edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás...

8
www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231 jornaldiariocentral diariocentral POLÍTICA | 3 BRASIL| 6 DEPUTADOS SAÚDE Câmara aprova MP que extingue Fundo de Reservas Monetárias Cofen defende melhores condições de trabalho para enfermeiros CORONAVÍRUS CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM GOIÂNIA - GO | Nº 763 TERÇA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2020 WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR Divulgação CIDADES | 4 2021 TÓKIO Judô brasileiro quer manter a escrita olímpica ESPORTE | 8 Divulgação COB Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD MÚSICA EDUCAÇÃO Rodrigo Estrela Projeção no marco zero homenageia Aparecida de Goiânia pelos quase 100 anos de fundação ORGULHO COMEMORAÇÕES CIDADES | 5 Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD MÚSICA EDUCAÇÃO Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD MÚSICA EDUCAÇÃO Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD MÚSICA EDUCAÇÃO

Transcript of edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás...

Page 1: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231jornaldiariocentral diariocentral

POLÍTICA | 3

brAsIL| 6

DEPUTADOs

sAÚDE

Câmara aprova MP que extingue Fundo de

Reservas Monetárias

Cofen defende melhores condições de trabalho para

enfermeiros

CORONAVÍRUS

CONSelhO FedeRAl de

eNFeRmAgem

Goiânia - Go | nº 763terça-feira, 12 DE maio DE 2020

www.diariocentral.com.br

Divu

lgaç

ão

CIDADEs | 4

2021

TÓKIOJudô brasileiro quer manter a escrita olímpica

EsPOrTE | 8

Div

ulga

ção

COB

Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD

MÚsICA

edUCAÇÃO

Rodr

igo

Estr

ela

Projeção no marco zero homenageia Aparecida de Goiânia pelos quase 100 anos de fundação

OrgULhO

COmemORAÇõeS

CIDADEs | 5

Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD

MÚsICA

edUCAÇÃOPrefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD

MÚsICA

edUCAÇÃOPrefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD

MÚsICA

edUCAÇÃO

Page 2: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

2 política terça-feira, 12 DE maio DE 2020

RedaçãoCaroline Morais Victor Gabriel

Editor de arteDécio Parma

colunistas Ana Flávia Marinho

Divino OlávioJosé Luiz Bittencourt

Marcelo HelenoRafael Vilela

Telefone: (62) 4101-3231circulação:

Estado de Goiás tiragem:

Atende a Lei Estadual n° 17.928/12

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

Foto

s: Di

vulg

ação

caiado há dE EnduREcERo governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. Estava descon-tente com o resultado da flexibilização: aumento no número de casos de Co-vid-19 e a descida da lide-rança à lanterna do índice de isolamento social do país. Ronaldo Caiado iniciou a semana falando desse descontentamento. Conti-nua a pressão dos empresá-rios, que querem abrir mais estabelecimentos, para que a vida volte ao normal. Caiado sente uma pressão

maior, que é dos números antevendo a possibilidade de ruir o sistema de saúde. Goiás está em situação privilegiada no país. Fez cedo a lição de casa, tem leitos de sobra pra encarar a pandemia. Mas isso estará em risco em pouco tempo, segundo as projeções das autoridades de saúde. Qualquer coisa que não seja um passo atrás e a volta de res-trições no decreto a ser editado pelo Governo de Goiás nesta quarta-feira será surpresa.

consultoRia dE luxo Ex-ministro Luiz Henrique Mandetta mantém interlocução com Caiado, acompanhan-do de perto os números de Goiás.

novo noRmalEsse é o ideal a ser buscado para depois da pandemia. Que não tem ainda data marcada.

REfoRço no tRanspoRtEVereador Gustavo Cruvinel (MDB) foi à justi-ça para tentar reforçar o transporte coletivo da capital. Quer que vans e micro-ônibus que atuam no transporte escolar atuem no siste-ma de transporte, cobrando a mesma tarifa. Seria uma forma de resolver o problema de demanda do sistema e gerar alguma renda para os perueiros, que estão sem serviço e sem renda, com a suspensão das aulas.

mídia nacional Presidente do PP goiano, Alexandre Baldy apareceu em vários veículos da mídia nacio-nal nesta segunda-feira. Como secretário de Transportes de São Paulo, falou sobre o funcionamento do sistema, que teve aumento na demanda com a volta do rodízio de veículos na capital paulista.

distanciamEnto Prefeito Íris Rezende (MDB) vive um momento de distanciamento eleitoral. Que pode ser revisto a qualquer momento.

mEu nomE é pRonto maguito Vilela tenta desconversar, mas está pronto pra assumir candidatura na capital. Amante de uma boa pelada de futebol, Maguito sempre anda com par de chuteiras no carro. Seu nome é pronto!

tEstE Rápido Depois de jogar o nome de Zacharias Calil (DEM) como pré-candidato à prefeitura de Goiânia, a base caiadista lembra da possibilidade de Wilder Moraes(PSC). São candidaturas que dependem de íris. Os dois são candidatíssimos à vice na possível chapa à reeleição do prefeito. Se Íris não for candidato, a história pode ser outra.

mEia boca Hospital de Campanha de Águas Lindas, no Entorno de Brasília, não foi en-tregue ainda, mas não terá leitos de UTI. O governo federal não vai instalar os respiradores e o governador Ronaldo Caiado não demonstra disposição em equipar a unidade. Serão leitos de enfermaria, apenas para cuidados de pacien-tes com sintomas mais leves e para encaminhamento dos mais graves. Ainda sem data para entrega e inauguração. foco A diminuição do isolamento na Região Metropolitana de Goiânia e no Entorno de Brasília estão preocupando muito Caiado. Ele também fez críticas, em entrevista à GloboNews ao posicionamento do presidente Bolsonaro em relação à pandemia.

angu dE caRoçoEntregue com atraso, o novo Plano Diretor de Goiânia tenta retomar tramitação na Câmara Municipal. As subcomissões temáticas estão formadas e podem começar a funcionar nesta semana. Projeção do relator Lucas Kitão (PSL) aponta para votação em agosto. Não será surpresa se ficar para o ano que vem.

mais uma sEmana A posse de Luís Barroso na presidência do TSE acontece no dia 25. Até lá, permanecem em banho-maria as ideias para resolver a data das eleições municipais. Duas dessas ideias parecem descartadas hoje: a manutenção do pleito para outubro e a prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores por mais dois anos. Barroso vai fazer de tudo para manter a posse dos eleitos para janeiro do ano que vem. ainda dentro do mais provável, a eleição deve ser adiada para novembro ou dezembro e pode ser realizada em quatro dias (e não dois) para evitar aglomeração.

2022Sérgio Moro tem convites do Podemos e do PSL. Para filiar e se candidatar. Há quatro anos, Joaquim Barbosa era cor-tejado e acabou no PSB. Mas não disputou o voto.

EstEndido GoiásFomento deixou de exigir CND do INSS para a liberação de empréstimos. Cumpre emenda constitucional, aprovada em função da pandemia.

poR quE?Bolsonaro esperou 2 meses e 12 mil mortos para lamentar as perdas humanas causadas pelo coronavírus.

[email protected]

“Todo povo é uma besta que se deixa levar pelo cabresto”. (João Baptista Figueiredo)

Page 3: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

3terça-feira, 12 DE maio DE 2020 política

deputados

Câmara aprova MP que extingue Fundo de Reservas Monetárias

a Câmara dos Depu-tados aprovou hoje (12), por unanimida-

de em votação simbólica, a extinção do Fundo de Re-servas Monetárias (FRM) administrado pelo Banco Central (BC) e o repasse de seus recursos, cujo va-lor é estimado em R$ 8,6 bilhões, para a Conta Úni-ca da União para se usado no combate à pandemia do novo coronavírus. Pela proposta, os valores deve-rão ser usados por estados e municípios para a aqui-sição de materiais de pre-venção à propagação do novo coronavírus.

A extinção do FRM foi proposta pelo governo fe-deral com a Medida Provi-sória (MP) 909/19. O texto agora segue para análise do Senado. Se a proposta não for votada até o dia 18 de

maio, perderá a validade.O texto encaminhado

pelo Executivo determina que os valores do fundo deveriam ser usados para o pagamento da dívida pú-blica federal, para ajudar no cumprimento da Regra de Ouro em 2020.

Os deputados aprova-ram o substitutivo do rela-tor, deputado Luiz Miranda (DEM-DF), que prevê que

os recursos sejam distribu-ídos na proporção de 50% para os estados e o Distrito Federal e de 50% para os municípios, de acordo com regras a serem estipuladas pelo Poder Executivo, que “deverá considerar, ainda que não exclusivamente, o número de casos observa-dos de covid-19 em cada ente da Federação.”

O texto determina ain-

da que os valores só serão repassados aos entes que apresentarem um proto-colo de atendimento e de-mais regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao apresentar o relató-rio, o deputado argumen-tou que na época de edi-ção da MP ainda não havia a pandemia do novo coro-navírus e que os recursos,

agora, são mais necessá-rios para a Saúde.

“Estamos pegando R$ 8,6 bilhões e colocando a disposição da Saúde, com o objetivo de aten-der os estados e muni-cípios que estão respei-tando a OMS para salvar vidas”, disse Miranda.

Para facilitar o controle e o acompanhamento dos gastos, o projeto determi-

na que as contratações ou aquisições realizadas com os recursos do do fundo terão que ser disponibili-zados em uma página da internet específica, conten-do o “nome do contratado, o número de sua inscri-ção na Receita Federal do Brasil, o prazo contratu-al, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição.”

medida destina R$ 8,6 bilhões do fundo para combate à covid-19

Mar

cello

Cas

al Jr

. / A

gênc

ia B

rasil

videoconferência

Ronaldo Caiado negocia com CEF suspensão da cobrança de consignados por até 90 diasA cobrança de emprés-timos consignados dos servidores do Estado de Goiás com a Caixa Econô-mica Federal pode ficar suspensa por até 90 dias. Este é o desejo do gover-nador Ronaldo Caiado, que teve uma reunião por videoconferência na tar-de da última segunda-fei-ra, dia 11, com diretores da instituição financeira para tratar do assunto.

“Pedi a eles (direto-res) que atendessem à solicitação de todos os servidores do Estado, já que Goiás é o maior cliente da Caixa no País, pedi que entendessem a necessidade daqueles que não têm como, nesse momento, pagar a parcela

do consignado”, contou o governador durante sua live diária aos veículos de comunicação da Agência Brasil Central (ABC).

Caiado explicou que o prazo que está sendo negociado com a Caixa para a suspensão da co-brança dos consignados é de 90 dias. “Ficaram de me dar uma resposta rá-pida, mas se colocaram à disposição para ouvir a proposta de cada um dos servidores”, relatou. O governador orientou, aos funcionários que estão em dificuldades, a procu-rarem a instituição para tentar negociar.

Na reunião, o gover-nador lembrou que to-dos os servidores com

empréstimo consigna-dos com a Caixa estão em dia. É que ao assu-mir a gestão, em 2019, milhares de servidores estavam inadimplentes, inclusive, alguns com o nome no Serviço de Pro-teção ao Crédito (SPC).

“Havia o desconto na fo-lha do funcionário públi-co, mas a gestão anterior não pagava a Caixa. Pa-gamos todos para trás e nunca atrasamos um dia no consignado”, afirmou.

O governador busca uma negociação com

a Caixa semelhante ao que a instituição está adotando com os finan-ciamentos habitacio-nais. O banco permitiu a suspensão de até três meses do pagamento da parcela durante a pan-demia do coronavírus.

Caiado, inclusive, defen-deu que este prazo seja até maior. “Para aqueles que são de baixa renda, que adquiriram a sua casa própria, solicitamos que seja dada uma pror-rogação de no mínimo seis meses”, afirmou.

Divu

lgaç

ão

Page 4: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

4 terça-feira, 12 DE maio DE 2020cidades

artigo

Com toda a crise econômica gera-da pela pandemia

do Covid-19, o dólar se tornou o refúgio de segurança de vários in-vestidores internacio-nais que retiraram seus investimentos de risco e buscaram um porto-se-guro a seu capital. Com a desvalorização do real frente ao dólar, econo-mistas e agentes do go-verno estão preocupa-dos com os impactos no Brasil. Não é para menos, afinal, esta é a primeira vez que a moeda ameri-cana chega em patama-res próximos à R$ 6,00, podendo gerar prejuízos em grandes empresas importadoras, disparar a inflação e aumentar a instabilidade econômica.

Mas, olhando por ou-tro lado, e se parte de nosso patrimônio, en-

quanto investidores, for em dólar? Para quem tem investido lá fora, a alta do dólar é sinônimo de mais dinheiro no bolso. Um aumento patrimonial de 31,54% em real apenas em 2020. Vale lembrar que o dólar é uma moe-da de uso global. Nesta lógica, a ideia é escolher os melhores ativos em diversos países, uma di-versificação importante para a consolidação do patrimônio.

Não estou dizendo que investir no Brasil é ruim, longe disso. Mas uma re-gra importante usada no mercado financeiro é: di-versifique sua carteira, ou seja, aquela velha história de não colocar todos os ovos na mesma cesta. Es-colhendo ativos diversos, os riscos são mitigados. Desta forma, se, por um lado, há queda, por outro

há ganho, o que acaba sendo compensado no final das contas. Quando se fala em desempenhos de países diferentes, isso se torna ainda mais nítido.

O dólar é, não só hoje, uma moeda sólida, bem superior ao real e que proporciona uma maior estabilidade e uma pre-visibilidade melhor no longo prazo, trazendo mais segurança. Para quem está no Brasil, o segredo é garimpar op-ções em outros países, que tragam benefícios que nos faltam aqui.

Para investir na B3, basta ter conta no banco e acesso a alguma corretora de valores (para adquirir CDBs, por exemplo, nem isso é necessário – muitas vezes o próprio banco já resolve todo o processo). Prático, rápido e cômodo. Até mesmo quem não in-

veste já recebeu propostas nesse sentido pelo gerente de conta.

Agora, para alcançar ganhos melhores, é pre-ciso analisar e fazer as contas do que realmente vale a pena. Consultores financeiros fazem exata-mente este serviço. De acordo com os objetivos a serem alcançados, ve-rifica quais os melhores ativos, considerando rentabilidade, prazo e taxas envolvidas.

Para colocar dinheiro lá fora e perceber cresci-mento atrelado ao dólar, o caminho não é mui-to diferente. Você pode abrir uma conta em um banco estrangeiro ou corretora de forma onli-ne e fazer o câmbio do seu dinheiro no Brasil para essa nova conta. Para investidores maio-res é recomendado utili-

zar meios mais robustos, como a criação de uma empresa no exterior para ser detentora dos seus investimentos in-ternacionais e ter acesso a uma variedade maior de investimentos.

Em momentos como o que estamos passando, é impossível negar as que-das. Mas, inevitavelmente, uma carteira meramente brasileira sofreu quedas mais agudas que aquelas balanceadas com outras moedas. E o motivo não é complexo: além dos pre-juízos das empresas, que refletem em suas ações, o real segue se desvalorizan-do, enquanto o dólar segue o caminho contrário.

Investir lá fora está mais simples. No Brasil há boas opções, como os fundos e BDRs, mas abrir uma conta em banco ou corretora no exterior ain-

da proporciona as melho-res oportunidades. Uma coisa é certa: quem já ha-via se atentado para isso no passado hoje colhe os frutos e se vê num cenário bem mais otimista que os investidores locais. O mo-mento é de aprendizado e organização para as próximas crises, que com certeza virão.

Uriell Barros é diretor na Aurum Global Advisory, empresa goia-

na de finanças.

E se sua rentabilidade for em dólar?

educação

Prefeitura de Goiânia abre inscrições para primeiro curso de formação musical EAD

a Prefeitura de Goi-ânia, por meio da Secretaria Muni-

cipal de Cultura (Secult), está com inscrições aber-tas a partir desta terça--feira, 12, para o primeiro Programa de Formação Musical EAD - ensino à distância. Os cursos serão ministrados gratuitamen-te a partir da próxima segunda-feira, 18, por professores bolsistas da Rede Municipal de Nú-cleos Musicais de Goiâ-nia, polo pedagógico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, responsável pela coordenação e operacio-nalização do projeto nas plataformas digitais.

Ao todo são 110 va-gas divididas em moda-lidades instrumentais e atividades corporais. O objetivo, segundo o co-ordenador do projeto, Maxwell Hercílio Martins Amaral, é possibilitar o acesso à formação musi-cal ao público goianiense durante este período de isolamento social. “Cada

curso terá três aulas por semana, sendo uma indi-vidual ministrada à dis-tância pela plataforma de videoconferência ‘Zoom’ e outras duas de forma co-letiva via fórum pela pla-taforma ‘Google Sala de Aula’. A duração, datas, e horários dos cursos serão estipulados no plano de aula individual de cada professor de acordo com sua turma e modalidade, com duração média de três meses”, pontua.

Ao final do curso será fornecido um certificado de conclusão aos alunos que apresentarem apro-veitamento suficiente, com possível apresenta-ção presencial, caso às regras de distanciamento social permitam. As vagas são limitadas e a inscrição está disponível no endere-ço www.e-inscricao.com/rededenucleosmusicais-degoiania/ead. Maiores informações no e-mail [email protected] ou pelo What-sapp (62) 98493-9634.

São 110 vagas oferecidas gratuitamente em aulas ministradas pela Rede municipal de Núcleos musicais da orquestra Sinfônica

Divu

lgaç

ão

confira as modalidades: Violão Popular (iniciante e intermediário) – 10 Vagas | Prof. Carlos aguiarViolão Erudito (intermediário e avançado) – 10 Vagas | Prof.ª. andréa alencarTrompete Erudito (iniciante) – 10 Vagas | Prof.ª. Kaellen CastroTrompete Erudito (intermediário e avançado) – 10 Vagas | Prof. Bruno SouzaTrompete Popular (Harmonia e improvisação) – 10 Vagas | Prof. alan PeixotoTrombone Erudito (iniciante) – 10 Vagas | Prof. ana Cláudia

instrumentos de metal Grave (Trombone, Eufônio e Tuba – iniciante e intermediário) – 10 Vagas | Prof. Lu-cas moreiraPercussão – 10 Vagas | Prof. Gabriel Henrique martinsSaxofone e/ou Flauta Transversal e/ou Doce, Erudito e/ou Popular (iniciante) – 10 Vagas| Prof. Juarez PortilhoViolino e/ou Viola Clássica (iniciante e intermediário) – 10 va-gas |Prof. Thiago Francoatividades Corporais/Dança e/ou Linha de Frente – 10 vagas | Prof.ª Joelma Coelho

Page 5: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

5terça-feira, 12 DE maio DE 2020 cidades

comemorações

Projeção no marco zero homenageia Aparecida de Goiânia pelos quase 100 anos de fundação

Na parede da facha-da da Igreja Nossa Senhora Apareci-

da, marco zero da cidade, vídeos que contaram a história do município. Os vídeos, que totalizaram 3 minutos, recontaram a criação de Aparecida por meio da doação de terras de fazendeiros da região em 1922, onde foi erguida a cruz de Aroeira e cons-truída a Igreja Matriz, até o desenvolvimento ordena-do nos dias atuais.

Na ocasião foi lançado também o selo do cente-nário da cidade, que será completado em 11 de maio de 2022. A ação teve como objetivo homenage-ar a cidade. “Aparecida é hoje sinônimo de orgulho para ‘seus filhos’ e imigran-

tes, que no passado seme-aram trabalho, esperança e confiança. Hoje, todos colhemos os frutos planta-dos que colocaram a cida-de em evidência na vitrine do desenvolvimento social e econômico” pontuou o prefeito Gustavo Menda-nha, pontuando que a co-

memoração foi simbólica para não haver aglomera-ção de pessoas

Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, uma live com os melhores momentos do Aparecida é Show 2019 foi realizada na noite de ontem. Com quatro horas de duração, o

Aparecida É Show Em Casa teve um público virtual de 14 mil visualizações. O prefeito Gustavo Men-danha participou ao vivo da transmissão que tinha como apresentadores a jornalista Simony Santos e o locutor Enoque Neto.

“A festa deste ano não

pode ser realizada, pois o momento agora é de pre-servar vidas, mas encon-tramos um meio de fazer uma festa, com cada um em sua casa e relembran-do os melhores momentos dos shows do ano passado. Fico muito feliz em poder, como primeiro prefeito

eleito nascido nesta cida-de, poder comemorar seus 98 anos e projetar os 100 anos e o futuro desta cida-de com ações ordenadas e de desenvolvimento”, finalizou ele ao lado da primeira dama e secretá-ria de Assistência Social, Mayara Mendanha.

ainda como parte das comemorações do aniversário de 98 anos de fundação de aparecida de Goiânia

Rodr

igo

Estr

ela

câmara muNicipal de aparecida de GoiâNia

Tramita na Câmara projeto que obriga estabelecimentos a adotarem medidas de proteção às mulheres

Com intuito de coibir a violência contra a mulher, o vereador Bira Contador apresentou o Projeto de lei Nº 016/20, que obriga os donos de bares, casas de shows, restaurantes e estabelecimentos simila-res a adotarem medidas de segurança que visem à proteção das mulheres em suas dependências.

De acordo com a propos-ta, os estabelecimentos em questão deverão afixar avi-sos em locais visíveis com orientações às mulheres que se sintam em situação de risco, disponibilizar fun-cionário para acompanhar até seu veículo ou outro meio de transporte àque-

las que se identificarem nessa situação, dentre ou-tros mecanismos que ga-ranta a segurança.

Bira apontou um mo-tivo específico que o motivou a elaborar a proposta de lei.

“Atualmente, com o au-mento significativo dos relacionamentos virtuais, os encontros “às cegas” também cresceram e, juntamente com eles, os casos de violência con-tra mulheres derivados do primeiro encontro. É muito comum agressores passarem uma imagem diferente virtualmente para convencer a vítima a aceitar um primeiro en-

contro, normalmente em estabelecimentos como os citados na lei, por isso é importante buscarmos maneiras de resguardar às mulheres”, justificou.

Sempre voltado à po-líticas públicas sobre o tema, Bira Contador tam-bém é autor da lei Lei nº 3.523/19, que garante a prioridade de enca-minhamento à vaga de emprego constante no cadastro do PAT (Posto de Atendimento ao Traba-lhador) e de cursos pro-fissionalizantes ministra-dos pelo órgão municipal competente às mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica.

Divu

lgaç

ão

Page 6: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

6 terça-feira, 12 DE maio DE 2020brasil

saúde

Cofen defende melhores condições de trabalho para enfermeiros

em audiência para celebrar o Dia In-ternacional da En-

fermagem, presidente do Conselho Federal de En-fermagem, Manoel Neri, disse que o novo corona-vírus já é responsável pelo óbito de cerca de 100 pro-fissionais de enfermagem que trabalham na linha de frente do combate ao vírus em todo o país.

O presidente do Con-selho Federal de Enfer-magem (Cofen), Manoel Neri, disse que a cate-goria não tem “nada a comemorar” no Dia In-ternacional da Enfer-magem, celebrado hoje (12), em uma audiência da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus (covid-19), para prestar homena-gens aos profissionais.

Neri lembrou que a pandemia do novo corona-vírus já é responsável pelo óbito de cerca de 100 pro-fissionais de enfermagem que trabalham na linha de frente do combate ao vírus em todo o país. “Não temos tanto a comemorar como profissionais de enferma-

gem, não só pela grande tristeza pelos 100 pro-fissionais que perderam suas vidas na linha de frente do combate à co-vid-19, não apenas pelo grande desgaste emocio-nal e físico, mas também pelo medo de nos conta-minarmos, de levarmos a contaminação às nossas famílias”, afirmou.

Em todo o país há mais de 2,3 milhões de profis-sionais de enfermagem, que, além de enfermeiros, também reúne técnicos e auxiliares em enferma-gem. De acordo com Neri, até o momento, o Cofen

registrou 98 óbitos de pro-fissionais de enfermagem e mais de 13 mil enfer-meiros contaminados pelo novo coronavírus.

Segundo o conselho, a letalidade é de 2,17%. “Cada profissional desse é um ser humano que tem uma família, que tem seus entes queridos, da mes-ma forma que os mais de 11 mil brasileiros que ja perderam a vida pela co-vid-19”, lamentou.

O presidente do Cofen disse que os profissio-nais de saúde que estão trabalhando na linha de frente de combate ao novo

coronavírus vêm sofren-do um “grande desgaste emocional”, e denunciou que, “muitas vezes, faltam equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas tanto em quantida-de, quanto em qualidade”.

“Esta situação se agrava nesse período de pande-mia, em razão do risco de contaminação”, alertou.

Neri disse ainda que, em razão dos baixos salá-rios, os profissionais aca-bam tendo que trabalhar em mais de um local. “São profissionais que precisam de trabalhar em mais de um vínculo empregatí-

cio, alguns trabalhando em dois, três lugares, em função dos baixíssimos salários que são pratica-dos nos serviços de saúde brasileiros, e muitas vezes se ausentam de cuidar da própria família”, disse.

O presidente do Cofen defendeu o fortalecimento e o combate ao subfinan-ciamento do Sistema Úni-co de Saúde (SUS) como principal referência de atendimento à popula-ção contra a pandemia. “Nesse momento de pan-demia tem sido mais que visível a importância do SUS para atender a popu-

lação brasileira”, disse.Neri disse que o Parla-

mento precisa debater a situação dos profissionais de enfermagem e pediu a aprovação de projetos que garantam melhores condi-ções de trabalho e remu-neração para a categoria. Entre os projetos citados estão o que regulamenta a jornada de 30 horas sema-nais para enfermeiros, téc-nicos e auxiliares de en-fermagem e o que garante o pagamento da insalu-bridade em grau máximo (40% sobre salários) aos profissionais envolvidos no combate à pandemia.

Em todo o país há mais de 2,3 milhões de profissionais de enfermagem

Fern

ando

Fra

zão/

Agên

cia B

rasil

Page 7: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

classificadosPara anunciar ligue (62) 4101-3231terça-feira, 12 DE maio DE 2020 www.diariocentral.com.br

imóveis negócios empregos serviços publicidadelegalveículos

眀眀眀⸀挀漀渀猀漀爀挀椀漀挀椀挀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀㘀㈀ ㌀㘀 㜀ⴀ㜀㌀㌀㈀㘀㈀ 㤀 㠀㈀㘀㤀ⴀ㤀㌀㌀

猀攀洀 瀀愀最愀爀 樀甀爀漀猀℀瘀漀挀 瀀漀搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 猀攀甀 瘀攀挀甀氀漀

刀␀㜀Ⰰ   瀀漀爀 搀椀愀䌀漀洀 愀瀀攀渀愀猀

CRÉDITOPARA IMÓVEL

URBANO E RURAL

Capital de giro sem consultar SERASA e SPC

Comprar, reformar, construir e quitação de imóvel

cRÉdiTo PaRcElaR$ 70.000,00 R$ 514,78R$ 90.000,00 R$ 661,87R$ 130.000,00 R$ 953,03R$ 220.000,00 R$ 1.617,89R$ 500.000,00 R$ 2.436,00

062 3645-0600062 99110-0606062 99399-6590

carros

uNo WaY 1 .0 BRaNCo 2014 ComPLETo 4 PoR-TaS ÚNiCo DoNo aCEiTo TRoCa E FiNaNCio WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

adquira o seu carro Novo ou semi Novo com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simulação sem compromisso, Créditos com parcelas a partir de 309,38 R$. Crédito Para Novo 25.732,39. Entrada + Parcelas de 422,26. Crédito para Semi Novo 20.138,40 R$. Entrada 529,00 + Parcelas de 327,60 R$. Ligue e agende uma visita ! Whatsapp : (062) 98108-1508. Consultora de Vendas: Evanilde Fernades

sistema de coNsórcio - ÔNix 2015 - Entrada + Presta-ção de 518,00. Consultor de ven-das : marcos Vieira. Whatsapp : (062) 99128-6147

gol g6 4 PoRTaS BRaNCo 2014 C/ aR+DH ÚNiCo DoNo aCEiTo TRoCaS E FiNaNCio WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

Jac t6 VERmELHa 2014 GaRaN-Tia DE FÁBRiCa ÚNiCo DoNo 2.0 FLEX WHaTSaPP:(62)9-8438-7649

NeW civic lxs PRETo 2008 aU-TomÁTiCo PNEUS NoVoS aCEi-To TRoCa E FiNaNCio WHaT-SaPP: (62)9-8438-7649

crédito para semi Novo 19.019,60 R$. Entrada : 499,58 + Parcelas de 309,38 mensais. Ligue e agende a sua visita ou faça uma simulação sem com-promisso pelo Whatsapp. mais informações : Tell/What : (062) 98550-9156. Consultora de Ven-das: ana Paula Pimentel.

crédito para Novos 40.390,00

R$. Entrada + parcelas 592,83 R$.

Ligue e agende sua visita & Realize

seu sonho! Telefone ou Whatsapp

: (062) 99259-4025 Consultora de

Vendas: Valéria Rocha.

strada cs 1.4 PRaTa 2010 Com-PLETa aCEiTo TRoCa E FiNaNCio WHaTSaPP:(62)9-8438-7649

dodge ram 2500 PRaTa 2008 CaBiNE DUPLa aCEiTo TRoCa E FiNaNCio WHaTSaPP: (62)9-8438-7649

peugeot 206 VERmELHo 2003 ComPLETo 2 PoR-TaS 1.0 SoLEiL R$8.800,00 WHaTSaPP:(62)9-8438-7649

motos

credito para moto biZ. (062) 99259-4025.

credito para motos cg 160 titaN Ex 11.188,00 R$. En-trada 352,99 + parcelas de 241,11 mensais. Não perca mais tempo e adquira sua moto através do consórcio cical!! mais infor-mações: Tel/Whatssap : ( 062 ) 985509156. Consultora de ven-das: ana Paula Pimentel.

auto ceNtro Hb e acess órios, com aulas teóricas e práticas. Endereço: RUa TV10 QD 6 LT 1 ST TRoPiCaL VERDE PRÓXimo ao PoSTo Com-BUSTiVEL PQ iND. Joao BRaZ. maiores informações Fone: (62) 3573-4674/9375-5216/8415- 1031

Page 8: edUCAÇÃO · 2020. 5. 12. · Fotos: Divulgação caiado há dE EnduREcER o governador de Goiás en-cerrou a semana passada taciturno. ... nal nesta segunda-feira. Como secretário

8 terça-feira, 12 DE maio DE 2020esporte

em tóquio

Judô brasileiro quer manter a escrita olímpica

o judô é o esporte que mais deu me-dalhas olímpicas

para o Brasil. São 22, sendo quatro ouros, três pratas e 15 bronzes. E, em meio às incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), uma live (transmissão ao vivo) realizada na noite de ontem (11) - perfil oficial da Federação Piauiense de Judô, no Instagram - abordou o atual momen-to do esporte e a realiza-ção dos Jogos de Tóquio (Japão) em julho de 2021.

Entre os participantes, Ney Wilson, gestor de alto rendimento da Confede-ração Brasileira de Judô (CBJ), evitou fazer prognós-ticos para a Olimpíada no ano que vem. “Esse tipo de projeção exige uma visão mais macro da realidade. Como os países ainda não definiram os nomes que irão compor as seleções, isso é impossível. O certo é que queremos ganhar pelo menos uma medalha para seguirmos sendo a única modalidade brasileira a subir no pódio em todas edições olímpicas, desde 1984 “, revelou o dirigente. Nos jogos de Los Angeles (1984), o judô brasileiro faturou três medalhas: uma prata (Douglas Vieira)

e dois bronzes (Walter Car-mona e Luís Onmura).

Segundo Ney Wilson, para conquistar duas me-dalhas, por exemplo, o país precisa chegar com chances em pelo menos quatro categorias. “Con-fiamos muito no trabalho que vem sendo feito. Mas, não é hora de fazer previ-sões. Me lembro bem do que ocorreu em Londres [2012], quando projeta-mos, ainda no Brasil, a conquista de quatro meda-lhas. Seria um recorde para a modalidade. A marca foi atingida, mas apenas no último dos cinco dias de disputas do judô. Tivemos o ouro inédito da Sarah Menezes e o bronze do Fe-lipe Kitadai na abertura da competição. Depois, com-pletamos as quatro me-dalhas com os bronzes da Mayra Aguiar e do Rafael Silva no encerramento do torneio olímpico. Tive que responder a várias pergun-tas de jornalistas sobre a projeção das quatro me-dalhas. Mas, graças a Deus, chegamos lá”, recorda.

IncertezasCom o adiamento dos

Jogos de Tóquio para ju-lho de 2021, a Federação Internacional da moda-lidade (IJF, sigla em in-

glês) estendeu até 29 de junho do ano que vem o prazo para a classificação dos atletas (pontuação/ranking). “Terá pelo me-nos o mesmo número de eventos no processo de qualificação, incluindo também todos os eventos que já foram agendados no calendário oficial no período até a nova data final da qualificação. O número final de eventos incluídos depende de vários fatores, mas prin-cipalmente da situação da saúde no mundo e das possíveis restrições de viagem, bem como a disponibilidade de locais e comitês organizadores locais”, informou o IJF por meio de comunicado ofi-cial, publicado no site da

entidade em abril. Antes da remarcação

dos Jogos de Tóquio para julho de 2021, a IFJ havia determinado que o ranking olímpico do judô fecharia no dia 30 de junho deste ano. A data Campeona-to Mundial, inicialmente marcado para setembro de 2021, também poderá ser antecipada. Se isso ocorrer, é provável que os resulta-dos obtidos valham para o ranking classificatório dos Jogos de Tóquio 2021. Mas, até o momento, isso não foi definido pela IJF.

O dirigente da CBJ diz que, devido às indefinições causadas pela pandemia de covid-19, a entidade trabalha com vários cená-rios. “Nós temos um conta-to direto com a Federação

Internacional. E a informa-ção que recebemos é que eles só devem liberar o novo calendário de com-petições quando houver um cenário mais definido da doença,em nível mun-dial. O nosso cenário mais otimista é de uma retoma-da das competições em novembro e dezembro. E o mais pessimista é a volta apenas no ano que vem”, avalia Wilson.

O gestor adiantou ainda que, em nível nacional, a ideia da CBJ é investir em treinamentos, depois que a situação sanitária esti-ver normalizada. “Uma das possibilidades é fazer tra-balhos em cada uma das regiões do Brasil, respei-tando todas as regras das autoridades de saúde. Esse

seria o cenário ideal. Mas pensamos também em fa-zer treinos separados com cada uma das categorias de peso, com um calendá-rio específico em apenas uma sede”.

SeleçõesPara a Olimpíada de

Tóquio no ano que vem, o ranking mundial vai ser usado para alocar as 352 , vagas na ordem hierár-quica de qualificação. Os 18 mais bem classificados pelo ranking, em cada uma das 14 categorias (sete em cada naipe) asseguram vaga direta, com o máximo de um atleta por Comitê Nacional, por categoria. Estarão disponíveis ainda mais 100 vagas continen-tais, distribuídas também de acordo com a posição no ranking. Para as Améri-cas são oferecidas dez va-gas no masculino e 11 no feminino.

Atualmente, o Brasil, tem atletas elegíveis em todas as categorias. Vale ressaltar que a campeã olímpica Rafaela Silva, da categoria até 57 qui-los, permanece na zona de classificação. A atle-ta aguarda o julgamento de um recurso pela Corte Arbitral do Esporte para saber se poderá voltar a competir. A IJF suspendeu a atleta por dois anos, de-vido a confirmação de do-ping nos Jogos Pan-Ameri-canos de Lima, em 2019.

Dirigente da CBJ diz que adiamento dos Jogos foi benéfico ao país

Mar

cio R

odrig

ues