Edição 447 - 15 de Maio de 2016

12
ANO 2016 - Nº 447 - Iturama - Av. Prefeito Juca Pádua, 111 - Sala 30 - Fone: (34) 3411-1500 - Edição de 15 de Maio de 2016 - R$ 5,00 A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE Pág 07 MINIRREFORMA TRAZ MUDANÇAS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO Está chegando a hora da disputa eleitoral. A partir do dia 15 de agosto, começa a corrida de candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios brasilei- ros em busca de votos. As eleições acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (2º turno nas cidades com mais de 200.000 eleitores). Mas essas eleições terão novos ingredien- tes. Isso porque uma minirreforma eleitoral estabeleceu novas regras para o pleito deste ano, que, conseqüentemente, vão obrigar os candi- datos a repensarem nas suas estratégias de campanha eleitoral. Entre essas mudanças está à redução no tempo de campanha, que passa de três meses para 45 dias e o fim do financia- mento empresarial, tudo com o objetivo de tornar as eleições mais baratas e, principalmente, dimi- nuir a corrupção. Para falar sobre o assunto, o Jornal a Voz do Triângulo entrevista o ex-presidente da OAB/ Iturama o advogado Dr. Devanil Torres Alves. Ele fala sobre como essas mudanças irão modificar a campanha desse ano, além das regras para propaganda nas ruas e também na internet, entre diversas outras questões relacionadas às Eleições. Confira na página 03. 24ª FESTA DO PEÃO E 15ª EXPOCAR REALIZADA COM SUCESSO PREFEITO ZÉ DA PATROLA: AÇÕES QUE GERAM RESULTADOS POSITIVOS A POPULAÇÃO DA ZONA RURAL PARABÉNS PREFEITO CLÁUDIO BURRINHO POR MAIS UMA DATA EM SUA VIDA ACIITU E CDL REALIZARAM JANTAR DE LANÇAMENTO DA PROMOÇÃO TRÊS AMORES E UM SONHO ADMINISTRAÇÃO REFORMA O PRIMEIRO VEÍCULO ADQUIRIDO PELA PREFEITURA DE CARNEIRINHO Já são mais de 30 veículos reformados e mais de 40 zero-quilômetro comprados SEPUM E STRI REALIZARAM EVENTO PELO DIA DO TRABALHADOR E CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO Pág 03 Pág’s 08 e 09 Pág’s 06 e 07 Pág 14 Pág 11 Pág 10 Pág 10 Pág 13

description

 

Transcript of Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Page 1: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

ANO 2016 - Nº 447 - Iturama - Av. Prefeito Juca Pádua, 111 - Sala 30 - Fone: (34) 3411-1500 - Edição de 15 de Maio de 2016 - R$ 5,00

A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE

Pág 07

MINIRREFORMA TRAZ MUDANÇAS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANOEstá chegando a hora

da disputa eleitoral. A partir do dia 15 de agosto, começa a corrida de candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios brasilei-ros em busca de votos. As eleições acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (2º turno nas cidades com mais de 200.000 eleitores).

Mas essas eleições terão novos ingredien-tes. Isso porque uma

minirreforma eleitoral estabeleceu novas regras para o pleito deste ano, que, conseqüentemente, vão obrigar os candi-datos a repensarem nas suas estratégias de campanha eleitoral.

Entre essas mudanças está à redução no tempo de campanha, que passa de três meses para 45 dias e o fim do financia-mento empresarial, tudo com o objetivo de tornar as eleições mais baratas e, principalmente, dimi-

nuir a corrupção.Para falar sobre o

assunto, o Jornal a Voz do Triângulo entrevista o ex-presidente da OAB/Iturama o advogado Dr. Devanil Torres Alves. Ele fala sobre como essas mudanças irão modificar a campanha desse ano, além das regras para propaganda nas ruas e também na internet, entre diversas outras questões relacionadas às Eleições. Confira na página 03.

24ª FESTA DO PEÃO E 15ª EXPOCAR REALIZADA COM SUCESSO

PREFEITO ZÉ DA PATROLA: AÇÕES QUE GERAM RESULTADOS POSITIVOS A

POPULAÇÃO DA ZONA RURAL

PARABÉNS PREFEITO CLÁUDIO BURRINHO POR MAIS UMA DATA EM SUA VIDA

ACIITU E CDL REALIZARAM JANTAR DE LANÇAMENTO DA PROMOÇÃO

TRÊS AMORES E UM SONHO

ADMINISTRAÇÃO REFORMA O PRIMEIRO VEÍCULO ADQUIRIDO PELA PREFEITURA

DE CARNEIRINHOJá são mais de 30 veículos reformados e mais

de 40 zero-quilômetro comprados

SEPUM E STRI REALIZARAM EVENTO PELO DIA DO TRABALHADOR E CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO

Pág 03

Pág’s 08 e 09

Pág’s 06 e 07Pág 14Pág 11 Pág 10

Pág 10 Pág 13

Page 2: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

E X P E D I E N T E

CNPJ: 71.340.285/0001-58 INsC. MuNI 000213

E-MaIl: [email protected]: FaCEbook.CoM/JorNalavozdotrIaNgulo

sItE: avozdotrIaNgulo.CoM.br

dIrEtor E ChEFE dE rEdaÇÃoValter PamPlona

JorNalIsta rEsPoNsavEleduardo Hermeto (mtB 8.352 mG)

dEPartaMENto dE PublICIdadE João lonGuinHo e Valter PamPlona

rEPortagEMJoão lonGuinHo e Valter PamPlona

rEdaÇÃoandreia, Valter PamPlona e João lonGuinHo

dIagraMaÇÃotriânGulo aGência de PuBlicidade

ASSESSORIA JURIDICA REPUBLICAR - BELO HORIzOntE

DR. ABIDAIR FREItAS FARIA PARA tODO O BRASIL

FILIAÇÃO: SInDIJORI - MG SInDICAtO DOS PROPIEtARIOS DE JORnAIS EREvIStAS DO EStADO DE MInAS GERAIS AGEnCIADO PARA REPUBLICAR

PLAnO DE CIRCULAÇÃO: 22 MUnICíPIOS, EnvOLvEnDO MInAS E nOROEStE PAULIStA

Clodoaldo SoaresAdvogado

O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

O poder legislativo, coerente com seu papel institucional no âmbito do governo municipal, tem assumido cada vez mais importância, espe-cialmente nas ações orientadas para o desen-volvimento local e regio-nal. Ocupa, o legislativo, posição de destaque não somente pela qualifica-ção de sua atuação legi-ferante e fiscalizadora, mas como instância de envolvimento efetivo da sociedade com a admi-nistração pública. Pode ser dito que não existem, sob o ponto de vista da gestão, funções principais ou acessórias para o legis-lativo, pois seu desempe-nho e legitimidade resi-dem na realização plena de todas e de forma arti-culada, quais sejam, a função legislativa, fisca-lizadora, administrativa, além de um papel essen-cial no contexto da admi-nistração pública.

Segundo um aspecto

gerencial, é preciso enten-der as diferentes funções do poder legislativo inse-ridas no processo admi-nistrativo ou gerencial, como o planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Enquanto instância legis-ladora e fiscalizadora, o poder legislativo desem-penha importante papel no planejamento gover-namental, especialmente quando aprecia e vota as peças legais integrantes do sistema de planeja-mento da administração.

Sob esta mesma ótica, constituem funções do poder Legislativo muni-cipal a função legislativa, a função controladora e a função administrativa.

O controle como função gerencial cons-titui uma das linhas de ação do legislativo muni-cipal que mais tem se desenvolvido, acentu-ando, assim, o caráter sistêmico da estrutura administrativa. A função fiscalizadora é desempe-nhada por seus membros – os vereadores – indivi-dualmente e por comis-sões permanentes, como as Comissões de Consti-tuição e Justiça, de Orça-mento e Finanças; e por comissões especiais de investigação, como as Comissões Parlamenta-res de Inquérito – CPIs. O controle legislativo, quando exercido sobre o poder executivo, deno-mina-se controle externo.

Esse controle externo, por expressa disposição constitucional, é exer-cido com o auxílio dos Tribunais de Contas. Já quando realizado sobre a própria estrutura e processos organizacio-nais do poder legisla-tivo, é denominado de controle interno. Assim, a função de controle externo apresenta dupla perspectiva de análise. Uma que se manifesta quando da apreciação e aprovação de leis - como o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orça-mentárias – LDO, a Lei do Orçamento – LOA, entre tantas outras, e outra, mediante o julga-mento do parecer prévio sobre as contas do chefe do poder executivo – o prefeito.

Por outra perspectiva, o controle externo exer-cido pelo poder legislativo pode ser compreendido como sendo: o controle político e o controle financeiro. O controle político é assim denomi-nado por alcançar tanto questões de legalidade, quanto de mérito, envol-vendo aspectos de discri-cionariedade da decisão administrativa, ou seja, adentrando o juízo de conveniência e oportuni-dade dos atos ante o inte-resse público. As Comis-sões Parlamentares de Inquérito são exemplos típicos de instrumentos de ação do controle legis-

lativo. A própria apre-ciação do orçamento também pode ser consi-derada como um controle político sobre a admi-nistração, bem como a convocação de membros do governo para prestar informações ao legisla-tivo ou para qualquer de suas comissões, acerca de matéria previamente informada, incorrendo em crime de responsa-bilidade a ausência do convocado.

O controle financeiro, por sua vez, é mais espe-cífico e está regulado na Constituição Federal, disciplinando a fiscaliza-ção contábil, financeira, orçamentária, opera-cional e patrimonial da administração por parte do Poder Legislativo, que o realizará com o auxílio do Tribunal de Contas. O julgamento das contas do

chefe do poder executivo, portanto, tanto quanto um ato de controle polí-tico, envolve, também, elementos de controle financeiro.

Cabe enfatizar, ainda, que entre as atuações do poder legislativo local está a sua interação com o controle social, sendo este considerado um direito público subjetivo, ao passo que o controle institucional é tanto um direito quanto um dever de ofício.

Assim, o legislativo municipal assume papel de máxima relevância, constituindo elo entre a sociedade e a administra-ção pública, ao mesmo tempo que estimula o envolvimento da socie-dade com o governo. Deve ser destacado que envolvimento implica comprometimento com

a administração pública e, por conseguinte, com o interesse público.

As formas segundo as quais esses relacio-namentos são efetiva-dos, tem a finalidade de pensar estrategica-mente soluções de gestão pública viáveis e aderen-tes à realidade local, baseadas em um diagnós-tico realizado a partir de múltiplas perspectivas e de alternativas de enfren-tamento dos problemas gerados.

O quadro abaixo demonstra a despesa do legislativo orçada no exercício de 2015 em alguns municípios da região.

Deve ser esclarecido que o valor fixado no orçamento para o legis-lativo é calculado propor-cionalmente à receita municipal.

Edição15 de Maio de 2016ARTIGO Pág. 02

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Usina Vale do Pontal, localizada em Limeira do Oeste - MG contrata Advogado Júnior para atuação no jurídico interno da companhia. Requer-se boa desenvol-tura em reuniões, conference calls e vide-oconferências. Disposição para viagens e CNH categoria B. Desejável experiên-cia em contratos agrários. Inglês será um diferencial. Necessário residir em Limeira do Oeste - MG. Enviar currículo para: [email protected]

EXTRATO DE DIVULGAÇÃO DE EDITALConcurso Público

Edital 001/2016

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS, TEÓRICA, PRÁTICA E DE TÍTULOS, para diversos cargos da administração pública. O PREFEITO DE CARNEIRINHO, no uso de suas atribuições legais, torna público a divulgação do Edital 001/2016 referente ao Concurso Público de Provas destinado ao provimento de cargos da carreira do município, que estará disponível no endereço eletrônico www.funepu.com.br para consulta e download pelos interessados. O período de inscrição será do dia 06 (seis) de julho de 2016 ao dia 06(seis) de agosto de 2016, através do endereço eletrônico www.funepu.com.br ou presencialmente no Posto de Aten-dimento evidenciado no Edital. O presente extrato será publicado em jornal de circulação no município de Carneirinho com abrangência em demais cidades do Estado de Minas Gerais. Informações adicionais poderão ser obtidas no email: [email protected].

Page 3: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016ELEIÇÕES 2016 Pág. 03

MINIRREFORMA TRAZ MUDANÇAS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANOEstá chegando a hora

da disputa eleitoral. A partir do dia 15 de agosto, começa a corrida de candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios brasilei-ros em busca de votos. As eleições acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (2º turno nas cidades com mais de 200.000 eleitores).

Mas essas eleições terão novos ingredien-tes. Isso porque uma minirreforma eleitoral estabeleceu novas regras para o pleito deste ano, que, conseqüentemente, vão obrigar os candi-datos a repensarem nas suas estratégias de campanha eleitoral.

Entre essas mudanças está à redução no tempo de campanha, que passa de três meses para 45 dias e o fim do financia-mento empresarial, tudo com o objetivo de tornar as eleições mais baratas e, principalmente, dimi-nuir a corrupção.

Para falar sobre o assunto, o Jornal A Voz do Triângulo entrevista o ex-presidente da OAB/Iturama o advogado Dr. Devanil Torres Alves. Ele fala sobre como essas mudanças irão modificar a campanha desse ano, além das regras para propaganda nas ruas e também na internet, entre diversas outras questões relacionadas às Eleições. Confira:

VT: – Para essas eleições, tivemos uma minirreforma eleitoral. Quais são as principais mudanças e os seus obje-tivos?

Dr. Devanil– Do ponto de vista das mudanças, o que terá maior impacto nesse pleito é a redução do período de campanha e a proibição de inves-timento ou patrocínio empresarial. Ambos têm dois motivos. Diminuir a corrupção e tornar as campanhas mais bara-tas e acessíveis a todos os cidadãos. Assim como votar, concorrer também é um direito de todos. A ideia é que qualquer pessoa, desde que bem intencionada e com bons planos, possa ter possi-bilidade de galgar um cargo público eletivo, mesmo que não tenha muito vulto financeiro. A vedação de contribuição empresarial visa a não deixar que estas tenham mais poder do que os eleitores, que é quem deve decidir democrati-camente o pleito. O elei-tor é a figura principal e não o poder econômico das empresas.

VT – Como você avalia a redução do tempo de

campanha de três meses para 45 dias?

Dr. Devanil – A dimi-nuição do tempo vai prejudicar os menos conhecidos, aquela pessoa que nunca teve um cargo público, não tem um trabalho social, nem espaço na mídia. Ela terá certa dificul-dade de, em 45 dias, ficar conhecida pelo grande público. Por outro lado, com a diminuição do tempo, também se reduz o custo da campanha. Dessa maneira o preten-dente a disputar qual-quer cargo público, deve obedecer a legislação eleitoral, especialmente porquanto até a realiza-ção da convenção parti-dária e o efetivo regis-tro no TRE não poderá pedir voto, porém, nada o impede de participar dos eventos sociais da comunidade. Não pode utilizar de terceiros, de forma remunerada, para enaltecer sua pessoa.

VT – Geralmente vemos nas eleições uma enxurrada de propagan-das, cavaletes, que são sempre alvo de polê-micas. Como isso foi regrado para esse ano?

Dr.Devanil – A mini-reforma tenta vetar o abuso econômico nas eleições, reduzindo não o prazo, mas também, com a propaganda em massa através de bandei-ras parecendo lençóis, outdoor, cavaletes nas ruas, etc. Assim, fica mais barata a campanha e diminuiu o número de mecanismos de publi-cidade, melhorando também a questão da poluição visual, prin-cipalmente em relação aos cavaletes, que atra-palhavam o trânsito e os pedestres. Hoje, a campanha está muito voltada para a internet e o uso de meios “físico” está limitado a meio metro quadrado. Adesi-vos para carro ou casa, placa, tem de obedecer essa medida. Por isso outdoors, cavaletes e até aquelas diversas propa-gandas de tamanho indevido uma ao lado da outra estão proibidos.

VT – Então acredita que, nessas eleições, a maior propaganda será feita pela internet? Foram criadas normas específicas?

Dr.Devanil – A grande propaganda hoje, espe-cialmente para a juven-tude, é pela mídias sociais. O jovem se envolve pelas redes sociais. Muitos políti-cos já contratam empre-sas especializadas em administração de mídias sociais para reproduzir sua imagem no Face-book, Twitter, entre

outros. Na fase da pré--campanha, você pode investir criar perfis e até impulsioná-los, sem problemas, porque você está se colocando à disposição da sociedade para se tornar conhe-cido. Agora, nos 45 dias de campanha, após o registro de candidatura, não se pode fazer qual-quer tipo de propaganda paga. Todas precisam ser gratuitas. A única exce-ção é quando a propa-ganda está em um jornal impresso de circulação regular e ele tem seu sítio na internet.

VT – A internet também sempre foi conhecida como “terra de ninguém”, com muitos abusos, uso de “fakes”. Isso causa grande preo-cupação?

Dr.Devanil – Sem dúvidas, e para isso temos nossas represen-tações eleitorais. Assim como existe a propa-ganda, também existe a contrapropaganda, que é a propaganda contrária ao seu opositor de forma legítima. Assim como ele diz que é honesto, honrado, formado, tem grande experiência em gestão pública, traba-lhos sociais, o oposi-tor pode dizer que ele tem problemas com a justiça, não tem forma-ção, tem outros proble-mas morais. Isso é possí-vel. Não se pode é afetar a honra do adversário. Isso é crime eleitoral que pode ser punido. Na internet não se tem muito controle pelo uso de fakes ou de terceiros. Mas quando isso ocorre é necessário procurar autoridade policial e registrar representação na Justiça Eleitoral para tirar essa propaganda ilícita do ar.

VT – Voltando a falar sobre as doações, o que fica permitido nessas eleições? Como o candi-dato pode obter recursos

para a campanha?Dr.Devanil – O termo

utilizado pela grande mídia, “doações priva-das”, é um grande equí-voco. Doações privadas são permitidas, porque uma pessoa física é uma pessoa privada e ela pode doar. Quem não pode são as pessoas jurí-dicas. Assim, as doações empresariais são proi-bidas, visando reduzir o abuso do poder econô-mico, como estamos presenciando todos os dias na grande mídia, todavia, as doações de pessoas físicas conti-nuam lícitas, desde que obedecido o limite legal. O financiamento de campanha no Brasil é misto. Tem a parte do poder privado – pessoas físicas - e do poder público, que vem pelo fundo partidá-rio, previsto em lei. Ele divide esse valor entre os partidos, proporcio-nalmente ao número de deputados com assento na Câmara Federal. Esse dinheiro vai para o diretório nacional de cada partido, que faz sua subdivisão interna. Grande parte da campa-nha então é financiada pelo dinheiro público, via fundo partidário. Vale lembrar que na participação dos candi-datos as propagandas de televisão e rádio, a concessionária abate o valor do Imposto de Renda, ou seja, o Governo deixa de arre-cadar, e isso também é financiamento público. Os partidos políticos também não são tribu-táveis, ou seja, essa isen-ção fiscal contribui para sua existência.

VT – Acredita que hoje os candidatos estão mais conscientes com todas as regras eleitorais?

Dr. Devanil – Toda mudança é, a princí-pio, difícil de ser aceita, no entanto, a legisla-ção eleitoral foi alte-

rada trazendo novas preocupações. Hoje, a Justiça Eleitoral através do Ministério Público e, mesmo com a facili-dade das mídias sociais, a transparência é mais e mais explorada. Destarte, o futuro candi-dato tem de estar atento às regras. Todo candidato deverá tomar cuidado redobrado quanto a prestação de contas de sua campanha.

VT – Teremos nestas eleições, muitas pessoas impedidas de candidatar devido a irregularidades em campanhas anterio-res?

Dr. Devanil – De certa forma é impos-sível dizer que muitas pessoas cometeram irregularidades em campanha anteriores, porém, se em pleitos anteriores duas contas não foram aprovadas, poderá ter restrições. Por outro lado, existem casos devido a irregula-ridades na ocupação do cargo público. A Lei da Ficha Limpa continua vigente e faz um filtro no momento do registro da candidatura. Havendo condenação do órgão colegiado no âmbito criminal, de improbi-dade administrativa, Tribunal de Contas, ou expulsão de órgãos que regulam profissões, terá o registro vetado. Hoje, o sistema de controle é efetivo. Os candidatos devem contratar asses-soria especializada, porque política virou coisa de profissional e não de amador.

VT – Em relação ao limite de gastos, o que ficou acordado para esse ano?

Dr.Devanil – A lei que trata dos limites de gasto neste ano estabeleceu que, em cidade até 10 mil habitantes, o candi-dato a vereador pode gastar até R$ 10 mil e o candidato a prefeito até

R$ 100 mil reais. Já nas cidades com mais de 10 mil habitantes, os candi-datos a vereador podem gastar até 70% do valor do candidato que mais gastou na última campa-nha. Já para prefeito, em cidades que tenham apenas um turno, também é 70% do candi-dato a prefeito que mais gastou no último pleito. Em municípios que tem dois turnos, são 50% desse valor no 1º turno e 30% no 2º turno. Caso o candidato ultrapasse essa quantia, ele paga uma multa no valor da quantia que foi ultrapas-sada e também respon-derá processo por abuso do poder econômico. Isso, inclusive, pode levar à cassação do registro se for antes da eleição, e do diploma, se for depois.

VT – Qual a diferença desse abuso de poder econômico e a compra de votos?

Dr. Devanil– A compra de votos é crime. Ela é feita de forma individual e é possível identificar quem está comprando e quem está vendendo. Quando, por exemplo, é entregue dinheiro ou uma cesta básica. O abuso do poder econô-mico é difuso. Por exem-plo, quando se excede o número de cabos elei-torais. Em pequenos municípios, com 4 mil pessoas, por exemplo, o prefeito contrata 800 cabos eleitorais, o que indiretamente e psico-logicamente, ele teria o voto de todas as essas pessoas, caracterizando, assim, o abuso econô-mico dado o número de cabos eleitorais contratados, ou mesmo gastos com marketing, peças publicitárias, ou com todo gasto que de alguma forma que dese-quilibre as eleições. Mas isso é muito subjetivo e é necessária uma compro-vação.

Devanil Torres Alves, advogado em Iturama MG.

Page 4: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

CASAS

CASAS

APARTAMENTOS

APARTAMENTOS

CÔMODOS COMERCIAIS

RANCHOS

FAZENDAS

TERRENOS

03 ap. Av. Seis Irmãos, 1034 - Centro - Valor à combinar

01 ap. Rua Cidade do Prata, 1226 B - Centro - R$1.350,00

01 imóvel Av. Campina Verde (Galeria Premier), 206, Centro R$ 80.000,00

01 imóvel Rua Rio Bonito, 962 - R$ 250.000,00

01 imóvel Av. Alencastro, 1657 - Centro - R$ 280.000,00

01 imóvel Rua Isolina Jesuita da Maia, 178 - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua João José de Queiroz, 2012 - R$ 400.000,00

01 imóvel Av. Rio Paranaiba, 1723 - R$ 85.000,00

01 imóvel Av. Eurília Macedo de Freitas, 1622- R$ 50.000,00

01 imóvel Rua Santa Vitória, 1060 - R$ 800.000,00

01 imóvel Av. Seis Irmãos, 2009 - R$ 490.000,00

01 imóvel Rua Helio Silva Lima, 339 - R$ 400.000,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 599 - R$ 300.000,0001 imóvel Rua Canápolis, 497 - R$ 500.000,00

01 imóvel Rua Capinópolis, 314 - Centro - R$ 550.000,00

01 imóvel Av. Três, 1253 - Santa Rosa - R$ 160.000,00

01 imóvel Av. Rio Grande, 1728 - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua Quatro, 256 - Iturama I- R$ 160.000,0001 imóvel Av. Rio Paranaíba, 900 - R$ 300.000,00

01 imóvel Rua Canápolis, 1981 - Valor à combinar

01 imóvel Av. Belo Horizonte - Centro - Valor à combinar

01 imóvel Rua Três, 390 - Boulanger - R$ 230.000,00

01 imóvel Rua Alberto Marques de Queiroz, 1192- R$180.000,00

01 imóvel Rua A, 696 - Tiradentes - R$220.000,0001 imóvel Rua Belo Horizonte, 2174 - R$130.000,00

01 imóvel Av. Rio Paranaíba, 1622- R$140.000,00

01 imóvel Rua Londrina, 348 - Amazonas - R$140.000,00

01 imóvel Rua Rio Bonito, 151 - R$ 90.000,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1319 - R$ 1.200.000,0001 imóvel Rua Ituiutaba, 134 - R$ 200.000,00

01 imóvel Rua José Otoni de Miranda, 2104 - Valor à combinar

01 imóvel Rua Goiás, 730 - R$ 220.000,00

01 imóvel Rua Rio Grande, 950 - R$720.000,00

01 imóvel Av. Cônego Osório, 1994 -em Alexandrita/MG - R$ 80.000,0001 imóvel Av. Londrina, 598 - R$ 155.000,00

01 imóvel Av. Assuntino Leal, 50 - R$ 260.000,00

01 imóvel Av. Rio Paranaíba, 1881 - R$ 130.000,0001 imóvel Av.Alexandrita, 605 - R$ 450.000,00

01 imóvel Av.Seis Irmãos - R$ 750.000,00

01 imóvel Av.Alencrastro, 1693 - R$ 400.000,00

01 imóvel Rua Centralina, 1233- R$ 800.000,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 767, Centro - R$ 350.000,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 767, Centro - R$ 480.000,00

01 imóvel Rua Pirajuba, 845, Centro - R$ 470.000,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 767, Centro - R$ 320.000,00

01 imóvel Av. Rio Grande, 1345, Centro - R$ 600.000,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 1130, Centro - R$ 1.000.000,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1880, Centro - R$ 600.000,00

01 rancho no Recanto Vale das Acácias - Valor à combinar

01 fazenda com 55.84.15 Hectares próximo à Iturama sentido São Francisco de Sales. Toda plantada com eucalipto com idade de 5 anos. - R$1.000.000,00

01 rancho no Recanto Vale das Acácias - R$ 380.000,00

01 rancho na Pedreira - R$ 350.000,00

01 terreno Av. Juca Pádua ao lado da Polícia Florestal - R$ 250.000,00

01 terreno com Apartamento Av. Alexandrita, 295, Centro - R$ 550.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II, São Miguel - R$ 100.000,00

02 terrenos Quadra 17 Lote 24 e Lote 25 - R$ 120.000,00

01 terreno Rua Pedro Ferreira - R$ 200.000,00

01 terreno Lote 26 Quadra 13 - Rua Vicente Alves de Lima - V. à combinar

01 terreno Av. Veneza - Itália R$ 50.000,00

01 terreno Lote 06 Quadra 3 - Av. Tiradentes R$ 150.000,00

01 terreno de esquina c/ Rua Josefina Roseni c/ Alexandrita - R$ 80.000,00

01 terreno Rua Canápolis, 349, Centro - R$ 155.000,00

01 terreno no Jardim Boulanger - R$ 50.000,00

01 terreno Lote 24 Quadra 2- R$ 50.000,00

01 terreno Av. Alencastro, Centro - R$ 60.000,00

01 terreno Lote 12 Quadra 11 - San Marino - V. à combinar

01 terreno Rua Joel Martins - R$ 45.000,00

01 terreno Lote 23 Quadra A - Rua Valério Eustáquio- R$ 140.000,00

01 terreno Rua Alexandrita - Alto Boa Vista - R$ 70.000,00

01 terreno Rua Franklin Piaui - Alto Boa Vista - R$ 35.000,00

01 terreno Av. Isolina Jesuina da Maia (Res. Imperador) - R$ 120.000,00

01 terreno Rua 27 de Dezembro c/ Av. Dona Francisca - V. à combinar

01 terreno Av. Jeronimo Resende e Silva - R$45.000,00

01 terreno Av. José de Freitas - JD. Califórnia - R$ 100.000,00

01 terreno Lote 23 Quadra 08 - Av. Jaime Lacerda - R$ 130.000,00

01 terreno Rua Campina Verde , 1764 - Centro - R$ 250.000,00

01 terreno Rua Armando Fratari, 744 - São Miguel- R$ 150.000,00

02 terrenos Rua João Tomaz Filho (Res. Imperador) - R$ 55.000,00

01 terreno Lote 20 Quadra F. - Világio - V. à combinar

01 terreno Rua Londrina - Amazonas - R$ 35.000,00

01 terreno Rua Londrina - Amazonas - R$ 35.000,00

01 terreno Rua Ribeirão São Domingos - Centro - R$ 230.000,00

01 terreno Av. Seis Irmãos - Centro - R$ 150.000,00

01 terreno Rua Turin, - Residencial Viva Mais - R$ 50.000,00

01 terreno Rua Goiás com a Seis Irmãos - R$ 115.000,00

01 terreno Rua Projetada - R$ 40.000,00

01 terreno Av. da Paz (próximo ao ginásio de esportes), Centro - R$ 85.000,00

01 terreno Lote 24 Quadra F - Av. João Mateus - R$ 220.000,00

01 terreno Rua Oito Quadra 6 Lote 31, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Alexandrita, Centro R$ 120.000,0001 terrenoRua São Paulo - Centro R$ 80.000,00

03 terrenos Av. Marginal José S. Queiroz, Universitário - R$ 70.000,00

02 terrenos Quadra F Lote 24 e Lote 25 - R$ 130.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 6 Lote 7, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 6 Lote 11, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 6 Lote 12, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 7 Lote 5, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Rua Centralina, Vila Pádua - R$ 130.000,00

01 terreno Rua Centralina, Vila Pádua - R$ 130.000,00

01 terreno Rua Josefina Rosini - Alto Boa Vista - R$ 70.000,00

01 terreno Av Seis Irmãos com a Rua Góias - Centro - R$ 160.000,00

01 terreno Av. José de Freitas, Jardim California - R$ 75.000,00

01 terreno de esquina Rua Goiás com a Av. Seis Irmãos - R$ 160.000,00

01 terreno Av. São Cristóvão - R$ 25.000,00

01 terreno Lote 12 Quadra 138 - Av. Rio Grande - R$ 120.000,00

01 imóvel Rua Damião Alves Leal, 1360, Amazonas - R$ 330.000,00

01 imóvel Rua Ituiutaba, 1575 – Nossa Senhora de Fátima - R$ 663.000,00

01 imóvel Rua Pirajuba, 746 - R$ 700.000,00

01 imóvel Av. Gabriel Pereira Lopes, 922 - R$ 350.000,00

01 imóvel Rua Capinópolis, 701 - R$ 360.000,0001 imóvel Rua Monte Alegre, 713 - R$ 280.000,00

01 imóvel Av. Três, 1361 - R$ 107.000,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 424 - R$ 170.000,00

01 imóvel Rua Ananias José de Queiroz, 688 - Valor à combinarr

01 imóvel Rua Frutal, 1310 - R$ 700.000,00

01 imóvel Rua Santa Vitória, 762 - R$ 600.000,00

01 imóvel Rua C, 270 - R$ 140.000,0001 imóvel Av. João Mateus, 29 - Valor à combinar

01 imóvel Rua Augusto França, 282- R$ 350.000,00

01 imóvel Rua Um - Boulanger - R$ 240.000,0001 imóvel Rua Belo Horizonte, 2168 - R$ 130.000,00

01 imóvel Rua Laudemiro Silva Rosa, 81- R$ 500.000,00

01 imóvel Av. Coronel José Felisberto, 581 - R$ 450.000,00

01 imóvel Rua Imperatriz do Maranhão, 177- R$ 150.000,0001 imóvel Av. Juscelino Kubtischek, 570 - R$ 330.000,00

01 imóvel Av. Pedro Gonzaga, 1321 - R$ 110.000,00

01 imóvel Rua Centralina, 1353 - Vila Pádua - R$ 370.000,00

01 imóvel Av. Comendador Alexandre Balbo, 195 - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua Frutal, 190 - R$280.000,00

01 imóvel Rua Rio Paranaiba, 1251 - R$ 185.000,0001 imóvel Rua A2, 272 - R$ 100.000,00

01 imóvel Travessa Madre Silva, 237 -Centro - R$ 170.000,00

01 imóvel Av. Ayrton Senna do Brasil, 1041 - R$ 150.000,00

01 imóvel Av. Seis Irmãos - Centro - Valor à combinar

01 imóvel Rua São Paulo, 757 - R$ 700.000,00

01 imóvel Av. Francisca Peres Borsato, 294 - R$ 180.000,00

01 imóvel Rua Centralina, 1668 - R$ 300.000,0001 imóvel Av. Prefeito Juca Pádua, 931 - R$ 1.500.000,00

01 imóvel Av. São Benedito, 583 - R$ 80.000,00

01 imóvel Av. Mato Grosso, 1145 - Centro - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua A-3, 225 - Newton Cardoso - R$ 90.000,00

01 imóvel Avenida da Paz, 153 - R$ 300.000,00

01 ap. Av. Seis Irmãos, 1022 - Centro - Valor à combinar

01 ap. Rua José Otoni de Miranda, 1730 - R$900,00

01 ap. Rua Cidade do Prata, ap nº102 - Centro - R$1.150,00

01 imóvel Rua Ituiutaba, 611 -Centro - R$ 1.200,00

01 imóvel Rua Ribeirão São Domingos, 430 - Centro - R$ 550,00

01 imóvel Rua Um, 246 - Iturama I - R$ 550,00

01 imóvel Av. Alberto Simeão de Queiroz, 1412 - R$ 1.100,00

01 imóvel Av. Alencastro, 1693 - Centro - R$2.000,0001 imóvel Av. Hélio S. Lima, 85 - Alto Boa Vista - R$890,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 2320 - R$ 2.200,00

01 imóvel Rua João José de Queiroz, 51 -N. Sra. Aparecida - R$ 750,00

01 imóvel no Residencial Flamboyant - R$2.500,00

01 imóvel RuaCapinópolis, 1230 - Vila Pádua - R$1.100,00

01 imóvel Rua Sete, 1551 - Santa Rosa - R$ 350,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 543 - Centro - Valor à combinar

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 961 - Centro - R$1.300,00

01 imóvel Rua São Paulo, 530 - Centro - R$950,00

01 imóvel Av. Paranaíba, 785 - Centro - R$500,00

01 imóvel Rua Canápolis, 1389 Vila Pádua - Valor à combinar

01 imóvel Rua Alberto Marques de Queiroz, 805 - R$ 1.000,00

01 imóvel Rua Três, 129 - Iturama I - R$ 650,00

01 imóvel Rua Assuntino Lucio Leal, 50 - N. Sra. Aparecida -R$ 1.400,00

01 imóvel Rua Ituiutaba, 134 - Centro -R$ 650,00

01 imóvel Rua Rui Pereira, 178 - Vila Pádua - R$ 850,00

01 imóvel Rua Quatro, 395 - Boulanger- R$ 500,00

01 imóvel Rua Caixias do Sul, 382 - Amazonas - R$750,00

01 imóvel Av. João Vinte Três, 696 - Bom Sucesso - R$ 600,00

01 imóvel Rua da Paz, 153 - R$ 800,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 645 - Alto Boa Vista - R$ 600,00

01 imóvel Travessa 1, 160 - Alto Valentina - R$ 700,00

01 imóvel Rua 27 de Dezembro, 1223 - R$ 1.500,00

01 imóvel Rua Rio Grande, 950 - Centro - R$ 3.000,00

01 imóvel Rua Um, 1311 - Santa Rosa - R$ 500,00

01 imóvel Av. Pedro Gonzaga, 1321 - Antônio Bráulio - R$ 450,0001 imóvel Av. Santa Vitória (casa 02), 855 - R$ 600,00

01 imóvel Rua H, 487 - Tiradentes - R$ 500,00

01 imóvel Rua Hélio S. Lima, 339 - Alto Boa Vista - R$ 1.600,00

01 imóvel Rua Expedito Gonçalves, 776 - R$ 800,00

01 imóvel Rua Um, 1390 - Santa Rosa - R$ 350,00

01 imóvel Rua Rui Pereira, 184 - Vila Pádua - R$ 750,00

01 imóvel Av. José Jacob de Menezes, 1404 - R$ 400,00

01 imóvel Rua Vinte de Dezembro, 597 - R$ 790,00

01 imóvel Rua Armando Fratari, 599 - Alto Boa Vista - R$ 900,00

01 imóvel Rua Fortaleza, 977 - Amazonas - R$ 500,0001 imóvel Rua Quatro, 1270 - Anselmo de Freitas - R$ 350,00

01 imóvel Rua Damião Alves Leal, 340 - Alto Boa Vista - R$ 600,0001 imóvel Av. Rio Grande (casa 03), 735 - Centro - R$ 600,00

01 imóvel Rua Canapolis, 604 - Centro - R$ 900,00

01 imóvel Rua A2, 272 - 19 casas - R$ 450,00

01 imóvel Rua D, 190 - Tiradentes - R$ 600,00

01 imóvel Rua Campo Grande, 538 - Amazonas - R$ 750,0001 imóvel Rua Padre Ézio ou A7, 74 - 400 Casas- R$ 350,00

01ap. Rua Cidade de Prata, 767, Centro - R$ 1.500,00 (+ R$ 65,00 de Condomínio)

Imobiliária Prática: Rua Belo Horizonte, 1449 A - Iturama/MG - Fone: (34) 3411-2829

CÔMODOS COMERCIAIS

01 imóvel Av. Campina Verde, 1395, Centro - R$ 1.000,00

01 imóvel Av Campina Verde, 555 - Centro - R$500,00

01 imóvel Rua Ituiutaba, 673 - Centro - R$ 1.300,00

01 imóvel Rua Canápolis, 169, Centro - valor à combinar

01 imóvel Av. Pedro Gonzaga, 1321 - Antônio Braúlio - R$450,00

01 rancho no Rio Bonito - Valor à combinar

01 rancho na Pedreira - R$ 500.000,00

01 imóvel Av Juscelino Kubistchek, 1016, Centro - valor à combinar

01 imóvel Rua Papa Paulo VI, Jardim América - Valor à combinar

01 imóvel Av. Prefeito Juca Pádua, 756, Lielem - R$ 2.500,00

01 imóvel Rua José O. de Miranda, 1724 e 1726 - Jd América - R$ 1.200,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 887 - Centro - R$ 650,00

01 imóvel Av. Ituiutaba, 1292, Centro - R$ 730,00

QUITINETES E FLAT02 quitinetes Rua Ribeirão São Domingos, 1075 - Centro - Área de Serviço,

Cozinha, 1 Quarto, Sacada, Sala de TV, 1 WC Social - R$ 600,00

01 flat Av. Campina Verde, 1282 - Centro - Cozinha planejada, 1 Quarto, 1 Sala de TV e 1 WC Social - R$ 1.000,00 + R$70,00 de condomínio

01 imóvel Rua Frutal, 1643 - Centro - R$ 500,00

01 imóvel Av. Rio Grande, 950, Centro - R$ 720.000,00

01 imóvel José Otoni de Miranda, 1776, 1778, Vila Pádua - R$ 250.000,00

01 terreno Rua 14 Quadra 19 Lote 01 - Vera Lucia Elias - R$ 55.000,00

01 terreno Rua 16, Quadra 19, Lote 16, Vera Lucia Elias - R$ 55.000,0001 terreno Rua 16, Quadra 19, Lote 15, Vera Lucia Elias - R$ 55.000,0001 terreno Rua 14, Quadra 19, Lote 02, Vera Lucia Elias - R$ 55.000,00

01 ap. Rua Cidade do Prata, 636, Centro - Valor à combinar

01 imóvel Av. Rio Grande, Centro - R$ 3.900,0001 imóvel Av Campina Verde, 1441 - Centro - Valor à combinar

01 imóvel Rua Ribeirão São Domingos - Centro - R$ 650,00

01 imóvel Av. Juscelino Kubistchek, 1535 - Lielen - R$2.000,00

01 imóvel Av. Prefeito Juca Pádua, 111, Lielem - R$ 600,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 1324, Centro - Valor à combinar

01 imóvel Rua Rio Paranaíba, 1000 - Centro - R$ 1.086,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1127, Centro - R$ 600,0001 imóvel Av. Damião Alves Leal, 1360 - Amazonas - R$ 1.500,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1125 - Centro- R$ 650,00

01 imóvel Rua 08, 546 - R$ 800,00

01 imóvel Av. João Mateus, 14 - N. Sra. de Fátima - Valor à combinar

01 imóvel Rua Imperatriz do Maranhão, 678 - Amazonas- R$ 700,00

01 imóvel Av. Alencastro, 1885 - R$ 350.000,0001 imóvel Av. Belo Horizonte, 1685 - R$ 600.000,00

01 imóvel Rua Frutal, 1643 - Centro R$ 500,00

01 imóvel Av. Santa Rosa em frente quadra SORI - R$ 180.000,0001 imóvel Av. Rio Grande, em frente igreja Santa Rosa - R$ 190.000,00

01 imóvel Rua Helio Silva Lima, 88 - R$ 155.000,00

01 imóvel Rua 27 de Dezembro, 360 - R$380.000,0001 imóvel Av. São Cristóvão, 721 - R$90.000,00

01 imóvel Av. João Vinte e Três, 696 - Bom Sucesso- R$80.000,00

01 imóvel Rua Helio Silva Lima, 69 - R$ 180.000,00

01 imóvel Rua Sebastiana Barbosa Faria - R$350.000,00

01 imóvel Rua B, 31 - Tiradentes - Valor à combinar

01 imóvel Rua Um, 33 Boulanger - R$ 150.000,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 932 - Valor à combinar

Edição15 de Maio de 2016CLASSIFICADOS Pág. 04

Page 5: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016ITURAMA Pág. 05

PREFEITURA DE ITURAMA ENTREGA QUADRA POLIESPORTIVA EM ESCOLA

BURRINHO CONCEDE COMPLEMENTAÇÃO AO BENEFÍCIO DOS SERVIDORES APOSENTADOS

Projeto de Lei Complementar está em vigor desde o final de 2015; Medida abrange servidores aposenta-dos a partir de 1992 pelo Regime Geral de Previdência Social

Construção da estrutura faz homenagem à educadora “Orandi Maria Pádua de Queiroz” e permite conforto e segurança aos 330 alunos da instituição e moradores

Da AssessoriaEstá em vigor desde

dezembro de 2015 mais uma iniciativa do prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho) que integra a política de valorização dos servidores municipais. Por meio da Lei nº 80, a Administração assumiu compromisso de comple-mentar o benefício dos funcionários públicos aposentados como forma de manter a integralidade da remuneração.

Os servidores benefi-ciados com essa medida são os aposentados pelo Regime Geral de Previ-dência Social a partir de 1992. Ao salário deles

serão acrescidos adicio-nal por tempo de serviço, sexta-parte e gratificação trintenária, superior ao valor do benefício conce-dido pelo INSS (Insti-tuto Nacional do Seguro Social).

Segundo informações do setor de Recursos Humanos da prefeitura ainda não há números oficiais de quantos aposen-tados serão contemplados com o projeto, pois ainda há processos em fase de avaliação. Mas o prefeito Cláudio Burrinho já rece-beu um grupo de servi-dores beneficiados com a complementação salarial desde a data de sua publi-cação.

O gestor recordou que esta é apenas mais uma ação do seu governo que valoriza os servidores

municipais, mesmo os inativos como neste caso. Ele citou entre as inicia-tivas, a pontualidade do

pagamento dos funcioná-rios, o adiantamento do 13º salário todos os anos e, por último, reajuste

salarial em janeiro de 11,28% que foi pago de forma integral sendo o maior da microrregião.

Da AssessoriaA escola municipal

José Tiago de Queiroz é a quinta do Município a receber investimento em sua área esportiva nos últimos sete anos. Os 330 alunos da institui-ção de ensino ganharam uma quadra poliesportiva coberta com vestiários e arquibancadas. A inaugu-ração aconteceu na sexta--feira (29) no próprio local com presença de alunos, pais e autoridades.

Nesta obra foram inves-

tidos R$ 735.685,25 do Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educa-ção (FNDE). A diretora da escola Eliane Rufino de Oliveira disse que a partir de agora alunos e comunidade terão acesso a um espaço confortável e seguro. “Isso graças à parceria com o prefeito que tem visão e preocupa-ção com os moradores.”

A denominação do espaço é um projeto da vereadora Ana Lúcia Menezes Santos aprovado

pelo Legislativo e Execu-tivo. “Estou emocionada, pois é uma quadra refe-rência e ficou muito linda. A escolha pela Orandi foi muito justa. Ela que foi uma profissional compe-tente, comprometida e, é uma cidadã preocupada com o esporte da nossa cidade,” justificou. Os vere-adores Sandro Alves Costa e Gil Wagner Martins de Oliveira Nogueira estive-ram presentes e falaram sobre o pedido de cober-tura do espaço.

Em seu discurso o prefeito de Iturama, Cláu-dio Tomaz de Freitas (Cláu-dio Burrinho) relembrou todas as unidades escola-res e bairros beneficiados com estruturas esporti-vas e reformas. Para ele, com esta quadra todas as instituições de ensino do município estão prepara-das para receber competi-ções de grande porte.

Outra questão abor-dada pelo gestor foi de que ela está sendo entre-gue em um momento de muita dificuldade finan-

ceira. “Mesmo assim esta-mos dando segmento a diversas obras. Entrega-mos essa e ainda este ano iremos concluir o terceiro módulo de creche, a UPA, o Distrito Industrial, escola no distrito de Alexandrita, reforma da rodoviária, do velório municipal e calça-mento do cemitério, o CTT na Vila Olímpica e o recapeamento do Bairro Itália,” elencou.

Denominação Todos os convidados

presentes na inaugura-ção da quadra concor-daram que o trabalho da professora de Educação Física aposentada Orandi Maria Pádua de Queiroz merecia esse reconheci-mento. Ela foi convidada para a mesa de honra e na presença de familia-res e amigos descreveu a sua emoção com a home-nagem.

“Vivi 32 anos dentro de uma quadra rodeada de crianças e bons professo-res. Então, eu devo tudo isso, a cada aluno que passou pela minha vida,” agradeceu. No período em que a educadora ainda atuava, o atual presidente da Câmara de Vereadores Ricardo Oliveira Freitas lembrou que foi um de seus alunos.

A Secretária de Educa-ção e Esportes e Lazer de Iturama, Rita de Cássia Donegá Lorenzato dire-cionou suas palavras às ações do prefeito ao setor

e elogiou a dedicação profissional da homena-geada. Assim como ela também destacaram a contribuição de Orandi para a Educação do Muni-cípio, o vice-prefeito Olegário Lima.

A E.M. José Tiago de Queiroz está entre as mais antigas da cidade o que levou a maioria das autoridades a recorda-rem passagens de suas infâncias. O prefeito, vice, presidente da Câmara e vereador Sandro Alves compartilharam com o público algumas de suas lembranças pelo local e em outros que não tinham essa qualidade de espaço que hoje os alunos passam a ter.

No evento, a direção escolar preparou número artístico embalado pela música da banda mineira Skank. Flores acompa-nhadas de mensagens também foram entregues à primeira-dama Poliana Correa Queiroz, Ana Lúcia e Orandi.

Page 6: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016SINDICATO Pág. 06

SEPUM E STRI REALIZARAM EVENTO PELO DIA DO TRABALHADOR E CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO

O Sindicato dos Servi-dores Públicos Munici-pais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iturama, realizaram no dia 14 de Maio (sábado), o evento em comemoração ao dia do trabalhador e a campanha Iturama 100 % do Bem, na sede do Sindi-cato dos Trabalhadores

Rurais, Avenida Belo Hori-zonte, Nº 2035.

O evento foi especial-mente preparado para acolher trabalhadores, trabalhadoras, e seus familiares. Foram sorte-ados vários brindes, com direito a cachorro quente, refrigerante e pipoca.

Na abertura os presi-

dentes das entidades discursaram com entu-siasmo e reconhecimento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Valdivino Luis Nogueira ressaltou que a entidade esta sempre de portas abertas para os trabalha-dores, com vários benefí-cios, agradeceu a parce-ria com o SEPUM e as doações para a campanha Iturama 100% do Bem. “Quero agradecer a todos os nossos diretores e cola-boradores que se prontifi-caram em estar aqui como voluntários na organiza-ção e apoio no evento, e na doação de alimentos para a campanha Iturama 100% do Bem. Podemos come-morar mais essa conquista para os trabalhadores e trabalhadoras, e entre várias podemos destacar a realização de vários cursos gratuitos de capacitação e profissionalizantes, assis-tência odontologia, asses-soria jurídica e transporte para tratamento médico em São José do Rio Preto e outros locais de refe-rência em saúde. E quero agradecer a parceria com o Sepum, que é uma entidade que valoriza os trabalhadores públicos de Iturama. E reafirmo nosso compromisso em lutar pelos direitos dos traba-lhadores rurais. O sindi-cato esta sempre de portas abertas para todos.” Fina-

lizou Valdivino. O presidente do Sepum

Luiz Carlos Borges falou sobre a importância do evento, a parceria com o STRI, das conquistas do sindicato para os servido-res e agradeceu os presen-tes. “ Parabenizo a equipe do evento do sindicato dos trabalhadores rurais, nosso grande parceiro, e a comissão da campanha Iturama 100% do Bem, que mostra através desse evento, que a união de todos em prol de promo-ver o bem para o próximo traz mais benefícios aos carentes. O Sepum pode comemorar grande vito-

rias para os servidores como: Convênio com o Bem Saúde, Gabinete Odontológico Próprio, com atendimento da Dra Helena Silveira, Ônibus para transporte para trata-mento médico e outras demandas, Convenio com Cabeleireiros, Assessoria Jurídica e atendimento médico com o Clinico geral Doutor Raniere Mamede. Quero parabenizar e agra-decer a todos os presentes, e aos nossos diretores que estão ajudando no evento.” Ressaltou Luiz.

Ambos reconhece-ram que as parcerias foram muito relevantes

para o sucesso da festa do trabalhador, em espe-cial a premiação patro-cinada pelo comércio de Iturama com os seguintes parceiros: Lava jato Luiza, Fhasis e Estilos, Clinica Luxo Básico Esteticista, Global Celulares, Lua de Prata Motel, Osmar Conta-dor, Sushi Bar Alaska, Cia da Cerveja, Paladar Pães e Doces, Cacau Show – Chocolates, Posto Prímus, Posto Canadá, Tok Final, Impacto Bijuterias, Super-mercado Triângulo, Super-mercado Ideal, Pirâmide Calçados, Virginia Helena, Colaboradores de Esther Cabeleireiros (Fabiana, Cicera, Margareth e Jubi-liana), Info Mais, Flor de Liz, Casa Bela Decorações, Mundo da Pesca, Panifi-cadora Bom Dia, Boate Cabana, Rogério Cabelei-reiro, Droga Maia, Auto Posto Primus, Drogaria Americana, Restaurante e Lanchonete fogão a Lenha, Elis Leidia, Mara Estetic Hair e Noeli Apare-cida.

Page 7: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição 15 de Maio de 2016SINDICATO Pág. 07

Page 8: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

ATUAL ADMINISTRAÇÃO REFORMA O PRIMEIRO VEÍCULO ADQUIRIDO PELA PREFEITURA DE CARNEIRINHO

PREFEITO ZÉ DA PATROLA: AÇÕES QUE GERAM RESULTADOS POSITIVOS A POPULAÇÃO

Edição15 de Maio de 2016CARNEIRINHO Pág. 10

Já são mais de 30 veículos reformados e mais de 40 zero-quilômetro compradosDa AssessoriaCom o objetivo de

conservar e, dessa forma, valorizar o patrimônio público e a história do município, a atual admi-nistração reformou o

primeiro veículo adqui-rido pela Prefeitura de Carneirinho. A Pampa, da marca Ford, fabricada em 1993, está praticamente nova e será utilizada a serviço do governo muni-

cipal.“Carneirinho foi eman-

cipado em 1992. Esse carro tem quase o mesmo tempo de vida da nossa cidade e, por isso, possui um certo valor histórico. Procu-

ramos os profissionais responsáveis pelo traba-lho de recuperação e eles nos disseram que compen-sava reformá-lo. Pronto, hoje está novinho”, diz o prefeito, Willian Maia.

Presidente da Câmara de Vereadores, Genomar Tiago, e o prefeito de Carneirinho, Willian Maia

Interior

TraseiraDepois

Antes

A Gestão Municipal de São Francisco de Sales, através do prefeito José Sebastião de Oliveira (Zé da Patrola) vem realizando diversas ações que muda-ram a qualidade de vida

dos munícipes.A preocupação em

oferecer aos moradores da zona rural melhores condições de locomoção aparece nas atuações, assim sendo, o Governo

Municipal através do departamento de estradas anunciou mais melhorias na zona rural do municí-pio.

Em visita a estrada na propriedade do Sr.Tião Cidrão e outras localiza-das na fazenda Serrinha e Espraiado, o prefeito Zé da Patrola ressaltou que: “A estrada esta boa, porém o capim invadiu a estradas e é preciso realizar essas melhorias”.

Vale lembrar que a região é rica em produtos e serviços que alavancam a economia local; e inves-tir em melhorias é valori-zar essa realidade propor-cionando mais segurança

e comodidade aos usuá-rios dessas regiões.

Recentemente foram recuperadas ainda pontes, mata burros, aterros e bueiros no município que estão garantindo maior segurança e acessibilidade aos moradores da zona rural.

O trabalho em equipe e o empenho de um admi-nistrador preocupado em resolver as questões de seu município vem colocando São Francisco de Sales em uma posição de destaque como uma cidade que vem crescendo; e se desenvol-vendo de maneira ordeira, gerando oportunidades a seus cidadões.

Page 9: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016ACIITU Pág. 11

ACIITU E CDL REALIZARAM JANTAR DE HOMENAGENS E LANÇAMENTO DA PROMOÇÃO TRÊS AMORES E UM SONHO

Os Diretores da A C I I T U ( A s s o c i a ç ã o Comercial e Industrial de Iturama) e CDL(Câmara dos Dirigentes Lojistas) realizaram o tradicional jantar de homenagens, desta vez das Empresas do Ano de 2015, e o lança-mento da 14ª promoção Três Amores e Um Sonho.

A noite de prêmios para aqueles que acreditaram que poderiam ir além e superar suas metas, acon-teceu no Espaço Festas Eventos, e as empresas homenageadas eleitas através de uma pesquisa de voto realizada entre os associados da Aciitu

foram:Acessory e Cia, Agro-

pontal Tratores, Casa Triângulo, Escritório Visão, Frigobem Super-mercado, Nutribem, Pet Vida, Top Surprise, Visual Tintas e Welcome.

Agraciados com o Prêmio Empresário do Ano 2015, sexta-feira (dia 29), a cerimônia reuniu os homenageados e seus familiares, amigos, funcio-nários e autoridades.

O presidente da Aciitu Ricardo César Oliveira falou da satisfação de ter entre os homenagea-dos vários segmentos do comércio, representado

várias gerações de comer-ciantes e da transparência da votação. “A Associação Comercial de Iturama, tem como principal obje-tivo defender a classe empresarial em prol do desenvolvimento do setor, sendo reconhecida pela sua representatividade e por ser uma das entidades de classe mais comprome-tidas com a valorização do comércio. Forte e atuante a ACIITU traz resultados positivos a todos os comer-ciantes e principalmente, aos consumidores. Nessas quase quatro décadas de existência, já realizou uma significativa quantidade de projetos, campanhas, prestação de serviços com parcerias sociais de muito sucesso e credibilidade reconhecida por toda a sociedade e pelos associa-dos.

E nada mais justo que homenagear aqueles que se destacaram no ano de 2015, em especial nesta

noite que tem agraciados de varias gerações. Quero parabenizar a todos vocês que fizeram por merecer esta homenagem. Foi uma pesquisa onde todos os associados puderam dar seu voto, escolher quem se destacou mais, uma pesquisa limpa, transpa-rente, com a presença de vários diretores da ACIITU, isto prova que devemos sempre nos manter atuali-

zados no mercado, sempre tendo o melhor a oferecer aos nossos clientes, para-béns aos empresários, e empresárias. “Conti-nuem inovando e sendo sempre atuante.” Finali-zou Ricardo

Após homenagens e discursos todos pude-ram saborear o jantar e o show com Marcos Guerra e Felipe. A noite de come-morações ficara gravada

na lembrança de todos, principalmente daqueles que conseguiram superar seus limites e conquistar novos horizontes.

Page 10: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016INVESTIMENTOS Pág. 12

APESAR DA CRISE, BURRINHO ANUNCIA QUINZE MILHÕES EM INVESTIMENTOS

FEIRA CULTURAL SUPERA EXPECTATIVA E ATRAI DEZ MIL PESSOAS

Recursos abrangem obras no setor de Educação, Saúde e Infraestrutura no Município e no distrito de AlexandritaDa AssessoriaFaltando sete meses

para terminar o ano de 2016 e em meio a uma forte crise mundial, o prefeito de Iturama, Claú-dio Tomaz de Freitas (Cláu-dio Burrinho) reuniu a imprensa local para anun-ciar que o Governo Muni-cipal está com quinze milhões de investimentos em andamento com obras em diversos setores.

Ele abriu o encontro falando sobre um contrato de recapeamento que já estava em execução. Segundo ele, este convênio vai permitir a recupera-ção de 57.332 m² de malha asfáltica com recursos de R$ 1.245.316,10. Trechos críticos da Avenida Pontal, Goiás já foram beneficia-dos e recentemente Rua J e Monte Alegre.

Moradores e comer-ciantes das duas últimas vias estão satisfeitos com a nova infraestrutura. “Com certeza vai melho-rar o tráfego e oferecer mais segurança a todos nós. Por aqui todos os dias passam muitas pessoas por causa do Pronto Socorro e da faculdade,” expressou o comerciante Celso Parreira Guimarães.

Ele tem uma empresa na Rua Monte Alegre há mais de 20 anos.

Com sérios problemas de saúde, a aposentada Maria Batista de Souza de 66 anos disse que o novo asfalto vai garantir mais qualidade de vida pra ela e para a família. “Eu fiquei muito feliz com a minha rua sendo beneficiada com o recapeamento, real-mente estava precisando,” comemorou.

Além dele, Cláudio Burrinho afirmou que quinze milhões vão possi-bilitar ainda a “reforma do velório, calçamento externo do cemitério,

reforma da rodoviária, Centro de Centro Muni-cipal de Capacitação Técnica do Trabalhador, creche, escola no distrito de Alexandrita, mobiliá-rio da UPA e conclusão do asfalto no distrito Indus-trial,” elencou.

Cláudio Burrinho apro-veitou a audiência das emissoras de rádio para esclarecer sobre outra etapa de recapeamento. “Sobre o novo asfalto dos bairros Itália, Jardim América, José de Freitas Nunes e São Miguel deve ter ínicio na semana que vem.”

Ele explicou que este

investimento têm rece-bido muitas críticas pela demora, mas justificou que ela depende de trâmi-tes burocráticos que vão do processo licitatório até a liberação da ordem de serviço o que demanda prazos. Claudio Burrinho completou essa informa-ção afirmando que a Admi-nistração está focada neste projeto desde dezembro.

Ainda sobre estes recursos ele lembrou que foi autorizado pelo Governo Municipal com emenda do deputado fede-ral Aelton Freitas. “A partir de agora a empresa tem até 20 dias para começar

o recapeamento. Quero ressaltar que a empresa que fará essa obra não é a mesma que está fazendo a recuperação do asfalto atualmente.”

Sinalização Faz parte do pacote de

investimento anunciado, o trabalho sinalização verti-cal e horizontal pelos prin-cipais locais da cidade. Locais do centro da cidade com grande fluxo de veícu-los estão tendo as demar-cações de estaciona-mento reestruturado para acomodar mais carros e motos principalmente nos horários de pico. “Vamos deixar a cidade da forma

como a população deseja,” considerou.

Área ruralAs ações do Governo

Municipal de Iturama também estão voltadas ao setor rural. “Estamos fazendo um trabalho muito importante nesta área, recuperando mata--burros e pontes além da manutenção das estra-das.” O gestor pediu que os moradores da zona rural que precisarem deste tipo de serviço é só entrar em contato com a secretá-ria municipal de Obras, pois terão à disposição materiais, maquinários e funcionários.

Antes e depois da Rua J

Evento que celebra o Dia do Trabalhador no Município este ano recepcionou companhias da região para o I Encontro de Folia de Reis; shows de artistas locais fecharam a décima sexta edição do evento

Da AssessoriaPrimeiro encontro de

Folia de Reis, apresenta-ções musicais, exposição de artesanato e comercia-lização de comidas típicas foram alguns dos atrativos que levaram 10 mil pessoas a prestigiarem a XVI Feira Cultural “Iturama e Região Mostram Seus Talentos” na Praça Padre João Maria Valim neste dia 1º de maio, segundo estimativa dos organizadores.

Coordenado pela Secre-taria Municipal de Cultura da Prefeitura de Iturama, a edição deste ano já está sendo considerada uma das melhores pelo público e pelos comerciantes. Os 78 expositores (50 artesãos e 28 de comidas típicas) ficaram satisfeitos com o movimento que permane-ceu durante todo o dia e não pouparam elogios ao evento.

Segundo informa-ções do responsável pelo I Encontro de Folia de Reis, Odoventino José Mendes de Paula nove companhias dos esta-dos de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso esti-veram presentes. “Ficou muito acima das minhas expectativas, pois apesar de coincidir com outros da região tivemos muitas companhias inscritas,” comemorou.

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Frei-

tas (Cláudio Burrinho) e o vice Olegário abriram a feira no período da manhã e o encontro no ínicio da tarde. Ambos reforçaram a importância de preser-var a cultura. Cláudio Burrinho lembrou ainda que apesar do encontro ter sua primeira edição este ano ele já estava sendo discutido desde 2015 pela gestão.

Ele acredita que o evento cumpriu o obje-tivo que é o de valorizar os artistas de Iturama e região . “Muitos aguar-dam o ano todo para ter essa oportunidade de expor e comercializar seus produtos. É uma maneira de homenagear os trabalhadores no dia deles.” Cláudio Burrinho lembrou que o país passa por uma situação difícil e que o evento também ajuda a movimentar a econômica local.

O encerramento da Feira Cultural foi em grande estilo com shows das bandas Os patrões, Só Regrão e a participação de diversos artistas locais.

AberturaParticiparam da aber-

tura além do prefeito e vice, a primeira-dama Poliana Correa Quei-roz, diretoras escolares, os vereadores Ana Lúcia Menezes Santos, Fran-cisco José da Rocha e José Pichioni Filho ( autor da

indicação do encontro de Bandeiras) Odoven-tino José Mendes de Paula coordenador do encontro de Folia de Reis, secretária de Saúde Rejane Queiroz e a assessora da secreta-ria de Cultura Ana Eleusa Severino representando o secretário da pasta Romes Damacena.

Corrida SolidáriaA Ordem Demolay

de Iturama aproveitou também o grande fluxo de pessoas da Feira Cultural para realizar a 1º Corrida Solidária para arrecadar dinheiro ao Lar dos Velhi-nhos “Dona Maria Abadia de Freitas Lima”. Com o apoio da prefeitura e deze-

nas de empresas locais, o evento atraiu milhares de moradores da cidade e da região que finaliza-ram percurso de três e seis quilômetros em frente à igreja matriz.

Os três primeiros clas-sificados de cada cate-goria ganharam prêmio e medalhas. Os demais

participantes receberam medalhas e certificados. O resultado da corrida de rua beneficente está disponível no site www.sporttimer.com.br no link últimos resultados. Já a quantia em dinheiro arre-cadada com as inscrições ainda não divulgada pela organização.

Page 11: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016ENTRETENIMENTO Pág. 13

ITURAMA RECEBE MAIS UMA VEZ PROJETO CINE FAMÍLIA DA PRAÇA

ÔMAR SOUKI: OTIMISMO NAS PERDAS

Terceira edição da iniciativa irá exibir o filme ‘O Pequeno Príncipe’ na praça do Santuário no dia 27 às 20 horasOito cidades do inte-

rior mineiro foram escolhidas para rece-ber a terceira edição do projeto Cine Família na Praça. E, Iturama, mais uma vez foi uma delas. Com incentivo da prefei-tura e patrocinado pela Algar Telecom, a Moinho Cultural exibirá este ano o filme ‘O Pequeno Prín-cipe’ no dia 27, às 20 horas, na Praça Padre João Maria Valim (Praça do Santuário).

No ano passado, de acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros da cidade, a ação cultu-ral levou 900 pessoas ao mesmo local para assis-tirem o longa “Festa no

Céu”. Marcelo Mamede, coordenador e um dos idealizadores do projeto, explicou que a escolha pelos filmes segue alguns critérios. “Eles são ainda inéditos nas TVs abertas e por assinatura”.

Ainda segundo ele, a classificação da obra também é outro detalhe considerado. “Este ano será exibida uma adapta-ção de um grande clássico da literatura mundial”, disse Marcelo. Ele será exposto em uma tela com 10 metros de compri-mento por 4 metros de altura e utiliza equipa-mentos de um verda-deiro cinema, com proje-ção de película 35mm e

som surround 5.1. As cidades que rece-

berão o projeto além de Iturama são: Araguari, Araxá, Frutal, Ituiu-taba, Nova Serrana, Pará de Minas e Santa Vitória, cujas prefeitu-ras são apoiadoras do evento. O prefeito Cláu-dio Tomaz de Freitas (Cláudio Tomaz) disse que o Governo Municipal manifestou interesse no projeto desde o primeiro contato dos organiza-dores porque é evento no qual as famílias têm oportunidade de terem acesso ao este tipo de lazer de forma gratuita.

Sobre o filme

O Pequeno Príncipe, longa de animação de Mark Osborne, mesmo diretor de Kung Fu Panda e Bob Esponja, tem visual surpreendente que combina dois tipos de animação: computa-ção gráfica, para repre-sentar o mundo real, e a técnica de stop motion, para a fantasia. A adapta-ção desta que é uma das histórias mais conheci-das e amadas de todos os tempos, segue como base uma das principais ideias do livro “o que é essen-cial na vida não é visível aos olhos”.

(Da Assessoria com informações da Moinho Cultural)

Parabéns prefeito Cláudio Burrinho!!!!!!Funcionários da Administração Municipal de Iturama surpreende-

ram o prefeito Cláudio Burrinho com uma recepção com direito a bolo e guaraná pela passagem de seu aniversário nesta sexta-feira (13). O

gestor completou 49 anos. Emocionado, ele lembrou-se da infância na fazenda e revelou que é a

primeira vez que ganha uma festa surpresa. Antes de receber os votos de felicitação, Cláudio Burrinho destacou que é seu último ano como prefeito e aproveitou para agradecer os colegas de trabalho pela dedi-

cação no serviço público e por ajudá-lo nessa missão de escrever novas páginas na história de Iturama.

TRIÂNGULO SOCIAL

Quando tudo anda bem é fácil ser otimista e imagi-nar o melhor dos mundos. Mas como manter o otimismo nos momen-tos de perdas? Assistimos pela televisão o drama das pessoas que perderam suas casas e seus negócios devido às chuvas torren-ciais. Os desastres ecoló-gicos atingem a todos: ricos e pobres—a sensação é de desamparo, tristeza profunda, insegurança, desespero e impotência frente às forças da natu-reza. Emoções semelhan-tes invadem nosso coração quando somos lesados por um sócio desleal ou perde-mos um ente querido. Os desafios fazem parte da vida, do nascer ao por do sol, do berço ao túmulo. Querer segurança em um mundo que se alimenta de mudanças é desejar o impossível. O que pode-

mos e devemos almejar, no entanto, é manter uma vigorosa atitude positiva mesmo quando somos colhidos pelo infortú-nio. De fato, o que faz a diferença entre uma vida de realizações e contri-buições e uma existência vazia não são as coisas que nos acontecem, mas o que fazemos com aquilo que acontece.

Stephen Hawking, o célebre físico inglês que vive preso a uma cadeira de rodas, ao saber de sua doença incurável, comen-tou com alívio: “Agora posso buscar entender o universo, pois já não tenho mais que me preo-cupar com aposentadoria e contas a pagar”. Mesmo depois da terrível doença que paralisou quase todo o seu corpo, Hawking publi-cou livros que se torna-ram best sellers interna-

cionais. Soichiro Honda afirmou que 99% de seu sucesso foi construído a partir de fracassos. A sua primeira fábrica foi destruída por um terre-moto e a segunda por um ataque aéreo durante a segunda guerra mundial. Teve sempre a disposição de recomeçar do nada. Walt Disney disse que precisou tornar-se empre-sário, pois todos se recusa-ram a dar-lhe emprego. Se não tivesse fracassado em sua busca de empregos, não teria construído os maiores parques de diver-são que o mundo já conhe-ceu. Bill Gates garante que toda empresa precisa ter gente que erra, que não tem medo de errar, e que aprende com o erro.

“O que eu tenho apren-dido com os meus erros e com os fracassos e as perdas que a vida me

entregou?” Essa deve ser a nossa pergunta. Jamais diga: “Por que isso tem que acontecer logo comigo, que já estou cheio de dívidas até ao último fio de cabelo?” Arregace as mangas, sacuda a poeira e dê a volta por cima. Aprenda com as perdas e comece de novo. Em vez de se acomodar com uma ilusória segurança, não só aceite a insegu-rança, mas aprenda como usá-la a seu favor. Mila-gres acontecem, sim, mas somente para aqueles que estão agindo e se supe-rando a cada momento. Uma pesquisa mostra que 84% dos norte-americanos acreditam em milagres e que 40% afirmam ter vivido um acontecimento milagroso. Essas estatísti-cas devem ser semelhan-tes no Brasil, um país por natureza otimista.

Sabemos que estamos sujeitos aos acidentes e às incontroláveis forças da natureza. Mas, nem mesmo por isso, devemos temer. Tudo que fizer-mos devemos fazer com a entrega, a força, a deter-minação e a certeza abso-luta de que seremos bem sucedidos. Isso é ter fé. Ter fé é acreditar naquilo que ainda não se manifestou no mundo das coisas. Ter fé é agir—dentro de um mundo de inseguranças—com a atitude de que só pode haver um resultado: o sucesso. Thomas Edison jamais admitia, nem mesmo remotamente, a possibilidade de fracasso. Quando um incêndio redu-ziu a sua maior fábrica a cinzas, disse: “Agora tenho a oportunidade de começar de novo e cons-truir uma fábrica mais moderna”. No outro dia

ele começou a erguer um novo edifício com ardor redobrado. Alguns obser-vadores disseram que ele—com mais de sessenta anos na época—remoçou durante os trabalhados de reconstrução.

Não se iluda: a perda, mais cedo ou mais tarde, virá. Chegará o momento em que você irá perder aquilo que tem de mais precioso que é a vida. Sim, a vida como conhece agora, dentro de um corpo físico é frágil, é fugaz—se desvanece, se esvai como a água que escorre dentre os nossos dedos. Por isso, decida agora que cada segundo conta e que o presente é o maior tesouro que você tem. Aproveite-o para construir um mundo melhor para si mesmo e para todos que habitam neste universo de insegu-ranças.

Page 12: Edição 447 - 15 de Maio de 2016

Edição15 de Maio de 2016REGIONAL Pág. 14