Edição n°: 223 - 22/04/2015

8
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (24): Farmácia Confiança e Farmácia Paraná. QUARTA-FEIRA de abril de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 22 EDIÇÃO 223 • Pág. 5 • Pág. 3 • Pág. 5 • Pág. 8 ASSIS EMPREENDEDOR ASSIS Lançada Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo Jesuítas inicia construção de um barracão industrial no ‘Mutirão’ Foi lançada na noite de sexta- feira (17) a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, de Assis Chateaubriand. Na opor- tunidade, o padre André Fatega, equipe e diretoria apresentaram um histórico da Paróquia e tam- bém anteciparam a programação da festa, onde a parte social será de 10 a 13 de julho. Assis inicia hoje fase municipal do Bom de Bola de Futebol Paulinho Gabriel Padre André e prefeito de Assis, Marcel Micheletto, durante o lançamento da festa • Pág. 3 Marcel entrega reforma e ampliação de UBS no Nice O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, acompanhado do secretário de Saúde, Junior Weiller; da chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel; dos verea- dores Aguinaldo Romanini e Renato Sala, entregou para comunidade, na noite de sexta-feira, a nova Unidade Bási- ca de Saúde do Nice, que passou por uma ampla reforma e ampliação. Unidade recebeu um investimento na ordem de R$ 149 mil Assessoria O terreno terá uma área construída de 160 m². Recentemente, foi assinado o contrato de execução com a empresa vencedora do processo licitatório, a Cons- trutora Kashima Ltda, que executará a construção de dois barracões industriais, o do Cristo Rei com 160 m² e outro com 120 m², no distri- to do Carajá. Início da obra no ‘Mutirão’ Menino de 12 anos produz ‘Filtro dos Sonhos’ em Assis Usado como enfeite em muitos ambientes, o artesana- to “Filtro dos Sonhos” tornou-se uma febre entre os jovens. Por meio da comercialização desse produto, o empreende- dor Rafael Muniz Tozi, 12 anos, viu a oportunidade de ga- nhar um bom dinheiro. Com a venda do artesanato, garoto ‘sonha’ em comprar um celular Nilson Hort

description

Folha Vale Verde

Transcript of Edição n°: 223 - 22/04/2015

Page 1: Edição n°: 223 - 22/04/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (24): Farmácia Confi ança e Farmácia Paraná.

QUARTA-FEIRA de abril de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº223

• Pág. 5

• Pág. 3

• Pág. 5

• Pág. 8

ASSISEMPREENDEDOR

ASSIS

Lançada Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo

Jesuítas inicia construção de um barracão industrial

no ‘Mutirão’

Foi lançada na noite de sexta-feira (17) a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, de Assis Chateaubriand. Na opor-tunidade, o padre André Fatega, equipe e diretoria apresentaram um histórico da Paróquia e tam-bém anteciparam a programação da festa, onde a parte social será de 10 a 13 de julho.

Assis inicia hoje fase municipal do Bom de Bola de Futebol

Paulinho Gabriel

Padre André e prefeito de Assis, Marcel Micheletto, durante o lançamento da festa

• Pág. 3

Marcel entrega reforma e ampliação de UBS no Nice

O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, acompanhado do secretário de Saúde, Junior Weiller; da chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel; dos verea-dores Aguinaldo Romanini e Renato Sala, entregou para comunidade, na noite de sexta-feira, a nova Unidade Bási-ca de Saúde do Nice, que passou por uma ampla reforma e ampliação.

Unidade recebeu um investimento na ordem de R$ 149 mil

Assessoria

O terreno terá uma área construída de 160 m². Recentemente, foi assinado o contrato de execução com

a empresa vencedora do processo licitatório, a Cons-

trutora Kashima Ltda, que executará a construção de

dois barracões industriais, o do Cristo Rei com 160 m² e

outro com 120 m², no distri-to do Carajá.

Início da obra no ‘Mutirão’

Menino de 12 anos produz ‘Filtro dos Sonhos’ em Assis

Usado como enfeite em muitos ambientes, o artesana-to “Filtro dos Sonhos” tornou-se uma febre entre os jovens. Por meio da comercialização desse produto, o empreende-dor Rafael Muniz Tozi, 12 anos, viu a oportunidade de ga-nhar um bom dinheiro.

Com a venda do artesanato, garoto ‘sonha’ em comprar um celular

Nilson Hort

Page 2: Edição n°: 223 - 22/04/2015

Dilceu Sperafico*

O crescimento do mercado global de carnes de 3% em 2014, alcançando o volume de 225 milhões de tone-ladas comercializadas no período, mostra a visão privi-legiada e o empreendedorismo histórico dos desbrava-dores e colonizadores do Oeste do Paraná.

Se Toledo hoje detém o maior rebanho suíno, o maior plantel de aves de corte, o maior abatedouro desses animais e o maior Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário do Estado e um dos mais expressivos País, devemos tais feitos à capacidade e coragem dos pioneiros da região.

Graças aos seus conhecimentos elementares do agronegócio, apostaram na mecanização e diversifica-ção da atividade agrícola, na consorciação da agricul-tura à pecuária, na transformação de proteína vegetal em proteína animal, muito mais valorizada no mercado de alimentos e na agroindustrialização, já pensando no abastecimento dos grandes centros consumidores do País e futuras exportações.

Dessa forma, o município que hoje possui 90 fran-gos e cinco suínos por habitante, além de grande pro-dução de leite, carregando diariamente uma centena de caminhões de carnes, derivados e produtos lácteos, para os mercados interno e externo, se tornou modelo para diversas outras cidades da região, como Cascavel, Palotina, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Ca-felândia, que hoje juntas sediam um dos mais impor-tantes centros agroindustriais do País.

Graças a esse entendimento antecipado, hoje o Oes-te do Paraná ostenta condição especial para atender a crescente demanda mundial de proteína animal, com destaque nos mercados emergentes.

Independente das tradições e restrições religiosas e culturais de parcela da população a determinados tipos de carnes, com o crescimento da economia e a melhoria da renda da população de diversos países, o consumo de proteína animal está em grande expansão no planeta.

Tanto que desde 2009 o consumo de carnes aumen-tou em cerca de 50% em países como a Índia, graças ao crescimento de mais de 90% da renda anual da popu-lação local.

O declínio do consumo de carne e em menor propor-ção, só tem sido registrado em nações desenvolvidas e com população estabilizada ou em crise econômica.

Foram os casos de Alemanha, Holanda e Grécia, além dos Estados Unidos, onde o consumo de proteína animal caiu 1% em 2014.

Especialistas creditam a queda à uma série de ques-tões, como saúde, ética, sustentabilidade e religião, que muitas vezes dão à carne a imagem negativa dos maus tratos aos animais.

Com isso, consumidores ocidentais estão adotando o vegetarianismo, o veganismo e/ou dieta à base de peixes nos últimos anos, mas seus efeitos no mercado internacio-nal de carnes ainda são inexpressivos.

Tanto que nos países desenvolvidos está crescendo muito o consumo de frango devido à rejeição de consumi-dores às chamadas carnes vermelhas, cuja má reputação se deve às preocupações com a saúde humana e o bem-es-tar animal.

Mesmo assim, a demanda de carnes de cordeiro e ca-prinos também está aumentando nesses mercados, em consequência do crescente interesse por proteínas exóti-cas e à popularidade de cardápios do Oriente Médio.

Hoje a carne de frango é a mais consumida no mundo, com demanda crescendo 4% e atingindo o volume de 85

milhões de toneladas em 2014.Na China a demanda por carne bo-

vina cresceu 5%, superando a tradi-cional carne suína.

Ao mesmo tempo, a Índia, onde um terço da população é de vegeta-rianos, apareceu como mercado de

mundial de carne que mais cres-ceu em 2014.

*O autor é deputado fede-ral pelo Paraná

E-mail: [email protected]

QUARTA-FEIRA, 22 de abril de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

TIRADENTES: LUTA PELA LIBERDADE

DNA DE ALTERIDADE

O AGRONEGÓCIO DO OESTE DO

PARANÁ E A DEMANDA POR

PROTEÍNA ANIMAL

Na China a demanda por carne bo-vina cresceu 5%, superando a tradi-cional carne suína.

Ao mesmo tempo, a Índia, onde um terço da população é de vegeta-rianos, apareceu como mercado de

mundial de carne que mais cres-ceu em 2014.

Se hoje, 22 de abril, co-memoramos o dia do desco-brimento do Brasil, ontem, dia 21 de abril, comemora-mos o dia de Tiradentes por-que ele morreu nesse dia e tornou-se o mártir da Incon-fidência Mineira. O feriado nacional é dedicado a Tira-dentes porque ele foi o már-tir na busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa.

Joaquim José da Silva Xavier exerceu muitas pro-fi ssões como tropeiro, mine-rador e até dentista, por isso fi cou conhecido como Tira-dentes. Ele nasceu na época em que o Brasil pertencia a Portugal e tudo que era pro-duzido aqui, tinha que ser en-viado para lá. Além disso, os impostos pagos pela popula-ção do Brasil pelos produtos consumidos eram muito altos

e o povo vivia oprimido. Re-forçou-se, com isso, o sonho de um Brasil livre da coloni-zação portuguesa.

A Inconfi dência, um dos mais importantes movimen-tos sociais da História do Brasil, marcou o início da luta pela liberdade do Brasil do domínio português. O povo brasileiro lutou e conquistou a liberdade do poder portu-guês para viver em melhores

condições. Fica, assim, uma refl exão para continuarmos na busca de melhorias em to-dos os setores: da agricultura, industrial, empresarial, social etc.

Seria ótimo ver o País li-vre de interesses mesquinhos e de interesses que favoreçam somente alguns grupos. Ti-radentes nos convida a lutar pela liberdade de todos e pela soberania do Brasil.

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

PEDRO SCRAMIM

Como todo descendente de italiano, o senhor Pedro Scramim não foge às origens e é muito falante e espontâ-neo. Ele é filho do senhor José Scramim e Ermelinda Bo-cate Scramim. Nascido na cidade de Cambé, região Norte do Paraná, quando tinha alguns meses de idade, a família mudou-se para a cidade de Paissandu, onde ficaram por 11 anos. No início dos anos 60, seu pai José Scramim, comprou um lote na cabeceira da rodovia Assis/Toledo, nas proximidades da comunidade de Santa Rita, pois na época comentava-se que o povoado de Tupãssi, era um lugar de futuro. No ano de 1962, a família veio em de-finitivo para o povoado de Tupãssi, que era distrito de Toledo. “Aqui, 90% era mato e pra ir até Toledo só tinha picadas, nem estrada tinha ainda” lembra o pioneiro. A família veio na frente com a mudança no mês de julho e Pedro e uma das irmãs vieram apenas em dezembro, pois ficaram em Paissandu para terminar o ano letivo. A família Scramim demorou alguns dias pra chegar até Assis, porque as estradas eram de terra e como chovia muito, eles ficaram uns três dias nas margens do Rio Pi-quiri, esperando a balsa para fazer a travessia. Na pe-quena propriedade foi construído um ranchinho de las-cas de coqueiro, coberto de “tabuinhas” para abrigar os pais e os 10 filhos. A família e os vizinhos trabalhavam unidos. Era comum um ajudar o outro principalmente na época de colheita, em sistema de mutirão, as pessoas faziam trocas de dias de serviço. Trabalhava-se muito, pois era tudo feito no braço, na base do arado, inchada e maquininhas manuais de plantar. Para colher, cortava-se com “ferro” e debulhava-se em pequenas “trilhadeiras”. “Naquele tempo não tinha luxo, era tudo muito simples, não tinha água nem energia elétrica os móveis eram de madeira bruta e o colchão de palha”, lembra ele. A vida das pessoas era trabalhar e trabalhar, mas havia muita fartura e as festas eram mais prazerosas. Nas festas ju-ninas e de fim de ano as vizinhança se juntavam e todos festavam muito, bem como nos baile que começaram nas residências (ainda não havia salão na comunidade) e era tocado por uma sanfona, pandeiro e violão, iluminado por um lampião a gás. “No sítio, a gente tinha um pe-queno pasto onde tinha uma vaquinha de leite e ainda se criava porcos e galinhas para o consumo da família. A gente fritava a carne de porco e colocava nas latas de banha para conservar, depois era só esquentar e estava pronta”, lembra Pedro. Nos anos 70, a cidade tinha uma população grande e se formavam colônias, várias casas próximas uma das outras. O senhor Pedro lembra que só no sítio deles tinham 4 casas cheias de famílias e assim eram também nas propriedades vizinhas. “Quando tinha reza dos ‘terços’ nas casas, bastava convidar pessoas de 3 ou 4 propriedades vizinhas que já juntavam um monte de gente”, recorda. O lazer preferido da rapaziada era jogar futebol. “Naquela época tinha muitos times e a gente jo-gava em campo de terra. Eu e meus irmãos jogávamos em vários times das comunidades próximas. Muitas pessoas se aglomeravam nas beiras do campos para assistirem o jogo, pois não tinha outra diversão”, lembra Pedro. Com a morte do patriarca, os irmãos assumiram a condução do sítio e com o passar do tempo alguns venderam sua parte para outros irmãos, mas ainda hoje vários filhos tem pro-priedades nas imediações da comunidade do Santa Rita. Morando em Assis há 50 anos, seu Pedro acompanhou de perto a transformação pela qual passou o município. Saindo de um pequeno povoado até se tornar hoje uma das principais cidades da região Oeste paranaense. Pedro diz que valeu a pena a família ter escolhido Assis para viver, pois aqui criaram seus filhos e construíram o futu-ro. O pioneiro já foi presidente da capela da comunidade do Santa Rita, já fez parte da diretoria do time local e presidiu o poço “abastecedouro” comunitário. De família tradicional, Pedro Scramim tem orgulho de fazer parte da ‘Nossa Gente’ chateaubriandense.

Falemos de pessoas que acontecem e fazem acontecer por-que são altruístas. Alguns homens e mulheres têm dentro de si um chamado tão forte para a solidariedade e para a alteri-dade que o chamado chega a parecer inato. É como se nasces-sem com seu DNA carregado dessa virtude.

Inserem-se totalmente no projeto social; querem para os outros o que conseguiram; querem até mais para os outros do que para si. Dedicam suas vidas para melhorar as dos outros; são felizes, mas querem que outros também sejam; pensam pouco em si e muito mais nos outros.

Mas engana-se quem pensa que alguém nasce com esse dom. Ele vai se desenvolvendo na pessoa e, de repente, ela descobre o caminho solidário, da mesma forma que alguém que tem voz bonita descobre o dom de cantar , mas a seguir o desenvolve. Solidário não é quem nasceu bonzinho, mas quem desenvolveu o dom de ajudar os outros e optou por essa maneira de viver.

Aquele que tem voz bonita e não desenvolveu o gosto pela canção nem o dom de cantar terá apenas voz bonita. É assim, também aquele que tem desejo de ajudar mas não o desenvol-ve direito. Será apenas gosto. Nunca se tornará solidariedade que é virtude a ser desenvolvida, fruto de treinamento e exer-cício constante. Solidariedade é, o tempo todo, querer o bem do outro; não basta de vez em quando!

Solidariedade é viver para que o outro seja feliz. É sentir-se um entre bilhões, mas consciente de que ajudará esses bi-lhões melhorando a vida dos vinte ou trinta que diariamente lhe passam perto. Um pouco é tendência e outro pouco é per-sistência. Pessoas solidárias são trabalhadores especializados em aproximar-se, principalmente de quem precisa.

QUAL É O CORRETO?( ) O locutor da Vale Verde presenteou a esposa com

uma joia.( ) O locutor da Vale Verde presenteou a esposa com

uma jóia.

O ditongo aberto “oi” , quando é tônico, é acentuado nas palavras como dói, herói, Niterói, destrói. Mas quan-do o ditongo aberto e tônico “oi” aparece nas palavras como joia, não é acentuado. Joia não tem acento, nem heroico, porque são palavras paroxítonas.

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena M. Miura da Costa

Reportagem policial: Léo Silva

Reportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor(a) chefe: Isabella Bessegatto

Esporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

Page 3: Edição n°: 223 - 22/04/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 22 de abril de 2015 3Página

Assis

Marcel entrega reforma e ampliação de UBS no NiceComitiva esteve ainda entregando uniformes na Escola NiceDa assessoria

O prefeito de Assis Chate-

aubriand, Marcel Micheletto, juntamente com o secretário de Saúde, Junior Weiller, a chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel, os verea-dores Aguinaldo Romanini e Renato Sala, além de toda a comunidade entregaram na noite de sexta-feira a nova Unidade Básica de Saúde do Nice, que passou por uma ampla reforma e ampliação. A unidade recebeu um in-vestimento na ordem de R$ 149 mil contemplando assim novas salas de esterilização, escovódromo, recepção, con-sultórios médicos e clínicas odontológicas.

Em seu discurso, o prefei-to Marcel lembrou o esforço que toda a administração municipal está fazendo em prol da saúde. “Além do Nice, as unidades de Terra Nova e Bragantina também recebe-ram melhorias, já a do En-cantado ganhará uma nova sede, a exemplo do Jardim Panorama e Cristo Rei que ganharão Unidades de Saú-de. Isso que estamos fazen-do é dando mais dignidade ao povo chateaubriandense, descentralizando os aten-dimentos de saúde e garan-tindo assim mais agilidade. No Nice nós temos chateau-briandenses tanto quanto na sede, por isso, meu respeito a essa população que aguar-dou há anos essa melhoria”, afirmou.

O secretário de Saúde, Ju-nior Weiller, destacou ainda outra ações. “No início do ano entregamos a todas as Unidades do interior um veí-culo 0km, para garantir mais segurança aos nossos pacien-tes. Estamos ainda interli-gando nosso sistema, através da internet, assim o paciente que se consultar no interior terá sua consulta catalogada no Sistema do SUS, essas são algumas, das muitas ações

Marcel entregou a reforma da nova e ampla UBS a comunidade do Nice

Momento do descerramento da placa

propostas pelo prefeito Mar-cel e que estamos colocando em prática. Nosso agradeci-mento ao prefeito, pelo olhar carinhoso que está tendo com a saúde de Assis Chate-aubriand”, encerrou.

Além da reforma, nos próximos dias a UBS rece-berá toda a mobília necessá-ria para o uso, bem como os equipamentos, que estão em fase de licitação.

Uniformes

Na oportunidade o prefei-to Marcel esteve ainda na Es-cola do Nice entregando uni-formes escolares aos alunos da rede municipal de Ensino. Na oportunidade, a secretá-ria de Educação, Marineide Azevedo Dioto, juntamente com os vereadores Aguinaldo Romanini e Renato Sala esti-veram acompanhando o pre-feito Marcel na entrega dos kits de uniforme escolar. A diretora Eliane Lazzari Dor-neles destacou a importân-cia que os uniformes trarão aos alunos do Nice. “Nosso agradecimento ao prefeito

Marcel Micheletto pelo olhar que está tendo com a Edu-cação, não só os uniformes, mas também toda a questão do piso salarial, capacitação dos profissionais”, lembrou a diretora.

O prefeito Marcel, se emocionou com a belíssima apresentação prestada pelos alunos da Escola Nice, atra-vés de uma paródia d agrade-cimento. “Não há dinheiro no mundo, nem obra por maior que seja que pague o que es-

ses uniformes estão fazendo e estão me oportunizando, que é ver Assis Chateaubriand com igualdade”, afirmou emocionado o prefeito.

As solenidades previstas para

acontecer no sábado (18), foram adiadas para uma nova data

devido ao mau tempo. Em breve estaremos divulgando as novas

datas.

Alunos recepcionaram e homenagearam o prefeito Marcel com os no-vos uniformes

Marcel agradeceu o empenho da secretária Marineide e toda a equipe da Educação, pelas transformações que estão fazendo em Assis

2° módulo do curso para gestantes

acontece em Jesuítas

Da assessoria

Recentemente, foi realizado na sala de reuniões da secreta-ria municipal de Assistência Social, o 2º módulo do Curso para Gestantes – 2015, oferecido pela Prefeitura de Jesuítas, através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Administração.

Na oportunidade, estiveram presentes a secretária de Assis-tência Social, Lucinéia Augusta Maria de Souza, a coordenadora operacional do curso, Vanessa Olivato, o responsável pela ges-tão do curso, Clayton Orlandine, a nutricionista e palestrante, Jaqueline Faxo e as gestantes do município que realizaram a inscrição.

A palestra foi ministrada pela nutricionista, Jaqueline Faxo, que abordou o tema: Nutrição da Gestante. De acordo com ela, a alimentação é uma das principais dúvidas que as gestantes pos-suem durante o período de gestação. E a alimentação saudável deve nos acompanhar em toda nossa vida, mas principalmente durante a gestação, deve haver a preocupação de seguir uma dieta que fortaleça a grávida e o feto.

No encontro foi realizado ainda, o sorteio de brindes e para finalizar foi servido um delicioso lanche da tarde, com produtos indicados às gestantes. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Saúde, com a enfermeira Vanessa Olivato. Lembran-do que não tem nenhum custo para participar e, que todas as gestantes do município podem se inscrever.

Para a secretária Lucinéia, o acompanhamento de nossas gestantes é uma das ações que a secretaria executa no ano de 2015. A efetivação da parceria entre a secretaria de Saúde e As-sistência Social fortalece o trabalho realizado em nosso muni-cípio.

O curso para gestantes possibilita as gestantes de nosso mu-nicípio momentos de orientação e, principalmente de reflexão acerca deste do período gestacional. “Possibilitar um espaço de escuta, somado a orientações profissionais possibilita uma ges-tação mais tranquila”, salienta Clayton Orlandine.

Segundo a enfermeira, Vanessa Olivato, hoje realizamos o segundo encontro do curso para gestantes neste ano, planeja-mos com muito cuidado, carinho, ética, com o objetivo de me-lhorarmos a cada encontro o serviço oferecido. Convoco as ges-tantes que ainda não realizaram sua inscrição para que a façam e venham participar conosco.

Gestantes participam de encontro e palestra sobre nutrição da gestante

Jesuítas inicia construção de um barracão Industrial no mutirãoSerão construídos dois barracões um na sede e outro no CarajáDa assessoria

Foi iniciada em Jesuítas a construção de um barracão Industrial no conjunto mu-tirão de Jesuítas, destinado à geração de emprego e ren-da. O espaço terá uma área construída de 160 m². Recen-temente, foi assinado o con-trato de execução com a em-presa vencedora do processo licitatório, a Construtora Kashima Ltda, que executará a construção de dois barra-cões industriais, o do Cristo Rei com 160 m² e outro com 120 m² no distrito do Carajá.

Os recursos foram viabi-lizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através

de emenda do deputado fede-ral Leopoldo Meyer. O inves-timento é de R$ 300 mil do Ministério e mais R$ 10 mil de contrapartida do municí-pio, totalizando R$ 310 mil de investimentos voltados ao incentivo de atividades pro-dutivas.

Segundo o prefeito Osval-do de Souza, a obra faz parte do programa de desenvol-vimento socioeconômico do município, que visa geração de empregos e renda para as famílias e a valorização da mão de obra. “A participa-ção como no caso da emen-da do deputado Leopoldo é de suma importância para o nosso município, agradeço pela indicação e acrescento

que estes investimentos se-rão muito importantes para o processo de crescimento e desenvolvimento do setor in-dustrial de Jesuítas”.

O vice-prefeito José Apa-recido Bernardini, que soli-citou e trabalhou juntamente com o deputado de seu parti-do para que a emenda fosse

destinada, também agradece a Leopoldo. “Ressalto que es-tamos cumprindo com o nos-so papel de atender as áreas que necessitam do suporte do poder público. Esta conquis-ta é resultado de um esforço conjunto em prol do cresci-mento industrial, da geração de emprego e renda”.

Início da obra no mutirão

AciAcCME visita

hospital beneficente

Workshop ‘Gestão do

Tempo’

O CME (Conselho da Mulher Empresária), visitou o Hospital Beneficente Moacir Micheletto para conhecer suas instalações. O provedor Natal Zuffos, recepcionou Valéria Martinasso (pre-sidente CME) e Nair Bitencourt (responsável pela Campanha Troco Solidário). Chamaram atenção a ‘sala de Raio X’ e a ‘sala do Digitalizador CR’, doados pelo Lions Club de Assis Chateau-briand. Para a instalação do Digitalizador foi preciso a aquisição de um ar condicionado para que a sala ficasse refrigerada, pois a mesma é lacrada para os trabalhos de raio X.

O Conselho da Mulher Empresária, através da Campanha Troco Solidário, arrecadou os valores para o pagamento do ar condicionado adquirido em Assis Chateaubriand. Atendeu uma questão técnica para o funcionamento do digitalizador, que é um aparelho que visualiza as radiografias, sem a necessidade de impressão da radiografia, trazendo economia substancial para o Hospital investir em outros setores. Para o provedor, o equipa-mento foi crucial, pois todo o sistema de raio x, dependia também desse aparelho para melhor funcionamento. Já Valéria, comenta que a Campanha do Troco Solidário continua para investir em futuras aquisições.

Valéria (presidente do CME), Nair (resposnável pela campanha Tro-co Solidário) recepcionadas por Natal Zuffos.

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Assis Chateau-briand, traz para os empresários o Workshop ‘Gestão do Tempo’ com objetivo de sensibilizar para a importância do recurso ‘tem-po’ nos resultados da empresa. Com o grupo foi possível relem-brar que o tempo é igual para todos, mas é necessário priorizar o que é mais importante em nosso dia a dia para dar conta de reali-zar todas as tarefas e ter uma vida com qualidade. O workshop fez perceber a correlação da utilização do tempo com a lucratividade da empresa e dos negócios.

23 de Abril de 2015 às 19h15Local: Sede da AciacValor: R$50,00(44) 3528-3500(44) 3528-3000 Guilherme Reis

Page 4: Edição n°: 223 - 22/04/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

4PáginaQUARTA-FEIRA, 22 de abril de 2015

Por um mundo melhorPara ter um dia melhor e melhorar o dia do nosso pró-

ximo, devemos ser mais atenciosos, cordiais e prestati-vos. Nada melhor que acordar e receber um sorriso e um “bom dia” dos nossos familiares e amigos. No ambiente de trabalho, cabe a cada um de nós, a tarefa de sermos atenciosos com os afazeres e também buscarmos sempre o conhecimento para o bom andamento de qualquer tipo de ocupação. Vamos abraçar mais, deixar de lado a tecnologia e ir ao encontro das pessoas que amamos.

Bullying na infância e adolescência O bullying afeta 13% das crianças e adolescentes no am-

biente escolar, 13,8% das meninas relatam já ter sido alvos da prática. Já entre os meninos, essa parcela é de 12,1%. A exposição a abusos físicos e psicológicos ou a outros even-tos adversos na infância pode aumentar a pré-disposição a depressão e ao uso problemático de drogas na vida adulta.

Entre os diferentes tipos de bullying, os meninos só so-frem mais do que as meninas no que se refere à homofobia e às agressões físicas. O tipo de bullying mais comum em ambos sexos foi a agressão verbal, que inclui intimida-ção, ofensas, humilhações e uso de apelidos inadequados: 12,6% das meninas e 11,5% dos meninos já passaram por isso. A pesquisa foi realizada pela Unifesp com 4.607 en-trevistados.

DengueChoveu nos últimos dias e é hora de aumentarmos a

atenção para com o meio em que vivemos. Vamos eliminar qualquer recipiente que armazene água e possa ser favo-rável ao desenvolvimento da dengue. Cuidado, a dengue mata!

Abraços:Abraço ao Pedro Peraçoli e Renato do CRTE do Núcleo

de Assis Chateaubriand que sempre dão suporte no setor de informática das escolas.

Abraço ao André, do grupo de jovens JAM de Jesuítas, que criou o (jamemacao.com.br) site que traz informações sobre o Movimento Mariano.

Essas são as candidatas a rainha da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, de Assis Chateaubriand: Lívia, Eduarda, Bianca e Mariana (Foto do Zinho)

No último domingo (19), quem comemorou seus 50 anos foi o Edgar Vieira. Receba os parabéns dos fi lhos Jean Victor (Vale Verde), Tony e Walis-son, também da esposa Fátima. Muitas felicidades. Te amamos!

Os parabéns da família e de amigos vão para as irmãs que estiveram de aniversário na se-gunda-feira (20), Laiza e Franciele. A vocês, muitos anos de vida

As fi lhas Luciana, Andrea e Karina, netas Geovana e Lívia, genro Max, cunhadas Tereza e Nair, e Marco Lang aproveitam o feriado para visitar José Costa e Helena

Ligiane e Willer disseram o ‘sim’ no último dia 18 de abril. Registro fotográfi co de Valdecir Alchapar

Quem esteve de aniversário no último dia 20 foi Elton Milani, que recebeu os parabéns de todos os familiares e amigos

Um momento especial do casamento de Ana Paula e Guto, no dia último dia 11, em Nova Aurora (Digital Photo)

Page 5: Edição n°: 223 - 22/04/2015

QUARTA-FEIRA, 22 de abril de 2015 5Página

Menino de 12 anos produz ‘Filtro dos

Sonhos’ em AssisDa EDitoria/NilsoN Hort

Usado como enfeite em muitos ambientes, o artesanato “Filtro dos Sonhos” tem se tornado uma febre entre os jovens. Feito com li-nha, argola, pena e muita criatividade, os pontos, tamanhos e cores fazem o produto único e pessoal. Por meio da comercialização desse produto, o jovem empreendedor Rafael Muniz Tozi, 12 anos, viu a oportunidade de ganhar um bom dinheiro. O primeiro “sonho” que ele pretende realizar com o lucro da venda do artesanato é a compra de um moderno celular. Depois, a realização de um curso profissio-nalizante, que ainda está definindo.

O menino aprendeu a técnica de produzir o Filtro dos Sonhos com um amigo, há dois anos e meio, e se aperfeiçoa todos os dias através de pesquisas na internet. “Resolvi fazer como forma de pas-satempo.A minha mãe achou bonito e decidi continuar fazendo.Vendo nas feiras do produtor de Assis e por encomenda. O pesso-al está gostando muito.Quando veem, acham bonito, perguntam como faço e comentam sobrea minha paciência, que é muito exigida nesse tipo de trabalho.Minha mãe disse que tem que fazer bem feito para que todos gostem continuem comprando”, conta o garoto.

Com o sonho de estudar Administração e ser empresário quan-do “crescer”, Rafael já produziu mais de 60produtos. Os maiores, ele demora cerca de uma hora e vinte minutos para deixar prontos, cada um de um jeito único. “O Filtro mais demorado para fazer du-rou cerca de duas horas. Dá muito trabalho porque todas as partes têm de ser tudo do mesmo tamanho, o ponto deve ser igual no mes-mo produto. A argola já compro pronta. O restante vou montando. Muitas coisas também ganho.Para não ficar igual ao outro vai da criatividade, diferenciando pelo tamanho e pelos pontos”, detalha o menino. O preço varia de R$ 2 a R$ 20 cada.

O primeiro Filtro dos Sonhos feito por Rafael foi comprado pela mãe, Leda Muniz da Silva Tozi, como uma forma de incentivo. Ela diz que em primeiro lugar vêm os estudos e vê a iniciativa do filho de forma exemplar. “A gente fica feliz porque é assim que começa a vida profissional, com organização e muito empenho, requisitos importantes na produção do artesanato, buscando algo para o futu-ro.Eu e o meu marido estamos sempre fazendo alguma coisa nova e os filhos vão pegando o nosso jeito também.Rafael é um pequeno empreendedor que vai seguir com esse belo trabalho”, finaliza Leda.

Com a venda do artesanato, garoto ‘sonha’ em comprar um celular

Assis

Lançada Festa da Padroeira Nossa Senhora do CarmoPor Gilmar BosquEttE

Foi lançada na noite de sexta-feira (17) a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, de Assis Chateau-briand. Na oportunidade, o padre André Fatega, equipe e diretoria apresentaram um histórico da Paróquia e tam-bém anteciparam a progra-mação da festa, onde a parte social será de 10 a 13 de julho. Já a programação religiosa começa no dia 22 de junho, com a bênção do comércio que irá até o dia 3 de julho.

Durante o lançamento, o padre André Fatega salientou que os recursos arrecadados servirão para quitar alguns investimentos já feitos na Matriz e outras benfeitorias que deverão ser realizadas na estrutura para melhorar o atendimento aos fiéis. Além da programação festiva, qua-tro candidatas a rainha da festa angariam fundos atra-vés da venda de votos e pro-moções.

Programação10 de julho (sexta-feira):

Jantar e música com Bruno e Diego, início às 21h. Haverá sorteio de prêmios;

11 de julho (sábado): Noi-te do Pastel com apresenta-ções culturais, início às 21h;

12 de julho (domingo): 10h: Celebração da Cateque-se e 6º dia da Novena de Nos-sa Senhora do Carmo;

12h: Almoço logo após matibaile com Douglas e Davi (Marechal Cândido Rondon).

Solenidade aconteceu na sexta-feira (17)

Padre André e prefeito de Assis, Marcel Micheletto, durante o lança-mento da festa

Ingressos a R$ 7;13 de julho (segunda-fei-

ra e feriado municipal): 9h: Carreata na Avenida Tupãssi e bênção dos veículos;

10h: Celebração do 7º Dia da Novena;

12h: Almoço popular. In-gressos a R$ 4;

19h: Coroação da Rainha da Festa;

15 de julho (quarta-feira): Celebração de encerramento da novena, às 20h;

16 de julho (quinta-feira): Celebração com coroação de Nossa Senhora e consagração dos fiéis, às 20h.

Paulinho Gabriel

Page 6: Edição n°: 223 - 22/04/2015

QUARTA-FEIRA, 22 de abril de 2015 6Página

Após mal súbito chateaubriandense perde a vida em acidente em São Paulo

Faleceu no sábado (18) aos 71 anos, Cícero Cândido da Silva, vítima de aciden-te de trânsito, após sofrer mal súbito, na Rodovia As-sis Chateaubriand (SP-425), em Pirapozinho, por volta das 11h00. Segundo a Polí-cia Rodoviária, o motorista transitava no sentido Estrela do Norte ao estado do Para-ná, quando cruzou a rodovia e caiu em uma ribanceira. O

homem conduzia um Mer-cedes, ano 1979, com placas de Assis Chateaubriand e se-gundo a testemunha, quan-do o Socorro chegou o idoso já estava morto, ainda con-forme a Polícia Rodoviária. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pirapozinho. Uma perícia foi feita para identificar as circunstâncias do caso. Cí-cero Cândido da Silva era

morador da Rua El Salva-dor no Jardim América, proximidades do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela. O corpo foi trans-ladado para Assis Chate-aubriand, onde foi velado e sepultado no cemitério municipal Jardim da Paz. Outras informações dão conta que a vítima retorna-va para casa quando acon-teceu o acidente.

Após 18 dias internada,

chateaubriandense morre em São

PauloO acidente que tirou a vida de Nilson Vieira Santos, de

56 anos, no dia 1° de abril deste ano no interior de São Pau-lo deixou a esposa, Jorgina Silva Santos, de 53 anos, com ferimentos graves. Ela foi internada no hospital de Boa Esperança do Sul, e após 18 dias internada, não resistiu e faleceu na tarde de sábado (18). O corpo de Jorgina foi trasladado para Assis Chateaubriand, foi velado na capela São Miguel no Jardim Progresso, e sepultada no cemitério Jardim da Paz.

Léo Silva

Menor é vítima de roubo na Avenida

Tupãssi em Assis Chateaubriand

Polícia de Nova Aurora apreende

mais de 300 quilos de maconha

Por volta das 11h45 de domingo (19), compareceu na 3ª Cia uma pessoa, acompanhada de sua mãe. Relatou que estava pró-ximo ao Ki-Loucura Lanches, na Avenida Tupãssi, com seu ce-lular, quando avistou dois indivíduos a observando. Com medo saiu sentido a Praça das Américas. Momentos depois, notou que os indivíduos ainda a seguiam, tentou fuga, porém estes a cerca-ram e ameaçando-a de morte, tomaram-lhe um celular de mar-ca LG 40, de cor branca. Em seguida, se evadiram tomando sen-tido Jardim Progresso. A vítima relatou que eram dois rapazes aparentando ser menor de idade, estatura baixa, magros, sendo que um deles estava de boné verde, shorts, camiseta e chinelo. Estavam ambos em bicicleta, uma delas na cor preta, o fato foi encaminhado para a Polícia Civil de Assis Chateaubriand.

Na manhã de ontem (20), a Polícia Militar, atendendo uma denúncia por telefone, apreendeu mais de 300 quilos de maco-nha em veículo abandonado às margens da PR 180 em Palmital, no município de Nova Aurora. O motorista evadiu-se do local e a droga foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civial que está investigando o caso.

Homem acusado de fornecer bebida alcoólica para criança de 11 anos

Polícia Rodoviária de Assis prende homem com CNH falsa

A Polícia Civil de Assis Chateaubriand está investi-gando o caso de uma crian-ça de 11 anos que afirma ter sido ameaçada de morte, para ingerir bebida alcoó-lica no Jardim Progresso. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por vol-ta das 22h30 de domingo

(19), Uma senhora chegou na residência de sua mãe, onde havia deixado a filha de 11 anos aos cuidados da mesma e percebeu que sua filha estava agindo diferen-te e ao conversar com ela percebeu que a menina es-tava com sintomas de em-briagues, falando enrolado,

com odor de álcool e sono-lência. A criança informou a sua mãe que ela havia ingerido a bebida alcoólica sobre ameaças de morte, vindo de um adulto que foi identificado na sequência. A senhora conversou com algumas pessoas que con-firmaram a versão da me-

nor. A mãe foi até a casa do suspeito, porém não con-seguiu encontrá-lo. Diante dos fatos a mesma deslocou até a sede da 3ª CIA para confecção do boletim de ocorrência e na sequência até na Delegacia de Polícia Civil, onde o fato esta sen-do investigado.

José Daniel

Grave acidente de trânsito deixa 8 vítimas fatais no Paraná

Carro de padre de Mariluz é tomado de assalto e recuperado

pela PRE de Iporã

Grave colisão registrada na PR-090, quase na entrada de Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), no Paraná, deixou oito pessoas mortas e pelo menos outras seis feridas. O acidente envolveu três carros e aconteceu no domingo (19), por volta das 18h45, nas proximidades da ponte sobre o Ri-beirão dos Cágados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito pessoas morreram, sendo seis homens e duas mulheres. O IML de Londrina foi acionado para buscar os corpos e a iden-tificação deve ser feita no decorrer da madrugada. Algumas das vítimas fatais ficaram presas às ferragens. Segundo a Econorte, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em estado grave. Fo-ram acionadas ambulâncias dos bombeiros de Londrina e Ibipo-rã, do Samu de Londrina e Ibiporã e da concessionária Econorte. Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa e o Hospital Evangélico de Londrina. Um casal e uma criança que estavam em um dos veículos, foram socorridos por terceiros e encaminhados a um hospital de Sertanópolis, sem ferimentos graves. Ainda não há confirmação sobre como teria ocorrido o acidente, registrado em um trecho da rodovia que não possui acostamento. Segundo testemunhas, o motorista de um Corsa Hatch teria tentando ul-trapassar o Chevette e colidido frontalmente em uma Caravan que estaria com os faróis apagados.

Marechal News

Por volta das 2h, da segunda-feira (20), policiais rodo-viários de Iporã, em operação em frente ao posto policial, deram ordem de parada a um automóvel Renault/Duster placas MLI-5750 de Painel – SC, mas o condutor não obe-deceu à ordem e empreendeu fuga sentido a Iporã, dando inicio ao acompanhamento tático ate as proximidades do km 507 da Rodovia PRC-272, aonde o condutor ao tentar adentrar na cidade de Iporã, perdeu o controle do veicu-lo e bateu em um poste de luz, abandonou o carro e fugiu tomando rumo ignorado. Foram feitas diligências na ten-tativa de localizar os ocupantes do carro, mas não foram encontrados. Durante a abordagem, foram encontrados documentos dentro do veículo que indicavam que o carro pertencia ao Pároco de Mariluz. Em contato com o desta-camento policial de Mariluz, foi confirmado que o veículo pertencia mesmo ao padre da cidade, Carlos Firmino de Paulo e que teria sido tomado de assalto, por volta de 1h, desta segunda-feira (20), por três elementos, sendo dois homens e uma mulher. Segundo informações, o padre es-tava na casa de amigos, quando os assaltantes invadiram a mesma, renderam todos e se apossaram de eletrônicos, objetos pessoais e do veículo. Ainda segundo o padre, um assaltante ficou cuidando das vitimas e os outros dois le-varam o carro, não sabendo o rumo tomado. O carro que ficou danificado por conta da batida, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Iporã para os procedimentos cabíveis.

BPRV

A Polícia Rodoviária de Assis Chateaubriand pren-deu da tarde de ontem (20), em flagrante um motoris-ta após denúncia anônima. A pessoa de “J.F.C”, esta-va conduzindo o Fiat Palio branco placas de Cascavel dirigindo com CNH falsa. Quando o carro passou pelo posto policial foi abordado e constado a falsidade do do-cumento. Condutor e docu-mento foram encaminhados para a 48ª DRP e está à dis-posição da Justiça.

Page 7: Edição n°: 223 - 22/04/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 22 de abril de 2015 7Página

Esporte

VÔLEISEGUNDA ETAPA DA COPA DA AMIZADE

COMEÇA SEXTA EM ASSIS

I TORNEIO DA INDÚSTRIA E

COMÉRCIO DE FUTSAL MOVIMENTA JESUÍTAS

A segunda etapa da Copa Amizade de Vôlei Feminino começa na próxima sexta-feira (24) em Assis Chateaubriand, tendo como novidade a participação do Incomar/Wizard representando To-ledo em substituição a Capitão Leônidas Marques. Assis já havia recebido a etapa de abertura marcada a princípio para Iracema do Oeste, mas transferida em razão do surto de dengue no mu-nicípio iracemense. Será disputada a categoria 2001, reunindo no grupo A as equipes de Assis Chateaubriand, Iracema do Oes-te, APE/Ceduc/Palotina e Incomar/Wizard/Toledo. No grupo B estão São Cristóvão/Cascvel, Juranda, Cafelândia e Corbélia. Os jogos acontecem nos ginásio Getan e Pixute.

Classifi cação atual

1º Assis Chateaubriand 13 2º São Cristóvão/Cascavel 10 3º Juranda 64º Iracema do Oeste 6 5º Cafelândia 5 6º APE/Ceduc/Palotina 47º Corbélia 3

Programação sexta-feira 24/04/15 no Getan14h30: Iracema x Assis Chateaubriand15h30: Cascavel/São Cristóvão x Cafelândia16h30: Corbélia x Jurada17h30: Toledo x Palotina

Programação sábado 25/04/15 no Pixute8h: Cascavel x Corbélia9h: Juranda x Cafelândia 10h: Iracema do Oeste x Toledo11h: Palotina x Assis Chateaubriand 14h: Cascavel x Juranda 15h: Cafalândia x Corbélia16h: Assis Chateaubriand x Toledo17h: Iracema do Oeste x Palotina

Programação domingo 26/04/15 no Pixute8h: Semifi nal 9h: Semifi nal10h: Disputa do 7º lugar11h: Disputa do 5º lugar14h: Disputa do 3º lugar15h: Final

Para marcar os 35 anos de Jesuítas, o Departamento de Es-portes em parceria com a ACIJ promove o I Torneio de Futsal da Indústria e Comércio, no Ginásio São Silvestre. Participam Mercado Pereira, Relojoaria Nonato/Mercado Estela, Alvorada Materiais de Construção, Ventura Madeira, Gráfi ca Jesuítas/Do-ces Jesuítas, Badalo Pneus/Sicredi, Farmácia São Paulo e Opção Modas. Competição começa amanhã (23) com dois jogos.

Programação 23/04/1520h: Mercado Pereira x Relojoaria Nonato/ Mercado Estela 21h: Alvorada Materiais de Construção x Opção Modas

Programação 30/04/1520h: Badalo Pneus/Sicredi x Farmácia São Paulo 21h: Gráfi ca Jesuítas/Doces Jesuítas x Ventura Madeira

Assis lidera disputa com 13 pontos

André Luiz/Cultura, Sininho e Pé de Anjo/ACIJ, Denilsinho e prefei-to Osvaldinho parceiros na promoção do evento

NOVA AURORA REALIZA 3º CAMPEONATO DE FUTEBOL SUÍÇO

COMUNIDADESA Secretaria de Esportes de Nova Aurora,

está realizando o 3º Campeonato de Futebol Suiço Comunidades que tem como bi-campeão o Universo. O campeonato conta com a partici-pação de 7 comunidades divididas em dois gru-pos sendo o grupo “A” Universo, Palmitópolis, Alto Iguaçuzinho e Melissa e o grupo “B” São Jorge, São João e Alto Alegre. Classifi cam-se para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo.

Segundo o Secretário de Esporte Maycon e Ambrózio o objetivo da Secretaria é promover a integração entre as comunidades, oferecendo uma competição como forma de lazer e descon-tração entre os atletas no intuito de desenvolver

e incentivar o espírito esportivo. “Estamos in-vestindo no esporte, pois sabemos da importân-cia do mesmo na vida das pessoas. Quero agra-decer a todas as equipes que aceitaram o convite em participar de mais esse evento esportivo em nosso Município” fi nalizou o secretário.

ATLETAS DE NOVA AURORA DISPUTARAM NOVO FUTSAL PARANÁ EM MEDIANEIRA

Os atletas Afonso e Alex Moreira, sub-15, esti-veram no último fi nal de semana em ação pela 1ª fase do Novo Futsal Paraná que será realizado em Medianeira. Eles defenderam a Associação Atléti-ca Comercial de Cascavel, que tem como técnico o experiente Aladinho, que fez parte de muitas equipes do Brasil no futsal e no exterior. Os atletas nova-aurorenses, foram indicados pelo professor Marcio Fuzer e pela segunda vez representaram o Comercial de Cascavel, já que no ano passado par-ticiparam em Pitanga na categoria sub-13 sendo vice-campeões.

Marcio comenta que é uma satisfação indicar os meninos que estão tendo excelente oportunida-de de trabalhar com o experiente Aladinho. “Eles crescerão muito no futsal e também e mostram a

força do futsal de Nova Aurora. Fico feliz e mesmo não estando mais atuando como técnico no municí-pio ser lembrado por colegas para encaminhar atletas de qualidade para representar suas equipes. Quem ganha com isso é o Afonso e o Alex e também o mu-nicípio de Nova Aurora”, disse Márcio popular Mela.

Valdecir Vizzoto assume Sociedade Rural de Cafelândia

A Sociedade Rural de Cafelândia tem novo presi-dente. Trata-se de Valdecir Vizzoto, que assume o lugar de Augustinho Granza, que fi cou no cargo por oito anos, mas segue na função de vice. Alex Grignani é o diretor fi -nanceiro da nova diretoria. As decisões foram realizadas durante reunião no último dia 10 de abril em aprovação unânime dos associados. Nova diretoria da Sociedade Rural de Cafelândia

ROTARY CLUBCADEIRAS DE RODAS SÃO REPASSADAS AO HOSPITAL BENEFICENTEDA ASSESSORIA

O Banco de Cadeiras de Rodas que é gerenciando pelo Rotary Club de Assis Chateaubriand e tem a administração do Hospital Benefi cente, recebeu novos equipamentos para incrementar ainda mais os emprés-timos à população. Nessa etapa o Interact Club de Assis Chateaubriand, foi quem organizou a arrecadação, onde contou com a parceria do Tatu na Trilha e da Unebac. A iniciativa contou com o Projeto Latinha na Roda, onde os membros do Interact recolhem as latinhas nos eventos realizados na cidade e também algumas empresas fazem a guarda dessa latinha, onde o dinheiro é revertido para tal ação, totalizando 2 cadeiras com essa arrecadação. Outro parceiro é o grupo de trilheiros Tatu na Trilha, que doou 5 cadeiras de rodas, fruto do 7º Encontro de Trilheiros que aconteceu em Assis Chateaubriand, no Centro de Eventos Ângelo Micheletto. O empresário José Carlos de Souza (Zezinho da Sino Pneus) doou um andador, um par de muletas e uma bota ortopédica. O Projeto do Interact é na área de fi nanças onde que os valores arrecadados e o alinhamento com os parceiros reverteram os equipamentos que irão be-nefi ciar a comunidade diretamente, totalizando R$ 2.233,00.

O Banco de Cadeiras de Rodas nasceu de uma palestra sobre o perfi l do Rotary Club, onde o rotariano Claudiney Lucio desafi ou os associa-dos a prestarem serviços que realmente fi zessem a diferença em nossa comunidade. O desafi o, foi aceito e as doações por partes dos associados, iniciou naquela noite. O Banco de Cadeiras de Rodas tem o objetivo cla-ro de proporcionar qualidade de vida e dignidade ao ser humano que precisar desse material. Os equipamentos disponíveis serão: cadeiras de Rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores, escadinha hospitalares, muletas (axilar e bastão). A organização do empréstimo dos equipamentos fi ca a cargo do Hospital Benefi cente, através do setor administrativo, fone: (44) 3528-4002, o qual cuida da organização dos empréstimos e recolhimento dos equipamentos. Hoje com o repasse, com o repasse o Banco de Cadeiras de Rodas tem de 49 equipamentos, sendo: 26 Cadeiras de Rodas, 13 Cadeiras de Banhos, 6 Andadores, 1 par de Muletas Axilar, 2 pares de Muletas Canadense, 1 Bastão para Cego e 1 Bota Ortopédica, foram investidos R$ 9.941,94, através de re-cursos de rotarianos, em eventos, doações de parceiros, onde que todos os equipamentos estão em constante empréstimo, conclui Carlos Ribei-ro, diretor da Comissão de Serviços Humanitários.

Page 8: Edição n°: 223 - 22/04/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 22 de abril de 20158Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Muitos gols na segunda rodada do Amador da Lifac/Taça Sebastião Fantinati com destaque para a segunda vi-tória de Anahy, Palotina e Perobal e as derrotas dos estre-antes Acec e Nova Aurora. Certame tem até agora 12 jogos, 43 gols e média de 3,58.

***Com garra, o Toledo venceu sábado (18) o Grêmio Ara-

ponguense por 1x0 e está classifi cado para a segunda fase da Divisão de Acesso. Próximo jogo será segunda (27) às 15h30 no Couto Pereira contra o Andraus.

***Com a participação de seis times, começa hoje em As-

sis, a fase municipal dos Jogos Escolares/Bom de Bola de Futebol, valendo vaga na regional de Tupãssi de 28 a 31 de maio.

***Assis recebe de sexta (24) a domingo (26), etapa da Copa

Amizade de Vôlei Feminino na categoria 2001 com jogos no Getan e Pixute.

***Começa amanhã (23), o Torneio de Indústria e Comér-

cio de Futsal, que comemora os 35 anos de Jesuítas, com jogos no São Silvestre envolvendo oito times.

***Os confrontos fi nais dos principais estaduais são Grê-

mio x Inter, Botafogo x Vasco, Santos x Palmeiras, Atlético/MG x Caldense e Coritiba x Operário.

***Quarta-feira (22) de Copa do Brasil com destaque para

Salgueiro x Flamengo, mas principalmente para o clássico Corinthians x São Paulo que defi ne o futuro do tricolor na Libertadores.

TAÇA SEBASTIÃO FANTINATI

Segunda rodada teve jogos com muitos gols e derrotas de estreantesDA EDITORIA/BENEDITO LEAL DA SILVA

Foi disputada no domingo (18) a segunda rodada da Taça Sebastião Fantinatti/Ama-dor da Lifac com seis jogos e 22 gols marcados com desta-que para os jogos com muitos gols e derrotas dos estreantes ACEC fora de casa e Nova Au-rora em casa na reinauguração do Estádio Fonsecão.

Resultados Cristalino/Vera Cruz do

Oeste 0x0 Brasilândia do SulIracema do Oeste 1x2 Igua-

tuAnahy 2x0 ACEC Na reinauguração do Fonsecão, Nova Aurora perdeu em casa para Perobal

Gilmar Bosquette

Rainha/Terra Roxa 3x5 Alto Piquiri

Nova Aurora 1x3 PerobalPalotina 3x2 SilveirópolisFolgaram: Carajá e Altônia Foram 22 gols em seis jo-

gos com média de 3,66Geral das duas rodadas são

12 jogos, 43 gols com média de 3,58

Próximos jogos dia 26/04/15

ACEC x Iracema do OesteIguatu x Cristalino de Vera

Cruz Brasilândia do Sul x CarajáPerobal x PalotinaAlto Piquiri x Nova AuroraAltônia x Terra RoxaFolgam: Silveirópolis e

Brasilândia do Sul

Prefeito Pecinha e demais autoridades presentes no evento Melhoria do gramado era um reivindicação antiga dos atletas

TOLEDO VENCE FORA DE CASA E

GARANTE VAGA NA DIVISÃO DE ACESSO

DA EDITORIA/BENEDITO LEAL DA SILVA

Jogando na noite de sábado (18), no Estádio dos Pás-saros em Arapongas, o Toledo venceu o Grêmio Arapon-guense por 1x0 pela sétima rodada do Paranaense da Di-visão de Acesso. O único gol da partida foi marcado de cabeça aos 35 minutos do primeiro tempo pelo zagueiro Júnior Maceió o melhor em campo. A partida foi transmi-tida pela equipe Líder da Vale Verde FM. Com o resulta-do o Tricolor chegou aos 14 pontos e garantiu presença na segunda fase do certame. Próximo compromisso será na segunda-feira (27) às 15h30 no Estádio Couto Pereira em Curitiba diante do Andraus.

Oferecimento:C.Vale, Probar Distribuidora de Bebidas de Cascavel,

Radial Pneus de Assis Chateaubriand, Lanchonete Sede Zero de Toledo, Terraplanagem Eifl er de Toledo, Sintras-coop/Fetracoop, Lojas Mais, Consultec Contabilidade, Consultório Odontológico, Dr. Rangel Pitol e Dr. Juliano Martins, Prefeitura de Nova Aurora, AMOP e Folha Vale Verde.

Técnico Rodrigo Casca comemora classifi cação, mas quer ir mais longe

Assis inicia hoje fase municipal do Bom de Bola de Futebol

Mais uma competição esportiva movimenta Assis Chateaubriand a partir de hoje (22) com disputas até sexta-feira dia 24. É a fase municipal dos Jogos Esco-las/Bom de Bola de Futebol. São seis equipes na classe A, disputando vagas na regional que será em Tupãssi de 28 a 31 de maio. A promoção é do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo (Seet) em parceria com os Núcleos Regionais de Educação e pre-feituras.

Bom de BolaMasculino A grupo úni-

co: Colégio Estadual Padre Anchieta, Colégio Estadual Teotônio Vilela e Colégio Es-tadual Chateaubriandense.

Masculino B grupo único: Colégio Estadual Guimarães Rosa, Colégio Estadual Teo-tônio Vilela e Colégio Esta-dual Padre Anchieta.

Disputa começa hoje e segue até sexta-feira

Classifi cados direto para a fase regional

Feminino A: Colégio Esta-dual Teotônio Vilela

Feminino B: Colégio Esta-dual Teotônio Vilela

Programação22/04/15, Estádio Ma-

noel de Souza Ramos:

8h30: Teotônio Vilela x Polivalente classe B

9h20: Teotônio Vilela x Chatebriandense classe A

23/04/15, Estádio Ma-noel de Souza Ramos:

8h30: Polivalente x Gui-marães Rosa classe B

9h20: Chateaubrian-dense x Polivalente classe A

24/04/15, Estádio Mano-el de Souza Ramos:

8h30: Guimarães Rosa x Teotônio Vilela classe B

9h20: Polivalente x Teo-tônio Vilela classe A

Lance a Lance