EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de...

8
EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO EDUCARMO INFORMATIVO DO COLÉGIO CARMO - CATAGUASES, MG - NOVEMBRO/DEZEMBRO 2018 10 a Cantata celebra o Natal em Prece Ação humanitária carmelita em Angola é apresentada em palestra aos estudantes Agendas do Carmo 2019 lançam, nas páginas capitulares, o conto inédito, “O Menino e o Mundo” Ações de voluntariado envolvem turmas do Ensino Médio, Fundamental e Infantil Em destaque, na última etapa do ano, os projetos de Matemática, Física, Biologia e Educação Física Página 2 Página 6 Página 7 Páginas 4 e 5 Completando, neste ano, uma década, o projeto “Cantata de Natal” reúne a comunidade educativa da escola em momento de fé e fraternidade Página 8

Transcript of EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de...

Page 1: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

E D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OE D U C A R M OINFORMATIVO DO COLÉGIO CARMO - CATAGUASES, MG - NOVEMBRO/DEZEMBRO 2018

10a Cantata celebra o Natal em Prece

Ação humanitáriacarmelita em Angola

é apresentada

em palestraaos estudantes

Agendas do Carmo2019 lançam, nas

páginas capitulares,o conto inédito, “OMenino e o Mundo”

Ações devoluntariado

envolvem turmas doEnsino Médio,

Fundamental e Infantil

Em destaque,na última etapa doano, os projetos deMatemática, Física,

Biologia eEducação Física

Página 2 Página 6 Página 7

Páginas 4 e 5Completando, neste ano, uma década, o projeto “Cantata de Natal” reúne a

comunidade educativa da escola em momento de fé e fraternidade

Página 8

Page 2: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

EXPEDIENTE

DIRETORA ADMINISTRATIVA:Ir. Dahlia Peixoto de Rezende Filha

DIRETORA FINANCEIRA:Maria do Carmo Werneck

www.colegiocarmo.com.brfacebook.com/carmo.cataguases

EDUCARMOEDUCARMOEDUCARMOEDUCARMOEDUCARMOInformativo do Colégio

Carmo Cataguases

Jornalista Responsável:Luciana Mendonça de Melo

MTb 6475 - DRT MG

INSTITUTO NOSSASENHORA DO CARMO

Escola fundada em 1912,pela Congregação

das Irmãs Carmelitasda Divina Providência

Praça Santa Rita, 340 - Centro.Cataguases, MG.

Tel: (32) 3421-2085

DIRETORA PEDAGÓGICA:Maria Cecília QuaresmaPoyares Cardoso

COORDENADORAEnsino Fundamental I:Ana Brígida Costa Cruz Couto

COORDENADORAEducação Infantil:Denise Furtado Machado

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20182

Em visita às obras sociais deCataguases, a Superiora Geral daCongregação das Irmãs Carme-litas da Divina Providência, IrmãDazir da Rocha Campos, esteveno Colégio Carmo, no dia 28 denovembro. Foi recebida pela Di-retora Administrativa da escola,Irmã Dahlia Rezende, que desta-cou: "A comunidade educativa doCarmo deseja manifestar-lhe gra-tidão pelos anos felizes que acom-panhou as atividades desta esco-la. Rogamos que não sejam es-quecidos e pedimos a Deus mui-tas bênçãos para a sua caminha-da, como Carmelita da Divina Pro-vidência. Saiba, Irmã Dazir, quebons frutos serão colhidos portudo que a Sra. semeou. E quere-mos contar sempre com seu apoioe suas orações."

Irmã Dazir estará concluindo,em janeiro de 2019, sua missãocomo Superiora Geral, assimcomo a Irmã Maria ImaculadaResende Pereira (foto aolado, no Carmo de Catagua-ses, com Irmã Dahlia e CecíliaPoyares). Desde 2010, IrmãImaculada conduz, como Supe-riora, a missão da Província Ma-dre Bernadete, formada pelas co-munidades de Minas Gerais,Goiás e Distrito Federal.

A comunidade educativa doCarmo agradece o forte apoioque a escola vem recebendo,através da atuação destas missio-nárias, que vêm dando continui-dade à história da congregaçãoreligiosa fundada em 1899.

Quem faz matrícu-la para o próximoano letivo recebesua Agenda doCarmo 2019. Nes-

te novo projeto, o designer e pro-fessor do Carmo, Magno Olivei-ra, apresenta um conto de sua au-toria, ilustrado com aquarelas daPedagoga e Irmã Carmelita AlenirPedrosa.

A história, inédita, intitulada"O Menino e o Mundo", é conta-da nas páginas capitulares queabrem o calendário de cada mês.

Como explica a ilustradora, "éa história do encontro consigomesmo e de sua força interior. Vi-vemos em uma época de rápidastransformações que incidem, prin-cipalmente, sobre a saúde emoci-onal de nossos jovens. As incer-tezas, o medo e a insegurança emrelação ao futuro causam angús-tia e esvaziamento interior. É ne-cessário fortalecer a autoestimae a autoconfiança. Como educa-dores, sabemos que o conheci-mento pode ser uma grande fer-ramenta para fazer brilhar a luzque temos em nós. Esta história,presente em nossa agenda de2019, pensada com todo carinho,é a história do ser humano, quebuscar encontrar, em meio às dú-vidas e incertezas, a luz que oconduz."

Agradecimento

Page 3: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 2018 3

Formandos celebram a conclusãode importantes etapas da Educação Básica

As despedidas foram emocio-nantes na formatura da tur-ma que concluiu o 3o ano doEnsino Médio (foto aolado), na noite de 3 de de-

zembro, no pavilhão de eventos. Como des-tacou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares,diversos alunos estão na escola desde o Ma-ternal; outros, ingressaram ao longo do Ensi-no Fundamental e Médio e foram, a cada ano,fortalecendo os laços de amizade, tanto comos colegas quanto com os professores e de-mais funcionários.

Ao homenagear os colegas e os professo-res, os oradores fizeram questão de destacaruma qualidade de cada um, mostrando suagratidão pela experiência vivida e reafirman-do o que diz a música que cantam desde aEducação Infantil: “o Carmo é meu chão, eusou carmelita”.

Durante a primeira semana de dezembro,foram realizadas também as solenidades deconclusão do Ensino Fundamental II (tur-mas que concluíram o 9o ano), do Ensino Fun-damental I (turmas que concluíram o 5o ano)e da Educação Infantil (turmas que concluí-ram o 2o período). Em depoimentos marcantes,cada turma fez seus agradecimentos e rece-beu o carinho especial dos seus familiares, pre-sentes na cerimônia, assim como dos profes-sores e demais membros da equipe escolar.

A última formatura foi a da Educação Infan-til, no sábado, dia 8. O encanto das crianças, seapresentando em números musicais e fazendoseu juramento, somou-se à linda homenagemàs mães, que cantaram com seus filhos a can-ção “Céu de Santo Amaro”, de Caetano Veloso.

Page 4: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20184

O primeiro somveio das arqui-bancadas: eramas flautas dascrianças do 2º

ao 5º ano, anunciando o iníciodo espetáculo. Em seguida,com apenas 7 anos, a pequenaIsadora (foto ao lado) subiu aopalco, diante dos refletores edas centenas de pessoas quecompareceram ao ginásiopoliesportivo do ColégioCarmo, e abriu a noite de 29de novembro. Sua doce vozecoou como um mantra, anun-ciando: “Ó luz do Senhor, quevem sobre a Terra, inunda meuser, permanece em nós”.

Este foi o décimo ano em queo Colégio Carmo realizou aCantata de Natal, com a partici-pação dos estudantes da Edu-cação Infantil, Ensino Fundamen-tal I e II e Ensino Médio. O temaescolhido para 2018 foi “Natalem Prece”. Dezesseis músicasnatalinas integraram a programa-ção, que foi dividida em duaspartes. A primeira reuniu umaseleção de canções de louvor àfé Cristã. Na segunda parte, foiencenado o Auto de Natal.

O coral dos estudantes foi in-tercalado pelas vozes dos solis-

Natal em PreceNatal em Precetas e flautistas, sob regência dosprofessores de Música da esco-la, Alethea e Júnio César. As es-tudantes Danielle, do 7º ano, Ma-

ria Laura, do 2º ano do EnsinoMédio, Maria Eduarda, do 8ºano, e a professora Verônica in-terpretaram, respectivamente, ascanções “Preparação para a Pre-ce”, “Meu Menino Jesus”, “BebêJesus” e “Natal de Luz”. Os pro-fessores da escola cantaram, jun-tos, o “Pai Nosso” e foram acom-panhados, também, pela plateia,convidada a se unir ao coro.

No palco, alunas do 7º ano,com a professora Graziella, dan-çaram enquanto todos cantavam“Manda teus anjos”. O presépio

vivo foi sendo apresentado comos movimentos de crianças daEducação Infantil, representan-do, inicialmente, os carneirinhos

e outros animais do cenário na-talino, ao som de “Mary Cris-to”. Outras crianças vestidas depastores surgem em seguida.Num bailado, alunas do EnsinoMédio dançaram ao som de“Porque é Natal”.

O Auto de Natal tem seu gran-de momento com a interpretaçãoda canção “Bebê Jesus”, quandoalunos do Ensino Fundamental I,vestidos de anjos, se aproximamde Maria e José, que apresentamo bebê a todos. Os Reis Magosseguem a Estrela-Guia, indo nadireção da Sagrada Família. Noencerramento, a canção “AnoNovo” antecipou os votos da co-munidade carmelita, desejando atodos um feliz 2019.

Page 5: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 2018 5

“Em todas as edições da Cantata,buscamos fortalecer, em nossosalunos, a cultura da fé, do amor

e da paz. Através das músicas,ensaiadas durante o mês denovembro, eles vão assimilando

esses valores da fé cristã e assumindouma postura de respeito e louvor

a Deus. Mais do que umespetáculo, consideramos que a

Cantata representa uma valorosaoportunidade para o desenvolvimento

emocional e espiritual de nossascrianças e adolescentes”, afirmou a

Diretora Pedagógica, Cecília Poyares,desejando a todos, em nome da

comunidade educativa do Carmo,“um Feliz Natal e um Ano Novo

abençoado!”

Os professores de Música,Alethea e Júnio César

Page 6: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20186

Os alunos do 2ºperíodo da Edu-cação Infantil,através da cam-panha “Lacre

Amigo”, conseguiram juntar,durante este ano, a quantidadenecessária de lacres para trocarpor uma cadeira de rodas. Foram100 garrafas pet de 2 litros cheiasde lacres de alumínio, destinadosà reciclagem. A cadeira será doa-da ao Lar de Idosos São Vicentede Paulo.

A campanha contou com acolaboração da comunidade edu-cativa da escola e foi conduzidapelas professoras Cíntia e Albe-nize. Para conhecer o projeto,acesse lacreamigo.com.br.

#CarmoVoluntário

A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 denovembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em umavisita, pelo projeto Carmo Voluntário. Ao registrar suavivência, a estudante Maria Júlia aconselhou: “Muitos idososse sentem sozinhos e se você puder ir ao lar, só para conversar,já vai deixá-los mais felizes. O contato pode enriquecer asduas partes. O mais jovem escuta fatos do passado que eledesconhecia e, quando dá atenção ao idoso, se sente umapessoa melhor, vê que é gratificante. Já os idosos, quandotransmitem conhecimento, se sentem prestigiados eapresentam melhora na autoestima. Nas escolas, deve-seensinar a criança desde pequena sobre a importância de fazertrabalhos voluntários, visitas a asilos e principalmente sobrecomo é bom escutar os idosos.”

As avós e as crianças, juntas,na escola, para um chá e muitashomenagens. Assim foi a tarde de12 de novembro, com aparticipação das turmas do 1º anodo Ensino Fundamental. Aatividade aconteceu para oencerramento do projeto literário“Chapeuzinhos Coloridos”,desenvolvido ao longo do ano, comas professoras Elizabeth e AnaLuiza.

Chá da Vovó

As turmas de 9º ano, acompanhadas das professoras MariaTereza, Alexandra e da pedagoga Irmã Alenir, visitaram, no dia13 de novembro, a sede do projeto Superação, dosDemolays, em Cataguases. Foram recebidos pelo coordena-dor, Gilmar Vechi, que explicou as ações que vêm sendo desen-volvidas, com a participação da comunidade. Alguns alunos apro-veitaram para contribuir, cortando os cabelos e doando para aconfecção de perucas que vão atender a pacientes em trata-mentos contra o câncer.

Page 7: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 2018 7

As “Paródias Geométricas” foram um sucesso nas aulas de Mate-mática, no mês de novembro. As turmas de 8º e 9º anos do EnsinoFundamental apresentaram suas canções, sob orientação da pro-fessora Rosane. No melhor estilo "Pachecão", as equipes criaramparódias para explicar diversos conceitos de Geometria. Comcriatividade, irreverência e bom humor, cantaram hits famosos comletras que falavam de polígonos, relações métricas, teoremas e ou-tros conteúdos das séries.

PARÓDIAS GEOMÉTRICASMENSÃO HONROSA NA OBMEP

Parabenizamos os estudantes Felipe Carvalho Garcia, do 9ºano, e Cecília Lacerda Dalton, do 7º ano. Eles foram premiadoscom o certificado de Menção Honrosa por seu desempenho naOlimpíada Brasileira de Matemática de 2018 (OBMEP).Integraram o total de 18.237.996 estudantes inscritos de todo opaís, de escolas do Ensino Fundamental e Médio. As cerimôniasde premiação da OBMEP 2018 ocorrerão em 2019, em data a serdefinida.

BOIANDO NA PROVA DE BIOLOGIAEXPERIÊNCIAS FÍSICASA última etapa do ano letivo foi rica em experiências de Física

para as turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. As equipesapresentaram, com a orientação do professor Gustavo, trabalhos quedemonstraram princípios científicos, com ênfase na transformaçãoenergética.

Já é uma tradição a prova de Biologia na piscina, com as turmas do2º e 3º anos do Ensino Médio. O professor Alexandre conduziu a ativi-dade avaliativa na tarde de 1º de novembro. As questões estavam lite-ralmente boiando na piscina. A atividade foi interessante para relaxare diminuir o estresse nos dias que antecederam as provas do ENEM.

O Colégio Carmo participou do II Torneio de Atletismo Escolar de Cataguases. Asprovas do Módulo I aconteceram em 29 de outubro e as do Módulo II, em 26 de novembro.No Módulo I, três estudantes conquistaram medalhas: Iuri (2º lugar no lançamento de dardo),Marcos Lavorato (2º lugar na corrida de 75 metros) e Cecília Dalton (3º lugar no arremessode peso). No Módulo II, entre as meninas, Emilly Ferraz conquistou a medalha de ouro noarremesso de dardo e a de prata no arremesso de peso; Beatriz Vieira foi ouro no arremessode peso e prata no arremesso de dardo; Maria Eduarda Pires, prata nos 200 metros rasos.Entre os meninos, Arthur Maia conquistou o 2° lugar nos 100 metros rasos, Eduardo Filho, o2° lugar no lançamento de dardo, João Vitor Casagrande, o 2° lugar no arremesso de peso.Parabenizamos nossos alunos participantes e os professores de Educação Física, João Júniore Ana Gabriela, pelos treinamentos e medalhas conquistadas.

ATLETISMO ESCOLARATLETISMO ESCOLAR

Page 8: EDUCARMOEDUCARMO · 2019. 5. 1. · A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário.

NOVEMBRO - DEZEMBRO / 20188

A manhã de 28 denovembro foi ricaem aprendizagemsobre a história ea realidade social

de Angola, com a palestra da IrmãCarmelita Mellina ClementeBotelho. Ela contou aos estudan-tes do Ensino Fundamental II eEnsino Médio sobre sua missãocomo voluntária no campo de re-fugiados e no hospital de Angola,na África. Irmã Mellina passou oano de 2017 nas periferias deAngola, convivendo e participan-do da ajuda humanitária àquelesque passam por situações de ex-trema pobreza, enfrentando doen-ças como a Malária, a AIDS e adesnutrição.

A palestrante falou sobre opaís, que tem vastos recursos na-turais, como grande reservas deminerais e de água, mas as pes-soas passam sede e têm padrõesde vida muito baixos. Cerca de70% da população vive com me-nos de dois dólares por dia. A ex-pectativa de vida e a mor-talidade infantil está entreas piores do mundo. Ango-la vive sob um regime polí-tico autoritário e é conside-rado um dos países maiscorruptos do mundo, deacordo com os estudos daorganização “Transparên-cia Internacional”.

Cerca de 70 mil refugi-ados estão vivendo atual-mente em território angola-no, muitos deles, fugindodos conflitos na RepúblicaDemocrática do Congo,como informa o AltoComissariado das NaçõesUnidas para os Refugiados(ACNUR).

Questionada sobrequais características umvoluntário precisa ter paraestar apto a viver essa ex-periência, Irmã Mellinaafirmou: “O que a pessoaprecisa, realmente, é termuito amor no coraçãoe o desejo de servir, sa-bendo que você não vaireceber nada em troca evai até ser cobrada alémdas suas condições. Épreciso buscar o equilí-

Carmelita conta aos alunos sobresua ajuda humanitária em Angola

brio psicológico. Numcampo de refugiados,como o que eu fiquei,morria gente quase tododia, eram pessoas quechegavam muito debilita-das e com doenças. Nes-te campo, estavam osMédicos sem Fronteiras(atendimentos de saúde),a ONU (distribuição dealimentos), e nós, que in-tegrávamos o grupo dosMissionários Jesuítas,que dávamos um apoiopsicológico e de resso-cialização.”

A palestrante faz parteda Congregação das IrmãsCarmelitas da Divina Pro-vidência, instituição res-ponsável pelas escolasCarmo e por diversasobras sociais no Brasil e emoutros países. Natural doRio de Janeiro, IrmãMellina reside atualmenteem Belo Horizonte e veioa Cataguases especial-mente para a palestra, aconvite dos professores deHistória, Geografia e So-ciologia da escola.