prefeitura Municipal de Ari-quemes, Deputado Saulo Moreira, Deputada Ana da 8, Rondo Motos, Vanve-ra, , Mega Ford Veículos, Impala, Sithathi, FAAr, Vest Brasil, Novalar Mo-tos, Casa das Alianças, Farma 100, Gráfica Alfa, Hospital Carlos Chagas, J.F Estruturas Metálicas, Inconjel, Joalheria Mun-do das Alianças, Depósi-to de Madeiras Europa, Sigha de Rondônia, Sit-mar, Retiari, Faroni Pa-pelaria, Escritório Ribei-ro, Associação.Rondono-ve e Programa Plantão Esportivo.

A nossa seleção brasilei-ra de futebol terá roupa nova em 2012, ano em que vai ten-tar um titulo inédito: a meda-lha de ouro nos jogos Olímpi-cos de Londres . Chega da-quela faixa verde no peito (não tem nada a ver com a tradição dos uniformes da se-

A nova camisa da seleção brasileira para 2012leção). Agora, a nova versão para 2012 será mais clássica.

Novamente teremos uma camisa limpa e muito mais bonita, ela vai exibir uma gola “V” em substituição à redon-da. Nosso novo uniforme terá dois modelos principais. O modelo numero 1 é a tradicio-nal camisa amarela e o uni-forme numero 2, será a cami-

sa azul.Outra modificação acen-

tuada é em relação à inscri-ção “nascido para jogar fute-bol”, que agora fica na parte interna da manga esquerda.

O detalhe no uniforme considerado número 2 (blu-sas azuis) terá mangas e go-la em amarelo, com duas ver-sões de calções em azul

(uma com detalhes em ama-relo e outra, em branco) e uma prevista para ser predo-minantemente na cor branca.

Esse novo uniforme da seleção ficou muito bonita, honrando a tradição do nos-so futebol.

Eu particularmente sou mais fã das Camisas Azuis (02), mas cada um tem seu

gosto, espero que não te-nham mais essa idéia ma-luca de por faixinha na ca-misa da Seleção com aqueles números esquisi-tos.

O que vale mesmo é jo-gar bem, não é a camisa que vai ensinar agora, são os jogadores que precisam merecê-las!!!

Os interessados em con-correr a uma das 1720 vagas no Processo Seletivo Unifica-do2012/1 do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) tem até o dia 11 de outubro para ficar isento de pagamento da taxa. A isenção é para quem pos-sui renda per capita de até meio salário mínimo ou for beneficiário do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal (Bolsa Fa-mília).

As secretarias dos campi recebem os pedidos das 8 às 11horas e das 14 às 17 horas. E o resultado da solicitação de Isenção de Taxa de Inscri-ção será divulgado no dia 14 de outubro de 2011, no site do IFRO e nos murais dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste e Ji-Para-ná, Porto Velho e Vilhena.

Aqueles que não forem contemplados com a gratui-dade poderão participar do Processo Seletivo Unificado 2012/1 mediante o pagamen-to da taxa de inscrição.

Nesta seleção serão dis-ponibilizadas vagas para os de Cursos Técnicos Integra-

Isenção da Taxa do Processo Seletivo do IFRO vai até dia 11 de outubro

dos ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes (Pós-Médio) e de Graduação. A taxa de Inscrição custa R$ 35,00 para os Cursos Técni-cos e R$70,00 para os de Graduação.

Após se inscrever no cer-tame, o candidato tem que preencher o formulário para requerer o benefício e entre-gar os seguintes documen-tos:

a) Cópia do boleto bancá-rio;

b) Cópia da Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Certi-dão de Nascimento, no caso de o candidato não possuir documento oficial de identifi-cação com foto.

c) Cópia do comprovante de recebimento do benefício (Bolsa Família), emitido no período máximo de 60 dias anteriores à solicitação de isenção de taxa, ou Compro-vante de renda de todos os integrantes do grupo familiar com idade superior a 18 anos, cabendo declaração in-dividual dos integrantes que não possuem renda ou estão desempregados;

d) Comprovante de resi-dência atual (conta de água, luz ou telefone fixo);

Para os autônomos, além desses documentos, é ne-cessário Registro/Identifica-ção de atividades como: pes-ca, venda ambulante, artesa-nato, feiras livres e correlatas; e o Carnê de Contribuição do INSS.

Assessoria

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

22 nossoesporte nossacidade 11

O piloto de Fórmula 1 Bruno Senna, da Lo-tus Renault, afirmou que pretende demons-trar que merece atenção não apenas por ser so-brinho de Ayrton Senna, em um vídeo divulgado pela sua escuderia.

Bruno Senna diz que merece atenção não apenas pelo sobrenome

"Os fãs se interes-sam por causa do Ayr-ton e eu compreendo. Mas, ao mesmo tempo, tenho que provar a mim mesmo e a todos que mereço este tipo de atenção. Este é um bom momento para fazer um bom trabalho na F1, e depois mereceria este tipo de atenção", desta-cou.

"Não posso deixar passar esta oportunida-de. Estou atrás de mui-tos quanto à experiên-cia. Preciso alcançá--los", completou o pilo-to, que conseguiu os dois primeiros pontos na F1 no domingo pas-

sado, no Grande Prêmio da Itália.

Aos 27 anos, Bruno Senna, assinou contrato no início do ano como terceiro piloto da Lotus Renault e substituiu o alemão Nick Heidfeld a partir do GP da Bélgica. Ao ser questionado se esperava virar piloto ti-tular ainda em 2011, ele foi modesto.

"Honestamente não. A intenção no começo da temporada era traba-lhar com a equipe e aprender como piloto reserva para ter chan-ces na próxima tempo-rada. É mais do que eu esperava", disse.

Divulgação

Divulgação

O inglês Bernie Ec-clestone, chefe comer-cial da Fórmula 1, classi-ficou o título do alemão Sebastian Vettel como inevitável nesta tempora-da e o piloto da Red Bull como imbatível atual-mente.

"Sebastian tem muita sede de vitórias e a Red Bull lhe dá os elementos que o deixam invencível. Ainda que ele saia de fé-rias no restante da tem-porada, nada lhe tirará o título", afirmou à revista Sport Bild.

Perto de faturar o bi da principal categoria de automobilismo mundial, Vettel - vencedor do Grande Prêmio de Cinga-pura no último final de semana - sustenta uma

Para Ecclestone, Vettel já é campeão e pode até tirar férias

vantagem de 124 pontos para o segundo colocado Jenson Button, da McLa-ren. Restam cinco provas para o fim do Mundial.

Por fim, Ecclestone valorizou a postura do

germânico, que "sempre tem os pés no chão". A próxima corrida será no dia 9 de outubro, no Ja-pão. Vettel precisa de apenas um ponto para garantir o bicampeonato.

A Prefeitura de Arique-mes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, rea-lizou o treinamento do Pro-grama de Gestão Escolar para diretores e secretários de escolas da rede munici-pal de ensino.

O Prefeito Márcio ressal-tou que a implantação des-se Programa é um avanço na gestão escolar da Rede Municipal de Ensino.

Prefeitura de Ariquemes implanta Programa de Gestão Escolar

Segundo o responsável pelo Departamento de Ins-peção Escolar e Estatística, Mardone Vieira dos Santos, a Administração Municipal pretende aperfeiçoar o con-trole escolar. “Este Progra-ma nos permite gerenciar melhor os dados da vida es-colar de cada aluno, como o controle de frequencia, ma-trícula escolar, lançamento de notas, histórico escolar,

transferências, remaneja-mentos, relatórios, declara-ções, atas fi nais, boletim, espelho diário de classe, fi -cha individual, relação de matrícula e o rendimento es-colar por turma”, explicou Mardone Santos.

De acordo com o secre-tário Municipal de Educa-ção, Edson Luiz Fernandes, para as escolas que não possuírem conexão via in-

ternet, um funcionário da SEMED será responsável pela atualização dos dados. “A rede municipal de ensino

atende aproximadamente 14 mil alunos e, com a im-plantação deste software, o trabalho de Gerenciamento

das Atividades Escolares será facilitado nas secreta-rias das unidades de ensi-no” disse Fernandes.

Comunicação PMA

Ariquemes alcançou ex-celente desempenho na va-cinação de crianças meno-res de cinco anos contra a paralisia infantil e no segui-mento contra o sarampo. A Vacinação em Ariquemes conseguiu o índice de 99,03%, com a aplicação de doses da vacinação que pre-vine contra essas doenças.

"Esse é um resultado muito bom, graças ao esfor-ço das Equipes Estratégias Saúde da Família por meio dos Agentes Comunitários de Saúdes (ACS) e Unida-des Básicas de Saúde (UBS) que neste dia não pa-raram para atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que prevê um míni-mo de 95% de vacinação para o município", explica a

Secretaria de Saúde divulga dados da Campanha de Vacinação 2011

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secreta-ria Municipal de Saúde, en-fermeira Jeanne Silva Cos-ta.

Jeane salientou que os pais, por uma ou outra razão não puderam comparecer a um dos postos de vacinação, devem procurar uma Unida-de Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, sempre munido do cartão de vacinação e fazê-la até o dia 30 de setembro próximo, da-ta prevista para fi m da cam-panha, explica Jeanne Cos-ta.

Segundo a secretária de Saúde, Rosieli Alves Chiarat-to, a meta de vacinação do Ministério da Saúde, incluin-do a zona urbana e rural do município de Ariquemes, é

imunizar 7.765 crianças de zero a menores de cinco anos contra a pólio. Já para o sarampo, a imunização de 9.195 crianças na faixa etária de um ano a menores de se-te anos. "Mesmo quem não recebeu a primeira dose da vacina, deve comparecer pa-ra receber as duas gotinhas desta segunda etapa", escla-rece Rosieli Chiaratto.

O Prefeito Márcio agra-deceu aos pais por terem le-vado seus fi lhos para serem vacinados. “Márcio enfatizou ainda que manter a carteira de vacinação atualizada é um ato para proteger as nos-sas crianças, portanto não podemos vacilar, temos que continuar levando nossas crianças para receber a vaci-na.

Comunicação PMA

Divulgação

A Prefeitura de Ari-quemes por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento So-cial (SEMDES) reali-zou uma programação cheia de atividades pa-ra os idosos do progra-ma Idade Viva. As atra-ções que duraram a se-mana passada inteira, foram para comemorar a Semana do Idoso.

O prefeito Márcio prestigiou a abertura do evento realizada na manhã dessa segunda--feira, no Centro da Ju-ventude, localizado na Avenida Tancredo Ne-ves, onde foi servido um café da manhã. “É sempre algo muito es-

Idosos tiveram programação especial em Ariquemes

pecial participar de eventos do programa Idade Viva. O carinho que eles transmitem é inexplicável. Por tudo que contribuíram e pela experiência de vida, es-tamos sempre apren-dendo com eles” disse o prefeito.

Entre as inúmeras atividades que foram desenvolvidas durante a semana estavam: ex-posição de artesanato, confeccionado pelos próprios idosos; dan-ças; palestras; cuida-dos com a beleza; mo-mentos de recreação; teatro; jovem aprendiz; a participação dos mu-nicípios de Itapuã do

Oeste, Burit is e Can-deias do Jamari; e na sexta-feira, os idosos do grupo de dança do programa Idade Viva se apresentaram na cida-de de Vilhena.

Além do prefeito Márcio, prestigiaram a abertura das comemo-rações: a deputada Es-tadual Ana da 8; a se-cretária de Desenvolvi-mento Social, Ângela Bim; a secretária de Saúde, Rosieli Chiarat-to; a coordenadora do programa Idade Viva, Olímpia Fernandes; a presidente Estadual das APAEs, Ilda Salvá-tico; e a Assistente So-cial, Elizete Pivoto.

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

12 nossaregião nossaeducação 21

Um grupo de cientistas vai estudar os segredos do Uni-verso em um laboratório sub-terrâneo de física de partículas que será instalado em um tú-nel na cordilheira dos Andes, em uma região entre a Argenti-na e o Chile.

O projeto Andes envolve cientistas da Argentina, do Bra-sil, do Chile e do México, que receberam o apoio de colegas americanos e europeus em troca da cooperação no estudo da chamada matéria escura, dos neutrinos e de outras partí-culas subatômicas, explicou nesta terça-feira o coordena-

Decom

Ao assinar a portaria que regulamenta o processo para a realização de eleições direta às funções de diretor e vice--diretor das escolas da rede pública estadual de ensino, o secretário Júlio Olivar, da Edu-cação (Seduc), efetivou uma conquista histórica para a Educação de Rondônia: defl a-grou o processo de instituição da gestão democrática, com-promisso do governador Con-fúcio Moura, que está sendo cumprido já no primeiro ano de mandato.

A partir de agora, os pro-fi ssionais da Educação que pretendem exercer os cargos de diretor e vice-diretor de es-colas estaduais terão que ser eleitos por voto direto e secre-to. Essa descentralização de-sencadeia a participação so-cial: alunos, servidores da educação, pais, mães e res-ponsáveis por alunos se tor-nam protagonistas na formu-lação de políticas educacio-nais, no planejamento, na to-mada de decisões, na defi ni-ção do uso de recurso e na execução das práticas peda-gógicas que visam à melhoria da qualidade do ensino.

Para Júlio Olivar, esse avanço representa um impor-tante instrumento de consoli-dação da democracia. “Pro-mover esta democratização da gestão escolar signifi ca es-tabelecer novas relações en-tre a escola e a comunidade escolar”, disse.

De acordo com o crono-

Diretor e vice serão eleitos democraticamente na rede pública estadual de ensino

Conquista histórica

grama estabelecido pela por-taria, as inscrições dos candi-datos serão feitas de 10 a 17 de outubro. As eleições acon-tecem em 26 de novembro e os resultados serão divulga-dos entre 1 e 3 de novembro. Os eleitos serão nomeados em janeiro.

Comissão CoordenadoraTambém nesta segunda-

-feira, Júlio Olivar assinou a portaria que institui a comis-são Coordenadora Estadual, destinada à organização, exe-cução e avaliação do proces-so das eleições e designou os três servidores da Seduc para compô-la: Claudemir Pereira dos Santos, Elcilene Neves de Araújo Ribas e Jackson Che-diak. Este último será o presi-dente da comissão.

Os demais membros da Comissão Coordenadora Es-tadual serão compostos de um representante do Conse-lho Estadual de Educação - CEE/RO; um do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sintero; um da União Rondo-niense de Estudantes Secun-daristas - URES; e um do Conselho de Acompanha-mento e Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundeb - CACS, que serão indicados pelos seus respectivos órgãos ao presidente da comissão.

Decreto do governador

Em 20 de setembro, o go-vernador Confúcio Moura as-

sinou o Decreto 16.202, dis-pondo sobre os critérios e con-dições para a realização das eleições para diretores e vice--diretores de escolas estadu-ais.

Conforme o decreto, as eleições serão realizadas, concomitantemente, em todas as escolas estaduais, a cada três anos, sempre no último bi-mestre letivo. Poderão candi-datar-se para as funções os profi ssionais da educação pertencentes ao quadro do pessoal civil do Estado de Rondônia ou ao quadro do Governo Federal à disposição do Estado, com vínculo de 40 horas semanais de trabalho.

Entre os requisitos exigi-dos para inscrever-se no pro-cesso eleitoral, os candidatos devem ter formação de nível superior em pedagogia ou li-cenciatura, ter cumprido o es-tágio probatório e estar traba-

lhando na escola na qual pre-tenda concorrer há pelo me-nos dois anos consecutivos.

Os profi ssionais que tive-rem suas candidaturas homo-logadas ainda precisarão par-ticipar de curso de formação de gestores de educação pú-blica, elaborar e apresentar um plano de gestão para a es-cola na qual se candidatou e assinar termo de compromis-so de adesão e participação no curso de especialização para gestores de educação pública, caso venha a ser elei-to.

Poderão votar servidores efetivos, alunos do 6º ano do ensino fundamental regular em diante, com idade de 16 anos ou acima; alunos da Educação de Jovens e Adul-tos (EJA) com 16 anos de ida-de ou mais; mãe, pai ou res-ponsável por aluno menor de 16 anos.

Túnel na cordilheira dos Andes ajudará estudos sobre o Universodor da iniciativa, o físico franco--argentino Xavier Bertou. Tam-bém "há grande interesse" em usar o laboratório para estudos de impacto dos raios cósmicos sobre o envelhecimento celu-lar, de geofísica (para criar uma rede de sismógrafos en-tre a Argentina e o Chile) e do ambiente, explicou o cientista. A construção do laboratório custará US$ 15 milhões, o equivalente a 2% do custo do túnel rodoviário Água Negra, que unirá a cidade de Iglesia, na província argentina de San Juan, à província chilena de Vi-cuña. O túnel, que começará a

ser construído no próximo ano, terá 14 quilômetros de exten-são e um laboratório que será instalado a mais de 1.500 me-tros abaixo da superfície. Se-gundo o site do projeto, em uma caverna principal serão feitos dois ou três experimen-tos maiores, enquanto uma ca-vidade secundária abrigará três ou quatro andares destina-dos a estudos variados, corta-dos por túneis de acesso que ocuparão 2.500 metros qua-drados da área subterrânea. Bertou afi rmou ainda que fal-tam pelo menos US$ 5 mi-lhões para equipar o laborató-

rio para estudos de física de partículas. Segundo ele, "gran-de parte" desses estudos só pode ser feita em locais abaixo de rochas, que permitem de-tectar os neutrinos, os quais in-teragem pouco com a matéria. Os neutrinos são partículas su-batômicas de carga elétrica neutra e pouquíssima massa. Entender seu comportamento "é fundamental" para o estudo da física, acrescentou Bertou. Os cientistas acreditam que 85% da matéria do Universo é composta por matéria escura, cujas características são total-mente desconhecidas.

Divulgação

Uma criança que já tenha seus valores próprios adquiri-dos pela educação praticada pelos seus pais e escolas, tal-vez não se tornasse violenta, ou se tornasse, não seria tão rapi-damente, pois aprenderia a es-tabelecer a diferença entre a violência dos games e da vida real. Mas se ela cresce em um meio familiar, escolar e social já violento, ela pode acreditar que a violência é um valor a ser de-senvolvido para poder sobrevi-ver. Para esta, a violência dos games seria facilmente passa-da para a violência da vida.

No Japão, cuja educação e cidadania do povo atraíram as atenções do mundo quando ele enfrentou o terremoto e o tsuna-mi em março deste ano, pratica-mente a maioria das crianças joga os games contendo violên-cia, como em qualquer parte do mundo. Nem por isso aumentou a violência entre as crianças, co-mo ocorre no Brasil.

Se as crianças de ambos os países, Brasil e Japão, brincam com os mesmos games violen-tos, no Japão também as crian-ças deveriam ser violentas, mas não as são. Por que? Uma das grandes diferenças está na edu-cação, e nos países onde os va-lores como empatia, respeito ao próximo, e responsabilidade so-cial não são ensinados pelos seus pais e escolas às crianças desde a mais tenra infância, quando então aprendem o he-donismo egoísta, que é a reali-zação das suas vontades pra-zerosas sem custos, pois quem os paga são os educadores e não elas.

A empatia, o que se sente pela outra pessoa, é um valor fundamental que faz parte da ci-dadania a qualquer humano que viva em sociedade, deve ser ensinada pelos pais em uma educação orquestrada. Cada vez que os pais fi cam contraria-dos, desobedecidos, frustrados, felizes, realizados e/ou qualquer outro sentimento forte, é muito importante que seja dado feed-

Devo deixar meus � lhos jogarem games violentos?

back aos fi lhos, para que estes aprendam o que eles provocam nos seus pais. Pais que se ca-lam não ensinam aos seus fi -lhos o que eles provocam nas outras pessoas. Piora muito a violência e a depredação am-biental a falta de empatia para quem as sofre.

Na violência gratuita, co-mum nos games, o prazer em matar e destruir tudo à volta é egoísta e além de não aparece-rem os sofrimentos das vítimas, dos seus familiares e amigos nem os custos das destruições provocadas pelo violento, ele ainda é premiado.

Há tempos, talvez uns 30 anos, vi em uma tira de humor de jornal, cujo autor não me re-cordo agora, esta sequência: 1º quadro: muitas pessoas entran-do, portanto de costas para o lei-tor, num cinema, cujo imenso cartaz trazia um caubói parado, de frente, com os joelhos curva-dos para fora, como se andasse a cavalo, com um revólver de cada lado com as mãos afasta-das, como se estivesse pronto para atirar primeiro, num duelo de vida ou morte... 2º quadro: dentro do cinema, o mocinho na tela na posição acima descrita e na platéia, aparecendo somente as nucas da platéia... 3º quadro: todos os homens saindo de per-nas abertas como se estives-sem com revólveres em seus coldres e prontos para sacá-los antes do seu rival, o bandido...

Se a criança já é mais agressiva, impulsiva, explosiva, gritona, mal-educada, não res-peita regras sociais de convi-vência, menos empática, sem suportabilidade às mínimas frustrações e absorvedora de comportamentos inadequados à sua volta, como os da tira aci-ma citada, os games violentos somente pioram o comporta-mento dela. Portanto, os pais têm que controlar e não deixar passar nada que piore seu com-portamento, principalmente as atividades interativas como são os games violentos.

Por Içami Tiba

Prefeitura inicia Campanha Antidrogas em Cujubim

Estudos indicam que o au-mento da violência e da crimina-lidade está diretamente relacio-nado ao aumento e abuso no uso de substâncias tóxicas.

Crianças, pais e alunos da rede municipal de ensino vão passar por um curso intensivo de prevenção ao uso de subs-tâncias entorpecentes em Cuju-bim.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Secretária de Ação Social e Secretária de Saúde e contam com o apoio do Prefeito Ernan Amorim que se disse preocupa-do com o problema que afeta jo-vens e crianças em idade esco-lar.

Além das drogas conven-cionais mais conhecidas nos meios de comunicação como cocaína, maconha e crack sur-gem novas ameaças como o “oxi” que é um derivado do crack mais barato e mais perigoso

cujas conseqüências são ainda mais dramáticas para o usuário, que perde completamente a no-ção da realidade e passa a co-meter crimes para adquirir mais drogas.

Outras drogas também te-rão uma abordagem da equipe que percorrerá as escolas do Município, como o álcool, o ci-garro, solventes, cola de sapa-teiro, anfetaminas que são en-contradas principalmente em re-médios para emagrecimento, onde será demonstrado o efeito prejudicial do uso destas subs-

tâncias, como risco de morte por overdose, contaminação por AI-DS ou Hepatite, além complica-ções respiratórias, depressão, ir-ritabilidade e problemas neuroló-gicos, uma vez que após inicia-do o ciclo vicioso o usuário sofre para abandonar o vício.

O folder com os dizeres ex-plicativos da campanha e alerta sobre os riscos de ingressar no mundo das drogas está sendo distribuído em toda a rede de en-sino de Cujubim com a previsão de alcance de toda os alunos em idade escolar do Município.

Divulgação

Prefeito de Alto Paraíso assina ordem de serviço para

reurbanização de Avenida

O Prefeito do município de Alto Paraíso Romeu Reo-lon (PMDB) assinou a Ordem de Serviço para drenagem e reurbanização da Avenida Jorge Teixeira de Oliveira. A obra foi assinada em frente ao Palácio dos Pioneiros, se-de Administrativa da prefeitu-ra, a obra será feita pela em-presa Monte Sião, a primeira etapa será entregue em de-zembro próximo.

O prefeito Romeu Reolon

(PMDB) falou da importância que tem essa atenção do Go-verno do Estado ao município de Alto Paraíso, em especial ao cartão postal do municí-pio. “Com certeza esta é a maior obra de Alto Paraíso que será realizada. Hoje es-tamos vendo bater à nossa porta, um sonho que será transformado em realidade, graças ao nosso estadista Confúcio Moura”, afi rma o prefeito.

InvestimentosDepois de assinar a or-

dem de serviço o prefeito ex-plicou que a drenagem e a re-vitalização, que prevê a cons-trução de meio-fi o, sarjetas, rotatórias, canteiros e ilumi-nação, que será de R$ 1.300.000,00 (Hum milhão e trezentos mil reais). A obra está sendo executada pela empresa Monte Sião, e adiantou que a entrega acon-tecerá até o me de dezembro.

Divulgação

O Prefeito Márcio visi-tou os bairros de Arique-mes, conversou com mo-radores, ouviu sugestões e críticas e observou os trabalhos realizados nas escolas municipais. Assim aconteceu durante toda a manhã de sexta-feira (30). Nestas andanças, o Pre-feito coleta reclamações, debate os problemas da cidade e vistoria serviços que estão sendo executa-dos no município. O Pre-feito Márcio visitou os bair-ros Monte Cristo, Trevo, Mutirão, Jamari, São Ge-raldo, Nova Londrina, Se-tor 12 e Setor 9. Também visitou as escolas munici-pais Sonho Meu, Magdale-na Tagliaferro e Pedro Louback, sempre acompa-nhado do Secretário de Educação Edson Fernan-des. Durante os percur-sos, também estiveram presentes os vereadores Vanilton Cruz e Nivaldo Vieira.

Visitando a escola mu-

nicipal Pedro Louback, o Prefeito Márcio foi recebi-do pela diretora Elenice Medeiros Piana. Pedro Louback foi a primeira es-cola benefi ciada com com-pleta instalação da parte elétrica, que irá facilitar o bom funcionamento dos ar condicionados que serão

instalados em todas as sa-las. A escola possui 70 funcionários e contribuem com o aprendizado de 390 alunos que estudam em tempo integral. O estudo em tempo integral é fruto do projeto Burareiro, que fora implantado pelo Go-vernador Confúcio Moura.

Prefeito márcio visita bairros e escolas municipaisCuidando de casa

A ideia é fazer com que a escola seja mais que um ambiente de estudo, mas que também seja um lugar familiar. Assim como as di-versas escolas municipais de Ariquemes, a escola Pedro Louback também irá receber completa pintu-ra do prédio e sistema de

ar condicionado. Tudo isso é um compromisso com a educação.

A Escola Municipal So-nho Meu é a primeira do município com oito câme-ras de monitoramento ins-taladas. O objetivo é evitar roubos e pequenos furtos, principalmente de bicicle-

tas. O Prefeito também aproveitou para visitar o pioneiro do município, Sa-lomão de Almeida, que mora no Setor 12. Já apo-sentado, o senhor Salo-mão possui uma pequena horta em sua residência e de lá ele garante seu pró-prio dinheiro.

Agência Multimídia

Ariquemes - Rondônia19 a 25 de setembro de 2011

Edição 42 - Ano I

Ariquemes - Rondônia19 a 25 de setembro de 2011Edição 42 - Ano I

20nossacultura

Ariquemes - Rondônia26 de setembro a 2 de outubro de 2011

Edição 43 - Ano IPor

Roberto [email protected]

13

Era uma ironia. Uma das ban-das mais queridas e representati-vas do rock nacional nunca havia participado do Rock In Rio, maior festival de música brasileiro.Na quinta (29), essa falha foi corrigi-da. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, remanescentes da banda liderada por Renato Russo, morto em 1996, abriram a programação do palco Mundo, o principal do evento, acompanhados pela Or-questra Sinfõnica Brasileira (OSB).

A apresentação começou em grande estilo com um tema instru-mental de cinco minutos formado por grandes sucessos da banda

brasiliense, que culminou com "Geração Coca-Cola".

Depois da introdução orques-tral regida pelo maestro Roberto Minczuk, cinco convidados partici-pam do show: Pitty, Rogério Flau-sino (Jota Quest), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Tony Platão. O repertório traz "Tempo Perdido", "Teatro dos Vampiros", "Quase Sem Querer", "Quando o Sol Bater Na Janela do Seu Quar-to", "Índios", "Por Enquanto", "Se-rá" e "Pais e Filhos".

Os momentos mais emociona-dos fi caram por conta de Flausino, que abriu com "Tempo Perdido" e

até imitou alguns trejeitos de mão de Renato Russo. Tony Platão, que veio em seguida, também fez bonito e homenageou o músico Redson Pozzi, do Cólera, morto na última terça: "Ranto, recebe ele aí. Daqui a pouco a gente chega", disse ao fi m de sua apresentação. A partir dele, os convidados que vieram não impressionaram, e os melhores vocais fi caram mesmo por conta da plateia, que fez coro em todas as músicas. Pitty, espe-cialmente, foi prejudicada com "Ín-dios", uma música que exige bas-tante do cantor e que, para piorar, estava num tom muito grave para ela.

Ao fi m da apresentação, os vocalistas voltaram ao palco com uma camiseta que homeageava o músico Rafael Mascarenhas, fi lho de Cissa Guimarães, morto no ano passado num atropelamento. O Red Hot Chili Peppers já havia homenageado o rapaz em seu show.

O espetáculo do Legião aca-bou com muitos abraços e agra-decimentos mútuos entre os músi-cos. Ninguém lembrou, no entan-to, de citar o nome do maestro da OSB, Roberto Minczuk, responsá-vel pelos arranjos da orquestra.

Ausência no Rock In RioSobre a ausência do Legião

no festival até hoje, Dado explicou em entrevista ao UOL, dias antes do show: "No primeiro Rock In Rio, em 1985, a gente ainda não tinha lançado o primeiro disco. No segundo, em 1991, estávamos com muitos problemas. No tercei-ro, em 2001, a banda já não exis-tia mais. Agora esse convite veio num momento especial para refor-çar a Legião".

Turnê?O músico não descartou a

possibilidade de que outras apre-sentações da banda com a OSB e convidados venham a acontecer, mas não adiantou datas: "A or-questra já está pronta", ele disse.

Em seu blog, Claudia Leitte rebate críticas sobre seu show no Rock in Rio

Claudia Leitte usou seu blog ofi cial para desabafar sobre as críticas que sofreu após sua apre-sentação no Rock In Rio, na noite de sexta-feira (23).

Veja, abaixo, parte do que a cantora escreveu:

“Artistas internacionais vêm pra cá, mostram a bunda, atra-sam-se por duas horas porque estão dando uma festinha no ca-marim, não conseguem conciliar a respiração com o canto, não preparam espetáculos para o nosso povo, desafi nam, enfi m, pouco se importam conosco, que-rem beijar na boca, ir à praia e to-mar nossa cachaça, e nós, que pagamos caro para assistir aos seus ‘espetáculos’ em nossa ter-ra, aplaudimos a tudo isso. Ah! É

Rock! É Pop! É bom!Sim! Eu sou uma cantora de

AXÉ no Rock in Rio com muito or-gulho. Foi através da música baiana, da minha luta diária, do apoio de gente honesta que tra-balha tanto quanto eu, do meu ta-lento e, sobretudo, da fé que te-nho em Deus, que cheguei aquele palco.

Bem como aprendi em minha casa que é com muito trabalho e honestidade que se constrói a al-mejada vitória, sei que se faço questão de criticar de modo de-preciativo o outro, ressalto minha insatisfação e insegurança comi-go mesma! Enfi m, fui convidada para fazer o Rock in Rio Lisboa e a próxima edição do evento aqui no Brasil em 2013”.

Fernando & Sorocaba anunciam novo DVDA dupla sertaneja Fernando

(27) & Sorocaba (31) anunciou a gravação do próximo DVD Fer-nando & Sorocaba Acústico - Na Ópera de Arame, o quarto da car-reira. O show de quinta-feira, 29, no Villa Country, em São Paulo, foi apenas um aperitivo. O show para valer será gravado em Curiti-ba, a capital paranaense, nos dias 25 e 26 de outubro e deverá ser lançado ainda no fi nal deste ano.

O público da noite dançou e cantou os sucessos da dupla co-mo Pega Eu, A Casa Caiu, Cele-bridade e Teus Segredos, da au-toria de Sorocaba. “O Fernandi-nho é o cara que tem um lado pro-dutor mais exacerbado, ele gosta de estar no estúdio arranjando as músicas e eu curto mais compor, criar as letras e formar melodias. Essa soma tem dado muito cer-to”, aponta ele.

E entre tantas composições, a dupla seleciona aquelas que mais combinam com eles e passam adiante as demais, porque, como dizem, a música deve ter o perfi l de cada cantor. Foi pensando nis-so que eles doaram Meteoro para o afi lhado Luan Santana e decidi-ram manter Paga Pau para eles. Thayne e Thiago, Henrique e Die-go, Tânia Mara e Inimigos da HP também já emprestaram suas vo-zes para composições de Soroca-ba.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Legião Urbana e convidados abrem programação principal do segundo � nal de semana do Rock In Rio

Quando querem transformar dignidade em doença. Quando querem transformarInteligência em traição. Quando querem transformar estupidez em recompensa.

Quando querem transformar esperança em maldição:É o bem contra o mal. E você de que lado está?

Renato Russo

SPC/MinC faz convocação para o Programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas

A Diretoria de Educação e Cultura, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultu-

ra, divulgou nesta semana as nor-mas para a realização de dois chamamentos públicos: para o desenvolvimento de pesquisa--ação em iniciativas educacionais que promovam a interface entre cultura e educação formal; e para o mapeamento e georreferencia-mento das iniciativas que promo-vam a referida interface. As

ações fazem parte do programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas. Com orçamento de até R$ 1,5 milhão, o objetivo do primeiro chamamento é a im-plementação de uma rede de pesquisa e ação com abran-gência nacional e que tenha a fi nalidade de investigar e cons-truir, dentre outros, a dimensão do impacto do ensino das artes na aprendizagem escolar e pro-cessos formativos que motivem professores e alunos das esco-

las públicas a reconhecerem-se pesquisadores de cultura. Ao fi nal da análise, será selecionado um projeto. As propostas deverão ser inscritas no portal de convênios/Siconv. O endereço é www.conve-nios.gov.br na parte referente ao programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas/Pesquisa-ação em iniciativas educacionais. O pra-zo para as inscrições das propos-tas será de 15 dias após a disponi-bilização do programa no portal de convênios.

Divulgação

Ministra Ana prestigia abertura do Festival que terá seis longas disputando o Troféu Candango

44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O fi lme Rock Brasília – Era de Ouro do cineasta Vladimir Carvalho emocionou a plateia na cerimônia de abertura do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizada na noite desta segunda-feira (26), na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. O do-cumentário, exibido hour concurs do festival, trouxe a memória das ban-das de rock dos anos 80, nascidas na Capital da República, como Le-gião Urbana, do legendário roqueiro Renato Russo, Capital Inicial e Plebe Rude. Vladimir Carvalho, muito aplaudido pelo público presente, trouxe pela primeira vez ao telão, a história de rebeldia de uma geração criada em meio à burocracia de Bra-sília, dos anos 80, que ainda convivia com resquícios do autoritarismo do

governo militar: a “Geração Coca--Cola”, celebrizada nas composi-ções de Renato Russo. O cineasta, que há muitos anos está radicado na Capital da República, completa com este fi lme, uma trilogia sobre a

história da cidade, que teve início com a saga dos pioneiros em Con-terrâneos Velhos de Guerra, pas-sando pela resistência à ditadura com Barra 68 – Sem Perder a Ter-nura.

15ª Reunião Ordinária do CNPC

Reunidos em Brasília, conselheiros aprovam diretrizes para a aplicação dos recursos do FNC

Foi marcada essa semana o fi -nal da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cul-tural (CNPC), realizada em Brasí-lia. Em dois dias de trabalho (21 e 22 de setembro), os conselheiros aprovaram duas resoluções: a que estabelece diretrizes para a aplica-ção dos recursos do Fundo Nacio-nal de Cultura (FNC), para o exer-cício de 2012, e a que estabelece diretrizes para a aprovação de pro-jetos culturais contemplados pelo mecanismo de incentivo fi scal, também para o próximo exercício. Ambas as resoluções foram pro-postas pela Comissão Temática do Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Conselho, que se reuniu para debater as diretrizes para a

aplicação de recursos do sistema de fi nanciamento da cultura. Os membros do CNPC também ele-geram os integrantes dos Grupos de Trabalho de Cultura e Educa-ção e o de Acompanhamento de Articulação de Projetos Incenti-vados. “Em nossa avaliação, avançamos muito durante esse encontro, tomamos decisões im-portantes para o futuro do conse-lho e de seu fortalecimento. Mais uma vez vimos que a participa-ção da sociedade é fundamental para o avanço da democracia e para a construção das políticas públicas”, afi rmou o secretário de Articulação Institucional do MinC e secretário-geral do CNPC, João Roberto Peixe.

Plano Nacional de Cultura: consulta pública ONLINE das metas

O Ministério da Cultura abri-rá consulta pública para receber sugestões às metas propostas para o Plano Nacional de Cultu-ra (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. O objetivo da con-sulta é receber contribuições da sociedade civil e de gestores pú-blicos para o processo de cons-trução das metas que nortearão

as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC. A consulta, disponível até o dia 20 de outu-bro, reafi rma o compromisso do MinC com os processos demo-cráticos, participativos e abertos com relação à formulação de po-líticas culturais. Logo após o perí-odo da consulta pública, repre-

sentantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da es-trutura básica do Ministério da Cul-tura – se reunirão para a consolida-ção fi nal das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.

Para enviar contribuições ao PNC, acesse:

http://pnc.culturadigital.br/

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

14 nossoestado nossasaúde 19

O Instituto do Cân-cer de São Paulo (Icesp) divulgou um le-vantamento onde reve-la que aproximadamen-te 30% dos pacientes diagnosticados com câncer na cabeça e no pescoço desenvolve-ram a doença por causa do papiloma vírus hu-mano (HPV). As pesso-as pegam o vírus por meio de relações sexu-ais. A doença também está associada a outros tipo de câncer como o de colo de útero, vulva, vagina, ânus e pênis. Segundo o estudo, 70% dos pacientes com cân-ceres de cabeça e pes-

Aumenta número de jovens que dispensam preservativo

Estudo

O número de jovens que mantiveram relações sexuais sem o uso de pre-servativo no Ocidente teve uma forte alta nos últimos dois anos, aponta uma pes-quisa da Fundação Paren-thood divulgada nesta se-gunda-feira. O dado preo-cupa profi ssionais da área de saúde.

O estudo mostra um au-mento do sexo desprotegi-do principalmente entre adolescentes dos Estados Unidos e da Europa. Entre os americanos, a porcenta-gem subiu de 38% em 2009 para 53%, enquanto a Fran-ça registrou um aumento de 19% para 40%.

A pesquisa, realizada por ocasião do Dia Mundial da Contracepção, também aponta a Tailândia como um foco de preocupação, uma vez que 62% dos jovens tai-landeses fi zeram sexo sem proteção com um novo par-ceiro. A porcentagem tam-bém foi superior a 50% na China, Coreia do Sul, No-ruega e Estônia.

O estudo destaca que, em Europa, região Ásia-Pa-cífi co, América Latina e Es-tados Unidos, o principal motivo para a ausência do preservativo foi não tê-lo

disponível no momento da relação sexual.

"Os resultados mostram que muitos jovens têm pou-co conhecimento sobre uma vida sexual saudável, têm receio de exigir o uso de preservativo, ou não de-senvolveram a habilidade de negociar o uso da cami-sinha com o parceiro", assi-nala Jennifer Woodside, da Federação Internacional de Planejamento Familiar.

A pesquisa, patrocinada pela gigante farmacêutica alemã Bayer, ouviu 5.426 jovens de 15 a 30 anos em 26 países, entre abril e maio.

Uma pesquisa descobriu que 65% das mulheres grávi-das não praticam o tempo mí-nimo de atividades físicas re-comendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde: 30 minutos diários contínuos. A diminuição do ní-vel de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.

Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, com ida-des entre 16 e 40 anos, utiliza-ram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de pas-sos dados - além de respon-derem a questionários especí-fi cos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de ati-

vidades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No ter-ceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gesta-ção.

O ginecologista e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei, explica que em casos de risco de aborto o exercício físico não é recomendado, mas se for uma gravidez saudável ele é muito bem vindo. "Exercício não provoca aborto", desmisti-fi cou ele as crenças de algu-mas grávidas. "O ginecologis-ta analisa cada caso individu-almente e recomenda as ativi-dades de acordo com o condi-cionamento físico da grávida", afi rmou.

Grávidas deixam de fazer exercícios e risco de doenças aumenta

Divulgação

Divulgação Divulgação

Divulgação

Confúcio participa do lançamento do programaBrasil Sem Miséria

O g o v e r n a d o r Confúcio Mou-ra participou da cerimônia de

assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria Região Norte, lançado semana passada em Manaus (AM) pela pre-sidenta Dilma Rousseff,com a presença de ministros, governado-res, prefeitos, empresários e benefi ciários dos progra-mas sociais.

Na solenidade, foram anunciadas ações de transferência de renda, for-talecimento da agricultura familiar, parceria com os supermercados e estímulo à preservação ambiental, que visam retirar da extre-ma pobreza 2,65 milhões de brasileiros que vivem na região.

No encontro, o governo

federal, os governadores Tião Viana (Acre), Omar Aziz (Amazonas), Camilo Capiberibe (Amapá), Si-mão Jatene (Pará), Confú-cio Moura (Rondônia), Jo-sé de Anchieta Júnior (Ro-raima) e Siqueira Campos (Tocantins) e as associa-ções de municípios assina-ram termo de compromisso para superar a miséria na região.

Nos sete estados do Norte, 56% da população mais pobre estão na área rural. No País, a meta do Brasil Sem Miséria é aten-der 16,2 milhões de pesso-as (17% deles na Região Norte), com transferência de renda, acesso a servi-ços públicos nas áreas de educação, saúde, assis-tência social, saneamento e energia elétrica, e inclu-são produtiva.

RegularizaçãoDurante ao evento, Dil-

ma Roussef falou também sobre a regularização fun-diária. “Queria também di-zer que eu tenho um com-promisso e esse compro-

misso se estende ao meu ministro do Desenvolvi-mento Agrário, que é a re-gularização de terras aqui na região Norte do país. A ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento So-

cial e o ministro do Desen-volvimento Agrário terão esse instrumento da regu-larização fundiária como um instrumento que não só contempla, obviamen-te, todos os pequenos,

médios e grandes empre-sários, produtores, mas focado, sobretudo, na ga-rantia de propriedade para os pequenos proprietários dos assentamentos”, afi r-mou.

Jovens sofrem cada vez mais com as le-sões por movimen-tos repetitivos e ou-

tros problemas ortopédicos. Os principais inimigos dos músculos e dos ossos são o computador e o sedentaris-mo. Nos consultórios, as reclamações mais ouvidas são relativas à tendinite e a lombalgia, mais conhecida como dor lombar.

Os problemas mais co-muns que afetam a popula-ção são a bursite, a tendini-te e a lombalgia. Entre os jovens há mais casos de tendinite, devido ao tempo em que eles passam na in-ternet ou em jogos. É muito comum que eles tenham a famosa L.E.R. (lesões por esforços repetitivos). Espe-cialistas recomendam um alongamento para quem sente dores no punho. Para dor no punho o ideal é a pessoa parar um pouco e alongar os músculos do an-ti-braço. A maneira mais fá-cil de fazer isso é levar os braços para frente, entrela-çar os dedos e projetar os ombros para frente. Depois alongar um braço de cada vez, segurando as mãos pela ponta dos dedos, ora

Os principais inimigos dos músculos e dos ossos são o computador e o sedentari

Não � que parado

para cima, ora para baixo.Já a lombalgia afeta jo-

vens e adultos, principal-mente pela maneira com que se levantam, pegam peso ou sentam. As pesso-as tem o costume de sentar com o quadril para a frente, o ideal é deixar a coluna ereta. Outra dica é nunca curvar a coluna para pegar peso, a forma adequada é se agachar e fl exionar os joelhos.

Quem já sofre das dores há algum tempo

A principal delas é nun-ca fi car parado. Mesmo pa-ra quem já frez algum trata-mento para dor na coluna, sempre recomendamos que a pessoa não leve mui-to tempo sentada. Se traba-lha em escritório, pelo me-nos de uma em uma hora, levante-se para tomar água, um café, ir ao banhei-ro ou simplesmente se es-preguiçar. Levar horas sen-tado cansa a musculatura estabilizadora. E quanto a rotina de exercícios ideal para sair do sedentarismo, tem um aviso: É muito im-portante consultar o médico antes de praticar qualquer esporte. alguns exercícios

podem prejudicar ao invés de ajudar.

Para quem quer sim-plesmente evitar proble-mas, a dica é uma só: alon-gamento, exercícios, movi-

mentação, gastar o máxi-mo de energia. A nova ge-ração de jovens em sua maioria é preguiçosa, te-mos que reavaliar nossos hábitos.

30% dos casos de câncer na cabeça e no pescoço estão ligados ao HPV

coço são mulheres. “A predominância de mu-lheres se deve a um comportamento social de não prevenção no sexo oral”, explicou o médico cirurgião do Icesp, Marco Aurélio Kulcsar. Porém, isso não significa que o ho-mem está imune aos efeitos do vírus, um es-tudo do Instituto Nacio-nal do Câncer (Inca) re-velou que 75% dos diagnósticos de câncer de pênis estão associa-dos à presença do HPV. O levantamento do Icesp avaliou 1,2 mil pacientes. Informações da Agência Brasil.

Especialistas afirmam que beber duas ou três taças de vinho por sema-na pode reduzir o risco de asma. Na pesquisa, noti-ciada pelo Daily Mail, eles descobriram que quem bebe álcool com moderação tem menos propensão a desenvolver a doença do que os abs-têmios. No entanto, eles dizem que pessoas que ingerem quatro ou mais copos da bebida por se-mana enfrentam um risco maior de contrair a enfer-midade.

Realizado por médi-cos do Hospital Bispeb-jerg, em Copenhague, o estudo avaliou cerca de 40.000 pessoas com ida-de entre 12 e 41 por oito

anos. Eles descobriram que mais de 6% daqueles que raramente bebiam desenvolveram asma du-rante esse período, e 4,5 % de quem exagerava também. E 4% das pes-soas que consumiam seis unidades por semana - equivalente a três taças de vinho ou três copos de cerveja - tiveram asma.

Sofie Lieberoth, que apresentou os resultados no European Respiratory Society, em Amsterdam, disse: "Enquanto o con-sumo de álcool excessivo pode causar problemas de saúde, os resultados sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver as-ma."

Duas taças de vinho por semana reduzem risco de asma

Governo apresenta nova proposta salarial do PCCR às categorias da Sejus

A Diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioe-ducadores, Técnicos Penitenciá-rios e Agentes Administrativos Pe-nitenciários do Estado de Rondô-nia (Singeperon) e a Comissão de servidores receberam do Gover-no de Rondônia, durante reunião na semana passada, uma nova proposta salarial do Plano de Car-reiras, Cargos e Salários dos Ser-

vidores da Secretaria de Estado de Justiça (PCCR/Sejus).

No Termo de Compromisso as-sinada pelos secretários da Admi-nistração, Finanças e Planejamento e Coordenação Geral, fi cou acorda-do o envio do PCCR a Assembleia Legislativa em até 60 dias após a transposição total dos servidores para os quadros da União, sendo que a categoria dos agentes peni-

tenciários terão preferência, com o objetivo de fazer um novo estudo fi -nanceiro para melhorar a tabela sa-larial.

Ficou também acertado a im-plantação a partir de novem-bro/2011 do Auxílio Fardamento no valor de R$ 100, e em janeiro/2012, do Auxílio por Atividade Penitenciá-ria no valor de R$ 300.

De acordo com o presidente do

Singeperon, Anderson Pereira, o Governo não recebeu nenhuma resposta positiva referente a nova proposta, considerando que a mes-ma seria apresentada para as cate-gorias em Assembleia Geral Extra-ordinária na quinta-feira (29), oportu-nidade em que será deliberado a sua aprovação ou não, bem como sobre a defl agração de greve em to-do o estado.

Divulgação

Divulgação

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

18 nossoestado 15nossodestaque

Cr aremóveis planejados

Liberdade parao seu estilo

(69) 3536-8800

Ariquemes - ROAv. Tancredo Neves - Centro

O governador do Estado de Rondônia, Confú-cio Ayres Moura, in-gressou com Ação Di-

reta de Inconstitucionalidade (ADI 4663) no Supremo Tribunal Fede-ral (STF), com pedido de liminar, contra ato da Assembleia Legisla-tiva do estado, que apresentou emendas ao projeto de lei de dire-trizes orçamentárias (LDO), trans-formando-as em lei (Lei Estadual nº 2.507/2011). Segundo o gover-nador, as emendas apenas forta-lecem o Poder Legislativo e fazem com que a aplicação das emen-das parlamentares ao orçamento anual seja “meta e prioridade” da LDO.

“As emendas parlamentares não podem gozar de precedência

Confúcio Moura impetra ADI contra Assembleia por alterações no orçamento

em relação às prioridades efetiva-mente elencadas pelo Estado/Ad-ministração Pública. Sabe-se que a elaboração da peça orçamentá-ria tem como fundamento um am-plo diagnóstico de cada pasta go-vernamental, oportunidade em que são apontadas e relacionadas as defi ciências e os serviços públi-cos que devem ser priorizados e quais as demandas que podem ser potencializadas para superar os diversos problemas encontra-dos”, sustenta o governador.

Na ADI, o chefe do Executivo rondoniense afi rma que, na elabo-ração da LDO, aplicou o percentu-al de 6,2%, incluindo-se a infl ação projetada para o ano de 2012 e o crescimento real orçamentário, para fi ns de repartição do superá-

vit apurado a título de “excesso de arrecadação” entre os Poderes. Segundo o governador, não é pos-sível que qualquer acréscimo na receita do Estado sirva de base para os repasses aos Poderes, já que compete ao Executivo atuar de modo a permitir que a popula-ção receba investimentos em saú-de, educação e infraestrutura.

“Permitir que 100% de todas as receitas que porventura ingres-sem nos cofres estaduais sirvam de base para os repasses aos Po-deres, aí incluídos o Ministério Pú-bico, o Tribunal de Contas e a De-fensoria Pública, inviabiliza a atu-ação do Executivo, que como já dito em linhas anteriores deve atender uma série de demandas nas mais diversas áreas, a exem-plo da saúde, educação e as de cunho social”, argumenta o gover-nador. O texto original da LDO

destinava R$ 24 milhões para emendas individu-ais e R$ 24 mi-lhões para emen-das de bloco ou bancada. A As-sembleia, segun-do o governador, elevou esses valo-res para R$ 54 mi-lhões para cada classe de emen-da.

Na ADI, o go-vernador de Ron-dônia pede liminar para suspender a efi cácia dos dispo-sitivos legais que alteraram a LDO. O relator do pro-cesso é o ministro Luiz Fux.

STJ

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

16 nossamoda 17By Taciane Basso

[email protected] Taciane BassoBy Taciane Basso

[email protected]@jornalnossafolha.com

Fotos gentilmente cedidas por:

No sábado (25) a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes realizou um belissímo jantar para associados, amigos e imprensa, onde foi

realizada a prestação de contas da 28ª Expoari.

Desde os tempos em que cuidar da aparência mas-culina signifi cava apenas manter o cabelo, barba e

bigode bem aparados, muita coisa mudou. Hoje, o metrossexual dita os padrões da beleza do homem.

O termo, uma contracção de me-tropolitano com heterossexual, é utili-zado para denominar homens da ci-dade, em geral, bem sucedidos, que se preocupam com a aparência e de-dicam parte de seu tempo aos cuida-dos do corpo e do visual, tornando-se clientes assíduos de salões de bele-za, casas de estética e academias de ginástica.

Os cuidados pessoais das mulhe-res não têm como único objectivo tor-narem-nas mais bonitas, também são hábitos e limpeza e até de saúde. Os homens não os deviam ignorar, pelo contrário, seria bom que seguissem esse exemplo através de truques muito simples.

- Limpar as unhas: Não se trata de ir à “manicure” todas as semanas, mas sim de manter as unhas curtas, limadas e acima de tudo, limpas. Tan-to por fora como por dentro. É aí que se acumulam fungos e bactérias. Pa-ra além disso é muito importante cor-

Porque o homem é vaidoso

tar a cutícula e nunca arrancar a pele porque se infecta de imediato.

- O uso de fi o dental: As estatís-ticas não mentem e estimam que cer-ca de 26% das mulheres se preocu-pam mais do que os homens com os cuidados dos dentes. Desta forma o asseio da boca é mais completo. Pa-ra além da pasta usam também fi o dental e ainda elixir bucal, prevenido assim doenças da boca.

- Exames preventivos: As mu-lheres também se preocupam muito mais com a sua saúde. Visitam o mé-dico regularmente para prevenir do-enças. Isso é algo que o homem de-via copiar porque dessa maneira po-dem-se diagnosticar patologias por vezes graves e desta forma tratá-las a tempo.

- Aparar as sobrancelhas e de-pilá-las: Por natureza os homens têm mais pelos do que as mulheres e isso, de longe, torna-se um problema estético. Especialmente quando têm muitos pelos na zona das sobrance-lhas. O recomendado para estes ca-sos é depilar as que estão em exces-so para fi car com uma aparência mais limpa. Hoje os salões de beleza estão preparados para acudir a estas necessidades, e as mulheres come-

çam a admirar este feito.- O uso de creme hidratante: Os

cremes hidratantes mantêm a pele saudável uma vez que com o uso de sabonetes ásperos e a constante ex-posição ao sol da pele facial, esta vai--se degradando lentamente. Usar um creme que para além de tudo proteja dos raios UV, é a solução para que o rosto se sinta mais suave e fresco.

- Usar produtos à base de cre-me: Os produtos para desfazer a bar-ba em geral são de gel e por isso com elevado conteúdo de álcool, o que se-ca e irrita a pele. É melhor escolher produtos á base de cremes para que o barbear seja perfeito.

- Usar bálsamo labial: Por vezes os homens têm uma reacção negati-va quando se fala de aplicar algo nos lábios, provavelmente porque é asso-ciado a batom, o que é absolutamen-te ridículo. A função do bálsamo labial é esfoliar a pele morta pelo que deve ser usado em qualquer circunstância, especialmente no inverno.

- Esfoliar o rosto: Tanto os ho-mens como as mulheres têm impure-zas na cara, pelo que é necessário usar produtos esfoliantes e máscaras faciais para estimular a produção de células.

- Usar amaciador para o cabe-lo: O amaciador faz com que o cabe-lo fi que mais saudável e brilhante, pe-lo que nunca devem descurar este ponto. Na verdade grande parte da personalidade é refl ectida pelo cabe-lo.

- Cuidar a pele do sol: as mulhe-res têm uma vantagem: quando apli-cam maquilhagem também se prote-gem do sol. Os homens por sua vez devem usar protectores solares. Se-gundo a Fundação do Cancro da Pe-le da União Europeia, 47% dos ho-mens que padecem de cancro na pe-le nunca usaram cremes ou fi ltros so-lares.

Alguém já viu algum homem passando por tamanha dor só para fi car bonitinho para a sua mulher? Pois é, nem eu. Assim, dá até para entender as feminis-tas de plantão. Afi nal, se os ho-mens podem ser peludos, por que é que as mulheres têm que se preocupar em depilar a viri-lha? Se todos os homens sou-bessem como depilar a virilha causa dor às mulheres, tolera-riam qualquer TPM sorridentes.

É fácil jogar lenha nessa fo-gueira, mas a verdade é que até mesmo para a mulher em si é desagradável estar peluda de-mais. E, numa situação em que você troca de roupa num vestiá-rio na presença de suas amigas, você não vai querer fazer feio e ser a única que não depilou a vi-rilha.

Há vários métodos de depilar a virilha: a laser, com cera fria, cera quente, com lâmina. E tem a boa e velha pinça também.

Há quem chame a depilação a laser de depilação defi nitiva, mas também há quem diga que

Alguns pensamentos sobre depilação na virilha

isso é um mito, que não existe depilação defi nitiva. De qualquer forma, o laser tem benefícios in-discutíveis. A depilação a laser traz, no mínimo, uma redução defi nitiva dos pêlos, além de tor-ná-los mais fi nos e claros.

Contudo, nem é preciso com-parar muito para entender que os preços da depilação a laser são muito mais altos do que os cobrados em sessões de depila-ção com cera. Isso, é claro, faz sentido pelo fato da depilação a laser eliminar pelo menos parte dos pêlos permanentemente.

No caso do efeito da depila-ção a laser não ser defi nitivo, a mulher pode vir a precisar de uma certa manutenção à base de depilação com cera, mas nes-se caso, haverá muito menos pêlos a serem retirados, o que signifi ca muito menos dor. De qualquer forma, quando se trata de depilação virilha, ninguém se preocupa muito com economia.

Para mais informações sobre depilação, visite depilaçãovirilha.com

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

16 nossamoda 17By Taciane Basso

[email protected] Taciane BassoBy Taciane Basso

[email protected]@jornalnossafolha.com

Fotos gentilmente cedidas por:

No sábado (25) a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes realizou um belissímo jantar para associados, amigos e imprensa, onde foi

realizada a prestação de contas da 28ª Expoari.

Desde os tempos em que cuidar da aparência mas-culina signifi cava apenas manter o cabelo, barba e

bigode bem aparados, muita coisa mudou. Hoje, o metrossexual dita os padrões da beleza do homem.

O termo, uma contracção de me-tropolitano com heterossexual, é utili-zado para denominar homens da ci-dade, em geral, bem sucedidos, que se preocupam com a aparência e de-dicam parte de seu tempo aos cuida-dos do corpo e do visual, tornando-se clientes assíduos de salões de bele-za, casas de estética e academias de ginástica.

Os cuidados pessoais das mulhe-res não têm como único objectivo tor-narem-nas mais bonitas, também são hábitos e limpeza e até de saúde. Os homens não os deviam ignorar, pelo contrário, seria bom que seguissem esse exemplo através de truques muito simples.

- Limpar as unhas: Não se trata de ir à “manicure” todas as semanas, mas sim de manter as unhas curtas, limadas e acima de tudo, limpas. Tan-to por fora como por dentro. É aí que se acumulam fungos e bactérias. Pa-ra além disso é muito importante cor-

Porque o homem é vaidoso

tar a cutícula e nunca arrancar a pele porque se infecta de imediato.

- O uso de fi o dental: As estatís-ticas não mentem e estimam que cer-ca de 26% das mulheres se preocu-pam mais do que os homens com os cuidados dos dentes. Desta forma o asseio da boca é mais completo. Pa-ra além da pasta usam também fi o dental e ainda elixir bucal, prevenido assim doenças da boca.

- Exames preventivos: As mu-lheres também se preocupam muito mais com a sua saúde. Visitam o mé-dico regularmente para prevenir do-enças. Isso é algo que o homem de-via copiar porque dessa maneira po-dem-se diagnosticar patologias por vezes graves e desta forma tratá-las a tempo.

- Aparar as sobrancelhas e de-pilá-las: Por natureza os homens têm mais pelos do que as mulheres e isso, de longe, torna-se um problema estético. Especialmente quando têm muitos pelos na zona das sobrance-lhas. O recomendado para estes ca-sos é depilar as que estão em exces-so para fi car com uma aparência mais limpa. Hoje os salões de beleza estão preparados para acudir a estas necessidades, e as mulheres come-

çam a admirar este feito.- O uso de creme hidratante: Os

cremes hidratantes mantêm a pele saudável uma vez que com o uso de sabonetes ásperos e a constante ex-posição ao sol da pele facial, esta vai--se degradando lentamente. Usar um creme que para além de tudo proteja dos raios UV, é a solução para que o rosto se sinta mais suave e fresco.

- Usar produtos à base de cre-me: Os produtos para desfazer a bar-ba em geral são de gel e por isso com elevado conteúdo de álcool, o que se-ca e irrita a pele. É melhor escolher produtos á base de cremes para que o barbear seja perfeito.

- Usar bálsamo labial: Por vezes os homens têm uma reacção negati-va quando se fala de aplicar algo nos lábios, provavelmente porque é asso-ciado a batom, o que é absolutamen-te ridículo. A função do bálsamo labial é esfoliar a pele morta pelo que deve ser usado em qualquer circunstância, especialmente no inverno.

- Esfoliar o rosto: Tanto os ho-mens como as mulheres têm impure-zas na cara, pelo que é necessário usar produtos esfoliantes e máscaras faciais para estimular a produção de células.

- Usar amaciador para o cabe-lo: O amaciador faz com que o cabe-lo fi que mais saudável e brilhante, pe-lo que nunca devem descurar este ponto. Na verdade grande parte da personalidade é refl ectida pelo cabe-lo.

- Cuidar a pele do sol: as mulhe-res têm uma vantagem: quando apli-cam maquilhagem também se prote-gem do sol. Os homens por sua vez devem usar protectores solares. Se-gundo a Fundação do Cancro da Pe-le da União Europeia, 47% dos ho-mens que padecem de cancro na pe-le nunca usaram cremes ou fi ltros so-lares.

Alguém já viu algum homem passando por tamanha dor só para fi car bonitinho para a sua mulher? Pois é, nem eu. Assim, dá até para entender as feminis-tas de plantão. Afi nal, se os ho-mens podem ser peludos, por que é que as mulheres têm que se preocupar em depilar a viri-lha? Se todos os homens sou-bessem como depilar a virilha causa dor às mulheres, tolera-riam qualquer TPM sorridentes.

É fácil jogar lenha nessa fo-gueira, mas a verdade é que até mesmo para a mulher em si é desagradável estar peluda de-mais. E, numa situação em que você troca de roupa num vestiá-rio na presença de suas amigas, você não vai querer fazer feio e ser a única que não depilou a vi-rilha.

Há vários métodos de depilar a virilha: a laser, com cera fria, cera quente, com lâmina. E tem a boa e velha pinça também.

Há quem chame a depilação a laser de depilação defi nitiva, mas também há quem diga que

Alguns pensamentos sobre depilação na virilha

isso é um mito, que não existe depilação defi nitiva. De qualquer forma, o laser tem benefícios in-discutíveis. A depilação a laser traz, no mínimo, uma redução defi nitiva dos pêlos, além de tor-ná-los mais fi nos e claros.

Contudo, nem é preciso com-parar muito para entender que os preços da depilação a laser são muito mais altos do que os cobrados em sessões de depila-ção com cera. Isso, é claro, faz sentido pelo fato da depilação a laser eliminar pelo menos parte dos pêlos permanentemente.

No caso do efeito da depila-ção a laser não ser defi nitivo, a mulher pode vir a precisar de uma certa manutenção à base de depilação com cera, mas nes-se caso, haverá muito menos pêlos a serem retirados, o que signifi ca muito menos dor. De qualquer forma, quando se trata de depilação virilha, ninguém se preocupa muito com economia.

Para mais informações sobre depilação, visite depilaçãovirilha.com

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

18 nossoestado 15nossodestaque

Cr aremóveis planejados

Liberdade parao seu estilo

(69) 3536-8800

Ariquemes - ROAv. Tancredo Neves - Centro

O governador do Estado de Rondônia, Confú-cio Ayres Moura, in-gressou com Ação Di-

reta de Inconstitucionalidade (ADI 4663) no Supremo Tribunal Fede-ral (STF), com pedido de liminar, contra ato da Assembleia Legisla-tiva do estado, que apresentou emendas ao projeto de lei de dire-trizes orçamentárias (LDO), trans-formando-as em lei (Lei Estadual nº 2.507/2011). Segundo o gover-nador, as emendas apenas forta-lecem o Poder Legislativo e fazem com que a aplicação das emen-das parlamentares ao orçamento anual seja “meta e prioridade” da LDO.

“As emendas parlamentares não podem gozar de precedência

Confúcio Moura impetra ADI contra Assembleia por alterações no orçamento

em relação às prioridades efetiva-mente elencadas pelo Estado/Ad-ministração Pública. Sabe-se que a elaboração da peça orçamentá-ria tem como fundamento um am-plo diagnóstico de cada pasta go-vernamental, oportunidade em que são apontadas e relacionadas as defi ciências e os serviços públi-cos que devem ser priorizados e quais as demandas que podem ser potencializadas para superar os diversos problemas encontra-dos”, sustenta o governador.

Na ADI, o chefe do Executivo rondoniense afi rma que, na elabo-ração da LDO, aplicou o percentu-al de 6,2%, incluindo-se a infl ação projetada para o ano de 2012 e o crescimento real orçamentário, para fi ns de repartição do superá-

vit apurado a título de “excesso de arrecadação” entre os Poderes. Segundo o governador, não é pos-sível que qualquer acréscimo na receita do Estado sirva de base para os repasses aos Poderes, já que compete ao Executivo atuar de modo a permitir que a popula-ção receba investimentos em saú-de, educação e infraestrutura.

“Permitir que 100% de todas as receitas que porventura ingres-sem nos cofres estaduais sirvam de base para os repasses aos Po-deres, aí incluídos o Ministério Pú-bico, o Tribunal de Contas e a De-fensoria Pública, inviabiliza a atu-ação do Executivo, que como já dito em linhas anteriores deve atender uma série de demandas nas mais diversas áreas, a exem-plo da saúde, educação e as de cunho social”, argumenta o gover-nador. O texto original da LDO

destinava R$ 24 milhões para emendas individu-ais e R$ 24 mi-lhões para emen-das de bloco ou bancada. A As-sembleia, segun-do o governador, elevou esses valo-res para R$ 54 mi-lhões para cada classe de emen-da.

Na ADI, o go-vernador de Ron-dônia pede liminar para suspender a efi cácia dos dispo-sitivos legais que alteraram a LDO. O relator do pro-cesso é o ministro Luiz Fux.

STJ

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

14 nossoestado nossasaúde 19

O Instituto do Cân-cer de São Paulo (Icesp) divulgou um le-vantamento onde reve-la que aproximadamen-te 30% dos pacientes diagnosticados com câncer na cabeça e no pescoço desenvolve-ram a doença por causa do papiloma vírus hu-mano (HPV). As pesso-as pegam o vírus por meio de relações sexu-ais. A doença também está associada a outros tipo de câncer como o de colo de útero, vulva, vagina, ânus e pênis. Segundo o estudo, 70% dos pacientes com cân-ceres de cabeça e pes-

Aumenta número de jovens que dispensam preservativo

Estudo

O número de jovens que mantiveram relações sexuais sem o uso de pre-servativo no Ocidente teve uma forte alta nos últimos dois anos, aponta uma pes-quisa da Fundação Paren-thood divulgada nesta se-gunda-feira. O dado preo-cupa profi ssionais da área de saúde.

O estudo mostra um au-mento do sexo desprotegi-do principalmente entre adolescentes dos Estados Unidos e da Europa. Entre os americanos, a porcenta-gem subiu de 38% em 2009 para 53%, enquanto a Fran-ça registrou um aumento de 19% para 40%.

A pesquisa, realizada por ocasião do Dia Mundial da Contracepção, também aponta a Tailândia como um foco de preocupação, uma vez que 62% dos jovens tai-landeses fi zeram sexo sem proteção com um novo par-ceiro. A porcentagem tam-bém foi superior a 50% na China, Coreia do Sul, No-ruega e Estônia.

O estudo destaca que, em Europa, região Ásia-Pa-cífi co, América Latina e Es-tados Unidos, o principal motivo para a ausência do preservativo foi não tê-lo

disponível no momento da relação sexual.

"Os resultados mostram que muitos jovens têm pou-co conhecimento sobre uma vida sexual saudável, têm receio de exigir o uso de preservativo, ou não de-senvolveram a habilidade de negociar o uso da cami-sinha com o parceiro", assi-nala Jennifer Woodside, da Federação Internacional de Planejamento Familiar.

A pesquisa, patrocinada pela gigante farmacêutica alemã Bayer, ouviu 5.426 jovens de 15 a 30 anos em 26 países, entre abril e maio.

Uma pesquisa descobriu que 65% das mulheres grávi-das não praticam o tempo mí-nimo de atividades físicas re-comendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde: 30 minutos diários contínuos. A diminuição do ní-vel de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.

Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, com ida-des entre 16 e 40 anos, utiliza-ram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de pas-sos dados - além de respon-derem a questionários especí-fi cos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de ati-

vidades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No ter-ceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gesta-ção.

O ginecologista e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei, explica que em casos de risco de aborto o exercício físico não é recomendado, mas se for uma gravidez saudável ele é muito bem vindo. "Exercício não provoca aborto", desmisti-fi cou ele as crenças de algu-mas grávidas. "O ginecologis-ta analisa cada caso individu-almente e recomenda as ativi-dades de acordo com o condi-cionamento físico da grávida", afi rmou.

Grávidas deixam de fazer exercícios e risco de doenças aumenta

Divulgação

Divulgação Divulgação

Divulgação

Confúcio participa do lançamento do programaBrasil Sem Miséria

O g o v e r n a d o r Confúcio Mou-ra participou da cerimônia de

assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria Região Norte, lançado semana passada em Manaus (AM) pela pre-sidenta Dilma Rousseff,com a presença de ministros, governado-res, prefeitos, empresários e benefi ciários dos progra-mas sociais.

Na solenidade, foram anunciadas ações de transferência de renda, for-talecimento da agricultura familiar, parceria com os supermercados e estímulo à preservação ambiental, que visam retirar da extre-ma pobreza 2,65 milhões de brasileiros que vivem na região.

No encontro, o governo

federal, os governadores Tião Viana (Acre), Omar Aziz (Amazonas), Camilo Capiberibe (Amapá), Si-mão Jatene (Pará), Confú-cio Moura (Rondônia), Jo-sé de Anchieta Júnior (Ro-raima) e Siqueira Campos (Tocantins) e as associa-ções de municípios assina-ram termo de compromisso para superar a miséria na região.

Nos sete estados do Norte, 56% da população mais pobre estão na área rural. No País, a meta do Brasil Sem Miséria é aten-der 16,2 milhões de pesso-as (17% deles na Região Norte), com transferência de renda, acesso a servi-ços públicos nas áreas de educação, saúde, assis-tência social, saneamento e energia elétrica, e inclu-são produtiva.

RegularizaçãoDurante ao evento, Dil-

ma Roussef falou também sobre a regularização fun-diária. “Queria também di-zer que eu tenho um com-promisso e esse compro-

misso se estende ao meu ministro do Desenvolvi-mento Agrário, que é a re-gularização de terras aqui na região Norte do país. A ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento So-

cial e o ministro do Desen-volvimento Agrário terão esse instrumento da regu-larização fundiária como um instrumento que não só contempla, obviamen-te, todos os pequenos,

médios e grandes empre-sários, produtores, mas focado, sobretudo, na ga-rantia de propriedade para os pequenos proprietários dos assentamentos”, afi r-mou.

Jovens sofrem cada vez mais com as le-sões por movimen-tos repetitivos e ou-

tros problemas ortopédicos. Os principais inimigos dos músculos e dos ossos são o computador e o sedentaris-mo. Nos consultórios, as reclamações mais ouvidas são relativas à tendinite e a lombalgia, mais conhecida como dor lombar.

Os problemas mais co-muns que afetam a popula-ção são a bursite, a tendini-te e a lombalgia. Entre os jovens há mais casos de tendinite, devido ao tempo em que eles passam na in-ternet ou em jogos. É muito comum que eles tenham a famosa L.E.R. (lesões por esforços repetitivos). Espe-cialistas recomendam um alongamento para quem sente dores no punho. Para dor no punho o ideal é a pessoa parar um pouco e alongar os músculos do an-ti-braço. A maneira mais fá-cil de fazer isso é levar os braços para frente, entrela-çar os dedos e projetar os ombros para frente. Depois alongar um braço de cada vez, segurando as mãos pela ponta dos dedos, ora

Os principais inimigos dos músculos e dos ossos são o computador e o sedentari

Não � que parado

para cima, ora para baixo.Já a lombalgia afeta jo-

vens e adultos, principal-mente pela maneira com que se levantam, pegam peso ou sentam. As pesso-as tem o costume de sentar com o quadril para a frente, o ideal é deixar a coluna ereta. Outra dica é nunca curvar a coluna para pegar peso, a forma adequada é se agachar e fl exionar os joelhos.

Quem já sofre das dores há algum tempo

A principal delas é nun-ca fi car parado. Mesmo pa-ra quem já frez algum trata-mento para dor na coluna, sempre recomendamos que a pessoa não leve mui-to tempo sentada. Se traba-lha em escritório, pelo me-nos de uma em uma hora, levante-se para tomar água, um café, ir ao banhei-ro ou simplesmente se es-preguiçar. Levar horas sen-tado cansa a musculatura estabilizadora. E quanto a rotina de exercícios ideal para sair do sedentarismo, tem um aviso: É muito im-portante consultar o médico antes de praticar qualquer esporte. alguns exercícios

podem prejudicar ao invés de ajudar.

Para quem quer sim-plesmente evitar proble-mas, a dica é uma só: alon-gamento, exercícios, movi-

mentação, gastar o máxi-mo de energia. A nova ge-ração de jovens em sua maioria é preguiçosa, te-mos que reavaliar nossos hábitos.

30% dos casos de câncer na cabeça e no pescoço estão ligados ao HPV

coço são mulheres. “A predominância de mu-lheres se deve a um comportamento social de não prevenção no sexo oral”, explicou o médico cirurgião do Icesp, Marco Aurélio Kulcsar. Porém, isso não significa que o ho-mem está imune aos efeitos do vírus, um es-tudo do Instituto Nacio-nal do Câncer (Inca) re-velou que 75% dos diagnósticos de câncer de pênis estão associa-dos à presença do HPV. O levantamento do Icesp avaliou 1,2 mil pacientes. Informações da Agência Brasil.

Especialistas afirmam que beber duas ou três taças de vinho por sema-na pode reduzir o risco de asma. Na pesquisa, noti-ciada pelo Daily Mail, eles descobriram que quem bebe álcool com moderação tem menos propensão a desenvolver a doença do que os abs-têmios. No entanto, eles dizem que pessoas que ingerem quatro ou mais copos da bebida por se-mana enfrentam um risco maior de contrair a enfer-midade.

Realizado por médi-cos do Hospital Bispeb-jerg, em Copenhague, o estudo avaliou cerca de 40.000 pessoas com ida-de entre 12 e 41 por oito

anos. Eles descobriram que mais de 6% daqueles que raramente bebiam desenvolveram asma du-rante esse período, e 4,5 % de quem exagerava também. E 4% das pes-soas que consumiam seis unidades por semana - equivalente a três taças de vinho ou três copos de cerveja - tiveram asma.

Sofie Lieberoth, que apresentou os resultados no European Respiratory Society, em Amsterdam, disse: "Enquanto o con-sumo de álcool excessivo pode causar problemas de saúde, os resultados sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver as-ma."

Duas taças de vinho por semana reduzem risco de asma

Governo apresenta nova proposta salarial do PCCR às categorias da Sejus

A Diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioe-ducadores, Técnicos Penitenciá-rios e Agentes Administrativos Pe-nitenciários do Estado de Rondô-nia (Singeperon) e a Comissão de servidores receberam do Gover-no de Rondônia, durante reunião na semana passada, uma nova proposta salarial do Plano de Car-reiras, Cargos e Salários dos Ser-

vidores da Secretaria de Estado de Justiça (PCCR/Sejus).

No Termo de Compromisso as-sinada pelos secretários da Admi-nistração, Finanças e Planejamento e Coordenação Geral, fi cou acorda-do o envio do PCCR a Assembleia Legislativa em até 60 dias após a transposição total dos servidores para os quadros da União, sendo que a categoria dos agentes peni-

tenciários terão preferência, com o objetivo de fazer um novo estudo fi -nanceiro para melhorar a tabela sa-larial.

Ficou também acertado a im-plantação a partir de novem-bro/2011 do Auxílio Fardamento no valor de R$ 100, e em janeiro/2012, do Auxílio por Atividade Penitenciá-ria no valor de R$ 300.

De acordo com o presidente do

Singeperon, Anderson Pereira, o Governo não recebeu nenhuma resposta positiva referente a nova proposta, considerando que a mes-ma seria apresentada para as cate-gorias em Assembleia Geral Extra-ordinária na quinta-feira (29), oportu-nidade em que será deliberado a sua aprovação ou não, bem como sobre a defl agração de greve em to-do o estado.

Divulgação

Divulgação

Ariquemes - Rondônia19 a 25 de setembro de 2011

Edição 42 - Ano I

Ariquemes - Rondônia19 a 25 de setembro de 2011Edição 42 - Ano I

20nossacultura

Ariquemes - Rondônia26 de setembro a 2 de outubro de 2011

Edição 43 - Ano IPor

Roberto [email protected]

13

Era uma ironia. Uma das ban-das mais queridas e representati-vas do rock nacional nunca havia participado do Rock In Rio, maior festival de música brasileiro.Na quinta (29), essa falha foi corrigi-da. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, remanescentes da banda liderada por Renato Russo, morto em 1996, abriram a programação do palco Mundo, o principal do evento, acompanhados pela Or-questra Sinfõnica Brasileira (OSB).

A apresentação começou em grande estilo com um tema instru-mental de cinco minutos formado por grandes sucessos da banda

brasiliense, que culminou com "Geração Coca-Cola".

Depois da introdução orques-tral regida pelo maestro Roberto Minczuk, cinco convidados partici-pam do show: Pitty, Rogério Flau-sino (Jota Quest), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Tony Platão. O repertório traz "Tempo Perdido", "Teatro dos Vampiros", "Quase Sem Querer", "Quando o Sol Bater Na Janela do Seu Quar-to", "Índios", "Por Enquanto", "Se-rá" e "Pais e Filhos".

Os momentos mais emociona-dos fi caram por conta de Flausino, que abriu com "Tempo Perdido" e

até imitou alguns trejeitos de mão de Renato Russo. Tony Platão, que veio em seguida, também fez bonito e homenageou o músico Redson Pozzi, do Cólera, morto na última terça: "Ranto, recebe ele aí. Daqui a pouco a gente chega", disse ao fi m de sua apresentação. A partir dele, os convidados que vieram não impressionaram, e os melhores vocais fi caram mesmo por conta da plateia, que fez coro em todas as músicas. Pitty, espe-cialmente, foi prejudicada com "Ín-dios", uma música que exige bas-tante do cantor e que, para piorar, estava num tom muito grave para ela.

Ao fi m da apresentação, os vocalistas voltaram ao palco com uma camiseta que homeageava o músico Rafael Mascarenhas, fi lho de Cissa Guimarães, morto no ano passado num atropelamento. O Red Hot Chili Peppers já havia homenageado o rapaz em seu show.

O espetáculo do Legião aca-bou com muitos abraços e agra-decimentos mútuos entre os músi-cos. Ninguém lembrou, no entan-to, de citar o nome do maestro da OSB, Roberto Minczuk, responsá-vel pelos arranjos da orquestra.

Ausência no Rock In RioSobre a ausência do Legião

no festival até hoje, Dado explicou em entrevista ao UOL, dias antes do show: "No primeiro Rock In Rio, em 1985, a gente ainda não tinha lançado o primeiro disco. No segundo, em 1991, estávamos com muitos problemas. No tercei-ro, em 2001, a banda já não exis-tia mais. Agora esse convite veio num momento especial para refor-çar a Legião".

Turnê?O músico não descartou a

possibilidade de que outras apre-sentações da banda com a OSB e convidados venham a acontecer, mas não adiantou datas: "A or-questra já está pronta", ele disse.

Em seu blog, Claudia Leitte rebate críticas sobre seu show no Rock in Rio

Claudia Leitte usou seu blog ofi cial para desabafar sobre as críticas que sofreu após sua apre-sentação no Rock In Rio, na noite de sexta-feira (23).

Veja, abaixo, parte do que a cantora escreveu:

“Artistas internacionais vêm pra cá, mostram a bunda, atra-sam-se por duas horas porque estão dando uma festinha no ca-marim, não conseguem conciliar a respiração com o canto, não preparam espetáculos para o nosso povo, desafi nam, enfi m, pouco se importam conosco, que-rem beijar na boca, ir à praia e to-mar nossa cachaça, e nós, que pagamos caro para assistir aos seus ‘espetáculos’ em nossa ter-ra, aplaudimos a tudo isso. Ah! É

Rock! É Pop! É bom!Sim! Eu sou uma cantora de

AXÉ no Rock in Rio com muito or-gulho. Foi através da música baiana, da minha luta diária, do apoio de gente honesta que tra-balha tanto quanto eu, do meu ta-lento e, sobretudo, da fé que te-nho em Deus, que cheguei aquele palco.

Bem como aprendi em minha casa que é com muito trabalho e honestidade que se constrói a al-mejada vitória, sei que se faço questão de criticar de modo de-preciativo o outro, ressalto minha insatisfação e insegurança comi-go mesma! Enfi m, fui convidada para fazer o Rock in Rio Lisboa e a próxima edição do evento aqui no Brasil em 2013”.

Fernando & Sorocaba anunciam novo DVDA dupla sertaneja Fernando

(27) & Sorocaba (31) anunciou a gravação do próximo DVD Fer-nando & Sorocaba Acústico - Na Ópera de Arame, o quarto da car-reira. O show de quinta-feira, 29, no Villa Country, em São Paulo, foi apenas um aperitivo. O show para valer será gravado em Curiti-ba, a capital paranaense, nos dias 25 e 26 de outubro e deverá ser lançado ainda no fi nal deste ano.

O público da noite dançou e cantou os sucessos da dupla co-mo Pega Eu, A Casa Caiu, Cele-bridade e Teus Segredos, da au-toria de Sorocaba. “O Fernandi-nho é o cara que tem um lado pro-dutor mais exacerbado, ele gosta de estar no estúdio arranjando as músicas e eu curto mais compor, criar as letras e formar melodias. Essa soma tem dado muito cer-to”, aponta ele.

E entre tantas composições, a dupla seleciona aquelas que mais combinam com eles e passam adiante as demais, porque, como dizem, a música deve ter o perfi l de cada cantor. Foi pensando nis-so que eles doaram Meteoro para o afi lhado Luan Santana e decidi-ram manter Paga Pau para eles. Thayne e Thiago, Henrique e Die-go, Tânia Mara e Inimigos da HP também já emprestaram suas vo-zes para composições de Soroca-ba.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Legião Urbana e convidados abrem programação principal do segundo � nal de semana do Rock In Rio

Quando querem transformar dignidade em doença. Quando querem transformarInteligência em traição. Quando querem transformar estupidez em recompensa.

Quando querem transformar esperança em maldição:É o bem contra o mal. E você de que lado está?

Renato Russo

SPC/MinC faz convocação para o Programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas

A Diretoria de Educação e Cultura, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultu-

ra, divulgou nesta semana as nor-mas para a realização de dois chamamentos públicos: para o desenvolvimento de pesquisa--ação em iniciativas educacionais que promovam a interface entre cultura e educação formal; e para o mapeamento e georreferencia-mento das iniciativas que promo-vam a referida interface. As

ações fazem parte do programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas. Com orçamento de até R$ 1,5 milhão, o objetivo do primeiro chamamento é a im-plementação de uma rede de pesquisa e ação com abran-gência nacional e que tenha a fi nalidade de investigar e cons-truir, dentre outros, a dimensão do impacto do ensino das artes na aprendizagem escolar e pro-cessos formativos que motivem professores e alunos das esco-

las públicas a reconhecerem-se pesquisadores de cultura. Ao fi nal da análise, será selecionado um projeto. As propostas deverão ser inscritas no portal de convênios/Siconv. O endereço é www.conve-nios.gov.br na parte referente ao programa Educação e Cultura nas Escolas Públicas/Pesquisa-ação em iniciativas educacionais. O pra-zo para as inscrições das propos-tas será de 15 dias após a disponi-bilização do programa no portal de convênios.

Divulgação

Ministra Ana prestigia abertura do Festival que terá seis longas disputando o Troféu Candango

44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O fi lme Rock Brasília – Era de Ouro do cineasta Vladimir Carvalho emocionou a plateia na cerimônia de abertura do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizada na noite desta segunda-feira (26), na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. O do-cumentário, exibido hour concurs do festival, trouxe a memória das ban-das de rock dos anos 80, nascidas na Capital da República, como Le-gião Urbana, do legendário roqueiro Renato Russo, Capital Inicial e Plebe Rude. Vladimir Carvalho, muito aplaudido pelo público presente, trouxe pela primeira vez ao telão, a história de rebeldia de uma geração criada em meio à burocracia de Bra-sília, dos anos 80, que ainda convivia com resquícios do autoritarismo do

governo militar: a “Geração Coca--Cola”, celebrizada nas composi-ções de Renato Russo. O cineasta, que há muitos anos está radicado na Capital da República, completa com este fi lme, uma trilogia sobre a

história da cidade, que teve início com a saga dos pioneiros em Con-terrâneos Velhos de Guerra, pas-sando pela resistência à ditadura com Barra 68 – Sem Perder a Ter-nura.

15ª Reunião Ordinária do CNPC

Reunidos em Brasília, conselheiros aprovam diretrizes para a aplicação dos recursos do FNC

Foi marcada essa semana o fi -nal da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cul-tural (CNPC), realizada em Brasí-lia. Em dois dias de trabalho (21 e 22 de setembro), os conselheiros aprovaram duas resoluções: a que estabelece diretrizes para a aplica-ção dos recursos do Fundo Nacio-nal de Cultura (FNC), para o exer-cício de 2012, e a que estabelece diretrizes para a aprovação de pro-jetos culturais contemplados pelo mecanismo de incentivo fi scal, também para o próximo exercício. Ambas as resoluções foram pro-postas pela Comissão Temática do Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Conselho, que se reuniu para debater as diretrizes para a

aplicação de recursos do sistema de fi nanciamento da cultura. Os membros do CNPC também ele-geram os integrantes dos Grupos de Trabalho de Cultura e Educa-ção e o de Acompanhamento de Articulação de Projetos Incenti-vados. “Em nossa avaliação, avançamos muito durante esse encontro, tomamos decisões im-portantes para o futuro do conse-lho e de seu fortalecimento. Mais uma vez vimos que a participa-ção da sociedade é fundamental para o avanço da democracia e para a construção das políticas públicas”, afi rmou o secretário de Articulação Institucional do MinC e secretário-geral do CNPC, João Roberto Peixe.

Plano Nacional de Cultura: consulta pública ONLINE das metas

O Ministério da Cultura abri-rá consulta pública para receber sugestões às metas propostas para o Plano Nacional de Cultu-ra (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. O objetivo da con-sulta é receber contribuições da sociedade civil e de gestores pú-blicos para o processo de cons-trução das metas que nortearão

as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC. A consulta, disponível até o dia 20 de outu-bro, reafi rma o compromisso do MinC com os processos demo-cráticos, participativos e abertos com relação à formulação de po-líticas culturais. Logo após o perí-odo da consulta pública, repre-

sentantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da es-trutura básica do Ministério da Cul-tura – se reunirão para a consolida-ção fi nal das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.

Para enviar contribuições ao PNC, acesse:

http://pnc.culturadigital.br/

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

12 nossaregião nossaeducação 21

Um grupo de cientistas vai estudar os segredos do Uni-verso em um laboratório sub-terrâneo de física de partículas que será instalado em um tú-nel na cordilheira dos Andes, em uma região entre a Argenti-na e o Chile.

O projeto Andes envolve cientistas da Argentina, do Bra-sil, do Chile e do México, que receberam o apoio de colegas americanos e europeus em troca da cooperação no estudo da chamada matéria escura, dos neutrinos e de outras partí-culas subatômicas, explicou nesta terça-feira o coordena-

Decom

Ao assinar a portaria que regulamenta o processo para a realização de eleições direta às funções de diretor e vice--diretor das escolas da rede pública estadual de ensino, o secretário Júlio Olivar, da Edu-cação (Seduc), efetivou uma conquista histórica para a Educação de Rondônia: defl a-grou o processo de instituição da gestão democrática, com-promisso do governador Con-fúcio Moura, que está sendo cumprido já no primeiro ano de mandato.

A partir de agora, os pro-fi ssionais da Educação que pretendem exercer os cargos de diretor e vice-diretor de es-colas estaduais terão que ser eleitos por voto direto e secre-to. Essa descentralização de-sencadeia a participação so-cial: alunos, servidores da educação, pais, mães e res-ponsáveis por alunos se tor-nam protagonistas na formu-lação de políticas educacio-nais, no planejamento, na to-mada de decisões, na defi ni-ção do uso de recurso e na execução das práticas peda-gógicas que visam à melhoria da qualidade do ensino.

Para Júlio Olivar, esse avanço representa um impor-tante instrumento de consoli-dação da democracia. “Pro-mover esta democratização da gestão escolar signifi ca es-tabelecer novas relações en-tre a escola e a comunidade escolar”, disse.

De acordo com o crono-

Diretor e vice serão eleitos democraticamente na rede pública estadual de ensino

Conquista histórica

grama estabelecido pela por-taria, as inscrições dos candi-datos serão feitas de 10 a 17 de outubro. As eleições acon-tecem em 26 de novembro e os resultados serão divulga-dos entre 1 e 3 de novembro. Os eleitos serão nomeados em janeiro.

Comissão CoordenadoraTambém nesta segunda-

-feira, Júlio Olivar assinou a portaria que institui a comis-são Coordenadora Estadual, destinada à organização, exe-cução e avaliação do proces-so das eleições e designou os três servidores da Seduc para compô-la: Claudemir Pereira dos Santos, Elcilene Neves de Araújo Ribas e Jackson Che-diak. Este último será o presi-dente da comissão.

Os demais membros da Comissão Coordenadora Es-tadual serão compostos de um representante do Conse-lho Estadual de Educação - CEE/RO; um do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sintero; um da União Rondo-niense de Estudantes Secun-daristas - URES; e um do Conselho de Acompanha-mento e Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundeb - CACS, que serão indicados pelos seus respectivos órgãos ao presidente da comissão.

Decreto do governador

Em 20 de setembro, o go-vernador Confúcio Moura as-

sinou o Decreto 16.202, dis-pondo sobre os critérios e con-dições para a realização das eleições para diretores e vice--diretores de escolas estadu-ais.

Conforme o decreto, as eleições serão realizadas, concomitantemente, em todas as escolas estaduais, a cada três anos, sempre no último bi-mestre letivo. Poderão candi-datar-se para as funções os profi ssionais da educação pertencentes ao quadro do pessoal civil do Estado de Rondônia ou ao quadro do Governo Federal à disposição do Estado, com vínculo de 40 horas semanais de trabalho.

Entre os requisitos exigi-dos para inscrever-se no pro-cesso eleitoral, os candidatos devem ter formação de nível superior em pedagogia ou li-cenciatura, ter cumprido o es-tágio probatório e estar traba-

lhando na escola na qual pre-tenda concorrer há pelo me-nos dois anos consecutivos.

Os profi ssionais que tive-rem suas candidaturas homo-logadas ainda precisarão par-ticipar de curso de formação de gestores de educação pú-blica, elaborar e apresentar um plano de gestão para a es-cola na qual se candidatou e assinar termo de compromis-so de adesão e participação no curso de especialização para gestores de educação pública, caso venha a ser elei-to.

Poderão votar servidores efetivos, alunos do 6º ano do ensino fundamental regular em diante, com idade de 16 anos ou acima; alunos da Educação de Jovens e Adul-tos (EJA) com 16 anos de ida-de ou mais; mãe, pai ou res-ponsável por aluno menor de 16 anos.

Túnel na cordilheira dos Andes ajudará estudos sobre o Universodor da iniciativa, o físico franco--argentino Xavier Bertou. Tam-bém "há grande interesse" em usar o laboratório para estudos de impacto dos raios cósmicos sobre o envelhecimento celu-lar, de geofísica (para criar uma rede de sismógrafos en-tre a Argentina e o Chile) e do ambiente, explicou o cientista. A construção do laboratório custará US$ 15 milhões, o equivalente a 2% do custo do túnel rodoviário Água Negra, que unirá a cidade de Iglesia, na província argentina de San Juan, à província chilena de Vi-cuña. O túnel, que começará a

ser construído no próximo ano, terá 14 quilômetros de exten-são e um laboratório que será instalado a mais de 1.500 me-tros abaixo da superfície. Se-gundo o site do projeto, em uma caverna principal serão feitos dois ou três experimen-tos maiores, enquanto uma ca-vidade secundária abrigará três ou quatro andares destina-dos a estudos variados, corta-dos por túneis de acesso que ocuparão 2.500 metros qua-drados da área subterrânea. Bertou afi rmou ainda que fal-tam pelo menos US$ 5 mi-lhões para equipar o laborató-

rio para estudos de física de partículas. Segundo ele, "gran-de parte" desses estudos só pode ser feita em locais abaixo de rochas, que permitem de-tectar os neutrinos, os quais in-teragem pouco com a matéria. Os neutrinos são partículas su-batômicas de carga elétrica neutra e pouquíssima massa. Entender seu comportamento "é fundamental" para o estudo da física, acrescentou Bertou. Os cientistas acreditam que 85% da matéria do Universo é composta por matéria escura, cujas características são total-mente desconhecidas.

Divulgação

Uma criança que já tenha seus valores próprios adquiri-dos pela educação praticada pelos seus pais e escolas, tal-vez não se tornasse violenta, ou se tornasse, não seria tão rapi-damente, pois aprenderia a es-tabelecer a diferença entre a violência dos games e da vida real. Mas se ela cresce em um meio familiar, escolar e social já violento, ela pode acreditar que a violência é um valor a ser de-senvolvido para poder sobrevi-ver. Para esta, a violência dos games seria facilmente passa-da para a violência da vida.

No Japão, cuja educação e cidadania do povo atraíram as atenções do mundo quando ele enfrentou o terremoto e o tsuna-mi em março deste ano, pratica-mente a maioria das crianças joga os games contendo violên-cia, como em qualquer parte do mundo. Nem por isso aumentou a violência entre as crianças, co-mo ocorre no Brasil.

Se as crianças de ambos os países, Brasil e Japão, brincam com os mesmos games violen-tos, no Japão também as crian-ças deveriam ser violentas, mas não as são. Por que? Uma das grandes diferenças está na edu-cação, e nos países onde os va-lores como empatia, respeito ao próximo, e responsabilidade so-cial não são ensinados pelos seus pais e escolas às crianças desde a mais tenra infância, quando então aprendem o he-donismo egoísta, que é a reali-zação das suas vontades pra-zerosas sem custos, pois quem os paga são os educadores e não elas.

A empatia, o que se sente pela outra pessoa, é um valor fundamental que faz parte da ci-dadania a qualquer humano que viva em sociedade, deve ser ensinada pelos pais em uma educação orquestrada. Cada vez que os pais fi cam contraria-dos, desobedecidos, frustrados, felizes, realizados e/ou qualquer outro sentimento forte, é muito importante que seja dado feed-

Devo deixar meus � lhos jogarem games violentos?

back aos fi lhos, para que estes aprendam o que eles provocam nos seus pais. Pais que se ca-lam não ensinam aos seus fi -lhos o que eles provocam nas outras pessoas. Piora muito a violência e a depredação am-biental a falta de empatia para quem as sofre.

Na violência gratuita, co-mum nos games, o prazer em matar e destruir tudo à volta é egoísta e além de não aparece-rem os sofrimentos das vítimas, dos seus familiares e amigos nem os custos das destruições provocadas pelo violento, ele ainda é premiado.

Há tempos, talvez uns 30 anos, vi em uma tira de humor de jornal, cujo autor não me re-cordo agora, esta sequência: 1º quadro: muitas pessoas entran-do, portanto de costas para o lei-tor, num cinema, cujo imenso cartaz trazia um caubói parado, de frente, com os joelhos curva-dos para fora, como se andasse a cavalo, com um revólver de cada lado com as mãos afasta-das, como se estivesse pronto para atirar primeiro, num duelo de vida ou morte... 2º quadro: dentro do cinema, o mocinho na tela na posição acima descrita e na platéia, aparecendo somente as nucas da platéia... 3º quadro: todos os homens saindo de per-nas abertas como se estives-sem com revólveres em seus coldres e prontos para sacá-los antes do seu rival, o bandido...

Se a criança já é mais agressiva, impulsiva, explosiva, gritona, mal-educada, não res-peita regras sociais de convi-vência, menos empática, sem suportabilidade às mínimas frustrações e absorvedora de comportamentos inadequados à sua volta, como os da tira aci-ma citada, os games violentos somente pioram o comporta-mento dela. Portanto, os pais têm que controlar e não deixar passar nada que piore seu com-portamento, principalmente as atividades interativas como são os games violentos.

Por Içami Tiba

Prefeitura inicia Campanha Antidrogas em Cujubim

Estudos indicam que o au-mento da violência e da crimina-lidade está diretamente relacio-nado ao aumento e abuso no uso de substâncias tóxicas.

Crianças, pais e alunos da rede municipal de ensino vão passar por um curso intensivo de prevenção ao uso de subs-tâncias entorpecentes em Cuju-bim.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Secretária de Ação Social e Secretária de Saúde e contam com o apoio do Prefeito Ernan Amorim que se disse preocupa-do com o problema que afeta jo-vens e crianças em idade esco-lar.

Além das drogas conven-cionais mais conhecidas nos meios de comunicação como cocaína, maconha e crack sur-gem novas ameaças como o “oxi” que é um derivado do crack mais barato e mais perigoso

cujas conseqüências são ainda mais dramáticas para o usuário, que perde completamente a no-ção da realidade e passa a co-meter crimes para adquirir mais drogas.

Outras drogas também te-rão uma abordagem da equipe que percorrerá as escolas do Município, como o álcool, o ci-garro, solventes, cola de sapa-teiro, anfetaminas que são en-contradas principalmente em re-médios para emagrecimento, onde será demonstrado o efeito prejudicial do uso destas subs-

tâncias, como risco de morte por overdose, contaminação por AI-DS ou Hepatite, além complica-ções respiratórias, depressão, ir-ritabilidade e problemas neuroló-gicos, uma vez que após inicia-do o ciclo vicioso o usuário sofre para abandonar o vício.

O folder com os dizeres ex-plicativos da campanha e alerta sobre os riscos de ingressar no mundo das drogas está sendo distribuído em toda a rede de en-sino de Cujubim com a previsão de alcance de toda os alunos em idade escolar do Município.

Divulgação

Prefeito de Alto Paraíso assina ordem de serviço para

reurbanização de Avenida

O Prefeito do município de Alto Paraíso Romeu Reo-lon (PMDB) assinou a Ordem de Serviço para drenagem e reurbanização da Avenida Jorge Teixeira de Oliveira. A obra foi assinada em frente ao Palácio dos Pioneiros, se-de Administrativa da prefeitu-ra, a obra será feita pela em-presa Monte Sião, a primeira etapa será entregue em de-zembro próximo.

O prefeito Romeu Reolon

(PMDB) falou da importância que tem essa atenção do Go-verno do Estado ao município de Alto Paraíso, em especial ao cartão postal do municí-pio. “Com certeza esta é a maior obra de Alto Paraíso que será realizada. Hoje es-tamos vendo bater à nossa porta, um sonho que será transformado em realidade, graças ao nosso estadista Confúcio Moura”, afi rma o prefeito.

InvestimentosDepois de assinar a or-

dem de serviço o prefeito ex-plicou que a drenagem e a re-vitalização, que prevê a cons-trução de meio-fi o, sarjetas, rotatórias, canteiros e ilumi-nação, que será de R$ 1.300.000,00 (Hum milhão e trezentos mil reais). A obra está sendo executada pela empresa Monte Sião, e adiantou que a entrega acon-tecerá até o me de dezembro.

Divulgação

O Prefeito Márcio visi-tou os bairros de Arique-mes, conversou com mo-radores, ouviu sugestões e críticas e observou os trabalhos realizados nas escolas municipais. Assim aconteceu durante toda a manhã de sexta-feira (30). Nestas andanças, o Pre-feito coleta reclamações, debate os problemas da cidade e vistoria serviços que estão sendo executa-dos no município. O Pre-feito Márcio visitou os bair-ros Monte Cristo, Trevo, Mutirão, Jamari, São Ge-raldo, Nova Londrina, Se-tor 12 e Setor 9. Também visitou as escolas munici-pais Sonho Meu, Magdale-na Tagliaferro e Pedro Louback, sempre acompa-nhado do Secretário de Educação Edson Fernan-des. Durante os percur-sos, também estiveram presentes os vereadores Vanilton Cruz e Nivaldo Vieira.

Visitando a escola mu-

nicipal Pedro Louback, o Prefeito Márcio foi recebi-do pela diretora Elenice Medeiros Piana. Pedro Louback foi a primeira es-cola benefi ciada com com-pleta instalação da parte elétrica, que irá facilitar o bom funcionamento dos ar condicionados que serão

instalados em todas as sa-las. A escola possui 70 funcionários e contribuem com o aprendizado de 390 alunos que estudam em tempo integral. O estudo em tempo integral é fruto do projeto Burareiro, que fora implantado pelo Go-vernador Confúcio Moura.

Prefeito márcio visita bairros e escolas municipaisCuidando de casa

A ideia é fazer com que a escola seja mais que um ambiente de estudo, mas que também seja um lugar familiar. Assim como as di-versas escolas municipais de Ariquemes, a escola Pedro Louback também irá receber completa pintu-ra do prédio e sistema de

ar condicionado. Tudo isso é um compromisso com a educação.

A Escola Municipal So-nho Meu é a primeira do município com oito câme-ras de monitoramento ins-taladas. O objetivo é evitar roubos e pequenos furtos, principalmente de bicicle-

tas. O Prefeito também aproveitou para visitar o pioneiro do município, Sa-lomão de Almeida, que mora no Setor 12. Já apo-sentado, o senhor Salo-mão possui uma pequena horta em sua residência e de lá ele garante seu pró-prio dinheiro.

Agência Multimídia

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

22 nossoesporte nossacidade 11

O piloto de Fórmula 1 Bruno Senna, da Lo-tus Renault, afirmou que pretende demons-trar que merece atenção não apenas por ser so-brinho de Ayrton Senna, em um vídeo divulgado pela sua escuderia.

Bruno Senna diz que merece atenção não apenas pelo sobrenome

"Os fãs se interes-sam por causa do Ayr-ton e eu compreendo. Mas, ao mesmo tempo, tenho que provar a mim mesmo e a todos que mereço este tipo de atenção. Este é um bom momento para fazer um bom trabalho na F1, e depois mereceria este tipo de atenção", desta-cou.

"Não posso deixar passar esta oportunida-de. Estou atrás de mui-tos quanto à experiên-cia. Preciso alcançá--los", completou o pilo-to, que conseguiu os dois primeiros pontos na F1 no domingo pas-

sado, no Grande Prêmio da Itália.

Aos 27 anos, Bruno Senna, assinou contrato no início do ano como terceiro piloto da Lotus Renault e substituiu o alemão Nick Heidfeld a partir do GP da Bélgica. Ao ser questionado se esperava virar piloto ti-tular ainda em 2011, ele foi modesto.

"Honestamente não. A intenção no começo da temporada era traba-lhar com a equipe e aprender como piloto reserva para ter chan-ces na próxima tempo-rada. É mais do que eu esperava", disse.

Divulgação

Divulgação

O inglês Bernie Ec-clestone, chefe comer-cial da Fórmula 1, classi-ficou o título do alemão Sebastian Vettel como inevitável nesta tempora-da e o piloto da Red Bull como imbatível atual-mente.

"Sebastian tem muita sede de vitórias e a Red Bull lhe dá os elementos que o deixam invencível. Ainda que ele saia de fé-rias no restante da tem-porada, nada lhe tirará o título", afirmou à revista Sport Bild.

Perto de faturar o bi da principal categoria de automobilismo mundial, Vettel - vencedor do Grande Prêmio de Cinga-pura no último final de semana - sustenta uma

Para Ecclestone, Vettel já é campeão e pode até tirar férias

vantagem de 124 pontos para o segundo colocado Jenson Button, da McLa-ren. Restam cinco provas para o fim do Mundial.

Por fim, Ecclestone valorizou a postura do

germânico, que "sempre tem os pés no chão". A próxima corrida será no dia 9 de outubro, no Ja-pão. Vettel precisa de apenas um ponto para garantir o bicampeonato.

A Prefeitura de Arique-mes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, rea-lizou o treinamento do Pro-grama de Gestão Escolar para diretores e secretários de escolas da rede munici-pal de ensino.

O Prefeito Márcio ressal-tou que a implantação des-se Programa é um avanço na gestão escolar da Rede Municipal de Ensino.

Prefeitura de Ariquemes implanta Programa de Gestão Escolar

Segundo o responsável pelo Departamento de Ins-peção Escolar e Estatística, Mardone Vieira dos Santos, a Administração Municipal pretende aperfeiçoar o con-trole escolar. “Este Progra-ma nos permite gerenciar melhor os dados da vida es-colar de cada aluno, como o controle de frequencia, ma-trícula escolar, lançamento de notas, histórico escolar,

transferências, remaneja-mentos, relatórios, declara-ções, atas fi nais, boletim, espelho diário de classe, fi -cha individual, relação de matrícula e o rendimento es-colar por turma”, explicou Mardone Santos.

De acordo com o secre-tário Municipal de Educa-ção, Edson Luiz Fernandes, para as escolas que não possuírem conexão via in-

ternet, um funcionário da SEMED será responsável pela atualização dos dados. “A rede municipal de ensino

atende aproximadamente 14 mil alunos e, com a im-plantação deste software, o trabalho de Gerenciamento

das Atividades Escolares será facilitado nas secreta-rias das unidades de ensi-no” disse Fernandes.

Comunicação PMA

Ariquemes alcançou ex-celente desempenho na va-cinação de crianças meno-res de cinco anos contra a paralisia infantil e no segui-mento contra o sarampo. A Vacinação em Ariquemes conseguiu o índice de 99,03%, com a aplicação de doses da vacinação que pre-vine contra essas doenças.

"Esse é um resultado muito bom, graças ao esfor-ço das Equipes Estratégias Saúde da Família por meio dos Agentes Comunitários de Saúdes (ACS) e Unida-des Básicas de Saúde (UBS) que neste dia não pa-raram para atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que prevê um míni-mo de 95% de vacinação para o município", explica a

Secretaria de Saúde divulga dados da Campanha de Vacinação 2011

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secreta-ria Municipal de Saúde, en-fermeira Jeanne Silva Cos-ta.

Jeane salientou que os pais, por uma ou outra razão não puderam comparecer a um dos postos de vacinação, devem procurar uma Unida-de Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, sempre munido do cartão de vacinação e fazê-la até o dia 30 de setembro próximo, da-ta prevista para fi m da cam-panha, explica Jeanne Cos-ta.

Segundo a secretária de Saúde, Rosieli Alves Chiarat-to, a meta de vacinação do Ministério da Saúde, incluin-do a zona urbana e rural do município de Ariquemes, é

imunizar 7.765 crianças de zero a menores de cinco anos contra a pólio. Já para o sarampo, a imunização de 9.195 crianças na faixa etária de um ano a menores de se-te anos. "Mesmo quem não recebeu a primeira dose da vacina, deve comparecer pa-ra receber as duas gotinhas desta segunda etapa", escla-rece Rosieli Chiaratto.

O Prefeito Márcio agra-deceu aos pais por terem le-vado seus fi lhos para serem vacinados. “Márcio enfatizou ainda que manter a carteira de vacinação atualizada é um ato para proteger as nos-sas crianças, portanto não podemos vacilar, temos que continuar levando nossas crianças para receber a vaci-na.

Comunicação PMA

Divulgação

A Prefeitura de Ari-quemes por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento So-cial (SEMDES) reali-zou uma programação cheia de atividades pa-ra os idosos do progra-ma Idade Viva. As atra-ções que duraram a se-mana passada inteira, foram para comemorar a Semana do Idoso.

O prefeito Márcio prestigiou a abertura do evento realizada na manhã dessa segunda--feira, no Centro da Ju-ventude, localizado na Avenida Tancredo Ne-ves, onde foi servido um café da manhã. “É sempre algo muito es-

Idosos tiveram programação especial em Ariquemes

pecial participar de eventos do programa Idade Viva. O carinho que eles transmitem é inexplicável. Por tudo que contribuíram e pela experiência de vida, es-tamos sempre apren-dendo com eles” disse o prefeito.

Entre as inúmeras atividades que foram desenvolvidas durante a semana estavam: ex-posição de artesanato, confeccionado pelos próprios idosos; dan-ças; palestras; cuida-dos com a beleza; mo-mentos de recreação; teatro; jovem aprendiz; a participação dos mu-nicípios de Itapuã do

Oeste, Burit is e Can-deias do Jamari; e na sexta-feira, os idosos do grupo de dança do programa Idade Viva se apresentaram na cida-de de Vilhena.

Além do prefeito Márcio, prestigiaram a abertura das comemo-rações: a deputada Es-tadual Ana da 8; a se-cretária de Desenvolvi-mento Social, Ângela Bim; a secretária de Saúde, Rosieli Chiarat-to; a coordenadora do programa Idade Viva, Olímpia Fernandes; a presidente Estadual das APAEs, Ilda Salvá-tico; e a Assistente So-cial, Elizete Pivoto.

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

10 nossodestaque 23nossacidade

De TrivelaCiro Martins

Alexandre JabáPedaladas

Os motoristas que trafegam pelas avenidas Tancredo Ne-

ves, Machadinho e Jusceli-no Kubitschek (JK) obser-vam a construção de duas rotatórias. A pavimentação já foi concluída e a próxima etapa será a colocação de meio fio e plantio de grama e paisagismo. Essas Aveni-das foram contempladas

Obra das novas rotatórias está na fase final

com as rotatórias por terem um alto índice de acidentes. Já foram estudados outros quatro pontos críticos do trânsito de Ariquemes que receberam rotatórias.

Para o Antonio Munhoz, morador do Setor Bom Je-sus há 7 anos, a rotatória que está sendo construída entre a Avenida Machadi-nho e JK, diminuirá os aci-dentes no local. “Antes nin-

guém sabia de quem era a preferência, e era constan-te acontecer acidentes”, disse Munhoz.

“Retomamos as mudan-ças no trânsito de Arique-mes e faremos, além das novas rotatórias, nova sina-lização vertical e horizontal. Tudo para melhorar e ga-rantir, mais segurança e conforto no trânsito da cida-de”, disse o Prefeito Márcio.

Comunicação PMA

Rondoniense Série BReal estréia mal diante de sua pequena torcida, agora terá 3 jogos fora, a situação pode ficar complicada se houver mais uma derrota, pois o campeonato é curto e tomou de 3 X 0 na sua es-tréia. Seus principais jogado-res ainda não estão no BID e ficam impossibilitados de jo-gar pelo Real. Outra situação constrangedora é o fato de não ter acertado o pagamen-to dos árbitros que trabalha-ram na estréia, cuidado para não repetir o mesmo que

aconteceu com o “Cruzeiro de PVH 2010”. Tomara que não, que seja apenas uma chuva passageira, e que tu-do de certo para o Real.

Copa Máster Lions CanaãA Turma da bola voltou aos gramados nesta segunda--feira (03), após a vitória na sua estréia pelo placar de 4 X 0, os jogadores estão moti-vados para segunda partida. Um bom público vem assis-tindo os jogos todas as se-gundas e quartas-feiras no campo do Lions Canaã, os organizadores estão muitos satisfeitos. Segundo o Chi-na, a competição vem agra-dando as equipes, quarta-

-feira passada o jogo entre os times do Papai X Monte Negro não terminou, mas o placar já era de 2 X 0 para Monte Negro, Papai é me-lhor parar por ai se não a ta-ca vai ser maior.”São Pedro deu uma ajudinha”.

Copa Cerveja Glacial/Globo SportConvite a todos dirigentes e Imprensa local de Arique-mes, sexta-feira dia 07/10 o congresso técnico da maior competição de Futebol So-ciety do Vale do Jamari, a partir das 19h30min na Re-nascer, não percam. O site WWW.PLANTAOESPORTI-VO.COM vai acompanhar de

perto tudo sobre o maior evento do Futebol Society já visto em Ariquemes. A pre-miação para a Equipe Cam-peã será 01 Fiat Uno 0 km. Inscreva logo a sua equipe as vagas estão no fim, con-tatos: 8459-0009 Jabá e 8476-7567 Ciro Martins.

Peladão do 09 Apoio: Cerveja KaiserA grande decisão do peladão será neste sábado dia 08/10, serão 2 finais pela busca do titulo e da repescagem, será às 16 h. Marcos Larcerda (Marcão do 9) organizador do evento diz:” foi Record de público e quero agradecer a todos que apoiaram o 14º

Peladão do 09. São eles: Prefeitura Municipal de Ari-quemes, Deputado Saulo Moreira, Deputada Ana da 8, Rondo Motos, Vanve-ra, , Mega Ford Veículos, Impala, Sithathi, FAAr, Vest Brasil, Novalar Mo-tos, Casa das Alianças, Farma 100, Gráfica Alfa, Hospital Carlos Chagas, J.F Estruturas Metálicas, Inconjel, Joalheria Mun-do das Alianças, Depósi-to de Madeiras Europa, Sigha de Rondônia, Sit-mar, Retiari, Faroni Pa-pelaria, Escritório Ribei-ro, Associação.Rondono-ve e Programa Plantão Esportivo.

A nossa seleção brasilei-ra de futebol terá roupa nova em 2012, ano em que vai ten-tar um titulo inédito: a meda-lha de ouro nos jogos Olímpi-cos de Londres . Chega da-quela faixa verde no peito (não tem nada a ver com a tradição dos uniformes da se-

A nova camisa da seleção brasileira para 2012leção). Agora, a nova versão para 2012 será mais clássica.

Novamente teremos uma camisa limpa e muito mais bonita, ela vai exibir uma gola “V” em substituição à redon-da. Nosso novo uniforme terá dois modelos principais. O modelo numero 1 é a tradicio-nal camisa amarela e o uni-forme numero 2, será a cami-

sa azul.Outra modificação acen-

tuada é em relação à inscri-ção “nascido para jogar fute-bol”, que agora fica na parte interna da manga esquerda.

O detalhe no uniforme considerado número 2 (blu-sas azuis) terá mangas e go-la em amarelo, com duas ver-sões de calções em azul

(uma com detalhes em ama-relo e outra, em branco) e uma prevista para ser predo-minantemente na cor branca.

Esse novo uniforme da seleção ficou muito bonita, honrando a tradição do nos-so futebol.

Eu particularmente sou mais fã das Camisas Azuis (02), mas cada um tem seu

gosto, espero que não te-nham mais essa idéia ma-luca de por faixinha na ca-misa da Seleção com aqueles números esquisi-tos.

O que vale mesmo é jo-gar bem, não é a camisa que vai ensinar agora, são os jogadores que precisam merecê-las!!!

Os interessados em con-correr a uma das 1720 vagas no Processo Seletivo Unifica-do2012/1 do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) tem até o dia 11 de outubro para ficar isento de pagamento da taxa. A isenção é para quem pos-sui renda per capita de até meio salário mínimo ou for beneficiário do Programa de Transferência de Renda do Governo Federal (Bolsa Fa-mília).

As secretarias dos campi recebem os pedidos das 8 às 11horas e das 14 às 17 horas. E o resultado da solicitação de Isenção de Taxa de Inscri-ção será divulgado no dia 14 de outubro de 2011, no site do IFRO e nos murais dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste e Ji-Para-ná, Porto Velho e Vilhena.

Aqueles que não forem contemplados com a gratui-dade poderão participar do Processo Seletivo Unificado 2012/1 mediante o pagamen-to da taxa de inscrição.

Nesta seleção serão dis-ponibilizadas vagas para os de Cursos Técnicos Integra-

Isenção da Taxa do Processo Seletivo do IFRO vai até dia 11 de outubro

dos ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes (Pós-Médio) e de Graduação. A taxa de Inscrição custa R$ 35,00 para os Cursos Técni-cos e R$70,00 para os de Graduação.

Após se inscrever no cer-tame, o candidato tem que preencher o formulário para requerer o benefício e entre-gar os seguintes documen-tos:

a) Cópia do boleto bancá-rio;

b) Cópia da Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Certi-dão de Nascimento, no caso de o candidato não possuir documento oficial de identifi-cação com foto.

c) Cópia do comprovante de recebimento do benefício (Bolsa Família), emitido no período máximo de 60 dias anteriores à solicitação de isenção de taxa, ou Compro-vante de renda de todos os integrantes do grupo familiar com idade superior a 18 anos, cabendo declaração in-dividual dos integrantes que não possuem renda ou estão desempregados;

d) Comprovante de resi-dência atual (conta de água, luz ou telefone fixo);

Para os autônomos, além desses documentos, é ne-cessário Registro/Identifica-ção de atividades como: pes-ca, venda ambulante, artesa-nato, feiras livres e correlatas; e o Carnê de Contribuição do INSS.

Assessoria

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I nossodestaque 916 Agronegócio

Cotação do Boi

Boi Gordo @ à vista R$ 90,00Boi Gordo @ à prazo R$ 92,00Vaca Gorda @ à vista R$ 81,00

24

O ministro Luiz Sérgio Oliveira (Pesca e Aquicultura) afi rmou nesta quarta (28) que o Brasil será um dos maiores produtores mundiais de pescado. “Somos o único país que tem 13% de água doce. Isso é um grande benefi cio”, disse. Segundo o ministro, o setor tem uma função im-portante na erradicação da pobreza. “A pesca proporciona para a popula-ção brasileira uma forma de gerar renda tanto para o pescador quanto para o setor industrial. Já consegui-mos produzir 1,2 milhão de tonela-das de pescado no país e mais de 30 milhões de pessoas saíram da misé-ria, principalmente com a venda de peixes”, afi rmou. De acordo com ele, o Ceará é o estado brasileiro que mais produz e consome pescado no país.

A Prefeitura de Ari-quemes está constantemente reforçando sua

frota de veículos. Em ape-nas 18 meses de adminis-tração, o prefeito Márcio já entregou 44 veículos novos, que foram distribuídos com o propósito de oferecer maior agilidade a serviços essenciais realizados pelas secretarias municipais.

“A qualidade do serviço oferecido ao cidadão que paga seus impostos deve estar sempre em primeiro lugar. Para que isso aconte-ça, é necessário que o ad-ministrador tenha a preocu-pação de dar a melhor es-trutura possível ao agente público. Todos os investi-mentos realizados buscam acima de tudo, o respeito e a responsabilidade para com a população” lembra Márcio.

Somente nos últimos dias o município fez a entre-ga de quatro veículos: um

Em 18 meses de adminitração Márcio Raposo já entregou 44 veículos novos

caminhão caçamba para a Secretaria de Meio Ambien-te (SEMA), que fará servi-ços do aterro sanitário; um veículo Gol para o Conselho Tutelar; e duas motos desti-nadas à Secretaria Munici-pal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC).

“Essas motos serão de

fundamental importância para as ações de mecaniza-ção agrícola e os serviços gerais da secretaria. Isso demonstra a preocupação do prefeito em dar mais ra-pidez e qualidade nos servi-ços desenvolvidos” afi rma Mary Braganhol, secretária de Agricultura.

Secretaria de Educa-ção (SEMED) -17 veícu-los; Saúde (SEMSAU) – 10 veículos; Agricultura, Indústria e Comércio (SE-MAIC) – 04 veículos; Se-gurança e Trânsito (SE-MUST) – 04 veículos; Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) – 02 veículos;

Confi ra o número de veículos por secretarias:

Meio Ambiente (SEMA) – 02 veículos; Desenvolvi-mento Social (SEMDES) – 01 veículo; Planejamen-to, Orçamento e Gestão (SEMPOG) – 01 veículo; Governo (SEMGOV) – 01 veículo; Fazenda (SE-MFAZ) – 01 veículo; Con-selho Tutelar – 01 veículo.

Comunicação PMA

Decom

Ministro diz que Brasil será um dos maiores produtores de pescado

O governador Confú-cio Moura (PMDB), o presidente da Agência de Defesa

Agrosilvopastoril (Marcelo Bor-ges), o secretário de Agricultura e Pecuária, Anselmo de Jesus e outras autoridades ligadas ao agronegócio em Rondônia lan-çam no próximo dia 15, (sába-do) no parque de exposições em Pimenta Bueno, às 9h, a 31ª campanha de imunização do rebanho bovino contra a Fe-bre Aftosa. Para Anselmo de Jesus, a garantia do rebanho imunizado signifi ca “divisas para o Estado, com emprego e renda no campo”.

O trabalho de prevenção contra a Febre Aftosa realizado pela Agência Idaron, blindando com efi ciência técnica o reba-nho rondoniense, é reconheci-do até fora das fronteiras do Estado, valorizando a carne do chamado “boi verde.” Mercados exigentes como o Rio Grande do Sul, nas principais churras-carias sulinas são servidos churrascos de carne produzida nos campos de Rondônia.

Cadeia produtivaUma pesquisa apresentada

Governo lançará 31ª campanhaFebre aftosa

pelo médico veterinário da Se-cretária de Agricultura e Pecuá-ria, Júlio César Rocha Peres, re-vela a importância do agronegó-cio para economia de Rondônia. São 8.114.047 milhões de cabe-ças de bovinos de corte, 3.622.566 de gado leiteiro e 6.340 bubalinos, totalizando 11.742.953 cabeças de bovinos registrados no primeiro trimestre de 2011. Em Rondônia 18 frigo-rífi cos são fi scalizados pela Su-perintendência Federal de Agri-cultura, recebendo carimbo téc-nico do Sistema de Inspeção Federal (SIF), portanto estão autorizados a exportar carne e seus derivados para os merca-dos internos e externos.

Quatro curtumes e 236 sal-gadeiras preparam os couros que são comercializados com indústrias de sapatos, bolsas e cintos no centro-sul do País. No primeiro trimestre de 2011, fo-ram comercializados 118.382.097 quilos de carne, ou seja, 11,8 toneladas. 30% desta vasta produção foi consumida no mercado interno, o restante exportado para outros estados e para o exterior. O rebanho bovi-no no Brasil é de 205.260.154 de cabeças. Rondônia participa

com 5,72% do rebanho nacio-nal.

Emprego e rendaLevando-se em consideração somente os 18 frigorífi cos que estão autorizados a comerciali-zar com os mercados internos e externos (SIF), essa indústrias geram em torno de 12 mil em-pregos diretos. Ainda existem 11 indústrias autorizadas pelo sis-tema de inspeção estadual (SIE) e 15 pelo sistema de inspeção municipal (SIM), benefi ciando

centenas de famílias.A posição de Rondônia é

privilegiada no ranking dos es-tados exportadores de carne. Pela ordem decrescente esta-mos em 8º lugar com 6,6% en-costado em estados produto-res tradicionais como o Rio Grande do Sul, que aparece em 7º lugar com 6,7%, depois vem o Pará com 7,3%, Minas Gerais, com 8,3%, Goiás 9,1%, Mato Grosso do Sul, 11,4%, São Paulo 12,2% e Mato Grosso com 14,2%

O ministro do Desenvolvi-mento Agrário, Afonso Floren-ce, lança na sexta-feira (7), no município de São Felipe do

Ministro lança plano safra 2011\2012 em Rondônia

Oeste, na região sul do Estado o plano safra 2011\2012, com a presença do secretário de Agricultura e outras autorida-

des.O ministro também vai co-

nhecer o projeto inovador do governo de Rondônia e da se-cretaria de Agricultura e Pecu-ária, “Rondônia Leite”, que conta recursos disponibiliza-dos pelos Bancos do Brasil e da Amazônia no valor de R$ 200 milhões. Estes recursos podem ser aplicados pelos pe-quenos e médios produtores rurais, na melhoria de pasta-gens, produção e infra-estrutu-ra nas propriedades.

Segundo o secretário An-selmo de Jesus, o governador Confúcio Moura (PMDB), tem

como objetivo incentivar e apoiar produção no Estado, desenvolvendo a pecuária leiteira em propriedades on-de predomina Agricultura Fa-miliar. A ideia é renovar o manejo do rebanho leiteiro, com capacitação técnica au-mentando a produção espe-cialmente nas pequenas pro-priedades gerando rendas e fixando o homem no campo.

O evento será realizado em São Felipe do Oeste, por ser um pólo importante na produção leiteira e concen-trar um número significativo de agricultores familiares.

Decom

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

8 nossodestaque

Com grandes interes-ses na área de pres-tação de serviços de limpeza, o presiden-

te da Assembléia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo (PTB--Porto Velho), criou uma espé-cie de operação padrão no Po-der Legislativo, travando completamente o Governo e prejudicando o andamento de matérias de setores vitais do Estado, a exemplo da seguran-ça pública que necessita urgen-temente de R$ 5 milhões para compra de combustível e peças de reposição para as viaturas. A denúncia foi feita em plenário na tarde de quarta-feira, 28, pelos deputados estaduais Adelino Follador (DEM-Cacaulândia), Edson Martins (PMDB-Urupá) e Marcos Donadon (PMDB-Vilhe-na). “Não votamos nada hoje,

Interesses particulares do grupo de Valter Araújo prejudicam projetos de

interesse do Estado

Denúncia

nada ontem e amanhã tem au-diência pública e com certeza não será votado nada”, recla-mou Adelino Follador, lembran-do à Mesa Diretora que há de-zenas de matérias de autoria do Executivo paradas aguardando aprovação da Casa. “Não é nem de interesse do Governo, mas da população do nosso Es-tado”, explicou Follador.

O representante de Cacau-lândia entende que não se justi-fi ca não haver matérias na Or-dem do Dia. “É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”, co-brou o parlamentar. O deputado estadual Euclides Maciel (PS-DB-Ji-Paraná), que substituiu o presidente Valter Araújo, duran-te toda a sessão ordinária de hoje, explicou o que estava acontecendo de fato na Casa. Segundo ele, não havia maté-rias conclusa nas comissões e

prontas para votar em plenário. Agora, por determinação do presidente da Assembléia, os projetos precisam passar pelas comissões e depois seguir a vo-tação aberta, seguindo procedi-mento padrão do Regimento In-terno. “Engraçado porque no passado tinha projeto que che-gava aqui às 9 horas e estava votada e aprovada às 9 horas e 10 minutos. Não queremos tan-to, mas o governo precisa de agilidade porque as demandas da população são muitas”, argu-mentou o deputado Adelino Follador.

O deputado Edson Martins recordou aos colegas que o gru-po do deputado Valter Araújo mudou lei no início do ano sem nem mesmo consultar todos os parlamentares presentes as sessões. Pelo contrário, foi tudo a toque de caixa e sem o menor pudor de passar pelas comis-sões de modo padrão como es-tá fazendo agora com o Execu-tivo. “O presidente mudou tanto

o regimento que está prejudi-cando o trabalho dos deputa-dos”, enfatizou Edson Martins. Essa conversa de operação pa-drão para os projetos não passa de justifi cativa para tornar o Go-verno refém do grupo do presi-dente da Assembléia Legislati-va. “Se fosse assim, eu mesmo me prontfi quei a substituir um colega na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que ti-nha faltado 4 vezes as reuniões, mas meu pedido foi negado pe-lo presidente. Não virei titular da comissão porque não era de in-teresse do presidente. Está ha-vendo discriminação de deputa-dos aqui nesta Casa. E pior, lá em Ji-Paraná, votaram um pro-jeto para segurança tão rapida-mente que nem deixaram os deputados discutir. Pedi que fosse adiado para a próxima sessão, mas não me deram ou-

vidos”, disse Edson Martins, re-ferindo-se a matéria sobre a dis-ponibilidade de policiais milita-res para segurança de ex-go-vernadores.

Sem respostaO deputado Euclides Ma-

ciel tentou encerrar a sessão sem nem mesmo dar uma justi-fi cativa plausível aos colegas, mas foi questionado pelo depu-tado Marcos Donadon sobre o desdobramento do requerimen-to assinado por ele cobrando a votação de projetos parados há várias semanas. Euclides não soube responder e disse que precisaria de quórum para ana-lisar a situação. Claramente desconcertado, Euclides não soube responder nada. E pior usou o Regimento Interno para calar Donadon. Ele encerrou a sessão por volta das 17 horas e

36 minutos.Limpeza e twitter

Valter Araújo não apareceu na sessão desta quarta-feira. Deixou a cargo do companheiro e amigo Euclides Maciel, a quem tinha prometido o contra-to da TV Assembléia, a presi-dência dos trabalhos. Mas o parlamentar passou a tarde in-teira no twitter e facebook reco-mendando os usuários a acom-panhar a sessão da Casa. Val-ter Araújo resolveu barrar todos os projetos do governador Con-fúcio Moura enquanto o chefe do Executivo não ceder as suas aspirações. Uma delas é o con-trato de limpeza do Departa-mento Estadual de Trânsito (Detran). Valter chegou a amea-çar o vice-governador Airton Gurgacz (PDT), que não cedeu e mandou ele se retirar de seu gabinete.

“É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”, cobrou Adelino Follador.

Rondoniagora

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

26 nossacapa 7nossodestaque

OTO ILN N

MOTO E PEÇAS

A melhor assistência técnicaem motos de Ariquemes

Fone: (69) 3536-6128

Rua Aracaju, nº 2059, St. 03 - Ariquemes/RO

Em julho deste ano o Jornal Nossa Folha publi-cou um vídeo, onde alguns trabalhadores da Usina Hi-drelétrica de Jirau pratica-vam descaradamente atos de vandalismo. A destruição das instalações dos traba-lhadores no distrito de Jacy--Paraná, distante 130 km da capital, provocou a paralisa-ção desta que é uma das maiores obras do Brasil.

Como resultado a Polí-cia Cívil de Rondônia obte-ve um inquérito policial com cerca de 12.000 páginas distribuídas em 41 volumes sobre os atos de vandalis-mo praticados em 15 de março nos canteiros da Usi-na.

Neste caso foram indi-ciados 23 barrageiros por atos de dano qualifi cado, furto e outros delitos previs-tos no código penal. Para chegar aos acusados a polí-cia realizou oitivas de teste-munhas, decupagem de ví-deos (inclusive o denuncia-do pelo Jornal Nossa Folha) e fotografi as e outros proce-dimentos investigatórios.

O diretor geral de Polí-cia Civil, delegado Claudio-

Através de vídeo públicado pelo JNF

polícia identi� ca e indicia vândalos

nor Muniz, ressaltou que o relatório conclusivo possui 79 paginas e será encami-nhado ao Ministério Público para oferecimento de de-núncia. Nenhum dos acu-sados teve o nome revela-do e não se encontram pre-sos. Na época do fato, cin-co barrageiros foram fl agra-dos e respondem o proces-so em liberdade.

Conforme o delegado Hélio Teixeira, diretor de di-visão da delegacia de patri-mônio, todos os indiciados eram baderneiros e oportu-nistas, identifi cados como líderes do motim. “Todos os acusados não são de Ron-dônia. Vieram trabalhar aqui. Uma boa parte estava na obra há menos de 30 dias.” disse Teixeira durante a coletiva.

A participação de sindi-calistas na rebelião foi des-cartada durante as investi-gações, assim como uma possível “guerra” entre sin-dicatos pela fi liação de bar-rageiros.

Sobre o inicio da confu-são, que na época foi rela-tado como motivo causa-dor, uma suposta briga en-

tre um barrageiro e um mo-torista de ônibus que faz o transporte para o distrito de Jacy Paraná, a Polícia Civil não conseguiu em diligên-cias e testemunhas identifi -car estes personagens. Muito menos a confi rmação material do fato.

Também presente na coletiva, o delegado Ales-sandro Morey, chefe da di-visão de homicídios disse que a versão de mortes du-rante o quebra-quebra no canteiro de obras também não foi confi rmado. “Não houve nenhum homicídio e todas as pessoas que te-riam desaparecido e perdi-do contato com familiares foram encontradas” disse Morey, afi rmando ainda que foram realizados contato com familiares de pessoas de fora do Estado para con-fi rmação.

O roubo de caixas ele-trônicos também não pode ser creditado a uma organi-zação criminosa engendra-da com a realização do mo-tim. Segundo o delegado foram roubados dois caixas eletrônicos de um total de dez postos de saques, con-

siderando que foi uma ação isolada de oportunidade du-rante o tumulto provocado com a rebelião.

Atualmente o canteiro de obras da usina de Jirau trabalha em ritmo acelera-do, sem constatação de

atos de violência. Também não se tem relato de nego-ciações salariais ou reivin-dicações trabalhistas.

Imagem do momento em que os vandâlos incendiavam os alojamnetos extraída do vídeo divulgado pelo JNF.

Diretor do JNF , Zé Olavo, conseguiu com exclusividade o vídeo com as imagens divulgadas por toda imprensa do Estado

Da redação

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

6 nossaeconomia 27nossoestado

A presidente Dilma Rousseff afi rmou que o mundo está preocupado com uma redução da ativi-dade econômica que atinge os países desenvolvidos, mas que o Brasil hoje é ca-paz de enfrentar qualquer crise por causa do seu mer-cado interno. De acordo com ela, o mercado nacio-nal foi fortalecido pelos pro-

Mercado interno vai blindar Brasil contra a crise, diz Dilma

gramas sociais implementa-dos no País desde o gover-no do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Somos capazes de enfrentar qual-quer crise porque somos parte dessa nossa grande defesa que é o mercado in-terno. Nós temos força para enfrentar essa crise porque fi zemos política de distribui-ção de renda que melhorou

não só eticamente o País, mas fez com que todo mun-do tenha oportunidades e acesso a serviços de quali-dade", afi rmou a presidente, durante o lançamento do Programa Brasil sem Misé-ria na Região Norte, em Ma-naus.

Dilma destacou a ascen-são de 40 milhões de brasi-leiros à classe média nos úl-timos oito anos e os planos do Brasil sem Miséria de proporcionar a mesma opor-tunidade para mais 16 mi-lhões que ainda se encon-tram na faixa de pobreza ex-trema. "Nós estamos no ca-minho certo e o Brasil sem Miséria é também um pro-grama de combate à crise. Nossa maior riqueza é os 190 milhões de brasileiros e brasileiras. E o que tirarmos da miséria estaremos contri-buindo para o fortalecimento da nossa economia", afi r-mou. "Uma aspecto nos dis-tingue e nos faz sermos res-peitados no mundo: somos

um dos países que faz políti-ca de distribuição de renda mais efetiva."

A presidente falou ainda sobre sua participação na abertura da Assembleia-Ge-ral da Organização das Na-ções Unidas (ONU), na se-mana passada, em Nova York. Dilma afi rmou que se sentiu duplamente orgulho-sa, tanto por representar o País no organismo interna-cional quanto por ser a pri-meira mulher a abrir a as-sembleia. Relatou também a apreensão das nações em relação à crise econômica internacional. "Uma crise que arrasta uma parte ex-pressiva dos países ricos e que tem uma característica perversa: é uma crise que desemprega milhões no mundo. Só na Europa exis-tem 44 milhões de desem-pregados. O Brasil vive um momento diferente disso. Estamos com a menor taxa de desemprego da nossa história", disse.

Uma pesquisa realizada pelo site Linkedin, divulgada na última semana, aponta que o que mais incomoda o brasi-leiro no local de trabalho é o excesso de fofoca. Segundo os dados, 83% dos brasileiros que responderam a pesquisa afi rmaram que a fofoca é o que mais os irrita no trabalho, ante média global de 62%.

Já para os americanos, o que mais irrita no ambiente de trabalho é o fato dos colegas pegarem a comida dos outros na geladeira, com 65% dos americanos apontando o ato como o principal problema. Para 74% dos indianos, o maior problema no ambiente de trabalho são os toques dos

fofoca é o que mais incomoda brasileiro no trabalho

Pesquisa

telefones celulares dos com-panheiros, ante média global de 51%.

Os indianos, aliás, são os que mais fi cam incomodados no trabalho. De acordo com a pesquisa, dos 38 aspectos que perturbam o ambiente, 19 foram apontados por profi s-sionais daquele país. Já os ita-lianos escolheram apenas 15 itens e fi caram com o título de mais tranquilos.

A pesquisa também apon-ta que o uso de roupas inade-quadas incomoda alguns pro-fi ssionais no trabalho, sendo que a maioria dos entrevista-dos que apontaram isso como um problema é do sexo femi-nino.

Pesquisadores e repre-sentantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ci-ências (ABC) realizam em Brasília, um ato a favor da destinação de parte dos royalties do pré-sal para ati-vidades científi cas no país. As duas instituições reivindi-cam que pelo menos 7% do montante seja revertido pa-ra o orçamento da ciência nacional. Participarão da mobilização entidades edu-cacionais, científi cas e em-

presariais, ministros, depu-tados e senadores. A SBPC e a ABC também organizam um abaixo-assinado na in-ternet, que já foi enviado pa-ra mais de cem sociedades científi cas. “Estamos pedin-do um percentual que é ex-tremamente viável”, afi rmou Helena Nader, presidente da SBPC. As regras da divi-são dos lucros gerados pela exploração de petróleo na camada do pré-sal estão na pauta de votação da Câma-ra dos Deputados. Informa-ções daFolha de SP.

Cientistas reivindicam em Brasília7% dos royalties do pré-salDivulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

As usinas de açúcar e álcool do centro-sul do país tiveram a produção de álco-ol hidratado (usado em veí-culos) diminuídas em 31,13% no acumulado do ano, quando comparado ao mesmo período do ano pas-sado. Segundo Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fe-

Produção de açúcar e álcool cai 31%nabrave), a frota de carros fl ex do Brasil cresceu 103,84%, o que aumentou a demanda por álcool. Com a queda na produção de hi-dratado, 4,28 bilhões de li-tros deixaram de ser leva-dos aos postos. Segundo a União das Indústrias de Ca-na-de-Açúcar (Unica), a re-dução se deve ao baixo ren-

dimento da moagem de ca-na-de-açúcar. As usinas es-tão priorizando a produção de álcool anidro para evitar o desabastecimento. "Tí-nhamos que colocar mais 11 bilhões de litros de álcool hi-dratado no mercado, mas houve a quebra da safra", disse Sergio Prado, repre-sentante da Única.

O g o v e r n a d o r Confúcio Moura confi rmou na semana passa-

da que a partir de janeiro próximo todo professor em sala de aula terá um note-boock à sua disposição para planejar e preparar suas atividades. A decisão do governador atende a In-

Professores de Rondônia terão notebook em sala

Investimento na Educação

dicação nº 010, de 20.02.11, do deputado Adelino Follador (DEM), que agradeceu ao chefe do executivo estadual pela de-cisão.

O parlamentar disse que a implementação des-sa medida é um prêmio aos professores que se dedi-cam com amor ao magisté-

rio, de modo que a ativida-de docente passe a ser mais prazerosa, produtiva e de resultado. Segundo ele, o computador hoje é um instrumento de trabalho de primeira necessidade, que propicia meios e me-lhores condições para quem, em especial, traba-lha com educação. “Facilita

Assessoria

tanto as pesquisas quanto as demais atividades, como pla-nejamento e a preparação de aula propriamente dita”, disse.

Adelino Follador revelou--se agradecido e sensibiliza-do com o gesto do governa-dor Confúcio Moura em aten-der a este pleito, ressaltando que esta mesma iniciativa foi implantada com sucesso em outros estados, como Per-nambuco, onde o governo lo-cal distribuiu computadores com softwares educativos, e com isso as aulas fi caram mais interessantes e o rendi-

mento dos professores e alunos melhorou.

O deputado afi rmou que o objetivo de sua indi-cação é exatamente este, para possibilitar a sedi-mentação de um ensino de qualidade, investindo no professor, com vistas a contribuir com o aperfei-çoamento da capacidade de produção e formação pedagógica dos mesmos, através da interação com a tecnologia da informa-ção e comunicação.

Adelino Follador fez questão de ressaltar que

o Estado tem bons profes-sores, mas que a própria educação avançou muito, e essa mão-de-obra precisa acompanhar essas mudan-ças. Para ele, o modelo tra-dicional de educar também precisa ser aprimorado, e o meio adequado para se atingir este aprimoramento, segundo seu entendimen-to, é a inserção do compu-tador na rotina de aprendi-zado em sala de aula. “E esta a decisão do governa-dor de possibilitar esse mais é diga de todos nosso aplauso”, concluiu.

Sargento mata a mulher , fere a enteada, tenta atropelar colega e ameaça guarnição

O 3º sargento Célio Jo-sé da Costa Moura, da Po-lícia Militar de Rondônia, matou a esposa, Elizete de Lima Cardoso, com um tiro na cabeça, e feriu a entea-da, Waleska Cardoso Fon-tenele, 20 anos, que tentou proteger a mãe com o pró-prio corpo.

O crime aconteceu na residência do casal, no bairro São Sebastião, em Porto Velho,e teria sido motivado por ciúmes da

parte do sargento, que, an-tes de matar a mulher, teria gritado: “Você vai me pa-gar por ter me traído”.

Para assassinar a mu-lher e ferir a enteada, o sargento utilizou um revól-ver calibre 38 que esava debaixo do colchão. Ele efetuou dois disparos, que atingiram Walesca na mão, antebraço e tórax; e a mu-lher, Elizete, na cabeça.

Antes de pegar a arma e matar a esposa, o sar-

gento saiu de casa dizendo que iria até um bar das pro-ximidades, no bairro São sebastião.

Após matar a mulher e ferir a enteada, ele fugiu no Gol NBX 5445, dirigindo por várias ruas da capital, sempre perseguido pelos colegas PMs. Um deles chegou a efetuar dois dis-paros de pistola .40 nos pneus do carro, que só veio parar após colidir com uma coluna de concreto.

Além de xingar um dos PMs que o abordaram, gri-tando “atira, fi lho da p***”, o sargento ainda fez um gesto de ameaça de pegar uma arma na cintura, tentou atro-pelar um soldado , mas aca-bou rendido e preso, após ser acalmado por um colega de farda que chegou ao lo-cal.

Ele está recolhido no Centro de Correição da Polí-cia Militar, à disposição da justiça. ►O SGT (foto ao fundo de preto) foi detido quando tentava fugir

Mais uma tragédia na PM

Bolsa abandonada em aeroporto leva Polícia Federal a suspeitar de bomba

O delegado Rodri-go Teixeira, da Polícia Federal disse na tarde de quinta-feira (29) que uma suspeita de bomba no Aeroporto Governador Jorge Tei-xeira mobilizou agen-tes e um grande apa-

Divulgação

rato no início da tarde. Tudo começou quando funcionários da Infraero localizaram uma bolsa, ainda na madrugada e como ninguém havia re-clamando, a PF foi acio-nada. Por padrão os agentes já devem tra-

balhar com a possibi-lidade de explosão, daí um efetivo espe-cial anti-bombas. Quando os agentes já estavam em opera-ção, uma mulher manteve contatos com a Infraero e noti-

ficou que acabara es-quecendo a bolsa na Capital. Mesmo as-sim os policiais en-cerram todos os pro-cedimentos e confir-maram existirem ape-nas pertences femini-nos.

Divulgação

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

28 nossobrasil política 5nossaAriquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

Apesar da cr ise nos países desenvolvidos e das incertezas em relação ao cenário de l iquidez global, a MMX, empresa de mineração do grupo do empresá-r io Eike Bat ista, pre-tende concluir até o f i -nal deste ano a capta-ção de US$ 1,8 bi lhão para f inanciar a expan-são da mina de Serra Azul, local izada em Mi-nas Gerais.

A unidade, que vai passar de uma capaci-dade instalada de 8,7 mi lhões de toneladas para 24 mi lhões de to-neladas ao f inal de 2013, vai precisar de aproximadamente US$ 2,4 bi lhões (R$ 4 bi-lhões) em invest imen-tos. Segundo o presi-dente da empresa, Ro-ger Downey, a minera-dora, que conta com o apoio dos bancos West LB e I taú BBA na ope-ração, in ic ia em outu-bro um roadshow no Exter ior para buscar os recursos com inst i -

O gramado em frente ao Con-gresso Nacio-nal amanheceu

a quarta-feira (28) com 594 vassouras, em uma mani-festação a favor da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candi-datar a cargo eletivo, e do voto aberto de parlamenta-res. A organização não go-vernamental (ONG) Rio da Paz colocou as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.

“A vassoura simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil”, disse

Com vassouras em frente ao Congresso, ONG defende voto aberto e Ficha Limpa

o presidente da ONG, An-tônio Carlos Costa.

Esta não é a primeira vez que a ONG faz um pro-testo cênico em Brasília. Em 2007, cerca de 15 mil lenços brancos foram pen-durados em varais na Es-planada dos Ministérios, como forma de representar o número de brasileiros as-sassinados no país nos cinco primeiros meses da-quele ano.

O grupo pretende, à tarde, entregar uma vas-soura para cada um dos parlamentares: 513 depu-tados e 81 senadores. “Queremos inaugurar uma nova fase da sociedade ci-vil com o Congresso. Dizer que a corrupção vive no

pior ambiente possível, gosta de escuridão, de pe-numbra. E o voto aberto é luz”, comenta Antônio Car-los.

O protesto ocorre no mesmo dia em que o Con-selho de Ética da Câmara vai votar o relatório prelimi-nar do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) no processo contra Valdemar Costa Neto (PR-SP) por quebra de decoro parla-mentar.

O PSOL e o PPS pedi-ram a abertura de proces-so sob a acusação de que Valdemar Costa Neto teria envolvimento em irregulari-dades no Ministério dos Transportes, pasta coman-dada pelo PR.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

MMX quer captar US$ 1,8 bilhão até � nal do ano para Serra Azul

tu ições f inanceiras. Downey não acredita que a companhia en-contrará problemas pa-ra captar os recursos e af i rmou que "boa parte dos US$ 1,8 bi lhão es-tá bem adiantada". Mas, ressaltou que o caixa da companhia é suf ic iente para as ne-cessidades de invest i -mento de curto prazo da empresa caso a to-tal idade dos recursos necessários não seja captada neste momen-to. "Não estou com a corda no pescoço para fechar f inanciamento a preços absurdos", af i r -mou o execut ivo du-rante o 14º Congresso Brasi le iro de Minera-ção, em Belo Horizon-te. Sobre o futuro dos preços do minério de ferro, Downey disse não acreditar em que-da abrupta das cota-ções, por conta da cont inuidade da forte demanda, pr incipal-mente na China, e de restr ições na oferta.

O INSS (Instituto Nacio-nal do Seguro Social) está fazendo um "pente-fi no" em Detrans e polícias em busca de informações para entrar com ações contra motoris-tas que causaram acidentes graves e provocaram a con-cessão de benefícios previ-denciários.

O instituto, por meio da AGU (Advocacia Geral da União), quer cobrar do mo-torista infrator os valores que forem gastos com es-ses benefícios.

AGU apoia cobrança de benefício do INSS de moto-rista infrator

Governo prorroga abati-mento de INSS de domésti-ca até 2015

"O INSS está fazendo convênios com os Ministé-rios Públicos, com a Polícia Rodoviária Federal, com as polícias rodoviárias estadu-ais, com os Detrans, exata-mente para que a gente le-vante informações de todos os acidentes de trânsito. Constatadas as infrações graves, vamos entrar com ações contra todos esses condutores para que eles devolvam os valores que to-

INSS faz 'pente-� no' em Detrans para abrir ação contra motorista

da a sociedade pagou para as vítimas", disse o presi-dente do INSS (Instituto Na-cional do Seguro Social), Mauro Luciano Hauschild, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comuni-cação Social da Presidência da República.

"Nós vamos fazer uma triagem para ter certeza de que as pessoas contra quem vamos ajuizar as ações efetivamente tenham concorrido com culpa ou do-lo em situações graves, co-mo dirigindo em embria-guez, alta velocidade, na contramão."

A AGU está escolhendo casos graves, em que o mo-torista que causou o aciden-te foi condenado por homicí-dio doloso --quando assume

o risco de matar--, para en-trar com os primeiros pro-cessos cobrando os valores da pensão paga à família da vítima.

Segundo o procurador Fernando Maciel, coordena-dor geral de matéria de be-nefícios, a AGU vai esperar as primeiras decisões da Justiça para entrar com no-vas ações. "Pretendemos ter antes a jurisprudência fa-vorável", disse, em entrevis-ta à Folha.

Se o entendimento da Justiça for favorável ao INSS, as ações serão esten-didas para os demais bene-fícios.

Segundo Hauschild, pesquisas preliminares mostram que o instituto gas-ta R$ 8 bilhões por ano com o pagamento de benefícios

como auxílio-doença, apo-sentadoria por invalidez e pensão, gerados por aci-dentes de trânsito.

De acordo com ele, as primeiras ações devem ser iniciadas em outubro.

"Essa é uma medida im-portantíssima que estamos planejando para as próxi-mas semanas. Em razão dessa irresponsabilidade, entendemos que o INSS tem sim o dever de buscar, contra essas pessoas, os valores que forem pagos a títulos de benefício pela Pre-vidência Social. Não é mais possível a gente conceber a ideia de que toda a socieda-de pague por irresponsabili-dade de pessoas que con-duzem mal os seus veícu-los, que dirigem contra as normas de trânsito", disse.

Eleito pela segunda vez a vereador nas eleições de 2008, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes para biênio 2011/2012, Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) é a bola da vez do seu partido. O vereador reside desde 1985 em Ariquemes, é pro-fessor formado em letras e tem sua base eleitoral forte entre os educadores e na área rural. A informação so-bre sua pré-candidatura foi confi rmada pelo Diretório Municipal do PT que nunca escondeu a pretensão de ter uma candidatura própria à Prefeitura da Capital do Vale do Jamari.

Em uma reunião de apresentação dos pré-can-didatos para a eleição de 2012, Val foi anunciado co-mo pré-candidato à reelei-ção, mas desde então, as conversações progrediram dentro do partido e agora o nome de Val Santos que tem se destacado como pre-sidente do Legislativo Muni-cipal é tido como a principal opção petista à Prefeitura de Ariquemes.

Mesmo estando em as-censão como vereador e presidente da Câmara, Val é cauteloso e confi rma ape-nas que o partido vai ter

candidato próprio à Prefeitu-ra, mas a defi nição de nome só sairá nas convenções do partido, que devem aconte-cer em julho do ano que vem. “Meu nome está à dis-posição, assim como os de-mais colegas”, pondera.

O Partido dos Trabalha-dores já ocupou a vice-pre-feitura de Ariquemes com o hoje secretário de Meio Am-biente Amauri Guedes du-rante o primeiro mandato do ex-prefeito e atual governa-dor do estado Confúcio Moura (PMDB) e nas últi-mas eleições municipais apenas compôs a coligação proporcional, dando apoio à reeleição de Confúcio, que teve o democrata Márcio Raposo como vice, hoje chefe do Executivo. “Desta vez não vamos mais a rebo-que de ninguém. O PT é um partido de grande militância e vai disputar a prefeitura, com chances de eleição”, reforça Val Santos.

E para quem é educador como Val sabe muito bem que um pingo para um bom entendedor é uma letra. E no caso dele, a gama de pingos é grande, especial-mente agora como repre-sentante do partido na Câ-mara do terceiro maior mu-nicípio do estado, onde tem

tido dialogo aberto com os outros nove ve-readores da Casa sem rejeição, consegui-do uma das maiores aprovações de proje-tos (aproximadamente 300 apenas em seu primeiro semestre como presidente), entre eles muitos de autoria do vereador e de grande relevância como: a amplia-ção da Licença Maternidade as servi-doras do município e o que dá maior segurança aos clientes e trabalhadores da rede bancaria.

Cabe agora ao PT de Ariquemes aproveitar a oportunidade para dar um salto maior em sua história. Até porque vamos e convenhamos, o partido há mui-to tempo não estava conseguindo se des-tacar no município. Se pensarem um pou-co, os correligionários petistas devem tirar as bundas de suas cadeiras que estão em sua maioria plantadas nas pastas da educação, arregaçar as mangas e tra-balhar para eleger Val ao Executi-vo. Afi nal, trabalho para mostrar tem. No pior das hipóteses, uma pré-candidatura a vi-ce. E cabe a nós aqui fazer o trocadilho com o provérbio para alertar o partido de Ari-quemes: “não é todo dia que o PT está pra peixe” e não resta dúvida, o “cabeludo” é o coringa do partido.

O “coringa” do PT nas eleições 2012Como a “bola da vez” do partido, Val dos Santos se prepara para as eleições em Ariquemes

tido dialogo aberto com os outros nove ve-readores da Casa sem rejeição, consegui-do uma das maiores aprovações de proje-tos (aproximadamente 300 apenas em seu primeiro semestre como presidente), entre eles muitos de autoria do vereador e de grande relevância como: a amplia-ção da Licença Maternidade as servi-doras do município e o que dá maior segurança aos clientes e trabalhadores da rede bancaria.

Cabe agora ao PT de Ariquemes aproveitar a oportunidade para dar um salto maior em sua história. Até porque vamos e convenhamos, o partido há mui-to tempo não estava conseguindo se des-tacar no município. Se pensarem um pou-co, os correligionários petistas devem tirar as bundas de suas cadeiras que estão em sua maioria plantadas nas pastas da educação, arregaçar as mangas e tra-balhar para eleger Val ao Executi-vo. Afi nal, trabalho para mostrar tem. No pior das hipóteses, uma pré-candidatura a vi-ce. E cabe a nós aqui fazer o trocadilho com o provérbio para alertar o partido de Ari-quemes: “não é todo dia que o PT está pra

“cabeludo” é o coringa

Revista Povo em Alerta

O ex-presidente Lula dis-se na sexta (30) que é ne-cessário criar uma governan-ça global nova para dar um fi m na crise. Segundo ele, o G20 tem de utilizar a próxima reunião, marcada para No-vembro, para fi rmar um fó-rum de tomada de resolu-ções. "Não dá para os países tomarem decisões unilateral-mente", disse. O ex-presi-dente avaliou ainda que o G8 vem perdendo sua importân-cia no cenário mundial, já que não cumpriu as promes-sas da reunião de 2009. O grupo havia prometido ajus-tar o sistema fi nanceiro e dar um fi m para os paraísos fi s-cais. "Para os Estados Uni-dos e a Europa, a crise já es-tava resolvida, mas não es-tava.", afi rmou.

Lula faz cobranças

ao G20

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I nossomundo 29opinião4 nossa

Direto da RedaçãoColuna Pinga Fogo

Editorial

Paulo Morais Ivan de Lara

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Rio Negro, 4612 - Jd das PalmeirasAriquemes - Rondônia

DIREÇÃO GERALJosé Olavo Subtil de Oliveira

Paulo Roberto de Freitas Morais

DIRETOR DE REDAÇÃOIvan de Lara

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente no Estado de Rondônia

infoco

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

69 3536-3854

Aprovação de Dilma sobe de 67% para 71%, aponta Ibope

O perfi l dos investimentos bra-sileiros na Argentina está mudan-do. A afi rmação é do secretário de Comércio e Relações Internacio-nais argentino, embaixador Luis Kreckler.

Segundo ele, nos últimos anos os investimentos que envol-vem projetos novos, os chamados "greenfi eld", têm crescido entre os aportes de empresas brasileiras no país vizinho. Se entre 2002 e 2003 os investimentos brasileiros na Argentina eram direcionados principalmente a operações de fu-sões e aquisições, nos anos sub-sequentes esse quadro mudou e hoje essas operações são com-plementadas por investimentos em projetos novos, destinados a ampliar a capacidade produtiva das companhias no país vizinho, mas que refl etem também a che-gada de novas empresas brasilei-ras à Argentina. Entre 2003 e 2010, a Argentina foi o país que

Nesta semana a Nissan deve anunciar o local de instalação de uma fábrica no Brasil, em um in-vestimento bilionário que poderá incluir a produção de veículos elé-tricos. O Estado do Rio de Janeiro é um dos principais destinos ava-liados pela segunda maior monta-dora de veículos do Japão.

A previsão é de investir US$ 1,5 bilhão na fábrica. A produção por ano na planta será de 220 mil carros, entre populares e carros elétricos, sendo de três a quatro segmentos de veículos. O investi-mento daria mais espaço para o crescimento da marca no quarto maior mercado de veículos do mundo. Atualmente, a Nissan divi-de um complexo fabril no Paraná com sua parceira francesa Re-nault. A Nissan produz no País a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina no município de São José dos Pi-

A varejista on-line norte-ame-ricana Amazon anunciou o seu novo tablet, chamado Kindle Fire.

O aparelho, com tela de sete polegadas sensível ao toque, se-rá vendido por US$ 199 nos EUA, menos da metade do preço do iPad mais barato, que custa US$ 499.

Diferente dos modelos atuais de Kindle, o tablet não tem tecla-do físico e é usado por meio da touchscreen, que aceita apenas dois pontos de toque simultâneos (o iPad aceita até dez).

Outra diferença do Kindle Fire em relação às versões tradicio-nais do e-reader está na conecti-vidade: o novo aparelho não acessa redes 3G. Para acessar a internet, é preciso usar conexão

Amazon lança tablet Kindle Fire por US$ 199 nos EUA

Wi-Fi. O aparelho também não tem câmera e microfone.

O sistema operacional do Kin-dle Fire é o Android, do Google, com uma interface própria desen-volvida pela Amazon. Quem com-prar o aparelho terá direito a um mês de acesso gratuito à Amazon Prime, serviço de streaming de fi l-mes cuja assinatura anual custa US$ 79.

Papel eletrônicoA companhia também anun-

ciou outros modelos de e-readers da família Kindle. Eles usam tela de papel eletrônico, como as ver-sões atuais do aparelho.

O Kindle Touch é um modelo com tela sensível ao toque (via in-fravermelho). Custa US$ 99 e

US$ 149 - o segundo preço refe-re-se à versão com conexão a re-des 3G (que funciona em mais de 100 países, assim como já ocorre com as versões atuais do Kindle).

O modelo mais simples da li-nha, chamado apenas de Kindle, perdeu o teclado - e não tem tela sensível ao toque. Tem tela de seis polegadas e, segundo a Amazon, vira páginas 10% mais rápido e pesa 30% menos do que a versão atual. Custa US$ 79.

Na página da Amazon, os mo-delos atuais, com teclado físico, ganharam novos nomes: Kindle Keyboard (US$ 99) e Kindle Key-board 3G (US$ 139). Além deles, o novo Kindle já está disponível para pronta entrega. Os outros aparelhos estão em pré-venda - as duas versões do Kindle Touch começam a ser enviadas em 21 de novembro, um pouco depois do Kindle Fire, que tem data de envio marcada para o dia 15 do mesmo mês.

A Amazon envia os modelos atuais de Kindle ao Brasil, mas, com o pagamento de impostos e frete, eles custam em torno do do-bro do valor cobrado nos EUA. Ainda não se sabe quando os no-vos produtos estarão disponíveis no Brasil.

Divulgação

Nissan deve anunciar local de fábrica no Brasil em outubro

unidades produtivas no Brasil por novos entrantes, como as chine-sas JAC e Chery, e de montado-ras estabelecidas há mais tempo no país como Fiat, General Mo-tors e Toyota. A Nissan avaliou vá-rios Estados para o investimento, incluindo Bahia, Paraná e São Paulo, mas o Rio de Janeiro está no topo da lista, com as cidades de Resende, Porto Real e o com-plexo industrial do empresário Ei-

ke Batista, que está sendo cons-truído em São João da Barra, na lista de preferências da montado-ra. Resende possui fábricas de automóveis da Peugeot e de ôni-bus e caminhões da Volkswagen, enquanto Porto Real abriga uma unidade da Citroen. De janeiro a agosto, a Nissan acumula vendas de 36.819 automóveis e comer-ciais leves no Brasil, ante 19.906 no mesmo período de 2010.

Empresas brasileiras aumentam aposta em novos negócios na Argentina

teve mais anúncios de projetos novos de empresas brasileiras na América Latina. Foram 62 proje-tos, somando 29% dos projetos do Brasil na região. Um exemplo foi o anúncio feito pela Camargo Corrêa em agosto. O grupo pro-mete investir US$ 404 milhões até 2014 para ampliar a produção de cimento no país. O Brasil é o quarto país com maior volume de investimentos externos diretos na Argentina. Em 2009, o Brasil in-vestiu US$ 4 bilhões no país vizi-nho e foi responsável por 5,4% do total do IED na Argentina. Os in-vestimentos da Espanha, o maior parceiro, somaram 28,3% do to-tal. O mercado argentino é o sex-to destino para investimentos ex-ternos diretos do Brasil e o maior na América Latina e entre os emergentes. Segundo Kreckler, hoje há um estoque total de US$ 86 bilhões de empresas estran-geiras na Argentina.

O ex-presidente Lula fez iro-nias na semana passada, em Pa-ris, com os países ricos e institui-ções internacionais, e afi rmou que a saída para a crise na Euro-pa "está em um decisão política".

Lula fez referência aos "con-selhos econômicos" dados ao Brasil no passado e afi rmou que os países desenvolvidos agora são incapazes de resolver seus próprios problemas. "Eu vi tanta gente sabida na Europa e nos Estados Unidos quando o Brasil, a Bolívia e o México estavam em crise", disse Lula em um discurso no Instituto de Ciências Políticas de Paris, onde recebeu o título de doutor honoris causa. "Era tanta conselho econômico que, quando começou a crise em 2008, eu falei que os especialis-

Lula ironiza FMI e fala em saída política para crise na Europa

tas resolveriam isso em três dias", afi rmou. "Eles (os especia-listas econômicos) se esconde-ram. O Banco Mundial, o FMI, a Comissão Européia, ninguém sa-bia mais nada. Mas essa gente toda sabia quando era o meu ca-lo que estava doendo", disse Lu-la, causando risos na platéia. "Quando a dor de dente é no vizi-nho, temos todos os remédios. Mas quando é na boca da gente, não temos os remédios", afi rmou o ex-presidente. Lula foi a primei-ra personalidade latino-america-na a receber o título de doutor honoris causa do Instituto de Es-tudos Políticos de Paris, fundado em 1871 e onde já estudaram personalidades como os ex-pre-sidentes franceses Jacques Chi-rac e François Mitterrand.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

nhais. O anúncio coincide com um momento em que as montadoras ja-ponesas enfrentam um iene forte no Japão, o que reduz a competitividade de suas exporta-ções. Além disso, surge em meio a uma série de inves-timentos em novas

A presidenta Dilma Rous-seff é aprovada por 71% dos eleitores, de acordo com pes-quisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulga-da na sexta-feira (30). A pes-quisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que signifi ca que a aprovação da presidente pode ser de 69% a 73%.

“Participe dessa luta dos de-putados estaduais” – diz o apelo da nova campanha do deputado estadual Valter Araújo (PTB-Por-to Velho) com assinatura e ver-bas da Assembléia Legislativa de Rondônia. A pouco mais de um ano das eleições municipais, volta a ser explorado o tema de combate à pedofi lia, utilizado exaustivamente pelo parlamen-tar no pleito que o reconduziu ao cargo.

Desta vez o discurso é a aprovação da Lei Ordinária 2.250/2009 que, segundo a pro-paganda ofi cial proíbe a perma-nência de menores em “locais de risco”. Erro crasso do publici-tário Cleiton Pena, detentor da conta de publicidade do Legisla-tivo, ou má fé do próprio presi-dente, a alardeada lei (2.250/2009) trata tão somente de alteração na criação de in-centivos tributários a estabeleci-mentos industriais localizados no Estado e em nada se refere a crianças e adolescentes.

Não é primeira vez que atual legislatura autoriza gastos de di-

nheiro público para tentar ludibriar a sociedade rondoniense com pro-paganda enganosa. Lembremos de campanhas publicitárias recen-tes informando sobre o fi m da apo-sentadoria dos ex-governadores e estacionamento gratuito no shop-ping de Porto Velho. A primeira, uma completa inverdade, e a se-gunda, mais uma manobra politi-queira de meias verdades ao le-var-se em consideração a cobran-ça de R$ 3,50 a quem não efetua compras no interior do estabeleci-mento.

Mas, em tempos de inversão de valores nada melhor que dis-cursos sobre a família e repulsa a crime hediondo como a violência sexual contra crianças. Estes sim deram bons resultados nas urnas e continuariam deveras prestigio-sos aos olhos da ordeira popula-ção não estivessem eivados de tanta hipocrisia.

Finalizando um mandato de atuação pífi a, sem nenhum projeto de relevância ao curral eleitoral Porto Velho, Valter Araújo agar-rou-se a uma campanha contra a pedofi lia, levando os pares a insta-

lação de uma Comissão Parla-mentar de Inquérito com muitos gastos e sem nenhum resultado prático.

Não faltou ao nobre parlamen-tar a credibilidade. Muitos casos práticos foram levados ao conhe-cimento da CPI, mas nenhum saiu das paredes da famigerada Casa do Povo. Um deles envolvia um médico do município de Cerejeiras acusado de abusar sexualmente de sete crianças, a mais nova com 9 anos de idade à época. Ao então presidente da comissão, Valter Araújo, foram entregues provas e nomes de testemunhas e de fami-liares em busca de justiça. Ao fi nal da CPI, o frustrante resultado: na-da foi apurado. O predador sexual saiu impune de Rondônia.

Baluarte das vítimas de pedofi -lia, o presidente da Assembléia Legislativa também optou pelo si-lêncio no caso Chico Caçula, vere-ador de Porto Velho condenado pela prática de abuso sexual e que permanecia na cadeira represen-tando a população da Capital. Restou à sociedade a manifesta-ção contrária que culminou com o

afastamento de Caçula da Câ-mara Municipal.

Com discursos eloqüentes e ações contraditórias, Valter Araújo age como Dorian Gray, personagem de Oscar Wilde que envaidecido esconde o ver-dadeiro retrato no porão.

Campanha antecipadaA nova e errônea campanha

publicitária da Assembléia Le-gislativa dá o tom das próximas eleições. Lançado recentemen-te pelo PTB, o pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Valter Araújo, reinicia a custas de ver-bas públicas a tática de valori-zação familiar para contrapor--se a qualquer candidato do Partido dos Trabalhadores, que, convenhamos, ao menos se despiu de hipocrisia para tra-tar de temas polêmicos como homofobia e profi ssionalização da prostituição.

Percebe-se que a campa-nha de sucessão a Roberto So-brinho só ainda não começou pelas bandas do Tribunal Re-gional Eleitoral de Rondônia.

O engodo de Valter Araújo à custa de verbas publicitárias Por Ivonete Gomes

Um bom nomeSemana passada recebi uma ligação onde alguém sussurrou no meu ouvido que lideranças evangélicas de Ariquemes estão cogi-tando a hipótese de apresentar um nome de um vice aos candida-tos a prefeito para as eleições em 2012. Reuniões já estão acon-tecendo e parece que estão chegando a um consenso.

Candidato EvangélicoUm nome que está se destacando entre vários é o do médico Dr. José Eduardo Bardi (PMDB). Ele que também é pastor, é dono de um carisma sem igual e com certeza em cima de um palanque e no corpo-a-corpo de uma campanha se sairia muito bem.

ProjetoAcredito que seja louvável esta atitude das lideranças evangéli-cas. Sabe-se que em toda classe há uma divisão, e a maior culpa de os evangélicos terem pouca representatividade política é total-mente deles. Já passou da hora dessa classe, que passa dos 40% da população de Ariquemes, se unir e lançar um nome para con-correr a cadeira principal do Executivo Municipal.

GrevesParalisação nos Correios, nos bancos, ameaça de paralisação de agentes penitenciários, etc... O que nos deixa mais triste é a greve em serviços essenciais como os bancos e Correios. Não sou con-tra quem luta pelos seus direitos, agora, prejudicar a vida de ou-tras pessoas em busca de algo para si não está certo. A incapaci-dade de negociação causa todo este prejuízo, que não é só fi nan-ceiro, mas também social. O pior de tudo é que quem acaba pa-gando a conta dessa baixaria somos nós, cidadãos comuns que não temos nada com a com situação.

Rede social “legislante”Se Facebook e Twitter analisassem projetos e fi scalizassem as ações do executivo estaríamos salvos. Pois é pessoal! Durante a sessão, mais ainda quando ele falta no plenário, está o avatar de-nominado Valter Araújo constantemente postando mensagens nas redes sociais. Pelo menos é o nome dele que aparece, se não for, tem alguém se passando por ele, e isso pode ser considerado falsidade ideológica.

“O Coringa”O vereador e presidente da Câmara de Ariquemes, Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), realmente tem se tornado um dos principais pivôs para a negociação, dentro e fora do PT, ao que compete as eleições de 2012.

Val na cabeçaVal é praticamente o único personagem do Partido dos Trabalhado-res que possui respaldo sufi ciente para encarar a candidatura a pre-feito de Ariquemes. Como já conhecemos o partido, desde outras épocas, sabemos que as possibilidades reais do PT sair praticamen-te sozinho é um fato de se trabalhar na conjuntura política atual.

O PSDA aprovação do registro do Partido Social Demorata pelo TSE, enca-beçado pelo prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab, tem se tornado um real mercantilismo político para sigla. A negociações para o pulo dos políticos nos últimos dias restavam foram de alto nível.

Em RondôniaO deputado federal Moreira Mendes que comanda a implantação do PSD no Estado, obteve um bom êxito nas articulações para unir au-toridades na nova sigla. O PSD inicia forte em Rondônia, já o PPS que Moreira deixou pra trás, fi cou totalmente perdido.

PPS se apagouDefi nitivamente o PPS de Rodônia se tornou um partido apagado. O ex-governador João Cahulla ganhou o partido de mãos beijadas, mas o seu fraco desempenho político não permite grandes avanços na sigla.

CahullaSua única pretensão é poder se candidatar a prefeitura de Arique-mes, portando com o comando da sigla, Cahulla luta para marcar seu nome e conseguir espaço político na capital para poder se can-didatar.

CaerdA polêmica situação da Companhia que abastece vários municípios do Estado, vem tomando proporções cada vez maiores. Iniciada pe-la briga entre municípios e a Caerd quanto a renovação da conces-são, na última semana a questão foi denunciada por veículos de co-municação de nível nacional. O caso gira em torno da falta de servi-ços de saneamento básico, onde em décadas a empresa não inves-te nada.

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I nossapolítica 3

Rondonotícias

Enquanto espera que o Supremo Tribunal Federal lhe conceda liminar, lhe as-segurando no cargo, o de-putado federal Lindomar Garçon (PV) lamentou que tenha sido prejudicado pela ex-deputada Daniela Amo-rim, que foi enquadrada na lei do fi cha suja, nas últi-mas eleições.

Daniela desistiu do re-curso que mantinha sua condição de segunda su-plemente, por razões ainda obscuras. Essa decisão afetou diretamente a per-manência de Lindomar Garçon na Câmara dos de-putados, pois a mesma fez parte da coligação pela qual Garçon concorreu e

ganhou sua reeleição como deputado federal.

Com a desistência de Daniela Amorim, seus vo-tos não foram computados para a coligação e ocorrem mudanças no coefi ciente eleitoral. Apesar da expres-siva votação, Lindomar Garçon poderá ter que dei-xar sua cadeira em Brasí-lia. Com quase 35.000 mil votos Garçon poderá ser substituído por um suplente que teve menos da metade de seus votos.

Consultado, o deputado Garçon lamentou a demora da justiça para resolver os casos de candidatos inseri-dos na lei fi cha suja. “Se a decisão tivesse acontecido com maior brevidade não estaria tendo que enfrentar o inesperado”, contou ele.

Garçom assegurou que se tiver que deixar o man-dato, sairá de cabeça er-guida. Ele reafi rmou o com-promisso de continuar a trabalhar por Rondônia, es-pecialmente para Porto Ve-lho e Candeias do Jamari, sempre ao lado das pesso-as mais humildes e defen-dendo com afi nco as cau-sas dos mais necessitados.

Garçom apela ao STF, após ser prejudicado por decisão de Daniela Amorim de não recorrer

O parlamentar confi rmou a sua pré-candidatura a pre-feito da capital.

Lindomar Garçon agra-deceu aos quase trinta e cinco mil votos recebidos em 2010 e falou que por ser um homem temente a Deus, não carregará ne-nhum tipo de mágoa ou ressentimentos e que se for confi rmada a perda do mandato certamente é por-que esta força superior es-tará preparando algo ainda melhor.

Ele disse ainda ser um político realizado, pois em quase cinco anos como de-putado federal, deixa sua marca como um parlamen-tar de ação, que teve a honra de ser fator decisivo em acontecimentos históri-cos para Porto Velho e Rondônia, como na dupli-cação da BR 364 trecho Candeias Unir, transposi-ção dos servidores do esta-do, ponte sobre o rio ma-deira, instalação de rede água potável e rede esgoto em toda nossa capital alem de milhões de reais desti-nados ao governo do esta-do e a várias prefeituras em Rondônia.

Justiça Eleitoral aprova criação do PSD de Kassab

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira a criação do PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Com a decisão, o partido po-derá disputar as eleições mu-nicipais do próximo ano, quan-do já exercerá a sua vocação para o governismo e o adesis-mo, engrossando a chamada base aliada do petismo.

O julgamento foi retomado após pedido de vista do minis-tro Marcelo Ribeiro. O tribunal viveu um impasse na semana passada, pois uma resolução do TSE exigia que o partido in-cluísse em seu pedido de re-gistro as listas de apoio da po-pulação certifi cadas pelos Tri-bunais Regionais Eleitorais, mas o PSD apresentou essas listas certifi cadas apenas pe-los cartórios eleitorais. Aconte-ce que a legislação eleitoral não chega a falar sobre a cer-tifi cação dos tribunais, limitan-do-se à apreciação dos cartó-rios. Ribeiro entendeu que tra-tava-se, na realidade, de uma "falsa incompatibilidade". Se-gundo ele, a resolução do TSE cita os tribunais regionais so-mente porque o partido preci-sa do registro em pelo menos nove Estados para fazer o pe-

dido à corte superior. Ribeiro disse que, como nos TREs, o partido precisa apenas do apoio de 0,1% do eleitorado local, e no TSE, necessita de apoio equivalente a 0,5% do total de votos recebidos nas eleições para deputado fede-ral, o partido não precisa entre-gar todas as listas certifi cadas nos tribunais regionais. Ao fi -nal de seu voto, Ribeiro enten-deu que o PSD entregou tudo o que era necessário, tendo conseguido cerca de 510 mil assinaturas (a lei exige 492 mil). Após o voto do ministro, o colega Teori Zavascki, que ti-nha votado pela realização de investigações, mudou de voto. Ele, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewando-wski, também acompanharam a relatora. O único voto contra a criação do partido foi de Mar-co Aurélio Mello. Na quinta-fei-ra passada, Nancy Andrighi votou a favor da criação do PSD. Segundo ela, o PSD conseguiu comprovar que ob-teve o registro de diretórios re-gionais em 16 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e que co-lheu 514,9 mil assinaturas de eleitores em apoio à sua cria-ção da sigla.

Divulgação

Ministério Público de Rondônia e Polícia Civil cumprem mandado de busca na Academia Adrenaline, de ex-secretário de Cassol

Combate ao crime organizado

O Ministério Pú-blico de Ron-dônia, por meio do Gru-

po de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil cumpriram na quarta-feira (28) mandado de busca na academia Adrenaline, empresa pertencente ao ex-secretário de Estado da Justiça do Governo Cassol, Gilvan Cordeiro Ferro (FOTO), formal-mente registrada em nome de sua esposa, Juliana Ribeiro de Bar-ros, e de sua cunhada, Helena Lúcia Ribeiro de Barros. A suspeita é de que a empresa teria sido

montada como lavagem de dinheiro de verbas desviadas do governo Estado de Rondônia du-rante a administração Ivo Cassol, hoje sena-dor.

A quebra de sigilo fis-cal dos suspeitos mostra indícios de enriqueci-mento incompatível com o salário. Além disso, os recursos utilizados para a montagem da acade-mia não teriam sido de-clarados à Receita Fe-deral. Após a instaura-ção de investigação, os suspeitos realizaram empréstimos bancários a fim de acobertar entra-da de dinheiro não de-clarado.

Tudo Rondônia

HORÓSCOPO SEMANAL ChargeSó pra zuar!!!

Tirinha

Planeta Bizarro

Notícias do Futuro

Variedades

Cão de caça é � agrado sendo seguido por raposa no Canadá

Ceu O Padre pergunta aos fi -éis:-Quem deseja ir para o céu?Todo mundo levanta a mão, menos o bêbado, sentado lá no fundo.-O senhor aí atrás, não quer ir para o céu quan-do morrer?-Ah! Quando morrer, sim. Pensei que o se-nhor estava organizando a caravana para hoje!

_______________________

Tirando o Caipira

O Paulista, chegando em um sítio no interior de São Paulo, foi diretamen-te ao chiqueiro, onde viu um Caipira cuidando da criação. Imediatamente pensou:“Vou tirar este Caipira”, quando perguntou:-Ô Caipira... Como se chama aquele porco fe-dorento, gordo, lá no cantinho?O Caipira respondeu:- Aquele lá se chama “Ocê”...O Paulista, morrendo de raiva, sem resposta pronta pelo Caipira te-lo chamado de Porco, foi para o hotel, onde teve uma brilhante idéia e re-tornou para o Chiqueiro, onde disse:- Ô Caipira, se aquele Porco chama “Ocê”, aquela outra coisa me-donha e fedorenta é a “Mãe do “Ocê”?O Caipira responde:- Não Sinhõ, aquele alí é o “Pai do Ocê”, a “Mãe do Ocê” nois cumemo onte!!!

_______________________

Nicolau?

Estava lá Jesus com seus discípulos, e disse:- João beije minha mão, Tomé beije meu pé, Nico-lau aonde você está in-do??

A pesquisadora da Universidade de Montreal (Canadá) Mircea Costina fotografou uma cena curiosa em uma fl oresta ao norte da cidade. Ele fl agrou um cão de caça farejando em uma trilha enquanto era seguido por uma raposa. O cão parecia muito perdido, já que andava apenas alguns centímetros à frente de sua presa, segundo o jornal inglês “Daily Mail”.

Áries - De 21/3 a 20/4Momento especial para o amor e as amizades. Vai en-xergar com mais clareza onde quer chegar com suas relações. Isso implica em acabar com certas dúvidas do passado. Abra o coração e aceite novas emoções, mesmo que isso signifi que perder alguns espaços no cotidiano. No trabalho, aja com ousadia. Aceite desa-fi os e exponha seus objetivos.Touro - De 21/4 a 20/5Preste mais atenção nos pequenos detalhes do dia a dia. Lembre-se de que grandes projetos nascem de situações simples. Não complique o que já está quase pronto. Livrese das amarras do passado e viva com prazer o que a vida oferece neste momento. É impor-tante reservar espaço para o descanso e o lazer com família e amigos.

Gêmeos - De 21/5 a 20/6Fase favorável para cuidar das fi nanças. Com sua alta versatilidade e criatividade, perceberá facilmente onde estão as boas oportunidades comerciais. Mostre potencial no trato de problemas profi ssionais. Valorize seu esforço. Isso signifi ca confi ança e credibilidade. Siga em frente sem medo. No amor, período de com-panheirismo.

Câncer - De 21/6 a 21/7Mesmo cuidando das tarefas de casa, não esqueça da vida social. Separe um tempo para compartilhar momentos agradáveis com colegas de trabalho. Esse incentivo produzirá frutos e alianças serão fi rmadas. Como no período anterior, o ambiente doméstico será reorganizado. Preferira os assuntos simples e de fácil resolução. Boas vibrações.

Leão - De 22/7 a 22/8A resolução de certas tarefas ou situações, que havia deixado para depois, agora são imprescindíveis para o bom andamento do cotidiano. Programe-se estipu-lando objetivos claros para os próximos dias. tudo é importante e cada coisa possui o seu devido tempo e lugar. No amor, você receberá estímulo e compreen-são. Sucesso.

Virgem - De 23/8 a 22/9Aguarde resultados positivos nos próximos dias na área profi ssional. A carreira será impulsionada e o reconhecimento de seu esforço acontecerá conforme o planejado. Aproveite e crie novas oportunidades comerciais e fi nanceiras. Estude propostas e leve em consideração as opiniões sinceras dos colegas de tra-balho. Hora certa para isso.

Libra - De 23/9 a 22/10Cuidado com propostas comerciais. Não assuma ta-refas que não pode cumprir. É melhor esperar do que complicar o cotidiano. Nos relacionamentos, dedique mais tempo à família e aos amigos. Lembre-se de que as pessoas sentem falta de sua presença e de seu bom-astral. Programe passeios e incentive a solida-riedade.

Escorpião - De 23/10 a 21/11Não tenha receio de mudar de ideia. Sua essência é de transformação. Nos próximos dias você encon-trará situações que irão exigir atitudes enérgicas. Vá em frente e resolva tudo de uma vez sem deixar pen-dências. Assim, deixará espaço para novos e interes-santes planos para o futuro. No amor, cuidado com o ciúme excessivo.

Sagitário - De 22/11 a 21/12Bom período para trabalhos em grupo. Sua participa-ção é fundamental em várias questões e podem mu-dar o rumo da atual situação. Aceite sugestões e não questione críticas. Elas são necessárias para o pro-gresso pessoal. Aguarde notícia alegre vinda de seus relacionamentos sociais. Pode ser um convite ou uma proposta interessante.

Capricórnio - De 22/12 a 20/1Amplie sua lista de contatos e amizades. Deixe de lado a seriedade e a desconfi ança e passe a acreditar nas pessoas. Crie laços e renove compromissos de afeto e companheirismo. Você lucra ao abrir o coração e expor seus sentimentos sem receio. No trabalho, um novo projeto ocupará muito de seu tempo, exigindo dedicação e esforço pessoal.

Aquário - De 21/1 a 19/2Livre-se das preocupações excessivas e terá tempo para se divertir, buscar amigos, reatar laços, promo-ver viagens interessantes ou ingressar em atividade cultural em grupo. Assim conquistará importante papel social em seu meio. As pessoas oferecem apoio e tor-cem por seu sucesso. Siga em frente com determina-ção, nutrindo a autoestima.

Peixes - De 20/2 a 20/3Dê preferência ao convívio familiar e às tarefas coti-dianas. A segurança emocional que necessita virá da boa estrutura no ambiente ao redor. Isso signifi ca pôr a casa em ordem, reformular o modo de encarar os problemas do dia a dia, bem como deixar de remoer mágoas do passado. Fique de olho no futuro e esque-ça o que já passou. Boa sorte.

Acir se reúne com Fátima Cleide para discutir eleições municipais

A ex-senadora Fáti-ma Cleide (PT), se reuniu com o senador Acir Gur-gacz (PDT), em seu gabi-nete, para discutir as eleições municipais de 2012. A senadora se apresentou como pré--candidata do PT à pre-feitura de Porto Velho.

O senador Acir Gur-gacz disse que o PDT ainda esta estudando a possibilidade de lançar candidatura própria na Capital, mas que está aberto para alianças e te-rá a ex-senadora Fátima Cleide e o PT como alia-dos de primeira hora.

“Temos uma boa par-ceria com o prefeito Ro-berto Sobrinho, em Ron-dônia, e com a presiden-ta Dilma Rousseff, do âmbito federal, de modo

que uma aliança com a ex-senadora Fátima Clei-de seria algo natural, mas ainda é muito cedo para defi nirmos as coli-gações e, por hora, va-mos continuar conver-sando”, disse Acir.

A ex-senadora Fátima Cleide disse que está oti-mista com a pré-candida-tura e vê grandes possi-bilidades de construir uma frente ampla, com a participação de vários partidos que já compõem o quadro de aliados do PT. “Tivemos uma boa votação nas últimas elei-ções em Porto Velho e creio que precisamos continuar a parceria que temos hoje com a presi-denta Dilma Rousseff e com os aliados na banca-da federal”, disse Fátima.

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

Rafinha Bastos afirmou que ficaria

com Wanessa Camargo e seu bebêNo programa "CQC"

na Band, Rafinha Bastos voltou a provocar polêmica com suas declarações bombásticas. Dessa vez, o comediante escolheu co-mo alvo a cantora Wanes-sa Camargo, grávida de cinco meses

"Que bonitinha que es-tá a Wanessa Camargo grávida", anunciou Marce-lo Tas. "Eu comeria ela e o bebê", interrompeu Rafi-nha. "Não tô nem aí", com-pletou, para surpresa da plateia.

Ao ouvir o colega, Mar-co Luque fez cara de sur-

presa e baixou a cabeça, cobrindo os olhos com as mãos. Tas rapidamente emendou outra piada, ali-viando o clima (para o te-lespectador).

Não é a primeira vez que Rafael Bastos Hocs-man, 34, cria polêmica. Ele recentemente foi acusado de fazer apologia ao estu-pro. "Mulheres feias deve-riam agradecer caso fos-sem estupradas, afinal os estupradores estavam lhes fazendo um favor, uma ca-ridade", disse.

A declaração causou investigação por parte do

Ministério Público Federal.Desculpas

A Bandeirantes quer que o pessoal do "CQC" se desculpe a Wanessa, por uma declaração sem no-ção de Rafinha Bastos no programa. A informação é da coluna de Keila Jime-nez, da "Folha de S.Pau-lo". De acordo com a publi-cação, representantes da artista conversaram com a emissora sobre o ocorrido e pediram uma retratação do humorista.

Marcus Buaiz, marido de Wanessa e pai da crian-ça, teria ficado irritado com

o comentário.Vale lembrar que, recen-

temente, Rafinha teve de pedir desculpas a Daniela Albuquerque, mulher do pre-sidente da RedeTV!, Amilca-re Dallevo, após chamá-la de "cadela", em uma piada.

Rafinha Bastos deto-na Folha de S. Paulo no Twitter

O humorista Rafinha Bastos aumenta, a cada dia, sua coleção de polê-micas. O alvo mais re-cente foi o jornal 'Folha

de S. Paulo'. Na tarde de terça-feira (20), o integran-te do humorístico CQC (Band) escreveu em seu Twitter: "Olá Folha de SP, vai tomar no olho do teu c... Bjo no coração, Rafi-nha. [sic]"

Folha

nossosfamosos 312 nossoestado

Reportagem veiculada na quarta quarta-feira, 28, no Bom Dia Brasil, da Re-de Globo de Televisão mostrou para o Brasil intei-ro que Porto Velho é a úni-ca capital de Estado com índice “zero” em sanea-mento básico. A reporta-gem confirma o que disse o deputado estadual Luiz Claudio (PTN/Rolim de Moura), que na semana passada, durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, denunciou as condições caóticas do sa-neamento em Rondônia e pediu providências. “Sane-amento Básico é saúde pú-

TV Globo confirma denúncia de deputados sobre saneamento

blica”, disse o deputado na tribuna da Ale. Na ocasião, Luiz Claudio disse que “Porto Velho, uma das mais importantes cidades da região norte, ocupa a úl-tima posição entre as capi-tais de todo o país, quando o assunto é esgotamento sanitário”. “A reportagem da TV Globo apenas confir-mou o que já havia dito se-mana passada”, disse o parlamentar a O Estadão.

O deputado Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná), vem investigando a Caerd – Companhia de Sanea-mento de Rondônia – já há algum tempo e vê como

única alternativa, a instala-ção de uma CPI, para in-vestigar o que leva a Caerd a cobrar a maior tarifa de água do país. E o que é pior: em Rondônia, onde os serviços de saneamento são municipalizados, as ta-rifas são bem mais bara-tas.

Ainda durante o discur-so, semana passada, Luiz Claudio parabenizou os prefeitos que abriram o de-bate para discutir assunto de tamanha relevância. Al-guns municípios já elabo-ram o plano municipal de saneamento para suas ci-dades. Outros criaram su-

as autarquias, conforme determina a lei federal 11.445/2007, antes mesmo que o tema ganhasse pro-porções em nível nacional. “Saneamento básico é saúde pública! Portanto não podemos adiar mais o debate. Cada um de nós tem que contribuir com o planejamento para os pró-ximos 30 anos. Se quiser-mos obter resultados satis-fatórios, precisamos come-çar agora”, disse o deputa-do no discurso.

A reportagem do Bom Dia Brasil mostra que em 2009, as 81 maiores cida-des do país despejaram a

cada dia 5 bilhões de litros de esgoto sem tratamento no meio ambiente. “Dois terços de todo o esgoto ge-rado no Brasil não são tra-tados e isto, com certeza, está em todos os nossos córregos e rios, poluindo o meio ambiente e trazendo graves consequências à saúde”, explicou a enge-nheira sanitarista Aline Mantuja. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o Bra-sil investe apenas 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em saneamento. Seria ne-cessário três vezes mais investimentos.

O problema é dinheiro?

Não. Só está melhorando muito lentamente. O Insti-tuto Trata Brasil reconhece o avanço que estamos fa-zendo em direção à univer-salização, mas ainda em ritmo muito lento. “É preci-so acelerar, selecionando gargalos comuns como, por exemplo, a questão de habitação com a questão de saneamento, onde as empresas de saneamento não podem oferecer o ser-viço. Falta de projetos e, principalmente, falta de planejamento municipal”, explicou engenheira sani-tarista, em entrevista à glo-bo.

Matéria extraída do Jornal Estadão do Norte

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011

Edição 44 - Ano I

Ariquemes - Rondônia3 a 9 de outubro de 2011Edição 44 - Ano I

Agora em novo endereçoBR 364 - Setor Industrial JamariEm frente a Pemaza

(69) 3535-2540

A casa sem LeisEnquanto projetos deveriam ser votados, Valter Araújo passa a tarde toda no Twitter e Facebook

Confúcio impetra ação contra a ALE por alterações no Orçamento

Em 18 meses de adminitração Márcio Raposo já entregou 44 veículos novosPag. 9

InvestimentosFrota nova.

Economia para o município.

Pag. 15

PolíticaO presidente da ALE não vai

atrasar o crescimento do Estado

“É preciso realizar um trabalho mais sério. Os companheiros tem que assumir suas responsabilidades”.

diz Adelino Follador

Vídeo publicado pelo Nossa Folha auxilia polícia no caso do incêndio em Jirau

Diretor do JNF , Zé Olavo, conseguiu com exclusividade o vídeo com as imagens divulgadas por toda imprensa do Estado

Ariquemes - Rondônia - 3 a 9 de outubro de 2011 - Edição 44 - Ano I - R$ 2,50

Pag. 7

Pag. 8