Edição de vídeo

12
Edição de vídeo Uma possibilidade para a educação Maria Izabel Chaves

description

Edição de vídeo;Uma possibilidade para a educação... Oficina de Movie- Maker

Transcript of Edição de vídeo

Page 1: Edição de vídeo

Edição de vídeoUma possibilidade para a educação

Maria Izabel Chaves

Page 2: Edição de vídeo

O Cinema - Irmãos Lumïère Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial

Antoine Lumïère, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos.

O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, de novo registrada pelos Lumïère a 13 de Fevereiro de 1895.

São considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à atividades cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. Casaram-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão.

Auguste Lumière (esquerda) e Louis Lumière (direita).

Page 3: Edição de vídeo

EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS

Primeira geração: Século XIX. Fonógrafo de Charles Cross e Thomas Edison, aparelho fotográfico de Niepce, cinematógrafo dos irmãos Lumïére, emissor de ondas de rádio de Marconi.

Segunda geração: Aceleração tecnológica em virtude da Segunda Guerra ocasiona o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa. Terceira geração: Os meios de registro e de produção de imagens tornam-se acessíveis à grande maioria das pessoas.

Quarta geração: Interatividade e atividades colaborativas marcam a produção atual contemporânea

Page 4: Edição de vídeo

Windows Movie Maker

Page 5: Edição de vídeo
Page 6: Edição de vídeo

Adicionar imagens

Primeiro, devemos adicionar arquivos de imagem para começar a produção, para isso, clique no botão 'Adicionar' no campo 'Vídeos e fotos', vá até a pasta onde os arquivos estão armazenados e clique sobre eles para que sejam adicionados.  Após escolher todas as fotos, organize a ordem que aparecerão arrastando-as para a ordem desejada.

Page 7: Edição de vídeo

Criar o vídeo

Agora é hora de colocar a mão na massa e editar o seu vídeo, definir quanto tempo cada foto será exibida, adicionar efeitos de cor (sépia, preto e branco, etc) e efeitos de transição.

Clique na aba 'Editar' e observe o campo 'Duração' (que estará preenchido com o número 3,00). Este é o tempo padrão para todas a imagens ficarem na tela, mas você pode personalizar como desejar (pode aumentar o tempo de todos igualmente ou separadamente, fica ao seu critério).

Depois de definir o tempo, é possível ver um resultado parcial do projeto clicando no botão 'Play'.

Page 8: Edição de vídeo

Adicionar efeitos

Os efeitos. Nesta etapa é que o seu vídeo ganhará cara de produção personalizada, pois serão adicionados efeitos diversos nele.

Agora clique na aba 'Efeitos Visuais' para acessar estas opções. Note que há duas categorias acima da tela: 'Transições' e 'Efeitos'. Vamos começar pela primeira delas.

Estes efeitos deixam os vídeos mais dinâmicos, mais interessantes e mais agradáveis para serem assistidos, pois chamam bastante atenção.

Para fazer isso, escolha qualquer imagem e clique em uma das 3 opções disponíveis para aplicar, depois clique em 'Play'  para ver como ficou. Se não gostar do resultado, clique na mesma figura e escolha outra transição ou a primeira opção da lista para remover este efeito.

Para aplicar efeitos de cor (sépia, preto e branco, tons de cinza, etc), clique na aba 'Efeitos' e siga o mesmo procedimento citado acima.

Depois de ficar craque nestas rotinas de composição, solte a imaginação e faça os mais diversos vídeos, com quantas fotos desejar.

.

Page 9: Edição de vídeo

Colocar música ou som

Clique na aba 'Página Inicial' e você verá a tela que é exibida quando se abre o Movie Maker, então, no campo 'Trilha Sonora' , clique no botão 'Adicionar'  e vá até a pasta onde o arquivo que será adicionado está e clique duas vezes sobre ele (só é possível adicionar uma música por vídeo).

A música durará o tempo que a apresentação durar.

Page 10: Edição de vídeo

Finalizando o projeto

Depois de fazer todas as criações e alterações, é hora de salvar no seu computador o trabalho. Clique na aba 'Página Inicial' e na seta do botão 'Saída'. Haverá duas opções: salvar com qualidade de DVD ou para dispositivos portáteis (sugerimos a primeira opção, pois é a que fará arquivos com mais qualidade de imagem). Dê um nome ao arquivo, escolha a pasta que ele será gravado, clique no botão 'Salvar' e aguarde para ter o seu novo vídeo personalizado no PC.

Page 11: Edição de vídeo

Considerações finais

Sendo a linguagem audiovisual parte integrante do cotidiano dos alunos, e atraente a todas as faixas etárias, acredito motivar o comparecimento às aulas e assim contribuir para a diminuição dos índices de evasão, por se tratar de atividades que despertam o interesse e estimulam a expressão criativa.

Durante a elaboração do vídeo, os envolvidos irão percebendo que é preciso criar uma relação entre cada elemento e o conjunto de sua produção, para que possam analisar seu trabalho e aperfeiçoá-lo.

Ao construírem seus próprios vídeos, alunos e professores estarão lidando com os erros de forma construtiva percebendo que eles fazem parte do processo de elaboração de novos olhares, conceitos e atitudes.

Page 12: Edição de vídeo

Bibliografia

BROCHARD, J.Foiret E Ph. Irmaos Lumiere e o Cinema, os C.o Mundo em Seu Bolso V.7 . Editora: Littera Mundi / Augustus, 1995.

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> acesso em 11 de junho de 2009.

MORAN, José Manuel. Desafios da Televisão e do Vídeo à Escola. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm> acesso em 11 de junho de /2009.