Ela 30-12-2010

4
| São José dos Pinhais, 30 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011 | RETROSPECTIVA DE ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE MARCARAM 2010 FEVEREIRO Quem comemorou 13 anos foi STE- PHANI CAROLINE HALUCH, filha de Carla Verônica Haluch, e neta amada do casal de empresários Renato Luiz e Inez Carraro Haluch. MARÇO OS 80 ANOS DE DINACYR FOLLA- DOR FIALLA, pessoa íntegra, de con- duta e moral incontestáveis e de uma sim- plicidade e educação inigualáveis. A ma- triarca da Família FOLLADOR FIALLA. A comemoração dos seus 80 anos acon- teceu no dia 06 de março. ABRIL Reunindo todo o clã Franco, no dia 24 de abril aconteceram as comemora- ções dos 70 ANOS da tradicional e muito querida TEREZINHA FRANCO, grande dama da nossa sociedade e fundadora da Loja A Boneca. MAIO APLAUSOS PARA O SUCESSO DO 1º FEIJÃO COM ROMÃ, do Projeto Romã – Tudo de bom rolou nesta festiva feijoada beneficente, acontecida no dia 22 de maio. Sob a coordenação de José Carlos Silva, o Marinho, a iniciativa arre- cadou fundos para melhorar os ambien- tes da Casa de Passagem de São José dos Pinhais. O DEBUT DE MARCELA DE OLI- VEIRA, dia 08 de maio, quando viven- ciou toda a amplitude de uma linda noite de magia pelos seus 15 anos. JUNHO HOMENAGEM AO DIA DA IN- DÚSTRIA 2010, quando foram outorga- dos os troféus: Troféu Empreendedor Dr. Percy Eduardo Isaacson, para a Indús- tria de Tintas Dacar Ltda; Troféu Desen- volvimento Tecnológico Dr. Antonio Ro- drigues Gallego, à empresa Delta Energy Systems; e o Troféu Associativismo Dr. Bernardo Luiz Gapski, aos empresários Eldi Marisa e Hilário Ferrari, da Móveis Gramado. JULHO 91 ANOS DO ILUSTRE SÃO-JOSE- ENSE PROFESSOR E ESCRITOR LEO- POLDO SCHERNER - As biografias dos homens notáveis e eminentes de um país são folhas ao vento frente ao grande li- vro da história deste digno filho da “ter- ra dos aviões”, ex-aluno de Manuel Ban- deira e Alceu Amoroso Lima, na Facul- dade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também em julho a BODA DE PRATA do elegante casal Joacir Antonio Claudino e Jocimara Nascimento de Oliveira Claudino, celebrada no dia 24 de julho. AGOSTO ELEGANTE ENLACE DE FERNANDAAFONSO FERREI- RA & ANDRÉ LUIZ AYRES KENRICK FILHO, após o cari- nho dos abraços recebidos pela linda cerimônia na Igreja do Cris- to Rei, concentraram convida- dos no elegante e moderno Cen- tral Hall, de Curitiba.

description

Ela 30-12-2010

Transcript of Ela 30-12-2010

| São José dos Pinhais, 30 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011 |

RETROSPECTIVA DE ACONTECIMENTOS

SOCIAIS QUE MARCARAM 2010FEVEREIROQuem comemorou 13 anos foi STE-

PHANI CAROLINE HALUCH, filha deCarla Verônica Haluch, e neta amada docasal de empresários Renato Luiz e InezCarraro Haluch.

MARÇOOS 80 ANOS DE DINACYR FOLLA-

DOR FIALLA, pessoa íntegra, de con-duta e moral incontestáveis e de uma sim-plicidade e educação inigualáveis. A ma-triarca da Família FOLLADOR FIALLA.A comemoração dos seus 80 anos acon-teceu no dia 06 de março.

ABRILReunindo todo o clã Franco, no dia

24 de abril aconteceram as comemora-ções dos 70 ANOS da tradicional e muitoquerida TEREZINHA FRANCO, grandedama da nossa sociedade e fundadorada Loja A Boneca.

MAIOAPLAUSOS PARA O SUCESSO DO

1º FEIJÃO COM ROMÃ, do ProjetoRomã – Tudo de bom rolou nesta festivafeijoada beneficente, acontecida no dia22 de maio. Sob a coordenação de JoséCarlos Silva, o Marinho, a iniciativa arre-cadou fundos para melhorar os ambien-tes da Casa de Passagem de São Josédos Pinhais.

O DEBUT DE MARCELA DE OLI-VEIRA, dia 08 de maio, quando viven-ciou toda a amplitude de uma linda noitede magia pelos seus 15 anos.

JUNHOHOMENAGEM AO DIA DA IN-

DÚSTRIA 2010, quando foram outorga-dos os troféus: Troféu Empreendedor Dr.Percy Eduardo Isaacson, para a Indús-tria de Tintas Dacar Ltda; Troféu Desen-volvimento Tecnológico Dr. Antonio Ro-drigues Gallego, à empresa Delta EnergySystems; e o Troféu Associativismo Dr.Bernardo Luiz Gapski, aos empresáriosEldi Marisa e Hilário Ferrari, da MóveisGramado.

JULHO91 ANOS DO ILUSTRE SÃO-JOSE-

ENSE PROFESSOR E ESCRITOR LEO-POLDO SCHERNER - As biografias doshomens notáveis e eminentes de um paíssão folhas ao vento frente ao grande li-vro da história deste digno filho da “ter-ra dos aviões”, ex-aluno de Manuel Ban-deira e Alceu Amoroso Lima, na Facul-dade Nacional de Filosofia, Ciências eLetras da Universidade do Brasil, hojeUniversidade Federal do Rio de Janeiro.

Também em julho a BODA DE PRATA do elegante casal Joacir Antonio Claudinoe Jocimara Nascimento de Oliveira Claudino, celebrada no dia 24 de julho.

AGOSTOELEGANTE ENLACE DE

FERNANDA AFONSO FERREI-RA & ANDRÉ LUIZ AYRESKENRICK FILHO, após o cari-nho dos abraços recebidos pelalinda cerimônia na Igreja do Cris-to Rei, concentraram convida-dos no elegante e moderno Cen-tral Hall, de Curitiba.

| São José dos Pinhais, 30 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011 |2

RETROSPECTIVA DE

ACONTECIMENTOS SOCIAIS

QUE MARCARAM 2010

MENSAGEM DE

FINAL DE ANODesejo a todos um Feliz AnoNovo repleto de realizações.Afinal, foi através dessa bela

parceria que resultadospositivos foram alcançadosem 2010. Muito obrigada!

Seja bem-vindo 2011!Carmen Luiza Triaca

•••••••••••••••••••

A Coluna Carmen Luzia Sociedade estará emrecesso durante todo o mês de janeiro.

AGOSTOPRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO PEQUENO MATEUS THOMAZ

ROCHA OLIVEIRA, no dia 30 de agosto, que foi marcado por umabelíssima festa oferecida pelos seus pais, Adrianne Thomaz RochaOliveira e Fábio da Silva Oliveira.

SETEMBROMATRIMÔNIO DE RENATA FALKENBACK VON LINSINGEN e

FRANCISCO JOSÉ ZANIOLO, dia 11 de setembro, na Igreja SantaTerezinha do Menino Jesus, em Curitiba. Os noivos são filhos ben-quistos dos casais, Argos Von Linsingen e Simone Falkenbach VonLinsingen, e Alcídio José Zaniolo e Lucimar Cunha Zaniolo (em nos-sos corações).

OUTUBROA FESTA DOS 60 ANOS DO PREFEITO MUNICIPAL IVAN RO-

DIGUES, que aconteceu no dia 22 de outubro, foi maravilhosamenteabrangente, dando vivas ao significativo evento, cujas marcas se as-sentam magistralmente nos corações dos anfitriões, Ivan e Léa, seusfilhos e de todos aqueles que lá estiveram vibrando, com eles, levan-do para suas casas a doce lembrança de que “valeu à pena”.

BODAS DE DIAMANTE DEJOÃO & UGILDA - Nestes tem-pos em que os casamentos àsvezes duram poucos meses, valeà pena registrar o modelo do ca-sal João Trevizan, 84 anos, e Ugil-da Zen Trevizan, 78, que festeja-ram no mês de outubro 60 anosde feliz união.

Toda a cidade reverenciou respeitosamente o falecimento de doisdos mais dignos membros de São José dos Pinhais: do ilustre senhorSEBASTIAO CÔRTES, e do nosso querido colunista e fundador doMuseu Municipal Sr. ERNANI ZÉTOLA.

CAROLINA RIBAS LEAL –Em outubro a elegante festa dosseus 20 anos, com brindes àque-la que ajuda a enfeitar o lar dosbenquistos, engenheiro RibamarLeal e arquiteta Denise RibasLeal.

NOVEMBROO DÉBUT DE AYMEE GRO-

ES o qual foi um verdadeiro Mou-lin Rouge, tema da festa, de amorem vermelho. (foto abaixo)

O CASAMENTO LUXUOSOE BADALADO DE LIANA NICO-LAU SOIFER E GIANFRANCOZAMBON, no dia 06 de novem-bro, e que agitou a mais alta so-ciedade paranaense no Castelodo Batel, que lá esteve parabrindar e comemorar a uniãodos filhos ilustres de David Soi-fer e Rosane Freire Nicolau Soi-fer; Gianfranco Cesare Zambone Delma Maria de Queiroz..

DEZEMBROFoi o mês do badalado casa-

mento de MEIRIANE DE OLIVEI-RA com o chef de cousine portu-

guês FRANCISCO JOSÉ MA-QUILHAS DIONISIO. Os dois secasaram no dia 11 de dezembrona Igreja Assembleia de Deus, nobairro São Marcos, onde vive a

família da noiva. A festa reuniu400 convidados. O casal, quemora no Inglaterra, escolheu o li-toral paranaense para a lua de mel.

As bodas de papel de TÂ-NIA JEFERSON e ROBSON PAL-LÚ foram festejadas no dia 12 dedezembro. Para comemorar umano de matrimônio, o casal fezuma romântica viagem para Bom-binhas, em Santa Catarina.

| 30 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011 | 3

Cresce o númerode implantes de

silicone no bumbum

O padrão bumbum Jennifer Lopez é moda

O verão está chegan-do e é época de ir à praia,frequentar piscinas eusar roupas que deixamo corpo mais evidente.Dieta, malhação e cirur-gia plástica são algunsdos artifícios que as mu-lheres não abrem mãopara ficar com a barrigachapada, as pernas tor-neadas e o bumbum per-feito no calor.

De acordo com dadosdo Ibope, em pesquisaencomendada pela So-ciedade Brasileira de Ci-rurgia Plástica (SBCP), onúmero de implantes desilicone no bumbum qua-se dobrou em 2009. Fo-ram 8.091 cirurgias rea-lizadas no ano passadocontra 4.591 feitas em2008. “É um aumentoexpressivo em um inter-valo de tempo pequeno ea tendência é crescercada vez mais”, acreditaAlderson Luiz Pacheco,cirurgião plástico mem-bro da SBCP.

O implante de siliconeno bumbum, tambémchamado de gluteoplas-tia, garante naturalidadee pode modelar e preen-cher a região, no caso daprótese oval, ou projetá-la,quando a prótese é redon-da. “A tecnologia tem pro-porcionado mais confortona cirurgia plástica. As

próteses fabricadas atual-mente podem durar cercade 20 anos e o acompa-nhamento de sua condi-ção é feito através de ul-tra-sonografias”, explica.

A prótese é colocadano meio dos músculos danádega, através de umaincisão entre os glúteos,ficando praticamente im-perceptível. A cirurgiadura aproximadamenteuma hora e o paciente temque ficar internado pordois dias. “A prótese ficadentro do músculo, quenão sofre nenhum tipo decorte, ele é apenas afasta-do para a colocação doimplante. Antigamente aprótese era colocada de-

baixo da pele ou do mús-culo, aumentando o tem-po de recuperação”, escla-rece.

Após a cirurgia é preci-so alguns cuidados básicospara garantir o sucesso doprocedimento. Nos pri-meiros dias não é permiti-do sentar nem deitar debarriga para cima e é pre-ciso repouso durante 30dias, evitando esforços fí-sicos ou pressão no bum-bum. “Como a prótesefica dentro do músculo, ainjeção intramuscular écontra-indicada, pois cor-re o risco de furar o silico-ne com a agulha”, alerta.

Pacheco enfatiza quecada paciente possui ca-

racterísticas diferentes enão há um procedimentoindicado para todos os ca-sos. “O cirurgião deve fa-zer uma avaliação médi-ca rigorosa e indicar o tra-tamento mais apropria-do, levando em considera-ção as peculiaridades indi-viduais, as possibilidadestécnicas e os objetivos quecada um tem”, observa.

Boa higiene dental ajuda a evitar a halitose

Especialista mostra importânciade tratar a halitose

O mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas, que namaioria das vezes, tem vergonha de procurar ajuda. A halitose é aexalação de odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ouestômago através da respiração. Em 90% dos casos a saburra lin-gual é a causa do problema, também conhecida pelos nomes popu-lares desagradáveis, tais como bafo de onça e bafo de tigre. E sertaxado com tais apelidos acaba ficando desconfortável para qual-quer pessoa.

Pelo fato do olfato adequar-se rapidamente a qualquer tipo deodores, o portador de halitose acostuma-se muito facilmente como próprio hálito, de maneira que não perceba o problema, fazendocom que os outros acabem notando.

A halitose é uma evidência de que algo no organismo está emdesequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam naboca. . Existem casos de origem fisiológica (que requerem apenasorientação), patológica (que requerem tratamento), por razõeslocais (feridas cirúrgicas, cáries, doenças periodontais e outros) ouainda por razões sistêmicas (diabetes, distúrbios renais, prisão deventre e outros).

De acordo com especialista em ortodontista e ortopedista-facial, Gerson Köhler, esse problema teria índices muito menoresde ocorrência e seria muito mais facilmente tratado se os pacien-tes frequentassem mais os consultórios de especialistas e não ti-vessem vergonha do mau hálito. Uma simples higiene bucal já con-tribui para uma melhora.

“As bactérias que vivem na boca acabam proliferam-se devidoaos resíduos de comida que ficam entre os dentes. Com a falta dehigiene bucal adequada, acabam acumulando na língua, gengivas,palato e garganta. Assim, os resíduos fermentam e geram o gássulfeto de hidrogênio, o mesmo presente - vejam só - nos ovospodres”, explica.

O especialista complementa que essas bactérias se proliferammuito na parte posterior da língua, criando aquele mucoesbranquiçado que geralmente aparece mais evidentemente aoacordar, no período da manhã.

4 | 30 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011 |

PARAPSICOLOGIA E

VIDA MELHOR nº 172Uma mágoa surge se, após acontecer algo em

nossas vidas que não queríamos que acontecesse:1. Assumimos o acontecido em termos muito pes-soais. 2. Culpamos a outra pessoa pelo modo comonos sentimos. 3. Criamos uma história sobre amágoa que a contamos e recontamos para os ou-tros ou para nós mesmos.

Quando teimamos que a razão do nosso sofri-mento reside em alguma outra pessoa, estamosfazendo o jogo da culpa. Isto é, estamos culpando,acusando ou responsabilizando alguém pelos nos-sos infortúnios.

Lembre-se que o fato de sentir dor não signifi-ca automaticamente que alguém pretendeu fazê-lo sofrer.

Quando culpamos alguma pessoa pelos proble-mas, permanecemos paralisados no passado e osofrimento aumenta. Infelizmente, ignoramos oquanto diminuem as chances de cura quando cul-pamos alguém.

Culpando alguém por seu sofrimento você podeaté sentir alivio a curto prazo, mas a longo prazovocê se sente desamparado e vulnerável.

Não podemos mudar algo que aconteceu nopassado. Não podemos retroceder no tempo e re-fazer a história. Só podemos mudar o presente.

Você é o único responsável pelo modo como sesente no presente. Em vez de culpar os outrosvocê deve perguntar: "O que devo aprender parasofrer menos?"

Quando pensamos sobre um sofrimento, o or-ganismo reage, comandado pelo Subconsciente,como se estivesse em perigo. Libera substanciasquímicas cujo objetivo é nos preparar para reagirao perigo por meio da luta ou da fuga.

Essas substâncias químicas provocam mudan-ças físicas. Elas fazem o coração bater mais rápidoe os vasos sanguíneos se contraírem, elevando apressão arterial. O fígado descarrega colesterol nacirculação sangüínea, prejudicando o coração. Adigestão fica alterada e os músculos se retesam. Arespiração fica menos profunda, e os sentidos en-tram em alerta para fazer frente ao problema. Adigestão é interrompida e o fluxo do sangue des-viado para o centro do organismo. Nós nos senti-mos nervosos, indispostos e incapazes de pensardireito.

Seu sistema nervoso reage desse modo quandovocê pensa num perigo. O problema é que ele nãosabe se o perigo está acontecendo agora ou acon-teceu há 20 anos. Sempre que você recorda umsofrimento ele reage do mesmo modo, como se vocêestivesse em perigo agora, e prepara você para lu-tar ou fugir. Culpar os outros dessa reação do nos-so organismo não vai ajudar em nada na tarefa derecuperar o bem estar, alem de ser injusto.

Você deve aprender a diferenciar o perigo realdo imaginário para agir de maneira eficaz, e nãoconseguirá aprender essa lição de vida fundamen-tal enquanto estiver ocupado culpando outras pes-soas por quão mal você se sente ou por quão malsua vida se desenvolveu. Ao entrar no jogo da cul-pa, você fica aprisionado em um círculo vicioso desofrimento e desconforto físico.

Por exemplo: Fazer um mau motorista assumirsua responsabilidade por um acidente é justo e ne-cessário. O que não é justo, nem necessário é avítima desse acidente passar a vida culpando omotorista por sua depressão ou por seu medo devoltar às ruas.

Quando culpamos outra pessoa pela maneiracomo nos sentimos, concedemos a essa pessoa opoder de controlar nossas emoções. Será que é jus-to você permitir que pessoas que lhe fizeram mal,que já nem fazem parte da sua vida ou até que jámorreram, continuem determinando que senti-mentos você vai ter hoje? Não coloque nas mãosde ninguém a chave da sua vida. O perdão ajudavocê a retomar a chave, o perdão ajuda você a re-cuperar o poder sobre a sua vida hoje.

Parapsicólogo Flávio Wozniack - CNPAC nº 101E-mail: [email protected]. Av. Manoel Ribas, 852 - sala 12Mercês – Curitiba - 3336-5896 9926-54642. Estrada da Ribeira - ColomboClínica Strapasson - 3606-2635

Manter a vacinação em dia pode evitar muitos problemas

MS recomenda cuidadoscom a saúde durante as fériasManter a higiene adequada e a vacinação em dia são algumas dicas para não

ter transtornos durante viagens

Cuidados simples comomanter o calendário de vacina-ção em dia, lavar sempre asmãos antes das refeições e sa-ber escolher quais alimentoscomer na rua ou em restauran-tes são algumas das precauçõesque o turista deve ter para evi-tar transtornos e garantir fé-rias sem doenças. Ao viajar, sejano Brasil ou para outros países,hábitos saudáveis podem evitarcontratempos como ter quetrocar a praia por uma estadiaem algum hospital. Para orien-tar viajantes, o Ministério daSaúde publicou na internetuma nota com várias dicas decuidados que devem ser adota-

dos antes, durante e depois dasférias.

Uma das recomendações éfazer uma avaliação de saúdecom profissionais habilitadose não viajar se estiver doente.Longas horas de viagem de car-ro, avião ou ônibus favorecem,por exemplo, o surgimento deproblemas circulatórios e o es-tresse durante a viagem podemdiminuir a resistência do orga-nismo e abrir caminho para ou-tras doenças.

Outro cuidado importan-te é avaliar a situação vacinal,de acordo com a idade do via-jante. Para isso, basta procuraruma unidade de saúde, de pre-

ferência da rede pública do Sis-tema Único de Saúde, portan-do o cartão de vacinação. Lá,um profissional de saúde fará averificação do cartão e irá atua-lizar as vacinas necessáriaspara sua viagem. Todas as vaci-nas em atraso devem ser toma-das, com destaque para febreamarela, sarampo, rubéola epoliomielite.

Essa medida é essencialpara evitar a reintrodução dedoenças controladas no Brasil,como o sarampo e a rubéola, oumesmo já erradicada, como apoliomielite. Quanto à febreamarela, existe a obrigatorieda-de para brasileiros da apresen-

tação do Certificado Interna-cional de Vacinação ou Profi-laxia (CIVP), sob o risco de tersua entrada proibida no paísescolhido para visitar. O CIVPé obtido nos Centros de Orien-tação ao Viajante da AgênciaNacional de Vigilância Sanitá-ria (Anvisa). Para facilitar oatendimento, faça o pré-cadas-tro no site http://www.an-visa.gov.br/viajante.

No caso da febre amarela,é importante que a atualizaçãoseja realizada no mínimo com10 dias de antecedência da datada viagem para que a vacinapossa fazer efeito e a imunida-de seja adquirida.

Médicos fazem alerta sobre o uso inadequado do plantãoNesta época do ano, de

descanso e muita comemora-ção, as pessoas costumam ex-travasar. Alguns bebem de-mais, outros comem exagera-damente e o fato principal éque a maioria acaba não se cui-dando. O resultado disso é alotação dos pronto-atendi-mentos. Por isso, o presidenteda Associação Médica do Pa-raná (AMP), José FernandoMacedo, faz o alerta. Preveniré sempre melhor que remediar,além disso, é fundamental queas pessoas saibam quando uti-lizar o plantão para que não

prejudiquem quem realmentenecessitar.

As situações que costu-mam lotar as Unidades 24 ho-ras e os pronto-socorros doshospitais, neste período, sãosempre as mesmas: acidentesnas estradas ou entre motoris-tas embriagados; brigas e con-fusões; intoxicação alimentar;embriaguez; entre outras. “Aspessoas podem festar e curtiras férias com cuidado e aten-ção. Nós médicos, que sempreestamos de plantão, sabemosque é difícil prever acidentes.Porém, existem maneiras de

evitar os riscos”, diz Macedo.O que pode soar redundan-

te para alguns é desconhecidopara muitos outros. O pronto-socorro existe para atender ospacientes emergenciais: emcaso de acidentes; fraturas; des-maios; traumatismos; cortesprofundos; queimaduras; into-xicações; sangramentos (quenão cessam após dez minutosde pressão contínua); vômitosintensos; convulsões; sinto-mas de enfarte e derrame.

Porém, a falta de informa-ção em relação a esse caráterde urgência faz com muitas

pessoas façam uso inadequadodos plantões hospitalares.“Existem pacientes que que-rem atendimento apenas parapegar atestado e poder justifi-car uma “folguinha” neste pe-ríodo de festas. Outros apro-veitam as férias para fazer umcheck-up e, para evitar a de-mora das agendas de consul-tórios ou postos de saúde, fa-zem essa consulta (desneces-sária) nos pronto-socorros eunidades 24 horas. “O uso ina-dequado do plantão hospitalaré um problema muito grave”,conclui o médico.