Educação Informativo da - Prefeitura de Florianópolis · Informativo da Secretaria Municipal de...

2
http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/ Boletim nº 237 Florianópolis, 24 de setembro de 2012 Educação Informativo da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis Divulgação: Escola Osvaldo Machado Oficina de fuxico, pintura facial, contação de história, exposição de trabalhos dos pequenos, além de apresentações artísticas, como Boi de Mamão e roda de capoeira. Essas atrações marcaram a segunda edição da Festa da Família organizada pelo NEI Pântano do Sul (15/9). Houve ainda um almoço coletivo reunindo a criançada, pais, mães, professores e demais funcionários da instituição. Para a diretora Diana Correa de Sá, a festa proporcionou momentos de integração entre famílias. Divulgação:Nei Pântano do Sul Buscando ampliar o repertório cultural das crianças, as professoras do NEI Maria Salomé dos Santos, do bairro Sambaqui, estão realizando por meio do projeto “Eu cidadão do Mundo na Ilha da Magia” o estudo dos aspectos culturais de outros países como a gastronomia, a música, as artes e a história. O projeto é desenvolvido também com o auxílio de outros colaboradores da unidade. Mais informações podem ser obtidas no blog: www.mundoneimariasalome.blogspot.com.br Cidadão do Mundo na Divulgação: Escola Maria Conceição Nunes Divulgação: NEI Maria Salomé dos Santoa Fortalecendo os Crianças do NeiVargem Grande durante a apresentação cultutral. Com o poema “Meu Lugar”, Júlia Cabral Camargo (foto), do 5º ano da Escola Básica Osvaldo Machado, do bairro Ponta das Canas, é o único representante da rede municipal de ensino selecionado para participar da etapa estadual da 3º Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Se passar pela fase, a aluna de 10 anos irá para a Regional, englobando os três estados do sul do país. A etapa nacional ocorrerá em dezembro, em Brasília. A olimpíada busca auxiliar a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. O poema da Júlia pode ser lido no blog http://relatanapontadosaber. blogspot.com.br/ “Meu Lugar” Ação Cidadã Pais e estudantes participaram de um desfile cívico nos arredores da Escola Básica Maria Conceição Nunes, no Bairro Rio Vermelho (15/09). A iniciativa fez parte da Ação Cidadã, projeto desenvolvido pela instituição em parceria com a Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo e a Igreja Batista. Foram disponibilizados também para a comunidade educativa e aos demais moradores da região serviços de lazer, saúde e cidadania. O projeto ocorre há dois anos. Laços Ilha da Magia A festa reuniu pais e crianças. Civismo e diversão. Crianças fazem uma “viagem” ao mundo oriental.

Transcript of Educação Informativo da - Prefeitura de Florianópolis · Informativo da Secretaria Municipal de...

http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/Boletim nº 237 – Florianópolis, 24 de setembro de 2012

EducaçãoInformativo da

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Divulgação: Esco

la Osvald

o Machado

Oficina de fuxico, pintura facial, contação de história, exposição de trabalhos dos pequenos, além de apresentações artísticas, como Boi de Mamão e roda de capoeira. Essas atrações marcaram a segunda edição da Festa da Família organizada pelo NEI Pântano do Sul (15/9). Houve ainda um almoço coletivo reunindo a criançada, pais, mães, professores e demais funcionários da instituição.

Para a diretora Diana Correa de Sá, a festa proporcionou momentos de integração entre famílias.

Div

ulga

ção:

Nei

Pân

tano

do

Sul

Buscando ampliar o repertório cultural das crianças, as professoras do NEI Maria Salomé dos Santos, do bairro Sambaqui, estão realizando por meio do projeto “Eu cidadão do Mundo na Ilha da Magia” o estudo dos aspectos culturais de outros países como a gastronomia, a música, as artes e a história.

O projeto é desenvolvido também com o auxílio de outros colaboradores da unidade. Mais informações podem ser obtidas no blog: www.mundoneimariasalome.blogspot.com.br

Cidadão do Mundo na

Div

ulga

ção:

Esc

ola

Mar

ia C

once

ição

Nun

esD

ivul

gaçã

o: N

EI M

aria

Sal

omé

dos S

anto

a

Fortalecendo os

Crianças do NeiVargem Grande durante a apresentação cultutral.

Com o poema “Meu Lugar”, Júlia Cabral Camargo (foto), do 5º ano da Escola Básica Osvaldo Machado, do bairro Ponta das Canas, é o único representante da rede municipal de ensino selecionado para participar da etapa estadual da 3º Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Se passar pela fase, a aluna de 10 anos irá para a Regional, englobando os três estados do sul do país. A etapa nacional ocorrerá em dezembro, em Brasília. A olimpíada busca auxiliar a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

O poema da Júlia pode ser lido no blog http://relatanapontadosaber.blogspot.com.br/

“Meu Lugar” Ação Cidadã

Pais e estudantes participaram de um desfile cívico nos arredores da Escola Básica Maria Conceição Nunes, no Bairro Rio Vermelho (15/09). A iniciativa fez parte da Ação Cidadã, projeto desenvolvido pela instituição em parceria com a Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo e a Igreja Batista. Foram disponibilizados também para a comunidade educativa e aos demais moradores da região serviços de lazer, saúde e cidadania. O projeto ocorre há dois anos.

Laços Ilha da Magia

A festa reuniu pais e crianças.

Civismo e diversão.

Crianças fazem uma “viagem” ao mundo oriental.

O projeto Educando no Ônibus foi criado especialmente para a semana do Dia Mundial sem Carros. Promovido pela Secretaria Municipal de Transportes contemplou quatro escolas da rede municipal de ensino: Antônio Paschoal Apóstolo, Albertina Madalena Dias, Mâncio Costa e Escola Desdobrada José Jacinto Cardoso. O Diretor de Fiscalização, Dárcio Gustavo Correia, e o fiscal de transportes, Valter Tamagusko, visitaram as turmas de 1º ao 5º ano dessas unidades e transmitiram conceitos relacionados à preservação e a boa utilização do transporte coletivo de Florianópolis. O Dia Mundial Sem Carro tem o intuito de conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular.

De forma prazerosa, a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, do bairro Vargem Grande, tem despertado a atenção dos alunos com o projeto “Pintando a História de Florianópolis”, da professora Euclídia Cunha Cachoeira. Estudantes do quarto ano e seus familiares fizeram outras releituras de obras do artista José Cipriano da Silva e o fruto deste trabalho poderá ser conferido em uma exposição no Centro Cultural do BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, no centro da cidade. Em sua segunda edição, o evento começa no dia 1º de outubro e se estende até o dia 5. Nas pinturas em telas deste ano são retratados casarios, pontos turísticos de Florianópolis, como a Ponte Hercílio Luz, reproduzida em diferentes ângulos, além de personagens folclóricos, a exemplo das rendeiras e os pescadores.

Educando no Ônibus

Alunos participam de Exposição

EducaçãoInformativo da é o Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação. | Secretária: Sidneya Gaspar de Oliveira. | Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). Textos: Ricardo Medeiros, Fábio Pacheco e Emanuelle Nunes | Revisão: Sidneya Oliveira, Heloisa Rotolo| Diagramação: Fábio Pacheco e Emanuelle Nunes | E-mail: [email protected] | Contato: 3251-6124

Div

ulga

ção:

Esc

ola A

lber

tina

Mad

alen

a D

ias

Div

ulga

ção:

SM

TMT

Div

ulga

ção:

Cre

che

Vic

entin

a M

aria

da

Cos

ta L

aurin

do

Reunião Dinâmica

A reunião pedagógica do mês de setembro da Creche Vicentina Maria da Costa Laurindo, da Vargem Pequena, teve uma temática diferente: a “Formação de Movimento do Corpo”. A coordenação foi do professor de educação física Elias Casemiro Fernandez, que realiza cursos de capacitação para o Núcleo de Ação Pedagógica da rede municipal. Em uma das tarefas, os educadores passaram por um determinado trajeto, superando obstáculos que eram colocados no caminho. Com diferentes níveis de dificuldades, os participantes tiveram pela frente bancos, colchões, elásticos e cadeiras. Em outros momentos, foi a vez de caminhar por um túnel e andar em grupos de três com um extenso chinelo de madeira.

O objetivo da dinâmica foi agregar conceitos relacionados à linguagem corporal e ao autoconhecimento.

Pais e comunidade mais perto da escola, acompanhando o ensino e a administração da unidade. Essa é uma característica dos Conselhos Escolares, implantados ou que estão sendo criados na rede municipal de ensino de Florianópolis. Para discutir o assunto, foi organizado um encontro com educadores, pais, alunos e demais funcionários das diversas instituições ligadas à prefeitura (22/09).Com mais de 200 participantes, no encontro ocorreu a formação para membros de escolas, creches e núcleos de educação infantil que não possuem ainda conselhos e a avaliação das unidades que já adotaram a ideia. Além disso, houve o lançamento de uma cartilha que, entre outros itens, explica o que é conselho escolar, qual o papel dele e suas atribuições.Já existem 41 conselhos nas unidades de educação infantil e fundamental. A meta é que, até final do ano, todas as unidades estejam engajadas nessa campanha.

Encontro de Animadores de Conselho Escolar

Div

ulga

ção:

SM

E

Professsoras buscam ultrapassar obstáculos.Com teatro alunos da Escola José Jacinto Cardoso aprendem a utilizar corretamente o transporte.

Mãe e filho unidos pela arte.

Evento reuniu mais de 200 pessoas.