Educa#61 web

16

description

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

Transcript of Educa#61 web

Page 1: Educa#61 web

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#61Maio 2015Semana 3eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> PÁGS. 7, 8 e 9ESPECIALVESTIBULAR DE INVERNO

>> PÁG. 4

5 TÉCNICAS PARAAPRENDER SEM

(MUITO) ESFORÇO

GALILEU

>> PÁG. 10

FEIRA DOESTUDANTE

CIEE

>> PÁG. 14

CURSOS ONLINEOFERECIDOSPELA USP E

ALBERT EINSTEIN

CATRACALIVRE

>> PÁG. 12

CRISE DOPETRÓLEO

GUIA DOESTUDANTE

Page 2: Educa#61 web

MARVEL PODE MANDAR TODOSOS XMEN PARA O ESPAÇO

DIGIMON DE VOLTA,AGORA NO CINEMA

Os X-Men podem deixar a Terra e buscar um novo lar no espaço. Essa seria uma das repercussões da saga Secret Wars, que começa neste mês nas séries da Marvel Comics nos EUA. O editor-chefe Axel Alonso já havia dito em entrevistas que os mutantes "pegariam a oportunidade de Secret Wars para construir um mundo totalmente novo para seus personagens - para criar um universo compartilhado entre os títulos da linha X". Segundo as fontes do Bleeding Cool, esse novnovo mundo literalmente é outro planeta.44444444444444444444

Na trama da saga, os X-Men descobririam que a névoa de terrígeno dos Inumanos - material que catalisa as transformações dos

Inumanos; entenda - é letal para mutantes. Com a névoa espalhada pelo globo terrestre, depois da explosão de uma bomba de terrígeno, os mutantes decidem deixar o planeta e procurar no espaço um novo lar.

SeSe confirmado esse acontecimento, é mais um passo da editora na direção de dar mais importância aos Inumanos e colocar os X-Men de canto. Embora tenham alguns dos títulos mais vendidos da Marvel, os mutantes têm seus direitos de adaptação ao cinema sobsob domínio da concorrente Fox. Ao remover os X-Men da Terra, a editora isola mais esses personagens do contato dos demais super-heróis da casa.

A Toei oficializou Digimon Adventure tri., animação que comemora os 15 anos de Digimon. Anunciada no ano passado, a série será exibida como uma hexalogia nos cinemas. O primeiro dos seis filmes se chama Reunion ("reunião") e estreia em 21 de novembro no Japão.

OO primeiro trailer da nova série, que mostra Tai, Matt, Sora e o grupo original de digiescolhidos no colegial, já está na web.

BaseadoBaseado no bichinho digital Tamagotchi, Digimon ganhou seu primeiro anime em 1999, ambientado em um mundo digital, onde Tai e seus amigos estão presos e encontram diversos seres fantásticos e poderosos, conhecidos como "monstros digitais" (daí, a abreviatura, Digimon).

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Educa#61 web
Page 4: Educa#61 web

Concurso de memorizaçãorevelou métodos eficazesPesquisadores da Universidade College London lançaram um concurso para encontrar novas técnicas de aprendizagem. Especialistas de memória de todo o mundo foram convidados para realizar experimentos a fim de descobrir a maneira mais fácil e eficaz de memorizar novas informações. Tudo isso em uma grande competição com uma tarefa aparentemente simples.

Cada pesquisador era responsável por um grupo de voluntários e esses participantes tinham uma hora para estudar uma lista de 80 palavras e lembrar delas depois de uma semana. Simples, se as palavras não estivessem em lituano. O resultado: ao invés de focar em uma única técnica, os grupos tendiam a usar combinações de outras estratégias. A BBC listou em seu site as mais promissoras - e que podem nos ajudar em nosso cotidiano:

1. Reconhecimento da ignorância

OO auto-teste é uma das melhores maneiras de melhorar a memória. Sem qualquer informação, os participantes foram forçados a adivinhar o significado das palavras lituanas. Eles vão sempre errar da primeira vez, mas estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais podem fazer algum sentido posteriormente. Reconhecer a própria ignorância deixa a mente em ação, ajudando na memorizaçãomemorização de informações. Esse argumento é baseado na idéia de "dificuldade desejável", presente na psicologia: realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e, consequentemente, cria alicerces mais firmes para recordar do conhecimento obtido mais tarde.

2. A tecnologia é o seu cérebro expandido

Você perde muito tempo estudando. Para combater isso, muitos participantes progamaram algoritmos para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida eventualmente. Eles tinham uma preocupação a menos e poderiam otimizar o tempo de estudo. Da mesma forma, apps e a internet podem ser grandes aliados na hora de memorizar conceitos - e o ato de olhar para algo além de seusseus livros e anotações pode ser de grande ajuda. Para quem está na escola, vale dar uma olhada em canais como a Khan Academy ou o YouTubeEDU.

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 5: Educa#61 web

3. Relaxe

UmUm operador experimentou dar pausas curtas para os participantes durante a tarefa de memorização de palavras, permitindo que eles assistissem a um vídeo relaxante. Quando você estiver estudando, certamente vale a pena fazer pausas curtas para garantir o aprendizado e deixar o seu cérebro absorver as informações. Fadiga pode ser um grande problema.

4. Pequenas porções de informações

GGrandes campeões de memorização não ‘gravam’ as cartas de um baralho pelo naipe - todas as de paus, todas as de copas... Eles processam as informações em pequenas porções. Parece confuso? Vamos levar isso para o campo dos estudos. É melhor gastar pequenos blocos de tempo em uma maior variedade de assuntos e habilidades em vez de concentrar todo o seu período de estudo em um único tópico.

5. 5. Storytelling

UmaUma história pode ajudar a reativar sinapses e memorizar algo. Um operador pediu que os participantes construíssem uma história com as palavras que estavam aprendendo - e isso os ajudou bastante na memorização. Associar palavras a outros objetos ajudam no aprendizado. Depois de “criar” uma história, você só precisa refazer seus passos e ficará mais fácil de lembrar dos estudos.

eDUCA /jornaleDUCA

5Galileu

Page 6: Educa#61 web

eDUCA /jornaleDUCA

6 YouPixComo se dá a influência na internet? Existem pessoas especiais que atuam como influenciadores, sendo capazes de ditar comportamentos? Seriam os fenômenos virais da rede, como o desafio do balde de gelo, resultados da ação desses influenciadores?

PPara analisar a questão, vale lembrar a ideia dos “seis graus de separação”, que postula que uma pessoa no planeta pode chegar a qualquer outra com até seis apresentações. Em 1967, o cientista social Stanley Milgram realizou um experimento para comprovar essa tese. Ele selecionou voluntários em Nebraska e Boston e propôs que tentassem enviar mensagens para uma pessoa predefinida apenas por meio de conhecidos. Resultado: a média de intermediários entre remeremetentes e destinatários foi surpreendentemente de 5,2 pessoas.

Só que ao realizar o estudo, Milgram descobriu um fenômeno curioso. Cerca de 50% de todas as mensagens finais foram entregues por apenas três pessoas. Elas seriam estrelas da sociabilidade: atuariam como uma espécie de conector social. Ou seja, existiria um pequeno grupo de pessoas especiais, que são conectadas a muita gente (os “influenciadores”). E todo o restante dependeria deles para estabelecer contatos diretos. É claro que o experimento de Milgram foi foi feito nos anos 1960, muito antes da internet.

A ciência dos influenciadores já mudou completamente por causa da rede e da ciência dos dados. Por exemplo, em 2008 dois cientistas da

Microsoft recalcularam matematicamente a hipótese dos seis graus de separação (dessa vez com base em 240 milhões de usuários do MSN Messenger) e constataram que eles são na verdade sete.

MasMas mais interessante é ver o que a ciência atual diz dos influenciadores. Em 2003, o cientista social Duncan Watts replicou o experimento de Milgram, só que com mais de 20 mil pessoas e usando a rede. Não houve sinal de “estrelas”. Nenhum superconector social apareceu no estudo. A conclusão foi de que “pessoas normais são tão capazes de disseminar informação na internet quanto as consideradas especiais”.

WWatts sintetiza assim o papel dos influenciadores: de fato existem indivíduos que são mais capazes de disseminar informações na rede (como alguém com muitos seguidores). Mas mais importante do que o número de seguidores é a posição que cada pessoa ocupa. Sua influência só vai ser efetiva se ela estiver conectada às pessoas “certas”.

CCom isso, fica a dica, marqueteiros: se a ideia é gerar um “viral”, melhor do que valer-se de alguns poucos indivíduos com milhões de seguidores, é melhor contar com um grupo de influenciadores “médios”, que ocupam diferentes posições na rede e falam para pessoas diversas. É mais fácil pôr fogo em uma floresta com vários focos “médios” de incêndio em lugares distintos do que com alguns grandes focos.

Page 7: Educa#61 web

Como se dar bem na hora da provaOO momento da escolha da profissão é um dos passos mais importantes da vida do estudante. Decidir a carreira que irá acompanha-lo durante a vida é uma escolha carregada de responsabilidade. Mas depois desse passo a batalha começa: escolher o curso, a instituição, fazer cursinho, fazer a prova e finalmente passar naquele vestibular que você tanto queria. Ufa! MuiMuitos estudantes optam por iniciar os estudos em uma universidade na segunda metade do ano, prestando os vestibulares de inverno. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de se inscrever e prestar prova. Se você optou pelos vestibulares de inverno ou está se preparando para passar por essa maratona daqui alguns meses, o Jornal eDUCA preparou 12 dicas que podem te ajudar a não enlouquecer nesse período tão importanperíodo tão importante da vida.

1 – Você não precisa escolher a mesma faculdade que seus amigos.Durante o ensino médio é comum ter uma dezena de amigos. Mas não se baseie nas decisões deles para escolher a profissão que irá seguir e nem a instituição que irá estudar. Esta é uma decisão individual, e não se preocupe vocês continuarão amigos, e você terá a chance de conhecer pessoas novas durante seu curso.

22 – Não tenha medo de prestar vários vestibulares. OO medo de não dar conta ou de não passar nas provas deve ser posto de lado nessa hora. Não se esqueça: cada prova que você faz, adquire mais experiência e aperfeiçoa técnicas de administração do tempo, por exemplo. Quanto mais vestibulares você se inscrever, maiores serão suas chances de passar em uma boa instituição.

3 – Onde fica o campus?NaNa hora de escolher a instituição, leve em conta o tempo que você leva para chegar ao campus da universidade. Se for muito longe, você pode se prejudicar nos estudos demorando muito pra chegar às aulas. Existe também a possibilidade da universidade ficar em uma cidade diferente da sua, e neste caso você deve estar preparado para morar sozinho. Pense bem!

4 – Quan4 – Quanto custa?Um fator importante a pensar na hora de escolher é o valor da mensalidade. Se o curso está caro na instituição que você escolheu, não desista. Procure saber se a faculdade possui algum programa de bolsa ou descontos. Geralmente estes programas beneficiam os melhores colocados no vestibular. Mais um motivo para se dedicar, não é?

5 – Manhã, noturn5 – Manhã, noturno, vespertino, integralEsEscolha o período que melhor se encaixa a sua rotina. Se você pretende trabalhar enquanto cursa a universidade é importante que os horários não entrem em conflito. Você pode mudar o horário do seu curso durante o ano, mais verifique como isso funciona em cada instituição antes de escolher. Em algumas universidades públicas, por exemplo, é preciso prestar outro vestibular para mudar de período. Fique atatento!

6 – Verifique se o curso é reconhecido pelo MECPara que um diploma tenha validade é preciso que o curso seja reconhecido pelo MEC. Como? Os cursos novos recebem apenas a autorização para sua abertura, o reconhecimento só pode ser solicitado pela instituição quando a primeira turma tiver concluído, ao menos, 50% da carga horária. Escolher um curso que está apenas autorizado pelo MEC é assumir um risco de receber um diploma sem validade se o curso não for apaprovado na avaliação. Quando ouvimos: ‘nossos cursos são 100% reconhecidos pelo MEC’, significa que todos os cursos da universidade concedem diploma com validade e não existe nenhum curso novo em avaliação na instituição.

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 8: Educa#61 web

7 – Verifique a nota da instituição na avaliação do MECOO MEC é o órgão responsável por realizar avaliações periódicas dos cursos e das universidades. As principais notas divulgadas são o IGC (Índice Geral de Cursos) que julga a qualidade das instituições, e o CPC (Conceito Preliminar de Curso) que avalia todos os cursos de graduação do país. Ambas as avaliações consideram o desempenho dos alunos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de EDesempenho de Estudantes). Quando uma universidade diz que tem nota máxima ou nota positiva na avaliação é preciso ficar atento. A escala dos dois índices vai de 1 a 5, sendo que a nota 3 é a mínima exigida para que um curso seja considerado de qualidade satisfatória e 5 é a nota máxima. Os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios e podem levar o curso ou a faculdade a seu fechamento.

8 – 8 – Confira a data das provas. Se você optou por prestar vários vestibulares, é essencial que você concilie as datas e horários para não perder nenhuma prova. Se possível organize as datas para que você tenha ao menos um dia de descanso entre elas. Estar descansado e bem alimentado é essencial para um bom desempenho.

9 – E9 – Estude as provas dos anos anterioresAs provas realizadas no meio do ano seguem o mesmo estilo das que são aplicadas durante os vestibulares de verão. Portanto, estude as questões que caíram no vestibular da instituição nos anos anteriores. Conhecer o estilo de prova aplicado pela instituição o ajudará a sair na frente dos demais candidatos.

10 – O10 – Organize seu tempoNa hora de responder as questões, procure começar pelos assuntos que você domina. Gosta de matemática? Comece por aí. Responder os assuntos que você domina costuma ser mais rápido e você ganha tempo para dar atenção as questões que você tem mais dificuldades.

11 – P11 – Prepare seu material no dia anteriorPrepare tudo que você precisa levar para a prova no dia anterior. Materiais e documentos devem estar na mão na hora de sair. Não vale gritar: “Manhêêê, cadê meu RG?”.

12 – Pare de estudar antes de provaIIsso mesmo, você não leu errado. O que você não aprendeu com calma, não vai conseguir aprender na última hora. Use o dia anterior para descansar e fique tranquilo, tudo que você aprendeu já está seguro.

eDUCA /jornaleDUCA

8 Jornal eDUCA

Page 9: Educa#61 web

Mesmo que uma grande parte dos estudantes opte por prestar os vestibulares de meio de ano, há quem ainda prefira se preparar um pouco mais e a procura pelos cursinhos pré-vestibulares tem crescido neste período. Mas afinal, quando um cursinho é necessário para ajudar o estudante?

AA questão acima ainda é dúvida na cabeça de muitos estudantes na hora de decidir se vale a pena investir em um cursinho ou estudar por conta própria. De acordo com especialistas, o primeiro passo é entender qual o cronograma de aula que o aluno já tem na escola. Se o ensino está defasado em algum ponto, o cursinho pode ajudar.

EntEntretanto, o aluno que opta por conciliar o estudo regular com um cursinho pré-vestibular deve ter em mente que não poderá se descuidar de nenhum dos dois. A administração do tempo de estudo é o primeiro passo para que essa experiência renda bons resultados nos vestibulares. Se o aluno já tem muitas atividades na escola regular, talvez o melhor a fazer seja esperar a conclusão do ensino médio para só então se msó então se matricular no cursinho.

Este é, inclusive, um dos fatores apontados por especialistas para o aumento da procura dos cursinhos no meio do ano. Segundo eles, os alunos que esperam para concluir o ensino regular, costumam se matricular no segundo semestre do ano seguinte em um cursinho. Já os alunos que passaram por algum tipo de intercâmbio também optam por começar a estudar nesse período, já que em alguns países como os EUA, por por exemplo, o ensino regular termina no meio do ano.

Cursinho x estudar por conta

MasMas se o estudante não tem condições financeiras de investir em um cursinho pré-vestibular, e opta por estudar por conta própria deve ter em mente alguns cuidados, como por exemplo, a boa administração do tempo. Dedicar horas regulares e diárias aos estudos, procurar bons materiais e ter foco nos objetivos são apenas os primeiros passos.

OO estudante pode buscar ajuda em grupos de amigos e em apostilas especializadas, mas ainda sim um professor é a melhor opção, neste caso o aluno pode procurar sites especializados em tirar dúvidas com professores online.

AA maioria das instituições pré-vestibulares aplica um simulado periodicamente aos alunos. Esta prova pode ser considerada um treino para os vestibulares, mas se o aluno optou por estudar por conta própria deve treinar com provas aplicadas por grandes universidades em anos anteriores. Para que o aproveitamento do aluno seja satisfatório, é fundamental que o estudante se dedique a horas extras de estudo.

eDUCA /jornaleDUCA

9Jornal eDUCA

Page 10: Educa#61 web

CIEE 2015, que será realizada entre os dias 29, 30 e 31 de maio (sexta e sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10 às 18h) no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo/SP. O evento traz uma série de atrações que visam aumentar as

O CIEE promove, neste mês, o maior encontro voltado para estágio, aprendizagem e mercado de trabalho. Trata-se da 18.ª Feira do Estudante – Expo

oportunidades para a inserção de jovens no mundo do trabalho. Os estudantes com mais de 16 anos, que comparecerem à feira, poderão concorrer a cinco mil vagas de estágio, em praticamente todas as áreas de atuação. Aqueles entre 14 e 22 anos, que estejam matriculados no ensino fundamental ou médio, ou que tenham completado o ensino médio, poderão concorrer a a duas mil vagas de aprendizes, oferecidas no Programa Aprendiz Legal – uma parceria do CIEE com a Fundação Roberto Marinho para a formação profissional de jovens. Durante os três dias de feira, também serão realizadas provas para processos seletivos de estágio do Tribunal de Justiça (TJ) e na Prefeitura de São Paulo.Entre as principais atrações da feira, estão cerca de 100 palestras, ministradas por profissionais renomados em suas áreas. Eles vão compartilhar assuntos referentes a mercado de trabalho, carreira, comportamento corporativo, experiências de sucesso na carreira e muito mais. Entre eles está Dirceu Pinto, um dos maiores campeões paraolímpicos brasileiros de todos os tempos, queque falará aos visitantes no último dia do evento, às 15 horas. O atleta de bocha adaptada já se prepara para atingir, no Rio de Janeiro, um feito mundial inédito: conquistar o tricampeonato na sua categoria. Dirceu foi medalha de ouro – individual e em dupla – nas Paraolimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012. “Contarei aos jovens da Expo CIEE minha experiência e

trajetória, pois sei que muitos perceberão que basta acreditar nos seus sonhos para vencer qualquer obstáculo”, adianta. Outra atração é Érico Borgo, um dos fundadores e diretor de reda¬ção do Omelete, um dos maiores sites brasileiros de entretenimento, que ministrará palestra gratuita no segun¬do dia da 18ª Feira dodo Estudante – Expo CIEE 2015, abordando o tema Evolução dos games e do mercado no Brasil e no mundo. E mais uma vez, a Expo CIEE oferecerá shows gratuitos de artistas pop de rap, funk e samba. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o :

www.ciee.org.br/expociee

eDUCA /jornaleDUCA

10 CIEE

Page 11: Educa#61 web
Page 12: Educa#61 web

12

Page 13: Educa#61 web

WWW.AKDMEEK.COM.BR

Page 14: Educa#61 web

14 CatracaLivreO Instituto Smithsonian iniciou o curso online The Rise of Superheroes and Their Impact On Pop Culture (“A Ascensão dos Super-heróis e Seu Impacto na Cultura Pop”) na plataforma edX.AsAs aulas gratuitas são ministradas pelo Dr. Michael Uslan, pelo escritor David Uslan, pelo também doutor Christopher Robichaud e Stan Lee, criador de grandes super-heróis dos quadrinhos, como Homem-Aranha, Incrível Hulk e Homem de Ferro.OO curso terá duração de cinco semanas e é composto de vídeos apresentados por Uslan (em inglês, com legendas no mesmo idioma). Juntamente com os outros professores, ele discutirá nos assuntos como a criação dos quadrinhos e ascensão dos super-heróis, nos anos 1930 e as mudanças provocadas por eles na sociedade.OsOs alunos também poderão participar de atividades propostas no decorrer das cinco semanas de curso. Os resultados poderão depois ser compartilhados com os outros estudantes, em grupos criados pelos instrutores no Facebook e no Reddit.Os interessados nas aulas devem se inscrever no site do edX (www.edx.org). Ao término das aulas, é possível retirar um certificado mediante pagamento de U$ 50.

eDUCA /jornaleDUCA

Page 15: Educa#61 web

eDUCA /jornaleDUCA

15Let’sRock

Page 16: Educa#61 web