Edição do dia 02/06/2010

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010 / ANO IIII / N° 418 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER * ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE * Gil Cutrim apresenta balanço financeiro da Prefeitura PÁGINA 3 Em audiência pública realizada na última segunda-feira (31), o vice-prefeito Gil Cutrim (PSL) apresentou o balanço contábil e financeiro da Prefeitura de São José de Ribamar, refe- rente ao primeiro quadrimestre deste ano. Gil Cutrim representou o prefeito Luis Fernando Silva (DEM) no evento, realizado no plenário da Câmara Municipal de Ribamar. Hoje último dia da vacinação contra a nova gripe PÁGINA 4 A campanha de vacinação contra a nova gripe deve terminar nesta quarta-feira (2) com o fim do prazo para adultos entre 30 e 39 anos se imunizarem, além de crianças entre 2 anos de idade e 4 anos e 11 meses. Qual deles teve melhor desempenho como prefeito de São Luís? Jackson Lago Vote na enquete acessando www.oquartopoder.com João Castelo Tadeu Palácio “SÃO LUÍS NOIADA” FORQUILHA VIRA CRACOLÂNDIA RIBAMAR São Luís, a exemplo de São Paulo, também tem uma cracolândia - por de- rivação de crack - é uma denomina- ção popular para uma região no cen- tro da cidade de São Paulo, onde his- toricamente se desenvolveu intenso tráfico de drogas e prostituição. De um lado, uma pousada (espécie de motel barato), do outro, um trailer que vende bebidas alcoólicas e cigarros, até altas horas. Este é o território livre, em São Luís, para o encontro de traficantes, prostitutas e viciados em crack. A craco- lândia ludovicense fica a poucos metros de uma igreja evangélica, bem próxima ao retorno do bairro Forquilha. PÁGINA 2

description

Jornal O Quarto Poder

Transcript of Edição do dia 02/06/2010

Page 1: Edição do dia 02/06/2010

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010 / ANO IIII / N° 418 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTOPODER

* ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE *

Gil Cutrim apresenta balançofinanceiro da Prefeitura

PÁGINA 3

Em audiência pública realizada na última segunda-feira (31), o vice-prefeito Gil Cutrim(PSL) apresentou o balanço contábil e financeiro da Prefeitura de São José de Ribamar, refe-rente ao primeiro quadrimestre deste ano. Gil Cutrim representou o prefeito Luis FernandoSilva (DEM) no evento, realizado no plenário da Câmara Municipal de Ribamar.

Hoje último dia davacinação contra

a nova gripe

PÁGINA 4

A campanha de vacinação contra a novagripe deve terminar nesta quarta-feira (2)com o fim do prazo para adultos entre 30 e39 anos se imunizarem, além de criançasentre 2 anos de idade e 4 anos e 11 meses.

Qual deles teve melhordesempenho como

prefeito de São Luís?

Jackson Lago

Vote na enquete acessandowww.oquartopoder.comJoão CasteloTadeu Palácio

“SÃO LUÍS NOIADA”

FORQUILHA VIRACRACOLÂNDIA

RIBAMAR

São Luís, a exemplo de São Paulo,também tem uma cracolândia - por de-rivação de crack - é uma denomina-ção popular para uma região no cen-tro da cidade de São Paulo, onde his-toricamente se desenvolveu intensotráfico de drogas e prostituição.

De um lado, uma pousada (espécie demotel barato), do outro, um trailer quevende bebidas alcoólicas e cigarros, atéaltas horas. Este é o território livre, emSão Luís, para o encontro de traficantes,prostitutas e viciados em crack. A craco-lândia ludovicense fica a poucos metrosde uma igreja evangélica, bem próximaao retorno do bairro Forquilha. PÁGINA 2

Page 2: Edição do dia 02/06/2010

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lon Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Na Rádio TNa Rádio TNa Rádio TNa Rádio TNa Rádio Timbira AM 1290imbira AM 1290imbira AM 1290imbira AM 1290imbira AM 1290das 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Todos os sábadosodos os sábadosodos os sábadosodos os sábadosodos os sábados

PPPPPrrrrrograma A Hora da Vograma A Hora da Vograma A Hora da Vograma A Hora da Vograma A Hora da Verdadeerdadeerdadeerdadeerdadecom Rildo Azevedocom Rildo Azevedocom Rildo Azevedocom Rildo Azevedocom Rildo Azevedo

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filhounigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha avida eterna. João 3:16

Retorno da Forquilha viracracolândia em São Luís

Por Udes Filho

São Luís, a exemplo deSão Paulo, também tem umacracolândia - por derivação decrack - é uma denominaçãopopular para uma região nocentro da cidade de São Pau-lo, onde historicamente sedesenvolveu intenso tráfico dedrogas e prostituição.

De um lado, uma pousa-da (espécie de motel bara-to), do outro, um trailer quevende bebidas alcoólicas ecigarros, até altas horas.Este é o território livre, emSão Luís, para o encontro detraficantes, prostitutas e vi-ciados em crack. A cracolân-dia ludovicense fica a poucosmetros de uma igreja evan-gélica, bem próxima ao re-torno do bairro Forquilha.

De segunda a segunda, otrafico de crack e a prostitui-ção acontecem normalmen-te, na cracolândia local. Sãojovens que vendem crack ouse prostituem para poderpagar o vício. Tudo issoacontece aos olhos de quemquiser ver, à beira da estra-da de São José de Ribamar.

Nossa equipe de reporta-gem conversou com AdrianaGomes da Silva, viciada emcrack, de 31 anos, que rela-tou ter conhecido a droga háapenas seis meses, por inter-médio de um namorado. Se-gundo Adriana, o crack é opróprio demônio. Ela contouque tinha um carro popular eque era funcionária públicaestadual, mas que acabou

perdendo tudo por conta dovício. “Teve um dia em quenão consegui mais ir ao tra-balho, comecei a usar crack24 horas por dia, vendi meucarro e fumei tudo”, disseAdriana.

As viciadas da cracolan-dia têm entre 20 e 35 anos,todas se prostituem, algumaspegam a droga para revendere, assim, sustentar o vicio.Quem revende o crack, nacracolandia, corre o risco deconsumir a droga toda e setornar refém dos traficantes.Para saldar as dívidas como tráfico, alguns viciados re-correm a assaltos e arrom-bamento de veículos, nasproximidades das Chopperi-as do bairro Forquilha. O cli-ma entre os viciados é demuita tensão, discutem porqualquer coisa, e constan-temente se agridem.

As autoridades têm co-nhecimento da existência dacracolândia no retorno daForquilha, mas, entretanto,nada de efetivo é feito paracoibir o tráfico e o consumode crack no local. Viaturasda Polícia Militar passam emfrete à cracolândia, mas, ra-ramente, fazem algumaabordagem. A falta de umpoliciamento repressor fazcom que o retorno da For-quilha se torne um verdadei-ro território livre para a ven-da e o consumo do crack.

Aumento da criminalidadePor ser uma droga de pre-

ço baixo e ter efeito de curtaduração, os viciados querem

sempre mais. A necessida-de de sempre precisar con-sumir mais da droga, acabalevando o usuário a fazerqualquer coisa para conse-guir mais crack, de peque-nos furtos a crimes maissérios. A chegada do cracka São Luís, coincide com oaumento dos assaltos segui-dos de morte, na capital.

Destruição da famíliaViciados em crack já são

a maioria nas clínicas paradependentes químicos, e onúmero de usuários da droganão para de crescer.

Em São Luís, muitas fa-mílias vivem o mesmo drama.A droga destrói a vida dos fi-lhos, das mães e de todos osparentes. De acordo com amãe de um dos usuários, porcausa do entorpecente, o fi-lho fica agressivo. Ele preci-sou vender tudo o que tinha,até a roupa do corpo, paramanter o vício.

Em muitos casos, a inter-nação e o tratamento médiconão são suficientes para re-solver o problema.

Deputado contra o crackO deputado Chico Leitoa

(PDT), integrante da Comis-são de Segurança Pública eCidadania, defendeu, na quin-ta-feira (27), que a Assem-bleia Legislativa se engaje naluta contra o avanço do crackno país. Ele informou que estáfazendo estudos e ouvindoespecialistas para apresentarum programa de enfrentamen-to da droga e adiantou queuma das ações terá o objeti-vo de evitar que crianças te-nham acesso ao crack.

O crack está dizimando ajuventude do Brasil. A coisa émuito mais grave do que estáparecendo. As mães deses-peradas vendo os filhos ven-dendo televisão, empenhandobicicleta, fazendo todo tipo denegociação para comprar ocrack, declarou.

Combate nacional ao crackAté o fim do mandato, o

combate ao crack deve ser aprioridade de Lula. R$ 410

milhões previstos no PlanoIntegrado para Enfrenta-mento do Crack, serão in-vestidos no treinamento deprofissionais da rede públi-ca de saúde e assistênciasocial para tratamento deusuários e famílias.

Segundo Lula, o planotambém prevê a reinserçãosocial e ocupacional dos ex-usuários. O presidente dis-se que o crack ‘ é uma dro-ga nova, devastadora’, quepor ser muito barata alcan-ça muitos usuários e que ogoverno precisará do apoiode estados, municípios e dasociedade civil para enfren-tar o problema.

Conhecendo a drogaO crack deriva da planta

de coca, é resultante da mis-tura de cocaína, bicarbonatode sódio ou amônia e águadestilada, resultando emgrãos que são fumados emcachimbos.

O surgimento do crackse deu no início da décadade 80, o que possibilitou seufumo foi a criação da base decoca batizada como livre.

O consumo do crack émaior que o da cocaína, poisé mais barato e seus efeitosduram menos. Por ser esti-mulante, ocasiona dependên-cia física e, posteriormente,a morte por sua terrível açãosobre o sistema nervoso cen-tral e cardíaco.

Devido à sua ação so-bre o sistema nervoso cen-tral, o crack gera acelera-ção dos batimentos cardí-acos, aumento da pressãoarterial, dilatação das pupi-las, suor intenso, tremores,excitação, maior aptidão fí-sica e mental. Os efeitospsicológicos são euforia,sensação de poder e au-mento da auto-estima.

A dependência se cons-titui em pouco tempo no or-ganismo. Se inalado juntocom o álcool, o crack aumen-ta o ritmo cardíaco e a pres-são arterial o que pode levara resultados letais.

ABaetawww.oquartopoder.com/sherlock

SHERLOCKDESORGANIZAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE CASTELONa edição de ontem do jornal Extra, muita gente se es-

pantou com um buraco de meia página, com a seguinte expli-cação: espaço reservado para divulgação do São João da Pre-feitura de São Luís. Por telefone, um dos diretores do Extra,Nelson Nogueira, explicou que a agência Clara Comunicação,responsável pela conta da prefeitura, teria telefonado e reser-vado o espaço publicitário. Acontece que, por ordem do secre-tário de Comunicação do prefeito João Castelo, Edwin Jinkin-gs, a publicidade no Extra, teria sido cancelada. Detalhe, aClara Comunicação esqueceu-se de avisar à direção comerci-al do matutino. O diretor Nelson Nogueira não quer nem saberde quem é a culpa. A fatura será cobrada, afirma Nogueira.

PRESSÃO AO O QUARTO PODERAo jornal O Quarto Poder, foi sugerido, por uma pessoa liga-

da à comunicação da prefeitura de São Luís, que uma enquetepromovida pelo portal OQUARTOPODER.COM, questionando aatuação de Jackson Lago, Tadeu Palácio e João Castelo à frenteda prefeitura de São Luís, fosse retirada do ar. Caso a direção deO Quarto Poder não acatasse a sugestão, o jornal impresso OQuarto Poder não receberia mais publicidades da gestão Caste-lo. Claro que o diretor geral não aceitou a chantagem.

CASTELO SEM ASSESSORIANão será tentando chantagear as redações dos jornais lo-

cais, que o prefeito João Castelo conseguirá melhorar a imagemdiante dos eleitores da capital. Falta ao prefeito de São Luís, umaassessoria de verdade. Imprensa boa não é aquela bajuladora. Averdadeira imprensa mostra a verdade e serve de base para queos governantes observem seus erros e busquem consertá-los.

CASTELO NÃO É RUIM, MAS…O prefeito João Castelo até que tenta. O tucano entrou

com muita empolgação, mas deixou que assessores e algunssecretários prejudicassem o seu governo. Ainda há tempo paramudanças radicais, que possibilitarão uma melhor avaliaçãodesta gestão João Castelo. Tudo dependerá das atitudes ad-ministrativas do prefeito de São Luís.

TRISTEZA ENTRE OS HOLANDAO neto do deputado Edivaldo Holanda (PTC), filho do verea-

dor Edivaldo Holanda Junior, faleceu ontem (1º), antes do nasci-mento. Holanda estava muito ansioso com a chegada do seuprimeiro neto. A coluna se solidariza com os dois Holanda.

HELUY E O QUÓRUM MÍNIMOA deputada Helena Barros Heluy (PT) reagiu com surpresa ao

resultado da votação – 11 votos contra; 10 a favor e 20 ausências –dadas a seu Projeto de Resolução que reduzia de oito para quatroparlamentares o quórum mínimo para abertura das sessões ordi-nárias, na Assembleia Legislativa. O projeto permitia também queesse quórum mínimo garantisse o despacho de matérias pela MesaDiretora. A proposta pretendia adequar o Regimento da Assem-bleia ao da Câmara dos Deputados, que permite a abertura desessão ordinária com um décimo dos parlamentares.

Depois de parabenizar os parlamentares que, segundo ela, “en-tenderam o sentido do projeto de resolução”, Helena falou da “extre-ma estranheza da manifestação quase que unânime do Bloco Par-lamentar Democrático contrário ao projeto”. Lembrou que o líder doBPD apresentou emenda para aprimorar o projeto de resolução.

LEITOA CONTRA O CRACKO deputado Chico Leitoa (PDT) defendeu ontem, a aprova-

ção de projeto de sua autoria, que visa tornar obrigatória aexibição de filmes publicitários antes do início das sessões decinemas no Maranhão, esclarecendo as consequências dasdrogas. O filme deverá ser elaborado sobre a supervisão técni-ca de uma equipe multidisciplinar da Secretária de Saúde doEstado e da Educação. De acordo com Leitoa, se aprovada, alei tem por objetivo ocupar mais um espaço de divulgação,enfocando os prejuízos causados pelos entorpecentes, princi-palmente nesse momento em que surgem novas salas de ci-nema em São Luís e estas passam a ser muito freqüentadas.

Page 3: Edição do dia 02/06/2010

3RIBAMARSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com/ribamar

Em audiência pública re-alizada na última segunda-fei-ra (31), o vice-prefeito Gil Cu-trim (PSL) apresentou o ba-lanço contábil e financeiro daPrefeitura de São José de Ri-bamar, referente ao primeiroquadrimestre deste ano.

Gil Cutrim representou oprefeito Luis Fernando Silva(DEM) no evento, realizado noplenário da Câmara Municipalde Ribamar. Está foi a 16ª vezque a administração Luis Fer-nando, em audiência públicapromovida na Câmara, deta-lhou ao povo ribamarensecomo e onde o dinheiro públi-co está sendo empregado.

“São ações como estaque diferenciam a administra-ção Luis Fernando das outrasque passaram por Ribamar. Ovice-prefeito Gil Cutrim fezuma explanação clara e obje-tiva e ainda nos deu a oportu-nidade de fazer questiona-mentos. Esta é mais uma ati-tude que demonstra transpa-rência de uma administraçãoque governa com o povo epara o povo”, avaliou o univer-sitário Josias Ribeiro, moradorda Sede do município.

Gil Cutrim explicou queSão José de Ribamar estácom todas as contas equili-bradas, inclusive os gastoscom pessoal, e obedecendoos limites estabelecidos pelaLei de Responsabilidade Fis-cal. “O equilíbrio das contasdemonstra a responsabilida-de que o prefeito Luis Fernan-do tem para com o dinheiropúblico”, frisou.

Ele ressaltou que, apesardas dificuldades financeiraspelas quais passam todos osmunicípios brasileiros, princi-palmente em função da que-da do repasse do Fundo deParticipação dos Municípios,em São José de Ribamar di-versas obras continuam sen-do executadas, nunca houveatraso nos salários dos funci-onários nem demissões e, tãopouco, problemas com forne-cedores, como aconteceu emoutros municípios maranhen-ses e brasileiros.

Gil Cutrim destacou atransparência da administra-ção ribamarense, que foi umadas primeiras do Maranhão adisponibilizar suas contas noPortal da Transparência.

Ele ressaltou, ainda, aparceria, respeitosa e pauta-da na independência, entre aPrefeitura e a Câmara Muni-cipal. “Os vereadores têm re-presentado muito bem opovo de Ribamar. Trabalhamcom independência e lutan-do por melhorias para todosos bairros do município”.

O vereador Nonato Lima(PP), líder do Governo na Câ-mara, fez questão de lembrar

Gil Cutrim apresenta balançofinanceiro da Prefeitura

que foi o prefeito Luis Fernan-do o primeiro administradorde São José de Ribamar quese preocupou em prestar con-tas de suas ações perante osvereadores e a população.

“Medidas como estamostram a responsabilidadedo prefeito com o dinheiropúblico e possibilita que osvereadores fiscalizem maisde perto os gastos da Pre-feitura”, afirmou.

Gil Cutrim fez uma explanação clara e objetiva e mostrouque as contas da Prefeitura estão equilibradas

Vereador sugereconstrução de um

‘Viva’ em JussatubaO vereador Artur Lurine

(PDT) sugeriu ao Executivo,por meio de uma Indicação,a construção de um “Viva”na comunidade de Jussatu-ba. Para o vereador, os mo-radores desta área precisamter um espaço de lazer. “Es-tamos pedindo o benefícioem nome dos moradores deJussatuba”, defendeu.

RIBAMAR

Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR

UNIÃO DE MORADORES DO BAIRRO DA AURORA – UMBAFundação: 14 de junho de 1970 - CNPJ: 05.480.645/0001 – 92

Endereço da sede Social: Rua Alto da Paz, nº 590-A, Bairro da Aurora

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Diretoria da União de Moradores do bairro da Aurora – UMBA,neste ato representada pelo seu Presidente, José Francisco dos Santos,Brasileiro, Casado, Residente e domiciliado na Rua Alto da Paz, Nº 96 –Aurora, CPF 215.718.803-72 e RG 118344499-8, de acordo com o Estatu-to e o Regimento Interno, convoca todos os associados, em pleno gozode seus direitos sociais e estatutários, para participarem de uma Assem-bléia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 17 de junho de 2010, às19:00 horas, em primeira convocação, na sua sede social, sito à Rua Altoda Paz, nº 590-A, Bairro da Aurora, para tratar da seguinte ordem do dia:

Informes Gerais;Discutir e aprovar a taxa social de contribuição trimestral para o

associado.

São Luís, 10 de maio de 2010.

José Francisco dos Santos

Presidente

CIUMEIRA E POLÊMICAUma ciumeira por conta de um projeto de lei sobre o nome

de logradouro, em São José de Ribamar, vem provocando po-lêmica entre dois vereadores.

QUEM É O PAI DA CRIANÇA?Tem parlamentar (?) querendo ser o pai da criança, depois

que o seu colega apresentou a propositura. Mandou até umcerto parente dizer que a matéria já existia. É falta de iniciati-va. Detalhe da charada: o camarada se diz líder!

“ARROCHA POVO”Os líderes da Oposição continuam a batucada contra Luís

Fernando. No ritmo de “arrocha povo”, eles pretendem colocara população contra o prefeito. E garantem que vão mostrar asdiversas falhas cometidas pela gestão do democrata.

THE FLASHUm usuário do posto médico de São José dos Índios, nas

proximidades da estrada de Ribamar, vai ligar para o livro dosrecords. Um (a) médico (a) chegou às 14h e às 15h30, já tinhaatendido 16 pacientes.

LISTA NEGRAOs nervos estão à flor da pele em São José de Ribamar,

onde uma lista com os nomes de envolvidos em fraude circulade mão em mão. Assim que chegar a nossas mãos, os fatosserão apurados e devidamente publicados.

SEM IDENTIDADEVereador da Oposição vota com governo, elogia a adminis-

tração e diz que continua na oposição, na verdade o parlamen-tar anda tendo uma crise de identidade.

RESPONDEU NA LATAEm resposta à reportagem sobre a falta de infraestrutura

no Tijupá Queimado, publicada recentemente no Jornal O Quar-to Poder, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernandodisse que as críticas da oposição não são construtivas e simeleitoreiras. Nos fizemos e continuamos fazendo, não só porTijupá como em toda a Ribamar, arrematou Luís Fernando.

COPA DO MUNDOQuando os bancos mudam o horário de funcionamento das

agências é porque o país todo irá parar mesmo. Isso aconte-cerá durantes os jogos do Brasil na Copa do Mundo. O mes-mo deve acontecer em algumas empresas. Já quem trabalhano comércio, não deverá ter o mesmo privilégio.

ESNOBANDO RECLAMAÇÃOUma leitora da coluna denuncia que uma empresa de trans-

portes, que faz linha para São José de Ribamar, esnobou areclamação que ela fez sobre objetos que sumiram de suamala após uma viagem para o município. Ela diz que só perce-beu a falta dos abjetos ao chegar em casa.

CONSUMIDOR SEM RESPOSTAA leitora, naturalmente, ficou indignada, pois disse que não

poderia abrir sua mala e vasculhá-la no meio da rua para con-ferir se chegou tudo normalmente. A empresa ignorou e nãotomou uma atitude. Mesmo enviando e-mail para a direção daempresa e ligando para o atendimento ao consumidor nãoobteve nenhuma resposta que pudesse lhe ajudar.

FESTEJOS JUNINOSOs festejos juninos de São José de Ribamar deveram co-

meçar no próximo dia 19 de junho. A festa promete atrair mi-lhares de pessoas para a cidade balneária. Várias atrações jáforam confirmadas.

Enquete elegerá o vereador mais atuantedo município de São José de Ribamar

O portalOQUARTOPODER.COM/RI-BAMAR promove um levanta-mento sobre as matérias apre-sentadas pelos parlamenta-res de São José de Ribamar,nos primeiros meses de 2010,a idéia é fazer um registro dosvereadores mais atuantes ecomparar com os resultados

da enquete que está sendopublicada aqui no portal. Osinternautas podem votar e co-mentar a enquete.

Nota da redaçãoApós os resultados, a re-

dação do Sistema O QuartoPoder de Comunicação deveráencaminhar correspondência àCâmara para que os 11 parla-

mentares da Casa do Povo to-mem conhecimento da opiniãopopular. Os mais votados de-verão receber Certificado deHonra ao Mérito, produzido peloJornal O Quarto Poder.

Não deixem de votar, obri-gado. Em sua opinião, qualvereador de São José de Ri-bamar é mais atuante?

Associação dos moradoresé de utilidade pública

Já se encontra trami-tando nas comissões te-mát icas da Câmara deSão José de Ribamar, pro-jeto de lei de autoria davereadora Marlene Mon-roe (PTB), que declara deutilidade pública a Asso-ciação dos Moradores doCohatrac V. O projeto de-verá ser apreciado em vo-tação na próxima sessão.

COHATRAC V

Vereador Artur Lurine (PDT) Vereadora Marlene Monroe

As belezas naturais domunicípio e do Maranhão fo-ram divulgadas junto àsagências e operadores deturismo de São Paulo, jor-nalistas especializados,além do público que com-pareceu ao evento.

O município de SãoJosé de Ribamar foi um dosdestaques da caravana ma-

Ribamar é destaque no Salão Nacional de Turismoranhense que participou do5º Salão Nacional de Turis-mo, evento realizado noCentro de Exposição doAnhembi, em São Paulo, eque foi encerrado neste úl-timo domingo.

Ao longo de cinco dias(o Salão foi aberto no dia26), técnicos da SecretariaMunicipal de Turismo de Ri-

bamar (SEMTUR), acompa-nhados de representantesda Secretaria de Estado doTurismo, divulgaram as po-tencialidades turísticas dacidade e do Maranhão jun-to às agências e operado-res de turismo de São Pau-lo, jornalistas especializa-dos, além do público quecompareceu ao evento.

Page 4: Edição do dia 02/06/2010

FOTO DO DIA

PIADA

GERAL4 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Frango DouradoIngredientes1 kg de coxas e sobreco-

xas de frango, 3 tabletes decaldo de galinha, 4 colheresde azeite de oliva, 3 dentesde alho, 1 pitada de pimentado reino, 50 g de queijo par-

BRIGA DE GALONuma cidadezinha do interior estava acontecen-

do uma briga de galo, atividade comum na região.Um belo dia um homem vê aquela cena e resolve

apostar na briga. Olha para um canto e vê um caipirasentado, mascando um pedacinho de mato, bem aten-to a briga de galos.

O homem foi pedir ajuda ao caipira, achandoque ele saberia qual galo iria ganhar.- Caipira? Qual galo ai é bom? O branco ou o Preto?O caipira pensa e responde:- O bom é o branco!O homem foi lá e apostou tudo o que tinha,crente de que iria sair dali rico.Começa a briga, os galos estão se pegando,passado uns 5 minutos acaba a luta, o galo bran-

co estava esticado no chão, sem condições nem delevantar.O homem desesperado por perder tudo foiperguntar ao caipira:- Você não me disse que o galo branco era bom?O caipira responde:- O galo branco é bom, mas o preto é MAAAUUU...

CHOKITO!!Como se faz para ganhar um chokito??Coloca o dedito na tomadita.

Lula: 'Israel não tinhadireito de fazer o que fez'

Com a proximidadede inicio do

CampeonatoMundial de Futebol,

o Inmetro estádesenvolvendo aOperação BolaCheia, que será

realizada a partirdesta quarta-feira(2), em São Luís,pelo Instituto de

Metrologia eQualidade

Industrial doMaranhão (Inmeq).

Loteria: últimos resultados HORÁRIO DO FERRY BOATServi Porto

São Luís/Cajupe

08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

mesão ralado, 4 colheres desopa de orégano, 1 copo deágua (200ml)fervendo

Modo de PreparoLave bem os pedaços de

frango passando água quentee limão. Reserve.

Amasse os caldos de gali-nha e o alho, junte a pimentado reino e o azeite.

Esfregue essa mistura nospedaços de frango e arrumenuma assadeira ou refratário.

Jogue por cima o queijo rala-

do c/o orégano e leve ao fornoquente por 15m para dourar.

Depois acrescente a águaquente e deixe mais 40 minu-tos até a água secar um pou-co e deixar um caldinho gros-so bem saboroso.

O presidente Luiz InácioLula da Silva condenou nestaterça-feira (1º) o ataque de tro-pas de Israel em águas inter-nacionais contra um comboiode navios de ajuda humanitá-ria aos palestinos.

“O diálogo é a melhor for-ma de resolver os conflitos,

não atirando como Israel ati-rou ontem em um barco turcoque ia levar comida para Fai-xa de Gaza, um barco queestava em águas internacio-nais”, disse Lula durante odiscurso realizado em visita àfábrica da Volks no ABC.

Em conversa com jorna-

listas após o evento, o presi-dente voltou a criticar a abor-dagem militar que resultou namorte de ao menos 9 pesso-as. “Obviamente o presidenteda República tem que ter to-das as informações necessá-rias para poder se pronunci-ar. As informações são de queo bombardeio foi feito emáguas internacionais e que,portanto, Israel não tinha di-reito de ter feito o que fez.Vamos esperar que haja me-lhores investigações”, disse.

"Eu sinceramente estouconvencido de que não é o usode armas que vai garantir apaz. O que vai garantir a pazé muito diálogo, muito inves-timento em comida para aca-bar com a fome dos paísesmais pobres do mundo. Acho

que os dirigentes precisamaprender a dialogar mais", afir-mou o presidente.

Na segunda-feira, o mi-nistro das Relações Exteri-ores, Celso Amorim, tam-bém já havia manifestado aposição do Brasil contráriaà ação militar.

A ativista brasileira IaraLee estava no navia atacado.Em entrevista por telefone aocorrepondente da TV GloboAri Peixoto, ela disse que osativistas já esperavam algu-ma confrontação com tropasde Israel que queriam impe-dir a chegada da ajuda huma-nitária a Gaza, mas nãoquando ainda estavam emáguas internacionais. "Elesentraram e começaram a ati-rar nas pessoas."

Médicos israelenses carregam ferido após ataque (31/5)

Trabalhador que não sacou abonotêm até o dia 30 para receberA Caixa informou que

614.395 trabalhadores têmaté 30 de junho de 2010 parasacar o abono salarial do Pro-grama de Integração Social(PIS) de R$ 510. O número re-presenta 4,2% do universo dosbeneficiários. O banco já regis-trou o pagamento a 13,9 mi-lhões de trabalhadores, em umvolume de R$ 6,4 bilhões, du-rante o exercício 2009/2010.

Os trabalhadores que ain-da não receberam o benefíciopodem retirar o abono salari-al ou os rendimentos do PIScom o Cartão do Cidadão esenha nas máquinas de au-toatendimento, nas casaslotéricas e nos correspon-dentes Caixa Aqui, inclusive

em fins de semana. Quemnão tem o Cartão do Cida-dão deve procurar uma agên-cia da Caixa e levar docu-mento de identidade e com-provante de inscrição no PIS.

O abono salarial é pagocom recursos do Fundo deAmparo ao Trabalhador (FAT) ea gestão do programa é feita peloMinistério do Trabalho e Empre-go. Os rendimentos do PIS sãopagos com recursos do Fundode Participação do PIS/Pasep.

Tem direito ao abono o tra-balhador cadastrado no PISou no Pasep até 2004, quetenha trabalhado pelo menos30 dias, consecutivos ou não,no ano de 2008, com carteiraassinada por empregador con-

tribuinte do PIS/Pasep. Outraexigência é que tenha recebi-do, em média, até dois salá-rios mínimos mensais e cujoempregador tenha informadocorretamente seus dados deemprego na Relação Anualde Informações Sociais(Rais) do ano-base 2008.

No caso dos rendimentos,tem direito ao saque o traba-lhador que foi cadastrado noPIS/Pasep até o dia 4 de ou-tubro de 1988 e que tenha sal-do de quotas do PIS. O paga-mento obedece ao mesmocalendário do abono salarial.

Os trabalhadores podemesclarecer suas dúvidas pelotelefone 0800-726-0101 ou nosite www.caixa.gov.br.

Campanhade vacinação

contra anova gripe

TERMINA HOJE

A campanha de vacinaçãocontra a nova gripe deve termi-nar nesta quarta-feira (2) com ofim do prazo para adultos entre30 e 39 anos se imunizarem,além de crianças entre 2 anosde idade e 4 anos e 11 meses.

- Faço um apelo aos paise responsáveis que levem ascrianças aos postos de vaci-nação. O recado também éimportante para os adultos de30 a 39 anos - afirmou emnota o ministro da Saúde,José Gomes Temporão. Como inverno, começa o períodoem que aumenta a transmis-são de doenças respiratórias.

O objetivo da campanha évacinar 80% dos brasileiros en-tre 30 e 39 anos, mas até ontemsó 54% haviam recebido a dose.

Além dos dois últimos gru-pos-alvo, o ministério lembra queas gestantes que ainda não sevacinaram podem procurar umdos 36 mil postos do país, semnenhum impedimento. Entregestantes, 70% foram vacina-das. A meta também é 80%.

Governo divulga resultado deseletivo para Educação Indígena

O Governo do Estado, porintermédio da Secretaria deEducação (Seduc), divulgou,na terça-feira (1º), o resulta-do do Processo Seletivo paraContratação Temporária deProfessores para as Escolas In-dígenas. A lista dos candidatosaprovados está disponível nos

endereços eletrônicos da secre-taria: www.educacao.ma.gov.bre da Fundação Sousândrade:www.fsandu.org.br

No total, 1153 candidatos con-correram a 871 vagas para lecio-nar no Ensino Fundamental (1ª a8ª séries) e no Ensino Médio. Osprofessores aprovados, serão lo-

tados nas aldeias Indígenas, situ-adas nas regionais de Educaçãode Açailândia, Barra do Corda, Im-peratriz, Santa Inês e Zé Doca. OProcesso Seletivo será realiza-do pela Fundação Sousândra-de. O prazo para candidatosque desejarem interpor recur-sos irá até segunda-feira (7).

Page 5: Edição do dia 02/06/2010

5GERALSÃO LUÍS , QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

AnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAquiAquiAquiAquiAqui

Fones:Fones:Fones:Fones:Fones:4141-08914141-08914141-08914141-08914141-08913245-38093245-38093245-38093245-38093245-3809

Robinho diz que estápreparado para ser o

craque da Copa

No início da temporada,Robinho tomou a decisão deretornar ao Brasil para reali-zar uma preparação mais ade-quada para a Copa do Mun-do. O atacante preferiu dei-xar o Manchester City, da In-glaterra, onde era reserva dotécnico Roberto Mancini,para comandar o Santos deDorival Júnior. Agora, às vés-peras do início do Mundial,o jogador afirmou estar aptopara ser um dos destaquesda equipe na competição,que começa no próximo dia11, na África do Sul.

- Estou bem fisicamente,estou feliz, tenho condiçõespara isso. Claro que com res-peito aos demais jogadoresque vão disputar a Copa. Eu

quero ser campeão e se forcomo o melhor da Copa, óti-mo. Quero ajudar dando car-rinho, dando passe para olado. Se der para ajudar dan-do pedalada, que é o que eugosto de fazer, melhor ainda- afirmou o jogador.

Robinho afirmou que to-mou a decisão certa ao dei-xar a Inglaterra e retornar aoBrasil. Segundo ele, o con-dicionamento físico e o rit-mo de jogo estão chegandopróximos ao ideal.

- Tomei essa decisãoporque eu queria me prepa-rar bem para a Copa doMundo. Eu queria voltar aficar bem fisicamente. Fizum bom trabalho no Santose consegui me apresentar àseleção em grandes condi-ções. A tendência é sómelhorar - disse Robinho.

Para o "Rei das Peda-ladas", o seu desempenhono City não foi tão ruimcomo a imprensa inglesatem comentado. SegundoRobinho, a sua adaptaçãoà Inglaterra é que o prejudi-cou na última temporada.

Brasil já tem logomarcapara a Copa 2014

A Copa do Mundo de 2014,que será realizada no Brasil, játem a sua logomarca. O dese-nho, nas cores verde, amarelo evermelho, é inspirado na taça efoi aprovado por um grupo denotáveis que contava, entre ou-tros, com a modelo Gisele Bünd-chen e a cantora Ivete Sangalo.

A imagem em preto ebranco foi divulgada pelo por-tal iG na segunda-feira. OGLOBOESPORTE.COM

conseguiu, nesta terça, aversão colorida que foi regis-trada pela Fifa no OHMI (Offi-ce of Harmonization for theInternal Market - Escritóriode Marcas e Registro de De-sign da União Europeia) nodia 29 de março.

Várias agências oferece-ram propostas e um grupo denotáveis foi reunido para es-colher a vencedora entre assete opções. Participaram daeleição o presidente da CBF,Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Val-cke, o arquiteto Oscar Nie-meyer, o escritor Paulo Coe-lho, a cantora Ivete Sangalo,a modelo Gisele Bündchen eo designer Hans Donner.

No dia 8 de julho, num tea-tro na Mandela Square, em Jo-anesburgo, a Fifa fará o anún-cio oficial da logomarca de 2014.O desenho estará nas camisasde todas as seleções que parti-ciparão das eliminatórias e daCopa realizada no Brasil.

Adriano tem seu saláriode maio descontado

Durante a coletiva de apre-sentação de Zico como diretor-executivo, a presidente Patrí-cia Amorim usou um exemplode conduta silenciosa para ex-plicar como gosta de trabalhar.O caso citado pela dirigente foijustamente o desconto pratica-mente integral nos salários demaio de Adriano. Por conta dasmuitas ausências durante omês e o abandono do Flamen-

go antes do término de seucontrato, houve um acordo en-tre o clube o atacante sobreesta situação.

- Nós gostamos de fazeras coisas em silêncio e que-ríamos que o Adriano jogas-se. Como isso não aconte-ceu, descontamos o saláriodele do mês – disse rapida-mente Patrícia, durante acoletiva de Zico.

Imperatriz pagará multase não garantir tratamento

Em julgamento de trêsrecursos apresentados peloMunicípio de Imperatriz, a 4ªCâmara Cível do Tribunal deJustiça decidiu, nesta terça-feira, 1º, manter as multas fi-xadas em caso de descumpri-mento de ordens judiciais quedeterminaram a internaçãodos pacientes em Unidade de

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Terapia Intensiva (UTI) de hos-pital público ou particular, comdespesas por conta do exe-cutivo. O órgão colegiado doTJ deu provimento parcialaos agravos de instrumento,apenas para suspender o blo-queio de verbas em contasbancárias da prefeitura.

Os casos envolvem duas

crianças com problemas sé-rios de saúde, uma delas àépoca recém-nascida, alémde uma senhora de 47 anos,portadora do vírus HIV, aco-metida de acidente vascularcerebral (AVC). Em relação aesta paciente, o juiz de pri-meira instância fixou multadiária de R$ 5 mil para o mu-nicípio, em caso de não cum-primento da ordem de inter-nação em um dos hospitaiscom UTI existentes em Im-peratriz. Também de R$ 5mil foi a multa estipuladapara o município no caso darecém-nascida, e de R$ 1mil, no da outra criança.

A Procuradoria Geral deImperatriz alegou ser desne-cessário e inconstitucional obloqueio de verbas da Fa-zenda Pública Municipal.Argumentou que, apesardas limitações e dificulda-

des de vagas em leitos deUTI, o município estariacumprindo todas as ordensde internação determinadaspor liminares judiciais.

Nos três julgamentos, adecisão majoritária, pelo pro-vimento parcial, teve os votosdos desembargadores AnildesCruz e Paulo Velten, contrao voto do desembargador Jai-me Ferreira, que entendia sermais eficiente a manutençãodo bloqueio de verbas, emvez das multas fixadas pelosjuízes de 1º grau. O valor dasverbas bloqueadas para ga-rantir o tratamento das paci-entes recém-nascida e adul-ta era de R$ 20 mil, em cadacaso, e de R$ 7 mil, paratratamento da outra criança.O parecer da ProcuradoriaGeral de Justiça foi de acor-do com o voto da maioria nostrês julgamentos.

Decisão da 4ª Câmara Cível foi por maioria

Operadores de transporte alternativo devemregularizar documentação até dia 30 de junho

Operadores do transportealternativo de passageiros doMaranhão cadastrados pelaSecretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra) têm até o dia30 de junho para apresentar adocumentação final exigida eregulamentar as autorizaçõesconcedidas e divulgadas noDiário Oficial de 28 de janeirodeste ano. O prazo está deter-minado em edital, publicadopela Secretaria em jornais degrande circulação do estado.

As autorizações de ope-ração vigentes foram conce-didas a título precário e de-vem ser confirmadas em novoprocedimento para que os

portadores possam continuarexplorando o serviço de trans-porte alternativo de passagei-ros em todo o Maranhão.

De acordo com o chefe doDepartamento de Administra-ção e Monitoramento de Ter-minais da Sinfra, engenheiroGedeão Neves, a entrega dadocumentação é a parte finaldo processo de regulamenta-ção do transporte alternativo.

"A entrega da documen-tação faz parte do procedi-mento de regulamentação dotransporte. Sem essa regula-mentação, o operador nãopode confirmar a autorizaçãopara explorar o serviço e, con-

seqüentemente, não poderáoperar", explica.

Ainda segundo Neves, a en-trega deve ser feita na sede daSinfra, onde será protocolada."Conclamamos todos os opera-dores a juntarem toda a docu-mentação com a maior brevida-de possível para protocolar nasecretaria, pois os prazos nãoserão estendidos", aconselha.

Maiores informações po-dem ser obtidas na sede daSecretaria de Estado de Infra-estrutura (Av. Jerônimo de Al-buquerque, s/n, Edifício Clo-domir Millet, 3º andar, Calhau),ou pelos telefones (98) 3218-8039 / 8045 / 8050.

A documentação necessá-ria à confirmação da autoriza-ção para operação consiste de:

- Vistoria obrigatória do Detran;- Certificado de Registro

de Veículo (CRV);- Carteira Nacional de

Habilitação (CNH);- Certidões Negativa de Ações

Criminais (Federal e Estadual);- Certidão Negativa da

Receita Estadual;- Duas fotos 3x4 coloridas

e recentes;- Apólice de seguro de

responsabilidade civil em favordos passageiros e terceiros;

- Certidão Negativa de Multas.

Portal da Transparência de São Luís está no arDesde o último dia 25, está

no ar o Portal da Transparênciada Prefeitura de São Luís (http://www.saoluis.ma.gov.br/trans-parencia), uma ferramenta ca-paz de transformar cada cida-dão ludovicense em um verda-deiro corregedor da administra-ção municipal. A partir de ago-ra, a população vai poder acom-panhar e fiscalizar cada recur-so investido pela atual gestãonas mais diversas áreas.

Nesta terça-feira (01), apágina principal do site pas-sou a exibir um link de aces-so rápido e fácil ao balancetede arrecadações do municí-

pio, que se refere às receitaspróprias, despesas e aos re-passes que São Luís recebeudo governo federal.

Construído pela Secreta-ria Municipal de Informação eTecnologia (Semit), o Portalda Transparência revela asmovimentações financeiras daadministração. Sem mistéri-os e com navegação simples,qualquer cidadão poderá aces-sar e acompanhar informa-ções sobre a execução orça-mentária do Município.

A implantação do Portal daTransparência no site do mu-n i c í p i o

A secretária Angeline Angelim disse que o portalaumentará a transparência da gestão municipal

(www.saoluis.ma.gov.br) tem opropósito de realizar uma ges-tão transparente para a socie-

dade no sentido de adequar aPrefeitura de São Luís à LeiComplementar nº 131 de 2009.

Fabricio Cunha

Page 6: Edição do dia 02/06/2010

SOCIAL6 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 D E JUNHO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

No ritual de beleza diário de uma mulher, tão importante quanto sair de casa com a maquiagem bonita e bem feita, é aplicar o protetor solar

para o rosto. A nossa pele tem diferentes necessidades epor ser a parte mais delicada, o rosto merece muita aten-ção, já que a exposição ao sol sem proteção pode provocaro aparecimento de rugas ou manchas e ainda causar cân-cer de pele. Por isso, aplicar o protetor solar convencional,aquele para o corpo todo, pode não ser suficiente. A pedidasão os produtos específicos para proteger o rosto do sol.

E se engana quem pensa que protetor solar serve ape-nas para o verão e os dias de sol intenso, ele deve seraplicado diariamente, independente do clima. É importantetambém lembrar de reaplicar o protetor solar facial duranteo dia, mas sem exagerar na quantidade do produto.

Para tipos diferentes de pele, fórmulas diferentes deprotetores. As loções cremosas são indicadas para quemtem pele seca. Se sua pele é oleosa, dê preferência paraas loções oil free ou o protetor solar facial em gel, queabsorve mais rápido, não provoca cravos e espinhas eainda protege tão bem quanto os outros.

Pensando na proteção aliada à beleza, muitas marcasde cosméticos oferecem maquiagem com filtro solar. Já existecorretivo, pó-facial e até base com FPS, basta procurar.

clipping@oquartopoder.comCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

Protetor solarpara o rosto

Por Deborah Busko

Formação do Staff daPizza Vignoli em enologiaA Pizza Vignoli não pára de investir em treinamento e qualificação de seu staff, para atender cada vez melhor a seus

clientes. Um exemplo disse é o curso sobre vinhos que foi realizado em parceria com a Expand Store e que durantequatro meses, apresentou as noções básicas de enologia a todos os garçons da casa.

O curso foi ministrado pelo sommelier da Expand Store Afrânio e será encerrado nesta sexta-feira (04.06) com um coquetelpara os garçons formandos, que estarão ainda melhor preparados para atender os clientes da Pizza Vignoli e fornecer dicassobre os mais de 200 rótulo de vinhos disponíveis na adega exclusiva da Pizza Vignoli, localizada na Avenida Litorânea.

Test drive doNovo Uno

Os garçons da Pizza Vignoli participaram do curso básicosobre vinhos durante quatro meses e essa semana encerram

o treinamento com sucesso O sommelier da Expand Store Afrânio Melo com o franqueadoda Pizza Vignoli São Luís Carvalho Neto

Fotos: Danielle Vieira

Depois do grande sucesso do lançamento nacionaldo Novo Uno,a concessionária FIAT em São LuísAlvema convida a todos para fazerem o test drive

agendado do novo veículo, com direito a participar de sor-teios do novo veículo.

Após fazer o test drive agendado em uma das lojas Al-vema (Av. dos Holandeses, Cajazeiras – centro e Shoppingdo Automóvel – Calhau), o participante recebe uma raspa-dinha, através da qual aparece um código. Aí, basta aces-sar o site http:/novouno.fiat.com.br/promo e torcer e se ca-dastrar na promoção que é válida até 28 de agosto.

Os Gerentes da Alvema, Carlos Ozores e Régis Machadoconvidam a todos para fazer o test drive agendado do NovoUno e concorrer a promoção que vai sortear o novo modelo

entre os participantes

Giro internacional &expansão comercial

da Depyl Action no MA

Os empresários Jorge e Graça Cavalcante comemoraram com um giro internacional por 5 paísesda Europa o sucesso da sua rede de franquias

Depyl Action em São Luís, que esse ano completou 12 anosde bons serviços no ramo de depilação feminina.

Sempre antenados com o que há de mais modernoem gestão empresarial e negócios no segmento de bem– estar, saúde e beleza, Jorge e Graça Cavalcante cir-cularam pela França, Holanda, Bélgica, Alemanha e Lu-xemburgo com os filhos, numa viagem que mesclou tu-rismo e prospecção de negócios.

Já de volta e com muitas idéias na bagagem, os empre-sários anunciaram oficialmente a expansão da rede DepylAction em São Luís, que ano que vem ganhará sua quinta loja,a ser instalada no Shopping da Ilha. Com essa loja instaladaem um shopping center, a Depyl Action São Luís vai proporci-onar ainda mais comodidade a sua clientela, além de oferecerum horário de atendimento estendido, até as 22h.

Divulgação

Danielle Vieira

Em Paris, uma pose especial dos empresários Jorge e GraçaCavalcante, que acabam de regressar de uma viagem interna-cional por cinco países da Europa, em comemoração aos 12

anos de sucesso da rede de franquias Depyl Action quecomandam em São Luís.

INAED promove Cursode Auditores Internos de

Gestão Integrada

O INAED – Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento está com matrículas abertas para o cursode Formação de Auditores Internos de Gestão Inte-

grada, voltado para profissionais que atuem nas áreas de meio am-biente, qualidade, saúde e-ou segurança. O curso acontecerá de 14a 17 de junho na sede do INAED e terá como facilitador o experienteauditor líder da BRTuV Almir Blesio. E vai abordar questões relacio-nadas à gestão das Normas ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001.

Maiores informações e inscrições na sede do INAED naAvenida Getúlio Vargas – Apeadouro ou pelo fone (98) 32238230 ou pelo portal WWW.inaed.com

Novo prédio para pesquisae patrimônio científico

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)acaba de inaugurar em seu campus o novo Prédio para Pesquisa e Preservação do Patrimônio

Histórico Brasileiro de Ciência e Tecnologia.Construído com recursos da Petrobras e de outros par-

ceiros, o novo espaço tem o objetivo de ampliar a atuação doMAST nas áreas de pesquisa, preservação de acervos e di-vulgação da ciência e tecnologia no país.

O prédio tem três mil metros quadrados distribuídos emtrês pavimentos e um terraço, onde serão alocados as equi-pes de pesquisa, o acervo documental e a reserva técnica doMuseu, além do Laboratório de Conservação e Restauraçãode Papel (LAPEL) e o primeiro laboratório da América Latinaespecializado em preservação de instrumentos científicos his-tóricos, o Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos(LAMET). O edifício também tem um auditório e salas deaula para os cursos de especialização oferecido pelo Museu.

O próximo passo para a preservação do patrimôniohistórico de C&T será a construção de outro prédio comuma Biblioteca, para abrigar não apenas o acervo biblio-gráfico já existente no Museu, mas também o acervo reu-nido durante um século pela Academia Brasileira de Ci-ências, que atualmente está sob a guarda do Museu.

A Petrobras patrocinou a construção do prédio pormeio do Programa Petrobras Cultural, que investe emprojetos de preservação e memória em todo o Brasil. NoRio de Janeiro, a Petrobras já patrocinou a restauraçãodo Theatro Municipal, do Museu Nacional da Quinta daBoa Vista, do Arquivo Nacional, da Rádio Nacional, doMosteiro de São Bento e do Outeiro da Glória.

Page 7: Edição do dia 02/06/2010

Áries21/3 a 20/4Há chances de se desta-

car em atividades que exijamsigilo, discrição, pesquisa ouinvestigação. As relações deamizade serão favorecidas.Boa cumplicidade no convíviocom quem ama.

Touro21/4 a 20/5O espírito de cooperação

favorecerá seus relacionamen-tos. No campo sentimental, háuma tendência a se mostrarautoconfiante, podendo, atémesmo, surpreender as pes-soas que você ama.

Gêmeos21/5 a 20/6Procure demonstrar mais

interesse por sua profissão econseguirá o destaque quesempre quis. Boa fase paraampliar não só os seus hori-zontes de trabalho, mas tam-bém o setor afetivo.

Câncer21/6 a 21/7Contato com gente de fora

trará muita alegria. Quanto maisliberdade e autonomia você ti-ver, maior será a sua motivaçãono trabalho. No romance, o cli-ma é de plena realização.

Leão22/7 a 22/8A ajuda de que precisa pode

vir de onde menos espera, porisso não tenha receio de contarcom o favorecimento de tercei-ros. No amor, o clima é de cum-plicidade, confiança e lealdade.

Virgem23/8 a 22/9Quem trabalha com diversão

e entretenimento saberá comocativar o seu público. A fase é ide-al para expandir a sua clientela,podendo prestar serviço em equi-pe. Invista no seu romance.

Libra23/9 a 22/10Quanto mais liberdade de

ação você tiver, maior será asua produtividade. Esta podeser a sua chance de inovar. Napaixão, terá a sensação de queo universo conspira a seu favor.

Escorpião23/10 a 21/11As atividades rotineiras e

as obrigações domésticas vãoincomodar mais do que o ha-bitual, ocasionando uma von-tade de quebrar a rotina. Mu-danças vão estimular a suavida sentimental.

Sagitário22/11 a 21/12A Lua deixa você mais ver-

sátil e capaz de expressar suasideias com facilidade. Quem tra-balha com entretenimento teráum dia muito produtivo. No ro-mance, o clima é de alto-astral.

Capricórnio22/12 a 20/1A Lua indica que poderá

descobrir maneiras alternati-vas de aumentar sua rendamensal. Quem é autônomo ouprofissional liberal deve apro-veitar a maré. Bom dia paraagradar a quem ama.

Aquário21/1 a 19/2Em sigilo, você estará

mais à vontade para lutar porseus interesses. O astral reve-la a possibilidade de ganhosinesperados, faça uma fezinha.Sua espontaneidade vai agra-dar a quem ama.

Peixes20/2 a 20/3O seu progresso depende-

rá dos outros hoje e, por isso, oconvívio social terá grande im-portância para você. Discriçãoé a palavra de ordem, seja nosnegócios ou na vida amorosa.

Leal impede que o fiscal da prefeitura inspecione a obra ediz para Zeca que essa denúncia é golpe de Niemann. Zecatelefona para Nelinha e pede que ela encontre a Dra. Calógeras.Tertuliana fala para as Marias que o avô está passando por umasituação difícil e elas decidem falar com Iolanda. O fiscal mos-tra que foram achados focos de dengue no terreno e Leal ficaindignado. Niemann diz a Maureen que, em breve, ele poderácomemorar a derrota de Leal. Justine chama a atenção de Dittapara que ela cuide melhor dos filhos e se esqueça de Ramón.Gaulês percebe que Bárbara não abriu o bar e estranha. Bárba-ra se muda para a casa de Ramón sem que ele saiba e Jannisreprova sua atitude. A obra é interditada e Leal se desespera.Niemann recebe o contratante da obra em seu escritório eafirma que Leal entregará as casas dentro do prazo previsto.

Tempos Modernos

Escrito nas EstrelasSofia acalma Beatriz e as duas guardam as joias. As

câmeras de Gilmar gravam toda a ação das vilãs. Antôniacomenta com Gilmar que Vitória/Viviane deveria ser a mãedo filho de Daniel e ele age como se nunca tivesse pensadona hipótese. Judite fala com Yasmin que precisa acabar como estágio de Mariana na clínica. Mariana conta para Lucianasobre o telefonema anônimo que sua mãe recebeu e as duasconcluem quem foi a autora. Filhinho pede o telefone de An-tônia para poder falar com Berenice e Etelvina repreende ofilho. Virgínia pede a Vicente para fazer plantão no postomédico. Ricardo troca o nome de Beatriz pelo de Vitória aofalar sobre a inseminação e Gilmar tenta conter a animação.Viviane vai até a comunidade e pede para um menino levardinheiro e um bilhete para dona Lucélia. Berenice questionaSofia e Beatriz ao chegarem na mansão e as duas ficamnervosa. As vilãs resolvem penhorar as joias para conseguirdinheiro. Jane diz a Virgínia que precisa conversa com elasobre a filha. Vanessa reclama da mãe para Michele.

PassioneFred aceita a proposta de Bete com medo que ela veja

Clara. Clara conta para o comparsa sobre sua história comDiana. Danilo agride o rapaz que está com Stela e ela reageapavorada. Fátima se desespera com a possibilidade deestar grávida. Stela tenta convencer Danilo de que ela éinocente. Bete e Melina estranham ao ver Antero sozinhona sala e chamam por Brígida. Melina diz que vai com Betepara a Itália. Totó decide ir a Nápoles para tentar receber odinheiro pela produção que os mafiosos levaram, mas é con-vencido pela família a mudar de ideia. Fred teme que Dianapossa estragar os planos deles e Clara fala que já estápensando no que fazer para afastar a noiva de Gerson dacasa dos Gouveia. Agnello conversa com Felícia e Candêsugere que a filha leve o italiano para conhecer a cidade.

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2010

Tito encontra Ajuricaba na Praça do Enforcado e pergun-ta se há novidades sobre o assassinato de Dirce. Ajuricabaafirma que não há pista alguma. Tito visita Karina na loja dela.Karina entrega um envelope com seus documentos para Tito,que afirma que eles precisam ter uma conversa séria. Iaraentrega o convite enviado por Madame Durrel para Clorís. Clorísafirma que, embora seu nome não esteja no convite, vai aoevento.Tito explica para Karina que não pode se casar en-quanto não quitar a dívida que tem com a mãe dele. Eleonoramanda Arminda convidar Lincon, Patrícia e Dr. Flores pararecepção. Joca vai para casa de Dr. Flores disfarçado paranão ser reconhecido pelas ruas. Nicolau anda a cavalo nafazenda de seu pai. Joca caminha para a casa de Flores e vêArminda no sentido contrário. Os dois se olham tensos. Jocatenta falar com Arminda, mas ela se afasta rapidamente e elenão o acompanha. Sílvio e Tito entram no avião para fazeruma decolagem e Nicolau invade a pista e cavalga por ela.Tito vai até Nicolau e pede que ele se retire da pista.

Ribeirão do Tempo

Resumo das Novelas

Juliana Paes revela qual a posiçãodo kama sutra que mais a agrada

MalhaçãoBernardo fica furioso e

chama Cristiana para conver-sar. Bimba avisa a Rita quesua reputação pode ser afe-tada, mas ela se irrita e vaiembora. Jotapeg chega aoHimalaia se sentindo mal.Bernardo acusa Cristina deter mentido para ele. Cristia-na propõe que Flávio passea noite com ela. Bernardosofre ao ver os dois juntos eBia gosta de ver a irritaçãodo namorado. Cristiana de-siste de passar a noite comFlávio. Juju fala para Ansel-mo que ele não é um homemde confiança. Bernardo vêFlávio e Cristiana conversan-do e fica chateado. Cristianase desculpa com Flávio e osdois se beijam. Bernardo pro-voca Cristiana, que revida, edepois vai embora irritada. Dr.Simão fala para Nanda tomara medicação e iniciar a tera-pia. Antônio e Arlete se bei-jam e ele a pede em namoro.Alê, Maria Cláudia e Rafaelpedem para dona Tânia reu-nir os alunos no pátio paratirar um foto para a festa dogrêmio no final do ano. Arleteaceita o pedido de Antônio.

No "Vai e Vem" da próxima sexta-feira (4), Juliana Paes faz altasrevelações sexuais para a apresentadora Preta Gil. Como fetiche, a atriz

sempre teve o sonho de usar uma bota de vinil até a coxa. "Então usei noHalloween com a minha fantasia de Racy Girl, para não pegar mal", disse.

Além do beijo na boca, o maridão [o empresário Carlos EduardoBaptista] faz algo que a leva às nuvens. “Meu negócio é minha

nuca. Tem que ter um arrepio". Quanto à melhor preliminar, "boa é aimprevisível", revela Juliana.

No papel de Maya, na novela "Caminho das Índias", Juliana Paesestudou o kama sutra. “Aprendi várias posições. A maioria é fácil e já

conhecida, mas uma que eu gosto muito é a barco a vela”, finaliza.Nesta posição, o homem se ajoelha diante da mulher, que se mantém

deitada, de barriga para cima.O programa vai ao ar de sexta-feira, às 23h30, no GNT.

“Se eu traí, não vou contar”,diz Zezé Di Camargo

Casado há 30 anos com Zilú Camargo, Zezédisse que nunca foi “certinho” e ao ser questionadosobre fidelidade, deu uma resposta vaga. “Se eu dis-ser que não, não vão acreditar. Se eu traí, não voucontar. Entendam como quiserem, mas não sou con-quistador. Mulher gosta de cara grandão, eu soumalhado, mas baixinho", polemizou o cantor.

Zezé disse ainda que nunca tomou Viagra,mas que tem curiosidade de usar o remédio paraimpotência sexual. “Eu nem faço mais sexo”, dis-se o cantor ao “Jornal da Tarde”, que confessouser vaidoso. “Nunca corrigi uma vírgula do meurosto. Fiz uma lipoaspiração, há uns dez anos.Mas barriga de lipo é uma coisa horrorosa. A únicacoisa que vai me preocupar é quando as mulhe-res deixarem de se interessar por mim”

Ana Hickmannlinda e loira

Muitos famosos foram presti-giar a festa que marcou a junçãoda W Brasil com a McCann na noi-te de segunda-feira (31), no Tea-tro Bradesco, em São Paulo.

Além de Washington Olivetto,que estava superfeliz, Ana Hick-mann esbanjou simpatia ao chegarno local, cheia de charme, a loira foiatenciosa e conversou com algumaspessoas que estavam na festa.

Juliana Alvesserá alpinistasocial em ‘Ti-ti-ti’

Em “Ti-ti-ti”, Juliana Alves irá viver a al-pinista social Clotilde. A personagem pedeum emprego paraJaqueline (Claudia Raia)e passa a perna na perua se insinuando paraJacques Leclair (Alexandre Borges). Mashaverá um grande segredo envolvendo-a.

Por falar em “Ti-ti-ti”, quem tambémestará na novela é Theodoro Cochrane. Ofilho de Marília Gabriela vai interpretar Dr.Queiroz, psiquiatra que cuidará da perso-nagem de Regina Braga que sofre de es-quizofrenia. Ele está longe da TV desde“Caras e bocas”.

Passione: Felícia se passa porirmã de Fátima, mas é sua mãe

Por trás do jeito intros-pectivo de Larissa Macielem “Passione”, há um se-gredo bombást ico: suapersonagem, Felícia, émãe de Fátima (BiancaBin), que há 17 anos é cria-da como sua irmã, filha ca-çula de Candê (Vera Holtz).

Page 8: Edição do dia 02/06/2010

SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 20108POLÍCIA O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

3244-5019

Lavagem * Lubrificação a ar * Polimento

VENDE-SEUma casa com 2 pavimentos na Rua Humberto

de Campos a 100m do posto Pingão no asfalto, 03quartos, saleta, sala, copa, cozinha, 02WC, comquintal murado e plantado.Valor R$80.000,00.

Um terreno 45x45,cm área de 2.025 M2, Mati-nha (área da Mata Grande), todo documentado.Bem localizado para sitio e residência. ValorR$20.000,00 (aceitamos propostas).

Contatos:8859-1652/8812-4152

Av. 01, Quadra 09, nº 08 - A, Resid. Pinheiros I -São Luis/MAFone/Fax: (98) 3223 - 9958

Anuncieconosco

4141-0891 / 3245-3809

Morte de cabo da PMcomeça a ser investigada

O inquérito da Polícia Ci-vil, sobre o assassinato dopolicial militar Paulino Joséda Silva Sodré, 43 anos, co-nhecido como cabo Sodré,foi instaurado nesta segunda-feira (31). O crime está sen-do investigado pela equipe deprofissionais da Delegacia deHomicídios. O inquérito mili-tar foi instaurado no últimosábado (29), e seis pessoasjá foram ouvidas.

Segundo informações, os

laudos técnicos do Instituto deCriminalística e do InstitutoMédico Legal (IML) sobre oassassinato do policial militardeverão ser divulgado aindaesta semana. No laudo, serápossível saber, por exemplo,o número de tiros disparadocontra o cabo Sodré e qual aarma usada no crime.

Em nota oficial, o Co-mando da Polícia Militar doEstado do Maranhão disseque só vai se pronunciar so-

bre o caso após divulgaçãodos laudos da perícia.

CrimeO policial militar, Paulino

José da Silva Sodré, 43 anos,conhecido como cabo Sodré,foi assassinado com um tiro,por policiais militares na ma-drugada de sábado (29), noJardim São Cristóvão. O casofoi registrado, pela irmã dopolicial, Tânia Sodré, no Plan-tão da Cidade Operária.

Segundo o boletim deocorrência, o cabo Sodré foiperseguido por policiais mi-litares, entrou em confrontocom eles e foi alvejado comarma de fogo, morrendo nolocal. Não há o registro denomes, nem mesmo o núme-ro de policiais envolvidos nocaso. O corpo de PaulinoSodré foi levado para o So-corrão II, pelos próprios po-licias. Mas o corpo foi leva-

do, depois, para InstitutoMédio Legal (IML).

VersõesExistem várias versões

para o caso. Uma delas éque o cabo Sodré estava emum Gol, quando foi visto ematitude suspeita pelos poli-ciais militares que faziamronda pelo local. Ao perce-ber que seria abordado pe-los PMs, o cabo Sodré te-ria fugido, dando início auma perseguição pela ave-nida Guajajaras e pelos bair-ros São Bernardo e São Cris-tóvão, onde foi cercado pelaPM e morto. Uma outra ver-são é a que ele estaria fazen-do cavalo de pau na avenida.

Os peritos que estiveramno local para registrar ocaso, disseram que PaulinoSodré estava usando roupasfemininas. No carro, o caboSodré tinha duas armas.

Assaltantes levam R$18 mil de depósito nobairro do João Paulo

Acusado de tentativade latrocínio é presoEm posse de um manda-

to de prisão, expedido pelo JuizClécio Coelho Junior, da 2ª Varade Caxias, policiais civis domunicípio de Caxias prende-ram, na manhã desta terça-fei-ra (1º), José Carlos MachadoGomes, conhecido como “Bu-nhu”, de 23 anos, na sua pró-pria casa no Bairro Vilaria.

Segundo informações daDelegada Regional de Caxias,Nayana Chaves Teixeira éacusado de tentativa de latro-cínio (roubo seguido de mor-te) de Raimundo Nunes Almei-da, de 54 anos, em 19 demaio. A suspeita, segundo adelegada, é que o acusadotenha cometido o ato em com-panhia de sua esposa Lucia-na Gomes da Silva, 23 anos.

O crime teria ocorrido porvolta das 4h30, quando a víti-ma se dirigia para a paradade ônibus junto com sua es-posa. Os dois acusados fin-giam estar namorando e aoperceberem a aproximaçãodo casal que estava indo aotrabalho, Luciana Silva seaproximou da vítima e pediuum cigarro com a intenção de

desviar a atenção para que“Bunhu” com um revolver cali-bre 38, abordasse o casal eanunciasse o assalto. Duran-te o assalto, “Bunhu” pediudinheiro a Raimundo Almei-da, que disse não possuir.Após o pedido negado, JoséCarlos disparou quatro tirosna direção da vítima, atingin-do um no pescoço, outro nopeito e um tiro de raspão norosto. A vítima foi socorrida elevada ao hospital e recebeualta depois de receber oscuidados médicos.

Horas depois de efetu-ar o assalto, Luciana Silvaprocurou a delegacia pedin-do proteção, pois segundoela, estava sendo ameaça-da pelos familiares da víti-ma. Nesse momento, a de-legada de plantão deu vozde prisão a Luciana queprestou depoimento e con-fessou quem era comparsa.

Os acusados encontram-se na Delegacia de Caxias,onde José Carlos já tem pas-sagem por assalto à mão ar-mada. Eles ficarão presos àdisposição da justiça.

Dois homens armadosassaltaram um estabeleci-mento comercial localizadona Rua Projetada, no bair-ro do João Paulo. Os ban-didos chegaram ao Depósi-to de Bananas Salazar emuma motocicleta preta eabordaram o proprietário dolocal, identif icado comoRenildo Salazar.

Os criminosos rende-

ram a vítima e o obrigarama entregar todo o dinheiroque havia no estabeleci-mento, uma quantia deaproximadamente R$ 18mil. Além do dinheiro, osassaltantes levaram algu-mas pencas de banana.

Após o assa l to , osbandidos fugiram do locale, até agora, não foramidentificados.

Bandidos assaltamônibus no bairro do Anil

Mais um assalto a co-letivo em São Luís. Na noi-te de segunda-feira (31),dois homens armados comfacas assaltaram o ônibusda Empresa 1001, que faza linha Cohab-Anil.

Os bandidos entraramno ônibus se passandopor passageiros e, nas pro-ximidades da sede do clu-be Botafogo do Anil, na

avenida São Sebastião,no bairro do Anil, anuncia-ram o assalto.

A p ó s r e n d e r e m a sp e s s o a s q u e e s t a v a mdentro do ônibus, os cri-minosos fugiram em dire-ção à Vila Isabel/Cafetei-r a . E l e s c o n s e g u i r a mroubar uma quantia de R$50, a lém de per tencesdos passageiros.