EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ......

22
1/22 EDITAL Nº 08/2010 Processo Seletivo RH 91/2010. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES DO QUADRO DE PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIJUÍ. O Reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Público destinado ao provimento de cargos do Quadro de Professores Efetivos da Carreira do Magistério Superior da UNIJUÍ, para os departamentos, áreas e subáreas, conforme Processo CONSU nº 08/2010, de 29/04/2010, o qual se regerá de acordo com as disposições deste Edital e da Legislação institucional específica: 1. DAS VAGAS. 1.1. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA – DeTec: 1.1.1. Área/Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA/ MECÂNICA DOS SÓLIDOS COMPUTACIONAL Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia Mecânica ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Panambi. 1.1.2. Área/Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA/FENÔMENOS E PROCESSOS DE TRANSPORTE E ENGENHARIA TÉRMICA Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia Mecânica. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Panambi. 1.1.3. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ENGENHARIA ELÉTRICA Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

Transcript of EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ......

Page 1: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

1/22

EDITAL Nº 08/2010

Processo Seletivo RH 91/2010.

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES DO QUADRO DE PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIJUÍ.

O Reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Público destinado ao provimento de cargos do Quadro de Professores Efetivos da Carreira do Magistério Superior da UNIJUÍ, para os departamentos, áreas e subáreas, conforme Processo CONSU nº 08/2010, de 29/04/2010, o qual se regerá de acordo com as disposições deste Edital e da Legislação institucional específica:

1. DAS VAGAS.

1.1. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA – DeTec:

1.1.1. Área/Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA/ MECÂNICA DOS SÓLIDOS COMPUTACIONAL

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia Mecânica ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Panambi.

1.1.2. Área/Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA/FENÔMENOS E PROCESSOS DE TRANSPORTE E ENGENHARIA TÉRMICA

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia Mecânica. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Panambi.

1.1.3. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ENGENHARIA ELÉTRICATitulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃOTitulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

Page 2: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

2/22

1.2. DEPARTAMENTO DE ESTUDOS AGRÁRIOS - DEAG

1.2.1. Área/Subárea: MEDICINA VETERINÁRIA/CLÍNICA DE GRANDES ANIMAIS.

Titulação mínima exigida: Graduado em Medicina Veterinária e Mestrado em Clínica de Grandes Animais ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 20 (vinte) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.3. DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE- DECon

1.3.1. Área/Subárea: CONTABILIDADE/CONTABILIDADE GERAL E SOCIETÁRIA Titulação mínima exigida: Graduado em Ciências Contábeis e Mestrado em Contabilidade ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 32 (trinta e duas) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.4. DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E QUÍMICA - DBQ

1.4.1. Área/Subárea: QUÍMICA/QUÍMICA ANALÍTICA Titulação mínima exigida: Graduado em Química e Mestrado em Química Analítica ou concentração em Química Analítica Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.5. DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA - DePe

1.5.1. Área/Subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/EDUCAÇÃO FÍSICA Titulação mínima exigida: Graduado em Educação Física e Mestrado em Educação Física e/ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 30 (trinta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

1.6. DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA – DeFEM

1.6.1. Área/Subárea: MATEMÁTICA/ MATEMÁTICA APLICADA Titulação mínima exigida: Graduado em Matemática e Doutorado em Matemática ou Matemática Aplicada ou áreas afins. Vagas/Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga, para o regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí.

2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. A inscrição do candidato implicará, desde logo, o conhecimento prévio e a tácita

aceitação das normas e condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus anexos, nas normas internas da FIDENE/UNIJUÍ, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.2. Pré-Inscrição: On–line, de 04/06/2010 a 27/06/2010, através do preenchimento de formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico

Page 3: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

3/22

www.unijui.edu.br/editais, no link Seleção de Pessoal, anexando Curriculum Vitae modelo Lattes.

2.3. Confirmação da Inscrição:

2.3.1. O candidato deverá entregar no Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Campus Ijuí - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS, até o dia 28 de junho de 2010, nos seguintes horários: das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, os seguintes documentos:

I - Curriculum Vitae modelo Lattes, devidamente documentado, contendo telefone e e-mail de contato;

II - Cópia do diploma de graduação; III - Cópia do diploma de mestre ou doutor, conforme exigência da titulação mínima exigida para cada vaga acima explicitada. IV - Cópia da carteira de identidade; V - Cópia do CPF; VI - Cópia da folha de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social, com registros de vínculos empregatícios; VII - Uma foto 3x4 atual; VIII - Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

2.3.2. O candidato poderá encaminhar os documentos referidos no item “2.3.1” através de postagem, até o dia 22/06/2010, via sedex endereçado ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Campus Ijuí - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Caixa Postal 560 - CEP: 98700-000 - Ijuí/RS. A responsabilidade quanto a chegada dos documentos até o NDRH é do candidato.

2.4. Taxa de Inscrição: Valor de R$ 100,00 (cem reais). A taxa de inscrição deve ser paga junto a Rede Bancária até o dia 28/06/2010, através de boleto bancário emitido no ato da inscrição.

2.4.1. Será indeferida a inscrição feita com cheque que vier a ser devolvido pelo Banco, qualquer que seja o motivo.

2.4.2. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

2.5. A entrega da documentação exigida poderá ser efetuada por terceiros, desde que autorizados por procuração original, com poderes específicos e expressos, munido da documentação completa exigida para a inscrição e apresentação da identidade do procurador.

2.6. Não será aceita inscrição condicional, por depósito em caixa eletrônico, fax-símile ou extemporânea, sendo somente aceita a inscrição efetivada na forma estabelecida nos itens 2.3.1 e 2.3.2, com a documentação completa. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos, será ela indeferida.

2.7. O candidato é responsável pelas informações prestadas, no formulário de inscrição, arcando, exclusivamente, com as conseqüências de eventuais erros e/ou rasuras no seu preenchimento ou na entrega de documento(s).

Page 4: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

4/22

2.8. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração, bem como não haverá devolução da importância paga em hipótese alguma.

2.9. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, prova ou classificação do candidato, desde que verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados pelo candidato.

2.10. Em caso de titulação obtida em Instituição de Ensino Superior Estrangeira, o candidato deverá apresentar o reconhecimento e registro do título no Sistema de Ensino Superior Brasileiro, conforme estabelece a Resolução CNE/CES nº 1, de 03/04/2001.

2.11. Não será aceita a inscrição do candidato, cuja documentação não estiver completa ou que apresentar irregularidades, tais como: rasuras, emendas, nomes ilegíveis ou dados incompletos.

2.12. O candidato somente estará regularmente inscrito se tiver sua inscrição homologada pela Coordenação do Processo Seletivo da UNIJUÍ. A portaria de homologação das inscrições será publicada a partir das 18 horas do dia 28/06/2010, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/editais, bem como afixada no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS.

2.13. O candidato inscrito fica sujeito às exigências do Processo Seletivo, não lhe assistindo direito a ressarcimento de prejuízos decorrentes de insucesso na prova ou não aproveitamento no Quadro de Professores Efetivos da Carreira do Magistério Superior da UNIJUÍ.

2.14. A documentação de inscrição somente terá valor para a data a que se referir o Processo Seletivo, e não será devolvida.

2.15. Ao formalizar a inscrição, o candidato recebe o comprovante de inscrição. 2.16. Do despacho que indeferir a homologação da inscrição, o candidato pode

interpor recurso à Coordenação do Processo Seletivo, no dia 29/06/2010, em petição protocolada junto ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no horário das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas.

2.17. O recurso será analisado pela CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente da UNIJUÍ) no dia 30/06/2010, com emissão de parecer em caráter definitivo.

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 3.1. O processo de seleção ocorre nos dias 01 e 02 de julho de 2010, com início às

8 h e 30min. 3.2. O processo de seleção para todas as vagas previstas neste Edital será

realizado no Campus Ijuí da UNIJUÍ, sito à Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário na cidade de Ijuí/RS. A sala é indicada no comprovante de inscrição.

3.3. O processo de seleção tem por objetivo avaliar a qualificação dos candidatos para as funções de ensino, pesquisa e extensão e far-se-á através das seguintes etapas e respectivos pesos:I - prova escrita – peso 3,0 (classificatória/eliminatória);

Page 5: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

5/22

II - prova prática de docência – peso 2,5; III - análise de curriculum vitae – peso 2,5; e IV - entrevista – peso 2,0.

3.3.1. Para cada etapa será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), de acordo com os critérios gerais deste Edital, que será multiplicada pelo peso correspondente de acordo com o item anterior.

3.3.2. A nota final do candidato é o resultado da soma dos pontos obtidos em cada etapa.

3.3.3. A nota final mínima de aprovação é 7 (sete).3.3.4. O não comparecimento a uma das etapas do processo seletivo exclui

automaticamente o candidato do concurso.3.4. Da Prova Escrita: A Prova Escrita constitui uma etapa

classificatória/eliminatória, cuja elaboração, aplicação e avaliação cabe à Banca Examinadora e tem por objetivo avaliar os conhecimentos teóricos e habilidades gerais e específicas dos candidatos e selecionar os cinco (5) mais bem classificados, para serem submetidos às etapas seguintes do processo seletivo.

3.4.1. A Prova Escrita será realizada no dia 01/07/2010 e terá início às 8h30min. Inicialmente a banca examinadora sorteia o tema para a PROVA DE DOCÊNCIA a ser realizada no dia seguinte. Em relação a PROVA ESCRITA fica a critério da banca examinadora apresentar um tema para dissertação ou aplicar questões relacionadas aos pontos indicados em anexo. A prova terá duração de 2h30min. Os candidatos serão identificados através do comprovante de inscrição e documento de identidade, e deverão estar munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

3.4.2. O resultado da Prova Escrita será divulgado, por ordem de classificação, no dia 01/07/2010, impreterivelmente até as 21horas, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/editais, bem como afixado no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS. Os cinco (5) candidatos mais bem classificados participarão das etapas seguintes do processo seletivo, sendo eliminados os demais candidatos.

3.5. Da Prova Prática de Docência: A Prova Prática de Docência será realizada pelos cinco (5) candidatos mais bem classificados e se constitui uma etapa seletiva que visa verificar as capacidades e o potencial dos candidatos para o exercício da docência, obedecendo aos seguintes passos:I – o sorteio do tema da Prova Prática de Docência será realizado 8h30min do

dia 01/07/2010. Os temas estão estabelecidos e especificados em anexo a este edital;

II – a realização da Prova Prática de Docência, com duração de 40 (quarenta) minutos, sendo 30 (trinta) minutos destinados ao candidato e 10 (dez) minutos para que a Banca Examinadora solicite e obtenha esclarecimentos relacionados ao conteúdo exposto;

III - a avaliação da Prova Prática de Docência pela Banca Examinadora considerará 3 (três) itens: (1) seleção e domínio de conteúdo; (2)

Page 6: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

6/22

comunicação; (3) metodologia, sendo atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) ao conjunto dos itens;

IV - a ordem de apresentação da Prova Prática de Docência entre os cinco (5) candidatos mais bem classificados, será de acordo com a nota da prova escrita (ordem decrescente), a ser divulgada até as 21horas do dia 01/07/2010, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/editais;

V - a Prova Prática de Docência terá início às 8h10min do dia 02/07/2010; VI - na Prova Prática de Docência admite-se a presença exclusiva da banca

examinadora e do candidato. 3.6. Da Entrevista: A entrevista constitui-se da etapa seletiva na qual os candidatos

são avaliados pela Banca Examinadora, tendo por objetivo esclarecer aspectos relacionados às perspectivas dos candidatos em relação ao projeto da Universidade, às condições contratuais e de trabalho e demais aspectos que possam ser relevantes para definir a classificação final no processo seletivo. A entrevista acontece na seqüência da Prova Prática de Docência realizada pelo candidato.

3.7. Da análise de Curriculum Vitae: A análise de curriculum vitae é de responsabilidade da Banca Examinadora e será realizada com base nos seguintes critérios gerais e respectivos pesos:

I - formação acadêmica (peso 4,0); II - experiência profissional (peso 3,0);III - produção intelectual (peso 2,0); IV - participação em eventos científicos (peso 1,0).

3.8. Não serão admitidos na sala de provas os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para o início das mesmas.

3.9. Quando as provas forem realizadas em mais de um dia ou momento, o local, dia e horário das provas seguintes poderão ser comunicados aos candidatos por ocasião da prova anterior, dispensado o aviso público.

3.10. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para aplicação da prova, tão pouco será aplicada a prova fora do local e horário determinado por este Edital, importando a ausência ou retardamento do candidato na sua exclusão do Processo Seletivo, seja qual for o motivo alegado.

3.11. Somente o candidato que estiver na lista de inscrição homologada e que apresentar documento de identidade com foto e cartão de inscrição poderá realizar as Provas.

3.12. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:3.12.1. Agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da

equipe encarregada do processo seletivo; 3.12.2. For surpreendido, durante as provas, em comunicação com outro

candidato, oralmente ou por escrito, ou por qualquer outra forma, bem como utilizando livros, notas, impressos ou equipamentos não permitidos, ou ainda, for responsável por falsa identificação pessoal;

3.12.3. Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo.

Page 7: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

7/22

3.13. A Banca Examinadora de que trata este Edital é constituída de 3 (três) professores, nomeada pela CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente da UNIJUÍ, composta: I - pelo Chefe do respectivo Departamento ou seu representante; II - por um professor indicado pelo Departamento dentre os seus integrantes,

que atua na área específica ou afim, que é objeto do processo de seleção;III - por um professor associado, adjunto ou titular nomeado pela CPPD, dentre

os lotados nos demais Departamentos da Universidade ou, se necessário, de outras Instituições Universitárias.

3.14. Concluídas as quatro etapas do Processo Seletivo, as Bancas Examinadoras elaboram e entregam as respectivas atas com o desempenho dos candidatos à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD da UNIJUÍ, a qual compete homologar e publicar os resultados finais do Processo Seletivo.

3.15. A publicação do resultado do Processo Seletivo será feita no dia 05/07/2010, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/editais , bem como afixada no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário, na cidade de Ijuí/RS.

4. DOS RECURSOS 4.1. Após a publicação do resultado do Processo Seletivo, poderá o candidato

requerer a revisão do mesmo. 4.2. O pedido de recurso deve ser feito no dia 06/07/2010 no horário previsto no item

“2.3.1”, por meio de petição escrita, fundamentada, dirigida e protocolada junto à Coordenação do Processo Seletivo/Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Campus Ijuí da UNIJUÍ - Endereço: Rua do Comércio, nº 3000, na cidade de Ijuí/RS, no qual deverão constar os seguintes elementos:

4.2.1. Identificação completa do recorrente; 4.2.2. Indicação da vaga a que está concorrendo; 4.2.3. Circunstanciada e fundamentada exposição a respeito da questão contestada. 4.3. O recurso interposto sem o fornecimento de quaisquer dos dados constantes

dos itens anteriores do Capítulo dos Recursos ou fora do respectivo prazo, será indeferido liminarmente, não cabendo recursos adicionais.

4.4. Não serão aceitos os recursos interpostos por fax-símile, telex, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o especificado no Edital.

4.5. O pedido de recurso aceito será encaminhado à Banca Examinadora que analisará e apresentará o parecer final no dia 08/07/2010, sendo o requerente informado imediatamente da decisão.

4.5.1. Da decisão final não caberá recurso adicional, sendo a banca soberana em sua decisão.

4.6. Anulada alguma questão da prova escrita, os pontos relativos à questão serão creditados a todos os candidatos.

Page 8: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

8/22

5. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL 5.1. Decorrido o prazo para recurso, caberá à Comissão Permanente de Pessoal

Docente – CPPD da UNIJUÍ, proceder à divulgação final do concurso, com a classificação geral dos candidatos aprovados.

5.2. A classificação final será publicada, por ordem decrescente de nota obtida, nos respectivos cargos e vagas, considerando-se primeiro colocado o candidato que obtiver a maior nota e, assim, sucessivamente.

5.3. A divulgação da classificação final do processo seletivo será feita dia 09/07/2010, no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/editais , bem como afixada no Mural do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, sito à Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário - Ijuí/RS.

5.4. No caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá prioridade o candidato que tiver obtido maior pontuação na Prova Escrita. O segundo critério de desempate será a maior pontuação na Prova Prática de Docência. O terceiro critério de desempate será a maior pontuação no curriculum vitae. Persistindo o empate, em última instância, será realizado sorteio para classificação entre os candidatos empatados, em ato público a ser realizado em data e local a ser fixado por Edital no endereço eletrônico www.unijui.edu.br/editais.

5.5. A aprovação e a classificação não asseguram ao candidato o direito à admissão automática no cargo, mas apenas expectativa de nele ser admitido, subordinando-se o provimento no cargo à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e necessidade da UNIJUÍ.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS 6.1. O provimento do cargo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos

candidatos habilitados, nos respectivos cargos e vagas, e ficará a critério da administração da UNIJUÍ, observados o interesse, a necessidade e a conveniência da administração universitária.

6.2. O preenchimento das vagas será feito no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e conforme as necessidades dos respectivos Departamentos, respeitando o prazo de validade deste processo seletivo que é de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado final.

6.3. Será dada posse somente àqueles candidatos considerados aptos em inspeção de saúde de caráter eliminatório, a ser realizada pelo Serviço de Medicina do Trabalho da UNIJUÍ. Não será admitido recurso do julgamento obtido na inspeção de saúde pelo candidato.

6.4. Os candidatos selecionados serão admitidos mediante a assinatura de Contrato de Trabalho para o regime de trabalho especificado no item “1” deste Edital, para exercer as funções do Magistério Superior da UNIJUÍ em qualquer dos seus Campi e Núcleos Universitários ou fora deles, em conformidade com a natureza e extensão das atividades da FIDENE/UNIJUÍ, ficando regidos pelo Plano de Carreira do Magistério da UNIJUÍ, pelas normas do Estatuto e Regimento Geral da UNIJUÍ e pelas leis trabalhistas vigentes.

6.5. O provimento de candidato estrangeiro somente se dará mediante a sua regular situação jurídica de permanência no Brasil.

Page 9: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

9/22

6.6. A não apresentação do candidato, na data de sua convocação pela UNIJUÍ, implicará na automática desistência da vaga.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS 7.1. A inscrição pressupõe o conhecimento do inteiro teor deste Edital por parte do

candidato e o compromisso tácito de aceitar todas as suas condições. 7.2. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dele decorrentes, se

verificada, a qualquer momento, a inobservância das exigências deste Edital e das normas que regem este processo seletivo.

7.3. A aprovação e a classificação final geram ao candidato, apenas a expectativa de direito à admissão, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem de classificação final. A UNIJUÍ reserva-se o direito de proceder às admissões, em número que atendam ao interesse e as necessidades do serviço, de acordo com as vagas existentes e a disponibilidade orçamentária.

7.4. O candidato classificado deverá manter atualizado seu endereço e telefone junto ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UNIJUÍ.

7.5. A validade do processo seletivo é de 1 (um) ano, contado da homologação do resultado final, podendo, a critério da Reitoria da UNIJUÍ, ser prorrogado por igual período.

7.6. Este Edital poderá sofrer eventuais alterações ou acréscimos, enquanto não consumado o ato que lhe disser respeito, até a data da convocação dos candidatos para a prova, através da publicação de Edital ou aviso.

7.7. Os casos omissos deste edital serão resolvidos pela Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD da UNIJUÍ.

7.8. Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos junto ao Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na Rua do Comércio, nº 3000 - Bairro Universitário - Ijuí/RS, pelos telefones (55) 3332-0568/3332-0557, por FAX (55) 3332-9100 ou pelo e-mail [email protected].

Ijuí (RS), 04 de junho de 2010.

Gilmar Antonio Bedin Reitor da UNIJUÍ

Page 10: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

10/22

ANEXO I

1.1. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA – DeTec:

1.1.1. Área/Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA/ MECÂNICA DOS SÓLIDOS COMPUTACIONAL

Temáticas para a prova escrita e de docência 1. Análise de tensões e deformações. 2. Introdução ao método de elementos finitos. 3. Modos, processos, mecanismos e critérios de falha. 4. Concentração de tensão e efeitos sobre a resistência estática. 5. Tensões residuais. Solicitações compostas. 6. Fadiga e fratura.

Bibliografia: BEER F.P.; JOHNSON, E. R. Jr. Resistência dos Materiais. 2.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1989. BORESI, A. P.; SIDEBOTTON, O. M. Advanced Mechanics of Materials, John Wiley, 1985. BROEK, D. Elementary Engineering Fracture Mechanics, Martinus Nijhoff, 1987. COOK, R.D.; MALKUS, D.S. and PLESHA, M.E. Concepts and Applications of Finite Element Analysis. John Wiley & Sons, 1989. CRAIG, R.R. Jr. Mecânica dos Materiais, 2ª Edição, Edit. LTC, 2003. FUCHS, H. O., Stephem, R. I., Metal Fatigue in Engineering, John Wiley , 1980. JUVINALL, R. C., Stress, Strain and Strength, Mc Graw-Hill, 1967. KNOTT, J. F., Fundamentals of Fracture Mechanics, John Wiley, 1979. NASH, W. A. Resistência dos Materiais. Rio de Janeiro: McGraw-Hill do Brasil, 1973. POPOV, E.P. Introdução a Mecânica dos Sólidos, Edgard Blucher, 1978. SÁNCHEZ, E. Elementos de Mecânica dos Sólidos, Interciência, 2000. TIMOSHENKO, S. P. Resistência dos Materiais. Rio de janeiro: LTC, 1978, vol. I e II. TIMOSHENKO, S.; GOODIER, J. Teoria da Elasticidade. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980.

Page 11: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

11/22

ANEXO II

1.1. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA – DeTec:

1.1.2. Área/Subárea: ENGENHARIA MECÂNICA/FENÔMENOS E PROCESSOS DE TRANSPORTE E ENGENHARIA TÉRMICA

Temáticas para a prova escrita e de docência

1. Leis da Termodinâmica. 2. Psicrometria e Conforto Térmico. 3. Transferência de Calor por Condução, Convecção e Radiação. 4. Refrigeração e sistemas por bomba de calor. 5. Sistemas de ar condicionado. 6. Ciclos de potência a vapor e a gás. 7. Motores de combustão Interna. 8. Geração de Vapor e Caldeiras.

Bibliografia:

BAZZO, Edson. Geração de Vapor. Florianópolis: Editora da UFSC. CENGEL, Y. A. e BOLES M. A. Termodinâmica. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. DA COSTA, Ennio Cruz. Refrigeração; São Paulo: Edgard Blucher; 1982. DOSSAT, Roy J. Princípios de Refrigeração. São Paulo: Hemus; 1980. HOLMAN, J.P. Transferência de Calor; São Paulo: McGraw-Hill, 1983. JONES, W. P. Engenharia de Ar Condicionado. Rio de Janeiro: Campus, 1983. KREITH, F. Princípios de Transmissão de Calor. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. SHIELD, Carl D. Calderas - Tipos, Características y sus Funciones. STOECKER, W. F. Refrigeração e Ar Condicionado; São Paulo: Mcgraw-HILL, 1985. TAYLOR, Charles F., Análise dos motores de combustão interna / São Paulo : Edgard Blucher, 1995. - 2 v. VAN WYLEN, G. Fundamentos da Termodinâmica Clássica. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

Page 12: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

12/22

ANEXO III

1.1. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA – DeTec:

1.1.3. Área/Subárea: ENGENHARIA ELÉTRICA/ENGENHARIA ELÉTRICA

Temáticas para a prova escrita

1 Análise de circuitos AC e DC; 2 Introdução a sensores e atuadores. Lógica de relés. Comando e proteção. 3 Famílias. Arquitetura. Clock. Reset. Interrupções. Memória 4 Estudo das Ondas. As Ondas Eletromagnéticas. Propagação, Interferência,

Difração, Reflexão, Refração da Luz

Temáticas para a prova de docência

1. Teoria Thevenin e Norton AC e DC. 2. Introdução a sensores e atuadores. Lógica de relés. Comando e proteção. 3. Microprocessadores. Famílias. Arquitetura. Clock. Reset. Interrupções. 4. Estudo das Ondas. As Ondas Eletromagnéticas. Propagação, Interferência, Difração, Reflexão, Refração da Luz

Bibliografia:

BOYLESTAD, R. L. Introdução à Análise de Circuitos. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1997. Silveira, Paulo Rogério da, Automação e controle discreto / 7. ed. - São Paulo: Erica, 2006. - 229 p. : Souza, David Jose de, Desbravando o PIC :ampliado e atualizado para PIC16F628A / 10. ed. - São Paulo : Erica, 2006. - 268 p. : Ulaby, Fawwaz T; Eletromagnetismo Para Engenheiros; Bookman Companhia Editora, 2005.

Page 13: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

13/22

ANEXO IV

1.1. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA – DeTec:

1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA CIVIL/ TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

Titulação mínima exigida: Graduação em Engenharia Civil e Mestrado na área.

Temáticas para a prova escrita e de docência

1) Concreto: Dosagem 2) Concreto: Controle tecnológico 3) Revestimentos argamassados 4) Coberturas 5) Orçamentos de construção civil 6) Sistema de pintura 7) Locação de obra e dimensionamento do canteiro 8) Materiais cerâmicos

Bibliografia

FALCÃO BAUER, L. A. Materiais de Construção Civil, Volumes I e II. Rio de Janeiro: LTC Editora. HELENE P.R.L., TERZIAN P. Manual de Dosagem e Controle do Concreto. São Paulo: PINI, 1992. YAZIGI, W. A. Técnica de Edificar. São Paulo: PINI, 1999.

AZEREDO, H. A. O Edifício e seu Acabamento. São Paulo: EDGARD BLÜCHER, 2004. TISAKA, Macahico. Orçamento na Construção Civil: Consultoria, Projeto e Execução. São Paulo: PINI, 2006. LIMMER, Carl Vicente. Planejamento, Ornamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

Page 14: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

14/22

ANEXO V

1.2. DEPARTAMENTO DE ESTUDOS AGRÁRIOS - DEAG

1.2.1. Área/Subárea: MEDICINA VETERINÁRIA/CLÍNICA DE GRANDES ANIMAIS

Temáticas da prova escrita e da prova prática de docência

1-Técnicas de contenção para exame clínico de grandes animais 2 -Semiologia do sistema digestório de grandes animais 3 -Semiologia do sistema reprodutor de machos e fêmeas de grandes animais 4 - Semiologia do sistema nervoso e locomotor de grandes animais 5 - Conceitos e princípios epidemiológicos gerais 6 - Testes diagnósticos aplicados a população 7- Esquemas de saúde, controle e erradicação das doenças 8 - Plantas hepatotóxicas 9 - Plantas que afetam o sistema digestório 10 - Plantas que afetam o sistema nervoso

Bibliografia:

FEITOSA, FRANCISCO LEYDSON F. Semiologia Veterinária - A Arte do Diagnóstico. São Paulo: Roca, 2008. 826p.THRUSFIELD, MICHAEL. Epidemiologia Veterinária.2ed. São Paulo:Roca, 2004. 572p ROSENBERGER. Exame Clínico dos Bovinos 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1993. 419p. MERCK. Manual Merck de Veterinária. 9 ed. São Paulo:Roca. 2008. 2336p. OTTO M. RADOSTITS, I.G. MAYHEW, DOREEN HOUSTON. Exame Clínico e Diagnóstico em Veterinária. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.2002. 604p.SPINOSA, HELENICE . Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária . São Paulo: Manole. 2008.960p. 175,00 MENDEZ, M.C.; CORREA, F.R. Plantas tóxicas e micotoxicoses. Pelotas:UFPEL. 2008. TOKARNIA, C.; DÖBEREINER, J.; PEIXOTO, P. Plantas tóxicas do Brasil. Rio de Janeiro:Helianthus. 2000. SMITH, BRADFORD P. Medicina Interna de Grandes Animais. 2ed. São Paulo:Manole. 2006. 1784p.

Page 15: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

15/22

ANEXO VI

1.3. DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E CONTABILIDAde- DECon

1.3.1. Área/Subárea: CONTABILIDADE/CONTABILIDADE GERAL E SOCIETÁRIA.

Temáticas para a prova escrita

1- Princípios Fundamentais de Contabilidade; 2- Normas Brasileiras de Contabilidade relacionadas com a apuração, destinação e distribuição do resultado do exercício social 3- Fatos Contábeis 4- Avaliação de Ativos e Passivos 5- Apropriação de custos a produtos e setores 6- Consolidação das demonstrações contábeis 7- Formação do Bacharel em Ciências Contábeis 8- Lei n. 6.404/64, Lei n. 11.638/07 e Lei n. 11.941/09

Bibliografia: ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade intermediária. São Paulo: Atlas. BRASIL. Lei 6.404/64, Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas brasileiras de contabilidade. Disponível em: www.cfc.org.br. FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. São Paulo: Atlas. IUDICIBUS, Sérgio de. Contabilidade comercial. São Paulo: Atlas. LEONE, George S. Guerra. Custos, planejamento, implantação e controle. São Paulo: Atlas. NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras. São Paulo: Frase. SÁ, Antonio Lopes de. Teoria contábil. São Paulo: Atlas. SANTOS, Jose Luiz dos; SCHMIDT, Paulo; FERNANDES, Luciane Alves. Contabilidade internacional: equivalência patrimonial. São Paulo: Atlas. SILVA, Jose Pereira da. Análise financeira das empresas. São Paulo: Atlas.

Temáticas da prova prática de docência

1 - Demonstrações contábeis 2 - Depreciação, amortização e exaustão 3 - Demonstração do Valor Adicionado 4 - Métodos de Custeio de Custos 5 - O patrimônio como objeto de estudo da contabilidade 6 - Ativos intangíveis

Bibliografia

Page 16: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

16/22

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade intermediária. São Paulo: Atlas. BRASIL. Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09.CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas brasileiras de contabilidade. Disponível em: www.cfc.org.br. FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. São Paulo: Atlas. IUDICIBUS, Sérgio de. Contabilidade comercial. São Paulo: Atlas. LEONE, George S. Guerra. Custos, planejamento, implantação e controle. São Paulo: Atlas. NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras. São Paulo: Frase. SÁ, Antonio Lopes de. Teoria contábil. São Paulo: Atlas. SANTOS, Jose Luiz dos; SCHMIDT, Paulo; FERNANDES, Luciane Alves. Contabilidade internacional: equivalência patrimonial. São Paulo: Atlas.SILVA, Jose Pereira da. Análise financeira das empresas. São Paulo: Atlas.

Page 17: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

17/22

ANEXO VII

1.4. DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E QUÍMICA - DBQ

1.4.1. Área/Subárea: QUÍMICA/QUÍMICA ANALÍTICA

Temáticas da prova escrita.

1. O papel da Química Geral teórica e prática na formação do professor de Química. 2. A Química Analítica Qualitativa tradicional na formação do químico: ponto de vista crítico. 3. Principais conceitos químicos envolvidos na determinação acidimétrica e alcalinimétrica em água. 4. Interação matéria/energia nos principais processos analíticos espectroscópicos: conceitos básicos.

Bibliografia ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química. Porto Alegre. Artimed Editora Ltda - Bookman, 2001. BACCAN, N. Química analítica quantitativa elementar. 2. ed. São Paulo: E. Blücher , 1995. COLLINS, C. Introdução a métodos cromatográficos. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: Ed. UNICAMP , 1990. FARIA, Pedro. Estrutura atômica & ligação química. Campinas, SP: Ed.UNICAMP, 1999. LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. São Paulo: E. Blücher , 1996. PILLA, L. Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC, 1997. v. 1 SILVERTEIN, R. M. Identificação espectrométrica de compostos orgânicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Rio de janeiro, 1996. SKOOG, D.A; HOLLER, F.J. NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental. Trad. Ignez Caracella, et AL. 5ª edição. Porto Alegre: Bookmann, 2002. VOGEL, Artur. Química Analitica Cualitativa. Editora Kapelusz, qualquer edição.

Temáticas da prova prática de docência

1 - Conteúdos e conceitos básicos de Química que fundamentam as diversas áreas de formação química. 2.- Principais processos analíticos utilizados na sub-área de Inorgânica. 3.- Principais processos analíticos utilizados na sub-área de Físico Química. 4.- Principais processos analíticos utilizados na sub-área de Química Analítica Instrumental

Bibliografia ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química. Porto Alegre. Artimed Editora Ltda - Bookman, 2001. BACCAN, N. Química analítica quantitativa elementar. 2. ed. São Paulo: E. Blücher , 1995. COLLINS, C. Introdução a métodos cromatográficos. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: Ed. UNICAMP , 1990.

Page 18: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

18/22

FARIA, P. Estrutura atômica & ligação química. Campinas, SP: Ed.UNICAMP, 1999. LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. São Paulo: E. Blücher , 1996. PILLA, L. Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC, 1997. v. 1 SILVERTEIN, R. M. Identificação espectrométrica de compostos orgânicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Rio de janeiro, 1996. SKOOG, D.A; HOLLER, F.J. NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental. Trad. Ignez Caracella, et AL. 5ª edição. Porto Alegre: Bookmann, 2002. VOGEL, Artur. Química Analitica Cualitativa. Editora Kapelusz, qualquer edição.

Page 19: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

19/22

ANEXO VIII

1.5. DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA - DePe

1.5.1. Área/Subárea: EDUCAÇÃO FÍSICA/EDUCAÇÃO FÍSICA

Temáticas da prova escrita e de docência

1) Educação Física, o problema da identidade epistemológica; 2) Educação Física, o problema da legitimidade pedagógica; 3) Educação Física e a produção do conhecimento acerca da relação atividade física e saúde; 4) Educação Física e qualidade de vida: possíveis abordagens epistemológicas e pedagógicas; 5) Condição Humana, educação e educação física.

Bibliografia:

ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o Passado e o Futuro . São Paulo: Perspectiva, 2002. BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas, SP: Papirus, 1998. BRACHT, Valter. Educação física & ciência: Cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: UNIJUÍ, 1999. Colégio Americano de Medicina Esportiva, Guia Para Teste de Esforço e Prescrição de Exercício. Rio de Janeiro: Medsi, 1987. DANTAS, E.H.M. & Oliveira, R.J. Exercício, Maturidade e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Conhecimento, epistemologia e intervenção. In: GOELLNER, S. V. (org.) Educação Física / Ciências do Esporte: Intervenção e Conhecimento. Florianópolis: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999. GUISELINI, M. Aptidão Física, Saúde e Bem-estar. São Paulo: Phorte Editora, 2004.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994. LOVISOLO, Hugo. Educação Física como arte da mediação. Rio de janeiro: Sprint, 1995. NAHAS, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Londrina: Midiograf, 2006.

OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983. PITANGA, F.J.G. Epidemiologia da Atividade Física, Exercício Físico e Saúde. São Paulo: Phorte Editora, 2004.

SÉRGIO, Manuel. Educação Física ou Ciência da Motricidade Humana? Campinas: Papirus,1989. TANI, Go. Cinesiologia, educação física e esporte: ordem imanente do caos na estrutura acadêmica. Revista Motus Corporis, v. 3, n° 2, p.9-50, dez. 1996.

Page 20: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

20/22

ANEXO IX

1.6. DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA – DeFEM

1.6.1. Área/Subárea: MATEMÁTICA/ MATEMÁTICA APLICADA

Temáticas da prova escrita e de docência

Álgebra Linear

Conteúdo Programático 1. Matrizes 2. Sistemas Lineares 3. Espaços Vetoriais 4. Transformações Lineares

5. Autovalores e Autovetores

Bibliografia BOLDRINI, J. L. Álgebra linear. São Paulo: Harbra, 1980. ANTON, H. e. RORRES, C. Álgebra linear com aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2001.

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Conteúdo Programático 1. Limites 2. Derivadas 3. Integral 4. Integração Múltipla

Bibliografia LEITHOLD, Luis. O cálculo com geometria analítica. São Paulo: Harbra e Row do Brasil, 1977. MUNEM, M. A e FOULIS, D. J. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Conteúdo Programático1. Equação Diferencial de 1ª ordem homogênea e não homogênea 2. Equações diferenciais lineares de ordem “n”: 3. Método da transformada de Laplace 4. Equação Diferencial Parcial: método de separação de variáveis

Page 21: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

21/22

Bibliografia BOYCE, W. E. e Di PRIMA, R. Equações diferenciais elementares e problemas decontorno. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994. ZILL, D. G. e CULLEN, M. R. Equações diferenciais: São Paulo: Makron Books, 2001.

CÁLCULO NUMÉRICO

Conteúdo Programático1. Erros de arredondamento e truncamento 2. Diferenças Finitas 3. Interpolação 4. Resolução Numérica de Equação 5. Resolução Numérica De Sistemas Lineares 6. Integração Numérica

BibliografiaBARROSO, Leonidas Conceição e outros. Cálculo numérico. São Paulo: Harbra, 1987. DORN e Mc CRACKEM - Cálculo numérico. São Paulo: Campus.

Page 22: EDITAL Nº 08/2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O … · PROFESSORES EFETIVOS DA CARREIRA DO ... horas semanais de trabalho, alocada ao Campus Ijuí. 1.1.4. Área/Subárea: ENGENHARIA

22/22

ANEXO X

CRONOGRAMA

Etapa Período Inscrições On-Line 04 a 27/06 Confirmação da Inscrição com entrega de documentos no NDRH 28/06 Divulgação de Portaria de Homologação das Inscrições Até 19h -28/06 Prazo para recurso de não homologação de inscrição 29/06 Divulgação do resultado de recurso 30/06 Prova Escrita – (manhã) 01/07 Correção da Prova escrita e Análise de Curriculum Vitae – (tarde) 01/07 Divulgação do Resultado da Prova Escrita Até 21h – 01/07 Prova de Docência e Entrevista 02/07 Publicação do Resultado do Processo 05/07 Prazo para interpor recurso 06/07 Parecer final da Banca Examinadora sobre o recurso 08/07 Divulgação Final da Classificação do processo seletivo 09/07