Edição Maio/2010

20
[www.rtudomesmo.blogspot.com] 1 T

description

Edição Dia das Mães

Transcript of Edição Maio/2010

Page 1: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 1

T

Page 2: Edição Maio/2010

2 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 3: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 3

T

Page 4: Edição Maio/2010

4 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 5: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 5

TT

Page 6: Edição Maio/2010

6 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 7: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 7

T

Milza Arcanjo

Page 8: Edição Maio/2010

8 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 9: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 9

T

Page 10: Edição Maio/2010

10 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 11: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 11

TImobiliária-Restaurante-Escola de Informática-Estética

Page 12: Edição Maio/2010

12 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 13: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 13

T

Jozi CaetanoLoja Espaço Florata Decorações

Tel. 11 4445-5343e-mail: [email protected]

T

Page 14: Edição Maio/2010

14 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T Saúde e bem estar

Amulher passa por inúmerastransformações durante todasua vida, mas, não existe mo-mento mais intenso de trans-formações como a GESTA-

ÇÃO. São quarenta semanas de uma incrí-vel jornada, onde a mulher vivência sen-sações nunca antes experimentadas, o seuorganismo passa por transformações eadaptações para garantir uma boa gesta-ção. Na maioria das vezes a falta da menstruação é o iníciodesta grande jornada que é ser Mãe. Os enjôos matinais, osono excessivo, o desejo por determinados alimentos e aaversão por outros são as primeiras sensações vivenciadaspela mulher no primeiro trimestre de gestação (três pri-meiros meses). Nesta etapa é muito importante que a mu-lher tenha maior atenção com sua saúde, pois o desenvol-vimento de seu bebê depende disto.

O segundo trimestre de gestação é onde a mulherobserva as maiores mudanças físicas em seu corpo oaumento do útero é evidente, ela já tem barriga! Apartir deste momento a dificuldade de realizar ta-refas que antes não existia começa a aparecer, ador na coluna e nas pernas e o inchaço nas mes-mas dão o seu sinal, porém, é nesta etapa que amulher pode realizar exercícios terapêuticos paraajudar a minimizar estes sintomas ou até mes-mo contribuir para que eles não surjam.

Já no terceiro trimestre o aumento de peso e oaumento da barriga são as transformações quemais incomodam a mulher e em conseqüênciadestas modificações, a falta de ar, a dificuldadepara dormir, o aumento do cansaço e inchaçoestão mais evidentes do que na etapa anterior.Nesta etapa a mulher se prepara para o parto, seprepara para concretizar o “SER MÃE”. Essas trans-formações e adaptações que o organismo e o cor-po da mulher passam são essenciais para propor-cionar o ambiente perfeito para o desenvolvimentodo bebê até o nascimento. Estas transformações eadaptações muitas vezes não são vivenciadas demaneira agradável então, a FISIOTERAPIA EM OBS-

TETRÍCIA embarca junto com a mulhernesta jornada para auxiliá-la durantetodo período gestacional, parto e pós-parto. A FISIOTERAPIA em OBSTETRÍCIAcontribui para uma gestação mais sau-dável e com menos queixa em relaçãoàs alterações sofridas pelo corpo, alémdisso, contribui para uma boa evolu-ção do parto vaginal (normal).

O atendimento fisioterapêutico às ges-tantes inclui avaliação postural da gestante, exame físico es-tático (parada) e exame físico dinâmico (em movimento) eanamnese onde é realizada uma entrevista com gestante afim de conhecer e reconhecer supostas queixas e dúvidas.

A gestante pode realizar a fisioterapia durante todo operíodo gestacional, no primeiro trimestre o papel do

fisioterapeuta é orientar a gestante sobre os “porquês”de todas as transformações deste período. Através de

encontros serão apresentadas figuras das estrutu-ras do corpo, as transformações e as justificativasdo porque elas acontecem. Após a gestante com-pletar 12 semanas de gestação, a fisioterapia temcomo principais metas realizar exercíciosterapêuticos que podem ser na água ou no solopara proporcionar uma melhor qualidade de vidaà gestante neste período e tratar possíveis quei-xas que podem surgir a partir do segundo tri-mestre. A drenagem linfática também auxilia agestante neste momento, os encontros para ori-entações ainda compõe o atendimento. Já noterceiro trimestre o fisioterapeuta tem como prin-cipal meta preparar a mulher para o parto. Osexercícios devem ser realizados com mais mode-ração, a drenagem linfática será uma grande ali-ada na diminuição e alívio do inchaço. A FISIOTE-RAPIA DURANTE A GESTAÇÃO é uma área aindapouco explorada da fisioterapia, porém ela trásinúmeros benefícios para a mulher durante estáincrível jornada. Devemos ressaltar que é o mé-dico que avalia e recomenda a fisioterapia noperíodo gestacional.

A grande jornada da mulher, “Ser Mãe”

E FISIOTERAPIA

Ft. Caroline Teixeira Graf Nunes – CREFITO 3: 88017-FFisioterapeuta e docente da disciplina de fisioterapiaaplicada à ginecologia e obstetrícia da Universidade

Guarulhos - UNG.Email: [email protected]

TGestação

Page 15: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 15

T

Page 16: Edição Maio/2010

16 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Page 17: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 17

TPara anunciar ligue: 4442-1124 - 9835-4607

Page 18: Edição Maio/2010

18 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T

Mariah Conveniência

Page 19: Edição Maio/2010

[www.rtudomesmo.blogspot.com] 19

T

Page 20: Edição Maio/2010

20 [www.rtudomesmo.blogspot.com]

T