EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para...

5
PROSONIC REPRESENTA HIKVISION A Prosonic passou a ser distribuidor oficial em Portugal da Hikvision, fabricante de sistemas de vídeo vigilância, comple- mentando a oferta Panasonic que já era disponibilizada. news 1 n29 jun/12 EDITORIAL INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL A Prosonic sempre se tem distinguido pela sua perma- nente atenção às mudanças, necessidades e expectativas do mercado, o que exige uma enorme capacidade de inovar. Continuamos, assim, a apostar em produtos tecnologicamente evoluídos, como damos con- ta nesta edição, destacando a marca de sistemas de vídeo vi- gilância que passámos a repre- sentar em Portugal: Hikvision. Noutra área completamente distinta, apresentamos o novo toughpad Panasonic FZ-A1, o primeiro tablet robusto do mundo com sistema operativo Android a possuir as certifica- ções MIL-STD-810G e IP65. Pode também ler um artigo sobre a AstraZeneca, empre- sa farmacêutica que está no TOP10 mundial do investimen- to em I&D. Trata-se de um cliente da área de Soluções de Impressão da Prosonic e que é mais um testemunho do elevado grau de profissionalis- mo e especialização da nossa empresa. Finalmente, mostramos um exemplo de resistência à adversidade. Kiko Rosa mor- reu em 2009, com apenas oito anos de idade, de cancro diagnosticado aos três anos. Mesmo debilitado nunca dei- xou de praticar râguebi. Rea- lizou-se, pelo segundo ano consecutivo, um torneio de homenagem que, mais uma vez, contou com o apoio da Prosonic. Direcção de Marketing PARCERIA COM ASTRAZENECA É “UM CASO DE SUCESSO” A AstraZeneca, presente em mais de uma centena de países, incluindo Portugal, está no TOP10 mundial do investimento em I&D na indústria farmacêutica. É um dos clientes da Prosonic em soluções completas de multifuncionais, numa parceria que o director de Informática da companhia farmacêutica considera “um caso de sucesso”. (Páginas 2-3) (Página 4) CABINAS ANTI-ROUBO CIMA A Prosonic apresenta as melhores solu- ções em sistemas de acesso controlado, verdadeiramente dissuasores de qualquer acção violenta. As cabinas anti-roubo da marca CIMA são altamente eficazes neste domínio. (Página 5-6)

Transcript of EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para...

Page 1: EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para conseguir o retorno do seu investimento. No final desse prazo, a patente entra no domínio

PROSONIC REPRESENTA HIKVISION

A Prosonic passou a ser distribuidor oficial em Portugal da Hikvision, fabricante de sistemas de vídeo vigilância, comple-mentando a oferta Panasonic que já era disponibilizada.

news

1

n29jun/12

EDITORIAL

INOVAÇÃOE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Prosonic sempre se tem distinguido pela sua perma-nente atenção às mudanças, necessidades e expectativas do mercado, o que exige uma enorme capacidade de inovar. Continuamos, assim, a apostar em produtos tecnologicamente evoluídos, como damos con-ta nesta edição, destacando a marca de sistemas de vídeo vi-gilância que passámos a repre-sentar em Portugal: Hikvision.Noutra área completamente distinta, apresentamos o novo toughpad Panasonic FZ-A1, o primeiro tablet robusto do mundo com sistema operativo Android a possuir as certifica-ções MIL-STD-810G e IP65.Pode também ler um artigo sobre a AstraZeneca, empre-sa farmacêutica que está no TOP10 mundial do investimen-to em I&D. Trata-se de um cliente da área de Soluções de Impressão da Prosonic e que é mais um testemunho do elevado grau de profissionalis-mo e especialização da nossa empresa.Finalmente, mostramos um exemplo de resistência à adversidade. Kiko Rosa mor-reu em 2009, com apenas oito anos de idade, de cancro diagnosticado aos três anos. Mesmo debilitado nunca dei-xou de praticar râguebi. Rea-lizou-se, pelo segundo ano consecutivo, um torneio de homenagem que, mais uma vez, contou com o apoio da Prosonic.

Direcção de Marketing

PARCERIA COM ASTRAZENECA É “UM CASO DE SUCESSO”A AstraZeneca, presente em mais de uma centena de países, incluindo Portugal, está no TOP10 mundial do investimento em I&D na indústria farmacêutica. É um dos clientes da Prosonic em soluções completas de multifuncionais, numa parceria que o director de Informática da companhia farmacêutica considera “um caso de sucesso”.

(Páginas 2-3)

(Página 4)

CABINAS ANTI-ROUBO CIMA

A Prosonic apresenta as melhores solu-ções em sistemas de acesso controlado, verdadeiramente dissuasores de qualquer acção violenta. As cabinas anti-roubo da marca CIMA são altamente eficazes neste domínio.

(Página 5-6)

Page 2: EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para conseguir o retorno do seu investimento. No final desse prazo, a patente entra no domínio

news n29jun/12

2 3

Poucas pessoas imaginam o que está por detrás dos medicamentos que tomam para controlar, curar ou prevenir as doenças. O fármaco está disponível no mercado, o médico prescreve-o e o doente dirige-se à farmácia para o obter. E nem é necessária receita no caso dos medicamentos de venda livre. Simples, não é? Mas o que acontece antes da chegada de um medi-camento ao mercado? Segundo dados internacionais, entre a descoberta de uma molécula e a comercializa-ção do respectivo fármaco são precisos entre 10 a 12 anos de investigação e um investimento médio de 900 milhões de euros.E a maior parte deste investimento em I&D não tem retorno para as empresas farmacêuticas. Quase 80% das moléculas investigadas não resultam no desenvolvi-mento de novos fármacos.

Quando uma empresa tem sucesso no desenvolvimento de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para conseguir o retorno do seu investimento. No final desse prazo, a patente entra no domínio público e qualquer companhia pode usar a molécula para produzir um medicamento similar, um genérico, por exemplo.Percebe-se, assim, que a actividade de investigação e desenvolvimento (I&D) é um factor crítico de sucesso, mas igualmente uma questão de sobrevivência. Para a indústria farmacêutica… e para os cidadãos. A Organi-zação Mundial de Saúde estima que há cerca de 30 mil doenças para as quais não existe ainda cura ou qualquer forma de terapêutica.

FOCO NAS DOENÇAS MAIS GRAVESA AstraZeneca, presente em mais de uma centena de

países, incluindo Portugal, está no TOP10 mundial do investimento em I&D na indústria farmacêutica. Cerca de 20% dos mais de 50 mil colaboradores trabalham nos seus centros de I&D, área em que investe anual-mente 4 mil milhões de dólares.Resultou da fusão, em 1999, da sueca Astra AB (funda-da em 1913) e do britânico Zeneca Group PLC (1938).“As nossas competências e recursos estão focados na investigação, desenvolvimento e comercialização de medicamentos para tratar algumas das doenças mais graves a nível mundial, como o cancro, doenças cardiovas-culares, distúrbios neurológicos e doenças respiratórias e infecciosas”, afirma Miguel Rodrigues, IT Coordinator para Portugal e Espanha da AstraZeneca.

“PARCERIA COM PROSONIC É UM CASO DE SUCESSO”A AstraZeneca é um dos clientes da Prosonic em soluções completas de multifuncionais UTAX no regime de renting, numa parceria que o director de Informáti-ca da companhia farmacêutica considera “um caso de sucesso”.Miguel Rodrigues confessa que, no início, tinha algu-mas reservas acerca desta solução. “Não só quanto à capacidade de resposta dos próprios equipamentos às solicitações dos utilizadores como à reacção destes, porque reduzimos substancialmente o número de

impressoras e fotocopiadoras, além de que há sempre uma natural resistência à mudança” – diz.Receios infundados. “O tipo de solução implementada acabou por ter um grande sucesso. Estou muito sur-preendido com o grau de satisfação dos utilizadores, que é muito elevado”, sublinha.Miguel Rodrigues destaca a significativa redução dos custos operacionais, directos e indirectos, bem como a qualidade e funcionalidade do hardware e do software.A segurança da informação é um dos aspectos que salienta, nomeadamente: “o scan directo para as mail boxes dos utilizadores e a necessidade de autenticação, com o cartão ou o código do colaborador, para efectuar a impressão”. Além de que esta pode ser feita em qualquer multifun-cional. O utilizador não está, assim, limitado a um único equipamento e a impressão é mais rápida – realça o responsável de Informática da AstraZeneca. “O suporte pós-venda da Prosonic é de elevada qualidade, a resposta é superior ao que está contratado” – conclui Miguel Rodrigues.

A investigação e desenvolvimento é uma actividade central na indústria farmacêutica. Muitos milhares de pessoas trabalham e biliões de euros são investidos no controlo, cura e prevenção das doenças.

ASTRAZENECA INVESTE ANUALMENTE 4 MIL MILHÕES DE DÓLARES EM I&D

Miguel Rodrigues, IT Coordinator para Portugal e Espanha da AstraZeneca.

A AstraZeneca reformulou os seus espaços de reuniões, criando um Meeting Center totalmente equipado (com diversas salas e auditório) e que pode ser utilizado por outras organizações.

Page 3: EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para conseguir o retorno do seu investimento. No final desse prazo, a patente entra no domínio

news n29jun/12

4 5

A Prosonic apresenta as melhores soluções em sistemas de acesso controlado, verdadeiramente dissuasores de qualquer acção violenta. As cabinas anti-roubo da marca CIMA são altamente eficazes neste domínio.As cabinas são espaços homogeneamente blindados, através das quais a passagem é feita de modo con-dicionado, com recurso a portas interligadas que não podem ser abertas simultaneamente. Isto é, só entra e sai quem você autorizar.Estas cabinas podem ainda ser equipadas com detec-tores de metal, destinados a assinalar a passagem de massas metálicas de maior volume e que possam ser consideradas perigosas (armas de fogo).Os equipamentos são compostos por um sistema de detecção (antenas) e um controlo de caixa e permitem definir a massa de metal permitida, ajustando os parâ-metros do detector.O nível de sensibilidade dos detectores de metal é ajus-tado de acordo com valores mínimos, de modo a não serem activados por pequenos objectos de uso diário (chaves, moedas, relógios, jóias, etc.).

ADEQUADAS A ESPAÇOS REDUZIDOSAs cabinas anti-roubo podem ser utilizadas de forma

manual, ou em modo automático, e estão equipadas com intercomunicadores e um sistema de semáforo de luzes que indica aos utilizadores quando o acesso é autorizado.Foi ainda dada uma atenção especial no sentido de pre-venir acidentes, caso se verifique alguma anomalia ou uma falha de energia eléctrica.Podem ser operadas em dois modos: bidireccional (entrada e saída pela mesma porta) e monodireccional (entrada por uma porta e saída por outra, exigindo duas cabinas). Os vidros são fabricados de acordo com as normas da União Europeia e poderão ser de dois tipos consoante o nível de protecção pretendido: prevenção de acidentes (espessura de 12-13mm) ou à prova de bala (espessura de 26-27mm).As cabinas são intencionalmente fabricadas com dimen-sões compactas, de modo a poderem ser instaladas em espaços físicos de pequena dimensão e com custos reduzidos.A Prosonic está habilitada a fazer um levantamento de requisitos em cada situação específica, podendo apresentar-lhe uma solução completa chave-na-mão adequada ao seu caso.

O aumento alarmante de assaltos armados a ourivesarias, joalharias e agências de compra e venda de ouro obriga a cuidados especiais, tornando cada vez mais importante a protecção da sua vida e dos seus clientes, do seu negócio e bens.

PROTEJA O SEU NEGÓCIO COM CABINAS ANTI-ROUBO CIMA

PROSONIC DISTRIBUIDOR OFICIAL HIKVISIONA Prosonic é um dos principais interlocutores no mer-cado português em Soluções Integradas, através da concepção e elaboração de projectos, instalação, implementação e respectiva customização, abrangendo o serviço pós-venda orientado para garantir a total operacionalidade de todas as soluções implementadas, incluindo a Segurança Electrónica, com os Sistemas de Vídeo Vigilância.Sendo a Prosonic o importador oficial da Panasonic, uma das marcas que responde a segmentos de mercado onde é importante garantir uma elevada qualidade dos equipamentos e do sistema no seu todo, surge a curio-sidade de perceber os motivos que levaram a Prosonic a comercializar equipamentos de mais um fabricante de sistemas de vídeo vigilância: Hikvision. João Farinha, responsável da Divisão de Soluções Integradas de Segurança Electrónica, Multimédia e Tele-comunicações, explica esta diversificação.

O QUE LEVOU A EMPRESA A DIVERSIFICAR A SUA OFERTA?As empresas procuram constantemente as soluções que melhor se adequam às exigências, em permanente mutação, do mercado. Durante muitos anos, a oferta da Prosonic centrou-se exclusivamente na Panasonic, marca de elevado prestígio, tecnicamente evoluída, extremamente fiável e direccionada a um segmento de mercado exigente. Mas a Panasonic não cobre todas as necessidades do nosso mercado, como, por exemplo, câmaras com IR’s, gravadores de 4 e 8 câmaras, gravadores específicos para o sector dos transportes, entre outros.A Hikvision surge como uma nova oferta da Prosonic, complementar à Panasonic, com uma série de novos

equipamentos e para segmentos de mercado onde este fabricante tem maior dificuldade de competir.

PORQUÊ A ESCOLHA DA HIKVISION?Costumo dizer que a representação da Hikvision foi uma das minhas melhores decisões no meu percurso profissional. A selecção de uma nova marca é uma tarefa difícil e assenta em variadíssimos critérios, como o seu portefólio, evolução tecnológica, competitividade, fiabilidade, prazos de entrega. Desde muito cedo, a HIKVISON apareceu como um forte candidato à nossa escolha, pelo conjunto de condições favoráveis que reunia.Além disso, foi determinante a vontade do fabricante em ser representado pela Prosonic. Somos uma empre-sa que aposta na promoção, visibilidade e notoriedade das marcas que representamos. Creio que a Hikvision cedo compreendeu que seríamos o parceiro certo para acrescentar valor ao seu negócio no mercado português.

QUAL A MAIS-VALIA DA MARCA?Temos uma forte presença no sector da construção civil, que vive um período extremamente difícil fruto da con-juntura económica adversa que o País atravessa. Nesse sentido, a Hikvision surge como uma marca alternativa, assente na forte competitividade da relação qualidade/preço que possui e representando, assim, uma mais-va-lia para todos os intervenientes deste sector. É também nossa intenção levar a marca aos outros mercados onde estamos presentes: Angola e Cabo Verde.

COMO ESTÁ O MERCADO A REAGIR À ENTRADA DA HIKVISION?A aceitação no mercado português está a ser a melhor possível, considerando o próprio desenvolvimento da marca a nível internacional. A Hikvison tem tido, nos últimos anos, um crescimento exponencial, sustentado na enorme competitividade dos seus equipamentos e na capacidade em customizar os seus produtos de acordo com a especificidade de cada mercado. Considero que estes têm sido pilares determinantes no seu crescimento.Este ano foi considerado o maior fabricante mundial de equipamentos de vídeo vigilância, superando toda a concorrência.

João FarinhaPorta após impacto de disparo de arma de fogo

(continua na página seguinte)

Page 4: EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para conseguir o retorno do seu investimento. No final desse prazo, a patente entra no domínio

PARA UM WORKFLOW COMPLETO

• Velocidade 65-70 páginas por minuto, a cor ou preto; • Facilidade de utilização, através do ecrã táctil de grandes dimensões;• Dual-Scan, para scan de frente e verso numa só passagem; • USB host, para impressão directa via USB e scan para USB: • Capacidade de papel: 4.150 folhas standard, máximo de 7.650 folhas; • Finalizador c/ agrafador, furador, booklet, folhetos (dobragem Z). Possibilidade de agrafar offline;• Papel com gramagem até 300g/m2 e tamanho A3+ (305 x 457 mm), impressão banner até 1.200 mm;• Até 8 bandejas diferentes, para vários tipos de média.

news n29jun/12

6 7

Adicione a estas características as velocidades de processamento rápido e a saída de dados de impres-são, que não abranda mesmo quando as embalagens de toner estão a ser substituídas uma vez que esta operação pode ser realizada mesmo com um trabalho em curso.

Será possível, num só sistema de impressão, conjugar alto nível de qualidade e quantidade? Sim. Finalmente é possível. Com os multifuncionais de alta produção UTAX CDC 1965 e CDC 1970.Quando o ritmo de trabalho aumenta, é fácil perder de vista de a qualidade. Não é o caso com estes novos multifuncionais. Com a correcta escolha de acessórios opcionais, é possível criar documentos atractivos e de elevada qualidade para distribuição externa, como brochuras da empresa, materiais de apresentação para reuniões com clientes ou convites elegantes. Os resul-tados não deixarão de impressionar.O opcional finalizador com agrafador permite criar, por exemplo, documentos para serem furados e agrafados. Se escolher o opcional brochura, pode produzir folhetos numa única operação. O recurso de dobra tripla para as cartas torna-se útil e poupa-lhe uma grande quantidade de tempo. Com uma capacidade de papel até 7.650 folhas, as pos-sibilidades de criar algo especial são infinitas e incrivel-mente fáceis, graças a um máximo de oito alimentações de papel, usando tipos diferentes de média. Tem ainda um controlo total e fácil de todas as operações, através de um grande ecrã táctil.

ALTO VOLUME DE IMPRESSÃOAmbos os sistemas (1965 e 1970) foram desenvolvidos para ambientes de escritório com necessidade de alto volume de impressão na cor e preto, servindo ainda como equipamentos centrais de trabalho e de reprografia. Eles incluem recursos que vão tornar o seu dia de trabalho mais rápido, mais profissional e mais eficiente. E não nos referimos apenas à capacidade de multi-tare-fa, o brilho das cores e a alta produtividade de saída de 65 a 70 páginas A4 por minuto, a cor ou preto.

Mas o momento alto aconteceu quando todos os atle-tas se reuniram no centro do relvado e proferiram, em uníssono, o “grito de guerra” que era uma espécie de imagem de marca do jovem Kiko: “Embora lá, malta!”.

NOVOS MULTIFUNCIONAIS DE ALTA PRODUÇÃO UTAX PROSONIC PATROCINA 2º TORNEIO KIKO ROSA

Sim, estas soluções já integram várias obras de referência em diversos sec-tores, como os da saúde (hospital Curry Cabral), clínicas e farmácias, hotelaria (hotel Inplaza), energia (algumas centrais fotovoltai-cas da Martifer Solar) e até na Força Aérea Portuguesa já existem soluções Hikvision.

(continuação da página anterior)

JÁ ESTÃO CONCLUÍDAS ALGUMAS OBRAS COM SOLUÇÕES DESTA MARCA?

A empresa associou-se, uma vez mais, a esta homenagem a Kiko Rosa, uma criança a todos os títulos especial e que sen-sibilizou profundamente a Pro-sonic. O patrocínio contribuiu para que centenas de crianças tivessem um dia memorável.

Kiko Rosa morreu em 2009, com apenas oito anos de idade, de cancro diagnosticado aos três anos. Mesmo debilitado nunca largou o râguebi, a sua modalidade de eleição, que praticou no Belenenses.Este exemplo de dedicação e coragem levou um grupo de pais e elementos ligados à modalidade a homenageá-lo, lançando a ideia do torneio Kiko Rosa de Râguebi Juvenil, que foi acolhida pelo seu clube de sempre.A segunda edição realizou-se em 5 de Maio, no estádio do Restelo. O sucesso da iniciativa já a elevou à condição de segundo torneio mais importante no esca-lão juvenil.Mais de 800 jogadores de clubes de todo o País partici-param na competição, tendo saído vencedores o CDUL (Sub-8 e Sub-10), o Técnico (Sub-12) e o Belenenses (Sub-14).

Page 5: EDITORIAL - Bem vindo à Prosonic · de um fármaco, ela tem apenas entre oito a 10 anos para conseguir o retorno do seu investimento. No final desse prazo, a patente entra no domínio

Preparado para resistir a condições extremas de manuseamento em tra-balho, o novo Toughpad Panasonic FZ-A1 Android é a opção indispen-sável para quem procura robustez, resistência e mobilidade.Trata-se do primeiro tablet profissional

da família de portáteis robustos Panasonic baseado no sistema operativo Android, sendo ideal para utilização em ambientes exteriores, que exigem uma elevada mo-bilidade. É a ferramenta de trabalho adequada a áreas tão distintas como a aviação, construção, indústria, saúde, sector automóvel, serviços técnicos, retalho, entre outros.

O QUE TORNA O TOUGHPAD DIFERENTE?Ao contrário dos tablets da área de consumo, o toughpad FZ-A1 foi desenvolvido para os ambien-tes mais difíceis e adversos, uma vez que possui as certificações MIL-STD-810G e IP65, que garantem a extrema resistência a quedas (até 120 cm), choques e vibrações, bem como a água, terra, poeiras, etc. Está ainda apto a funcionar suportando temperaturas extre-mas (de -10° a +50° graus Celsius).Além do design ergonómico, é bastante leve e está equipado com uma bateria de longa duração, com autonomia até dez horas e um ecrã touchscreen e digitizer de 10.1 polegadas de alto brilho e com trata-mento anti reflexo (visível em plena luz do dia).

CONECTIVIDADE O toughpad FZ-A1 oferece, como ligações standard, GPS, Bluetooth® v2.1 + EDR, 802.11a/b/g/n Wi-Fi e, como opcional, a possibilidade de ter um modem 3G para inserção de cartão SIM integrado no chassis.Possui ainda duas câmaras fotográficas integradas (frontal de 2 MP e traseira de 5 MP com Flash LED) e os interfaces Micro USB 2.0, HDMI e SDHC.

Taguspark (sede): Rua Rui Teles Palhinha, 3 - Leião • 2744-015 Porto Salvo • Tel.: (+351) 214 257 800 • Fax: (+351) 214 257 801Porto: Rua do Amial, 707 • 4200-062 Porto • Tel.: (+351) 229 409 700 • Fax: (+351) 229 409 701

Algarve: Urbanização Bom João - Rua Libânio Martins, Lote 18, Loja A • 8000-502 Faro • Tel.: (+351) 289 872 473 • Fax: (+351) 289 872 475 www.prosonic.pt • e-mail: [email protected]

news n29jun/12

NOVIDADES

NOVO TOUGHPAD PANASONIC FZ-A1

O primeiro tablet profissional da família de portáteis robustos Panasonic baseado no sistema operativo Android.