Edição nº 213 - 18/03/2015

12
Farmácias de Plantão até sexta-feira (20): Farmácia Sandrofarma e Farmácia São Francisco QUARTA-FEIRA de março de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 18 EDIÇÃO 213 • Pág. 3 • Pág. 5 • Pág. 12 • Pág. 4 VALE DO PIQUIRI E FETCOOP SP 15 DE MARÇO FUTEBOL União entre as cooperativas Sicredi fortalece o empreendimento Chateaubriandenses manifestam contra corrupção e aumento de impostos Copa Assis tem 74 gols em rodada de abertura Um grupo de chateaubriandenses rea- lizou um manifesto na tarde de domingo (15), onde condenavam a corrupção e o aumento dos impostos no Brasil. O ato começou com a concentração na Praça dos Pioneiros e seguiu em uma passeata pela Avenida Tupãssi com bandeiras, cartazes e apitos. Confira como foram os manifestos pela região. Nova Aurora: índice de infestação do mosquito da dengue preocupa Nilson Hort Para organizadores, 200 pessoas participaram da passeata; a PM diz que o ato contou com cerca de 100 manifestantes Foi realizada na semana passada a primeira rodada da 16ª Copa Assis de Futebol, promovida pela Secretaria de Esporte de Assis Chate- aubriand, com total de 21 jogos e 74 gols marcados, com média de 3,52 gols por confronto. As partidas aconteceram em Cafelândia, Alto Piquiri, Cascavel, Perobal, São Jorge do Patrocínio e Toledo. A cada rodada, o certame se consolida como o mais importante das categorias de base da região Assis Obras de asfalto nos jardins Sheila/Itaipu e Europa iniciam após anos de espera Iniciou na manhã de segunda-feira (16) as obras de pavimentação asfáltica nos jardins Sheila/Itaipu e parte do Jardim Europa em Assis Chateaubriand. A assinatura do contrato com a empresa Caravaggio, vencedora da licitação, aconteceu na última semana no gabinete municipal. Autoridades acompanharam o ‘ponta pé’ inicial do asfaltamento nos jardins Sheila/Itaipu e Europa. • Pág. 9 Nilson Hort Dito Silva As cooperativas Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP e Si- credi Fetcoop SP se unem com o objetivo de crescer. Associados decidiram pela união em Assembleia Extraordinária Conjunta, realizada no sábado (14), em Palotina-PR. Associados aprovam a união entre as cooperativas Assessoria

description

Folha Vale Verde - O Oeste em um grande Jornal.

Transcript of Edição nº 213 - 18/03/2015

Page 1: Edição nº 213 - 18/03/2015

Farmácias de Plantãoaté sexta-feira (20): Farmácia Sandrofarma e Farmácia São Francisco

QUARTA-FEIRA de março de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº213

• Pág. 3

• Pág. 5

• Pág. 12

• Pág. 4

VALE DO PIQUIRI E FETCOOP SP15 DE MARÇO

FUTEBOL

União entre as cooperativas Sicredi fortalece o

empreendimento

Chateaubriandenses manifestam contra corrupção e aumento de impostos

Copa Assis tem 74 gols em rodada de

abertura

Um grupo de chateaubriandenses rea-lizou um manifesto na tarde de domingo (15), onde condenavam a corrupção e o aumento dos impostos no Brasil. O ato começou com a concentração na Praça dos Pioneiros e seguiu em uma passeata pela Avenida Tupãssi com bandeiras, cartazes e apitos.

Confi ra como foram os manifestos pela região.

Nova Aurora: índice de infestação do mosquito da dengue preocupa

Nilson Hort

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Para organizadores, 200 pessoas participaram da passeata; a PM diz que o ato contou com cerca de 100 manifestantes

Foi realizada na semana passada a primeira rodada da 16ª Copa Assis de Futebol, promovida pela Secretaria de Esporte de Assis Chate-aubriand, com total de 21 jogos e 74 gols marcados, com média de 3,52

gols por confronto. As partidas aconteceram em Cafelândia, Alto Piquiri, Cascavel, Perobal, São Jorge do Patrocínio e Toledo.

A cada rodada, o certame se consolida como o mais importante das categorias de base da região

Assis

Obras de asfalto nos jardins Sheila/Itaipu e Europa iniciam

após anos de espera

Iniciou na manhã de segunda-feira (16) as obras de pavimentação asfáltica nos jardins Sheila/Itaipu e parte do Jardim Europa em Assis Chateaubriand. A assinatura do contrato com a empresa Caravaggio, vencedora da licitação, aconteceu na última semana no gabinete municipal.

Autoridades acompanharam o ‘ponta pé’ inicial do asfaltamento nos jardins Sheila/Itaipu e Europa.

• Pág. 9

Nilson Hort

Dito Silva

As cooperativas Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP e Si-credi Fetcoop SP se unem com o objetivo de crescer. Associados decidiram pela união em Assembleia Extraordinária Conjunta, realizada no sábado (14), em Palotina-PR.

Associados aprovam a união entre as cooperativas

Assessoria

Page 2: Edição nº 213 - 18/03/2015

Dilceu Sperafi co* Em respeito aos meios e profi ssionais de comunicação

que divulgam nossas propostas, às entidades que apoiam o nosso trabalho e, em especial, aos 151.930 cidadãos e cidadãs que nos confi aram a missão de representá-los por mais quatro anos no Congresso Nacional, reiteramos a surpresa e decepção pela inclusão de nosso nome na lista de investigados da Operação Lava Jato.

Atendendo à Procuradoria Geral da República (PGR), o ministro do Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Fe-deral (STF), revelou na noite de seis de março, a relação de políticos e empreiteiros teoricamente envolvidos no esquema de desvio e “lavagem” de recursos da Petrobras.

O Partido Progressista (PP), do Paraná, e seus candi-datos, entre os quais estamos, realmente receberam re-cursos de empresas citadas na operação, mas os repasses foram feitos dentro de critérios legais. De nossa parte, não temos ligação nenhuma com a Lava Jato, mas sim, como todos sabem, com o agronegócio e o municipalismo.

Passado o susto inicial, estamos tomando conhecimen-to do processo e das acusações, visando o esclarecimento dos fatos e eventuais dúvidas e a comprovação de nossa inocência, no menor prazo possível.

Apesar do impacto da informação, estamos tranquilos, pois em nenhum momento tivemos algum contato com o doleiro Alberto Yousssef, o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa ou alguma das demais pessoas envolvidas nas irregularidades.

Para superar essa situação constrangedora, vamos to-mar as providências necessárias e informar à população sobre o andamento do processo, conscientes que a citação do nosso nome entre os investigados já traz um desgas-te político muito grande, que precisa ser revertido com a brevidade possível.

As pessoas, as lideranças e os eleitores que nos conhe-cem certamente continuam confi ando em nossa postura, pois, na prática, apenas tivemos o nome indicado para in-vestigação, o que não signifi ca nenhuma culpa comprova-da e por isso pedimos a todos que não nos julguem antes do pleno conhecimento dos fatos.

Temos a convicção de que seremos inocentados, pois não participamos de nenhuma irregularidade. Muito pelo contrário, pois comemoramos o resultado da operação, por desvendar o maior escândalo da história do País, en-volvendo o desvio de bilhões de reais da Petrobras e de empreiteiras.

Sendo assim, lamentamos a inclusão de nosso nome na relação, pois não temos nada a ver com os ilícitos apu-rados. Estamos surpresos e tristes, pois nosso nome foi manchado, mas ao mesmo tempo tranquilos, já que certa-mente nossa inocência não demorará a ser comprovada.

Conscientes disso, vamos prosseguir com nosso traba-lho, defendendo o municipalismo e o agronegócio e cum-prindo os compromissos assumidos com a sociedade.

Não vamos abandonar nenhuma de nossas atividades e continuaremos lutando com ainda maior afi nco na defe-sa dos interesses da população, na certeza que a justiça às vezes tarda, mas jamais falha.

Só esperamos que a inclusão de nosso nome na lista não tenha sido um tipo de retaliação, pe-

las nossas posições sobre os equívocos, falhas e erros do governo.

Jamais apoiamos ou deixamos de criticar a falta de moralidade e de efi -ciência nos serviços públicos e para esclarecer todas as dúvidas a respei-

to desse episódio lamentável, es-taremos sempre à disposição do

Poder Judiciário, do Ministério Público, da Política Federal, da

imprensa e da sociedade. * O autor é deputa-

do federal pelo Paraná (e-mail: dep.dilceuspe-rafi [email protected])

QUARTA-FEIRA, 18 de março de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagens: Nilson HortPolicial: Léo Silva

Editor: Nilson Hort (MTB/PR 10293)

Esporte: Dito SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

ASSIS: AQUI SE TRABALHA

A OBRA EXPOSTA

OS RESULTADOS POSITIVOS E

NEGATIVOS DA OPERAÇÃO LAVA

JATO

las nossas posições sobre os equívocos, falhas e erros do governo.

Jamais apoiamos ou deixamos de criticar a falta de moralidade e de efi -ciência nos serviços públicos e para esclarecer todas as dúvidas a respei-

to desse episódio lamentável, es-taremos sempre à disposição do

Poder Judiciário, do Ministério Público, da Política Federal, da

A manifestação pacífi ca do dia 15 de março organizado pelos brasileiros em várias ca-pitais, em cidades do interior e até fora do Brasil pedindo um basta à corrupção, clamando por verdade e justiça é uma de-monstração de que existe um consenso sobre a política a ser seguida por aqueles que mili-tam nela para governar o país com mais seriedade e trans-parência. O protesto é a forma

que a população brasileira encontrou para dar o seu gri-to de alerta, é a participação ativa de quem quer o melhor. Os brasileiros que saíram às ruas querem ser protagonis-tas do bem, não espectadores de tantas notícias negativas divulgadas diariamente pelas mídias sociais.

De um modo geral, há in-satisfação com o desenvolvi-mento social e econômico do

nosso país porque o Brasil tem potencial para se tornar de fato uma grande nação no cenário mundial. Muitos estão fazendo sua parte com responsabilida-de e trabalhando sério no dia a dia. Mas, a maior defi ciência pode estar na má formação de alguns políticos que não respeitam o dinheiro público e nem os verdadeiros valores colocados como regra pela so-ciedade humana. Há tendência

de alguns “elementos” sempre na busca de riqueza própria e ilícita, desviando o dinheiro que seria empregado na cons-trução de uma sociedade que sonhamos.

Felizmente, em Assis Cha-teaubriand muitos políticos estão arregaçando as mangas e trabalhando em prol da so-ciedade. Quando se valoriza os valores éticos, o trabalho polí-tico é levado a sério.

Uma sociedade de engenheiros contava com cerca de 1.500 membros. Respondia pela sigla SRE: Sociedade Regional de En-genharia. Todo ano a sociedade premiava um engenheiro cuja obra se destacara.

Um velho engenheiro de 70 anos, com mais de 1.800 obras assinadas, que a imensa maioria dos colegas adultos e jovens re-conhecia como obras de valor pediu para não participar de ne-nhuma premiação. Se vencesse, seria injusto para os mais novos, se perdesse, também seria injusto. Não havia mais por que sub-meter suas obras à votação. Fizera seu caminho.

Um novo grupo que assumiu a festa da premiação, mais al-guns admiradores e amigos do engenheiro, não sabendo, ou es-quecendo-se de sua decisão de não concorrer a prêmios, enviou o nome de algumas de suas obras e seu próprio nome para mais uma festa de prêmios. Estavam em jogo não apenas duas de suas obras, mas também o prêmio de “Personalidade do Ano”. Ele nunca assinara documento algum que autorizasse a votação no seu nome e na sua obra. Mas, sendo fi gura pública, os organiza-dores incluíram-no entre os candidatos à premiação e o puseram a concorrer contra um grupo de 5 engenheiros jovens que ha-viam assinado uma nova planta, por sinal, vistosa e chamativa.

Valia apenas o critério “votos” na urna e não juízos de valor; qualquer um poderia votar, inclusive quem não era engenheiro e jamais erguera qualquer obra. Os amigos dos novos engenheiros, que eram muitos e organizados e também eles jovens, votaram em massa nos jovens para o prêmio de personalidade do ano.

Exposto a uma competição da qual jamais participaria por não achar justo um idoso concorrer contra jovens, ele, que for-mara muitos jovens construtores e arquitetos, sentiu-se desres-peitado e vilipendiado. Suas mais de 1.800 obras nada signifi ca-ram para quem o jogou em confronto com os novos engenheiros. Os próprios jovens engenheiros acharam estranho serem coloca-dos a competir contra quem passara 50 anos erguendo plantas e ensinando a erguê-las. Inclusive confessavam-se infl uenciados por ele.

O velho engenheiro não teve outra escolha. Retirou-se da SRE. Continuou apoiando os novos engenheiros e a sociedade, mas entendeu a exposição fora desnecessária e vexatória. Houve quem o acusasse de velho incoerente e orgulhoso que não sabe perder. Houve quem entendesse que ele não tinha outra escolha. Ninguém constrói uma obra de mais de 50 anos para ser expos-to, contra a vontade, à votação de quem não é engenheiro nem arquiteto e não sabe das responsabilidades de um projeto que afetará milhares de vidas. Escreveu uma carta aos amigos e dei-xou que o futuro julgasse sua decisão. “Retirei-me da SRE, exata-mente por não achar justo que a personalidade dos engenheiros seja colocada em votação. Que minha obra perdesse, mesmo não tendo eu concorrido, eu aceitaria. Que julguem por voto se um velho ou alguns jovens foram mais pessoas naquele ano eu ja-mais admitirei. Não mexeram com minha obra. Mexeram com minha vida!”

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

ERALDO DEVEQUI

Foi na sombra de uma árvore (como no tempo antigo) que conversamos com o pioneiro, senhor Eraldo Devequi, nascido no dia 5 de dezembro de 1938 na cidade de Cam-bará, região Norte do Paraná. Eraldo é fi lho um dos 9 fi lhos do senhor Mário Ernesto Devequi e Maria Viscovis Deve-qui, descendentes de Italianos. No ano de 1942, a família de Eraldo mudou-se para a cidade de Mandaguarí onde to-cavam lavoura até 1960, quando se mudaram para cidade de Terra Boa (PR) onde fi caram até o ano de 1964, sempre trabalhando com lavoura de café. No ano de 1962, na cida-de de Terra Boa, Eraldo casou-se com a senhora Maria do Carmo Polessi.

Em 1963, o pai de Eraldo (Mário) comprou um pequeno lote no povoado de Novo Tupãssi (hoje cidade de Tupãssi), e no ano de 1964, Eraldo e o irmão Nelson vieram cuidar das terras do pai na região Oeste. No ano de 1966, o pai de Eraldo comprou um lote no ramal Jacuí aqui em Assis, que na época era o distrito de Tupãssi e pertencia a Toledo. Eraldo e o irmão Nelson vieram para cá no mês de junho daquele ano e em 20 de agosto aconteceu a emancipação do município, que passou a se chamar Assis Chateaubriand. Dois anos depois, os pais de Eraldo, o senhor Mário e a senhora Maria, também vieram morar em Assis Chateau-briand, mas aqui na sede do município. “Nós derrubamos todo o mato no machado e foice, porque a gente não tinha condição fi nanceira para comprar um moto-serra e come-çamos criar porcos, mas com a chegada do ciclo do hortelã, mudamos de atividade. Aliás, além de plantar a menta, a gente tinha um alambique onde também prestávamos ser-viço para outros produtores que traziam as ramas para a gente extrair o óleo do hortelã, na época também chegava de dez a 12 famílias por dia aqui e a cidade chegou a ter mais de 120 mil habitante, pois o hortelã empregava muita mão-de-obra”, lembra ele. Com a chegada da mecanização, a família começou a plantar soja e milho. “Quando chega-mos aqui era tudo simples, não tinha luxo, a água a gente buscava na mina e a luz era de lamparina. As estradas eram de terra e aqui na Avenida Tupãssi virava uma lama danada quando chovia, e a gente vinha à cidade fazer compras com um pequeno trator que papai tinha comprado”, comenta Eraldo. Depois de trabalhar muito tempo com a família, o senhor Eraldo foi comprando suas próprias terras e passou depois a trabalhar por conta. Durante alguns anos, foi as-sociado da Coopervale (hoje C.Vale) e fez parte do Comitê Educativo da cooperativa. No ano de 1982, as fi lhas preci-savam estudar e então o senhor Eraldo mudou com a famí-lia para a sede do município, na rua Estados Unidos, onde mora até hoje. Por volta do ano de 2001, o senhor Eraldo vendeu suas terras aqui e comprou uma propriedade rural no estado do Maranhão, onde administra até hoje, no en-tanto, faz planos de vender aquela propriedade e voltar a investir na região de Assis Chateaubriand. Quando morava no ramal Jacuí, Eraldo foi catequista na capela local. Hoje, ele participa semanalmente das missas, mas não tem ne-nhum cargo na igreja. O pioneiro sempre foi muito autên-tico em suas decisões e, apesar de gostar de acompanhar a política, nunca foi candidato a cargo eletivo. “A vida nos ensina, com o passar do tempo, a gente aprende o que é certo e errado. Isso a gente passa depois aos fi lhos, netos e aqueles que queiram aprender”, relata ele.

O senhor Eraldo disse que se sente realizado em As-sis Chateaubriand, pois aqui pôde criar suas quatro fi lhas, netos e agora bisnetos. No total, ele tem quatro fi lhas, dez netos e um casal de bisnetos. A família Devequi sempre foi unida e quando os patriarcas, senhor Mário e dona Maria eram vivos, todos se encontravam num único local, mas de-pois que eles faleceram, cada fi lho começou a ter seu núcleo de família, hoje minhas fi lhas, netos e bisnetos e até algum de meus irmãos sempre vêm aqui. “Eu me tornei o centro da família aqui”, conclui o pioneiro. Hoje, com 76 anos, o senhor Eraldo tem boa saúde e ainda vive na lida em sua propriedade. Há 50 anos, ele faz parte da “Nossa Gente” chateaubriandense.

Coluna volta dia 4 de abrilPor motivo de férias, o colunista Gilmar Bosquette vol-

tará a contar as histórias dos pioneiros do “Nossa Gente” no dia 4 de abril. Agradecemos a compreensão.

Page 3: Edição nº 213 - 18/03/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 18 de março de 2015 3Página

15 de março

Chateaubriandenses manifestam contra corrupção e aumento de impostosDa EDitoriaNilsoN Hort

Um grupo de chateau-briandenses realizou um manifesto na tarde de do-mingo (15), onde conde-navam a corrupção e os aumentos dos impostos no Brasil. O ato começou com a concentração na Praça dos Pioneiros e seguiu em uma passeata pela Aveni-da Tupãssi com bandeiras, cartazes e apitos. Em um determinado ponto da via, o grupo entoou o Hino Nacio-nal. Segundo os organiza-dores, cerca de 200 pesso-as participaram do ato, em grande maioria, formado por famílias inteiras. Para a Polícia Militar, em média 100 pessoas participaram do manifesto e não foi re-gistrado nenhum incidente.

De acordo com a presi-dente da Associação Comer-cial, Industrial e Agropecu-ária de Assis Chateaubriand (Aciac), Sueli Barbieri, pro-blemas na gestão do gover-no federal não é só sentida pelos empresários e agri-cultores, mas sim por toda a população que tem de comprar produtos com alta carga tributária. “A alta de impostos acontece porque estão roubando o nosso di-nheiro e nós temos de pagar o rombo nos cofres públicos. As pessoas vieram aqui hoje para dizer que não concor-dam com o que está acon-tecendo no País. Estamos aqui como cidadãos e de-mostrando o nosso descon-tentamento com essa forma que o Brasil está sendo ad-ministrado. É importante que a população de Assis deixe claro que condena a atual gestão. O País preci-sa voltar a ter credibilidade que teve no passado. Preci-samos dar um basta. O povo tem que conhecer a força que tem e, através disso, o Brasil pode mudar e acredi-to que isso vai mudar”, de-sabafa Sueli, contando que o mau momento que o País passa já é sentido em Assis Chateaubriand. “Não preci-sa ir a grandes centros, aqui em Assis, na nossa região, já está havendo demissões, empresários que dizem que não aguentam mais a situa-ção e que em breve podem fechar as portas. Eu, como contadora, já estou vendo o número de rescisão de con-trato, o aumento de empre-sas com dívidas. E isso é o resultado de um País mal administrado. O que está acontecendo lá ‘em cima’ está errado e é preciso mu-dar”, destaca a presidente da Aciac.

Para organizadores, 200 pessoas participaram da passeata em Assis; já a PM diz que o ato contou com cerca de 100 manifestantes

Nilson Hort

Em Formosa do Oeste, às margens do rio Piquiri, houve ato contra a construção de hidrelétrica

Manifesto em Cafelândia ocorreu na praça central

Carlos Paim

Edison Triches

O prefeito de Assis Cha-teaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Marcel Micheletto comen-tou na segunda-feira (16) sobre o protesto. Ele para-benizou os manifestantes chateaubriandenses e da região pelo o ato de domin-go. “O povo brasileiro está pedindo um basta; chega de corrupção, de desordem, de promessas que não são cumpridas. Quem sofre com os aumentos de impostos são as pessoas mais humil-des. Os ricos ainda têm a condição de continuar con-sumindo como antes. Os mais humildes foram sen-síveis na hora de votar e depois aumentam em mais de 50% o preço da energia, por exemplo. Precisamos de políticos sérios. O dinheiro que é desviado poderia fa-zer uma saúde pública mais descente, construir mais escolas, melhorar a infraes-trutura e a segurança. Esta-mos no limite da paciência. Acredito que mudança terá em breve”, conclui o prefei-to Marcel.

Pela regiãoEm Formosa do Oeste e

Cafelândia, grupos de mo-radores participaram das manifestações na praça cen-tral de cada cidade duran-te o domingo (15) contra a corrupção. Já em Palotina, centenas de manifestantes realizaram uma passeata no domingo pela manhã, per-correndo as principais vias da cidade. Em Cascavel, o manifesto começou na Ca-tedral e seguiu pela Ave-nida Brasil. Em Toledo, a concentração aconteceu nas proximidades do Lago Mu-nicipal. Os atos pela região também foram pacíficos. Pelo país, as manifestações contra o governo reuniram multidões em pelo menos 151 cidades de todos os 26 estados e no Distrito Fede-ral.

Em Palotina, uma passeata foi realizada no domingo pela manhã

Marcela Genari

GovernoPela primeira vez após

as manifestações realiza-das em todo o País a favor e contra o governo, a pre-sidente Dilma Rousseff fez pessoalmente a defesa de seu governo e afirmou na segunda-feira (16) que está disposta a levar um “diálo-go humilde” com todos os setores da sociedade. Dil-ma disse ainda que o Brasil é um país democrático que se torna cada vez mais “im-permeável ao preconceito, à intolerância, à violência, ao golpismo e ao retroces-so”. “Um país que, diante de convites a aventuras e a rup-turas da normalidade polí-tica, escolhe o caminho da democracia, do respeito de

todos os princípios consti-tucionais; um país que, am-parado na independência e separação dos poderes, na democracia representativa, na livre manifestação po-pular nas ruas e nas urnas, se torna cada vez mais im-permeável ao preconceito, à intolerância, à violência, ao golpismo e ao retrocesso”, afirmou Dilma em discurso durante cerimônia no Palá-cio do Planalto. A presiden-te destacou que ouviu com muita atenção as demandas apresentadas nos protestos e está disposta a dialogar com todos os setores da so-ciedade. (Fonte: Portal Bem Paraná)

Contra barragemEm Formosa do Oeste,

no sábado (14) à tarde, um grupo protestou contra a construção da Hidrelétri-ca de Apertados. O ato foi realizado às margens do rio Piquiri, no Recanto de Apertados. Durante o even-to foram sorteados prêmios do projeto “Amigos do Rio Piquiri”. Na oportunidade estiveram presentes lide-ranças do Legislativo e Exe-cutivo de municípios da re-gião, promotores de Justiça de Formosa e Goioerê, re-presentante da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o deputado estadual José Ro-drigues Lemos e população. O manifesto foi realizado em alusão ao Dia Mundial Con-tra as Barragens.

Marcel visita construção de Unidade

de Saúde no Jardim Panorama

Com a nova Unidade, Saúde começa a ser descentralizada em

Assis ChateaubriandDa assEssoria

O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Miche-

letto, esteve na tarde de segunda-feira (16), acompa-nhado pelo secretário de Saúde, Junior Weiller, pelo presidente da Câmara, Natanael Ferreira, pelos ve-readores Vera Pestana, Osmar Rinki, Luiz Quemel e pelo proprietário da Construtora, Tsuluman Kashi-ma, visitando a obra de construção da Unidade de Saúde no Jardim Panorama.

Na oportunidade, as autoridades vistoriam o pro-jeto bem como o andamento da obra que foi iniciada no fim do mês de janeiro. “Essa obra era um com-promisso assumido com a população, mas acima de tudo com a saúde pública do município. É a descen-tralização da Saúde em Assis Chateaubriand. O que nós queremos é não ter mais filas, tentar evitar que o munícipe tenha que ficar se deslocando. Assim, os moradores do Jardim Jussara e Panorama serão atendidos aqui mesmo, sem precisar se deslocar. Va-mos fazer também no Cristo Rei uma nova Unidade e estamos ainda reformando todos os postos de saú-de dos distritos e a reforma do posto central, tudo isso para ofertar dignidade no atendimento presta-do”, disse o prefeito Marcel.

O secretário de Saúde, Junior Weiller, ressaltou que a Unidade de Saúde da Família no Jardim Pa-norama contará com uma estrutura física de mais de 450 metros quadrados e custará R$ 773.500,00. “A obra contará com consultórios médicos, farmá-cia básica, clínica odontológica e salas de vacinas. O que nós queremos é que os moradores não precisem mais se deslocar do seu Bairro para serem atendi-dos na Unidade Central. Queremos descentralizar o atendimento. Esse foi um pedido que o prefeito Marcel fez e um compromisso que ele assumiu junto à população e que estamos colocando em prática”, encerrou.

Autoridades estiveram visitando a obra na tarde da última segunda-feira (16)

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Assessoria

Page 4: Edição nº 213 - 18/03/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 18 de março de 20154Página

AssisOpiniãO

Moradores realizam mutirão de limpeza no Sheila/Itaipu para combater a dengueDa assessoria

Os moradores dos jardins

Sheila/Itaipu realizaram no sábado (14) um mutirão de limpeza no combate a den-gue. A ideia surgiu dos pró-prios moradores, através da Associação de Moradores, que se uniram e decidiram juntos fazer essa limpeza no bairro, já que o mesmo apre-senta grandes índices de in-festação do mosquito Aedes aegypti. Durante o mutirão, o município através das secretarias de Saúde - dos agentes de endemia - e da se-cretaria de Serviços Urbanos e Obras Públicas, através de funcionários, pá carregadei-ra e caminhões, estiveram ajudando e apoiando o mu-tirão.

De acordo com o secretá-rio de Saúde, Junior Weiller, esse foi o primeiro bairro de Assis Chateaubriand a reali-zar uma ação como essa que pode ser seguida pelos de-mais. “Nós agradecemos de coração ao trabalho encabe-çado pelo presidente da As-sociação, Donisete, que não mediu esforços para a rea-lização desse mutirão. Em Assis estamos com 42 casos confirmados de dengue o que vem nos preocupando muito. O município não está

Moradores ‘arregaçaram as mangas’ na luta contra a dengue

Assessoria

dando conta e nem é função ir à casa dos cidadãos reco-lher lixo, por isso, o Sheila/Itaipu abraçou essa causa e os moradores passaram em todas as casas do bairro com sacos de lixo, recolhendo. Uma ação nobre, de grandeza e de preocupação principal-mente com a saúde pública dos munícipes”, afirmou o secretário Junior Weiller.

O secretário de Serviços Urbanos e Obras Públicas,

Juan Carlos Alves, também enalteceu o trabalho e disse da importância de unir for-ças. Já o prefeito Marcel Mi-cheletto pediu a colaboração de toda a população. “Nós pedimos encarecidamente a população para que olhem seus quintais, vasos de flores, atrás da geladeira, lotes bal-dios, enfim, tudo o que pode acumular água, pedimos para que os moradores façam seu dever de casa que é limpar.

Nos canteiros, espaços públi-cos, a prefeitura está fazendo a sua parte, mas do portão para dentro a obrigação é de cada munícipe. Só assim combateremos a dengue”, afirmou.

De acordo com o boletim divulgado pela 20º Regional de Saúde, ainda na sexta-fei-ra (20), o município de Assis Chateaubriand está com 42 casos confirmados de dengue e 180 suspeitos.

Dengue: o que estou fazendo para combatê-la?Por Paulo luPateli*

Na mídia seja ela escrita, falada ou televisionada, regio-nal ou nacional, estão dando ênfase à dengue. Esse mos-quito chamado de (Aedes aegypti), gosta de água parada, só transmite pela picada da fêmea e pode até matar. Essa luta contra a dengue é nossa, e é necessário um contar com outro, mas não basta apenas eu fazer a minha parte e o vizinho não. Se o seu vizinho não faz, faça por ele, faça pela sua quadra, pelo seu bairro, pelo seu Município, mas não deixe de fazer, é preciso resolver esse problema grave em nosso meio.

Mais do que nunca temos que amar ao próximo como a nós mesmos, cuidar da minha saúde e contribuir para que todos também tenham.

Ao contrário do que muitos dizem, a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Deve ser feitos arras-tões, multirão para deixar os locais limpos e sem água pa-rada. É obrigação de todo cidadão cuidar para evitar o nas-cimento desse mosquito. No município onde você mora, não espere tão somente pelos agentes da dengue, faça a sua parte, porque os dados são preocupantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em 50 milhões os casos de dengue a cada ano, sendo 50 mil de dengue hemorrágica. A doença causa 22 mil mortes, espe-cialmente entre crianças.

Especialistas estimam que este ano haverá mais den-gue que em 2014, pois até agora, casos subiram 139% em relação ao mesmo período do ano passado, e o período de alta da doença deve ir até maio, quando costuma diminuir, segundo Mariana Lenharo do G1, em São Paulo.

Devemos respeitar a saúde do ser humano combatendo o mosquito da dengue, temos que manter firme o combate, sermos vigilantes agora e voluntários sempre.

* Paulo Lupateli Carpanese é formado em Letras e pós-graduado em língua Espanhola.

nOvA AurOrA

Índice de infestação do mosquito da dengue preocupaDa assessoria

Já sabemos que a preven-ção é a melhor forma de se evitar a dengue. Para isso te-mos de combater os focos de acúmulo de água, locais pro-pícios para a criação do mos-quito transmissor da doença. Em Nova Aurora, a Prefeitu-ra, através da coordenação do Departamento de Epidemio-logia, realizou arrastões para retirar entulhos que possam vir acumular água e orientar a população sobre os cuida-

dos que devem ter. O índice de Nova Aurora é o mais alto dos 25 municípios que pertencem à 10ª Regional de Saúde.

O poder público vem efe-tuando seus trabalhos, porém durante os arrastões foram encontrados muitos focos de acúmulo de água e larva do mosquito.

Segundo a enfermeira res-ponsável Rose Sabino, o índi-ce é preocupante e encontrar alguns quintais como vimos nos preocupa mais ainda. “A dengue só acontece se não

cuidarmos, temos que man-ter nossos quintais limpos, não jogar lixo na rua e não deixar objetos que acumulem água jogados ao ar livre. Re-alizamos o arrastão, se vol-tarmos em algumas casas e se novamente tiver entulhos iremos notificar e não cum-prida a ordem iremos multar de acordo com a Lei Munici-pal Nº 1424/2011”.

Rose ainda alerta sobre a instabilidade do clima. “Em função da instabilidade do clima (chuva, sol e calor) que

favorece a proliferação do mosquito, vamos ter cuida-dos básicos, como remover folhas, galhos e tudo que pos-sa impedir a água de correr pelas calhas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, colocar lixos em sacos plásti-cos e manter a lixeira fecha-da, enfim não deixar nada que possa acumular água”.

O prefeito “Pecinha” pede a colaboração de todos para diminuir o índice na intenção de evitar uma possível epide-mia.

Posse, aniversário e lançamento de ciclo em evento da CacioparDa assessoria

Três momentos importantes marcaram a pauta da reu-nião de diretoria da Caciopar, a Coordenadoria das As-sociações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná sábado na Acit em Toledo. Cerca de 80 pessoas participa-ram das atividades que marcaram os 39 anos de funda-ção da entidade, a posse de novos diretores e também o lançamento do 6º Ciclo de Palestras. Os trabalhos foram comandados pelo presidente anfitrião, Danilo Gass, e da Caciopar, Sergio Antonio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon.

O aniversário de fundação da coordenadoria, a maior e a mais antiga das 12 que dão suporte à Faciap, foi mar-cado pelo corte do bolo por três ex-presidentes – Khaled Nakka (Vera Cruz do Oeste), José Carlos de Souza (A s s i s C h a t e aubriand) e Mario César Costenaro (Toledo) – e pelo atual. “A Caciopar é o reflexo de uma comunidade que trabalha, que produz e que ajuda a desenvolver o Brasil. Mesmo que a missão central dela seja a defesa da livre ini-ciativa, a entidade é um permanente fórum de debates de temas ligados aos grandes projetos do Oeste”, conforme Sérgio.

CicloO presidente fez também o lançamento do Ciclo de Pa-

lestras, que neste ano traz uma novidade. Em vez de ape-nas um serão três palestrantes. As associações comerciais poderão escolher os temas e terá a oportunidade de pro-mover uma, duas ou as três palestras em suas cidades. Os convidados são Jandir Ferrera de Lima, que falará sobre Cenário econômico; Eduardo Berndt, sobre SPC, Seguran-ça em vendas no varejo, e Luiz Carlos Peretti, sobre Edu-cação financeira. O ciclo ocorre em parceria com o Sicoob e a Garantioeste.

Sergio Marcucci informa que os três palestrantes fo-ram cuidadosamente escolhidos. “São pessoas de renome em suas áreas e que trarão importantes conhecimentos a empresários e a colaboradores de empresas dos mais di-ferentes portes e ramos”. A nova diretoria recebe reforço desde sábado com a posse de diretores, segundo recente atualização do estatuto da Caciopar.

Assumiram o presidente, vice e secretário do Conselho Deliberativo, assim formado: Reni Fernande Felipe (Que-das do Iguaçu), João Batista de Oliveira (Foz do Iguaçu) e Márcio Brondani (Palotina). Também foram empossados os coordenadores de Núcleos Setoriais, Leandro Scalabrin (Medianeira) e de Responsabilidade Social, Marcelo Do-nin (Cafelândia). A reunião de diretoria da Caciopar ainda contou com as presenças do presidente da Faciap, Guido Bresolin Júnior (Cascavel), e do Conselho Estadual da Mu-lher, Rosangela Sonda (Matelândia).

Diretores e empresários comemoram aniversário da Caciopar

Assessoria

Prati-Donaduzzi realiza seleção de emprego em JesuítasDa assessoria

Recentemente, estiveram em Jesuítas, na sala de reuniões da secretaria de Assistência So-cial, representantes da empresa Prati-Donaduzzi, da cidade de Toledo, para realizar seleção de emprego com os munícipes. Na oportunidade, foram realizadas entrevistas com 30 candidatos e ainda uma apresentação da empresa. Estão prevista novas seleções ao decorrer do ano, devido ao grande número de currículos preenchidos na Se-cretaria de Assistência Social.

Segundo a secretária de Assistência Social, Lucinéia Augusta Maria de Souza, está sendo estudada uma parceria permanente com a empresa, com os mesmos moldes de ou-tras parcerias já existentes com outras empresas. “Nos próxi-mos dias estaremos nos reu-nindo com os representantes de empresas que buscam cola-boradores em nosso município, com o objetivo de padronizar ações e oferecer um atendi-mento de qualidade aos candi-datos que buscam se inserir no mundo do emprego”.

“A inserção no mercado de trabalho é uma ação de suma importância no município,

possibilitar aos nossos usuários mais essa alternativa de empre-go aumenta a probabilidade de autonomia e protagonismo de nossas famílias acompanhadas. Sabemos de nossa responsabili-dade, sendo assim trabalhamos com muita determinação para estabelecer novas ações”, sa-lienta o coordenador do CRAS, Clayton Orlandine.

Assessoria

Page 5: Edição nº 213 - 18/03/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 18 de março de 20155Página

Vale do Piquiri e FetcooP SPUnião entre as cooperativas Sicredi fortalece o empreendimentoDa assessoria

Associados decidiram

pela união entre as coopera-tivas de crédito em Assem-bleia Extraordinária Con-junta, realizada no sábado (14), em Palotina PR. As cooperativas Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP e Sicre-di Fetcoop SP se unem com o objetivo de crescer. Com a fusão, os associados ganham força e surgem várias oportu-nidades para a cooperativa, entre elas, a livre admissão de associados; escala para crescimento; aumento dos depósitos, aumento do patri-mônio líquido e maior cartei-ra de crédito. Esta é a terceira união realizada pela Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP e cooperativas do Paraná e São Paulo. Em 2013, acon-teceram as primeiras uniões, com a Sicredi ABCD, ligada ao ramo das indústrias e com a Credite, cooperativa seg-mentada no ramo de tecno-logia. E agora, com a Sicredi Fetcoop SP (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Transpor-tadores de Cargas Filiados aos Sindicatos Integrantes da FETCESP). “A coopera-tiva já tem na sua história a integração entre cooperati-vas. A primeira foi em 2003, com cooperativas de Paloti-na, Goioerê e Ubiratã no Pa-raná. E desde 2013, sendo a primeira do Sistema Sicredi a iniciar a união com coopera-tivas de áreas não contínuas. O resultado tem sido edifi-cante e estamos evoluindo em número de associados e realização de negócios, as-sim como na divulgação e expansão do cooperativismo de crédito”, comentou o pre-sidente Jaime Basso.

Associados aprovam a união entre as cooperativas

Dirigentes se unem em prol do desenvolvimento

A Cooperativa de Crédi-to de Livre Admissão Sicredi Vale do Piquiri, fundada em 1988, tem área de atuação em 43 municípios nas regi-ões Oeste, Centro Oeste e No-roeste do PR e 8 municípios, na região do ABCD e capital Paulista. O quadro social da cooperativa encerrou 2014 com mais de mais de 66 mil associados e está listada en-tre as maiores organizações do segmento no Brasil, com R$ 1 bilhão em ativos totais.

A Sicredi Fetcoop SP (Co-operativa de Crédito Mútuo dos Transportadores de Car-gas Filiados aos Sindicatos Integrantes da FETCESP), iniciou as atividades em 08 de fevereiro de 2011, com o objetivo de ampliar a partici-pação do Sistema Sicredi em São Paulo. A cooperativa de crédito foi criada para aten-der ao segmento de transpor-

tes de cargas do Estado de São Paulo e encerrou o ano com 1.200 associados e R$ 25 milhões em ativos totais.

Com a união o Sistema Si-credi ganha escala e fortalece a participação em São Paulo. Para o presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso, a fusão tra-

rá ainda mais segurança aos associados. “Nosso esforço é no sentido de fortalecer o Sicredi, formando uma coo-perativa forte, com liquidez e patrimônio líquido, opor-tunizando a realização de negócios atendendo as ne-cessidades dos associados”, argumenta.

Jesuítas promove

abertura do curso para

gestantesDa assessoria

No último dia 12, no Centro Convivência do Idoso Mo-acir Micheletto, foi realizada a abertura do curso para ges-tantes do ano de 2015, oferecido pela Prefeitura de Jesu-ítas, através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Administração. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Osvaldo de Souza, a secretária de assistência social Lucinéia Augusta Maria de Souza, Luís Carlos Ví-lar representando a secretaria de saúde, a coordenado-ra operacional do curso Vanessa Olivato, o responsável pela gestão do curso Clayton Orlandine, o palestrante e membro da equipe Arley Costa, a enfermeira e membro da equipe Poliana Fanhani e gestantes do município.

As reuniões serão realizadas mensalmente com as ges-tantes, na sala de reuniões da secretaria de Assistência Social, totalizando oito encontros, que abordarão diver-sos temas referentes à gestação, com equipe técnica mul-tiprofissional: enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e pediatra. Ao final de cada encontro será oferecida uma alimentação saudável e ba-lanceada às participantes, que ao final da gestação rece-berão um Kit Natalidade que será fornecido pela prefei-tura municipal.

Através desta ação de parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, e de todos téc-nicos envolvidos neste projeto, o poder Executivo buscar atender todas as demandas identificadas no município. “Com este trabalho sério e comprometido buscamos ga-rantir às nossas futuras mamães uma gestação saudável, tranquila e de muita orientação, sendo mais uma inicia-tiva do poder executivo em prol de nossa comunidade”, salienta o prefeito Osvaldo de Souza.

Gestantes participam de palestra com o psicólogo Arley Costa

Assessoria

Saúde

Prefeitura de Nova Aurora recebe nova ambulânciaDa assessoria

A Prefeitura de Nova Au-rora recebeu uma nova am-bulância para serviços à co-munidade. O veículo estará à disposição da Secretaria de Saúde.

A ambulância foi desti-nada ao município pelo Go-verno Estadual, através de emenda parlamentar do De-putado Estadual Nereu Mou-ra. O valor licitado do auto-móvel foi de R$ 109.900,00. O automóvel vem somar-se as já existentes na prestação da assistência aos pacientes, fortalecendo a frota disponí-vel.

Em seu discurso o Depu-tado Estadual Nereu Moura ressaltou a importância da conquista da ambulância para a população. “Agora quando necessário a popu-lação terá uma ambulância de qualidade para transpor-tá-los. E aproveito para para-benizar o excelente trabalho que o prefeito “Pecinha” vem prestando”.

A nova ambulância faz parte de uma série de melho-rias para saúde. “Gradual-mente estamos implantando melhorias para o trabalho dos funcionários e pacientes, isso pode ser visto na amplia-ção e reformas dos postos de saúde e agora ao receber a nova ambulância.”, frisou o prefeito “Pecinha”.

“Não podemos esquecer de agradecer o Governo do Estado e ao Deputado Nereu Moura por destinar esse ve-ículo ao município de Nova

Assessoria

Aurora, melhorando cada vez mais o atendimento no setor as saúde e os vereadores Sa-muel e Carlinhos Bálico que intermediaram o recurso” ressaltou o prefeito.

“Com mais esse novo veí-culo, a administração mostra sua preocupação com esse importante setor do governo municipal, uma vez que veí-culos bem preparados resul-tada em agilidade no aten-dimento e segurança para o paciente” salienta a secretá-ria de saúde Silvia Fabiani Manzano Brenzan Schlogl.

“Mais uma conquista im-portante para o povo de Nova Aurora. Esse é o objetivo do Executivo e Legislativo, a busca por benefícios para o município”, disse o Presiden-te da Câmara Samuel.

ParaguaiSalto del Guairá se

mobiliza contra redução da

cota à turistas brasileiros

Portal Guaíra

Nesta terça-feira (17), o comércio das cidades paraguaias vizinhas ao Brasil – Salto del Guairá/Guaíra/Mundo Novo; Pedro Juan Caballero/Ponta Porã; e Cidade do Leste/Foz do Iguaçu – ficou de portas fechadas. O ato é um protesto contra o gover-no brasileiro que anunciou a diminuição da cota de compras de brasileiros no exterior, de U$ 300 para U$ 150 dólares, livre de impostos. O que ultrapassar a cota, o turista terá que pagar 50% do valor exce-dente.

Empresários, sindicalistas, estudantes e a po-pulação, começaram a se concentrar na Praça da Amizade por volta das 9h. Uma grande caminhada seguiu pela principal avenida de Salto del Guairá, terminando com discursos na mesma praça.

Uma reunião aconteceu ainda ontem entre os re-presentantes das três cidades fronteiriças com o pre-sidente da República, Horacio Cartes. A Comissão deve solicitar a intervenção de Cartes junto a presi-denta Dilma Rousseff para que a cota não seja dimi-nuída, pelo contrário, quem sabe aumentar para U$ 500 dólares.

Em julho do ano passado, após diminuir o valor da cota para U$ 150, o governo voltou atrás e decidiu continuar trabalhando com os US$ 300, até que as lojas francas de fronteira recebem autorização para serem instaladas.

Autoridades de Guaíra, como o prefeito Fabian Vendruscolo e alguns vereadores estiveram em Salto del Guairá para dar apoio a manifestação.

Portal Guaíra

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Assessoria

Page 6: Edição nº 213 - 18/03/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 18 de março de 20156Página

Copacol: Salmonela é tema de reunião técnicaDA ASSESSORIA

O assessor técnico de sa-nidade Andre Marca e parte dos extensionistas que inte-gram a equipe da Gerência de Produção Animal da Co-operativa participaram em Cascavel neste mês de março, de uma reunião técnica com foco no controle da salmone-la. O evento foi realizado pela Safeeds, empresa especializa-da em aditivos para nutrição animal, que reuniu além de representantes de coopera-tivas e empresas avícolas de 11 estados brasileiros, tam-bém convidados do Canadá, França, Colômbia e México, especialistas que abordaram temas como histórico, forma de contágio, controle e pre-venção.

Além do debate, a em-presa apresentou o progra-ma desenvolvido após anos de estudos, que tem foco na prevenção e controle efetivo da bactéria, que melhora a qualidade intestinal e conse-quentemente o ganho de peso diário das aves. O método foi testado a campo com avalia-ção de mais de 500 milhões de aves com bons resultados.

O coordenador de sanida-de de aves da Safeeds, Julia-no Trevizoli explica que além de agir nos casos positivos,

Encontro aconteceu em Cascavel

Equipe da Copacol que participou da reunião técnica

o programa também é reco-mendado para a prevenção. “O produto pode ser forneci-do durante todo o ciclo, pois não tem período de retirada, e não deixa resíduos na car-caça, sendo usado até o fi -nal”, destaca o coordenador de Sanidade.

O supervisor da Integra-ção Avícola da Copacol, Dou-glas da Silva, explica que a Cooperativa trabalha o con-trole de salmonela com práti-cas de biosseguridade em toda cadeia, além do controle de ingredientes de ração e reforça que o evento foi de fundamen-tal importância para o grupo.

“Primeiramente para re-

lacionamento entre equipe e também com outras empre-sas, visualizamos a oportuni-dade de atualização dos par-ticipantes para questões de

sanidade, pois assim teremos ainda mais informações para os associados. Agradecemos a Safeeds pela oportunida-de”, fi naliza Douglas.

NÚCLEO DE REPARADORES AUTOMOTIVOS

REALIZA ‘MECÂNICA BÁSICA PARA

MULHERES’Na última sexta-feira (13), o Núcleo Setorial de Repa-

radores Automotivos realizou um evento voltado para as mulheres “Mecânica básica para mulheres”, onde contou com a participação de mais de 100 pessoas. Oportuna-mente, as participantes obtiveram informações do Corpo de Bombeiro Comunitário de Assis Chateaubriand, sendo uma simulação de incêndio. O trabalho foi orientado pelo comandante, cabo Uvaldo Bueno do Prado Júnior.

Na sequência, as mulheres receberam informações sobre a importância da manutenção do veículo. Foram montadas seis ofi cinas que abordaram os temas: injeção eletrônica, balanceamento, alinhamento, pneus e calibra-gem, suspensão e embreagem, parte elétrica, sistema de freio e troca de pneus.

As empresas participantes do evento foram: Auto Ele-trica São Cristóvão, Auto Mecanica Brasil, JR Mecânica Agrícola, Mecânica Diesel Paraná, Montanher Turbo Diesel, Redave, Sino Pneus, Torno Paraná, Torno União, Pro Auto, Frata Reparações Automotivos, Borracharia da Regi e Daleff e. Ainda o núcleo agradece os apoioadores do evento: ACIAC, CME, Sindirepa, Corpo de Bombeiros, Gráfi ca Evolução, Clube do Fusca, Cacau Show, Salão Ar-razus e O Boticário.

Assessoria

Mulheres, atentas, recebem orientações

Empresas participantes do evento e que fazem parte do Núcleo Setorial de Reparadores Automotivos

ASSIS

Saúde entrega à Associação Hospitalar primeiro protocolo de atendimento municipalAos moldes do programa ‘Mãe Paranaense’, Assis Chateaubriand fez o primeiro protocolo de atendimento a gestantes durante o pré-natal

DA ASSESSORIA O município de Assis Cha-

teaubriand, através da secre-taria de Saúde, entregou essa semana o primeiro protocolo de atendimento municipal, onde foi contempladas as gestantes, através do pré-na-tal, oferecendo assim aten-dimento integral às futuras mamães. Com o protocolo pronto, médicos, ginecolo-gistas, dentistas, obstetras, enfermeiras e nutricionistas terão um parâmetro a ser se-guido nos atendimentos pré-natais no município de Assis Chateaubriand. O protocolo foi entregue a todos os pro-fi ssionais da Saúde chateau-briandense e repassado ainda à Associação Hospitalar Be-nefi cente Moacir Micheletto, através do diretor, Marcos Linartevis.

De acordo com as organi-zadoras do protocolo, enfer-meiras Regiane Avello e Sir-lene Della Torres, o protocolo contempla as diretrizes que o pré-natal oferece, todos os exames que a rede municipal oferta para essa gestante e a classifi cação da gestante. “O protocolo é uma ferramenta para o profi ssional de Saúde encaminhar a gestante no momento propício”, afi rmou a enfermeira Regiane.

Para o secretário de Saú-de, Junior Weiller, o proto-colo é um grande avanço para a Saúde de Assis Chateau-

briand. “O objetivo primor-dial é dar atenção especial às gestantes, com um parto de qualidade e dar todo o aco-lhimento necessário. Com o protocolo, até o oitavo mês as mães tem todo o acom-panhamento nas Unidades de Saúde e no último mês a gestante tem a oportunidade de conhecer então no hos-pital toda a equipe que fará o parto. É uma forma mais humanizada, de tratarmos as futuras mãezinhas. Nós, en-quanto secretaria, agradece-mos a todos os profi ssionais envolvidos, ao ex-secretário de Saúde, Marcos Linartevis, que iniciou o trabalho e agora como diretor da Associação está atuando novamente nes-se desafi o conosco”.

O protocolo foi encabeça-do pelas enfermeiras Regiane Avello e Sirlene Della Torres, mas diversos profi ssionais trabalharam auxiliando na confecção dos mesmos.

Mãe paranaense

A Rede Mãe Paranaen-se propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpé-rio e o acompanhamento do crescimento e desenvolvi-mento das crianças, em es-pecial no seu primeiro ano de vida. É um conjunto de ações que envolve a captação preco-ce da gestante, o seu acompa-nhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a rea-

Momento da entrega do protocolo de atendimento aos profi ssionais de Saúde e à Associação Hospitalar Benefi cente, que estará diretamente realizando o último atendimento, através do parto, com a gestante

Enfermeiras Regiane Avello e Sirlene Della Torres foram as responsá-veis pela organização do Protocolo

lização de 17 exames, a classi-fi cação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital con-

forme o risco gestacional.Em Assis Chateaubriand,

nesse primeiro momento, apenas as gestantes terão acompanhamento, mas a ideia é que em curto espaço, a criança também seja acom-panhada.

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL EM

CRIANÇASPor Tassiara da Silva - acadêmica de Medicina na UEL

A intussuscepção intestinal, também conhecida como invaginação de alças, é a segunda causa mais comum de dor abdominal na infân-cia. É considerada uma emergência médica, pois se não abordada pre-cocemente, pode evoluir com isquemia, necrose ou até mesmo per-furação da alça. Consiste em uma invaginação do intestino proximal para dentro da luz intestinal distal.

Há uma predominância masculina e 90% dos casos ocorrem até o fi nal do segundo ano de vida. A grande maioria dos casos é conside-rada idiopática, ou seja, sem causa defi nida ou conhecida. Contudo, acredita-se que haja associação com infecções por rotavírus, uma vez que estas causam hiperplasia nodular linfoide e aumento da espessura da parede intestinal, predispondo à invaginação. Além disso, pólipos, cistos e o Divertículo de Meckel estão frequentemente associados à intussuscepção. Há ainda causas patológicas para as invaginações – ocorrem geralmente em crianças maiores de três anos –, como o linfo-ma ileal e os tumores de delgado.

A tríade clássica está presente em menos de 50% dos casos, tor-nando o diagnóstico clínico difícil. A criança apresente dor abdominal aguda, tipo cólica, intercalada por períodos de acalmia, que é carac-terizada pelo choro da criança e pela fl exão as pernas em direção ao abdome. Nas primeiras 24 horas do quadro surge também esforço importante para evacuar e fezes sanguinolentas com aspecto em “ge-leia-de-framboesa”. Por fi m, ao exame físico, verifi camos a presença de massa palpável no abdome.

A intussuscepção pode localizar-se no intestino delgado ou no có-lon.

A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica recomenda que a investigação radiológica deva ser iniciada com radiografi a simples de abdome, uma vez que em até 50% dos casos consegue-se realizar o diagnosticar por meio de tal exame.

O mesmo órgão recomenda que a ultrassonografi a de abdome seja o exame de escolha para o diagnóstico e pode ser utilizado, inclusive, na tentativa de reverter o quadro sem a necessidade de abordagem ci-rúrgica. O termo adequado para o procedimento terapêutico é enema baritado. Em caso de contraindicação à realização de redução hidros-tática da invaginação, deve-se lançar mão da cirurgia, e caso haja si-nais de necrose de alça, está indicada a ressecção da mesma.

Fonte: Intussuscepção em crianças: avaliação por métodos de imagem e abordagem terapêutica. Radiol Bras vol.38 no.3 São Pau-lo May/June 2005. Obstrução Intestinal no Lactente e na Criança Maior: Diagnóstico e Tratamento. Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, Colégio Brasileiro de Radiologia, Colégio Brasileiro de Ci-rurgiões, 2005.Invaginação intestinal em crianças menores de um ano de idade: perfi l clínico-epidemiológico antes e após a introdução da vacina oral contra rotavírus no calendário básico de vacinação brasi-leiro. Brasília, 2012.

Page 7: Edição nº 213 - 18/03/2015

QUARTA-FEIRA, 18 de março de 2015 7Página

Preso por pensão alimentícia comete suicídio na cadeia de Assis

Um homem que estava preso na cadeia pública de Assis Chateaubriand come-teu um suicídio na tarde de segunda-feira (16), após uti-lizar-se de um fio de energia elétrica para se enforcar. O homem foi identificado como Celso Barbosa, de 41 anos, morador do bairro Joaquim Barros, no muni-cípio de Tupãssi. Segundo informações da Polícia Ci-

Léo Silva

vil, o homem foi preso no fim de semana por pensão alimentícia e estava na ala da triagem da 48ª Delegacia Regional de Polícia Civil. In-vestigadores e até o próprio delegado, Carlos Alberto Men-

des, iniciaram os primeiros socorros, com massagem car-díaca, acionando na sequência o Sistema de Atendimento Mó-vel de Urgência (SAMU), que constatou o óbito do homem. Infelizmente, nada pode

ser feito e o corpo de Celso Barbosa foi recolhido na se-quência pelo Instituto Médi-co Legal (IML), de Toledo, onde passou por exames de praxe. A Polícia abriu inqué-rito para investigar o caso.

Cobra jararaca é encontrada em quintal de residência em

TupãssiPor volta de 17h30 de segunda-feira (16), a Polícia Mi-

litar de Tupãssi foi solicitada a comparecer na Avenida Brasil, em Palmitolândia, distrito de Tupãssi. No local, uma moradora estava assustada com a presença de uma cobra jararaca de um metro e vinte em seu quintal. A mu-lher pediu socorro porque o esposo não estava em casa. No momento em que os policias capturavam a cobra, o proprietário chegou e ajudou. Ele afirmou que a cobra provavelmente saiu do quintal do vizinho, que não limpa devidamente o local. A cobra foi devolvida à natureza, mas foi feito boletim de ocorrência para prevenção de direitos.

Ilustrativa

Jovem fica gravemente ferida após colidir moto contra carro em Assis

Patrulheiros do Posto da Polícia Rodoviária e SAMU de Assis Chateaubriand aten-deram por volta das 18h30 de sábado (14) um grave aci-dente de trânsito na rodovia PR-239, trecho que liga Assis Chateaubriand a Toledo. No acidente, a jovem Regiane Couto de Godoi, de 29 anos, conduzia uma Honda Dre-an, placa LYK-4701 de Assis Chateaubriand, quando coli-diu atrás de uma GM Monta-na. O condutor do carro fugiu do local sem prestar socorro à vítima que ficou caída em meio à pista e perdeu muito sangue. Populares acionaram a PRE e a equipe do SAMU encaminhou Regiane para o Hospital Beneficente Moa-cir Micheletto. Depois ela foi transferida para o Hospital Bom Jesus, de Toledo.

Léo Silva PM localiza chassi de moto

furtada em 2012 em Jesuítas

Na segunda-feira (16), por volta das 13h30, a Po-lícia Militar de Jesuítas recebeu informação de uma moto abandonada na Estrada Alvorada, próximo ao sítio São Pedro, no Carajá. Os policiais foram ao lo-cal e constataram ser a Honda CG 125 Fan ES, preta, ano 2009/2010, furtada no dia 31 de março de 2012. A mesma estava com chassi modificado, mas como o selo estava intacto foi possível a identificação correta. A moto foi recolhida para o pátio da DP.

PM Jesuítas

GM Corsa é tomado de assalto no Centro de Assis Chateaubriand

Por volta das 21h de do-mingo (16), a equipe da Rá-dio Patrulha da Polícia Mi-litar de Assis foi solicitada a comparecer na Rua 21 de abril, em frente à agência do Sicredi. A senhora de ini-ciais “M. F. A”., estacionou

seu veículo Chevrolet Corsa Classic, placas ASO-8432 em frente à agência e enquan-to sua filha ‘S’., entrou para fazer um saque, se aproxi-maram dois indivíduos com arma em punho, anuncia-ram o assalto e retiraram a

vítima do veículo puxando-a pelo braço e levaram seu au-tomóvel, tomando sentido a Avenida dos Pioneiros. A ví-tima não soube informar as características dos melian-tes, pois no momento ficou muito nervosa e precisou ser

encaminhada ao Hospital Municipal Moacir Michelet-to, onde foi atendida pela equipe de plantão. Militares realizaram buscas, mas nin-guém foi localizado e nem o veículo até o fechamento desta edição.

Morador do Nice morre em acidente

próximo a Palotina

Na noite de sábado (14), a Polícia Rodoviária de Paloti-na foi acionada para atender um acidente de trânsito. No local, os policiais constataram ser o capotamento de um veículo Santana, conduzido por Luiz Favaro que perdeu o controle do veículo. O acidente aconteceu por volta das 22h30, na rodovia PR-182, no KM-285, próximo a cidade de Maripá. Como carona estava Valdeci Luiz, que junto com o motorista foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Palotina. O acidente foi de muita gravidade e o motorista e proprietário do veículo Santana Luiz Fa-varo, segundo informações morador do Nice não resistiu aos ferimentos e acabou entrando em óbito, já o acompa-nhante Valdeci Luiz teve ferimentos leves.

Duas motocicletas foram tomadas de assalto em Assis Chateaubriand

Ônibus da tragédia

que matou 51 pessoas em

SC não tinha autorização para viajar

No último fim de semana compareceram na sede da 3ª Cia da PM, “A M” e “J”, relatando que se estavam em frente a uma residência na Rua das Tulipas, no Jardim Jussara, quando dois rapazes com os rostos tampados e portando um revól-ver anunciaram o roubo. Foi levado a motocicleta Honda CG 150 placas AIO-6057, de cor vermelha, de propriedade de ‘A. M.S’., e uma moto CB 300 sem placas de cor vermelha e um capacete colorido. Segundo as vítimas, os rapazes aparenta-vam ser menores de idade e tomaram rumo sentido Jardim Progresso. Foram realizadas buscas e informado toda a rede para possíveis abordagens.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Fer-nando Francischini, revelou na segunda-feira (16), em entrevista coletiva, que a empresa responsável pelo transporte dos passageiros que morreram no acidente ocorrido sábado à tarde, em Santa Catarina, não tinha autorização para transportar as pessoas. A empresa burlou o sistema, colocando outro veículo em nome do que viajava. Além disso, segundo Francischini, o trajeto também não era o que foi solicitado e autori-zado pelo DER, pois o destino inicial era para Gua-ratuba, no Paraná e o ônibus se dirigia para Itapoá, em Santa Catarina. A tragédia vitimou 51 pessoas. Embora o proprietário da empresa tenha morrido no acidente, os órgãos de segurança pública continuam com as investigações.

Page 8: Edição nº 213 - 18/03/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

QUARTA-FEIRA, 18 de março de 2015 8Página

Por um Brasil melhorVimos no último domingo (15) milhões de brasileiros

nas ruas reivindicando por um país mais justo e menos corrupto. Independentemente do partido político, reli-gião, cor e idade, os brasileiros sonham com um País que, de fato, atenda as necessidades dos cidadãos que lutam para o crescimento desta pátria tão amada.

Bullying na escolaA família deve acompanhar o desempenho da criança

na escola. É importante e dever dos responsáveis por cada aluno, diariamente, conversar em relação ao aprendizado, ajudar no dever de casa e, ao mesmo tempo, interrogar a criança sobre o seu dia, a sua rotina. Conversas assim aju-dam os pais a detectar se seu fi lho é vítima de bullying ou se promove tal agressão. Fiquem atentos.

Retiro MarianoAconteceu no domingo (15), no Centro de Formação

de Assis Chateaubriand, um retiro promovido pelo Mo-vimento Mariano da Diocese de Toledo. O presidente da Federação Mariana, José Costa, conduziu os trabalho e parabenizou o expressivo número de jovens participantes, agradeceu a todas as congregações que estiveram presen-tes e especialmente ao padre Jauri Strieder, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e o popular “Dedé” da cidade de Toledo, que fi zeram palestras durante o dia.

Ensaio de Cleberson e Andria, registrado pela lente de Mário Jr

Camila completou 2 aninhos no dia 8 de março, ela é fi lha de Douglas e Rafaela (Foto Assis)

Aniversariou no domingo (15) o jornalista Deivid Souza, colaborador nas transmis-sões do Paranaense

Um click especial do casamento no civil de Karla e Deivid, no dia 6 de março, em Nova Aurora (Digital Photo)

O prefeito de Jesuítas, Osvaldo de Souza, foi o entrevistado especial do programa ‘Municípios em Ação’ de sábado (14). Após a entrevista, acompanhado de seu assessor Francis Douglas Rodrigues da Silva, tomou um café da manhã com José Costa, professora Helena e equipe do Grupo Vale Verde de Comunicação

Na última quarta-feira (11) foram empossados três novos membros no Rotary Clube de Assis Chateaubriand: Eliandro Anholeto Costa, Ercilio Fialho de Carvalho e Eliseo do Carrmo Pereto. Na foto, novos rotarianos com o presidente Gilmar Echhardt

Pré-Wedding de Amanda e Jhonata, de Formosa do Oeste (Sandro Generally)

Locutores Índio do Brasil e César Filho, que traba-lharam no Nova Aurora Rodeio Show, realizado no último fi m de semana

Page 9: Edição nº 213 - 18/03/2015

QUARTA-FEIRA, 18 de março de 2015 9Página

Assis

Asfaltos nos jardins Sheila/Itaipu e Europa iniciam após anos de espera

Prefeito Marcel, secretários e vereadores acompanharam o ‘pontapé’ inicialDa assessoria

Iniciou na manhã de se-

gunda-feira (16) as obras de pavimentação asfáltica nos Jardins Sheila / Itaipu e par-te do Jardim Europa em Assis Chateaubriand. A assinatura do contrato com a empresa Caravággio, vencedora da li-citação, aconteceu na última semana no gabinete munici-pal, onde a mesma tinha até 10 dias para iniciar as obras. Na oportunidade, o prefei-to Marcel Micheletto, esteve acompanhado pela primeira dama e secretária de Assis-tência Social, Franciane Mi-

Início das sobras nos jardins Sheila/Itaipu e Europa. Autoridades acompanharam o ‘ponta pé’ inicial

Donisete Gomes Ferreira, mora-dor: “Nós tivemos muitas pro-messas e nada foi feito. Sofremos com barro, poeira, buraco e acho que a partir de agora a vida vai mudar”

Francisco Silveiro, morador: “Vai valorizar bastante os nossos imó-veis e acabar com nossos sofri-mentos. Para mim isso é a reali-zação de um sonho de 50 anos”

cheletto, secretários e dire-tores municipais, presidente da Câmara, Natanael Ferrei-ra, vereadores Vera Pestana, Cesinha Lulu, Renato Sala, José Kulkamp, Francisco do Nascimento, Madalena Rech, Donisete Borges, Luiz Quemel, Osmar Rinki e Joa-quim Cardoso e membros da comunidade prestigiando o início das obras na Avenida Itália – Jardim Europa.

O prefeito Marcel Mi-cheletto destacou a impor-tância do início das obras. “Eu preciso honrar todos os compromissos assumidos. Iniciamos nessa segunda-fei-ra (16) a maior obra asfáltica da história do município de Assis, com a maior contra par-tida da história, que são mais de R$ 2 milhões, dinheiro do povo chateaubriandense. Um compromisso que estamos colocando em prática, que no passado prometeram e não cumpriram. Estamos levan-do dignidade e qualidade de vida aos munícipes”, disse. Marcel destacou ainda o em-penho do governador Beto Richa. “O governador colocou R$ 5,5 milhões para essa obra ser realizada, isso demonstra o carinho que o governador tem com Assis Chateaubriand. Quero dizer aos munícipes que moram em alguns bair-

ros que não tem asfalto que esperem que a Administração aos poucos vamos fazer todos os lugares, como o Jardim Pa-raná, Araçá e parte do Jardim Europa”, afirmou.

Para o presidente da As-sociação de Moradores, Do-nisete Gomes Ferreira é um sonho que começa a ser rea-lizado. “Nós tivemos muitas promessas e nada foi feito. Sofremos com barro, poeira, buraco e acho que a partir de agora a vida vai mudar”. Já para o morador Francisco Sil-veiro, que há 53 anos reside no Bairro Sheila / Itaipu, “Vai valorizar bastante os nossos imóveis e vai acabar com nos-sos sofrimentos. Para mim

isso é a realização de um so-nho de 50 anos”, afirmou.

O sócio da empresa Ca-ravággio, Jorge Teixeira, pe-diu “paciência a população na construção dessa obra. Transtorno sempre dá, mas o importante é o resultado final da obra. Vamos iniciar fazendo as galerias, bocas de lobo, o meio fio e a limpeza. É um projeto bem amplo e bem qualificada”, encerrou.

Ruas contempladasO projeto prevê a pavi-

mentação asfáltica dos Jar-dins Sheila / Itaipu e parte do Jardim Europa da Avenida Itália, parte da Avenida Ra-dial Sul (até o entroncamento

com a Avenida Irene Mona-rim), Avenida Tchecoslová-quia, Travessas Estocolmo, Travessas Madrid, Travessa Londrina, Mônaco, Rua Ti-radentes, Rua Alvorada, Rua Nilo Peçanha, Rua Milleto Marques, Rua Jabaguara, Rua Mauá, Rua Desembarga-dor Munhoz de Mello e Rua João Negrão. Ainda de acordo com o projeto, o valor será in-vestido para terraplanagem, escavações, drenagens, base de pedra brita, revestimento, pintura, usinado, paisagismo e urbanismo, calçadas, sina-lização de trânsito e pinturas de faixas.

Assessoria

Page 10: Edição nº 213 - 18/03/2015

VariedadesFolhaQUARTA-FEIRA, 18 de março de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

HoróscopoPor Isabel Mueller

Você sabia?

Cruzadas Coquetel

ÁriesUm dia muito importante ao seu desenvolvimento

espiritual e emocional, ariano. É hora de encerrar ciclos, fechar pendências e compreender os recentes aprendi-zados. Esteja mais em sintonia com a sua voz interior e respeite o seu ritmo interno.

TouroPercepções profundas de temas ligados aos amigos

e ao seu papel na sociedade, taurino. Momento que va-loriza uma atitude mais serena e a quietude interior que lhe traz respostas. Percebe o que precisa ser fi nalizado e também aprimorado.

GêmeosMomento com forte conotação emocional, inclusive

em assuntos de trabalhos. Hora de se questionar se você se sente envolvimento emocionalmente com o que faz. Vocação é muito mais do que apenas uma tarefa ou um trabalho, geminiano.

CâncerUm momento muito especial de sintonia espiritual

aos cancerianos. É hora de valorizar mais a sua conexão com o sagrado e o desenvolvimento cultural. Viagens, leituras, publicações e ampliação de horizontes estão enfatizados.

LeãoMomento que enfatiza a resolução de pendências

emocionais e materiais. Atenção com a tendência a se deixar levar por ilusões. Perceba os valores que são real-mente essenciais em sua vida.

VirgemA fase atual tem uma forte energia voltada aos seus

relacionamentos. Profundos aprendizados ligados às pessoas com quem você tem uma sintonia especial. É hora de assimilar os recentes ensinamentos e de parti-lhar mais o que você pensa e sente.

LibraSaúde e trabalho têm sido temas muito importantes

aos librianos. É hora de perceber o que deve ser deixado em defi nitivo para trás. Esteja mais consciente da neces-sidade de aprimoramento e de mais qualidade e profun-didade no que você faz.

EscorpiãoCuidado com a tendência a ilusões e a confusões

emocionais. O momento favorece a expressão da criati-vidade, da imaginação e da sensibilidade. Cuidado com a tendência a bancar o mártir ou a vitima nos relaciona-mentos.

SagitárioUm ciclo emocional em família está se fechando nes-

te momento. É hora de ser mais solidário e companhei-ro, mas de não bancar o salvador da pátria. Resguarde-se de energias e ambientes que lhe prejudicam, confi e mais em sua sensibilidade.

CapricórnioA linguagem não verbal e a atenção aos sinais e a

intuição estão enfatizadas. Profundos aprendizados que estão muito além da lógica racional. Momento muito signifi cativo para o contato com pessoas muito próximas a você.

AquárioTem fi cado claro aos aquarianos o que é verdadeira-

mente importante. É hora de resolver questões emocio-nais e fi nanceiras que estão pendentes. Valores, recur-sos, talentos e potenciais pessoais estão estimulados.

PeixesSol, Lua, Mercúrio e Netuno estão se movimentan-

do em seu signo. Este é um momento muito especial aos piscianos que devem confi ar mais na sua intuição. Você está vivendo o limiar entre uma velha e uma nova etapa de vida.

Datas comemorativasDia 18: Dia de São Cirilo de Jerusalém e Dia do Funcionário

Público Municipal;Dia 19: Dia do Diplomata, Dia dos Moribundos, Dia Mundial

do Artesão e Dia do Carpinteiro e Marceneiro e Dia de São José;Dia 20: Início do Outono, Dia de São Martinho de Braga e Dia

Internacional da Felicidade.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 39

Roupausadapelos

mendigos

Sereia dofolclore a-mazônico

Recobre o ferro

na galva-nização

Siglaoficial daÁfrica do

Sul

Padrão in-dividual deconstituiçãocorporal

Árealonge do

litoral

Indica orastro do

Saci-Pere-rê (Folcl.)

Ave decoloração

verde(bras.)

NenhumaRespostaAnterior(abrev.)

O cachorrodo Sargen-to Tainha

(HQ)

Superiorde ordemreligiosaou militar

Arma queabatia

muralhas

Aprovadaem algum

teste

Glândulavital

para aimunidade

Recurso sonoromarcante em

"Esotérico", deGilberto Gil (MPB)

Empresas que buscam encon-trar e unir parceiros amorosos

Ajudar afazer

Cobalto(símbolo)Pedaçode vela

LavrarImpostofederal(sigla)

Aqui, emfrancês

A 9ª letragrega

12 meses"Eu sou

(?)",música

Formatoda rodaEncontropor acaso

Culto de sipróprio,como o

caracteri-zadopelasselfies

DespidaExpediçõesmilitares

cristãs que visavam

recuperara TerraSanta(Hist.)

São afonte docaviar

Tecla de gravado-

res

Suntuosa; abundante

A menor das bananascultivadas do Brasil

3/ici. 4/iota. 5/lauta — prior — zinco. 7/biotipo — maitaca. 9/egolatria. 10/redemoinho.

MalhaçãoQuarta-feira, 18 de março –

Não haverá exibição. Quinta-feira, 19 de março – Gael

comemora a gravidez de Danda-ra. Karina visita o apartamen-to de Gael e Bete ouve quando a menina confessa sentir saudades do pai. Os alunos da academia de Gael são hostis com Wallace. Lo-bão chantageia Karina e garante que livrará Gael se a menina o chamar de pai. Lucrécia avisa a Edgard e Jade que sua cirurgia foi marcada. João descobre que Dan-dara está grávida e tem uma crise. Lobão confessa a Nat que armou para brigar com Gael. Nat afirma que gosta de Duca. Karina sente saudade de sua casa. A analista de João consegue recuperar o meni-no de seu estado de choque. Jade e Henrique se aproximam e Cobra observa os dois. Lobão manipula Karina para que a menina lhe cha-me de pai na frente de Gael.

Sexta-feira, 20 de março – Bianca discute com Karina. Hei-deguer revela que Lobão obrigou Karina a chamá-lo de pai para que Gael fosse libertado. Bianca comemora a notícia da gravidez de Dandara. Pedro arma mais um plano para se reaproximar de Ka-rina e pede ajuda a Jade. Henrique janta com Jade e Lucrécia. Jade afirma a Cobra que se interessa por Henrique e o lutador duvi-da. Tomtom inventa para Karina que Pedro está doente. Depois de uma sessão de análise com Olga, Nando desiste de ser monge. Gael conversa com Wallace, que deci-de deixar a academia do mestre. Duca alerta Wallace sobre o cará-ter de Heideguer. Wallace pensa em treinar na Academia Khan. Karina visita Pedro por causa de sua suposta doença.

Sete VidasQuarta-feira, 18 de março – Mi-

guel conta para Lauro que lem-brou de seu passado. Lauro la-menta com Isabel a partida de Miguel. Irene repreende Lígia por tentar se convencer de que o pai

de seu filho está vivo. Pedro cri-tica Edgard por discordar das ati-tudes de Miguel. Edgard discute com Júlia por causa de Pedro. Isa-bel diz a Lauro que Miguel precisa se perdoar para reatar com Lígia. Vicente é carinhoso com a esposa. Lígia critica a falta de atenção de Irene com Caio. Miguel deixa o Rio de Janeiro.

Quinta-feira, 19 de março – Lígia e Pedro avisam a Júlia que Estela encontrou um novo filho de Miguel. Marta discute com a filha e Edgard tenta amenizar a situação. Isabel e Irene conven-cem Lígia a não procurar o novo filho de Miguel. Edgard não gosta de saber que Júlia e Pedro viaja-rão sozinhos. Júlia e Pedro voltam a se entender. Irene recebe uma nova proposta de promoção. Pedro e Júlia chegam à casa de Bernardo e conhecem Marlene. Bernardo in-vade uma mansão e acaba se ma-chucando. Irene se aconselha com Lígia sobre a proposta de trabalho que recebeu. Marlene conta para Pedro e Júlia como Bernardo se machucou. Arthur pede para Vi-cente pagar uma dívida sua. Júlia mente para Edgard. Marlene pede para Pedro e Júlia levarem Bernar-do com eles para o Rio de Janeiro.

Sexta-feira, 20 de março – Pe-dro e Júlia decidem levar Bernar-do para o Rio de Janeiro. Júlia tenta deixar o novo meio-irmão à vontade. Pedro leva Bernardo para ver um documentário sobre Miguel e Lauro se impressiona com o rapaz. Lígia não consegue participar de uma reunião de tra-balho por causa de Joaquim. Irene conta para Caio sobre a proposta que recebeu e os dois discutem. Vicente sugere que Lígia deixe de trabalhar para ficar com Joa-quim em casa. Caio observa um pai se divertindo com o filho na praia. Edgard não aceita que Júlia queira se aproximar de Bernardo. Lauro decide contar para Lígia a verdade sobre Miguel.

Alto AstralQuarta-feira, 18 de março –

Caíque avisa a Fernando que o hospital só será reaberto se eles conseguirem uma decisão judicial que suspenda a interdição. Mar-celo garante a Úrsula que só per-manecerá em casa se ela se con-sultar com outro médico em Nova Alvorada. Liz fica sabendo por Bia que Israel está apaixonado por

QUAL É O CORRETO?( ) Este ano a Vale Verde completa 26 anos de sucesso.( ) Neste ano a Vale Verde completa 26 anos de suces-

so. Na Língua Portuguesa, nos adjuntos adverbiais de tem-

po, pode-se dizer de uma ou de outra maneira. As duas ex-pressões, “este ano” ou “neste” ano, estão corretas. O uso da preposição “em” pode ser omitida nesses casos, pode-se dizer “este ano a Vale Verde completa 26 anos de sucesso” ou “neste ano a Vale Verde completa 26 anos de sucesso”.

ela. Meire mente para Ana Dirce e diz que Afeganistão não quer mais ter aulas com ela. Gaby avisa a Emerson que Gustavo sabotou a apresentação dele no concurso. Nazir avisa a Samantha que ela precisa fazer as malas para seguir para um novo destino.

Quinta-feira, 19 de março – Caíque decide deixar o hospital e Marcos comemora. Samantha se surpreende ao saber que ago-ra faz parte do harém do rei. Fer-nando convida Suzana para jantar. Cidinha comenta com Manuel que por pouco Ricardo não descobriu a identidade dela. Fernando beija Suzana. Samantha conhece Sheila, uma das mulheres do sultão. Pe-pito faz uma confissão a Layla. Ni-colas fica surpreso ao ver Tina em Nova Alvorada com Bélgica. Mar-cos ameaça Gustavo e afirma que irá entregá-lo à polícia se ele não ajudar a colocar Bia na cadeia.

Sexta-feira, 20 de março – Marcos convence Gustavo a parti-cipar do plano para fazer Laura se casar com ele. Tina decide ir a São Paulo para falar com Pedro. Itália conta para Afeganistão que está com César para se vingar. Afon-so sugere que Caíque vá à casa do paciente que ele operou para conversar. Castilho descobre que o paciente tomou anticoagulan-te e Caíque desconfia de Marcos. Layla concorda em ajudar Pepito e Samantha a fugir. Gustavo diz a Bia que está correndo risco de morte e pede à irmã que venda as joias da mãe para ajudá-lo. Ma-nuel decide ir a São Paulo investi-gar a casa de tia Conceição. A po-lícia aparece quando Bia entrega o dinheiro ao traficante.

Babilônia Quarta-feira, 18 de março –

Inês discute com Alice. Júlia aju-da Regina a cuidar de Dora. Luís repreende Karen por falar mal de Júlia na frente de Joaquim. Ali-ce sente fortes dores na barriga. Homero pede o divórcio a Inês. Evandro fica envaidecido com os elogios de Helô. Teresa e Estela recebem a notícia de que poderão se casar legalmente. Alice avisa que perdeu seu bebê. Homero tem uma grande discussão com Inês e sofre uma convulsão. Homero morre e Inês se desespera com seu futuro. Beatriz fica contraria-da com Evandro. Na praia, Regina salva Vinícius, que a beija.

Quinta-feira, 19 de março – Regina fica furiosa com Vinícius. Vinícius conta para Bento sobre seu trabalho em Jatobá. Regina reclama de Vinícius para Dora. Vinícius desconfia da agência de publicidade que Aderbal quer contratar. Murilo acerta o encon-tro de Evandro com Helô. Luís é demitido e Karen fica preocupa-da. Alice e Inês voltam para o Rio de Janeiro. Beatriz manda Pedro descobrir o nome da amante de Evandro. Regina consegue a licen-ça para trabalhar em sua barraca na praia. Karen impede que Luís invista o seu dinheiro em um ne-gócio próprio. Beatriz consegue o contato de Murilo. Vinícius recolhe informações sobre a agência de pu-blicidade contratada por Aderbal. Karen descobre que Luís pegou o dinheiro do banco e se desespera. Beatriz fi nge ter atendido uma liga-ção de uma mulher pelo celular de Evandro. Karen e Zélia encontram Luís e Norberto em um cassino. Inês observa o conteúdo da caixa com os pertences e fotos de Beatriz. Luís não conta para Karen que perdeu o di-nheiro no cassino. Beatriz faz Evan-dro aceitar sua ideia de expandir a empresa. Inês procura Beatriz.

Sexta-feira, 20 de março – Be-atriz pensa em trazer Inês para trabalhar com ela. Luís mente para Karen. Beatriz pede ajuda para Teresa. Vinícius fala com Aderbal sobre o esquema feito pela agência de publicidade e o prefeito finge indignação. Inês fica satisfeita ao saber que vai trabalhar no escritó-rio de advocacia de Teresa. Ader-bal discursa durante a festa de sua mãe. Murilo exige mais dinheiro de Beatriz. Aderbal muda para uma mansão no Rio de Janeiro e Laís fica indignada. Vinícius ajuda Teresa e Estela depois de um fur-to. Alice procura emprego em um hotel. Vinícius conta para Teresa sobre o esquema da agência de pu-blicidade. Vinícius pede demissão. Paula experimenta um novo quitu-te de Tadeu. Beatriz afirma a Evan-dro que pode controlar Inês. Mu-rilo observa Helô. Alice pensa em Murilo. Regina e a família torcem por Diogo. Teresa questiona Inês sobre o seu passado com Beatriz.

Fonte: www.redenoticia.com. br/novelas

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

COMECE A PREVENIR AS RUGAS AOS 30

ANOSA maioria das mulheres notam os primeiros sinais do tem-

po na pele por volta dos 30 anos. E não por acas0, é nessa fase que elas abusam do uso de produtos para retardar o envelheci-mento da pele. E o excesso de cremes anti-idades pode causar o efeito contrário, deixando a pele com aparência envelhecida. Moral da história: cuide bem de sua pele com os cremes mais adequados, mas sem exagero!

Não se descuidePara manter a pele jovem, é importante usar cosméticos

que estimulam a produção de colágeno e elastina. Substâncias como retinol, vitamina C e ácido retinoico são muito efi cientes na pele das mulheres de 30 anos, pois eles estimulam a síntese de colágeno.

Prevenindo as rugas o quanto antesCom essas dicas simples, você consegue retardar o enve-

lhecimento cutâneo e prevenir as rugas:- Tenha o hábito de limpar e hidratar a pele duas vezes ao

dia;- Abuse de cosméticos com uma concentração maior de

ácidos para fazer um suave peeling facial. Mas peça a receita a um dermatologista;

- Use hidratante facial rico em vitamina C, que é um ótimo antioxidante;

- Quando a pele estiver com aparência de cansaço, troque seu hidratante por um creme com DMAE, argireline ou ten-sine. São substâncias que aumentam a tonicidade e o viço da pele;

- E nunca, NUNCA saia de casa sem antes passar um prote-tor solar com FPS 30. (Fonte: Super Dicas de Beleza)

Super Dicas de Beleza

Page 11: Edição nº 213 - 18/03/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 18 de março de 2015 11Página

Esporte

Começa hoje o Municipal de

Futsal de AssisMais um competição vai movimentar as noites de Assis

Chateaubriand a partir desta semana. Começa hoje (18), no GETAN, o Municipal de Futsal, promovido pela Secretaria de Esporte. No grupo A estão Assema, JP Futsal/Suplast/China Ramal Bonito, Palotina Esportes e Terra Nova; en-quanto no B jogam Vieira Farma/Fortaleza/Suplast/D. Rio Verde, Teq Print Informática, GTFC e Bragantina.

Programação - 18/03/15 no GETAN19h45: Teq Print Informática x GTFC20h45: Vieira Farma/Fortaleza/Suplast/D. R. Verde x

BragantinaDito Silva

Assis, Toledo, Cascavel e Umuarama estão na semifinal da AmaujjpDa assessoria

Como já era esperado, o equilíbrio foi o ponto forte nas partidas válidas pelas quartas de final do 20º Campeonato Regional de Futebol Suíço dos jardins Jussara e Panorama em Assis Chateaubriand. Dos quatro jogos realizados na tar-de de domingo (15), foi regis-trado apenas uma goleada. Nos demais houve pouca diferença nos placares e uma partida teve que ser decidida nas cobranças de penalidades máximas.

Umuarama terá seu repre-sentante nas semifinais. Os Estofados Magalhães A abriu a rodada vencendo a Secreta-ria de Esporte de Ubiratã pelo placar de 3x1. A goleada foi registrada na vitória de 6x1 do Cascavel Auto Peças sobre o Salamanca de Guaíra. O jogo mais equilibrado foi entre União Jardim América de To-ledo e Suplast que terminou empatado no tempo normal em 1x1 e a vaga só foi decidida nas cobranças de penalidades máximas com vitória do time de Toledo por 4x2.

Em partida transmitida através da Rádio Jornal de Assis Chateaubriand, a Aca-demia Boa Forma/Mecânica do Toninho/Dr. Carmelo/Tonhão Jóias derrotou o Pal-mitopolis/Carajá/China Ra-mal Bonito pelo placar de 2x1. Dhiolliann da equipe da Aca-demia Boa Forma foi eleito o

Público foi um dos maiores da história do certame

Dhiolliann, eleito melhor em campo, é premiado por Jair (Aquarela Cal-çados)

melhor em campo na promo-ção Rádio Jornal, Sino Pneus, Aquarela Calçados, Jornal O Regional. O atleta recebeu sua camisa como destaque do jogo das mãos do gerente da Aquarela Calçados, Jair Dutra.

No próximo domingo (22) acontecem os jogos das semi-finais. Às 15h se enfrentam Academia Boa Forma/Me-cânica do Toninho/Dr. Car-melo/Tonhão Jóias x União Jardim América e às 16h a ou-tra semifinal entre Estofados Magalhães A de Umuarama x Cascavel Auto Peças.

Londrina estreia na Série C do Brasileirão

contra a Portuguesa

Foi divulgada a tabela do Brasileiro da Série C. Nas quartas de final, o primeiro do Grupo A enfrenta o quarto da mesma chave, e assim sucessivamente. Quem avançar de fase já esta-rá garantido na Série B de 2016. O Tubarão figura no grupo B juntamente com Portuguesa, Brasil de Pelotas, Caxias, Gua-rani, Guaratinguetá, Juventude, Madureira, Tombense-MG e Tupi. Na chave A estão Águia, América-RN, ASA, Botafogo (PB), Confiança-SE, Cuiabá, Fortaleza, Icasa, Salgueiro e Vila Nova.

Assim como nas Séries A e B, a CBF adotará o ‘fair play financeiro’, ou seja, o clube que não cumprir o pagamento de salários e for denunciado no Sindicato dos Atletas, pode ser punido com a perda de pontos no decorrer da competição.

A competição nacional deve ter início no dia 17 de maio. O Londrina terá que cumprir quatro jogos da suspensão - dois com portões fechados e dois fora da cidade - imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a briga generalizada contra o Brasil de Pelotas, na semifinal da Série D, em novembro do ano passado, no Café. (Fonte: Folha de Londrina)

Grupo A: Icasa x Fortaleza Águia-PA x América-RN Vila Nova x Cuiabá Confiança x ASA Botafogo-PB x Salgueiro

Grupo B: Londrina x Portuguesa Tombense x Tupi Caxias x Madureira Guaratinguetá x Guarani Brasil x Juventude

Jogos do Londrina no primeiro turno: Londrina x Portuguesa Guarani x Londrina Londrina x Juventude Londrina x Tombense Brasil x Londrina Londrina x Guaratinguetá Caxias x Londrina Tupi x Londrina Londrina x Madureira

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Futsal

Copa Rádio Jornal tem congresso técnico na sexta-feira

Na próxima sexta-feira (20), às 19h30, nas depen-dências do ginásio de espor-tes Tancredo de Almeida Ne-ves em Assis Chateaubriand acontecerá o congresso téc-nico para a 19ª Copa Rádio Jornal/Palotina Esportes de Futsal Regional. O campe-onato deste ano terá como premiação R$20 mil aos primeiros colocados e para participar cada equipe paga uma taxa de R$1.500,00 já inclusa taxa de arbitragem. As equipes interessadas têm até a próxima sexta-feira para confirmar presença no 44 9945-8476 ou 3528-4477 com Marco Antônio Lemes.

Na reunião serão defini-dos forma de disputa, gru-pamentos, datas dos jogos e outros assuntos relaciona-dos ao certame que deve co-meçar na primeira semana de abril com todos os jogos no GETAN. Até o momen-to estão confirmados Assis Chateaubriand, Alto Piqui-ri, Brasilândia do Sul, Céu Azul, Julinha Uniformes/Beto Miacki/Nova Auro-ra, Estofados Magalhães de Umuarama, Terra Roxa, Se-cretaria de Esportes de Ubi-ratã, Secretaria de Esportes de Palotina, Juranda, Rádio Capital/Clube da Quarta/Cascavel, Toledo, Catandu-vas e Itaipulândia. Os orga-nizadores esperam a confir-mação de mais sete equipes até a data do congresso.

Região ausenteA edição deste ano da

Alto Piquiri participará pela segunda vez do certame

Copa Rádio Jornal/Paloti-na Esportes pode ser a com menor participação de equi-pes da região próxima a As-sis Chateaubriand. Times tradicionais como Jesuítas, Formosa do Oeste, Irace-ma, Cafelândia e Tupãssi que sempre participaram não estarão presentes. Outra baixa é Altônia que já con-quistou duas edições, porém em 2015 ficará fora. “Mes-mo com as ausências destas equipes, acreditamos em um grande campeonato, pois te-mos 14 times confirmados e com expectativa de mais confirmações no congresso”, comentou Marco Antônio, um dos organizadores.

Divulgação

Page 12: Edição nº 213 - 18/03/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 18 de março de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

*** A falta de pontaria tem complicado o Cascavel no Paranaense. Com isso, só empatou com o Operário no do-mingo (15), no Olímpico e perdeu a grande chance de ga-rantir vaga no octogonal. Agora terá que superar Coritiba ou Foz do Iguaçu para ter presença na segunda fase e se manter na elite do futebol do Paraná.

*** Assis Chateaubriand, Toledo, Cascavel e Umuara-ma na semifi nal no Jussara/Panorama. Vagas foram defi ni-das no domingo (15) com público recorde na sede da Amau-jjp.

*** A 16ª Copa Assis de Futebol teve 18 jogos pela pri-meira rodada com 74 gols e média de 3,52. Certame segue no próximo domingo (22), fechando a primeira rodada com os jogos entre Formosa do Oeste x Assis Chateaubriand.

*** Por mais que a oposição tenha trabalho pelo jeito vai ser difícil mudar os rumos da Federação Paranaense de Futebol. Com um regulamento eleitoral complicadíssimo dos 61 votos, cada lado garante ter 30, restando então só um voto para decidir o pleito que acontece no sábado (21).

*** Bola pesada rolando a partir de hoje no GETAN para o Municipal de Futsal. Duas partidas abrem a com-petição que envolve oito equipes divididas em dois grupos.

*** O empate fora de casa contra o Pato Branco prova a qualidade do Toledo na Divisão de Acesso. Juntamente com Cianorte e Paranavaí é sério candidato a voltar para a elite do Paraná. Domingo (22), joga às 18h30, em casa, contra o ACP, com transmissão da Vale Verde FM.

*** O futebol hoje tem Flamengo x Pelotas pela Copa

do Brasil, Emelec x Inter e São Paulo x San Lorenzo pela Libertadores. Amanhã pela Libertadores jogam Indepen-dente x Atlético/MG e Mineiros de Guaiana x Cruzeiro.

Copa Assis tem 74 gols em rodada de abertura

Foi realizada na semana passada a primeira rodada da 16ª Copa Assis de Fute-bol, promovida pela Secre-taria de Esporte de Assis Chateaubriand, com a reali-zação total de 21 jogos e 74 gols marcados, com média de 3,52 gols por confronto. As partidas aconteceram em Cafelândia, Alto Piquiri, Cascavel, Perobal, São Jor-ge do Patrocínio e Toledo. A partida com maior número de gols foi entre Genoma/La Salle/Toledo e CEFA, com sete gols marcados. Na primeira fase, os jogos são regionalizados, sempre com três confrontos em cada lo-cal nas categorias mirim, infantil e juvenil. Faltam os jogos entre Formosa do Oeste e Assis Chateau-briand para fechar a rodada inicial. As partidas serão no domingo (22), no Estádio Joaquim Pereira de Souza, a partir das 8h30.

A segunda rodada está marcada para o dia 28 de março. Os jogos são Altônia x

A cada rodada, o certame se consolida como o mais importante das categorias de base de toda a região

Dito Silva

Dito Silva

Iporã, Assis Chateaubriand x SER/São Cristóvão/Cascavel, Brasilândia do Sul x CEFA,

Cafelândia x AACC/Marechal Cândido Rondon, Medianeira x Canecão/Cascavel, Avetra/

Paraíso x Formosa, Genoma/Toledo x Alto Piquiri e Umu-arama x Perobal.

PARANAENSE 2015Cascavel empata em casa e perde a chance de garantir classifi cação antecipada

Toledo empata fora de casa pela Divisão de Acesso

Jogando no Estádio Olím-pico Regional, no domingo (15), o Cascavel se manteve invicto em casa ao empatar com Operário de Ponta Gros-sa em 0x0, pela 9ª rodada do Paranaense, mas perdeu a grande chance de garantir uma vaga na próxima fase do certame. Benefi ciado pela derrota do Rio Branco diante do Nacional, o FCC precisava ter vencido para se classifi car. O velho erro de fi nalização perseguiu e mesmo criando várias chances não conseguiu furar o bloqueio adversário. Agora terá dois jogos fora de casa, contra Coritiba e Foz do Iguaçu, para disputar uma vaga no octogonal.

Em casa, o FFC empatou com o Atlético e Operário; ven-ceu Rio Branco, Nacional e Pru-dentópolis. O goleiro Júnior, que fi cou os cinco primeiros jogos sem sofrer gol, está invicto em casa a cinco partidas, totali-zando 450 minutos.

Outros resultados da 9ª rodada

Londrina 0x0 ParanáAtlético 1x2 MaringáRio Branco 1x3 Nacional

FCC empatou em casa e perdeu a chance de garantir uma vaga

J. Malucelli 0x2 CoritibaFoz do Iguaçu 1x0 Pru-

dentópolis

Futebol 2015 na Vale Ver-de FM e Folha Vale Verde

Oferecimento: C.Vale, Probar Distribuidora de Be-bidas de Cascavel, Lancho-nete Sede Zero de Toledo, Terraplanagem Eifl er de To-ledo, Sintrascoop/Fetracoop, Lojas Mais, Consultec Conta-bilidade, Consultório Odon-

tológico, Dr. Rangel Pitol e Dr. Juliano Martins, Prefei-

tura de Nova Aurora, Amop e Folha Vale Verde.

No último domingo (15), pela segunda rodada da Divisão de Acesso do Paraná, o Toledo empatou

fora de casa com o Pato Branco em 0x0 no Estádio ‘Os Pinheiros’ e segue bem no certame. Agora se pre-

Presidente Carlos Dulaba está satisfeito com o time

para para um difícil com-promisso marcado para domingo (22), às 18h30, diante do líder Paranavaí no 14 de Dezembro, com transmissão da equipe Lí-der da Vale Verde FM.

Resultados da segunda rodada

F.Beltrão 1x0 Cianorte ACP 4x0 Portuguesa Andraus 0x0 Batel Araponguense 1x1

PSTCPato Branco 0x0

ESCOLINHA DE FUTEBOL ASSIS

A Escolinha de Futebol Assis está com inscrições abertas. Os treinamentos acontecem na Associação Bancária nas terças e quintas para atletas de 5 a 7 e se-gundas, quartas e sextas para as idades de 8 a 11 anos, sempre das 17h15 às 18h15. Trabalho também no Verde Vale Clube destinado aos atletas de 12 a 15 aos todas as segundas e sextas, das 16h às 17h. Informações pelo telefone (44) 9943-7655 ou nos locais dos treinos com o professor Assis.