Edição 819

28
Desde 1998 levando informação até você. www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 819 - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014 Vice-prefeito João Batista fala sobre moradias populares Hoje tem Moacyr Franco no Festival de Inverno >>Extrema. Cantor, ator e humorista se apresenta no 14ª Festival Extremamente Caipira, que faz parte do Festival de In- verno, e conta com várias atrações, além do Festival Sabores da Roça (pág. 07). Rodeio terá shows com entrada franca >>Camanducaia. Edição deste ano começará dia 17 e também custará me- nos, segundo prefeito Edmar (pág. 08). Detento é achado morto no Presídio de Extrema >>Polícia. Segundo o delegado da Polícia Civil Valdemar Lídio, o detento havia sido preso pelo crime de atenta- do violento ao pudor, entrou na cela às 18h e às 20h já estava morto (pág. 14). Super Meia Maratona Noturna acontece hoje >>Extrema. Prova possui alto grau de dificuldade e é considerada a corrida de montanha mais difícil do Brasil (pág. 25). Inauguradas cinco obras na área da saúde, educação e cultura >>Camanducaia. Comitiva com autoridades foi realizada para visitação das obras (pág. 06). Para nossa alegria >> Sala de Imprensa. Gazeta entrevistou irmãos do famoso vídeo viral (pág. 18). >>Extrema. Durante entrevista ex- clusiva, vice explicou como funcio- nam os Tenentes III, IV e V, e os 64 apartamentos populares (pág. 05).

description

 

Transcript of Edição 819

Page 1: Edição 819

Desde 1998 levando informação até você.

www.gazetadacidade.com Ano 16 - Edição 819 - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Vice-prefeito João Batista fala sobre moradias popularesHoje tem Moacyr Franco no Festival de Inverno

>>Extrema. Cantor, ator e humorista se apresenta no 14ª Festival Extremamente Caipira, que faz parte do Festival de In-verno, e conta com várias atrações, além do Festival Sabores da Roça (pág. 07).

Rodeio terá shows com entrada franca

>>Camanducaia. Edição deste ano começará dia 17 e também custará me-nos, segundo prefeito Edmar (pág. 08).

Detento é achado morto no Presídio de Extrema

>>Polícia. Segundo o delegado da Polícia Civil Valdemar Lídio, o detento havia sido preso pelo crime de atenta-do violento ao pudor, entrou na cela às 18h e às 20h já estava morto (pág. 14).

Super Meia Maratona Noturna acontece hoje>>Extrema. Prova possui alto grau de dificuldade e é considerada a corrida de montanha mais difícil do Brasil (pág. 25).

Inauguradas cinco obras na área da saúde, educação e cultura>>Camanducaia. Comitiva com autoridades foi realizada para visitação das obras (pág. 06).

Para nossa alegria

>> Sala de Imprensa.Gazeta entrevistou irmãos do famoso vídeo viral (pág. 18).

>>Extrema. Durante entrevista ex-clusiva, vice explicou como funcio-nam os Tenentes III, IV e V, e os 64 apartamentos populares (pág. 05).

Page 2: Edição 819

2 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Opinião

Frases da semana

Deixe sua opinião: www.facebook.com/gazetadacidademg

Diretor ResponsávelOsmar Paulino de JesusMTB-JP: 13414-MG

Departamento JurídicoDr. Maurício Ahualli

RedaçãoCarolina Lemes - MTB: 76293/SP

Procure o setor comercialpara anunciar na Gazeta da Cidade

Telefax: (35) 3435-2081Site: www.gazetadacidade.comE-mail: [email protected]ço: Rua Benjamin Constant, 354 - Sala 02 - Centro Extrema/MG, CEP: 37640-000

Circulação: Extrema/MG, Itapeva/MG, Camanducaia/MG, Cambuí/MG, Estiva/MG, Toledo/MG e Vargem/SPTiragem desta Edição: 7.000 exemplares

Esta é uma publicação da Empresa Jornalística Cidade Ltda., CNPJ 03.102.764/0001-86, Registro no Livro de Im-prensa Nº 12, 110 v.o, do Livro B de Registros de Jornais, em Extrema, Minas Gerais, a Rua Nenê, 32, Centro.Filiado ao SINDIJORI (Sindicato dos Proprietários de Jor-nais do Estado de Minas Gerais)

Editorial Carolina [email protected]

Planeta água pede socorro

“Me surpreendeu o nível de álcool, muitas pessoas estavam bêbadas”

(Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, sobre jogos da Copa, em entrevista ao canal Sportv)

“Fui jogado para um canto do nada e brutalmente espancado”

(Guilherme Leicam, ator, sobre pai de fã durante presença vip em festa)

“Fiquei completamente emocionado e chocado”

(Príncipe Harry, que chorou durante visita a projeto social de Diadema - SP)

ReportagemNahida Almeida

Designer GráficoPhelipe Santos

Designer GráficoNioramis Barletta Junior

SecretariaCilcéia Alcover

ComercialNeide Guerra (35) 8876-3063Silvana Morato (11) 9 6478-1244

Copa, Copa e Copa. Só se tem falado nisso no Brasil e em to-dos os países participantes do Mundial. Não que eu considere esse maior evento esportivo de futebol do mundo como algo que não mereça destaque, não é isso. O problema é que outra questão mais importante e con-siderada essencial para a vida do ser humano está sendo deixada de lado. Estou falando da água, só que mais especificamente, so-bre o Sistema Cantareira. Talvez eu esteja exagerando – ou talvez não, mas nós sabemos que a si-tuação merece toda a atenção. Ontem, dia 4, os reservatórios atingiram 19,8% da capacidade.

As Eleições 2014 também ti-raram um pouco o foco do vo-lume da água armazenada no Sistema Cantareira. Agora que percebemos este fato, devemos voltar a tentar conscientizar nos-sa família, amigos, conhecidos, a divulgar que a questão não pode ser esquecida, pois ainda requer cuidado e preservação. Tudo bem que o sistema seja responsável “apenas” pelo abas-tecimento de pessoas na Grande São Paulo, mas são 8,8 milhões de usuários! Temos que zelar pelo próximo, por nós mes-mos e pelo futuro de nossos (já existentes ou possíveis) filhos e netos, afinal, é essencial que também pensemos na água para daqui a alguns anos.

Que não vivemos sem este importante recurso natural nós

já sabemos, falta percebermos que não podemos usá-lo como se não existisse chance de ele ter fim, como se fosse inesgotável, porque, infelizmente, ele não é. São Paulo já está vivendo com esta sombra, pois especialistas estão dizendo que, caso não sejam tomadas mudanças drás-ticas e concretas, em 100 dias os moradores poderão ficar sem abastecimento. Já a Companhia de Saneamento Básico do Esta-do de São Paulo (Sabesp) afirma que a água está garantida para até meados de março de 2015.

Foram anunciadas algumas medidas para suprir os usuários de São Paulo, com a reversão da água de outros sistemas, o que pode acontecer até outubro. A ideia é tirar o peso da responsa-bilidade do Sistema Cantareira de abastecer, diariamente, quase nove milhões de pessoas, fazen-do com que alguns moradores sejam abastecidos por outras águas.

Não posso dizer que a mídia se “esqueceu” do baixo volume do sistema, mas há muito mais destaque para a Copa. Os pró-prios noticiários mostram isso, pois, desde a abertura do Mun-dial há pouco mais de 20 dias, todos eles estão baseados na competição. Isto é, praticamente 90% da programação é feita so-bre a Copa. O evento está acon-tecendo no Brasil e é fundamen-tal ser mostrado em detalhes, claro, mas o mundo continua gi-

rando e outras coisas acontecen-do, muitas de suma importância. Sem contar que São Paulo está recebendo milhares de turistas para o Mundial, os quais tam-bém estão utilizando os recursos hídricos da cidade.

Vale ressaltar que os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga tam-bém registraram queda nos ní-veis do armazenamento de água. A chuva já não veio quando de-veria ter aparecido em abundân-cia, no verão, causando, junto com o calor extremo, uma seca histórica para a época. E, agora, no inverno, considerada a es-tação da estiagem, ficará ainda mais difícil presenciarmos algu-ma chuva, e, caso ocorra, teria que durar inúmeros dias para conseguir reverter o quadro do Sistema Cantareira, que, diga-se de passagem, já está fazendo uso do volume morto de suas re-presas, nunca antes utilizado na história.

Com todas essas perspectivas, mais um dado assustador veio à tona: o esvaziamento do sistema foi ainda mais rápido nos últi-mos dias, cerca de 64% mais ve-loz em comparação com o início de junho. De acordo com a Sa-besp, o motivo não foi o período de seca, mas por causa do en-fraquecimento da campanha de conscientização. Sendo assim, vamos voltar a divulgar a situa-ção crítica, seja no boca a boca, nas redes sociais, entre outros meios. O essencial é alertar!

Page 3: Edição 819

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que financia a graduação de estudantes no ensino superior em cursos pre-

senciais, deverá ser estendido à pós-graduação. A decisão foi anunciada na terça-feira, 1º de julho, pelo Ministro da Educa-ção, Henrique Paim.

Na quarta-feira, 2, foi publica-da no Diário Oficial da União a portaria do Ministério da Educa-ção (MEC) com a determinação da ampliação do programa. De acordo com o MEC, mais de 30 mil alunos poderão ser benefi-ciados com a expansão do FIES.

Uma das razões da ampliação é alcançar o aumento do número de matrículas da pós-graduação, que é um dos objetivos estabe-lecidos pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

As inscrições para a participa-ção no FIES da pós-graduação serão abertas primeiro para as entidades privadas de ensino, que deverão ter seus cursos bem avaliados pelo MEC. Somente depois, o sistema ficará disponí-vel para a adesão dos estudan-

tes. Assim como acontece com as

solicitações para os cursos de graduação, as inscrições para o financiamento na pós-graduação serão feitas em fluxo contínuo, ou seja, poderão ser requisitadas em qualquer período do ano, de acordo com a necessidade do aluno.

Os cursos financiados pelo programa serão os de mestra-do e doutorado. As especiali-zações, também chamadas de formação lato sensu ficam fora da lista, assim como os cursos de educação à distância. Estu-dantes que possuam bolsa da Coordenação de Aperfeiçoa-mento de Pessoal de Nível Su-perior (Capes) com o Programa de Suporte à Pós-Graduação de

Instituições de Ensinos Parti-culares (Prosup) também ficam impossibilitados de solicitar o financiamento.

O FIES arca com 50% a 100% do custo de cursos uni-versitários de estudantes que possuam renda familiar mensal de 10 a 20 salários mínimos. A taxa de juros cobrada pelo pro-grama é de 3,4% ao ano para todas as áreas.

Segundo o MEC, o FIES pos-sui 1,6 milhão contratos de fi-nanciamento estudantil e o Pro-grama Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais em cursos de graduação em instituições parti-culares de ensino, é responsável por 40% das matrículas do ensi-no privado.

3Brasilwww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

~

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Fies financiará cursos de pós-graduação>>Educação. Medida abrange formação em mestrado e doutorado em instituições privadas

Anúncio foi feito na quarta-feira, 2, peloMinistro da Educação, Henrique Paim

Page 4: Edição 819

A Prefeitura Municipal de Ex-trema, através da Secretaria de Obras e da Gerência de Espor-te e Lazer, inaugurou mais um mini ginásio, na noite do último dia 27, sexta-feira. Desta vez, a Vila Esperança foi a contempla-da, com um espaço para ativida-des físicas e aparelhos de ginás-tica para oito exercícios, além de playground para as crianças.

O local possui fechamento la-teral, cobertura, vestiários e salas para depósitos de fantasias da escola de samba e troféus, pois servirá tanto para atividades es-portivas quanto para o uso dos carnavalescos. “Estamos muito contentes de estarmos entregan-do o que prometemos para o Fa-binho, o Mantega, e para a toda a comunidade. Além de servir para esportes, o local também poderá ser utilizado em um aniversário, numa festa de casamento”, afir-mou Dr. Luiz Carlos Bergamin, prefeito de Extrema.

Dr. Luiz também lembrou que a Vila Esperança, com 320 ca-

sas, foi o primeiro bairro cons-truído no município para pesso-as de baixa renda e que pagavam aluguel, cujas obras foram cus-teadas pelos cofres públicos mu-nicipais, durante a continuidade de sua administração.

O local abriga ainda a Escola Municipal “Professor João Orsi de Moraes”, o Centro de Educa-ção Infantil Municipal (CEIM) “Professora Odila Azevedo Marques Paiva”, e a Escola Mu-nicipal de Educação em Tempo Integral (EMETI) “Professor

Celso Luis Ferreira Pó”, além da Associação do Bairro, campo de futebol, e, na área da saúde, uma unidade do Programa Saú-de da Família (PSF) e o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). “Acabamos de comprar, são mais de R$ 1 milhão aplicados”, contou Dr. Luiz, sobre o CAPS.

O vice-prefeito de Extrema, João Batista da Silva, destacou que a inauguração foi muito importante. “É um momento de muita alegria, pois era um compromisso que a gente tinha com a comunidade de melhorar a infraestrutura. Esse mini giná-sio veio agregar valor ao bairro, trazer ainda mais qualidade de vida para todos os moradores, dar uma opção a mais para a ga-rotada, para que os jovens se de-senvolvam no esporte e na saú-de, tirando-os da rua”, ressaltou.

A Gazeta conversou ainda com moradores do bairro. Erluci da Silva Cavalcante, que mora na vila há 23 anos, entrou no

processo para ganhar as casas e foi uma das primeiras contem-pladas. “Adoro aqui, e agradeço muito a Deus. O bairro melhorou 100% em relação a moradias, as-falto, luz, água, tem tudo que a gente pede, e essa quadra valo-rizou muito a nossa vila. Sempre fui bem atendida na saúde, nunca faltou remédio. O ônibus passa na porta da minha casa. Então, a gente só tem de agradecer o que a administração fez por nós”.

Darci Rodrigo do Carmo (Darci Pescador), morador há quase 23 anos, relembrou como o bairro era. “Quando mudei, nem asfalto tinha, hoje está tudo asfaltado, tem creche, escola, PSF, que atende maravilhosa-mente todo mundo e ninguém sai de lá sem uma consulta. A inauguração de hoje representa tudo de bom para a nossa mo-cidade. Não tenho nada a recla-mar, só quero agradecer”, disse.

O evento contou ainda com apresentações musicais. Vale lem-

brar que neste ano já foram inau-gurados o mini ginásio do Jardim Bela Vista e a quadra poliesporti-va do Bairro dos Pires (Vila dos Britos). Já a quadra poliesportiva do Bairro da Ponte Alta (Posti-nho) será inaugurada dia 18 de julho, sexta-feira, às 18h.

4 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Cidades

Fotos: Osmar Paulino

Prefeitura Municipal inaugura mais um mini ginásio em Extrema>>Infraestrutura. Desta vez, a Vila Esperança foi a contemplada com um novo espaço

Vice-prefeito João Batistae prefeito Dr. Luiz dando o

pontapé inicial nomini ginásioPlayground do Mini Ginásio

Rapper Tiaguinho do Cola na Quadra, vice-prefeito João Batista, e vereadores Juninho e Mantega

Darci Pescador, Prefeito Dr. Luiz e Erluci Cavalcante com sua neta

Page 5: Edição 819

5Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Com exclusividade, vice-prefeito João Batista fala sobre moradias populares

>>Extrema. Após os morado-res contemplados pelo Residencial Tenentes III terem recebido as cha-ves e assinado os contratos de suas casas próprias, no último dia 26, quinta-feira, o vice-prefeito de Ex-trema, João Batista da Silva, falou com exclusividade à Gazeta sobre as demais moradias populares des-tinadas a famílias de baixa renda do município. Vale ressaltar que os extremenses beneficiados com o Tenentes III receberão ainda o car-tão Minha Casa Melhor, da Caixa, que oferece até R$ 5 mil para com-pras de móveis e eletrodomésticos.

O Tenentes IV, com 144 casas, deve ser entregue até maio de 2015, segundo o vice João Batista. “Quando a gente chegar a 70% do andamento da obra, seremos acio-nados pela Caixa para fazer a sele-ção das famílias e assinaturas dos contratos, isso pode acontecer em novembro ou dezembro deste ano. A entrega ocorrerá no mês de abril ou maio do ano que vem, confor-me prazo contratual entre a Caixa

e a construtora”.Os extremenses que não foram

beneficiados com o Residencial Tenentes III e estão cadastrados na prefeitura, além de atenderem ao perfil do Programa Recursos do Fundo de Arrendamento Residen-cial (FAR), do Governo Federal, uma vertente do “Minha Casa Mi-nha Vida”, voltaram automatica-mente a concorrer as moradias do Tenentes IV.

Para participar do programa válido para os Tenentes III e IV, a pessoa tem que atender aos crité-rios nacionais e municipais. “Lem-brando que um não sobrepõe o outro, a gente passa a fazer uso dos critérios da lei federal, que benefi-cia famílias que têm renda familiar mensal de até R$ 1.600,00. Na lei municipal, a primeira triagem é feita da seguinte forma: a pessoa

precisa possuir quatro anos de moradia fixa em Extrema, não ter nenhum tipo de imóvel ou com-prometimento na renda como ve-ículo financiado ou empréstimos” explicou.

Há um percentual destinado a deficientes e idosos (sendo que não existe limite de idade). Entre-tanto, eles também devem possuir renda familiar mensal de até R$ 1.600,00. “A Caixa vai tentar iden-tificar quem tem mais prioridade dentro dos cadastros que a gente encaminha”, disse o vice-prefeito.

No Tenentes V, com 153 casas, teve início de terraplenagem. Este outro complexo de casas popula-res está sendo lançado pela prefei-tura e será diferenciado, pois não contará com o FAR. “Já temos um pré-projeto que será encaminhado para a Caixa analisar, num diferen-

te modelo de programa, que é o associativo, em que a renda fami-liar ultrapassa R$ 1.600,00. Temos o cadastro de várias famílias com renda acima desse valor, porque se o marido e a mulher trabalham e recebem um salário cada um, com hora extra já dá R$ 1.600,00”, des-tacou João Batista.

A administração municipal tam-

bém está construindo 64 aparta-mentos, ao lado do Parque dos Pássaros. Para ser contemplado por uma unidade, o morador tam-bém precisa estar cadastrado na prefeitura. Neste projeto, o critério de seleção da Caixa é mais rigoro-so, segundo contou o vice-prefei-to, pois o valor do financiamento é maior. Inclusive, será apurado se a pessoa possui restrição de crédito no mercado.

João Batista deixou também um recado para as famílias cadastradas que ainda não receberam suas mo-radias e foram atendidas por ele e sua equipe. “Tenham confiança, mantenham o cadastro atualizado, pois nós vamos tentar atender to-dos vocês, cumprindo a meta que eu e o Dr. Luiz estabelecemos para a parte habitacional, a qual tem sido priorizada, com objetivo de ajudar e tirar as famílias do aluguel abusivo encontrado na cidade, muito devido à evolução do mu-nicípio. Mas o mais importante é a prefeitura fazer o necessário para combater essa situação, e nós esta-mos fazendo. Não existe nenhuma cidade no Sul de Minas que inves-tiu tanto em habitação”, concluiu.

População comparece à prefeitura para fazersolicitações ao vice-prefeito

Vice-prefeito de Extrema João Batista

Vice João Batista atende extremenses toda quarta-feira

Fotos: Osmar Paulino e Ascom/Pref. Extrema

Page 6: Edição 819

06 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Cidades

Fotos: Osmar Paulino e Ascom/Pref. Camanducaia

>>Camanducaia. Assinaturas simbólicas de obras de calçamento e pavimentação e da reforma do Salão Nobre da Câmara Municipal foram realizadas na quinta (3)

Inauguradas cinco obras na área da saúde, educação e cultura

Na quinta-feira, 3, foram inaugurados em Camanducaia o Centro Municipal de Educação Infantil Gentil Faria Dias, a Far-mácia de Minas Joselina Cardo-so, o Centro de Agendamento de Exames e Consultas Adhemar Pereira Dias, o Centro de Aten-ção Psicossocial (CAPS) Luci de Souza e o Centro Cultural Odair Paiva Sá. Para conhecer as obras que estão sendo reali-zadas na cidade, foi organizada uma comitiva com autoridades.

Houve também a assinatura simbólica da ordem de servi-ço das obras de calçamento e pavimentação de ruas do mu-nicípio e da reforma do Salão Nobre da Câmara Municipal. O investimento para a realiza-ção de obras para a recuperação das ruas de Camanducaia, do Distrito de Monte Verde e da Vila Melhoramentos, que deve continuar até o final deste ano, é de aproximadamente R$ 4 mi-lhões.

No Distrito de Monte Verde, as obras de asfaltamento da Avenida Sol Nascente, uma das principais do local, já começa-ram. “É uma avenida que há anos a população demandava que fosse feito o calçamento ou a pavimentação e a gente está realizando esse sonho agora”, afirmou o prefeito.

O deputado estadual Ulys-ses Gomes esteve presente nas inaugurações que aconteceram na cidade. Ele reconhece que Camanducaia necessitava de al-gumas melhorias na infraestru-tura e acredita que essas obras serão positivas para a popula-ção. “A gente vê nos olhos das pessoas, a manifestação de ale-gria, de satisfação, de ver que até que enfim a sua demanda está sendo atendida”, comen-tou.

O Centro Municipal de Edu-cação Infantil Gentil Faria Dias foi inaugurado no Bairro Jardim Vista Alegre. Segundo a coor-denadora, Valquíria Regina dos Santos Carvalho, a creche já atende a 124 crianças e possui aproximadamente 30 funcioná-rios.

O prefeito Edmar Dias ain-da enfatizou o apoio recebido do deputado estadual Ulysses Gomes e do deputado federal Odair Cunha,que também este-ve presente nas inaugurações, para a realização das obras em Camanducaia. “Graças ao em-penho e comprometimento com o município, a gente está execu-tando algumas obras de funda-mental importância aqui para a cidade”, disse.

Prefeito Edmar Dias assina ordem de serviço

Inauguração do Centro Cultural Odair Paiva Sá

Deputado Ulysses Gomes, prefeito Edmar e deputado Odair

Centro de Agendamento de Exames e Consultas

Inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil

Inauguração da Farmácia de Minas

Prefeito Edmar, deputado Ulysses Gomes e autoridades

Formatura do Pronatec

Deputado Ulysses Gomes assina ordem de serviço

Equipe de trabalho do Centro de Agendamento

Page 7: Edição 819

7Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Moacyr Franco se apresenta hoje no14ª Festival Extremamente Caipira>>Extrema. Festa faz parte da programação do Festival de Inverno de Extrema e conta ainda com várias outras atrações musicais, além do Festival Sabores da Roça

O 5º Festival de Inverno de Ex-trema, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Gerência de Cultura, teve início na terça-feira, dia 1º de julho, e seguirá até dia 2 de agosto, sábado, com diversas atividades e atrações gratuitas. Ontem, dia 4, dentro da progra-mação, começou o 14ª Festival Extremamente Caipira, na Pra-

ça Presidente Vargas, no Centro, com apresentação do Coral Linda Juventude e Forró Di’Doido. O evento terminará amanhã, dia 6, e contará ainda com show especial do cantor, ator e humorista Moa-cyr Franco, hoje, dia 5, às 22h.

“Já tive até uma conversa com o Moacyr Franco, ele é muito simpático, e solicitou um espaço no meio do público para cantar com a população. Vai ser muito bacana”, ressaltou o gerente de Cultura de Extrema, Pablo Fari-na Prego Júnior (Pablinho).

Hoje (5) o 14ª Festival Extre-mamente Caipira terá ainda os se-guintes shows: Adão & Camargo (moda de viola), às 12h30; César Petena e Trio Instrumental, às 14h; Fernando Cardoso e Banda (ser-tanejo), às 15h30; Tiago & Léo (moda de viola, sertanejo e forró), às 17h; Catireiros do Jaguary, às 20h30; e o Grupo de Seresta Re-nascer (que também dançará qua-drilha) e Orquestra de Viola de Bragança Paulista (SP), às 21h.

Já o Festival Sabores da Roça está marcado para as 19h. Neste ano, o tema e ingrediente será o queijo. “As entidades vão pre-parar seus pratos especiais para concorrer ao melhor, o qual será premiado. Também vamos dar um troféu para a barraca que es-tiver mais enfeitada”, explicou o gerente de Cultura.

Amanhã, dia 6, a abertura da praça de alimentação será às 12h. Logo após, está marcada a apre-sentação de Sanfonias, às 12h30, com músicas regionais e chorinho. Às 14, os Violeiros do Divino irão se apresentar, sendo que o músico Vitor, deficiente visual que toca vários instrumentos, participará do show. Francis Rosa (cujo CD foi feito pelo produtor de Almir sater) e Banda subirão ao palco às 17h. Já o encerramento ficará por conta do tradicional show da Orquestra Extremamente Caipira, às 20h30.

A benzedeira Inha Zabé tam-bém participará do evento, hoje (5) e amanhã (6).

No próximo fim de semana, a atração será a apresentação de blues e jazz nas noites do queijo, vinho e caldos, dias 11 e 12 de julho, sexta e sábado, respectiva-mente, incluindo um “Encontro de Compositores e Cancionistas do Sul de Minas”, na Praça Pre-sidente Vargas, no Centro. Mais detalhes deste evento serão pu-blicados na próxima edição da Gazeta da Cidade.

Lembrando que o Festival de Inverno de Extrema está ainda

com exposições de artes plásticas e fotografias durante todo este mês de julho, no Centro de Infor-mações Turísticas (CIT), na Praça Presidente Vargas, 100, Centro. A exposição está sendo realizada por fotógrafos convidados, alunos e parceiros do Projeto Extrema Portal das Artes. Para saber quem são os artista e fotógrafos, acesse: http://extrema.mg.gov.br/desta-ques-capa/programe-se-o-festi-val-de-inverno-de-extrema-esta-se-aproximando.

“Ele é muito simpático”, disse Pablo Farina, sobre

Moacyr Franco

Foto: Osmar Paulino

Prefeitura, através das Gerências de Cultura, Turismo e Comunicação e Marketing, promoveu instalação de dois outdoors na Fernão Dias,

(Atibaia e Três Corações) para divulgar o festival

Page 8: Edição 819

8 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Cidades

Fotos: Ilustrativa

CRAS promove “arraiá” com grupo Alegria de Viver

6ª Festa Julina do Bairro da Vila Rica começa sexta-feira

>>Extrema. Na manhã de segunda-feira, dia 30, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu um “arraiá”. A festa contou com os integrantes do grupo da ter-ceira idade Alegria de Viver e aconteceu no Asilo São Vicen-te de Paulo, onde toda segun-da-feira ocorre o encontro do grupo, das 9h às 11h.

O CRAS proporcionou aos integrantes uma manhã de muita diversão e festa, na com-panhia dos idosos do asilo.

Houve apresentação de qua-drilha do “Alegria de Viver” e um grande bailão. No final do arraiá, todos se deliciaram com as guloseimas típicas de festas juninas e julinas.

Neste ano, o “Alegria de Vi-ver” não terá férias, tendo em vista a oportunidade de ficar o ano todo sendo acompanhado de perto por seus profissio-nais. Entre as atividades do grupo, está o alongamento, também o relaxamento, pintu-ra e dança.

>>Extrema. A sexta Fes-ta Julina do Bairro da Vila Rica, em Extrema, acontece-rá nos próximos dias 11 e 12 de julho, sexta-feira e sábado, respectivamente, a partir das 19h, e no domingo, dia 13, das 10h às 16h.

O evento contará com show de Zé Carlos e Gabriela e Banda, brinquedos infláveis

para as crianças se divertirem e deliciosas comidas típicas de festas juninas e julinas.

A festa é organizada pela Associação dos Moradores do Bairro Vila Rica (AMB-VR), com apoio da Prefeitu-ra Municipal de Extrema, da Gazeta da Cidade, e diversas outras empresas do comércio local.

Encontros reúnem CRAS e Projeto Tatame para Todos

A equipe do Centro de Referên-cia de Assistência Social (CRAS) realizou mais um encontro com os alunos do Projeto Tatame para Todos, no último dia 27, sexta-fei-ra, no Bairro Jardim Bela Vista. A equipe técnica vem realizando en-contros em toda última sexta-feira de cada mês, sendo este o segundo evento com o grupo.

O tema abordado foi a ori-gem do Muay Thai. Os alunos assistiram a um vídeo do es-portista Flávio Molina, sobre a vinda da prática esportiva ao Brasil, quando era conhecido como Box Tailandês. Depois de um bate-papo interativo com os alunos, foram sortea-dos seis brindes, sendo que os mais jovens receberam o livro “Destrua esse Diário” (material didático em que os jovens re-gistram todos os seus momen-tos, inclusive os de euforia), de Keri Smith, e os adultos foram presenteados com um kit de

material de proteção.O objetivo dos encontros, rea-

lizados pela psicóloga, assistente social e coordenador do CRAS, é estreitar o vínculo com os alunos participantes do projeto, com foco na melhoria da con-vivência familiar e comunitária dos integrantes.

Além do Muay Thai, o pro-jeto trabalha com a prática es-portiva de Kickboxing, onde os participantes também adqui-rem o autocontrole, disciplina e estimulação para superar de-safios por meio da dedicação.

O grupo Tatame para Todos faz parte do Serviço de Convi-vência e Fortalecimento de Vín-culos Familiares e Comunitários (SCFV) do CRAS. Ao todo, já são mais de 40 alunos inscri-tos e que participam do projeto que acontece todas as segun-das, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h, na sede da Asso-ciação do Bairro.

Foto: Ascom / Pref. Extrema

Tema abordado foi a origem do Muay Thai

O CRAS proporcionou muita diversão e festa

Fotos: Ascom / Pref. Extrema

Teve apresentação de quadrilha e um grande bailão

Festa terá show de Zé Carlos e Gabriela e BandaDeliciosas comidas típicas

>>Camanducaia. Na quinta-feira, 17, começa o Camanducaia Country Fest. O rodeio deste ano tem na sua programação shows de Maria Cecília e Rodolfo, no primeiro dia de festa, João Neto e Frederico, na sexta-feira, 18, Humberto e Ronaldo, no sába-do, 19 e Caio César e Diego, no domingo, 20. A entrada para o show de quinta-feira, 17, será 1 quilo de alimento. No domingo, 20, que é o aniversário da cida-

de, a entrada será franca. A festa será realizada no espaço de even-tos, que fica na Avenida Genésio Vargas.

Segundo o prefeito de Caman-ducaia, Edmar Dias, a edição deste ano da festa irá custar me-nos do que o rodeio ano passa-do. Em 2013, o gasto foi de R$ 198 mil e neste ano será de R$ 158 mil. “A gente mesclou o ani-versário da cidade com o rodeio, para poder oferecer uma atração de qualidade para a população. Fazer um grande evento para a população toda participar, mas gastando menos, economizando para que possamos investir em outras áreas”, explica.

O prefeito também diz que a economia nos gastos não irá re-presentar uma queda de quali-dade no Camanducaia Country Fest. “A festa não vai cair de qualidade, pelo contrário, ela vai crescer ainda mais e ainda tere-mos uma economia, o que era o nosso compromisso. Vai ser uma festa grandiosa”.

A organização do rodeio foi feita por uma empresa contrata-da através de licitação. “É a for-

ma mais econômica que há para se fazer, além é claro de estar em conformidade com a legislação exigida”, afirma o prefeito.

Ingressos e bailesOs ingressos para a Caman-

ducaia Country Fest já estão à venda desde a quarta-feira, 2. Os pontos de venda na cidade serão o Escritório da Festa, a Drogaria Droga Nova e o Bar do Zé Flor. Em Itapeva as vendas acontecem na Drogaria Droga Nova, em Cambui na Porão Modas e em Extrema na Farmara.

O baile para a escolha da rai-nha acontecerá hoje, 5, às 22h. O evento terá apresentação do Gru-po Ponteio, orquestra de violeiros de Pouso Alegre, além de show da banda Red Fox. Amanhã, 6, será o dia do desfile de cavaleiros, que passará pelas principais ruas da cidade, a partir de 10h.

O baile que definiu a mini rai-nha ocorreu na sexta, 4, às 20h, sendo que, até o fechamento des-ta edição, o resultado não havia sido definido.

As vencedoras do baile receberão premiações em dinheiro e presentes oferecidos pelo comércio local.

ExtremaRodeio terá shows com entrada franca

Edmar Dias, prefeito de Camanducaia

Foto: Osmar Paulino

Sindicato dos Produtores Rurais oferece curso gratuito

>>Extrema. O Serviço Nacio-nal de Aprendizagem Rural (Se-nar) do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema,

realizará o curso gratuito “Traba-lhador na Operação e na Manu-tenção de Retroescavadeira”. As aulas acontecerão entre segunda-feira, dia 7, a quarta-feira, dia 9.

O curso disponibilizará certi-ficado. Para participar, os inte-ressados devem procurar o Sin-dicato Rural. O telefone é o (35) 3435-5665.

Page 9: Edição 819
Page 10: Edição 819

As inscrições para o curso de Agente de Inspeção de Quali-dade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão abertas em Extrema. São 70 vagas, divididas em duas tur-mas, uma de manhã e outra no período da noite para a forma-ção que será oferecida em par-ceria com o Serviço de Apren-dizagem Industrial (Senai) da cidade. A previsão é que as

aulas comecem no dia 28, se-gunda-feira.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) co-meçou a receber inscrições na quarta-feira, 2. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (35) 3435-1178. Os atendimentos serão feitos nas quartas e quintas-feiras desta e das próximas semanas. Se hou-ver necessidade, as inscrições também serão realizadas em ou-

tros dias.A prioridade será dada aos

candidatos que apresentarem o CADÚNICO e a folha resumo do cadastro. A seleção ainda tem como critério a renda do candi-dato.

O Agente de Inspeção de Qua-lidade trabalha na avaliação da qualidade da produção de peças e produtos e contribui para o processo produtivo de empresas de diversos ramos de atividade.

Outros cursosAinda restam 10 vagas para

o curso de Eletricista Indus-trial, que também é uma parce-ria entre o Pronatec e o Senai de Extrema. As inscrições são feitas pelo CRAS, no mesmo número de telefone e com os mesmos critérios de seleção da formação de Agente de Inspe-ção de Qualidade. O início das aulas será no dia 28, segunda-feira.

10 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Cidades

Extrema

Estão abertas as inscrições para o curso de Agente de Inspeção de Qualidade

Inscrições para o CONSEPE terminam segunda-feira (7)

Senac de Extrema abre vaga para o Curso Auxiliar de Pessoal

Prefeitura de Cambuí organiza “Arraía da Terceira Idade”

O Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial (Senac) de Extrema está oferecendo um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), através do Programa Senac Gratuidade (PSG). Trata-se da modalidade Auxiliar de Pessoal. O curso possui 180 horas.

O início das aulas está pre-

visto para o próximo dia 14 de julho, segunda-feira, das 9h às 12h. Para participar, o interessa-do deve ter 16 anos ou mais e a escolaridade mínima exigida é o ensino médio incompleto.

A pré-inscrição pode ser feita pelo link www.mg.senac.br/pro-gramasenacdegratuidade. Após o cadastro, o aluno deve compare-

cer ao Senac, que fica na Rua João Mendes, 1.000, Centro, com os seguintes documentos (original e cópia): CPF, RG, comprovante de residência atualizado e histórico ou declaração escolar atualizada. As vagas são limitadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-5283.

A Prefeitura Municipal de Cambuí, por meio do Departa-mento de Assistência Social, e apoio de voluntários, organizou o “Arraía da Terceira Idade”, na noite do último sábado, dia 28, no salão de Festas da Fundação Padre Antônio Paschoal, o asilo.

Os convidados se divertiram ao som de músicas e comi-das típicas de festas juninas. O destaque da noite ficou por conta da encenação do casa-mento caipira, uma conturbada estória amorosa, que teve os membros do grupo como ato-

res principais. Após o “casa-mento”, teve ainda a tradicio-nal quadrilha.

O Grupo da Terceira Idade é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, com a finali-dade de proporcionar atividades recreativas e ocupacionais.

>>Extrema. As aulas devem começar em 28 de julho, segunda-feira

As inscrições para associar-se ao Conselho de Segurança Pú-blica de Extrema (CONSEPE) terminam nesta segunda-feira, dia 7 de julho, na Biblioteca Municipal, localizada na Praça Coronel Simeão, no subsolo do Clube Literário e Recreativo de Extrema (CRLE), no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou por meio de um link disponi-bilizado no banner da campanha e localizado no site da prefeitu-ra: www.extrema.mg.gov.br.

Já no dia 12 de agosto, terça-feira, a Prefeitura Municipal de Extrema, com o apoio do Minis-tério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), promoverá uma

assembleia para eleição da dire-ção do CONSEPE, quando tam-bém será realizada a votação do novo estatuto do conselho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435- 5747.

CONSEPEO Conselho de Segurança

Pública de Extrema (CONSE-PE) é uma entidade formada pela sociedade e representan-tes do Estado, que propõem e realizam ações, campanhas de conscientização e parcerias com as Polícias Civil e Militar e demais órgãos públicos com objetivo de melhorar e aumen-tar a segurança e a qualidade de vida da população extremense.

O agente de inspeção de qualidade pode trabalhar

em diversas áreas

Page 11: Edição 819

11Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Estiva

Hoje tem JULIFEST em Itapeva>>Festa. Eventocomeçou na quinta-feira, 3

>>Cultura. A abertura oficial do evento será às 19h

A JULIFEST (União das Fes-tas Julinas das Escolas Itape-venses) continua a acontecer em Itapeva. Hoje, 5, o evento começará com uma apresenta-ção de dança, marcada para as 18h. Mais tarde, as quadrilhas das escolas da cidade subirão ao palco a partir de 18h30 e serão atração até 20h. Após, acontece-rão apresentações culturais e a noite se encerrará com um show da Banda Quinta Avenida.

Amanhã, 6, o dia começará com uma performance de dança às 15h e será seguido das qua-drilhas da escolas de Itapeva, que se apresentarão de 15h30 até 16h30. Outra performance de dança está agendada para 17h e depois dela ocorrerão outras apresentações de quadrilhas das escolas, de 17h30 até 18h30. Às 19h haverá uma apresentação de música diversificada e a noi-te terminará com show de Lucas Morais, às 22h.

A entrada para a JULIFEST é franca. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itape-va, através da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo e da Secre-taria Municipal de Educação em parceria com escolas da cidade.

Foto: Ilustrativa/Julio Szymanski/Estadão

A JULIFEST vai até odomingo, 6

Festa do Peãocomeçará naquinta-feira

Hoje tem Festival deInverno em Monte Verde

Na quinta-feira, 10, começa-rá a 17ª Festa do Peão de Esti-va. A programação para o pri-meiro dia de festa é a abertura do rodeio e o desfile para a es-colha da rainha do peão. A nar-ração do rodeio será feita por José Rodrigues Pereira, o Barra Mansa, locutor oficial da Festa do Peão de Barreto. No mesmo dia, a dupla sertaneja Du e Mi-chel também irá se apresentar.

Du e Michel voltam a fazer shows na sexta-feira, 11. Des-sa vez os cantores estarão na Tenda do Peão. A noite contará com mais uma atração, a dupla

Ricardo e João Fernando. A venda de ingressos anteci-

pados para o evento já está no 2º lote e será feita até o dia 11, sexta-feira. O passaporte para 4 noites custa R$ 50 e o camarote individual para os 4 dias de fes-ta sai por R$ 150.

Alguns dias antes, no domin-go, 6, acontecerá um desfile de cavaleiros que passará pelas principais ruas da cidade. A pre-visão é que ele comece às 14h.

A Festa do Peão de Estiva será realizada no Parque de Exposições Abílio Gomes de Oliveira.

A 2ª edição do Festival de In-verno de Monte Verde começa hoje, dia 5. O evento iniciará com a apresentação do Grupo Pon-teio, orquestra de violeiros da ci-dade de Pouso Alegre. A abertura oficial do festival será realizada às 19h. Na sequência, a atração das 20h será a Orquestra Filar-mônica Melhoramentos Caieiras e o cantor Charlis Abraão com o concerto Raul Sem Conserto.

No domingo, 6, o show fica-rá por conta da cantora de MPB Natália Fonseca. O horário mar-cado para a artista subir ao palco é 13h. Na quarta-feira, 9, às 14h será a vez do Coral Araucária fazer a sua apresentação.

Além de apresentações mu-sicais, o evento terá shows de mágica, apresentações de dança e peças de teatro.

Toda a programação do Festi-val de Inverno será gratuita e ele

acontecerá até o dia 27 de julho, domingo, na Avenida Monte Verde, número 1050. A expecta-tiva da organização é que apro-ximadamente 20 mil pessoas compareçam ao evento.

Foto: Ilustrativa

O distrito receberá a partir de hoje, 5, diversas atrações musicais

Page 12: Edição 819

>>Extrema. Mais de 140 pes-soas compareceram ao 1º Baile Verde e Amarelo da Associação Comercial e Industrial de Extrema (Aciex), na noite do último dia 28, sábado, no Clube Literário e Re-creativo de Extrema (CLRE).

Ao som da Big Uai Band, que tocou os mais variados estilos musicais, a festa teve como tema a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, e reuniu comerciantes as-

sociados, famílias e também pes-soas que não fazem parte da asso-ciação, prolongando-se pela noite

adentro, em um clima festivo e de muita tranquilidade.

Para o presidente da associação,

Valdemir Grespan (Alemão), o evento foi fundamental, pois, além de ser o primeiro da entidade, ain-da arrecadou fundos para a Aciex e reuniu os comerciantes. “Vamos

organizar outros eventos”, disse.A diretoria da Aciex agradeceu a

todos os empresários e comercian-tes que participaram desse 1º Baile Verde e Amarelo da entidade.

12 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Cidades

Extrema

Mais de 140 comerciantes participam do 1º Baile Verde e Amarelo da Aciex

Beneficiários do Bolsa Estudantil comparecem a encontro paradefinir trabalho voluntário

Gincana do Senaiterminou na quarta

A Gincana Técnica-Cultural organizada pelo Serviço Nacio-nal de Aprendizagem Industrial (SENAI) terminou na última quarta-feira, 2. Em primeiro lu-gar ficou a equipe 6, na segun-da colocação a equipe 4 e em terceiro a equipe 5. Os times eram compostos por alunos de diferentes cursos da instituição.

A competição aconteceu du-rante cerca de duas semanas e os alunos participaram de ati-vidades recreativas, testes com perguntas relacionadas aos cur-sos em que estão matriculados, tiveram que coletar objetos como moedas antigas, além de terem arrecadado alimentos. Segundo a supervisora pedagó-gica do Senai, Salete Aparecida Resende foram recolhidos qua-

se 118 quilos de alimento.A supervisora também disse

que o evento foi importante por ter auxiliado o processo de ensi-no dos estudantes. “Contribuiu para o fortalecimento de valo-res como respeito às diferenças, união, cooperação, iniciativa, liderança, atitude, interação, responsabilidade, compromis-so entre outros. Enfim, com certeza este evento continuará fazendo parte do cronograma de atividades do Senai, sempre com foco no melhor desenvol-vimento profissional e pessoal dos nossos alunos”, explicou.

O planejamento é que ocorra uma edição da Gincana Técnica-Cultural por ano no Senai. A gin-cana deste ano teve o apoio de empresas e indústrias da cidade.

>>Extrema. Na manhã de domingo, dia 29, no Salão Pa-roquial, ocorreu um encontro dos beneficiários do Programa Municipal Bolsa Estudantil com a Assistência Social, com obje-tivo de definir os trabalhos vo-luntários dos estudantes no de-correr do ano. Participaram do evento cerca de 350 alunos, fun-cionários da Assistência Social e também as entidades assis-tenciais do município (Resgate para Cristo, Asilo São Vicente de Paulo, Casa Lar São Menino, Recanto São Francisco - Projeto Arco Íris e Centro de Integração Especial – CRIE).

Vale ressaltar que o trabalho

voluntário que os estudantes re-alizam é uma contrapartida do benefício recebido semestral-mente, conforme a lei que rege o Bolsa Estudantil, um progra-ma da Prefeitura Municipal de Extrema por meio da Secretaria de Ação Social.

Antes do encontro, cada en-tidade entregou à Secretaria de Assistência Social uma lis-ta com diversos itens básicos, mas essenciais para doação. O documento foi organizado para que cada aluno retirasse apenas um item para doar, atendendo a todas as entidades. Os estudan-tes irão entregar as doações na Assistência Social e a secretaria

realizará a distribuição às enti-dades no segundo semestre.

Os alunos beneficiários, re-presentantes das entidades as-sistenciais e funcionários da Secretaria de Assistência Social participaram de um café ao som do músico Jaya Vitalli.

Lembrando que as datas para agendamento do recadastro e cadastro do programa aconte-cerão de 7 (segunda-feira) a 17 (quinta-feira) de julho, e, a par-tir de 4 (segunda-feira) de agos-to, respectivamente. Ambos os agendamentos deverão ser efe-tuados pelo site do programa (http://bolsaestudantil.extrema.mg.gov.br), onde o estudante terá todas as demais informa-ções necessárias para efetuar o procedimento, bem como a do-cumentação necessária e acesso ao regulamento.

O Bolsa Estudantil oferece auxílio em dinheiro para es-tudantes de cursos técnicos, profissionalizantes, graduação, pós-graduação e cursos na mo-dalidade EAD (Educação à Dis-tância). Para participar, o aluno precisa morar há pelo menos dois anos no município, sendo que, entre 2013 e 2014, a soma de benefícios superou R$ 3 mi-lhões.

Valdemir Grespan e sua esposa Lucimara Grespan Festa reuniu dezenas de comerciantes e empresários e seus familiaresPresidente Valdemir Grespan (Alemão) e diretoria Aciex

Uma animação em ritmo verde-amareloA diretoria da Aciex agradeceu a todos os participantes

Fotos: Aciex

Estudantes participaram do encontro

Fotos: Divulgação

Estudantes foram premiados por seu desempenho na gincana

Page 13: Edição 819

13Cidadeswww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Cambuí

Começou a Festa de Nossa Senhora do Carmo

Projeto quer repaginar estrada de Camanducaia e Monte Verde>>Paisagismo. Proposta tem apoio da Prefeitura Municipal e visa plantar hortênsias nas margens da estrada

O projeto comunitário “Via das Hortênsias” está recebendo doações para repaginar a estrada de Camanducaia e Monte Verde, trocando o visual das placas pelas hortênsias, flores típicas das regi-ões serranas. Elas florescem entre os meses de setembro e fevereiro, encantado moradores e turistas que visitam o local.

Inicialmente, está prevista a aquisição de 10 mil mudas e ma-nutenção nos seis primeiros meses.

Para que o plantio seja iniciado na próxima primavera, nas margens da estrada, os organizadores pe-dem a colaboração de empresá-rios, hoteleiros, moradores e vera-nistas. Interessados em colaborar devem entrar em contato através do e-mail [email protected].

O projeto “Via das Hortênsias” é idealizado pelo comerciante Cel-so Cardoso, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo

(COMTUR), através da Associa-ção Comercial de Monte Verde (ACMV), Associação de Ho-téis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) e Comissão Comunitá-ria de Monte Verde, com apoio da Prefeitura Municipal de Camandu-caia e Subprefeitura de Monte Ver-de, e autorização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

HortênsiasA hydrangea macrophylla (hor-

tênsia) é nativa do Japão e da Chi-na, mas espalhou-se como planta ornamental pelo mundo, no século XIX. Conhecida também como Rosa do Japão, o nome hortênsia veio de uma homenagem a Hor-tense Lepante, uma nobre dama no século XVIII, mulher do naturalis-ta responsável por sua introdução na Europa, Philibert Commerson. No Brasil, as flores chegaram no começo do século XX, com os imigrantes europeus.

>>Religião. Evento segue até 16 de julho (quarta-feira), dia da padroeira da cidade

Na quarta-feira, dia 2, come-çou a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Cam-buí, para comemorar o aniver-sário de 164 anos da criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com o tema “Nossa Se-nhora do Carmo nos diz: Fazei tudo o que meu Filho vos di-zer”. O evento segue até 16 de julho, quarta-feira, quando se comemora o dia da santa.

Na terça-feira, dia 1º de julho, ocorreu a visita da imagem pe-regrina nas comunidades. Já na quarta-feira, dia 2, aconteceu a acolhida da imagem na Praça da Bíblia, com Terço Luminoso, marcando a abertura da festa. Já a Trezena está sendo reali-zada na Igreja da Matriz, de 3 (quinta-feira) a 15 (terça-feira) de julho.

A quermesse teve início on-tem, dia 4, às 20h30. A fes-ta contará ainda com missas, coroação, bênçãos, procissão, show de prêmios com Gol 0 km, entre outras atividades. Para mais detalhes, ligue na paróquia: (35) 3431-1125.

Foto: Divulgação

Page 14: Edição 819

Itapeva

14 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014Polícia

Polícia Militardescobre desmanche de veículos e detém suspeito

Suspeito de homicídio é preso>>Camanducaia. Na se-

gunda-feira, dia 30 de junho, um foragido da Justiça, Re-nan G., foi preso pela Polícia

Militar de Camanducaia, que recebeu denúncias sobre o acusado.

Contra ele havia mandado de

prisão expedido em Bragança Paulista (SP), onde é suspeito de ter assassinado uma mulher, em 2010.

Detento foi achado morto no Presídio

>>Extrema. O detento José Carlos Afonso foi encontrado morto na quinta-feira, 26, no Presídio de Extrema. Ele havia sido preso pelo crime de atenta-

do violento ao pudor, cometido em Sorocaba – SP. Segundo o delegado de polícia da Comar-ca de Extrema, Valdemar Lídio Gomes Pinto, José Carlos en-trou na cela por volta das 18h e às 20h já estava morto.

O acusado havia sido enca-minhado para a chamada cela de seguro, onde ficam os pre-sos que não podem ter contato com os outros detentos, devido à natureza dos crimes pratica-dos. Na cela estavam 9 presos, incluindo José Carlos. De acor-do com o delegado, os outros oito detentos o espancaram até a morte, quando descobriram que ele tinha cometido atentado violento ao pudor.

José Carlos teve múltiplas lesões externas e internas. A perícia trabalhou durante a ma-drugada e o corpo foi levado ao

Instituto Médico Legal (IML) de Pouso Alegre. Os oito presos foram autuados em flagrante, por homicídio qualificado.

“As providências que po-diam, que deveriam ser toma-das, foram tomadas. Falta ago-ra concluir, chegar aos laudos, para ouvir mais uns dois ou três agentes. Para nós concluirmos os trabalhos e encaminhar o inquérito para o Fórum”, expli-cou o delegado Valdemar Lídio Gomes Pinto. Ele também dis-se que esse foi o primeiro caso com tamanha gravidade que presenciou desde que chegou à cidade.

José Carlos Afonso tinha dei-xado Sorocaba quando recebeu o benefício de saída para a Pás-coa, em abril. Desde então, ele vivia com parentes em Extrema, até o momento de sua captura.

A Polícia Militar de Itape-va descobriu um desmanche de veículos, na noite do últi-mo sábado, dia 28, no Bairro Monjolinho, e um homem foi detido. O suspeito é acusado de levar carros furtados para o local.

Uma vítima que teve o car-ro furtado teria ajudado na

identificação do local onde o desmanche ocorria. Aproxi-madamente 15 veículos foram apreendidos. Já o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre. O caso será investigado com a finalidade de localizar demais criminosos envolvidos com o desmanche.

Foto: PM Itapeva

Cerca de 15 veículos foram apreendidos

Delegado de Polícia de Extrema, Waldemar Lídio

Gomes Pinto

Foto: Osmar Paulino

Page 15: Edição 819

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Escolha dE madrinhas E padrinhosReceber um convite para ser

madrinha ou padrinho de um casamento é certamente uma honra. Porém, decidir quem irá exercer esse papel não é tarefa das mais fáceis. Uma das coisas torna a situação confusa é a pou-ca compreensão que as pessoas podem ter do que eles represen-tam na vida de um casal. Eles devem ser pessoas especiais e presentes na vida dos noivos, que tenham intimidade com eles e em quem possam confiar.

Os padrinhos precisam torcer pela felicidade dos casal e estar dispostos a oferecer ajuda e con-selhos quando for necessário. São pessoas que frequentarão a casa dos dois e estarão convi-vendo constantemente com eles. Chamar alguém com quem eles não tem identificação somente porque a pessoa pode dar um bom presente e deixar de lado amigos mais especiais, pode não valer a pena no final das contas.

Geralmente as pessoas cha-mam irmãos e primos para se-rem padrinhos, mas isso não é necessariamente uma regra. Em alguns casos, pode ser que eles já sejam bem próximos dos noivos e estejam presentes no relacio-namento dos dois. Mas também existe a chance de que a relação seja mais distante e que não haja tanta intimidade entre os irmãos para que essa escolha seja fei-

ta. Porém, em ambos os casos é preciso tomar cuidado com a ex-pectativa criada. Se o parente es-perar ser chamado e não receber o convite, pode ficar chateado. Nesses casos, conversar e expli-car a situação é a melhor saída.

Ao chamar uma amiga para ser a madrinha do casamento, não é necessário que o namorado dela seja um padrinho também. Prin-cipalmente se eles estiverem juntos há pouco tempo e o rapaz não tiver muita intimidade com os noivos. Separar casais na ce-

rimônia não é nenhum crime, mas é bom prestar atenção para não criar desconforto ao deixar juntas pessoas que tenham desa-venças ou até ex-namorados.

Quando os casais de padri-nhos são formados, pode ser que alguns não se conheçam. Por isso, uma dica é promover um encontro entre eles e os noivos para que o dia do casamento não seja a primeira vez em que to-dos se vejam. Além de quebrar o gelo, a saída pode ser divertida e ajudar a relaxar da tensão pré-

casamento.Sobre a roupa das madrinhas,

não há necessidade que a noiva determine uma regra rígida para ser seguida por todas, mas ela pode dar conselhos básicos em relação a isso. Dá também para pedir que elas entrem em acor-do quanto às cores dos vestidos, para que não ocorram muitas repetições. Se a noiva for mais exigente, ela pode contratar a ajuda de um personal stylist para orientar as moças sobre que modelo escolher.

Outro critério importante é o número de padrinhos a ser cha-mado. Por mais que não se tenha um número exato de pessoas que podem ser convidadas, é bom tomar cuidado para não exage-rar. O tamanho do local onde a cerimônia será realizada pode ser um indicativo para definir a quantidade de padrinhos. Ter muitas pessoas em um lugar pe-queno pode tornar o casamento um pouco desorganizado, além de não transmitir uma boa im-pressão aos outros convidados.

Page 16: Edição 819

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente, para ser afixado no Ofício de Registro Civil e publicado na imprensa local. Angelo Junqueira Guersoni – Oficial Registrador

ELE:- MATHEUS ROCHA AN-DRADE, brasileiro, Auxiliar Geral, es-tado civil Solteiro, com 22 anos de idade, natural de São Paulo, SP – 8º Subdistri-to Santana; nascido no dia 12/06/1992 (Doze de Junho de Mil Novecentos e Noventa e Dois), Filho de MANOEL ROCHA DE ANDRADE e dona MA-RIA NAZARE DE ANDRADE.

ELA:- BRUNA ALVES CORREA, brasileira, Auxiliar Geral, estado Civil Solteira, com 23 anos de idade, natu-ral de Extrema, MG; nascida no dia 17/05/1991 (Dezessete de Maio de Mil Novecentos e Noventa e Um), FILHA de ALICINIO ALVES CORREA e dona MARIA CRISTINA BARRETO COR-REA.

O Casamento será realizado no dia 02 de Agosto de 2014, às 10:00h, neste Cartório de Registro Civil, nesta cida-de de Extrema, MG.

ELE:- MICHAEL SOUSA SILVA, brasileiro, Autônomo, estado civil Sol-teiro, com 21 anos de idade, natural de São Paulo, SP – Distrito de São Mguel Paulista; nascido no dia 02/11/1992 (Dois de Novembro de Mil Novecentos e Noventa e Dois), Filho de HAROLDO DE FRANÇA SILVA e dona MARIA JACINTA RABELO SOUSA.

ELA:- ANDRESSA RIBEIRO SIL-VA, brasileira, Autônoma, estado Civil Solteira, com 18 anos de idade, natural de São Bernardo do Campo, SP; nasci-da no dia 10/08/1995 (Dez de Agosto de Mil Novecentos e Noventa e Cinco), FILHA de SAMUEL DA SILVA e dona IRENE RIBEIRO DA SILVA.

O Casamento será realizado no dia 27 de Setembro de 2014, às 16:00h, no Espaço Bigudi’s, nesta cidade de Ex-trema, MG.

ELE:- ALEX FERNANDO PEREI-RA, brasileiro, Técnico Elétrico Mecânico, estado civil Solteiro, com 29 anos de idade, natural de Extrema, MG; nascido no dia 02/04/1985(Dois de Abril de Mil Nove-centos e Oitenta e Cinco), Filho de PEDRO ANTONIO PEREIRA e de dona ORZE-LIA LUCIANO DA SILVA PEREIRA.

ELA:- ANA MARIA MOTA, brasi-leira, Professora, estado Civil Divorcia-da de Michel Severiano; com 31 anos de idade, natural de Extrema. MG; nascida no dia 19/10/1982 (Dezenove de Outu-bro de Mil Novecentos e Oitenta e Dois), FILHA de JOSÉ BATISTA MOTA e de dona MARIA DO SOCORRO DE OLI-VEIRA MOTA.

O Casamento será realizado no dia 26 de Julho de 2014, às 10h15minh, neste Cartório de Registro Civil, nesta cidade de Extrema, MG.

ELE:- VANDERLEI PEREIRA MAQUES, brasileiro, Ferramenteiro, estado civil Divorciado de Lucia Helena Aparecida Alves, com 52 anos de idade, natural de São Paulo, SP - Ipiranga; nas-cido no dia 30/07/1961(Trinta de Julho de Mil Novecentos e Sessenta e Um), Filho de PAULO PEREIRA MARQUES e dona ARACY PEREIRA MARQUES.

ELA:- ALEXANDRA FERNAN-DES DO AMARAL, brasileira, Auxiliar de Enfermagem, estado Civil Solteira, com 42 anos de idade, natural de Toledo, MG; nascida no dia 21/08/1971 (Vinte e Um de Agosto de Mil Novecentos e Setenta e Um), FILHA de JOSÉ FER-NANDES DO AMARAL FILHO e dona MARIA ROSA DO AMARAL.

O Casamento será realizado no dia 23 de Agosto de 2014, às 12:00h, na Rua Rouxinol, nº. 69, Bairro Manti-queira, nesta cidade de Extrema, MG.

Proclamas de Casamento

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE EXTREMA/MGRua Sete de Setembro, 260 - Centro – (35) 3435-2520

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro e desejam se casar:

São Lourenço>>Turismo. Uma das princi-

pais atrações da cidade mineira de São Lourenço é o Parque das Águas. Com uma área verde de 400 mil metros quadrados, o local possui bosques, jardins, sete fontes minerais, balneário, ringue de patinação, além de um lago onde é possível andar de pedalinho e passear de caia-que. Para quem gosta de praticar esportes, o parque oferece qua-dras de peteca, vôlei e futebol de salão, além de uma pista de bicicross.

A cidade que fica ao sul de Minas Gerais, tem aproxima-damente 44 mil habitantes e foi fundada em 1927, é considerada um destino turístico com poten-cial para agradar todas as idades. Os mais velhos, por exemplo, podem se interessar pelo passeio

chamado Trem das Águas. Trata-se de uma pequena via-

gem até a cidade vizinha Soledade de Minas, que dura 2 horas, entre ida e volta. Durante o trajeto, vio-leiros fazem apresentações para entreter os passageiros. Quando se chega ao destino, é feita uma pequena parada e os turistas po-dem conhecer a cidade.

Quem visita o lugar também tem a opção de conhecer a culi-nária local. Na Fazenda Quinta do Cedro há um restaurante que serve comida mineira preparada em forno à lenha. Por lá, existem também produções artesanais como queijos, cachaças e doces.

No fundo do Mercado Muni-cipal existe uma casa colorida cercada de flores onde os turis-tas podem conhecer e comprar obras do artesanato local. As

peças vão desde enfeites para parede e móveis, até cestos e pequenas esculturas. No lugar é possível encontrar até mesmo um fogão à lenha.

Em São Lourenço encontra-se um acervo de réplicas gráficas e originais do artista espanhol Sal-vador Dalí. Ele fica no Centro Cultural da Fundação Cima’s, que fica aberto para visitação de 8h30 até 10h30 e 13h30 até 16h30. Também é possível as-sistir uma palestra sobre o artis-ta, porém o agendamento deve ser feito com antecedência. O site da fundação, para maiores esclarecimentos é: www.funda-caocimas.com.

O município fica próximo de cidades como Soledade de Mi-nas, São Sebastião do Rio Verde, Carmo de Minas e Pouso Alto.

A visita ao Parque das Águas é um dos passeios que podem ser feitos na cidade

Foto: Divulgação

Page 17: Edição 819

Dica

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Fotos: Ilustrativa

Os tipos de buquêComo economizar no casamento

Quem planeja se casar sabe que entre a cerimônia e a festa os gastos não são poucos. Entram nessa conta itens como decora-ção da igreja e do salão, roupas dos noivos e buffet. É por isso que em um evento que já exige tanto do orçamento, é importante se organizar para não gastar com coisas que sejam desnecessárias e nem entrar na vida de casado com uma dívida pela frente.

A palavra-chave para evitar des-perdícios é planejamento. Antes de sair contratando vários servi-ços é importante colocar no papel os gastos previstos e se certificar que eles cabem no orçamento do casal. Pode até ser que imprevis-tos aconteçam, mas é mais fácil se recuperar deles quando existe um plano de ação do que quando as coisas são feitas no improviso.

Para que esse planejamento dê certo, é bom que os noivos dis-ponham de tempo para fazer uma boa pesquisa. Comparando cada preço é possível que grandes di-ferenças sejam encontradas. Elas podem resultar em uma boa eco-nomia no final das contas.

O horário da realização da ce-rimônia também pode influen-ciar nos gastos. Isso porque ca-samentos noturnos costumam ser mais caros do que os realiza-dos de dia, tendo em vista o alu-guel de um espaço e os custos de um jantar. Nesse período o clima pode ser mais agradável, já que a noite costuma ser mais fria, e as fotos podem sair mais boni-tas, devido à luz do sol.

Algumas pessoas sonham com um casamento enorme, cheio de pessoas. Entretanto, pensando na economia que pode ser feita, talvez seja interessante reduzir o número de convidados, privi-legiando os mais próximos. As-sim, ainda haverá a celebração da união do casal, com as pessoas que torcem por eles, sem contas exorbitantes para pagar no futuro.

Mantendo os gastos com festa e cerimônia equilibrados, os re-cém-casados poderão desfrutar de outras coisas. Dá para investir em uma lua-de-mel marcante ou apli-car um dinheiro extra em coisas importantes para o futuro da famí-lia, como um carro ou uma casa.

Quando a noiva entra na igreja, todos os olhares se voltam para ela. São observados o seu rosto emocionado, seu penteado, os detalhes do vestido branco que ela usa e o buquê que carrega em mãos. Mesmo que seja mais um detalhe em meio a tantos outros que surgem com a noiva, o arran-jo de flores traz charme a compo-sição, além de ser um clássico nas cerimônias de casamento.

Dos delicados aos mais exu-berantes, existem buquês em di-versos modelos e formatos, para agradar o gosto de diferentes noi-vas. Um dos modelos tradicionais e mais requisitados pelas noivas é o redondo. Ele é menor que outros arranjos, além de ser mais român-tico. É possível usá-lo em vários tipos de cerimônia e com diversos modelos de vestido. Como pode ser levado de lado, não corre o ris-co de esconder algum detalhe ou estampa que a roupa tenha.

O tamanho desse buquê va-ria entre 30 e 40 centímetros e dá para fazer o arranjo com um ou mais tipos de flores. Nele podem ser usadas as rosas, os girassóis, as orquídeas, as astromélias e o lisianthus.

A cascata ou cacho de uva é um arranjo no formato de triângu-

lo, que possui aproximadamente 45 centímetros e possui uma par-te superior mais larga. Ele recebe esse nome por imitar a queda da água em uma cascata. É reco-mendado para casamentos notur-nos, por ter uma aparência mais pomposa, porém não é aconse-lhado que mulheres mais baixas o usem, para evitar que a altura pa-reça ainda menor. Callas, copo de leite e boca de leão são as flores que aparecem nesse formato.

Apoiado no braço das noivas, o buquê braçada é um modelo alongado que precisa ser usa-do com vestidos mais simples e sem muitos detalhes. A noiva que escolhe esse tipo de arranjo precisa ter atenção ao carregá-lo, para que ele não se encoste ao vestido e acabe o escondendo ou até sujando. As flores usadas ge-ralmente têm cabos longos. Po-dem aparecer tipos como lírio, alecrim, hera, rosas e antúrios.

InovaçãoSe a noiva for mais moderna, ela

pode querer deixar de lado os clás-sicos e escolher modelos alternati-

vos que, em alguns casos, nem precisam de

flores para a sua monta-

gem. Uma ideia é transfor-mar o b u q u ê

em uma obra de

arte, ao apresentar uma escultura em formato de arranjo, feita com metal e pérolas por exemplo. Nes-se caso, seria necessária a contra-tação de um artista plástico, mas existem outras opções mais sim-ples de serem feitas.

Em cerimônias mais infor-mais, a futura esposa pode ela-borar o seu próprio buquê, caso tenha habilidade em trabalhos manuais. A sugestão é um arran-jo feito com botões, miçangas e tecidos, que pode até ser produ-zido de forma que esses objetos fiquem misturados com as flores.

Para aquelas que possuem forte ligação com a família, que tal um buquê feito com acessórios anti-gos de mães, tias e avós? A ideia é preparar um arranjo com broches e presilhas. Além de ficar charmoso, o modelo teria valor sentimental. O único problema é que seria mais difícil a noiva querer se desfazer dele naquela hora em que deve ati-rá-lo para as amigas solteiras.

O buquê cascata é indicado para cerimônias noturnas

Fotos: Ilustrativa

Page 18: Edição 819

w

SALA DE imprEnSA

Entrevistados: Irmãos Jefferson e SuellenFunção: Cantores

Para nossa alegria, Gazeta entrevista dupla dofamoso vídeo viral

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Todos devem se lembrar dos irmãos que ficaram famosos, em 2012, após o vídeo postado no YouTube (um dos virais – fenô-meno da internet - mais acessados na história do site, com mais de 40 milhões de visualizações) em que, junto com sua mãe (Mara), cantam um hino evangélico, e, de repente, aparece o bordão que fez muita gente rir descontrola-damente: “Para nossa alegria!”. Talvez você ainda questione se aquela cena foi ensaiada ou se realmente aconteceu de forma espontânea. “Só estávamos en-saiando para cantar na igreja, e, através desse ensaio, aconteceu o fato de Deus ter nos surpreendido com o grito (Para nossa alegria)”, assim definiu o próprio Jefferson da Silva Barbosa, autor do grito.

Sim, a Gazeta entrevistou a dupla, e teve até direito de ouvir o grito ao vivo, na noite do último sábado, dia 28 de junho, durante

a entrega do Prêmio Excelência Comercial, em Extrema, quando os irmãos fizeram uma participa-ção especial no evento. “A gente faz shows, aniversários, inau-gurações de lojas e até funeral”, contou Suellen da Silva Barbosa, dona da voz principal da interpre-tação da música postada na rede social. Vale ressaltar que a dupla já participou de diversos progra-mas famosos de TV, entrevistas para sites bem conhecidos, e fez um comercial para uma escola de inglês com a atriz norte-america-na Jéssica Alba.

Os irmãos Jefferson e Suellen são de Parelheiros, um distrito ru-ral localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, e está foi a terceira vez que Jefferson esteve em Extrema. Já sua irmã Suellen visitou a cidade pela segunda vez. Ambos pertencem à Igreja As-sembleia de Deus, Ministério em Santo Amaro, e já gravaram CD

com músicas para a família. “Can-tamos canções evangélicas, gos-pel, para crianças e adultos, não há duplo sentido e nem palavrão, to-dos podem ouvir”, disse Jefferson.

Talvez muitos não saibam, mas a música interpretada pela dupla no vídeo do YouTube é, na verda-de, de autoria da banda Catedral e seu nome correto é “Galhos Se-cos”. Porém, com o ‘boom’ dos irmãos, a canção acabou ficando mais conhecida como “Para nos-sa alegria”. Inclusive, segundo Suellen, muitas vezes, na rua, as pessoas a chamam de menina do “Para nossa alegria”.

“A gente já cantava na igreja desde criança e sempre gosta-mos de cantar e louvar a Deus”, falou Jefferson. O jovem revelou ainda que não queria que o ví-deo fosse postado no YouTube. “A gente nem queria colocar na internet, porque minha irmã es-tava com vestido curto e minha mãe estava mostrando a barriga. Mas nossa vizinha Juliana viu e pediu para postar. Discordamos no início, só que depois acabei aceitando, e, em menos de uma semana, bombou. A sensação é gratificante porque eu sempre falei que tinha o desejo de ir a vários lugares para levar a pala-vra de Deus”.

Jefferson comentou ainda so-bre um testemunho. “Um dia, eu cheguei em casa e fui lavar louça para a minha mãe, porque ela es-

tava trabalhando e iria voltar can-sada, então, não queria que ela lavasse, mas que fosse descansar. Não tínhamos pia, mas havia dois tanques, e meu pai ensinou a usar a ferramenta que a gente tem. En-tão, um era para a roupa e outro para louça. Eu comecei a lavar e a falar com Deus em pensamen-to, pedia para minha mãe me dar R$ 2,00 para comprar pão fresco, porém eu sabia que ela não te-ria esse dinheiro. Mesmo assim, eu estava certo de que iria pedir e conseguir a quantia para com-prar o pão, agradecendo a Deus, e todos que estivesse em casa tam-bém participariam desse banque-te de café e pão”.

“Nisso, minha mãe já estava em casa, aí meu vô chegou com pão e queijo pra gente. O gratifi-cante é que eu não precisei pedir dinheiro para a minha mãe, por-que ela não tinha, e eu pedi só R$ 2,00 para Deus, que usou meu vô

e me surpreendeu”, concluiu Je-fferson. Logo depois, deixou um recado para os leitores. “Seja lá o que for pedir para Deus, confie e espere Nele, a palavra de Deus diz que tudo tem um tempo deter-minado. E, por mais que a gente esteja passando por uma dificul-dade, sempre tem alguém que está em uma situação pior. Jesus disse assim: não entende tudo que eu faço agora, mas tu saberás de-pois”, enfatizou.

Para comprar o CD, camisetas e suspensórios da dupla, acesse o site www.nossaalegria.com.br. Já para contratar os irmãos, mande um e-mail para [email protected] ou ligue no tele-fone celular (11) 9 9772-6344. Para os fãs de Jefferson e Suellen, seguem seus endereços nas redes socais: www.twitter.com/PNAO-ficial, www.facebook.com/nossa-alegriaoficial1234 e www.face-book.com/suellen.barbosa.39.

Irmãos do “Para nossa alegria” estiveram em Extrema ejá visitaram a cidade em outras ocasiões

Diretor da Gazeta da Cidade, Osmar Paulino, entrevista dupla, na companhia de sua filha Carolaine

Page 19: Edição 819

CLASSIFICADOS

Balcão de anúncios: Rua Benjamin Constant, 354 - sala 02 - Extrema/MG

Para informações:(35) 3435-2081

Classificadosa partir de R$10,00

Recebemos os classificados até quinta-feira às 18h00. Veiculação no sábado

Construção Civil

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Automotivo

Anuncie nos classificados daGazeta da Cidade

(35) 3435-2081

Alimentação

Anuncie nos

classificados da

Gazeta da Cidade

Ligue:

(35) 3435-2081

Aviso de Publicação: Prc. 154/14 – (Reg. Preços) Pregão Presencial – nº 78/14 Tipo: Menor Preço por item - Objeto: Locação de Kit de Câ-meras de Monitoramento. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 22/07/2014 às 09hs. Obs.: Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: [email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 159/14 Pregão Presencial – nº 080/14 Tipo: Menor Preço Global - Objeto: Locação de Brinquedos. Entrega dos En-velopes de Habilitação e Abertura dia 16/07/2014 às 09hs. Obs.:Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: [email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 163/14 – Pregão Presencial – nº 084/14 Tipo: Menor Preço Global - Objeto:. Serviço de Projeto de Estruturação de Trilha Ecológica. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 16/07/2014 às 14hs. Obs.Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: licitaçã[email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 164/14 – (Reg. Preços) Pregão Presencial – nº 085/14 Tipo: Menor Preço por lote - Objeto:. Aquisição de Material

de Enfermagem e Médico Hospitalar – Maior desconto sobre o catálogo da Rev. Simpro. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 21/07/2014 às 09hs. Obs.Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: lici-taçã[email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 166/14 – Pregão Presencial – nº 086/14 Tipo: Menor Preço por item- Objeto:.Aquisição de 01 ambulância UTI. En-

trega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 17/07/2014 às 14hs. Obs. Informações e Retirada da integra do Edital na Prefeitura”; horário comercial no setor de Licitações ou e-mail: licitaçã[email protected]

Aviso de Publicação: Prc. 150/14 – Pregão Presencial – nº 076/14 Tipo: Menor Preço por item. Objeto: Aquisição de Material de Escritório.

LICITAÇÃO DESERTA/REVOGADA.

Aviso de Publicação: Prc. 142/14 – (Reg. Preços) Pregão Presencial – nº 074/14 Tipo: Menor Preço Global. Objeto: Contratação de Serviços de Arqueamento de Mola. LICITAÇÃO FRUSTRADA/REVOGADA.

Retificação de Publicação: Prc. 151/14 – Concorrência – nº 010/14 Tipo: Maior Oferta. Objeto: Contratação de empresa para Fornecimento, Instalação e Manutenção de itens de Imobiliário Urbano, mediante concessão exclusiva para locação dos espaços publicitários contidos nos mesmo. Entrega dos Envelopes de Habilitação e Abertura dia 07/08/2014 às 09hs. Visita Técnica dia 29/07/14 ou com agendamento na Secretaria de Tu-rismo. Informações ou retirada do Edital na Prefeitura ou no e-mail - [email protected] Edmar Cassalho Moreira Dias - Prefeito Municipal de Camanducaia 04/07/14.

Extrato/homologação Proc. 098/14 – Modalidade Pregão Presencial n.º 050/14. Tipo: Menor Preço por item. Objeto: Aquisição Materiais para Laboratório. Homologado dia 01/07/2014. Adjudicado: MED CENTER COMERCIAL LTDA. Contrato n.º 088/14 no valor de R$ 6.721,06 (Seis Mil setecentos e vinte e um reais e seis centavos). CENTRAL DE ARTIGOS PARA LABORATÓRIOS LTDA. Contrato n.º 089/14 no valor de R$ 4.089,60 (Quatro Mil oitenta e nove reais e sessenta centavos). Contratante o Município de Camanducaia – Prefeito Municipal: Edmar Cassalho Moreira Dias.

Page 20: Edição 819

APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE CAMANDUCAIA

CNPJ: 02.587.565/0001/42 - Rua Dr. Hildeu Ferreira da Rosa, s/n - Bairro Cubatão CEP: 37650-000 - Camanducaia - MG - Telefax: (35) 3433-2676

e-mail: [email protected]

Page 21: Edição 819
Page 22: Edição 819

DISPENSA LICITATÓRIA 010/2014A Prefeitura Municipal de Extrema, através da Comissão Permanente de Licitações,

torna público que considerou dispensável de licitação a contratação da empresa Pro-poste Indústria e Comércio Ltda ME. para fornecimentos de materiais e mão de obra para execução de padrão trifásico para medição indireta no parque de Eventos Mu-nicipal, pelo valor global de R$ 13.933,33 (treze mil novecentos e trinta e três reais e trinta e três centavos), de acordo com o art. 24, inciso I, da Lei 8.666/93, pelo processo licitatório nº 084/2014. Extrema, 04 de julho de 2014.

PREFEITURAMUNICIPAL DE EXTREMA

Classificados22 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

AVISO DE LICITAÇÃO- PREGÃO: 35/14-PRC: 113/14-Dia:17/07/14, às 14:00Hs. Tipo: Menor preço global. Obj: Cont. de Emp. p/ Realização da XXI Festa do Morango de Estiva-MG. OBS: Informações e retirada da integra do Edital na Prefeitura, horário das 08:30 às 17:30hs, no Setor de Licitação ou pelo email: [email protected].

EXTRATO DE DECRETO DE NOMEAÇÃO DE EXCEDENTES NO CONCURSO PÚBLICO 001/2012 DE CAMANDUCAIA – MG

DECRETO 0102/14 e 0104/14

AUXILIAR ADMINISTRATIVOGuilherme Henrique da Silva GonçalvesMarlene de Araújo Silva Nepomuceno

AUXILIAR DE ENFERMAGEMMaria do Carmo de Oliveira Pedro

AUXILIAR DE SERVIÇOS ESCOLARESNeilde Pereira da Silva

DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/07/2014

Os candidatos nomeados tem o prazo de 30 dias, a contar da data de publicação, para comparecer na Prefei-tura Municipal para tomar POSSE no cargo.

A íntegra do Decreto pode ser encontrada no mural da Prefeitura Municipal de Camanducaia.Informações pelo telefone: (35) 3433-1323 – Departamento Pessoal.

ODONTÓLOGOMárcio José de Paiva Junior

PSICÓLOGOBruna Naves Carvalho

DECRETO Nº. 0097/14

“Dispõe sobre a Prorrogação, por 2 (dois) anos, do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Ca-manducaia e dá outras providências”.

EDMAR CASSALHO MOREIRA DIAS, Prefeito Municipal de Camanducaia, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no inciso VI, do art. 66, da Lei Orgânica do Município e inciso III, do art. 37, da Constituição da República Federativa do Brasil,

DECRETA:

Art. 1o – Fica prorrogado por 2 (dois) anos, o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Caman-ducaia, realizado no dia 20 de maio de 2012 e homologado pelo Decreto no. 065/12, de 25 de junho de 2012.

Art. 3o – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4o – Revogam-se as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMANDUCAIA EM 23 DE JUNHO DE 2014.

_____________________________________EDMAR CASSALHO MOREIRA DIAS

– Prefeito Municipal –

Page 23: Edição 819

Classificados 23

Rua Sebastião Othelo, 115, atrás

do Posto de Saúde.(35) 3435-2718 /

9177-7911

vendo sobrado comercial

Imóveis

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

OPORTUNIDADETERRENO 1663mts

Todo plano com excelente topografia, ótima localização a 700mts da rodoviária

de Extrema; grande investimento para construir casas, vender ou locação.

CABEM 10 CASAS NO TERRENO

(35)3435-1298 ou 9196-0376Tratar direto com o proprietário [email protected]

TERRENO 1612mts Dentro do condomínio a 2 km da cidade -

plano, água a vontade, com rio e portaria 24 hrs(terreno com 20mts de frente). Aceito car-ros na troca! Tratar direto com proprietário

LINDO LUGAR! ÓTIMO PREÇO! vende-se casa vargem180M² de terreno, quarto, sala, cozinha, banheiro e garagem para 1 carro. Perto do Centro. R$ 195mil. (11) 9 4161-3255

alugo salas comerciais

No Centro de Extrema.Excelente para escritórios.

Rua Bragança, 276.(35) 3435-2488

aluga-se2 cômodos na Vila Rica,

Extrema(35) 8879-4862

aluga-se casa extrema

No Centro. 3 quartos (1 suíte), sala, cozinha, lavanderia, quin-tal. R$ 1000. R. 22 de Maio, 51. (11) 5268-5350 / 9 8926-5221

vendo casa vargem

Centro. Ótima localização, 2q,1 s, banh, coz, área serviço e garagem p/ vários carros. (35) 9120-0570/

8404-5644 / (11) 9 3309-8084

Com luz elétrica, pastagem e topografia semiplana.

A 1,3 Km da Rodovia fernão Dias. Documentação 100%.

R$ 38.500 à vista ou valor par-celado em até 24 parcelas.

(Aceito auto) (35) 9961-0618Direto com o proprietário

terreno 4000m²camanducaia

Com 8,80 metros de frente, em local com toda infraestrutura.

A 1,5 Km do Centro.Possui projeto aprovado para 3

residências. R$ 77mil à vista.(35) 9988-4058

lote 179,69 m²extrema

Ampla sala de estar e jantar integradas com cozinha

americana, 2 suítes, lavabo, 2 vagas de garagem. Ótima

localização.R$ 225mil - Financiável.

(Aceito auto)(35) 8436-2797

sobrado com 103m²extrema

Toda infraestrutura con-cluída.

Documentação 100% registrada.

R$ 22.500 + 60 x R$ 875 (com correção anual)

(Aceito auto)(35) 9188-3642

lote 250m²itapeva

Toda documentação regularizada, matrícula

registrada.R$ 22.500 + 48 x R$

1.093,75 (com correção anual)

(Aceito auto)(35) 9988-4058

lote 300m²extrema

aluga-se4 cômodos sem garagem no Parque dos Pássaros. R$ 800.

(35) 8452-5203(tratar com Nair)

Veículos

Ano 90 - Vidro elé-trico - trava elétricaEm ótimo estado!

(35) 8419-58569250-6508

vende-se apollo

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO/CONTRATO

PRC 0181/14 – TOMADA DE PREÇOS Nº. 002/14 – HOMOLOGAÇÃO: 04/06/14. OBJETO: Con-tratação de serviços de comunicação social nas áreas de publicidade propaganda e marketing. Contrato: 161/2014 Valor: R$ 260.000,00, Adjudicado: TL PUBLICIDADE E ASSESSORIA LTDA - ME Rosilene de Lima Machado – Sec. de Adm. e Fazenda.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO

PRC 666/2014 – DISP 007/2014 – OBJETO: Aditivo ao contrato de Locação Nº. 148/2014, referen-te ao pagamento de tarifas de água e condomínio, no valor anual total de R$ 600,00, perfazendo o percentual de 2,78%. ADJUDICADO: NATILDE NASCIMENTO DIAS. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

EXTRATO DE PRORROGAÇÃO

PRC 896/2013 – PREG 032/2013 – OBJETO: Fica prorrogada até 28/06/2015, a vigência do con-trato N° 125/2013, visando a Prestação de Serviços de Implantação, Manutenção e Suporte Téc-nico, a serem executados de forma contínua, necessárias à automação e gestão da Prestação de Serviços de Saúde Pública à população do Município de Cambuí – MG. Aplicado o índice acumu-lado do período, passando o valor mensal para R$ R$ 6.895,11, perfazendo o valor global de R$ 82.741,32. ADJUDICADO: VIVVER SISTEMAS LTDA. Rosilene de Lima Machado – Secretária de Administração e Fazenda.

A empresa RINALDO ARAÚJO ME, por deter-minação do Conselho Municipal de Desenvolvi-mento Ambiental CODEMA, torna público que solicitou, através do Processo, Protocolo nº 005/2014/001/2014, Licença de Operação Cor-retiva para sua unidade destinada ao armazena-mento de fogos de artifício, localizada na Estrada Municipal dos Pessegueiros, s/nº galpão 01, Ex-trema, MG.

Page 24: Edição 819

Classificados24 www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Empregos

O HIPER TETRASUPERMERCADOS

CONTRATA:Portadores de Necessidades Especiais (PNE), maiores de

16 anos para diversas vagas. Interessados comparecer à Rua

Benjamin Constant, 175,de 2ª à 6ª, horário comercial

REvENDEDORAS SEMI-jóIASPeças folheadas a ouro e prata.

ÓTIMA COMISSÃO!Acesse: [email protected] (35) 8402-7777

ELETRICISTA INDUSTRIAL DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CTPS.TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CTPS.COMPRADOR JÚNIOR AMPLO CONHECIMENTO NA ÁREA DE SUPRIMENTOS. SUPE-RIOR COMPLETO E DISPONIBIIDADE DE HORÁRIO.AUXILIAR DE PRODUÇÃO TOCANTINSAJUDANTE DE ELETRICISTA DESEJÁVEL DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO. ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO.LÍDER DE SUPRIMENTOS POSSUIR AMPLO CONHECIMNETO NA ÁREA DE SUPLI-MENTOS E ALMOXARIFADOS. SUPERIOR COMPLETO EM LOGÍSTICA.FACILITADOR DE LOGÍSTICA POSSUIR CONHECIMENTO NA ÁREA DE SUPRIMEN-TOS E ALMOXARIFADOS. SUPERIOR EM LOGISTICA OU ADM DE EMPRESAS.ASSISTENTE DE RH EXPERIÊNCIA DESEJÁVEL NA FUNÇÃO. RESIDIR EM CAMBUÍ.

ENGENHEIRO DE PROJETOS FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNI-CA.ELETROMECÂNICO EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 03 ANOS COMO ELETROMECÂNICO. CURSO TÉCNICO EM ELÉTRICA E OU MECÂNICA.TÉCNICO EM ELETRÔNICO EXECUTAR MANUTENÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA EM PAINÉIS ELÉTRICOS.ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM ATENDI-MENTO AO CLIENTE E CONHECIMENTO EM EXCEL INTERMEDIÁRIO.SUPERVISOR DE ALMOXARIFADO DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM CTPS. FORMAÇÃO EM LOGISTICA OU ADM DE EMPRESAS.OPERADOR MULTIFUNCIONAL ENSINO MÉDIO COMPLETO COM DIS-PONIBILIDADE DE HORÁRIO.

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade.

Ligue:(35) 3435-2081

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade.

Ligue:(35) 3435-2081

Serviços

Educação

BENEFÍCIO DO INSSURBANO E RURAL

•Aposentadoria •Pensão •Contagem de tempo •Amparo ao idoso •Deficiente

•Recursos •Revisão •Marcação de perícia •Orientação em geral

Av. Antonio Pires Pimentel, 1140Centro - Bragança Paulista/SP - CEP

12914-001 - [email protected]

(11) 4033-3047

ESCRITóRIO DE SERvIçOS•Maria Lúcia Pauxis - Previdenciária

Aposentada •Maria do Carmo Pauxis - Bancária Aposentada

TAPEçARIA CAETANO

Reformamos seu sofá pelo menor preço!

Solicite um orçamen-to gratuito pelo

telefone:

(35) 3435-1795

Chaves Codificadas e Serviços de Chaveiro

em Geral 24 horas (35)3435-2511

9961-0200.Rua BenjaminConstant, 306

- Terraplenagem: Serviços com Retroescavadeira e Caminhão

Caçamba, aterro, desaterro, limpeza de lotes, etc.

- Locação de máquinas: Betoneiras, andaimes, compactador, vibrador,

martelete.(35) 3435-4922 / 9951-8067 /

9942-2590

LOC FáCIL LOCAçãO DE Má-qUINAS E TERRAPLENAgEM

CHAvEIRO SERRA LEOA

Caminhão Baú Sider - Temos Ajudantes e Montado-

res de Móveis- Orçamento sem Compro-

misso(35) 3435-3669 (Fixo) / 9962-

6232 (Vivo) / 8455-5898 (Claro) 9173-2683 (Tim)

DIRCEU - FRETES EMUDANçAS

DIARISTACOM REFERêNCIA

(35) 3435-2322

Emprego

ABANDONO DE EMPREGOSr. ALEXSANDRO PEREIRA DE ANDRADE - CTPS 078093 - série

00215 - SPEsgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontrar-

se em local não sabido, convidamos o Sr. ALEXSANDRO PEREIRA DE ANDRADE, portador da CTPS 009000 - série 0090-S078093 - série 00215 - SP , a comparecer na sede da fazenda São José onde trabalhava, a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas desde 20/05/2014, dentro do prazo de 48hs a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 da CLT.

Camanducaia, 30/06/2014 - GERALDO CARVALHO MARRA - Estra-da Municipal do Bairro Brejo Grande snº KM 15, Bairro Brejo Grande - Camanducaia - MG.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOLEGGETT & PLATT DO BRASIL LTDA so-

licita o comparecimento do Sr. BRASNIL HI-POLITO DA SILVA, portador(a) da CTPS nº 00009868/00282-SP, no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de caracterização do abando-no de emprego previsto no art. 482, letra ‘i’, da CLT.”

• Formação técnica e/ou superior em Eletroeletrônica; • Experiência na área de eletroeletrônica; • Desejável experiência em supervisão e/ou coordenação de pessoas, em desenvolvimento de projeto, realização de diagnósticos empresariais, identificação de inconformidades, apresentação de ações corretivas;• Conhecimento em informática.• Desejável conhecimento em circuitos elétricos, instalações elétricas prediais e industriais, eletrônica, CLP e automação;

Para mais informações e cadastramento de currículos, os interessados deverão acessar o site www.fiemg.com.br, no link Trabalhe Conosco, até 11/07/2014.

O SENAI/MG em Extrema realizará processo seletivo para Supervisor Técnico

Page 25: Edição 819

Maiara [email protected]

Conseguir o que deseja

25Opiniãowww.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Listas de "como fazer" não revelam o passo fundamental para que elas mesmas produzam os efeitos à que se propõem.

Pare e observe. Quantas vezes por dia você vê algum texto, artigo ou li-vro com o título que lista certos nú-meros de tópicos milagrosos para se obter algo?

São listas numeradas que vão de 5 passos para atingir um objetivo a até 35 hábitos para alcançar uma outra coisa. Emagrecer, prosperar, manter relacionamentos, ser agradável ou produtivo, ter uma vida mais saudável ou significativa, e por aí vai. Não im-porta qual o tema, sempre há um con-junto proposto de leis e regras, sucinta e eficientemente elaborado para aten-der os anseios daqueles que buscam realizar as mudanças que consideram necessárias em suas vidas.

Apesar de muito em moda hoje, bas-ta uma corrida pelos feeds das redes sociais ou uma olhada rápida em um display de livros em uma loja de con-veniência, a história mostra que essa prática é antiga, afinal os 10 manda-mentos, aliás, foram apresentados des-sa forma a Moisés.

O ponto não é se elas são boas ou não. Essas listas são na maioria das vezes úteis, verdadeiras e algumas cientificamente comprovadas.

Conhecer, mesmo que de cor, o que deve ser feito não é o suficiente. Se

fosse assim, não haveria tanto proble-ma no mundo. Concorda?

Ah! Então o próximo passo é pra-ticar o que essas receitas sugerem. Neste momento se desafie: Pare de ler agora este texto quem já não tentou se-guir uma ou outra dessas listas e não teve sucesso, parando em algum mo-mento que já nem lembra mais.

Bem, se você continua esta leitura, você não é diferente da maioria das pessoas e deve estar se perguntando; onde esse autor quer chegar? Ok. Eu lhe digo sem mais delongas. Quero falar dessa lacuna que há entre ler as listas e se transformar no que elas pro-metem, que não basta saber o que fa-zer para chegar onde se deseja, ainda mais quando o tema é mudança. Trans-formar essas listas em um conjunto de hábitos, e consequente comportamen-to, é o que realmente fará a diferença e trará o resultado tão esperado. E aí entra a necessidade de um recurso que lhe ajude ou conduza nesse processo.

Recurso esse, que lhe permita iden-tificar o seu pulo do gato. Que elimine o velho modelo, substituindo-o pelo novo e mais coerente com as suas no-vas necessidades e desejos. Existem vários modelos hoje, mas certamente os vivenciais, que incluem interação pessoal, experienciação e ressignifi-cação, por exemplo, são os que dão melhores resultados. E para casos assim existem treinamentos, cursos, terapias, etc. Processos oferecidos e aplicados por profissionais habilitados utilizando metodologias que atuam sobre os aspectos cognitivo comporta-mentais do indivíduo. Cada qual para sua demanda específica, e cabe a você identificar a sua.

Já dizia Érico Veríssimo: “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”.

Texto com base no artigo “Alguns passos - mais um - para você conse-guir o que deseja”, do autor Jose F Silva Junior, publicado pelo site Por-tal dos Administradores.

Cidades

Hoje é o dia da Super Meia Maratona Noturna

>>Extrema. Hoje, dia 5, Extrema recebe o Campeonato Mineiro de Cor-ridas de Montanha, durante 11ª edição da Super Meia Maratona Noturna. Além da prova principal, de 24 km, a competição terá ainda um caminho secundário de 12 km para atletas que querem participar, porém não na prova principal.

Ambos os percursos possuem 1.500 metros de altitude, passando por estra-das de terra, pastos, trilhas fechadas,

trechos de aclives, declives e rochas. A Meia Maratona Noturna de Extre-ma exige preparo físico dos atletas, pois tem alto grau de dificuldade, sen-do considerada a corrida de montanha mais difícil do Brasil.

A entrega de Kit acontece no Clu-be Literário e Recreativo de Extrema (CLRE), no Centro, das 10h às 17h. A largada está prevista para as 18h, tanto do percurso longo quanto do curto. E a premiação ocorre às 22h30.

Adote um animal!!

O presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL EXTRE-MA- ACIEX, atendendo determinação do artigo 55 do Estatuto da ACIEX, CONVOCA todos os associados da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E IN-DUSTRIAL DE EXTREMA - ACIEX, em pleno gozo de seus direitos, para participarem da eleição da nova Diretoria Executiva, constituída na forma do artigo 31 do Estatuto da ACIEX, para o mandato de um ano, a iniciar no dia 1 de setembro de 2014. A eleição será realizada no dia 27 de agosto de 2014, no horário entre 16:00 e 20:30 horas, na Sede Social, localiza-da à Rua João Mendes - Nº: 165, 2º andar, Centro em Extrema, Minas Gerais.

Ainda informa que os associados interessados poderão registrar chapa completa, constituída na forma do artigo 31 do Estatuto da ACIEX, impre-terivelmente até às 18 horas do dia 28 de julho de 2014, na Secretaria de Entidade, para participar do mencionado pleito eleitoral, atendendo às determinações do Estatuto da ACIEX, especialmente o artigo 57 e seus parágrafos.

Extrema, 3 de julho de 2014

Valdemir Grespan Presidente da Associação Comercial e Industrial de Extrema

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE EXTREMA

- ACIEX -

Page 26: Edição 819

Lazer26

18h - Meu Pedaci-nho de Chão

19h - Geração Brasil

21h - Em família

Novelas Palavras CruzadasPalavras Ocultas

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Bolinho de chuvaReceita

Mande sua receita: [email protected]

Ingredientes:

2 ovos1 xícara de açúcar1 xícara de chá de leite2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo1 colher de chá de fermento em pó3 colheres de sopa de açúcar1 colher de sopa de canela1 litro de óleo para fritar

Modo de preparo:

Primeiro, misture todos os in-

gredientes até ficar uma massa mole e homogênea. Em seguida, deixe aquecer uma panela com o óleo para que os bolinhos pos-sam boiar. Quando o óleo estiver bem quente, em 180º, comece a colocar pequenas quantidades de massa com uma colher e frite até que dourem por inteiro. Por fim, coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois os passe no açúcar com canela.

André se mostra muito incomo-dado ao ver Bárbara com Lucas. Alice reclama com Malu do jeito que é tratada por Vitor. Depois que descobre não estar com uma doença grave, Miss Lauren volta a implicar com os hóspedes da casa de repouso. Laerte vê Luiza e momentaneamente se lembra de Helena quando jovem. Verônica diz a Ivan que ele está cada vez melhor ao piano. Chica se cha-teia por Ricardo ter que viajar de última hora. Vanessa chama Marina de volúvel e diz que ela logo vai se cansar de Clara. Gabriel encontra Felipe por acaso e não esconde sua antipatia.

Ferdinando garante a Gina que a ama, mas fica arrasado quando a filha de Pedro diz que não quer mais vê-lo. Rosinha agrada Jan-dira, a pedido de Epaminondas. Pedro discute com Dona Tê ao perceber que ela incentiva Gina a se aproximar de Viramundo. Pedro conta a Gina que Giácomo expulsou Viramundo de sua casa porque o flagrou beijando sua fi-lha. Renato pede permissão a Gi-ácomo para cortejar Milita.

Reza antes das refeições

Joãozinho ataca novamente

Jonas finge gostar da presença da família. Bóris decide divulgar o vídeo que usou contra Ernesto. Lara desiste de viajar com Shin. Barata comunica a Verônica que colocou Vicente como seu herdei-ro. Gláucia tem uma crise alérgi-ca ao saber do cardápio do jantar. Dorothy flagra Marisa flertando com Brian. A matéria de Verônica é escolhida como a melhorpubli-cação da internet. Jonas conta para Briansobre a chantagem de Gláu-cia. Pamela exige que o marido justifique a escolha da doação das ações da empresa.

A professora pergunta aos alunos:

- Quem aqui reza antes das refeições?

Todos levantam a mão, menos Joãozinho.

- Joãozinho! Você não reza antes das refeições?

- Não, “fessora”… Lá em casa não precisa! A mi-nha mãe cozinha bem!

A professora diz para o Joãozinho:

- Joãozinho, cite três partes do corpo que co-mecem com a letra “z”!

- Essa é fácil, “fessora”! É zóio, zouvido e zorelha.

- Ah, é? Por essa respos-ta eu vou lhe dar uma nota que também começa por “z”. Sabe qual é?

- Deixa eu pensar… Já sei, um zoito!

Resumo 05/07 - Sábado

Piada

Page 27: Edição 819

Áries A Lua realça a sua sensualidade, esti-mulando a vida a dois. Todo esse clima de sedução vai favorecer suas conquis-tas. No trabalho, caso sinta que sua competência está sendo avaliada, rela-xe e mostre o que sabe. Dinheiro que esperava de uma negociação deverá pintar. Intromissões podem causar des-conforto na relação com os parentes.

TouroNa vida amorosa, evite ataques de ciúme. O Sol na sua Casa da Comu-nicação vai elevar sua lábia e sua habilidade para defender o que acha certo e justo. Terá talento de sobra para lidar com dinheiro. No convívio familiar, seja maleável. O clima po-derá ficar tenso em algumas questões.

GêmeosO romance pode lhe trazer alegrias. Apoio, cooperação mútua e sintonia serão os ingredientes na vida a dois. Responsabilidades profissionais toma-rão boa parte do seu tempo. Nos negó-cios, estude todas as possibilidades. Um sentimento de união no ar

CâncerAs vibrações da Lua, em seu paraíso astral, deixa seu signo mais animado e sensual. Chamará a atenção onde quer que vá. No trabalho, pense positivo e tome uma atitude diante do que lhe preocupa. Se há algo que quer mudar ou deixar para trás, essa é a hora! Nas finanças, o que espera pode acontecer. Curta a companhia numa boa.

LeãoNo conforto de casa, a Lua convida você a usufruir momentos únicos. Fi-car a sós com o amado fará um bem danado. No serviço, não tenha receios se precisar começar coisas novas. Só não deixe de cumprir suas obriga-ções. Iniciativa para ganhar dinheiro não vai faltar. Em família, procure ser paciente.

VirgemA fase de amor total garantirá noites de intenso prazer ao lado do escolhi-do. Se estiver só, admiradores se mul-tiplicarão. Sua agilidade mental será de grande valia nas atividades profis-sionais. O dinheiro estará protegido. Tudo certo em casa.

LibraTem par? Talvez seja a hora de aprender a confiar nele. Desacompanhada? Os as-tros avisam que tem alguém que não vai resistir ao seu charme. Altas chances de obter resultados animadores no trabalho. Acredite em si mesma. Coloque em dia as suas dívidas: o período é positivo pra isso. Conseguirá melhorar a sintonia com a turma de casa através de bons papos.

EscorpiãoA presença da Lua no seu signo a deixa extremamente sensual. Evite dar motivos para que seu par sinta ciúme de você. As energias astrais ajudarão a enxergar com maior clareza o que vale a pena ou não. Sua postura terá um peso enorme em tudo. Que tal deixar as coisas correrem de uma forma mais suave? Reagindo a tudo com o coração.

SagitárioPode sentir atração por pessoa compro-metida. Quanto mais misterioso for o lance, maior o tesão e o prazer. Pode ter dificuldade para lidar com as coisas mais práticas. No trabalho, concentre-se, para não ter prejuízo. O ambiente familiar será um grande ponto de apoio.

CapricórnioSe tiver namorando, não deixe o par de lado por causa do trabalho. Separe um tempinho para curtir um paquera. Na vida profissional, estabeleça me-tas. Suas chances de se dar bem serão enormes. Uma grana que emprestou pode ser devolvida. Cuide bem do seu dinheiro. Seja mais compreensiva com os familiares.

AquárioDê uma chance ao amor! Fique certa de que seu magnetismo exercerá um tremendo fascínio sobre os outros. No trabalho, as oportunidades de mostrar a que veio são ótimas. Suas iniciativas terão êxito e se sentirá recompensada pela dedicação. O clima em casa pode esquentar. Aja com tato e jogo de cintura.

Peixes

Na vida a dois, você vai adorar qualquer coisa que a tire da rotina. Se deseja con-seguir uma posição estável no serviço, invista no que faz. Reserve tempo para os estudos. Financeiramente, nada de gastar além da conta. Em casa, o clima será de entrosamento.

horóSCoPo *por João Bidu

Lazer 27

De 07 a 13/07/2014

21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/06 a 21/07

22/07 a 22/08

23/08 a 22/09

23/09 a 22/10

23/10 a 21/11

22/11 a 21/12

22/12 a 20/01

21/01 a 19/02

20/02 a 20/0321/05 a 20/06

“JOÃO, sou apaixonada pelo meu tio, que também diz que me ama. Minha tia descobriu uma vez e me bateu. Depois disso, levou um ano para a gente se aproximar de novo. Será que ele me ama de verdade ou é só uma fantasia? Não sei se eu me afasto e desisto ou luto para cons-truir uma família com ele, apesar da minha tia ter acabado de ganhar um bebê.”

— Mas como você consegue ima-ginar um final feliz para essa his-tória, E.? Primeiro, está na cara que seu tio não te ama e está só se divertindo com você. De que adianta dizer que está apaixona-do se, quando sua tia descobriu o caso, ele continuou casado? Isso é claro, sem falar do filho que os dois acabaram de ter. Posso até entender que você seja sonhadora como toda libriana, além de estar apaixonada. Mas está na hora de encarar a realidade e perceber que esse caso jamais terá um final feliz.

Papo com João Bidu

Fale com o João Bidu: www.joaobidu.com.br

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

rodrigo [email protected]

A dor da rejeição

Amo o marido da minha tia

A rejeição é uma questão difí-cil de lidar e que a todos nós, de formas diferentes, afeta. Não só nas questões amorosas, mas tam-bém em outras áreas de nossa vida, a rejeição e o consequente e inevitável medo de ser rejeitado faz parte do viver. Ser rejeitado , seja em um emprego que se quer , seja por um grupo de pessoas em que se anseia fazer parte ou por uma pessoa que gostamos, é sempre difícil e dolorido.

Ficamos tentando entender o porque de termos sido rejeita-

dos, e muitas vezes nos culpa-mos e nos desvalorizamos, atri-buindo a uma incompetência nossa a rejeição sofrida.

Contudo, por mais dolorido que seja, é importante apren-dermos a lidar com a rejeição. Compreender que nada é tão sério e que estamos sujeitos a não sermos aceitos é importan-te. Afinal, é bom entender que não podemos agradar a todos e certamente não iremos.

Enfim, o medo da rejeição nos atrapalha em muitos aspec-

tos de nossa vida, e muitas vezes nos impedem de fazermos coisas que gostaríamos justamente pelo medo de sermos rejeitados no-vamente. Amenizar esse medo e até mesmo superá-lo pode nos proporcionar uma vida mais leve e menos sofrida. Pois cada um de nós tem suas qualidades, suas capacidades, suas forças e valores. Somos únicos, e se em determina-da situação formos rejeitados, em outra seremos aceitos, nos encon-tros e desencontros dessa vida.

Agradeço a atenção de todos que tem lido a coluna e mais uma vez convido a mandarem suas dú-

vidas, sugestões e comentários no e-mail da coluna, até a próxima.

Page 28: Edição 819

O AssuntO é...

VidA de gOleirO

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, de 05 a 11 de julho de 2014

Quando o time ganha, é raro que digam que foi graças a ele. Quando perde, o difícil é não di-zerem que a culpa foi dele. Fa-lam que dava para ter alcançado a bola ou o acusam de estar mui-to adiantado nas jogadas. E o que comentar sobre os apelidos nada carinhosos que recebem? É frangueiro, mão de alface e por aí vai... Realmente, vida de go-leiro não é nada fácil.

Enquanto os jogadores de linha costumam ser ovacio-nados quando marcam o gol da vitória, para eles se des-tacaram ou serem escolhidos como o destaque de uma par-tida, a atuação tem que ser de gala.

Além da responsabilidade de não deixar o time sofrer o gol, eles têm o desafio de aju-dar a liderar a equipe. Como devem arrumar defesa e mon-tar barreiras em faltas, preci-sam sempre conversar com os outros jogadores, dando

orientações sobre posiciona-mento. Talvez por isso, não seja difícil encontrar times em que o capitão seja justa-mente o goleiro.

Na Copa do Mundo deste ano, eles já tiveram seus mo-mentos, seja para o bem ou para o mal. Como esquecer o goleiro mexicano Guillermo Ochoa, no jogo contra o Brasil na primeira fase do mundial? Ele conseguiu impedir que os brasileiros marcassem gols, garantiu o empate para

a sua seleção e ainda foi con-siderado o melhor jogador em campo da partida.

O goleiro da Seleção Bra-sileira, Júlio César, também teve que se esforçar para ter o seu momento de protagonista. O jogo válido pelas oitavas de final da Copa, contra o Chile, foi para os pênaltis. Dois bra-sileiros erraram as cobranças, porém Júlio César conse-guiu fazer

defender duas vezes, a última tentativa chilena bateu na tra-ve e o Brasil avançou para as quartas de final da competi-ção.

Já o russo Igor Akinfeev não foi tão bem quanto seus colegas de profissão. No primeiro jogo de sua seleção no mundial, con-

tra a Coréia do Sul, ele acabou errando. Foi durante o segun-do tempo da partida, quando Akinfeev tentou segurar um chute de longa distância e espal-mou a bola para dentro do gol. Após a falha, ele ficou abalado e chegou a pedir desculpas pelo fato, dizendo que se assumia a responsabilidade pelo erro. O placar final desse jogo foi 1 a 1. A Rússia empatou mais uma vez com a Argélia, perdeu para a Bélgica e não se classificou para a próxima fase do campeonato.

Goleiros artilheirosAlguns goleiros são mais

ousados e também tentam marcar gols. O paraguaio José Luis Chilavert foi um dos pio-neiros nesse sentido e marcou 62 gols durante a carreira. No Brasil, quem é famoso por também ser artilheiro é o são-paulino, Rogério Ceni, que já ultrapassou a marca dos 100 gols.