Edição do dia 18 e 19/11/2012

8
PODER oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] Redes Sociais ANO 6 NÚMERO 1175 SÃO LUÍS - MA, DOMINGO/SEGUNDA, 18/19 DE NOVEMBRO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00 Quatorze réus do mensalão terão penas definidas por nove ministros Política O tempo de prisão para 14 dos 25 condenados pelo Su- premo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão será determinado por nove ministros. A partir desta segunda-feira (19), o tribunal, que já estava com dez ministros desde o fim de agosto, com a aposentadoria de Cezar Peluso, também ficará sem Ayres Britto, que se aposentou ao completar 70 anos. O tribunal já fixou as penas de dez condenados e ini- ciou – mas não terminou – a definição da pena de um (Rogé- rio Tolentino, advogado de Marcos Valério). Página 3 Futebol Zinho e Dorival Júnior já começaram a to- car o planejamento do futebol do Flamengo para a próxima temporada. O diretor e o técnico têm feito reuniões para decidir sobre contratações, dispensas e renovações de contrato. A progra- mação da pré-temporada, que deve ser realiza- da no Ninho do Urubu, também está no papel. A ideia da dupla é deixar tudo pronto para ser exe- cutado logo que o processo eleitoral terminar. No dia 3 de dezembro, o pleito vai dizer se Patricia Amorim continua à frente do clube ou se o Rubro- Negro terá um novo presidente. Página 5 Dorival planeja 2013 Maranhense vai assumir prefeitura em Alagoas No município alagoano de Roteiro, distante a 58 km de Maceió, capital de Alagoas, quem conquistou a prefeitura foi um maranhense, natural de São José de Ribamar, que pas- sou grande parte de sua vida residindo no Bairro São Benedito. Nascido em 20 de novembro de 1968, Wladimir Chaves de Brito (PDT), que é corretor de imóveis, tem 43 anos, ensino superior completo, e se elegeu pela Coligação "Paz, Progresso e Liberdade" (PDT, PT e PPS), vai administrar uma cidade de pouco mais de 6 mil habitantes. Solteiro, o candidato eleito tem como vice-prefeita, Maria Julia da Silva Alves. Blog do Udes Filho - Página 2 Chaguinhas quer interação da Câmara com a sociedade Política Aged inicia vacinação assistida no MA Contra a febre aftosa Página 2 Página 8 Deputados vão renunciar mandatos em dezembro Página 2 Alfândega da Receita Federal abre vagas Em São Luís XVI Festival Maranhense de Teatro Estudantil Começa nesta terça Página 8 Página 7 Seminário de Integração do Estado com os Município Página 6 Nesta segunda Wladimir Brito venceu a eleição com 1.715 votos

description

o quarto poder

Transcript of Edição do dia 18 e 19/11/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1175 SÃO LUÍS - MA, DOMINGO/SEGUNDA, 18/19 DE NOVEMBRO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00

Quatorze réus do mensalão terãopenas definidas por nove ministros

Política

O tempo de prisão para 14 dos 25 condenados pelo Su-premo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão serádeterminado por nove ministros. A partir desta segunda-feira(19), o tribunal, que já estava com dez ministros desde o fimde agosto, com a aposentadoria de Cezar Peluso, tambémficará sem Ayres Britto, que se aposentou ao completar 70anos. O tribunal já fixou as penas de dez condenados e ini-ciou – mas não terminou – a definição da pena de um (Rogé-rio Tolentino, advogado de Marcos Valério). Página 3

Futebol

Zinho e Dorival Júnior já começaram a to-car o planejamento do futebol do Flamengo paraa próxima temporada. O diretor e o técnico têmfeito reuniões para decidir sobre contratações,dispensas e renovações de contrato. A progra-mação da pré-temporada, que deve ser realiza-da no Ninho do Urubu, também está no papel. Aideia da dupla é deixar tudo pronto para ser exe-cutado logo que o processo eleitoral terminar. Nodia 3 de dezembro, o pleito vai dizer se PatriciaAmorim continua à frente do clube ou se o Rubro-Negro terá um novo presidente. Página 5

Dorival planeja 2013

Maranhense vai assumirprefeitura em Alagoas

No município alagoano de Roteiro, distante a 58 km de Maceió, capital de Alagoas,quem conquistou a prefeitura foi um maranhense, natural de São José de Ribamar, que pas-sou grande parte de sua vida residindo no Bairro São Benedito. Nascido em 20 de novembrode 1968, Wladimir Chaves de Brito (PDT), que é corretor de imóveis, tem 43 anos, ensinosuperior completo, e se elegeu pela Coligação "Paz, Progresso e Liberdade" (PDT, PT ePPS), vai administrar uma cidade de pouco mais de 6 mil habitantes. Solteiro, o candidatoeleito tem como vice-prefeita, Maria Julia da Silva Alves. Blog do Udes Filho - Página 2

Chaguinhas querinteração da Câmaracom a sociedade

Política

Aged inicia vacinaçãoassistida no MA

Contra a febre aftosaPágina 2

Página 8

Deputados vão renunciarmandatos em dezembro

Página 2

Alfândega da ReceitaFederal abre vagas

Em São Luís

XVI FestivalMaranhense deTeatro Estudantil

Começa nesta terçaPágina 8

Página 7

Seminário de Integração doEstado com os Município

Página 6

Nesta segunda

Wladimir Britovenceu a eleiçãocom 1.715 votos

2 O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 18/19 de novembro de 2012- Geral

Blog do

Udes [email protected]

www.udesfilho.com.br

Coluna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

Maranhense vai assumirprefeitura em Alagoas

Deputados vão renunciar mandatos em dezembro

No município alagoanode Roteiro, distante a 58 kmde Maceió, capital deAlagoas, quem conquistou aprefeitura foi um maranhense,natural de São José deRibamar, que passou grandeparte de sua vida residindo noBairro São Benedito.

Nascido em 20 de no-vembro de 1968, WladimirChaves de Brito (PDT), queé corretor de imóveis, tem 43anos, ensino superior com-pleto, e se elegeu pela Coli-gação "Paz, Progresso e Li-berdade" (PDT, PT e PPS),vai administrar uma cidade depouco mais de 6 mil habitan-tes. Solteiro, o candidatoeleito tem como vice-prefeita,Maria Julia da Silva Alves.

Eleito com 56,2% dosvotos, Wladimir assume ocomando da cidade após um“exílio” em Pernambuco.Essa será a segunda vez queo ribamarense vai administraro município alagoano. Suaprimeira eleição na cidade foiem 2004, quando foi eleitopara o seu primeiro mandato.

Em 24 de fevereiro de2005, o Estado de Alagoasassistiu Wladimir Brito alegar“motivos pessoais” para re-nunciar ao mandato de pre-feito, apenas 55 dias depoisde ter tomado posse.

Após a renúncia,Wladimir Brito desapareceudo município. Talvez imagi-nasse que a cidade viveria atragédia que abateu, em se-tembro de 2006, o vice desua chapa, Edvaldo dos San-tos Ribeiro, o “Val do Agenor”(PMDB), e outros dois as-sessores do então prefeito,que assumiu o cargo deixa-do por Brito. Eles foram as-sassinados.

Não foi comprovada a re-lação da chacina com os

motivos da renúncia deWladimir Brito.

"PRESSÃO"O prefeito eleito andou

justificando, durante a cam-panha deste ano, que sua“fuga” do mandato, em 2005,tinha relação com “pressões”da família Jatobá.

À época, Wladimir Britohavia sido eleito com 1.514votos (46,2%), em disputacontra o atual prefeito de Ro-teiro, Fábio Jatobá (PTB), queteve 905 votos (27,6%), e nãocontava com o principal nomeda família na política local.

Naquela eleição, Britoteve o apoio da então prefeitaMaria Helena Castro JatobáLins.

Filha do industrial e ex-

prefeito de São Miguel dosCampos, Nivaldo Jatobá,Maria Helena administrou omunicípio entre 1997 e 2004,sempre com aprovação supe-rior a 68% do eleitorado. Ehavia namorado WladimirBrito, ao lado de quem for-maria o novo secretariado.

Entrevistado pela im-prensa alagoana, um dia de-pois de ter assumido o man-dato, em fevereiro de 2005,Val do Agenor descartou apossibilidade de um supostodesentendimento entre Britoe a ex-prefeita. Mas a infor-mação que circulava à épo-ca era a de que a ex-prefeitateria exigido a renúncia doex-namorado.

O RETORNO

A reportagem não conse-guiu entrevistar o novo prefeitode Roteiro, mas apurou queseu retorno a Alagoas, apósum “exílio” em Pernambuco,ocorreu há cerca de um anoe meio.

Quem o acolheu emAlagoas foi o deputado esta-dual Marcelo Victor (PTB),por meio do qual foi nomea-do como secretário parla-mentar da Mesa Diretora daAssembleia Legislativa. Eapareceu na lista de servido-res beneficiados com a polê-mica gratificação de dedica-ção excepcional, a GDE.

Wladimir Brito venceu aeleição no último dia 7 deoutubro com 1.715 votos(56,2%), contra os 1.317 vo-tos (43,1%) obtidos pelo ve-reador José Caetano Alves(PSDB), que teve o apoio deFábio Jatobá (PSDB).

E um segurança de Fá-bio Jatobá, José CíceroMelquíades, chegou a serdenunciado por Brito, em ju-lho deste ano, após supos-tas ameaças de morte.

CHACINA DE ROTEIROVal do Agenor estava

acompanhado de dois asses-sores, quando todos forammortos por quatro pistoleiros,em setembro de 2006. O pre-feito retornava de caminhadade apoio a candidaturas na-quela disputa pelo governo eCongresso Nacional.

O atual prefeito FábioJatobá foi eleito em eleiçãosuplementar no mês de de-zembro de 2006. E foireeleito em 2008.

Em 20 de agosto de2011, o vereador Genival Bar-bosa da Silva, indiciado pelachacina de Val do Agenor, foiassassinado. (Blog do UdesFilho, com informações doGazeta de Alagoas)

Wladimir Brito venceu a eleição com 1.715 votos (56,2%), contraos 1.317 votos (43,1%) obtidos por José Caetano Alves (PSDB)

Dos deputados efetivosque concorreram às elei-ções municipais desteano, apenas três forameleitos: Luciano Leitoa(PSB), deputado estadual,e Edivaldo Holanda Júnior(PTC) e Ribamar Alves(PSB), ambos deputadosfederal. A vitória nas runasdesses três parlamenta-res causará algumas mu-danças nos quadros daAssembleia Legislativa e

Câmara Federal, quandoambos deixarem o Parla-mento , a partir do dia 1ºde janeiro e 2013, para as-sumirem a Prefeitura deTimon, São Luís e SantaInês, respectivamente.Eles devem renunciar aosmandatos no fim do mês dedezembro.

Com a saída desses de-putados eleitos, os primei-ros suplentes das coliga-ções ou partidos que dis-

putaram a eleição de 2010,para a vaga de deputadoestadual, serão efetivados,ou seja, deixarão as su-plências e passarão a in-tegrar o quadro de membrosefetivos do Legislativo.

Na vaga deixada porLuciano Leitoa naAssembleia, quem assumirácomo deputado efetivo seráOthelino Neto (PPS), por sero primeiro suplente da coli-gação "Muda Maranhão"

(PCdoB/PPS/PSB). Nocaso da saída do deputa-do Edivaldo Holanda Júniorna Câmara Federal, éWeverton Rocha (PDT) quemserá efetivado, por ser o pri-meiro suplente. Rocha ficoucom primeiro suplente daColigação "O povo é Maior"(PDT/PSDB). O próximo dalista é Simplício Araújo(PPS), que vai se efetivar nomandato, após a saída deRibamar Alves (PSB).

Chaguinhas quer interaçãoda Câmara com a sociedade

O vereador FranciscoChaguinhas (PRP), comen-tou a possibilidade de havermudanças na preferência donome de Isaías Pereirinha(PSL) para a presidência daCâmara Municipal de SãoLuís. Integrante do grupo dosvinte e dois vereadores,Chaguinhas afirmou, em entre-vista ao Programa MaranhãoTV, que não descarta a possi-bilidade de compor o outrogrupo formado por nove vere-adores que querem mudan-ças na composição da mesadiretora da Casa.

"A democracia existe edeve ser exercitada, por isso,já fui contactado pelos doisgrupos que estão disputan-do a Mesa Diretora. Não exis-te situação ou oposição,existe um grupo que defendea permanência da atual com-posição e outro que opta paraque a Casa possa se reno-var", declarou Chaguinhas.

Com o campo para ne-gociações aberto, o líder doPRP na Câmara, também,entrou na disputa pela presi-dência da Mesa Diretora para

a gestão 2013/2014. Desdeque lançou sua candidatura,ele defende a remodelaçãodos diferentes canais deinteração da Casa com asociedade.

"O próximo presidenteprecisa ampliar a interaçãoentre a Câmara e a socieda-de. Estamos na trilha damodernidade, por isso, resolvilançar minha candidatura paracolocar essa proposta em prá-tica", afirmou o parlamentar.

Chaguinhas disse aindaque a matemática em dispu-ta de Câmara nem sempre éa que estamos acostumadosa ver. Segundo ele, as vezestem um grupo de composi-ção que possa parecer mino-ria, mas que consegue agre-gar outros vereadores.

"Como é um colégio elei-toral pequeno a partir do mo-mento que se ganha umaadesão, deixa de existir ovoto do outro lado. Óbvio queestamos atentos a disputa equem sabe nos próximosdias possamos apresentarum nome que dê um equilí-brio ao jogo", concluiu.

Órgão de trânsito poderáusar aparelho para identificar

consumo de drogaA Câmara analisa pro-

posta que autoriza os órgãosde fiscalização de trânsito ausarem qualquer aparelhohomologado pelo InstitutoNacional de Metrologia, Qua-lidade e Tecnologia (Inmetro)para identificar o uso de dro-gas por motoristas. A medi-da está prevista no Projetode Lei 4058/12, do deputa-do Aureo (PRTB-RJ), quemodifica o Código de Trân-sito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O deputado lembra quejá são utilizados os conhe-cidos bafômetros para avali-ar o consumo de álcool pe-los condutores, mas que sóisso não é suficiente.

“Apesar de já existirem

no mercado aparelhos ca-pazes de apurar o uso desubstâncias psicoativasque determinem dependên-cia, como anfetaminas, co-caína, heroína, maconha,entre outras drogas, o pro-cedimento fiscalizatórioainda não se utiliza de apa-relhos para verificar o con-sumo de tais drogas, o queacaba por comprometer acomprovação da infraçãodecorrente do uso de subs-tâncias ilícitas”, alerta.

TramitaçãoA proposta será analisa-

da de forma conclusiva pe-las comissões de Viação eTransportes; e Constituiçãoe Justiça e de Cidadania.

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 18/19 de novembro de 2012 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

MP abre créditode R$ 1,68 bilhão para

financiamento estudantil

Educação

A Câmara analisa a Me-dida Provisória 588/12, queabre crédito extraordinário deR$ 1,68 bilhão para o Fundode Financiamento Estudan-til (Fies). Por meio desse pro-grama, o Ministério da Edu-cação (MEC) oferece em-préstimos a juros baixos(3,4% ao ano) aos estudan-tes que queiram frequentarum curso superior privado.

De acordo com as regrasdo Fies, durante o curso e até18 meses após o seu térmi-no, o aluno deve pagar nomáximo R$ 50 a cada trêsmeses, referentes aos jurosdo financiamento. Após esseperíodo, começa a fase deamortização do empréstimo.O prazo máximo para paga-mento do valor devido é trêsvezes o período financiadomais um ano. Ou seja, umestudante que tenha financi-ado um curso de quatro anosterá 13 anos para pagá-lo.

“Atualmente, milhares deestudantes recorrem ao fi-nanciamento, acarretandonos últimos três anos umcrescimento exponencial em

sua demanda. Portanto, aausência ou redução desseinstrumento comprometeriaa credibilidade da políticade ampliação do acesso dejovens ao ensino superior,em face do não ofereci-mento de novas vagas oupela evasão desses estu-dantes das universidades,o que justifica a urgência erelevância do crédito”, jus-tificou a ministra do Plane-jamento, Miriam Belchior.

De acordo com o MEC,somente no primeiro semes-tre deste ano, 176 mil univer-sitários aderiram ao fundo.

ProjetoJá tramita no Congresso

um projeto de crédito suple-mentar que destina R$ 1,78bilhão para os ministérios deCiência e Tecnologia; da Edu-cação; da Cultura; e do Es-porte. Desse montante, R$1,68 bilhão, ou seja, o mes-mo valor da MP, é destinadoao Fies. O projeto foi aprova-do pela Comissão Mista deOrçamento, mas ainda pre-cisa ser analisado pelo ple-nário do Congresso.

Política

Quatorze réus do mensalão terãopenas definidas por nove ministros

O tempo de prisão para14 dos 25 condenados peloSupremo Tribunal Federal(STF) no processo domensalão será determinadopor nove ministros. A partirdesta segunda-feira (19), o tri-bunal, que já estava com dezministros desde o fim de agos-to, com a aposentadoria deCezar Peluso, também ficarásem Ayres Britto, que se apo-sentou ao completar 70 anos.

O tribunal já fixou as pe-nas de dez condenados e ini-ciou – mas não terminou – adefinição da pena de um (Ro-gério Tolentino, advogado deMarcos Valério). Ayres Brittojá votou sobre a pena deTolentino, faltando os votos deCármen Lúcia, Gilmar Men-des e Marco Aurélio Mello.

Teori Zavascki tomaráposse no próximo dia 29, nolugar de Cézar Peluso, quese aposentou, mas não deveparticipar da fase dedosimetria (definição das pe-

nas) porque não participou dojulgamento.

A presidente DilmaRousseff ainda indicará outronome para a vaga de Britto,mas não há previsão dequando isso ocorrerá.

Os novos ministros pode-rão, no entanto, analisar re-cursos a serem protocoladospela defesa dos réus paraquestionar as penas.

Os outros nove ministrosque atuam desde o início dojulgamento definirão a partirdesta quarta (21) o tempo depunição de 14 réus, entreeles o ex-presidente da Câ-mara e deputado federal JoãoPaulo Cunha (PT-SP), o ex-diretor de marketing do Ban-co do Brasil HenriquePizzolato e outros 12 parla-mentares e ex-parlamentaresde partidos da base aliada dogoverno Lula - o extinto PL(atual PR), PTB, PMDB e PP.

Na primeira fase do julga-mento, eles foram condena-

dos porque o Supremo enten-deu que receberam dinheiroem troca de apoio político nosprimeiros anos do governo deLuiz Inácio Lula da Silva.

Entre os condenados queterão as punições estipula-das estão o delator domensalão, Roberto Jeffersone os deputados ValdemarCosta Neto (PL-SP) e PedroHenry (PP-MT).

Para conseguir concluiro julgamento do processo domensalão ainda neste ano,os ministros precisam anali-sar todas as penas até o dia19 de dezembro, quando co-meça o recesso do Judiciário.A partir dessa data, os traba-lhos do plenário serãosuspensos e retomados so-mente no começo de fevereiro.

Perda dos mandatosAo final da dosimetria, os

ministros vão decidir sobre aperda dos cargos dos trêsdeputados - João Paulo Cu-nha, Costa Neto e Henry.

Na sessão da última quar-ta (14), o relator do processo,ministro Joaquim Barbosa, ten-tou colocar em votação a pos-sível perda dos mandatos paraque Ayres Britto participasse,mas a maioria dos ministrosnão concordou em discutir oassunto.

O revisor da ação penal,ministro Ricardo Lewandowski,reclamou da proposta. "Issoseria, novamente, atropelar orito. Essa questão não se co-loca. Não é possível".

Britto, então, deu prosse-guimento ao julgamento doprocesso sem colocar emvotação o impasse sobre osmandatos. No final da ses-são, o presidente do Supre-mo relatou a jornalistas quehavia trazido planilhas ao ple-nário com as suas propostasde pena para todos os réuscondenados, incluindo osque ainda não tiveram suaspunições definidas pelosmagistrados.

BrasilGoverno amplia crédito

de material de construçãopara assentados

Economia

Os assentados da re-forma agrária passaram acontar com mais recursospara construir suas casas.Antes da novidade, as 900famílias que vivem em as-sentamentos no país po-diam contratar até R$ 15mil para comprar materialde construção. O limite docrédito foi ampliado agorapara R$ 25 mil, equivalen-te ao financiamento paraa mesma finalidade doPrograma Minha Casa, Mi-nha Vida Rural.

Com a publicação daInstrução Normativa 74, noDiário Oficial da União, ogoverno equiparou os valo-res do crédito instalação emanteve as condições de

pagamento diferenciadaspara os assentados. As fa-mílias que vivem no campopodem contratar o créditoe quitar a dívida ao longode 17 anos, com o paga-mento de uma única pres-tação anual e correção mo-netária de 0,5% ao ano.

A nova margem de cré-dito vale inclusive para osassentados que já contra-taram o financiamento,mas ainda não pegaram odinheiro. A correção da de-fasagem, de acordo com osvalores disponíveis peloprograma habitacional dogoverno, facilita, futuramen-te, a fusão das possibilida-des de crédito para a cons-trução de imóveis.

Comércio apoia nova notafiscal, mas questiona custo

A nova nota fiscal, como detalhamento do valor deimpostos, conforme projetode lei aprovado na Câmara,garante maior transparência,mas ainda não há consensosobre a viabilidade do proje-to, devido, principalmente, àcomplexidade do sistema tri-butário brasileiro, e tambémaos custos que a mudançapode significar para o empre-sário, segundo representan-tes do varejo e especialistasconsultados pelo G1.

Na noite de terça-feira(13), a Câmara dos Deputa-dos aprovou projeto de lei queobriga que as notas fiscaisinformem o valor de impos-tos embutidos nos produtos

ou serviços adquiridos peloconsumidor. De iniciativa po-pular e apresentada inicial-mente no Senado, o projetoprecisa agora ser sanciona-do pela presidente DilmaRousseff.

“A ideia é excepcional.Isso geraria transparência esomos plenamente favoráveisao intuito da lei. (...) O pro-blema todo está na comple-xidade do sistema tributáriobrasileiro, que foi projetadopara esconder os tributos epermitir, inclusive, que hajabitributação”, diz RoquePellizzaro Júnior, presidenteda Confederação Nacional deDirigentes Lojistas (CNDL).“Vejo dificuldades na implan-

tação.”Em entrevista nesta

quarta-feira (14), o ministroda Fazenda, Guido Mantega,disse que é favorável ao pro-jeto de lei, mas prevê "dificul-dades operacionais" para im-plantar as mudanças.

O presidente da CNDLdestaca que o regime tribu-tário varia muito, dependen-do do tamanho da empresa,do tipo de produto. “Se soumicroempresa, tenho um tipode tributação; pelo lucro real,outro tipo de tributação; pelopresumível é outro ainda. (...)Cide vai discriminar quem éposto de combustível; PIS/Cofins, quem está no Sim-ples, não vai aparecer, mas

quando compro um produto,ele tem PIS/Cofins embuti-do”, explica. “Posso afirmarque é praticamente impossí-vel que coloque um númeropreciso do tributo. Pode serque se consiga um valor apro-ximado.”

A Associação Comercialde São Paulo (ACSP) fazmenos ressalvas em relaçãoao projeto de lei. A entidadeacredita, por exemplo, que oprazo de seis meses para queos estabelecimentos seadaptem, após sanção daPresidência, seria mais quesuficiente. A ACSP já formu-lou, inclusive, um modelo su-gerido de nota fiscal com ocampo dos impostos discri-minados.

Rogério Amato, presiden-te da ACSP, diz que a apro-vação do projeto de lei veiodepois de uma espera de2.365 dias e afirma que sa-ber quanto está sendo pagode imposto é um direito detodo cidadão, previsto naConstituição. “Mas nossomanicômio tributário é tãoabsurdo que ninguém sabe oque está pagando”, critica.

Ele destaca que a entida-de não é contra o pagamentode impostos. “Somos a favor,mas nós queremos saber oquanto estamos pagando epara onde está indo isso”, diz.

4 O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 18/19 de novembro de 2012- Variedades

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumodas NovelasSalve Jorge

Lado a LadoConstância fica intrigadacom a visita de Edgar. Matil-de fala para Laura que Ed-gar sofreu com sua ausên-cia. Zé Maria fica perturbadocom o que descobre sobreIsabel. Elias conta para Ju-rema que não pode chamá-la de tia. Quequé critica Neu-sinha por querer se aproxi-mar de Catarina. Edgar ficaapreensivo quando Catarinapergunta o nome da profes-sora de Melissa. Constânciadescobre que sua filha vol-tou para o Rio de Janeiro.Laura e Edgar discutem naporta do colégio. Celinhadescobre por que Guerramudou seu comportamentocom ela. Zé Maria fala paraChico que não quer voltar atrabalhar no mar. Constânciaprocura Laura.

Roberta tenta controlar Nan-do para não machucarKiko. Felipe se preocupacom as suspeitas de Ma-noela. A polícia invade acasa de Semíramis e a levacom Nieta para a delegacia.Ulisses vê Carolina chegarcom Fábio de moto. Analúpensa em dar um presentepara Nando e Kiko acreditaser para ele. Fábio imploraque Juliana não se afastedele. Vânia simula uma que-da para fazer ciúmes emFelipe. Juliana decide daruma chance a Ronaldo.Kiko desafia Nando. Nietae Semíramis são acusadasde contrabandistas porcausa dos pacotes deNenê. Charlô invade o Clu-be Inglês atrás de Otávio.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4O dia favorece o contato com pessoasde maior visibilidade no meio profissio-nal. Mostre seus talentos e sua capaci-dade de transformar situações adversas.

Touro21/4 a 20/5Este é um dia tenso, de muitas cobran-ças e pressões. No setor profissional, émelhor manter uma quietude estratégicase pretende se afastar de conflitos.

Gêmeos21/5 a 20/6No campo profissional, conte com

POR MINHA VIDA

seus próprios esforços e tome a inicia-tiva com firmeza, sem depender de nin-guém. Nas finanças, cuidado para nãoser passado(a) para trás.

Câncer21/6 a 21/7No emprego, colabore com os colegassem esperar nada em troca. Evite seenvolver em conflitos alheios.

Leão22/7 a 22/8Vai trabalhar duro para conseguir con-quistar seus objetivos. Mantenha a cal-ma em suas atividades e sua produtivi-dade vai aumentar. Bom dia payaten-

ção aos detalhes.

Virgem23/8 a 22/9Mantenha a concentração em suas ati-vidades de trabalho. Tenha pulso firmecom os mais jovens para não perder ocontrole da situação.

Libra23/9 a 22/10Manter a ordem em suas atividades éuma ótima pedida. Não convém cedera pressões de pessoas de sua estimaapenas para agradar. Em casa, chan-tagens emocionais podem surgir: sejafirme!

do comum no emprego. Por isso, con-trole os excessos e ouça os seus cole-gas. Intimidade favorecida nas relaçõesestáveis.

Aquário21/1 a 19/2Novas oportunidades poderão surgir.Reflita sobre isso e pense em maneirasde diversificar sua atuação profissional.

Peixes20/2 a 20/3É hora de tomar decisões para mudarde vez sua situação financeira. Trans-forme sua vida sem depender de nin-guém.

Escorpião23/10 a 21/11Na carreira, concentre-se nas suas ta-refas ou poderá se distrair e cometererros. É possível que sofra cobrançasde um familiar.

Sagitário22/11 a 21/12Enfrente as dificuldades financeiras comserenidade, sem atropelar o curso dosacontecimentos. No amor, controle seusímpetos para não magoar o seu par.

Capricórnio22/12 a 20/1Você estará com um entusiasmo fora

Prolongue o efeito do desodorante

Guerra dos Sexos

Ele é tão importante quanto o sabonete ou a pasta de

dentes, por exemplo. O seudesodorante garante um cor-po refrescante por horas amais, além de preservar suasaxilas e a roupa do cheirodesconfortável de suor. Que tal,então, prolongar o feito do seu pro-duto favorito por mais tempo?

Para que o desodoranteaguente a jornada de traba-lho, sem correr o risco de veras manchas surgirem na ca-misa, o especialista Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira deCosméticos, recomenda que os cuidados comecem durante o banho. Aflora bacteriana existente nas axilas reduz a eficiência do produto , explica.

Primeiro, lave a região com sabonete antibacteriano para eliminaros microorganismos causadores do mau cheiro. Seque-se bem, pois apele úmida dificulta a penetração do produto.

Também é importante prestar atenção no tipo de tecido que constituisuas roupas. Os sintéticos abafam demais e dificultam a transpiração,favorecendo o odor desagradável. Quem sua demais, deve evitar esse tipode material em qualquer época do ano. Já quem não sofre com o problemadeve privilegiar as roupas de algodão nos dias quentes, pelo menos.

Se você costuma tomar banho e seguir direto para a cama, podedispensar o uso noturno dos desodorantes. Isso porque a maioria dasfórmulas conta com agentes que bloqueiam as glândulas sudoríparas(que mal trabalham enquanto o corpo repousa). Além disso, a pele vaipermanecer com resíduos químicos até o dia seguinte, sem necessida-de , afirma Angel.

Afaste as preocupações com o suor, seguindo estas dicas:Na hora do banhoLave bem as axilas com buchas e sabonetes anti-sépticos. Seque

bem a pele após o banho.Recheie o guarda-roupaPrefira peças de algodão. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a

elanca, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem emação. Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não aper-

Wanda tenta despistar Mai-tê e Helô desconfia. Théoconta para Morena que estávoltando a se dar bem comÉrica. Carol se esconde nocarro de Caíque. Demir achagraça quando Zyah mentepara manter Bianca e Ste-nio afastados. Barros encon-tra pistas sobre a adoção deAisha. Amanda flagra Carlose Yolanda conversando nohotel. Aída pede para More-na levá-la ao local do coque-tel. Érica tenta seduzir Théo,mas Morena se aproxima donoivo. Lucimar pede paraDiva emprestar o dinheiro doaluguel. Miro paga Saman-tha para despistar Nilceia.Adam se incomoda na pre-sença de Rosângela e Jés-sica. Bianca se surpreendecom Zyah. Ayla vai de bici-cleta até a caverna de Zyah.Élcio tranquiliza Érica, quefica triste ao descobrir queThéo ainda está com More-na. Amanda discute comCarlos por causa de Yolan-da. Wanda pede para Anto-nia assinar um pagamentoda empresa. Zyah e Biancapensam um no outro. Demirleva Tamar para a casa deTartan. Lívia se surpreendeao ver Waleska viva.

tem as axilas. Evite tambémtecidos grossos ou pesados,pois eles impedem atranspiração eficaz. Não re-pita roupas usadas de ma-neira nenhuma e evite usarroupas de outras pessoas.

Menos suorMantenha a virilha e as

axilas depiladas, pois issoajuda a evaporar o suor e adiminuir o odor causado pe-las bactérias, cuja prolifera-ção é favorecida pela umida-de retida nos pêlos. Com-

pressas com chá preto ajudam a diminuir o suor, graças à presençade ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara.Desodorantes antiperspirantes obstruem os ductos das glândulassudoríparas, reduzindo a produção de suor.

Sem perfumeNunca escolha o desodorante pelo cheiro. Ele pode ser com ou

sem perfume, porque seu efeito depende mesmo é da produção po-tencial de suor de cada indivíduo, da sua propensão a atrair bactériase da capacidade desodorante do produto.

RepassarOs desodorantes antitranspirantes têm efeito mais prolongado,

podendo inclusive ser usados uma vez ao dia, enquanto os maissuaves costumam exigir reaplicação - para quem transpira muito, decinco a oito aplicações por dia.

HidrataçãoO uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são

aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer atranspiração ou irritar a pele. Uma solução à base de hidróxido demagnésio (leite de magnésia comum) pode ser manipulada. Paraevitar o suor excessivo, ela deve ser passada duas vezes ao dia,após o banho. Fale com o seu dermatologista sobre isso.

Mais sensívelApós a depilação, sua pele fica naturalmente mais sensível, irri-

tando-se com facilidade. Por isso, evite passar desodorantes, e ou-tros produtos químicos, nas 24 horas seguintes à eliminação dos pelos.

Com essas dicas você atravessa a jornada de trabalho sem preocupações com cheiro de suor

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 18/19 de novembro de 2012 Cidade e Esportes - 5

Dorival planeja 2013Flamengo Futebol

Elano admite erro e sedesculpa por agressão aassistente: 'Muito triste'

Saúde

Zinho e Dorival Júnior jácomeçaram a tocar o plane-jamento do futebol doFlamengo para a próximatemporada. O diretor e o téc-nico têm feito reuniões paradecidir sobre contratações,dispensas e renovações decontrato. A programação dapré-temporada, que deve serrealizada no Ninho do Urubu,também está no papel. Aideia da dupla é deixar tudopronto para ser executadologo que o processo eleitoralterminar. No dia 3 de dezem-bro, o pleito vai dizer se Patri-cia Amorim continua à frentedo clube ou se o Rubro-Ne-gro terá um novo presidente.

Dorival demonstra certapreocupação. Segundo otreinador, a eleição impedeque decisões sejam tomadasde imediato, o que atrasa aprogramação para o próximoano. Apesar de ter contratoaté o fim de 2013, nem elesabe se continuará em casode mudança na presidência.

- É uma pendência, mastemos de tomar decisões,independentemente do queaconteça. O Flamengo tema obrigação de buscar ele-

mentos que venham fortale-cer esse grupo. Se demorar-mos, colocaremos em risco2013. Temos feito reuniões,aguardando definições da di-retoria. A eleição acaba fre-ando, então temos de aguar-dar. Mas é um risco muitogrande. Já foram colocadosalguns nomes (de reforçosque interessam), só que omomento requer um cuidado- disse o treinador.

Sobre renovações, casosde Léo Moura e Renato, otreinador prefere nem falar. Dizque será necessário esperar,

Ainda em recuperação dedores musculares na coxadireita, Elano foi reserva di-ante do Millonarios, na quin-ta-feira, e entrou apenas aos16 minutos do segundo tem-po da derrota por 3 a 1, quetirou o Grêmio da briga pelaCopa Sul-Americana. Mes-mo jogando pouco tempo,não passou despercebido.No meio do bolo de jogado-res que foi contestar o pênaltimarcado aos 45 minutos daetapa final, o meia surgiu edesferiu um chute em um dosassistentes, que imediata-mente caiu no gramado (as-sista aos gols e à confusãono vídeo acima). Horas de-pois, pelo Twitter, Elano reco-nheceu o erro e se desculpou.

- Muito triste, desculpa atodos. Errei! - escreveu o jo-gador, que apagou a mensa-gem nesta sexta-feira.

O clima de decepção eo sentimento de culpa tam-bém apareceram nas mani-festações de Souza. Ao usar

a rede social, o volante pe-diu desculpas à torcida pelaeliminação e lamentou o fatode o clube fechar mais umatemporada sem títulos deexpressão - o último se deuem 2001, com a Copa doBrasil.

- Estou tão triste, poistenho a ideia de ficar aqui pormuitos anos e não queriacarregar em mais essesmais de dez anos sem títu-los - disse o camisa 5.

Sem chance de título, oGrêmio volta as suas forçaspara a busca da vice-lideran-ça do Brasileirão. Em segun-do lugar, tem um ponto amais que o Atlético-MG (66a 65), com três rodadas aserem disputadas. Mais doque o simbolismo do vice-campeão, a colocação alça-ria o time de VanderleiLuxemburgo a uma das va-gas diretas à fase de gruposda Libertadores, sem a ne-cessidade do mata-mata pre-liminar.

Func reúne-se com representantesde escolas de samba de São Luís

Carnaval 2013

Detran-MA participa de açãopelo Dia Internacional em

Memória às Vitimas de Trânsito

Na Praça do Pescador

apesar de o tema estar sen-do discutido internamente.

Algumas esquipes es-tão saindo muito bemestruturadas deste Brasilei-ro, estarão um pouco à fren-te na abertura do ano sesouberem tirar proveito.

- Não vou falar nada so-bre ninguém, não tenho nemcondições de falar. Seria sim-ples falar que quero que to-dos renovem ou não, mas nãoposso. Tenho de tentar pas-sar o que estamos observan-do ao Zinho, para a diretoria,para que seja encaminhado

ou não. Prefiro aguardar.Dorival teme que o

Flamengo comece 2013 mui-to atrás dos concorrentes.Segundo ele, alguns clubesestão encerrando a tempora-da em alta, bem definidos eestruturados, caso doFluminense, que acaba deconquistar o título brasileiro.

- O crescimento de umaequipe faz com que as outrasvenham atrás, buscando es-paço. Algumas esquipes es-tão saindo muito bemestruturadas deste Campeo-nato Brasileiro, estarão umpouco à frente na abertura doano se souberem tirar provei-to. O Flamengo tem obriga-ção de tirar a diferença, queneste instante é grande.Acho que equipes comoAtlético-MG, São Paulo, Grê-mio, Botafogo conseguiramuma consistência grande.Usaram o campeonato mui-to bem para fazer umaestruturação – analisou.

O Flamengo volta a jogarpelo Brasileirão neste domin-go, contra o Palmeiras, às17h (de Brasília), pela 36ªrodada. O time tem 47 pon-tos e está na nona posição.

A Coordenadoria deEducação para o Trânsito doDepartamento Estadual deTrânsito (Detran-MA) parti-cipa neste domingo (18) deação da Maçonaria Unidado Maranhão pela passa-gem do Dia Mundial emMemória às Vítimas deTrânsito. A ação acontece apartir das 9h, na Praça doPescador (Avenida Litorâ-nea), com uma vasta progra-mação.

O roteiro inclui momen-to de oração, apresentaçãode coral, passeata companfletagem, motocicletadae uma atividade da campa-nha nacional Pare, Pense eMude, apoiada pelo Detran-MA. Na ocasião, haverá sal-to de paraquedistas e serãosoltos 500 balões laranjas,lembrando as vítimas de aci-dentes de trânsito.

A data foi instituída pelaOrganização das Nações

Unidas (ONU) em 2005,estabelecida para o tercei-ro domingo do mês de no-vembro. O objetivo é lembraros que foram vítimas dotrânsito, além de chamar aatenção para o elevado nú-mero de mortes e acidentese o risco potencial para to-dos os usuários das aveni-das e estradas do país.

“Precisamos criar umaconsciência da magnitude edo impacto das colisões detrânsito na família e na so-ciedade e prestar uma ho-menagem junto com a so-ciedade civil organizada, nocaso a Maçonaria doMaranhão, às vítimas fatais,não fatais e suas famílias,servindo também para refle-tir sobre a violência no trân-sito, suas causas e a ne-cessidade de uma mudan-ça de atitude”, destacou odiretor geral do Detran-MA,Flávio Trindade Jerônimo.

Assistente fica caído no gramado depois da agressão de Elano

Dorival e Zinho já traçam planos para 2013

Programa

Proesp permite parcelamento dedébitos com o Fisco Municipal

Continua em vigor o Progra-ma Especial de Parcelamento(Proesp) para os contribuintesque queiram quitar os seus dé-bitos com o Fisco Municipal, re-ferentes ao período até 09 dejunho de 2010.

O Proesp possibilita o pa-gamento de débitos de ISS, ta-xas e IPTU com parcelamentoem até 180 meses, para pes-soa física e jurídica. O contribu-inte que optar pelo pagamen-

to à vista tem 60% de redu-ção nos juros e multas demora.

Se resolver parcelar osseus débitos, o pagamentoem até seis parcelas mensaise sucessivas terá um descon-to de 40% dos acréscimosdecorrentes de juros e mul-tas e para pagamento entre07 e 12 parcelas 30% de re-dução nos juros e multas.

O contribuinte também

terá 20% de desconto seoptar em pagar entre 13 e 24parcelas e 10% para paga-mento entre 25 e 60 parce-las. Para o pagamento aci-ma de 60 até 180 parcelasmensais e sucessivas nãohaverá redução nos juros emultas incidentes sobre odébito.

O contribuinte interessa-do em quitar os débitos coma Prefeitura deve se encami-

nhar à Secretaria Municipalda Fazenda, na AvenidaKennedy, 1455, Bairro deFátima, portando a Xerox dacarteira de identidade, CPF,no caso do proprietário, e odocumento do imóvel.

Para o secretário da Fazen-da, José Mário Bittencourt Ara-újo, “o Proesp tem a finalidadede oferecer aos contribuintes,em débito com o fisco munici-pal, a quitação de suas dívidas”.

A Fundação Municipal deCultura (Func) reuniu-se, natarde de quarta-feira (14), comrepresentantes da União dasEscolas de Samba de SãoLuís (Uesma), bem comomembros de agremiaçõescarnavalescas, para discutiros procedimentos que serãotomados para viabilizar a re-alização do Carnaval 2013.

Na reunião, o presidenteda Func, Euclides MoreiraNeto, informou que todos osprocessos já estão sendo

encaminhados para a Cen-tral Permanente de Licitação(CPL), para que as primeirasatividades do carnaval já pos-sam ser iniciadas logo nomês no janeiro.

A medida tem por finali-dade não comprometer os tra-balhos da equipe de transiçãoque terá a missão de produ-zir a programação carnavales-ca com menos de cem diasapós o início da gestão. “Aequipe que chegar vai encon-trar tudo encaminhado, mes-

mo que não concordem comas proposições, pois semtempo para realizar o proces-so licitatório, seria quase im-possível viabilizar o carnavalpara o próximo, assim quemiria perder seria a populaçãode São Luis”, ressaltaEuclides Moreira Neto.

Durante a reunião, os gru-pos também foram informadossobre a solicitação da Func emmanter o apoio financeiro àsagremiações durante a pré-tem-porada carnavalesca, novidade

implementada pela Prefeituradurante o ano de 2012, comoparte das comemorações dos400 anos de São Luis.

Dois dias de desfile -Também, em confirmação aoque foi aprovado no regula-mento de 2012, será feita umadivisão entre as Escolas deSamba, grupo A e grupo B,visando dar oportunidade àsEscolas menores de conquis-tarem uma premiação e, as-sim, melhorar os seus traba-lhos para os anos posteriores.

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 18/19 de novembro de 20126 - Municípios

Na Região TocantinaEstágio Viva Primeiro

Emprego será apresentadoem Açailândia e Imperatriz

Seminário de Integraçãodo Estado com os Municípios

Nesta segunda

O Governo do Estado,por meio da Secretaria de Es-tado de Ciência, Tecnologiae Ensino Superior (Sectec),fará uma apresentação doPrograma de Estágio “VivaPrimeiro Emprego” nas cida-des de Açailândia e Impera-triz, na próxima semana, como objetivo de sensibilizar oempresariado para firmarparcerias que viabilizem odesenvolvimento do progra-ma na Região Tocantina.

Em Açailândia, a reu-nião acontecerá, na terça-feira (20), às 19h, com auto-ridades e empresários lo-cais, na sede da AssociaçãoComercial e Industrial do mu-nicípio. Já em Imperatriz,será realizado um café damanhã, na quarta-feira (21),no Centro de Convenções dacidade, com apoio da Asso-ciação Comercial e Industri-al de Imperatriz.

As reuniões serãoconduzidas pela secretáriade Estado de Ciência eTecnologia, Rosane Guerra,em companhia do secretário-adjunto da Universidade Vir-tual do Maranhão (Univima),José Ribamar Torres. Essaserá a segunda chamada doedital para cadastro de em-presas parceiras na execu-ção do Programa de Está-gio Viva Primeiro Emprego,que oferece estágio remune-rado no valor de R$ 622,00a alunos egressos de cursosde qualificação profissionalde um dos Centros de

Capacitação Tecnológica doMaranhão (Cetecma) e das ins-tituições parceiras dos progra-mas - Senac, Senai e Ifma.

"Escolhemos neste mo-mento ir à Região Tocantinapor essa localidade ter umforte polo comercial e indus-trial e a nossa perspectiva éoferecer um contingente mai-or de vagas na região", as-segurou a secretária RosaneGuerra. As empresas quedesejarem participar deverãomanifestar seu interesse pre-enchendo e enviando onlineum formulário disponível napágina do Primeiro Emprego(www.primeiroemprego.ma.gov.br).Só poderão participar em-presas em conformidadecom os critérios previamen-te estabelecidos pelo edital,como inscrição no CNPJ,possuir alvará de funciona-mento, e oferecer condiçõesde proporcionar ao estagiá-rio atividades de aprendiza-gem social, profissional ecultural.

O “Estágio Viva Primei-ro Emprego” faz parte do pro-grama “Maranhão Profissio-nal” e visa dar oportunidadeprofissional a jovens e adul-tos entre 18 e 30 anos, a par-tir do estímulo à qualificaçãopara o mercado de trabalhocom o oferecimento de cur-sos profissionalizantes de ex-tensão tecnológica em parce-ria com instituições de ensi-no públicas e privadas e em-presas de áreas como, co-mércio, indústria e serviços.

Secretário Luis Fernando Silva fará a primeira palestra do seminário

Em áreas indígenas e quilombolas

Aged inicia vacinação assistidacontra a febre aftosa no MA

Políticas públicas e es-tabelecimento de parceriasserão a temática do Seminá-rio de Integração do Estadocom os Municípios, que seráaberto pela governadoraRoseana Sarney nesta se-gunda-feira (19), às 9h, noCentro de Convenções PedroNeiva de Santana, noCohafuma. O evento reuniráprefeitos, vices e vereadoreseleitos e reeleitos em todo oestado.

Promovido pelo Governodo Estado, o seminário, alémde fortalecer a parceria comos municípios, terá o objeti-vo de orientar os gestoresmunicipais sobre os cuida-dos que devem ter no con-trole e na aplicação legaldos recursos públicos,como também na elabora-ção da prestação de contase quais os caminhos para seter acesso a convênios esta-

duais e federais.O secretário-chefe da

Casa Civil, Luis FernandoSilva, que coordena o even-to, informou que durantedois dias – o seminárioacontece até terça-feira (20)– os prefeitos eleitos ereeleitos participarão depalestras sobre temas vari-ados de interesse dos mu-nicípios, especialmente so-bre os principais programase ações desenvolvidos peloGoverno do Estado.

“Por orientação da gover-nadora Roseana Sarney,estamos realizando esseimportante seminário. Serãodois dias de muito trabalho,com o objetivo de orientar osprefeitos eleitos e reeleitossobre os melhores caminhospara uma gestão pública efi-ciente e eficaz, de forma afortalecer os municípios”, afir-mou o secretário.

Luis Fernando Silvaenfatiza que as cidades nãopodem se desenvolver sem aefetiva participação dos mu-nicípios na elaboração daspolíticas públicas. “Temosuma preocupação diária defortalecer os municípios,pois é nele onde todas asdemandas e anseios do ci-dadão se originam. E o pa-pel do Estado é apoiá-los noatendimento inicial dessasaspirações, criando meca-nismos eficientes para queisso aconteça”, ressaltou.

PalestrasNesse trabalho de orien-

tação dos gestores, logoapós a abertura oficial nasegunda-feira (19), LuisFernando abrirá o ciclo depalestras do seminário, aoabordar o tema “Uma novaproposta de governança mu-nicipal”. No mesmo dia, às14h, o secretário apresenta-rá aos gestores municipaiso “Viva Maranhão”, conside-rado o maior programa deinvestimentos dos últimosanos, abrangendo açõesestruturantes que visam am-pliar e modernizar ainfraestrutura social e econô-mica do estado, nos próximosquatro anos. Na abordagem dotema, participará ainda oconsultor Gilberto Siqueira.

Demais secretários deEstado também ministrarãopalestras durante os doisdias do seminário. O secre-tário de DesenvolvimentoSocial e Agricultura Familiar,Fernando Fialho, por exem-plo, apresentará o “Viva Opor-tunidades”, amplo programaque tem como meta a dimi-nuição substancial da extre-

ma pobreza no estado, paramenos de 10% em 2015.

“Esse seminário é impor-tante para que os gestoresmunicipais conheçam asações do Viva Oportunidadese se engajem ao Governo doEstado para que o programapromova inclusão social eprodutiva, resultando namelhoria dos indicadoressocioeconômicos e da quali-dade de vida da populaçãomaranhense”, ressaltouFernando Fialho.

Os gestores municipais,especialmente os novos, tam-bém tomarão conhecimentodos grandes projetos em an-damento hoje no estado, napalestra do secretário de Es-tado do Desenvolvimento, In-dústria e Comércio, MaurícioMacedo, que falará sobre“Maranhão de Investimen-tos”. De acordo com aSedinc, o estado reúne umacarteira de R$ 120 bilhões emincrementos.

As ações das áreas deEducação, Saúde, IgualdadeRacial, Mulher, Cultura e Ci-dades e DesenvolvimentoUrbano, além de emendasparlamentares, também se-rão apresentados aos prefei-tos, vices e vereadores elei-tos e reeleitos.

Convidados, o MinistérioPúblico Estadual (MPE) e oTribunal de Contas do Esta-do (TCE) também darão suacontribuição, por meio depalestras, o que demonstraa preocupação do governoem ajudar os municípios nagestão transparente, permi-tindo à sociedade o acessoa informações que a lei ga-rante e exige.

A Agência Estadual deDefesa Agropecuária doMaranhão (Aged), órgão vin-culado à Secretaria de Es-tado de Agricultura, Pecuá-ria e Pesca (Sagrima), inicia,nesta segunda-feira (19), avacinação assistida contra afebre aftosa em áreasquilombolas e indígenas. Asegunda etapa da campanhade vacinação contra a doen-ça acontece em todo o es-tado até o dia 30 deste mês.

O diretor geral da Aged,Fernando Lima, informou queserão distribuídas para estasáreas mais de 26 mil dosesda vacina, que compradas

com recursos próprios daagência agropecuária e tam-bém asseguradas por doa-ções feitas pelo SistemaNacional de AprendizagemRural (Senar) e Fundo deDesenvolvimento da Pecuá-ria do Maranhão (Fundepec).

"Essas vacinas são do-adas para garantir o índice devacinação nessas áreas es-peciais, que possuem a ex-ploração da pecuária de sub-sistência e, assim, não co-locarmos em risco todo pro-cesso de vacinação no esta-do. Por isso, a Aged assu-miu a responsabilidade juntoa essas comunidades", ex-

plicou Fernando Lima.A vacinação assistida é

realizada pelos proprietáriosdos animais sob a supervi-são de fiscais agropecuáriosda Aged. Segundo as nor-mas do Ministério da Agri-cultura, Pecuária e Abaste-cimento (Mapa), a vacinaçãoassistida pode ocorrer comobjetivo de orientação, assis-tência a comunidades caren-tes ou fiscalização, e possi-bilita ao serviço oficial - noMaranhão representado pelaAged -, certificar a aplicaçãoda vacina na totalidade dosanimais existentes em deter-minadas propriedades rurais.

As propriedades ondeocorrerão as vacinações as-sistidas estão localizadasnos municípios de São Luís,Imperatriz, Pedreiras, SãoJoão dos Patos, Viana,Itapecuru-Mirim, Rosário,Barra do Corda, Zé Doca,Codó, Santa Inês, Bacabale Pinheiro.

De acordo com dadosda Diretoria de Defesa e Ins-peção Sanitária Animal daAged, existem no estado83.037 propriedades ruraiscom a criação de bovinos ebubalinos. Cerca de 52%são cadastrados como pe-quenos criadores.

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO E PRÓ-FUNDAÇÃO DOSINDICATO DOS (AS) PESCADORES (AS) PROFISSIONAIS,

ARTESANAIS, AQUICULTORES (AS), CRIADORES (AS)DE PEIXES E TRABALHADORES (AS) NA PESCA

DO MUNICÍPIO DE PRESIDNTE JUSCELINO - MA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃONUM023

A Comissão de Organização e Pró-Fundação do Sindicatodos (as) Pescadores (as) Profissionais, Artesanais, Aquicultores(as), Criadores (as) de Peixes e Trabalhadores (as) na Pes-ca do Município de Presidente Juscelino - MA, em cumprimen-to a Constituição Federal e a Portaria nº. 186 de 10 de Abril de2008, do Ministér io do Trabalho e Emprego - MTE convocatodos os membros das ca tegor ias ac ima c i tadas , pa ra aAssembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 01de Dezembro de 2012, das 09h:00min às 12h:00min, Local:Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, si to àRua Castelo Branco, nº 115, Centro, Presidente Juscel ino -MA, CEP: 65.140-000 termo de Presidente Juscel ino, paradeliberar e aprovar a seguinte Ordem do Dia: a) Às 09h:00min,Formação da mesa e leitura do Edital; b) Discutir e aprovar oEstatuto Socia l ; c) Aprovar Contr ibuição mensal e taxa def i l iação; d) Esco lha e E le ição da Comissão Prov isór ia ; e)Filiação à Federação e Posse dos eleitos; f) Outros.

Presidente Juscelino - MA, 16 de Novembro de 2012.

Sebastião Fernandes da SilvaCPF 176.499.943-68

Presidente da Comissão

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 18/19 de novembro de 2012 Geral - 7

XVI Festival Maranhensede Teatro Estudantil

Começa nesta terça IncentivoPrêmio Fapema 2012,

somando R$ 200 mil, seráentregue na próxima sexta

Com a participação deescolas da rede pública deSão Luís e mais cinco muni-cípios maranhenses será ini-ciado, nesta terça-feira (20),o XVI Festival Maranhense deTeatro Estudantil, promovidopelo Governo do Estado erealizado pela Secretaria deEstado de Cultura (Secma),por meio do Centro de ArtesCênicas do Estado doMaranhão (Cacem).

“Este Festival tem sido deuma importância elevada paraas artes cênicas no Maranhão,por ser ele uma oportunidadeque as escolas têm em mos-trar seu potencial cênico, suacriatividade e, principalmente,pela integração e troca de co-nhecimentos entre as escolasparticipantes. Para nós quesomos gestores culturais eapoiadores desse fazer cultu-ral, é de grande valia o apoio e

a confiança que o Governo doEstado tem proporcionado aesses eventos educativos eculturais”, afirma Olga Simão,secretária da Cultura.

Os espetáculos serãoapresentados até a sexta-fei-ra (23), no palco do TeatroJoão do Vale, em sessõespela manhã e a tarde, comentrada franca. A aberturaserá às 9h e contará com apresença da secretária deEstado de Cultura, Olga Ma-ria Simão, que dará as boasvindas aos participantes e,em seguida, será apresenta-do o espetáculo O Boizinhode Brinquedo, texto de JoanaBittencourt, com alunos daEscola Paroquial FreiAlberto, com direção de Ma-ria Raimunda Freitas. Emseguida, às 10h30, será apre-sentado São Luís, 400 anosde Alegria, texto de João

Boas, com direção deFelizaldo Mello, pelos alunosdo Colégio UEB Maria Ro-cha.

A sessão da tarde come-ça às 14h, com uma progra-mação que inclui os espetá-culos: A guerra dos mundosem São Luís, com a EscolaIfma, Campus Maracanã,num texto e direção de InaldoLisboa; E as cabeças ondeestão? Com alunos da Esco-la Ifma de Alcântara, autoriae direção de Haroldo Junior;e Confissões de Adolescen-tes, com grupo de teatro daEscola CE Mônica Vale, comtexto de Maria Marina e dire-ção de Martha Brasil.

Criação e objetivoCriado em 1996 o Festi-

val tem conta com a partici-pação de alunos de escolaspúblicas do ensino estadual,municipal e comunitárias,com espetáculos teatraiscom textos diversificados, dacomédia ao drama.

Neste ano em sua déci-ma sexta edição o Festivalcontará com a participaçãode grupos teatrais de esco-las de São Luís, Alcântara,Itapecuru-Mirim, Alto Alegredo Pindaré, São José deRibamar e Caxias. Com umtotal de 21 espetáculos queserão apresentados na mos-tra competitiva que vai esco-lher os melhores em diversascategorias do teatro, para oPrêmio Cosme Júnior queserá entregue, no dia 26, no

Educação

Maranhão terá encontro estadualdo Ensino Médio Inovador

Premiações que so-mam R$ 200 mil, possibili-dade de reconhecimentonacional e a chance de im-pulsionar o desenvolvimen-to no estado. Esses sãoapenas três exemplos daimportância do PrêmioFapema 2012, iniciativa doGoverno do Estado pormeio da Fundação de Am-paro à Pesquisa e ao De-senvolvimento Científico eTecnológico do Maranhão,que chega este ano a suaoitava edição consagradocomo uma das maiorespremiações da área. A so-lenidade de entrega do tro-féu e certificado aos pesqui-sadores ganhadores do prê-mio deste ano, 39 no total,acontece na próxima sexta-feira (23), no Hotel Luzeiros,em São Luís.

Destinado a alunos,pesquisadores, inventores eempresários, o PrêmioFapema é uma forma de fa-zer com que a produção ci-entífica não fique restritaapenas ao meio acadêmicoe chegue ao conhecimentoda população. Na avaliaçãodo presidente da Fapema,Antonio Luiz Amaral Perei-ra, a premiação já é um su-cesso. “Isso é comprovado

pelo nível dos trabalhos epelos elogios feitos pelosconsultores, a maioria defora do estado, que têm re-conhecido a cada ano amelhoria da qualidade daprodução cientifica dos pes-quisadores maranhenses”,destacou Antônio Pereira.

A secretária de Ciênciae Tecnologia, Rosane Guer-ra, e o diretor presidente daFapema presidirão a ceri-mônia, que vai contar coma participação de pesquisa-dores, reitores, pró-reitores,empresários e representan-tes de instituições como oSão Luís Shopping, Vale,Eletronorte, Sebrae, Fede-ração das Industrias do Es-tado do Maranhão (Fiema),Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial (Senac)e o Serviço Nacional deAprendizagem Industrial(Senai), que serão homena-geadas durante o evento pelacontribuição em prol do de-senvolvimento científico etecnológico do Maranhão.Outra homenagem será paraas quebradeiras de coco deItapecuru ganhadoras do Prê-mio FINEP de Inovação como projeto "Padaria Comuni-tária com Aproveitamentodo Mesocarpo de Babaçu".

Teatro Arthur Azevedo.“O Festival tem como

público-alvo alunos e profes-sores das escolas participan-tes, arte-educadores, teatro-educadores, estudantes uni-versitários, técnicos e artis-ta. Ele visa promover o de-senvolvimento estético dealunos e professores da redede ensino das escolas doEstado do Maranhão, comotambém o intercâmbio cultu-ral e o congraçamento entreos participantes”, destacaDomingos Tourinho,diretor doCacem e coordenador doFestival.

"O Festival tem feito cres-cer interesse no universo ar-tístico-cultural maranhense eisso é observado através daqualidade dos espetáculosapresentados pelas escolasparticipantes e pelo númerode inscritos. Esse interesseé percebido também pela par-ticipação de escolas de ou-tros municípios que tem pro-curado a coordenação, no pe-ríodo das inscrições", enfatizaTourinho.

Nos espetáculos sãoencenados temas diversosque partem dos clássicosgregos, passando pelos con-temporâneos universais, atécriações coletivas que ver-sam sobre a realidadevivenciada no cotidiano pelosparticipantes como: drogas,prostituição, separação dospais, violência, bulling e te-mas religiosos.

Cenas de espetáculos apresentados por grupos teatraisestudantis na edição do ano passado do Festival

Para estimular o inter-câmbio de experiênciasexitosas e propor melhoriasna oferta da qualidade deensino será aberto na pró-xima terça-feira (20), às 8h,o 1º Encontro das Escolasdo Ensino Médio Inovadordo Maranhão. Promovidopela secretaria de Educação(Seduc), por meio da secre-taria Adjunta de Ensino, oevento será realizado nosdias 20 e 21 em tempo inte-gral no auditório do Centro deCriatividade Odylo Costa Fi-lho, no centro histórico deSão Luís.

O encontro, que terácomo tema "Ensino médioinovador - socializando sabe-res, criatividade e inovação",contará com a participaçãode representantes das 100escolas contempladas com

o Programa Ensino MédioInovador (ProEMI), nas 19Unidades Regionais de Edu-cação (Ures).

De acordo com RainildeCampos, da secretaria Ad-junta de Ensino, o encontroterá como objetivo socializarprojetos, trabalhos, ativida-des e melhorias estruturaisdesenvolvidos pela equipe degestão das escolas que ade-riram ao programa desde2009, bem como ressaltar osimpactos da aquisição e de-senvolvimento dos insumosnos espaços escolares e noprocesso de ensino aprendi-zagem.

Ela explica que estaação também facilitará a pro-moção do intercâmbio deexperiências exitosas parafortalecer e valorizar as práti-cas pedagógicas, o currícu-

lo das escolas contempladascom o ProEMI e para garan-tir a oferta de melhorias naqualidade de ensino nas es-colas da rede estadual,

A programação do en-contro inclui palestras sobretemáticas inovadoras a se-rem desenvolvidas por repre-sentantes do Ministério daEducação (MEC) e Universi-dade Federal do Maranhão(Ufma), além de relatos deexperiência das escolas comnecessidade e realidade declientela de ensino médio e dasociedade contemporânea.

As 100 escolas contem-pladas com o ProEMI estãodistribuídas em 67 municípi-os localizados nas 19 Ures,totalizando 68.891 alunosmaranhenses.

PROGRAMAO Programa Ensino Mé-

dio Inovador foi criado em2009 e implementado em2011 com a autorização derecursos financeiros, pormeio do Programa DinheiroDireto na Escola (PDDE), àsescolas que aderirem ao pro-grama em 2012.

As 18 escolas de ensi-no médio que aderiram aoprograma no Estado forammantidas e acrescidas, em2012, de novas adesões, emmédia de 10% das escolasda rede estadual de ensino,perfazendo um total de 100escolas.

Os projetos dereestruturação curricular decada escola, após seremaprovados pela Seduc, com-porão o Plano de Ação Global(PAG), que deverá ter desem-bolso do MEC/FNDE, nummontante de R$ 5,5 milhões.

No sistema carcerário

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Seletivo

Sejap implementa açõesde ressocialização

Alfândega da Receita Federalabre vagas para São LuísA Alfândega da Receita

Federal do Brasil (RFB) noPorto de São Luís (MA) di-vulgou a abertura do pro-cesso seletivo público paracredenciamento de peritosde nível superior, a títuloprecário e sem vínculoempregatício com a RFB,para identificação de mer-cadorias diversas; paraquantificação/mensuraçãode mercadorias a granel, im-portadas ou a exportar, trans-portadas ou a transportar,embarcadas, armazenadasou a armazenar conforme de-signação desta Alfândega; epara emissão de laudos téc-nicos sobre o estado e o va-lor residual de bens, quandonecessária no curso de pro-cedimento fiscal e solicitadapela fiscalização aduaneira.

Os interessados pode-rão efetuar as inscrições de19 a 30 de novembro de2012, no Protocolo da Alfân-dega da Receita Federal doBrasil no Porto de São Luís,localizada na Avenida dosPortugueses, s/nº, Porto do

Por meio de medidaseficazes de reinserção so-cial de detentos, o Gover-no do Estado, por meio daSecretaria de Estado daJustiça e da AdministraçãoPenitenciária (Sejap), vemimplementando ações deressoc ia l ização aosapenados do s istemaprisional maranhense. Re-centemente, o ministro daJust iça, José EduardoCardozo, disse que a so-lução para o s istemacarcerário no país não se-ria aderir à prisão perpé-tua e, muito menos, à penade morte, mas sim trabalhara reinserção social dos pre-sos, ação que a Sejap vemrealizando.

O secretário de Estadoda Justiça e da Administra-ção Penitenciária, SergioTamer, destacou as açõesde ressocialização dedetentos postas em práticapelo Governo do Estado. Deacordo com Tamer, a finali-dade é atender a Lei de Exe-cução Penal (LEP), possibi-litando ao interno não só asassistências materiais alicontempladas, mas a prepa-ração do interno para queapós o cumprimento dapena, ele retorne ao conví-vio social em condições denão mais reincidir no crime.

"A política de

ressocialização é centradanos princípios básicos dahumanização, da justiça, dacidadania, dos direitos e de-veres e da dignidade huma-na. Essas assistênciasobjetivam, em última análi-se, prevenir o crime e orien-tar o retorno à convivênciaem sociedade", ressaltou osecretário.

ParceriasSergio Tamer disse

ainda que a palavra chavepara essas ações deressocial ização são asparcerias firmadas pelaSejap com instituições dopoder Judiciário, órgãosdo Ministério Público ecom a sociedade civil. Eleressaltou que por contadelas, tem sido possívelrealizar com êxito as ações

Ansiosa com a proxi-midade do ju lgamentodesta segunda-feira (19),Fernanda Gomes de Cas-tro, namorada de BrunoFernandes de Souza àépoca do desaparecimen-to e morte de El izaSamudio, diz estar confi-ante na Justiça. Ela res-ponde pelos crimes de cár-cere privado e sequestro deEliza e de Bruninho, filhodo goleiro. "Estou ansiosa,confio na Justiça, mas, aci-ma de tudo, creio no Deusque eu sirvo", disse.

Conforme a denúncia,ela é acusada de auxiliaro goleiro a manter Elizaem cárcere privado em umapartamento no Rio de Ja-neiro e de tê-lo acompa-nhado na ida para MinasGerais.

Fernanda, que chegoua ficar presa durante qua-tro meses após o crime,disse ao G1 que foi vítimade preconceito pelo fato deestar respondendo ao pro-cesso, mas que procuroureorganizar a vida da me-lhor forma possível. "No iní-cio foi difícil sim, pois aspessoas me olhavam de

Itaqui, São Luís (MA).Vagas oferecidas por

área de especialização:Eletrônica: Engenharia

Eletrônica com 2 anos de ex-periência profissional (2 vagas)

Mecânica: EngenhariaMecânica com 2 anos de ex-periência profissional (2 vagas)

Química: Engenharia Quí-mica ou Bacharelado em Quí-mica com 2 anos de experi-ência profissional (2 vagas)

Quantificação emensuração de granéis sóli-dos, líquidos ou gasosos:Profissionais com formaçãopelas Escolas de Oficiais daMarinha Mercante e profissi-onais de nível superior abran-gidos pela Decisão PlenáriaCONFEA nº 569, de 30 demaio de 2008, com 2 anosde experiência profissionalem arqueação (8 vagas)

O Edital completo poderáser consultado no mural daAlfândega da Receita Federaldo Brasil (RFB) no Porto deSão Luís e no endereço ele-t r ô n i c owww.receita.fazenda.gov.br.

Em Pernambuco

Equipe técnica da Sedinc visitaPolo Gesseiro de AraripinaA Secretaria de Estado

de Desenvolvimento, Indús-tria e Comércio (Sedinc)coordenará uma visita téc-nica, entre os dias 19 a23 deste mês, ao PoloGesseiro de Araripina, emPernambuco. O objetivo éapresentar aos empresári-os do gesso de Grajaú (MA)o desenvolvimento do sertãopernambucano neste seg-mento, a fim de estimularo potencial da região na ex-tração e comercializaçãodo minério no municípiomaranhense. A visita con-ta com o apoio da Prefei-tura Municipal de Grajaú edo Sindicato de Extração eBeneficiamento de Calcário

e Gipsita no Estado doMaranhão (Sindusgesso).

Para se ter uma ideia,o Polo Gesseiro deAraripina, que abrangetrês c idades: Arar ipe,Ipubí e Trindade, represen-ta 93% da produção do ges-so no país e oferece maisde 14 mil empregos diretose 50 mil indiretos. Entre2009 e 2011, o polo movi-mentou mais de R$ 1 bi-lhão de reais com a extra-ção de gipsita (minério) ea industrialização do produ-to, de acordo com o Depar-tamento Nacional de Pro-dução Mineral (DNPM).

Para o superintendentede atração de investimen-

tos da Sedinc, Ubiratan Sil-va, a visita é uma espéciede intercâmbio, que temcomo finalidade a troca deexperiências entre os em-presários maranhenses epernambucanos, a fim debuscar conhecimentos aserem aplicados no Polo deGrajaú. "Esta é uma de-manda antiga da Sedinc,que é fazer com que o dis-trito industrial de Grajaúseja implementado. Comoo município se destacacomo um polo gesseiro, aSedinc vem empenhandoesforços para o desenvol-vimento desta atividade",afirmou Ubiratan.

De acordo com Sebas-

de reintegração social de in-ternos. "A parceria com es-sas instituições, todas elasdentro de suas competênci-as e atribuições, tem sidoconstante e fundamental parao êxito das iniciativas daSejap no sistema prisional doestado", afirmou.

No âmbito da educação,a Sejap celebrou convêniocom a Secretaria de Estadoda Educação (Seduc) paraelaboração do Plano deEducação Estadual nas Pri-sões. Ao todo, essa açãobeneficia 351 apenados dosistema penitenciário doMaranhão. Além disso, oPlano ainda garante oportu-nidades aos internos pormeio de uma educação dequalidade.

O coordenador de

Evento de entrega de certificado decursos profissionalizantes a detentas

modo estranho. Aos pou-cos, minha vida voltou aonormal", contou.

Sobre o passado, a ex-namorada de Bruno lembraque foi complicado conse-guir emprego após deixar aprisão, mas afirma que oapoio dos familiares, prin-cipalmente de seus dois fi-lhos, um com 18 e outrocom 15 anos, foi fundamen-tal. "Minha família sempreesteve ao meu lado e, de-pois de todo aquele sofri-mento, hoje estamos aindamais unidos. Foi difícil con-seguir um emprego, mashoje trabalho como secre-tária em um escritório deadvocacia em Campo Gran-de", diz Fernanda.

Questionada se fariaalguma coisa diferente sepudesse voltar ao passa-do, ela é categórica: "Pro-curo não fixar meu pensa-mento no passado e simconstruir o meu futuro".Aos 34 anos, Fernanda dizque não tem namorado eque daqui para frente pre-tende voltar suas atençõespara o vestibular de Direi-to. "Se Deus quiser, um diaserei magistrada".

ressocialização da Sejap,Roberto Araújo, explicou queo Plano Educacional é umademanda dos Ministérios daEducação e da Justiça paratodos os estados do país. "OPlano de Educação Estadu-al nas Prisões determinaráo que deve ser realizado em2013 e 2014 nas unidadesprisionais em relação à edu-cação", pontuou.

Outra parceria que vemdando certo é com a Secre-taria de Estado da Saúde(SES). Por conta de um acor-do de cooperação firmadoentre os dois órgãos, hojecentenas de presos que so-frem com transtornos men-tais nas unidades carceráriasdo Maranhão são devidamen-te atendidos.

O convênio entre os doisórgãos estaduais garantiuainda que o Estado se quali-ficasse para receber do Minis-tério da Saúde incentivo daordem de R$ 580 mil, recursoinvestido no reaparelhamentode setores hospitalares deunidades carcerárias doMaranhão. Além disso, comverbas do ministério, do De-partamento PenitenciárioNacional (Depen) e do Fun-do Global, foi edificado o pri-meiro núcleo de saúde daPenitenciária de Pedrinhas,local que atende em torno de15 detentos por dia.

Ex-namorada de Brunodiz confiar na Justiça e

evita 'pensar no passado'

tião Correa, consultor daSedinc, o objetivo principalda visita é mostrar às pes-soas que trabalham noPolo de Grajaú, desdemineradores, plaqueiros ecomerciantes em geral, oalto nível alcançado pelopolo pernambucano nossetores econômico, sociale tecnológico.

“O Maranhão possuiuma grande vantagem,pois possui um minériode boa qualidade e demuito fáci l exploração,além da localização geo-gráfica privi legiada emfunção da modal de estra-das de rodagem e de fer-ro”, completa Sebastião.

Caso Eliza Samudio