Edição dia 24 de dezembro de 2010

16
Durante o coquetel de despe- dida da atual secretária municipal de Educação, professora Francis- ca Veronese Kühn, o prefeito José Francisco Candido anunciou ofi- cialmente o nome da nova titular da Smec. A partir de janeiro de 2011 a professora Sandra Bairros estará a frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Condor. Condor, 24 de dezembro de 2010 Ano 02 Edição 50 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Vereador Waldir Land é eleito para presidir o Legislativo Municipal a partir de 1º de janeiro Vigilância Sanitária dedetiza mais de 150 bueiros em todo perímetro urbano de Condor Geral 04 U m a f o r ç a s o p r a a f a v or d o s e u N a t a l q u a n d o v o c ê c o m p a r t i l h a s o n h o s e m f a m í l i a . Seja dono de um Feliz Natal e de um 2011 do tamanho dos seus sonhos. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519. Sindicato Rural premia melhores propriedade de Condor Geral 03 APL atinge objetivo e apresenta relatório sobre armazenagem de grãos no País ENCARTADO CADERNO DE NATAL COM AS PRINCIPAIS PROGRAMAÇÕES DO FIM DE ANO NO MUNICÍPIO Especial Geral 05 09 Sandra Bairros será a nova secretária de Educação de Condor Geral

description

edicao 2412 jvl

Transcript of Edição dia 24 de dezembro de 2010

Page 1: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Durante o coquetel de despe-dida da atual secretária municipal de Educação, professora Francis-ca Veronese Kühn, o prefeito José Francisco Candido anunciou ofi-cialmente o nome da nova titular da Smec.

A partir de janeiro de 2011 a professora Sandra Bairros estará a frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Condor.

Condor, 24 de dezembro de 2010

Ano 02 Edição 50 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Vereador Waldir Land é eleito para presidir o Legislativo Municipal a partir de 1º de janeiro

Vigilância Sanitária dedetiza mais de 150 bueiros em todo perímetro urbano de Condor

Geral 04

Uma força sopra a favor do seu Natal

quando você compartilha sonhos em família.

Seja dono de um Feliz Natal e de um 2011 do tamanho dos seus sonhos.

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Sindicato Rural premia melhores propriedade de Condor

Geral 03 APL atinge objetivo e apresenta relatório sobre armazenagem de grãos no País

Encartado cadErno dE natal com as principais programaçõEs do fim dE ano no município

EspecialGeral 05

09

Sandra Bairros será a nova secretária de Educação de Condor

Geral

Page 2: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Enfi m chegou a última semana de 2010. Mesmo que a crono-logia seja mensurada da mes-

ma forma para todos, para algumas pessoas o ano passou rápido demais, para outras foi na marcha lenta, ainda tem aquelas para as quais o ano precisaria ter mais uns dois ou três meses para que tudo o que foi plane-jado pudesse ser concluído. Mas já é Natal e o que não pode ser feito até agora, difi cilmente terá tempo hábil para ser concluído em uma semana.

O ano de 2010 teve suas peculiaridades e ineditismos: na Copa do Mun-do, a mais sem graça de todas (apesar da festa africana e do capitalismo) e de “favas contadas” teve a Espanha entrando para do rol dos titulados e pra concluir, vamos ter Copa e Olimpíada no Brasil; as eleições, quase iguais a Copa, estiveram mais próximas de um plebiscito do que um pleito com várias opções e que, já em janeiro, todos sabiam os futuros vencedores e até mesmo os supostos concorrentes discursavam com tons de “o que vale é competir”; este ano ainda teve mineiro enterrado no Chile e o mundo todo querendo tirar uma casquinha de herói, tanto que houve um ensaio parecido quando mineiros fi caram soterrados na Nova Zelândia, mas para a infelicidade dos “voluntários a heróis do Chile”, por lá ninguém sobrevi-veu; mas nessa rápida retrospectiva, não se pode deixar de falar dos mor-ros do Rio de Janeiro, por onde andaram forças militares e civis fazendo pente fi no e também andaram Brunos e Adrianos. Em comum tudo isso a propaganda, o topo da torre, tudo para que alguns poucos possam aparecer para outros muitos, tudo muito próximo do WikiLeaks.

Em Condor, o ano também foi desenrolado e arrolado pelo ambiente externo, pela globalização midiática. Houve uma movimentação muito grande de candidatos, mais ainda pela aproximação de uns e pela de-pendência de outros locais que chegou até ao envolvimento eclesiástico; também foi um ano de muitos anúncios e até mesmo de realizações e execuções, mas, também, de algumas insatisfações; ano de boas safras mas que termina apreensivo sob a perspectiva de pouca chuva.

O ano de 2011 principia sob a expectativa de confi rmações. Para o que teve início ou foi prometido em 2010. De nomes e de futuros nomes. De renovação ou substituição dos velhos e da autenticidade dos novos. Enfi m, que 2011 seja, fundamental e principalmente de muita felicidade, paz, sucesso e cores. Que seja cheio das bênçãos de um só Deus, onipo-tente e onipresente.

Opinião24 de dezembro de 20102

PERÍODO DE FÉRIAS

Na próxima semana não haverá cirucula-ção do jornal. A pró-xima edição será dia 4 de janeiro. No mês de janeiro as edições do jornal serão nos dias 4, 21 e 28.

Ainda bem que tem muita gente por aí que não se deixa levar pelos modismos impostos pelo capital e pela mídia. Ainda bem que a autenticidade continua viva na cabeça e na alma de muita gente. Isso dá ainda a esperança de que nem todo mundo está burro, abobado ou alienado.

Uma prova disso vem da Argen-tina. A imprensa publicou na semana passada que na cidade de Resistência, capital da província do Chaco, Fabri-ciano Sigampa, um bispo católico, de-fl agrou uma verdadeira cruzada contra o tal de papai Noel. Quer ele que seja ofi cialmente decretada a inexistência desse ser alienígena, que veio de ou-tra parte do mundo, que mora no pólo Norte e distribui presentes para todas as crianças do mundo. Com esta visão

ignorante as pessoas instigam uma concorrência direta a Jesus Cristo.

O bispo alerta em suas pregações na diocese que não devemos mistu-rar o Natal com a fi gura do velinho vestido de vermelho. Argumenta que os pais têm a obrigação de contar a seus fi lhos a verdade sobre o papai Noel, que o tal de “bom velhinho” não entrega presentes para ninguém, que tudo é uma chantagem do co-mércio para obrigar os pais a com-prarem cada vez mais.

Diz Fabriciano que perguntou a uma criança sobre o Natal e ela res-pondeu que sabia que a data havia chegado porque havia sidra e paneto-ne na geladeira. E a criança não disse nada sobre o menino Jesus.

O bispo foi mais longe. Quan-

do o Rotary Club, juntamente com a prefeitura da cidade, foram inau-gurar a “Casinha do Natal”, ele deslanchou sua cruzada horas antes da solenidade, o que levou as auto-ridades, assustadas com a pressão do clero, a prontamente ordenarem a remoção de todas as fi guras alusi-vas ao papai Noel. Também acabou a campanha para doar presentes para crianças no natal da província, uma das mais pobres da Argentina.

Este bispo honra sua função. Se está escrito que pecamos por pensa-mentos, palavras, atos e omissões, ele não foi omisso. A maioria, com a desculpa de que todo mundo faz assim, e para não se incomodar se acomodam, não se dá conta do mal que faz, principalmente às crian-

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

“Vou me embora pra Pasárgada / Lá sou amigo do rei”NATAL EM RESISTENCIA – ARGENTINA

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafi m RodriguesMTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippEDITOR CHEFE

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

ças, que são iludidas com essas boba-gens, esquecendo-se de cultuar o verdadeiro sentido no Natal.

Nem toda a sociedade apodreceu e nem todo mundo é igual nessa vida estereotipada que estamos vivendo. Ainda bem que nem todo mundo está burro ou abobado. As lojas e os tais de “xópin” chegam a dar nojo nesta época do ano. É uma apelação sem escrúpu-los, apostando nos prazeres falsifi ca-dos e supérfl uos que ilusoriamente nos passam como sendo a única forma de felicidade. Se Manuel Bandeira queria fugir para Pasárgada, eu quero ir em-bora para Resistência. Lá sou amigo do bispo. Este vai pro céu.

QUEMDISSE

ESPECIAL: DEPUTADOS ES-TADUAIS SOBRE AUMENTO DE

73% DOS PRÓPRIOS SALÁRIOS

ZILA BREITENBACH(PSDB)VOTOU: A FAVOR

O que há de comum entre os senadores Edson Lobão, Garibaldi Alves Filho e Alfredo Nascimento; entre os deputados Antonio Paloc-ci, Pedro Novais, José Eduardo Cardozo e Maria do Rosário? Es-tão todos ligados pelo fato de que são parlamentares e vão assumir cargo de ministro do poder execu-tivo sem renunciar ao mandato le-gislativo. O mesmo pode acontecer com os deputados Mário Negro-monte, Ciro Gomes, Luiz Sérgio e Luciana Santos se vierem a ser indicados para chefi ar ministérios no governo Dilma. O que há de comum entre todos esses e Hillary Clinton, que vem para a posse de Dilma? Nada. Porque no mesmo dia em que aceitou ser Secretária de Estado no governo Obama, ela renunciou ao mandato de sena-dora. Porque nos Estados Unidos o regime é presidencial. Ir para o governo sem renunciar a mandato parlamentar só existe em regime parlamentar.

Menos no Brasil. Em todo pla-neta Terra, em democracias presi-denciais, não há mistura de manda-to legislativo e cargo executivo. Na Terra, ou, quem sabe, em qualquer outro planeta do universo. Menos no Brasil. Se o regime for parla-mentar, com primeiro-ministro na chefi a de governo, tudo bem. O próprio parlamento é o governo. No sistema presidencial, não. Se-nadores e deputados foram eleitos para uma função nobre: fazer leis e fi scalizar o governo. Não podem manter o mandato para exercer uma função secundária, em outro poder, de auxiliares do presidente da Re-pública. A menos que renunciem, para não submeter o mandato par-lamentar a essa função secundária. Só no Brasil.

Jaboticaba

Quando faziam a Constituição, em 1988, era o parlamentarismo que estava se impondo. Nesse sistema não há uma separação nítida entre executivo e legislativo. Na época, o então presidente da República José Sarney mobilizou seus aliados e con-quistou outros, inclusive com distri-buição farta de concessões de rádio e TV a constituintes, para conseguir uma espécie de emenda presiden-cialista. Para compensar a estrutura parlamentar da Constituição, deu-se outro nome ao decreto-lei do ditador Vargas, a chamada medida provisó-ria. E estava pronta a constituição Frankenstein. Meio parlamentar, meio presidencial. Só no Brasil.

Também só no Brasil a jabo-ticaba. Não dá em outro lugar do planeta. O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, professor Mário Henrique Simonsen, emérito frasis-ta, disse que “se só tem no Brasil e não é jaboticaba, é besteira”.

Alexandre Garcia

“Nós entendemos que é um cargo que não tem nenhuma gratifi cação posterior ao exercício dele onde as pessoas deixam todas as suas atividades para se de-dicar exclusivamente à Assembleia”

RAUL CARRION (PC DO B)VOTOU: A FAVOR

“Se deu por entender que deve haver uma isonomia nos salários dos diversos poderes, do Executivo, do Legis-lativo e do Judiciário.”

FRANCISCO APPIO (PP)VOTOU: A FAVOR

“Deputado não tem apo-sentadoria no Rio Grande do Sul, não tem auxílio-moradia e isto compro-mete a sua atividade na medida de que precisa dedicar-se integralmente à profi ssão.”

ADÃO VILLAVERDE (PT)VOTOU: A CONTRA

“Não havia na Assem-bleia Legislativa ninguém que defendesse que não houvesse o aumento do salário pela disparidade que está”

Page 3: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Geral 24 de dezembro de 20103

Quando a coluna for publicada já estaremos nas proximidades da Capital Federal, Brasília, visitando familiares (a Tia Nena como diz ca-rinhosamente o Marcelo), vivendo o espírito desta importante data para os Cristãos e nos preparando para acompanharmos a posse da primeira mulher como Presidente do Brasil. Com certeza vai ser pura emoção, con-ciliando o convívio com familiares, mas vivendo também este importante momento político de nosso querido País.

Pois esta semana li um artigo do Frei Betto, que em síntese diz o se-guinte, interpretando o que foi o governo Lula: “Quanta esperança refl e-tida na euforia que contaminou a Esplanada dos Ministérios no dia de sua posse! Decorridos oito anos, eis que a aprovação de seu governo alcança o admirável índice de 84% que o consideram ótimo e bom. Apenas 3% o reprovam. O Brasil mudou para melhor. Cerca de 20 milhões de pessoas, graças ao Bolsa Família e outros programas sociais, saíram da miséria, e 30 milhões ingressaram na classe média. Ainda temos outros 30 milhões sobrevivendo sob o espectro da fome e quem sabe o Fome Zero, com seu caráter emancipatório, a tivesse erradicado se o seu governo não o trocas-se pelo Bolsa Família, de caráter compensatório, e que até hoje não encon-trou a porta de saída para as famílias benefi ciárias. Você resgatou o papel do Estado como indutor do desenvolvimento e, através dos programas sociais e da Previdência, promoveu a distribuição de renda que aqueceu o mercado interno de consumo. O BNDES tornou as grandes empresas brasileiras competitivas no mercado internacional. Tomara que no gover-no Dilma seja possível destinar recursos também a empreendimentos de pequeno e médio porte e favorecer nossas pesquisas em ciência e tecno-logia. Enquanto os países metropolitanos, afetados pela crise fi nanceira, enxugam a liquidez do mercado e travam o aumento de salários, você ampliou o acesso ao crédito (R$ 1 trilhão disponíveis), aumentou o salário mínimo acima da infl ação, manteve sob controle os preços da cesta básica e desonerou eletrodomésticos e carros. Hoje, 72% dos domicílios brasi-leiros possuem geladeira, televisor, fogão, máquina de lavar, embora 52% ainda careçam de saneamento básico. Seu governo multiplicou o emprego formal, sobretudo no Nordeste, cuja perfi l social sofre substancial mu-dança para melhor. Hoje, numa população de 190 milhões, 105 milhões são trabalhadores, dos quais 59,6% possuem carteira assinada. É verdade que, a muitos, falta melhor qualifi cação profi ssional. Contudo, avançou-se: 43,1% completaram o ensino médio e 11,1% o ensino superior. Seu governo, Lula, incutiu autoestima no povo brasileiro e, hoje, é admirado em todo o mundo. Poderia ter sido melhor se houvesse realizado reformas estruturais, como a agrária, a política e a tributária; determinado a aber-tura dos arquivos da ditadura em poder das Forças Armadas; duplicado o investimento em educação, saúde e cultura. Nunca antes na história deste país um governo respaldou sua Polícia Federal para levar à cadeia dois governadores; prender políticos e empresários corruptos; combater com rigor o narcotráfi co. … Seu governo ousou criar, no ensino superior, o sistema de cotas; o ProUni e o ENEM; a ampliação do número de escolas técnicas; maior atenção às universidades federais. Mas é preciso que o governo Dilma cumpra o preceito constitucional de investir 8% do PIB em educação.”

Valeu por 2010 e que 2011 nos revelem mais surpresas agradáveis. Feliz Natal para todos e todas.

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Professor Lucilio Alves apresentou pesquisa sobre armazenagem no Brasil

Otrabalho, que teve seus primeiros ensaios há seis anos, quando começava

a ser instalado em Condor e Pa-nambi o Arranjo Produtivo Local (APL) Pós Colheita, e é ofi cial-mente realizado há quase três, foi concluído. Um relatório, de quase 200 páginas, foi apresenta-do esta semana por pesquisado-res da Esalq/USP apresentando a situação da armazenagem de grãos no País. Este relatório será utilizado agora, pelo APL Pós Colheita, como parâmetro para futuras discussões e negociações nas esferas governamentais e privadas.

Na terça-feira, 21, os empresá-rios que compõem o Arranjo Pro-dutivo Local Pós Colheita estiveram reunidos na ACI de Panambi para a apresentação do relatório fi nal da pesquisa, iniciada há três anos, “Pro-dução de grãos no Brasil e necessida-de de armazenagem: situação atual e perspectiva”, realizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) e que foi capitane-ada pelo professor Lucilio Rogerio Aparecido Alves. “Este é um projeto que iniciou em 2005 com o objetivo de levantarmos uma base de dados

APL Pós colheita conclui projeto de pesquisaObjetivo central do APL, relatório traz dados específi cos sobre situação da armazenagem

que seja parâmetro para traçarmos estratégias e buscarmos aportes para o desenvolvimento do setor de Pós Colheita”, explicou Edson Schäfer, diretor da empresa Joscil Equipa-mentos e um dos diretores do APL.

O relatório apresentado pelo professor Alves, trouxe dados ofi -ciais, fornecidos principalmente pela Conab e pelo IBGE, mas tam-bém dados da pesquisa fi nanciada pelo projeto do APL Pós Colheita, com detalhamentos específi cos na armazenagem de grãos. “Hoje a Conab contabiliza a armazenagem

de tudo o que é produzido no cam-po e o que interessa pra nós no APL Pós Colheita Panambi e Condor é a armazenagem de grãos e este rela-tório traz um detalhamento de mais de 500 microregiões do País para a armazenagem de 9 tipos de grãos, como soja, milho, trigo, arroz e fei-jão”, detalhou Lucilio Rogerio.

O APL Pós Colheita Panambi e Condor representam mais de 80 empresas ligadas ao setor indus-trial de equipamentos de seca-gem, armazenamento e transporte de grãos.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos divulgou esta semana o cronograma especial para recolhimento de lixo nos feriados de Natal, 25, e 1º de janeiro de 2011. Conforme nota ofi cial, nestes dois dias informa a toda a população que no sábado de natal e no sábado dia 1º do ano não haverá coleta de lixo.

De acordo com o comunicado da Secretaria de Obras, “o recolhimen-to do lixo e entulhos será retomado somente na terça-feira subsequente a cada um desses feriados”, ou seja, dias 28 de dezembro de 2010 e 4 de janeiro de 2011.

“Pede-se a colaboração de to-dos para que nestes dias de con-fraternização não seja depositado

Lixo voltará a ser recolhido na terça-feira, dia 28lixo na rua nem nas lixeiras para que a cidade fi que limpa durante as festas natalinas e de fi nal de ano”,

conclui a nota ofi cial assinada pelo secretário de Obras Antonio Paz de Moura.

A Administração Municipal de Condor, prefeitura e órgãos e repartições públicos municipais, estarão atendendo em horário es-pecial hoje e no próximo dia 31. Em comunicado ofi cial o prefeito José Francisco Candido informou que nos dias 24 e 31 de dezembro os órgãos públicos do Município estarão atendendo em expediente externo somente das 8h às 12h.

O comunicado trata ainda, es-pecifi camente, do funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde. “No serviço da Secretaria Municipal de Saúde em caso de emergências ou urgências estará sendo realizado plantão de atendimento no Hospi-tal”. O telefone do Hospital de Con-dor é 3379 1110.

Prefeitura funcio-na em meio turno

Page 4: Edição dia 24 de dezembro de 2010

24 de dezembro de 20104

No domingo passado, 19, foi realizada a primeira etapa da dedetização das bocas de

lobo do Município. Nesta etapa fo-ram dedetizados cerca de 150 buei-ros em todas as regiões da cidade com o objetivo de eliminar pragas urbanas, como baratas e roedores.

Esta medida já faz parte das ações anuais do setor de vigilância para controle deste tipo de insetos, sendo realizada por uma empresa especializada em controle de pra-gas com supervisão da equipe de vigilância. A segunda etapa da de-detização ocorrerá durante o mês de janeiro de 2011, com a fi nalidade de garantir uma ação mais prolongada do inseticida utilizado.

GeralSMS realiza primeira etapa de dedetizaçãoMais de 150 bocas de lobo da cidade receberam dose de inseticida e raticida

Bocas de Lobo receberam dose de inseticida. Fonte: Secretaria da Saúde

Os mais de 50 idosos que frequen-tam o Grupo de Ginástica Viva a Vida, participaram do encerramento das atividades do ano de 2010 em evento comemorativo no dia 14 de dezembro. Assim com as aulas de ginástica, a fes-ta de encerramento de ano aconteceu no Centro de Convivência.

Na ocasião todos os integrantes ativos do Grupo receberam presen-tes personalizados em comemoração ao fi nal do ano de 2010. Os presen-tes foram entregues pelos Papais Noéi, que se fi zeram presentes no evento. “Salientamos que os presen-tes foram adquiridos através de uma parceria entre prefeitura municipal, Secretaria da Ação Social e a co-ordenação do grupo de Ginástica”,

Encerramento de ano do Grupo de Ginástica Viva a Vida

Idosos confraternizaram em atividade de encerramento do ano da ginástica

Lei Municipal nº 1.899/2010:“Aprova o Plano Municipal de Cultura de Condor, para o período de 2010 a 2015 e dá outras

providências”;

Lei Municipal nº 1.900/2010:“Dispõe sobre o Conselho de Alimentação Escolar do Município de Condor e dá outras providências”;

Lei Municipal nº 1.901/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter Temporário, Profi ssionais Médicos e dá outras providências”;

Lei Municipal nº 1.902/2010:“Fixa normas para a Revisão Geral e Anual dos Vencimentos e dos Subsídios dos Servidores Públicos

Municipais, dos Proventos dos Aposentados e das Pensões, e dos Subsídios dos Exercentes de Mandato Eletivo, dos Poderes Executivo e Legislativo”;

Lei Municipal nº 1.903/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter Temporário um Servidor para o cargo de Motorista e dá

outras providências”;

Lei Municipal nº 1.904/2010:“Autoriza o Município de Condor, nas condições que especifi ca, a não propor ações judiciais ou desis-

tir das ajuizadas e dá outras providências”;

Lei Municipal nº 1.905/2010:“Altera a composição da Alíquota de Contribuição a ser implementada pelo Município ao Fundo de

Previdência dos Servidores Públicos-Funprev-, e dá outras providências”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 22 de dezembro de 2.010

Jose Francisco CandidoPrefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

COMARCA DE PANAMBI2ª VARA JUDICIALRua Júlio de Castilhos, 1183 - Cep 98.280-000 - Fone 55 3375 4818

A PEDIDO

TERMO DE AUDIÊNCIA - CRIMEData 23/11/2010 - Hora 15:20Juiz Presidente: Katiuscia Kuntz BrustProcesso nº 060/2.10.0000607-1 (CNJ 0006072-12.2010.8.21.0060)Natureza: Crime contra a HonraAutor: Mauro Duilio Meza Chacon - presente Adv. Michel Alexandre Valdivia Meza - RS/69475Réu: Natalício Cardoso - presente Adv. Dante Barzotto Neto - presenteMinistério Público: Caroline Mottecy de OliveiraOfi cial Escrevente: Luciane Rodrigues

Aberta a audiência às 15:47, pelo(a) MM. Juiz(a) de Direito foi dito que proposta conciliação restou exitosa nos seguintes termos: o autor do fato se compromete no prazo de 15 dias, a se manifestar na sessão pública da Câmara de Vereadores e no jornal local, se retratan-do nos seguintes termos: Eu, Natalício Cardoso, venho publicamen-te pedir desculpas ao Dr. Mauro Duilio Chacon pelas declarações feitas na Câmara de Vereadores de Condor no dia 12/04/2010 às 18h30min. Fica consignado que o querelante fi ca autorizado a veicu-lar a gravação radiofônica diversas vezes as suas expensas. Pela Juíza foi dito que considerando o acordo fi rmado pelas partes, homologa-o e declarava extinta a punibilidade do querelado, nos termos do art. 107, V do CP e art. 522 do CPP. Custas pelas partes. Arquive-se com baixa. Os presente intimados. Nada mais. A Estagiária.Katiuscia Kuntz Brust Ministério Público Juíza de Direito

Réu Defensor Vítima Defensor

disse o professor Cláudio Wegner, responsável, juntamente com a pro-fessora Andrea Ebert, pelas aulas de

ginástica do Grupo. A tarde foi en-cerrada com um coquetel organizado pelos professores e pela Secretaria.

Page 5: Edição dia 24 de dezembro de 2010

A posse acontece no próximo dia 31, em Sessão Solene de transmis-são de cargo, às 10h. A Câmara entre em recesso legislativo até o mês de fevereiro, período em que um co-missão representativa formada pelo presidente eleito e pelos líderes de bancada podem ser convocados.

ção Escolar do Município de Condor e a Data Base dos mu-nicipários para janeiro. Outros dois projetos que foram colocados em votação tive-ram pedidos de vistas pelo líder da bancada do Partido Progres-sista, vereador Marcelo Lautert: o Projeto que institui o horá-rio de plantão das farmácias de Condor e da Lei que prevê horário para as crianças permanecerem em

Geral 24 de dezembro de 2010 5

PROJETOSProjeto de Lei Municipal nº. 108/2010, em regime de urgência urgentíssima, o qual “Altera a composição da alíquota de contribuição a ser implementada pelo Município ao Fundo de

Previdência dos Servidores Públicos – Funprev – e dá outras providências”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESIndicação nº. 071/2010, (Ver. José), INDICA ao Poder Executivo efetuar a construção de um quebra-molas no prolongamento da Rua Osvaldo Cruz, após a ponte sobre o Arroio Raiz, nas

proximidades da residência do Sr. Ivan dos Santos. Deferida e encaminhada ao Poder Executivo.Moção Verbal nº. 040/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a professora Elenice Costa Beber Fritsch. Nós tomamos a liberdade de apresentar essa Moção de Parabéns, considerando ser a ultima sessão ordinária, e ter tomado conhecimento que a professora Elenice Costa Beber Fritsch, pro-

fessora do 1º ano na Agostinha Dill, aqui de nossa cidade, classifi cou-se e foi premiada pelo 2º ano consecutivo junto ao programa Grupos de Estudos em Educação, Metodologia, Pesquisa e Ação, GEMPA, como é conhecido.

Programa esse criado pela professora Ester Pilar Grossi, a nível de Estado, e já no ano passado a professora havia se classifi cado com os trabalhos junto a sua turma, e esse ano novamente e tinha como prisma o lema: “Competência didática e pedagógica”. E assim, na segunda-feira passada, ela recebeu o troféu e o certifi cado junto ao Teatro São Pedro, na cidade de Porto Alegre, sendo premiada então com esse trabalho, tendo ela recebido o troféu e a escola o certifi cado pela premiação. Entendemos justo que essa Casa Legislativa reconheça mais uma vez esse trabalho realizado por essa professora, estendendo a ela essa moção peço o apoio de todos os vereadores. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 096/2010, o qual “Aprova o Plano Municipal de Cultura de Condor, para o período de 2010 a 2015 e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade

com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 103/2010, o qual “Dispõe sobre o Conselho de Alimentação Escolar do Município de Condor e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os

pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 104/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário, profi ssionais médicos e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com

os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 105/2010, o qual “Fixa normas para a revisão geral e anual dos vencimentos e dos subsídios dos servidores públicos municipais, dos proventos dos aposenta-

dos e das pensões, e dos subsídios dos exercentes de mandato eletivo, dos Poderes Executivo e Legislativo”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 107/2010, o qual “Autoriza o Município de Condor, nas condições que especifi ca, a não propor ações judiciais ou desistir das ajuizadas e dá outras providên-

cias”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei do Legislativo nº. 003/2010, o qual “Estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares, com referência a freqüência de menores e dá outras providências”.

O Ver. Marcelo Lautert solicitou vistas do Projeto pelo prazo de até 60 dias, sendo o pedido aprovado por unanimidade.Projeto de Lei do Legislativo nº. 004/2010, o qual “Institui o plantão das farmácias em Condor/RS”. O Ver. Marcelo Lautert solicitou vistas do Projeto pelo prazo de até 60 dias, sendo o

pedido aprovado por unanimidade.Projeto de Lei Municipal nº. 108/2010, o qual “Altera a composição da alíquota de contribuição a ser implementada pelo Município ao Fundo de Previdência dos Servidores Públicos

– Funprev – e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.

Eleição da Mesa Diretora gestão 2011. Protocolo nº. 506/10 de 17 de dezembro de 2010, apresentação da Chapa nº. 01.Presidente: Waldir LandVice-Presidente: Jocelino dos Santos Biron2º Vice-Presidente: José Dias dos SantosSecretário: Valdir Linn2º Secretário : Antonio Luiz Teixeira CândidoEleita com 8 votos a favor e 1 voto em branco.Indicação da Comissão Representativa (Compõe a Comissão: 01 titular indicado pelo líder da respectiva Bancada, mais o Presidente da casa que é líder nato). Compondo a respectiva Co-

missão por indicação o Ver. Antonio Luiz Teixeira Cândido (PP) e a Verª. Cleni Keller Costa (PDT), mais o Presidente do Poder Legislativo que é membro nato.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores para a Sessão Solene de transmissão de cargo e posse da Mesa Diretora gestão 2011, dia 31.12.2010, (sexta-feira) com início às 10:00 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 20 de dezembro de 2010:

Waldir Land (PP) é o novo presidente

A última Sessão Ordinária do de 2010 da Câmara Municipal de Vereadores

de Condor, além de ter um nú-mero recorde no ano de projetos analisados e votados, também teve a eleição da composição da nova mesa diretora do Poder Legislati-vo condorense para o ano de 2011. O vereador Waldir Land (PP) será o presidente da Câmara no ano que vem e terá como vices presi-dentes os colegas Jocelino Biron (1º) e José Dias dos Santos (2º).

Ao todo, oito projetos foram para votação em plenário na Ses-são Ordinária da Câmara de Verea-dores de Condor de segunda-feira, 20. Destes, seis foram aprovados e entre eles o Plano Municipal de Cultura, o Conselho de Alimenta-

Vereadores elegem Waldir Land como o novo presidente do LegislativoChapa única composta por nomes do Partido Progressista foi eleita com oito votos a favor e um em branco para a presidência no ano de 2011

bares sem o acompanhamento de responsáveis, os quais, terão mais 60 dias em análise nas comissões

legislativas.Mas o ponto

principal da pau-ta da Sessão foi a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Por oito vo-tos favoráveis e um em branco, a única chapa apresentada foi eleita, composta da seguinte forma: presidente, Waldir Land; vice presi-dentes, Jocelino dos Santos Biron (1º) e José Dias dos Santos (2º); Secre-tário: 1º secretário,

Valdir Linn; e 2º secretário, Antonio Luiz Teixeira Cândido.

Vereadores elegeram nova composição da Mesa Diretora para o ano de 2011

Page 6: Edição dia 24 de dezembro de 2010

24 de dezembro de 20106 Geral

A campanha Super Aniver-sário Sicredi, mobilizou os municípios de Condor e

Panambi no dia de ontem, com o sorteio de quatro notebooks, sen-do três para a unidade Panambi e um para Condor.

Os sorteios foram realizados nas unidades de atendimento do Sicredi nos dois municípios quan-do estiveram presentes associa-dos, conselheiros, coordenadores de núcleo e colaboradores.

A campanha Super Aniversá-rio Sicredi Panambi 80 anos ainda

Sicredi Panambi RS realiza primeiro sorteio da campanha de Super Aniversario 80 anos

Neste primeiro sorteio quatro associados foram contemplados com notebooks

terá dois sorteios um em fevereiro e outro em abril – Em fevereiro, os contemplados da campanha ganha-rão televisores e refrigeradores e em abril, quando aconte-ce o último sorteio, serão entregues mo-tocicletas e o grande vencedor levará um automóvel zero qui-lometro.

Em Condor o contemplado foi o associado Rogério Dinis Montagner,

morador da localidade de Fazenda Cilada. Em Panambi, os contempla-dos foram Hermann Geckeler, Ivo Trentini e Paulo A. Sauer.

Page 7: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Social 24 de dezembro de 20107

Saudades Prof. FranciscaA Professora Francisca Veronese Kühn foi homenageada por seus colegas da administração municipa, em coquetel promovido no dia 21, no centro de con-vivência. Emocionados, a equipe ad-minsitrativa, secretários e colegas de trabalho despediram-se da professora que deixa o Município para residir em outro estado.

25/12 Milton José Urnau

26/12 Maicol Frantz

27/12 Jardel Ramos de Lima

28/12 Paulo Francisco Cal

28/12 Valtelino Pereira

Aniversariantes da Semana

Parabéns!

Neste dia especial, eu quero lhe de-sejar!Que você tenha Saúde!Que você tenha sucesso!Que esta data se repita por muitos anos!Que você seja Feliz hoje e sempre! Que a tua vida seja repleta de emoções ale-grias e conquistas. Feliz Aniversário. São os votos de sua mãe Elizabet, fami-liares e toda a juventude da Igreja.

Beatriz Borba

17/05

15 Aninhos No decorrer dos anos, uma das mais BELAS DATAS, com certeza é completar 15 anos. Esta data tem um toque especial, CHEIO DE ENCANTO. Espero que cada vez mais, coisas interessantes não parem de che-gar, trazendo sempre, PRAZER E ALEGRIA. Alegria essa, característica de quem tem TODA VIDA pela frente e DIVERSOS SONHOS para realizar. Por isso desejamos à você Um FELIZ ANIVERSÁRIO! Homenagem de seus pais Marli, Nelson, e toda a juventude da Igreja!

Taila

Fazer o bem sempre foi a sua força, até aqui, você mostrou que é um iluminado. E por mais que suas batalhas fossem grandes, você sempre ven-ceu. Sempre nos ensinou que a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.“Felicidade é igual a uma borboleta, quando mais você corre atrás, mais ela foge... Daí um dia você se distrai e ela pousa em seu ombro!”Homenagem da família Vasconcelos, igreja, e toda a juventude. Parabéns!

Rafael Vasconcelos

28/12 Paulo R. Zavaglia Kruger

29/12 Joel Rogério dos Santos

30/12 Homero Jacques

31/12 Roberto Horz

31/12 Nadson Andrade Kall

02/01 Cézar Oliveira

03/01 Hugo Beuter

“Por acreditar que este dia chegaria você se esforçou e buscou a cada dia o seu so-nho. Por seus próprios méritos venceu, e hoje os aplausos são todos para você! Parabéns pela formatura em Técnico Agro-pecuária pela Escola Técnica Celeste Goba-to no dia 17/12.Uma homenagem da avó Neusa e demais familiares.

Murilo de Oliveira de Andrade

Page 8: Edição dia 24 de dezembro de 2010

24 de dezembro de 20108 Escolas

Aconteceu em nossa escola - Encerramento do ano letivo de 2010A noite de quinta-feira, dia 15/12, foi especial para a comunidade escolar da EMEF Levino Lautert, com a Festa de Natal, tendo o encerramento do ano letivo e conclusão da 8º série do ensino fun-

damental. A programação começou às 7 horas com a solenidade de Conclusão do Ensino Fundamental dos alunos da 8ª série. Sabemos que as areias do tempo correram depressa. Oito anos não parece muito quando recordamos tudo o que se passou desde o primeiro dia de aula. Talvez porque o ritmo das ampulhetas que regulam nossas lembranças seja diferente do relógio ou do calendário, variando de acordo com a pessoa, de acordo com sua História. Por isso, caros alunos vocês não chegaram ainda ao fi m, pois a jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas. Felicidades e sucesso para todos Vocês! Feliz Natal e um Ano cheio de esperança!

Dando sequência a programação foi realizada as apresentações natalinas, acolhendo a todos com saudações natalinas.

A Diretora Rosilene encerrou a noite destacando que o ano letivo de 2011 inicia no dia 21/02 e deixou a seguinte mensagem:

“Queridos professores, funcionários, alunos, Pais e comunidade escolar em geral, mais um ano se fi nda, muito tenho a agradecer a vocês, pois sem a colabo-ração dedicação de cada um de vocês, com certeza não teríamos tido um ano de tantas realizações, alegrias, conquistas e aprendizagens. Muito muito obrigado de coração a todos que fazem a Escola Levino Lautert cada vez melhor. Não posso deixar de agradecer neste momento também a cada um que fez ou faz parte desse educandário quando completamos 25 anos de atividade.”

Nos dias 18 e 19 de dezembro os alunos de nossa escola participaram de um passeio promovido por nossa Instituição de Ensino até a cidade de Vicente Dutra, em Águas do Prado.Durante o dia dezoito professores, pais e aluno tiveram a oportunidade

de conhecer o ambiente e as atrações que o local oferece como passeio a ca-valo, passeio de charrete e piscina. Após a janta promovida por nossa escola, o grupo realizou um passeio na cidade e foi oferecido a todos uma deliciosa sobremesa em uma sorveteria local.

No dia dezenove os educandos, após o café da manhã, puderam apro-veitar um pouco mais a piscina e as atrações, ao meio dia foi servido um delicioso churrasco com cuca e salada. Todos os gastos com estadia e alimentação foram pagos com o dinheiro da rifa vendida pelos alunos, e o transporte foi cedido pela administração pública.

Entendemos que o conhecimento de novos ambientes é uma das melhores dinâmicas de aprendizagem, através das atividades culturais as crianças entram em contato com novas realidades e conhecem novas culturas que jamais serão esquecidas, estabelecendo assim relações e aprendendo a respeitar as diferenças existentes em nossa sociedade, ampliando assim seu conhecimento.

Início das férias

Cantata Natalina As turmas das Séries Iniciais do Ensino Fundamental acompanhadas pelas

suas professoras, Elenice, Anelise, Sandra e Geni abrilhantaram a noite de terça-feira (14/12/2010), ao entoarem belas canções natalinas no Ginásio Poliesporti-vo da Escola. Também foram entregues os Pareceres dos alunos. Os pais e alunos

do 1º ano fi -z e r a m u m a b o n i t a h o m e -n a g e m para a professora Elenice, agradecidos pelo trabalho desenvolvido pela mesma no decorrer do ano, o que também foi reconhecido através da pre-miação do GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação). Após a encenação de Natal, as crianças recebe-ram os presentes do Papai Noel.

FormaturaA solenidade de formatura das turmas 301, 302 e 303 do Ensino Médio

transcorreu no dia 17 de dezembro, na Igreja Católica Santa Terezinha. Fo-ram momentos de emoção e muitas lembranças para pais e alunos. Deseja-mos aos alunos pleno êxito e muitas conquistas em suas atividades futuras.

Page 9: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Geral 24 de dezembro de 20109

por Greici de Mattos

OSindicato Rural de Condor promoveu na noite de terça-feira, 21,

a entrega dos troféus e a revela-ção dos vencedores do “Prêmio Mérito Rural - Os Melhores de 2010”. Ao todo, mais de 35 pro-dutores foram agraciados com troféus de participação além dos cinco vencedores das categorias.

Desde junho cerca de 50 pro-dutores rurais de Condor orga-nizaram suas propriedades para concorrer ao Prêmio Mérito Ru-ral, promoção do Sindicato Ru-ral de Condor em parceria com a Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e a Cotripal Agrope-cuária Cooperativa. Neste perí-odo, avaliadores visitaram todas as propriedades inscritas para apontar as melhores nas catego-rias Estrutura e Organização, Di-versificação e mão-de-obra, Meio Ambiente e uso adequado dos re-cursos naturais e Responsabilida-

Produtores recebem “Prêmio Mérito Rural - Os Melhores de 2010”Sindicato Rural e entidades parceiras indicaram as melhores propriedades rurais de Condor em quatro categorias

de Social e também a Propriedade Modelo, ou a grande vencedora do Prêmio Mérito Rural.

E, em cerimônia realizada no Clube de Condor, na noite do dia 21, foram entregues os troféus de participação a todos os inscritos e foram revelados os vencedores nas quatro categorias, além da Proprie-dade Modelo. Foram vencedores na categoria Diversificação e mão-de-obra – Valter Bairros e Carlos Bair-ros; Meio Ambiente e uso adequado dos recursos naturais – Helena Ma-ria Bortolini; Responsabilidade So-cial – Gelson Bandeira; e Estrutura e Organização – Mauro Costa Be-ber. O título de Propriedade Modelo foi concedido a Adelmo Breunig.

Além do título, os ganhadores de cada categoria foram agracia-dos com aparelhos de televisão 42 polegadas.

Nas fotos alguns momentos da noite de entrega do Prêmio Mérito Rural:

Page 10: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Eu ví...24 de dezembro de 201010

- Quando eu era piá haviam duas regras básicas

- Bastante oportuna a Moção Verbal apresentada pelo vereador Lair Pereira Martins (PDT) parabe-nizando a professora Elenice Costa Beber Fritsch mais uma vez premia-da pelo Grupos de Estudos em Edu-cação, Metodologia, Pesquisa e Ação (Geempa) com mérito em “Compe-tência didática e pedagógica” pelas técnicas aplicadas em suas turmas, as quais levaram a atingir a marca de 100% dos alunos alfabetizados.

Já o vereador Waldir Land (PP), que por muita vezes esteve no cen-tro de alguns embates e debates “mais acalorados”, como diz Chico Fernandes (PDT), agora será o Presi-dente, será ele o que terá que esfriar os ânimos dos mais esquentados, terá que ser ele agora o ponderado, com parcimônia e paciência.

Do ano do vereador José fi cam

exemplos. Claro, sem dúvida nenhu-ma exemplos... uns serem seguidos e outros como alertas (sessões no interior e plantões das farmácias). Ano de imposições de presidente, autonomia. Ano de novidades.

- Já do Poder Executivo, de 2010 fi cam várias execuções, realização: estrada da Cilada, asfalto na Osval-do Cruz e realizações culturais são as mais aparentes e presentes. Tam-bém os planos para 2011: conclusão da creche, posto de saúde e calça-mento pra Esquina Beck. Ainda tem as difi culdades reclamadas: falta de médico talvez a principal, mas, tam-bém, alguma coisa de carência no esporte.

- No mais, vamos peleá junto pra que em 2011 os planos sejam realizados e que tenhamos toda fe-licidade do mundo! Feliz Natal!

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

era piá haviam duas regras básicas

no futebolismo pra-ticado na quadra do

Colégio: 1 - o dono da bola sempre tinha uma boca; 2 - um era sempre o rei (geralmente por que era o maior e o mais forte e por isso se impu-nha), ele quem mandava, escolhia os melhores pro seu time e se naum pudesse ser ele o rei, entaum ele não brincava junto.

Pois é, pensava eu que isso só acontecia nas alegres e descompro-missadas brincadeiras de piá. Mas não, essa semana presenciei aqui na Vila um fato parecido. Gaúcho tope-tudo, que era acostumado a impor-se como rei, foi podado por decisões de-mocráticas e por consequência saiu do time e não brincô mais...

na Net...

de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Laci Cabeleireira

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: Tempo Agora

122º Grêmio - aeeeeeee - O Mazembe só não é melhor que o Grêmio, quando bota 91 timess entre eles

Page 11: Edição dia 24 de dezembro de 2010

Lazer 24 de dezembro de 2010 11

SAGITÁRIO - De nada adianta a ansiedade exa-cerbada. Cada vez que

você perde o controle em coisas sim-ples acaba colocando em risco os grandes projetos. Evite muita expec-tativa. Simplifique. Esta é a meta.

CAPRICÓRNIO - Cada vez que você dá um passo cla-ro e objetivo, várias portas

são abertas em seu caminho. Perceba as pessoas à sua volta; algumas delas possuem o firme propósito de fornecer ajuda e incentivo neste momento.

AQUÁRIO - Dê preferên-cia aos projetos com rápido retorno, tanto de satisfação

pessoal quando de retorno material. Você é altruísta por natureza. Mas não deixe de pensar no futuro e o quanto pode tirar do presente, que é de construção.

PEIXES - Nisso é o que dá um sabor todo especial às suas conquistas. Não é necessário

um esforço muito grande para perceber onde existem novas possibilidades de sucesso. Sua mente é extremamente poderosa para criar situações benéfi cas. Afaste o pessimismo. Coragem.

.LEÃO - Sua capacidade de compreensão está agu-çada e os sentimentos atin-

gem um excelente nível. É momento de crescimento em que as bases de fantásticos projetos serão sedimenta-das. Boa sorte.

VIRGEM - Reforce os laços de amizade, participando de encontros sociais. Nem tudo

é trabalho e mundo profi ssional. Sua dinâmica requer participação, troca e cumplicidade. Um pouco de carinho será muito bem-vindo neste momento.

LIBRA - Aqui está sua grande chance, perceba as possibilidades à sua volta

e lance a ofensiva. É necessário um firme propósito para conquistar esses objetivos. Vá em frente sem receios. o sucesso será garantido.

ESCORPIÃO- Éfundamen-tal uma boa compreensão de todas as suas possibi-

lidades, profissionais, familiares e emocionais. Esta é a fase perfeita para planejar o futuro. Sua determinação e capacidade de avaliação são imensas. Lembre-se disso.

ÁRIES - Perceba bem o ambiente ao redor antes de uma ação, quais são os

pontos favoráveis ou desfavoráveis. Esta cautela trará a oportunidade correta para aproveitar melhor seu potencial. Não des-perdice seu talento. Concentre-se.

TOURO - Crie situações favoráveis à sua volta e pro-cure a harmonia ao lado da

família e de amigos. É importante discer-nir com quem você pode realmente contar nos momentos críticos. Calma e paciência são recomendadas.

GÊMEOS - É hora de utilizar este recurso natu-ral ao máximo. Não perca

seu tempo com projetos mirabolantes. Seja prática. Várias situações come-çam a apresentar resultados no seu ca-minho e fi nalizá-las será a meta.

CÂNCER - . Este é um momento de boas oportu-nidades, desde que esteja

atenta e segura de si. Afaste-se de pessoas negativas nos próximos dias. Você está sensível a este tipo de ener-gia, portanto, é melhor não facilitar. No amor, incentive a cumplicidade.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes1 kg de carne de cordeiro (picada) fritar bem está car-

ne e em seguida acrescentar / 1 cebola / 1 tomate 1 alho picado. Misture bem com 3 colheres de massa

de tomate. E ainda depois acrescentar1 xícara de molho de soja / 1 colher de farinha de trigo1 copo de vinho tinto / 1 copo de caldo de carnedissolva 1 tablete de caldo em um copo de água morna) A parte: Faz-se o molho de queijo ½ litro de leite300g de queijo / 1 colher de farrinha de trigo1 xícara (café) de azeite de olíviaModo de PreparoLevar esta mistura ao fogo em uma panela e mexendo

sempre até engrossar. Como montar: Em um refratá-rio colocar a carne frita, já pronta com todos os ingre-dientes, inclusive já misturando o molho de queijo a este molho de carne. Depois coloque queijo fatiado por cima da mistura. Ainda se preferir coloque batata pa-lha. Em seguida leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos ou até que derreta o queijo fatiado. Sirva em seguida, acompanhado com arroz branco.

Ovelha Escabelada

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

MINISTÉRIO PÚBLICO - RS39 vagas para assessor, níver su-perior, remuneração de até R$ 7.470,64. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/02 pelo site www.mp.rs.gov.br/concurso

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTIAGO - RS26 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º, 3º grau, remuneração de até R$ 1.871,96. As inscrições podem ser feitas até o dia 05/01 pelo site www.objetivas.com.br

BRIGADA MILITAR - RS528 vagas para soldado PM tem-porário, nível 1º grau. As inscrições podem ser feitas até o dia 18/01, maiores informações pelo site www.brigadamilitar.rs.gov.br

UFRGS12 vagas para professores, nível superior, remuneração de até R$ 7.333,67. As inscrições podem ser feitas até o dia 03/01, pelo site www.ufrgs.br

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Dicas de FilmesADRENALINA EM BANGKOKGênero:Comedia

Sinopse: O Quatro mochileiros che-gam na Tailândia para festas e bebi-das. Um jogo de azar vai mal e com as suas vidas na linha de frente, desesperadamente decidem seques-trar uma filha de bilionários. As coisas dão errado quando seu “pai” não joga bola e prefere utilizar o sequestro para promover seus pró-prios interesses

O Aprendiz de FeiticeiroGênero: Aventura

EclipseGênero: Romance

Os MercenáriosGênero: Ação

Trovão NegroGênero: Ação

Peru Apressado com Arroz de Fim de AnoIngredientesum quilo e meio de carne de peru / meia xícara de molho

de soja / meio copo de vinho branco / um pacote de creme de cebola em pó / 1 lata de pêssegos em calda / 2 dentes de alho / 1 cebola / 2 xícaras de arroz / 4 xícaras de água / 50g de nozes / 3 colheres (sopa) de passas de uva / 100g de champignon / 2 colheres (sopa) de salsinha / azeite para refogar

Modo de Preparo Corte o peru em pedaços e deixe de molho no vinho branco

por alguns minutos. Arrume os pedaços de peru em uma forma. Passe o molho de soja em todos os pedaços e depois o creme de cebola em pó. Espalhe os pêssegos pela forma, entre os pedaços de peru e acrescente um pouco da calda dos pêssegos. Leve a for-ma para o forno preaquecido por, aproximadamente, 40 minutos. Forno médio. Na metade do tempo, acrescente mais calda por cima dos pedaços de peru. Isso vai ajudar a deixá-los bem doura-dos. Nos minutos fi nais prepare um arroz para acompanhar. Frite a cebola e o alho em um pouco de azeite. Junte o arroz e deixe fritar um pouco também. Adicione a água, misture e tampe a panela. Espere cozinhar por 15 minutos ou até o arroz fi car macio. Neste momento acrescente as nozes picadas, as passas, o champignon em pedaços e a salsinha bem picada. Misture com cuidado, acerte o sal e sirva o arroz de fi m de ano com o peru apressado.

PerigosasGênero: Ação

Shrek Capítulo FinalGênero: Comédia

Velocidade MortalGênero: Ação

A Batalha dos Três ReinosGênero: Aventura

PERÍODO DE FÉRIAS

Na próxima semana não haverá cirucula-ção do jornal. A pró-xima edição será dia 4 de janeiro. No mês de janeiro as edições do jornal serão nos dias 4, 21 e 28.

Page 12: Edição dia 24 de dezembro de 2010

24 de dezembro de 2010

Page 13: Edição dia 24 de dezembro de 2010
Page 14: Edição dia 24 de dezembro de 2010
Page 15: Edição dia 24 de dezembro de 2010
Page 16: Edição dia 24 de dezembro de 2010